http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

20 DE AGOSTO DE 2012

049ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS "70 ANOS DO SINDICATO DOS CORRETORES DE IMÓVEIS DO ESTADO DE SÃO PAULO - SCIESP E OS 50 ANOS DA REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE CORRETOR DE IMÓVEIS"

 

Presidente: EDSON FERRARINI

 

RESUMO

001 - EDSON FERRARINI

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento dos deputados Itamar Borges e Edson Ferrarini, este na direção dos trabalhos, para "Homenagear os 70 Anos do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo - Sciesp e os 50 Anos da Regulamentação da Profissão de Corretor De Imóveis". Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro". Discorre sobre a profissão de corretor e a sua importância.

 

002 - ITAMAR  BORGES

Elogia a atuação do Deputado Edson Ferrarini. Fala sobre a sua atuação neste Legislativo e a sua relação com este Deputado. Afirma ser este defensor do sindicato e dos corretores de imóveis. Cumprimenta as autoridades presentes. Parabeniza o Senhor Alexandre Tirelli pela sua atuação no sindicato e na luta pela valorização e aperfeiçoamento dos profissionais. Cita a comemoração dos 50 anos do reconhecimento da carreira de corretor de imóveis. Enaltece a homenagem desta Casa à categoria. Saúda os homenageados. Comenta que estes profissionais atuam na realização dos sonhos das pessoas. Menciona que todos os negócios deveriam ser intermediados por estes profissionais. Congratula os corretores de imóveis do Estado de São Paulo e o sindicato da categoria.

 

003 - Presidente EDSON FERRARINI

Tece elogios ao Deputado Itamar Borges. Parabeniza este Deputado por sua atuação. Menciona o curso superior para capacitação dos corretores de imóveis sindicalizados. Afirma que estes estão sendo preparados para o mercado atual, adquirindo desde os conhecimentos básicos até os mais técnicos.

 

004 - ALEXANDRE TIRELLI

Presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo - SCIESP, cumprimenta o Deputado Edson Ferrarini e as autoridades presentes. Agradece a homenagem prestada por esta Casa. Saúda os corretores de imóveis e os homenageados. Menciona as lideranças do passado na trajetória da profissão. Cita as duas leis que regulamentam a categoria dos corretores de imóveis.

 

005 - Presidente EDSON FERRARINI

Discorre sobre a sua luta para recuperação de jovens com problemas de drogas e álcool. Afirma que este trabalho o faz feliz. Ressalta o orgulho de homenagear os corretores de imóveis neste dia.

 

006 - ORLANDO DE ALMEIDA FILHO

Secretário Municipal de Controle Urbano, cumprimenta o Deputado Edson Ferrarini. Afirma ser testemunha do trabalho realizado pelo Parlamentar em benefício da juventude de São Paulo no combate do uso de drogas. Saúda as autoridades e os corretores de imóveis presentes. Discorre sobre a sua trajetória no Creci SP. Menciona o trabalho sério e consciente de José Augusto Viana Neto na defesa dos interesses dos corretores de imóveis de São Paulo, assim como o trabalho realizado pelo Creci Nacional. Elogia o discurso do Senhor Alexandre Tirelli. Agradece o trabalho e o carinho de Dona Cecília, copeira do sindicato. Informa que atua há 41 anos como corretor de imóveis. Ressalta a nova formação dos profissionais da categoria, com grande parte dos mesmos com curso superior, assim como o aumento da presença das mulheres, que trazem confiabilidade e credibilidade ao mercado. Lembra o atual momento vivido neste mercado, com o aumento do financiamento da casa própria pela grande maioria dos bancos.

 

007 - Presidente EDSON FERRARINI

Informa que esta sessão será transmitida pela TV Assembleia, em data oportuna. Cita o fortalecimento da imagem do corretor de imóveis por meio do conhecimento e da formação de técnicos de transações imobiliárias. Menciona a equiparação destes profissionais aos empresários. Discorre sobre a importância do corretor de imóveis.

 

008 - CARLOS ALBERTO DE AZEVEDO

Presidente da Fenaci - Federação Nacional de Corretores de Imóveis, cumprimenta as autoridades presentes. Comenta a sua satisfação por esta homenagem aos corretores de imóveis. Lembra a realização, em 1957, do primeiro congresso nacional da categoria, com o tema da regulamentação profissional. Menciona encontro entre os cinco principais sindicatos, em 1957, para discutir a necessidade de regulamentação da categoria, o que aconteceu em 1962. Cita a realização do 9º congresso, com a divulgação da Lei 6.530, que dá nova regulamentação à profissão de corretor de imóveis. Ressalta a união da categoria na busca do mesmo ideal. Agradece a todos os deputados estaduais por esta homenagem.

009 - CANINDÉ PEGADO

Secretário-Geral da União Geral dos Trabalhadores, cumprimenta o Deputado Edson Ferrarini pelo desempenho nesta Casa e sua atuação na defesa da vida. Menciona o trabalho de recuperação de drogados realizado por este Deputado. Saúda o Deputado Itamar Borges e as autoridades presentes. Faz menção especial ao Senhor Alexandre Tirelli, um dos mais novos filiados da União Geral dos Trabalhadores. Cita a criação de secretaria específica para assuntos imobiliários. Comenta que são poucos os sindicatos que comemoram 70 anos de existência. Reconhece a estrutura atual do Sindicato dos Corretores de Imóveis, com a Universidade Corporativa e cursos de ensino à distância, que comprovam a evolução e a modernidade da entidade. Congratula os professores e o corpo docente destes cursos. Destaca os 50 anos da regulamentação da categoria e o aumento da qualificação, qualidade e treinamento dos profissionais. Elogia a liderança atual do Sindicato dos Corretores de Imóveis. Informa que representava o Senhor Ricardo Patah, Presidente Geral da União Geral dos Trabalhadores.

 

010 - JOSÉ AUGUSTO VIANA NETO

Presidente do Creci-SP, cumprimenta as autoridades presentes. Menciona a função do Creci como órgão de fiscalização, com presença severa e forte. Elogia a atuação do sindicato na defesa dos interesses da categoria. Ressalta o momento atual, com 50 anos de regulamentação da profissão. Discorre sobre a atuação desleal de empresários e empresas com relação a não observação da CLT e da Lei 6530/78. Afirma que o sindicato precisa conversar com estas empresas, construtoras e incorporadoras para evitar esta atuação. Destaca a necessidade de combate a estas empresas, com denúncias ao Ministério Público. Cita a realização de dois eventos: Encontro Brasileiro de Corretores de Imóveis e o Conaci - Congresso Nacional dos Corretores de Imóveis. Solicita a participação da categoria nos debates e discussões. Parabeniza o sindicato, os diretores e os corretores de imóveis. Enaltece o Ministro Arnaldo da Costa Prieto, falecido no dia três de julho, por sua luta na aprovação, em caráter de urgência, da Lei 6530.

 

011 - Presidente EDSON FERRARINI

Anuncia a entrega de Homenagem para concessão de título de Corretor de Imóveis Benemérito aos sócios aposentados integrantes do quadro de associados da entidade dos últimos cinco anos, com fundo musical da apresentação do Saxofonista Flávio de Souza.

 

012 - ALEXANDRE TIRELLI

Presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo - SCIESP, afirma que o título de Corretores Beneméritos foi entregue aos homenageados em razão da dedicação, empenho e atividade imobiliária desenvolvida de forma ética, responsável e com respeito ao consumidor.

 

013 - Presidente EDSON FERRARINI

Comenta que o homenageado mais antigo possui mais de 60 anos de atividade. Ressalta que todos os presentes receberiam um diploma e troféu de participação neste evento.

 

014 - ODIL DE SÁ

Presidente Emérito do Sindicato, diz estar emocionado pela presença dos corretores de imóveis nesta Casa, principalmente dos veteranos. Afirma que esta profissão, apesar de maravilhosa, exige muito sacrifício pessoal e da família. Destaca a realização, por inúmeras famílias, do sonho da casa própria. Deseja felicidades a todos. Pede que continuem na luta, sem esmorecimento. Parabeniza todos os presentes.

