http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

24 DE OUTUBRO DE 2011

050ª SESSÃO SOLENE EM homenagem AO COMPLEXO EDUCACIONAL SANTA CECÍLIA, DA CIDADE DE SANTOS, PELO SEU QUINQUAGÉSIMO ANIVERSÁRIO”

 

Presidente: TELMA DE SOUZA

 

RESUMO

001 - TELMA DE SOUZA

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a pedido da Deputada Telma de Souza, ora na condução dos trabalhos, para "Homenagear o Complexo Educacional Santa Cecília, da cidade de Santos, pelo seu quinquagésimo aniversário". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Saúda a direção do Complexo Educacional Santa Cecília, a quem declara sua amizade de três décadas. Destaca festividades do calendário da instituição, das quais participou no decorrer dos anos. Lê texto em homenagem à entidade, com ênfase para seu histórico educacional. Fala da missão da Rádio e TV Unisanta. Considera altamente qualificados os profissionais da instituição. Discorre sobre sua carreira acadêmica, da qual desistiu ao ingressar na vida pública. Fala do trabalho conceituado desempenhado pelo Complexo Educacional Santa Cecília, o qual é reconhecido pela população santista.

 

002 - CARLOS TEIXEIRA FILHO

Vice-Prefeito de Santos e Secretário de Assistência Social, representando o Prefeito, Senhor João Paulo Papa, cumprimenta as autoridades presentes. Lembra a aquisição da primeira propriedade do Complexo Educacional Santa Cecília. Tece comentários sobre a obra assistencial desenvolvida pela entidade. Elogia a concessão de bolsas de estudos a estudantes da periferia de Santos. Agradece a família Pirilo e Teixeira, que, adita, acreditaram e investiram na Educação. Destaca o crescimento da instituição. Parabeniza a Deputada Telma de Souza pela iniciativa e o Complexo Santa Cecília pelo aniversário.

 

003 - Presidente TELMA DE SOUZA

Informa que esta sessão solene será transmitida em data oportuna. Anuncia a apresentação de vídeo institucional sobre o Complexo Educacional Santa Cecília, Colégio  e Universidade. Presta homenagens à Professora Nilza Pirilo Teixeira, Fundadora do Complexo Educacional Santa Cecília, com a entrega de uma placa comemorativa dos 50 anos da instituição. Entrega flores às Senhoras Sílvia Ângela Teixeira Penteado, Reitora da Universidade Santa Cecília e à Senhora Lúcia Maria Teixeira Furlani, Presidente da Sociedade Mantenedora do Complexo Educacional Santa Cecília.

 

004 - LÚCIA MARIA TEIXEIRA FURLANI

Presidente da Sociedade Mantenedora do Complexo Educacional Santa Cecília, cumprimenta a Deputada Telma de Souza. Lembra a trajetória da Parlamentar enquanto professora da instituição. Saúda as autoridades presentes. Enfatiza que o Santa Cecília pertence à sociedade. Faz agradecimentos gerais.

 

005 - SÍLVIA ÂNGELA TEIXEIRA PENTEADO

Reitora da Universidade Santa Cecília, relata o histórico do Complexo Educacional Santa Cecília e sua evolução. Deseja que as sementes, em favor da Educação, frutifiquem. Comenta os propósitos da instituição. Agradece pela homenagem.

 

006 - MARCELO PIRILO TEIXEIRA

Pró-Reitor Administrativo da Unisanta, agradece a iniciativa da Deputada Telma de Souza. Enaltece o discurso da Parlamentar acerca do Complexo Educacional Santa Cecília. Destaca as conquistas da Deputada, a quem faz elogios. Ressalta o talento de alunos da instituição, que ganharam destaque em competições nacionais de engenharia.

 

