10 DE OUTUBRO DE 2008

046ª SESSÃO SOLENE COM A FINALIDADE DE COMEMORAR O “QUINQUAGÉSIMO ANIVERSÁRIO DA IGREJA CRISTÃ PENTECOSTAL DA BÍBLIA NO BRASIL”

 

Presidente: JOSÉ BITTENCOURT

 

 

RESUMO

001 - JOSÉ BITTENCOURT

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Comunica que esta sessão solene foi convocada pelo Presidente Vaz de Lima, a requerimento do Deputado José Bittencourt, na direção dos trabalhos, com a finalidade de homenagear a Igreja Cristã Pentecostal da Bíblia no Brasil, pelo transcurso de seu 50º Aniversário. Convida o público a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - Presidente JOSÉ BITTENCOURT

Ressalta a importância e o significado espiritual do evento. Faz saudação ao Presidente Vaz de Lima.

 

003 - SÓLON DINIZ CAVALCANTI

Dirigente da Igreja Cristã Pentecostal da Bíblia no Brasil, faz reflexão religiosa sobre a citação do Êxodus. Enaltece a responsabilidade da instituição, a luta diária e a consciência de seus fiéis na obediência dos ensinamentos bíblicos.

 

004 - ÉLIO RIBEIRO DE OLIVEIRA BARROS

Faz oração.

 

005 - Presidente JOSÉ BITTENCOURT

Anuncia autoridades presentes.

 

006 - ÉLIO RIBEIRO DE OLIVEIRA BARROS

Bispo da Igreja Cristã Pentecostal da Bíblia no Brasil, recorda citações sobre o desenvolvimento econômico e a decadência moral. Ressalta o papel da instituição na tentativa de recuperar a Humanidade. Contesta argumentos que visam "negar a idéia de Deus". Faz retrospecto sobre a viagem do homem à Lua, as pesquisas espaciais e científicas. Argumenta que certos fenômenos físicos desafiam o entendimento humano, para os quais "a solução é divina". Faz referências bíblicas. Fala da força do Espírito Santo.

 

007 - Presidente JOSÉ BITTENCOURT

Relata debate promovido pela TV Assembléia. Lembra declaração do físico Steiner.

 

008 - LÍRIO JOÃO NAVAS

Bispo da Igreja Cristã Pentecostal da Bíblia no Brasil, tece considerações a partir do profeta Isaías. Louva a trajetória do fundador da ICPBB, Epaminondas Silveira Lima. Recorda os seus 43 anos de fidelidade à instituição.

 

009 - Presidente JOSÉ BITTENCOURT

Informa a realização de ato da ICPBB. Anuncia número musical, pela cantora Tati Moura.

 

010 - RONALDO MONTEIRO

Vice-Presidente da Igreja Cristã Pentecostal da Bíblia no Brasil, agradece ao Presidente Vaz de Lima. Faz referências à liberdade religiosa no Brasil. Afirma que sua experiência pessoal fortalece a sua ligação com a instituição. Louva os ideais dos fundadores da ICPBB.

 

011 - NATALINO DE JESUS BISAGATI

Presidente da Igreja Cristã Pentecostal da Bíblia no Brasil, faz louvação pela efeméride. Elogia as múltiplas atividades dos pastores. Faz histórico sobre a igreja que preside. Lembra a participação de missionários americanos. Faz reflexão religiosa, a partir de textos do profeta Matheus.

 

012 - JOSÉ BITTENCOURT

Lembra a passagem do Ano Novo Judaico. Recorda a herança teocêntrica do pensamento judaico-cristão.

 

013 - JOÃO DO NASCIMENTO GAMA

Faz benção apostólica.

 

014 - NATALINO DE JESUS BISAGATI

Anuncia homenagem ao Deputado José Bittencourt, com a entrega de placa, feita por sua esposa, a missionária Cleide Bisagati.

 

015 - Presidente JOSÉ BITTENCOURT

Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. José Bittencourt.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PDT - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

               O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PDT - Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, meus cumprimentos. Esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Vaz de Lima, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de homenagear a Igreja Cristã Pentecostal da Bíblia no Brasil pelo transcurso do seu 50º aniversário.

Para nós, é uma grande alegria recepcionar todos os pastores, pastoras e bispos, e estarmos no Parlamento de São Paulo, o maior Parlamento estadual da América Latina, para homenagear esta igreja que tem uma história relevante no cenário evangelístico nacional.

Anuncio a presença dos eminentes bispos que formam a nossa mesa: Lírio João Navas, Élio Ribeiro de Oliveira Barros, Ronaldo Monteiro, e Natalino de Jesus Bisagati. (Palmas.)

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PDT - Eu conversava com os bispos que compõem a mesa sobre a importância de estarmos aqui presentes enquanto igreja, enquanto Corpo de Cristo, neste local sagrado da democracia de São Paulo, onde acontecem as maiores discussões, os maiores embates e as maiores decisões para o destino do Estado de São Paulo, o maior e mais pujante estado da nossa Federação. É importante que a Igreja de Cristo esteja presente. Não é somente uma Sessão Solene, que tem o cumprimento das formalidades regimentais, mas o significado espiritual pela presença dos senhores neste Parlamento.

Temos a satisfação e a alegria de estarmos presidindo este Parlamento neste momento. O Presidente Vaz de Lima é nosso irmão da Igreja Presbiteriana, da qual somos derivados. Os senhores são extensão do presbiterianismo no Brasil. Desde os primeiros momentos em que conversamos com o nosso irmão, Bispo Natalino, manifestamos esse desejo de recepcionar os senhores líderes dessa igreja, que é tão marcante no cenário evangelístico brasileiro, de tal modo que manifestamos a nossa gratidão ao Senhor.

Queremos registrar as seguintes presenças: Pastor Sólon Diniz Cavalcanti, dirigente da Igreja Cristã Pentecostal da Bíblia no Brasil, no Parque Barreto, em Arujá; a cantora Tati Moura; o eminente Bispo Carlos Minosi, da ICPBB de Santa Clara; o Bispo João do Nascimento Gama, da ICPBB de Bebedouro; e a missionária Ilda Boro Venelli, líder nacional da União Feminina. Queremos falar da importância da liderança feminina na igreja. As mulheres precisam participar mais ativamente na obra de Deus. Percebemos igrejas no Brasil abrindo oportunidade para o ministério feminino, o que é muito importante. Ai de nós, homens, estaríamos perdidos se não fosse a ajuda das mulheres! (Palmas.)

Gostaria de apresentar os pastores regionais William Donizete da Cunha, de Osasco e João Gama, do litoral. Solicito que todos os pastores regionais fiquem de pé. Palmas para esses ilustres irmãos! (Palmas.)

Registramos também a presença do vereador reeleito de Arujá, José Orlando, e de sua esposa. Deus o abençoe e parabéns pelo processo de reeleição. Também está presente entre nós um dos pastores mais antigos da ICPBB, Geraldo Cassimiro Pereira. Deus o abençoe, Pastor Geraldo! Registramos a presença do Pastor Izael Mariano, de Diadema, da ICPPB do Brasil. (Palmas.)

Vamos ouvir o Pastor Sólon Diniz Cavalcanti, dirigente da Igreja Cristã Pentecostal do Brasil, do Parque Barreto, Arujá.

 

O SR. SÓLON DINIZ CAVALCANTI - A paz e a graça, irmãos. É com muita alegria que estamos hoje nesta solenidade. Quero trazer uma breve reflexão para a igreja do Senhor. No Capítulo 25, do livro de Êxodo, temos o início da construção do tabernáculo. Temos Moisés fazendo as coisas conforme o modelo que Deus havia lhe mostrado no monte. Após a criação da Arca, o primeiro móvel que foi construído foi a mesa do tabernáculo, onde estão aqueles pães que saciaram a fome de Davi. O verso 30 do Capítulo 25 diz: “E sobre a mesa porás o pão da proposição perante a minha face continuamente.”

