1

08 DE DEZEMBRO DE 2000

46ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DO “DIA DO CULINARISTA”

 

Presidência: GERALDO VINHOLI

 

Secretário: PEDRO MORI

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 08/12/2000 - Sessão 46ª S. Solene Publ. DOE:

Presidente: GERALDO VINHOLI

 

COMEMORAÇÃO DO DIA DO CULINARISTA

001 - GERALDO VINHOLI

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Anuncia que a sessão foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Vanderlei  Macris, atendendo à solicitação do Deputado ora na Presidência, com a finalidade de comemorar o Dia do Culinarista. Convida todos a ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - ARNALDO FURLANETTO

Assessor e representante do Vereador de São Paulo, Sr. Aurélio Nomura, cumprimenta o Presidente Geraldo Vinholi e as demais autoridades. Recorda que o Dia do Culinarista foi instituído por iniciativa do Vereador Diogo Nomura. Reitera o empenho necessário para se obter o reconhecimento do culinarista como categoria profissional.

 

003 - ANA MARIA RUIZ TOMAZONI

Presidente da Associação Brasileira de Profissionais de Culinária, lê documento saudando o Presidente Geraldo Vinholi e demais autoridades, e discorrendo sobre o trabalho da Associação para fortalecer o trabalho do culinarista.

 

004 - MARIA JOSÉ SOARES

Representando a companhia União Cooperçúcar, agradece pelo convite para participar da cerimônia. Parabeniza os culinaristas e anuncia que sua empresa irá contratá-los para alargar seu painel de trabalho.

 

005 - JOANA D'ARC

Presidente do Conselho Regional de Nutricionistas, cumprimenta as autoridades e público presente. Informa que o Conselho busca alterar o nome para Conselho de Nutrição, podendo assim trabalhar em maior sinergia com os culinaristas.

 

006 - CECÍLIA PASTORELLO

Coordenadora das Regionais da Associação Brasileira de Profissionais de Culinária, saúda o Presidente Geraldo Vinholi e demais presentes. Lê documento contendo a receita do "Bolo do Dia do Culinarista".

 

007 - JORGE MONTI DE VALSASSINA

Presidente da Associação Brasileira de Alta Gastronomia, saúda os Deputados Geraldo Vinholi e Pedro Mori. Fala da importância dos profissionais da gastronomia no Brasil.

 

008 - ANDRÉA PETZ PARROLE

Coordenadora da Extensão Culinária, representante da Professora Sandra Chemin, Coordenadora da Universidade São Camilo, cumprimenta os presentes e parabeniza os profissionais da culinária.

 

009 - ANA PASSONI

Coordenadora da Feira Abia Food Service 2001, saúda todos os presentes e homenageia os culinaristas. Cita as oportunidades que a Abia/2001 oferecerá aos profissionais da área.

 

010 - SUELY DOSZANET

Culinarista, representante da Sra. Maria Ivone de Almeida, Presidente da Associação de Profissionais de Culinária do Paraná, saúda todos os presentes e convida para o Conac 2001, em Curitiba, de 10 a 14 de setembro.

 

011 - Presidente GERALDO VINHOLI

Agradece a todos que compareceram e puderam expor suas idéias. Oferece, em conjunto com a Associação Brasileira de Profissionais de Culinária, uma recordação aos convidados.

 

012 - ANA MARIA RUIZ TOMAZONI

Chama nominalmente os convidados e entrega-lhes as recordações.

 

013 - Presidente GERALDO VINHOLI

Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - GERALDO VINHOLI - PDT - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Pedro Mori para, como 2º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - PEDRO MORI - PDT - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

                                  

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - GERALDO VINHOLI - PDT - Srs. Deputados, Srªs Deputadas, senhoras e senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, o nobre Deputado Vanderlei Macris, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar o Dia do Culinarista.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro apresentado pelo Coral da Polícia Militar.

 

* * *

 

-                     É feita a apresentação do Hino Nacional Brasileiro pelo Coral da Polícia Militar de São Paulo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - GERALDO VINHOLI - PDT - Esta Presidência agradece ao Coral da Polícia Militar do Estado de São Paulo em nome de todos os presentes.

