03 DE DEZEMBRO DE 2007

046ª SESSÃO SOLENE COM A finalidade de comemorar O “DIA DA BÍBLIA E ANUNCIAR O LANÇAMENTO DO ANO DA BÍBLIA, EM 2008”

 

Presidente: GILMACI SANTOS

 

 

RESUMO

001 - GILMACI SANTOS

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na Presidência, com a finalidade de comemorar o "Dia da Bíblia e anunciar o lançamento do Ano da Bíblia, em 2008". Convida todos para, de pé, ouvirem o Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - WALDIR AGNELLO

Deputado estadual, cumprimenta os presentes. Agradece a Deus pela liberdade de expressar a Sua palavra no Brasil. Parabeniza o Deputado Gilmaci Santos pela iniciativa desta sessão solene. Convida todos à leitura da Bíblia, como caminho para que a palavra de Deus entre no coração das pessoas.

 

003 - JOÃO BARBOSA

Deputado estadual, parabeniza o Presidente desta Casa, o Deputado Gilmaci Santos e todos os presentes pela iniciativa e responsabilidade de difundir a palavra de Deus.

 

004 - JOSÉ BRUNO

Deputado Estadual e Bispo da Igreja Renascer em Cristo, cumprimenta os presentes. Lembra da época de sua conversão e da mudança que a palavra de Deus trouxe à sua vida.

 

005 - Presidente GILMACI SANTOS

Anuncia a exibição de um vídeo institucional da Sociedade Bíblica do Brasil.

 

006 - ENÉAS TOGNINI

Presidente da Sociedade Bíblica do Brasil, afirma que a Bíblia deve estar ao alcance de qualquer pessoa, não importa a instrução, e que quem tem a palavra de Deus no coração progride. Agradece à Presidência da Assembléia Legislativa pela oportunidade de difundir a palavra de Deus.

 

007 - Presidente GILMACI SANTOS

Anuncia uma apresentação musical.

 

008 - RUDI ZIMMER

Diretor Executivo da Sociedade Bíblica do Brasil, cita o início da comemoração do Dia da Bíblia, em 1850. Convida a sociedade brasileira a celebrar o ano de 2008 como o Ano da Bíblia. Afirma que a palavra de Deus dura para sempre. Presenteia o Deputado Gilmaci Santos com uma Bíblia, em reconhecimento por ter proposto esta sessão solene.

 

009 - Presidente GILMACI SANTOS

Anuncia uma apresentação musical. Comenta que, pelo desconhecimento da palavra de Deus, as pessoas têm sido destruídas. Acredita que, em 2008, com o incentivo da Sociedade Bíblica do Brasil, um maior número de pessoas do nosso País fará a leitura da Bíblia. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Gilmaci Santos.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - PRB - Havendo número regimental, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

-  É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - PRB - Esta Presidência convida para fazer parte da mesa o reverendo Rudi Zimmer, diretor-executivo da Sociedade Bíblica do Brasil e reverendo Enéas Tognini, presidente da Sociedade Bíblica do Brasil.

Srs. Deputados, minhas senhoras, meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, nobre Deputado Vaz de Lima, atendendo solicitação deste deputado, com a finalidade de comemorar o Dia da Bíblia e anunciar o lançamento do Ano da Bíblia, em 2008.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro

 

* * *

 

- É entoado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - PRB - Para compor a mesa também chamo o Sr. Erní Seibert, Secretário de Ação e Comunicação Social da Sociedade Bíblica; Sr. Paulo Teixeira, Secretário de Publicações e Tradução; Sr. Antônio Antunes dos Santos, Secretário de Distribuição; Sr. Célio Erasmo Emerique, Secretário da Gráfica da Bíblia; Sr. Edgar Carvalho, Secretário de Produção; Sr. Hélio Fudissaku, Secretário de Finanças; Sr. Mário Rost, Gerente de Desenvolvimento Institucional; Sr. Lourival Pereira, Diretor do Museu da Bíblia; Sr. Denis Scheer Timm, Gerente Editorial; Sr. Cláudio, Gerente de Produto; Sr. Luiz Antonio Furlin, Gerente Industrial da Gráfica; Sr. Marcellus Maia, Gerente de Informática; Sr. Eduardo Kerr, Gerente de Desenvolvimento de Sistemas; Sr. Marcos Lavreca, Gerente de Contabilidade; Sr. Pedro Samalda, Gerente de Manutenção; Sr. Eude Martins, Coordenador do Ano da Bíblia; Sr. Antonio Romano, Assessor de TI; Sr. Marcio Toscano Ferreira, coordenador jurídico; Pastor Benedito Oliveira e Sra. Mary Petres, cantora.

Tem a palavra o nobre Deputado Waldir Agnello, 1o vice-Presidente desta Casa.

