17 DE OUTUBRO DE 2005

051ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO “PROGRAMA CLUBE VERDADE, DA RÁDIO CLUBE DE RIBEIRÃO PRETO E TV CLUBE, RETRANSMISSORA DA TV BANDEIRANTES

 

Presidência: RAFAEL SILVA

 

Secretário: BALEIA ROSSI

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 17/10/2005 - Sessão 51ª S. SOLENE Publ. DOE:

Presidente: RAFAEL SILVA

 

HOMENAGEAR O "PROGRAMA CLUBE VERDADE, DA RÁDIO CLUBE DE RIBEIRÃO PRETO E TV CLUBE, RETRANSMISSORA DA TV BANDEIRANTES"

001 - RAFAEL SILVA

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado Rafael Silva com a finalidade de homenagear o "Programa Clube Verdade, da Rádio Clube de Ribeirão Preto e TV Clube, retransmissora da TV Bandeirantes". Convida todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional.

 

002 - BALEIA ROSSI

Deputado Estadual, parabeniza a equipe de Wilson Toni, que recuperou a audiência da emissora.

 

003 - ARNALDO JARDIM

Deputado estadual, lembra a defesa de Wilson Toni às entidades filantrópicas e sua capacidade de liderança.

 

004 - GILSON DE SOUZA

Deputado estadual, fala sobre o valor de Wilson Toni no fortalecimento da região. Relembra o título de "Cidadão Francano" outorgado a Orestes Quércia.

 

005 - FABIANO RIBEIRO

Diretor do programa "Clube Verdade", discorre sobre a carreira de Wilson Toni como jornalista, Vereador, Deputado e Secretário de Estado.

 

006 - WELSON GASPARINI

Prefeito de Ribeirão Preto, tece comentários sobre as qualidades de Wilson Toni como político e comunicador. Elogia seu trabalho em benefício das entidades filantrópicas.

 

007 - CÍCERO GOMES DA SILVA

Presidente da Câmara Municipal de Ribeirão, destaca o trabalho que o homenageado realiza em prol da região de Ribeirão Preto.

 

008 - ORESTES QUÉRCIA

Ex-Governador do Estado de São Paulo, parabeniza o Deputado Rafael Silva pela homenagem prestada ao jornalista Wilson Toni, como também seu ingresso no PMDB.

 

009 - DUARTE NOGUEIRA

Secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, tece comentários sobre o domínio de Wilson Toni nas várias mídias. Fala de seu trabalho assistencial através do programa Clube Verdade.

 

010 - Presidente RAFAEL SILVA

Discorre sobre as qualidades do ex-Deputado Wilson Toni, como político e comunicador. Saúda os dirigentes da TV Bandeirantes. Agradece a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Baleia Rossi para, como 2º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - BALEIA ROSSI - PMDB - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Esta Presidência nomeia as seguintes autoridades: o nobre Deputado Duarte Nogueira, Secretário de Agricultura, representando o Sr. Governador Geraldo Alckmin; o Prefeito Municipal pela quarta vez, Dr. Welson Gasparini, que já foi Deputado Estadual desta Casa; o ex-Governador, sempre governador para amigos e todos e amigo particular do sempre Deputado José Wilson Toni, Dr. Orestes Quércia, o Sr. Fabiano Ribeiro, que faz parte da equipe e ocupa cargo importante dentro da organização do jornalista Wilson Toni e que o está representando nesse Ato. Esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Rodrigo Garcia, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de homenagear o Programa Clube Verdade da Rádio Clube de Ribeirão Preto e TV Clube, retransmissora da TV Bandeirantes, principalmente ao grande comandante deste programa, o ex Deputado José Wilson Toni, um homem que marca com a sua vida a história da região de Ribeirão Preto.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional do Brasil, executado pelo Coral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do Tenente Ismael Alves de Oliveira.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Agradecemos ao Coral da Polícia Militar, ao Tenente Ismael, seu regente e ao soldado Reginaldo, tecladista, pela brilhante apresentação. Em uma Sessão Solene como esta, a execução do Hino Nacional do Brasil traz um brilho especial.

Convidamos o nobre Deputado Baleia Rossi, Líder da Bancada do PMDB nesta Casa, para que faça a leitura das autoridades presentes neste ato e faça uso da palavra em nome de seu partido.

 

O SR. BALEIA ROSSI - PMDB - Queremos registrar a presença do Exmo. Srs. Deputados Geraldo Vinholi, 2º Secretário desta Casa, Gilson de Souza, Jorge Caruso, 1º vice-Presidente da Assembléia, Arnaldo Jardim, Líder do PPS nesta Casa; Sr. Marco Aurélio, Prefeito do Município de Guará; Sr. Wilson Egydio dos Santos, Prefeito de Serra Azul; Sr. Antônio Agassi, Prefeito de Tambaú; Sr. Valério Antonio Galante, Prefeito de Serrana; Sr. Sidney Franco da Rocha, Prefeito de Franca: Sr. Mário Sérgio Saud Reis, Prefeito Municipal de Jardinópolis; Sr. Cícero Gomes da Silva, Presidente da Câmara Municipal de Ribeirão Preto; Sr. Samuel Antonio Zanferdini, Vereador e Delegado de Polícia de Ribeirão Preto; Sr. Sebastião de Souza, Delegado de Polícia e Vereador da Câmara Municipal de Ribeirão Preto; Sr. Antonio Carlos Capela, Vereador de Ribeirão Preto; Sr. Mário Augusto Cândido, Vereador de Serrana; Sr. Sérgio Miranda de Souza, representando o Deputado Vanderlei Macris; Sr. Carlos Henrique Araújo Garcia, Delegado de Polícia de Ribeirão Preto; Sr. Luciano de Oliveira Santos, representando o Deputado Campos Machado; Sr. Paulo Garefa e Sra. Gislaine Spanollo, representando o Prefeito de Sertãozinho, Sr. José Alberto Gimenez.

Sr. Presidente em exercício, Deputado Rafael Silva, Deputado Duarte Nogueira, Secretário da Agricultura do Estado de São Paulo, neste ato, representando o Governador Geraldo Alckmin, ex-Governador e Presidente estadual do PMDB, nosso líder Orestes Quércia, Prefeito da minha querida Ribeirão Preto, Welson Gasparini, Fabiano Ribeiro, representando, neste ato,o jornalista Wilson Toni, o grande homenageado desta Sessão Solene, autoridades já nominadas, senhoras e senhores, quero cumprimentar a AssembléiaLegislativa do Estado de São Paulo que faz esta homenagem não só ao homem público, ao jornalista Wilson Toni, mas a toda uma equipe de trabalho.

