1

 

23 DE SETEMBRO DE 2005

047ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO “DIA ESTADUAL DO IDOSO”

 

Presidência: RICARDO TRIPOLI

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 23/09/2005 - Sessão 47ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: RICARDO TRIPOLI

 

001 - RICARDO TRIPOLI

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido deste Deputado, com a finalidade de comemorar o Dia Estadual do Idoso. Convida todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional. Aborda seu papel na aprovação da lei que cria a Política Estadual do Idoso. Fala das conquistas do movimento da terceira idade, como a importância crescente dos idosos no mercado de trabalho.

 

002 - RICARDO ALVARENGA TRIPOLI

Presidente do Conselho Estadual do Idoso e pai do Deputado Ricardo Tripoli, agradece a homenagem à terceira idade e afirma que, com o esforço de todos os envolvidos, a situação dos idosos ainda vai melhorar muito mais.

 

003 - Presidente RICARDO TRIPOLI

Anuncia a execução de número musical. Presta homenagem à Sra. Porcília Garcia, de 97 anos. Reitera que a luta pela melhoria das condições dos idosos tem de continuar. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO TRÍPOLI - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO TRIPOLI - PSDB - Esta Presidência anuncia e agradece a presença das seguintes autoridades: Sr. Waldemar Hette Fernandes Araújo, neste ato representando o nobre Deputado Antonio Salim Curiati; Sr. Hélcio Cremonese, Assessor da Coordenadoria de Relações Institucionais da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos; Sra. Magali Terezinha da Silva, nossa estimada amiga e grande batalhadora, que neste ato representa o Fundo Social de Solidariedade; o Dr. Ricardo Tripoli, que conheço há 53 anos, que preside o Conselho Estadual do Idoso, neste ato representando o Exmo. Sr. Governador Geraldo Alckmin, que dentre outras qualidades é meu pai.

Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Rodrigo Garcia, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar o Dia Estadual do Idoso.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do Maestro 2º Tenente Músico da Polícia Militar, David da Cruz.

 

* * *

 

-  É executado o Hino Nacional Brasileiro pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO TRIPOLI - PSDB - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, a todos os seus integrantes, na pessoa do 2º Tenente Músico da Polícia Militar, David da Cruz. Muito obrigado pela gentileza e pelo carinho que a Polícia Militar tem demonstrado aos integrantes da terceira idade.

Gostaria de citar também a presença do nobre ex-Deputado Ruy Codo, autor do projeto de lei que instituiu o atual Hino Oficial do Estado de São Paulo.

Antes de passar a palavra ao Presidente do Conselho Estadual do Idoso, gostaria de falar algumas palavras.

Tive o privilégio de presidir esta Casa em 1995. Encerrei o meu período de Presidente desta Casa no início de 1997. O primeiro projeto que tive a oportunidade de aprovar nesta Casa, com o apoio de boa parte das senhoras e dos senhores aqui, foi a lei da Política Estadual do Idoso.

Uma lei que deu início a um processo de reorganização dos movimentos da terceira idade. Uma lei que nos ajudou não só sob o aspecto do Governo do Estado de São Paulo, na criação, por exemplo, dos chamados CRIs, Centros de Referência dos Idosos, de São Miguel, do Mandaqui, bem como das políticas públicas do Estado de São Paulo, que prestassem a homenagem merecida às pessoas da terceira idade. Essa lei também fez com que os municípios fizessem adaptações nas suas cidades a todos aqueles que têm se empenhado no trabalho pelos idosos.

Peço uma salva de palmas aos integrantes do Conselho Estadual do Idoso, cuja maioria encontra-se presente nesta solenidade. Peço que se levantem para que recebam as homenagens de todos aqueles que estão aqui. (Palmas.) Os integrantes deste vigoroso Conselho Estadual do Idoso comparecem hoje à Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo para receber as nossas homenagens. Sabemos das dificuldades pelas quais eles passam. Sabemos o quanto é difícil - não é, Magali - a luta para vencer barreiras não só no Estado de São Paulo, como em todo o Brasil.

Mas eu dizia que as Prefeituras começaram a perceber. Há pouco eu dava uma entrevista para a TV Record e a jornalista me perguntava se eu achava que tudo já tinha sido feito. Eu disse não. Muita coisa ainda tem de ser feita. A segunda pergunta que ela me fez é se essas coisas tinham modificado. Eu disse: “Para mim mudaram, e bastante.” Ela falou: “O senhor tem um exemplo?” Eu disse: “Tenho um que é muito curioso.”

