31 DE OUTUBRO DE 2003

49ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO CÍRCULO DE ORAÇÃO DA ASSEMBLÉIA DE DEUS

 

Presidência: MARCELO BUENO

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 31/10/2003 - Sessão 49ª S. SOLENE Publ. DOE:

Presidente: MARCELO BUENO

 

HOMENAGEM AO "CÍRCULO DE ORAÇÃO DA ASSEMBLÉIA DE DEUS"

001 - MARCELO BUENO

Assume a Presidência e abre a sessão. Registra as autoridades presentes. Comunica que a presente sessão fora convocada pelo Presidente Sidney Beraldo, a pedido deste Deputado, com a finalidade de homenagear o  "Círculo de Oração da Assembléia de Deus".  Convida a todos para ouvir o Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - PAULO ALVES CORRÊA

Pastor, presidente da Comadespe e da Assembléia de Deus, Ministério de Santos, profere uma oração.

 

003 - GILBERTO NASCIMENTO

Deputado Federal, parabeniza o Deputado Marcelo Bueno pelo seu projeto de lei que institui o Dia do Círculo da Oração.

 

004 - Presidente MARCELO BUENO

Anuncia número musical.

 

005 - ELIANE DA CRUZ CORRÊA

Presidente da Sepames - Sociedade de Esposas de Pastores e Mulheres Evangélicas de Santos, discorre sobre a função e a vida das mulheres do Círculo da Oração.

 

006 - Presidente MARCELO BUENO

Anuncia apresentação musical.

 

007 - PAULO ALVES CORRÊA

Presidente do Ministério de Santos e da Convenção dos Ministros das Assembléias de Deus do Estado de São Paulo, fala da importância da oração na vida das pessoas.

 

008 - Presidente MARCELO BUENO

Anuncia apresentação de números musicais. Agradece a aprovação do projeto que institui o Dia do Círculo de Oração e discorre sobre a história do grupo criado em Recife, há 61 anos.

 

009 - AFONSO ATHIÊ

Pastor, faz uma oração.

 

010 - PASTOR PAULO ALVES CORRÊA

Realiza uma Bênção Apostólica.

 

011 - Presidente MARCELO BUENO

Agradece a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MARCELO BUENO - PTB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MARCELO BUENO - PTB - Compõem esta Mesa o nobre Deputado federal Gilberto Nascimento; Ilmo. Pastor Paulo Alves Corrêa, Presidente da Assembléia de Deus, Ministério de Santos e Presidente da Comadespe - Convenção dos Ministros das Assembléias de Deus no Estado de São Paulo e outros; irmã Maria Lígia Silva dos Santos Reikdal, coordenadora dos trabalhos femininos da Comoexpo, Convenção dos Ministros Ortodoxos das Assembléias de Deus no Estado de São Paulo; missionária Eliane da Cruz Corrêa, Presidente da Sepames e Presidente da diretoria feminina da Comadespe. Passamos a nomear as autoridades da Casa: irmã Antonia dos Santos Nascimento, coordenadora de trabalhos femininos da Convenção da Cieadespel - Convenção das Igrejas Evangélicas Assembléia de Deus no Estado de São Paulo e Estados limítrofes; irmã Ester Tavares Siqueira Bueno, mãe do Deputado estadual Marcelo Bueno; Eurídice Lima Ribeiro, coordenadora geral do Círculo de Oração - Confederação Débora; missionária Pauliane Corrêa Bueno, esposa do Deputado Marcelo Bueno; Vereador Gilberto do Banco, de Jacupiranga; Exmo. Vereador Walter, de Ilhabela; Ex.ma. Vereadora Nancy, de Ilhabela; Ex.mo. Vereador Carlos Vilar, de Cajati; Exmo. Vereador Paulo Reis, de Rio Grande da Serra; Ex.mo. Vereador Luiz Cláudio Billi, de São Vicente, Secretário municipal da Ação Social; Ex.mo. Vereador Grimaldo, de Miracatu; Sr. Onofre Santos Neto, representando o Presidente da Câmara de São Sebastião Vereador Marcos Leopoldino; Pastor Afonso Athiê Vale Chaves, Presidente da Igreja Assembléia de Deus, em Guaratinguetá; Pastor José Apolônio Silva, neste ato representando o Pastor Alfredo Reikdal, Presidente da Convenção dos Ministros Ortodoxos das Assembléias de Deus do Estado de São Paulo; Pastor Leônidas José do Nascimento, Presidente da Convenção das Igrejas Assembléias de Deus no Estado de São Paulo e Estados limítrofes; Pastor José Carneiro, da Igreja Batista do Renovo Éfeso.

Srs. Deputados, senhoras e senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Sidney Beraldo, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de homenagear o Círculo de Oração da Assembléia de Deus.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, regida pelo 1º Sargento músico PM Aguiar.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MARCELO BUENO - PTB - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, na pessoa de seu regente, 1º Sargento músico PM Aguiar.

A Presidência registra também a presença da querida Vereadora Sandra Arantes do Nascimento Felinto, neste ato representando a Câmara Municipal de Santos. Cumprimentamos os Ilmos. pastores presentes nesta Sessão, a quem devo uma gratidão extrema; que Deus abençoe a todos os pastores presentes nesta homenagem.

Ouviremos agora a oração inicial, proferida pelo Pastor Paulo Alves Corrêa, Presidente da Comadespe e da Assembléia de Deus, Ministério de Santos.

 

O SR. PASTOR - PAULO ALVES CORRÊA - A paz do Senhor a todos os meus irmãos. Vamos nos colocar em pé para orar a Deus.