O Clube Verdade hoje, tanto o rádio como a televisão, tem mais de cem pessoas, homens e mulheres, trabalhando com seriedade para levar a informação ao público, sendo o grande prestador de serviço à comunidade de Ribeirão Preto e da nossa região.

Por isso, nobre Deputado Rafael Silva, V. Exa. teve a grande felicidade de fazer esta homenagem ao Clube Verdade, que contou com o apoio de todos os Deputados que votaram por unanimidade para a realização desta Sessão Solene.

Sei que o Deputado Rafael Silva falará sobre a história do Toni, a história do Clube Verdade, mas quero relembrar um momento em que o rádio AM, não só em Ribeirão Preto, mas em todos os lugares, estava em baixa, perdendo audiência, perdendo ouvintes, e o Toni conseguiu, em Ribeirão Preto e na nossa região, com seu trabalho de determinação, garra, coragem, denúncia, de prestação de serviço, bater todos os recordes de audiência.

Depois, o Toni resolveu migrar o Clube Verdade do rádio para a televisão. Tive a honra de ser seu companheiro no Sistema Clube de Comunicação, que também pode receber esta homenagem junto com o Toni e o Clube Verdade, porque o Sistema Clube de Comunicação, nas figuras do Pizzani, Vilela, Demétrio, faz um trabalho extraordinário de comunicação na nossa região. O Toni, mais uma vez, mostrou sua competência jornalística ao bater todos os recordes de audiência também na televisão, no horário das 13 às 15 horas.

Esta homenagem, portanto, é a esse grupo de pessoas que, com determinação, junto com o Toni, faz com que o Clube Verdade na rádio, o Clube Verdade na televisão, e o jornal “Verdade” em Ribeirão Preto, sejam também um espaço importante da nossa comunicação.

Como Deputado estadual desta Casa, não poderia deixar de comparecer a esta sessão, porque, realmente, o Toni merece, haja vista o número de presentes a este ato. O Clube Verdade fez história, faz história e ainda fará mais.

Quero, para finalizar, deixar uma mensagem ao Toni. Ele foi vereador, Deputado estadual, Secretário da Promoção Social no Governo Quércia, teve uma vida pública muito ativa e conseguiu deixá-la. Fez o que poucos conseguem. Passou então para a área de comunicação, para seu jornalismo de denúncia, investigativo.

Tive a felicidade - com o aval do nosso Presidente estadual Orestes Quércia - de trazer o Toni para nosso partido e filiá-lo ao PMDB. Já fiz um apelo a ele no seu programa e volto a fazer aqui para que ele volte à vida pública. Sei que isso pode até representar um ônus para ele, pois é melhor ficar em Ribeirão, comandando a rádio, a televisão, mas Ribeirão Preto precisa de mais representatividade em Brasília.

Temos o Deputado Coraucci, teremos o Deputado Nogueira candidato a federal, o Deputado Arnaldo Jardim candidato federal, mas tenho certeza de que ao lado desses companheiros vamos ter no PMDB o Toni como candidato a Deputado federal, será Deputado e poderá ainda mais trabalhar por Ribeirão Preto e pela nossa região. Um grande abraço a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - O nobre Deputado Baleia Rossi fez uma colocação muito boa. Só que o Baleia vai continuar como Deputado Estadual e ele falou Toni para Deputado Federal. Eu aprovo. Não quero disputar com Toni uma eleição porque realmente é tarefa muito difícil. Eu falo “Toni, você tem de continuar como Deputado Federal. Vamos ter o Nogueira, o Arnaldo Jardim.” E eles ficam bravos comigo: “Rafael, porque você não fala para ele sair estadual?” Realmente Wilson Toni é o grande nome da região de Ribeirão Preto. Agradecemos as palavras do nobre Deputado Baleia Rossi.

O nobre Deputado Vitor Sapienza está com problemas de saúde. Mandou um comunicado justificando a sua ausência, mas vai acompanhar toda essa gravação pela TV Assembléia Legislativa e tomar conhecimento daquilo que aconteceu. Então o Deputado Vitor Sapienza, apesar de não estar aqui fisicamente, está mentalmente presente.

O nobre Deputado Arnaldo Jardim, que será Deputado Federal pela região de Rio Preto, vai fazer uso da palavra neste momento.

 

O SR. ARNALDO JARDIM - PPS - Bom dia a todas as senhoras e senhores. A primeira impressão que me assalta neste instante, antes até de fazer os compromissos protocolares, é o fato de que ninguém está aqui por acaso e fico muito feliz porque sabemos distinguir quando se faz uma homenagem só com o aspecto da sua formalidade ou quando se presta uma homenagem fundada em razões, em história em compromissos.

Quero cumprimentar o Deputado Rafael Silva pela sua iniciativa, o que demonstra a sua sensibilidade para com os compromissos de Ribeirão Preto e região e para com uma pregação que faz do Deputado Rafael Silva um permanente tribuno, que é a defesa dos princípios éticos da representação política.

Nesse período que estamos vivendo, em que há necessidade de afirmar a legitimidade da representação, esta homenagem que faz aqui o Deputado Rafael Silva a um complexo de comunicação que é fundado no profissionalismo e na seriedade e capitaneado por um homem que tem sentido público, se reveste de profundo significado.

Cumprimentando o Deputado Rafael Silva quero cumprimentar meus colegas da Assembléia Legislativa, o jovem e vibrante Baleia Rossi, que lidera o PMDB aqui nesta Casa; o Deputado Gilson de Souza, que também expressa uma liderança importante para toda nossa região aqui na Assembléia Legislativa de São Paulo. Quero dizer da nossa alegria de poder receber aqui um representante do Governador e ele se faz representar na figura do nosso amigo Deputado Duarte Nogueira, Secretário da Agricultura, alguém da região que faz com que a sua presença nos lembre um período em que o Toni esteve à frente da Secretaria da Promoção Social e o fez com denodo e com o compromisso que o caracteriza. Ali mesmo vejo uma faixa de entidades filantrópicas homenageando e agradecendo o trabalho permanente que faz o Clube Verdade de Wilson Toni em defesa dessas entidades. Ele fez isso como Secretário de Assistência e Promoção Social do Estado de São Paulo.