 

O SR. WALDIR AGNELLO - PTB - São tantos amigos e amigas, irmãos e irmãs,  vou pedir para quebrar um pouco o protocolo para apenas mencionar o nome de algumas pessoas. Parabenizo o Presidente desta Sessão e propositor da mesma, Deputado Gilmaci Santos. Quero parabenizá-lo pela iniciativa que teve com o apoio dos deputados desta Casa em oferecer esta Sessão Solene ao ano da Bíblia e ao dia da Bíblia. Dr. Rudi Zimmer, em seu nome, quero cumprimentar todos os funcionários da Sociedade Bíblica do Brasil, que para nós é referência.  A Sociedade Bíblica do Brasil não apenas produz e distribui Bíblias, e na sua pessoa quero lembrar dessas milhares de pessoas que trabalham na produção do Livro Sagrado em nosso País. Na pessoa do Pastor Enéas Tognini, quero cumprimentar os pastores e as pastoras que aqui estão. Senhoras e senhores, muito boa noite a todos vocês.

Eu estava pensando que nessa noite teremos a oportunidade de oferecer a nossa gratidão primeiramente a Deus, porque no nosso País temos a liberdade de ter em casa, de consultar e de nos expressarmos a respeito do conteúdo da Santa palavra de Deus. É de conhecimento de todos vocês que existem ainda alguns lugares nesse mundo onde o Livro Sagrado não pode ser oferecido de forma livre como podemos em nosso País, no Brasil. Assim, gostaria de lembrar essa questão que considero ser importante, de dizermos “Obrigado, Pai celestial, porque aqui, no Brasil, temos a liberdade de poder ter, ler e nos expressarmos a respeito da tua palavra.”

Gostaria também de dizer a respeito dessa idéia genial que alguém teve - não sei bem quem - de fazer do ano de 2008 o ano da Bíblia, um ano todo de comemoração em prol do Livro Sagrado. O Dia da Bíblia já foi mencionado aqui e é objeto desta Sessão também. É interessante, mas qual é o Dia da Bíblia? Para nós, penso eu, são todos os dias. Desde que temos contatado com essa maravilhosa mensagem do Evangelho, Deputado João Barbosa, todos os dias é o Dia da Bíblia, mas cabe em nossa cultura elencarmos, escolhermos um dia para nos reunir e comemorarmos o Dia da Bíblia.

Deputado Gilmaci, novamente, parabéns por essa iniciativa. Quero lhes dizer que sinto uma sensação muito agradável de que neste plenário, onde são debatidas muitas questões importantes para a nossa população, podermos também nos reunir aqui nesta noite e dizer “louvado seja o Senhor Jesus por tudo aquilo que ele tem feito por nós”.  E quem é, ou o que é o nosso referencial para isso? É a Santa Palavra de Deus.

Há pouco dizia que é muito importante que tenhamos em casa o Livro Sagrado. Mas é mais importante ainda, muito mais relevante que também façamos a leitura do Livro Sagrado. Não adianta nada termos o livro no hall de entrada da nossa casa, na cabeceira da cama, no escritório. É bonito, mas mais importante do que isso é lermos e praticarmos a Palavra de Deus.

Pastor Eude Martins, o senhor que está incumbido de promover e incentivar o Ano da Bíblia, que possamos realmente tirar a poeira de algumas Bíblias que estão apenas como objeto decorativo, que possamos fazer com que essa palavra entre no coração das pessoas através da leitura. Aliás, todos os livros, se ficam guardados na estante, de nada servem, é uma letra morta. Então, que possamos dar vida através desse programa de um ano inteiro de incentivo de leitura à Bíblia. Acho que esse é o ganho maior que vamos ter. Não tenho dúvida de que as pessoas, ao lerem a Bíblia, ao se envolverem com a palavra de Deus, vão ser tocadas pelo Espírito Santo e vão se sentir impulsionadas a praticar a boa mensagem que ali está escrita.

Deus abençoe vocês, e que nesse ambiente harmonioso e respeitoso, como deve ser esta Casa de Leis, possamos dizer mais uma vez “Obrigado, meu Deus, porque temos a tua palavra em nosso meio.” Boa noite a todos e que tenhamos um excelente evento. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O Sr. Presidente - Gilmaci Santos - PRB - Esta Presidência agradece ao Deputado Waldir Agnello e anuncia a presença do Sr. Udine Verardi, representando o nobre Deputado Antonio Salim Curiati.

Tem a palavra o nobre Deputado João Barbosa, Pastor da Igreja Universal do Reino de Deus.

 

O SR. JOÃO BARBOSA - DEM - Sr. Presidente, senhores e senhoras, que alegria nos toma conta nesta noite, Dia da Bíblia!

Quero cumprimentar o Reverendo Enéas Tognini e o Reverendo Rudi Zimmer, parabenizá-los por esse trabalho glorioso que Deus confiou em suas mãos. Temos aqui pastores, líderes de igrejas, pessoas que têm a responsabilidade que Deus lhes imbuiu. Bispo José Bruno, muito me alegro quando vejo o senhor levando a palavra com intrepidez aos sofridos, aos cansados. Há também bispos e pastores de outras igrejas.

Tudo isso é possível porque temos este Livro Sagrado nas nossas mãos, graças a Deus. Muitos escritores, no mundo inteiro, tentaram envergonhar essa literatura. Existiu um escritor, no passado, que disse que não levariam 200 anos para que este Livro desaparecesse e que o livro dele estaria em todo o Universo. Não sei o nome desse sujeito e nem pretendo saber; não conheço o livro dele, mas Deus me alcançou através desta palavra gloriosa, maravilhosa.

