24 DE OUTUBRO DE 2003

47ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DO "DIA DO CORRETOR DE SEGUROS" E DO "DIA DO SECURITÁRIO"

 

Presidência: JOSÉ CARLOS STANGARLINI

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 24/10/2003 - Sessão 47ª S. SOLENE Publ. DOE:

Presidente: JOSÉ CARLOS STANGARLINI

 

COMEMORAÇÃO DO "DIA DO CORRETOR DE SEGUROS" E DO "DIA DO SECURITÁRIO"

001 - JOSÉ CARLOS STANGARLINI

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Comunica que a presente sessão fora convocada pelo Presidente Sidney Beraldo, a pedido deste Deputado, para homenagear o Mercado de Seguros e comemorar o Dia do Corretor de Seguros e o Dia de Securitário. Convida a todos ouvir o Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - SERAFIM GIANOCARO

Presidente dos Securitários do Estado de São Paulo e Presidente da Federação Nacional dos Securitários. Fala da importância do trabalho do securitário no Mercado de Seguros.

 

003 - JOÃO LEOPOLDO BRACCO DE LIMA

Presidente do Sindicato dos Corretores de São Paulo e vice-presidente da Fenacor. Discorre sobre a profissão de corretor de seguros e o reconhecimento da sociedade pelo seu trabalho.

 

004 - Presidente JOSÉ CARLOS STANGARLINI

Pede que se proceda à entrega de placas em homenagem às personalidades ligadas à imprensa e à comunicação do Mercado de Seguros.

 

005 - ANTONIO PENTEADO DE MENDONÇA

Apresentador do programa "Seguros" da Rádio Eldorado. Agradece a homenagem em nome de todos da imprensa ligados ao Mercado de Seguros e parabeniza o Deputado José Carlos Stangarlini a autoria do PL, que obriga as casas de espetáculos a ter seguro.

 

006 - Presidente JOSÉ CARLOS STANGARLINI

Pede que se proceda à continuidade das homenagens.

 

007 - MAURO CÉSAR BATISTA

Presidente da Academia Nacional de Seguros e Previdência. Fala da importância do segmento segurador nacional, pela geração de empregos e por ser um instrumento de proteção para a sociedade.

 

008 - Presidente JOSÉ CARLOS STANGARLINI

Determina que se proceda à entrega de placas ao homenageado dos segmentos profissionais do Mercado de Seguros.

 

009 - LÍDIO DUARTE

Presidente da IRB - Brasil Resseguros S/A. Agradece a homenagem e fala dos 65 anos da empresa que representa.

 

010 - Presidente JOSÉ CARLOS STANGARLINI

Discorre sobre o trabalho das três categorias profissionais homenageadas. Esgotado o objeto da sessão, agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

O SR. PRESIDENTE - José Carlos Stangarlini - PSDB - Esta Presidência dá por lida e aprovada a ata da sessão anterior. Estão conosco o ex-Deputado Federal e Diretor do Instituto de Engenharia, Dr. Horácio Ortiz e o Diretor de Previdência do Banco Nossa Caixa, Dr. Gilberto Fioravante.

Srs. Deputados e Sras. Deputadas, minhas Senhoras e meus Senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Sidney Beraldo, atendendo a solicitação deste Deputado, com a finalidade de homenagear o Mercado de Seguros e comemorar o Dia do Corretor de Seguros e o Dia do Securitário.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pelo Coral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, regido pelo 2º Sargento Marcos.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Esta Presidência agradece ao Coral da Polícia Militar do Estado de São Paulo na pessoa do seu regente, 2º Sargento Marcos.

Com a palavra o Senhor Serafim Gianocaro, Presidente dos Securitários do Estado de São Paulo e Presidente da Federação Nacional dos Securitários.