Gostaria de registrar a presença da D. Ana Maria Ruiz Tomazoni, Presidente da Associação Brasileira dos Profissionais de Culinária; da Sra. Cecília Pastorello, Coordenadora das Regionais da Associação Brasileira dos Profissionais de Culinária; Sr. Arnaldo Furlanetto, assessor, representando o Sr. Aurélio Nomura, Vereador à Câmara Municipal de São Paulo; Sra. Dra. Flora Spolidoro, Diretora da Associação Brasileira dos Profissionais de Culinária; Exmo. Sr. Deputado Pedro Mori, a quem agradeço também pela colaboração com esta Presidência; Sra. Sônia Wooten, Presidente da Associação Paulista de Culinaristas; Sr. Jorge Monti, Presidente da Associação Brasileira da Alta Gastronomia; Sra. Suely Doszanet, culinarista representando a Sra. Maria Ivone de Almeida, Presidente da Associação de Profissionais de Culinária do Paraná; Sra. Joana D´Arc, Presidente do Conselho Regional de Nutricionista CRN-3; Sra. Lucínia de Campos; Sra. Maria José Soares, representante da Empresa União; Sra. Ana Passoni, Coordenadora da Feira Abia 2001; Sra. Andrea Petis Parrodi, Coordenadora de Extensão Culinária representando a Sra. Sandra Chemin, Coordenadora e Professora da Universidade de São Camilo; Sr. Erivaldo Neves, da Harald Indústria e Comércio de Alimentos Ltda.; Sr. Orlando Costa, Relações Públicas do C Que Sabe; Dr. Fernando Piso, Conselheiro da Sociedade Esportiva Palmeiras.

Tem a palavra o Sr. Arnaldo Furlanetto, representando o Sr. Aurélio Nomura, Vereador da cidade de São Paulo e autor do projeto que instituiu o Dia da Culinarista no âmbito do município de São Paulo.

           

O SR. ARNALDO FURLANETTO - Deputado Geraldo Vinholi, digníssimo Presidente desta solenidade, demais autoridades e personalidades com assento à Mesa, incumbiu-me o nobre Vereador Aurélio Nomura de representá-lo nesta solenidade, a que não pôde comparecer por ter sido acometido, ontem, de um distúrbio visual, felizmente não de maior gravidade.

Inicialmente, em nome e por delegação do Vereador Aurélio Nomura, saúdo, na pessoa de Ana Maria Tomazoni, digníssima Presidente da Associação Brasileira dos Profissionais de Culinária, a todos os integrantes dessa dedicada e nem sempre valorizada categoria profissional, infelizmente, ainda não reconhecida como tal.

Permitimo-nos lembrar que a instituição, no âmbito do município de São Paulo, do “Dia do Profissional de Culinária”, que transcorre no dia 9 de dezembro, deveu-se à iniciativa do Vereador Aurélio Nomura, que foi o autor do projeto de que resultou a Lei nº12.463, de 16 de setembro de 1997. Desde então, a Câmara Municipal de São Paulo tem comemorado solenemente a data, que, aliás, por força da mencionada lei, inclui-se no calendário oficial de Eventos do Município de São Paulo. E nada mais justo do que essa comemoração, eis que, efetivamente, os profissionais de culinária merecem a homenagem e a gratidão de todos aqueles que, amantes da boa e verdadeira gastronomia, vêem na culinária a manifestação de uma verdadeira arte - a arte do culinarismo.

Efetivamente, embora isso possa até passar desapercebido aos leigos, são os profissionais de culinária os responsáveis até pela expansão de um dos setores que se inserem na área do turismo, pois, sem o atrativo gastronômico temperado com o toque de arte, o turismo muito perderia.

A luta dessa valorosa classe, em que todos estamos empenhados, continua sendo no sentido do seu reconhecimento como categoria profissional diferenciada, com regulamentação própria, porque se reveste de características que lhe são peculiares. E na oportunidade em que mais uma vez se comemora o “Dia do Profissional de Culinária”, reafirmamos o nosso empenho para essa conquista que, auguramos, em breve se torne realidade. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - GERALDO VINHOLI - PDT - Agradecemos as palavras do Sr. Arnaldo Furlaneto, que representa o nobre Vereador Aurélio Nomura.