Quero cumprimentar o Prefeito Gasparini e o cumprimentando saudar todos os prefeitos que aqui estão. Quero dizer que o Clube Verdade tem dado uma cobertura muito importante aos municípios da nossa região. Por isso que identifico essa presença tão expressiva nesse instante, levando o problema de cada uma das cidades.

Agora mesmo, há questão de uma semana, a região comemorou um fato importante: a duplicação da Abrão Assed, a rodovia que passando por Serrana nos liga até a Ribeirão Preto. E temos de lembrar o papel destacado que o Clube Verdade e Wilson Toni tiveram para que essa obra pudesse ser conquistada, obra fundamental e estratégica para a nossa região.

Está aqui o Prefeito de Serrana e vereadores, que também tiveram uma participação muito expressiva. É um fato concreto gerado a partir dessa iniciativa. Está aqui para minha satisfação, para a honra de toda a Assembléia Legislativa de São Paulo o ex-Governador e referência para todos nós da luta democrática, da luta do municipalismo, que é o Dr. Orestes Quércia.

Sou uma pessoa que tenho a honra de ter convivido com o Quércia, tê-lo apoiado na condição de parlamentar que fui aqui, apoiei com muito entusiasmo o seu governo, privo de uma relação pessoal através inclusive da minha esposa, que tem com Dona Alaíde e com Dr. Orestes também uma relação de muito significado. O Quércia é aquilo que sabemos: companheiro e leal. E ele é assim com Wilson Toni, ele que é um comunicador. E quero dizer que ao Quércia, como ao Wilson Toni, subscrevo, embora possa parecer até uma ameaça de votos, mas subscrevo com entusiasmo aquilo que disse Baleia Rossi: ao Wilson Toni e a Orestes Quércia caberão missões importantes de representação política no futuro, eles que já a desenvolveram anteriormente.

Cumprimentando o Fabiano Ribeiro quero cumprimentar a família e a equipe Wilson Toni. Wilson Toni sempre foi isso: um formador de pessoas, um formador de lideranças, quantos de nós assistiram repórteres que pela sua mão alçaram vôo, tiverem oportunidades de se desenvolver; quantos de nós viram iniciativas diferentes no plano da cultura que o Wilson Toni acalentou; quantos de nós não sabe que o Wilson Toni chegou a tomar conta de praças em Ribeirão Preto. E lá ao lado do Espaço Cidadania, ali na Sete de Setembro, sabemos que o Wilson Toni faz isso com denodo e com uma presença sempre efetiva.

A esse aspecto que tem tido o Clube Verdade de formar também pessoas, lideranças, quero saudar isso que se comemora nesse instante. Cumprimentando o nosso Cícero, Presidente da Câmara de Ribeirão Preto, quero cumprimentar todos os vereadores de diferentes cidades que estão aqui conosco e saudar também - falamos do Legislativo, do Executivo - a presença do Judiciário na figura do Vereador Capela, Presidente da entidade que representa os funcionários do Judiciário em âmbito estadual.

Meus amigos e minhas amigas, o que é uma sessão solene da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo? A sessão solene da Assembléia Legislativa de São Paulo se destina a um instrumento que tem os parlamentares e o utilizou bem o Deputado Rafael Silva com o nosso entusiasmo para poder homenagear fatos, entidades e lideranças que ajudam a construir o espírito de São Paulo e a preservar o espírito Bandeirante. O espírito Bandeirante significa ser capaz de inovar, ser capaz de ousar, ser capaz de muitas vezes afrontar os poderosos para poder prevalecer o poder do interesse público, para poder prevalecer o interesse popular. É isso que faz o Clube Verdade. Essa tem sido a história e a vida de Wilson Toni.

É isso que a Assembléia Legislativa comemora hoje, é isso que o Poder Legislativo festeja hoje, na certeza de que este comportamento dignifica a vida pública no Estado de São Paulo. Parabéns ao Clube Verdade. Parabéns a Wilson Toni. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Solicitamos a presença do nobre Deputado Gilson de Souza, representando PFL nesta sessão solene.

 

O SR. GILSON DE SOUZA - PFL - Bom dia a todos. Sinto-me bem à vontade, porque, na verdade, não só o Toni, como também o jornalista, como também o repórter da nossa região, mas o Wilson Toni pessoa, o ser humano. Posso dizer, com toda a sinceridade, porque quando era Vereador na cidade de Franca, em 1982, o Toni era Vereador de Ribeirão Preto. Sempre nos falávamos, encontrávamo-nos.

Existe algo muito importante, que me chamou muito a atenção e que quero relatar aqui. Quando Vereador liguei para o Toni a respeito de um jogador chamado Panjoca, do Paissandu, que precisava buscar o seu espaço no Estado de São Paulo e o Toni tinha um relacionamento muito grande no Comercial.

Na verdade aconteceu de uma forma muito interessante. O Alfredinho era o técnico do Comercial. Chegou o Gilson de Souza, desconhecido em Ribeirão Preto, conhecido em Franca como Vereador. Chegamos no Comercial - o Toni, com todo aquele jeito simpático, prestativo - e apresentamos o Panjoca para o Alfredinho. Interessante foi que o Toni, de um lado, bem espontâneo, disse: “Alfredinho, tenho certeza que o Panjoca é a solução do Comercial.” Na verdade, ele foi a decepção do Comercial. Foi um jogador que não produziu nada. Quando nos encontramos sempre nos lembramos desse Panjoca, fica esse lado bem amigo, bem gostoso.

Gostaria de parabenizar o Deputado Rafael Silva pela indicação, pela feliz homenagem, o Nogueirinha, o representante do governador, o prefeito Gasparini, o Fabiano, os companheiros da Casa, Deputados Baleia Rossi e Arnaldo Jardim; os prefeitos da região, o Sidney e todos.

Quero também relatar um fato importante. Quando Vereador na cidade de Franca tive a honra de ser o autor de uma indicação do título de cidadão francano ao nosso sempre governador Orestes Quércia. Fiquei muito feliz por ter tido aquela oportunidade. Só tenho que agradecer à região e a todos por esse elo e por esse entrosamento, que são muito importantes para o fortalecimento da nossa região.