 

O SR. SERAFIM GIANOCARO - Deputado José Carlos Stangarlini, meu amigo e companheiro de lutas, membros da mesa, amigos e parceiros de mercado, quero agradecer pela lembrança de que no mercado segurador também tem securitários, porque, às vezes, o trabalhador é esquecido. Graças ao nosso amigo, Deputado José Carlos Stangarlini, este é o quarto ano que estamos aqui recebendo uma homenagem do mercado.

O mês de outubro é o mês do seguro, porque dia 13 é o Dia do Corretor e dia 20 é o Dia do Securitário. O Sindicato Securitário de São Paulo e de todo Brasil se engrandece com isso, porque estamos sendo reconhecidos. Acredito que todos nós aqui somos securitários. Hoje, temos aqui alguns diretores, mas são securitários.

É muito importante estarmos aqui, porque vemos que o nosso trabalho de securitário é reconhecido. Como o Dia do Securitário foi dia 13, fizemos uma festa no domingo com mais de três mil pessoas. Estamos sentindo que o mercado está crescendo com todos nós. É muito importante essa parceria que temos. Hoje, não existe mais patrão e empregado. Hoje, existe parceria. O patrão continua patrão, o empregado continua empregado, mas somos parceiros do mercado. Se um afundar, o outro afunda junto. Estamos aí para ajudar.

Agradeço a todos vocês do mercado que estão em cargo de direção porque têm recebido muito bem a nossa entidade. É só isso, Deputado. V. Exa. me pegou de surpresa. Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - A nossa intenção é valorizar também o securitário, obviamente, porque ele também faz parte do mercado, como disse o Serafim.

Ouviremos agora as palavras do corretor de seguros, João Leopoldo Bracco de Lima, presidente do Sincor/São Paulo, e também aqui está como vice-presidente da Fenacor.

 

O SR. JOÃO LEOPOLDO BRACCO DE LIMA - Boa noite a todos. Prezado amigo, nobre Deputado José Carlos Stangarlini, companheiro de lutas políticas, que sempre tem nos apoiado, é uma satisfação muito grande quando V.Exa. nos convida para uma premiação, e já não é a primeira vez, aqui na Assembléia Legislativa.

Acho que posso falar em nome de todos os corretores de seguros do Brasil, porque sei que aqui represento a federação. E o mais certo neste momento são palavras de agradecimento pelo reconhecimento do corretor de seguros, do profissional corretor de seguros, da importância do seu trabalho para o mercado, para o desenvolvimento do mercado, cada vez mais reconhecido pela sociedade como aquele que deve fazer a intermediação de um contrato de seguros, correto, perfeito, atendendo o segurado na hora amarga do sinistro.

Acho que essa é a nossa nobre função, é a nossa profissão. Mais uma vez, Deputado, agradecemos esse prêmio em nome de nossos colegas do Brasil. Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Neste momento o Deputado José Carlos Stangarlini, em nome do Parlamento Paulista, fará a entrega de placas homenageando personalidades ligadas à Imprensa e à Comunicação no mercado de seguros.

O primeiro a receber o prêmio, o Sr. Manoel Carvalho Neto, diretor do “Jornal Nacional de Seguros”. (Palmas.); em seguida, chamamos a Sra. Kelly Lubiato, da revista “Apólice”. (Palmas.); Sra. Kátia Cilene Rodrigues, jornalista responsável pela revista “Seguro Total”. (Palmas.); Sr. Fernando Silveira, diretor da revista “Seguros e Riscos”. (Palmas.); em seguida o Sr. Ivanildo J. M. de Souza, diretor da revista “Cobertura”. (Palmas.); Pedro Barbato Filho, apresentador do programa “A Grande Jornada pelo Mundo do Seguro”, pela Rádio Imprensa. (Palmas.). E por fim, o Sr. Antonio Penteado Mendonça, apresentador do programa de “Seguros” da Rádio Eldorado. (Palmas.)

Em seguida o Sr. Antonio Penteado Mendonça fará uso da palavra, em nome dos homenageados ligados à imprensa.