Antigamente, trinta, quarenta anos atrás, as pessoas idosas eram chamadas de velhas. Hoje já não se fala mais velho, fala-se idoso, o que é uma conquista do trabalho dos movimentos da terceira idade, numa demonstração de respeito com as pessoas que atingiram essa maioridade, e que é um ganho de causa, um mérito em qualquer país do mundo.

Eu me recordo que, quando ainda Presidente da Casa, fui convidado por S. Exa. o então Governador Mário Covas para recebermos a princesa do Japão que visitava o Brasil.

O Governador Mário Covas fez questão de recebê-la num almoço e sabemos que os orientais são muito mais formais do que nós, do ocidente. Eles não cumprimentam dando a mão. Eles fazem aquela flexão.

O auditório estava todo tomado por pessoas da colônia, sanseis, decasséguis, filhos, netos e japoneses também. A princesa vinha pelo hall central juntamente com o Sr. Governador, atrás vinha a primeira-dama Dona Lila, eu como Presidente da Assembléia e minha esposa ao lado. Ao caminharmos pelo hall víamos plaquinhas identificando ‘comerciantes’, ‘industriais’, ‘professores’, enfim, cada plaquinha identificava o grupo das pessoas que estava ali.

A princesa, quando chegou quase na metade do salão, parou, colocou a bolsa que tinha na mão direita para a esquerda, tirou a luva da mão direita e cumprimentou um senhor de idade que estava na primeira fila. Este senhor ficou extremamente emocionado. Ela coloca a luva de novo e vai para o salão fazer sua manifestação.

Quando terminou o evento perguntei ao embaixador do Japão por que ela tinha feito aquele gesto. Ele me disse: “No Japão, os educadores e os idosos são as maiores autoridades do país.” Por conta disso ela tinha feito aquela referência diferenciada no modelo que não era o oriental, mas o ocidental, demonstrando a importância que um país - que já passou por guerras e que hoje é uma das grandes potências do mundo - tem por conta do respeito, por conta do carinho para com as pessoas da melhor idade.

Todos nós um dia vamos estar no grupo da melhor idade. Hoje, a longevidade já ultrapassa setenta, oitenta anos, pessoas com cem anos temos aos montes espalhadas pelo Brasil, o que prova que o ser humano está preparado para viver muito mais tempo do que possamos imaginar; não é verdade? Hoje as pessoas estão mais dispostas, as pessoas têm muito mais vontade de prestar serviços do que antigamente. E nada mais justo do que homenageá-las no dia de hoje.

Eu gostaria que cada uma das senhoras e dos senhores levassem suas famílias aos clubes da melhor idade que freqüentam, pois esta homenagem é extensiva a todos aqueles que pertencem a essa brilhante, a essa vocacionada, a essa tão importante categoria das pessoas da melhor idade.

Tenho certeza de que não só os governos, mas a iniciativa privada já percebe a importância de termos a participação dos idosos no mercado de trabalho, até porque têm ciência acumulada, conhecimento acumulado ao longo dos anos, o que vai fazer com que os jovens errem menos, por conta daqueles que já passaram por esses erros e podem repassar essa condição a cada um de nós.

Eu fico emocionado porque temos uma praxe aqui na Assembléia Legislativa que poucas pessoas conhecem. O nosso Regimento Interno às vezes é muito duro. Os assessores da Mesa sabem do que vou falar.

Tem uma coisa curiosa no Regimento em relação àquele que deixa o cargo de Presidente. Exercer a Presidência tem um lado gratificante e um lado frustrante. O lado gratificante é que quando saímos da Presidência recebemos um quadro na galeria dos Ex-Presidentes. Então temos aqui um quadro na galeria dos Ex-Presidentes. O lado frustrante é que não podemos mais presidir sessões, salvo sessões que são feitas única e exclusivamente com o objetivo de homenagear alguém.

Portanto, quero dizer que desde que saí da Presidência - há dez anos - é a primeira sessão que presido, lembrando-me muito de 1997, quando com este plenário, da mesma maneira que está hoje, lotado aprovamos a Política Estadual do Idoso, que se tornou referência para outros estados e para vários municípios do Brasil. Tanto é verdade que depois tivemos em Brasília a confecção do Estatuto da Melhor Idade, que veio após a aprovação dessa lei pela Assembléia Legislativa. E digo mais: uma lei aprovada por unanimidade.

Se alguém um dia quiser fazer com que os partidos políticos conversem e que as pessoas se entendam, procurem a terceira idade, pois foi um dos únicos projetos nesta Casa que teve o voto de todos os Deputados, de todos os partidos políticos com acento nesta Casa, o que demonstra a força, a determinação e o carinho dessa categoria que merece muito a nossa homenagem.