Como sempre fala o Toni em sua programação a nossa região é diferenciada, com pessoas e lideranças com o pensamento voltado para o seu desenvolvimento regional. Então, isso é muito importante.

Quero parabenizar o Deputado Rafael Silva e deixar, carinhosamente, a toda a equipe de trabalho do Toni, o meu abraço e dizer, de coração, que temos uma amizade de muitos anos, independentemente do que ele é, do seu conhecimento e do seu potencial na parte do jornalismo. A todos os meus parabéns e o meu muito obrigado! (Palmas.)

 

O Sr. Presidente - Rafael Silva - Pdt - Agradecendo as palavras do nobre companheiro Deputado Gilson de Souza, representando o PFL, concedo a palavra a um dos diretores da empresa jornalística, do Clube Verdade, Fabiano Ribeiro, que representa o sempre Deputado e sempre Secretário José Wilson Toni.

 

O sr. fabiano ribeiro - Bom dia a todos! Gostaria de falar o que manda o meu coração. E ele está mandando que eu leia um discurso que elaborei, senão não vai sair nada certo:

Excelentíssimo Presidente da Mesa, Senhores Deputados, demais autoridades presentes, Senhoras e Senhores:

Para mim é uma grande honra poder representar o jornalista José Wilson Toni e a empresa Clube Verdade, na qual trabalho e tenho o privilégio de colaborar para o seu engrandecimento.

Infelizmente, por motivos pessoais, o jornalista Wilson Toni não pôde comparecer a essa Sessão Solene, mas me sinto muito a vontade para falar um pouco sobre o homem que sempre se mostrou presente em defender a população, o patrão que faz questão de estar ao lado dos funcionários e, principalmente, do amigo que aprendi a admirar nesses longos anos de convívio.

Toni desde criança mostrou sua aptidão pelo microfone e no trato com o público. Começou bem cedo no rádio. Seu amor e dedicação pela profissão lhe deram credibilidade, confiança e carinho do povo ribeirão-pretano. Esse reconhecimento lhe assegurou uma votação histórica e uma cadeira na Câmara Municipal da cidade.

Depois se elegeu Deputado estadual e trabalhou muito nessa Casa de Leis, por Ribeirão Preto e região. Toni também foi Secretário Estadual de Promoção Social e seus trabalhos são lembrados até hoje.

Apesar da intensidade na vida política, ele nunca esqueceu as origens e sempre esteve empunhando um microfone para defender a população.

Toni conseguiu conciliar ainda a vida de jornalista com a de empreendedor. Em 1997, quando deixou a rádio CMN, montou uma pequena equipe de pouco mais de dez profissionais, unindo o jornal Verdade, que já circulava diariamente na região, a um programa jornalístico na rádio Clube AM. Dessa união nasceu o Clube Verdade.

O programa foi conquistando aos poucos o público e logo alcançou também as telas da TV Clube, retransmissora da Rede Bandeirantes. A equipe que começou reduzida, hoje conta com mais de 200 profissionais.

A audiência e a credibilidade do Clube Verdade, seja no rádio, na TV, ou nas páginas do jornal, é indiscutível. Isso porque, além do cunho jornalístico, o Clube Verdade sempre esteve atento a outras prioridades da população.

Hoje, a empresa estimula estudantes das oitavas séries da região por meio do concurso Vale Bolsa, em que os melhores alunos são beneficiados com bolsas de estudos integrais em escolas particulares de segundo grau de alto nível.

As cidades vizinhas são integradas pelo concurso Beleza Verdade, que além de um concurso para valorizar as meninas da região, tem um cunho social, com parcerias com os Fundos Sociais de cada município.

O esporte também é motivo de satisfação com os Jogos da Primavera. Neste ano, o torneio alcança sua 24ª edição e é considerado a maior competição estudantil do interior do País.

Outros eventos e campanhas em prol de entidades assistenciais são realizadas rotineiramente pelo Clube Verdade. Isso sem esquecer, em momento algum, o compromisso com a informação.

Essa é um pouco da história do Clube Verdade, que existe graças a dedicação de sua equipe e do seu idealizador, o jornalista Wilson Toni.

Receber essa homenagem nessa importante Casa de Leis é motivo de orgulho para nós integrantes do Clube Verdade e tenho certeza, mais ainda para o jornalista Wilson Toni. Essa homenagem aumenta ainda mais nossa responsabilidade. Esperamos poder ser sempre merecedores dessa confiança e faremos de tudo para isso. Muito obrigado.

 

o Sr. Presidente - Rafael Silva - PDT - Agradecendo as palavras do Fabiano Ribeiro, um dos diretores da empresa Clube Verdade e amigo pessoal do sempre Deputado Wilson Toni, peço a participação do Dr. Welson Gasparini, prefeito de Ribeirão Preto pela quarta vez, que foi companheiro de Wilson Toni durante muitos anos.

Lembro-me, Prefeito Gasparini, do Wilson Toni garoto, engajado na campanha eleitoral de Welson Gasparini. Lembro-me de Wilson Toni na Rádio 79, a antiga 79, participando de um grupo vencedor.

Portanto, o prefeito Welson Gasparini vai falar em nome do Mário Sérgio, de Jardinópolis; do Wilsinho, de Serra Azul; do Marco Aurélio, de Guará; do Sidney Franco da Rocha; do Valério Galante. Ele vai falar em nome de todos os prefeitos da região, em nome dos vereadores daquela grande região de Ribeirão Preto.

Tem a palavra o Prefeito Welson Gasparini.

 

O SR. WELSON GASPARINI - Muito obrigado, Presidente desta Sessão Solene e autor do projeto de homenagem ao Clube Verdade, Deputado Rafael Silva, e também ao José Wilson Toni. Quero saudar ainda os integrantes da Mesa; ex-Governador Orestes Quércia; Fabiano Ribeiro que representa o José Wilson Toni; Secretário da Agricultura e Deputado Duarte Nogueira, representando o Governador Geraldo Alckmin; Srs. Deputados presentes, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

Sei que todos os prefeitos, todos os vereadores, o Presidente da Câmara, o Cícero Gomes da Silva de Ribeirão Preto, gostariam de usar da palavra também e por questão protocolar pediram-me para falar em nome de todos. Tenho a certeza de que o carinho, a admiração e o respeito de todos se expressam tranqüilamente nesta Sessão Solene.

