21 DE SETEMBRO DE 2009

050ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM A “FEDERAÇÃO PAULISTA DE KARATÊ”

 

Presidente: CHICO SARDELLI

 

 

RESUMO

001 - CHICO SARDELLI

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a presente sessão solene fora convocada pela Presidência Efetiva, a requerimento do Deputado Chico Sardelli, na direção dos trabalhos, para "Homenagear a Federação Paulista de Karatê". Convida o público presente a ouvir, de pé, a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - ODAIR DIAS

Vereador à Câmara Municipal de Americana, ressalta o reconhecimento do karatê. Afirma que os professores da modalidade são "verdadeiros educadores", no sentido de serem agentes transformadores da sociedade. Cita os lemas do esporte, especialmente quanto à filosofia.

 

003 - Presidente CHICO SARDELLI

Presta homenagem, com a entrega de placa, aos Srs. Pedro Oshiro, Presidente da Federação Paulista de Karatê; José Carlos Gomes de Oliveira, vice-Presidente da Federação Paulista de Karatê; e ao Vereador Odair Dias, da Câmara Municipal de Americana.

 

004 - PEDRO OSHIRO

Presidente da Federação Paulista de Karatê, comunica que a entidade tem 35 anos, e foi fundada no dia 13/09/74. Recorda o trabalho dos fundadores. Cita princípios como a ética, a disciplina, a honra e a inteligência como fundamentais no karatê. Elogia o trabalho das várias diretorias, em particular da que criou a atual sede, no bairro do Ibirapuera. Presta homenagem, com a entrega de Diploma de Honra ao Mérito, ao Deputado Chico Sardelli e ao Vereador Odair Dias, de Americana.

 

005 - RAFAEL SOUTTO

Professor, enaltece a importância do karatê na formação integral do ser humano no contexto social. Fala dos benefícios desse esporte no combate de doenças como a depressão e o stress.

 

006 - ROBERTO ALVES

Professor, destaca a importância da equipe na prática do esporte, voltado para as questões futuras.

 

007 - ISABEL DIAS

Fala do crescimento gradual das artes marciais entre as mulheres.

 

008IVALDO JOSÉ DA SILVA

Professor, ressalta a importância do aprendizado contínuo do karatê. Fala do preparo técnico dos alunos, visando competições em âmbitos nacional e internacional. Cita a importância do respeito e da disciplina nesse esporte.

 

009 - SÉRGIO LONGO

Faz abordagem sobre o ensino do karatê para crianças especiais. Destaca a melhora no convívio familiar e social, tendo em vista a formação moral e ética do esporte. Discorre sobre a necessidade de aperfeiçoamento dos educadores.

 

010 - HUDSON VENTURA TEIXEIRA

Assessor parlamentar da Presidência do Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região - CREF4/SP, saúda os integrantes que compõem a mesa dos trabalhos. Informa o reconhecimento crescente da prática do karatê. Dá conhecimento de valores do esporte, como a filosofia, a cultura, a inclusão social e a cidadania.

 

011 - MASAHIRO SHINZATO

Ex-Presidente da Federação Paulista de Karatê, enaltece a importância da efeméride. Informa que o Ocidente demorou a reconhecer os valores da força do pensamento. Discorre sobre os princípios da religião budista, que norteiam muitos esportes. Fala do surgimento do karatê, na ilha de Okinawa. Informa que o esporte cresceu nos anos 70 e 80 do século passado. Recorda sua participação em campeonato ocorrido no Japão, que contou com atletas de 54 países.

 

012 - Presidente CHICO SARDELLI

Destaca a solidariedade dos praticantes do karatê, com o trabalho social dos voluntários. Enaltece os valores do esporte, pelo domínio do corpo e da mente na transformação das pessoas. Dá conhecimento do I Fórum Paulista de Artes Marciais, que se realizava no Auditório Franco Montoro. Recorda conquistas do nadador Cesar Cielo. Fala das crianças afetadas pelas drogas. Destaca a responsabilidade do mandato parlamentar. Lembra ensinamentos de seus pais, bem como de viagem que fizera ao Japão. Informa sua participação em audiência pública, hoje, "Dia da Árvore", sobre a Política Estadual das Mudanças Climáticas. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Chico Sardelli.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CHICO SARDELLI - PV - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CHICO SARDELLI - PV - Esta Presidência passa a nomear as autoridades presentes: Dr. Pedro Oshiro, Presidente da Federação Paulista de Karatê; Vereador Odair Dias, da Câmara Municipal de Americana.

Senhores Deputados, Sras. Deputadas, minhas senhoras e meus senhores: esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de homenagear a Federação Paulista de Karatê, pelos seus 35 anos de vida prestados à comunidade paulista, ao nosso Estado e ao nosso País. Por isso, é motivo de muito orgulho recebê-los aqui juntamente com todos os profissionais da área do Karatê.

Convido a todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

 - É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CHICO SARDELLI - PV - Agradecemos a presença de todos. Há algumas delegações nos ligando porque que estão atrasadas em função do trânsito em São Paulo. Gostaria de registrar ainda as presenças de: Sr. Masahiro Shinzato, Presidente da Shorin-Ryu Shinshukan; Sr. Stanislau Paolucci, Presidente da Organização ISKF; Sr. José Carlos Gomes de Oliveira, nosso querido companheiro, amigo, Zeca, Professor e vice-Presidente da Federação Paulista de Karatê; Sr. Carlos Roberto Borduqui, Diretor da Federação Paulista de Karatê; Sr. Paulo Romeu da Silva, Diretor de Eventos da Federação Paulista de Karatê; Sr. Nelson Higa, Diretor da Federação Paulista de Karatê e Professor da Associação Higa do Jo; Sr. Valdeci Ramos de Castro, Vereador do DEM, da Cidade de Bebedouro;  Sr. Dirceu Brás Pano, Vereador à Câmara Municipal de Américo Brasiliense e Professor de Karatê; Sr. Carlos Tsutiya, Professor da Associação Equilíbrio de São Paulo; Sr. Alessandro Barbosa, Professor da ASKT; Sr. Renato Tograsolo, praticante da Associação Trindade, de Americana; Sr. Ivon da Rocha Dedé, Professor de Karatê da Federação Paulista de Karatê; Sr. Alexandre Janotta Drigo, do Conselho Regional de Educação Física;  nosso querido companheiro e amigo, Professor Hudson Ventura Teixeira, do Conselho Regional de Educação Física, neste momento, representando o seu presidente em exercício, Walter, que não pode comparecer.

