10 DE NOVEMBRO DE 2008

050ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO “DIA DO SOKA GAKKAI”

 

Presidente: JOÃO CARAMEZ

 

 

RESUMO

001 - JOÃO CARAMEZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Comunica que esta sessão solene foi convocada pelo Presidente Vaz de Lima,  por solicitação do Deputado João Caramez, ora na direção dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o "Dia do Soka Gakkai". Convida o público presente a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

002 - Presidente JOÃO CARAMEZ

Anuncia presenças e diz de sua satisfação de estar entre dois grandes homens públicos, os Deputados Federais Arnaldo Faria de Sá e Walter Feldman; manifesta o seu reconhecimento pelo trabalho por eles realizado. Anuncia a apresentação de cantores líricos.

 

003 - JOSÉ FERNANDO ROCHA

Agradece ao Deputado João Caramez e saúda as autoridades presentes. Diz aos afiliados da Brasil Soka Gakkai que eles eram os guerreiros de luz do Doutor Ikeda, presidente internacional da Soka Gakkai. Lembra que essa corrente de luz nasceu no Japão em 1930 e que, em 1957, havia mais de mil famílias afiliadas à Soka Gakkai. Ressalta que a Soka Gakkai é uma das entidades de maior prestígio no mundo e que Doutor Ikeda, o maior pacifista vivo em todo o mundo, envia todo ano uma proposta de paz à ONU.

 

004 - ARNALDO FARIA DE SÁ

Deputado Federal, cumprimenta as autoridades presentes e elogia o trabalho do Deputado Walter Feldman. Agradece a oportunidade de ter esse relacionamento com a Soka Gakkai, para atender à paz mundial. Afirma  que são os valores espirituais que temos de produzir e que temos de buscar a paz mundial, como seguidores do Presidente Ikeda.

 

005 - WALTER FELDMAN

Secretário Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, lembra a sua contribuição, como Presidente desta Casa, para o desenvolvimento cultural da Alesp. Manifesta a sua satisfação em voltar a esta Casa, nesta sessão solene, sob a Presidência do Deputado João Caramez, com quem compartilhou a obra de trazer a SGI para o Brasil. Diz que acabara de chegar do Japão, onde assistiu a vários eventos esportivos e políticos, destacando a recepção que teve na Universidade da Soka Gakkai, em Tóquio.

 

006 - Presidente JOÃO CARAMEZ

Manifesta o desejo de que a BSGI alcance grandes vitórias. Lembra que, em 2001, esteve no Japão e teve o privilégio de dialogar com o Doutor Ikeda, e pôde entender os propósitos dessa organização, de transmitir ao mundo a mensagem de paz e harmonia entre os povos.

 

007 - NAOTO YOSHIKAWA

Primeiro vice-Presidente da BSGI, cumprimenta as autoridades presentes e agradece, em nome da Soka Gakkai, o reconhecimento dado por esta Casa, que representa o povo paulista. Compartilha a honra com todos os afiliados que representam a Soka Gakkai em todos os países. Refere-se aos fatos que antecederam a criação da Soka Gakkai, movimento de reação ao imperialismo, como único caminho a ser seguido. Afirma que o fundamento para o diálogo deve ser o humanismo, como aquilo que une e aproxima as pessoas.

 

008 - Presidente JOÃO CARAMEZ

Agradece às autoridades, aos funcionários desta Casa e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. João Caramez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Gostaria de agradecer e anunciar a presença do Sr. Júlio Kosaka, Presidente da BSGI; Dr. Naoto Yoshikawa, 1º Vice-Presidente da Brasil Soka Gakkai. Cumprimentar o Deputado Federal, Arnaldo Faria de Sá, sempre presente nas nossas homenagens com a Soka aqui na Assembléia Legislativa. Agradeço mais uma vez a sua presença. Deputado Federal e Secretário Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, Walter Feldman, recém chegado do Japão. É uma satisfação muito grande tê-lo aqui, porque você também é um dos Deputados da Soka Gakkai, que prestigia todos os nossos eventos. Foi autor do projeto de lei, denominando o viaduto na Cidade de Itapevi, Adulto Joe Seitoda, que dá acesso à estrada Make Gutti, duas obras importantes do Governo do Estado, que contribuiu sobremaneira para o desenvolvimento industrial do município.

É uma satisfação muito grande, meus amigos, de estarmos aqui presidindo mais uma vez, essa homenagem justa e sincera que a Assembléia Legislativa presta a essa grande instituição, que é a Soka Gakkai.

Agradeço a presença de todos.

Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, nobre Deputado Vaz de Lima, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar o Dia da Soka Gakkai, que ocorrerá no dia 18 de novembro.

