31 DE AGOSTO DE 2009

047ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO QUINQUAGÉSIMO ANIVERSÁRIO DO SINDICATO DOS METALÚRGICOS DE TAUBATÉ E REGIÃO”

 

Presidente: CARLINHOS ALMEIDA

 

 

RESUMO

001 - CARLINHOS ALMEIDA

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a presente sessão solene foi convocada pelo Presidente Barros Munhoz, a requerimento do Deputado Carlinhos Almeida, ora na direção dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o Quinquagésimo Aniversário do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região. Convida o público presente a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro. Comunica que o Presidente Barros Munhoz havia transmitido a sua saudação a esta sessão solene e registra correspondências que recebeu.

 

002 - EDSON ALVES

Professor e representante da reitora da Unitau - Universidade de Taubaté, cumprimenta as autoridades presentes. Fala da responsabilidade de estar participando desta data. Destaca o trabalho desenvolvido pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté, na área social, sobretudo na gestão de seu atual presidente, Isaac Jarbas Mascarenhas do Carmo. Diz que a Universidade de Taubaté e o Sindicato dos Metalúrgicos trabalham juntos para formar cidadãos mais qualificados para o desenvolvimento do País.

 

003 - RAQUEL RIBEIRO CARVAJAL

Vereadora e presidente da Câmara Municipal de Santo Antônio do Pinhal, agradece o convite do Deputado Carlinhos Almeida. Manifesta a alegria por estar participando desta solenidade, que constitui um marco na história de São Paulo. Parabeniza o Sindicato dos Metalúrgicos pelo aniversário e diz que estes são trabalhadores que lutam por seus direitos.

 

004 - ALFREDINHO

Vereador da Câmara Municipal de São Paulo, lembra as lutas e dificuldades do Sindicato, que representa a Região do Vale do Paraíba, onde estão colocadas várias fábricas importantes. Parabeniza a todos e deseja que o Sindicato continue lutando em defesa da classe trabalhadora.

 

005 - ADI DOS SANTOS LIMA

Presidente da CUT estadual, agradece o convite feito pelo Sindicato dos Metalúrgicos à Central Única dos Trabalhadores. Cumprimenta o Deputado Carlinhos Almeida pelo seu reconhecimento a um Sindicato combativo, que luta, negocia e dialoga. Afirma que a história dos metalúrgicos e da CUT constitui a história da construção da democracia no País.

 

006 - VICENTE PAULO DA SILVA

Deputado Federal, cumprimenta a todos pelo trabalho de luta sindical e saúda o professor Edson Alves, representante da reitora da Unitau. Saúda o Deputado Carlinhos Almeida pela iniciativa e pelo gesto de solidariedade de trazer a esta Casa de Leis, a homenagem ao Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté. Diz que um Sindicato como este é um sindicato cidadão, preocupado com os direitos dos trabalhadores.

 

007 - ISAAC JARBAS MASCARENHAS DO CARMO

Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região, cumprimenta as autoridades presentes e a todos os dirigentes sindicais. Lembra que este era o momento de fazer uma reflexão sobre tudo o que o Sindicato viveu nesses 50 anos. Informa que estiveram presentes ao lançamento do marco regulatório do pré-sal. Afirma que o Sindicato dos Metalúrgicos é um sindicato cidadão, que, além de defender os interesses da categoria, pensa na sociedade como um todo.

 

008 - Presidente CARLINHOS ALMEIDA

Fala da honra de ter proposto esta sessão solene e ressalta que o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté estava comemorando 50 anos em um momento em que se consolida como referência nacional e constitui um exemplo para todas as outras categorias, pela renovação, por sua organização de base, pela capacidade de mobilização, equilíbrio e defesa da cidadania. Agradece a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Carlinhos Almeida.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLINHOS ALMEIDA - PT - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLINHOS ALMEIDA - PT - Quero agradecer a presença de todos os senhores e registrar, com alegria, a presença em nossa Mesa do Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região, companheiro Isaac Jarbas Mascarenhas do Carmo; do nosso grande companheiro, liderança sindical que nos representa tão bem na Câmara Federal, Deputado Vicente Paula da Silva, Vicentinho; do companheiro Adi Santos Lima, Presidente da CUT de São Paulo; do Professor Edson Alves, representando a Reitora da Universidade de Taubaté, Maria Lucila Junqueira Barbosa.

Agradecemos a presença também do Sr. Keffin Gracher, representando, neste ato, o Senador Aloizio Mercadante, da Vereadora Raquel Ribeiro Carvajal, Presidente da Câmara de Santo Antônio do Pinhal; dos Vereadores José Roberto dos Santos, Edmilson Demétrio, José Antônio Marcondes da Silva, todos de Santo Antônio do Pinhal, e do Sr. Joalve Vasconcelos, que representa aqui o Sindalesp, Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do Subtenente PM Edson, Maestro da Seção da Banda da Polícia Militar.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* **

 

O SR. PRESIDENTE - CARLINHOS ALMEIDA - PT - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, na pessoa do Subtenente Edson, pela competência e qualidade na execução do Hino que une a todos nós brasileiros, nesta terra tão maravilhosa e tão cheia de desafios. A presença dos senhores abrilhanta bastante esta Sessão Solene.

Sras. Deputadas e Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Barros Munhoz, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar o Quinquagésimo Aniversário do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região.

