1

11 DE DEZEMBRO DE 2000

49ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DO DIA DO COLUNISTA SOCIAL

 

Presidência: EDIR SALES

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 11/12/2000 - Sessão 49ª S. Solene Publ. DOE:

Presidente: EDIR SALES

 

COMEMORAÇÃO DO DIA DO COLUNISTA SOCIAL

 

001 - EDIR SALES

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades e personalidades presentes. Comunica que a presente sessão solene foi convocada pelo Presidente da Casa, Deputado Vanderlei Macris, atendendo solicitação da Deputada ora presidindo esta solenidade, objetivando comemorar o Dia do Colunista Social. Convida todos para ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - VERA MARTINS

Como Presidente da Federação Brasileira das Associações de Colunistas Sociais, comunica a todos que o Legislativo do Mato Grosso do Sul também instituiu o Dia do Colunista Social. Discorre sobre a mudança de enfoque dado às colunas sociais.

 

003 - BENEDITO RIBEIRO

Como representante do TRT de São Paulo, cumprimenta a Deputada Edir Sales pelo espaço que abriu nesta Casa de Leis e aplaude a luta que empreende contra o alcoolismo.

 

004 - CÉSAR ROMÃO

Representando a Apacos, agradece as homenagens. Cita Alexandre, o Grande, para descrever o caráter da Presidente da Associação, Sra. Helena Iacob Côrtes.

 

005 - ANTÔNIO CARLOS CIMINO

Na qualidade de Presidente do Sindicato dos Escritores de Jornais e Revistas de Bairros de São Paulo, fala da dimensão dos jornais de bairro e sugere lei sobre participação em verba de publicidade para esses órgãos.

 

006 - Presidente EDIR SALES

Acolhe a sugestão e anuncia que entrará com projeto nesse sentido. Faz depoimento sobre a atividade do colunista social. Convida o Senhor Luiz Henrique Gurian a fazer a entrega de troféus aos agraciados.

 

007 - LUIZ HENRIQUE GURIAN

Faz a entrega de troféus aos agraciados. Usa da palavra para agradecer a homenagem. Comenta a dinâmica de trabalho da Parlamentar.

 

008 - Presidente EDIR SALES

Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

A SRA. PRESIDENTE - EDIR SALES - PL - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

       - É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

           

A SRA. PRESIDENTE - EDIR SALES - PL - Sra. Vera Martins, Presidente da Federação Brasileira das Associações de Colunistas Sociais, representando o Exmo. Sr. Marcos Arbaitman, Secretário de Estado de Esportes e Turismo do Estado de São Paulo; Exmo Sr. Dr. Benedito Ribeiro, Juiz do Tribunal Regional do Trabalho, 2ª região; Exmo Sr. César Romão, escritor, palestrante e representante da Associação Paulista de Colunistas Sociais (Presidente Helena Côrtes); Exmo. Sr. Antônio Carlos Cimino, Diretor do Jornal da Zona Leste e Presidente do Sindicato das Editoras e Jornais e Revistas de Bairros de São Paulo; amigos da imprensa, da televisão, do rádio, do jornal, recebam o meu carinho especial; Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, nobre Deputado Vanderlei Macris, atendendo solicitação desta Deputada, com a finalidade de comemorar o Dia do Colunista Social.

Convido os presentes para, de pé, ouvirem o Hino Nacional Brasileiro cantado pelo Coral da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

- É cantado o Hino Nacional Brasileiro.

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - EDIR SALES - PL - Queridos amigos, gostaria que a nossa fosse uma sessão solene descontraída, como a do ano passado, e não fiz menção aos nomes de todos, porque cada um será mencionado pelo querido apresentador da TV Gazeta, Luiz Henrique Gurian.

Tem a palavra, agora, a Sra. Vera Martins, Presidente da Federação Brasileira das Associações de Colunistas Sociais.

 

A SRA. VERA MARTINS - Meus amigos, colegas de imprensa, nobre Deputada Edir Sales, Dr. Benedito Ribeiro, Sr. César Romão, escritor, representando a Associação Paulista de Colunistas Sociais, Sr. Cimino, do Jornal da Zona Leste, Presidente do Sindicato dos Jornais, a todos os presentes o meu ‘muito obrigada’ pelo comparecimento.