Convido a todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do Maestro 2º Tenente Músico Jassem Feliciano.

 

* * *

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, a seus músicos e em nome do Maestro 2º Tenente Músico Jassem Feliciano. Muito obrigado.

Anunciamos a presença do Dr. José Fernando Rocha; nosso amigo, Celso Hama, vice-Presidente da BSGI; Sr. Júlio China, vice-Presidente Adjunto e Coordenador da Cidade de São Paulo; Sr. Miguel Shiratori, vice-Presidente Adjunto; Sra. Maria José de Oliveira, vice-Presidente Adjunto; Sra. Jeni Ikeda, Coordenadora da Divisão Feminina da BSGI; Sra. Dercy Hasegawa, Coordenadora Geral da Divisão Feminina da Cidade de São Paulo; Sra. Dirce Ivamoto, vice-Presidente Adjunto da BSGI; Sra. Sonia Kato, Coordenadora Geral da Divisão Feminina da Cidade de São Paulo; Sra. Silvia Shinjo, Coordenadora da Divisão Feminina da Cidade de São Paulo; Sr. Ricardo Mijamoto, Coordenador da Divisão dos Jovens da BSGI; Sr. Edson Tokunaga, Coordenador da Divisão Masculina dos Jovens da BSGI; Sr. Tiago Sanchez, representando a Deputada Maria Lúcia Amary; Sr. Hamilton Prado Alves, representando o Deputado Antonio Salim Curiati; Dr. Eduardo Castanheira, Delegado de Polícia da ALESP, representando o Delegado Geral de Polícia, Dr. Maurício José Lemos Freire.

Amigos, é a décima segunda vez que estamos comemorando o Dia da Soka Gakkai sob a nossa Presidência. E para mim, é motivo de muita honra, de muito orgulho, de uma satisfação incomensurável.

Nós, que militamos na vida pública, temos que aproveitar ao máximo essa grande oportunidade que estamos tendo. Eu me considero uma pessoa privilegiada por ter sido escolhido para ocupar o cargo que ocupo. Acredito que muitas pessoas gostariam de estar no nosso lugar. Eu me sinto muito orgulhoso de estar no meio de duas grandes pessoas, dois grandes políticos, dois grandes homens públicos, que nos dão orgulho muito grande daquilo que fazemos: Arnaldo Faria de Sá, com sua eloqüência, com sua perseverança, com sua dedicação defendendo os interesses do Estado de São Paulo na Câmara Federal.

Do meu lado direito, o Sr. Walter Feldman, também Deputado Federal, que com o mesmo empenho, com a mesma dedicação, com a mesma perseverança defende os interesses também na Câmara Federal, e hoje, junto ao Prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, defende e faz com que os menos favorecidos sejam incluídos nos programas do Governo Municipal. Aliás, nos últimos dias, ouvimos muito falar do Walter Feldman, defendendo uma causa que tanto ele, como eu, consideramos justa, até porque essa causa é mais do que justa, pois seria o reconhecimento da lealdade, da amizade que são pregadas principalmente por todos nós que cultuamos a paz, defendendo a lealdade e a sensibilidade do Prefeito eleito Gilberto Kassab.

Em certos momentos, sentia que o Walter, se não fosse a luz que sempre teve, se não fosse a graça que sempre teve em discernir o certo do errado talvez ele não conseguiria defender com tanta firmeza e com tanta tenacidade a tese que ele defendeu. A história e o resultado mostraram que realmente ele estava correto, estava certíssimo.

Então, Walter, as nossas considerações, mas, sobretudo, o nosso reconhecimento por esse grande trabalho que você enfrentou e foi vitorioso. Parabéns!

Dando seqüência, convido agora, para fazer a apresentação, os cantores líricos: Ulisses, o tenor, e Marli, a soprano, que interpretarão as músicas “Brindisi” da ópera “La Traviata”, “All Ask of You” do musical “O Fantasma da Ópera” e “Amigos para Sempre”, canção da Soka Gakkai.

                                  

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Magnífico e extraordinário são adjetivos que podemos usar para sintetizar o que acabamos de ouvir. Aliás, a Soka Gakkai está sempre surpreendendo com suas maravilhosas músicas, com seus valiosos membros. Parabéns!

Neste momento, tenho a grata satisfação de passar a palavra ao Dr. José Fernando Rocha.

 

O SR. JOSÉ FERNANDO ROCHA - Quero me louvar na pessoa do eminente Deputado João Caramez para estender a todos os participantes desta seleta Mesa os meus cumprimentos respeitosos e cordiais.

Minhas senhoras e meus senhores, as senhoras e os senhores são os guerreiros de luz do Dr. Daisaku Ikeda.