Depois vamos nominar as autoridades presentes, saudar a todos, rever grandes companheiros amigos, o Paulinho do karatê, a Bel, os técnicos das seleções seja paulistas ou brasileiras presentes.

Gostaria que ficassem de pé para que todos pudessem vê-los e aplaudir esses homens e mulheres que defenderam o nosso Estado, a nossa Nação: Prof. Nivaldo, Prof. Carlos Magno, nossa grande Isabel Dias e Paulo Dias que é irmão, também professor da seleção brasileira e também irmão do nosso Vereador Odair Dias.

É um momento muito importante na história da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo receber o Sr. Oshiro e prestar uma homenagem justa e verdadeira a vocês que na maioria das vezes prestam solidariedade, trabalham nos serviços voluntários para poder prevalecer a possibilidade de termos as nossas crianças, nossos jovens, nossos adolescentes voltados para um ideal importante na sua vida, já que o caratê proporciona desde o equilíbrio, a sensatez, a força de vontade, o domínio do corpo, da mente, enfim, transforma efetivamente através desse esporte milenar a vida de muitas pessoas.

Sinto-me muito orgulhoso por ter sido o portador desta homenagem que fazemos a esse esporte, a essa Federação Paulista de Karatê por muitos serviços já prestados à nossa comunidade.

Neste momento, passo a palavra ao Vereador Odair Dias, da Câmara Municipal da Cidade de Americana, para proferir suas palavras a esses profissionais que aqui estão.

Enquanto esperamos, gostaria de nominar mais alguns presentes: Eduardo Carlos Herculano de Moraes, Professor de caratê; Nelson  Mitsuhide Shinzato, Professor da União Shorin-ryu Karatê do Brasil ; Gilson Nunes, Professor da Associação Muguen-kan; Sérgio Reinaldo Longo, Professor da Associação Ken In Kan; Juvenal Muniz de Siqueira, Professor da Associação Muniz de Karatê; Daniel Bezerra da Silva, Professor da Associação Muniz de Karatê.

O Vereador Odair Dias, antes de ser vereador, é um cidadão e escolheu o caratê como a sua bandeira no esporte.

 

O SR. ODAIR DIAS - Bom-dia a todos. Bom-dia, Sr. Presidente, Deputado Chico Sardelli, em nome de quem cumprimento todos os membros da Mesa.

Para mim, este é o momento de grande orgulho, momento do início de reconhecimento da nossa modalidade: o caratê. Posso dizer nossa porque o caratê faz parte da minha vida. Muitos, que estão aqui presentes, me conhecem desde pequenininho e sabemos qual a trajetória, a dificuldade que a pessoa tem, o caminho que ela tem que trilhar para poder se chegar a este momento tão esperado.

Quero aproveitar para agradecer a todas as pessoas aqui presentes e que vocês estendam esse agradecimento a todos aqueles que confiam em vocês e deixam sempre muito claro que aquela pessoa que hoje trabalha com artes marciais não é simplesmente uma professora, ela é uma educadora. Vocês são educadores, pessoas que dão uma grande parcela de contribuição para o desenvolvimento da sociedade. Nós, com certeza - eu digo nós porque também faço parte desse meio -, somos agentes transformadores da sociedade que no dia-a-dia ouvimos falar tanto das dificuldades da questão da segurança, da falta de disciplina, da falta de respeito, da falta de caráter.

Estou dizendo nada além daquilo que o lema do caratê prega como filosofia: esforçar-se para formação do caráter, fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão, criar o intuito de esforço, respeito acima de tudo, conter o espírito de agressão. Qualquer cidadão que tenha essas palavras como filosofia de vida certamente será uma pessoa exemplar, uma pessoa digna que realmente explana o que quer dizer a cidadania, a hombridade.

Quero novamente agradecê-los por esta oportunidade de nós estarmos aqui. Afinal, falar de caratê é muito mais abrangente do que as pessoas em senso comum imaginam. Muitas vezes vocês ouvem nas suas academias: “Quero colocar o meu filho para ele não apanhar mais. O meu filho apanhou, agora ele vai ter que bater”. A concepção está errada, mas a frase está correta porque uma pessoa que sabe se dirigir a outra, uma pessoa que tem equilíbrio, uma pessoa que tem determinação, uma pessoa que luta pelos seus objetivos, uma pessoa que trabalha com honra, com garra respeitando as pessoas, essa pessoa não vai apanhar, vai bater, vai ficar cada dia mais forte. Ela sempre estará muito forte e é esse o nosso objetivo. Tão forte ficará essa pessoa que ela poderá contribuir com as outras, afinal de contas, ninguém faz nada sozinho. Nós dependemos uns dos outros.

Mas essa pessoa a que me refiro, esse carateca a que me refiro, além de fazer o bem próprio, com certeza faz o bem ao seu grupo, a sua comunidade, a sua região, ao estado, à nação.

Meu muito obrigado a todos vocês.

Parabéns à Federação pelos 35 anos de luta e de vitórias.

Também não posso me esquecer do Deputado Chico Sardelli por ter protocolizado projeto que inclui na grade curricular o caratê, ou melhor, as artes marciais, ciente do equilíbrio, da auto-estima, da autoconfiança, da relevância social que as artes marciais podem proporcionar ao indivíduo, ciente da mobilização social, da influência no desempenho de cada cidadão, seja nas relações interpessoais, seja no processo ensino-aprendizagem. Isso para nós é muito importante. Mais.