 

015 - ALEXANDRE TIRELLI

Presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo - SCIESP, faz referência especial aos corretores de imóveis que o antecederam. Afirma que é preciso lembrar o que passaram os antecessores deles. Discorre sobre a trajetória e as dificuldades dos mesmos. Cita alguns veteranos da profissão. Ressalta que a história da regulamentação profissional e do sindicato sempre foi unida, com diversas conquistas alcançadas. Cita a realização do Congresso Nacional dos Corretores de Imóveis, em 1978, onde foi anunciada a Lei 6530, que definitivamente regulamentou a profissão. Agradece a homenagem prestada por esta Casa em nome de todos os corretores e todos aqueles que lutaram por esta categoria. Cita frase de Leonardo da Vinci.

 

016 - Presidente EDSON FERRARINI

Menciona que esta é uma das classes mais atuantes no País. Afirma que estes profissionais realizam o sonho da casa própria. Agradece aqueles que contribuíram para a realização desta sessão solene. Cita que um troféu de honra ao mérito seria entregue a todos os presentes, além de diploma de participação. Entrega ao Senhor Alexandre Tirelli o diploma de participação neste evento.

 

017 - ODIL DE SÁ

Presidente Emérito do Sindicato, presta homenagem ao Deputado Edson Ferrarini, com entrega de placa de Corretor Honorário.

 

018 - Presidente EDSON FERRARINI

Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Edson Ferrarini.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Esta sessão solene tem a finalidade de homenagear os 70 Anos do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo - SCIESP, e os 50 Anos de Regulamentação da Profissão de Corretor de Imóveis.

Esta sessão foi convocada pelo Presidente Barros Munhoz, mas eu tive o orgulho de solicitar ao lado deste deputado que está aqui, que é o Deputado Itamar Borges. Juntos, assinamos esta solicitação para homenageá-los. Nós dois, certamente orgulhosos, assinamos essa solicitação.

Neste momento nós vamos iniciar e convidamos todos os presentes para ouvirmos, de pé, o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Policia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do Subtenente PM Villas Boas.

Parabéns a você, Villas Boas, e a todos os componentes desta Banda.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Muito obrigado à Banda da Polícia Militar. Muito obrigado ao sub-Tenente Villas Boas, transmita os meus parabéns a esses excelentes policiais que estão aí.

Na nossa tribuna nós temos aqui à direita o presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo, Dr. Alexandre Tirelli, que tem essa gestão magnífica à frente do Sindicato e está aqui sendo homenageado também. E a sua direita o presidente da Federação Nacional dos Corretores de Imóveis, o Sr. Carlos Alberto de Azevedo, prazer em tê-lo aqui. (Palmas.)

Esta sessão está sendo dirigida a quatro mãos, por dois deputados, dois amigos do Sindicato dos Corretores, o Deputado Itamar Borges, que carinhosamente cedeu que eu sentasse nesta cadeira e ele está aqui ao meu lado, e ao seu lado o Sr. José Augusto Viana Neto, Presidente do CRECI-SP.

Esta sessão tem a intenção de homenageá-los pelo trabalho relevante e incrível que os corretores fazem neste país. A maneira como os Srs. alavancam o desenvolvimento, a pujança e quanto os Srs. ajudam a desenvolver e a crescer o município de São Paulo, o Estado de São Paulo e todo o Brasil. E é por isso que os Srs. estão sendo homenageados aqui na nossa Assembleia Legislativa.

O Deputado Itamar Borges vai fazer uso da palavra neste momento, trazendo todo o seu carinho e todo o seu entusiasmo que ele tem pelos corretores de imóveis do Estado de São Paulo. Vamos aplaudir o Deputado Itamar Borges. (Palmas.)

 

O SR. ITAMAR BORGES - PMDB - Meu Presidente desta solenidade, Deputado Coronel Edson Ferrarini, deputado que orgulha o Legislativo paulista e que honra esta Casa pela sua dedicação, pela sua seriedade, pela sua história profissional e política, pela sua trajetória e bandeiras que tem trabalhado nesta Casa. Exemplo de deputado, e eu me orgulho de fazer parte desta Casa depois de ter sido vereador na pequena Santa Fé do Sul, extremo Noroeste do Estado de São Paulo, divisa com Mato Grosso do Sul, região de São José do Rio Preto. Depois de ter por três oportunidades, por 12 anos exercido o mandato de prefeito, uma um intervalo e depois mais duas, tenho a honra de estar nesta Casa hoje exercendo o meu primeiro mandato de deputado estadual. E aqui tenho aprendido com o mestre Ferrarini. O mestre que não só coloca o seu mandato em defesa do povo de São Paulo, mas também de reconhecimento e valorização das causas e daquilo que contribui para o desenvolvimento deste Estado.

E exemplo este quando procurado que fui e tive a iniciativa de caminhar com a propositura desta solenidade, tive o privilégio de ter o conhecimento de que nesta Casa já havia um defensor do Sindicato e dos corretores de imóveis, que era o Deputado Edson Ferrarini. Com isso nós fizemos essa ação conjunta e ele me deu a honra de poder atender solicitação que tive por esta data histórica e justa homenagem que são os 70 Anos do Sindicato e os 50 Anos da Regulamentação; ao mesmo tempo me deu a satisfação de poder estar aqui ao seu lado participando desta solenidade.

Já justifiquei a ele, justifico a todos, estou de saída para Brasília, tenho um compromisso lá amanhã representando esta Casa, vou compor uma comissão de representar no Encontro Nacional em Defesa das Santas Casas, e na condição de membro da Comissão de Saúde estarei lá representando. Mas não podia deixar de estar aqui neste momento em que o meu querido Deputado Edson Ferrarini preside esta solenidade, para cumprimentá-lo, cumprimentar aqui o nosso Presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis do nosso Estado, o Sr. Alexandre Tirelli.

E a você, Alexandre, toda a história do Sindicato, 60 anos de luta e de conquista que você hoje representa aqui com sua diretoria, com seus associados, com os filiados, enfim, com todos que fazem parte do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo, e que vem ano a ano, no dia a dia fazendo a grande conquista dos corretores, que é a valorização, o aperfeiçoamento, a profissionalização, o reconhecimento a esses profissionais. Portanto, o Sindicato merece desta Casa, a Casa de Leis deste Estado, a Casa do Povo de São Paulo, o reconhecimento pela sua história, pela sua trajetória e fica aqui na figura do meu querido mestre Ferrarini, e eu faço coro neste momento o reconhecimento dos 94 deputados desta Casa, da Assembleia Legislativa, da importância, do valor e da contribuição para a história do nosso Estado, e em particular da carreira do profissional, do corretor de imóveis do nosso Estado.

Da mesma forma, cumprimentar o Sr. Carlos Alberto de Azevedo que é Presidente da Confederação Nacional dos Corretores de Imóveis. Com certeza os nossos corretores de imóveis paulistas orgulham este Estado, este país; e tantos outros colegas por este país também orgulham a profissão de corretores imóveis, uma alegria recebê-lo aqui nesta Casa.

Cumprimentar o amigo também José Augusto Viana Neto, Presidente do CRECI-SP, e dizer que ao mesmo tempo em que a Assembleia participa deste momento de cumprimentar e homenagear os 70 anos do Sindicato, também comemora o Cinquentenário, 50 anos do reconhecimento, 50 anos da carreira do corretor de imóveis como profissional, portanto, reconhecido. E fica hoje aqui a homenagem da Casa de Leis a esta data que comemora os 50 anos dos profissionais do reconhecimento da carreira.

Finalizo nas minhas breves palavras e na ocupação desta tribuna, cumprimentando os homenageados. Esta sessão solene, iniciativa deste grande líder, dele também a iniciativa junto com o Sindicato prestar importantes homenagens, homenagens beneméritas àqueles que aposentaram, mas que ajudaram a construir a história destes profissionais e do Sindicato. E também, as homenagens honorárias que vão aqui com certeza homenagear os profissionais que não só tem se destacado, mas destaca e valoriza o profissional. Destaca e valoriza aquilo que o corretor de imóveis simboliza, que é a segurança, que é a consultoria, que é a orientação, que é o atendimento as duas pontas, a oferta e da procura, que é até como falávamos a poucos, o condutor muitas vezes da realização do sonho das pessoas e daqueles que estão passando por uma assessoria e um suporte.

