2 DE JUNHO DE 2025

24ª SESSÃO SOLENE PARA OUTORGA DE COLAR DE HONRA AO MÉRITO LEGISLATIVO DO ESTADO DE SÃO PAULO À BISPA SONIA HERNANDES

 

Presidência: DANILO CAMPETTI

        

RESUMO

        

1 - DANILO CAMPETTI

Assume a Presidência e abre a sessão às 20h.

 

2 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Anuncia a composição da Mesa. Convida o público para ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", executado pelo Coral do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

        

3 - ESTEVAM HERNANDES

Fundador da Igreja Apostólica Renascer em Cristo e presidente internacional da Marcha para Jesus, faz uma oração.

        

4 - PRESIDENTE DANILO CAMPETTI

Informa que a Presidência efetiva convocara a presente solenidade para "Outorga de Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo à bispa Sonia Hernandes", por solicitação deste deputado, na direção dos trabalhos. Cumprimenta as autoridades presentes. Diz ser uma honra realizar esta solenidade. 

        

5 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Anuncia a apresentação musical da Banda Renascer Praise.

        

6 - FERNANDA HERNANDES RASMUSSEN

Bispa da Igreja Apostólica Renascer em Cristo e conselheira do Conselho Superior Feminino da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, faz pronunciamento.

        

7 - REGINA CARNOVALE NUNES

Primeira-dama do município de São Paulo, faz pronunciamento.

        

8 - DR. EDUARDO NÓBREGA

Deputado estadual, faz pronunciamento.

        

9 - LUCAS BOVE

Deputado estadual, faz pronunciamento.

        

10 - ESTEVAM HERNANDES

Fundador da Igreja Apostólica Renascer em Cristo e presidente internacional da Marcha para Jesus, faz pronunciamento.

        

11 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Anuncia a exibição de vídeo com mensagem do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas; e vídeo sobre a vida e trabalho da homenageada, bispa Sonia Hernandes. Faz leitura sobre o Colar de Honra ao Mérito Legislativo e sobre a trajetória da homenageada. Informa a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo à bispa Sonia Hernandes.

        

12 - SONIA HERNANDES

Bispa, fundadora da Igreja Apostólica Renascer em Cristo e homenageada, faz pronunciamento.

        

13 - PRESIDENTE DANILO CAMPETTI

Diz ser uma alegria receber todos nesta Casa para esta homenagem. Cumprimenta as autoridades presentes. Ressalta a trajetória da bispa Sonia Hernandes, uma mulher que, a seu ver, transforma vidas há 40 anos e que desbravou muitos caminhos. Considera que a mensagem passada pela bispa conecta corações e mentes, sendo um instrumento para a salvação das pessoas. Destaca as qualidades da homenageada como força, sabedoria e amor. Menciona a Marcha para Jesus, que ocorre há 33 anos e que possui mais de dois milhões de fiéis, integrando, hoje, o calendário da cidade de São Paulo. Afirma ser uma honra entregar o Colar de Honra ao Mérito para alguém que o inspira todos os dias. Relembra o momento em que conheceu o casal Estevam e Sonia Hernandes e como o apoiaram em uma fase difícil de sua vida. Reafirma sua fé em Deus. Ressalta o papel das mulheres em sua vida, contando a história de sua família e da dedicação de sua mãe à sua criação. Parabeniza a bispa Sonia Hernandes pela homenagem. Anuncia a apresentação musical da Banda Renascer Praise, com a homenageada. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão às 21h55min.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Danilo Campetti.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Senhoras e senhores, boa noite. Sejam todos bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Esta sessão solene tem a finalidade de outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo à bispa Sonia Hernandes, fundadora da Igreja Apostólica Renascer em Cristo. Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Alesp e pelo canal da Alesp no YouTube.

Convido, para que componha a Mesa de honra, deputado Danilo Campetti, proponente e presidente desta sessão solene. (Palmas.) Bispa Sonia Hernandes, fundadora da Igreja Apostólica Renascer em Cristo e homenageada da noite. (Palmas.) Apóstolo Estevam Hernandes, fundador da Igreja Apostólica Renascer em Cristo e presidente internacional da Marcha para Jesus. (Palmas.)

Regina Carnovale Nunes, primeira-dama do município de São Paulo. Bispa Fernanda Hernandes Rasmussen, bispa da Igreja Apostólica Renascer em Cristo e conselheira do Conselho Superior Feminino da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. (Palmas.) E como extensão da Mesa de honra, convidamos Dr. Eduardo Nóbrega, deputado estadual. Lucas Bove, deputado estadual.

E, compondo a nossa tribuna de honra, estamos recebendo, nesta noite, Amanda Nunes, Benjamin Rasmussen, Caroline Stephanie Hernandes Rasmussen, David Elliot Hernandes Rasmussen, Deise Pagliarin, Dr. Hélio Bressan, Dr. Roberto Ribeiro Júnior, Estevam Hernandes, Tetê, Gabriel Asaph Hernandes, Isabel Hernandes, Juanribe Pagliarin, Noah Rasmussen, Priscila Dettilio, Ricardo Nunes Filho, Sandra Urias. Uma salva de palmas. (Palmas.)

Convido a todos os presentes para, em posição de respeito, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pelo Coral do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo sob a regência do maestro terceiro-sargento Itamar.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Agradecemos ao coral do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo. E, neste momento, convidamos o apóstolo Estevam Hernandes, fundador da Igreja Apostólica Renascer em Cristo e presidente internacional da Marcha para Jesus, para realizar uma oração.

 

O SR. ESTEVAM HERNANDES - Agradecemos a Deus por este momento tão especial. Vamos então orar: Senhor Deus, nós queremos louvar o teu santo nome, porque estamos aqui reunidos segundo a tua vontade, boa, perfeita e agradável. Nós te agradecemos por cada um que aqui está.

E também, Senhor, porque hoje nós teremos a oportunidade de honrar a tua filha, aquela que te serve. E nós queremos dedicar este tempo a ti. Que a tua presença esteja neste lugar. Que a tua paz, que excede todo entendimento, possa invadir os nossos corações. E que esta noite seja realmente uma noite memorável. E nós entregamos a ti a honra e a glória, no nome santo de Jesus Cristo.

Amém.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Após essa bela oração, registramos e agradecemos a presença das seguintes personalidades: o sempre deputado Geraldo Tenuta Filho e a presença de todos os membros da Igreja Renascer e seus familiares. (Palmas.)

Agora, passo a palavra ao deputado Danilo Campetti para que proceda à abertura desta sessão solene.

 

O SR. PRESIDENTE - DANILO CAMPETTI - REPUBLICANOS - Um boa noite a todos. Sejam bem-vindos à nossa Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o maior Parlamento estadual da América Latina, que representa 46 milhões de brasileiros que vivem em nosso estado.

Quero cumprimentar, com muita alegria, e externar toda a minha honra em poder outorgar essa honraria à bispa Sonia Hernandes. Cumprimentar também o apóstolo Estevam Hernandes - obrigado, apóstolo, pela oração. Com certeza esta Casa está mais do que abençoada. Cumprimentar a Regina Carnovale Nunes, nossa primeira-dama aqui de São Paulo, que também representa o meu amigo Ricardo Nunes. Obrigado pela presença.

A bispa Fernanda Hernandes Rasmussen, muito obrigado pela presença também. Cumprimento a todos os familiares da família do apóstolo Estevam e da bispa Sonia. Cumprimentar os meus amigos e irmãos: os deputados Dr. Eduardo Nóbrega e deputado Lucas Bove.