Esta mesa, assim como todo tabernáculo, faz parte das sombras do Antigo Testamento, da tipologia, das alegorias, das figuras que tanto ensinamento trazem para as nossas vidas nos dias de hoje, à luz do Novo Testamento. Aqui fala de uma mesa e, sobre ela, de pães.

O Apóstolo Paulo diz, em 1 Coríntios 10, que somos este pão, que somos o único pão. Um pão e, agora, peço que os irmãos me permitam, mas com toda reverência e permissividade que tem um filho, por chamar o Grande Pai de o Padeiro do Universo. Um pão feito pelas mãos do próprio Deus: esta é a igreja do Senhor: o pão da proposição que está perante a sua face. São duas coisas extremamente importantes neste verso 30, de Êxodo 25.

Primeiro, que existe um pão de proposta - pão da proposição -, que há uma proposta de Deus para este mundo. E é este o pão. A Igreja Pentecostal da Bíblia é uma proposta de Deus para o mundo, feita com a fina flor da farinha e mesclado ao olho do Espírito Santo. Uma proposta pentecostal pura e simples que pode saciar a fome deste mundo; não apenas a fome de São Paulo e do Brasil, mas uma proposta profética para o mundo. É isso que Deus tem para nós.

Diz aqui que este pão não é apenas uma proposta pura, de uma fina flor de farinha regada pelo azeite puro do espírito, mas o mais importante é que é uma proposta que está continuamente perante a face de Deus. Não somos um pão solto ao léu, que passa de mão em mão, mas estamos diante de uma mesa coberta de ouro, com bordaduras de santidade, e na presença do Deus altíssimo. São cinqüenta anos na sua presença, apontando para uma eternidade: uma proposta pura e concreta para saciar a fome deste mundo.

Isto é a Igreja Pentecostal da Bíblia, o que Deus tem para São Paulo e Brasil. Esta é a responsabilidade que o Senhor nos entregou, e não um pão imundo como daqueles sacerdotes que desprezavam a mesa do Senhor, de forma alguma, mas um pão tratado com cuidado e que tem o amparo das mãos do Senhor. Não é um pão feito de qualquer maneira, mas um pão que, às vezes, parece que está sendo revirado de cabeça para baixo. Às vezes, algumas turbulências acometem a igreja do Senhor como se o mundo estivesse virando de cabeça para baixo, mas na verdade é porque o padeiro zeloso e cuidadoso não quer um pão que seja tostado e queimado de um lado, e cru de outro lado. De vez em quando ele tem de, com as suas mãos santas e carinhosas, virar este pão para fora, para o exterior: para as brasas das aflições do dia-a-dia, das lutas no nordeste, no sul, no centro, lutas que a sua igreja tem passado por todos os cantos deste país e que apontam para as lutas que teremos.

Com certeza, essas lutas, como brasas, servem apenas e unicamente para dar formato, cor e sabor a este pão. Não somos um pão assado demasiadamente, nem cru, por outro lado. Somos um pão que alguns podem achar até que as coisas poderiam estar mais apressadas, mas estamos chegando no ponto. Vamos ao tempo de Deus, de acordo com o calor do forno das aflições, trazendo as marcas de Cristo, mas em tudo o seu nome sendo honrado e glorificado.

Isso é o que temos continuamente na presença de nosso Deus. Temos sim orgulho no sentido de consciência, daquilo que Deus tem nos chamado a fazer, da proposta que Deus quer que sejamos para este mundo. Uma proposta limpa e não um pão imundo e misturado com este mundo, mas um pão puro, limpo, bem assado e feito no forno das aflições, e no calor do Espírito Santo de Deus.

Que o Senhor seja louvado. Com a permissão dos reverendíssimos e do nosso presidente, gostaria de encerrar com uma palavra de oração. Gostaria que ficássemos todos em pé, e que o nosso bispo mais veterano pudesse fazer essa oração profética desta proposta que Deus tem para o mundo: um pão chamado Pentecostal da Bíblia. Louvado seja o Senhor.

 

O SR. ÉLIO RIBEIRO DE OLIVEIRA BARROS - Oremos nós todos, irmãos. Amado Pai, damos-te graças pelo privilégio deste momento, congregados nesta Casa que nos recebe, te louvamos, Senhor, pela Igreja Cristã Pentecostal da Bíblia do Brasil. Louvamos-te por toda a tua graça e subsistência, e pedimos, Pai, nesta hora, que intervenhas. Pai, o mundo passa nesse instante por aflição e perplexidade. Os homens em angústia não encontram horizonte para si mesmos. Mas, Pai, cremos em ti na grande esperança do Cristo Vivo, que há de abençoar a sua igreja. Aos homens que estão em eminência, que estão na direção deste país, dai-lhes graça, sabedoria e entendimento para contornar os problemas que se apresentam e para que o simples, o pobre, o mais desprovido não sofra, Senhor. Pai, tenha misericórdia de nós.

Em nome de Jesus, te damos graças, Senhor, pelo Pastor José Bittencourt, nobre Deputado nesta Assembléia; pelo Pastor Vaz de Lima, Presidente desta Assembléia; e aos demais integrantes que nos têm dado essa receptividade. Abençoa a vida de cada um deles. Senhor, sê com eles em nome de Jesus e para a tua glória. Amém. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PDT - Palavras bonitas do Pastor Sólon Diniz Cavalcanti, e oração feita pelo Bispo Élio Ribeiro de Oliveira Barros. Os irmãos pastores - líderes e diretores nacionais da ICPBB de várias regionais - que estão chegando podem ficar a nossa direita.

Registramos a presença do Pastor João Pedro Martins Garcia, da ICPBB do Jardim Marilene, Diadema; do Sr. Udine Verardi, representando o nobre Deputado Antonio Salim Curiati, nosso amigo e decano desta Casa; do Delegado Eduardo Castanheira, representando o Delegado Geral de Polícia, Dr. Maurício José Lemos Freire, que merece a nossa interseção e nossa oração. O Secretário de Segurança Pública, Dr. Marzagão, e o Governador do Estado são ilustres autoridades que também precisam das nossas orações.

Queremos acusar o recebimento de agradecimento do Presidente da Câmara Municipal, Antônio Carlos Rodrigues, endereçado ao Presidente desta Casa, Deputado Vaz de Lima, homenageando e parabenizando os 50 anos de existência das ICPBBs no Brasil.

Com a palavra o Bispo Élio Ribeiro de Oliveira Barros. (Palmas.)

 

O SR. ÉLIO RIBEIRO DE OLIVEIRA BARROS - Pessoalmente já agradeci ao Deputado, Pastor José Bittencourt, ao Presidente desta Casa, Deputado Vaz de Lima, por essa oportunidade.

Minha palavra será breve. Bom seria que todos os segmentos da sociedade brasileira, em todos os níveis, Legislativo, Executivo e Judiciário, o povo de forma geral, seguisse o exemplo desta Casa, prestigiando a Igreja. Com isso, haveria uma melhora no sentido geral, não só no Brasil, mas mundialmente.

Em 1993, uma revista de grande circulação nacional, ao comemorar 25 anos, convidou uma personalidade americana para escrever um artigo, que seria publicado numa edição especial. Esse personagem era Zbigniew Brzezinski, chefe do Conselho de Segurança Nacional, no Governo Jimmy Carter, que escreveu: “O século passado foi um dos séculos de maior progresso científico e tecnológico sem precedentes. Saltos no conhecimento foram dados na medicina, comunicações, enfim, em todos os segmentos sociais, o progresso foi muito grande, relevante.” Mas ele lamentava um outro aspecto. Contrapunha-se a essa grande verdade, esse progresso tecnológico-científico, uma decadência moral. Diz ele que o século passado, e por que não dizer esse século que se inicia, tem sido o mais sangrento da história humana: guerras dizimando milhares, o crime solapando o mundo inteiro. Não que não sejam eficientes os poderes de segurança pública. Não, mas são problemas que extrapolam, escapam ao controle. E é nesse aspecto que a igreja tem que ser prestigiada para colaborar, recuperar, dar chance àqueles que estão sem horizonte, sem fé.