Presidente Rafael Silva, parabéns pela iniciativa. O jornalista, Deputado, radialista Wilson Toni sem dúvida é grande merecedor desta homenagem. Conheço Wilson Toni desde a época de nossa juventude. Ele foi um brilhante repórter e radialista, um brilhante jornalista, um brilhante vereador, um brilhante Deputado estadual, um brilhante empresário da comunicação e um brilhante homem da TV. Em todas as atividades que Wilson Toni vem desenvolvendo, ou já desenvolveu, foi brilhante. Aqui mesmo, nesta Casa, tenho a certeza de que ainda ressoam seus discursos, sempre entusiasmados, inflamados porque uma das qualidades do Wilson Toni era defender com intransigência aquilo que achava certo, e que acha que é o certo. Ainda hoje as suas posições quando desagrada a alguns é firme no que acredita e no que pensa ser o certo. Tem ainda uma grande qualidade: sempre abriu seus meios de comunicação a todos, principalmente aos políticos, mesmo àqueles com que não se confraternizava no sentido de apoio. Os seus microfones, seu canal de TV, seu jornal sempre estiveram à disposição para demonstrar democraticamente os pensamentos daqueles que inclusive divergiam dele em determinados assuntos.

As entidades, as associações de Ribeirão Preto devem muito à coragem, ao destemor e à maneira inteligente como José Wilson Toni se conduz nos meios de comunicação.

Neste momento, quero em nome de Ribeirão Preto, da nossa região toda agradecer a você, Jose´Wilson Toni, e pedir que continue nessa linha. Isso é muito importante. Precisamos de comunicadores que sejam corajosos, que tomem posições e que efetivamente representem acima de tudo os grandes anseios populares.

Esta homenagem que a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo lhe presta hoje, sem dúvida alguma, é um reconhecimento ao muito que você já fez e ao muito que ainda fará usando os meios de comunicação como o Clube Verdade, o jornal “A Verdade” e todas as possibilidades que tem, e quem sabe como Deputado - desejo-lhe isso -, seja estadual ou federal, volte a atuar novamente no Poder Legislativo representando condignamente como representou no passado a região de Ribeirão Preto.

Parabéns! Confiamos em você e temos a certeza de que continuará sendo sempre um orgulho para todos nós. Muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Agradecemos as palavras do Dr. Welson Gasparini, que foi vereador, Deputado estadual, Deputado federal, quatro vezes prefeito de Ribeirão Preto.

Pedimos também que o Legislativo tenha uma participação mais ampla às palavras do Vereador Cícero Gomes da Silva, que já é vereador em Ribeirão Preto há quase 30 anos e Presidente da Câmara Municipal de Ribeirão Preto mais uma vez. Só de Presidência de Câmara Municipal tem uns 20 anos. E ele não é velho, não, Cícero Gomes da Silva, carinhosamente chamado de baiano, já que é pernambucano e amigo pessoal do sempre Deputado Wilson Toni.

Com a palavra Cícero Gomes da Silva.

 

O SR. CÍCERO GOMES DA SILVA - Bom dia a todos. Gostaria de cumprimentar o Deputado Rafael Silva que juntamente com os Deputados Baleia Rossi e Arnaldo Jardim representam a cidade de Ribeirão Preto e região nesta Casa. Também não poderia esquecer do Deputado Gilson de Souza que é da nossa vizinha cidade de Franca.

Quero dizer que é uma satisfação muito grande ter esses homens aqui na Assembléia Legislativa. Quando Toni foi Deputado tínhamos cinco Deputados de Ribeirão Preto. Hoje só temos três. Oxalá que no ano que vem possamos ter mais cinco ou seis, que também não é diferente de nossa bancada federal.

Gostaria de cumprimentar o Governador do Estado aqui representado pelo Deputado Duarte Nogueira, também de Ribeirão Preto; o ex-Governador, Presidente do nosso partido, PMDB, Orestes Quércia que transformou a nossa Cidade de Ribeirão Preto. Foi o Governador que mudou a história de Ribeirão Preto em termos de obras. Cumprimentar também Fabiano Ribeiro, representante do Clube Verdade e a figura do Deputado Wilson Toni, o Juliano, toda a equipe do Clube verdade, meus companheiros vereadores de Ribeirão Preto, Samuel Zamfredini, Sebastião de Souza, Antônio Carlos Capela, vereadores de outras cidades, prefeitos de nossas cidades e dizer que o Toni tem uma característica toda especial, diferente. E o homem tem que ter essa característica diferente, especial.

Não podemos mais conviver com as pessoas que fazem sempre o mesmo. Precisamos fazer algo diferente. E também não acredito naquele que acha que não muda. Como seres humanos inteligentes sabemos que a cada minuto, a cada instante mudamos, e para melhor. Toni é para Ribeirão Preto como Quércia foi - guardadas as devidas proporções -, como os nossos Deputados que representam bem Ribeirão Preto, especialmente o Deputado Rafael Silva. Convivi com Toni desde os tempos de escola. Fizemos política juntos. Fomos eleitos vereadores também juntos. Participamos da vida de Ribeirão Preto há mais de três décadas e conheço profundamente o trabalho que faz o Toni. Não é capaz de dizer não para ninguém, sempre atento às atividades da cidade, especialmente ligadas às pessoas menos favorecidas. Portanto, esta homenagem não é só ao Deputado Wilson Toni, é a nós de Ribeirão Preto. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Digo nós pela simplicidade do Cícero, professor, advogado, vereador há muito tempo; nós, de Ribeirão Preto, hoje, sim, estamos sendo homenageados porque Wilson Toni faz parte da história viva dessa grande região.

Meu inconsciente me lembrou do nome do Prefeito de Tambaú, - não citei o seu nome - um grande amigo nosso também. E o Prefeito de Jardinópolis neste momento está representando na ausência do Prefeito Gasparini que tem um compromisso, Prefeito Mário Sérgio está representando a região toda.

Governador Quércia, lembro-me de que como vereador estive no Palácio acompanhado do Deputado Wagner Rossi. Depois, chegou o Deputado Wilson Toni, Secretário da Promoção Social, e tínhamos um problema para resolver na área da Educação, um problema que afetava milhares de estudantes da região de Ribeirão Preto. E o Governador Quércia, com todo aquele carinho, atendeu um vereador de Ribeirão Preto.