Essa corrente de luz nasceu no Japão em 1930 e em 1957 existiam 750 mil famílias filiadas à Soka Gakkai. Hoje são mais de 13 milhões em todo o mapa mundi. No Brasil, são mais de dois mil e 500 pontos onde se estudam as idéias pacifistas do Dr. Daisaku Ikeda. Três professores são responsáveis por essa corrente luminosa que hoje se espraia por todo o mapa mundi: Tsunessaburo Makiguti, José Toda e Daisaku Ikeda.

Hoje é uma das entidades de maior prestígio em todo o mundo e o Dr. Daisaku Ikeda é, inquestionavelmente, o maior pacifista vivo de todo o mundo. E a cada dia 26 de janeiro de cada ano o Professor Daisaku Ikeda manda uma mensagem chamada Proposta de Paz à ONU, em que faz a cartografia de todos os grandes problemas diplomáticos do mundo, indicando sempre o norte do pacifismo, da concórdia, da tolerância, tentando eliminar os graves problemas ideológicos, religiosos, de terrorismo, de fome, e todas as questões que assolam o mundo.

Tive a grande honra de ser convidado a conhecê-lo pessoalmente, em 1987, e pude aquilatar a grandeza da alma e do espírito deste maior pacifista que se encontra hoje no Japão espraiando as suas idéias pacifistas por todo o mundo.

Uma das idéias mais poderosas do Dr. Ikeda chama-se o Banco Mundial de Alimentos, que é uma proposta efetiva, concreta, para a mudança da realidade mundial para melhor, auxiliando o processo civilizatório. Ele quer que a ONU multilateralmente institua um banco de alimentos para que possamos enfrentar as crises que a cada momento assolam a humanidade: tsunamis, terremotos, fomes sazonais e tantos outros problemas. Oxalá essa idéia concreta e efetiva do Dr. Ikeda um dia possa ser efetivamente formada pela ONU.

O Dr. Ikeda tem mais de 240 títulos “honoris causa” da maioria das universidades mundiais, desde a primeira universidade criada no mundo, que é a Universidade de Bolonha, na Itália; no Brasil, recebeu mais de 540 títulos de “Cidadão Benemérito”, inclusive em São Paulo; além de ser membro honorário da mais prestigiada academia cultural do Brasil, que é a Academia Brasileira de Letras.

As senhoras e os senhores são os guerreiros de luz do Dr. Daisaku Ikeda. Nutram as suas consciências e os seus corações dessas idéias pacifistas do Dr. Ikeda e depois transmitam nas suas relações interpessoais e intersociais. Assim poderemos modificar o mundo para melhor, iluminando-o com essas idéias grandiosas pacifistas.

As senhoras e os senhores são os guerreiros de luz do Dr. Daisaku Ikeda. Este modesto orador que ocupa tribuna, no sagrado Plenário Juscelino Kubitscheck, desta Assembléia do povo do Estado de São Paulo vai outorgar ao Dr. Ikeda uma comenda que poucos seres humanos têm: a comenda da grande ordem em que estão nos céus colocadas as estrelas. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Obrigado, Dr. Rocha.

Quero comunicar a presença do Sr. Antonio Nakamura, vice-presidente da BSGI. (Palmas.)

Neste momento passo a palavra ao meu grande amigo e companheiro, Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá. (Palmas.)

 

O SR. ARNALDO FARIA DE SÁ - Presidente desta sessão, Deputado João Caramez; Dr. Júlio, nosso presidente; Sr. Naoto, vice-presidente, em nome de quem cumprimento os demais vice-presidentes presentes; Deputado Walter Feldman, companheiro de Congresso Nacional, com sua garra, determinação e lealdade uma das pessoas que dentro do Congresso Nacional, dentro da administração da Cidade de São Paulo, faz a diferença; Dr. José Fernando Rocha, quero agradecer a oportunidade de ter esse relacionamento com o companheiro Renato Amaral, um brasileiro que sem mandato tem o mandato do mundo para defender a paz mundial. Tenho certeza de que todos aqueles que neste mundo buscam esses ensinamentos da Soka Gakkai professam a paz mundial, essa paz necessária para que as pessoas se entendam e atinjam seus objetivos.

Estamos vivendo uma crise mundial, uma crise em que apenas os valores materiais têm significado. Estamos vendo que o mundo, depois dessa crise, ficou mais pobre 20 ou 30 trilhões de dólares. O que vale tudo isso? Nada. O que vale, na verdade, são os valores espirituais que devem ser perseguidos. Temos certeza de que a paz mundial não se faz com valores materiais; faz-se com os espirituais que aprendemos com a Soka Gakkai. Como lembrou o Dr. Rocha, tive o prazer e a satisfação de estar naquela cerimônia na Academia Brasileira de Letras quando o Presidente Ikeda recebeu essa justa e merecida homenagem. Nós, da Gakkai, temos a determinação e a vontade da busca permanente da paz mundial. Vamos encontrá-la custe o que custar, não importa o que tenhamos que pagar, porque na relação de causa e efeito sabemos o que queremos e o resultado que iremos obter.