Nos dias atuais é inequívoco que se procura destruir a idéia de Deus. De muitas formas a ciência, principalmente sem fundamentação comprovada, sem fundamento real, concreto, tem dito que Deus se tornou uma peça obsoleta. Estão tentando destruir a fé, desarraigar a fé, porque a ciência não tem base para dizer da inexistência de Deus. Seriam muitas. Poderia citar alguns detalhes que corroboram a verdade bíblica, insofismável, como a densidade demográfica do mundo, que está num nível condizente com as épocas descritas no livro de Gênesis a partir do dilúvio. Poderia falar do campo magnético da terra, que decai 50% num determinado período, também comprovando a veracidade do livro de Gênesis.

Outros detalhes, por exemplo, o pó cósmico que existe sobre a lua, satélite da terra. Em 1969, quando Apollo 11 levava os astronautas Armstrong e seus dois companheiros para pousarem naquele satélite, havia uma preocupação da Nasa porque eles receavam que a nave Águia, ao posar, desapareceria dentro do pó. Ledo engano. A camada de poeira na lua não ultrapassava cinco centímetros, e lá está a marca das botas de Armstrong. Isso comprova por que a teoria evolucionista diz que a lua tem cinco bilhões de anos, a mesma idade da terra. Mas, onde está esse pó cósmico? Lá não tem vento, não tem chuva, não tem mar para absorvê-lo. É uma das evidências da verdade bíblica.

Poderia citar outros detalhes. A ciência tem procurado de muitas formas destruir a fé em Deus, mas não tem conseguido. Alcança os mais simples; alcança os menos preparados ou menos avisados. Exemplificando, nos momentos de decepção que a ciência tem tido, a Nasa colocou em órbita da terra o famoso telescópio espacial Hubble, que em 1993 foi consertado, teve a sua lente principal trocada numa arriscadíssima missão. A ciência esperava que esse instrumento em órbita, até o momento antes do surgimento do LHC, Large Hadron Collider, o Hubble era o equipamento mais sofisticado criado pelo homem. Acontece que os dados trazidos ou transmitidos à Terra por esse satélite, por esse telescópio, foram desconcertantes para a ciência. Trouxe muito mais perguntas do que respostas. Trouxe muito mais dúvidas do que certezas.

Numa entrevista coletiva dada à imprensa, o chefe desse segmento, Hubble, Alex Filippenko, foi questionado: E agora, como é que fica? Ele disse: A solução divina é a seguinte: até o momento não se conseguiu derrubar a verdade bíblica, a verdade relatada nas Escrituras Sagradas.

Além disso, aí está o homem com um novo equipamento supersofisticado, que já mencionei, o LHC ou acelerador de partículas, que custou 20 anos de trabalho, mais de oito bilhões de dólares, tem um perímetro de 27 quilômetros nas fronteiras da França e da Suíça. Fizeram a inauguração no mês passado, mas já houve um problema, pararam com sua pesquisa. Eles desejam descobrir uma partícula famosa, a partícula de Bóson de Higgs, que eles, não sei se por zombaria ou galhofa, tratam-na como a partícula de Deus. Não sei se a encontrarão. Não sei se a descobrirão. Não sei se chegará a realidade de que todo esse esforço tem sido inútil.

Jesus disse: ”Passarão os céus e a terra, mas as minhas palavras permanecerão para sempre.”

O homem jamais destruirá as Escrituras. Ela é verdadeira, verídica.

Para encerrar, quero citar alguns textos bíblicos. No livro de Salmo, capítulo 10, versículo 4: “O perverso por causa da sua soberba, não investiga. Todas as suas cogitações são não a Deus”. No Salmo, capítulo 14, versículo 1: “Disse o néscio no seu coração, não há Deus. Corrompe-se, fazem-se abomináveis em suas obras.” No livro 2 Tessalonicenses, capítulo 2, versículo 7: “O mistério da iniqüidade já opera, somente aguarda que seja afastado aquele que agora o detém.” O Espírito Santo, que está na igreja, tem detido por enquanto o desenrolar e a manifestação plena da impiedade. Estamos adentrando já nesta época. E, por último, provérbio 29:18: “Não havendo profecia, o povo se corrompe”. Deus os abençoe. Deus abençoe esta Casa e a este país!

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PDT - Parabéns, Bispo Hélio, pela manifestação em defesa da existência de Deus. Também, João Steiner, o grande astrofísico do nosso país. Aliás, um cientista de renome mundial que disse que não encontrou no universo prova da inexistência de Deus.

Estávamos num debate na TV Assembléia e fizemos essa indagação ao Dr. João Steiner sobre qual a prova da existência de Deus no universo. Ele me respondeu nesta negativa: “Não encontrei no universo a prova da inexistência de Deus”.

Em outras palavras, Deus existe e a prova está aí e não há como se furtar desta grande verdade. Olha que resposta do sábio, não é? Perguntei se tinha prova no universo da existência de Deus, e ele me respondeu dizendo que não encontrou prova da inexistência de Deus. O cientista afirmando categoricamente a existência de Deus é algo que aceitamos como princípio elementar. Deus existe e está acabado.

São pastores, bispos, que estão se manifestando neste ato solene, sempre relembrando aos senhores 50 anos de existência dessa Igreja no Brasil, que contribuiu sobremaneira para a consolidação e expansão da obra do Senhor no Brasil.

Daqui a pouco, ouviremos o Bispo Natalino falando sobre não só uma parte histórica, mas alguma coisa que Deus colocou no seu coração também a respeito dessa igreja.

Inclusive, tem uma lei de nossa autoria. Eu já passei ao conhecimento de todos os senhores sobre o dia 11 de outubro, dia onde se comemora no Estado de São Paulo o Dia da Igreja de Cristo Pentecostal no Brasil - ICPBB. Ficamos felizes com isso e desafio os senhores - e isso faço lá no âmbito da nossa jurisdição eclesiástica -, a se organizarem num aspecto social, porque no aspecto espiritual e eclesiástico temos uma organização.

Precisamos nos organizar socialmente com a documentação associativa necessária, com entidades revestidas de credibilidade formal, para cavarmos junto a autarquias secretarias e governo do Estado, o recurso necessário para aplicarmos também na obra social. Isso é fundamental.

Temos uma discussão, uma reflexão profunda para nos organizarmos do ponto de vista social, com organização social forte, com ONGs vinculadas ao trabalho social que já fazemos. Isso é fundamental.

Registramos a presença dos pastores Isael Mariano, de Diadema, e Arodi Fernandes dos Santos, do regional Oeste. Deus os abençoe! (Palmas.)

Teremos uma palavra breve com o Bispo Lírio. A seguir, ouviremos a cantora Tati.

Com a palavra o Bispo Lírio João Navas.

 

O SR. LÍRIO JOÃO NAVAS - Quero cumprimentar a todos com a paz do Senhor e dizer que há uma alegria muito grande em meu coração de estarmos aqui porque sou também fruto dessa obra da Igreja Cristã Pentecostal da Bíblia do Brasil.

Eu estava pensando em trazer aqui, depois dessas duas refeições substanciosas: o Pastor Sólon, a informação do computador humano do nosso ministério, e o Bispo Élio, uma sobremesa, uma pequena gelatina, aquela sobremesa mais simples que tem, mas só para externar a minha gratidão a Deus pela nossa Igreja.

Amamos a nossa Igreja de todo nosso coração. Quando falamos de igreja, falamos também do templo. Veio à minha mente Isaías, capítulo 56, que diz: “Senhor, a minha casa será chamada Casa de Oração para todos os povos”. A Igreja Cristã Pentecostal estabeleceu num templo também. Eu estava pensando em casa de milagres.