Quero dizer que a Febracos está muito feliz por haver tido essa distinção, da nobre Deputada Edir Sales, de homenagear os colunistas sociais. Muito envaidecida estou, também, porque vejo, presente no plenário, além dos colunistas, jornalistas e articulistas de São Paulo e da Grande São Paulo, profissionais de outros estados, como Carlos Huguiney Bisneto, que veio de Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Ele saiu de tão longe, vindo para São Paulo, ele que é um colunista muito destacado, no jornal, no rádio e na TV tem mais de 10 anos de crônica muito nos envaidece.

Do Paraná, a Vera Rosa, de São José dos Pinhais, uma jovem colunista, saiu de Curitiba.

De Dourados, Mato Grosso do Sul, que escreve para “O Progresso”, o jornal mais antigo, Sr. Idenor Soares. Muito obrigado pela presença, o senhor que é radialista. Eu acompanho a sua coluna. Ele está representando a ACOSMS - Associação dos Colunistas Sociais do Mato Grosso do Sul.

Em Pinhais tem a Aparcos - Associação Paranaense dos Colunistas do Paraná.

Vejo muitos amigos do interior. Amo o interior de coração porque nasci e fui criada no interior. Isso representa a nossa origem e muito nos envaidece.

Como os senhores serão homenageados pelo cerimonial, não citarei o nome dos senhores agora, mas depois quero bater muitas palmas aos senhores.

Deputada, obrigada pela homenagem ao Dia do Colunista Social, comemorado no dia 8, dia de Nossa Senhora, Dia da Justiça e do Colunista Social. Consta do calendário turístico da Secretaria do Esporte e Turismo, oficializado pelo governo do Estado de São Paulo.

Semana passada tive uma grata surpresa porque foi oficializado no estado do Mato Grosso do Sul, cujo Presidente, Fernando Soares, de Campo Grande, comunicou oficialmente que a Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul oficializou, também, o Dia do Colunista Social. Então, nossa luta que remonta desde 1986 vem se aperfeiçoando e provando que a nossa união, o nosso trabalho sério, mostra que o colunista social é uma parte forte do jornal, porque todos compram o jornal, lêem a primeira, segunda página, mas correm para ver a página social, leitura mais gostosa, mais rápida de se ver e ficamos a par de tudo que acontece.

O colunista social na sua nova fase, como uma variedade, ele informa de tudo, deixou de ser aquela coisa frívola para ser um jornalista especializado formador de opinião. É isso que a Febracos luta dia a dia, ano após ano para que esta classe seja cada vez mais fortalecida, mais séria e honrada por esse Brasil afora, porque sempre temos que ter dignidade, seriedade e competência, porque dessa vida levamos o que vivemos aqui. A vida tem que ser vivida de forma muito decente para deixarmos apenas boas lembranças. Muito obrigada!

 

A SRA. PRESIDENTE - EDIR SALES - PL - Tem a palavra o Sr. Dr. Benedito Ribeiro, do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região.

 

O SR. BENEDITO  RIBEIRO - Ilustre Deputada Edir Sales, Sra. Vera Martins e Sr. César, que compõem a Mesa, meus senhores e minhas senhoras, começo cumprimentando a nossa querida Edir Sales por essa feliz iniciativa em prestar homenagem aos colunistas do seu Estado. Vejo que a grandiosidade deste ato já extravasou as fronteiras, porque percebo que hoje há colunistas, também, de fora do Estado de São Paulo. Isto vem demonstrar o que representa esta homenagem, que tenho certeza, que esta homenagem dirigida aos colunistas é também aos jornais, principalmente do interior e de bairros da capital, a imprensa legítima, que guarda, efetivamente, as suas tradições, a imprensa autêntica, que tem que ser preservada e prestigiada.

Este ato da Deputada Edir Sales, em abrir espaço nesta Casa de Leis, numa das Assembléias Legislativas mais importantes deste País, a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, abrindo espaço para essa imprensa, uma forma que a deputada tem de prestigiar estes jornalistas, colunistas que prestam inestimável serviço, diria um serviço sacerdotal, porque manter um jornal de bairro numa cidade do interior ou num bairro da capital sei que é uma missão árdua. Mas a Deputada Edir Sales tem pautado as suas atitudes aqui nesta Assembléia Legislativa, atitudes como estas que tem a preocupação com aquilo que é importante. Jamais flagramos a deputada fazendo um ato qualquer com objetivo político, com outros objetivos. Apesar de ser uma deputada de primeira legislatura e como todos os deputados que aqui chegam, tem que passar por um aprendizado na metade do seu mandato. Sua Excelência tem vários projetos de lei aprovados, diria de uma significação social enorme. Se a Deputada me permite, citaria um dos projetos que acho mais importante desta legislatura, é um projeto que retira dos estimulantes de apetites o teor alcóolico. Talvez os senhores que estão presentes não saibam disso. É importante que saibam porque os senhores representam a imprensa, que leva a notícia para que o cidadão tenha conhecimento desses fatos.