É a décima segunda vez que esta augusta Casa de Leis presta homenagem à Soka Gakkai; é a décima segunda vez que aqui se encontram muitos dos que pelos quatro cantos do mundo buscam e propagam a paz mundial. É difícil - sei disso -, mas temos de continuar perseguindo-a como temos feito desde 1930, com Makiguti, com Toda e agora com o Presidente Ikeda.

Tenho a certeza de que no Brasil, capitaneados e dirigidos pelo Dr. Júlio, conseguiremos fazer esse trabalho na busca incessante da paz mundial, a paz que não queremos para nós, mas para todos. Tenho certeza de que junto com a Gakkai buscaremos a paz mundial e nesse momento ímpar, dirigidos pelo Presidente Ikeda, atingiremos nossos objetivos.

Ao me despedir, quero cumprimentar o Presidente João Caramez, nosso presidente Dr. Júlio e dizer que somos seguidores do Presidente Ikeda na busca da paz mundial. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - É desta forma que o Deputado Arnaldo Faria de Sá nos defende no Congresso Nacional, com bastante veemência, com muita garra.

Neste momento passo a palavra ao nosso amigo, irmão, companheiro Walter Feldman, Deputado Federal, Secretário de Esportes da Prefeitura. Foi deputado estadual e Presidente desta Casa quando iniciei meu mandato. Ajudou-me em meus primeiros passos. Contribuiu sobremaneira para o enriquecimento cultural da Assembléia, pois foi ele quem iniciou a aquisição, sem ônus para a Casa, de obras de arte. Hoje são mais de 1.200 obras que servem, inclusive, como motivo para que pessoas, principalmente alunos de várias escolas do Estado de São Paulo, venham nos visitar.

Parabéns, Deputado. (Palmas.)

 

O SR. WALTER FELDMAN - É difícil começar depois de tantas homenagens, pois nos compromete. Quero, em primeiro lugar, cumprimentar o público presente. É uma satisfação depois de tantos anos voltar a esta Casa com seu plenário renovado, com seu sistema de som aperfeiçoado, tendo na Presidência o Deputado João Caramez, um amigo sincero, leal, com quem compartilhamos a tarefa de trazer ao mundo político a obra da BSGI em nosso País. Quero fazer uma homenagem especial a Renato Amaral; ele nos influenciou, orientou-nos para que isso acontecesse. (Palmas.) Foi ele que me trouxe as luzes dos guerreiros da paz, ou dos lutadores da paz. Tenho uma dificuldade, Dr. Rocha, de achar que guerreiro é a palavra correta. Acho que temos, inclusive, no nosso vernáculo a utilização, nós que somos pacifistas, de palavras relacionadas à guerra que deveriam ser excluídas. Mas não encontramos, às vezes, uma sinonímia adequada e, portanto, a utilizamos no sentido positivo.

Quero cumprimentar o Deputado João Caramez; quero manifestar aqui meu apoio, minha manifestação de fé, de carinho àquele que com a nossa saída tem manifestado no seu mandato os melhores princípios políticos, programáticos e doutrinários na ação concreta em defesa da cultura de paz, do progresso, do desenvolvimento, tendo em vista os princípios norteadores da Soka no mundo e no nosso País: educação, cultura e paz.

Quero cumprimentar com muita alegria o meu amigo Deputado Arnaldo Faria de Sá. Sou testemunha do que ele representa no Congresso Nacional. É muito difícil na vida pública o político ter posições claras, objetivas, determinantes para o resultado e a síntese do processo político. Arnaldo Faria de Sá é um ser humano raro na vida política brasileira. Não tem nenhum temor de manifestar seu apoio. Nós, políticos, somos delegados da população, representantes para manifestar idéias, opiniões e não para esperarmos o andar da carruagem, o revoar dos pássaros para nos adaptar à manifestação política mais apropriada. Precisamos de vozes seguras, determinadas e convictas da sua doutrina e das suas convicções.

Quero cumprimentar o Dr. Júlio Kosaka, em nome de toda a direção da BSGI; o Dr. Rocha; o Dr. João Caramez; o Deputado Arnaldo Faria de Sá. Estamos numa noite gloriosa, a 12a vez que o Deputado João Caramez preside esta Sessão Solene nesta Casa.