Passo a palavra a nossa amiga, Sra. Ana Maria Ruiz Tomazoni, Presidente da Associação Brasileira de Profissionais de Culinária.

 

A SRA. ANA MARIA RUIZ TOMAZONI - Bom dia, autoridades aqui presentes, Ilmo. Sr. Deputado Estadual Geraldo Vinholi, senhores componentes da Mesa, todos os participantes do nosso Evento, em particular as regionais, é com muita alegria que estou aqui na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, em nome da Associação Brasileira de Profissionais de Culinária.

Gostaríamos de agradecer ao Deputado Geraldo Vinholi e sua equipe a oportunidade deste evento.

Vamos comemorar, neste ano 2000, a formatura da 1ª Turma do curso de Especialização de culinária, na Universidade São Camilo, comemorar também o empenho das regionais em um evento Nacional e Internacional provando que culinarista sabe mostrar com muita arte e criatividade o seu trabalho.

Há muito que percorrer, muito que trabalhar, para fixarmos a imagem de uma associação e de regionais com características tão marcantes de cada meio, porém, que tenha uma linguagem profissional, crítica e única dentro do universo da alimentação e saúde. Essa responsabilidade está presente quando provamos que somos formadores de opinião, alavancadores de vendas e mais geramos empregos com nossos cursos e consultorias.

Estamos reestruturando nossos estatutos e metas para podermos regar as sementes plantadas, colhendo ainda mais frutos como este do Dia do Profissional de Culinária comemorado nacionalmente.

Que Deus nos ilumine em nossa caminhada. Feliz Natal e um novo milênio cheio de LUZ.

Queremos agradecer a nossos parceiros neste evento:

Faculdades São Camilo

Conselho Regional de Nutrição

* SAKURA

* CLAUDE DECOR ‑ toalhas

* CHOCOLATES HARALD

* CICA / DORIANA

* OPEN COMUNICAÇOES

* AJINOMOTO

* UNIÃO

* SANTISTA ALIMENTOS

 

Gostaria que o Deputado lembrasse no seu discurso a importância da união da classe, porém quando comprometida com a realização plena de um trabalho nacional, que a ABPC já vem mostrando nas suas diversas ações para ficar e fazer história como o reconhecimento do Dia do Profissional de Culinária, um trabalho de curso de especialização junto a uma Universidade de renome, a Universidade São Camilo, aberturas de outras regionais, outros envolvimentos políticos junto ao Conselho Federal de Nutricionistas, de um processo para o reconhecimento da categoria profissional, apoio às regionais quando solicitado. Devemos respeitar esse trabalho e dar continuidade para um amanhã melhor.

Sr. Vivaldo, vamos nos falar ainda durante o dia. Um abraço.

 

O SR. PRESIDENTE - GERALDO VINHOLI - PDT - Agradecemos as palavras da Ana Maria Ruiz Tomazoni.

Passo a palavra para a Sra. Maria José Soares, representante da empresa União.

           

A SRA. MARIA JOSÉ SOARES - Bom dia. Em primeiro lugar, quero agradecer às entidades oficiais e à associação o convite que me foi feito para estar presente nesta festa.

Em nome da companhia União Coopersucar, quero também participar desta festa de uma forma alegre, neste dia que representa uma grande vitória, porque nos foi dado oficialmente esse termo já usado, mas que agora se transformou no Dia do Culinarista e a palavra culinarista também sofreu, digamos assim, a representação daquilo que pretende ser. Então, em nome da companhia, também tenho para lhes dizer que esse mercado, que está aí, está cada vez mais se voltando para o seu consumidor, através das empresas de alimentação que tem mais a ver com nosso trabalho. A Companhia União Coopersucar está alargando esse mercado de trabalho. Estamos iniciando um projeto de contratação de culinaristas de todos os estados brasileiros. Todos vocês sabem, temos os nossos próprios trabalhos realizados por profissionais de dentro da empresa, mas queremos alargar o painel de trabalho. Então, vamos procurar, junto de vocês, a possibilidade de ter essa ajuda.

