1

 

 

14 DE ABRIL DE 2005

046ª SESSÃO ORDINÁRIA

 

Presidência: ROMEU TUMA

 

Secretário: ROBERTO MORAIS

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 14/04/2005 - Sessão 46ª S. ORDINÁRIA  Publ. DOE:

Presidente: ROMEU TUMA

 

PEQUENO EXPEDIENTE

001 - ROMEU TUMA

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

002 - ROBERTO MORAIS

Comunica o falecimento hoje em Piracicaba, do ex-Deputado Ary de Camargo Pedroso. Relembra sua trajetória de vida e na política. De comum acordo entre as lideranças, pede o levantamento da sessão.

 

003 - Presidente ROMEU TUMA

Acolhe o pedido. Soma-se às manifestações de pesar. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 15/4, à hora regimental, sem ordem do dia, lembrando-os da realização de sessão solene amanhã, às 10 horas, para homenagear a Polícia Civil. Levanta a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROMEU TUMA - PMDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Roberto Morais para, como 2º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - ROBERTO MORAIS - PPS - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

O SR. PRESIDENTE - ROMEU TUMA - PMDB - Convido o Sr. Deputado Roberto Morais para, como 1º Secretário "ad hoc", proceder à leitura da matéria do Expediente.

 

O SR. 1º SECRETÁRIO - ROBERTO MORAIS - PPS - Procede à leitura da matéria do Expediente, publicada separadamente da sessão.

 

* * *

 

- Passa-se ao

 

PEQUENO EXPEDIENTE

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROMEU TUMA - PMDB - Srs. Deputados, tem a palavra o nobre Deputado Roberto Morais.

 

O SR. ROBERTO MORAIS - PPS - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, ocorreu há pouco, na nossa cidade de Piracicaba, o falecimento de um ex-companheiro desta Casa, o ex-Deputado Ary de Camargo Pedroso. Ele foi Vereador em Piracicaba de 1977 a 1982, quando se elegeu Deputado pelo PMDB, cumprindo seu mandato nesta Casa.

Ary de Camargo Pedroso nasceu na cidade de Santa Bárbara do Oeste; casou-se com dona Jeanete em Piracicaba e teve quatro filhos: Dr. Ary Pedroso de Camargo Júnior, Vereador na Câmara Municipal de Piracicaba e mais três filhas. Tem ainda genros e netos. O seu corpo será velado, a partir das 16 horas e 30 minutos, na Câmara de Vereadores da cidade de Piracicaba.

Tenho uma grande amizade pelo nosso ex-Deputado Ary Pedroso, pois comecei minha vida radiofônica fazendo reportagem no programa que ele tinha na Rádio Difusora, onde trabalhou durante três décadas, fazendo um programa diário das oito às onze horas, transmitindo jogos do nosso querido XV de Novembro da cidade de Piracicaba.

Ary Pedroso morreu aos 68 anos. Ontem, fez uma das coisas que mais gostava: torcer pelo seu time, o São Paulo. Assistiu ao jogo de futebol e foi dormir. Hoje, acordou pela manhã, preparou-se e estava lendo o “Jornal de Piracicaba”. Foi até o quarto e, quando sua esposa entrou, por volta de 12 horas e 30 minutos, ele estava morto. Foi o filho, médico Dr. Ary Pedroso Camargo Júnior, quem constatou sua morte e, por volta de 12 horas e 45 minutos, ligou-me transmitindo a notícia.

O corpo será levado, a partir das 16 horas e 30 minutos, para a Câmara de Vereadores de Piracicaba, onde será velado. O sepultamento do nosso querido e saudoso Ary de Camargo Pedroso será realizado amanhã, às 10 horas no Cemitério Parque da Ressurreição em Piracicaba.

Nesta Casa, durante a 10a Legislatura (1983-1987), fez parte como membro efetivo da Comissão de Esportes e Turismo e substituto nas Comissões de Transportes e Comunicações e de Saúde e Higiene no biênio 1983-1985. Foi efetivo das Comissões de Esportes e Turismo e Transportes e Comunicações e substituto na de Saúde e Higiene no período de 1985-1987.

Integrou a Comissão de Representação da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo no XX Encontro Nacional de Vereadores, realizado na cidade de Fortaleza, no Ceará, em 1983. Nos quatro anos que exerceu o mandato como Deputado teve a sua atuação voltada para a Educação.

Ary Pedroso deixa a esposa Jeanete Troiani Pedroso, com quem teve quatro filhos, Cláudia, Renata, Daniela e o filho mais velho, Dr. Ary de Camargo Pedroso Júnior, grande médico e Vereador da cidade de Piracicaba. 

Sr. Presidente, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, solicito o levantamento da presente sessão em homenagem à memória daquele que foi, sem dúvida, um grande amigo, um grande Vereador, um grande Deputado, um grande radialista, o nosso querido e saudoso Ary de Camargo Pedroso.

 

O SR. PRESIDENTE - ROMEU TUMA - PMDB - Esta Presidência interina cumprimenta, em nome da Presidência efetiva da Casa, os familiares do ex-Deputado Ary Pedroso, levando os votos de conforto em nome da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

Antes de levantar a sessão, conforme entendimento entre as lideranças, esta Presidência convoca V. Exas. para a sessão ordinária de amanhã, à hora regimental, sem Ordem do Dia, lembrando-os ainda da sessão solene a realizar-se amanhã, às 10 horas, com a finalidade de comemorar o Dia da Polícia Civil.

Está levantada a sessão.

 

* * *

 

- Levanta-se a sessão às 14 horas e 41 minutos.

 

* * *