Senhoras e senhores, é uma honra enorme poder congregar aqui a todos nesta Casa de Leis. Oremos a Deus, como o apóstolo agora acabou de fazer em nossa oração, para que esta sessão - eu tenho certeza - que será muito majestosa. Será uma sessão linda. E que Deus continue nos usando de instrumento.

Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Sras. e Srs., esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa de Leis, deputado André do Prado, atendendo à minha solicitação, com a finalidade de outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo à bispa Sonia Hernandes, fundadora da Igreja Apostólica Renascer em Cristo.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Convidamos, neste momento, a banda Renascer Praise para sua apresentação especial, para que, por meio do louvor, nossos corações sejam tocados e este ambiente seja ainda mais preenchido pela presença de Deus.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Que vozes e que talento. Agradecemos à banda Renascer Praise por essa bela apresentação na nossa solenidade.

Registramos uma mensagem especial enviada pelo deputado estadual Barros Munhoz, pela impossibilidade de comparecer, mas que fez questão de expressar suas sinceras congratulações à bispa pela merecida outorga de Colar de Honra ao Mérito Legislativo.

Neste momento ouviremos os membros da Mesa de honra: bispa Fernanda Hernandes Rasmussen, bispa da Igreja Apostólica Renascer em Cristo e conselheira do Conselho Superior Feminino da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. (Palmas.)

 

A SRA. FERNANDA HERNANDES RASMUSSEN - Muito boa noite a todos aqui presentes, a cada uma das autoridades, a nossa Igreja amada e a nossa homenageada mãe querida, ao nosso deputado. Agradeço todo o carinho e a homenagem que você presta, Danilo, à minha mãe, nesta noite tão especial, e para mim é uma alegria.

Eu me lembro da primeira vez que a bispa Sonia precisou substituir o apóstolo Estevam em uma ministração, e ela, como mulher, me convidou para acompanhá-la nessa tarefa tão desafiadora naquela época.

E ela escolheu a roupa, a palavra e se preparou para subir no altar. Aquele dia tão desafiador que marcou a nossa vida só estava dando início a uma trajetória tão maravilhosa que Deus já tinha escrito a você, mãe, no ventre da tua mãe, e não só você sempre abraçou todas as missões que Deus te confiou como mãe, como esposa, mas principalmente como uma grande de serva de Deus, levando o amor de Jesus ao próximo, mas principalmente representando a mulher evangélica de uma maneira digna, de uma maneira única, anulando toda distorção que muitas vezes a religiosidade quis impor à mulher, anulando muitas vezes o feminino que você trouxe de uma maneira tão latente e permitindo que cada mulher ocupasse o seu lugar e renascesse, sendo sempre, para mim, um exemplo de garra, de muito trabalho, de determinação, e incansável, em fazer o bem ao próximo, à sua família, à nossa nação, ao nosso país, não só como uma mulher que pavimentou essa linda estrada e hoje é, sim, a maior referência feminina daquilo que é a mulher evangélica na nossa nação e que se multiplicou para tantas nações.

Esse reconhecimento, depois desse primeiro dia, há mais de 40 anos, é apenas aquilo que nós já carregamos no coração. A pergunta de Salomão diz: “Mulher virtuosa, quem a achará?” Eu tenho certeza que o papai encontrou em você todas as virtudes dessa mulher, e eu encontro em você esse abraço de mãe, essa força e principalmente aquilo que fala na palavra de Deus, desse texto que hoje se cumpre na tua vida, que diz assim, Provérbios 31:25: A força e a dignidade são os seus vestidos, e, quanto ao dia de amanhã, ela não tem preocupações, porque ela fala com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua.

Quão verdade é isso? Ela atende ao bom andamento da sua casa e não come o pão da preguiça. Eu nunca vi você comer o pão da preguiça. Levantam-se os seus filhos e lhe chamam ditosa. O seu marido a louva dizendo: "Muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas”.

Enganosa é a graça e vã é a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada. Dai-lhe do fruto das suas mãos e de público a louvarão as suas obras. Que linda esta noite, de maneira pública, as suas obras sendo louvadas, exaltadas e como mulher eu lhe agradeço, mãe, por você ter aberto esse espaço para que hoje eu também, como uma serva de Deus, bispa, mãe, também possa ocupar esse lugar que é tão importante para o ministério de Jesus Cristo aqui na terra.

Parabéns, você merece toda a honra, homenagem, reconhecimento. Você é a melhor mãe do mundo, a melhor bispa e a melhor adoradora que eu conheço.

 Parabéns, mãe, eu te amo. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Muito obrigada, bispa Fernanda. Agora ouviremos Regina Carnovale Nunes, primeira-dama do município de São Paulo.

 

A SRA. REGINA CARNOVALE NUNES - Boa noite a todos e a todas. Gente, que alegria estar aqui nesta Mesa. Eu costumo falar que esta aqui é a minha família. Eu tenho uma família dentro da Renascer em Cristo.

Primeiro eu queria cumprimentar todas as autoridades presentes. Nosso querido deputado Danilo Campetti, parabéns por estar dando essa outorga para nossa querida bispa Sonia. É uma pessoa que realmente faz a diferença na vida de várias pessoas, fez a diferença na minha vida por diversas vezes, fez a diferença na vida da minha família por diversas vezes.

Estou aqui hoje com a minha família, com o meu filho Ricardo, com a minha nora Amanda, com a minha mãe Rita, com a minha prima Bia. E a bispa Sonia fez a diferença por diversas vezes na minha casa, na minha família.

Eu me recordo como se fosse hoje de ela me batizando no Rio Jordão, em Israel. Eu tive a oportunidade de ser batizada, eu e minha mãe, dentro do Rio Jordão, em Israel. Eu me recordo de todos os momentos que a gente viveu, do milagre que teve na vida da minha mãe dentro do tanque de Siloé. Então, assim, a noite seria pouca para contar aqui todos os milagres que a bispa Sonia já profetizou e que ela já fez junto com Deus na nossa vida, bispa.

Então eu tenho gratidão pela sua vida, eu tenho gratidão pela vida da sua família. Vocês sabem que somos família. Nessa eleição a gente passou por muita coisa difícil. Eu e a minha família fomos muito atacados, tanto eu quanto o prefeito e os meus filhos. A gente sofreu muito e só Deus sabe o que a gente passou. E a bispa Sonia, por diversas vezes, eu ligava para ela e falava: "Bispa, eu não estou aguentando mais. Eu não estou aguentando mais essa eleição suja”.

Não tinha respeito, vocês acompanharam, teve cadeirada, teve porrada. E eu falava: "Bispa, cadê Deus? Eu preciso de Deus na minha vida, porque eu já não estou mais aguentando isso". E ela era a única pessoa que realmente me dava apoio emocional, apoio espiritual. Então eu sou muito grata a Deus pela vida da bispa Sonia, e não só dela, da família dela inteira.

Eu não quero me estender aqui. Eu quero agradecer a todas as autoridades presentes, a todos vocês da Renascer em Cristo também, que estão aqui presentes, e dizer que a bispa Sonia é uma benção na nossa vida. Muito obrigada, bispa, por poder estar aqui neste momento presente com vocês.

Obrigada gente, boa noite. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Muito obrigada, primeira-dama. Ouviremos agora o Dr. Eduardo Nóbrega, deputado estadual.

 

O SR. DR. EDUARDO NÓBREGA - PODE -Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles”. Mateus 18:20. Então graça e paz, igreja.