Quero parabenizar as associações que estão fazendo um trabalho notável, porque é através delas que as empresas podem realmente ter um nítido perfil daquilo que vão precisando. Através dessas associações, esperamos grandes coisas nesse próximo Conac, em Curitiba. Desejo a todos um bom Natal. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - GERALDO VINHOLI - PDT - Agradecemos à Sra. Maria José Soares.

Passamos a palavra para a Sra. Joana D’arc, Presidente do Conselho Regional de Nutricionistas.

 

A SRA. JOANA D’ARC - Bom dia. Dignas autoridades, senhoras culinaristas, senhores presentes, o Conselho Regional de Nutricionistas parabeniza pelo seu dia.

A arte de comer bem passa pelo pensamento da Nina Alberta: a comida da alma. É um ato social que agrega pessoas e que promove eventos de prazer. Por isso cozinhar com arte, associado a cuidados higiênicos, significa muito mais do que aparenta. O gosto alimentar é um privilégio criado por aqueles que se dedicam na elaboração de um prato, fazendo com que nossa memória sensorial, aliada à nossa palatabilidade, siga com a lembrança dos bons momentos.

O CRN-3, solicitado pela Dra. Ana e pela Diretora Executiva da Associação Brasileira dos Profissionais de Culinária, enviou ao CRN uma solicitação, no sentido de formar um grupo de estudos que possa criar uma normatização necessária para efetivação do seu exercício profissional, seja nos seus requerimentos éticos, como nos seus cuidados microbiológicos e preservação da sua imagem.

Encontra-se hoje no Conselho Federal documentação que busca alterar o nome do Conselho Regional de Nutricionistas para Conselho Regional de Nutrição. Dada essa especificidade, poderemos começar a fazer um trabalho em conjunto e honrar a todos vocês que merecem o nosso respeito.

Hoje, com a Lei de Diretrizes e Bases, precisamos nos unir e acreditar que alimentação é realmente a primeira coisa. Buscamos, além de saúde, a qualidade.

Parabéns a todas vocês e boa sorte. (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE - GERALDO VINHOLI - PDT - Cumprimentamos a Sra. Joana D'Arc e passamos a palavra à Sra. Cecília Pastorello, Coordenadora das Regionais da Associação Brasileira de Profissionais de Culinária.

 

A SRA. CECÍLIA PASTORELLO - Sr. Deputado Geraldo Vinholi, Sr. Deputado Pedro Mori, Sr. Arnaldo Furlanetto, representando o Sr. Aurélio Nomura, Vereador à Câmara Municipal de São Paulo, meus senhores e minhas senhoras, comemorando o dia do profissional de culinária eu quero passar para vocês uma receita. Afinal, nós que somos culinaristas, independente da área em que trabalhamos, ministrando aulas, demonstrando um produto, fazendo produções ou inovando na culinária, estamos sempre voltados para as receitas.

Aí vai uma receita que espero que vocês a utilizem para fechar este ano de 2000 e entrar no novo século com a mente e o corpo abertos para novos desafios.

 

BOLO DIA DO CULINARISTA ‑ 1 xícara de chá de disposição: disposição para enfrentar o trabalho com afinco e boa vontade; 1 xícara de chá de organização: organização e método para que a tarefa seja executada perfeitamente; 1 xícara de chá de integração: assim como todos os ingredientes do bolo devem ser misturados para um bom resultado, é necessário que o culinarista se integre na sua área de trabalho, buscando qualidade e novos conhecimentos; 2 colheres de sopa de respeito: respeito pelo seu trabalho e respeito pelo trabalho dos outros; 2 colheres de sopa de ética: toda profissão deve ter um código de ética. A ABPC e as regionais estão trabalhando neste sentido e já temos o projeto pronto do código de ética dos profissionais de culinária; 2 colheres de sopa de união: é preciso que tenhamos união para que nossa classe cresça e se fortaleça; 1 pitada de carinho e 1 pitada de amor: indispensável para o sucesso de qualquer realização.