A coisa mais alegre para o nosso coração é abrirmos esta palavra. Josué disse: “Medita nela de dia e de noite”. Não se esqueça deste Livro; medite nele de dia e de noite; não se desvie, nem para esquerda, nem para a direita. Através da palavra Sagrada, temos grandes líderes, pessoas que são salvas, pessoas que são alcançadas.

Quero parabenizar o Presidente desta Casa por essa iniciativa brilhante, o Deputado Gilmaci Santos e todos os nossos irmãos e irmãs que aqui se encontram. Cada um aqui tem a responsabilidade de levar a mensagem desta palavra.

Vamos fazer com que o ano de 2008 seja um referencial para os demais anos. Nas suas respectivas igrejas, vamos trabalhar para que esta palavra chegue aos mais sofridos porque a única forma de salvarmos o nosso País é através da mensagem, é através da palavra: lâmpada para os seus pés; lâmpada para os nossos pés.

Que Deus abençoe a todos, em nome do Senhor Jesus. Não só em 2008, mas em todos os anos que Deus nos conceder, vamos todos os dias meditar neste Livro Sagrado. Boa-noite! (Palmas.)

 

O Sr. Presidente - Gilmaci Santos - PRB - Esta Presidência quer anunciar a presença do Sr. Carlão Camargo, Secretário de Obras da cidade de Cotia, acompanhado do Sr. Reginaldo, Presidente do PPS. Sejam bem-vindos a esta Sessão Solene!

Tem a palavra o nobre Deputado José Bruno, Bispo da Igreja Renascer em Cristo.

 

O SR. JOSÉ BRUNO - DEM - Sr. Presidente, Deputado Gilmaci Santos, é um prazer estar com irmãos queridos, amados.

Reverendo Rudi Zimmer, é um prazer tê-lo nesta Casa. Reverendo Enéas Tognini, é uma honra para esta Casa de leis ter um homem como referencial do Evangelho. Cumprimento todo o corpo diretivo da Sociedade Bíblica do Brasil, uma entidade que trabalha pela manutenção e preservação do que temos de mais precioso: a revelação de Deus para os nossos dias e para o homem.

Sinto-me muito honrado e feliz de estar aqui. Conheci a Sociedade Bíblica por um projeto que temos em andamento e pude verificar algo que me alegra muito. Converti-me em 1978. Dois ou três anos atrás, foi-me revelado algo que me alegrou muito. Meu pai já é falecido, está na Glória. Ele se converteu nos últimos minutos de vida. Minha mãe foi a primeira a se converter em casa. Um dia, num bate-papo, desses da macarronada do domingo, na hora do almoço, ela estava conversando com a minha esposa e contou como algo não muito importante o fato de quando eu e meu irmão nos convertemos - eu devia ter de 11 para 12 anos, e ele um ano a menos. Queria muito ter uma Bíblia porque eu vi uma pessoa na igreja, que tinha uma Bíblia, e dizia à minha mãe: “Ela é de ouro!” A lateral da Bíblia era toda dourada, e os livros estão escritos em marcas para poder encontrá-los. Minha mãe, então, disse à minha esposa: “Ah, eles queriam a Bíblia porque achavam que era de ouro, e todo mundo tinha Bíblia!” Nós somos uma família muito simples e ela disse: “Eu fui até a Caixa Econômica Federal e penhorei algumas jóias, um brinco, um anel, uma corrente. Peguei o dinheiro, fui à casa da Bíblia, comprei uma Bíblia e dei para Zé”. Eu sou Zé. “Depois, quando eu pude tirar as jóias e pagar a penhora, no mesmo ato em que tirei, penhorei de novo. E comprei outra Bíblia para Jorge”. Jorge é meu irmão.

Até hoje tenho essa Bíblia guardada comigo e tenho certeza que a minha vida nunca seria a mesma se eu não tivesse conhecido a palavra de Deus, que é um livro que, ao longo de séculos, permanece falando no íntimo do homem, transformando o seu interior e realizando aquilo que é a loucura da pregação. Como pode um ser humano entrar dentro de uma igreja, talvez com a sua família destruída e o seu casamento acabado, sem perspectiva de vida, e talvez ninguém tenha lhe oferecido um dinheiro, nem uma escolta. Ninguém pôde, talvez, oferecer-lhe uma solução palpável, mas deram-lhe, gratuitamente, as palavras de Deus. Ele sai daquela reunião, o seu interior é transformado, a sua casa é transformada, as coisas se prosperam no seu trabalho, porque aonde chega a palavra, chega a semente da vida.

Por fim, a palavra de Deus nos fala em João, no Capítulo I, de que o verbo se fez carne. Quero deixar aqui, para reflexão de todos, desse corpo tão importante que faz parte da Sociedade Bíblica do Brasil. A palavra de Deus virou gente e habitou entre nós. Esta palavra que nós folheamos e lemos todos os dias é a revelação de Deus, é Jesus Cristo entre nós. Hoje Ele não está entre nós em carne. Um dia o verbo se fez carne, e habitou entre nós. O verbo voltou a Deus, mas ele permanece nas nossas mãos. Cuidar da palavra de Deus - eu sei com que zelo, com que esmero é feita - com dedicação, proteção, e o cuidado com as traduções, versões e revisões. O Reverendo Rudi pôde me mostrar, certa ocasião, com que zelo a palavra é preservada. Porque ela é viva dentro de nós e nas nossas mãos.