Infelizmente, o Presidente Barros Munhoz não pôde comparecer a esta Sessão Solene como gostaria, porque se encontra internado há praticamente um mês com problema de saúde, mas pediu que transmitisse sua saudação a todos.  Esperamos que o Presidente possa retornar brevemente.

Quero registrar as manifestações que recebemos de pessoas que não puderam comparecer a esta sessão. O Deputado estadual Pedro Bigardi, Líder do PCdoB encaminha um telegrama saudando esta Sessão Solene. A Sra. Silvia Motta, do Cerimonial da Unicamp, Universidade de Campinas, saúda a Assembleia Legislativa pela realização desta sessão e cumprimenta o Sindicato pelo seu aniversário.

O Presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Vereador Antonio Carlos Rodrigues, envia correspondência no mesmo sentido, assim como o Secretário da Fazenda do Estado de São Paulo, Sr. Mauro Ricardo Machado Costa, o Secretário da Cultura de São Paulo, Sr. João Sayad, o Secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Sr. João Sampaio, o Secretário de Estado e Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, o Delegado-Geral de Polícia, Domingos Paulo Neto, o Secretário de Comunicação do Estado, Bruno Caetano, a Vereadora do Município de Taubaté Pollyana Gama, do PPS.

Convido para fazer uso da palavra o Professor Edson Alves, que representa nesta Sessão a Reitora da Unitau, Universidade de Taubaté.

 

O SR. EDSON ALVES - Deputado Carlinhos Almeida, Presidente desta Sessão Solene, meu amigo Deputado Federal Vicentinho, Sr. Isaac, Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos – homenageado no dia de hoje -, companheiro Presidente da CUT, Adi Santos Lima, demais autoridades da Mesa, senhoras e senhores, para nós é uma responsabilidade muito grande participar da Mesa dos trabalhos em uma data tão importante como esta.

Cinquenta anos representam um período de maturidade para todos, sobretudo para uma instituição, como o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté. A responsabilidade ainda é redobrada por estar aqui representando a Universidade de Taubaté, também uma jovem instituição comemorando 50 anos, atravessando um período de bastante responsabilidade na cidade e região, que encontrou junto ao Sindicato dos Metalúrgicos, nas suas últimas gestões, sobretudo na gestão do jovem Isaac, um grande parceiro.

Quero ressaltar que Isaac é um jovem dirigente sindical, reconhecido nacionalmente no movimento sindical, orgulhosamente lapidado na nossa cidade. Não tenho a menor dúvida em apostar que outras pessoas de outras cidades, de outros Estados acabarão conhecendo o Isaac pelo trabalho que desenvolve na área sindical, não apenas em Taubaté e região, mas, com seus reflexos, no País todo.

Quero dizer da minha felicidade em estar aqui vivendo este momento histórico e também ressaltar que a relação institucional entre a Universidade de Taubaté e o Sindicato vem em uma velocidade crescente. Essa integração facilitará a evolução e o desenvolvimento da categoria dos metalúrgicos na Cidade de Taubaté e região e, certamente, participará do desenvolvimento regional e nacional com as políticas do Governo Federal, do Presidente Lula em toda a região.

Com essas palavras, quero deixar registrado que a Universidade de Taubaté e o Sindicato dos Metalúrgicos trabalham com uma só ação. Com isso, conseguiremos formar cidadãos mais qualificados para o desenvolvimento do nosso País.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CARLINHOS ALMEIDA - PT - Gostaria de convidar também para compor a Mesa o companheiro Valmir Marques, Biro Biro, Presidente da FEM, Federação Estadual dos Metalúrgicos, que também faz parte da galeria de Presidentes deste glorioso Sindicato dos Metalúrgicos de  Taubaté.

Quero convidar ainda o Vereador Alfredinho, da Câmara Municipal de São Paulo, para fazer parte da nossa Mesa.

Percebi que tínhamos no nosso roteiro apenas homens para fazer uso da palavra. Pensei que isso não poderia acontecer. Em uma Sessão Solene para homenagear uma entidade de luta dos trabalhadores, uma entidade que luta por uma sociedade mais justa, mais democrática, mais plural, não poderíamos deixar de convidar uma mulher para se manifestar.

Convidei, então, a Presidente da Câmara de Santo Antônio do Pinhal, Vereadora Raquel Ribeiro Carvajal, para fazer uso da palavra.

 

A SRA. RAQUEL RIBEIRO CARVAJAL - Quero cumprimentar o Sr. Isaac Jarbas Mascarenhas do Carmo, Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região, o Deputado Federal Vicente de Paulo da Silva, Vicentinho, o Sr. Adi Santos Lima, Presidente da CUT, e fazer um cumprimento muito especial ao Deputado Carlinhos Almeida, que nos convidou para esta Sessão Solene. Por causa do Deputado Carlinhos Almeida, que mora em nosso coração, estão aqui três vereadores da Câmara Municipal de Santo Antônio do Pinhal.

É realmente um prazer estarmos aqui, porque uma solenidade tão importante como a de hoje é um marco na história de São Paulo. Sei que os metalúrgicos são pessoas batalhadoras, que dão tudo de si, porque querem melhor qualidade de vida; lutam pelos seus direitos, e isso merece o aplauso de todos que os conhecem.