A deputada, em suas pesquisas, V.Exa. que transformou o seu mandato num instrumento de defesa social e a luta por aquilo que de mal o alcoolismo traz, uma verdadeira missão de sua vida.

Em suas pesquisas descobriu que esse estimulante de apetite, o Biotônico Fontoura, há 91 anos,  vendido no País, cujo consumidor é a criança, descobriu que esse estimulante de apetite tem na sua fórmula 9,5 de álcool. Isso significa que a mãe, quando ministra esse fortificante ao seu filho, na certeza de que está contribuindo para que essa criança fortaleça, cresça com condições psíquicas, físicas, adequadas pode estar transformando sua criança num alcoólatra.

Sabemos que a Organização Mundial de Saúde já consagrou que o alcoolismo é uma doença. Muitas pessoas já nascem com a doença do álcool. Então uma criança que já nasce com essa predisposição ao tomar uma colherinha do Biotônico Fontoura, pode-se transformar num alcoólatra. É necessário que um projeto de tamanha importância como este receba o apoio de todos os senhores. É preciso que o País saiba que em São Paulo, uma deputada teve a consciência necessária para enfrentar uma multinacional, o povo e a nação, que está preocupada, acima de tudo, com a saúde das nossas crianças, com a saúde do futuro das geração do amanhã que nascem hoje.

Portanto, minha cara Deputada, acho que qualquer atividade que V. Exa. desenvolver nesta Assembléia, é preciso que V. Exa. tenha o apoio de toda a coletividade, da comunidade e de seus pares, porque seus projetos são efetivamente de interesse social.

Sei que por trás há uma série de articulações, inclusive algumas com outros objetivos, visando a que esse projeto não passe. Ainda há poucos dias atrás, a Deputada havia sido chamada para dar um depoimento ao Fantástico, na Rede Globo, tamanho era o interesse do seu projeto, para dizer o que estava fazendo aqui em São Paulo pela saúde de nossas crianças. Lamentavelmente, após uma reunião de pauta, ela recebeu a informação de que, porque a Rede Globo mantém um contrato comercial com a Fontoura, essa matéria não poderia ser levada ao ar.

Vejam os senhores, pasmem os senhores: uma emissora de televisão do porte da Rede Globo, que recebe a incumbência de orientar, de ilustrar, de esclarecer nossa população, prefere trocar a saúde de nossas crianças, que serão o futuro do País, por um comercial, por alguns cruzeiros. Infelizmente, este é o País em que vivemos, onde os interesses econômicos falam mais alto.

Portanto, o que a Deputada Edir Sales precisa é do apoio das bases, dos senhores, que têm a imprensa da Capital e do interior nas suas mãos, através das suas colunas, através dos seus amigos, para dizer que, enquanto este País gasta uma fortuna com seus alcoólatras nos hospitais públicos, lá em São Paulo, aqui em São Paulo, há uma Deputada que se preocupou com isso e apresentou um projeto de lei, tirando de circulação e impedindo a venda dos tônicos, que têm esse conteúdo alcoólico.

Portanto, Deputada, receba da nossa parte, do Tribunal Regional do Trabalho do Estado de São Paulo, que represento, os nossos elogios e a nossa certeza de que efetivamente V. Exa. veio para esta Assembléia Legislativa com o objetivo de colocar o instrumento de seu mandato, que é o instrumento sagrado do mandato popular, à disposição das grandes causas. Quando nesta noite, V. Exa. presta uma homenagem, como já prestou no passado, a esses homens da imprensa, a quem incumbe levar a verdade, V. Exa. dá mais um passo, na certeza de que a sua preocupação é com coisa séria.

Meus parabéns a V. Exa. e a todos os presentes. Só lamento que toda a imprensa do Estado de São Paulo não esteja aqui neste momento, aproveitando este espaço ímpar, dentro desta Assembléia Legislativa, com repercussão nacional, para dizer que vocês estão presentes, que não se vendem nem se curvam. É para isso que precisamos dessa imprensa.

Meus parabéns a vocês todos e muito boa noite. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - EDIR SALES - PL - Agradecemos as palavras do Presidente do TRT-2ª Região, Meritíssimo Juiz Benedito Ribeiro.

Agora, ouçamos as palavras do escritor e representante da Apacos, César Romão.