007 - Presidente TELMA DE SOUZA

Reitera a transmissão desta solenidade pela TV Assembleia. Fala da importância do Pré-Sal para a Baixada Santista. Destaca o compromisso do Complexo Educacional Santa Cecília. Parabeniza a entidade pelo trabalho realizado em 50 anos de existência. Enfatiza a dedicação das gerações da família Teixeira. Comenta as dificuldades enfrentadas pela instituição. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão, a Sra. Telma de Souza.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - TELMA DE SOUZA - PT - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - TELMA DE SOUZA - PT - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Para compor a nossa mesa, tenho a honra de chamar a minha esquerda, D. Nilza Pirilo Teixeira, fundadora do Complexo Educacional Santa Cecília. Também a minha esquerda, a Reitora da Universidade de Santa Cecília, Dra. Silvia Ângela Teixeira Penteado. A minha direita, minha amiga Lúcia Maria Teixeira Furlani, Presidente da Sociedade Mantenedora do Complexo Educacional Santa Cecília. (Palmas.) Também a minha direita, o Sr. Marcelo Pirilo Teixeira, Pró-Reitor Administrativo da Universidade Santa Cecília. (Palmas.) Também vamos receber, os jovens Renata Teixeira Penteado Savini, a quem eu peço uma salva de palmas. (Palmas.) Marcos Teixeira Penteado. (Palmas.) Milton Teixeira filho. (Palmas.) E a novíssima geração, Marcelo Teixeira Filho (Palmas.), além dos queridos Professores e amigos, que não vão me cobrar hoje a entrega das notas. Professora Zuleika Senger Gonçalves, Professora Marilisa Grottone, Professor Aquelino Vasques. (Palmas.)

Também fazendo parte da nossa mesa, Ilmo. Sr. vice-Prefeito de Santos, representando o Prefeito João Paulo Tavares Papa, Carlos Teixeira Filho. (Palmas.) E a nossa sempre Deputada Estadual e Professora, minha Secretária de Educação à época que fui Prefeita de Santos, Maria Lucia Prandi Gomes. (Palmas.) Ainda fazendo parte da nossa mesa, o Sr. Hamilton Prado Alves, representando o Deputado Federal Beto Mansur e o Deputado Estadual Antonio Salim Curiati. Muito obrigada pela representação. (Palmas.)

O Sr. Roberto Antonio da Costa, Diretor Superintendente do jornal “A Tribuna”. (Palmas.) O Sr. Carlos Conde, Editor Chefe do jornal “A Tribuna de Santos”. (Palmas.) O Dr. Augusto Froes, diretor de “Santos, Sempre Santos”, um blog. (Palmas.) E Elias Francisco Silva Junior, Presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, Facesp Jovem. (Palmas.) Muito obrigada pela presença de todos. (Palmas.)

Antes de começar a nossa audiência, propriamente dita, solicito que as seguintes informações sejam repassadas aos Srs.. Essa Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Barros Munhoz, atendendo solicitação desta Deputada, com a finalidade de homenagem ao Complexo Educacional Santa Cecília, pelos seus 50 anos de atividade, para quem eu peço uma salva de palmas neste momento. (Palmas.)

E neste momento, iniciamos o nosso ato propriamente dito, convidando todos os presentes para, respeitosamente, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - TELMA DE SOUZA - PT - Tenho a honra de saudar a Universidade Santa Cecília, o Complexo Santa Cecília, com a qual convivo em termos pessoais, em termos de amizade, termos educacionais, há pelo menos três décadas. Nos anos 80, tornei-me uma professora da maravilhosa Faculdade de Artes Plásticas. E desde então, o convívio com a família Teixeira, o convívio não só no dia 15 de outubro, onde se comemora muita coisa, aniversário de fundação, aniversário do Dr. Milton antecipadamente, e principalmente o Complexo como um todo. Além das festas de natal e de todas as pontuações que fazem parte do cotidiano das nossas vidas, eu aprendi a conviver com a família Teixeira, com as meninas, que é como eu as chamo. Marcelo não cabe, a D. Nilza e D. Emília cabem. É um matriarcado forte. A Cristina Kirchner ganhou, ontem, a eleição para mostrar que viemos para ficar. Mas, brincadeiras a parte, eu tenho um texto que vou ler e que, de alguma maneira, tenta resumir toda a historia do Complexo Santa Cecília. Décadas possam ser traduzidas por um discurso, no momento de uma efeméride, no momento de uma consagração, no momento de uma festa como a de agora.

Eu acho que o que é da vida, especialmente ao Santa Cecília, ao Santa, como nós chamamos, é justamente aquele “calor humano”. Aquilo que só nós, que somos professores da entidade, sabemos no cotidiano. Como não me lembrar da Silvia, com aquela voz doce, “Professores, meus amores, já tocou a campainha”. O jeito doce de dizer “Vão para a sala de aula, que é hora de dar aula”. Eu não sei se ela continua fazendo isso, mas suponho que sim. Ou a Lúcia, com os seus passinhos apressados, o que não tem de estatura, tem de vitalidade por aqueles corredores. Ou quando eu via o Professor Milton e o Marcelo atravessando, brincávamos nos corredores, “Lá vai o rei e o herdeiro’, e eles não ouviam a gente falar. Ou a Cecília e as crianças mais carentes das creches e tudo aquilo que a família Teixeira acolhe.