Esse projeto se aprovado - e aprovado será - colocará todos os profissionais de artes marciais num grau de respeito muito maior porque você não será simplesmente tratado como aquela pessoa que dá aulas, isso não vai mudar a nossa condição, mas vai mudar um pouquinho mais o respeito para com esse tipo de profissional.

Obrigado a todos, obrigado pela oportunidade de estar aqui. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CHICO SARDELLI - PV - Queremos agradecer as palavras do nobre Vereador Odair Dias, da Cidade de Americana, que além de praticante é um divulgador dessa arte: o caratê pelos quatro cantos do nosso Estado, do nosso País. É também autor de um projeto de lei que trata da inclusão de artes marciais nas escolas do município. Com certeza é um projeto da mais alta relevância.

Por falar em artes marciais, hoje teremos uma reunião na Comissão de Esportes, da qual orgulhosamente faço parte, presidida pelo nosso companheiro Deputado Vicente Cândido.

Dando prosseguimento à nossa Sessão Solene quero anunciar a presença de Paulo Eduardo Dias, o nosso Paulinho, da Academia Dias; de Ivaldo José da Silva, professor da Nindô-Kan; de Mário José dos Santos, professor da Academia Santos, da Cidade de São Carlos; de Fernando Portela da Silva, professor da Ken In Kan; de Edmundo Barboza Silva, professor da Associação Ken In Kan; de Sérgio Longo, professor da Associação Ken In Kan, bairro do Ipiranga-Capital; de Hilder Correia Silva, professor da Associação Tou Bu Kan; do professor Jorge Yoshimura, da Prefeitura da estância balneária de Praia Grande; de Elcio Manoel Barbosa Ferreira, professor de caratê e Educação Física da Cidade de  Araraquara e de Eduardo Ribeiro, professor de Educação Física e judô da Secretaria de Esportes da Prefeitura de São Bernardo do Campo.

Neste momento quero prestar uma homenagem a duas pessoas que muito fizeram e fazem pelo esporte no Estado de São Paulo.

Em meu nome e em nome do Vereador Odair Dias prestamos uma homenagem ao Presidente da Federação Paulista de Caratê pelos relevantes trabalhos realizados em prol do caratê no Estado de São Paulo.

Receba, Sr. Pedro Oshiro, a nossa singela homenagem pelo muito que tem feito por esta arte. Merece muito mais de todos nós como reconhecimento por toda uma vida dedicada a esse esporte maravilhoso.

“Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, setembro de 2009

Homenagem do Deputado Chico Sardelli e do Vereador Odair Dias a Pedro Oshiro, Presidente da Federação Paulista de Karatê pelos relevantes trabalhos realizados em prol do caratê no Estado de São Paulo.”

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CHICO SARDELLI - PV - Convido o nosso companheiro José Carlos Gomes de Oliveira, o Zeca, para receber também a sua homenagem.

“Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, setembro de 2009

Homenagem do Deputado Chico Sardelli e do Vereador Odair Dias a José Carlos Gomes de Oliveira, vice-Presidente da Federação Paulista de Karatê pelos relevantes trabalhos realizados em prol do caratê no Estado de São Paulo.”

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CHICO SARDELLI - PV - Aproveito este momento para também prestar uma homenagem ao meu companheiro, amigo, seja de partido, de luta, de cidade, de tantas empreitadas importantes, o esportista Odair Dias.

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. ODAIR DIAS  - “Nossa homenagem ao esportista Odair Dias que com dedicação e carinho tanto faz pelo esporte, pelas crianças, adolescentes e jovens de Americana. O karatê é a ferramenta de trabalho do nosso hoje nobre vereador. Chico Sardelli, Deputado Estadual - PV”.

Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - CHICO SARDELLI - PV - Gostaria de saudar a Sra. Ângela Maria Rocha, Dedé, professora da Associação Kii – Kuu - Kai - São Paulo; Márcio Félix, professor da Associação Kii – Kuu - Kai; Valdemir Marques, professor da Associação Higa-Dojô; Isabel Dias, nossa querida Bel da Cidade de Americana, professora da Associação Dias; Alcides dos Santos Campos, professor de karatê da Cidade de Americana; Luis Antonio Alexandre dos Santos, professor de karatê representando o Secretário de Esportes da Cidade de Cubatão. Muito obrigado pela presenças. Jarbas do Amaral Bento, professor de kickboxing, Cubatão;  Lílian Pereira da Costa, professora de karatê, de Cubatão; Andréia Fernanda da Silva, professora de karatê, de Americana; Jonathan Gonçalves Teodoro, professor de karatê - Grupo Esporte Marcial; Rafael Soutto, professor de karatê - Secretaria de Esportes da Cidade de Americana; Valdir Trindade, professor da Associação Trindade de Karatê, de Americana.

Neste momento com muita honra concedemos a palavra ao sensei Pedro Oshiro, presidente da Federação Paulista de Karatê

 

O SR. PEDRO OSHIRO -  Bom-dia a todos. A Federação Paulista de Karatê foi fundada em 13 de setembro de 1974 e é uma entidade que administra o caratê no Estado de São Paulo. Tem como propósito maior promover as condições adequadas para o desenvolvimento do caratê.

Agradeço ao Deputado estadual Chico Sardelli pela homenagem aos 35 anos da Federação Paulista de Karatê.

Com seus 35 anos de história, muitos foram os que direta ou indiretamente contribuíram para a solidificação de uma entidade vitoriosa.

E não podemos esquecer os fundadores desta entidade, pois sem a dedicação deles a FPK não existiria.

Todos nós sabemos da importância, do compromisso e do caminho que temos que seguir através da ética, disciplina e manter a nossa honra. Todos nós, presentes, professores, tenham certeza realmente que a inteligência é um fator fundamental, mas considero todos vocês, professores, que vocês se tornam sábio para mim. Porque anos atrás o mestre sensei Sagara me disse: “Oshiro, vou apoiar a sua pessoa, porque tenho certeza de que essa família nobre vai engrandecer muito, na certeza de seguir um verdadeiro caminho.”