Sinto não termos aqui o Deputado Barros Munhoz, que não pôde comparecer por motivo de saúde. Ainda não o conheço, mas quero ter o prazer de conhecê-lo.

Quero deixar um beijo no rosto de todos vocês, porque há uma felicidade interior, um ânimo muito grande. Vocês são homens de luta, são guerreiros, homens de fibra. Mas não posso deixar de falar das mulheres.

O que seria dos homens sem as mulheres? Por isso, temos de destacar o papel das mulheres, que tão são valorosas, batalhadores, esteios dos maridos. Nós, mulheres, sempre estamos fortalecendo nossos companheiros, nossos filhos e aqueles que lutam por um Brasil melhor, por uma qualidade de vida melhor.

Entre os vereadores de Santo Antônio do Pinhal, temos o Vereador José Roberto de Oliveira, também metalúrgico, o que é um prazer para nós, porque podemos acompanhar seu trabalho, sua luta pelos direitos do cidadão.

Quero cumprimentá-los pelo Quinquagésimo Aniversário. Quantas pessoas lutaram, desde o começo para se chegar ao dia de hoje! Parabéns a todos vocês, lutadores, homens e mulheres.

Muito obrigada e um abraço muito querido para todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CARLINHOS ALMEIDA - PT - A Presidência concede a palavra ao Vereador Alfredinho da Câmara Municipal de São Paulo, que também é metalúrgico.

 

O SR. ALFREDINHO - Cumprimento, primeiramente, nosso Deputado Carlinhos Almeida, que propôs esta Sessão Solene e a preside, nosso companheiro Adi Santos Lima, Presidente da CUT Estadual, companheiro Isaac Jarbas Mascarenhas do Carmo, que preside este Sindicato, Deputado Federal Vicentinho, pessoas que compõem a Mesa, vereadores de Santo Antônio do Pinhal.

Não poderia deixar de comparecer a esta Sessão Solene, a convite de Natal e de toda Diretoria, para participar da homenagem a um Sindicato que tem uma grande história Afinal, são 50 anos de luta, de dificuldades.

Tive oportunidade de conviver com alguns companheiros que aqui estão, quando trabalhava na Ford. Passamos por momentos difíceis, como a crise da Ford em São Bernardo, quando negociamos a transferência de vários companheiros da planta de São Bernardo. Foi difícil os companheiros de Taubaté explicarem essa transferência até para a direita reacionária da cidade, que olhava mais para seu umbigo e não aceitava que metalúrgico da Ford de São Bernardo fosse para Taubaté. Alegavam que estavam tirando vagas de trabalhadores daquela cidade.

Os companheiros da direção do Sindicato daquela época – alguns estão aqui – tiveram coragem e convenceram a categoria sobre a necessidade de alguns companheiros de São Bernardo irem para Taubaté, por causa da crise estabelecida na fábrica de São Bernardo. Deixaram claro que todos somos irmãos e tínhamos de ajudar uns aos outros. Foi um gesto bonito desses companheiros da direção do Sindicato.

Lembro-me das lutas que travamos juntos desde quando este Sindicato veio para a CUT. Visitei a fábrica da Ford e da Volkswagen de Taubaté algumas vezes e hoje, nesta homenagem muito justa de 50 Anos feita por esta Casa, tenho de dizer que todos vocês da categoria de Taubaté estão de parabéns.

Que este Sindicato continue forte, lutando em defesa da categoria e da classe trabalhadora. Um Sindicato como este não defende apenas os metalúrgicos; cada conquista serve de parâmetro para outras categorias também alcançarem seus objetivos.

Parabéns a todos vocês. Com certeza, este Sindicato continuará forte e sendo referência na Região do Vale do Paraíba.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CARLINHOS ALMEIDA - PT - Convido o Presidente da CUT Estadual, companheiro Adi dos Santos Lima, para fazer uso da palavra.

 

O SR. ADI DOS SANTOS LIMA - Boa-noite a todos os companheiros e companheiras. Quero agradecer o convite feito por este Sindicato à nossa Central Sindical, Central Única dos Trabalhadores, e cumprimentar o companheiro Carlinhos Almeida, Deputado Estadual, que, com este gesto homenageia um sindicato que não é apenas mais um entre os quase 20 mil que temos no Brasil. Reconhece também sua história de 50 anos e a sua vida de sindicato combativo, de luta, que organiza, mobiliza, negocia, dialoga. Portanto, para a CUT é um orgulho muito grande ter um sindicato como o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté.

Cumprimento o companheiro Isaac e, na sua pessoa, toda a diretoria que, para a CUT, é um exemplo. Este é um sindicato que desafia a própria estrutura sindical brasileira, que defende a organização dos trabalhadores, a partir do local de trabalho. Isso nos dá muita energia para continuar no caminho que estamos.

Quero cumprimentar o companheiro Vicentinho, que já conheço há algum tempo. Tivemos oportunidade de trabalhar na mesma empresa. Eu ainda continuo na Mercedes-Benz do Brasil em São Bernardo do Campo, mas o companheiro Vicentinho se afastou, pois foi eleito Deputado Federal. Ele tem um grande histórico: foi Presidente do meu Sindicato, Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, depois do companheiro Meneghelli, do companheiro Lula. Foi Presidente da Central Única dos Trabalhadores, nossa CUT. A história dos metalúrgicos da CUT é de construção da democracia da classe trabalhadora brasileira.