Levante a sua mão para abençoar esta Casa de leis. Ó Deus, é em nome de Jesus Cristo que estamos reunidos nesta Casa de leis, para esta cerimônia, que é uma Sessão Solene pela aprovação do projeto que cria o Dia do Círculo de Oração. Eu suplico, meu Pai, que a tua graça, a tua inspiração venham agora sobre o Deputado Marcelo Bueno, que está presidindo esta Sessão. Que a tua graça venha sobre cada irmão, cada irmã, que se faz presente. Que a tua bênção seja ministrada neste momento, Pai, aos funcionários desta Casa, os que estão presentes e aqueles que já se ausentaram. Que a tua bênção, Senhor, venha sobre cada Deputado que milita nesta Casa de leis e sobre as suas famílias. Que a tua bênção esteja sobre o nosso Governador do Estado. Que este momento que dedicamos a ti possa deixar um mar de glória, um traço de paz, um encontro de união para todos aqueles que aqui vieram. Que haja muita alegria no teu espírito. Que o teu nome seja exaltado neste lugar. Em nome de Jesus, suplico essas bênçãos. Amém.

 

O SR. PRESIDENTE - MARCELO BUENO - PTB - Antes de prosseguirmos com esta cerimônia, gostaria de dizer às queridas irmãs que este plenário hoje está pronto para receber aquilo que Deus preparou para esta noite. As irmãs têm liberdade, os irmãos têm liberdade para que o Espírito Santo atue neste lugar, onde são aprovados leis e projetos para o andamento do nosso Estado. Hoje a Assembléia Legislativa dá lugar ao povo de Jesus Cristo. Esta Presidência concede a palavra ao nobre Deputado Gilberto Nascimento, Deputado federal por São Paulo.

 

O SR. GILBERTO NASCIMENTO - Sr. Presidente desta Sessão Solene, meu querido irmão, amigo, Deputado Marcelo Bueno, a quem neste momento presto as minhas homenagens, parabéns por tão feliz iniciativa. Eu lhe digo que estive nesta Casa, ocupando esta tribuna, aqui propondo leis durante oito anos, mas não tive a mesma felicidade e a mesma inspiração que você teve de propor um Projeto de lei instituindo o Dia do Círculo de Oração. Portanto, Deputado Marcelo, parabéns por esta iniciativa. Louvo a Deus pela sua vida, pelo que você tem representado nesta Casa. Parabéns a todos os irmãos da nossa querida igreja de Santos e da Assembléia de Deus do Estado de São Paulo por ter mandado para esta Casa nosso querido Marcelo Bueno, que aqui veio para fazer a diferença, e já está fazendo a diferença quando propõe uma lei como esta para que o povo de Deus possa estar unido, principalmente nossas irmãs que oram e falam com Deus. Aleluia!

Quero parabenizar também nosso querido pastor Paulo Corrêa, pastor Apolônio, que neste momento representa também o pastor Alfredo Reikdal, pastor Leônidas. Cumprimentando esses pastores, quero cumprimentar todos os demais pastores presentes. Quero parabenizar também a nossa querida irmã Lígia Reikdal. Cumprimentando a Lígia, estou cumprimentando todas as irmãs, dirigentes e participantes do círculo de oração. Quero cumprimentar também a nossa querida vereadora Sandra Arantes e todos os demais vereadores presentes.

Querida família, é uma honra estar aqui, nesta noite, falando em uma Sessão Solene tão importante quanto esta. Não precisaria lembrar aqui que esta Casa, nesta noite, não é simplesmente a Assembléia Legislativa, é um lugar em que se abre esta noite para que o nome do Nosso Senhor e Salvador Jesus seja glorificado. Louve a Deus por poder estar aqui nesta noite, por esta Casa estar se abrindo quando tantos outros já passaram por aqui para outros eventos, mas tão importante como este não existe, porque este é um evento que, acima de tudo, tem a presença do Espírito Santo de Deus. A Bíblia diz que “onde estiverem dois ou três reunidos, ali estarei”, imaginem com 400, 500 mulheres de oração, como devem estar os céus nesta noite em festa por saber que aqui estão glorificando o nome do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Queridas irmãs, depois de uma Sessão Solene como esta, a Assembléia já não é mais a mesma. Depois da presença do Espírito Santo e da glorificação aqui, esta Casa não é mais a mesma, algo fica diferente porque a presença do Espírito Santo se faz presente. Sabemos que esta Sessão também está sendo filmada e passará na semana que vem no Estado todo. Querido telespectador, se você ouvir uma pessoa falando inglês ou francês, não pense que estamos numa reunião em que existam estrangeiros, são línguas impulsionadas pelo Espírito Santo de Deus. Na hora em que existem essas manifestações, algo diferente acontece. Essa língua ninguém consegue ou decifra. Se você chamar para escutar e decifrar a língua, ninguém vai saber entendê-la, nem o próprio inimigo das nossas almas, porque este é o momento em que falamos diretamente com o Pai. Nenhum inimigo sabe o que é. Portanto, pode glorificar esta noite.

Falar em círculo de oração não é uma tarefa muito tranqüila, porque são irmãs que oram, que buscam a Deus. São a grande estrutura da igreja. Podemos observar que a nossa igreja primitiva veio a crescer, sustentar-se quando começaram a orar, quando as irmãs começaram a se reunir, que tinham um pouco mais de tempo, porque os homens normalmente se dedicavam ao trabalho, à necessidade da manutenção da casa. As mulheres começaram a se reunir para poder orar, falar com Deus e sustentar a igreja. Uma igreja que tem círculo de oração é uma igreja que não perece.

Há uma árvore ao lado do prédio onde moro. Fico observando que, na época do inverno, aquela árvore fica feia, seca, parece morta. Logo depois vem a primavera e aquela árvore começa a ficar bonita novamente, com suas folhas verdes. Posso comparar isso com o círculo de oração. Muitas vezes parece que quando a igreja passa por dificuldades, parece que vai acabar. Por que aquela árvore dá frutos novamente? Porque tem raiz, contato com a terra. Uma igreja que tem círculo de oração tem raiz, tem contato com o Criador dos céus e da terra, com aquele que lhe dá condições de crescimento. Portanto, o inimigo das nossas almas sabe que a grande dificuldade para conturbar uma igreja é quando a igreja tem um grupo de mulheres que oram. As mulheres que oram fazem a diferença, são totalmente diferentes porque refletem a imagem do Criador dos céus e da terra e da comunhão do Senhor com a igreja.