Então, eu seria, talvez, inoportuna e ineficaz ao tentar traduzir isso. Porque só quem convive, sabe das alegrias, das tristezas, das questões negativas e positivas, mas daquelas que são infinitamente maiores, que são justamente aquilo que nos traz hoje, em uma manhã de segunda-feira, para celebrar esse jubileu de ouro da nossa universidade.

Permitam-me que eu leia algumas situações que todos deverão conhecer, senão todos como um todo, em alguma parcela da vida de cada um que aqui está. Professores, alunos, funcionários e assim por diante.

Um casarão amarelo, flores no jardim, salas de amor e acima de tudo, a missão e a arte de ensinar, transformar o mundo, as pessoas e a sociedade através do saber. Essa não é uma fórmula mágica, mas o princípio de tudo, a essência da educação, que em 50 anos, mostra-se mais do que verdadeira e eficaz no Complexo Santa Cecília, criado pelas mãos generosas e corações acolhedores de Milton Teixeira, Nilza Pirilo Teixeira e Emília Pirilo.

Hoje, a semente plantada no casarão da esquina da Rua Silva Jardim com a Avenida Rodrigues Alves, número 322, no Macuco, germina e frutifica naqueles que cresceram dessa união. Filhos, netos, e mais de 1500 professores e colaboradores, mantém o exemplo dessa família e trabalham para expandir, em alto nível, as atividades do “Santa”, como todos dizem por aí. Eu também sou do “Santa”. Sou professora desde a década de 80. Mas, o que não sabem, é que parte expressiva da minha equipe que me assessora como Deputada, também é do “santa”. E isso significa muito para mim.

O Complexo Educacional é um dos maiores e mais reconhecidos de toda a América Latina. São 32 cursos de graduação, 70 de pós-graduação e extensão, mestrados e doutorados além de diversos intercâmbios internacionais. Os números impressionam, 25.800 alunos formaram-se no Colégio Santa Cecília até hoje. E 40 mil alunos formaram-se na Universidade e na Pós Graduação, Mestrados e Doutorados.

Atualmente, são 15 mil alunos da educação infantil a pós-graduação. Essa marca expressiva não se alcança por acaso. É resultado do esforço de uma família, cuja dedicação vem desde a primeira unidade. Portanto, a história retorna a origem, o que dá muito mais força ao Complexo Santa Cecília. É a soma do trabalho e da dedicação, que começou em 15 de outubro de 1961, na escola primária com quatro funcionários e 26 alunos, filhos de portuários, e disso eu sei muito bem. De porto, nós sabemos que somos da cidade. Em 1965, surgiu o Ginásio Santa Cecília, para no ano seguinte mudar de Camões, número 224, a um imóvel próprio. O que, certamente, dava muito mais confiança para a família seguir a diante.

Três anos depois, em 1969, nasceu o Curso de Contabilidade do Colégio Santa Cecília. Ocorreu também, a conquista do Boqueirão. Os Teixeira compraram o antigo Colégio Monte Serrat, fincando raízes profundas e duradouras na Rua Osvaldo Cruz, número 266. Podem acreditar, isso foi só o começo.

O crescimento era inevitável, e novos desafios imperativos apareceram. Em 1971, a primeira faculdade, Engenharia de Operações para atender o Polo Industrial de Cubatão, evidenciando a preocupação com o desenvolvimento da Baixada Santista. Aliás, ainda hoje isso ocorre em relação ao Pré Sal.

Logo, como em toda a existência do Santa Cecília, a expansão aliada a qualidade de ensino ditou a regra, culminando com uma parceria com o Centro de Estudos Unificados Bandeirantes da família Viegas.

Em 1996, as duas faculdades dividiram-se amigavelmente, abrindo espaço para a criação da universidade Santa Cecília, a UniSanta. Tendo como Primeira Reitora a Professora Dra. Sílvia Ângela Teixeira Penteado, que ao lado dos seus irmãos, Lúcia Maria, Maria Cecília e Marcelo Teixeira, regem magnificamente como convém a uma Reitora, todos os momentos do Complexo.

Devo destacar ainda, os espíritos empreendedores dos jovens Mohamed, Miltinho, Marcos e Renata, além de Munir e a turminha jovem, Marcelinho, Caroline e Lucas. Quem sabe, a direção do futuro.