Mas faltou um ingrediente muito importante neste bolo, um ingrediente bem real e não como os que citamos acima: o fermento. Sem fermento o bolo não cresce e nós também precisamos de um fermento especial para crescer. Este crescimento deve começar dentro de nós mesmos e caminhar no direção da nossa família e da sociedade em que vivemos. Neste crescimento, é muito importante fazer parcerias, parceria com os que nos cercam, parceria com nossos companheiros de trabalho, parceria com as empresas, parceria com nossa associação de classe, e assim por diante. Mas devemos nos lembrar que uma parceria tem que ser boa para os dois lados, se não, não é parceria. Vamos trabalhar para que nossa classe cresça coesa e forte, lembrando sempre das palavras de um famoso estadista americano e colocando‑as no nosso momento atual: o que eu posso fazer para que a minha associação de classe cresça, pois uma associação forte vai trazer benefícios para mim e assim, eu também vou crescer.

Somente com nosso exemplo, crescendo dentro de nosso ambiente familiar e profissional, educando com tenacidade pela ação e desprendimento, alheios às paixões mesquinhas, trabalhando pelo progresso, cada brasileiro dentro de seu setor de atividade, é que estaremos contribuindo para o crescimento deste nosso país, fazendo com que ele seja o Brasil que idealizamos, um país justo, com trabalho para todos, onde a desigualdade de classes não seja tão grande, livre da corrupção, com menos violência, consolidado sobre princípios éticos e normas pragmáticas que lhe imprimam uma feição própria e definitiva. Acreditamos no Brasil e conservamos a esperança na construção de um mundo melhor, no qual todos tenham assegurados os seus direitos mais fundamentais, independentemente de raça, sexo, credo ou nacionalidade.

 

O SR. PRESIDENTE - GERALDO VINHOLI - PDT - Cumprimentamos pelas palavras a Sra. Cecília Pastorello e passamos agora a palavra ao Sr. Jorge Monti de Valsassina, Presidente da Associação Brasileira da Alta Gastronomia.

           O SR. JORGE MONTI DE VALSASSINA - Bom-dia a todos. Sr. Presidente Geraldo Vinholi, Sr. Pedro Mori, eu, como Presidente da Associação Brasileira de Alta Gastronomia, estou orgulhoso por hoje se marcar um fato importante: o reconhecimento da Associação Culinária e dos profissionais da culinária.

Assim como nós, chefes de cozinha, achamos este dia importante para a comunidade. Vou explicar um pouco o reconhecimento das profissões que estão involucradas no desenvolvimento da gastronomia no Brasil.

Hoje, no Brasil, temos um milhão e 76 mil restaurantes, bares e lanchonetes. Temos 10 milhões de pessoas que trabalham diretamente nessa área. Somos responsáveis por 8% do PIB do país. Somos a maior força empregadora deste país e pagadora do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e não somos respeitados.

A Associação dos Culinaristas, junto aos chefes e nutricionistas, está buscando a recuperação das nossas cozinhas regionais no país, recuperar a identidade nacional, princípio básico de soberania. Não há nenhum povo soberano que não tenha a sua cultura arraigada. Temos que fazer isto, e este fato de hoje é um orgulho vago, porque o país tem que crescer.

Trabalhamos junto a vocês, ombro a ombro, para desenvolver este país maravilhoso que é o Brasil. Por isso, quero dizer em nome dos nossos chefes, em nome da alta gastronomia: muito obrigado e parabéns. (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE - GERALDO VINHOLI - PDT - Passamos a palavra à Sra. Andréa Petz Parrole, Coordenadora da Extensão Culinária, representando a Sra. Sandra Chemin, Coordenadora e Professora da Universidade São Camilo.

 

A SRA. ANDRÉA PETZ PARROLE - Bom dia a todas as autoridades aqui presentes, representantes de classe, senhoras e senhores, quero agradecer a oportunidade de estar aqui representando o Centro Universitário São Camilo, quero parabenizar a todos os profissionais que contribuem direta e indiretamente para a boa alimentação, através da boa culinária.

Em nome do Centro Universitário São Camilo, quero comunicar que se formou a primeira turma do curso de aperfeiçoamento para profissionais da culinária, uma turma muito especial que teve certo destaque na universidade, inclusive alguns trabalhos realizados estão no acervo da biblioteca dessa turma. Vários profissionais foram contratados para trabalhar em empresas conceituadas. Durante o curso tivemos inclusive a procura desses profissionais que estavam se especializando no Centro Universitário São Camilo.