 

O SR. ANTONIO PENTEADO DE MENDONÇA - Sr. Deputado José Stangarlini, na figura de quem saúdo todas as demais autoridades, meus amigos, companheiros de jornada, colegas de trabalho, o Deputado pediu que eu dissesse meia dúzia de palavras a respeito desta noite.

A primeira coisa que quero dizer é que é muito curioso o comentarista político, o jornalista com fama de bravo, estar do outro lado, não no microfone da rádio, mas no microfone da Assembléia, onde sistematicamente eu entrevisto gente.

A Assembléia é a casa do cidadão. A Assembléia é a casa do povo. O poder Legislativo é o povo em qualquer regime democrático. A atividade seguradora estar dentro da Casa do Povo, convidada por um Deputado que fez a sua carreira na atividade seguradora, é para mim de uma importância muito grande. Mas, mais importante do que isso é que esse Deputado é o responsável por uma das leis mais importantes no que diz respeito à defesa do cidadão brasileiro. É do Deputado Stangarlini o Projeto de lei que obriga todas as casas de espetáculos e todos que fazem espetáculos terem seguros para garantir a integridade de quem participa de qualquer desses eventos, em ambiente fechado ou não. Isso é uma prova de sintonia com a cidadania, de sintonia com os tempos modernos. A Assembléia Legislativa de São Paulo, promulgando essa lei, mais uma vez saiu na frente do Brasil inteiro. Espero que essa lei sirva de exemplo para os demais poderes Legislativos estaduais e Congresso Nacional.

Espero que essa lei sirva de exemplo para que cada um de nós, cidadãos brasileiros, pense no que querem dizer as palavras “cidadania” e “liberdade”. A liberdade de cada um acaba onde começa a liberdade do próximo. Deputado, meus parabéns pela sua lei. Meus parabéns por esta homenagem. Meu muito obrigado por ser homenageado, em nome da Rádio Eldorado e do grupo “O Estado de S. Paulo”. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Dando continuidade às homenagens, o nobre Deputado José Carlos Stangarlini o fará com relação a algumas das principais personalidades do mercado de seguros.

Sr. Paulo de Tarso Meimberg, Presidente do Clube Vida em Grupo. (Palmas.); Sr. Luiz Felipe de Freitas Braga Pellon, Presidente da Associação Internacional do Direito do Seguro. (Palmas.); Sr. Luiz Paulo Monteiro, Presidente da Associação Brasileira de Gerência de Riscos, representado pelo seu Diretor Secretário Carlos Gonsales. (Palmas.); Sr. Ornaldo César Bertacini, mentor do Clube dos Corretores de Seguros de São Paulo. (Palmas.); Sr. Osvaldo do Nascimento, Presidente da Associação Nacional da Previdência Privada. (Palmas.); Sr. Fernando Antonio Pimentel de Melo, Presidente da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência. (Palmas.); Sr. Ernesto Tzirulnik, Presidente do Instituto Brasileiro de Direito do Seguro. (Palmas.); Sra. Marlene Campos de Cunha, Presidente do Clube So-Sai. (Palmas.); Sra. Christina Roncarati, Presidente do Instituto Roncarati de Ciências do Seguro e da Editora Manuais Técnicos de Seguro. (Palmas.); Sr. José Ferreira das Neves, Presidente do Conselho Diretor da Sociedade Brasileira de Ciências do Seguro. (Palmas.); Sr. Leôncio de Arruda, Vice-Presidente do Sindicato dos Corretores de São Paulo, criador do Programa Cultura do Seguro. (Palmas.); e Sr. Mauro César Batista, Presidente da Academia Nacional de Seguros e Previdência, que receberá também pela Academia Nacional de Seguros e Previdência, pelo seu 10º aniversário de fundação. (Palmas.)

Agora será concedida a palavra ao Sr. Mauro César Batista, que falará em nome de todos os homenageados, de entidades e associações.