Sempre falamos sobre cultura e esporte, esporte e cultura. A cultura, como temos conhecimento, nos daria a sabedoria a todos nós. E o esporte a paz. Mas no karatê não é muito usada a palavra esporte, mas budô. Budô significa caminho da arte. Tenho certeza, hoje, de que realmente estou me engrandecendo bastante. Estou me preparando porque isso é preciso e necessário para o nosso caminho.

A toda a diretoria da Federação Paulista de Karatê, que tanto apoia, colabora e se dedica é um verdadeiro trajeto onde nós sentimos a realidade da Federação Paulista de Karatê.

A Federação Paulista de Karatê, como é de conhecimento de todos, existe, e neste momento gostaria realmente de agradecer muito porque a Federação Paulista de Karatê tem  um patrimônio que é a sede da Federação Paulista de Karatê instalada no Ibirapuera. Tenho certeza de que essa sede foi idealizada na época do ex-presidente Professor Masahiro Shinzato. Tenho certeza do quanto ele teve que lutar para ter hoje uma sede da entidade. Tenho certeza de que sem a sede seria mais difícil nosso caminho.

O sensei Masahiro, presente hoje aqui. Hoje estamos fazendo um trabalho, existe uma entidade. Ela foi fundada há alguns anos e existe na federação uma carta de termo que diz da continuidade da entidade. Portanto, gostaria de uma salva de palmas para o sensei Masahiro Shinzato, em agradecimento pelo seu trabalho. (Palmas.)

O professor Hudson Ventura Teixeira, do Conselho Nacional de Educação Física, é realmente um mestre. Todos sabemos que para seguir com muita tranqüilidade precisamos ter uma meta em nossa vida. Aí se encontra uma pessoa realmente muito indicada para isso. Nós da Federação fazemos a parte da Educação Física. Podem ter certeza de que ele faz a parte da nossa cultura. (Palmas.) Vamos aplaudir o professor Hudson Ventura Teixeira com muito carinho. (Palmas.)

A todos os presentes, um agradecimento. Podem ter certeza, esta homenagem é uma verdadeira continuidade do nosso caminho.

Ao Deputado estadual Chico Sardelli, muito obrigado. (Palmas.) Hoje, temos certeza: não estamos prometendo; estamos cumprindo.

A todos os presentes, muito obrigado. (Palmas.)

Neste momento a Federação Paulista de Karatê vai prestar duas homenagens:

A primeira, ao Deputado Chico Sardelli.

“Federação Paulista de Karatê

Diploma de Honra ao Mérito

“Como reconhecimento à sua dedicação e aos inestimáveis serviços à nossa pátria e à comunidade karatêca, a Federação Paulista de Karatê concede ao Deputado estadual, Sr. Francisco Antonio Sardelli, o diploma de honra ao mérito”.

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PEDRO OSHIRO - Ao vereador de Americana, professor Odair Benedito Dias.

“Federação Paulista de Karatê

Diploma de Honra ao Mérito

Como reconhecimento à sua dedicação, a Federação Paulista de Karatê concede ao Vereador Odair Benedito Dias, o diploma de honra ao mérito”.

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CHICO SARDELLI - PV - Antes da minha fala, vou nomear mais convidados presentes: Leonardo Veida, professor de karatê da Secretaria de Cultura da Cidade de Santa Bárbara D’Oeste; Hisako Oshiro, esposa do digníssimo Sr. Presidente da Federação Paulista de Karatê; Sandra Meira Cardoso, esposa do diretor da Federação Paulista de Karatê; Carlos Magno, técnico da Seleção Paulista de Karatê; Rafael Martins Novaes Zomignani, atleta de karatê, parabéns; Samir Cruz, atleta de karatê; Juliana Moreira Martins, fisioterapeuta; Jeise Bezerra da Silva, atleta de karatê, da Associação Muniz de Karatê; Renato Giannini Júnior, assessor da presidência da Federação Paulista de Karatê. Se algum dos presentes não teve o nome citado, perdoe-nos. Ainda há tempo. Vocês poderão dar seus nomes ao meu assessor Carlinhos e depois eu os citarei.

Gostaria de aproveitar a oportunidade para pedir que alguém falasse sobre o esporte educacional. Pediria ao americanense, Prof. Rafael Soutto, que pudesse nos dar uma palavra sobre o tema.

 

O SR. RAFAEL SOUTTO - Bom-dia a todos. Realmente me pegaram de surpresa. Todos os professores presentes lidam com esporte educacional. Trabalhamos, como o Odair falou, com karatê e esse esporte prega a formação do ser humano como um todo, como um ser integral que possa contribuir com a sociedade. Essa formação integral não proporciona apenas ao indivíduo autocontrole, desenvolvimento emocional, físico e espiritual, mas integra o indivíduo na sociedade. Não é apenas sua parte individual, mas o relacionamento com os outros.

A escola é uma minissociedade; quando a criança vai para a escola começa a ter relacionamento com outros indivíduos e futuramente vão ter que dividir essa sociedade, contribuir com ela, ter certos limites, diferente do que é em casa. No karatê, as crianças vão aprendendo isso porque esse esporte trabalha muito o respeito, o autocontrole, o esforço. Se isso tudo fosse levado à sociedade, evitaríamos muitos dos problemas que temos hoje, como falta de respeito, violência, problemas de depressão. Tudo isso poderia ser amenizado se levássemos a sério o esporte como Educação, o karatê como Educação.

Aqui neste plenário todos levam muito a sério e trabalham em prol desse lema. Fico lisonjeado de poder manifestar minha posição nesta Casa tão solene e fico muito contente com o fato de o karatê hoje em dia ser tratado como uma arte marcial, posição que sempre mereceu através dos lendários mestres que trouxeram essa maravilhosa arte marcial. Espero que nós, fazendo crescer essa arte marcial, levando-a à frente como ferramenta para contribuir com a sociedade, estejamos assim devolvendo essa dádiva que os grandes mestres nos trouxeram.