Que Deus continue abençoando e prospere cada vez mais a Sociedade Bíblica do Brasil. A minha oração, eu creio, é de todos nós. É de que cada homem de Deus ponha as suas mãos nesse trabalho. Seja abençoada a sua casa, a sua família, porque preserva aquilo que temos de mais precioso. Ao Pastor Martins, essa responsabilidade de cuidar das atividades do Ano da Bíblia, e a todos do corpo diretivo os meus cumprimentos. Que Deus os abençoe. Esta Casa é honrada por tê-los aqui nesta noite. Parabéns. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - PRB - Teremos agora a exibição de um vídeo institucional da Sociedade Bíblica do Brasil. Vamos todos assisti-lo.

 

* * *

 

-  É feita a exibição de vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - PRB - Ouviremos agora as palavras do Reverendo Enéas Tognini, Presidente da Sociedade Bíblica do Brasil.

 

O SR. ENÉAS TOGNINI - Sr. Presidente, Srs. Deputados, amados irmãos em Cristo, minha cordial saudação em nome do Senhor Jesus, esperando que  Deus tenha uma bênção para cada pessoa nesta noite.

Estamos empenhados na produção e na distribuição da palavra de Deus.

O nosso trabalho na sociedade como diretoria é voluntário, é um trabalho de amor, que fazemos por amor.

Milito na Sociedade Bíblica há mais de 40 anos e, nesse decurso, temos acompanhado a evolução da palavra de Deus. Antigamente, tínhamos poucas Bíblias para distribuir, porque eram impressas nas gráficas da cidade. Hoje, temos uma grande gráfica, que pode produzir milhões de exemplares da palavra de Deus, não somente para o Brasil, mas também para o mundo.

Vou ler uma pequena mensagem.

“Quando se tirava o dinheiro que se havia trazido à Casa do Senhor, Hilquias, o sacerdote, achou o Livro da Lei do Senhor, dado por intermédio de Moisés. Disse Hilquias ao escrivão Safã: achei o livro da lei na Casa do Senhor. Hilquias entregou o livro a Safã, que o levou ao rei e lhe deu relatório, dizendo: tudo quanto se encomendou até os servos, eles o fizeram. Contaram o dinheiro que se achou na Casa do Senhor e o entregaram nas mãos dos que dirigem a obra e dos que a executam, relatou mais o escrivão ao rei, dizendo: o sacerdote Hilquias me entregou um livro, Safã leu-o diante do rei.”

Meus amados, estamos em plena vigência do reinado de Josias, que foi um rei muito importante na vida de Israel. E Israel teve alguns reis que não foram fiéis, como Manasés, Amón e outros. Eles, então, trabalharam contra a Casa de Deus, contra o livro do Senhor. Deixaram entrar a idolatria, a perversidade, o crime, o roubo. A vida social de Israel, nos dias do rei Josias, era a mais crítica que podemos imaginar.

Quando o rei Josias começou o seu governo, ele tomou providências. A primeira delas foi buscar a Deus.

Meus amados, quando lemos a palavra de Deus, vemos então que a coisa principal para nós é buscar a Deus como a própria palavra de Jesus, que disse: “Buscai, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça. As demais coisas vos serão acrescentadas”.

A situação da agricultura em Israel - o Israel é um país agrícola - era ruim A vida econômica era uma derrota. A vida da situação militar de Israel também era pior do que nós podemos imaginar. Então, podemos dizer que Israel virou um caos.

Na realidade, foi nessa ocasião em que estavam trabalhando no templo, quando parece que a esperança tinha morrido e não havia mais nenhuma realidade para o povo, acharam o Livro da Lei. Um sacerdote estava lá e leu o Livro da Lei, livro escrito por Moisés.

Meus amados, nós vemos que, quando o rei ouviu as palavras daquele livro, eles então puderam medir a distância que estavam dos planos de Deus. Eles estavam completamente afastados de Deus. Então, começaram a trabalhar e pôr em dia a situação de Israel. A agricultura que estava quase a zero, o povo quase que passava fome, agora alcançou um índice considerável.

Outro elemento, que nós vemos também, foram os exércitos organizados. Tudo estava derrotado em Israel, e o rei Josias, seguindo a orientação do Livro Sagrado, organizou um dos maiores exércitos lá do Oriente Médio naqueles dias.

Também, na parte econômica, ele teve naturalmente conselheiros, que estavam voltados para a economia, e realizaram um trabalho muito grande nessa parte.

Então, o Livro de Deus, achado no templo, foi o motivo para que Israel abandonasse o pecado, abandonasse aquela vida libertina, abandonasse toda aquela profanação das coisas sagradas e se voltasse para Deus.

Meus amados, a coisa principal que Josias fez foi limpar o templo. O templo de Salomão era uma das sete maravilhas do mundo. E, se não era assim, era mais ou menos assim. Aconteceu que estavam os altares profanos dentro do templo. A vida de Israel era a mais crítica que podemos imaginar. Não havia nada que se prestasse.

Agora, meus amados, seguindo a orientação do Livro Sagrado, tudo mudou e Josias começou a tirar todo o pecado. Ele entrou no templo, viu ali altares profanos e mandou destruí-los. Havia na cidade, debaixo de árvores frondosas, muita idolatria como culto ao sol, culto à lua, culto às estrelas e culto aos exércitos dos céus. Era uma situação muito crítica.