Para mim, hoje é uma noite especial, não apenas por tudo que aprendi nesses anos de convívio, mas porque acabo de chegar do Japão. Estou absolutamente banhado por aquilo que pude assistir. Tive vários eventos oficiais, esportivos, políticos, mas nenhum foi tão expressivo e tão emocionante como a recepção que tive na Universidade da Soka Gakkai, em Tóquio.

Preciso fazer o meu primeiro relatório oficial ainda com a mente confusa pelo fuso horário. Não estou com a velocidade da oratória necessária, mas fiquei muito feliz quando soube que a comemoração presidida pelo Deputado João Caramez seria hoje, pois os acontecimentos ainda estão muito frescos. A direção da universidade me levou do hotel de Tóquio até a universidade. No ônibus fui conversando e me adaptando aos acontecimentos. Quando cheguei à universidade, fui recebido por cerca de 100 universitários uniformizados que cantaram efusivamente uma canção em espanhol. Não pude segurar as lágrimas. Sou controlado, já tenho uma experiência de 30 anos de vida pública. Foi um dos poucos momentos em que o choro foi incontido, pois é um carinho, uma recepção muito sincera.

Eles prepararam vários documentos; um deles foi feito pelos alunos com as bandeiras do Brasil e do Japão e diz o seguinte: “Bem-vindo. O espírito da Fundação da Universidade Soka é ser a mais elevada instituição com uma educação humanística, ser o berço para a edificação de uma nova cultura, ser a fortaleza que protege a paz.”

Isso me foi transmitido com muita sinceridade. Tive que falar com a voz embargada. Eu me contive para tentar coordenar as idéias com o fuso horário do Japão, porque também estava chegando.

Um jovem me perguntou que mensagem poderia trazer para eles, o que eles poderiam esperar da vida profissional futura. Amparado nos ensinamentos da Soka, disse: “Sejam felizes; a profissionalização não é apenas um instrumento de sobrevivência, é a busca de uma atividade, de uma sociedade onde damos uma contribuição adicional. Não é apenas buscar os recursos financeiros para podermos abastecer a nossa família; é fazer uma atividade que nos dê alegria e a maior alegria é transmitir a felicidade ao próximo. Não a felicidade pessoal, apenas voltada para si próprio.”

Esse é o sentido maior da compaixão, um dos ensinamentos dos grandes pacifistas do mundo, como Gandhi, Nelson Mandela. Makiguti, Toda e Ikeda se incluem nos grandes pensadores do mundo. Fiquei muito impressionado.

Depois dessa recepção, fui ter um encontro com o reitor de universidade. Visitamos todo o patrimônio, daquilo que o Dr. Rocha falou, das condecorações, dos contatos, de todas as personalidades, uma parte inclusive exposta na sede da Soka em São Paulo. Tive oportunidade de ter duas horas de conversa com o vice-reitor para compreender a influência da Soka Gakkai no Japão. É impressionante. Não é um fato qualquer. A Soka é um pensamento institucional, do ponto de vista das idéias do mundo, fundamental na questão da paz, da educação e da cultura, mas tem uma universidade voltada para o humanismo, tem uma visão religiosa pacifista e aberta, tolerante, inclusiva e tem uma forte presença política.

Perguntei o porquê da presença política, pois é um diferencial, uma realidade muito própria do Japão. E a resposta extraordinária que recebi, que estou trazendo para o meu partido e estou tentando trazer para os outros partidos brasileiros, é que, como foi fundado no período da guerra, ou seja, numa contraposição ao pensamento do governo imperial japonês da época de adesão ao Eixo, de busca da paz, porque a guerra não era o caminho. Era o pensar sobre a construção de uma estrutura política que desse uma contribuição inovadora, mas que tivesse como princípio a idéia de que os políticos sempre têm que estar ligados ao povo.

Digo aos senhores que muitas instituições partidárias e políticas são apenas instrumentos eleitorais. O político afasta-se da sociedade, afasta-se das pessoas mais simples, perde o pulsar das ruas, perde a amargura do povo mais simples. Dizia-me esse vice-reitor da universidade que a função dessa estrutura partidária com a orientação da Soka Gakkai é fazer com que os seus representantes no Congresso Nacional - senadores e deputados - jamais se afastem da voz das ruas, da voz da população, principalmente dos mais simples.

Para mim, esse sempre foi o meu sonho político, o meu sonho de partido. Quando fundamos o PSDB, a nossa senha era “longe das benesses do poder e perto do pulsar das ruas”. É exatamente como se comporta o partido político sob a orientação filosófica, mas não administrativa. Ou seja, o Dr. Daisaku Ikeda não é um líder religioso, não é um líder partidário. A sua idéia institucional se espraia pela sociedade japonesa como se espraia hoje pelo mundo porque ela é correta. Não há outro caminho, a não ser o nosso sentido humanístico da busca da paz através do instrumento mais poderoso do que a palavra paz, que é a Cultura de Paz.

