14 DE NOVEMBRO DE 2008

051ª SESSÃO SOLENE COM A FINALIDADE DE COMEMORAR O “57º ANIVERSÁRIO DA IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR NO BRASIL”

 

Presidentes:  VAZ DE LIMA e WALDIR AGNELLO

 

RESUMO

001 - Presidente VAZ DE LIMA

Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Comunica que convocou esta sessão solene por solicitação do Deputado Waldir Agnello, com a finalidade de homenagear o "57º aniversário da Igreja do Evangelho Quadrangular no Brasil". Convida o público presente a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - Presidente VAZ DE LIMA

Agradece à Banda da Polícia Militar. Diz que fez questão de participar da abertura desta solenidade, agradecendo a Deus pela vida da Igreja Quadrangular e por tudo o que tem feito em São Paulo.

 

003 - WALDIR AGNELLO

Assume a Presidência. Elogia a honradez e o caráter do Presidente Vaz de Lima. Anuncia apresentação musical.

 

004 - FAUSTO ROCHA

Presidente da Academia Evangélica Paulista de Letras, agradece, em nome do Senhor Jesus Cristo e dá glória a Deus. Diz que a primeira característica do cristão é a simplicidade. Cumprimenta os reverendos e pastores da Igreja do Evangelho Quadrangular e diz que Deus escolheu pastores, que são os profetas de hoje.

 

005 - Presidente WALDIR AGNELLO

Anuncia apresentação da Orquestra de Câmara do Conservatório de Tatuí.

 

006 - MARLI DE JESUS

Diretora Nacional do Departamento Histórico da Igreja do Evangelho Quadrangular, deseja paz a todos e lembra que o aniversário de 57 anos da Igreja é momento de reflexão e nos leva a pensar sobre a data da fundação dessa organização. Recorda que a Igreja do Evangelho Quadrangular tem uma história de esperança, embora tenha passado por situações precárias. Diz que Cristo é a resposta para todos os problemas do ser humano. Lembra que há ainda muito trabalho a fazer.

 

007 - EUDE MARTINS

Pastor da Assembléia de Deus, manifesta sua alegria por participar desta sessão solene e fala de sua amizade com o Deputado Waldir Agnello. Reconhece o importante papel que a Igreja do Evangelho Quadrangular representa para a evangelização do País.

 

008 - Presidente WALDIR AGNELLO

Anuncia a exibição de vídeo do Departamento Histórico. Presta homenagem a todos os que compareceram a esta sessão solene, na pessoa do Pastor Neilson e registra a presença de alunos do Instituto Teológico Quadrangular. Anuncia a apresentação de coral e de prêmio concedido à cantora Soraya Morais, nos Estados Unidos.

009 - MARCOS SOARES

Representante do Conselho Estadual de Diretores, cumprimenta as autoridades presentes e agradece ao Presidente pela homenagem prestada à Igreja do Evangelho Quadrangular. Lembra que esta organização desenvolve projetos na área social para crianças, jovens e adultos e é voltada para a recuperação e transformação da realidade de muitas pessoas.

 

010 - Presidente WALDIR AGNELLO

Anuncia apresentação da cantora Priscila Angel. Agradece a presença dos pastores da Casa Amor.

 

011 - DURVALINO BROCANELI

Representante do Conselho Nacional de Diretores, manifesta o seu respeito e admiração pelo Deputado Waldir Agnello, pela iniciativa de fazer esta sessão solene, que considera um canto de louvor e de adoração a Deus. Lembra que o início desta Igreja foi marcado por perseguições e violência. Diz que aceitou o convite de Jesus e já faz 41 anos que está neste ministério.

 

012 - Presidente WALDIR AGNELLO

Anuncia a apresentação da Orquestra de Câmara do Conservatório de Tatuí. Diz que este é um momento muito especial, que sempre levará em seu coração, enquanto aqui estiver. Reflete sobre o que representa estar dentro desta Casa de Leis, falando de Jesus. Lembra que, além do seu trabalho como Parlamentar, tem procurado aprofundar alguns trabalhos evangélicos nesta Casa. Anuncia apresentações musicais. Agradece a todos. Encerra a sessão.

***

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Vaz de Lima.

 

***

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

***

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

***

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Permitam-me nominar as presenças, além do Deputado Waldir Agnello, 1º vice-Presidente desta Casa, que vai assumir os trabalhos daqui a pouco, do Reverendo Marcos Soares, 3º vice-Presidente do Conselho Estadual de Diretores, do Reverendo Durvalino Brocaneli, 1º Tesoureiro do Conselho Nacional de Diretores e Juiz de Paz da Comarca de Araras.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras, meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada por este Presidente, atendendo solicitação do nobre Deputado Waldir Agnello, com a finalidade de homenagear o 57º aniversário da Igreja do Evangelho Quadrangular no Brasil.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirem o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado, sob a regência do 2º Tenente Músico-PM Jassen Feliciano.

 

***

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

***

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Esta Presidência agradece a Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Antes de passar a Presidência dos trabalhos ao Deputado Waldir Agnello, meu dileto irmão e amigo, quero dizer algumas palavras e desde logo pedir licença para me retirar porque tenho um vôo marcado para daqui a pouco.

Fiz questão de estar presente na abertura desta solenidade para, em primeiro lugar, agradecer a Deus pela vida da Igreja do Evangelho Quadrangular. Estou vendo aqui os cartazes. Sei bem o que significa “Jesus salva, cura, batiza com o Espírito Santo e vai voltar.” Portanto, agradeço a Deus a existência da Igreja nestes 57 anos.

 A Igreja foi fundada em São João da Boa Vista, era ainda tenda e tenho uma história com a Igreja. Conversando na minha sala com os que estavam comigo, tive oportunidade de dizer que quando o movimento chegou lá, era o movimento da tenda ainda, depois é que se transformou no Evangelho Quadrangular, devia ser nos anos de 1956, 1957, os missionários, dentre eles Jaime Palharim, se hospedavam na casa da minha mãe. Nós somos presbiterianos. Não havia muita opção naquela época. Mamãe deu hospedagem para aqueles que foram iniciar o trabalho na região. Aliás, me comprometi a entregar à Pastora Marli de Jesus uma foto que tenho - eu devia ter três, quatro anos - na frente da tenda, onde minha mãe ia. Tive lá uma história. Minha irmã acabou se encontrando com o futuro marido, então tenho uma ligação histórica com a igreja. Tenho um enorme apreço e um enorme respeito pela Igreja.