Penso que a nossa participação na história do Brasil não seria a mesma sem a Central Única dos Trabalhadores, fundada no dia 28 de agosto de 1983 – na última sexta-feira, completou 26 anos de vida. Quero cumprimentar os demais membros, os vereadores, a Vereadora Raquel Ribeiro Carvajal – cujo tom de voz massageia nossos ouvidos, pois é muito agradável – e cada militante aqui presente.

A história do Sindicato se faz com essa militância. O Brasil tem aproximadamente 20 mil sindicatos, mas, em sua grande maioria, não existe negociação, não existe militante, não existe “cipeiro”, não existe comissão de fábrica. Ou seja, a maioria dos sindicatos age de maneira totalmente diferente de vocês.

Para nós, metalúrgicos, este sindicato é um orgulho muito grande. O meu Sindicato, Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, também está completando 50 anos este ano. Cinquenta anos na vida e história do Brasil é muito pouco pelo que vivemos. Mas, ao traduzir em luta, 50 anos nos deixam muito orgulhosos.

Isaac, vocês têm produzido para a CUT exemplos reconhecidos dentro da nossa Central como algo que indicamos a ser seguido. É um sindicato representativo, democrático, que tem como princípio não apenas dialogar com sua base. Vai além. É gratificante ouvir aqui o representante da Universidade dizer sobre a importância do diálogo deste Sindicato com a Unitau. Esse gesto mostra que um sindicato que extrapola sua base, que dialoga com a sociedade, é um sindicato moderno.

Quero cumprimentar todos e desejar que façam mais 50, e mais 50 anos de vida, e muito mais, juntamente com os 293 sindicatos que temos no Estado de São Paulo - são 16 ramos de atividades.

Temos certeza de que, ao voltar para casa, todos se sentirão orgulhosos por ter comemorado estes 50 anos de sindicância, no dia de hoje, 31 de agosto, nesta Casa.

Muito obrigado e felicidade para toda a categoria metalúrgica de Taubaté e região. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CARLINHOS ALMEIDA - PT - A Presidência concede a palavra ao nosso companheiro Deputado Federal Vicente Paulo da Silva, Vicentinho.

 

O SR. VICENTE PAULO DA SILVA - Boa-noite, senhoras, senhores. Companheiros presentes, como é impossível citar cada um nominalmente pela luta, por esse trabalho guerreiro de militância guerreira, de um sindicato realmente forte, quero que se sintam todos saudados.

Saúdo nosso Professor Edson Alves, representando a Reitora da Unitau, Dra. Maria Lucila Junqueira Barbosa, que tem feito uma parceria belíssima com os operários, por meio do Sindicato dos Metalúrgicos; Sr. Joalve Vasconcelos, representando o Sindalesp, Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo; Vereadora Raquel Ribeiro Carvajal, Presidente da Câmara de Santo Antônio do Pinhal, que tive a honra de conhecer hoje, e os nobres colegas companheiros Vereadores José Antônio Marcondes da Silva, José Roberto dos Santos e Edmilson Demétrio, também daquela cidade; companheiro Keffin Gracher, representando o Senador Aloizio Mercadante – transmita a ele o nosso abraço pelo trabalho sério que tem desenvolvido no Senado.

Saúdo o companheiro Adi Santos Lima, Presidente da CUT estadual. Começamos a trabalhar no ABC em 1978, os dois juntos. Eu vim do Rio Grande do Norte, ele, de Minas. Fiquei lá 25 anos e o companheiro ainda continua - lutador, guerreiro. Parabéns pelo trabalho nesse pouco tempo que você está na CUT como Presidente. Quero saudar nosso companheiro Vereador Alfredinho; nosso irmão, nosso Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté, Isaac Vargas Mascarenhas do Carmo.

Quero saudar e cumprimentar de modo especial nosso companheiro Deputado Carlinhos Almeida, pela iniciativa, pelo gesto de solidariedade, que trouxe à tona a importância do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté a esta Casa de Leis. Isso não é qualquer coisa.

Esta Casa, com certeza, deve ter elogiado muitos fazendeiros, muitos intelectuais, muita gente rica. Mas, homenagear operários, não é comum. O Deputado Carlinhos Almeida merece uma salva de palmas de toda a Assembleia. (Palmas.) Tenho certeza de que a aprovação para esta homenagem foi por unanimidade.

Quero trazer o abraço da nossa Bancada Federal e dizer que tentei, companheiro Isaac, propor uma sessão solene na Câmara Federal, mas, infelizmente, o calendário não permitiu. O Presidente da Câmara, que mandou um abraço a você, propôs que a sessão fosse realizada em novembro ou dezembro, mas, como o aniversário é agora, não achei conveniente.

Quero dizer ao nosso telespectador que, muitas vezes, não compreende a história da luta dos trabalhadores, que aqui está um sindicato construtor da paz neste País. Aqui está um sindicato com alguns princípios que, se fossem seguidos pelos demais sindicatos brasileiros, a situação do Brasil seria outra há muito tempo. A imagem do movimento sindical seria outra há muito tempo. Não existiria a palavra “corrupção” no movimento sindical, não existiria a palavra “peleguismo” no movimento sindical. Existiria, sim, muita solidariedade.