Depois num encontro de prefeitos, na Baixada, o Governador Quércia fez um discurso e disse: “Havia um rei antigo que disse ao seu ministro: Precisamos plantar aquela árvore ainda hoje. E o ministro retrucou: Mas, por que? Esta árvore demora 100 anos para crescer, majestade. Não precisamos plantá-la hoje, podemos fazer amanhã. E o rei disse: Se a plantarmos amanhã, ela vai demorar 100 anos e um dia, por isso precisamos plantá-la hoje.” E Wilson Toni tinha este tipo de pensamento, ele não deixava para amanhã realmente o que pretendia fazer.

O protocolo existe para ser respeitado e para ser quebrado. Coloco à disposição dos prefeitos presentes, se quiserem fazer uso da palavra, podem fazê-lo. Estejam à vontade, podem usar a palavra neste espaço democrático, porque Wilson Toni sempre abriu os seus microfones para todo mundo, para todos os políticos de todos os partidos.

Assim, em homenagem a Wilson Toni, abrimos este espaço de forma democrática para quem quiser fazer uso da palavra. (Pausa.)

Não havendo intenção de usar a palavra por parte dos importantes líderes aqui presentes, pedimos ao sempre Governador Orestes Quércia, amigo pessoal de Wilson Toni, para que faça uso da palavra, dando um brilho especial a esta solenidade.

 

O SR. ORESTES QUÉRCIA - Meu caro Rafael Silva, nosso Deputado que teve a iniciativa desta homenagem tão merecida a Wilson Toni; companheiros Srs. Deputados e amigos, o Fabiano que representa o Wilson Toni, o Mário, o Gasparini, o Sidney, todos os prefeitos da região da Grande Pedregulho, os vereadores, o Cícero e nossos amigos de diversos partidos, o que caracteriza, vamos dizer, a ação do Wilson Toni, uma pessoa admirável, companheiro que faz hoje do jornalismo na televisão, no rádio e no jornal, uma ação muito importante, uma ação de colaboração na região de Ribeirão Preto, onde participam todos aqueles que têm o direito de usar a palavra, de falar independentemente dos partidos políticos.

Fico feliz em poder atender o convite do Rafael porque sou amigo e respeito muito o Wilson Toni, uma pessoa que, segundo o Gasparini, foi brilhante numa porção de atividades. Eu poderia dizer que ele também foi brilhante como Secretário de Estado. Na época, ele era do PTB. Hoje em dia, o governo do PT dá um ministério e não deixa o ministro nomear nem o seu secretário particular, mas naquela época, não. No nosso jeito antigo de governar, dávamos realmente toda a força ao secretário. E o secretário nomeava todos os cargos e tinha força. Aquilo projetou Wilson Toni, que foi um grande Secretário.

Assim, fico feliz em poder estar aqui junto com tantos amigos que respeitam e admiram Wilson Toni nesta merecida homenagem, iniciativa do Rafael.

Quero pedir a Deus para que ajude Wilson Toni a ficar firme. Ele teve problemas de saúde e não pôde estar presente aqui. Vamos rezar para que ele fique firme e para que ele continue na sua vida de imprensa e na sua vida política. Recentemente ele ingressou no PMDB para ser candidato. O Baleia já nomeou todos os candidatos a Deputado federal, mas acho que também vai ter algum Deputado estadual lá na região de Ribeirão.

Assim, fico muito feliz em poder trazer esta nossa homenagem. Peço a Deus pela recuperação breve de Wilson Toni para que ele continue na sua luta em favor do nosso estado e em favor do nosso país. Muito obrigado. (Palmas).

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Agradecendo as palavras do nosso Governador Orestes Quércia, concedemos a palavra ao Secretário da Agricultura, Deputado Duarte Nogueira, que também faz parte da história de Ribeirão Preto como Deputado, como homem público, mas como filho também de um político sério, honesto e honrado, que foi prefeito duas vezes da Cidade de Ribeirão Preto.

Fui candidato a vereador com o pai do atual Secretário da Agricultura Duarte Nogueira, o Sr. Antonio Duarte Nogueira, e conheci muito bem aquela figura humana fantástica, homem competente, sério e honrado. E o filho dele está fazendo história na política também. Assim, o nosso companheiro Duarte Nogueira irá fazer uso da palavra, para nossa alegria.

 

O SR. DUARTE NOGUEIRA - Sr. Presidente desta sessão Deputado Rafael Silva e também proponente desta sessão solene em homenagem ao Clube Verdade, à TV Clube, ao jornal Verdade e ao jornalista Wilson Toni; cumprimento os Srs. Deputados Arnaldo Jardim, Baleia Rossi e Gilson de Souza; saúdo o ilustre Governador Orestes Quércia, cumprimento os prefeitos aqui presentes na pessoa do Prefeito de Ribeirão Preto, Gasparini, que precisou se ausentar; estendo também os cumprimentos ao Prefeito de Jardinópolis Mário Sérgio Reis; ao Wilson Egydio de Santos, de Serra Azul; ao Valério Galante, de Serrana; ao Antonio Agassi, de Tambaú; Sidney Franco da Rocha, da nossa querida de Franca e ao Marco Aurélio, Prefeito de Guará; saúdo os parlamentares; o Presidente da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, Vereador Cícero Gomes da Silva; os Vereadores Antonio Carlos Capela, Samuel Zanferdini e Sebastião de Souza; demais autoridades já nominadas; Luciano, representando o Líder do PTB, Deputado Campos Machado; companheiros e colaboradores da equipe do Wilson Toni, que cumprimento na pessoa de Fabiano Ribeiro, do Juliano e de todos aqueles que estão presentes nesta sessão solene.

O Governador Geraldo Alckmin incumbiu-me de representá-lo nesta oportunidade. Aliás, deu-me alguns privilégios, porque além de representá-lo, retorno à Assembléia, Casa de onde estou licenciado no exercício do cargo de Secretário do Estado da Agricultura e Abastecimento, para poder rever os meus colegas, os funcionários e matar um pouco a saudade, mas também participar com muita alegria de uma homenagem singela mas para todos nós de um profundo significado.

Meu caro Rafael, a comunicação talvez seja uma das mais antigas atividades da natureza humana. Com certeza os primeiros habitantes da terra tiveram na necessidade da sua comunicação um exercício maior para sobreviver, para prosperar, para buscar a felicidade e ajudar no desenvolvimento da raça humana.