Portanto, agradeço a Deus pela vida da Igreja, agradeço a todos que transformaram a Igreja ao longo destes anos na história belíssima que os irmãos estão construindo através da Igreja do Evangelho Quadrangular.

Quero agradecer em nome do povo de São Paulo tudo aquilo que em São Paulo a Igreja tem feito no que diz respeito à integração das famílias, no que diz respeito à orientação de jovens e famílias, no que diz respeito à recuperação das pessoas além, é claro, da propagação do Evangelho.

Por derradeiro, quero registrar de público, aliás, já o fiz na minha mensagem na TV Assembléia, o meu agradecimento à Igreja do Evangelho Quadrangular pela doação que está fazendo ao povo de São Paulo e a esta Casa de um dos seus melhores quadros, que é o Deputado, o Reverendo, o Pastor Waldir Agnello, o meu 1º vice-Presidente, pessoa de extrema lealdade, de grande correção de caráter, de grande responsabilidade.

Aqui no Parlamento, para mim particularmente como Presidente, quando preciso me ausentar ou quando não posso participar de eventos, o Deputado Waldir Agnello preside desta mesa a Assembléia Legislativa para que o Presidente efetivo possa também tomar conta da parte administrativa e do cerimonial, isso quando ele mesmo não está me representando no cerimonial ou ocupando como já ocupou ao longo destes anos algumas vezes - e às vezes por longos períodos - a Presidência da Casa na minha ausência. Agradeço a Igreja do Evangelho Quadrangular o bom empréstimo que tem feito ao povo de São Paulo deste grande quadro, deste grande homem de muito bom testemunho, de muito valor que é o Deputado Waldir Agnello.

Vou dar um abraço ao Deputado despedindo-me e desejando as bênçãos de Deus nesta celebração.Muito obrigado pela presença nesta Casa.

Deus o abençoe e um grande abraço.

 

***

 

-  Assume a Presidência o Sr. Waldir Agnello.

 

***

 

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - Gostaria de pedir ao Presidente Vaz de Lima para ficar mais um pouquinho.

Boa-noite a todos. A paz esteja convosco. Amém.

Durante muito tempo eu quis dizer isso neste plenário. Eu posso, quando abro a sessão - encho os meus pulmões e solto a minha fala com bastante alegria - dizer “Sob a proteção de Deus iniciamos os nossos trabalhos” e neste momento eu posso dizer também “Paz seja convosco.”

Mas eu pedi para que o nosso Presidente, o Deputado, o nosso irmão em Cristo Vaz de Lima permanecesse aqui por mais um instante porque é importante reconhecermos a importância do cargo que o Deputado Vaz de Lima exerce no Estado de São Paulo. Ele é um Chefe de Poder. Algumas pessoas até imaginam que o Governador é mais importante que o Presidente da Assembléia Legislativa. Em termos de hierarquia eles estão no mesmo nível, é o chefe do Poder Executivo e o chefe do Poder Legislativo, mas mais do que a figura representando este Parlamento faço questão de dizer do seu caráter, da sua índole, da sua pessoa.

O Deputado Vaz de Lima empresta para o povo de São Paulo enquanto Chefe deste Poder algo jamais visto na história desta Assembléia Legislativa. Ele empresta a honradez e o caráter que todo homem cristão deve ter. Ele empresta, no trato com os seus colegas no dia-a-dia, a virtude daqueles que estão servindo ao Senhor Jesus. O Deputado Vaz de Lima, em todas as circunstâncias que temos de tensão aqui dentro, nunca deixa de buscar a orientação de Deus para tomar decisões.

Queria dizer isso para que vocês saibam que neste momento, pelo menos até 15 de março do ano que vem, este Poder, o Poder Legislativo do Estado de São Paulo, está sendo presidido por um servo de Deus.

Enquanto estiver aqui um homem da envergadura e do caráter do Deputado Vaz de Lima, que teme ao Senhor e que busca o Senhor, nós estaremos protegidos também pelas leis dos homens aqui.

Muito obrigado, Deputado Vaz de Lima, por tudo aquilo que você tem feito não só para o povo cristão mas também para o povo do nosso Estado. Ele fez um esforço muito grande. Ele remarcou o seu vôo e disse-me hoje, no final da tarde: Waldir, faço questão de abrir essa sessão solene pela importância e pelo respeito que tenho para com a Igreja do Evangelho Quadrangular.”

Dito isso gostaria que você retribuísse a gentileza do nosso Presidente aplaudindo ao Senhor Jesus pela vida desse grande servo de Deus. Muito obrigado. (Palmas.)

Deus acompanhe a sua viagem, Presidente, te guarde e te proteja nos teus compromissos desse final de semana.

Algumas pessoas estão a caminho, algumas estão ligando e dizendo que hoje houve um congestionamento recorde na Cidade de São Paulo - 200 quilômetros -, não veio a chuva mas há o trânsito para atrasar, razão pela qual atrasamos o início dos trabalhos. Muito obrigado pela sua paciência, pela sua presença. Vejo daqui muitos rostos que me alegram, mesmo sabendo que fizeram grande esforço para estar aqui. Muito obrigado. Este lugar está cheio da glória de Deus. Que você possa ficar à vontade. Este horário foi reservado para nós, foi reservado para que entoássemos aqui um grande e gostoso louvor a nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

Gostaria que o Quarteto Asaf se preparasse. Eles foram convidados e aceitaram de pronto. Já estiveram conosco em Brasília, quando tive o privilégio de organizar o aniversário de 50 anos da Igreja Quadrangular e os convidei para cantar no Congresso Nacional. Hoje os trago a esta Assembléia. Muito obrigado por terem aceitado o convite e que possam falar aos nossos corações através dos cânticos que entoarão.

***

 

- É feita a apresentação musical.

***

 

O SR. - Aleluia. Só em Cristo há vitória. É por isso que essa Igreja está fazendo 57 anos, porque o Sr. Jesus é o líder. Ele é o primeiro nessa Igreja. Estamos felizes e parabenizamos o Deputado Waldir Agnello por esse trabalho de reconhecimento da representatividade, do que é a nossa Igreja neste País como veículo maravilhoso e poderoso de anunciar o Evangelho de Cristo.

 

***

 - É feita a apresentação musical.

 

***

 

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - Obrigado, Quarteto Asaf. Que Deus continue usando vocês para evangelizar através da música. Deus abençoe ricamente vocês terem podido estar conosco aqui.