 

O SR. MAURO CÉSAR BATISTA - Exmo. Sr. Deputado José Carlos Stangarlini, Srs. membros da Mesa, Dr. Lídio Duarte, Presidente do IRB, Dr. João Leopoldo, Presidente do Sindicato dos Corretores de Seguro do Estado de São Paulo, Dr. Serafim, Presidente da Federação Nacional dos Securitários, ilustres homenageados, autoridades presentes, amigos da imprensa, minhas senhoras e meus senhores, as minhas primeiras palavras são de gratidão ao nobre Deputado por esta homenagem, a mim pessoalmente, à Academia Nacional de Seguros e Previdência, que tenho a honra de presidir. Falo também, com muita honra, em nome das demais entidades homenageadas. Receba a nossa gratidão eterna, nobre Deputado.

Em segundo lugar, gostaria de cumprimentar o nobre Deputado José Carlos Stangarlini, nosso representante nesta Casa, pela iniciativa de homenagear o segmento segurador nacional. Segmento este, de importância significativa na nossa vida. Segmento responsável por uma quantidade incalculável de empregos gerados direta e indiretamente. Segmento por demais importante para a nossa economia, como formador de reservas de longo prazo.

Institucionalmente, este maravilhoso instrumento de proteção, que é o seguro, valoriza a sociedade. A sociedade, o nosso povo e o nosso país têm que entender que o seguro tem um efeito reparador extraordinário e precisa ter o fortalecimento da instituição do seguro para compreendê-la melhor, para valorizá-la melhor, tanto a sociedade, como as autoridades constituídas.

Faço referência também à nossa Academia, à ANSP, que no último dia 30, completou 10 anos de fundação. Foi fundada por um grupo de abnegados, liderados pelo jornalista Fernando Silveira, aqui presente e também hoje homenageado, e na sua trajetória tem se destacado por um procedimento evolutivo em busca do aperfeiçoamento institucional. No decorrer desses dez anos, pelas mãos também de abnegados e brilhantes presidentes que lideraram a ANSP - faço referência ao Rafael Ribeiro do Vale, também aqui presente, ao Lúcio Marques e ao eminente Dr. Manoel Povoas, também aqui presente nesta solenidade -, a academia tem-se preocupado com o fortalecimento das instituições do seguro da previdência privada. E o seu grande slogan para ter a credibilidade da sociedade é que a academia tem dois fatores por demais importantes. Primeiro, ela não se envolve no negócio. A academia torce efetivamente para a prosperidade da indústria do seguro. Mas a academia se preocupa com o lado institucional do segmento e busca o fortalecimento das instituições, porque só assim perenemente a industria do seguro poderá cumprir o seu papel em todos os sentidos.

A academia, hoje muito conhecida pelo prêmio ANSP que realiza, na verdade tem um trabalho de valor inestimável e que não aparece, não é visível. É o trabalho de desenvolvimento das cátedras. São núcleos de estudo, de pesquisa, de incalculável valor para a geração presente e um legado para a geração futura.

Ao completar dez de fundação a academia realizou hoje o seu primeiro encontro através do seu conselho de admissão. Encontro de acadêmicos com um propósito: eleger novos acadêmicos em cumprimento ao seu estatuto. Hoje, felizmente, cabeças pensantes de grande destaque na industria do seguro povoam a nossa academia.

E peço licença ao protocolo para chamar o nobre Deputado de confrade, porque hoje já pertencendo ao egrégio conselho, ele foi eleito acadêmico da academia nacional de seguros e previdências. (Palmas.)

Ao encerrar minhas palavras, repito o sentimento de gratidão pela sua iniciativa. Que Deus o ilumine e continue esse trabalho por todos nós admirado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Antes de finalizar a entrega das homenagens quero justificar a ausência do também homenageado Sr. Paulo Miguel Marracini, Reitor do Clube da Bolinha de São Paulo, que encontra-se em viagem à República Dominicana participando do Fides.

O nobre Deputado José Carlos Stangarlini prestará agora a homenagem com a entrega de placas aos presidentes e representantes das entidades oficiais representativas dos segmentos profissionais do mercado de seguros:

Sr. Renê de Oliveira Garcia Júnior, superintendente da Susep, que está sendo representado pela Sra. Vera Melo Araújo. (Palmas).