Homenagear este Sindicato é um estímulo à luta da classe trabalhadora. O Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté, sobretudo no último período, foi dirigido por pessoas bastante qualificadas, como meu irmão Biro Biro, que, além de presidir o Sindicato, hoje tem a grande tarefa de dirigir a Federação Estadual dos Metalúrgicos, FEM. Na pessoa de Biro Biro, quero saudar todos os ex-Presidentes de sindicato que por aqui passaram.

Este sindicato mostra que efetivamente está cumprindo a deliberação e orientação originada de um congresso realizado nos dias 26, 27 e 28 de agosto de 1983, quando nos juntamos – operários do campo e da cidade, homens e mulheres – e fundamos a primeira central sindical do Brasil. Por mais modernos que vocês sejam hoje, algumas coisas daquela época permanecem ainda de pé Vocês são um sindicato de base, portanto, não é a cúpula que está aqui. Vocês estão aqui porque consolidaram um trabalho junto às fábricas.

Sei que a diretoria que está aqui, estes jovens diretores, todos os dias, acordam de madrugada, vão às fábricas, com chuva ou sol, ouvir críticas e sugestões dos trabalhadores, procurando organizá-los. Isso é muito importante, porque temos muito sindicalismo de cúpula, que não sabe o que é uma base, um chão de fábrica. E isso tem de ser combatido cotidianamente.

Sindicato democrático. Participei recentemente de seu último congresso; foram quatro já realizados.. Para os nossos telespectadores terem conhecimento, o congresso dos trabalhadores é o momento em que o sindicato se reúne com seus afiliados eleitos na fábrica e analisam o que foi feito de certo ou de errado. A diretoria se coloca diante daqueles trabalhadores para ouvir críticas, sugestões e planejar os anos seguintes da sua atuação. Isso é democracia.

É um sindicato que não decide nada sem chamar os trabalhadores. Sei que dá trabalho, mas é muito mais seguro tomar uma decisão juntamente com os trabalhadores, que comparecem e têm direito de falar, de protestar. Essa é a democracia do movimento sindical. É por esse motivo que o sindicato é forte.

É um sindicato classista. Por mais que o Isaac e os dirigentes se sentem à mesa de negociação para conquistar, dialogar, evoluir, sabem que representam uma classe, a classe dos metalúrgicos. Sabem também que não estão isolados na corporação metalúrgica, que participam das lutas da classe trabalhadora brasileira, solidários aos trabalhadores rurais sem terra, ao lado dos servidores públicos, quando se preparam para enfrentar os desafios.

Agora, por exemplo, temos a luta pelas 40 horas semanais. É um dos sindicatos que mais arrecadou abaixo-assinado, que mais fez manifestação.  Recentemente esteve em Brasília para acompanhar a votação do meu relatório das 40 horas semanais. Eles sabem que isso vai ajudar a gerar emprego para a categoria e também no Brasil. Sabem que o trabalhador precisa trabalhar menos para ficar mais próximo da família, ter menos acidente e mais lazer. Esse é o sindicato de classe, é o sindicato da classe trabalhadora.

É um sindicato que tem também a perspectiva cidadã. Sabe que o irmão do movimento popular que luta por terra, por saúde, em defesa de um ambiente mais saudável, faz parte da luta do sindicato, que não vê o operário da mesma forma que o patrão, ou seja, apenas um ser produtivo; que, por trás de cada operário, tem a esposa, os filhos, a necessidade de uma moradia digna, segura.

Um sindicato como este é um sindicato cidadão. Hoje, este sindicato, que está recebendo uma homenagem, é capaz de pegar o seu povo, lotar ônibus e ir até ao Presidente Lula cobrar os direitos dos trabalhadores. Este é um sindicato cidadão.

Este sindicato se preocupa com a caminhada tão negativa da terceirização, que hoje tem reduzido os direitos dos trabalhadores. É um sindicato, pessoal, que luta por direitos iguais, que não aceita que as mulheres sejam discriminadas pela condição de mulher. É um sindicato que promove atividades e reage contra a discriminação racial, para que ninguém seja julgado pela cor da pele, mas sim pelo seu caráter e pela sua competência.

Este sindicato sabe que temos o direito ao prazer, ao lazer, e desenvolve atitudes culturais, recreativas, unindo as famílias. Como seria bom se todos os sindicatos fossem como o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e tivessem a capacidade de valorizar o coletivo,.

Temos este jovem Presidente Isaac, que, toda vez que me procura em Brasília para um problema ou procura as empresas, faz questão de dizer que está falando em nome da diretoria. É um sindicato que não se preocupa com o trabalhador somente na fábrica. É um sindicato que zela pelos companheiros que construíram a riqueza desse Brasil no passado, preocupando-se com os irmãos e irmãs aposentados e pensionistas.

Pessoal, este sindicato merece uma salva de palmas, de pé. (Palmas.)

Obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLINHOS ALMEIDA - PT - Representando todos os companheiros e companheiras da diretoria do Sindicato, todos os metalúrgicos, todos os que participaram desta luta nestes 50 anos, chamo o nosso companheiro Isaac para fazer uso da palavra.

 

O SR. ISAAC JARBAS MASCARENHAS DO CARMO - Gostaria de, inicialmente, cumprimentar nossos companheiros metalúrgicos de Monte Alto, na pessoa do Presidente Vanderlei, nosso companheiro Renato, dirigente sindical dos metalúrgicos de Matão, companheiro Verdinho, metalúrgico de Sorocaba, e demais entidades sindicais.