Nos dias de hoje, em que o planeta possui mais de seis bilhões de habitantes e a tecnologia nos permite num piscar de olhos podermos levar a informação em tempo real a qualquer face do nosso planeta, essa atividade cada vez mais necessária e responsável deve ser feita com profissionalismo e com amor á causa.

Wilson Toni, desde muito jovem, como aqui foi lembrado por vários que me antecederam, escolheu nessa atividade humana de comunicação a sua trajetória de vida. E pôde também, pela oportunidade que a comunicação lhe ofereceu, representar a população de Ribeirão Preto e da nossa região na vida pública, como vereador, como Deputado estadual, e como secretário de Estado do Governo, do Sr. Governador Orestes Quércia.

Mas com certeza é na comunicação que o Toni não só continua a se destacar como se realizou do ponto de vista profissional. Além do aspecto do conglomerado de comunicação e que não é fácil você conseguir ter o descortínio e o gênio necessário para exercer com êxito a atividade da comunicação em três sistemas simultaneamente: na imprensa escrita, através do Jornal Verdade; no rádio, através do Clube Verdade, e na televisão, através do Clube Verdade.

Conseguiu articular uma equipe de profissionais que dele não só exige a presença e o apoio permanente mas enxergam no próprio Toni o mestre, um professor a transferir a eles as experiências que ele acumulou ao longo de toda a sua vida. Portanto, além do aspecto do homem público, do comunicador, o Toni ainda encontra tempo para realizar ações de natureza social, para retribuir à população de Ribeirão Preto, em especial, aos mais necessitados um pouco de tudo aquilo que a cidade que ele acolheu e que ele tanto ama ofereceu para ele ao longo de toda a sua vida.

Portanto, esta sessão solene se justifica, é justa e mais do que isso oferece a um cidadão brasileiro, que exerce na plenitude a atividade da comunicação, crítico contundente por muitas vezes, inclusive deste Deputado e deste homem público, mais com muita habilidade. Aliás, o Sr. Governador Geraldo Alckmin sempre lembra: é bom preferirmos aqueles que nos criticam, porque eles nos corrigem, do que aqueles que nos adulam porque nos corrompem.

Toni, receba em nome de todos nós, em especial do nosso Sr. Governador Geraldo Alckmin, a quem represento aqui, o nosso pleno reconhecimento de que a sua atividade como radialista, como jornalista, mas sobretudo como homem de comunicação é para São Paulo um grande exemplo e para a democracia um esteio fundamental para que possamos continuar exercendo na plenitude todo o conjunto que a sociedade brasileira cada vez mais irá perseguir. Parabéns! Parabéns, Assembléia Legislativa de São Paulo, parabéns, Rafael Silva, parabéns todos nossos Deputados. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Agradecemos as palavras do Deputado Duarte Nogueira, Sr.Secretário de Estado da Agricultura, neste ato representando o Sr. Governador Geraldo Alckmin. O Deputado Duarte Nogueira conhece bem a realidade de Ribeirão Preto e falou da importância do Wilson Toni na informação e na formação do pensamento do pessoal daquela região.

O Deputado Arnaldo Jardim falou da duplicação de Serrana. Estivemos no encontro, Deputado Baleia Rossi, este Deputado, Deputado Arnaldo Jardim, Deputado Duarte Nogueira, o prefeito Valério Galante, o vereador Mario Augusto Cândido, conhecido por Cigano. Foi um trabalho forte, como o Deputado Arnaldo Jardim disse, como o Deputado Baleia Rossi em outras oportunidades falou também e o próprio Deputado Duarte Nogueira.

Mas esse trabalho, Sr. Governador Quércia, teve sempre o amparo e o apoio do jornalista José Wilson Toni, que abriu os microfones do rádio, da televisão e colocou o jornal à disposição dos movimentos em favor da região de Ribeirão Preto.

É apenas um trabalho daqueles que o Toni desenvolveu ao longo de sua vida política. E seu espírito aberto, democrático, como foi o do Sr. Governador Quércia também, inclusive me recebendo em seu gabinete, ele governador eu vereador em Ribeirão Preto; esse espírito democrático, Governador Quércia, fez com que o Toni pudesse dar espaço para todas as correntes políticas de Ribeirão Preto. Ele poderia e podia, e muitas vezes não concordava com a opinião de um líder político, mas ele abria espaço para que esse político pudesse colocar ali a sua vontade.

Ele deu a mim a oportunidade de crescer dentro da política e continua dando essa oportunidade a mim e a todos os políticos da região de Ribeirão Preto. Aquele que se julga injustiçado, aquele que foi prejudicado por uma ação de um governante encontra no Toni o respaldo, a oportunidade de procurar justiça. O Toni continua dando essa abertura a todos. Eu conheço muito bem as entidades filantrópicas da região de Ribeirão Preto e, quando muitas delas se encontravam à beira da falência, procuraram o Wilson Toni, e através de campanhas e mais campanhas ele pôde mudar a realidade dessas entidades, ou seja, Toni se fez presente em todos os setores da vida pública.

Quando uma empresa passava por problemas, precisava da diminuição do ICMS, porque em outros estados existe essa diminuição, o Toni levantou a bandeira. Quando tivemos uma grande indústria de Ribeirão Preto com problemas sérios para sua sobrevivência o Toni abriu os microfones e as páginas de seus jornal e tudo foi resolvido.

Temos aqui o Vereador Sebastião de Sousa, o vereador Tiãozinho, que fala que é vereador 30 horas por dia, o Capela, que falamos que não é capela, já é uma catedral. Cresceu muito na política e realmente é uma figura que participa e está presente, o vereador e delegado de polícia Samuel Zanferdini que conhecem muito bem essa realidade. Eles conhecem muito bem a realidade da região de Ribeirão Preto e eles sabem que Toni representou aquela conquista do crescimento mental do nosso povo. E eu que o diga: sem dinheiro para a campanha eleitoral buscava o Toni e o Toni me dava a oportunidade de usar os seus microfones.

Andado pelas ruas encontro as pessoas que dizem: Rafael, eu te conheci através da rádio do Toni e da televisão do Toni. E também aqui a nossa homenagem aos irmãos Pizani, ao Vilela, ao Demétrio, esse pessoal que oferece a estrutura para que a TV Bandeirantes atue em toda a região de Ribeirão Preto, abrangendo cerca de 100 municípios. Portanto, é uma grande equipe, Fabiano. Você que hoje representa o Toni e está com o Juliano Marcos aqui, está também com o pessoal que dá essa estrutura para que vocês possam trabalhar. Vocês todos fazem parte dessa equipe. E a homenagem que é feita ao Wilson Toni é extensiva a vocês todos.