Essa nova geração, que aprende na prática o ofício de Milton, Nilza e Emília, tem pela frente, o fortalecimento dos já referenciais Complexos esportivos e de comunicação.

No esporte, o Santa é uma fábrica de campeões, que não para de produzir. No basquete registram-se as passagens vitoriosas das equipes coordenadas pelos professores Mono e Nóbrega, vencedores de torneios regionais e internacionais.

Na natação, poderíamos passar horas lembrando nomes, mas para não ser indelicada, cito a joia mais recente, Ana Marcela. Ouro no Mundial de Xangai, na China, onde tive a desventura de quebrar o meu braço na semana passada. Nada é por acaso. E claro, a imortal, querida, Renata Conde.

Marcelo é o autor do livro Revolution Nove, sobre a nadadora morta, lamentavelmente, no Canal da Mancha, em 1988, por hipotermia. Ao lado das provas esportivas, os jogos da UniSanta, é um evento consolidado no calendário esportivo universitário, aguardado com ansiedade por todas as equipes. E a Copa Bonga provoca ebulições no campo.

O Complexo Santa Cecília completa-se com o sistema Santa Cecília de Rádio e Televisão Educativas, sob o comando de José Roberto Fidalgo e também do meu querido Nilson, que está fazendo jus. Ele está em um momento impressionantemente importante, fazendo jus a um discurso. Ele já chega com o Presidente da Caixa Econômica, com quem nós temos muitas tarefas a fazer. A rádio preserva a programação de qualidade. Um diferencial. A TV hoje aqui presente, cujo sinal originário da TV Litoral cumpre a integração regional pelo aparelho de televisão.

Não posso deixar de citar o meu amigo e colega de escola, Armando Gomes, Âncora do Esporte Por Esporte, campeão absoluto de audiência na Baixada Santista, e dizem, o único a bater o Programa do Jô Soares. Isso não é pouca coisa. O Armando fica todo prosa e o Santa Cecília também.

Para terminar, toda essa pujança ilustra o pioneirismo do Santa Cecília, ao longo das últimas cinco décadas, cumprindo, dia a dia, o ofício de ensinar como elo essencial na engrenagem do conhecimento.

Certificações internacionais, prêmios, intercâmbios, publicações científicas, pesquisas e acima de tudo, profissionais qualificados que fazem o presente de Santos, da Baixada Santista e do Brasil, ser cada vez mais intenso. E o futuro, cada vez mais promissor, são as marcas dessa instituição no seio santista, homenageada pelo povo paulista, em sua representação, hoje, na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Para finalizar, Sras. e Srs., vou me referenciar a essa mesa, na pessoa de D. Nilza, fica mais simples, e com certeza, mais profundo e robusto. Quero dizer, que nasci professora e com certeza morrerei professora. E os aprendizados que nós temos nas salas de aula, muitas vezes são superiores àqueles que nós pretendemos dar aos nossos alunos. Eu não tenho dúvida disso.

No Santa, a alegria dos jovens com a segurança de uma direção que realmente zela por eles. Zelava, zela e zelará, é com certeza uma das bênçãos da minha vida. Eu deixei de lecionar porque entrei na vida pública, como todo mundo sabe. Mas, aquilo que eu aprendi no Santa, tenho certeza que falo pelos inúmeros professores que aqui estão, é inigualável. Porque quando fazemos parte de uma equipe que decide crescer junto, Silvia, Lúcia, Marcelo, com certeza também nos tornamos uma pessoa agregadora.

Quando estamos aqui, em uma segunda-feira, com um trânsito infernal, atravessando a Imigrantes, com toda a dificuldade que nós observamos, eu digo a vocês, que nada mais justo do que essa homenagem ao Santa Cecília, como fizemos hoje. É pouco, gente. Porque a vida não se traduz por homenagens formais, como é a de hoje. A vida é mais do que isso. A vida é aquilo que pulsa nos corredores da TV, nos programas, nas músicas escolhidas, mas, especialmente, nas salas de aula. Especialmente no coração generoso, como eu disse no início, e acolhedor da família Teixeira. Como tudo na vida, há quem goste de nós, e há quem não goste de nós. É assim que a vida é. Mas eu tenho certeza que ninguém na nossa cidade e na nossa região pode levantar uma cláusula de mancha negativa, no sentido da seriedade do trabalho desenvolvido no Complexo Santa Cecília. Eu não falo só da (ininteligível), e falo dos Srs. e das Sras. que estão sentados aí.