Então queria uma salva de palmas para agradecer aos nossos mestres, a todos aqueles que colocaram lá no fundo do nosso coração os princípios filosóficos e morais do karatê.

Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CHICO SARDELLI - PV - Gostaria de agradecer as palavras do nosso companheiro Rafael.

Gostaria de pedir também ao Prof. Roberto Alves para que falasse sobre a importância do trabalho em equipe. E depois gostaria que a Profª. Isabel Dias falasse sobre o trabalho e a posição da mulher nas artes marciais.

 

O SR. ROBERTO ALVES - Bom-dia a todos. Como o Prof. Rafael, também fui pego de surpresa, mas obrigado pela oportunidade, Deputado Chico Sardelli.

Estou feliz por estar aqui hoje. O maior exemplo de equipe é a confraternização que está acontecendo neste momento: técnico da seleção paulista, o Presidente, Pedro H. Oshiro, os amigos da tribuna, presidentes de associações, Stanislau, da ISKF, meus amigos de equipe da Cidade de Americana e os professores, colegas de tantos anos de batalha.

Parece que já defini a palavra equipe: é um conjunto, uma dedicação, um trabalho. É construirmos juntos um amanhã melhor, como o Prof. Rafael falou, é a dedicação do Vereador Odair Dias na Câmara Municipal de Americana, do Deputado Chico Sardelli nesta Casa tão nobre, trabalhando em prol da comunidade paulista e nacional, dos policiais militares. Se todos nós trabalharmos em conjunto, formaremos uma grande equipe em prol da nossa comunidade, da nossa sociedade. E o karatê prega muito isso. Nós, os atletas de Americana, somos uma equipe.

Muito obrigado e uma salva de palmas para todos nós.

 

O SR. PRESIDENTE - CHICO SARDELLI - PV - Quero parabenizar o Roberto por suas palavras.

Agora tem a palavra a Profª. Isabel Dias, para falar sobre a mulher nas artes marciais, nossa querida Bel.

 

A SRA. ISABEL DIAS - Bom-dia. Também fui pega de surpresa. A minha história é um pouco longa. Comecei no karatê há 24 anos e naquela época a mulher não praticava nenhum tipo de artes marciais. Até praticava, mas não existia competição. Mas foi mudando e a mulher, hoje, está quase se equiparando ao homem em competições, resultados, isso não só no karatê, mas em outras artes marciais.

Agradeço a oportunidade ao Deputado Chico Sardelli, ao Vereador Odair Dias por esta surpresa, que eu sei que foi ele. Obrigada a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CHICO SARDELLI - PV - Aliás, Isabel, sou suspeito porque sou amigo. Mas, independentemente de ser amigo ou não, como cidadão americanense, tenho que reconhecer o trabalho dela e de seu marido Paulinho, os filhos, uma família de esportistas; além do trabalho normal e profissional que eles têm, professor Oshiro, e todos aqui, há um trabalho social muito importante, numa comunidade da Cidade de Americana: além de revelar talentos, existe a recuperação dessas nossas crianças, que têm a oportunidade de estar em contato com vocês.

Eu não poderia deixar de citar isso, Paulinho, seu filho, que aí está, e que é um karatêca também, e o outro, que é um atleta do Mogi Mirim Futebol Clube também.

Eu nasci dentro do esporte. Não fui um grande esportista, de alta competitividade, mas ainda pratico meu esporte preferido. Já me arrisquei pelo karatê, mas só nos meus 15 ou 16 anos.

Concedo agora a palavra ao Professor Ivaldo, técnico da Seleção Paulista, para falar sobre a importância do preparo do professor para o trabalho com crianças.

 

O SR. IVALDO JOSÉ DA SILVA - Bom-dia a todos. Agradeço pela palavra, ao Deputado Chico Sardelli e ao Vereador Odair Dias, um grande amigo; agradeço a todos por esta oportunidade.

Como técnico da Seleção Paulista, tenho que agradecer a todos vocês. Para mim, é aprender mais, porque como professor e técnico dos mais novos, convocado pela entidade Federação Paulista de Karatê, tenho a dizer que cada vez mais eu aprendo com os grandes karatêcas, com os grandes professores, que têm muito conhecimento. Para mim, realmente, é um início de trabalho que venho fazendo com a Federação, de uma importância muito grande, com a colaboração de todos os professores, os presentes e os ausentes, de nos mandar atletas com uma técnica já bem apurada.

Tenho mais a agradecer aos professores que eventualmente têm colaborado muito nesse trabalho constante. E a Federação Paulista, com a sua grande história, tem muitos atletas em âmbito estadual, nacional e internacional representando a nossa Nação.

É um trabalho de desenvolvimento muito grande, e conta com vários professores e uma comissão técnica, a quem agradeço por fazerem parte desse trabalho comigo. É uma preparação para cada atleta, de grande importância. O karatê, como já foi falado aqui pelos professores, colabora no desenvolvimento do caráter, da personalidade do indivíduo. E na área de esporte de alta competitividade, o karatê tem contribuído também com o respeito e a disciplina, que são realmente de grande importância.

Agradeço a todos os professores. Também fui pego de surpresa, como o Fernandes e o professor Roberto. Agradeço a toda a comissão, ao Sensei Pedro Oshiro e a todos os professores da comissão. Agradeço a todos os presentes por esta oportunidade. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CHICO SARDELLI - PV - Agrademos as palavras do professor Ivaldo, sobre seu trabalho e sua experiência.

Convido o professor Sérgio Longo, para fazer uso da palavra, sobre um trabalho que ele desenvolve com crianças especiais.

 

O SR. SÉRGIO LONGO - Bom-dia a todos. Muito obrigado pela oportunidade. Quando iniciamos o trabalho que estamos desenvolvendo com o portador de Síndrome de Down e o deficiente intelectual, convidado pelo Instituto Olga Kos, pensei em fazer um trabalho diferenciado, trabalhar com essas pessoas e ensinar um pouco o karatê.