Nesses 50 anos, dos quais faço parte há 43, tive o prazer de conviver ao lado do fundador, Pastor Epaminondas Silveira Lima, que até há pouco tempo foi sua companheira a missionária Ada Silveira Lima. Tivemos esse grande privilégio de termos como pais na fé. Não fiz o seminário, mas sempre fui um estudioso, didático. Eu me formei em casa, mas tive o privilégio de ter dois orientadores como esses.

Sabemos grande parte, Pastor Natalino e Pastor Bittencourt, da história do nosso ministério por ter convivido com o pastor por pelo menos 15 anos. O que eu tenho visto durante esses 43 anos, foram os milagres acontecidos em nossas igrejas. Casa de milagres: Jesus, o Cabeça; nós, o corpo. Os milagres abundantes da cura dos enfermos. É importante que fique registrado. Salvação de milhares e milhares, não apenas o número de hoje de membros da Igreja Cristã Pentecostal da Bíblia, mas, talvez, multiplicado por cem, por mil, por duzentos. Graças a Deus pela presença de Jesus em nosso meio, pela Igreja que continua.

Eu disse, lá na minha congregação, que espero não estar no centenário porque estaria com muitas dores no corpo, com certeza. Mas sou feliz por ter participado do Jubilei de Ouro.

Que Deus abençoe a todos. Deus abençoe o Pastor José Bittencourt por esta grande oportunidade. Deus abençoe o nosso Bispo. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PDT - Sempre lembramos aos senhores que esta Sessão Solene faz parte dos atos comemorativos de 50 anos de existência dessa Igreja.

Amanhã, às 16 horas, todos estaremos numa mobilização de toda a irmandade no ginásio poliesportivo, no Ibirapuera, e, no Ginásio Mauro Pinheiro, aqui ao lado, também por ajuda do Deputado Vaz de Lima. Agradecemos ao Dr. Eduardo que nos atendeu bem.

Vamos agora ouvir um cântico, uma apresentação musical de adoração ao Senhor, pela cantora Tati Moura. (Palmas.)

 

A SRA. TATI MOURA - Estou muito feliz em estar aqui nesta manhã.

Quero agradecer a Deus, em primeiro lugar, por tudo que Ele tem feito por mim, e pelo privilégio de eu estar aqui para louvar e engrandecer o nome Dele.

Quero agradecer ao Bispo Natalino pela oportunidade, pelo convite de estar aqui louvando ao Senhor. É bom saber que tem servo do Senhor representando a igreja dele neste lugar.

Aquilo que o Senhor confiou em tuas mãos faça. Faça diferença nesta Terra. Amém! Reivindique direitos do servo do Senhor; do povo, na realidade. Que Deus continue te abençoando a cada dia.

Lá no Salmo 37:7, diz: “Descansa no Senhor e confia Nele”. No Salmo 46:7: “O Senhor dos exércitos está conosco. O Deus de Jacó é o nosso refúgio. Aquilo que o Senhor colocou em tuas mãos, vai, faz e confia Nele porque Ele vai a sua frente”. Amém! Aleluia!

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PDT - Esta foi a contribuição da cantora Tati.

Graças a Deus pelo louvor.

Ouviremos o Bispo Ronaldo Monteiro, vice-Presidente da Igreja Cristã Pentecostal da Bíblia no Brasil.

A palavra com o Bispo Ronaldo.

 

O SR. RONALDO MONTEIRO - Gostaria primeiramente de agradecer a Deus por este momento tão importante e significativo para a nossa igreja, a igreja de Cristo.

Permitam-me senhores agradecer de forma pessoal ao Presidente desta Casa, S. Exa. o Deputado Vaz de Lima, bem como o amigo, pastor e servo de Deus, nobre Deputado José Bittencourt.

Estava ouvindo os amados irmãos dizerem das grandezas de Deus e o espírito de Deus me trazia a importância deste momento quando pouco tempo atrás - cerca de um mês - um missionário amigo nosso, que hoje realiza missões num país árabe, mandou um e-mail dizendo da sua aflição quanto ao problema de alguém que havia estado com ele e por ter abraçado a fé num país muçulmano estava sendo condenado à morte. Em seu e-mail, pedia-nos de forma veemente que orássemos, que intercedêssemos a Deus porque toda sua família estava sendo constrangida a negar a fé em Cristo Jesus e a voltar ao estado natural do seu país.

Deus me fez lembrar disto neste local hoje escolhido por Deus onde estão as bases da democracia. Meu espírito saltou de alegria.

Digo à amada igreja aqui representada e aos senhores ilustres convidados: eu me senti completamente agradecido a Deus porque a nossa Pátria nos permite o livre culto ao Senhor Jesus. Isso me encheu de entusiasmo para dizer aos senhores que devemos cada dia mais orar para que esse estado de coisas seja permanente em nossa Pátria. Que possamos ter igrejas como a nossa, trabalhando cada vez mais para pregar a sã doutrina em todo momento, em todas as localidades desta Nação.

Amados, não quero me alongar na minha fala, mas há algo que preciso relatar acerca desta igreja, à qual tenho o privilégio de pertencer há 30 e poucos anos. Busquei uma frase que pudesse condensar todo o meu sentimento por esta igreja, que me deu tantas oportunidades, uma igreja onde pude construir todos os meus sonhos, uma igreja pautada pela verdade. Nunca houve um engano.

Perguntei a Deus o que eu poderia dizer acerca da minha igreja, e ao chegar aqui a frase que calou no meu coração não foi outra senão uma grande história de amor, a história de um lugar onde os nascidos, os naturais e aqueles que nos dão o privilégio de se somar conosco têm sido a história de uma grande mãe que recebe a todos com muito carinho e faz deles bons filhos, faz de cada um deles homens íntegros para a sociedade. Tudo isso somado, faz-me dizer que a despeito destes 30 e poucos anos que aqui estou, continuo apaixonado pela Igreja Cristã Pentecostal da Bíblia do Brasil. (Palmas.) Posso dizer que será um amor eterno e é por isso que eu gostaria que a amada igreja aqui representada pudesse, de uma forma bem real, amar esse ministério e entender que um momento como este é algo histórico e merecedor porque uma igreja nos moldes em que fomos criados é uma igreja que nos dias de hoje - não quero ter a exclusividade de dizer que ela é a única - tem nos honrado.

Posso dizer pela experiência pessoal e pela participação em ministérios até diferenciados em que temos oportunidade de estar, que quando me apresento como membro da Igreja Cristã Pentecostal da Bíblia do Brasil, tenho sido recebido com honra e é por isso, amados irmãos, que eu louvo primeiramente ao grande Senhor por fazer parte desta família tão feliz e abençoada que é a Igreja Cristã Pentecostal da Bíblia do Brasil.

Nosso muito obrigado a todos vocês, lideranças do nosso ministério, pessoas que têm sido verdadeiramente vasos de bênçãos separados para que esta igreja possa continuar preservando a sã doutrina, preservando os ideais dos nossos fundadores.

Encerro estas palavras dizendo: agradeço a pessoas como o nosso amado irmão Pastor José Bittencourt, que mesmo não fazendo parte do rol da membresia desta igreja, tem nos honrado, tem se pronunciado sempre com carinho e respeito pela igreja e é por isso que eu louvo a Deus por sua vida.

Tenho certeza de que a exemplo dele, outros têm se levantado com o mesmo testemunho.

Por isso, orgulha-te meu amado pastor, amada irmã, de pertencer a tão honrosa igreja.

Em nome de Jesus, o meu muito obrigado a todos.

A paz do Senhor. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PDT - Estamos nos encaminhando para a palavra final do nosso bispo, Sua Eminência Reverendíssima Bispo Natalino de Jesus Bisagati, presidente nacional da Igreja Cristã Pentecostal da Bíblia no Brasil.

 

O SR. NATALINO DE JESUS BISAGATI – Bom dia! A paz do Senhor Jesus a todos.