Ausente em virtude da viagem à República Dominicana, Sr. João Elísio Ferraz de Campos, presidente da - Fenaseg, sendo representado aqui pelo vice-presidente Sr. Jorge Bento da Silva. (Palmas).

Sr. Casimiro Blanco Gomez, presidente do Sindicato das Seguradoras de São Paulo, sendo representado aqui também pelo vice-presidente Sr. Jorge Bento da Silva. (Palmas).

Ausente também, em virtude da viagem à República Dominicana, o Sr. Armando Vergílio dos Santos Júnior, homenageado pela presidência da Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados - Funenseg, representado aqui pela Sra. Júnia Maria Pinto. (Palmas.)

Sr. Ernesto José Pereira dos Reis, presidente do Sindicato das Entidades Abertas de Previdência Privada do Estado de São Paulo. (Palmas.); Sr. Serafim Gianocaro, presidente do Sindicato dos Securitários do Estado de São Paulo e da Federação Nacional de Securitários. (Palmas); Sr. João Leopoldo Bracco de Lima, presidente do Sindicato dos Corretores de Seguros de São Paulo. (Palmas).

Sr. João Leopoldo Bracco de Lima, também vice-presidente da Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados, representando a Fenacor recebe em nome de Armando Vergílio dos Santos Júnior.(Palmas); e Sr. Lídio Duarte, presidente da IRB - Brasil Resseguros S/A (Palmas).

Tem a palavra o Sr. Lídio Duarte, para falar em nome das entidades representativas de classe homenageadas.

 

O SR. LÍDIO DUARTE - Meu caro Deputado José Carlos Stangarlini, todas as demais autoridades representantes das entidades, do mercado securitário, meus colegas de mercado, quero, em nome da Diretoria do IRB, que presido, e, também, em nome do corpo funcional, especialmente daqueles que edificaram a Casa que agora presido, que, no ano que vem, completará 65 anos, que deu ao Brasil, até o momento, essa nossa capacidade de estar à altura de responder por essa atividade de resseguro e que nos faz atravessar momentos tão difíceis que passa o mundo de forma tranqüila, como, aliás, acontece com o nosso Brasil, agradecer a esta homenagem.

Estaremos sempre que aqui chamados, representando a nossa empresa e agradecendo a esta homenagem. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Senhor Lídio Duarte, Presidente do IRB; Dr. Mauro Batista, Presidente da Academia Nacional de Seguros e Previdência; Sr. João Leopoldo Bracco de Lima, Presidente do Sincor São Paulo; Sr. Serafim Gioanocaro, Presidente da Federação Nacional dos Securitários; Sr. Manoel Carvalho Neto, Diretor do Jornal Nacional de Seguros; Kelly Lubiato, da Revista Apólice; Kátia Cilene Rodrigues, do jornal-revista Seguro Total Fernando Silveira, Diretor da Revista Seguros e Riscos; Ivanildo J.M.de Souza, Diretor da Revista Cobertura; Pedro Barbato Filho, apresentador do Programa A Grande Jornada Pelo Mundo do Seguro, da Rádio Imprensa; Antônio Pentado de Mendonça, apresentador do Programa de Seguros da Rádio Eldorado; Paulo de Tarso Meinberg, Presidente do Clube de Vida em Grupo; Luiz Felipe Pellon, Presidente da AIDA; Ornaldo César Bertacini, mentor do Clube dos Corretores de Seguro de São Paulo; Fernando Antonio Pimentel de Melo, Presidente da Associação Brasileira das Entidades Fechadas e Previdência; Ernesto Tzirulnik, Presidente do IBDS; Marlene Campos da Cunha, Presidente do Clube SO-SAI; Cristina Roncarati, Presidente do Instituto Roncarati de Ciência do Seguro e da Editora Manuais Técnicos de Seguro; José Ferreira das Neves, Presidente do Conselho Diretor da Sociedade Brasileira de Ciência do Seguro; Leôncio de Arruda, vice-Presidente do Sindicato dos Corretores de São Paulo; George Bento da Silva, vice-Presidente da Fenaseg; Ernesto José Pereira dos Reis, Presidente do Sindicato das Entidades Abertas de Previdência Privada do Estado de São Paulo; Gilberto Fioravante, Diretor de Previdência do Banco Nossa Caixa; Deputado Horácio Ortiz, também diretor do Instituto de Engenharia; Vera Melo Araújo, representante do Sr. René Garcia, da SUSEP; Carlos Gonzalez, representando o Luiz Carlos Paulo Monteiro, da ABGR; Júnia Maria Pinto, representando o Sr. Armando dos Santos, Presidente da Funaseg; Dr. Manoel Sebastião Póvias, Presidente do Conselho da Academia Nacional de Seguros; minhas senhoras e meus senhores, ...