Mas a partir do momento em que começamos a lidar com esse público, aprendemos que ensinar é muito pouco. O que mais acontece é nós aprendermos. Quando falamos em karatê, existe a dificuldade inicial, da coordenação motora, trabalhar direita e esquerda, mas constatamos que eles também são capazes de fazer isso, num tempo um pouco maior.

O interessante é o resultado do convívio familiar que eles têm. A melhora é tão grande que, numa entrevista, falaram: “Você é o professor de karatê, que está ensinando para o pessoal?” Eu falei: “Na realidade, estou aprendendo.” Nós dizemos “aprender”, porque o mais difícil do ser humano é ele se aceitar como é. E isso eles fazem de uma forma que realmente emociona.

Esse trabalho que o Ken In Kan está fazendo, juntamente com o Instituto Olga Kos, logo mais os senhores terão oportunidade de ver. O objetivo não é levar o karatê para realizar uma competição, mas sim um festival, porque são pessoas especiais. Podemos ver que o karatê, como instrumento, dá um retorno muito bom a essas pessoas no âmbito familiar, no convívio com parceiros de treinamento. Acabamos nos tornando amigos e quem ganha com isso é a comunidade.

Hoje em dia, muitas pessoas fazem o trabalho voluntário, que é muito difícil. Vai ser muito bom se conseguirmos levar o karatê para as escolas e trabalhar com esse público, com salas especiais, e encontrarmos professores aptos a fazer esse treinamento. Essa é a motivação maior que está acontecendo em minha vida em relação ao karatê.

Quanto à competição, nunca fui muito ligado a essa parte. Acredito mais no karatê como formação moral e ética do ser humano, para que possa viver melhor em sociedade, aprendendo a aceitar as vitórias e derrotas.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CHICO SARDELLI - PV - Parabéns Professor Sérgio Longo pelo seu trabalho e por tudo que desenvolve. Aproveito para saudar o companheiro Zeca pelo importante trabalho realizado na Fundação Casa no nosso município.

Esta Presidência concede a palavra ao Professor Hudson Ventura Teixeira, do Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região.

 

O SR. HUDSON VENTURA TEIXEIRA - Quero cumprimentar todos e agradecer ao Presidente da Federação Paulista de Karatê pelas palavras e pela homenagem prestada.

Agradeço ao Deputado Chico Sardelli pelo seu entusiasmo e dinamismo, pois, graças a eles, Vossa Excelência está abraçando a causa do esporte.

Quero agradecer ao Vereador Odair Dias, que conheci por ocasião de seu projeto de lei em Americana. O Conselho Regional reconheceu a excelência de seu trabalho, e tive a honra de ir a Americana para lhe agradecer.

Fiquei mais emocionado quando soube do Projeto de lei nº 350, de 2009, do Deputado Chico Sardelli, que pretende implantar atividades extracurriculares de artes marciais no nosso Estado. Fiquei muito feliz quando encontrei V. Exa. naquela reunião, Sr. Presidente, e tivemos oportunidade de discutir o assunto.

Vi pela primeira vez a história do karatê no filme “Saga do Judô”, que tem um enredo um tanto quanto controvertido, e hoje, Sr. Presidente, estou vendo o karatê reconhecido como uma ferramenta educacional muito importante. Após esse filme, conheci José Ricardo de Lira, que implantou um trabalho de karatê no Colégio Arquidiocesano de São Paulo, na década de 70. Foi muito interessante, porque já sentíamos a importância do karatê.

O Conselho Regional reconhece, pela filosofia, pela cultura passada e preservada de forma legítima, que é um trabalho que tem de ser realizado em benefício da população.

Pedi a palavra para cumprimentar os senhores professores e senhores técnicos pela excelência do trabalho que estão realizando e trazer o abraço do nosso Presidente Flávio Delmanto. Esperamos poder conversar mais com os senhores porque nossa causa é comum: o benefício, a felicidade, a inclusão social, a cidadania. Enfim, as coisas que o Brasil está precisando.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CHICO SARDELLI - PV - Queremos agradecer as palavras do Professor Hudson que representa aqui o Presidente do Conselho Regional de Educação Física, Flávio Delmanto.

Convido, para fazer uso da palavra, o Dr. Masahiro Shinzato, ex-Presidente da Federação Paulista de Karatê, filho do sempre Mestre Shinzato.

Esta sessão será transmitida hoje à noite, pelo Canal 13 da Net.

Tem a palavra o nosso querido Masahiro Shinzato.

 

O SR. MASAHIRO SHINZATO - Exmo. Sr. Deputado Chico Sardelli, Exmo. Sr. Vereador e professor de karatê, companheiro Odair Dias, demais autoridades, diretores, presidentes das associações, meus amigos, fui citado pelo Presidente desta sessão e pelo atual presidente da Federação Paulista de Karatê, Pedro Oshiro, e não poderia deixar de manifestar meu agradecimento.

Antes, aproveito essa feliz iniciativa do nobre Deputado Chico Sardelli de fazer um registro dos 35 anos da nossa Federação Paulista de Karatê para deixar a minha mensagem como dirigente da União Shorin-Ryu Karatê-Do do Brasil, como professor de karatê e como ex-presidente da Federação Paulista de Karatê. Quero fazer algumas considerações a respeito da nossa nobre arte.

O mundo, principalmente o Ocidente, demorou muito para perceber a força do “ki”, a força do espírito, a força do nosso pensamento. No começo do século passado, praticamente todas as religiões japonesas baseadas no budismo já pregavam o poder do pensamento e o karatê já treinava com esse poder. Era comum ouvir dos nossos mestres que, ao quebrar uma madeira, uma pilha de telhas, você não usa a força, usa a mente. Você imagina aquela pilha quebrada, aquilo no chão. Os nossos primeiros mestres já usavam o poder do pensamento positivo.