Quero aqui saudar a Mesa Diretora, começar pelo nosso querido amigo Campetti, deputado que traz para a Casa segurança, a pauta da Segurança em todas as sessões, que chegou há pouco tempo, mas encantou a todos e fez colegas aqui que vai levar para toda a vida.

Quero saudar nosso pai, apóstolo Estevam, e dizer da alegria, é a segunda vez que participo de uma de uma homenagem, a primeira para V. Exa., estava começando na Alesp, as pernas tremiam aqui na tribuna, mas hoje muito mais em paz, aliás, sendo ministrado no ano de Gideão e isso tem me dado muita força, graças a Deus. Eu lhe agradeço e louvo a Deus pela sua vida.

Quero saudar a nossa querida homenageada, bispa Sonia, nossa mãe. Dizer que é uma felicidade estar participando deste momento e que esta noite vai ficar marcada em nossos corações.

Saudar a Regina, em seu nome cumprimentar o prefeito Ricardo Nunes. Quero saudar a bispa Fê, que me deu a honra de participar do seu programa, ao lado da minha esposa Fernanda. Saudar todas as autoridades, em nome aqui do nosso querido seccional, delegado Bressan, sempre seccional, Ricardinho, toda a família, todos os queridos irmãos da Igreja Renascer em Cristo.

Bispa, eu não fiz um texto autoral porque não conseguiria expressar em palavras todo o sentimento. E tenho certeza de que não estou sozinho nessa. Se qualquer um aqui for chamado para vir a esta tribuna, bispos, teria a mesma dificuldade. Então eu apelei para os nossos bispos para que fizessem um texto.

Ficou menos autoral, porém ficou mais representativo, porque é o sentimento de todos nós. Acho que, tenho certeza de que o que eu ler aqui é aquilo que todos queríamos falar para a bispa em um momento como hoje.

E, apóstolo, olhar este plenário ocupado pela Renascer em Cristo materializa aquilo que eu vivo todas as semanas aqui, todos os dias. Porque quando eu venho a esta tribuna, gente, eu venho aqui como deputado da Renascer. E é muita responsabilidade. (Palmas.) É muita responsabilidade, Lucas.

Querido amigo, Lucas Bove, que nos incentiva aqui nesta Casa. Ao seu lado, tenho participado de tantas disputas, e ele é um homem combativo, que enfrenta, apóstolo, ele faz posição, sem medo de ser criticado.

Eu o acompanho aqui nessa jornada e eu me sinto representado hoje vendo que nós realmente ocupamos a Alesp, seja nas galerias, seja aqui no plenário. Então é muita felicidade. Vou ao texto porque me deram três minutos. Já está estourando esse tempo aqui.

Dizer que há pessoas que passam pela vida deixando rastros. Outras, como a que homenageamos hoje, deixam caminhos abertos, muros derrubados e multidões erguidas. Falar da bispa Sonia Hernandes é falar de uma revolução conduzida com fé, coragem e um amor incansável por Deus e pelas pessoas.

E onde muitos diziam: “não é lugar para mulher”, ela fez altar. Onde diziam: “é impossível”, ela estendia as mãos e dizia: “para Deus, tudo é possível”. Hoje este plenário se engrandece ao reconhecer uma mulher que não apenas fez e faz história; ela escreveu com a força da fé e a coragem de quem jamais recuou diante dos desafios.

Hoje rendemos homenagem à bispa Sonia Hernandes. O que dizer de uma mulher que transformou a sua vida em altar? Que, desde a infância, entendeu que servir a Deus seria mais do que um chamado, seria o seu destino? Um nome que carrega uma grande autoridade espiritual.

Mas o que realmente torna a trajetória da bispa Sonia única não é apenas a precocidade com que começou, nem as barreiras que rompeu. É o que ela fez com cada oportunidade que teve - ela abriu portas, não apenas para ela, mas para milhares, bispa, que vieram depois de você. Na época em que ser mulher no púlpito era quase uma afronta, ela subiu ao altar como quem sobe a um campo de batalha.

Com o envio do apóstolo Estevam, bispa Sonia foi a primeira em muitas coisas. A bispa é daquelas pessoas que a gente não apenas ouve, a gente sente. Sua voz é firme, não por causa do timbre inconfundível, mas porque ela fala com convicção, com verdade, com uma autoridade que não se impõe - ela inspira.

É uma voz que ecoa, de verdade, esperança e transformação, e que, em cada palavra, carrega o poder de levantar quem caiu, curar quem foi ferido, como disse a Regina aqui, e reacender quem já não via a luz. Os louvores do Renascer Praise, liderado por ela há mais de 30 anos, têm levado esse legado com recordes de views - a verdade de Cristo cantada.

Aliás, bispa, essa história e trajetória do Renascer Praise, com a ajuda dos colegas deputados, com uma lei da minha autoria, mas que teve a aprovação unânime e teve a luta do Lucas, do Campetti, nós aprovamos, aqui neste plenário, que o Renascer Praise é agora patrimônio cultural de natureza imaterial do estado de São Paulo. (Palmas.)

Essa lei, eu falei agora há pouco com o governador Tarcísio de Freitas, essa lei não é apenas uma homenagem ao Renascer Praise por toda a história. Mas é um posicionamento que estamos fazendo aqui no estado de São Paulo. O patrimônio imaterial já foi chamado o samba paulista.

É o carnaval, é a macumba - foi aprovada aqui. E por que não o Renascer Praise e os valores cristãos que nós defendemos, apóstolo? Foi isso que o senhor me determinou que fizesse. E é isso que farei todos os dias enquanto estiver como deputado na Alesp - defender os nossos valores. (Palmas.)

Bispa Sonia é autora, é conferencista, é apresentadora, é compositora, é teóloga. Mas, acima de tudo isso, ela é coluna. Coluna de uma igreja, coluna de uma geração, coluna de fé em um tempo em que tantos desabam. Quantas vidas foram resgatadas pela sua voz?

Quantas mulheres descobriram seu valor ouvindo um “você nasceu para vencer” saindo de seus lábios? Quantos lares foram restaurados por causa das sementes que ela plantou em solo seco? Onde quer que vá, carrega uma certeza inabalável: Deus é com ela. Disso nós não temos dúvida. E é por isso que ela atravessa os desertos com louvor e esperança, e toca o coração de gerações com a mensagem que mais importa: você nasceu para vencer.

Com sua visão, seu coração pastoral, sua dedicação incansável, ela ergueu não apenas ministérios, mas sonhos; não apenas projetos, mas pessoas. A bispa Sonia ensinou uma geração, sobretudo de mulheres, a se verem como Deus as vê: fortes e mais que vencedoras.

Com seu trabalho ao lado do apóstolo Estevam Hernandes, deu vida à Marcha Para Jesus, o maior evento cristão do planeta. Mas, ainda maior do que as multidões que ela atrai, é a multidão de corações que ela alcança.

E aqui quero fazer um parêntese para agradecer, Regina, em nome de toda a Igreja Renascer, do apóstolo, da bispa, ao prefeito Ricardo Nunes, que não mediu esforços para que a Marcha Para Jesus deste ano fosse a maior marcha, apóstolo, de todas as que já aconteceram. Trinta e três anos de Marcha Para Jesus - Deus Forte. E é isso que vamos marchar pelas ruas de São Paulo, meu querido pai.

Mas é também mãe de milhares de filhos da fé, que a reconhecem não por um título, mas por uma unção que se sente. Ela é mãe na fé, mas antes de tudo bispa Sonia é mãe do bispo Tid, da bispa Fernanda, do Gabriel, avó amorosa do Deivão, da Carol, do Tetê, do Noah e do Bê.