Este é um momento de muita alegria e dizer isto é apenas repetir o que já ouvimos e o que sentimos neste lugar. O Deputado José Bittencourt disse que estamos num lugar mais solene, já nos prevenindo. Então, há uma alegria do céu sobre as nossas vidas nesta manhã, certamente, em cada vida, em cada coração. Nosso agradecimento ao Exmo. Sr. Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, o Reverendo Vaz de Lima, pessoa que conhecemos de algum tempo. Conheci-o em Barretos através da nossa Igreja, há alguns anos, e estive com ele em Arujá. Na seqüência conheci o Deputado José Bittencourt, nosso amigo, irmão, pastor que nos proporciona este momento tão bom para nós da Igreja Cristã Pentecostal da Bíblia, o Ministério Porta da Vida. Deputado José Bittencourt, V. Exa. tem nos honrado mais do que merecemos. Digo isso por mim. Nesses 50 anos da Igreja é uma honra para mim e merecedores o nosso pastor fundador, a sua esposa Sra. Ada.

Deus reservou este momento para mim, para minha esposa, para a Sra. Cleide e para vocês irmãos e irmãs, pastores, missionárias, diáconos, presbíteros, obreiros, obreiras da Casa do Senhor, evangelistas, enfim, àqueles que pertencem ao Ministério da Igreja Cristã Pentecostal da Bíblia.

Quero aqui não justificar, porque não tenho necessidade, e porque conheço os irmãos e ninguém pediria que eu justificasse, mas dizer que a fala do pastor Sólon é de um professor da nossa Escola de Profetas estabelecida em Arujá, às segundas-feiras, na igreja sede de Arujá, onde a missionária Cleide é a pastora e liberou o espaço. Ele disse essa palavra falando do tabernáculo e da mesa do tabernáculo, do pão. O espírito do Senhor falou comigo naquele dia e eu só falei com ele no dia seguinte ou dois dias depois, mas que pudéssemos também ter um momento e ele falar sobre essa palavra aqui nesta manhã. Não sei para quantos foi bom ouvir, mas eu estou edificado com isso, embora ouvindo pela segunda vez. Estou lá às segundas-feiras, como aluno da Escola de Profetas, e Deus falou muito comigo. Esse foi o motivo. Então, o pastor Sólon, na verdade, hoje é o pastor Sólon, mas é o professor de nossa escola. Poderia ser outro, permita-me, Sólon, dizer isso, porque alguém poderá dizer “mas será que por que veio de Minas Gerais trouxe muito queijo para o bispo?” Não é nada disso, é justamente pela atuação naquele momento.

Mas quero citar o Sr. Udine Verardi, que representa o Deputado Antonio Salim Curiati. Agradecemos pela presença. Agradecemos também ao Dr. Eduardo Castanheira, que está representando o Dr. Maurício, delegado geral de São Paulo.

Temos também uma mensagem via fax do Presidente da Câmara Municipal, Dr. Antonio Rodrigues. O carinho dele para conosco também é motivo de alegria para nós nesta manhã. Talvez alguém diga “isso é comum, todo dia acontece.” Mas hoje é o dia que Deus preparou para acontecer conosco neste lugar. Então isso é especial, é bênção. Agradeço também por este momento.

Está aqui também o Dr. Paulo de Tarso, representando o Deputado Vaz de Lima, Presidente desta Casa. Dr. Paulo de Tarso, nossa gratidão a Deus pela sua vida.

Antes de entrar na palavra do Senhor, de fazer um breve relato sobre a Igreja Pentecostal da Bíblia, quero dizer, Deputado José Bittencourt, nosso amigo, irmão, pastor e presidente desta sessão solene, da honra que V. Exa. nos deu e que o Senhor possa recompensá-lo por isso, e que ao ver aqui todos os nossos pastores, líderes, irmãos e irmãs, os bispos, enfim, as pessoas que vieram do Interior, senti-me, na liderança, como Jesus, um dia. Porque olhei e não encontrei aqui nenhum desocupado, estão aqui pessoas que têm compromisso com o trabalho, com empresas, com família, pessoas que talvez tenham deixado de lado compromissos, mudado sua agenda para estar aqui nesta manhã. Gostaria que a galeria também estivesse repleta, mas como líder, estou feliz por vê-los aqui nesta manhã, pessoas que têm o que fazer, mas optaram pelo melhor, por servir ao Senhor vindo aqui nesta manhã para este momento tão importante da obra de Deus na Terra e também da nossa Igreja.

O pastor Bittencourt e o bispo Élio são responsáveis, com o Deputado Vaz de Lima, por eu ficar acordado das 2:30 às 5:30 horas da manhã. Porque queríamos que o Dr. Vaz de Lima fosse o pregador da palavra nesta sessão e o bispo Élio fizesse breve relato. O Deputado Vaz de Lima não podia, então eu disse ao pastor Bittencourt: “Contamos com o senhor. Ele falou: “a responsabilidade é sua.” Aí não precisou falar mais nada. Como presidente, ele disse: “o senhor que tem que pregar.”

Então, vou fazer um breve relato e, depois, virá a mensagem. A história da nossa Igreja se confunde com a história do avivamento da Igreja no Brasil. Ela está intermeada, faz parte direta. Em São Paulo, já no final da década de 40, os membros da Igreja Presbiteriana Independente do bairro do Cambuci, desejosos da plenitude do Espírito Santo, começaram a participar de alguns retiros espirituais promovidos pelo reverendo Carl Cooper e sua esposa Sarah Cooper em um sítio pertinho de nós, em Arujá, na região de Suzano, onde funcionava um orfanato dirigido pelo casal. Então, membros das mais diversas denominações eram despertados para uma vida de oração mais intensa. Então, vemos que não estavam orando, mas Deus abria um canal e as pessoas estavam buscando mais intensamente um viver com Deus através da oração.

Parece que essa é uma mensagem forte para nós nesta manhã. Para mim, já foi na madrugada, quando estava lendo, e disse para mim mesmo que precisava orar mais. Os irmãos desde 1940 descobriram isso, já se passaram 68 anos e eu ainda não consigo fazer o que eles faziam, ou seja, orar, orar e orar.

Podemos dizer que era uma geração de crentes que orava. Deus estava juntando crentes para orar. Um dos primeiros grupos de oração reunia-se na residência do casal Epaminondas Silveira Lima, e a missionária Ada Silveira Lima, naquela época, acho que era presbítera. O pastor americano Dom Philips ministrou durante uma campanha de oração, tomando por base o texto de Segundo Crônicas. Se esse texto for colocado na fachada da igreja anunciando uma campanha, vai ser uma decepção para o dirigente. Mas eles fizeram isso lá há muitos anos. Se o meu povo, que chama pelo meu nome, se humilhar, orar, buscar a minha face e se converter de seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei seus pecados e sararei a sua terra. Aleluia.

Se fosse abrir uma campanha agora, com uma igreja local, talvez o meu texto fosse “Alcançando aquilo que você perdeu.” Já levou o dinheiro, que você não tem mais, a Casa que foi embora. Talvez fosse essa minha campanha, pastor. Mas o pastor veio aqui com Segundo Crônicas, 07-14.

Dom Philips ficou impressionado com a sede e o ardor com que os crentes se lançavam aos pés do Senhor e os colocou em contato com um outro pastor americano, Harold Edwin Williams, que trouxe ao Brasil o Evangelista Raymond Boatright, ou, simplesmente, "Mr. Slim", que foi convidado, era um avivalista, um homem já conhecido nos Estados Unidos, tendo o pastor Williams também sido o intérprete deste, quando ele veio pela primeira vez.

Mas, quem era "Mister Slim"? Era nada mais, nada menos, que um ex-cowboy americano, famoso por sua participação em diversos filmes na década de 40. Foi contemporâneo de Roy Rogers, Zorro e outros; ele era forte lá nos filmes, tinha uma boa performance. Era muito conhecido.

