18 DE OUTUBRO DE 2004

47ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO “DIA DO AVIADOR”

 

Presidência: ROSMARY CORRÊA

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 18/10/2004 - Sessão 47ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: ROSMARY CORRÊA

 

COMEMORAÇÃO DO "DIA DO AVIADOR"

001 - ROSMARY CORRÊA

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido da Deputada ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o "Dia do Aviador". Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional. Cumprimenta a todos em nome desta Casa. Recorda a importância de Santos Dumont, que com seu invento revolucionou o mundo, como também a figura do Brigadeiro Eduardo Gomes. Anuncia número musical.

 

002 - PAULO ROBERTO CARDOSO VILARINHO

Major Brigadeiro-do-Ar e Comandante do IV Comar, agradece a homenagem e discorre sobre a história da Força Aérea Brasileira.

 

003 - Presidente ROSMARY CORRÊA

Presta homenagem aos presentes. Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do "Hino do Aviador". Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - CARLOS TAKAHASHI - senhoras e Senhores, a partir deste momento, daremos início à Sessão Solene para comemorarmos o Dia do Aviador.

Para a Presidência dos nossos trabalhos, convidamos a Deputada requerente desta sessão, S. Exa., a Deputada Estadual Rosmary Corrêa. Para compor esta mesa de honra, convidamos também o Exmo. Sr. General de Divisão, Francisco José da Silva Fernandes, Comandante da 2ª Região Militar, neste ato representando S. Exa., o General de Exército, Sérgio Pereira mariano Cordeiro, Comandante Militar do Sudeste; Exmo. Sr. General de Divisão, Heraldo Covas Pereira, Comandante da 2ª Divisão do Exército; Exmo. Sr. Major Brigadeiro-do-Ar, Paulo Roberto Cardoso Vilarinho, Comandante do IV Comar; Exmo. Sr. Vice-Almirante, Marcélio Carmo de Castro Pereira, Comandante do 8º Distrito Naval; Exmo. Sr. Brigadeiro-do-Ar, Marco Aurélio Gonçalves mendes, Comandante da Academia da Força Aérea Brasileira.

 

A SRA. PRESIDENTE - Rosmary Corrêa - PSDB - Senhoras e Senhores, esta Presidência dá como lida a ata da sessão anterior e convida todos para, em pé, ouvirm e cantaros o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

- é feita a execuçãtado do Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

O SR. (?)

... há 68 anos. Temos várias atividades. Há um programa, que é o que mais sensibiliza não só a coletividade politécnica, como toda a coletividade, em geral: o nosso programa de bolsa de estudos. Fazemos uma pesquisa, uma entrevista anuais e verificamos quais os alunos que têm dificuldades financeiras. Para esses alunos, distribuímos um salário-mínimo mensal. Hoje, temos 106 bolsistas recebendo essa graça. Conseguimos manter essa bolsa de estudos não somente com a contribuição dos engenheiros politécnicos, como também com a colaboração de empresas de engenharia, dirigidas por politécnicos. Quero lembrar o Del Nero, com sua firma, em Figueiredo Ferraz, que contribui com essa nossa bolsa. Espero, com isso, que eu consiga aumentar a cota dele.

Sempre procedemos a reuniões e homenagens. Fazemos sempre um jantar, para o qual convidamos todos os membros da família politécnica e onde são homenageados, em especial, aqueles que completam 50 anos de formados, 25 anos de formados e 10 anos de formados. Neste anos, faremos este jantar no dia 30 de outubro e um dos homenageados, com 25 anos de formado, é o Presidente da Mesa, Deputado Jardim.