O karatê se tornou um veículo educador, respaldado nos costumes do longínquo Okinawa, onde um povo simples e humilde fez com que todas as suas gerações aprendessem por meio da sua simplicidade. Um amigo conheceu a ilha e comentou comigo sobre essa simplicidade. Okinawa é um dos menores estados do Japão. Essa ilha só é conhecida pela invasão americana na Segunda Guerra Mundial e pelo karatê. Esse meu amigo relatava que não há um povo que tenha mostrado de forma melhor para o mundo, por meio da sua simplicidade, da sua humildade, a grandeza do treino, da escola, da filosofia de artes marciais. Dessas, principalmente o karatê, que veio para o Brasil com os nossos primeiros imigrantes.

Acompanhei, no final dos anos 50, a abertura de algumas academias. Em 1960, o professor Akamine, professor Sagara, professor Shinzato, professor Tanaka. Nos anos 70 e 80, a grande mídia, o cinema, os grandes artistas de karatê, fizeram com que o nosso esporte alcançasse o tamanho que tem hoje.

Estive no Japão recentemente. Em 2009, organizaram o Torneio Mundial de Karatê, com demonstrações. Estiveram presentes 54 nações. Para orgulho, como praticante, ouvi grandes nações representadas por inúmeros atletas. O Tio Sam enviou quase 300 atletas e professores para participar desse grande seminário. Do nosso País consegui levar 11; com dificuldades financeiras tudo fica difícil. A Argentina esteve presente com 90 e poucos.

Agradeço essa feliz iniciativa e parabenizo mais uma vez o nobre deputado por essa marca dos 35 anos da nossa Federação Paulista de Karatê.

Muito obrigado a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - CHICO SARDELLI - PV - Gostaria de parabenizar o Dr. Masahiro Shinzato pelas suas palavras, recordando a importância do karatê nos nossos primórdios.

Agradeço a oportunidade, a todos aqueles que construíram a possibilidade de estarmos aqui hoje comemorando os 35 anos de vida da Federação Paulista de Karatê, a todos que foram tão importantes, como é hoje Pedro Oshiro, na condução dessa federação.

Posso dizer, com a maior tranquilidade: este não é um ano eleitoral, não nasci deputado. Faço, porque é minha obrigação como cidadão, como ser humano, como parlamentar que sou, reconhecer, Sr. Oshiro, todos os que prestam serviços às nossas comunidades.

Depois de um convívio muito mais próximo com Paulinho Dias, Isabel, Odair Dias - a esses que prestam, no dia a dia, o seu trabalho à comunidade, principalmente à comunidade mais carente -, não poderia deixar de cumprir a minha obrigação, como cidadão e parlamentar, de prestar esta homenagem.

Algumas coisas transcendem as nossas vontades. O esporte é capaz disso; o esporte de alta competitividade; o esporte de transformação social, que é aquele no qual acredito. Nesses dias me vi torcendo, se não me falha a memória, pelo jamaicano Usain Bolt. Para mim, ele é um ídolo que transpõe barreiras. Possivelmente, no nascedouro, ele deve ter tido as suas dificuldades. Mas foi lá, e venceu.

Temos o exemplo de um brasileiro, filho de imigrantes italianos - que é a minha saga, que são os meus pais. Cada vez que o vejo na pista, eu o vejo com alegria, com carinho, com amor. Às vezes, sem pensar em tudo por que ele passou. Eu o vejo como um ídolo, assim, como o homem mais rápido nas águas. Estou falando de Cesar Cielo, da Cidade de Americana, um homem que tanta alegria trouxe não somente aos brasileiros, mas também ao mundo. Ele é um cidadão do mundo.

Um primo da Itália, professor universitário em Roma, na área de Ciências Políticas, ligou-me: “Mas como é que você, vizinho de Americana, tinha um recordista mundial de natação e nunca me disse nada?” Respondi: “Se eu contar todos os recordistas que nós, brasileiros, temos, você não vai gostar.” Aí, tirei um sarro dele.

Falo em forma de brincadeira, mas quero dizer, efetivamente, como o esporte pode isso. Houve momentos da história em que guerras foram afloradas e, quando havia uma competição, parava-se tudo para poder torcer. Vejo no esporte a possibilidade de uma transformação social. Eu, que nasci politicamente dentro do esporte... Como jogador de futebol não fui lá essas coisas, não tive a oportunidade, mas jogo minha bola até hoje e estou planejando dar minha volta olímpica com 62 anos. Faltam nove anos, estou quase querendo antecipar. Não abro mão, primeiro, porque acredito; segundo, porque faz bem; e terceiro, porque você consegue, através de uma atividade esportiva, conhecer pessoas, dar risada, poder conhecer ensinamentos. Vejo, no karatê, essa possibilidade.

Tenho o hábito de dormir cedo e acordar cedo. Pelas manhãs, assisto a telejornais. Em reportagens sobre a famigerada droga que espalha, vemos crianças de sete, oito anos, consumindo crack, dia e noite. Será que essas crianças tiveram a oportunidade de ter um contanto com o esporte? Duvido. Se tivessem tido, com certeza, suas vidas seriam diferentes.

Temos um mandato. Às vezes, alguns parlamentares acham que o poder é eterno, que o mandato é eterno. Enganam-se. O povo nos dá o mandato, empresta-nos, coloca-nos em avaliação a cada quatro anos: você deve ser reconduzido, vá; você não prestou um bom trabalho, não vá. Na política, pode-se ganhar ou perder uma eleição, mas o que você constrói, no dia a dia, são as amizades. Se amanhã o Sensei não for mais presidente, podem ter a certeza absoluta de que ele terá deste parlamentar a mesma amizade, a mesma admiração. Até maiores, mesmo eu não sendo mais um parlamentar. Feliz daquela autoridade, revestida de poder naquele momento, que se desprovê da casta que se coloca na vida pública.