O objetivo do curso é que todos falem a mesma linguagem, que tenham um nível de conhecimento diferenciado. O curso aborda conhecimentos de nutrição, alimentação equilibrada, noções de higiene no manuseio e preparo de alimentos, técnicas adequadas de cocção para apresentar valor nutricional, além de formações sobre a atuação do culinarista em cozinha experimental, o “marketing” pessoal, procedimentos para abertura de empresas, enfim. Esses profissionais já estão no mercado semeando essas boas novas.

Em razão do sucesso, estaremos repetindo a dose, ou seja, iniciando a segunda turma a partir de fevereiro. Esperamos que até lá tenhamos novidades com relação à regulamentação da profissão e, quem sabe, o curso seja também um curso profissionalizante.

Parabéns a todos e obrigada.

 

O SR. PRESIDENTE - GERALDO VINHOLI - PDT - Esta Presidência concede a palavra à Sra. Ana Passoni, da ABIA 2001.

 

A SRA. ANA PASSONI - Bom dia a todos. Em primeiro lugar, gostaria de parabenizar essa importante categoria e informar que já estamos preparando a 3ª edição da Feira Abia Foodservice 2001 e que, em função da importância dessa categoria, vamos estar desenvolvendo dentro do nosso projeto da feira espaço especial com o objetivo da profissionalização e da atualização de todos vocês, profissionais. Esse espaço chama-se “Aula-Show de Gastronomia e Confeitaria”. Nos quatro dias da feira teremos cursos gratuitos que as empresas estarão oferecendo a todos vocês.

Acreditamos no crescimento e na evolução desse segmento e por isso estaremos colocando esse trabalho à disposição de vocês.

Mais uma vez gostaria de parabenizar a todos pelo importante trabalho que estão desenvolvendo . Obrigada.

 

O SR. PRESIDENTE - GERALDO VINHOLI - PDT - Concedo a palavra à Sra. Suely Doszanet, representando a Sra. Maria Ivone de Almeida, Presidente da Associação de Profissionais de Culinária do Paraná.

 

A SRA. SUELY DOSZANET - Bom dia a todos, é uma enorme satisfação estar aqui presente e o motivo principal de estarmos aqui é evidente que é divulgarmos o Conac 2001, que será realizado em Curitiba de 10 a 14 de setembro.

Ficaríamos muito felizes em recebê-los em Curitiba e vocês com certeza vão ficar muito satisfeitos em conhecer a nossa cidade, que é muito linda, modéstia à parte, e espero contar com a presença de todos vocês.

Muito obrigada.

 

O SR. PRESIDENTE - GERALDO VINHOLI - PDT - Quero agradecer a todos que puderam expor aqui as suas idéias, cumprimentar a todos os senhores e a todas as senhoras presentes e dizer da satisfação de estar pelo segundo ano consecutivo presidindo a sessão que comemora o Dia do Culinarista. Não posso deixar de manifestar a satisfação de estar presente e ao mesmo tempo de cumprimentar a todos senhores e todas as senhoras em nome de Ana Maria Ruiz Tomazoni, presidente da Associação Brasileira de Profissionais de Culinária, que junto com o nosso gabinete tem brigado bastante a cada dia para concretizar essa profissão e esse bem comum a toda a sociedade. É mulher incansável, tivemos oportunidade de acompanhar o seu trabalho e, nesta oportunidade, queremos cumprimentar a todos em nome da Ana Maria.