Eu falo da capacidade de uma família, que como todas as famílias, tem suas dificuldades, seus acertos. As famílias são assim, de continuar um trabalho que é nessa amalgama, não é só de DNA, mas amalgama da solidariedade, para existir, que ocorre na Baixada Santista e na cidade de Santos.

Por isso, muitíssimo obrigada pela presença. Um grande beijo para todos, em especial para a família Teixeira e àqueles que representam o Complexo aqui na mesa, para quem eu peço uma grande salva de palmas. Muito obrigada. (Palmas.)

Continuando o nosso ato, eu passo a palavra, respeitosamente, ao Sr. Carlos Teixeira Filho, Secretário de Assistência Social, nesse momento representando o Prefeito de Santos, João Paulo Papa.

 

O SR. CARLOS TEIXEIRA FILHO - Bom dia a todos. Bom dia à Deputada Telma de Souza. Cumprimento a Deputada Telma de Souza e a todos os deputados desta Casa. Cumprimento a nossa querida Nilza, Sílvia, Lúcia, Marcelo, Cecília, que não está conosco, a Tia Emília e o Milton Teixeira. Hamiltinho, ao Mohamed, ao Munir, Marcelinho, Caroline, Lucas, a toda a família. E ao Marcos e Renata, também aqui conosco.

Acho que, com a coragem e o comprometimento de responsabilidade que aqui foi bem exposto pela nossa querida Deputada nessa homenagem, ao trabalho realizado pela Santa Cecília. E para mim foi, uma grata surpresa, fico alegre, da aquisição daquela casa, do início da Rodrigues Alves com a Silva Jardim, que para mim trouxe muita alegria. Ontem, eu ainda passei por lá e fiquei admirado, pensando que podia comprar aquela casa, retornar e fazer dali uma referência, não sei qual é o objetivo do Complexo, mas transformar aquilo em um centro de estudos, uma diretoria. Mas, falar de Complexo UniSanta é falar da cidade de Santos, é falar da Rodrigues Alves com a Silva Jardim, da Luis de Camões, falar da Osvaldo Cruz e falar do comprometimento e responsabilidade dessa família, e eu posso falar que é uma grande parceira da municipalidade, do Poder Público em todas as áreas da saúde, educação, e falo da assistência social.

Da assistência social, no momento em que há um comprometimento e quando procurei a família, para que a gente pudesse transformar alguns estudantes da nossa cidade; estudantes que eu falo, são estudantes da periferia de Santos, da região da zona noroeste, com a possibilidade de entrar no curso universitário e ser recebido pela família com uma bolsa de estudo. E eles estão terminando o curso. São pessoas que tiveram acesso a informação, educação, e estão transmitindo tudo aquilo que eles aprenderam no Complexo, a toda aquela região, fazendo com que aquelas outras pessoas interessem-se pelo estudo. Isso é muito importante, é falar da Santa Cecília.

Falar de Santa Cecília é falar da nossa parceria e estaremos indo para a Itália, Turin, levar o nosso projeto realizado em pesquisa da evasão escolar. Por que os nossos jovens estão deixando a escola no ensino fundamental, no ensino médio. Por que eles estão abandonando a escola, o que nós podemos investir na educação. Isso é falar do Complexo UniSanta.

Estaremos levando o UniSanta para a Itália, onde nós teremos aqui em Santos, o Observatório da Juventude. Então, levaremos para a Europa, o trabalho realizado pela UniSanta.

É essa parceria que leva o trabalho da UniSanta, a crescer como a cidade de Santos cresce.

Então, obrigado à família Pirilo, família Teixeira, que acreditaram em educação e transformaram aquela casa da Rodrigues Alves e Silva Jardim, nesse Complexo que nós temos.

Vou confidenciar que, quando jovem, eu morava no Boqueirão, eu não estudei na UniSanta, mas eu ia na piscina da UniSanta com o Bagdá. Ele abria as portas para toda a juventude lá, todos os jovens e lá nós dávamos um mergulho na piscina. E então, você vê a importância. Todos nós jovens naquele momento, e apreciando o crescimento da UniSanta. Então, parabéns, em nome do João Paulo Tavares Papa, e todo o povo santista.