 

O SR. CÉSAR ROMÃO - Boa noite a todos. Em primeiro lugar, Deputada Edir Sales, queria lhe dizer, na minha condição de representante da Presidente da Apacos, Helena Iacob Côrtes, que nós todos, eu principalmente, temos muito orgulho de tê-la ao nosso lado, de tê-la como amiga, e de já tê-la entre nós, jornalistas e colunistas. Você está onde deveria estar. Nós precisamos muito de você.

Como representante da Apacos, recém-eleita, teria muitas coisas a dizer a vocês. Mas queria resumir tudo rapidamente.

Quando Alexandre, o Grande, estava terminando suas conquistas e atravessando a Índia com seu exército, já todos com muita sede, e quase o exército todo morrendo de sede, uma caravana passou carregando água, mas não muita água, na frente do exército de Alexandre, o Grande. Quando essa caravana percebeu que era Alexandre, o Grande, imediatamente foram oferecer-lhe a água. E o condutor da caravana lhe disse: “Mas, Alexandre, nós não temos água para todos os seus soldados. Naturalmente muitos ainda morrerão até chegar ao seu destino, mas poderemos salvá-lo.” Alexandre então olhou para os barris de água, olhou para seus soldados e respondeu aos condutores da caravana: “Se não há água suficiente para os meus soldados, não há também água suficiente para mim. Sentirei sede junto com eles. Passarei pelo que eles passam.” Com isso Alexandre incentivou ainda mais seus soldados a acabarem de cruzar a Índia e chegar a seu destino, embora estivessem com muita sede.

A Helena com certeza tem muitas idéias para contar a todos vocês, e vocês poderão conhecê-las ao longo dessa nova gestão. Uma das coisas mais importantes para as pessoas hoje, principalmente numa classe como a de vocês, sem sombra de dúvida é a união. Conta uma história da tradição sufi que na época da era glacial, ainda quando determinados bichinhos tinham um espinho e viviam juntos, eles tinham um grande problema, afinal, apesar de viverem juntos, tinha espinhos.  Tinham eles de ficar juntos devido ao frio. Machucavam-se uns aos outros. Mas tinham de se defender do frio. Faziam-se feridas uns nos outros. Um dia um deles indagou se não seria melhor se afastarem, sugerindo que assim talvez se causassem menos ferimentos. E assim foi feito: eles se afastaram, passaram a viver em comunidades menores, e com isso se feriam muito menos. Porém começaram a enfrentar um outro problema - o frio. E o frio começou a extinguir essa espécie. Um deles teve uma idéia e sugeriu que convivessem juntos com as feridas que faziam uns aos outros, e assim poderiam manter sua raça, que poderia ainda progredir. E assim foi feito. Voltaram a conviver juntos, venceram o frio, faziam feridas e eram feridos, mas aprenderam a conviver com esse problema. Ao longo do tempo, aproveitando e aprendendo com essa convivência de ferir e ser ferido, os espinhos se tornaram pêlos. E esses são os ancestrais das nossas antigas focas.

Existem diferenças entre as pessoas, em qualquer lugar em que elas estejam. Mas a grande vitória de cada um de vocês dentro de uma união, dentro de uma associação e dentro de um entidade é manter-se como vocês estão aqui hoje - unidos, com ou sem espinhos, aprendendo e vivendo com diferenças, aprendendo a conviver com as diferenças, porque é isso que faz a grande diferença. Nossas vidas são compostas de escolhas e decisões. Tomara que todos vocês escolham pela decisão de aprender e conviver com as suas diferenças. Certamente numa outra oportunidade, ainda concedida pela Deputada Edir Sales, esta plenária será pequena para receber todas as pessoas da área do colunismo social.

Em nome da Presidente da Apacos, Helena Iacob Côrtes, muito obrigado.

Obrigado, Deputada. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - EDIR SALES - PL - Agradecemos as palavras do nosso querido amigo escritor César Romão. Agora, chamamos o amigo e Presidente do Sindicato dos Escritores de Jornais e Revistas de Bairros de São Paulo, Sr. Antônio Carlos Cimino.

 

O SR. ANTÔNIO CARLOS CIMINO - Boa noite, amigos. Boa noite, nobre Deputada Edir Sales, meu amigo Benedito Ribeiro, digníssimo representante do Tribunal Regional do Trabalho, minha amiga Vera Martins, esta batalhadora, César Romão e o amigo Valter Estevam, que é o presidente da Adjori, Associação dos Jornais do Interior de São Paulo, me orgulha falar um pouco dos Sindicato das Editoras e Jornais e Revistas de Bairros de São Paulo, e representando todos os jornais de bairros aqui presentes, o meu amigo Olímpio Perroni e esposa, ele é o fundador da Associação dos Jornais de Bairro de São Paulo, inclusive, do sindicato, onde me orgulho de ser parceiro desse brilhante jornalista. Em nome do Olímpio Perroni, saúdo todos os companheiros de jornais de bairro.