Meus amados, o Josias tirou todo pecado que havia em Israel e aquele povo agora, livre do pecado, daquele peso terrível, começou a regozijar-se, começou a trabalhar. Nada como a gente servir a Deus.

Meus amados, não somente lá no templo de Josias o livro teve uma importância muito grande, mas também podemos ver em nossos dias como a Bíblia entrou no Brasil.

Numa das cidades do País de Gales começou a primeira Sociedade Bíblica do mundo, a inglesa, há dois séculos, e a palavra de Deus tem contribuído grandemente para a humanidade porque é natural que a gente, dominada pelo pecado, se desvie de Deus e se esquece do Livro de Deus. Mas o Livro de Deus vem para falar ao nosso coração. O Livro de Deus, em primeiro lugar, nos une.

Temos aqui na Cidade, na Grande São Paulo milhares de igrejas evangélicas. A estatística que vi, tempos passados, havia nada mais, nada menos que 11 mil igrejas evangélicas em São Paulo e na Grande São Paulo. Veja o potencial tremendo que temos.

Agora, temos o Conselho de Pastores. E, nesse Conselho de Pastores, ninguém quer saber se é batista, presbiteriana, Assembléia de Deus, metodista, nada. Somos um em Cristo.

A palavra de Deus nos une, nos nivela diante de Deus e podemos agradecer ao Senhor. Também a palavra de Deus tem fortalecido a nossa vida. Sabe quantos suicídios há na Cidade de São Paulo? Quanta desgraça, quantos crimes, quanto derramamento de sangue, quanto furto, quantas coisas terríveis temos aqui nesta cidade, não somente nesta cidade, mas no Brasil? A situação moral e ética da nossa Pátria não é lá muito boa.

Nós precisamos, amados, divulgar a palavra de Deus. Não adianta combater esse ou aquele. Nós precisamos pregar a palavra.

O Apóstolo São Paulo, que estava preso em Roma - estava algemado a um soldado - escreveu ao seu filho Timóteo, filho espiritual: “Timóteo, os dias são ruins? Pregue a palavra. Há carestia? Pregue a palavra. Há crimes e derramar de sangue? Pregue a palavra. Há guerras? Pregue a palavra.

Então, meus amados, ao invés de criticar, precisamos pregar a palavra, difundir a palavra, porque a palavra de Deus é viva, é eficaz e mais penetrante do que qualquer espada de Gúmia, ela penetra até as juntas e medulas, ela serve para discernir as intenções mais íntimas do nosso coração. A palavra de Deus fala, a palavra de Deus tem esse grande poder.

Nós vemos que a Bíblia tomou parte, como combustível insubstituível, nos grandes avivamentos.

No Século XVI a situação do mundo, espiritual e economicamente, não era das melhores. Então Lutero traduziu a Bíblia dos originais para o alemão corrente. E muitos perguntavam: “Qual é a reforma de Lutero?”

Creio que o principal da reforma luterana foi ele traduzir a Bíblia na linguagem do povo e a Bíblia realizou a grande revolução. Aliás, ela continuou trabalhando.

No Século XVIII a situação da França era a mais terrível e nebulosa que vocês podem imaginar. A guilhotina na França trabalhou. Nada menos que 500 mil pessoas foram decapitadas na guilhotina. Na Inglaterra, a situação inglesa era a mesma da França. A mesma degradação, as mesmas profanações, os mesmos pecados. Na França houve um mar de sangue. Na Inglaterra não houve uma gota de sangue.

João Wesley, com seu clube santo, conseguiu reunir o povo para oração. Eles começaram a orar e a divulgar a palavra de Deus. Depois de algum tempo a Inglaterra estava modificada. Todos aqueles pecados, todas aquelas abominações, todas aquelas tragédias, tudo aquilo desapareceu.

Um escritor atual que tive oportunidade de ler disse que na época de Wesley até a moda feminina, até os cosméticos, tudo foi transformado pelo poder da palavra. Wesley viajava a cavalo, às vezes viajava de carruagem, mas a maior parte do tempo a cavalo. E aquele homem sentado no cavalo pregava a palavra, lia o seu novo testamento grego. Quando chegava nas cidades, o povo se juntava para ouvir a palavra de Deus.

Então, amados, o pecado foi praticamente banido da Inglaterra pelo trabalho, pelo esforço de João Wesley, uma das maiores revoluções de que o mundo teve conhecimento, sem derramar sangue, só no poder da palavra e nós precisamos pregar a palavra.

Quando os ingleses tinham as suas colônias na América do Norte houve alguma perseguição na Inglaterra aos crentes, principalmente presbiterianos. Eles resolveram então imigrar para as colônias americanas e começaram a trabalhar. Eram os pais peregrinos. Hoje talvez a situação americana seja outra, mas no passado, naquela colonização, a palavra de Deus era o fundamento de cada pessoa, de cada lar. Amados, e como Deus trabalhou. E os Estados Unidos se tornaram nessa nação pujante, nessa nação forte, tudo por causa da palavra de Deus.