Está em nosso meio alguém do cenário político nacional, uma figura  muito ilustre, que me ligou por volta das cinco horas da tarde e falou: “Agnello, soube que a Igreja Quadrangular está fazendo aniversário e que haverá uma Sessão Solene, Estou em Campinas, mas gostaria de passar na Assembléia Legislativa para demonstrar meu carinho, meu amor, minha admiração pela Igreja do Evangelho Quadrangular”. Refiro-me ao Deputado Fausto Rocha, que está aqui à minha direita, a quem concedo a palavra neste instante. Enquanto S.Exa. se dirige à tribuna quero lembrar que o Deputado Fausto Rocha passou por esta Casa nos anos de 1978 a 1986 como deputado estadual; posteriormente assumiu uma cadeira de deputado federal no Congresso Nacional entre 1987 e 1994; é professor de Teologia, apresentador de TV, advogado, radialista, e teve o privilégio de recentemente ser o dublador da voz do Billy Graham nesse projeto de evangelismo que temos no Brasil. Vamos ouvir as considerações do nobre colega Deputado Fausto Rocha.

 

O SR. FAUSTO ROCHA - Graça e paz, em nome do senhor Jesus Cristo. Glória a Deus! Minhas palavras de saudação e de agradecimento pelo convite recebido pela internet e também pelo correio, enviado pelo 1º vice-Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Deputado Waldir Agnello. Ele nasceu com nome de Papa. Mas ele é simples porque é um cristão. E a primeira característica de um cristão é a simplicidade. Um pastor recebeu um distintivo de humildade; no domingo seguinte tiraram o distintivo dele porque ele o colocou na lapela. Quer dizer, estava ostentando a humildade e isso não é possível.

Quero cumprimentar o nosso Presidente pela sua brilhante reeleição numa época tão difícil, e pelo conceito entre seus pares, que o guindaram à Mesa Diretora como 1º vice-Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

Como presidente da Academia Paulista Evangélica de Letras faço um convite oficial, para honra dos senhores acadêmicos em receberem alguém que foi responsável durante 16 anos pelas edições que ganharam o Brasil todo e países lusófonos - isto é, de língua portuguesa - comandadas pelo nosso Waldir Agnello. Então, mais que escritor ele tem sido editor não só para a Quadrangular como para outras editoras. De forma que está oficialmente convidado a participar da nossa reunião, no sábado da próxima semana. Depois vou dar os detalhes.

Também quero cumprimentar o Reverendo Durvalino Brocaneli, 1º tesoureiro do Conselho Nacional e o Reverendo Marcos Soares, vice-presidente do Conselho Estadual de Diretores da Igreja do Evangelho Quadrangular. Também quero cumprimentar todos os pastores e líderes presentes através de um nome tão conhecido de todos os amados irmãos. É um dos líderes da Igreja do Evangelho Quadrangular. Estive lá algumas vezes - a primeira vez por imprudência dele, depois pregando de novo na sua Igreja das Nações, por condescendência, e nas últimas vezes por extrema generosidade e muita oração ao Senhor para que me preparasse, porque o evangelista - que é o que eu sou - precisa: de muita oração. Um dos maiores pregadores recentes do Evangelho, da maior igreja evangélica do mundo, é David Yonggi Cho, na Coréia do Sul - porque na Coréia do Norte o pastor é morto. A Coréia do Norte é comunista, e comunista tem ódio de pastor.

Sou professor de jornalismo da Faculdade de Comunicação e sei que é difícil para o pessoal da área de Comunicação respeitar pastor. E hoje temos um pastor na presidência dos trabalhos. Isso é vitória do Senhor. Glória a Deus!

Preparei um texto, dentro dos minutos que me foram concedidos e não quero gastá-los nesta peroração inicial. Seria um mau uso. Mas o nome do pastor é Renato Cajeron. Na verdade ele faz um carreirão no Evangelho, ele corre a corrida que Paulo correu; aquela corrida que ao final vai lhe permitir e a cada um de nós - embora os méritos não sejam nossos, sejam de Jesus Cristo - a coroa da glória.

Não posso deixar de cumprimentar o baixo. Não sei a estatura dele, porque lá de cima não conseguia ver. Mas a voz dele é de baixo. Que benção, que harmonia. Quando louvo ao Senhor, tenho alguns problemas: um é de tom e o outro é de ritmo. Sei dar valor e reconhecer a grandiosidade dos dons que Deus deu a esses jovens que se apresentaram aqui louvando ao Senhor. Está gravado, isto vai ao ar futuramente. Trouxe corais aqui na época do Natal. Até o dia do Natal, os colegas da televisão colocavam a gravação em todos os intervalos. E lá estava o coral, abençoando, louvando a Deus. Glória a Deus!

Cinqüenta e sete anos da Igreja do Evangelho Quadrangular! E Deus escolheu pastores que são os seus profetas para o dia de hoje. A eles quero dizer, nas palavras do Pastor Irland Pereira de Azevedo, que disse: “Ser pastor não é super-homem ou semideus; é ser homem comum, mas sobrenaturalmente habilitado para servir ao povo de Deus; ter os pés no chão do sofrimento, das necessidades e desafios humanos, mas a cabeça no céu das provisões divinas para o mundo carente.

Ser pastor é ser capaz de no mesmo dia sorrir e chorar, celebrar a vida e consolar na morte; é ter o coração simples como o de uma criança para perdoar, e forte como o de um gigante para a sucessão muitas vezes pavorosa de experiências traumatizantes.

Ser pastor requer que o homem de Deus viva no centro da vontade do Senhor e tenha a dedicação exclusiva do soldado, a disciplina rigorosa do atleta, a diligência e perseverança do lavrador, a aplicação diuturna do obreiro a dividir bem a palavra, a abrir caminhos reto para o caminhar seguro e firme do povo de Deus sob seu cuidado e liderança.

Ser pastor é viver no tempo presente, mas construindo para a eternidade”.

Apesar de toda essa responsabilidade,veja só o diálogo entre dois jovens de uma igreja evangélica no Brasil. Não vou dizer a denominação. O primeiro disse: “Puxa, o nosso pastor é uma pessoa tão bondosa, vive de uma maneira tão limitada devido ao seu minguado salário”. E o segundo comentou: “Olha, é verdade. Para ser bem sincero, ele provavelmente morreria de fome não fosse o fato de toda segunda e quinta-feira ele jejuar”.