Hoje, somos aqui na capital, aproximadamente 210 jornais considerados de bairros. Editamos juntos cerca de dois milhões de exemplares por semana, com número de oito milhões de leitores aos sábados. Somos a segunda maior imprensa alternativa do mundo, em primeiro está os Estados Unidos com 1.100 jornais e depois, o Brasil, através de São Paulo com 210 jornais. É um número expressivo, é um número fantasticamente grande, mas igual ao nosso Estado. Quando falamos de São Paulo estamos falando da terceira maior cidade do mundo.

Edir, quando você criou esta lei, Deus a iluminou com certeza. Benedito Ribeiro estava falando agora da Globo, que está contra você. Mais uma vez afirmo que você, sensível do jeito que é, tenho a certeza de que brigará por nós, donos de jornais de bairros e que brigue por uma lei. Estamos brigando na cidade de São Paulo, onde há uma lei onde 20% da verba de publicidade deve ser destinada a jornal de bairro.

Falamos no número de dois milhões de exemplares por semana, com tudo o que os jornais diários têm o seu papel social que sem dúvida alguma, temos também e muitos, porque editamos juntos dois milhões de exemplares entre sexta, sábado e domingo e somos maiores do que os jornais “ O Estado de S. Paulo”, “ Folha de S. Paulo” e o “Diário Popular” somados, nós juntos temos uma tiragem maior.

Falo a você com a liberdade que tenho, pois você é minha amiga e colega de jornal também, e a trato por você, temos cada semana que ir ao Palácio do Governo não apenas para sugerir uma verba de publicidade, temos que implorar por uma verba de publicidade e, se hoje damos inúmeros empregos com jornalistas que temos com destaques, com fotógrafos, com distribuidores. Tanto que estamos fazendo agora um censo com todos os jornais de bairros, quantos empregam e teremos um número fantástico. É uma sugestão para que você analise e passe para os seus pares. Acho que você terá além de ter o apoio de todos os jornais de bairros, você terá o apoio dos seus pares nesta Casa.

É a minha mensagem e agradecendo a você por estarmos juntos proporcionando esse momento, mais do que um momento de homenagem, mas um momento de estarmos aqui juntos nesta noite festiva e nesta Casa de Leis.

Muito obrigado, Edir, por você existir. (Palmas)

 

A SRA. PRESIDENTE - EDIR SALES - PL - Antônio Carlos Cimino, muito obrigada pelas palavras.

Assumo neste momento, nesta Casa de leis, que, na semana que vem, entrarei com o projeto. Cimino, você irá me ajudar a justificar muito bem esse projeto. Se outros colegas quiserem se associar, não aceitamos nenhuma forma de negar em adotar um projeto tão importante como esse. A partir de hoje, estamos aqui assumindo o compromisso. Na próxima semana, já entraremos com o projeto.

A nossa imprensa não é tão valorizada como deveria ser. Muitas vezes ela é colocada em segundo plano, mas sabemos que atualmente o colunista não tem mais aquela roupagem de vaidade, de futilidade, aquela roupagem frívola. Hoje, o colunista é respeitado porque é um formador de opinião, é um informador de todas as situações que ocorrem. Muitas vezes, ele chega a sugerir grandes manchetes de jornais, como é o caso da “Folha de S. Paulo”, do “Estado de São Paulo” e do “Diário Popular”. Muitas vezes, esses grandes jornais baseiam-se nas notícias de muitos colunistas, só que eles nunca dão o crédito.