Um senhor que foi meu professor no seminário esteve nos Estados Unidos e disse, citando a palavra de Deus: “Como é bom o povo que tem como fundamento a palavra de Deus.”

O Brasil foi colonizado por degredados. Mais ou menos 400 pessoas que não tinham lugar nas prisões de Portugal vieram colonizar o Brasil.

Sabemos que quando da invasão holandesa, Maurício de Nassau criou em Olinda uma universidade. Com pouco tempo estabelecido lá, fundou uma universidade. Portugal trabalhou na Guiné Bissau quatro séculos. Quando Portugal saiu - Guiné Bissau alcançou a libertação - 17 pessoas haviam se formado em curso superior. Por aí se vê a diferença. Qual foi a diferença? O que influenciou? A palavra de Deus.

Então, amados, nós estamos empenhados nesse trabalho. Nós queremos que a Bíblia esteja ao alcance de qualquer pessoa, da mais humilde à mais douta. A palavra de Deus tem que ser uma para todos. Por isso estamos lançando a Bíblia. Por isso trabalhamos na divulgação da palavra de Deus. Vemos que onde a Bíblia predomina, o analfabetismo vai para trás. Vemos, também, que quando a pessoa tem a palavra de Deus no coração, procura ter um trabalho definido, quer estudar, quer progredir. E vemos que tudo vai progredindo. A palavra de Deus vai iluminando, a palavra de Deus, como diz o próprio Salmo 119: “Lâmpada nos meus pés é a Tua palavra e luz para o meu caminho”.

Meus amados, por isso estamos aqui reunidos, agradecidos à Presidência da Assembléia Legislativa do nosso querido Estado de São Paulo, falando sobre a Bíblia e divulgando a palavra de Deus. Damos graças a Deus por essa liberdade, por essa liberalidade do Sr. Presidente.

Muito obrigado e que Deus abençoe a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - PRB - Neste momento vamos assistir à apresentação da cantora Mary Petre, que vai cantar um hino em louvor ao nosso Deus.

 

A SRA. MARY PETRE - Boa-noite a todos. Que Deus nos abençoe nesta noite especial. Para mim é um privilégio muito grande participar deste dia histórico. Primeiramente, agradeço a Deus, e também ao Pastor Martins, que me fez esse convite.

Que Deus nos abençoe através dessa canção, porque a palavra de Deus tem todo o consolo que o ser humano precisa. Amém.

 

* * *

 

-  É feita a apresentação musical. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - PRB - Parabéns à cantora Mary Petre. É uma maravilha a palavra de Deus, as canções. É realmente um regozijo para nossa alma e é assim que deve ser.

Convidamos agora para fazer uso da palavra o Reverendo Rudi Zimmer, diretor executivo da Sociedade Bíblica do Brasil.

 

O SR. RUDI ZIMMER - Excelentíssimo Deputado Gilmaci Santos, propositor desta sessão solene de comemoração ao Dia da Bíblia e do anúncio do lançamento do Ano da Bíblia em 2008; Sr. Deputado Waldir Agnello, vice-Presidente desta Casa e diretor membro da Assembléia Administrativa da Sociedade Bíblica do Brasil; Srs. Deputados, Sras. Deputadas presentes; Sr. presidente da Sociedade Bíblica do Brasil, Pastor Enéas Tognini; demais diretores, autoridades civis, militares e religiosas; estimados colegas; funcionários da Sociedade Bíblica do Brasil; irmãs; irmãos e amigos, graça e paz do nosso Senhor Jesus Cristo, Amém.

A celebração do Dia da Bíblia vem de longa data, na verdade, desde o Século XVI, quando começou a ser celebrada na Grã-Bretanha. No Brasil, a data começou a ser celebrada em 1850, porém a primeira manifestação pública a respeito aconteceu quando foi fundada a Sociedade Bíblica do Brasil, em 1948. E essa manifestação ocorreu junto ao Monumento do Ipiranga, aqui em São Paulo.

Em 19 de dezembro de 2001, por iniciativa da Sociedade Bíblica do Brasil e com o apoio do Ministro da Cultura, à época, Francisco Weffort, o então Presidente Fernando Henrique Cardoso sancionou a Lei nº 10.335, instituindo a celebração do Dia da Bíblia no segundo domingo de dezembro em todo o território nacional. A celebração do Dia da Bíblia, portanto, também tem a chancela oficial.

A celebração deste ano, porém, reveste-se de um significado muito especial, pois dará início às festividades do Ano da Bíblia, que se estenderão por todo o ano de 2008.

Em 2008, a Sociedade Bíblica do Brasil celebrará 60 anos de existência, praticamente o período da vida de uma pessoa. O ano de 2008 também marca os 200 anos desde a abertura dos portos brasileiros, declarada por D. João VI, rei de Portugal e do Brasil, o que permitiu a produção e o envio das primeiras 15 mil escrituras sagradas da Inglaterra para o Brasil.

Em vista disso, a Sociedade Bíblica do Brasil está convidando as igrejas, os líderes das igrejas, as entidades apoiadoras das igrejas, os cristãos, de modo geral, e toda a sociedade brasileira a celebrar o ano de 2008 como o Ano da Bíblia. Milhares de pessoas já estão mobilizadas, dando apoio a essa iniciativa que objetiva, acima de tudo, incentivar as pessoas a lerem as escrituras Sagradas para descobrirem, ou redescobrirem, o seu valor para suas vidas.