Agora nascido de novo, convertido ao Senhor, começa a desenvolver em sua terra natal, no Estado do Texas, o ministério de Evangelização por meio das tendas, e agora chegando mais perto de nós. Portanto, ele, convertido, começa a trabalhar com tendas, armando tendas e evangelizando no Estado do Texas.

O Espírito Santo preparava a Igreja para um grande avivamento, através do ministério da oração, e é por isso que lá em 40 os crentes começaram a orar, porque já era o Espírito Santo levando-os a orar. E muitos, creio que logo depois chegaram e estão aqui conosco hoje.

O casal Silveira Lima é um exemplo desses. Acolhiam em sua casa dezenas de avivalistas, pastores, evangelistas e missionários, que vinham de todos os cantos para a obra evangelizadora no Brasil. Recebiam pessoas de vários países, principalmente os americanos.

O Reverendo Epaminondas e tia Ada sempre tiveram um bom relacionamento com pessoas de nível, nos Estados Unidos. Muitas vezes, o presbítero Epaminondas embarcava em trens nas estações centrais da cidade de São Paulo, e ia em direção aos subúrbios, semeando a mensagem de salvação, por Cristo Jesus. Ele pegava os trens com a tia Ada e ia pelos subúrbios, evangelizando.

A missionária Ada faz o relato de um comício do então candidato à presidência da República, Dr. Getúlio Vargas. Ela conseguiu a janela de uma casa, para que pudesse ter um lugar mais estratégico, porque ela queria evangelizar. Estava ali evangelizando, distribuindo os folhetos e o Evangelho de São João. Não tendo como chegar lá em cima, o pastor Epaminondas se agachou, inclinou-se para ela fazer das costas dele uma escada para chegar à janela.

Quando vemos aquele homem sendo levado por cima do telhado, vencendo todas as barreiras para ser curado, no dia em que Jesus estava ali pregando, vemos a tia Ada subindo nas costas do esposo para poder, estrategicamente, evangelizar nesse comício. Ela empreendia qualquer esforço para ultrapassar as barreiras.

Hoje temos justificado a ausência de culto, ou o atraso no culto, porque o carro não pegou na primeira partida. “Olha, eu ia chegar na hora, mas o meu carro não pegou na primeira partida, por isso cheguei atrasado” Só que a partida são três segundos. Então, é só isso que ele ia chegar adiantado, mais três segundos. O culto já tinha começado, do mesmo jeito.

Não resta dúvida de que este foi o maior avivamento já ocorrido no Brasil, mas não é necessário que continue sendo o maior para sempre. Poderemos, amados irmãos, ser canais de bênção, para que Deus possa reavivar tanto quanto. Portanto, não resta dúvida de que este foi o maior avivamento já ocorrido no Brasil, e de que foi um avivamento genuíno e generalizado, o qual produziu amplos resultados, pois a partir daí o Evangelho ganhou grande impulso em nossa pátria, e desde então inúmeras denominações surgiram e têm contribuído para a expansão do reino de Deus.

O avivamento, em seu nascedouro, não teve uma bandeira denominacional, resultou diretamente do clamor de crentes das mais diversas denominações. E aí chega o avivamento. A Igreja era um campo de lavoura lavrado e preparado por Deus para a obra do Espírito Santo no Brasil, quando em 1953 chegou ao Brasil o Evangelista Boatright, o Mr. Slim.

Durante o primeiro semestre, Mr. Slim ministrou no templo da Igreja Presbiteriana Independente do Cambuci, onde estavam Epaminondas e tia Ada, e de onde eles saíram. Portanto, somos originários de lá.

Enquanto isso, a exemplo da era apostólica, o Senhor batizava centenas com seu Espírito e também cooperava com a realização de grandes milagres. Muitos milagres aconteceram naquele dia. E, permitam-me, talvez não sejam as melhores palavras para retratar, mas temos aqui um milagre. O pastor Geraldo entrou na tenda para sair de lá um assassino, e saiu de lá um servo do Senhor. Aleluia! E ele está aqui até hoje. (Palmas.) Ele disse: “Vou lá e vou matar esse Epaminondas”. Poderia ter saído de lá um assassino, e está aqui um milagre, um homem convertido ao Senhor. Tenho muitas outras coisas que eu poderia dizer.

Naquele momento a imprensa secular dava ampla cobertura às manifestações de Deus. A imprensa escrita e falada dava uma cobertura total àquilo que estava acontecendo no Brasil. Estima-se que a cada dia cerca de 15 mil pessoas passavam pela Igreja, as quais vinham de todos os bairros da capital paulista. Alguém poderia falar: “Mas todo dia vemos na televisão lugar com 15, 16, 20, 30 mil, e muitas igrejas”. Mas, por favor, estamos falando de 50. Havia os burros transportando as carroças. Não sei se já havia chegado ao Brasil algum pé-de-bode. Será que havia, pastor Bittencourt? Não que o senhor tenha conhecimento, mas é que o senhor é uma pessoa culta e poderia saber. Não é conhecimento assim, “in loco”. Àquele tempo, esse número era espantoso, com certeza, e por isso a imprensa estava assim.

Os primórdios da ICPBB. Quando o avivamento eclodiu, o então presbítero Epaminondas Silveira Lima estava em viagem missionária ao exterior. Foram cinco meses de pregação por países da América do Sul, América Central e Estados Unidos. Ao retornar, alegre como um dos setenta da grande comissão, o presbítero Lima, como também era conhecido, encontra sua esposa, a irmã Ada Endrigo Silveira Lima, que depois veio a ser a nossa missionária Ada, falando em línguas estranhas, com uma nova dinâmica de vida, mais animada do que ela jamais tinha estado.

Sob o impacto dos acontecimentos, a primeira reação do nosso pastor Epaminondas foi querer calar sua companheira, fato que, a princípio, trouxe um certo desconforto entre ambos. Mas sua esposa - e aqui é uma lição maravilhosa para nós – recordava-o de sua vida cristã genuína e equilibrada desde a sua conversão a Cristo. A tia Ada, numa expressão muito popular, tinha a “bala na agulha”, e disse: “Epaminondas, você me conhece há quantos anos? Eu não sou neófita, você acha que iria brincar com Deus aqui?” Ele disse: “Isso é verdade”.

Amados, quando falarem alguma coisa de nós, digam: “Mas você me conhece há tanto tempo! Você sabe quem eu sou. Eu sou o pastor, eu sou o bispo, eu sou o missionário, eu sou o diácono”. Mas, precisamos ser. Quando ela diz ao esposo: “Você sabe quem eu sou”, ele sabia quem ela era. As pessoas precisam saber quem nós somos, amados, para que possamos ser mais respeitados a cada dia, não deixar esse privilégio para a tia Ada, e nem para o pastor Epaminondas, mas nós todos. Eu sei que os irmãos têm feito isso. Mas é o momento. Eu creio que pelo Espírito de Deus estou falando isso nesta manhã. Então, ela pôde recordá-lo do seu viver cristão.

E a consagrada serva de Deus insistia em mostrar ao esposo e companheiro de batalhas que essa experiência fazia parte da bênção prometida por Cristo, em Atos 1:7-8, a qual ambos buscavam ardentemente. Isso levou Epaminondas a refletir um pouco mais. Enquanto isso, os cultos de oração prosseguiam em sua casa, dos quais ele agora parecia participar com certo constrangimento. Ele saiu deixando o culto na casa da forma que era feito. Aí ele volta e o avivamento chegou, entrou na casa dele pela tia Ada, e a coisa ficou dessa forma.

Mas, numa certa noite, Deus não levantou Mr. Slim, nem o pastor Williams, mas o Senhor levantou a empregada doméstica da casa do pastor Epaminondas e da tia Ada. Ele sabia também quem era aquela senhora, que era analfabeta. E ela levanta, falando em profecia, num inglês fluente, como ele tinha acabado de ouvir lá nos Estados Unidos, dos seus irmãos, dos seus pastores. E ele disse: “Eu conheço esta senhora. Isto não pode ser brincadeira”.