Assim sendo, agradeço a presença de cada um dos senhores e das senhoras hoje aqui e passo a palavra ao Presidente do Conselho Estadual do Idoso, Ricardo Tripoli, que fará as suas considerações a respeito deste dia tão importante. Meu muito obrigado.

 

O SR. RICARDO TRIPOLI - Bom-dia a todos. Muito obrigado pela presença. O nosso convite para estar aqui hoje é uma homenagem muito grata à Sociedade dos Idosos. O meu filho, Ricardo Tripoli, porque é o criador da Lei dos Idosos do Estado de São Paulo, em favor dos idosos, que se lembrou de prestar essa homenagem nesta sessão solene, aqui, hoje, a todos os idosos do Estado de São Paulo. A todos aqueles que vieram de fora, de outros estados, mas que vivem aqui em São Paulo e que são idosos.

Não podemos falar muito sobre o idoso porque o José Ricardo já falou demais. Mas eu mudo um pouco, eu vou além. Primeiro, quero agradecer a Deus por nos dar essa oportunidade de estar aqui juntos nessa comemoração, porque nós devemos tudo a Ele, inclusive essa vida saudável que nós temos, essa sociedade que toda hora está praticando alguma coisa a nosso favor. De forma que agradecemos de coração a presença de todos vocês.

Queremos agradecer também aos conselheiros, que representam o nosso conselho. Não estão todos, mas tem um grande número. Queremos agradecer ao Presidente da Assembléia Legislativa que convocou esta sessão solene, a pedido do Deputado Ricardo Tripoli, e agradecer a vocês todos, ao pessoal do Parque da Água Branca, do Instituto da Melhor Idade Estação Vida, e às coordenadoras que estão sempre conosco, quase que diariamente, nos passeios, nas viagens, nas reuniões sociais.

Agradecer e dizer que vamos continuar na luta. Vai melhorar muito, se Deus quiser. Se cada um de nós lembrar que temos que trabalhar em conjunto, não tenho dúvidas de que vai melhorar muito.

Faço votos e peço a Deus que ajude a todos nós, que abra os nossos caminhos, que proteja os nossos caminhos, que proteja nossa saúde e nos dê muita, muita paz de espírito. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO TRIPOLI - PSDB - Dando seqüência a esta homenagem, ouviremos agora a apresentação do cantor Jorge Melo, que teve a gentileza de oferecer o brilhantismo da sua música para o deleite de cada uma das senhoras e dos senhores nesta sessão solene, ele que tem se dedicado também à vocação da chamada melhor idade, o que é um privilégio para nós termos aqui no dia de hoje. Ouviremos a apresentação desse brilhante cantor, Jorge Melo, que fará a sua apresentação.

 

O SR. JORGE MELO - Bom-dia! Estou super feliz por estar aqui com vocês e posso iniciar dando um depoimento interessante, que vale. Eu sou vovô de quatro netos; minha mãe completou anos no dia 12 de setembro, semana passada; meu pai tem 77 anos e é dois anos mais novo do que ela, e até 10 de janeiro do ano passado minha mãe ainda tinha mãe.

Dona Maria da Conceição, em Piripiri, no Piauí, morreu aos 104 anos. Espero conseguir chegar lá, onde todos esses que eu citei estão. Então, sinto-me muito feliz e agraciado em poder estar aqui, em nome de nossa idade, em nome de nossa maravilha de experiência que adquirimos.

 

* * *

 

- É feita a apresentação do número musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO TRIPOLI - PSDB - Agradecemos ao cantor. Diria até que é menos cantor e mais poeta porque consegue, com o seu improviso, alegrar os corações de todos aqueles que têm oportunidade de se embevecer do som da sua viola, da poesia da sua música e do encanto da sua gentileza como personalidade, em homenagem aos nossos grupos da terceira idade. Muito obrigado pela gentileza, Jorge Melo. Saúde a você.

Queremos anunciar a presença da Sra. Roma Pitombo di Monaco, representando a Sra. Delvita Pereira Alves, Presidente do Condeca, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente; e do Sr. Delegado Titular da Delegacia do Idoso, Dr. Oscar Ferraz Gomes, membro também do Conselho Estadual do Idoso.

Antes de passar à última fase da nossa sessão solene, quero registrar a presença e a importância dos representantes do Conselho Estadual do Idoso: Vice-Presidente Marcelo Balzan; Sra. Teresinha Tortoro; Sra. Marilisa Duad; Sra. Maria Carmen Pompeu; Sra. Olympia Buzeto; Sr. José Clementino; Sra. Maria Inês Moretti, da Seads; Sra. Walkiria Spell, da Casa Civil; Sra. Magali Teresinha, da Fussesp; Sr. Maestro Wanderley Garieri Júnior, da Secretaria da Cultura. Deixei o Júnior por último porque é o mais novo do Conselho. É o mascote da turma. Mas este Conselho é mais da juventude, dando apoio à melhor idade, trazendo vibração e empolgação a todos aqueles que freqüentam e vivem o dia-a-dia da melhor idade.