Essa é a estrutura que deve ser formada nas gerações de faixa etária mais jovem, desde a pré-escola com o palavreado adequado, com a formação absolutamente contra a violência, da fraternidade, da solidariedade, da aproximação nas mais variadas atividades que realizamos.

É por isso que o público se levanta aqui quando vê a apresentação musical, porque ela expressa através da alma um sentimento que temos de forma unitária, é uma linguagem. Talvez uma boa parte da canção não foi entendida na língua italiana, ou americana, ou inglesa, mas ela é compreendida porque é uma palavra da alma. Essa é uma palavra que nos integra, que nos aproxima.

Não preciso saber japonês para entender que essa manifestação da juventude é uma manifestação de muita proximidade do povo brasileiro, porque nós nos identificamos pelas bandeiras, pela compreensão do processo de desenvolvimento da humanidade.

Quanto à  minha visita ao Japão, se não tivesse acontecido mais nada, só essa visita à universidade já teria sido suficiente. Eu diria que a minha viagem foi absolutamente completa. Eu já vinha banhado pelas informações que me foram trazidas inicialmente pelo Renato Amaral e por todos os dirigentes da Soka, mas elas foram complementadas com a minha visita ao Japão. Eu estava confuso pelo fuso horário, mas muito aberto para a visão humanitária, que é muito mais ampla do que eu tinha antes de viajar.

Vi concretamente que o trabalho que a Soka realiza no Brasil precisa crescer. Assim, os senhores, que são os agentes da paz ou os guerreiros da paz, como diz o Dr. Rocha, levem o sentido da paz para a comunidade brasileira a fim de que cresça, prolifere e agregue cada vez mais jovens, porque o jovem vem com um espírito doutrinário e ideológico muito mais aberto. Einstein dizia que uma mente que se abre nunca mais retorna ao tamanho original, ela sempre será mais aberta. O jovem é mais aberto para compreender esse pensamento.

Prolonguei-me muito, mas o Deputado João Caramez é muito compreensivo na Presidência e me deu o tempo para que eu pudesse expressar aqui o meu sentimento. Recebi uma carta do Dr. Ikeda. Não pude vê-lo, porque eu não estava em Tóquio. Não sei ler japonês, mas sei que ele escreveu o que penso. Vou traduzi-la e a deixarei em meu gabinete, como um símbolo de orientação definitiva e determinante para a minha vida de que a educação e a Cultura de Paz são os instrumentos necessários para a transformação que nós, agentes, levaremos até o fim.

 Obrigado e vamos juntos! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - O destino está conspirando a nosso favor: a nossa comemoração para a Soka sendo realizada logo no retorno da viagem ao Japão do nosso amigo e companheiro, Walter Feldman. Aliás, ao fazer esse relatório, eu estava viajando para o Japão, Walter. Você, Presidente da Assembléia Legislativa na época, autorizou que me ausentasse do País para que eu pudesse fazer o mesmo percurso que você fez. Realmente, é tudo isso e mais alguma coisa de bom que, infelizmente, o tempo não deixou o Walter expressar e que realmente aconteceu. São coisas maravilhosas, são coisas que só pessoas privilegiadas têm a oportunidade de ter. Nós somos privilegiados.

Uma coisa interessante é que em 2002, através de uma resolução baixada pela Mesa, da qual Walter Feldman era o Presidente, foi instituído o Conpaz, o Conselho de Cultura de Paz da Assembléia Legislativa, do qual faço parte e que está muito atuante.

Na quinta-feira passada, recebemos 94 jovens de todo Estado para a 10ª edição do Parlamento Jovem. Pela primeira vez, os pais, os professores e os dirigentes da escola pública tiveram alguns minutos ouvindo sobre a Cultura de Paz. Aquele foi um momento importante porque nos deu a oportunidade de fazer um pedido para que todas as pessoas levassem essa semente para as suas cidades, principalmente para as escolas públicas. Que os professores, dirigentes e alunos façam isso, plantem a semente da cultura de paz.

   Se isso acontecer, com certeza, disseminaremos para o nosso Estado e para o nosso País essa importante cultura. Como o Walter disse, Educação, Cultura e Cultura de Paz serão, sem sobra de dúvida, ferramentas importantes e insubstituíveis para a transformação da nossa humanidade.

   Esta é a 12ª vez que nos reunimos para a comemoração do dia 18 de novembro, data do aniversário da fundação da Soka Gakkai e para homenagear a notável figura do grande mestre de todos nós, o Dr. Ikeda. É sempre com muita honra que solicito e presido esta Sessão Solene.