Podem pegar essa gravação para o Conselho de sua igreja, diáconos, presbíteros, para que eles ponham a mão na consciência e leiam a Bíblia, porque digno é o trabalhador do seu salário. Pastor trabalha de manhã, de tarde, de noite, de madrugada. Ele é chamado a qualquer hora. Ele atende com paciência, com compreensão, tem sempre uma palavra correta, biblicamente fundamentada, de libertação, de salvação.

Bem, agora que já sorrimos um pouco, vamos ao verdadeiro e sério desafio que nos traz Charles R. Swindoll no seu livro “Vivendo sem Máscaras”. Diz-nos Charles R. Swindoll: “Levante a cruz. Simplesmente proponho que a cruz seja erguida de novo no centro de um mercado assim como na torre das igrejas.”

Estou invocando o fato de que Jesus não foi crucificado numa catedral entre duas velas, mas numa cruz entre dois ladrões, na boca do lixo da cidade, numa encruzilhada tão cosmopolita que tiveram que escrever o título dele em hebraico, latim e grego, no lugar em que os cínicos soltam suas obscenidades, os ladrões praguejam e os soldados jogam.

E como foi ali que Ele morreu, e foi por causa disso que Ele morreu, é ali que os discípulos de Cristo devem estar, é ali que a Igreja deve estar.

Meus amados, durante 40 anos transmiti notícias pelas redes nacionais de televisão. Oito horas da noite Rede Excelsior de Televisão, Rede Record, Rede Tupi, SBT, TV Cultura, enfim, grandes emissoras de televisão. Sempre notícias de explosões, hecatombes, guerras, incompreensão humana, morte. Mas estou feliz, porque eis que hoje vos trago novas de grande alegria. É que vos nasceu em Belém o salvador que é Cristo Jesus. Deus vos abençoe. Continuem proclamando a grande mensagem de que Jesus salva, batiza com Espírito Santo, cura e, principalmente, voltará para, apesar de não termos méritos, mas pelo seu sangue vertido na cruz que nos purifica de todo o pecado, nos salvar. Aqueles cujas vestes tiverem sido lavadas no sangue de Jesus Cristo, único Senhor e salvador pelos méritos dele, pela graça e misericórdia de Deus, serão levados em glória para passar a eternidade ao lado do Criador.

Nossa oração é para que todos aqueles que nos ouvem aceitem este dom maravilhoso que é de graça porque Cristo já pagou na cruz todo o preço; e a sua alegria é nos perdoar de todo o pecado. Que Deus assim nos abençoe e guarde. Obrigado Sr. Presidente. Amém.

 

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - Agradecemos as belíssimas palavras do nobre Deputado, nosso irmão em Cristo,  Prof. Dr. Fausto Rocha.

Temos, agora, mais um momento de adoração. Ficamos muito honrados em receber para a nossa Sessão Solene a Orquestra de Câmara do Conservatório de Tatuí, que é uma referência mundial. Prestem atenção ao que lhes disse: o conservatório de Tatuí não é uma referência no Estado de São Paulo, não só no Brasil, mas uma referência mundial, em termos de qualidade de música. Estamos sendo brindados aqui com a presença de parte da Orquestra de Câmara desse conservatório que, gentilmente, atendeu ao nosso convite.

Sob a regência do Maestro, Adriano Machado, com a música “Alla Rústica para Cordas”, vamos receber a Orquestra de Câmara do Conservatório de Tatuí.

Enquanto eles se aprontam quero reconhecer algumas presenças: Pastor Armando Bittencourt, Superintendente Regional e também Membro do Conselho Estadual; Pastor Eude Martins; Pastor José Apolo, Superintendente da Cidade de Sorocaba; Pastor Everson Marcos, nesse ato representando nosso Deputado Federal, Pastor Jefferson Campos. Muito obrigado a todos vocês pela presença. Continuaremos, posteriormente, enunciando as autoridades aqui presentes.

 

***

 

- É feita a apresentação musical.

 

***

 

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - Parabéns Maestro Adriano Machado e a todos os integrantes da Orquestra de Câmara do Conservatório de Tatuí. Depois eles voltarão com mais uma apresentação. Só para que vocês tenham idéia para se assistir uma apresentação como essa o ingresso é muito raro, muito difícil de conseguir porque é muito disputado. Estamos tendo o privilégio, gratuitamente, pela generosidade do Maestro. Muito obrigado.

Queremos anunciar a palavra da Pastora Marli de Jesus, Diretora Nacional do Departamento Histórico de nossa Igreja, uma pessoa que, na verdade, dispensa muitas apresentações porque a história da Igreja se confunde com a história da Pastora Marli de Jesus. Ela esteve dirigindo a parte administrativa do Conselho Nacional por mais de 30 anos, uma pessoa que está muito integrada e muito afeta à história da Igreja, e ela vai nos trazer alguns “flashes”da história para que possamos reavivar o que foram esses 57 anos de existência da Igreja Quadrangular no Brasil. Com a palavra a Pastora Marli de Jesus.

 

A SRA. MARLI DE JESUS - Exmo. Sr. Presidente, membros da Mesa, senhoras e senhores presentes, boa noite; a paz seja convosco.

Um aniversário é um momento de reflexão. Quando éramos crianças o que ocupava nossas mentes nesse dia, geralmente, era se íamos ganhar presentes, ou se ia ter bolo gostoso. Quando jovens pensamos se os amigos vão lembrar de nós, se teremos ou não uma festa, se vamos sair para comemorar. Mas em geral não nos preocupamos com o fato de que o tempo está passando. Sentimos que temos todo o tempo do mundo. A verdade é que essas datas sempre nos fazem pensar.

Ao comemorarmos a data da fundação de uma organização, que é esse o nosso caso, voltamos nossa lembrança aos fatos que marcaram nosso início. Falamos de seu fundador, da maneira como tudo começou. Tenho certeza de que, durante as comemorações desse 57º aniversário da Igreja, muito ouviremos a respeito desses fatos. Para alguns vai ser apenas repetição, para outros, novidade, porque a Igreja se renova.

Gosto de ouvir e lembrar especialmente a frase que diz “este Evangelho nasceu no coração de Deus”. Gosto do fato de termos uma bandeira - vi a bandeira ser levantada ali atrás; linda a bandeira - gosto de ter um hino que é motivador, uma missão a cumprir nesta terra, a espada do espírito que é a palavra de Deus em nossas mãos, Esses elementos reunidos nos tornam, realmente, um exército motivado, equipado para a batalha.