Temos, também, uma homenagem anual ao professor do ano. Pedimos à diretoria de escola que nos envie uma lista tríplice de professores. Depois, nossa diretoria se reúne e escolhe. Neste ano, será homenageado o professor Valter Borzane, de química, formado em 1947. Essa homenagem está marcada na Escola Politécnica para o dia 10 de novembro. Outra reunião que fazemos é uma em que sempre convidamos os alunos recentemente formados, que se graduaram no ano anterior, para que eles saibam da existência da Escola Politécnica, assim que se formam. Ultimamente, temos tido um grande apoio da diretoria da Escola Politécnica, que sempre nas aulas magnas, ou seja, na primeira aula que o “bicho” recebe, temos o direito de alguns minutos para falar para que eles já saibam da existência da nossa associação, para que não aconteça o que, lamentavelmente, aconteceu comigo. Só depois de muitos anos de formado é que fiquei sabendo da existência dessa associação bendita, que eu presido hoje.

Também temos a intenção de valorizar a qualidade de vida e, para isso, organizamos brincadeiras e competições de, por exemplo, futebol, xadrez, rúgbi, realizadas no acampamento dos engenheiros que o Instituto de Engenharia, graciosamente e gentilmente, sempre nos oferece. Inclusive, com a participação entusiasta feminina. Não neste ano, em que houve um temporal terrível, quase ninguém apareceu, mas no ano passado as moças foram e montaram um time de futebol. Faltavam elementos para completar os onze jogadores e me convidaram para jogar no time das moças. Joguei e marquei um gol de pênalti. Jogamos também golfe, organizado pelo colega (Sokano ?). Promovemos também viagens e visitas técnicas para expansão e conhecimento pessoal e técnico dos nossos colegas.

No ano passado, organizamos um projeto inédito, a (EP Polivapcom?), com o patrocínio de mais uma empresa dirigida por politécnicos. Conseguimos realizar esse projeto mapcon, que é pioneiro no seio universitário. Através de entrevistas e questionários, descobrimos o potencial de cada aluno, as suas qualidades interiores, dando a ele uma chance de melhorar a gestão da sua carreira. Também cria vantagens para a própria

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Esta presidência agradece ao nosso maestro, 2º tenente músico, PM Sérgio Rodrigues, por estar aqui conosco, nesta data tão importante para nós, nos brindando com o Hino Nacional Brasileiro. Muito obrigada.

Senhoras e senhores, é sempre um prazer muito grande para esta Deputada homenagear as nossas Forças Armadas. E, hoje, nós estamos homenageando a Aeronáutica.

Sem dúvida alguma, é motivo de muito júbilo para esta Assembléia Legislativa, recebê-los a todos, a todas as autoridades militares aqui presentes, e dizer que a Casa é dos senhores. Hoje, a Assembléia Legislativa é da Força Aérea Brasileira.

Neste momento, gostaria de dirigir algumas palavras, através de discurso que lerei, à nossa Força Aérea Brasileira no Dia do Aviador:

“São Paulo, 18 de outubro de 2004.

Homenagem à Força Aérea Brasileira

Dia do Aviador

 

O AVIÃO CONDUZ MAIS ALTO A BANDEIRA DO BRASIL

 

O Poder Legislativo do Estado de São Paulo, aqui representado por um de seus membros - Deputada Rosmary Corrêa, tem a subida honra de prestar uma homenagem à Força Aérea Brasileira, no Dia do Aviador - 23 de Outubro, criado como exaltação da glória de Santos Dumont, ao realizar o seu primeiro vôo oficial em aparelho mais pesado que o ar.

Abençoada é a Nação que tem, entre seus filhos, figuras tão expressivas como Santos Dumont, Eduardo Gomes, Nelson Freire Lavenére-Wanderley, Casimiro Montenegro Filho e tantos outros que, com idealismo, perseverança, espírito de sacrifício e acendrado amor ao Brasil, acreditaram no ideal da Aeronáutica e se arriscaram para que esse ideal se tornasse realidade e, em muitos casos, por ele morreram.

 

ALBERTO SANTOS DUMONT - O PREDESTINADO

 

A história de Alberto Santos Dumont confunde-se com a conquista dos ares pela Humanidade.  Voar sempre foi um sonho do homem.

Muitos foram os que tentaram alçar vôo ao longo dos tempos, como ícaro e Dédalo, na Grécia Antiga, porém, as tentativas feitas sem base científica pouco contribuíram para tornar realidade esse sonho.