Cumpre também colocar em relevo que esta Sessão Solene será levada aos lares do povo do Estado de São Paulo, por meio da TV Assembléia e do Diário Oficial do Estado, que transmitirão as mensagens de Paz, Cultura e Educação que o Dr. lkeda tem enviado a nós, brasileiros.

Posso assegurar que a grandeza e a força do Dr. lkeda refletem-se em cada um dos senhores e das senhoras, nesta noite. Agradeço de coração a presença de todos neste importante evento.

Quero, especialmente, cumprimentar o novo Presidente da BSGI, o Sr. Júlio Kosaka, dando-lhe boas-vindas e transmitindo-lhe o profundo e sincero desejo de que a BSGI avance ainda mais e alcance outras tantas vitórias.

Não me canso de dizer que tive o privilégio de encontrar o Dr. Ikeda e com ele dialogar, em Tókio, no ano de 2001. Ali, presenciei e entendi a magnitude e os propósitos dessa organização. Tive oportunidade de ouvir sobre os sonhos e ideais de Makiguti e Toda, colocados em prática pelo Dr. lkeda.

O Dr. lkeda é um homem de ação. Com a sagacidade de um titã, ele edificou os sólidos alicerces da Soka Gakkai em todo o mundo. A capacidade eloqüente do Dr. lkeda de transmitir ao mundo a mensagem de paz e harmonia entre os povos, coloca-o no Panteão, ao lado de Gandhi e Martin Luther King.

Tenho certeza de que Makiguti e Toda, de onde estiverem nos observando, estão orgulhosos e contentes com este extraordinário feito. Carrego, vivas na memória e em meu coração, as palavras firmes e cheias de esperança na humanidade do Dr. lkeda. Creio que, de alguma forma, essa força tem trazido à luz da humanidade o sentimento de que uma transformação genuína é possível.

Sou um político que acredita no poder de transformação da política. Tenho pautado minha vida pública para o bem comum, para o bem de meu Estado e para o bem de meu País.

Dias atrás, fiquei esperançoso com o que vi nas eleições americanas, em que um homem comum, simples, foi eleito pela vontade dos comuns para comandar o país mais influente e poderoso do mundo. Traço este paralelo, meus amigos, com o que pude aprender nas palavras do Dr. lkeda, que passo a repetir: "A grandiosa revolução humana de uma única pessoa irá um dia impulsionar a mudança total do destino de um país e, além disso, será capaz de transformar o destino de toda a humanidade".

Ainda temos muito a fazer, meus queridos amigos da Soka Gakkai, mas a semente já brotou! A grande árvore floresceu! Viva a bsgi! Viva a sgi! Viva Ikeda Sensei!

Muito Obrigado! (Palmas.)

Gostaria de passar a palavra ao Sr. Naoto Yoshikawa, 1º vice-Presidente da BSGI. (Palmas.)

 

O SR. Naoto Yoshikawa - Exmo. Sr. Deputado João Caramez, nosso grande amigo, nobre requerente e Presidente desta Sessão Solene; Ilmo. Sr. Júlio Kosaka, Presidente da Soka Gakkai brasileira, em nome dos quais cumprimento as demais autoridades; caros convidados e caros amigos; senhoras e senhores, nesta grata oportunidade em que a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo promove a presente Sessão Solene para homenagear e comemorar honrosamente a passagem do Dia da Soka Gakkai no Estado de São Paulo, temos a elevada satisfação de agradecer profundamente, em nome da Soka Gakkai, em especial do seu Presidente Internacional, Dr. Daisaku Ikeda, por este alto reconhecimento demonstrado por esta Casa que representa o povo paulista.

   Por outro lado, desejamos compartilhar a alegria desta sublime honra com os 12 milhões de associados que atuam em 192 países pelos mais nobres ideais da humanidade, defendidos incansavelmente pelo Dr. Ikeda, e manifestar a nossa profunda gratidão. Muito obrigado a todos! (Palmas.)

Alguns fatos antecederam a fundação da Soka Gakkai. Foi durante a época em que Makiguti era um jovem professor que no Japão se iniciou uma política nacional de obsessão pelo imperialismo como único caminho a ser seguido. Desta forma, a educação sofreu o mesmo impacto e todos os esforços eram realizados para instigar um patriotismo cego e inquestionável.

Ao conhecer o budismo de Nitiren Daishonin, em 1928, Makiguti sentiu que havia encontrado enfim os meios pelos quais concretizaria o ideal tão almejado durante toda a sua vida - um movimento pela reforma social através da educação.

As seguintes citações de Makiguti refletem a sua forte consciência dos Direitos Humanos:

- Censurar e eliminar a maldade faz parte de abraçar e proteger o bem.