Cada vez mais eu que sou um defensor que amadorismo só serve para criar problemas, e amadorismo só serve para ter vida curta. Cada vez mais a conscientização, eu que venho de uma pequena cidade, é de que a menor cidade do Estado ou a nossa capital precisa consolidar de forma unânime que os negócios têm que ser todos pautados e respaldados pela presença, pela assinatura, e pela intermediação de um corretor de imóvel, que são vocês que honram, orgulham e contribuem para o desenvolvimento e o crescimento imobiliário deste Estado. Seja na busca e na apresentação das demandas que vocês acabam sendo um diagnóstico, mas também seja na consolidação dos negócios, com a garantia e com a segurança que eles precisam acontecer.

Parabéns aos corretores de móveis do nosso Estado pelos 50 anos da regulamentação da profissão. Parabéns aos homenageados desta noite. Parabéns ao Sindicato, que completa e comemora os seus 70 anos homenageados nesta solenidade pelo nosso grande líder, que preside esta solenidade, o Deputado Edson Ferrarini. Meu grande abraço, uma boa noite e parabéns a todos. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Deputado Itamar Borges é das figuras mais elegantes, é um cavalheiro, é o meu professor, se ele montar uma escola de política eu me matriculo amanhã. Ser prefeito três vezes de uma cidade, vereador, deputado estadual, só tem amigos nesta Casa. E ele trouxe a sua amizade ao corretor de imóveis, do convite que receberam está o nome dele, e ele gentilmente permitiu que eu presidisse esta sessão. Deputado Itamar Borges, parabéns a você. E como ele tem que ir a Brasília, vai ter que representar a Assembleia Legislativa, o povo de São Paulo em Brasília amanhã, o seu lugar vai ser ocupado pelo secretário Municipal de Controle Urbano, Orlando de Almeida Filho, o qual eu peço para que sente nesta cadeira.

Homenageando as pessoas aqui presentes, nós estamos aqui para falar do corretor de imóveis, um técnico, exatamente um técnico em transações imobiliárias. Por que o Sindicato está sendo homenageado? Imagine um Sindicato que monta um curso superior de orientação, aprimoramento dos seus sindicalizados. Este é o Sindicato dos Corretores do Estado de São Paulo, preparando para todas as transações, preparando que ele tenha desde a informática para alavancar o seu negócio, até todo o conhecimento necessário para que o negócio seja feito, como disse o Deputado Itamar Borges, com segurança, sem nenhum amadorismo e transformando-lhes nessa alavanca que o Brasil precisa.

Quero agradecer a presença do Sr. Rubens Chammas, Secretário Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, representando o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab; (Palmas.) Sr. Odil de Sá, Presidente Emérito do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo; Sr. Canindé Pegado, secretário Geral da UGT - União Geral dos Trabalhadores, com quem já estive várias vezes, já estamos preparando um sindicato enorme daqueles, mostrando sua sustentabilidade social, levamos orientação sobre drogas, orientações de todas as formas para todos os seus afiliados; parabéns a você, Canindé Pegado. Queria cumprimentar o Sr. Soriedem Rodrigues, diretor adjunto da FIESP, representando aqui o meu amigo Paulo Skaf; o Sr. Paulo Natanael Pereira de Souza, reitor da Universidade Corporativa do CIESP; Sr. Clóvis César da Rocha, Presidente do Conselho Consultivo do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo; o Flávio Prando, vice-Presidente de Habitação Econômica do SECOV; cumprimentar o Sr. Otacílio dos Santos, Superintendente Comercial da Boa Vista Seguros; Capitão PM Antonio Carlos Luz Magalhães, que está representando o Coronel PM José Luis Martins Navarro, chefe da Assessoria Policial Militar da Assembleia Legislativa. Muito obrigado meu irmão de farda, o Capitão PM Antonio Carlos Luz Magalhães. Sr. Alexandre Curiati e Hamilton Prado, representando o Deputado Antonio Salim Curiati.

O Presidente do Sindicato, Sr. Alexandre Tirelli, vai intervir quantas vezes ele quiser, porque a festa é dele. Você que manda nesta festa, é São Paulo homenageando o teu Sindicato e milhares de corretores na sua pessoa. Então, eu queria que você fizesse a sua saudação inicial, as suas palavras iniciais, e na sequência você faz a sua oração. Pode ocupar este microfone à vontade. Vamos aplaudir o nosso Presidente Alexandre Tirelli, este homem que nos orgulha exatamente pela sua dedicação, pelo seu trabalho, por ele, esse paulista que é Presidente do Sindicato, que é advogado, que é Conselheiro da Secretaria Municipal de Habitação da cidade de São Paulo; ele é membro da Comissão de Habitação e Urbanismo da Federação do Comércio de São Paulo; é do Comitê Municipal de Valores Imobiliários de São Paulo; do Conselho Municipal de Política Urbana da cidade de São Paulo e do Conselho Consultivo do Projeto São Paulo 2040. O importante é que no Sindicato, nós estamos no presente, mas já estamos com a cabeça no futuro, mas já estamos nos preparando como vamos vencer como vamos atuar nas próximas gerações. Além de Presidente do SCIESP, ele também acumula as funções de diretor do Conselho do Comércio de São Paulo, da Associação Paulista Viva e é chanceler da Universidade Corporativa do SCIESP. A palavra é sua, meu querido amigo, Dr. Alexandre Tirelli.

 

O SR. ALEXANDRE TIRELLI - Boa noite a todos, Excelentíssimo Deputado Coronel Edson Ferrarini, em nome de quem cumprimento todos os demais nobres membros desta Augusta Casa, Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, que faço representando os meus pares, os milhares de corretores e corretoras de imóveis do nosso Estado Bandeirantes, a quem desde já agradecemos pela homenagem e a inequívoca manifestação de respeito que ora nos prestam consubstanciada nesta sessão solene.

Exmo. Sr. secretário de Controle Urbano da cidade de São Paulo, Presidente emérito do SCIESP, nosso colega corretor de imóveis, Orlando Almeida; Exmo. Sr. Secretário Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão de São Paulo, igualmente corretor de imóveis, nosso amigo e professor Rubens Chammas, ambos sempre presentes aqui representando o Prefeito Gilberto Kassab; companheiro corretor de imóveis, Carlos Alberto Schmitt de Azevedo, Presidente da Federação Nacional dos Corretores de Imóveis, em nome de todos os Presidentes e representantes das demais entidades, sindicatos, associações que aqui nos prestigiam; Presidente do Conselho Regional da 2ª Região CRECI-SP, corretor de imóveis, José Augusto Viana Neto, em nome de quem cumprimentamos a todos os delegados e conselheiros.

Quero saudar os grandes baluartes da categoria dos corretores de imóveis, os Colibris de Ouro, o nosso Presidente Emérito Odil de Sá; e o Presidente do Conselho Consultivo do SCIESP, Clóvis Rocha, nas pessoas de quem cumprimentamos todos os homenageados desta noite, em especial aqueles corretores e corretoras que a seguir receberão o título de “Corretores Beneméritos”, como símbolo da luta, da dedicação e da ética nas intermediações imobiliárias. Ao nosso magnífico reitor da UNI-SCIESP, Universidade Corporativa do Sindicato, professor, doutor em educação, professor Paulo Natanael Pereira de Souza, na pessoa de quem cumprimento todos os professores, instrutores, conferencistas e demais colaboradores que acompanham o dia a dia dos corretores e alunos, tanto na EBRAE - Escola Brasileira de Ensino a Distância, quanto na UNIC SCIESP, ambas mantidas pelo Sindicato. Uma saudação especial às corretoras de imóveis, Sra. Maria Angélica Tavares Cardoso e Sra. Leda Gianello Nogueira, a quem eu peço uma salva de palmas antecipada aqui, que hoje receberam esta honraria que é outorgada pelo Sindicato, e em nome de quem cumprimentamos todas as corretoras de imóveis do Estado de São Paulo. (Palmas.)