Estamos, portanto, muito agradecidos ao Sr. Deputado Gilmaci Santos e à Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo por associar-se à Sociedade Bíblica do Brasil e aos cristãos brasileiros na celebração do Dia da Bíblia e no lançamento do Ano da Bíblia.

E para orientar a celebração do Dia da Bíblia e todas as festividades relacionadas ao Ano da Bíblia, foi escolhido o texto do profeta Isaías, capítulo 40, versículo 8: “A palavra do nosso Deus dura para sempre.”

O contexto dessa passagem é de fraqueza, vulnerabilidade, de fragilidade, de transitoriedade e efemeridade, de desânimo e desesperança, tudo isso que se abate sobre o ser humano quando ele se dá conta de que não passa de uma criatura passageira neste mundo. É assim que o profeta Isaías descreve essa fragilidade nos versículos anteriores ao nosso texto. Ele diz: “... todos os seres humanos são como a erva do campo e toda a força deles é como uma flor do mato. A erva seca, e as flores caem quando o sopro do Senhor passa por elas. De fato, o povo é como a erva. A erva seca, a flor cai...”

Historicamente, o povo a que o profeta se dirige está no fim do período do Exílio. Neste tempo, mais do que nunca eles haviam experimentado que o ser humano é como erva e flor, que ali estão por pouco tempo, mesmo a sua força e beleza duram muito pouco. Por isso mesmo os verbos, eu preciso usar, sou estudioso do Antigo Testamento, preciso apelar para o hebraico, ele diz, esses verbos usados aqui no original, descrevem essa fragilidade, simplesmente dizendo como as coisas são, sem precisar provar.

A fragilidade humana não precisa ser provada. Precisaríamos nós provar que a fragilidade do ser humano? Creio que a maioria de nós já viu e acompanhou, como eu pessoalmente acompanhei algum ente querido, particularmente acompanhei uma esposa, ou alguém acompanhou um pai, uma mãe, talvez um filho, uma filha, a esposa, um marido, que era uma pessoa cheia de vida, exuberante, alegre, mas de repente secou, murchou, como a erva do campo, e a flor do mato.

É em contraste com esta fragilidade que o profeta conclui, mas a palavra do Senhor dura para sempre. Esta é a grande ênfase do profeta Isaías em contraste com a fragilidade humana: a palavra do nosso Deus dura para sempre. E aqui, novamente preciso apelar para o original. O verbo original (o imperfeito Yakum) descreve o que é verdade para todos os tempos. E isso se traduz no português pelo presente.

 A palavra de nosso Deus dura, está de pé, permanece, subsiste para sempre. E isso é verdade para todos os tempos. Nada pode destruir a palavra de Deus, ou contrapor-se à palavra de Deus. Ela é uma palavra eficaz. Ela é uma palavra com poder. Assim foi no passado, é no presente, e será no futuro. Ela afinal procede do todo poderoso Deus, que é incomparável no seu poder e força demonstrado quando criou o mundo e quando através da morte e da ressurreição do seu filho amado Jesus Cristo, salvou a humanidade, salvou os perdidos, os oprimidos, os cegos, os fracos, enfim, toda a humanidade.

Eis porque tomamos esta palavra para orientar a celebração do ano da Bíblia.

Handel, o famoso compositor, abre o seu oratório “O Messias”, com as palavras de Isaías 40.1, no começo de nosso trecho: “Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus”. Sem dúvida Handel começou assim o seu mais famoso oratório, porque estava convicto que a palavra do nosso Deus está de pé. Ela dura, ela permanece para sempre.

Com essa mesma convicção, queremos celebrar o Ano da Bíblia e ressaltar para o povo cristão e todo o povo brasileiro, o valor eterno da palavra de Deus, na Bíblia Sagrada.

Na celebração do Ano da Bíblia em 2008, que inicia com esse dia da Bíblia aqui celebrado, o desafio é levar o povo cristão e por extensão o povo brasileiro a redescobrir ou descobrir no contato com a palavra de Deus com a Bíblia, o poder transformador e renovador da palavra viva de Deus.

Estamos certos que quando as pessoas entrarem em contato com a Bíblia, e todo nosso esforço nesse ano será para que não apenas adquira, ou pegue uma Bíblia, mas abra a Bíblia.

Quando isso ocorrer, certamente haverá transformação, haverá renovação pessoal, haverá transformação e renovação das famílias. Haverá transformação e renovação das igrejas, haverá transformação e renovação das comunidades em que vivemos, com a promoção da paz, da harmonia e do amor entre as pessoas, com reflexos decisivos para o bem estar do nosso país.

Sua Exa. Deputado Gilmaci Santos, e demais Deputados aqui presentes, irmãs, irmãos, o seu apoio nos honra. O seu apoio honra a Deus. Seu apoio com sua presença aqui confirmam o seu envolvimento, com a celebração do Dia da Bíblia, e com as festividades do ano da Bíblia em 2008.

Isto é um testemunho e uma afirmação do valor e da importância da Bíblia em suas vidas. E esperamos que tal testemunho, e afirmação tomem conta de todo o povo cristão, e do povo brasileiro, no ano da Bíblia em 2008.