Querida família, queridas mulheres do círculo de oração, que Deus abençoe vocês. Continuem orando, nosso país precisa de orações. Tenho dito que o destino desta nação não está na caneta do Presidente da República que simplesmente assina os decretos. O destino desta nação está nos joelhos daqueles que se dobram pelas madrugadas, falam com Deus e buscam a presença Dele. Portanto, o destino desta nação está nas nossas mãos, está nas mãos de cada um de vocês. Que Deus possa abençoá-las.

Meu querido Marcelo, posso até chamá-lo de pastor Marcelo, quero dizer que vamos ter um embate na próxima terça-feira. Estaremos tentando voltar atrás naquela decisão do Código Civil. As igrejas passaram a ser associações. Vamos tentar na sessão de terça-feira da Câmara Federal voltar à condição anterior na qual a igreja estava como igreja e não como associação. Travaremos um grande debate na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal, às dez horas da manhã. Quero pedir que vocês estejam orando para que o inimigo possa ser colocado por terra e que a igreja venha a ser a vencedora. Amém.

Que Deus nos abençoe, que o Espírito Santo continue abençoando cada um de vocês. Quero deixar também minha homenagem à D. Ieda, uma das funcionárias desta Casa que coordena todas as atividades. Quero agradecer todos os funcionários desta Casa, que Deus abençoe vocês. A mulher que ora é diferente. Que Deus abençoe, em nome de Jesus, amém.

 

O SR. PRESIDENTE - MARCELO BUENO - PTB - Glória a Deus. Gostaria de dizer a todos que o Deputado federal Gilberto Nascimento, em nome de Jesus, apresentará um projeto do Dia do Círculo de Oração, na Câmara Federal. Não será apenas um projeto estadual, mas também federal. O Brasil inteiro comemorará o Dia do Círculo de Orações. Assistiremos agora à apresentação de Raquel Miranda, com a música “Promessa”, de Ana Elisa.

 

A SRA. RAQUEL MIRANDA - Hoje é um dia muito especial para nós, grande vitória que Deus nos deu, de estarmos aqui, as irmãs sendo homenageadas pelo Dia do Círculo de Oração. É uma vitória que Deus nos concedeu através do nosso Deputado Marcelo Bueno. Que você possa glorificar o nome do Senhor. A vitória é sua, do povo de Deus. Hoje a Casa de Leis se transforma em Casa de Deus. Glorificamos o nome do Senhor por isso. Cada promessa, cada palavra de Deus se cumpre em nossas vidas.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O Sr. Presidente - Marcelo Bueno - PTB - É muito bom, para quem está aqui em cima olhar um plenário onde acontecem tantas discussões e enxergar um povo fiel, um povo lavado pelo sangue de Jesus, um povo salvo, tomando conta desta Casa de leis. Depois da Câmara Federal dos Deputados, a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo é a mais importante Casa de leis desta nação.

Que Deus abençoe todos, neste dia! Queridas irmãs, a homenagem é para vocês, hoje. Deus as abençoe, em nome de Jesus! Tem a palavra a missionária Eliane da Cruz Corrêa, Presidente da Sepames e Presidente da Diretoria Feminina da Comadesp.

 

A SRA. ELIANE DA CRUZ CORRÊA - Às autoridades civis, militares, eclesiásticas e às minhas irmãs, em Cristo Jesus, o meu boa noite na paz do Senhor. Paz gloriosa, paz inefável, essa doce paz, que tomo como gancho de início da minha fala, as palavras últimas que usou para se expressar nosso nobre Deputado Federal: a mulher que ora é uma mulher diferente.

Sabemos que Deus, um dia, criou a mulher para que completasse aquilo que faltava no homem. Não era bom que ele estivesse só. E, o Nosso Pai, então, decidiu criar da costela do homem alguém que pudesse auxiliá-lo. Acredito que Deus, ao criar a mulher, sonhou com uma companheira não só que completasse o homem no seu físico, mas também na sua parte espiritual. Sabemos que a mulher, criada por Deus, feita para o varão, desempenha um papel importante na sociedade. Ela educa os filhos, cuida do marido, cuida da casa. Muitas vezes, ela ajuda no sustento do lar, outras vezes, sustenta o próprio lar. Enfim, ela vive o dia-a-dia agitado de uma mulher, assim como tantas ao redor do mundo.

Mas, essas mulheres que aqui estão hoje, além de todas essas coisas do cotidiano de suas vidas, ainda exercem um trabalho especial, que tem mostrado os seus maravilhosos frutos, frutos em casa, frutos do trabalho, mas não só isso, frutos na Casa de Deus. Essas mulheres, não só em suas próprias vidas, têm um forte sinal de vitoriosas, mas também levam a esperança de vitória a pessoas pelas quais elas fazem as suas preces. Entre elas, estou eu. Costumamos definir, queridos, nosso relacionamento com Deus em uma simples palavra. Não é outra senão a oração. Tudo o que lhe dizemos, tudo o que pedimos a ele, temos que chamar de oração.

Através do nobre Deputado Marcelo Bueno e desta nobre Casa de Leis do Legislativo do Estado de São Paulo são criadas e aprovadas pelos nobres Deputados várias leis. Mas, nós, mulheres de oração, mulheres evangélicas, tivemos o privilégio de ver, para nossa própria surpresa, reconhecido o nosso trabalho, que até agora era feito no anonimato.