Aleluia! Deus usando as coisas, amados irmãos, mínimas - Aleluia! - para deixar bem claro que coisas grandes Ele tem para as nossas vidas. E aquela mulher, então, sendo analfabeta, não o fato de ser empregada doméstica, mas ela tinha essa condição, era a servente da casa deles, e era também analfabeta até aquele tempo, falando em línguas em uma nova dinâmica em sua vida também. Ele então pôde refletir mais uma vez, que aquela mulher, com certeza, não estava brincando.

Quando ele olhou aquela mulher, na verdade ele pensou: “Deve ter chegado algum irmão, mais algum evangelista dos Estados Unidos”. Já levantou a cabeça e pensou: “Preciso receber o homem”. Aí ele olha, e era a empregada. Era a irmã que havia sido batizada com o Espírito Santo, e falava agora fluentemente o inglês naquela noite.

Ele, quando observa esta bênção, alegre por esse motivo, viu cair suas últimas resistências às manifestações do avivamento, tão grande, que Deus havia trazido para o Brasil. Agora estava inteiramente convencido de que Deus estava fazendo algo novo no seio da Igreja, e que daquela forma trazia a tão anelada manifestação do Espírito Santo. Foi quando, na cozinha de sua casa, Epaminondas foi batizado com o Espírito Santo. De acordo com o relato, suas palavras foram: “Jesus, batize-me, hoje, no teu Espírito Santo.”

Alguém pode perguntar qual é a melhor fórmula. Não existe. Temos de buscar, acreditar.

Epaminondas foi batizado ali com o Espírito de Deus, começando uma nova etapa na sua vida.

Foi difícil para aqueles pioneiros se afastarem da Igreja que tanto amavam. Não desejavam se afastar do convívio de irmãos de tantos anos e tampouco desejavam formar uma nova denominação, pois não tinham propósitos divisionistas. Porém, Deus tinha traçado um plano na vida de Epaminondas e da Tia Ada.

Quando o Evangelista Mister Slim precisou retornar ao seu país, o agora pastor Epaminondas Silveira Lima herdou a tenda, planejada à sua mesa de jantar, fornecida por Oral Roberts e trazida dos Estados Unidos por aquele irmão Slim.

E a obra continuou debaixo do mesmo fogo.

Dessa forma, começa a história da Igreja Cristã Pentecostal da Bíblia Ministério Porta da Vida, que no princípio chamava-se Cruzada Brasileira de Evangelização, com suas primeiras tendas instaladas nos bairros do Cambuci, Pari e Jabaquara, na cidade de São Paulo. Teve seu primeiro templo construído na rua Pedro Severino Júnior, 54, Jabaquara, onde sua sede nacional funcionou durante vários anos.

Cremos que a obra há de se expandir muito mais, até a volta do Senhor, porque o término abrupto do Livro de Atos denota que a história da Igreja continua ao longo do tempo. Lembre-se de que, no início desta obra, Deus mostrou à Igreja, através de uma visão de “Tia Ada”, que, quando os soldados romanos constataram a morte de Jesus Cristo, disseram: “Está tudo acabado.” Porém, Cristo ressuscitou a Igreja, capacitou-a com seu Espírito Santo para continuar sua obra. Numa visão, o pastor Epaminondas Silveira Lima fincou as primeiras estacas desta obra. Deus mostrou que as gotas de sangue derramadas por Cristo Jesus no Calvário, que caíram no solo, germinaram qual semente em boa terra, cresceram como árvores, cujas raízes expandiram em todas as direções, atravessaram rios, mares e oceanos. Sem dúvida, este Ministério é fruto desta semente. Amém.

Este foi um breve relato, Deputado José Bittencourt.

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PDT - Queremos anunciar aos senhores que esta sessão está sendo gravada, e o DVD será entregue ao Bispo Natalino. Aqueles que desejarem cópias poderão adquiri-las; o que for arrecadado será oferecido à obra missionária.

Tem a palavra o Bispo Natalino de Jesus Bisagati.

 

O SR. NATALINO DE JESUS BISAGATI - Gostaria de fazer uma breve reflexão sobre nossos dias, falando um pouco daquilo que Jesus é e sempre foi.

Seu Ministério é enfocado em Mateus 9: 35-38: “E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo. Vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam desgarradas e errantes, como ovelhas que não têm pastor. Então, disse a seus discípulos: ‘A seara é realmente grande, mas poucos são os ceifeiros. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande ceifeiros para a sua seara.’” Amém.

Sabemos que a Igreja continua orando ao Senhor por ceifeiros da seara. Aquele que recebe um chamado do Senhor, por favor, atenda a esse chamado. Não desista, não se prenda, não faça contas. Quem fizer conta não vai para o campo. É preciso estar na dependência de Deus.

Existem muitos pastores vivendo da fé. Quando ele liga, pergunta: “Quantos membros têm na sua igreja? Quantos vão aos domingos?” É só saber se Deus está na sua igreja. Se Deus está na sua igreja, acabou o problema. Pode ter apenas uma pessoa, e essa pessoa pode levar com ela muita oferta boa. Pode não ir ninguém, e o pastor abrir o caixa da igreja e dar mais do que ele estava pensando. Mas alguns querem saber quantos membros tem a igreja.

Quando Jesus estava ensinando, pregando e curando, teve compaixão do povo. O que mais me chamou a atenção - não sei se também vai chamar a atenção dos amados - é que a compaixão dele não era porque as pessoas estavam a pé, e moravam longe; não era porque muitos estavam pagando aluguel e foram vê-lo. Sua compaixão era porque eles estavam como ovelha sem pastor, andando desgarrados e errantes.

O Senhor nos chamou, amados, para apascentar. Uma multidão era digna da compaixão do Senhor por estar desgarrada e sem pastor. Infelizmente, vemos muitas lideranças preocupadas com outras coisas: “Venha, porque você não vai mais andar a pé. Venha, porque você não vai mais pagar aluguel. Se você é empregada doméstica, venha porque vai ser patroa.”

Não era essa a preocupação de Jesus. O Reino de Deus estava sendo proclamado, o véu da separação havia se rompido. Havia um caminho para chegarmos a Deus e alcançar a maior coroa, que é a vida eterna com Cristo na Glória.

Uma grande mudança na vida dos discípulos foi ter encontrado com Jesus. Havia um mar de sonhos na cabeça deles, que se tornara uma piscina de decepções. Mas a esperança e vida chegaram até eles: Jesus. E tudo mudou.

A grande mudança na vida de Saulo foi ter-se encontrado com Jesus no caminho de Damasco. Respirava vingança e trevas. Deparou-se com a luz e a vida no mesmo caminho. Tudo mudou na sua vida.

Como servos e como Igreja Cristã Pentecostal da Bíblia, honrada hoje nesta Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, temos de anunciar que Jesus - que ainda ensina, que ainda prega, que ainda cura, que continuará ensinando, pregando e curando - continua não prometendo estradas sem acidentes. Ele nunca nos apresentou isso.

Ele nunca disse: “Venha depois de mim, pois você estará em uma estrada sem acidentes.” Continua não prometendo noites sem tempestades. Poderá haver tempestades e ainda há a noite. Continua não prometendo sucesso sem trabalho e sem perdas. Sucesso de pertencer ao Reino de Deus, de ser cidadão dos Céus, só vem com trabalho e com perdas.

Há uma frase que julgo bem interessante: “Sucesso antes do trabalho só se encontra no dicionário.” Para ter sucesso, precisa haver trabalho e dedicação.

Ele continua prometendo força na Terra do Medo. Todos sabem que vivemos hoje na Terra do Medo. Vemos tanto isso na mídia, mas Ele continua oferecendo força para estarmos nesta Terra de Medo.