Senhoras, Senhores, amigos e familiares, colaboradores, irmãos, em nome de todos os corretores de imóveis, todas as corretoras, é com grande satisfação que recebemos a homenagem que a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo presta à nossa categoria. Eu tenho certeza que o fazemos com muita honra e com o coração cheio de alegria, porque estamos aqui hoje, como bem disse o deputado, recebendo esta homenagem olhando para o futuro, mas sem que nos esqueçamos do passado, dos grandes nomes, das grandes lideranças, dos grandes sacrifícios que culminaram nada mais nada menos só no que diz respeito a esta Casa do Povo, que é a Casa das Leis, em duas leis que regulamentaram o exercício da nossa profissão. Portanto, V. Exa., eu separei, anotei algumas palavras, mas acredito que nós teremos um segundo momento para poder dirigir uma mensagem mais específica para as pessoas.

Recebam o nosso afeto sincero e a nossa homenagem, que foi realmente de tentar buscar e mostrar que dentro da Assembleia o carinho, o respeito que nós temos por aqueles que realmente exercem atividades com honra, com ética, com determinação. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - O Sindicato que nós podemos ter orgulho de dizer que o Presidente Alexandre Tirelli nos representa com muita dignidade.

Quero também saudar aqui presente o Sr. Alexandre Curiati e Hamilton Prado, representando o deputado, meu querido amigo Antonio Salim Curiati. E também quero agradecer o delegado de polícia Cristiano Santana Lanfredi, Delegado de Polícia Civil da Assembleia Legislativa, que está representando o delegado Geral da Polícia Civil do Estado de São Paulo, Dr. Marcos Carneiro Lima. A todos eles o nosso muito obrigado.

Esta sessão conseguiu se viabilizar porque pessoas que também se dedicaram, como a Sra. Kátia Patrícia do Nascimento, que é relações públicas do Sindicato dos Corretores de Imóveis; a Sra. Érica Guerra, responsável pela área administrativa, que era com quem a minha assessoria se comunicava; e o Sr. Fernando Mauro Trezza, que é Presidente da Associação dos Canais Comunitários do Estado de São Paulo, que também foi responsável pela nossa aproximação e responsável para que esta sessão acontecesse.

Eu tenho essa minha luta grande na área de drogas, álcool; há 40 anos eu recupero pessoas, salvando vidas, é um trabalho grátis, um trabalho que me faz muito feliz em tê-lo, e é por tudo isso que eu tenho muito orgulho de estar hoje, por todas as coisas que faço por ser deputado e homenageá-los no dia de hoje.

Queria ouvir as palavras do nosso secretário Municipal de Controle Urbano, Sr. Orlando de Almeida Filho. Queria que o Dr. Orlando viesse aqui para podermos conversar. Vamos aplaudir o Dr. Orlando de Almeida Filho. (Palmas.)

 

O SR. ORLANDO DE ALMEIDA FILHO - Boa noite, Senhoras e Senhores. Quero cumprimentar aqui o nosso Presidente em exercício da Assembleia, Deputado Estadual Edson Ferrarini, que todos nós, paulistanos, somos testemunha do excepcional trabalho que o Coronel Ferrarini faz em função do benefício da juventude de São Paulo, no sentido de orientar, no sentido de cuidar, no sentido de indicar a essas pessoas a gravidade que é o uso de drogas ilícitas. Então, eu peço aos senhores, antes de mais nada, uma salva de palmas para o Coronel Edson Ferrarini, por esse trabalho maravilhoso. (Palmas.)

Quero cumprimentar o Presidente Viana, Presidente do CRECI-SP, eu tive a satisfação de exercer essa presidência e fui substituído por ele, o meu sucessor. Estive lá por um período breve, mas sempre aconselhado pelo Viana e pelos demais conselheiros aqui presentes. Tivemos condição de criar um novo paradigma para essa importante instituição, que é o CRECI-SP, e o trabalho importante, o trabalho consciente, o trabalho sério que o Viana e os seus conselheiros têm feito pelo CRECI-SP e pelos corretores de São Paulo.

Quero cumprimentar o nosso Presidente da Federação Nacional dos Corretores de Imóveis, Carlos Alberto Schmitt, que também da mesma forma, assim como o Presidente do CRECI Nacional, tem feito um trabalho importante de divulgação da nossa profissão e da seriedade com que o corretor de imóveis vem sendo tratado, seja no âmbito da mídia nacional, como no âmbito da política nacional.

Se me permitirem, quero citar o nome de algumas pessoas a mais, os presidentes Odil de Sá e Clóvis Rocha, que estão aqui presentes, sem dúvida nenhuma são os pilares, os sustentáculos do nosso Sindicato dos Corretores de Imóveis; os diretores e diretoras aqui presentes do Sindicato; os nossos professores da EBRAE, professora Rosa, professora Zélia que estão aqui presentes também; assim como o professor Paulo Natanael Pereira de Souza, que é o responsável pela Universidade Corporativa do SCIESP.

Deputado, o SCIESP, através da EBRAE, já formou mais de 30 mil profissionais corretores de imóveis, e a nossa Universidade Corporativa já trouxe, através de professores como o nosso colega secretário Rubens Chammas, que é professor de matemática financeira da nossa Universidade Corporativa, formou mais de mil especialistas na atividade imobiliária.

Quero cumprimentar o Deputado Itamar Borges, que fez uma fala importante para a nossa profissão; cumprimentar o Canindé Pegado, pessoa com quem nós tivemos, eu e o Tirelli, o prazer de terminar o curso de Direito na Universidade de Guarulhos, foi uma bela época; cumprimentar o Flávio Prando, que representa o SECOVI e todos os demais conselheiros, diretores e seus parentes e acompanhantes, e principalmente os Srs. e Sras. corretores de imóveis.

Quero cumprimentar, com a licença do Presente Alexandre Tirelli, que fez aqui uma fala muito bonita, muito importante, ressaltando a importância do nosso Sindicato, mas uma pessoa que não é corretor de imóveis, não é diretor do Sindicato, mas que tão bem sempre se importou quando esteve no nosso Sindicato; eu vejo aqui com muito prazer e muita alegria a D. Cecília, queria que ela se levantasse, por favor. D. Cecília foi a copeira do Sindicato dos Corretores de Imóveis. (Palmas.) D. Cecília é uma senhora, mas sempre muito distinta, sempre muito elegante, ela tem, coronel, uma qualidade que é invejável, o Prefeito Gilberto Kassab diz quando nós tomamos o café da D. Cecília vivemos bastante. Está aí o Odil, que tem 92 anos e o Clóvis, que tem 95, e sempre tomaram o café da D. Cecília. Então, muito obrigado, D. Cecília, sempre pelo carinho que a senhora tratou os presidentes, diretores, funcionários seus colegas no nosso Sindicato. Muito obrigado. (Palmas.)

Eu tenho certeza de que os demais colegas têm muito mais conteúdo do que eu para falar nesta hora dos 70 anos do Sindicato dos Corretores de Imóveis e dos 50 anos da Regulamentação da nossa profissão, mas queria que também se sentissem homenageados aqueles que têm, sem dúvida nenhuma, o orgulho de serem sucessores nas suas famílias da sua profissão. Eu tenho o meu filho, que também é corretor de imóveis, e eu fico muito orgulhoso, embora também seja engenheiro, mas siga a minha profissão de corretor de imóveis.

Eu vejo aqui a mais velha, a mais antiga, mais sábia imobiliária de São Paulo representada, que é Adelino Alves. Que os seus representantes fiquem de pé por um momento, porque é uma empresa que faz 105 de atividade na cidade de São Paulo. (Palmas.) Parabéns para vocês, representantes da Adelino Alves.

E nós sempre procuramos escolher uma figura do corretor, que é tão difícil o corretor por sua oratória, pela sua credibilidade que tem que trazer as pessoas que adquirem, que alugam e confiam o aluguel e os seus imóveis; eu vou pedir a uma pessoa que eu tenho um carinho especialíssimo, que sempre que convocado ajuda o Sindicato em trazer as suas histórias, o seu conhecimento aos nossos estudantes do EBRAE e aos nossos especialistas, que é o nosso Coelho. Por favor, Coelho, fique de pé. Parabéns. (Palmas.)