Desde o início do século passado, quero acrescentar que o círculo de oração já existia. Em 1911, quando foi criada a Igreja Evangélica Assembléia de Deus, os nossos fundadores tiveram o auxílio de um grupo de mulheres de oração para levar o amor, o carinho e o exemplo de vida que Cristo nos deixou. Eles iam, falavam, pregavam o Evangelho, mas por trás e ao lado deles existiam mulheres que os sustentavam com os seus joelhos dobrados perante o Pai.

O que é círculo de oração? Círculo de oração, podemos dizer, é uma reunião, feita em nossas igrejas, para agradecer a Deus por nossa existência, para fazermos nossas petições pessoais e fazer, então, jus ao nome. É criada uma roda de oração, que significa uma unidade em concordância e, de mãos dadas, num círculo de oração, oramos uns pelos outros. Esse ato é chamado de oração intercessória, também. Interceder não é nada mais, nada menos, do que colocar-se no lugar do outro e pleitear a sua causa.

E, através da nossa atitude de fé nesse Deus que rege o nosso universo e é poderoso para nos dar muito, muito mais além de tudo o que pedimos ou pensamos. Temos alcançado maravilhosas vitórias em nome de Jesus. Esses momentos de oração, para quem não os conhece ainda, fazem bem além do que se possa imaginar. Você, meu querido, minha querida, que está me assistindo e nunca experimentou um momento como esse, não sabe o que está perdendo.

Podemos nesse lugar, nesses momentos, sentir que não estamos sós como muitas vezes pensamos, pois além de sentir Deus pertinho de nós, sentimos também que existem ainda pessoas nos dias de hoje que desejam, com um coração sincero, nos ajudar, unindo-se conosco para pedir a Deus, numa só voz, por nossas necessidades. E, ali é que conseguimos nos livrar dos estados como os da ansiedade, da depressão, complexos de inferioridade, de rejeição, só porque sentimos que não estamos sozinhos.

Não sei se você já participou de uma experiência na qual te dão uma frase. Por exemplo: "girafa vermelha" e em seguida, você tem que tentar apagar completamente esta frase da sua mente. Por mais que você tente esquecer da "girafa vermelha" - a tal girafa parece que domina a sua mente mais e mais! Você até começa "ver" a tal girafa vermelha!

Pensamentos de ansiedade são a nossa resposta natural, para as situações do dia a dia. Muitos de nós passamos horas em claro durante a noite tentando resolver problemas, ou até mesmo esquecê-los, mas o único que conseguimos é fixá-los ainda mais na nossa mente!

A Bíblia diz que ao invés de nos sobrecarregarmos com os nossos problemas, nós devemos, entregá-los a Deus.

A entrega é a transferência de um cuidado ou inquietação para Deus. É lançar o cuidado sobre o Senhor, com um conseqüente descanso. Essa oração é feita quando um cuidado, um problema ou inquietação nos bate à porta.

O apóstolo Pedro disse assim: "Lancem sobre ele toda ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês”. O apóstolo Paulo reafirmou o que disse Pedro.

O próprio Jesus disse aos seus discípulos que não se preocupassem com as suas necessidades porque: "o teu Pai celestial sabe do que você precisa", basta pedir a Ele.

Então, a maneira que encontramos para superar as lutas e deixar a ansiedade e a preocupação de lado, são esses momentos do Círculo de Oração, onde fazemos exatamente o que Deus nos ensinou. E isso tem dado muito certo. Sabe por que? Porque quanto mais você pensa na bondade de Deus, menos você pensa naquela "girafa vermelha".

Marcenaria

Contam que, em uma marcenaria, houve uma estranha assembléia. Foi uma reunião onde as ferramentas juntaram-se para acertar suas diferenças.

Um martelo estava exercendo a presidência, mas os participantes exigiram que ele renunciasse. A causa? Fazia demasiado barulho e além do mais, passava todo tempo golpeando. O martelo aceitou sua culpa, mas pediu que também fosse expulso o parafuso, alegando que ele dava muitas voltas para conseguir algo.

Diante do ataque o parafuso concordou, mas por sua vez pediu a expulsão da lixa. Disse que ela era muito áspera no tratamento com os demais, entrando sempre em atritos. A lixa acatou, mas com a condição de que se expulsasse o metro, que sempre media os outros segundo a sua medida, como se fosse o único perfeito.

Nesse momento entrou o marceneiro, juntou todos os objetos e iniciou o seu trabalho. Ele utilizou o martelo, a lixa, o metro, o parafuso... E a rústica madeira se converteu em belos móveis!

Quando o marceneiro foi embora, as ferramentas voltaram à discussão. Mas o serrote adiantou-se e disse: - Senhores, ficou demonstrado que temos defeitos, mas o marceneiro trabalha com nossas qualidades, ressaltando nossos pontos valiosos... Portanto, em vez de pensar em nossas fraquezas, devemos nos concentrar em nossos pontos fortes.

Então a assembléia entendeu que o martelo era forte, o parafuso unia e dava força, a lixa era especial para limpar e afinar asperezas e o metro era preciso e exato! Sentiram-se como uma equipe, capaz de produzir com qualidade! E uma grande alegria tomou conta de todos pela oportunidade de trabalharem juntos!

O mesmo ocorre com o Círculo de Oração! É para isso que ele existe! O fraco une-se ao forte. E ao seu companheiro, um diz: esforça-te.

Saibam autoridades aqui presentes que hoje, o filho natural de Dona Esther, o marido de Pauliane, o genro de Eliane, que pertencem à esse grupo e o filho adotivo de muitas mulheres que se encontram aqui presentes, que se chama Marcelo Siqueira Bueno, um dia foi amparado não só com o voto, mas principalmente com o trabalho voluntário deste Círculo de Oração, um grupo unido a um Ministério Evangélico, ao qual pertencemos, e foi vencedor nas eleições de 2002.