Gostaria de dizer que estou muito feliz esta noite, pois consigo estar próxima de vocês e de estar olhando o semblante de cada um, sabendo que esta homenagem ainda é muito pequena perto de tudo que vocês sabem e divulgam, sem contar com várias atividades sociais desenvolvidas. Todos os colunistas têm uma atividade muito grande na área social, de ajuda àquelas pessoas que precisam, fazendo chás, bingos, reuniões, desfiles em que os valores arrecadados são doados a entidades que necessitam. Sei disso porque participo de vários eventos. Recentemente, participei de vários eventos - e se for mencioná-los e esquecer algum sei que vocês vão ficar magoados comigo - e tenho prestigiado como amiga e como irmã que sempre fui de longa data. Se Deus quiser, continuarei sempre sendo amiga de todos os pares presentes. Hoje, vocês são os meus pares. Antes de ter os pares desta Casa, tenho vocês, que já me acompanham de longa data no jornal, no rádio. Vocês sabem que sempre conseguimos desempenhar uma função muito séria e importante. Quando entrei na área de jornalismo muitas pessoas me disseram: “Edir, mas você é uma pessoa tão sensível aos problemas sociais, às causas sociais, será que você vai conseguir espaço para divulgar aquilo que você necessita?” Não só consegui esse espaço, como também presenciei que todos aqui têm uma atividade muito séria, uma atuação brilhante e digna de ser louvada e registrada nos Anais desta Assembléia, que é a Casa mais lembrada no Estado de São Paulo, uma Casa séria e que realmente abriga pessoas honradas. E, hoje, dia 11 de dezembro, estou muito honrada em tê-los aqui.

Neste momento, vamos fazer essa merecida homenagem, pois quero abraçar e beijar um por um, agradecendo a Deus por este momento e por cada um de vocês existirem na minha vida. Muito obrigada. (Palmas.)

Agora vamos anunciar aquele que recebeu o prêmio ‘O melhor jornalista esportivo de televisão do ano 2000’, Luiz Henrique Gurian.

 

O SR. LUIZ HENRIQUE GURIAN - Muito obrigado, nobre Deputada Edir Sales, em nome de todos. Os nossos cumprimentos e os agradecimentos, pela lembrança de data tão importante para pessoas que fazem um jornalismo tão sério, como é o jornalismo que traz as colunas sociais, que não abordam apenas aqueles que vêm, por vaidade, ocupar espaço nos jornais, mas que também fazem muito pela sociedade e pela nação.

É uma alegria muito grande estar com V.Ex.ª, tão grande batalhadora. Como disse, outro dia, em solenidade em que esteve presente mais de cinco mil crianças, a presença do Padre Marcelo Rossi, 80 jogadores de futebol, jogadores de vôlei, de basquete, que tanto representam, ainda, para o Brasil, digo ainda: ‘esta deputada parece que não dorme’. Eu, como tenho por hábito assistir muito televisão, todas as vezes em que ligo no canal da Assembléia Legislativa, lá está a nobre Deputada Edir Sales, ocupando a tribuna, como fez hoje à tarde. Eu estava assistindo e V.Ex.ª presidia a sessão. É uma alegria muito grande estar com Vossa Excelência

Estou aqui, à disposição, para a solenidade de entrega de troféus, lembranças e cumprimentos aos colunistas sociais, não só de São Paulo, mas de todo o Brasil, que aqui estão representados.

 

* * *

 

- É feita a entrega dos troféus, conforme abaixo identificado:

 

* * *

 

-              Sr. Idenor Soares, do Jornal "O Progresso", de Dourados, no Mato Grosso do Sul; da Rádio Clube; da Revista Arandu; da Revista Idenor Soares e do jornal "Literatura". (Palmas.)

-              Sra. Vera Lúcia Ramos da Rosa, da "Tribuna de São José dos Pinhais", no Paraná. (Palmas.)

- Sra. Cida Marinelli, decana de Amparo. (Palmas.)

- Sr. César Romão, escritor, palestrante, representante da Associação Paulista de Colunistas Sociais, representando Helena Côrtes e jornais de bairros e associados do jornalista Ronaldo Cortes. (Palmas.)

-         Sra. Jane Batista, da Gazeta de Pinheiros. (Palmas.)

-         Sr. Germano Augusto, diretor jornalista e colunista do jornal "Classe A", de São Paulo (Palmas.)

-         Sra. Vera Tabach, colunista social e diretora do jornal "Espaço Vip". (Palmas.)

-         Sr. Silvio Júnior, da TV Educativa UniTV. (Palmas.)

-         Sr. Carlos Henrique Bisneto, da TV Bandeirantes de Uberlândia e do Jornal "O Correio". (Palmas.)

-         Sr. Diter O, colunista social da revista “Go Where?" Grupo de Jornais Sul News, Revista Internacional Sports Wear. (Palmas.)

-         Sr. Mauro Tajra, jornalista e produtor da Rádio Record de São Paulo. (Palmas.)

- Sr. Marco Cardelino, fotógrafo do Departamento de Comunicação da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. (Palmas.)

-         Sr. Claudimir Mazza, do Jornal "Metrô News". (Palmas.)

-         Sra. Sueli Couto, colunista de São Paulo (Palmas.)