Este ano completo 41 anos na profissão de corretor de imóveis. Eu comecei a minha atividade em 1971, meu CRECI é 7.140 e eu acho que só perco aqui hoje talvez para o Coelho, para o Adelino Alves, para o Odil e para o Clóvis, o resto das pessoas são meus colegas mais contemporâneos. É muito alegre ver uma escola como o EBRAE, que já formou mais de 30 mil profissionais e que tem dentro do seu quadro de estudantes, de alunos, quase 70% de alunos que tem o curso superior, engenheiros, administradores, advogados, economistas, que tem trilhado também a nossa profissão. Assim como o fato de 50% desses alunos serem mulheres, o que nos agrada muito porque sabemos a confiança e a credibilidade que a mulher traz ao mercado, que depende da credibilidade que é o mercado imobiliário.

Estamos assistindo nesses últimos anos a uma verdadeira revolução, e ela se deu sempre com o estímulo daqueles profissionais do mercado imobiliário sejam os corretores, sejam os engenheiros, sejam os incorporadores com a mudança do sistema com prazos mais longos, com financiamentos mais adequados, às vezes até atingindo 100% do valor do imóvel, e com juros cada vez diminuindo mais em função da concorrência que está havendo no mercado. Antes nós só tínhamos a Caixa Econômica Federal como grande financiador da casa própria, hoje todos os bancos praticamente têm essa atividade.

Portanto, vivemos um momento importante para o mercado e temos certeza que aqueles que nos ouvem, aqueles que vão assistir pela TV Assembleia esta homenagem comandada aqui pelo nosso Presidente Edson Ferrarini, pelo Presidente do Sindicato Alexandre Tirelli, sem dúvida nenhuma devam conhecer o nosso sindicato, seja em São Paulo, seja nas diversas filiais que temos no interior, para se interar do que é necessário para trilhar uma profissão tão honrosa e tão importante como esta. Muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Quero agradecer muito meu amigo Orlando de Almeida Filho, brilhante secretário, por suas palavras. E eu me interessei muito pelo café, Presidente Alexandre Tirelli, da longevidade da D. Cecília, então eu vou lá rapidamente tomar este café e se a D. Cecília lançar a campanha Adote um Deputado eu fico para o café, almoço, janta, porque tomando esse café vive 102 anos com saúde; então, já pensou isso aqui!

Esse programa vai ser transmitido no próximo sábado, às 23 horas. Neste momento ela está sendo transmitida ao vivo pela TV Web, e no próximo sábado, às 23 horas, os senhores poderão assistir na íntegra pela NET canal 13, pela TVA canal 66, pela TV Digital canal 185, e pela TV Digital Aberta canal 61.2.

Com a fundação desse Sindicato, a sua principal bandeira foi fortalecer a figura e a imagem do corretor de imóveis através do seu aperfeiçoamento, e hoje exatamente transformá-lo em um técnico em transações imobiliárias. O corretor começa a ter a mesma figura do empresário, é muito interessante.

Quero que o Sr. Carlos Alberto de Azevedo, Presidente da Federação Nacional dos Corretores de Imóveis, trouxesse aqui as suas palavras também, para que nós pudéssemos ter essa visão, a nossa sessão solene, exatamente para que o corretor de imóveis onde ele estiver nos ouvindo saiba da sua grande importância. Então, vamos ouvir as palavras do Sr. Carlos Alberto de Azevedo, Presidente da Federação Nacional dos Corretores de Imóveis. (Palmas.)

 

O SR. CARLOS ALBERTO AZEVEDO - Deputado Edson Ferrarini, Presidente Alexandre Tirelli, Presidente Jose Augusto Viana, Presidente Orlando de Almeida Filho, Presidente Clóvis, Presidente Odil, companheiro de lutas na UGT Canindé Pegado, companheiro Flávio Prando.

Para todos nós, Sras. e Srs., colegas, é uma satisfação ver essa homenagem que o Legislativo de São Paulo presta aos corretores de imóveis não só de São Paulo, mas de todo o Brasil. Isso me reporta há um tempo, onde nós, as entidades, os sindicatos, nos reunimos em 1957, para realizar o Primeiro Congresso Nacional da categoria, e o tema desse congresso era exatamente a regulamentação profissional. A semente de tudo isso foi germinada por cinco sindicatos organizados já à época, o Sindicato do Rio, o Sindicato de São Paulo, o Sindicato do Rio Grande do Sul, o Sindicato de Minas Gerais, o Sindicato de Goiás, se reuniram já em 1957 vendo a necessidade da regulamentação profissional da categoria.

Essa regulamentação profissional aconteceu cinco anos depois, quando aqui em São Paulo era realizado o Segundo Congresso Nacional da categoria, em 1962. Congresso esse que nós tivemos a oportunidade de participar na sua Terceira edição aqui em São Paulo, em 1978. Há pouco uma jornalista me perguntou qual era a imagem mais marcante que eu tinha de todos esses anos de atividade dentro da categoria; sem dúvida nenhuma a imagem que mais nos marcou foi da realização do Nono Congresso, quando o então ministro do Trabalho, nosso patrono Arnaldo da Costa Prieto, que faleceu recentemente, desceu com a Lei 6.530, trazendo no final do 9º Congresso a regulamentação profissional. O fruto dessas conquistas, sem dúvida nenhuma foi, a união da categoria buscando o mesmo ideal, que era o crescimento profissional.

E hoje, alguns anos depois, esse reconhecimento vem através do Legislativo do Estado de São Paulo. Para nós, Deputado, é uma grande emoção poder compartilhar e poder aceitar essa homenagem a todos os corretores de imóveis. Em seu nome queremos agradecer a todos os deputados estaduais do Estado de São Paulo que estão trazendo esta homenagem aos corretores de imóveis. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Muito obrigado. A Assembleia Legislativa vai dar aos senhores um diploma de participação, diploma este aqui que vão receber. Os senhores vão receber também um troféu significando esta data. Eu vou pedir à minha assessoria passar pelos senhores para podermos pegar o nome e conferir quem está aqui presente, isto é muito importante. Emociono-me ao estar aqui com os senhores.

Quando ouvimos o Orlando de Almeida Filho, secretário tão brilhante, falar do orgulho do seu filho, falar do orgulho da sua profissão é assim que uma profissão se engrandece.

Canindé Pegado, a palavra é sua, venha falar conosco aqui, esse batalhador. Vamos aplaudir esse lutador, Canindé Pegado, secretário geral da União Geral dos Trabalhadores. A palavra é sua, Canindé Pegado. (Palmas.)

 

O SR. CANINDÉ PEGADO - Primeiramente, quero cumprimentar o Deputado Coronel Edson Ferrarini, pelo seu desempenho durante tantos anos na Assembleia Legislativa de São Paulo, e a sua atuação na defesa da vida de tantas pessoas humildes neste Estado que passaram pelas suas mãos, e que hoje tiveram oportunidade de se recuperar das dependências químicas, da qual ele é um grande especialista na área. Viajou o mundo inteiro conhecendo clínicas de recuperação, para poder fazer esse trabalho que ele faz. Autor de muitos livros na área, quem quiser uma palestra sobre esse tema em especial pode chamar o coronel Edson Ferrarini, ele sempre está disposto trazer à tona os problemas mais graves relacionados à dependência química, que acaba com a família no Brasil. Então, Coronel, quero agradecer a sua presença naquela tarde na UGT, casa cheia, e nós repercutimos muito bem aquela sua palestra para as nossas entidades sindicais.

Cumprimento já após a saída, o Deputado Itamar Borges também, do qual somos amigo. Quero cumprimentar o Viana, Presidente do CRECI-SP e também cumprimentar o Orlando, secretário de Controle Urbano, que é agora, ninguém pode negar; há muitas pessoas que se formam por aí afora e você pergunta: aonde você se formou? Ninguém viu, mas aqui eu tenho duas testemunhas, o Orlando e o Alexandre Tirelli, estudamos juntos, fizemos curso de Direito na Universidade de Guarulhos e ninguém pode duvidar que nós realmente fomos concluintes do curso de Direito, um curso, por sinal, muito bem realizado e que todos nós nos dedicamos.

Quero cumprimentar o meu grande amigo Carlos Alberto, vice-Presidente da Federação Nacional dos Corretores de Imóveis, esse companheiro que soube em primeira mão a entender da importância de uma Federação estar filiada a uma Central Sindical e com isso receber também o apoio de uma entidade que tem mais de mil sindicatos filiados no Brasil, tem mais de oito milhões de trabalhadores representados. Uma Central Sindical que soube claramente reconhecer a atividade dos corretores de imóveis enquanto uma categoria de profissionais liberais que nenhuma outra Central Sindical se percebe justamente a importância também desse trabalho dos profissionais liberais.