Parabéns, Telma de Souza, por essa homenagem e que vocês continuem a terem esse trabalho, não só educacional, mas também trabalho social, que vocês bem realizam. A vida é muito curta para ser pequena, e vocês transformam essa vida em uma grande vida, em uma grande transformação para a nossa cidade. Parabéns a todos e parabéns ao Complexo UniSanta. Muito obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - TELMA DE SOUZA - PT - Muito obrigada, vice-Prefeito Carlos Teixeira Filho. Antes de indicar a exibição de um vídeo sobre o Complexo Educacional, gostaria de informar que essa Sessão Solene será no próximo sábado, dia 29 de outubro, às 21 horas, pelos canais 66, TVA, canal 13, Net, e a TV digital aberta, canal 61,2.

Depois, eu repetirei esses canais. Nesse momento, teremos a exibição de um vídeo sobre o Complexo Educacional Santa Cecília, Colégio e Universidade.

 

* * *

 

- É feita a exibição de vídeo.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - TELMA DE SOUZA - PT - Neste momento, nós vamos prestar uma homenagem à Professora Nilza Pirilo Teixeira, fundadora do Santa Cecília, com a entrega uma placa comemorativa dos 50 anos do Complexo Educacional Santa Cecília. Professora Nilza, por favor. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - TELMA DE SOUZA - PT - Na placa, há os seguintes dizeres: “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. Paulo Freire.

“A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, por iniciativa da Deputada Telma de Souza - PT, parabeniza alunos, professores e diretores do Complexo Educacional Santa Cecília, pelos 50 anos de atividade. São Paulo, 24 de outubro de 2011. Telma de Souza, Deputada Estadual, Quarta Secretária da Assembleia Legislativa”.

Muitíssimo obrigada. (Palmas.)

Peço, agora em seguida, para fazer a entrega da homenagem à Sra. Silvia Ângela Teixeira Penteado, Reitora da Universidade Santa Cecília, pelo vice-Prefeito de Santos, Sr. Carlos Teixeira Filho. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - TELMA DE SOUZA - PT - E pediria a nossa Deputada Estadual Maria Lúcia Prandi, que fizesse a entrega das flores à querida Lúcia Maria Teixeira Furlani. (Palmas.) (ininteligível.)

 

* * *

 

- É feita a entrega das flores.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - TELMA DE SOUZA - PT - Essa Presidência, agora, formalmente, concede a palavra à Sra. Lúcia Maria Teixeira Furlani, para a saudação, e também em nome de todos os seus outros irmãos, ou como quiserem, ou se todos quiserem. Na verdade, aqui diz que eu tenho que conceder a palavra a Sra. Maria Lúcia Teixeira Furlani, a Sra. Silvia Ângela Teixeira Penteado, para o Sr. Marcelo Pirilo Teixeira. Então, eu peço que cada um faça um pequeno dropes da sua apresentação ou um por todos. A família decide. Quem sou eu para decidir em nome deles, por favor.

 

A SRA. LÚCIA MARIA TEIXEIRA FURLANI - Nós, como sempre unidos, em nome de toda a família, em nome dos fundadores, Nilza, Milton, Emília, que com certeza também estão presentes aqui, acompanhando com sua vibração e sua sempre presente espiritualidade e apoio. Em nome de toda a família, queremos cumprimentar a Professora Telma, sempre professora do Santa. Ela, que quando dava aula na nossa Faculdade de Artes Plásticas, foi eleita pela primeira vez, e lembro de toda a alegria do complexo dos alunos. Ela estava dando aula quando fomos cumprimentá-la. E já naquela época, ela se dividia entre a educação e a política. Mas ela continua a grande política, que honra a nossa cidade das causas do porto, das causas da educação, de todas as causas de Santos e região. E também aquela que está presente falando a voz da nossa cidade. Nós queremos agradecer. Tem um carinho todo especial, você que é e continua sendo do Santa, e que nos dá muito orgulho pela sua trajetória. Queremos cumprimentar e agradecer a toda a Assembleia Legislativa, ao povo de São Paulo, por essa honra, as autoridades presentes, vice-Prefeitos, amigos de “A Tribuna”, Antonio, a sempre Deputada Maria Lucia. Enfim, todos os presentes aqui. Nossos professores, alunos, funcionários, ex-alunos, professores, sempre amigos.

Uma coisa que você falou, Telma, reflete o que todos sentem. A nossa escola. A nossa universidade. O Santa Cecília pode ser dirigido pela família Teixeira, mas é a escola de todos. Pode ser uma escola particular, mas ela tem esse caráter público. Ela está não apenas naqueles prédios azuis da Osvaldo Cruz. Mas ela pulsa em cada um, pulsa nos diversos lugares onde a UniSanta leva a sua ação, por intermédio dos seus Professores, dos seus alunos, em todo o Brasil e no exterior.