- Se não puder ser um corajoso inimigo da maldade, não poderá ser amigo do bem.

- Não se deve ficar satisfeito com a benevolência passiva; é preciso ser uma pessoa

 de coragem e vigor que possa lutar ativamente pelo bem.

Essa consciência o fez declarar: “a liberdade e os direitos do indivíduo são sagrados e invioláveis”.

Os argumentos e teorias não levam a nada, dizia Makiguti. Para realmente possibilitar que as pessoas se unam pela causa da justiça, ele criou uma “organização unida pela causa do bem”, uma “organização de justiça”. Foi com esse espírito que Makiguti, juntamente com seu discípulo, Jossei Toda, fundaram em 18 de novembro de 1930 a Soka Gakkai, a fim de conduzir a força daqueles que defendem o bem.

Atualmente, sob a sábia liderança do Doutor Daisaku Ikeda, a Soka Gakkai Internacional tornou-se reconhecida mundialmente pelos trabalhos abnegados em prol das pessoas humanas, calcadas na promoção da cultura e da educação voltada para a construção de uma cultura de paz e desenvolvimento.

Em uma de suas recentes mensagens o Dr. Ikeda, cujo sentimento principal é sempre contra a guerra e a violência, comenta:

   “Estamos às vésperas de celebrarmos o 60º aniversário da promulgação da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Relembro perfeitamente as palavras do grande historiador Arnold Toynbee, que manifestou séria preocupação no fim de nosso diálogo, intitulada Escolha a Vida: O nível do desempenho ético do homem tem sido baixo, e não vem se elevando. O nível de seu desempenho tecnológico tem crescido numa curva ascendente que sobe com maior rapidez em nossa época do que em qualquer período anterior de que temos noticia. Por isso mesmo, a disparidade entre nossa tecnologia e nossa ética é hoje mais acentuada do que nunca. Isso não é apenas humilhante: é mortalmente perigoso. Nossa atual situação deve tornar-nos humildes, e esse senso de humildade estimular-nos a adquirir a dignidade sem a qual nossa vida não tem valor e sem a qual nenhum de nós pode ser feliz. Dignidade humana não pode ser obtida no campo da tecnologia, onde os homens são tão hábeis. Só pode ser conquistada no campo da ética, e o progresso ético é medido pelo grau em que nossos atos são pautados pela compaixão e amor, e não pela cobiça e agressividade”.

Convicto disso, o Dr. Ikeda vem empenhando esforços constantes no exercício da diplomacia humana, o tipo da diplomacia que visa unir um mundo dividido por meio da amizade e da confiança, e promover amplos intercâmbios populares nos campos da educação e da cultura. Sua forte crença é a de que “o fundamento o diálogo que o século XXI necessita, deve ser o humanismo - um humanismo que vê o bem como aquilo que nos une e aproxima, e o mal como aquilo que nos divide e isola”.

E na Proposta de Paz deste ano encaminhada à ONU, intitulada “A humanização da religião a serviço da paz”, o Dr. Ikeda afirma que “Negar o diálogo é negar a razão de ser da própria religião” e que “A Soka Gakkai Internacional que considera que, para promover o humanismo budista, basta hastear a bandeira do diálogo”. E também que, “O diálogo abandonado no meio do processo é insignificante. Somente a constância e a convicção o tornam fecundo. Como Homo sapiens, precisamos empreender uma luta espiritual. Isso requer que evidenciemos algumas virtudes: generosidade, resistência e sabedoria. Para serem dignas do nome, as religiões precisam de meios que desenvolvam essas qualidades. Devem promover uma mudança revolucionária nos seres humanos”.

Sintonizando profundamente o nosso coração com o dos senhores presentes, estamos determinados a agir com firmeza, de mãos dadas, em prol de uma nova “revolução do espírito humano”, que deverá descortinar o futuro da humanidade.

Muito obrigado a todos os senhores! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece a presença de todos, aos funcionários desta Casa, à Polícia Militar, aos funcionários da TV Assembléia e à imprensa. Como disse, a partir de amanhã vários lares do Estado de São Paulo poderão assistir a este evento, tendo a oportunidade de sentir um pouco dessa coisa maravilhosa que aconteceu nesta noite. Agradeço também ao pessoal do Cerimonial. Se não fossem eles, e a presença dos senhores, esta sessão não teria sido coroada de pleno êxito. Nosso agradecimento às autoridades e, especialmente, aos nossos dois Deputados, Arnaldo Faria de Sá e Walter Feldman, que engrandeceram muito com as suas presenças.

Muito obrigado, boa noite e vamos à busca da nossa grande paz almejada. (Palmas.)

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 20 horas e 50 minutos.

 

* * *