Muito obrigado. (Palmas.)

Gostaria de aproveitar e entregar uma Bíblia, em reconhecimento ao Deputado Gilmaci Santos, por ter proposto esta sessão, uma Bíblia recém saída, ainda tem cheirinho de nova, a Bíblia da liderança cristã, que certamente poderá ajudá-lo em seu papel de líder. (Palmas.)

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - PRB - Obrigado, Reverendo. Que Deus o abençoe muito mais ainda. Deputado José Bruno, esta é de ouro, por dentro e por fora, principalmente por dentro.

Esta Presidência agradece a presença de todos os senhores, os pastores, presbíteros, diáconos, obreiros, missionários, membros das variadas denominações que se fazem presentes, a todos os senhores que aqui não pude nomear, mas agradecer de coração a presença de cada um aqui na Assembléia Legislativa, abrilhantando mais ainda esta Sessão Solene. Que Deus abençoe muito a vida dos senhores.

Agradecemos também aos funcionários desta Casa, à TV Assembléia que está fazendo a cobertura deste evento, aos nossos colaboradores, pessoal do nosso gabinete, que muito se empenharam para que esta Sessão Solene se realizasse da melhor maneira possível - Anselmo, Mauro, Cecília, Priscila, Raimundo, Renato, Roberto, Rômulo, Vivian, Luís, enfim, todos, à Dona Yeda, sempre presente, que sem ela a sessão não teria este êxito.

Gostaria de chamar, para mais uma apresentação, a cantora Mary Petre, com mais um hino, que faz bem para o nosso coração e para nossa alma.

 

* * *

 

-  É feita a apresentação musical.

 

* * *

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - PRB - “O meu povo está sendo destruído porque lhe falta o conhecimento.” Essa é a palavra de Deus. Oséias 4:6.

É o que temos presenciado ao longo dos tempos e, a cada dia, está mais presente. Não somente o povo de uma forma geral, mas também o povo de Deus, o povo escolhido. Cada dia que passa, o povo está sendo oprimido e destruído. Quando a Bíblia fala sobre a falta do conhecimento, não se refere ao conhecimento deste mundo, ter um diploma universitário, ser PHD em alguma matéria. Vejo que falta o conhecimento de Deus, da palavra de Deus. Pela falta desse conhecimento, as pessoas têm sido destruídas, não têm lutado para fazer valer os seus direitos.

Creio, Reverendo, que no ano de 2008, ano da Bíblia, com o incentivo da Sociedade Bíblica do Brasil, será levado ao maior número de pessoas do nosso Estado, do nosso País, a leitura da Bíblia. Com isso, essas pessoas receberão o conhecimento que lhes falta. As pessoas adquirindo esse conhecimento, nosso País será bem diferente, será bem melhor, porque o homem tomara ciência dos seus direitos, que não estão apenas na Constituição do nosso País, no Código Civil, ou qualquer outro.

Aquele que serve a Deus, aquele que tem uma vida com Deus também tem os seus deveres. Mas tem, principalmente, direitos. As pessoas, porém, não têm conhecimento desses direitos. Por isso, estão sofrendo. Por essa razão, estamos vendo nosso País quase como na época de Josias: o pecado, a destruição de todas as formas. Quando o homem passar a ler a Bíblia, ele vai descobrir que tem direitos, que não precisa viver doente, em situação de miserabilidade, com a família destruída.

Estão escritos na Bíblia todos seus direitos. Basta apenas ele procurar, entender e fazer por onde aconteça isso na sua vida. Isso vem pela leitura da Bíblia, vem pelo conhecimento da Bíblia.

Nós que aqui estamos somos testemunhas disso. Creio que a maioria aqui, como eu, é testemunha de que, realmente, a palavra de Deus pode transformar a vida do ser humano. Foi o que aconteceu comigo.

Na Bíblia, encontramos a história de muitos homens valentes, de fé, que fizeram a história com atitudes. O meu nome não faz parte da história da Bíblia, mas minha história está relacionada à Bíblia, porque, antes de conhecer a Bíblia, eu era uma pessoa. Depois que a conheci, eu me transformei em outra pessoa.

Se estamos aqui hoje, é graças à palavra de Deus, essa mesma palavra que, em 2008, estaremos levando às pessoas. “Um dia conhecereis a verdade, e ela os libertará”. Nós a conhecemos e fomos libertos dos grilhões do inferno, para hoje estarmos aqui glorificando em nome do nosso Senhor.

É isso que queremos que venha a acontecer em 2008. Que a palavra de Deus alcance não somente as pessoas que se encontram dentro das igrejas, mas também as que estão fora. Essas pessoas talvez estejam sedentas, necessitadas do conhecimento da palavra de Deus.

Louvado seja Deus, pela iniciativa da Sociedade Bíblica do Brasil de levar esse conhecimento. No final de 2008, tenho a mais absoluta certeza, Reverendo, quando formos fazer um balanço, vamos ver que nosso País estará bem melhor, porque estará operando, salvando, trabalhando e transformando vidas, graças à sua palavra.

Que Deus abençoe a todos!

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades, aos funcionários desta Casa e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade e convida a todos para uma visita à exposição da Sociedade Bíblica do Brasil e um coquetel no Hall Monumental.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 54 minutos.

 

* * *