Hoje com a presença dele aqui nesta casa, impossível é não lembrarmos todos os dias em nossas reuniões de oração, de orarmos por esta Casa do Legislativo do Estado de São Paulo, porque ele forma uma equipe com vocês!

Quero também agradecer a uma pessoa especial, em nome de todas as mulheres da Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Santos, que se fazem presentes nesta solenidade. Marcelo e Pauliane, não só são filhos de Esther e Celso, Eliane e Paulo, mas de todas elas também. E o carinho que o nobre Deputado Campos Machado e sua esposa Dona Marlene, têm demonstrado com eles, em momentos especialmente difíceis em suas vidas, me, fazem hoje diante todos uma devedora de amor para com ambos!

Nunca esqueceremos de vocês em nossas orações!

Hoje, o nobre Deputado Campos Machado faz mais um ano de vida. Parabéns e muitas felicidades. Que Deus o proteja sempre. Que a paz de Deus, que excede todo entendimento humano, possa estar liderando na sua vida algo surpreendentemente especial neste dia. E, que V. Exa. possa, com a sua fé, alcançar o impossível que se torna possível, através das nossas preces e dos milagres que Deus opera nas nossas vidas.

Finalizo, dizendo que tudo é possível ao que crê. Basta que se olhe para isso.

 

O SR. PRESIDENTE - MARCELO BUENO - PTB - Antes de iniciarmos, estarei justificando a saída do nobre Deputado Federal, Gilberto Nascimento, em função de compromissos inadiáveis em São Paulo. Estará visitando um amigo e irmão nosso, que sofreu um acidente e está hospitalizado. Então, desde já, meu nobre companheiro e amigo, que já se fez presente nesta Casa, da qual tenho o orgulho de fazer parte do seu rol de amizades, pelo respeito que o senhor tem nesta Casa. Vai em paz. Leve o abraço dessas queridas irmãs. Deus o abençoe.

Ainda em espírito de oração, queridos irmãos e irmãs, estaremos agora ouvindo a apresentação de Rodrigo Correia, com a música “Ele tem Poder”, de Adriano Barreto.

 

O SR. RODRIGO CORREIA - Aleluia. Somente Ele, somente o nosso Deus para nos dar este privilégio nesta noite, Amém.

Estava ali sentado e pensando: talvez Deus só estivesse esperando um coração sincero diante dele, um coração puro, um coração aberto para que pudéssemos ter esse privilégio.

Eu não vejo Marcelo Bueno só como Deputado Estadual, mas também como um instrumento de Deus neste lugar. Amém.

 

* * *

 

- É executado número musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MARCELO BUENO - PTB - Glória a Deus, queridos.

Agora, com a palavra, o Pastor Paulo Alves Corrêa, Presidente do Ministério de Santos e da Convenção dos Ministros das Assembléias de Deus do Estado de São Paulo e outros Comadespe.

 

O SR. PAULO ALVES CORRÊA - Ex.mo. Sr. Deputado Marcelo Bueno, Presidente desta sessão solene da aprovação do Projeto do Círculo de Oração; Ex.mo. Sr. Deputado Gilberto Nascimento, que teve de se ausentar, mas a quem cumprimento na pessoa do Tenente Nascimento; senhores pastores; autoridades constituídas e vereadores presentes, quero cumprimentar também com alegria a Irmã Maria Lígia Silva dos Santos Reikdal, em nome de quem cumprimento a todas as esposas de pastores presentes. A irmã Maria Lígia é esposa do venerando pastor, que tem a idade do meu pai. Cumprimento também o Pastor Apolônio, que representa o Pastor Alfredo Reikdal.

Meus irmãos e minhas irmãs, esta é uma noite memorável. Olhava para vocês e pensava: virtudes são qualidades que estão implícitas nas pessoas. Em provérbios 31 e 10 diz: “Mulher virtuosa quem a achará. O seu valor muito excede ao valor de rubis. Oração do seu marido está nela confiado e a ela nenhuma fazenda faltará.”

Toda mulher que ora tem uma virtude especial, porque intercessão é a maior arma que alguém pode ter para defender vidas, para salvar vidas, para libertar vidas e para colocar pessoas na posição de vitória. Como pastor de Igreja, como presidente de Convenção passando por muitos momentos difíceis, tenho alcançado as minhas vitórias porque elas se originam dos vossos lábios, do vosso corpo de joelhos prostrado no chão. É assim que obtemos vitórias sobre vitórias.

Hoje é um dia incomum nesta Casa de Leis, porque neste plenário, onde vocês estão sentados, pessoas se levantam para debater seus projetos. Esta tribuna tem sido ocupada por pessoas que vêm pleitear os seus direitos e muitas vezes, ovacionando em altas vozes, proclamam palavras e mais palavras. Mas viemos aqui, nesta noite, para agradecer a Deus pela vida de vocês e para dizer que Deus é o Senhor do Estado de São Paulo, Deus é o Senhor do Brasil, Deus é o Senhor do mundo. E nesta Casa de Leis hoje fica impregnado o mover do Espírito Santo que está em nós.

Estas paredes, este teto são testemunhas de muitas vozes que ecoaram aqui. Mais uma vez viemos aqui para ecoar a nossa voz de glórias e aleluias ao Senhor por esta grande vitória alcançada. Talvez alguns, por não entenderem a importância desse projeto, não se fizeram presentes aqui. Todavia, quero dizer a vocês que não há igreja, não há nação, não há povo que possa vencer sem a oração. E existem duas atitudes que podem colocar um povo na posição de vitória. Quero declarar nesta noite: “Ninguém pode com quem ora e ninguém pode com quem trabalha. Quem ora e trabalha é invencível e será sempre invencível.”