Bispa Sonia Hernandes é a prova viva de que, quando alguém entrega a sua vida a Deus por inteiro, o impossível se torna rotina. Ela não está apenas entre os grandes nomes da fé cristã brasileira; ela está entre os grandes exemplos de liderança, resiliência e serviço à nossa nação.

E é por isso que esta Casa tem a honra de conceder a ela o colar de honra ao mérito legislativo, uma honraria que não apenas celebra uma biografia, mas reconhece um legado, que já está gravado nos tempos e corações. E nós da Renascer em Cristo agradecemos, Campetti, por essa homenagem.

Bispa Sonia não é um fenômeno midiático, é um fenômeno espiritual. Sua autenticidade é profética, sua entrega é total. Receba essa homenagem com carinho, admiração e o respeito, não apenas deste Parlamento, mas de um país que tem sido, por décadas, tocado pela luz da sua missão.

Que Deus continue usando sua vida como farol - firme, constante e voltada para o alto. Bispa Sonia Hernandes, muito obrigado.

Deus abençoe a todos. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Muito obrigada, deputado Dr. Eduardo Nóbrega. Ouviremos agora Lucas Bove, deputado estadual.

 

O SR. LUCAS BOVE - PL - Boa noite a todos. Vou falar aqui do meu assento também para que agilizemos a cerimônia. Queria iniciar minha fala cumprimentando de maneira muito especial o meu amigo Danilo Campetti, deputado estadual que faz um belo trabalho nessa Casa e que, com toda a justiça, presta essa belíssima homenagem aqui hoje.

Cumprimentar também meu amigo Dr. Eduardo Nóbrega, que é um grande representante da Renascer em Cristo, dos cristãos, do povo paulista aqui nessa Assembleia. Dizer que é uma honra ladear as trincheiras da verdade ao lado de vocês. Nós sempre estaremos aqui para defender aquilo que o povo paulista e o povo brasileiro acredita, inclusive a liberdade religiosa, que vem sendo tão... tão combatida nos últimos tempos.

Queria cumprimentar de uma maneira muito especial o querido Apóstolo Estevam: dizer que é uma honra tê-lo aqui hoje para homenagear a sua senhora. Sempre uma alegria e um prazer revê-lo.

Da mesma forma, cumprimento todos os familiares aqui presentes, todas as demais autoridades e principalmente todos os irmãos em Cristo da Igreja Renascer.

Uma boa noite a todos vocês. Falar da bispa Sonia é fácil, porém difícil. Tem muitos feitos, muitas realizações, porém é difícil escolher quais deles nós vamos mencionar aqui, ainda mais em um tempo de três minutos como nos deram, não é, Dr. Eduardo? Mas é natural... Hoje aqui é dia de homenagear a bispa Sonia, então nossa fala vai ser breve.

Bem, a primeira bispa, se não a primeira, a mais famosa delas, ela que sem dúvida nenhuma abriu caminhos para que outras mulheres pudessem exercer a sua fé, pudessem levar a palavra do Nosso Senhor para os quatro cantos do Brasil e do mundo.

Em 1986... Vejam, eu nasci em 1987, bispa, nem nascido eu era, a senhora já estava ali ao lado do seu marido, como uma mulher de fé, de propósito, fundando a Renascer, e por aí vai, não é?

Por aí vai: a Marcha para Jesus; a Renascer Praise, que foi brilhantemente defendida pelo meu colega aqui, agora se torna patrimônio cultural imaterial do estado de São Paulo; o programa “Mais Que Vencedoras”; as viagens; enfim, tudo aquilo que todos vocês já conhecem.

Então hoje, na verdade, nós somos tomados aqui na Alesp por um sentimento de gratidão. Gratidão por uma vida que não apenas vive para Deus, mas que tem sido o instrumento fiel dele na terra: a vida da nossa querida bispa Sonia, que tem uma caminhada marcada por coragem, por visão, por obediência.

Bispa, quando muitos hesitaram, a senhora avançou; quando parecia impossível, a senhora creu; e quando poucos ousavam sonhar, a senhora profetizou. Através da sua vida, milhões de pessoas foram alcançadas; famílias foram restauradas; vidas, sem dúvida nenhuma, foram salvas.

Mas é mais do que isso. Nós aprendemos com a senhora: que fé não é emoção, fé é decisão; que servir a Deus é honra; e que levantar todos os dias para lutar não é privilégio... Aliás, não é fardo, é privilégio.

E como disse a sua filha Fernanda, que, aliás, tem uma belíssima voz também: sem dúvida nenhuma, a senhora se levanta todos os dias para ter o privilégio de honrar ao nosso Senhor Jesus Cristo.

A senhora não nos ensina apenas com palavras, mas com exemplo; com firmeza, porém ternura; com autoridade, mas com amor.

Então, hoje, em nome de todos aqueles que foram tocados pelo seu ministério, eu digo: muito obrigado. Obrigado por não desistir; obrigado por se posicionar; obrigado por ser voz profética em meio ao silêncio, por ser coluna firme em tempos de instabilidade.

Que o Senhor continue sustentando a sua vida, renovando as suas forças e multiplicando os frutos do seu apostolado. Que essa homenagem sirva como um pequeno reflexo de imenso impacto que a senhora tem causado não só na terra, mas também no céu.

Porque uma igreja, para ela ser de milagres, ela necessita, sem dúvida nenhuma, ter como coluna, como bem disse o meu amigo Eduardo Nóbrega aqui, uma mulher cheia do Espírito Santo. E a Igreja Renascer em Cristo tem na senhora, sem dúvida nenhuma, uma mulher cheia do Espírito Santo. Então Deus a abençoe. A senhora é uma inspiração viva para essa geração.

E quer queiram, quer não, como temos a cruz ali em cima, o estado de São Paulo é do nosso Senhor Jesus Cristo, o Brasil é do nosso Senhor Jesus Cristo.

Viva a bispa Sonia! Viva o nosso Senhor Jesus Cristo! E viva o nosso Brasil!

Muito obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Agradecemos as palavras do deputado Lucas Bove.

E, agora, ouviremos o apóstolo Estevam Hernandes, fundador da Igreja Apostólica Renascer em Cristo e presidente internacional da Marcha para Jesus. (Palmas.)

 

O SR. ESTEVAM HERNANDES - Boa noite a todos. Graças e paz. É uma alegria muito grande. Eu fiz questão de descer aqui à tribuna, porque de repente a gente se sente deputado. Não é?

E é sempre um grande privilégio nós estarmos aqui nessa Casa de Leis. Essa casa que tem homens de uma qualidade que, sem dúvida nenhuma, nesse mandato tem feito a diferença.

E com muita alegria eu quero cumprimentar o nosso querido Danilo Campetti: irmão, querido, você sabe o quanto que você é importante para nós e uma gratidão imensa por essa tua iniciativa. E, se você me permitir, eu vou falar aquilo que você me falou agora há pouco.

O Danilo... a sugestão da homenagem à bispa foi da esposa dele, porque, em um momento de dificuldades, a filhinha dele pedia para que eles ouvissem o Renascer Praise. Então é muito especial realmente essa homenagem e eu te agradeço do fundo do meu coração.

Meu querido Lucas Bove, realmente assim, Jesus deixou um indicador e o indicador que Jesus deixou foi “pelos frutos os conhecereis” e a gente louva a Deus pela tua vida, muito obrigado.