Quero cumprimentar o companheiro Biro Biro, Presidente da Federação dos Metalúrgicos da CUT, companheiro Vereador Alfredinho de São Paulo, nosso companheiro militante do Partido dos Trabalhadores em Taubaté e ex- Prefeito de Taubaté Salvador Khuriyeh; Presidenta da Câmara Municipal de Santo Antônio do Pinhal, Vereadora Raquel Ribeiro Carvajal, Vereadores de Santo Antônio do Pinhal José Roberto dos Santos, Edmilson Demétrio, José Antônio Marcondes da Silva, companheiro Keffin Gracher, assessor do Senador Aloizio Mercadante, todas as entidades assistenciais de Taubaté e região presentes nesta solenidade.

Cumprimento o companheiro Vicentinho, nosso Deputado Federal, companheiro Edson Alves, representando a reitora da Unitau, Presidente da CUT Estadual, Adi Santos Lima e nosso companheiro Carlinhos Almeida, que está homenageando nossa direção nesta solenidade, e todos os dirigentes sindicais, familiares, companheiros da comissão de fábrica da Volks e da Ford, companheiros da Cipa e os companheiros do Comitê Sindical dos Aposentados, da União dos Aposentados.

Para nós, é motivo de muito orgulho estar aqui contando com a presença de todos vocês. Este é um momento especial. Para nós, dirigentes sindicais e metalúrgicos, estar nesta Casa no dia de hoje, sem dúvida nenhuma, representa o momento de fazer uma grande reflexão sobre tudo aquilo que nossos companheiros viveram ao longo dos 50 anos da história do nosso Sindicato, como a luta contra a ditadura militar, a luta por melhores condições de trabalho para os companheiros.

Se nós, como metalúrgicos, se todos esses companheiros que lutaram ao longo desse período não tivessem, por exemplo, derrubado a ditadura militar, não estaríamos hoje nesta Casa, não teríamos eleito um metalúrgico para Presidente da República - que vem fazendo uma grande revolução e transformação em nosso País - e não teríamos a oportunidade de estar aqui falando das nossas conquistas durante esses 50 anos.

Tudo isso é motivo de grande satisfação. Hoje participamos de um momento histórico do nosso País representando a nossa categoria: o lançamento oficial do marco regulatório do pré-sal, que, sem dúvida, vai mudar a história econômica da exploração do petróleo no Brasil. Isso tudo demonstra a importância que tem hoje o Sindicato inserido não apenas nas questões da sua organização no local de trabalho, nas suas obrigações por melhores condições de salário. Acima de tudo, é um sindicato cidadão que, além de defender os interesses da sua categoria, pensa também na sociedade como um todo.

Voltando de Brasília, tivemos oportunidade de escrever algumas linhas, mas antes gostaria de saudar uma pessoa muito especial na minha vida que está presente aqui hoje: minha mãe, dona Lusivane. (Palmas.) Sem dúvida, é a pessoa mais especial na minha vida.

Em nome da direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté, temos grande prazer e emoção de estar nesta Casa, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Esta solenidade de 50 Anos do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté consagra definitivamente o papel do sindicato que está além de organizar os trabalhadores no seu local de trabalho. Não podemos ter dúvida de que somos fundamentais no processo de desenvolvimento econômico e social de Taubaté, do Vale do Paraíba, do Estado de São Paulo e do Brasil. 

Por isso, é fundamental que o movimento sindical amplie seu espaço além das fábricas e atue na sociedade como sindicato cidadão, discutindo e propondo demandas de interesse de toda sociedade. Estar aqui representa um grande marco, uma grande conquista, pois, para isso, foi preciso lutar contra a ditadura militar e derrubá-la. Se essa ainda existisse, com certeza, não estaríamos aqui e nem teríamos eleito um companheiro metalúrgico, oriundo de um movimento sindical operário, para governar tão brilhantemente este País: Presidente Lula.

Não nos teríamos organizado para construir há 26 anos a maior central sindical da América Latina e a quinta maior central sindical do mundo - Central Única dos Trabalhadores –, à qual temos orgulho de estar filiados. Gostaria de pedir uma salva de palmas à nossa Central Sindical que completou 26 anos de lutas e conquistas. (Palmas.)

Nesse sentido, os metalúrgicos de Taubaté combateram de forma organizada, na unidade de nossa categoria, a crise econômica atual. Se não criamos essa crise, não poderíamos ter pagado a conta com nossos salários e nossos empregos. Fizemos acordos fundamentais que garantiram emprego e a renda dos trabalhadores. Por exemplo, foram injetados neste primeiro semestre mais de 40 milhões de reais na economia do município, fruto das nossas negociações de PLR.

Conquistamos a contratação de mais de mil trabalhadores da Volkswagen ainda este ano. Em meio à crise econômica, mais um exemplo de um sindicato que negocia e garante o emprego e futuro dos trabalhadores. Conquistamos acordos e investimentos, como, por exemplo, o acordo da Ford, o investimento de mais de 600 milhões de reais, em uma nova linha de motores na unidade em Taubaté, que irá garantir, sem dúvida alguma, mais de 15 anos de produção e emprego nessa unidade.