Eu quero deixar um cumprimento especial também para o meu amigo, irmão Alexandre Tirelli. Um dos mais novos filiados à União Geral dos Trabalhadores, e, diga-se de passagem, nós temos muitos Sindicatos de Corretores de Imóveis pelo Brasil inteiro, filiados à UGT com cargos na Executiva Nacional da UGT, cargos nas UGTs estaduais assumindo esse papel específico, inclusive secretário de Assuntos Urbanos. Conforme o Estado, o congresso que é realizado sempre um corretor de imóvel tem a sua presença como membro de uma Executiva Estadual e na Nacional nós criamos uma Secretaria específica para Assuntos Imobiliários, onde justamente o Carlos Alberto é o nosso secretário. Por isso mesmo que nós, no Plano Nacional, no Plano Estadual, já respeitamos e sabemos honrar o trabalho e o compromisso que os corretores de imóveis têm.

Eu viajo pelo Brasil inteiro fazendo ação sindical e são poucos os sindicatos que celebram 70 anos de existência. São poucos os sindicatos que tem 70 anos de existência e ao mesmo tempo os que têm 70 anos às vezes não tem ainda sequer um lugar para colocar uma mesa de trabalho. Com isso que quero hipotecar aqui o meu reconhecimento, a estrutura que o Sindicato dos Corretores de Imóveis de São Paulo, neste caso homenageando São Paulo, e traduzindo isso para todo país, evidentemente. Mas em São Paulo tive o orgulho de conhecer a estrutura daquele Sindicato que pensa na frente, como aqui já se referiram várias vezes, a Universidade Corporativa, a Escola de Ensino à Distância, que é justamente isso que nós, trabalhadores, precisamos; que nós, profissionais, precisamos. É capacitação, é qualificação, é treinamento, mas bem feito, bem realizado e bem organizado. Então, para preparar essa categoria para o mundo do comércio somente através de uma Universidade Corporativa e de ensino à distância, que hoje na verdade significa também uma evolução e modernidade na maneira que ele é praticado. E aqui percebemos e queremos homenagear e congratular todos os professores, todos os técnicos e todo corpo docente da Universidade e da Escola de Ensino à Distância do SCIESP.

Quero dizer também que nestes 70 anos de existência do Sindicato, Alexandre e coronel Edson Ferrarini, para V. Exa. ter uma ideia, existe talvez a categoria mais antiga do Brasil, o comércio. Talvez seja o comerciário. Pois acreditem, até hoje essa profissão ainda não foi regulamentada. Sabem que o Sindicato dos Comerciários não tem profissão regulamentada por lei? Profissões antigas também como a dos rodoviários, recentemente, no mês passado teve a regulamentação da categoria. E nós estamos falando aqui, nada mais nada menos, de 50 anos já de regulamentação da categoria dos corretores de imóveis. Por isso é que nós imaginamos realmente que no Estado de São Paulo, onde há aproximadamente 120 mil corretores de imóveis que atuam na liderança do Sindicato, no Brasil quase 250 mil corretores de imóveis, celebrando neste dia os 50 anos de Reconhecimento da Categoria, há de se convir que é uma conquista já de meio século e que tem sempre conseguido aumentar em qualificação, em modernidade e em treinamento, que é fundamental como eu já falei.

A valorização e o reconhecimento da UGT vão para o Sindicato dos Corretores de Imóveis de São Paulo, para toda a categoria e sem deixar de mencionar também que o Sindicato é o que é pelo seu profissionalismo colocado pela liderança e pela cabeça arejada que tem os seus dirigentes, e também pelos seus assessores e um corpo de funcionários, que eu tive o prazer de conhecer, que ajudam e colocam justamente esse Sindicato no nível de entidade sindical uma das mais bem organizadas do nosso país.

Trago aqui o abraço, Alexandre Tirelli, coronel Edson Ferrarini e demais companheiros do nosso amigo Ricardo Patah, que é o Presidente Nacional da UGT - União Geral dos Trabalhadores e Presidente do Sindicato dos Comerciários do Estado de São Paulo, sindicato com mais de 500 mil trabalhadores na base, que não pode estar aqui para dar este abraço para vocês, mas pediu que transmitisse justamente a sua homenagem e por isso mesmo queremos vê-los todos nesse dia de congraçamento do aniversário do Sindicato de São Paulo e do aniversário dos 50 anos de reconhecimento da categoria, e todos reunidos em prol de uma categoria mais forte. Muito obrigado e boa noite. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Obrigado você, Canindé Pegado. É um prazer ter amigos como Canindé Pegado. Estivemos juntos várias vezes, várias reuniões do Sindicato e ele mostrando a sua responsabilidade social. Editaram um livro sobre drogas para que fosse distribuído para orientar, absolutamente preventivo, para orientar os seus 500 mil associados. O Ricardo Patah é o Presidente e também amigo que eu quero cumprimentar.

Recebemos os cumprimentos do prefeito da Praia Grande, o Sr. Roberto Francisco dos Santos; recebemos um telegrama do ministro do Supremo Tribunal Federal, José Antonio Dias Toffoli, nos saudando; e também o Presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, Sr. Edson Simões; o Presidente do CIEE, Sr. Ruy Martins Altenfelder Silva, ele também nos cumprimenta de forma muito carinhosa; Sr. Carlos Alberto Silva, secretário do Desenvolvimento de São José do Rio Preto; Desembargador Renato Buratto, do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região de Campinas; nós estamos também recebendo o cumprimento do secretário Lourival Gomes pela nossa sessão solene; também do Sr. Cláudio Lembo, secretário Municipal dos Negócios Jurídicos. Tudo isso estamos recebendo.

E aqui temos situações muito interessantes, enquanto o Sr. Odil de Sá está aqui, nosso corretor emérito com os seus 90 anos de idade, nós estamos recebendo o Sr. Jorge Chueri Ribeiro, com 20 anos, que recebeu a sua carteira de corretor no dia de hoje. Parabéns a você, uma carreira promissora daqui pra diante é o seu talento e a tradição do Sindicato. (Palmas.)

Também nos cumprimenta agora o Sr. José Augusto Viana Neto, Presidente da CRECI-SP 2ª Região, ele vai dirigir a palavra e vai fazer uma saudação a todos os corretores do Estado de São Paulo na pessoa do seu Presidente, Alexandre Tirelli.

 

O SR. JOSÉ AUGUSTO VIANA NETO - Presidente Edson Ferrarini; Presidente do Sindicato, Alexandre Tirelli; Sr. Carlos Alberto, Presidente da Federação Nacional dos Corretores de Imóveis, essa nossa grande liderança nacional e quase Presidente da CNPL; quero cumprimentar também o Canindé Pegado; Rubens Chammas, que representa o Prefeito Gilberto Kassab; Sr. Orlando de Almeida; Odil de Sá; Clóvis Rocha; cumprimentar os diretores do CRECI que vieram aqui prestigiar, o Arthur Boiajian, Roberval Castelo, Gilberto Yogui; as conselheiras do CRECI, cumprimentar as mulheres aqui presentes, cumprimentando a Regina Busnello, o Licinio, que nos acompanha aqui. E um cumprimento muito especial a uma pessoa que deu cinco anos de seu profissionalismo e trabalho ao CRECI-SP e que está aqui presente, há alguns dias que não o vejo, mas o coronel Milton Busnello, que está sentado ali no canto, foi gerente do CRECI. Levante-se para que as pessoas te vejam. (Palmas.) Trabalhou lá conosco, com profissionalismo e dedicação fora do comum, e os corretores de imóveis do Estado de São Paulo devem a esses cinco anos passados ao trabalho desse nosso grande companheiro. Cumprimentar o Mauro Capatti, que está aí pela dedicação e trabalho que tem feito ao Sindicato.