Meu querido Edu, filho do coração, muito orgulho daquilo que realmente você representa, daquilo que você realmente tem de posicionamento e eu louvo a Deus por isso, do meu coração. Deus o abençoe ricamente.

A todos os nossos bispos, pastores, todo esse povo lindo aqui, Deus abençoe ricamente, uma alegria tê-los e também muito grato de estar aqui nesse dia. Quero louvar a Deus também pela nossa querida Regina, primeira-dama, primeira-dama mais linda do Brasil e serva de Deus também, nós agradecemos. A minha filha bispa Fê, que é a bispa mais linda do planeta Terra, também os meus netos, o Noah, o Deivão, a Carol, o Ben, que estão aqui.

O Tetê tá aí também? Ah, apareceu, o Tetê. Deus abençoe. Os nossos amigos, Dr. Hélio, o Roberto, o nosso querido João Ribe Palharim, servo de Deus, um homem com uma caminhada fantástica, um ministério incrível e eu louvo a Deus pela sua vida e pela presença também com a sua esposa, a Deise Palharim.

Quero agradecer também a dona Rita, que é a dona Rita, a mãe da Regina, querida nossa, tivemos experiências fortíssimas em Israel. Também meu querido irmão amigo, Ricardinho Nunes, obrigado, Amandinha Nunes, Deus abençoe ricamente. Também o Issam. Obrigado, Issam, Deus te abençoe, você é querido juntamente com a Sandra. Também a Priscila e o meu filho Gabriel e Abel. Deus abençoe, uma grande alegria.

E eu não poderia deixar de lembrar hoje o meu filho, o bispo Tidi, que com certeza ele era um dos maiores incentivadores da bispa e todos os dias ele ligava para ela e falava: “Mãe, como você é linda”. E eu sei que na eternidade nós temos um memorial e quero também cumprimentar o meu sogro que está aqui, que com muita alegria ele faz parte importante de tudo aquilo que nós somos.

Eu vou ser bem rápido porque eu poderia me estender aqui por toda a noite para falar sobre a bispa Sonia. Ela é, sem dúvida nenhuma, uma mulher diferenciada, uma mulher que abriu mão de muitas coisas, uma mulher que se entregou a um chamado ministério e que Deus me deu o privilégio de poder realmente tê-la como a minha amada, como a minha amiga, como a pessoa que, como Salomão fala, ela me faz bem todos os dias e o valor dela excede ao de finas joias.

A bispa Sonia, ela é pioneira, ela pagou um preço, ela desbravou, ela trouxe realmente aquilo que era a posição para a mulher, a mulher cristã, a mulher dentro de uma sociedade. E durante toda a sua caminhada, os frutos e os filhos que ela gerou para Deus são inúmeros e milhares.

Hoje ainda pela manhã eu recebi um vídeo do nosso querido apóstolo Agenor Duque. Ele estava em Israel e falando português com a sua esposa, uma pessoa se acercou dele e com o português bem assim carregado, falou para ele: “Você conhece o apóstolo Estevam e a bispa Sonia?”. “Claro, são meus amigos”.

Ele falou: “Há 30 anos atrás, no mês de abril, eu entrei na Lins Vasconcelos e Jesus Cristo transformou a minha vida”. Frutos que nós sabemos são dignos da vida eterna, frutos que valem a pena, a vida, cumprindo um propósito. E eu louvo a Deus, porque a bispa Sonia para mim é um referencial.

A minha avó, ela tinha um ditado, minha avó espanhola - viu, Edu? - ela falava assim, que “De visita todo mundo é bom. Você quer saber quem é a pessoa traga para morar na sua casa”, e eu trouxe a bispa para morar na minha casa. E eu louvo a Deus porque verdadeiramente ela não tem bastidores.

Ela é uma mulher de oração, ela é uma mulher que jejua, ela é uma mulher que se prepara, ela é uma mulher que se entrega ao chamado, ao ministério, incansável. Eu tenho que segurar ela e falar: “Não vá, fique”, porque sem dúvida ela não tem limites. Mãe exemplar, avó maravilhosa, e uma mulher participativa. E em todas as coisas, ela realmente desbravou, e eu sou grato a Deus.

Deus te abençoe, eu te amo. Sou privilegiado em poder ser o teu marido, teu esposo, teu amigo, e todas as vezes que em qualquer lugar eu vou fazer qualquer tipo de palestra, eu sempre falo que a bispa Sonia é minha melhor amiga. Nós nos divertimos juntos. Nós só não choramos juntos, mas o resto a gente faz tudo juntos.

E eu louvo a Deus, porque Deus permitiu que nós nos amalgamássemos, que nós nos transformássemos em um só verdadeiramente, porque não há como desassociar o apóstolo Estevão da bispa Sonia, e eu sou muito feliz por isso, louvo a Deus.

E hoje, Campetti, do meu coração, eu sou grato, porque sem dúvida nenhuma, de tantas homenagens que já foram feitas aqui, eu tenho certeza absoluta que essa é extremamente merecida, e ficará como memorial diante dos céus, e todos nós que aqui estamos temos parte nisso.

E eu sei que isso agrada a Deus, e o salmista fala: “Agrade-te do Senhor, e ele satisfará o desejo do teu coração”. Amém? Muito obrigado, Deus abençoe a todos. Me desculpe se eu me alonguei, mas eu posso.

Obrigado.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Muito obrigada apóstolo Estevam Hernandes, por suas palavras.

Teremos agora uma mensagem muito especial, uma autoridade fez questão de fazer suas felicitações a homenageada desta noite. Assistiremos agora a um vídeo enviado pelo governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

Agradecemos as palavras de todas essas autoridades. Neste momento assistiremos a um vídeo sobre a vida e o trabalho da nossa homenageada da noite.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

Neste momento daremos início a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo à bispa Sonia Hernandes. O Colar de Honra ao Mérito Legislativo é a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Foi criada em 2015, e é concedida às pessoas naturais ou jurídicas, brasileiras ou estrangeiras, civis ou militares, que tenham atuado de maneira a contribuir para o desenvolvimento social, cultural e econômico do nosso estado, como forma de prestar-lhes pública e solenemente uma justa homenagem.

   Esta sessão solene homenageia com a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo a bispa Sonia Hernandes, fundadora da Igreja Apostólica Renascer em Cristo. Como vimos, desde criança, bispa Sonia Hernandes se dedica ao evangelho, aos dez já pregava e aos 12 já atuava como ministra de louvor.

Nascida em lar cristão, bispa Sonia deixou em 1986 uma promissora carreira de nutricionista para criar ao lado de seu marido, apóstolo Estevam Hernandes, os fundamentos da Igreja Apostólica Renascer em Cristo. É a primeira bispa do Brasil e foi a primeira mulher a ministrar a fé em programas de TV e rádio.

Com o apóstolo Estevam Hernandes, além de inaugurar a primeira “Rádio FM Cristã” e inovar na apresentação de TV com o programa “De Bem Com a Vida”, no ar até hoje, organiza há 33 anos a Marcha para Jesus, o maior evento cristão do mundo. É compositora e ministra de louvor. Como líder da Renascer Praise, maior grupo de louvor da América Latina, compôs mais de 500 louvores.

Em 2013, fundou o Mais que Vencedoras, um projeto que tem levado mulheres do mundo todo a terem experiências profundas com Deus e serem exemplos de superação.