Gostaria de lembrar aqui uma coisa na qual penso com muita freqüência. Esta obra foi e continua sendo feita por dezenas, centenas, milhares de pessoas. São vidas que enfrentam as mais inusitadas situações para levar o Evangelho onde quer que Deus os envie.

Esta não é uma obra de  homens. Esta é a Igreja do Senhor Jesus. E sei que meu Deus não esquece de nenhum, de nenhum de seus servos. Ele lembra cada um pelo nome, desde o mais importante até o mais humilde.

Quero lembrar a vocês que a história dessa Igreja foi construída por vidas dedicadas, por servos fiéis, muitos dos quais já passaram para a eternidade. Tivemos, no passado, heróis que foram presos e alguns que morreram trabalhando por esta Igreja. Nos anos 50 posso mencionar o Pastor Abrão de Oliveira, que faleceu num acidente quando estava fazendo a terraplanagem do terreno da Igreja. Durante o Governo Militar - entre muitos outros -, lembro-me do Pastor Delfino Martins Ferreira, preso e torturado.

Temos uma história e uma herança, sendo nossa história repleta de nomes de pastores que viveram situações precárias, desconfortáveis, que foram perseguidos para que esse Evangelho fosse levado a todos os cantos desta terra, e para que você hoje pudesse ter sua Igreja bonita e respeitada.

Todas essas coisas são importantes, mas o principal é que esta Igreja não pode perder sua visão. Precisamos continuar a marchar em direção ao alvo, até que nosso general, que é o Senhor Jesus Cristo, nos chame para junto de si, ou venha resgatar a Igreja. Você pode dizer: “mas pastora, tenho problemas com minha Igreja. Tantas perguntas que não posso responder, tantas coisas que não sei como solucionar. O trabalho de Deus não é fácil.”

Vem, meu irmão. Vou lhe dar a resposta que meu saudoso pastor, Reverendo George Faulkner, dava quando um pastor vinha até ele e dizia que precisava construir seu templo - tenho certeza de que alguém aqui vai lembrar que ouviu isso. O pastor pedia para ele pregar o Evangelho. Vinha outro e dizia a respeito de um obreiro que dava muitos problemas e que não sabia como resolver. Novamente ele dizia para que pregasse o Evangelho. Parece uma resposta simplista, mas não é. É a resposta mais sábia e perfeita para a igreja porque foi para isso que fomos salvos, para testemunhar de Cristo todo o restante.

A solução para os nossos problemas está na essência dessa resposta, porque Cristo é a resposta para todos os problemas do ser humano. A ação decorrente que fará as coisas acontecerem e a solução do problema estão no poder escondido na Palavra de Deus: “A minha palavra não tornará para mim vazia, mas prosperará naquilo que me apraz.”

Ministério Quadrangular, a igreja ainda é jovem; tem apenas 57 anos. A trombeta ainda não soou. Temos muito trabalho a fazer e ao nosso redor temos uma grande nuvem de testemunhas.

Quero deixar para meditação o texto de Hebreus, capítulo13, do verso 1 ao 8. Vou ler agora apenas os versos 7 e 8:

“Lembrem-se dos seus líderes que eles falaram a Palavra de Deus. Observem bem o resultado da vida que tiveram e imitem sua fé. Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e para sempre.”

 Eia, crentes, avançai! Nada de temer. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - Obrigado, Pastora Marli de Jesus, por suas palavras, ditas do fundo do coração. Além da alegria de preparar esse trabalho todo no Departamento Histórico Nacional da nossa igreja, se quiserem deixar a Pastora Marli feliz entreguem a ela uma relíquia, uma lembrança, um pedaço da história, uma foto ou uma história. Ela tem organizado com bastante carinho todos esses pedaços da história, reunindo também, juntamente com a Eliane, alguns flashes dessa história.

Gostaria de registrar e agradecer a presença do Dr. Paulo Rios, delegado chefe da Assessoria Policial Civil da Assembléia Legislativa, representando também neste ato o Delegado Geral, Dr. Maurício José Lemos Freire; do ilustre Vereador da Cidade de Araras, o Sr. Marcelo de Oliveira, representando também neste ato o Presidente da Câmara Municipal da Cidade de Araras, Vereador José Miqueira; da irmã Simone Rosimeiro Ribeiro Pires, representando neste ato o Reverendo Rui Barbosa, nosso secretário-geral de Cidadania e presidente do Conselho Estadual do Rio de Janeiro; do Dr. Jurandir de Sousa Oliveira, desembargador, representando o presidente da Apamagis, nosso irmão em Cristo, Dr. Nelson Henrique Calandra, também desembargador; do Pastor Renato Cageon, superintendente de uma das nossas regiões eclesiásticas da Capital; do Pastor Francisco de Assis, superintendente de uma das regiões da Capital; do ilustre Vereador da Cidade de Tatuí, Oséias Rosa, eleito novamente, representando o Pastor Darci Borba, que, além de superintendente, foi nomeado recentemente, uma honra a mais para a Igreja Quadrangular, Secretário Municipal do Trabalho e do Bem-Estar Social da Cidade de Tatuí; do Dr. Roberto Vasques Ramos, secretário regional de Cidadania da Igreja Quadrangular da Cidade de Tatuí; do superintendente da Região 734, também uma das regiões aqui da Capital, Reverendo Israel Quintiliano; do Sr. Údine Verardi, representando o nobre Deputado Antonio Salim Curiati, que tem um apreço muito grande pela Igreja do Evangelho Quadrangular.

Neste momento gostaria de convidar uma pessoa muito especial para nós, Pastor Eude Martins, para que trouxesse a sua saudação, ele que é pastor da Igreja Assembléia de Deus. Foi diretor da Editora Vida. Fez um trabalho excepcional na direção, colocando-a numa projeção muito positiva. Foi presidente da Associação Brasileira dos Editores Cristãos e atualmente trabalha na Sociedade Bíblica, emprestando ali todo o seu conhecimento, toda a sua experiência no ramo editorial, escrevendo, traduzindo e fazendo com que a Bíblia Sagrada seja propagada nos quatro cantos do nosso País.

 

O SR. EUDE MARTINS - Ilustre Presidente desta sessão, vice-Presidente desta Casa, Deputado Waldir Agnello, queridos irmãos, cumprimento a todos com a paz de nosso Senhor e salvador Jesus Cristo. É uma alegria muito grande participar desta sessão neste momento tão importante em que prestamos a nossa homenagem à Igreja do Evangelho Quadrangular.