Alberto Santos Dumont nasceu em 20 de julho de 1873, no Município de Palmira, Minas Gerais e já na adolescência se preocupava com o problema da dirigibilidade dos balões.

Em 1891, ao visitar Paris, viu no Palácio das Indústrias um motor a gasolina e anteviu a sua utilização nos balões.  Por esse motivo resolveu morar em Paris, onde começou a estudar com um professor espanhol e consolidou seus conhecimentos de Química, Física, Astronomia e Mecânica Aplicada.  Depois voltou ao Brasil.

 

SANTOS DUMONT - O INVENTOR

 

Em 1897 retorna a Paris e contrata uma série de vôos em balões, adquirindo a prática necessária para que pudesse voar por conta própria.  Assim, já em 4 de julho de 1898, os parisienses puderam vê-lo subir sozinho em seu primeiro balão - o Brasil.  Dois meses após a primeira ascensão do Brasil, Santos Dumont começava a estudar o emprego de um motor a gasolina, como elemento propulsor do vôo e testou a idéia em vários balões, com sucesso.

Em março de 1900, um milionário francês instituiu uma recompensa no valor de 100 mil francos para "aquele que, saindo do Parque de Aeronáutica de Saint-Cloud, contornasse a Torre Eiffel e voltasse ao ponto de partida, segundo um itinerário preestabelecido, com prazo não superior a 30 minutos".

Aquele que realizasse tal proeza provaria, de forma definitiva, que a dirigibilidade dos balões era um fato consumado.

 

A GLÓRIA DE SANTOS DUMONT

 

Para conseguir o Prêmio Deutsch De La Meurth, Santos Dumont construiu o dirigível nº 6, com um motor mais patente.  Na tarde de 19 de outubro de 1901, diante de milhares de pessoas, dirigiu-se à Torre Eiffel, contornou-a e regressou ao ponto de partida, em 29 minutos e 30 segundos.  Fez jus ao prêmio e, num gesto de nobreza, destinou 50 mil francos aos seus mecânicos e operários e o restante mandou distribuir aos pobres de Paris.

Santos Dumont empregou seus conhecimentos em dirigíveis até chegar ao de nº 11 e, a partir de então, passou a trabalhar no projeto de uma aeronave, concretizando o seu propósito no 14-Bis.

Finalmente, no dia 23 de outubro de 1906, às 16h30, diante de enorme multidão, o 14-Bis elevou-se no ar e, mantendo-se a 80 cm do solo, percorreu 100 metros, aterrissando depois, suavemente.  O brasileiro de 33 anos, que com aquele feito ganhava a taça Archdeacon, acabava de inaugurar a Era da Aviação.  Um prêmio, no valor de 3 mil francos, foi instituído para o "primeiro aeronauta que conseguisse voar mais de 25 metros, em vôo nivelado".

Após o feito do 14-Bis, a aviação ganhou um espantoso impulso e surgiram na Europa e nos Estados Unidos inúmeros construtores de aeroplanos.

 

NO CORAÇÃO DO INVENTOR, BATIA UM CORAÇÃO APAIXONADO

 

O Comandante Amadeu Saraiva, amigo íntimo do Inventor, afirmou certa feita, com segurança: "Santos Dumont não se casou porque desejava ser livre para arriscar a vida como entendesse, sem causar dano a ninguém.  Como todo gentleman, ele não saía a contar a todo mundo as suas aventuras.  Mas bem que as teve."

- Amou apaixonadamente uma atriz francesa, de certa projeção, com a qual chegou a viver algum tempo.

- Namorou, em 1903, em Paris, a jovem e linda norte-americana Lurline Sprekels, mas o namoro ganhou desaprovação da mãe dela, que partiu com a filha, abandonando a França.

- Namorou, em 1910, Yolanda Penteado, moça da sociedade paulista, porém a mãe dela não concordou com o namoro pela diferença de idade.

- Em 1926, quis casar-se com a francesinha Janine Voisin, de 17 anos, filha de seu amigo Gabriel Voisin, chegando a pedir sua mão em casamento, mas o pai da jovem não permitiu o enlace, devido a diferença de idade, pois Dumont já passava dos 50 anos.