Alegria nas lágrimas. Continua prometendo afeto naquele momento de desespero. Ele diz: “Você entrou em desespero, mas não está só. Estou com você.” “Estarei com você todos os dias de sua vida.”, Mateus, 28:20.

Continua proclamando um Reino justo. Não promete, porque não precisa, uma vez que o Reino de Deus é justo. Mateus, 3:2: “Arrependei-vos, porque está próximo o Reino de Deus, a Justiça de Deus está próxima.”

Esse arrependimento, meus amados, não indica punição, culpa, lamentação. No grego, arrependimento indica mudança de rota, revisão na sua vida. Isso é para nós. Não para os descrentes. Os que são incapazes de repensar sua vida, com certeza, serão sempre vítimas e não autores da sua própria história. Temos de repensar nossa vida. Se alguém perguntar agora, Pastor José Bittencourt, de coração, diante de Deus, digo com ênfase e alegria: “Estou repensando minha vida. Preciso repensar.”

Jesus discursava sobre gerenciamento dos pensamentos: administração das emoções, exercício da humildade. Ele ainda continua, irmãos amados, ensinando e discursando sobre a necessidade do exercício da humildade. Não que não a tenhamos, mas devemos exercitar a mesma humildade do Senhor.

Capacidade de perdoar. Jesus ainda continua discursando sobre isso.

Sabedoria de expor e não impor as suas idéias. Esse é o caminho que temos que seguir. Expor as nossas idéias, deixar claro que ela é a melhor porque vem do Senhor para nós. Não precisa ser imposta.

Experiência plena do amor pelas pessoas, pelas almas. Jesus sempre surpreendeu a todos, seus contemporâneos e nós, pelas escrituras, pela verdade que é a Bíblia. Numa festa registrada em João 7,37, ele corria risco de morte. Em vez de ficar quieto, no anonimato, ele se levanta e diz: “Quem tem sede venha a mim e beba.” Ainda que com risco de morte, temos que continuar dizendo: “Quem tem sede venha a Jesus e beba da água da vida.” Aleluia.

A angústia existencial é também um mal de hoje. Ele disse que, quem tivesse sede emocional, bebesse da sua felicidade. Podemos dizer que, se você tem sede existencial, beba da felicidade que está em Cristo Jesus e que quer morar dentro de você.

Para quem fosse ansioso ele dizia: “Beba da minha paz.” E se tiver alguém ansioso, você pode dizer: “Beba da paz de Jesus.” Aleluia.

A morte o rondava, mas Ele homenageava a vida. Vínhamos comentando alguma coisa de crentes. Às vezes alguém perde uma agulha e parece que Deus não está com ele, que Deus não está mais olhando para ele. A morte Jesus. Ele homenageava a vida. O medo o cercava, mas Ele bebia da fonte da tranqüilidade, que é Ele mesmo para nós. O Senhor é a fonte de tranqüilidade para as nossas vidas, amados, não importa o que está acontecendo nas bolsas do mundo inteiro. Melhor é que estivesse tudo bem, tudo em alta. Não queremos o pior. Não queremos o melhor só depois da morte, mas se tivermos que enfrentar, Ele é a fonte da tranqüilidade para nós.

Ele ensinava e provou que em qualquer época da vida podemos mudar os pilares centrais que estruturam a nossa personalidade. Pode ser que tenha alguém hoje que foi muito rico materialmente e, quem sabe, hoje só tem Jesus. Mas tenho certeza de que você aprendeu com o Senhor que, numa mudança nos pilares centrais da nossa personalidade, você continua sendo um ex-empresário alegre porque agora crê num Cristo que vive e, porque Ele vive, nós cremos no amanhã. Mas também o Senhor está aqui com pessoas que não tinham nada e deram muito. E você está aqui hoje, mas deve estar voltado para o Senhor e em gratidão a Ele por tudo que Ele deu. Todos os Seus comportamentos tinham um alvo imperceptível aos olhos e continua sendo assim. Quando foi gentil com uma prostituta, tratava o preconceito dos discípulos. Ele não tinha preconceito. Os discípulos tinham. Quando foi ousado em situação de risco, Ele tratava da insegurança dos discípulos. Ele não tinha nenhuma insegurança, mas a viu nos seus discípulos e com certeza tem visto em nós. Mas Ele tem a segurança que precisamos.

Vamos anunciar o Jesus que salva, que cura, que liberta, que batiza. Vamos tratar como Jesus o preconceito, ou anunciar esse Jesus que trata o preconceito e a insegurança de uma forma limpa, honesta, e que traz mudança de caráter. Vamos anunciar esse Jesus que, sendo tão grande, fez-se tão pequeno. Sendo tão grande, fez-se tão pequeno para nos tornar grandes, nós que somos tão pequenos. O Senhor ainda faz isso, e está fazendo isso nesta manhã. Deus abençoe, em nome de Jesus. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PDT - O Bispo João Gama fará a bênção apostólica. Há a bênção araônica e a bênção apostólica. Aliás, estamos no Shaná Tová, comemorando o ano novo judaico.

A bênção araônica é a seguinte:

O Senhor te abençoe e te guarde. O Senhor faça resplandecer seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti. O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Essa é a bênção araônica. Daqui a pouco ouviremos a bênção apostólica.

A nossa visão de sociedade não é uma visão a partir do pensamento naturalista, que leva o homem para o secularismo, para o materialismo, para o evolucionismo. A nossa visão de mundo é a partir do pensamento judaico-cristão. Esse pensamento leva o homem a pensar no teocentrismo - Deus no centro -, no criacionismo, em tantas coisas que conhecemos. Deus abençoe. Pensem muito bem nisso: a nossa visão de muito é a partir do pensamento judaico-cristão.

O Pastor José Teófilo da Silva está conosco, é o regional do Alto Tietê. (Palmas.) O Vereador José Orlando, da Câmara Municipal de Arujá, também está conosco.

Vamos ficar em pé para ouvirmos a bênção apostólica, pelo Bispo João do Nascimento Gama.

 

O SR. JOÃO DO NASCIMENTO GAMA - Que o amor de Deus, nosso Pai eterno, que a graça imutável, advinda do Espírito Santo, do Deus vivo, seja sobre cada um de nós. Que o Senhor nos abençoe e nos guarde, que deite sobre nós a luz do Seu rosto e nos dê a paz desde agora e para todo o sempre. Amém.

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PDT - Antes de encerrar a sessão, o Bispo Natalino tem mais um minuto.

 

O SR. NATALINO DE JESUS BISAGATI - A nossa gratidão não conseguiria retratar o que trouxemos para cá. Creio que pessoas sairão daqui com uma impressão diferente. Vemos na mídia a questão da política. Percebemos que o nosso Deus ainda tem gente disposta a servi-Lo nas Assembléias Legislativas, nas Câmaras Municipais, nos gabinetes da Presidência da República, de governadores e de prefeitos. Isso nos alegra.

Precisamos muito do Deputado José Bittencourt e de seus pares nesta Casa quanto a leis relacionadas à vida cristã, à obra de Deus na face da Terra. Vocês sabem disso e com certeza estão trabalhando pela igreja nesta Casa.

Jamais vamos dizer que tudo está perdido porque o nosso Deus vive e vive para sempre.

Gostaria de pedir à missionária Cleide, como minha esposa, que lesse uma homenagem muito singela que trouxemos e é de todos nós.

 

A SRA. CLEIDE - Deputado Estadual José Bittencourt, nosso amado irmão em Cristo, a nossa homenagem ao nobre Deputado pelo relevante apoio à Igreja Cristã Pentecostal da Bíblia do Brasil na ocasião da comemoração do jubileu de ouro.

Bispo Natalino de Jesus Bisagati, em nome desse ministério e em nome de Jesus. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

 O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PDT - Toda honra e toda glória seja dada ao Senhor Jesus.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece a todos os presentes, às autoridades e a todos que colaboraram direta e indiretamente com a realização desse evento.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 12 horas e sete minutos.

 

* * *