E quero dizer para vocês que, na condição de Presidente do CRECI, às vezes nós ficamos meio exaurido pelas atribuições que o cargo nos impõe. O CRECI é um órgão de fiscalização, é um órgão de punição. O nosso trabalho é tirar do nosso meio aqueles que não têm honradez e dignidade, ou então aqueles que não têm a capacidade ou conhecimento suficiente para exercer a profissão. O CRECI faz um papel e até de alguma forma chega a ser antipático, porque faz a fiscalização, aquela presença severa, forte. E estamos aqui hoje comemorando 70 anos do Sindicato e 50 anos de criação do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis de São Paulo. E é muito bom participar com o Sindicato das atividades, porque o Sindicato tem a atribuição de defender os interesses da categoria. Isso é importantíssimo, e principalmente no momento em que estamos passando, porque nós completamos 50 anos e ainda acho que vamos precisar de mais 50 para ter consolidado definitivamente a nossa profissão no âmbito da nossa sociedade.

Eu vejo, infelizmente, muitos empresários agindo de maneira desleal. O CRECI tem denunciado insistentemente ao Ministério Público Federal do Trabalho o comportamento de algumas empresas com relação a não observação da CLT, da Lei 6.530 e da exploração que fazem ao corretor de imóveis, colocando os corretores de imóveis nos plantões para participar de sorteio junto com pseudo-corretores, usando os estagiários nas suas atividades finalisticas, o que é proibido por lei. E nós temos feito um trabalho para combater tudo isso. E o Sindicato na defesa dos interesses dos corretores de imóveis precisa chamar as empresas.

Está aqui representado o SECOVI. O SECOVI tem que chamar as construtoras, tem que chamar as incorporadoras, defender os interesses das imobiliárias para que o Sindicato possa defender o interesse dos corretores junto ao SECOVI, junto às imobiliárias. Uma sociedade não pode funcionar de maneira tão desigual, onde poucos ganham uma fortuna, e tantos trabalham por uma ninharia. É muito ruim você ver um profissional que estudou, dedicou tempo, fez carreira, se inscreveu no CRECI e vai lá num plantão e ser submetido a participar de um sorteio com um pseudo-corretor ou então um estagiário. Quando o CRECI chega, todo mundo está pulando o muro, fugindo pela janela e o corretor fica no prejuízo, muitas vezes ganhando quantias percentuais aviltantes. O construtor, o incorporador, força a pagar cada vez menos a cada dia que passa, o que obriga a imobiliária pagar menos para o corretor. Há corretores que trabalham por 0,85% de comissão. Aviltante.

Acredito que ao comemorarmos os 70 anos nós temos que nos levantar com a força da juventude, estufar o peito e lutar pelo direito do corretor de imóveis. Nós temos que procurar esses plantões onde eles estão sendo explorados, e nesses plantões nós temos que buscar e fazer o trabalho de conscientização daqueles que realmente trabalham com profissionalismo e dedicação, e combater essas empresas denunciando-as ao Ministério Público; a imprensa pela exploração barata que fazem dos profissionais. Portanto, acredito que ao comemorarmos 70 anos, vamos lembrar que nós temos um grande trabalho a fazer. A vida está começando, o Sindicato está iniciando o seu trabalho, nós não podemos permitir que isso aconteça e não é só no Estado de São Paulo, é em todo o Brasil.

Eu quero aqui, Alexandre Tirelli e Carlos Alberto, que é Presidente da FENACI, colocar-me à disposição com o meu trabalho, com a minha dedicação, sindicalizado que sou, para que possamos unir força para combater aqueles que querem explorar os nossos colegas corretores de imóveis. (Palmas.) E diante disso quero dizer para vocês que nós temos dois eventos importantíssimos prestes a acontecer no Brasil, relativos ao mercado imobiliário, vamos ter na semana que vem o Encontro Brasileiro de Corretores de Imóveis, que é organizado pelo COFESP em Brasília do dia 26 ao dia 29. E o mais importante e o mais tradicional de todos os eventos de corretores de imóveis do Brasil irá acontecer do dia 16 a 19 de setembro, que é o nosso Congresso Nacional de Corretores de Imóveis, e neste congresso nós temos de estar presentes, participando das salas de trabalho, participando dos debates, das discussões, fazendo as nossas reivindicações, chamando a atenção dos empresários, chamando atenção das autoridades a fim de que possamos ter um lugar ao sol como qualquer outro profissional.

Fica aqui registrado, parabéns Tirelli ao Sindicato, a todos os seus diretores, aos nossos colegas corretores de imóveis pelos 70 Anos de atividade e o jubileu de ouro do Conselho Federal de Corretores de Imóveis e, portanto, da nossa profissão.

E ao encerrar minhas palavras, eu não poderia deixar de falar daquele que foi o nosso patrono, que até poucos dias atrás estava vivo, ministro Arnaldo Costa Prieto, infelizmente veio a falecer. Se nós temos hoje uma profissão é a este homem que nós devemos agradecer, porque ele que andou com o projeto de lei debaixo do braço, de porta em porta, de comissão em comissão, pedindo votação em caráter de urgência para que nós tivéssemos a Lei 6.530 aprovada antes da publicação da inconstitucionalidade da Lei 4.116. Ele morreu, nós tomamos a iniciativa lá no CRECI de notificar todos os vereadores do Estado de São Paulo diretamente, nominalmente, requerendo de cada um deles que trabalhe para que em cada uma das cidades do Estado de São Paulo tenha um logradouro público com o nome ministro Arnaldo Costa Prieto e embaixo entre parênteses, patrono dos corretores de imóveis, para que cada município paulista saibam que nós temos os nossos heróis, os nossos patronos, as pessoas que olharam por nós no passado, e que a nossa profissão existe.

Muito obrigado pela atenção, e uma boa reunião a todos. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Nós vamos homenagear neste momento, e teremos de fundo saxofonista Flávio de Souza, porque vão se colocar aqui na frente, as pessoas que o Presidente Alexandre Tirelli selecionou, para que nós homenageássemos. Srs. Alberto dos Reis Tolentino, Arthur Boiajian, Carlos Antonio Pontos, Carlos Antonio Natrieli, Erildo Xavier Feijel, Francisco Pereira do Nascimento, José Carlos Rufino, José Rodrigues Pinto Zacarias, Leda Gianello Nogueira, Manuel Alberto Sardinha Pimentel, Maria Angélica Tavares Cardoso, Osmar Garcia Stolagli, Rioti Hirata. O Presidente vai explicar o que significa este momento no microfone, este momento muito importante onde há um encontro de gerações.

 

O SR. ALEXANDRE TIRELLI - Esses corretores de imóveis e essas corretoras de imóveis recebem neste momento o título de Corretores Beneméritos, que é uma singela, mas justa e merecida homenagem que a categoria presta por toda dedicação, por todo empenho, por toda atividade imobiliária desenvolvida ética, de forma responsável, de forma proba. Então, isso é uma demonstração para toda a sociedade que os corretores de imóveis, que os corretores de imóveis organizados, respeitando as regras e, acima de tudo, respeitando o consumidor, aquele que busca a tão sonhada casa própria conseguem também vencer nas suas vidas, conseguem criar as suas famílias e conseguem mais do que tudo destaque dentro os seus pares.

Então recebem os Senhores e as Senhoras, os Corretores Beneméritos, uma calorosa salva de palmas de toda sociedade paulista. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega das homenagens.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - É o reconhecimento do Sindicato a esse trabalho desses Corretores Beneméritos, aonde nós temos pessoas, o mais antigo com mais de 60 anos de atividade, nós estamos homenageando todas essas pessoas. E todos aqui que deram o nome e o endereço receberão esse diploma de participação, porque é algo muito diferente e inusitado estar completando 70 Anos do Sindicato.

Eu queria que o nosso Dr. Odil de Sá, Presidente Emérito do Sindicato fizesse uma manifestação a todos nós. Vamos aplaudir o Dr. Odil de Sá. (Palmas.)

 

O SR. ODIL DE SÁ - Boa noite a todos. Acho que tudo já foi dito pelos discursos que até agora ocorreram, nada mais eu tenho para falar. Apenas a emoção de que fui tomado nesta noite pela presença dos meus colegas corretores de imóveis, e em especial esses veteranos que aqui estão com mais de 50 anos de registro da profissão. Que profissão maravilhosa esta, que realmente exige muito sacrifício, sacrifício pessoal, sacrifício da família. Corretores de imóveis não tem sábado e domingo, não tem feriado, trabalha diuturnamente. Esses corretores, principalmente esses veteranos que hoje estão recebendo esta homenagem, me emocionam, porque foram homens e mulheres que trouxeram a inúmeras famílias a felicidade de conseguir realizar o sonho da casa própria.