Wilson Toni representa aqui, Cícero, aquela mudança constante do ser humano que você falou. Parmênides falava que você não consegue tomar banho duas vezes no mesmo rio, porque o rio não será mais o mesmo, as águas passam e o rio tem como sua parte integrante a água. E outros filósofos disseram nem você será mais a mesma pessoa. O escocês David Hume falou: o homem é um feixe de percepções e sensações em constante mudança. E Wilson Toni promoveu essa mudança em Ribeirão Preto. Ele mudou a nossa realidade. Ele fez com que o povo de Ribeirão Preto passasse a ser mais crítico, mais exigente.

Por isso a qualidade de vida de Ribeirão Preto é diferente, sim. É superior a de outros municípios deste estado. Poucos municípios brasileiros têm uma qualidade melhor do que Ribeirão Preto. E se tem, é por um motivo especial, de desenvolvimento tecnológico e desenvolvimento material e não de desenvolvimento humano. Em termos de desenvolvimento humano, Ribeirão Preto ocupa uma das primeiras posições, se não a primeira deste país. O povo de Ribeirão Preto é mais consciente. E o fato motivador é a presença de Wilson Toni.

Wilson Toni é campeão de audiência no rádio, na televisão e tem um jornal que atinge toda a cidade e toda a região. Mas não é apenas essa presença, não. É a presença determinante, dura, é a presença decisiva de quem assume posição. Ele fala: sou botafoguense e sou botafoguense. Numa cidade onde os políticos não assumem se são botafoguenses ou comercialinos. Ele fala: sou palmeirense. Ele não esconde suas convicções.

Wilson Toni conhece filosofia, mas não segue aquilo que é aconselhado por Sócrates. Platão descreve o diálogo de Sócrates com o soldado atenense Laques, quando o filósofo discorda do conceito de coragem do militar de Atenas.  Sócrates entende que coragem pode significar ousadia perigosa.  Para Sócrates temperança é virtude, ou seja, a virtude está no meio, conforme Aristóteles pregou anos depois. virtude. Mas Toni não. Toni, quando precisa ser duro é duro. Ele não fica na metade do caminho. Ele não fica no meio. Quando precisa chorar, ele chora. Quando precisa esbravejar, ele esbraveja. Ele faz o povo pensar. Ele assume posição. Assume de verdade. Ele tem palavra.

Antes das eleições sempre procurei por Toni para saber se ele era candidato. Ele afirmava que não era candidato. Então eu disse: bem, o espaço para Deputado estadual está garantido. E quando brincamos, digo a ele: Toni, seja candidato a Deputado federal. Os outros que são candidatos a Deputado federal, falam: puxa por que não Deputado estadual? Porque sabemos da força e do prestígio de Wilson Toni. Sabemos dessa qualidade que ele coloca no coração, na voz, na determinação.

Por isso, esta Casa hoje não está fazendo homenagem, não. Está fazendo justiça. E afirmo que, sem dúvida, Wilson Toni é o maior nome da história de Ribeirão Preto. Conheço a história de Ribeirão Preto há 50 anos - já que tenho 60 -  duvido que antes desses 50 anos nossa região tenha tido um nome tão forte como o nome de Wilson Toni, valorizando quem precisa ser valorizado, defendendo quem precisa de defesa, levantando a voz muitas vezes de forma dura - quase sempre de forma dura -, criando arestas, sim, criando inimigos, mas sempre assumindo posição.

Portanto, aqueles que mais precisam, as entidades filantrópicas, o estudante da escola pública, aquele cidadão que precisa de atendimento no posto de saúde, aquele que de uma forma ou de outra se julga injustiçado numa ação da polícia ou numa ação do poder público, aquele que precisa de um carinho especial, de um amparo especial, aquele que não tem vez e não tem voz,  encontra no Wilson Toni o amparo necessário.

Ainda na quinta-feira eu falava com J. Beschizza no ar sobre isso. E depois conversava com Beschizza fora do ar. Ele disse: “Rafael, é verdade. Isso tudo é a realidade vivida pelo Wilson Toni. Ele coloca para fora da boca aquilo que  toca no seu coração”.

Quero reafirmar mais uma vez que para mim, com toda a certeza, e para o povo ribeirãopretano, realmente Wilson Toni é o maior personagem da história de Ribeirão Preto e de toda essa grande região.

Por isso, encerrando, digo que esta Casa fez justiça, está fazendo justiça. Toni, continue com esse vigor, com essa força. Ribeirão Preto e região continuam precisando muito de você, da sua voz, da sua determinação e da sua coragem.

Quero agradecer às pessoas presentes, ao governador Quércia, que está aqui na Mesa, ao Deputado Nogueira, ao jornalista Fabiano Ribeiro, que representa o Wilson Toni, ao prefeito Gasparini, ao Mário Sérgio, que agora representa todos os prefeitos, ao Baiano, Cícero Gomes da Silva, a todos vocês, que numa segunda-feira, depois de um grande feriado, vieram a esta Casa para render homenagem e para fazer justiça. Muito obrigado.Quero agradecer também à D. Ieda, que nos dá assessoria, aos funcionários desta Casa, ao Cerimonial, ao pessoal da TV Assembléia que depois vai promover uma reapresentação  desta Sessão Solene.

E outra coisa importante, Fabiano, leve ao Toni esta informação: quando esta Casa aprovou esta sessão solene, os funcionários me procuraram e disseram que Toni marcou história na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

Governador Quércia, lembro-me de Toni como secretário da promoção social. Não tínhamos rebeliões na Febem. Duro, sempre duro, mas com muito amor e muito carinho, ele fez com que naquele momento, durante todo aquele período, a Febem tivesse uma vida de harmonia e de paz.

Então, aos funcionários desta Casa, que me procuraram e me cumprimentaram pela idéia, agradeço a todos.

Encerrando, peço a Deus para que através dessa luz divina e maravilhosa que temos em nosso interior possamos imitar um pouco daquilo que Wilson Toni faz e continuará fazendo por muito tempo. Obrigado pela presença de todos. (Palmas.)

Encerrado o objeto da presente sessão, esta Presidência vai encerrá-la.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 12 horas e cinco minutos.

 

* * *