Desfruto da amizade do pastor Waldir Agnello há muitos anos e durante todo esse tempo de amizade, dessa feliz união cristã que temos na obra de Deus, tenho aprendido a amar e reconhecer o importante papel que a Igreja do Evangelho Quadrangular representa para a evangelização de nosso País. É muito importante entender que o que vivemos hoje, o que experimentamos é fruto do esforço e da dedicação de verdadeiros heróis e heroínas cristãs que pagaram um alto preço para que o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo alcançasse tantas vidas em nosso País.

Tive a oportunidade de conviver com a Igreja do Evangelho Quadrangular em muitas cidades do interior, onde meu pai exercia o ministério pioneiro de abrir igrejas da Assembléia de Deus. Junto com a Igreja do Evangelho Quadrangular pudemos trabalhar pela evangelização daquelas cidades

Que o Senhor possa conservar em vossos corações bem acesa a chama do Espírito Santo e que não percamos de vista a nossa responsabilidade maior, que é anunciar a esta Nação que Jesus Cristo salva, cura, batiza com o Espírito Santo e em breve voltará.

Amém. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - Amém. Obrigado, Pastor Eude, por suas considerações.

Em tempo quero acrescentar que o Pastor Eude também é 1º vice-presidente do Conselho de Pastores do Estado de São Paulo, filho de pastor e já pai de um pastor da Igreja Assembléia de Deus do Rio de Janeiro.

Quero neste momento pedir a atenção de todos para a apresentação de um documentário preparado para nossa Sessão Solene.

 

***

 

-  É feita a apresentação de um vídeo.

 

***

 

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - A voz que vocês ouviram nesse vídeo é do Reverendo Harold Willians, já falecido.

Teremos agora o privilégio e, mais do que isso, o prazer de ouvir uma apresentação do Coral Clássico da Igreja do Evangelho Quadrangular da Santa Cecília. - agradecemos ao Pastor Davi Rodrigues, por ter liberado vocês para estarem aqui conosco -, sob a regência do Maestro Zorobabel Soares, figura extraordinária, muito querida no nosso meio. Obrigado por ter aceitado nosso convite. Sei da dificuldade que foi vocês estarem aqui nesta noite. Tenho a certeza de que Deus usará vocês mais uma vez, além do que já tem usado, para que possam pregar a palavra Dele através das vozes que ouviremos agora.

Gostaria antes de fazer uma homenagem a todos vocês, que fizeram um esforço muito grande para estarem aqui nesta noite. Alguns vieram de muito longe, enfrentando um trânsito muito intenso, como já foi dito. O Pastor Neilson tomou uma chuva tremenda para vir até aqui, e na sua pessoa quero homenagear todos os que se esforçaram muito para estarem aqui. O Pastor Neilson chegou completamente molhado ao meu Gabinete; veio de moto da cidade de Louveira até aqui. Tomou chuva de pedras na cabeça, mas fez questão de estar presente hoje à noite para louvar a Deus, com nossos irmãos. Portanto, em seu nome homenageio todos os que se esforçaram muito. Muito obrigado. (Palmas)

Estamos recebendo, de forma muito prazerosa alunos do Instituto Teológico Quadrangular. Obrigado à Pastora Sueli Musel, diretora do ITQ da Casa Verde, que também faz parte do Coro, e ao Pastor Sidnei de Jesus, do ITQ do Campo Limpo, por terem se esforçado tanto para trazer os alunos, dispensando os alunos porque esta Sessão Solene seria uma aula extra que o ITQ está promovendo.

***

- É feita a apresentação musical.

 

***

 

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - Agradecemos imensamente ao Coral Clássico da Igreja Quadrangular de Santa Cecília, que se tem apresentado em vários shoppings, nas ruas, fazendo a cantata de Natal, levando o Evangelho por meio de suas vozes. Que Deus continue abençoando a todos.

Queremos agradecer a presença da Pastora Magna Gouveia, do Pastor João Manoel, que assistiu ao vivo a premiação do Prêmio Grammy de Música nos Estados Unidos e nos deu uma boa notícia que quero compartilhar com os senhores. Temos o privilégio de ter na Igreja do Evangelho Quadrangular a cantora Soraya Morais, que ganhou os três prêmios nas categorias para qual foi indicada: melhor música gospel brasileira, melhor música gospel latina, melhor álbum e melhor canção brasileira. Concorreu com grandes nomes da música secular e está honrando nosso País, o nome de Cristo e a Igreja Quadrangular. Parabéns à pastora e cantora Soraya Morais, por esse grande feito.

Esta Presidência concede a palavra ao Reverendo Marcos Soares, membro do Conselho Estadual de Diretores, representando, neste ato, nosso presidente estadual, Pastor Rocco Digilio.

 

O SR. MARCOS SOARES - Sr. Presidente desta sessão, Deputado Waldir Agnello, autoridades presentes, em especial ministros e ministras da Igreja do Evangelho Quadrangular, a paz esteja com todos.

É com imensa alegria que estou representando o nosso presidente da Igreja do Evangelho Quadrangular do Estado de São Paulo, Pastor Rocco Digilio Filho. Deixo aqui externada a imensa alegria do nosso presidente pela realização desta Sessão Solene, homenageando os 57 Anos da Igreja do Evangelho Quadrangular do Brasil.

Essa Igreja tem colaborado de forma significativa com nossa Pátria, em especial com o Estado de São Paulo, com suas quase duas mil Igrejas espalhadas pelo nosso Estado.

Essa colaboração não se restringe à parte espiritual, pois ela tem também um papel fundamental na parte social, com diversos projetos para crianças, jovens, adolescentes, idosos e tantos outros voltados à recuperação e transformação da realidade de muitas pessoas. Podemos citar, como exemplo, os dependentes químicos, moradores de rua, entre outros.

Uma Igreja séria que tem pregado o Evangelho de Jesus e levado milhares de pessoas aos pés do Senhor. Quero externar, nesta Sessão Solene, o grande carinho e respeito ao Deputado Waldir Agnello, pastor, irmão e grande companheiro. Nós, quadrangulares, somos imensamente felizes por ter não somente ele, mas também toda sua família envolvida com esse grande ministério quadrangular.

Gostaria de dizer o que sinto no meu coração. Estava sentado pensando que não gostaria de estar aqui, mas a Bíblia diz que aquilo que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, que não penetrou no coração humano, é o que Deus preparou para aqueles que o amam.