Com uma vida dedicada a diversos projetos sociais, entre eles o Centro Assistencial Bispo Tid Hernandes, em Heliópolis, que recebe 300 crianças por período, oferecendo reforço escolar, atividades esportivas, orientação social, música, apoio psicológico e uma alimentação balanceada. É mãe de Felippe Daniel Hernandes, bispo Tid; Fernanda Hernandes Rasmussen, bispa Fê e Gabriel Hernandes, e avó de cinco netos.

 Convidamos para virem à frente os membros da Mesa de honra, juntamente com a homenageada, para outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

Meus parabéns. Passo a palavra agora à homenageada da noite, bispa Sonia Hernandes. (Palmas.)

 

A SRA. SONIA HERNANDES - Boa noite queridos, muito queridos do meu coração. Eu quero cumprimentar todas as autoridades, o deputado Danilo Campetti, os que estão presentes, deputado Eduardo Nóbrega, deputado Lucas Bove, a nossa primeira-dama, Regina Nunes.

As autoridades do meu coração, Apóstolo Estevam - a trindade número dois, que a primeira é Jesus. Então a trindade número dois, mas não tão sem importância como a primeira. A minha filha; a bispa Fê; o Gabriel, meu filho; o Abel; a minha nora; os meus netos - a parte mais linda da minha vida -, o David, a Carol, o Tete, em ordem de nascimento, o Ben.

Agora eu pulei em autoridade espiritual. Obrigada, Pagliarin, por estar aqui com a sua esposa. Eu sei do seu do seu ministério, viu? Muito obrigada por esta honraria. A família Nunes, a Regina, o Ricardinho Nunes, a Amandinha, a dona Rita, o delegado Bresann, o Dr. Roberto, todos os bispos.

Quando me perguntaram quem eu queria no plenário, eu falei: “eu quero os bispos, eu quero os pastores, eu quero aqueles que oram comigo, aqueles que estão comigo.

Quero os meus amigos, quero o Issam, quero a Sandra, os amigos. Quero o meu pai...”. Está vendo, pai? Deus te deu vida só para você ver isso. O senhor fica falando para que o senhor está vivo, tem muita coisa que o senhor vai ver ainda, viu? “...Minha irmã e meus amados”.

Eu estou muito emocionada, realmente eu estou muito emocionada, porque há coisas que você espera na sua vida e outras que você não espera. Aliás, você não pede e nem sonha com elas, você não...

Simplesmente são coisas que estão fora do seu contexto que você acha, assim, que alguém vai receber. Que bom que essa pessoa receba, que bom que essa pessoa tenha, que ótimo que essa pessoa seja honrada dessa forma, mas está tão fora de contexto.

Eu já vim algumas vezes aqui, vi algumas pessoas serem homenageadas e eu nunca nem desejei isso para mim, eu nunca nem quis isso para mim. Então eu me sinto tão, assim, honrada por Deus, pelo meu Deus. O Deus que sabe de onde ele me tirou, ele sabe qual é a minha trajetória.

Eu sou filha desta terra, eu nasci em São Paulo, por incrível que pareça eu amo São Paulo, eu gosto até do clima de São Paulo. Olha, como é que pode uma pessoa dessa, não é? Isso que é amor. Eu, assim, quando vou para um lugar que não tem poluição eu passo mal. (Manifestação das galerias.) Essa coisa da poluição, para ver como que é.

Eu gosto de São Paulo, eu acho São Paulo muito parecido comigo, porque está 24 horas no ar. Você tem tudo, tem Busca Busca, tem tudo, não é? Se você não busca, o busca te busca, é uma coisa linda. (Manifestação das galerias.) São Paulo é realmente uma cidade intensa, ela trabalha de dia, de noite, de final de semana, de tudo, parece que ela ama isso. E eu amo tudo o que eu faço intensamente.

Eu sou muito grata a Deus por ter sido escolhida por Deus, mas muito grata, Deus. Deus me deu coisas que eu nem realmente, além do que se pode pedir, pude pensar. O imaginável, Deus, tem.

Então eu quero agradecer vocês que abriram um espaço e estão aqui em uma segunda-feira de noite, porque eu sei como é andar em São Paulo segunda-feira, muito obrigada, que Deus abençoe. Muito obrigada, Dr. Campetti. Muito obrigada a todos que colaboraram.

Sabe, quando alguém ocupa um lugar nesta Assembleia e tem sensibilidade para reconhecer outra pessoa, a gente pode ter esperança. Nós estamos vivendo em um mundo tão egoísta, onde todo mundo quer o seu, e, se puder puxar o tapete de outro, puxa.

Quando você vê alguém parar para elogiar um trabalho de outra pessoa, você começa a falar “Olha, tem muita coisa ruim acontecendo, mas, por incrível que pareça, gente, também tem muita coisa boa acontecendo. Também tem muita”. (Palmas.)

E eu quero louvar a Deus, porque Jesus não foi honrado na cidade dele. Ele falou que o profeta não tem honra na sua casa, mas ele também falou que nós faríamos e teríamos coisas muito maiores do que ele teve.

Hoje eu me sinto vivendo algo que jesus não viveu. Mais do que ele viveu: eu tenho honra na minha casa. Eu estou com os meus cinco netos, e eu desejo que todos tenham netos. Eu não sei se vão ser tão bonitos que nem os meus, mas com certeza, para quem tiver, vão ser maravilhosos.

Não existe nem filho feio e nem neto feio, é problema de quem olha, gente, pode ter certeza. Isto não inventaram, ainda: nem filho, nem neto feio e nem igreja feia. A sua igreja é a melhor igreja do mundo, e o seu povo é o povo mais bonito da terra. É aquele que Deus deu para a gente.

Eu sou muito, muito honrada; muito, muito feliz. Eu desejo que vocês, nosso também governador Tarcísio, que gravou isso, o nosso tão bem representado prefeito Ricardo Nunes... Não poderia estar melhor representado.

Por falta de um Ricardo Nunes, nós temos três na família: o pai, o filho e o neto. Sempre tem um Ricardo Nunes presente. Amém. Eu desejo que Deus os abençoe, os surpreenda, lhes continue dando essa sensibilidade, continue dando essa humanidade, porque nós precisamos de pessoas nesta Casa cheias desse espírito, que só pode ser o espírito de Deus.

Agradecer a você, Estevam. Apóstolo Estevam. Meu Estevam, o homem mais bonito da terra e ninguém concorde, por favor. Pode achar ele horroroso, eu achando o mais bonito, está ótimo. Está em uma boa medida.

Eu sou fruto da tua visão apostólica. Eu sou a primeira que renasci em Cristo. Eu sou a primeira que saiu da religiosidade. Eu sou a primeira que pode dar um testemunho de que só, realmente, é transformado quem renasce em Jesus Cristo.

Muito obrigada por ser esse apóstolo que você é, essa palavra boa. Como é bom, sabe? Eu sempre sei como eu vou te encontrar. Esse teu equilíbrio, essa tua segurança, essa, sempre, tua presença, carregada da presença de Deus. Como é bom. Muito obrigada.

Eu sou a bispa, e só existe bispa por tua causa. Foi você quem me pôs na televisão, foi você quem me pôs no altar. Foi você, com o seu jeitinho “Vai, em nome de Jesus”, que é um jeitinho todo especial, mas dá muito certo.

Porque é aquela coisa: se eu me sinto, muitas vezes, voando, assim, em um avião lá em cima, e eu sinto assim, você empurrando e falando assim: abre, puxa a cordinha, que vai funcionar. E eu: Cadê? E você: não, tem uma cordinha aí, pode puxar que vai dar certo.