Como veterano que sou também, com mais de 50 anos de atividade, quero dividir com vocês esta honra e desejar a todos muitas felicidades e que continuemos não só os jovens, como aquela moça que hoje recebe a sua carteira, como os mais veteranos que continuem na luta sem esmorecimento, lutando realmente pela realização dos seus negócios e felicidade para toda a família. Parabéns a todos, muitas felicidades. Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - E o Presidente Alexandre Tirelli vai fazer a sua saudação também. Presidente, a palavra é sua.

 

O SR. ALEXANDRE TIRELLI – Senhoras e Senhores, realmente a emoção é grande, toma todos nós, mas é preciso que se faça aqui também uma referência especial àqueles que nos antecederam.

Em 2012, comemoramos os 50 Anos da Regulamentação da Profissão do Corretor de Imóveis, e tentamos num rápido exercício imaginar o que passaram aqueles que nos antecederam, que são os principais signatários pelo momento de jubilo que hoje vivemos. Anos de infindáveis lutas e de grandes conquistas para a categoria, hora vencendo as agruras impostas pelos governos ditatoriais, hora por ausência de políticas públicas para o nosso segmento, mesmo porque faltava a época definições do que éramos, e como deveríamos nos balizar diante dos negócios imobiliários. Demonstra a história que foi através da união de um grupo de obstinados, que conseguimos não somente o reconhecimento profissional, como e principalmente a organização da nossa categoria e graças a grandes personalidades que souberam colocar o melhor de suas habilidades a serviço do bem comum, como foi como ineditismo de Nelson Mendes Caldeira, a perspicácia de Werner Sack, e a destacada perseverança de Antonio Macuco Alves, e tantos outros que fizeram parte desse movimento entre as décadas de 30, 40, 50 e 60, o que culminou com a promulgação da primeira lei federal que regulamentou o exercício da nossa profissão de corretor de imóveis, a Lei 4.116, de 27 de agosto de 1962.

Objetivando ser o mais conciso possível, porém sem faltar com a devida vênia ao nosso tesouro maior, a nossa origem, chamamos atenção de que realmente a história da regulamentação profissional, e a história do Sindicato dos Corretores de Imóveis, sempre caminharam unidas, seja pelas dificuldades enfrentadas, ou ainda pela vasta coletânea de conquistas alcançadas. Vez que foram esses os mesmos agentes, os grandes heróis da nossa epopéia que souberam organizar a atividade profissional. E foi na entidade Sindicato que encontraram os instrumentos e ferramentas legítimas para entrar na luta pelos interesses da nossa categoria.

Uma das coisas que mais chamam a nossa atenção é, exatamente, o que uniria tamanha força, intelectualidade, liderança e empreendedorismo desses grandes nomes da história? Talvez a resposta esteja em outro grande ícone da nossa categoria, que tinha como característica a discrição, a intenção do anonimato, mas acima de tudo a palavra certa e sempre segura para incentivar para todos os seus companheiros e motivá-los adequadamente para potencializar cada qual no seu melhor sempre pelo objetivo coletivo, como era Argemiro Bicudo, pai de Nilton e Verani, outros artífices desta linda obra que sempre estiveram dispostos a ajudar e a participar nas causas justas.

Da mesma forma que os fatos também nos alertam, que devemos nos manter sempre vigilantes e não descuidar jamais das nossas prerrogativas profissionais. Haja vista que esta mesma lei primeira que materializou tantos sacrifícios, empenho, dedicação de décadas após um longo período agonizante no Supremo Tribunal Federal seria integralmente sepultada. Momento em que o periódico local preconizava que morria com ela o sonho dos colibris, e anunciava que a nossa atividade se esfacelaria, voltaria a se colocar à margem da sociedade, na vala comum das atividades desprovidas de uma regulamentação. Todavia, novamente através da união que se deu no seio das entidades oportunizou que, em São Paulo, no Congresso Nacional dos Corretores de Imóveis, em 1978, outros grandes nomes como o de Luiz Alberto Caldas de Oliveira, Gilberto Nascimento, João Roberto Malta, dentre outros, pudessem anunciar que estava aprovada a Lei Federal 6.530 e nossa profissão definitivamente reconhecida e regular.

Como encerrar esta breve dissertativa da história desses últimos 70 Anos sem registrar a relevante contribuição dada em uma das áreas mais importantes de qualquer segmento, que vem a ser a formação profissional e sua especialização! O que no âmbito da intermediação imobiliária se deu com o movimento deflagrado pela terra da garoa, mas recentemente com líderes como Clóvis Rocha, João Barqueiro, Oswaldo Gonçalves, Odil de Sá, Antonio Simas, Orlando Almeida, e outros todos visionários do mercado plano, de exigências cada vez mais elevadas, de negociações mais complexas, e pela própria demanda mais precisas e ágeis.

Por fim, como os fatos se colocam em nossa história, temos inúmeros motivos para comemorar e aceitar essa homenagem que nos presta a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, agradecendo não somente em nome dos milhares de corretores e corretoras de imóveis que hoje atuam em nossa categoria, mas principalmente em honra àqueles que tanto lutaram para que aqui chegássemos, que pelas boas lembranças e ensinamentos deixados pelo Sr. Argemiro, esteja o exemplo e nos faça pensar se hoje estamos realmente engajados, participando com o nosso melhor, superando egos e preconceitos, pensamentos egoístas de tentar ter ou tentar estar a frente do bom senso e da boa fé daqueles que dependem das nossas ações.

Por ora pedimos ao grande arquiteto que ilumine os nossos caminhos e encerro citando uma frase de Leonardo Da Vinci sobre união, “Para estar junto não é preciso estar perto, e sim do lado de dentro”. Obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Esta sessão foi realmente sensacional, porque encontramos uma classe das mais atuantes deste País, uma categoria que impulsiona o desenvolvimento deste País, e para cada um de nós que vocês conseguem realizar o seu sonho da casa própria, isto é fantástico.

Eu queria agradecer todas as pessoas que trabalharam por aqui, reiterando as pessoas que também deram a infraestrutura, como a Kátia Patrícia do Nascimento, a Erika Guerra, o Fernando Mauro Trezza, esses nossos amigos e todas as pessoas da TV Assembleia que trabalharam nesta sessão.

Na saída os Srs. vão receber um troféu de honra ao mérito por serem corretores de imóveis. Isso foi elaborado pelo Presidente, os senhores vão receber este troféu e certamente eu vou ter muito orgulho de estar na mesa, na sala de trabalho de cada um dos senhores. Receberão também este diploma de participação desta data, na sua casa, na sua residência, e eu entrego neste momento um ao Presidente Alexandre Tirelli, para ele guardar e lembrar que ao comemorar 70 Anos nós nos encontramos. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega das homenagens.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Como eu sei que os senhores estão com fome, a boa notícia além de todas que demos até agora. Pela ordem, Presidente Alexandre Tirelli.

 

O SR. ALEXANDRE TIRELLI - Pela ordem, antes do encerramento, os nossos Presidentes Eméritos gostariam de fazer uma homenagem ao Deputado Edson Ferrarini.

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Porque a notícia depois desta homenagem que eu vou ter orgulho de receber, é de que teremos um excelente coquetel aqui no Hall Monumental.

 

O SR. ODIL DE SÁ - Então a todos, a saber, que das mãos de Odil de Sá e Clovis Rocha temos aqui uma homenagem singela ao Deputado coronel Edson Ferrarini, por esta importante homenagem que foi prestada aos corretores de imóveis do Estado de São Paulo, e ficamos então muito felizes, Presidente Alexandre Tirelli, em poder participar desta homenagem. Parabéns, coronel Edson Ferrarini. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega das homenagens.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - A partir deste momento, sou corretor honorário também. (Palmas.) O meu currículo foi muito honrado e isso vai para o meu currículo com muito orgulho.

Nada mais a registrar, damos por encerrada esta sessão. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e 13 minutos

 

* * *