Essas conquistas só foram possíveis porque resolvemos romper com a estrutura sindical vigente no país desde 1943. Criamos os comitês sindicais de empresa, a exemplo dos metalúrgicos do ABC, Salto e Sorocaba. Saímos de 35 dirigentes para sermos hoje 105 dirigentes eleitos na base com o objetivo de organizar os trabalhadores no local de trabalho. Assim, pudemos nos preparar para enfrentar os desafios da globalização, como a atual crise econômica, que, não apenas superamos, mas vencemos, garantindo emprego e renda por conta dessa organização fundamental para a classe trabalhadora.

Assim, podemos afirmar que somos exemplo para o Brasil, pois somos 19 mil metalúrgicos e metalúrgicas, temos um índice de sindicalização de 90% da nossa base, enquanto no Brasil a média é um pouco mais do que 30 por cento.

No dia 12 de junho, na comemoração dos 50 Anos dos Metalúrgicos do ABC, tivemos oportunidade de entregar ao Presidente Lula um projeto de lei reivindicando a legitimidade dos comitês sindicais de empresa, pois essa realidade já é exemplo de avanço na relação capital e trabalho no Brasil, como existe em Taubaté, Sorocaba, Salto e ABC.

Diante de toda essa conjuntura, temos a certeza de que a nossa responsabilidade é cada vez maior, não apenas na organização no local de trabalho, mas em mudar a sociedade em que vivemos, discutindo as questões da regionalidade, do desenvolvimento econômico, a política industrial que queremos, ajudando, assim, a construir uma sociedade cada vez mais justa e igualitária.

A comemoração dos 50 Anos do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região tem sido fundamental para reafirmar o compromisso com a nossa categoria. Temos obrigação de deixar um legado ainda maior, para as futuras gerações, de ampliação de direitos e conquistas, rompendo com barreiras, mantendo a ética, a responsabilidade para sermos reconhecidos como atores fundamentais no processo de transformação no mundo do trabalho e da sociedade.

Em nome da direção do Sindicato dos Metalúrgicos, agradeço a todos os familiares presentes. Muitas vezes, abdicamos de nossas famílias na luta para construir uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária.

Que Deus possa continuar abençoando a todos nós para que possamos avançar, cada vez mais, e garantir conquistas não apenas para os metalúrgicos de Taubaté e região, mas também para todo o Brasil.

Gostaria de pedir uma salva de palmas ao nosso companheiro Carlinhos Almeida, que propôs esta homenagem à nossa categoria e ao movimento sindical. (Palmas.)

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CARLINHOS ALMEIDA - PT - Antes do encerramento desta sessão, quero, mais uma vez, agradecer a presença da Vereadora Raquel Ribeiro Carvajal, na pessoa de quem também agradeço a presença dos vereadores de Taubaté, na pessoa do Keffin Gracher, agradeço ao Senador Aloizio Mercadante.

Quero saudar o Biro Biro, da FEM, o Vereador Alfredinho e agradecer a presença do Adi, nosso Presidente, do Vicentinho, nosso Deputado, do Edson, representando a Unitau.

Quero dizer, Isaac e companheiros, que, para mim, é uma honra ter proposto esta sessão e presidi-la, porque 50 anos é um marco para qualquer pessoa ou qualquer instituição, principalmente em um país novo como o nosso. Nunca podemos esquecer isso, Vicentinho. O Brasil é um país que, somente há 120 anos, teve coragem de tirar a escravidão da sua lei; algo predominante nas relações de trabalho no nosso país, que constava da lei como algo correto, algo legítimo. Às vezes, não nos damos conta, mas faz pouco mais de um século que o Brasil tirou da sua lei a escravidão. Sabemos que, até hoje, vivemos não apenas os resquícios, mas também a escravidão propriamente dita: todo mês o Ministério do Trabalho, a Polícia Federal, o Governo do Presidente Lula identificam trabalho escravo neste País.

Para que os senhores tenham noção, a Assembleia Legislativa vai completar, no próximo ano, 175 anos. É uma das instituições mais antigas. Quando esta Casa, que hoje homenageia os metalúrgicos, surgiu, o país ainda vivia na escravidão.

Para que os senhores possam ter noção clara da importância de completar 50 anos, nosso glorioso Sindicato dos Funcionários da Assembleia Legislativa, Sindalesp, tem apenas 15 anos. É um adolescente. Isso mostra como é importante o marco de 50 anos do Sindicato.

Apenas por comemorarmos 50 anos, já justifica esta sessão. Mas quero ressaltar outra coisa. Nós comemoramos 50 anos de uma instituição de luta dos trabalhadores. Isso demonstra uma capacidade de organização e de luta que não é uma coisa qualquer. Completar 50 anos, 100 anos de uma instituição do Estado, das classes dominantes, do empresariado – com todo respeito -, é fácil. Mas 50 anos de uma instituição que sofre perseguição, discriminação, que é a parte fraca da relação capital/trabalho, não é uma coisa qualquer. Precisamos fazer não apenas esta sessão, mas muitas outras atividades para lembrar este marco, porque é um exemplo para muitas outras categorias.

Quero ressaltar que o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté está comemorando 50 anos em um momento muito especial: no momento em que se consolida como uma entidade que é referência na nossa região, no Estado e no País; no momento em que tem uma diretoria que é modelo para muita gente.