Obrigada, família, Fê, Deivi, Carol, Nonô, Bê, Tetê, Biel, vocês não sabem quantas vezes eu levanto só por causa de vocês. Vocês não sabem o quanto que vocês me ajudam a continuar. Obrigada por vocês serem quem vocês são. Vocês no altar são o meu maior troféu. É muito bom ter vocês.

Vocês, igreja, vocês não têm uma noção de quantas vezes, na minha vida, eu levanto porque eu falo: eles estão lá. Quantas vezes eu cheguei no altar e eu olhei para vocês, comecei a chorar e falei: “Segura, tem misericórdia, põe uma palavra na minha boca que possa responder cada um que está aqui.

Põe uma palavra na minha boca que possa abençoar. Eu não sei para que casa que eles vão, ou se eles vão para um hospital. Eu não sei para que solidão eles vão, para que luto estão enfrentando, para que escassez. Mas, se eles estão aqui, senhor, que ninguém saia vazio”.

E o meu desejo, hoje, é que todos saiam com essa medalha. Eu achei que, sinceramente, ornou muito comigo, como diria minha avó. Realmente, estava faltando. Eu não esperava, mas agora que eu recebi eu estou achando lindo.

Pouca gente fala isso, mas eu aprendi com o (Inaudível.), que está no Céu, que oportunidades são únicas, e que a gente tem que viver intensamente cada uma que ela nos dá, e receber essa honraria não é qualquer dia, e nem é para qualquer pessoa.

Obrigada, Senhor. Eu amei.

Que Deus abençoe todos vocês.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Convido agora o deputado Danilo Campetti para fazer o seu pronunciamento e o seu encerramento desta solenidade.

 

O SR. LUCAS BOVE - PL - Campetti, eu vou quebrar o protocolo aqui, enquanto você se dirige à tribuna. Queria saber se a igreja não quer que a bispa Sonia dê uma palhinha. Porque acho que ela tem que tem que dar uma palhinha ao final. Não tem, não? Ah, então tá bom.

 

O SR. PRESIDENTE - DANILO CAMPETTI - REPUBLICANOS - Reiterar boa noite a todos e alegria em tê-los e tê-las aqui na Assembleia. Eu desci, eu até poderia encerrar lá da Presidência, mas eu fiz questão de descer porque eu já estava me emocionando lá. Então, se for para a gente chorar, a gente chora em pé. Melhor assim.

E, na realidade, eu já estava me emocionando antes, quando eu estava preparando, Eduardo, o que eu ia dizer, o meu discurso. Então, vamos lá. “Seja forte e corajoso”. Não é assim? Davi dizia a Salomão: "Meu Deus, o meu Deus de Israel está contigo". Amém.

Então, cumprimentar novamente a nossa homenageada. Que alegria, bispa Sonia, tê-la aqui, e poder ser o proponente dessa homenagem. Muito obrigado pela oportunidade. Muito obrigado, Deus, pela oportunidade de hoje. Cumprimentar o meu irmão, apóstolo Estevam Hernandes, e vou contar algumas histórias aqui. Vou passar dos três minutos, e vou me emocionar.

Obrigado, obrigado por tudo que vocês fizeram na minha vida, e eu vou dizer o porquê. A nossa primeira-dama, Regina Nunes, obrigado pela presença. Leve um grande abraço ao nosso prefeito, Ricardo Nunes. A bispa Fernanda Hernandes Rasmussen, obrigado pela presença.

Os meus irmãos, os meus amigos, que tenho como irmãos aqui na frente da nossa batalha aqui, Dr. Eduardo Nóbrega. Obrigado por ter me dado a licença de proporcionar, de outorgar esse colar à nossa querida bispa. Obrigado, Eduardo, que é o deputado da Igreja Renascer. Obrigado meu irmão pela companhia aqui diária.

Meu irmão também, Lucas Bove. Combativo, de princípios e valores, juntamente com o Eduardo aqui, e a gente vai nesse flanco de batalha aqui, enquanto Deus nos der a permissão de estarmos aqui.

Quero cumprimentar também a tribuna de honra, e se eu esquecer de alguém, por favor, me chame a atenção. Dr. Hélio Bressan, que cuida da Assessoria Policial Civil aqui, obrigado pela presença. Dr. Roberto Ribeiro Júnior, o Estevam Hernandes, o Tetê, o Gabriel Hernandes.

Agora a gente precisa do óculos, porque a letrinha ficou menor. Então vamos lá. Isabel Hernandes, Juanribe Pagliarin, obrigado pela presença pastor, Amanda Nunes, Benjamin William Hernandes Rasmussen, Caroline Stephanie Hernandes Rasmussen, David Elliot Hernandes Rasmussen, Deise Pagliarin, o Noah Liam Hernandes Rasmussen, Priscila Detilio, Ricardo Nunes Filho, Sandra Orias, Caroline Rasmussen, David Rasmussen, Noah Rasmussen e Benjamin Rasmussen.

Esqueci de alguém? Não? Senhoras e senhores, a igreja aqui presente. Que honra recebê-los aqui. Hoje celebramos a trajetória de uma mulher que com coragem, fé e visão vem transformando vidas ao longo de mais de 40 anos de evangelização. Responsável por um projeto consistente de proclamação da palavra de Deus, a homenageada desta noite é uma pioneira no verdadeiro sentido da palavra. Alguém que desbravou caminhos e estabeleceu sua missão em múltiplas plataformas de comunicação.

Quem sintoniza a rádio, liga a televisão, acompanha seu canal no YouTube ou a segue nas redes sociais, encontra diariamente uma mensagem que conecta corações e mentes. Sempre com o único propósito, ser instrumento de Deus para a salvação, e como é poderosa essa missão.

Como nos lembra a Escritura Sagrada em Miquéias 64, onde Deus diz: “Eu os tirei do Egito, os redimi da terra da escravidão. Enviei Moisés para conduzi-los e também Arão e Miriã”.

Miriã, uma mulher levantada por Deus para conduzir o povo ao lado de seus irmãos. Essa passagem nos revela que sim, mulheres são chamadas por Deus para liderar, influenciar e transformar com força, sabedoria e amor.

Assim atua a bispa Sonia. Desde muito jovem, aos 10 anos de idade, ela já pregava a palavra e, aos 12, louvava como ministra. Em pouco tempo, tornou-se a primeira bispa do Brasil e também a primeira a utilizar os modernos recursos da radiodifusão, como rádio e televisão, para levar o Evangelho aos lares brasileiros.

Seus feitos são grandiosos. Ao lado de seu esposo, apóstolo Estevam Hernandes, idealizou e realiza a Marcha Para Jesus, maior concentração cristã do mundo, um evento que neste ano completa 33 anos de existência, reunindo mais de 2 milhões de fiéis de diversas denominações cristãs, um verdadeiro símbolo de fé e unidade que já integra o calendário oficial da cidade de São Paulo e do Brasil. Foi também pioneira na criação da primeira rádio FM cristã, a Gospel FM, que inova até hoje com programas como “De bem com a vida”, que permanece no ar levando esperança e ensinamentos ao povo brasileiro.

É mais que uma satisfação, é uma honra conceder hoje o Colar de Honra ao Mérito Legislativo à bispa Sonia Hernandes, essa mulher extraordinária que, com dignidade, resiliência, fé e amor ao próximo, nos inspira todos os dias. E aqui eu faço uma pausa para um momento muito difícil, porque eu vou contar uma história.