-         Sr. Ozair Fernando, do Jornal "Folha Panorama São Paulo". (Palmas.)

-         Sr. Vreshi Sanazar, diretor do jornal “O Diário de Osasco”. (Palmas.)

-         Sra. Cláudia Azevedo, colunista social do jornal “O Diário de Osasco”. (Palmas.)

-         Sra. Claudete Reinhart, colunista do “Diário das Cidades”, do ABC. (Palmas.)

-         Sr. Nelsinho Sargiani, colunista social do “São Bernardo Hoje”. (Palmas.)

-          Sr. César Borges, diretor do jornal “Impacto News”. (Palmas.)

-         Sra. Vera Lúcia Martins, presidente da Febracos, Federação Brasileira das Associações de Colunistas Sociais. (Palmas.)

-          Sr. Roberto Figueiredo, jornalista do jornal “Correio da Zona Leste”. (Palmas.)

-         Sr. Antônio Teixeira, jornalista do jornal “São Miguel Agora”. (Palmas.)

-         Sr. Franklin Martins, jornalista do jornal “Folha de São Miguel”. (Palmas.)

-         Sr. Joel Botega, diretor e colunista do jornal “Destaque News”, de Tietê, São Paulo. (Palmas.)

-                     Sra. Gécia Prado Souto Maior, diretora-presidente do “Jornal da Manhã”. (Palmas.)

-                      ra. Tininha de Salvo, de Limeira, colunista social representada pelo artista plástico Fábio Jacon. (Palmas)

-                     Sr. Ruben Videla, colunista social da “Gazeta de Limeira”. (Palmas)

-                     Sr. Amaury Honorato, colunista social da “Gazeta de Limeira”. (Palmas)

-                     Sr. Valter Estevam Jr., da ADJORI, representado pela Sra. Claudete. (Palmas)

-                     Sr. Ronaldo Ribeiro, ator. (Palmas)

-                     Sr. Antonio Sérgio Paschoal, do “Jornal da Manhã”. (Palmas)

-                     Sra. Maria de Lourdes de Faria Marcondes Wolf, da Associação dos Jornais e Escritores do Brasil, AJEB. (Palmas.)

-                     Maestro Pasquarelli, do Programa Maestro Pasquarelli Aponta o Sucesso, do canal 14. (Palmas.)

-                     Sr. César Neto, da coluna política e editor da revista “Justiça e Poder” e jornalista do jornal “O Dia”.(Palmas)

-               Sr. Carlos Alberto de Faria, do Jornal “Gazeta Regional”. (Palmas.)

-               Sra. Esther Cassiano, do “Jornal do Comércio”, de Matão, no interior de São Paulo. (Palmas.)

-               Sra. Angélica Bombarta, do “Jornal de Araraquara”, representada neste ato pela Sra. Ester Cassiano, já apresentada. (Palmas.)

-               Sr. Nelson Porto, jornalista e radialista, da Rádio Mil 91,9 FM, de São Bernardo do Campo. (Palmas.)

-               Sra. Danielle Curia, jornalista dos “Jornais Associados”, da Zona Sul. (Palmas.)

-         Sra. Regina Cury, colunista social, representando o colunista Athayde Patrese. (Palmas.)

-         Sra. Denize Ragazzo, colunista Social da Revista Atual de Limeira, representada por Ruben Vidella. (Palmas.)

-         Sr. Shiro Habe, do Jornal "Jardins". (Palmas.)

-         Sr. Silmar Silva Santos, da Rádio Alvorada de Lins. (Palmas.)

-         Sr. Paulo Pandjiarjam, da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil. (Palmas.)

-         Sr. Alexandre de Mônaco. (Palmas.)

-          Sra. Therezinha Corrêa Barreto, do Jornal "Folha Panorama" e Revista Vitrina. (Palmas.)

-         Sr. Walmir Barbosa, da Revista Expressão Regional de Limeira, (Palmas.)

-         Sr. Olímpio Perroni, diretor da Revista da Região e vice-presidente da Associação de Jornais de Bairros. (Palmas.)

-         Sra. Célia Morau, diretora, jornalista e editora da Rede Paulista de Jornalismo. (Palmas.)

-         Sra. Ivonete Cruz, jornalista do jornal “O Bandeirante”, de Santana do Parnaíba. (Palmas.)

-         Sr. Antônio Carlos Cimino, diretor do “Jornal da Zona Leste”, presidente do Sindicato das Editoras e Jornais e Revistas de Bairros de São Paulo, e proprietário do jornal “Correio da Zona Sul”. (Palmas.)