Faço questão de citar essa fase da vida de Santos Dumont, que talvez muitos desconheçam, pertence à vida íntima dele, em função de uma série de infâmias que foram levantadas contra a pessoa de Santos Dumont, tentando, de certa forma, denegrir a sua imagem.  E, nós, brasileiros, que temos orgulho do nosso Santos Dumont, temos em todos os momentos que forem necessários e que se fizerem de acordo falar a respeito também da vida amorosa do nosso querido Santos Dumont.

 

O MARTÍRIO DE SANTOS DUMONT

 

Já em 1914, na I Guerra Mundial, o avião surgiu nas frentes de batalha.  E a notícia de que centenas de pessoas estavam morrendo, vítimas de sua invenção, aniquilou Santos Dumont.

Ele construiu o avião, inventou, começou a voar e de repente viu aquilo, que ele havia sonhado tanto e construído, sendo utilizado para aniquilar vidas humanas.  Nesse momento começou o martírio de Santos Dumont.

Na Revolução Constitucionalista de 1932, o avião também foi usado e, para a Santos Dumont, essa última provação foi excessiva.  O invento que ele dedicara ao progresso da Humanidade e que já fora usado na Europa como instrumento de destruição, agora era utilizado no próprio Brasil como arma terrível em uma luta de irmãos.  O nobre coração do inventor não pôde resistir a mais esse impacto e, na manhã de 23 de julho de 1932, no Guarujá-SP, faleceu aos 59 anos.

 

EDUARDO GOMES - O IDEALISTA

 

Pai da Aviação, Santos Dumont inspirou gerações de brasileiros a trilharem os seus passos de devoção à causa da Pátria; dentre muitos outros insignes nomes, cabe citar o do Marechal do Ar - Eduardo Gomes - Patrono da Força Aérea Brasileira que, de irresistível vocação para a Carreira das Armas, Cursou a Escola Militar no Realengo alcançando o Oficialato, na Arma de Artilharia, em 1918.

Seu espírito irrequieto e inovador o levaria para a promissora Aviação Militar.  Seus sonhos de um Brasil Grande fizeram-no ativo participante em todos os grandes acontecimentos políticos ocorridos no País, nas décadas de 1920-1930.  Entendendo que o Brasil só seria Grande e Uno se a aviação o integrasse, passou a ser o mais intransigente defensor do Correio Aéreo Militar, precursor do Correio Aéreo Nacional, a que tanto a nação Brasileira deve, pela sua eficaz atuação na bem sucedida campanha de Integração Nacional.

Eduardo Gomes é um símbolo de cidadão, de extremado patriota e de soldado exemplar.

 

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA AERONÁUTICA

 

A Aeronáutica herdou, como se fora uma herança genética, as qualidades de seus vultos maiores, de idealismo, perseverança, espírito de sacrifício, sangue frio e acendrado amor ao Brasil.  Senão vejamos:

1 .Criação do Correio Aéreo Nacional

2.         Participação na II Guerra Mundial

3.         Presença na Amazônia, através dos Projetos CINDACTA e SIVAM

4.         Participação em Missões Internacionais de Paz

5.           Criação da Esquadrilha da Fumaça, que ontem nos brindou com uma belíssima apresentação no Campo de Marte

6.         Programa e Desenvolvimento de uma Indústria Aeronáutica Nacional, através de criação do CTA e da Missão Espacial Brasileira.

7.         Incentivo à criação de uma fábrica de aviões - EMBRAER

8.         Programa de Fortalecimento do Controle do Espaço Aéreo Brasileiro, na busca constante de sua operacionalidade, visando modernizar aeronaves, desenvolver aeronaves leves de ataque, além de adquirir novos caças supersônicos em substituição aos Mirage, aviões leves de transporte e helicópteros de grande porte para o apoio ao SIVAM.

 

CONCLUSÃO

 

Neste Dia do Aviador, em que se evocam tantas realizações das gerações passadas e presentes, que o exemplo dignificante do Pai da Aviação, e de Eduardo Gomes, continue a ser o inspirador das novas gerações de aviadores, na defesa dos mais sagrados valores da sociedade brasileira.