Hoje estamos reunidos numa noite de campeãs, numa noite de campeões, porque quis Deus que o Deputado Marcelo Bueno fizesse parte desta Casa de Leis para idealizar um projeto de tal grandeza, que locomoveu pessoas de várias regiões para virem aqui dizer Deputado Marcelo, Deus te abençoe por esta grande vitória que conferistes ao povo de Deus.

Existem muitos dias de comemorações e cada um com um evento ou um “show”, mas nós comemoramos orando a Deus para que Ele guarde a nossa Nação. Mas teremos um dia instituído por lei para reunir o Estado de São Paulo, todo o povo de Deus e em uma só voz abençoar o nosso querido Estado de São Paulo, o nosso Brasil e o nosso mundo que está tão conturbado.

Venho aqui hoje para agradecer a Deus também pela vida de minha mãe, lembrei dela, que muito orou. Hoje está enferma. Agradeço a Deus pela vida da minha mulher que me antecedeu; agradeço a vida de cada líder que aqui está, de cada mulher, porque sei que a estrutura da família se mantém por conta das suas orações.

Quero tomar este momento também para agradecer ao meu amigo Deputado Campos Machado, que adotou o Deputado Marcelo Bueno e em todos os projetos nunca deixou de ajudá-lo. Parabéns, Deputado Campos Machado, pelo seu aniversário.

Quero encerrar dizendo aos senhores pastores que se esse povo aqui chegou e aqui está é por conta da liderança dos senhores. Obrigado por essa grande cooperação.

A Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo não será mais a mesma, porque fica gravado nos Anais desta Casa que um dia mulheres que oram tomaram assento nessas poltronas e disseram: “Bendito seja o Senhor que nos dá vitória por Nosso Senhor Jesus Cristo.” Deus os abençoe em nome de Jesus. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MARCELO BUENO - PTB - Queridos irmãos, queridas irmãs, após as palavras do nosso querido Pastor Paulo Alves Corrêa não poderia deixar de colocar - apesar de hoje presidir esta sessão solene em homenagem às minhas queridas mães de oração - a importância dos meus queridos amigos e irmãos vereadores que aqui se encontram, homens e mulheres que elaboram leis, que lutam pelos interesses da nossa igreja, do povo da nossa igreja dentro de cada município, esses companheiros que tenho o privilégio de ter como amigos, que às vezes são esquecidos por conta de representarem um bairro ou uma comunidade. Mas é por conta do trabalho desses vereadores que também posso dizer que estou aqui.

Obrigado, queridos. Deus os abençoe em nome de Jesus. Que a bênção que Deus colocou na minha vida esteja em dobro na vida de vocês. Muito obrigado. (Palmas.)

Assistiremos agora a apresentação do Coral da Sociedade de Esposas de Pastores e Mulheres Evangélicas de Santos - Sepames - com a música Nada é Impossível, de autoria de Eugênio Clark, na versão de Valdemir Carvalho. A seguir, teremos a apresentação das minhas queridas mães de oração com a música Reis do Reis, de Soraia Moraes.

 

* * *

 

- É feita a apresentação pelo Coral.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MARCELO BUENO - PTB - Aleluia! Glória a Deus, quatro anos de espera para que isto aconteça. Aleluia! Deixem o Espírito Santo tomar conta de vocês. Este plenário é do Senhor Jesus. Esta Casa é do Senhor Jesus. Este estado é do Senhor Jesus. Esta nação é do Senhor Jesus. Aleluia! Aleluia! Aleluia! Aleluia! Glória a Deus, a todas autoridades presentes, ao meu querido pastor presidente Paulo Alves Corrêa, representante hoje da Convenção da Comadespe, ao pastor Leônidas, meu amigo, com carinho o recebo aqui, à minha querida missionária Helene da Cruz Corrêa, da qual tenho o privilégio de ser genro, ao pastor Apolônio, à minha querida irmã, mais nova tia do círculo de oração, Maria Lígia, que representa as irmãs do Ministério do Ipiranga, à esposa do pastor Alfredo Reikdal, a quem muito estimo e que não pôde estar presente, às autoridades municipais, aos nossos queridos vereadores, meus senhores e minhas senhoras,

Minhas queridas mães de oração, parceiras inseparáveis desde o projeto de minha carreira política, e atuais companheiras e conselheiras no exercício deste mandato.

Hoje é um dia muito mais que especial na minha própria vida, tanto pela satisfação espiritual que sinto, como pela sensação e forte convicção de que a mão de Deus está conosco.

Ver aqui o rosto de cada um de vocês; vê-los transitar nos corredores deste Palácio Nove de Julho; ouvir os sons dos nossos hinos neste plenário, os conselhos dos nossos pastores, isto me faz sentir que não estou sozinho, tenho uma família, e porque não dizer, uma grande família, a Família de Deus.

A vossa presença hoje aqui; quando vejo gente nossa procedente dos mais longínquos rincões deste nosso grande Estado, traz a mim o início de uma realidade de há muito sonhada por todos nós; que é nosso povo tomando conta do seu espaço com todos os direitos no seio desta sociedade.

Queridos irmãos e irmãs, a homenagem hoje é para Círculo de Oração, e muito mais que uma simples homenagem, este é um grande motivo, pois esta sessão solene, tem o objetivo de trazer para dentro desta casa de leis, homens e mulheres ungidas de Deus, no propósito de abençoar e ministrar palavras proféticas de vitória sobre a Assembléia Legislativa, os Deputados em particular e sobre todo o nosso Estado de São Paulo.

Um Deputado como eu, que sempre contou com o apoio dessas mulheres especiais do Círculo de Oração, não poderia deixar de ressaltar e homenagear instituição como essa, de tamanha importância, não só para a Igreja Assembléia de Deus, mas para a sociedade em geral.