Vendo aqui nosso irmão Deputado Fausto Rocha, eu me lembrei de 28 anos atrás. Nessa ocasião, eu, que nasci em uma favela, na Vila Brasilândia, morei em barraco de madeira, estava com 15 anos. Sei muito bem o que é passar fome. Tive uma família muito conturbada - pai alcoólatra, irmãos viciados -, uma família totalmente destruída.

Aos 15 anos, Deputado, pensei em tirar minha vida. Pensei qual seria a melhor forma de morrer, porque não tinha perspectiva de vida e não via uma saída para mim e minha família.

Como eu, naquela ocasião, creio que milhares de pessoas hoje estão pensando em tirar suas vidas, muitas concretizando esse ato, por estarem vivendo uma situação muito difícil dentro de sua casa. Temos visto na mídia inúmeros casos de pedofilia dentro da própria casa.

Aos 15 anos, estava sentado do lado de fora da casa dos meus pais, uma casa muito humilde, no extremo da Zona Leste, em São Miguel Paulista, e ouvi alguém dizer: “Meu marido hoje vai a uma igreja, que chama ‘Quadricular’.” Aquilo penetrou como uma faca no meu coração e eu disse: “Eu vou nessa ‘Quadricular’.”

Eu perguntei à vizinha qual o horário que o esposo dela iria à igreja. “Sete da noite”, ela disse. “Eu passo para ir com ele”, respondi. Fui à igreja naquele dia e descobri que não era “quadricular”, mas sim “Quadrangular”.

Uma igreja muito simples, onde senti um amor muito grande. Meus pais nunca me disseram: “Filho, eu te amo.” A primeira coisa que ouvi quando entrei naquele lugar foi: “Nós amamos você.” Aquela palavra foi tão gostosa, não me lembro da mensagem pregada pelo pastor naquela noite, mas havia algo que contagiava. Os pastores quadrangulares têm essa unção de transmitir uma palavra que contagia. Naquela noite aceitei Jesus no meu coração. Uma alegria que até hoje está na minha vida, na minha alma.

Chegando em casa, falei para a minha mãe que tinha aceitado Jesus. Minha mãe, que já havia vivido no Evangelho havia muitos anos, ficou em silêncio. Isso foi no sábado de Aleluia de 1981, um dia antes da Páscoa. No domingo, minhas duas irmãs foram comigo e voltaram contagiadas por aquele amor, aquele afeto da igreja. Na semana seguinte, meu pai, que era um alcoólatra, foi para a igreja e se rendeu aos pés de Jesus. Um dia meu irmão chegou em casa embriagado. Nós, da Igreja do Evangelho Quadrangular, não fazemos discriminação. As portas da nossa igreja estão abertas para todos. Meu irmão, naquele dia, foi para a igreja embriagado. E ele aceitou Jesus naquele dia, embriagado. Hoje é um pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular. Minha família inteira se converteu ao Senhor. Deus começou a mudar a história da nossa vida.

Eu me lembro, Deputado Fausto, que Vossa Excelência esteve naquela igreja. Talvez não se lembre, mas eu me lembro. Cheguei em casa e falei para minha mãe que havia deputado crente, que acredita em Deus, que crê em Jesus. E algo maravilhoso aconteceu. Alguns dias depois, recebi uma carteirinha sua dizendo que poderíamos entrar nos hospitais para pregar o Evangelho. Era tudo que eu queria. Naquele sábado de Aleluia de 1981 estava nascendo um ministro do Evangelho da Igreja Quadrangular. Muitas pessoas foram curadas por meio daquela carteirinha, porque pude entrar nos hospitais, em presídios e comecei a cumprir o meu ministério. Deus consolidou isso na minha vida.

Louvado seja Deus por esta igreja. Louvado seja Deus porque um dia a Igreja do Evangelho Quadrangular veio ao Brasil. Essa igreja é o ramo frutífero para esta Nação. Muitas outras igrejas nasceram desta igreja. Quantas igrejas, frutos da Igreja do Evangelho Quadrangular, estão pregando no Brasil e fora do Brasil, fincando sua bandeira? E, diga-se de passagem, é um Evangelho completo. Não pregamos apenas a salvação, não pregamos apenas que Jesus é um remédio para esta Nação, mas pregamos que Jesus cura, que levou sobre si as nossas dores, que Jesus nos dá esse poder, essa força que faz com que cada um de vocês, que são pastores, esteja aqui hoje fazendo parte da história. Você está marcando sua geração aqui.

Louvo a Deus, Deputado, por essa iniciativa de nos abençoar, de fazer com que pudéssemos fazer parte desta história. Vossa Excelência não está aqui por acaso. Vossa Excelência é um milagre de Deus para este Estado e para cada um de nós que estamos aqui. Por meio da sua pessoa estamos aqui marcando a História.

Finalizo deixando um forte abraço do nosso presidente, Pastor Rocco Digilio Filho, e de todo o nosso Conselho Estadual de Diretores, do qual sou o terceiro vice-presidente do Estado. Tive a honra de ser o representante da igreja nesta noite, nesta sessão. Muito obrigado, que Deus abençoe a esta Casa e que o Senhor Jesus seja entronizado e glorificado para todo o sempre.

Que Deus abençoe São Paulo. Que Deus abençoe o Brasil.

 

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - Parabéns, Pastor Marcos, pelo belo testemunho. Aqui está a prova da carteirinha a que o Pastor Marcos se referiu. O Deputado Fausto Rocha carrega a dele até hoje.

Temos a grata satisfação de anunciar mais um momento de adoração e louvor a Deus. A cantora e nossa irmã em Cristo Priscila Angel, muito conhecida no meio gospel, fez um empenho grande quando foi convidada para estar aqui. Ela é da nossa Igreja Quadrangular, do Pastor Álvaro Becaro, uma pessoa muito querida no nosso meio. Tenho certeza de que a nossa irmã Priscila Angel está aqui com o coração agradecido a Deus por esta oportunidade que Ele nos dá. Priscila, louvado seja Deus por sua vida, por tudo aquilo que você já tem feito, por todos os momentos que Deus a usou como instrumento para levar a palavra de Deus.

Vamos ouvir o louvor a Deus pela nossa irmã Priscila Angel.

 

A SRA. PRISCILA ANGEL - Boa-noite. A paz esteja convosco, amém. A sessão é solene, mas não podemos negar que esta é uma noite de celebração, de festa ao Senhor por este templo histórico não somente de um passado, mas de um presente e um futuro ativo da Igreja do Evangelho Quadrangular. O lugar é solene, mas onde está o espírito do Senhor, há liberdade.