Quando eu conheci o apóstolo e a bispa? Estávamos eu e essa bênção que o estado de São Paulo recebeu, o governador Tarcísio, no começo de campanha, ainda pré-campanha, em meados de fevereiro, eu acredito, de 2022. Eu, como assessor do Tarcísio ainda, porque ainda estava lotado em Brasília, era pré-campanha, não tinha me candidatado.

Eles nos receberam aqui em São Paulo, na residência do apóstolo, e lá... O Tarcísio não tinha ainda nem 4% de intenção de voto, Eduardo, Lucas, e lá eles nos receberam com tanto carinho... Desde esse primeiro momento, o apóstolo, a bispa sempre apoiaram o Tarcísio.

E houve um momento - eu não vou me alongar, Clíndia Carlinhos, Ricardo, Davi, em nome dos quais eu cumprimento todos os bispos pastores da igreja -, em que eu passei um momento muito difícil, muito difícil.

Um pouco antes de eu assumir aqui como deputado, eu era assessor do governador Tarcísio e fui tirado da assessoria e tive que retornar à Polícia Federal. Eu sou polícia federal, sou polícia federal.

Alguns meses depois, eu fui surpreendido com a instauração de um processo administrativo pedindo minha demissão e recebi uma suspensão preventiva de 180 dias. É como se me tirassem o chão. Tudo aquilo que você conquistou, tudo aquilo que Deus deu, por graça ou misericórdia, um ser humano queria retirar. E era o meu esteio, era o sustento da minha família.

Então, nesse momento, a gente acaba perdendo o chão. E só resta - eu, graças a Deus, sempre fui cristão -, mas só resta uma saída: a confiança em Deus. E esse ano foi muito difícil. O apóstolo se referiu em relação ao que eu vou falar também aqui, da minha esposa.

Houve um momento, mas eles nunca deixaram de estar do meu lado, Carlinhos, Clíndia, Davi, Ricardo. E houve um momento em que estava marcada uma Marcha para Jesus em Rio Preto. Depois de tanto tempo, ninguém às vezes lembrava da gente, não é? Mas eles lembraram, o apóstolo lembrou e falou: “Convidem o Campetti”.

Eu fui nessa Marcha Para Jesus e, mais uma vez, entreguei a minha vida e falei: “Meu Deus, a gente não está com muita perspectiva, a gente não sabe o que vai acontecer, mas eu creio em ti, eu creio que os seus planos são melhores que os meus”. E aí, logo em seguida, eu estava aqui em São Paulo.

E aí, em uma conversa com o Tarcísio, fiz uma visita para o Tarcísio... Eu não vou entrar em detalhes, mas o Tarcísio falou assim: “Nós vamos resolver isso daí. O Ricardo vai estar na Marcha para Jesus, e a gente vai resolver essa tua situação”.

E foi na Marcha Para Jesus do ano passado, aqui em São Paulo, que o apóstolo Estevam Hernandes profetizou. Ele falou assim... Ele estava chamando todas as autoridades lá no palco e falou assim: “Agora eu quero chamar o Campetti, que vai ser o próximo deputado da Assembleia Legislativa”. E assim se fez. Muito obrigado. (Palmas.)

Condecorar uma mulher tem um significado muito especial para mim. Em minha vida, as mulheres têm um papel fundamental. Minha mãe, Erlete, minha esposa, Vanessa, e minha filha, Maria Clara são mulheres que me ensinaram a amar, a resistir, a persistir. O amor que recebo delas é algo que jamais poderei retribuir à altura.

E aí eu abro outros parênteses, talvez mais difíceis. Eu nasci em 1977. Minha mãe tinha 19 anos. E quando eu tinha seis anos, ela se separou do meu pai. E nós tivemos que voltar para a casa da minha avó.

E minha mãe trabalhou em dois, às vezes três empregos para poder dar condição de sustento para mim. E a vida inteira dela foi dedicada a mim - eu, filho único.

E eu acompanhei todos esses momentos, bispa Sonia, por isso que eu valorizo tanto a força da mulher. Eu sei a devoção da minha mãe por Deus e por mim. Tudo o que ela fez para que eu conseguisse chegar onde Deus permitiu que eu viesse. Mas o que é mais valioso que ela trouxe para mim, princípios e valores.

Não apenas ela me mostrou, mas ela foi o exemplo. E esse exemplo, à base de muita renúncia. E hoje, eu tenho a benção de ter três mulheres na minha vida, que eu acabei de falar: a minha mãe, Erlete; a minha esposa, Vanessa; e a minha filha, Maria Clara. E a Vanessa me mandou uma mensagem hoje, pediu desculpa por não poder estar presente.

Falou que sonhou com a bispa Sonia. E no sonho, ela dizia o seguinte para bispa Sonia: “Na época de maior sufoco, que é essa, quando eu não conseguia nem rezar, a Maria Clara pedia para eu colocar o louvor no carro. Nós duas íamos para a escola”.

Ela ia levar minha filha para a escola. “E depois voltávamos ouvindo o Renascer Praise. Falei para a bispa que foi ouvindo o louvor, que voltei a rezar, e quando dei por mim, estava louvando em casa, no trabalho, tomando banho, em todos os lugares”. (Palmas.)

Então, gostaria de deixar registrado na presença de vocês, de Deus, que os usou como instrumentos nas nossas vidas. Obrigado por tudo. Eu louvo a Deus, agradeço a Ele, toda a honra e toda a glória, por ter me dado a oportunidade de hoje estar aqui e poder outorgar essa justíssima. Justíssima homenagem.

O Colar de Honra ao Mérito Legislativo é a maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo à personalidade destaque em suas áreas de atuação. E hoje, com grande emoção, faço assim a entrega à bispa Sonia, mulher de fé, de visão, de coragem, guiada por Deus desde a juventude. E que, hoje, impacta milhares de vidas com sua voz, seu testemunho e sua missão.

Com as bênçãos de Deus, que sua luz continue a brilhar e sua obra a gerar frutos. Parabéns, bispa Sonia. E agora a gente vai quebrar o protocolo, como solicitado, é regimental de V. Exa., e nós vamos ouvir a bispa Sonia.

Muito obrigado a todos, que Deus abençoe. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

A SRA. SONIA HERNANDES - Pronto. Vossas Excelências estão convidadas a cantar 1.000 Graus de Unção dia 19 de junho na Marcha para Jesus.

 

O SR. PRESIDENTE - DANILO CAMPETTI - REPUBLICANOS - Junto com o Tarcísio. Junto com o Tarcísio...

 

A SRA. SONIA HERNANDES - Com o Tarcísio junto e o Ricardo.

 

O SR. PRESIDENTE - DANILO CAMPETTI - REPUBLICANOS - E o Ricardo.

 

A SRA. SONIA HERNANDES - Ricardo vai ser um desafio, mas a gente chega lá.

 

O SR. PRESIDENTE - DANILO CAMPETTI - REPUBLICANOS - Muito obrigado, bispa Sonia. Obrigado, Lucas, por ter quebrado o protocolo e ter dado essa benção.

Quero agradecer a presença de todos, agradecer os servidores da Casa, agradecer os servidores do meu gabinete. Obrigado, viu? Eles que... Eu gostaria de uma salva de palmas para eles. (Palmas.) Eles que trabalharam incessantemente por este evento. Obrigado, viu?

Esgotado o objeto da presente sessão, eu agradeço a todos os envolvidos na realização desta solenidade, assim como agradeço a presença de todos.

Que Deus abençoe.

Está encerrada esta sessão solene.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 55 minutos.

 

* * *