Bem aventurada iniciativa da irmã Albertina Bezerra Barreto, no dia 06 de Março de1942, na Assembléia de Deus em Recife - PE, quando por direção de Deus e a benção do seu pastor, fundou o Circulo de Oração. Somente a direção de Deus, poderia iluminar alguém, para criar algo, que da cidade de Recife, viesse ramificar por todo o norte e nordeste e por fim atingir todo o Brasil.

Hoje em todas as congregações da Igreja Evangélica Assembléia de Deus, independente do porte, se pequena, média ou grande, ou mesmo do local onde está sediada, área rural ou urbana, nas favelas periféricas ou nos grandes centros; o Círculo de Oração reúne de maneira voluntária e informal, no mínimo uma vez por semana, mulheres com o objetivo principal de clamar a Deus, em favor das pessoas enfermas, desempregadas, por famílias desestruturadas, por casais com problemas de relacionamento, pelos viciados em álcool, droga e dependentes químicos em geral, além de clamar a Deus pelas autoridades constituídas, sejam elas civis, militares ou eclesiásticas, bem como por pedidos de oração dos mais diversos.

Soma-se ainda, além do objetivo primordial de oração, o trabalho assistencial básico, através da arrecadação e distribuição de alimentos aos mais necessitados, tradicionalmente conhecido como Campanha do Quilo, que também nasceu dentro do Círculo de Oração e até hoje persiste.

Saliento ainda nesta oportunidade, que a direção de Deus é tão patente no Círculo de Oração, que muito embora este trabalho seja desenvolvido voluntariamente por mulheres que tiram tempo de suas atividades domésticas para tal, completou agora em 2003, sessenta e um anos de atividades, sem registro em cartório, sem remuneração material as sua lideres, e ainda assim espalhou-se pelo Brasil e tornou-se uma das instituições mais fortes, com milhares de testemunhos de bênçãos alcançadas da parte de Deus, pela atuação dessas queridas irmãs.

Nesta homenagem, quero lembrar os grandes lideres de nossa denominação que ao longo desses anos têm incentivado o trabalho do Círculo de Oração, não somente esses, mas a todos enfim, dirigentes de congregações, presbíteros, pastores em geral, neste tão grande Estado de São Paulo e por todo o Brasil, e o faço nas pessoas do Pastor José Wellington Bezerra da Costa, infelizmente ausente, digníssimo presidente da CGADB - Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil, e do meu Pastor, Paulo Alves Corrêa, digníssimo presidente da Igreja e Ministério de Santos, ao qual pertenço, bem como da Comadespe - Convenção dos Ministros das Assembléias de Deus no Estado de São Paulo e outros.

Não posso esquecer das abnegadas mulheres que participam, tirando do seu descanso, e até mesmo dividindo o tempo das suas atividades diárias, para participar do Círculo de Oração, dividindo o tempo até mesmo dos seus maridos e filhos, para estarem em comunhão com Deus; não podendo deixar de homenagear e ressaltar o brilhante trabalho das incansáveis secretárias, tesoureiras, dirigentes, supervisoras e coordenadoras dos Círculos de Oração, que arregimentam e lideram na graça de Deus, e faço nas pessoas da irmã Wanda Freire da Costa, infelizmente ausente, presidente da União das Esposas de Pastores da CGADB - Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil, bem como da Missionária Eliane da Cruz Corrêa, presidente da Sepames - Sociedade de Esposas de Pastores e Mulheres Evangélicas de Santos, que coordena os Círculos de Oração do Ministério, e também da minha querida irmã Maria Lígia Silvia Santos do Vidal, coordenadora dos trabalhos femininos da Convenção dos Ministros Ortodoxos das assembléias de Deus no Estado de São Paulo.

A todos vocês que aqui vieram, meu muito obrigado, e que Deus continue abençoando o meu querido Círculo de Oração.

Que esta Casa de Leis, seja abençoada pela semeadura que plantou quando aprovou o projeto de lei de minha autoria, pela misericórdia de Deus, criando o Dia do Círculo de Oração, e incluindo-o no Calendário Oficial do nosso Estado, momento em que aproveito o ensejo para agradecer de público a atuação de meu líder Deputado Campos Machado, meu professor e também pai adotivo nesta Casa, que foi fundamental para tanto, bem como a confiança que fui alvo, por parte dos meus pares, aos quais agradeço.

Ao meu querido Pastor Athiê, aqui representando o Ministério de Guaratinguetá, que tem também um trabalho grande juntamente com sua esposa naquele Ministério.

Não nos esqueçamos do conselho bíblico que diz: Oremos uns pelos outros, e sem cessar, porque a oração de um justo muito pode em seus efeitos.

Parabéns a todos neste dia, às minhas queridas mães de oração, a uma mulher em especial, que me gerou, que está presente, a dona do meu nome, Ester Bueno. (Palmas.) À minha esposa, Pauliane Bueno. (Palmas.) E também aos meus queridos pastores, esses meus amigos que cederam seu ombro, seu trabalho e que aqui se fazem presentes para homenagear essas irmãs do Círculo de Oração. Que Deus abençoe cada um de vocês, companheiros, amigos, fiéis, que dedicaram este tempo a estar presentes aqui, por orientação sempre do nosso querido Presidente, mas que vieram com todo o coração homenagear essas irmãs.

Encerro minhas palavras dizendo uma frase que aprendi assim que ingressei nesta Casa. Há quatro anos, queridos, venho sonhando em fazer isso. Meu mandato já valeu. Só de ter abençoado esta Casa de Leis. Graças a vocês estou presente aqui hoje. Obrigado, queridas mães. Que Deus abençoe vocês. À minha querida irmã, Cristiane Bueno, a quem quero prestar uma homenagem especial, porque veio direto de Indaiatuba para presenciar esta homenagem a vocês. Apesar de mais nova, ela cuidava de mim na ausência da minha mãe. Obrigado, Cris, que Deus a abençoe. (Palmas.)