E como não se faz sessão solene sem se prestar uma homenagem, solicito ajuda da Sra. Teresinha Tortoro.

Vamos fazer uma homenagem a uma jovem, Porcília Garcia, de 97 anos, que nasceu em Aguaí, em 20 de maio de 1908. Ainda jovem veio para São Paulo e cedo começou a trabalhar. Quando um de seus irmãos ficou viúvo, com cinco filhos para criar, a Sra. Porcília teve que deixar de trabalhar e mudou-se para a cidade de Casa Branca, para ajudar na criação dos cinco sobrinhos. Mais tarde voltou para São Paulo, mais especificamente para o bairro do Ipiranga, onde mora há 60 anos. Trabalhou numa fábrica de óleo comestível até se aposentar.

A Sra. Porcília Garcia merece todas as homenagens pelo grande exemplo de solidariedade e atenção que sempre tem dado a todos.

Aos 97 anos - atenção os homens, solteira, faz questão de resguardar sua independência morando ainda sozinha. Mostra a todos uma grande disposição, cuidando das tarefas diárias - banco, supermercado. Gosta muito de viajar, o que é muito importante. Segundo sua família, o seu segredo de longevidade é uma boa alimentação, uma boa caminhada e, sem sombra de dúvidas, uma ótima de coleção de amigos.

Assim sendo, vamos homenagear no dia de hoje, nesta Sessão Solene, a Sra. Porcília Garcia. Sinta-se homenageada por todos que estão presentes aqui. A senhora muito merece esta homenagem. (Palmas)

Chegamos ao fim, depois dessa imensa vontade de cada uma das senhoras e dos senhores de demonstrar que a melhor idade veio para ficar, e com muita intensidade.

É importante registrar que nós temos um débito com cada um daqueles que já deram boa parte das suas vidas para este estado tão poderoso que é o Estado de São Paulo. Para se ter uma idéia, é um estado em que só a região metropolitana tem 15% do PIB do Brasil, um estado que atinge hoje 40 milhões de pessoas, uma população maior do que a de muitos países da Europa e que demonstra hoje a grande preocupação com a mudança de cultura.

Hoje o idoso vive com condições próprias. Os clubes da terceira idade se formaram por vontade própria das pessoas que perceberam que tinham de buscar o seu espaço.

Hoje verifiquei, com as menções que foram feitas, e eu conversava agora há pouco com a Magali, que estão extremamente atualizados. Isso é importante. É sinal de que estão lendo jornais, assistindo televisão, ouvindo rádios e, mais do que isso, comentando fatos uns com os outros, no sentido de se atualizarem.

Estão fazendo, na acepção da palavra, política no Estado de São Paulo, uma política com ética, uma política séria, uma política que vai fazer com que fiquemos orgulhosos das futuras gerações do Estado de São Paulo e do Brasil.

Agradeço imensamente a presença de todos nesta solenidade. É uma solenidade com densidade, com empolgação de todos os senhores.

Meu pai me faz uma referência aqui sobre a solicitação de homenagem do Sr. Prefeito da cidade de São Paulo, do Sr. Governador Geraldo Alckmin, que fizeram questão - me disseram ainda ontem à noite - que trouxesse um abraço fervoroso. Como sei que existe muita intimidade entre as senhoras e os senhores com o Governador, não existem intermediários, vocês têm a franqueza e a facilidade na conversa com o Sr. Governador, eu transmito apenas o abraço dele a cada uma das senhoras, a cada um dos senhores.

É importante continuarmos essa luta. Muitas vezes os senhores não se dão conta da importância dessa luta. O Estatuto do Idoso só foi aprovado no Congresso Nacional porque os estados se mobilizaram, os municípios se mobilizaram. A discussão da consciência e dos problemas da terceira idade foi levada à frente. As pessoas perceberam que a questão da melhor idade é fundamental. E nada melhor do que a disposição, do que a vontade que os senhores têm de levar este estado avante, de fazer que o Brasil seja reconhecido internacionalmente como o melhor país da melhor idade.

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades, aos funcionários desta Casa e àqueles que ajudaram na elaboração desta Sessão Solene, colaborando para o êxito da sessão. Muito obrigado. Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

-         Encerra-se a sessão às 11 horas e 40 minutos.

 

* * *