Hoje, nós que não estávamos programados para falar, e o cerimonial disse que teríamos que agradecer. Mais do que justo agradecer à sua homenagem, mais do que justo falar em nome dos nossos alunos e professores. E repetir que, nos próximos anos, faremos e deveremos fazer muito mais. Sabemos que a educação deve nortear todas as ações políticas como cidadãos. O pouco que podemos fazer, mas o muito que representa, sem dúvida, será feito por todos que aqui estão representando, e por todos aqueles que esperam muito do Santa.

Então, contem todos com o nosso agradecimento e com o compromisso renovado de fazer muito, porque o país e a região, muito precisam. Muito obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. SÍLVIA ÂNGELA TEIXEIRA PENTEADO - Segunda-feira, de outubro, uma coisa inusitada, plenário Juscelino Kubitschek repleto de educadores, em uma Sessão Solene, presidida por uma mulher.

Acredito que duas coisas aconteceram de importante nessa manhã. Essa homenagem que louva a todo o complexo. Os que vieram antes e depois do que aqueles que aqui estão. Mas, principalmente, mostrar que com as bênçãos de Deus nas estradas da vida, às vezes, dos caminhos podem ser outros. O que aconteceu hoje, quando vínhamos naquele engarrafamento no trânsito. E de repente os meus irmãos, Lúcia e eu, ficamos no ônibus dos Professores. E não sei por que eu me senti como há algumas décadas atrás, talvez na primeira excursão que fiz, quando vim a São Paulo, no ônibus dos Professores, com aquelas crianças enlouquecidas, nem dormiam quando vinham à excursão do Playcenter, do Zoológico; e eu sentia todo aquele “pulsar” naquele ônibus dos Professores, e lembrei que quando entrávamos em São Paulo, duas escolas, uma de religiosos, o Colégio Modelo, sempre com os meus irmãos e meu pai ao meu lado, no mesmo ônibus dos Professores, nós pensávamos: “Quando o Santa vai chegar a ter a magnitude dessas escolas reconhecidas em todo o Estado?” Eram sete janelas apenas.

De lá para cá, alguma coisa mudou na educação brasileira. Algumas escolas envelheceram, outras mudaram de ramo, outras mudaram de mantenedora e o Santa está evoluindo. E talvez, como essa primavera de outubro tardia, queira Deus que essas sementes, que são constantemente adubadas com o calor da mão daqueles que pensam que fazem e sabem aquilo que querem. Que acreditam na educação. Eu acho que o melhor agradecimento, Sra. Deputada, nesse momento, perante toda essa comunidade reunida, é essa.

É esse propósito, de levar essa instituição a evoluir. Com as bênçãos de deus, acreditar que a educação possa fazer diferença nesse imenso país. É uma escola digna, que valoriza os talentos onde quer que ele se encontre.

Uma escola que reconhece, diuturnamente, aqueles que pregam a sua idoneidade. É esse o melhor propósito dessa primavera tardia. Muito obrigada a todos. Obrigada. (Palmas.)

 

O SR. MARCELO PIRILO TEIXEIRA - Encerrando de uma forma muito rápida, nós gostaríamos, Telma, do fundo do coração, de agradecer a sua iniciativa, homologada pelos seus companheiros de trabalho desta Assembleia. As suas palavras de hoje, dessa manhã, foram muito mais que de Professora. Foram de uma criatura oriunda de um pai trabalhador do porto, que o nosso início foi exatamente voltado na Rodrigues Alves para a clientela portuária. Para todas as famílias que precisavam de uma escola primária, que naquele momento começou com 26 alunos, e em seguida para Luis de Camões e para Osvaldo Cruz, mantendo essa mesma chama. A chama da esperança, de abrirmos as portas da educação para aqueles menos favorecidos.