No mês de outubro comemoramos o "Dia do Securitário" e o "Dia do Corretor de Seguros", oportunidades em que os integrantes do mercado de seguros se congraçam.

Como integrante do setor de seguros há 36 anos, e seu único representante neste Parlamento, não poderia deixar de realizar esta já tradicional solenidade, para o justo reconhecimento das entidades, empresas e profissionais que contribuem para a grandeza do mercado de seguros.

Os veículos de comunicação cada vez mais têm oferecido espaços para os debates e informações sobre as diversas espécies de seguros, o que contribui para a divulgação dessa cultura.

Ao longo dos anos também as entidades representativas das nossas classes profissionais têm buscado satisfazer as principais necessidades de seus grupos de associados.

As seguradoras também têm investido na capacitação de seus funcionários, na informatização de suas operações, na criação de novos produtos e de alternativas para que estes sejam acessíveis a todos.

Todos nós estamos engajados no único objetivo de buscar o fortalecimento do nosso setor de seguros.

Este é o meu propósito neste parlamento, desde que aqui entrei, depois de ter recebido, por duas vezes, o apoio e o voto de Vossas Senhorias.

A valorização das entidades dos diversos segmentos do mercado é uma preocupação constante, pelo que tenho me empenhado, com êxito, em trazer para os mais expressivos, a pessoa e a palavra do Governador do Estado.

Como presidente da Sociedade Brasileira de Ciências do Seguro, que recentemente comemorou 50 anos de existência, viabilizei, com o apoio do Governador Geraldo Alckmin, a celebração do convênio com o Centro Paula Souza.

O curso de habilitação profissional de Técnico em Seguros, fruto desse convênio, torna possível à atividade securitária o estabelecimento de planos de cargos, hierarquização da carreira e ascensão profissional.

Cuidando da apresentação de projetos de lei, nunca é demais lembrar da iniciativa de dois deles, voltados para a instituição de seguros de vida e acidentes pessoais.

O primeiro, em rodovias estaduais com pedágio, que está perto de ser votado, e o segundo, já convertido na Lei nº 11.265, que em breve será regulamentada, e que cuida do chamado "seguro diversão", estabelecido em eventos pagos e com grande afluxo de pessoas, como rodeios, estádios de futebol, parques de diversão e similares.

Continuarei mantendo a firme postura de defensor do segmento de seguros, advogando suas causas junto ao executivo estadual e apresentando propostas que levem ao seu fortalecimento, pois a bandeira do mercado de seguros é a minha bandeira.

Muito obrigado.

Agradeço muito a homenagem que o Sr. Mauro Batista acaba de me comunicar: a de ser membro da academia. Estou muito emocionado porque isso era o que faltava para o meu currículo. Muito obrigado.

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades, aos funcionários desta Casa e àqueles que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade e convida a todos para o coquetel que será oferecido no Espaço de Convivência, no subsolo.

Está encerrada a presente sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 20 minutos.

 

* * *