 Estamos no segundo ano, antecipando um pouquinho a data comemorada no ano passado, devido à disponibilidade da Casa. Essas sessões solenes ocorrem às segundas-feiras e sextas-feiras e no final de ano geralmente as datas comemorativas se acumulam. Recebemos algumas manifestações dos Srs. Deputados que não puderam estar presentes, porque ainda esta semana tivemos várias noites em que saímos de madrugada, inclusive a noite passada, quando aprovamos o meu projeto por indicação da Ana Maria, referente ao Dia do Culinarista no Estado de São Paulo. (Palmas.) Tivemos a satisfação de ter o reconhecimento do Presidente da Casa, Deputado Vanderlei Macris. Em reunião de líderes que ocorreu na tarde de ontem, tivemos a satisfação de aprovar o nosso projeto. Posteriormente vamos distribuir a todos uma cópia do nosso projeto. Creio que o projeto ainda não tenha sido publicado no Diário Oficial, o que certamente deverá acontecer no começo da semana. Está presente a representante das nutricionistas, que desempenha um trabalho conjuntamente com os culinaristas. Gostaríamos de dizer que também foi aprovado ontem o Projeto do Dia do Nutricionista. Esse trabalho precisa ter seqüência, pois as coisas são conquistadas no dia a dia, não existe mais milagre. Gostaríamos que através desse trabalho fôssemos convencendo o Congresso Nacional, pois lá será regulamentada a profissão. No mundo moderno a profissão de culinarista é cada vez mais importante. Temos considerado como grandes negócios do início do próximo século duas atividades: a informática e o turismo, duas grandes realizações em termos financeiros para o mundo todo. O Brasil está se desenvolvendo muito na área de turismo, um segmento que está diretamente ligado à nossa culinária. Nós, que viajamos muito, sentimos a necessidade de valorizar cada vez mais esse profissional.

Coloco-me mais uma vez à disposição dos senhores, não simplesmente com sentido político, nem para atender às reivindicações da Ana Maria, mas no sentido de patriotismo, para que possamos aprimorar cada vez mais essa atividade.

Gostaria de agradecer a manifestação recebida dos nobres Deputados Afanasio Jazadji, Maria do Carmo Piunti e Paschoal Thomeu, assim como do Presidente do Sindicato dos Fabricantes de Equipamentos dos Fornecedores de Produtos e Serviço de Projetos, o Sindal, que através do Sr. Presidente João Rodrigues Peres justifica a sua ausência e cumprimenta a todos pela iniciativa.

Agradeço aos funcionários desta Casa, pela colaboração, para que esta sessão pudesse ser realizada.

Antes de encerrar a sessão, gostaria de dizer que estamos oferecendo, em conjunto com a Associação Brasileira dos Profissionais de Culinária, uma recordação a todos os convidados.

 

A SRA. ANA MARIA RUIZ TOMAZONI - É uma pequena recordação, em nome da Associação Brasileira dos Profissionais de Culinária, como lembrança do nosso dia e para marcar esta data importante. Trata-se de um prato quente e um relógio. Ofereço, com muito carinho, ao nobre Deputado Geraldo Vinholi.

Infelizmente não está presente o Dr. Aurélio Nomura, por quem temos um carinho eterno e muito grande. Solicitamos ao Sr. Arnaldo C. Furlanetto que o represente. (Palmas.)

 

À Drª Joana, do CRN-3, uma pequena recordação. (Palmas.)

 

À Universidade São Camilo, representada pela Profª Andréa Abata. (Palmas.)

 

A essa pessoa super alegre, Sr. Jorge Monti de Valsassina, que hoje nos dá a alegria da presença. (Palmas.)

 

À Srª Maria José Soares, representante e autora dos livros de receitas da União, essa sempre parceira das nossas culinaristas. (Palmas.)

 

À Drª Flora Spolidoro, Diretora da Associação Brasileira dos Profissionais de Culinária e parceira de nossos eventos. A ela os nossos agradecimentos. (Palmas.)

 

A Srª Cecília Pastorello, que está sempre ao nosso lado. É nossa coordenadora. (Palmas.)

 

Reservamos uma recordação a Claudete Troiano, apresentadora do programa “Note e Anote” e grande incentivadora do nosso trabalho que, por motivos de gravação, não se encontra presente. Entregaremos, depois, em mãos. (Palmas.)

 

À Srª Ana Passoni, nossa parceira de alguns eventos. (Palmas.)

 

Representando a Srª Maria Ivone de Almeida, o 7º Conac. Que deixe essa hora e luz marcada para que tenha muito sucesso em setembro. (Palmas.)

A todos o nosso “muito obrigada”. Queremos, mais uma vez, lembrar as empresas parceiras hoje e sempre em nosso evento. Muito obrigada e feliz Dia das Culinaristas a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - GERALDO VINHOLI - PDT - Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades e àqueles que com as suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade e convida para um coquetel no Hall Monumental da Assembléia Legislativa.

Está encerrada a presente sessão. (Palmas.)

           

* * *

 

-         Encerra-se a sessão às 11 horas e 25 minutos.

 

* * *