Tive dois mandatos de deputado federal; o primeiro de deputado estadual. Vi muitos maus políticos, com certeza. Mas vi, também, homens públicos da mais alta estima, da extrema direita à extrema esquerda; homens que querem o bem; mulheres comprometidas com a causa pública, com o trato da coisa pública. Isso é o que nos faz seguir.

Infelizmente, convivi muito pouco com meu pai, que aos 44 anos foi embora deste mundo. Ele era um imigrante italiano, que veio ao Brasil porque o país lhe deu essa oportunidade. Minha mãe era até muito mais brasileira. Numa época da vida, meu pai pensou em voltar à Itália. Minha mãe disse: “Não, quando eu mais precisei, o Brasil abriu as portas para nós. Aqui quero ficar; aqui quero criar os meus filhos.” Bem, lembro-me de meu pai. Se fosse um time jogar em Araraquara - a Seleção Italiana, que veio jogar contra a Ferroviária -, lá estava ele com a família inteira, prestando a sua homenagem. Se fosse um circo à Cidade de Americana - ele não tinha dinheiro nos primeiros momentos, éramos pequenos -, ele ia ajudar a descarregar o caminhão dessa companhia para garantir um ingresso para a minha mãe e para os meus dois irmãos.

Temos que nos valorizar através dessas pessoas sábias. No leito de morte, em Campinas, uma das últimas coisas que ele me disse, que não posso esquecer pelo tempo que viver, foi: “Sempre que você tiver uma dificuldade na sua vida, pergunte a quem viveu mais do que você. Talvez quem viveu mais do que você tenha a oportunidade de ter vivido a dificuldade que você, porventura, esteja vivendo.” Meu pai era analfabeto, morreu sem saber ler, escrevia, assinava. A minha mãe fez Mobral com 55 anos, mas com certeza carrego comigo o legado de conduta, de trabalho, de amor à vida e a este país chamado Brasil.

Por isso, não poderia deixar de lembrar e de fazer essa homenagem ao povo descendente de Okinawa, como disse o Dr. Masahiro, que me antecedeu. Tive a oportunidade de conhecer Japão. O japonês, às vezes, é tão sábio que seu silêncio nos explica. Sou vice-Presidente da Federação Paulista de Futebol e fui convidado para uma festa de despedida do Zico no Japão. Não foi em Tóquio, mas no interior do Japão. Acho que foi em Kyoto.

Cheguei ao aeroporto e lá estava o Sr. Matsunaga, nosso intérprete, o Sr. Pedro, que dirigia, da empresa Matsushita, eu e um atleta que gostaria de não citar. Saímos do aeroporto e seguimos o caminho para o hotel. Matsunaga, o intérprete, ofereceu-nos balas e todos aceitaram. Peguei o papel e guardei no bolso, mas o outro atleta, que também aceitou a bala, pegou o papel, abriu a janela do carro e o jogou fora. O motorista, sem nenhuma palavra, deu sinal, estacionou o carro, desceu, procurou o papel de bala, atravessou a pista, pegou o papel e o guardou no lixinho dentro do carro. Quando muito encontro com esse atleta, ou ligo para ele, pergunto: “Você não está jogando papel pela janela do carro, não é?” Este é um exemplo da desnecessidade de dizer uma palavra para que seja compreendida a profundidade daquele ato.

Profº Oshiro e esposa, e a todos que levam o nome do karatê, essa arte milenar que proporciona possibilidade de transformação, uns dentro da questão mais social, como disse o Profº Longo, e outros como técnicos e atletas preparando os nossos competidores, e a todos que fazem, por meio do esporte, a possibilidade da transformação social. É nesse esporte, nessa sabedoria e nessa vontade que acredito. Fico muito feliz em ser seu amigo. Embora vivamos tão próximos, a 100 metros, vemo-nos muito pouco. Precisamos nos ver mais para que eu aprenda mais com a sabedoria e pelos anos que o senhor já viveu e por meio desse trabalho maravilhoso, que presta a todo o Estado de São Paulo como Presidente da Federação Paulista de Karatê. Em seu nome e de toda a diretoria da Federação que aqui está, a nossa direita, homens abnegados, digo parabéns e obrigado. Que Deus os abençoe e dê sabedoria sempre para conduzir esse legado fundamental, que é a arte esportiva do Karatê.

Não poderia deixar também de externar a minha compreensão ao meu companheiro de partido. Aliás, hoje é Dia da Árvore. E neste momento, como disse Odair, que possamos plantar essa semente. E os frutos serão colhidos por toda a sociedade de maneira próspera e honrosa. O meio ambiente pede socorro em todos os sentidos. Estaremos hoje numa audiência pública, em Santo André, discutindo sobre um projeto de lei que tramita nesta Casa, sobre Política Estadual de Mudanças Climáticas. Tenho presidido todas as sessões, em nome da Presidência da Comissão do Meio Ambiente. Odair Dias foi uma grata revelação e satisfação nos meios políticos de Americana. Tem tido a sabedoria de utilizar seu mandato como uma transformação, é um elo entre a sociedade e o Poder Executivo constituído. Que Deus lhe dê sabedoria para continuar nessa luta. O esporte e os amigos são perenes. O mandato, às vezes sim, às vezes não, e só o fato de participarmos já é uma vitória. Que Deus o abençoe nessa empreitada.

Em nome do Sr. Presidente desta Casa, Deputado Barros Munhoz, que está afastado para tratamento de saúde, e também do vice-Presidente, Deputado Conte Lopes, agradecemos a todos vocês, inclusive aos funcionários - do Som, da Taquigrafia, da Ata, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da TV Assembleia e da Cultura, da Imprensa, da Polícia Militar, da Polícia Civil -, e a todos que vivem para proporcionar o bem às pessoas.

Parabéns, mais uma vez. Posso dizer com certeza que não fiz nada mais do que minha obrigação ao homenagear vocês, que nos prestam uma homenagem todos os dias de nossas vidas. Que Deus abençoe a todos.

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades, aos funcionários desta Casa e àqueles que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 12 horas e oito minutos.

 

* * *