O Vicentinho e o Adi falaram aqui um pouco sobre como ainda estamos engatinhando na organização sindical, como ainda existem problemas. Na semana passada, um amigo me contou que foi acompanhar uma oposição sindical, que conseguiu cancelar na Justiça uma assembleia, na qual três pessoas iriam prorrogar o mandato de uma diretoria por quatro anos. O sindicato deve ter uma meia dúzia de sócios, no máximo.

Neste momento em que o sindicato tem uma diretoria que é exemplo, é também um momento especial para esta comemoração. Escrevi aqui cinco palavras, que, em minha opinião, definem o que é esta diretoria, o que é este sindicato.

A primeira delas, Isaac, é renovação. É um sindicato que não tem medo de renovar, não apenas de renovar as pessoas. Tivemos um trabalho brilhante da Diretoria sob o comando do Biro, agora sob sua diretoria, Isaac. Mas o sindicato renova também na prática. Na última eleição, teve uma atitude corajosa em fazer a proporcionalidade, numa demonstração de maturidade de que, realmente, não tem medo de estar se atualizando a todo momento.

A segunda palavra é organização de base, é democracia. Aquilo que já foi ressaltado por outros companheiros. Participei de pelo menos três congressos, e, a cada congresso, pudemos perceber que a participação foi ampliando com a organização no chão de fábrica, os comitês. Vemos com frequência sindicato que bate no peito e diz que é combativo, de luta, mas não tem coragem de fazer essa organização no chão da fábrica. Como foi falado aqui pelo Isaac,  90% da categoria sindicalizada.

A terceira palavra – depois de renovação, de organização de base, da democracia – é combatividade. É um sindicato combativo, corajoso, que, quando tem demissão, não espera o problema acontecer para ir atrás. Vai à luta, sai às ruas, chama a categoria. Não tem medo de cara feia. Tem coragem de mobilizar.

A quarta palavra é equilíbrio e capacidade de diálogo. É um sindicato que não tem medo de sentar à mesa de negociação, defender o interesse dos trabalhadores e procurar construir o melhor para eles. Faz isso com mobilização.

A quinta palavra é defesa da cidadania, algo que o sindicato pratica. Ao mesmo tempo em que luta pelas legítimas reivindicações da categoria, pelo aumento de salário, pela melhoria da condição de trabalho, é capaz de ver que, lá fora, tem uma cidade com problemas, uma região que precisa de um projeto de desenvolvimento, um país em processo de mudança. O sindicato tem essa intervenção cidadã na vida das pessoas.

Essas cinco palavras – coragem de renovar, coragem de fazer um trabalho de base, caráter combativo, equilíbrio, capacidade de diálogo e a cidadania -, para mim, resumem o que é essa diretoria e como ela é exemplo.

Peço aos companheiros da direção dos sindicatos que aqui estão fiquem de pé, para receber uma salva de palma de todos nós. (Palmas.)

Quero me associar às palavras do Isaac quando manifestou seu reconhecimento às famílias de todos os companheiros que fazem parte desta diretoria e das diretorias de sindicatos combativos e de luta.

A mãe do Isaac está aqui presente. Sabemos como o coração de uma mãe fica apertado com a falta do filho, como fica a família com a ausência do marido, do pai, porque são reuniões, mobilizações, são madrugadas nas portas de fábricas. Ninguém faz isso para ter aumento de salário - claro que isso faz parte e é fundamental. Todos vão para a porta da fábrica de manhã, fazem todo esse trabalho, porque acreditam e querem uma sociedade mais justa. Tanto que tivemos capacidade para eleger pela primeira vez um operário como Presidente do Brasil.

Às vezes, somos exigentes conosco – e temos de ser, porque temos que procurar melhorar, ter autocrítica -, mas não podemos também deixar de levantar a cabeça, estufar o peito e ver o que construímos neste período.

Um detalhe interessante é que o Presidente Lula foi para o segundo turno da eleição exatamente cem anos após a abolição da escravatura. E sofreu naquela eleição – todos nós lembramos – a carga do preconceito, da discriminação. Foi como se a “casa grande” dissesse que lugar de trabalhador não é na Presidência da República. Sofremos, choramos, aquela derrota.

Todo dia na nossa vida temos vitórias e derrotas, mas aquela derrota foi fundamental para construirmos não apenas a vitória do Presidente Lula, mas as bases de um novo Brasil, que tem projeto de crescimento, desenvolvimento – o Isaac falou bem aqui sobre o pré-sal -, um novo Brasil construído na base da solidariedade, do respeito às pessoas. A construção de uma sociedade mais justa.

Vamos comemorar muito estes 50 anos do Sindicato até o final do ano, pois é uma data muito importante. Merecemos esta comemoração. E esta celebração fortalecerá cada vez mais a nossa capacidade de luta.

Que daqui a 50 anos, se Deus quiser, Isaac, estejamos todos aqui para comemorar um século de luta deste Sindicato. Parabéns a todos os companheiros metalúrgicos. Vamos em frente nesta luta. (Palmas.)

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades, à minha equipe, aos funcionários do Serviço de Som, da Taquigrafia, do Serviço de Atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Legislativa e das Assessorias Policiais Civil e Militar, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade e convida a todos para um Coquetel no Hall Monumental.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 50 minutos.

 

* * *