Quer encerrar falando uma expressão do meu querido Pastor Presidente: “A alegria do Senhor é a nossa força.” Que Deus os abençoe, irmãos. (Palmas.)

Neste momento, queridos irmãos e irmãs, estaremos fazendo uma pequena homenagem. Claro que esta homenagem é passada a cada uma de vocês, a essas mulheres que fazem parte da minha vida. Quero iniciar essa homenagem pelo meu querido Pastor Paulo Alves Corrêa, aqui representando a Convenção, Presidente também do Conselho de Ética e Disciplina da CGADB, de quem tenho orgulho de ser genro.

 

* * *

 

- É feita a homenagem ao Sr. Paulo Alves Corrêa. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MARCELO BUENO - PTB - À missionária Eliane da Cruz Corrêa, uma das proprietárias do dote da Pauliane, carinhosamente chamada de “SOS Sogra”, por, mais do que isso, ser uma mãe para mim. Deus a abençoe, sogra. Esta homenagem é endereçada à senhora, mas também a todas as irmãs do nosso Ministério.

 

* * *

 

- É feita a homenagem à Sra. Eliane da Cruz Corrêa. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MARCELO BUENO - PTB - À minha nova mãe, irmã Maria Lígia, representando aqui todas as irmãs do Círculo de Oração do Ministério.

 

* * *

 

- É feita a homenagem à Sra. Maria Lígia. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MARCELO BUENO - PTB - À minha querida nova mãe, Irmã Antonia dos Santos, coordenadora de trabalhos femininos da Convenção da Cieadespel, à qual gostaria de passar esta singela homenagem neste dia. A irmã Antonia estava doente, fazendo tratamento médico, e mesmo assim atendeu a meu convite - é uma mãezona, não é?

 

* * *

 

- É feita a homenagem à Sra. Antônia dos Santos. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR PRESIDENTE - MARCELO BUENO - PTB - Eu gostaria agora de chamar meu querido irmão e cunhado Rodrigo Corrêa, para que louve a Deus neste momento. Eu pedi para ele cantar um hino, queridos, e ele prontamente atendeu o meu pedido.

 

* * *

 

- É entoado o hino.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MARCELO BUENO - PTB - Aleluia!

Convido o ilustríssimo Pastor Afonso Athiê a proceder a uma oração neste momento, para que possamos em breves minutos encerrar os trabalhos desta sessão solene.

 

O SR. PASTOR AFONSO ATHIÊ - Saúdo a todos com a paz do Senhor e convido-os a porem-se de pé para este momento de oração, momento importante, e que seja a partir de agora, de uma forma toda especial, glorificado o nome do Senhor nesta Casa e que as decisões daqui também saiam com um toque especial de Deus para benção; benção a todo o Estado de São Paulo, em repercussão também para o nosso país. Oremos:

Meu Deus, te louvamos por tudo; exaltamos o teu santo nome e o nome bendito de teu filho amado Jesus Cristo, o nosso Senhor e nosso salvador. Tens operado grandes coisas e tem-nos dado uma oportunidade muito honrosa, Senhor, de sermos teus instrumentos.

Assim, meu Deus, agradecemos por esta noite, por este momento tão solene e abençoado; agradecemos pela vida do teu servo, nosso amado irmão e pastor Deputado Marcelo Bueno. Sim, meu Deus, agradecemos por cada um daqueles que estiveram aqui presentes.

Ah! Senhor, tens usado as tuas mãos para a glória do teu nome, também para a glória do teu filho amado Jesus Cristo. Senhor, faça que não somente nos anais desta Casa de leis isso seja registrado, mas nos próprios céus porque percebemos e sentimos que passou por nós a confirmação do nosso espírito, da tua presença e da glorificação do teu nome santo, do teu filho como rei dos reis e senhor dos senhores. Deus, Senhor da glória. muitas coisas ainda estão para vir, muitas coisas, Senhor, ainda para serem decididas nesta Casa. Mas, Senhor, ainda que haja os desígnios teus, tudo já determinado, mas pela oração das tuas servas, do ciclo de oração, enfim do teu povo, tu podes pelo poder dos teus dedos ordenando bênçãos ainda, Senhor, mas tu podes determinar bênçãos sobre o teu povo, sobre a nação.

Ah! Deus da Glória, faça isso, nós te pedimos. E coroa este momento especial, as nossas vidas pela participação nesta sessão solene. E muito mais tu podes fazer, Senhor. Nós encomendamos todas essas providências mais ao teu encargo, na tua bondade, no teu poder e na glória que queremos que seja sempre exaltada, sempre expandida, num nome santo chamado Jesus Cristo. Agradecemos por tudo Senhor. Opera mais, Senhor, para a glória do teu nome, e faz-nos instrumentos da tua bondade. Amém.

 

O SR. PRESIDENTE - MARCELO BUENO - PTB - Agora ouviremos a benção apostólica dada pelo nosso querido pastor Paulo Alves Corrêa e após a benção estará encerrada a presente sessão.

 

O SR. PASTOR PAULO ALVES CORRÊA - Antes de deixar esta bênção apostólica quero agradecer à Dona Ieda, aos funcionários desta Casa que se fizeram presentes, ao cerimonial por tudo quanto fizeram por nós.

O amor de Deus nosso Pai, a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, a comunhão e as consolações do Espírito Santo sejam com todo o povo de Deus desde agora e até a vinda de Jesus Cristo de todos digno. Está encerrada a presente sessão e que Deus nos abençoe em nome de Jesus.

 

O SR. PRESIDENTE - MARCELO BUENO - PTB - Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerra-la, esta Presidência agradece às autoridades, aos funcionários desta Casa que se empenharam ao máximo para a realização desta sessão solene e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade e convida para confraternização no salão dos espelhos, no café dos Deputados, para um breve café.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e 35 minutos.

 

* * *