Aviadores de várias gerações aqui presentes, que tanto honram e dignificam a sua profissão, os mais sinceros e efusivos cumprimentos da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, no Dia do Aviador.

Parabéns, Força Aérea Brasileira.

 

Fontes de Consulta

1 . As lutas, a glória e o martírio de Santos Dumont

- Fernando Joge - 4a edição - 2004

2. Pales-Lra do Pres do Clube Militar no Dia do Aviador

- Gen Ex Luiz Gonzaga Schroeder Lessa - Out 2003

3. Alberto Santos Dumont

- Revista da ECEMAR - 2001

4. Santos Dumont - de Douglas Michalary

- Revista da Academia Paulista de História - Out 2003”

 

Queremos, neste momento, pedir que o nosso coral preste a homenagem à nossa Força Aérea Brasileira. O Coral Aquarela Biasi, formado por 50 crianças de sete a 13 anos, terá a regência do Maestro Marlon Okubo. Aproveito para agradecer ao meu querido Vitor Biasi, presente na platéia, que, gentilmente, atendeu a nossa solicitação e trouxe aqui o Coral da Escola Biasi. Peço a todos que o saúdem com uma salva de palmas. (Palmas.)

Enquanto o coral se organiza, gostaria de anunciar as autoridades presentes: General de Divisão Francisco José da Silva Fernandes, Comandante da 2ª Região Militar, neste ato, representando o Exmo. Sr. General-de-Exército Sérgio Pereira Mariano Cordeiro, Comandante Militar do Sudeste; General-de-Divisão Heraldo Covas Pereira, Comandante da 2ª Divisão do Exército; Major Brigadeiro-do-Ar, querido amigo por quem tenho uma estima muito grande, Paulo Roberto Cardoso Vilarinho, Comandante do IV Comar; nosso vice-Almirante, um estimado amigo, Marcélio Carmo de Castro Pereira, Comandante do 8º Distrito Naval; Brigadeiro-do-Ar, Marco Aurélio Gonçalves Mendes, Comandante da Academia da Força Aérea Brasileira, que merece todos nossos elogios; Coronel Intendente Jailson Barbosa de Magalhães, Chefe de Gabinete do IV Comando; Tenente Coronel Intendente José da Silva Patudo, representando o Coronel Intendente Ruy Vieira Barros, Prefeito da Aeronáutica de São Paulo; Tenente Coronel Paulo Fernandes Filho, representando o Coronel Aviador Luiz Fernando Alves Ferreira, Presidente da Comissão Aeronáutica Brasileira de São Paulo; Coronel Alberto Maia da Fonseca, representando o Brigadeiro Intendente Paulo Silveira, Subdiretor de Abastecimento da Diretoria de Intendência da Aeronáutica; Tenente Coronel Luciano Lente, representando o Coronel Aviador Luiz Cláudio Ribeiro da Silva, Chefe do Serviço Regional de Proteção ao Vôo de São Paulo; Tenente Coronel Augusto Roberto Martins, representando o Coronel Médico Rualdo Fernandes Pessoa, Diretor do Hospital da Aeronáutica de São Paulo; minha amiga Efigênia Janete de Almeida Chamma, representando neste ato a Associação Comercial Distrital Santana; Jandyra Delgado Tidon, sócia fundadora do Centro Espírita Nosso Lar - Casas André Luiz; Capitão PM Carlos Ricardo Gomes, representando o coronel PM Ademir Aparecido Ramos, Chefe da Assessoria Policial Militar da Assembléia; meu companheiro, amigo Walter Guimarães Torelli, Presidente do Rotary Club do Jardim São Paulo; meu companheiro Leandro do nosso querido Rotary Club São Paulo Norte. A todas estas autoridades solicito uma salva de palmas. (Palmas.)

Maestro Marlon Okubo, a Assembléia Legislativa é sua.