-         Sr. Ronaldo Junqueira, jornalista do jornal “Visão Leste”. (Palmas.)

-         Sr. Leize Lanza, do jornal “Visão Leste”. (Palmas.)

-         Sr. Isabel Cristina Schafer, jornalista e radialista, da Rádio Monumental de Aparecida. (Palmas.)

-         Sr. Luiz Carlos Mendonça, da Rádio Monumental de Aparecida. (Palmas.)

-         Sr. Carlos Eduardo Ferreira Barlon, jornalista, do jornal “Direito do Consumidor”. (Palmas.)

-         Sra. Tânia Santos Pasquarelli, vice-presidente da Ordem dos Parlamentares do Estado de São Paulo. (Palmas.)

  Sr. Ricardo Nonato, diretor de jornalismo da Rádio Capital. (Palmas.)

-         Sra. Maria Lúcia, da “Gazeta do ABC”, representando Shirley Amoroso. (Palmas.)

-         Sr. Cândido Serpa Casseli, editorialista político da Gazeta Regional. (Palmas.)

-         Sr. Daniel Cigueri, do jornal “O Direito do Consumidor - São Paulo”. (Palmas.)

-         Sr. Milton Gonçalves, empresário da Rede América SAT. (Palmas.)

-         Sr. Anderson Ricardo, jornalista, da Rede América SAT. (Palmas.)

-         Sr. Paulo Eduardo, radialista da Rádio Capital, representado pelo diretor de jornalismo da rede, Ricardo Nonato. (Palmas.)

-                     Sr. Fábio Daltro, da “Tribuna do Povo”, da cidade de Araras. (Palmas.)

-                     Sra. Fátima Barbosa, da UniTV, jornalista e repórter do programa de TV “Ponto e Vírgula”. (Palmas.)

-                     Sr. Rogério Baroni, da UniTV, editor do programa de TV “Ponto e Vírgula”. (Palmas.)

-                     Sra. Sílvia Patrícia, da UniTV, produtora do programa de TV “Ponto e Vírgula”. (Palmas.)

-                     Sr. Alberto Shikay, da UniTV, jornalista e diretor do programa de TV “Ponto e Vírgula”. (Palmas.)

 

Peço desculpas pela inibição, pois trata-se de um evento tão solene e importante de colegas de tanto respeito nessa profissão que escolhemos um dia e que com tanto amor desempenhamos.

Despeço-me de todos pedindo desculpas por alguma falha que tenha cometido. Se alguém não foi chamado, que venha até o nosso microfone para também ser homenageado. (Pausa.)

Deputada Edir Sales, muito obrigado pelo convite e parabéns pela sua festa. Que estejamos juntos no ano que vem para mais um Troféu Colunista do Ano. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - EDIR SALES - PL - Antes de irmos para o nosso coquetel, quero que todos aplaudam aquele que recebeu o Troféu Acesp de melhor repórter esportivo de TV do ano 2000, Luiz Henrique Gurian. Parabéns, Luiz!

        (Palmas).

 

O SR. LUIZ HENRIQUE GURIAN - É uma mistura de emoção e surpresa. Realmente eu não sabia. Havia sido convidado para ajudar a Deputada na entrega dos troféus e não sei nem o que dizer. Estou muito feliz. Obrigado de coração.

Trata-se de uma dupla homenagem, porque vem de uma pessoa por quem tenho muita admiração e sem dúvida tem sido das mais atuantes personalidades da Casa e de todos nós, paulistas. Muito obrigado, Deputada Edir Sales.

Tenha em mim um colaborador na sua luta e nesse trabalho contra as drogas, bem como nesses medicamentos que contêm o álcool e que tanto mal tem feito a tantas crianças e as autoridades que deveriam cuidar disso não estavam dando atenção, mas passarão a cuidar agora porque têm na senhora uma grande fiscal para cobrar esse abuso que se comete à saúde pública do nosso país.

Muito obrigado, Deputada Edir Sales.

 

A SRA. PRESIDENTE - EDIR SALES - PL - Muito obrigada, e parabéns pelos vários prêmios que recebeu.

Aproveitando o microfone desta Assembléia Legislativa, agradecemos a Deus por mais essa oportunidade de estarmos reunidos. Esta Presidência convida todos para o coquetel de confraternização. Desejo a todos que tenham um Feliz Natal e que esta alegria esteja presente todos os dias nesse início do novo milênio. Feliz 2001 para todos!

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

-          Encerra-se a sessão às 22 horas e 41 minutos.