Quando observamos seu perfil, percebemos não só uma Professora, que consegue passar aos seus alunos, todos os seus ensinamentos e experiências, mas, acima de tudo, uma mulher que é vencedora também na política, no lar. E um exemplo para que tantas gerações Cecilianas, porque como disseram a Silvia e a Lúcia, nós não mediremos esforços para continuarmos atendendo a esses alunos. Esses alunos, que tem um grande talento e comprovadamente, pelos seus bancos escolares, pelos seus trabalhos e projetos alicerçados nos ensinamentos desses mestres, conseguem chegar a um ponto que poucos sabem e aqui vou (ininteligível) de uma instituição como a FIFA estão representadas em Telma de Souza. E nós temos exatamente essa missão. Dar continuidade a esse objetivo, Ricardo, que é engenheiro de Santos e estar dentro de um dos projetos da UniSanta, que foi aprovado para concorrer as novas tecnologias, a modernização do futebol da Fifa. Aluno do Santa Cecília. Dentre os 15 projetos apresentados, um deles é oriundo da Engenharia do Santa.

Esse é um orgulho que nem todos podem ter. Salve o Santa! (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - TELMA DE SOUZA - PT - Obrigada à família Teixeira. Estamos chegando ao fim do nosso ato. Eu queria novamente repetir a data, horário e canais que passarão o vídeo desta nossa atividade, desta nossa comemoração, desse ato solene. Dia 29 de outubro, sábado, às 21 horas, pelos canais 66, TVA, 13, NET, e TV Digital Aberta, canal 61.2.

Antes de encerrarmos, eu gostaria de falar muito rapidamente algo. Às vezes, temos dificuldade de se transportar emocionalmente para uma determinada situação. Eu estava olhando os irmãos do Santa Cecília, e estava pensando que essa é uma coisa que eu nunca aprendi na vida, uma vez que sou filha única. É algo que eu não sei como é. Eu suponho. Eu tomei emprestada a Maria Lucia Prandi, porque somos irmãs de sangue e de vida. Mas, eu queria dizer que essa integração, essa fidelidade e fraternidade que aqui nós vimos, isso é extremamente raro.

Vocês não pegaram algumas lágrimas aqui em cima, lágrimas de verdade, não foi para fazer cenário ou porque nós estamos na Assembleia Legislativa, mas sim porque eu penso que quando pomos em revista, 50 anos de vida, não é pouca coisa.

Imagina, eu nem sei o que é isso porque eu não vivi 50 anos de vida. É uma coisa fenomenal. Eu vejo o Roberto Antonio e o Carlos Conde representando a Tribuna, que tem o dobro dessa idade e mais um pouco. Eu vejo que também são entidades aqui presentes juntando esforços, mostrando a pujança da cidade, que agora se debruça junto com a região, para a questão do Pré Sal e para a questão de novos momentos, que eu insisto, tem que ser um desenvolvimento econômico com qualidade de vida.

Não interessa esse passo em relação ao poder econômico, se nós não tivermos a rua para transitar, o ar para respirar, a flor para podermos enfeitar os nossos jardins e por aí vai.

Eu acho que hoje, o compromisso que se tem nessa Casa, a Lúcia falou duas vezes, mais 50 anos. Com certeza, outros muitos mais. Sabe por que, Lucia? Porque a boa semente está muito enraizada. Eu citei pelo menos três gerações. Aliás, se contar com o seu pai, são quatro. Milton e Nilza, os que estão aqui, os filhos, os netos, Renata, enfim. E os filhotinhos, Marcelinho, Lucas, e a Carol, são quatro gerações.

Isso é inusitado. Eu vou dizer algo aqui, pode ser um lugar incomum, deslocado, isso é brilhante. Mas isso também provoca mal estar, eu diria um tanto de inveja naqueles que assim não conseguem fazer. Porque esse é um elemento da vida. O ser humano é assim. Eu falo isso, porque eu vejo que vocês têm, durante a vida, driblado muitas situações negativas. Mas, se tantas pessoas estão aqui hoje, é porque as nossas vidas têm estado juntas. Com maior ou menor proporção, com maior ou menor intensidade, mas juntas. Nossa sobrevivência material, mas também nossa sobrevivência de respeito ao trabalho e, porque não a nossa sobrevivência afetiva? Isso, com certeza, é a grande láurea do dia de hoje. Não há palavras que nenhum de nós tenhamos dito hoje, nem o vice-Prefeito, nem eu e nem a família, que possa traduzir isso. Então, para brindar 50, mais 50 e mais 50, eu gostaria de encerrar esse momento dessa solenidade, dizendo que outras haverá de acontecer. Sempre brindando a educação, brindando a fraternidade, brindando a solidariedade e um melhor futuro para nós e para as nossas crianças.

Está terminada a presente sessão. Muitíssimo obrigada. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 12 horas e 27 minutos.

 

* * *