 

* * *

 

- É entoado um número musical.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Gostaríamos de agradecer mais uma vez ao Coral Aquarela, do Biasi, ao nosso Maestro, Marlon Okubo. Parabéns a todos e a todas as crianças. Muito obrigada, Vitor, por nos ter privilegiado com a presença desse coral tão maravilhoso. Brigadeiro Vilarinho, este é um presente nosso, da Assembléia e das crianças que são o nosso futuro, para que possamos comemorar o dia da Força Aérea Brasileira e o Dia do Aviador.

Neste momento, passo a palavra ao Major-Brigadeiro-do-Ar, Paulo Roberto Cardoso Vilarinho.

 

O SR. PAULO ROBERTO CARDOSO VILARINHO - Ex.ma. Sra. Deputada Rosmary Corrêa, Presidente desta sessão, meus prezados amigos, General Fernandes, Comandante da 2ª Região Militar, General Covas, Comandante da 2ª Divisão de Exército, vice-Almirante Marcélio, Comandante do 8º Distrito Naval, Brigadeiro Mendes, Comandante da nossa Academia da Força Aérea, demais autoridades presentes, senhores oficiais, senhoras e senhores, meus companheiros da Força Aérea, neste momento, que considero muito importante para a Força Aérea Brasileira, também vou me permitir não falar de improviso para não ser traído pela emoção.

Inicialmente, caríssima Deputada Rosmary Corrêa, gostaria de ratificar nossa profunda admiração e amizade pela Deputada, pela consideração e apoio com que brinda a Força Aérea com esta sessão em homenagem à nossa querida Força Aérea no transcurso das comemorações da Semana da Asa, em especial à figura do Pai da Aviação Alberto Santos Dumont.

Muito já foi dito e escrito sobre a vida e a obra de Santos Dumont. Suas virtudes, que não eram poucas, foram objeto de todo tipo de homenagens e monumentos. Sua coragem e determinação foram agraciadas com troféus e honrarias. Porém, convém destacar o maior valor, a principal qualidade que faz Dumont ser reconhecido e reverenciado como herói brasileiro: o amor que ele nutria por este País. Esse seu sentimento ele materializou na forma de um pequeno experimento aeronáutico, que, em suas palavras, foi “o meu primeiro balão, o único que tinha nome: Brasil.”

Hoje, vivemos num tempo em que a humanidade passa por profundas transformações e conflitos, uma época em que os valores morais sofrem desgastes, onde o flagelo da guerra expõe a crueldade e a ambição humanas. Mas, por outro lado, nessa nossa agitada vida moderna, novidades tecnológicas nos surpreendem e mesmo nos chocam.

Foi num mundo semelhante a este que no início do Século XX, mais precisamente em 23 de outubro de 1903, que nosso tenaz patrício, nascido na Fazenda Cabangu, concretizou uma das aspirações mais antigas do homem - voar. Com seu idealismo, por meio de seu invento, Santos Dumont queria aproximar as nações e de certa forma elevar o espírito humano. Queria mostrar a todos que do alto vemos a Terra sob uma outra perspectiva e que esta experiência, antes somente reservada aos pássaros, encheria os corações de alegria e tornaria o homem mais consciente de seu papel. Prova disso é que Santos Dumont jamais cogitou em ter fortuna com sua criação, deixando para toda a humanidade a patente de seu evento, detalhes que já foram muito bem expostos pela nossa querida Deputada.

Hoje temos aqui conosco a Cadete Aviadora Fernanda Görtz, da Academia da Força Aérea Brasileira. Ela se faz presente para receber a homenagem do povo de São Paulo feita à mulher aviadora por intermédio desta Casa de Leis, especialmente convidada pela nossa Deputada. A Cadete Fernanda pertence ao primeiro contingente de mulheres que ingressaram no Curso de Formação de Oficiais Aviadores, tendo sido a pioneira no vôo solo naquela academia. Diferente do que se pensa, a presença da mulher na aviação não é um episódio recente. É preciso lembrar que a história da aviação nacional foi marcada por grandes expoentes femininos. Theresa de Marzo, Ada Rogato e Anésia Pinheiro são alguns conhecidos exemplos de corajosas mulheres que, contrariando inúmeros preconceitos de sua época, alcançaram memoráveis conquistas nos céus brasileiros.

A participação feminina nas forças armadas, especialmente na Aeronáutica, tem demonstrado que longe de gerar concorrências e disputas, traz consigo mais sensibilidade, mais intuição e, por que não dizer, mais beleza ao ambiente militar. Nossas oficiais e graduadas são exemplos de profissionalismo e determinação, seja diante de funções técnico-administrativas, ou à frente das tropas, nas atividades militares. Esta homenagem que está sendo prestada neste plenário é justa e nobre e nos é muito grata. É um exemplo para todos nós brasileiros.

Cultuando a nossa história e honrando a memória e os feitos de nossos corajosos e abnegados compatriotas, estamos preparando nossa juventude na construção de um Brasil melhor, mais forte e mais justo com seus filhos.

Finalmente agradeço, profundamente sensibilizado, em meu nome e em nome do Comandante da Aeronáutica Tenente-Brigadeiro-do-Ar Luiz Carlos da Silva Bueno, emocionado, pela apresentação do Coral da Escola de Azes, e a feliz iniciativa da nobre Deputada Rosmary Corrêa, que fica por muito tempo nos corações da nossa Força Aérea Brasileira, com muito carinho e muita gratidão. Muito obrigado.

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Quero fazer a entrega ao Major-Brigadeiro-do-Ar, Paulo Roberto Cardoso Vilarinho, de uma lembrança desta data, sintetizada nessa placa da Assembléia Legislativa.

 

* * *

 

- É entregue a lembrança ao Major-Brigadeiro-do-Ar, Paulo Roberto Cardoso Vilarinho.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Gostaria de fazer também a entrega do Espadim da Força Aérea à Dona Vera. Pediria a gentileza que fizesse chegar às mãos dela.

Queríamos aproveitar também para homenagear a nossa querida cadete Fernanda Gotes. Queria que ela viesse aqui para também receber o nosso Espadim e também umas flores em homenagem e dizer do orgulho que nós mulheres temos pela sua conquista e também desejar que você tenha uma carreira maravilhosa que vai nos orgulhar cada vez mais.

 

* * *

 

- São entregues o Espadim e as flores à cadete Fernanda Gotes.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Quero também aproveitar e pedir ao nosso Comandante da Academia da Força Aérea, o nosso Brigadeiro Mendes, que também entregue a sua esposa um Espadim que estamos encaminhando.

Queremos aproveitar, já que o Major Brigadeiro-do-Ar Paulo Roberto Cardoso Vilarinho foi tão gentil citando aqui as mulheres - sentimo-nos homenageadas com isso -, de fazer a entrega de algumas flores à Major Psicóloga Roselisa Crespi Martins, do Hospital da Aeronáutica de São Paulo. Peço à Silvia entregar as flores para ela. Também à Major Maria Luiza Pigini Santiago Pereira, também do Hospital da Aeronáutica, e à Tenente Denise Mendes, Ajudante de Ordens do Comando Geral do IV Comar.

Estamos chegando ao fim da nossa Sessão Solene. Peço a todos para que, de pé, ouçamos e cantemos o Hino do Aviador.

 

* * *

 

- É entoado o Hino do Aviador.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Gostaria, ao final desta Sessão Solene, singela mas do fundo do coração, agradecer mais uma vez a presença de todos, e faço-o na pessoa do Brigadeiro Vilarinho, desejando a todos que os nossos militares, da Aeronáutica especialmente, que continuem dando-nos esse orgulho que sempre deram.

Agradeço às minhas amigas da Sociedade Viver Melhor, aos meus companheiros do Rotary, da Associação Comercial, a toda a equipe que trabalhou conosco, para que pudéssemos realizar esta Sessão Solene.

Esgotado o objeto da presente sessão, damos por finalizada a homenagem à Força Aérea Brasileira, ao Dia do Aviador. Muito obrigada a todos, e que Deus nos acompanhe.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e três minutos.

 

* * *