 

***

 

- É feita a apresentação musical.

 

***

 

O Sr. Presidente - Waldir Agnello - PTB - Graças a Deus! Priscila Angel, nossa grande irmã em Cristo. Muito obrigado por ter nos elevado para mais pertinho do trono de Deus com esses louvores.

Estou vendo uma turminha agitada lá em cima, que eu amo muito. O pessoal da Casa Amor. Pastora Rosária, muito obrigado pela presença! O Nélson, Nelsão, faz um trabalho fantástico com os surdos - mudos. O pessoal dele é barulhento para chuchu, não? O Nelson é um grande irmão que trabalha. Ele tem um coral, em que os participantes cantam com as mãos. Deus o abençoe neste ministério!

Com muita satisfação, gostaria de anunciar a palavra do Reverendo Durvalino Brocaneli, que representa o Conselho Nacional de Diretores. O Reverendo Durvalino é o 1º tesoureiro desse conselho. É também juiz de paz titular da Cidade de Araras, superintendente, educador, uma pessoa de muita reputação na cidade, no ministério.

Em nome do Pastor Isaías Bernardes, quero homenagear todos que, através da oração, da intercessão, têm sustentado vidas. Eu sou uma dessas pessoas abençoadas pelo ministério da intercessão. Obrigado.

Em nome do João Luís e da Bernadete, que fazem um trabalho com casais e com famílias, quero homenagear todas as famílias e todos os casais com que vocês trabalham. Muito obrigado por emprestar o seu tempo às famílias. Deus os abençoe!

Com a palavra o Reverendo Durvalino Brocaneli.

 

O SR. DURVALINO BROCANELI - Nobre Deputado Waldir Agnello, vice-Presidente da Mesa; amado colega de ministério, representando o Conselho Estadual, Pastor Marcos Soares; Deputado Fausto Rocha, que conheço há mais de 30 anos pela televisão, e do qual tenho a honra de estar ao lado; boa-noite.

Em primeiro lugar, quero dirigir a palavra ao Deputado Waldir Agnello, pela nobre iniciativa de fazer esta Sessão Solene, que considero um culto de louvor e de adoração a Deus, de uma forma descontraída, em que todos estamos nos sentindo à vontade.

Quando recebi o convite do Deputado, não tive nenhuma dúvida de estar aqui. Não poderia, em hipótese alguma, furtar-me deste privilégio - e até dever -, pelo respeito e admiração que tenho pelo Deputado Agnello, pelo brilhante trabalho que ele faz como parlamentar. Ele já esteve na minha casa, bem como na igreja da qual sou pastor, por várias vezes.

Esta Sessão Solene é um culto de louvor e adoração a Deus porque aqui se está cantando, falando do Evangelho, falando da Palavra de Deus, mencionando versículos da Palavra de Deus pelos 57 anos de existência da Igreja do Evangelho Quadrangular no Brasil.

Devemos muito às igrejas tradicionais, que são chamadas igrejas protestantes, igrejas conservadoras. A Igreja do Evangelho Quadrangular é uma igreja pentecostal clássica. Hoje, temos as igrejas neopentecostais, que estão fazendo também um bonito trabalho.

Queridos e tantos quantos estão presentes, como já foi dito aqui, principalmente pela representante do Departamento Histórico da igreja, a Pastora Marli, a nossa Igreja, no início, foi marcada por muita perseguição e violência. Sou testemunha ocular do meu pastor, o saudoso Pastor Guilherme Rodrigues Pereira, que me ganhou para Jesus. Esse homem tinha uma cicatriz no rosto. Na Cidade de Tupã, pregando o Evangelho, de repente, uns rapazes foram se aproximando, como quem queria pedir uma oração. No entanto, eles foram com o intuito de matá-lo, de cortar o pescoço dele com uma navalha. Por instinto, pela Providência Divina, com o braço, ele conseguiu tirar a navalha do pescoço, mas não pôde evitar que o rosto fosse cortado. Isso foi fotografado e foi para uma revista da nossa Igreja, nos Estados Unidos.

Esse é um exemplo, mas existem tantos outros, de pessoas que foram castigadas, fisicamente falando, por causa do Evangelho de Jesus Cristo. Tendas foram queimadas a fogo e por produtos químicos. Graças a Deus, a Igreja permanece de pé. O Apóstolo São Paulo proferiu estas palavras, as quais amo tanto: “Não me envergonho do Evangelho de Cristo porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê”. A elas, eu acrescentaria não só a salvação, mas a transformação, o progresso, a libertação.

Tenho 46 anos de vida cristã. Foi em 1962 que me rendi aos pés do Senhor Jesus e o aceitei. Eu estava fazendo uma análise da minha própria vida. Um mocinho, humilde, da lavoura, que foi chamado para a salvação. Não tive nenhuma dúvida: aceitei o “vinde!”, de Jesus. Passaram-se seis anos e eu aceitei o “ide!”, de Jesus.

Já faz 41 anos que estou neste ministério. Pude ver de tudo, os grandes milagres, as grandes maravilhas. Naquele tempo, não era preciso muito para a pessoa ser um pregador, anunciar o Evangelho e tornar-se o pastor de uma igreja. Hoje, não é assim, haja vista que muitos requisitos precisam ser preenchidos para alguém chegar a ser pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular.

Em nossa Igreja, temos cinco cursos de Teologia. Sei que não é fácil, como foi no meu tempo e no tempo daqueles que me precederam, mas, amados e queridos, Deus tem abençoado a minha vida. Quando fui para o ministério, não tinha uma formação teológica, não tinha uma formação acadêmica, mas Deus me deu de tudo.

Preciso controlar-me para que a voz não fique embargada, porque me emociono. Sei de onde venho, onde estou e para onde estou indo. Tive oportunidade de fazer curso teológico, tive oportunidade de passar por uma Faculdade de Letras. Sou pai de quatro filhos. As três filhas, cada uma na sua especialidade, são pós-graduadas. Meu caçula é bacharel em Direito.

Comecei pregando o Evangelho, não tinha uma casa para morar e, às vezes, não tinha onde comer. Saí pela fé, assim como Abraão, mas Deus me abençoou. Hoje, sou pastor de uma igreja com mais de 5.700 membros. (Palmas.) Minha filha está aqui, a Dra. Aldléia, que é advogada, especialista em Direito Civil. Também está aqui o Vereador Marcelo de Oliveira, que neste mandato foi o segundo vereador mais votado. O ministério, com a graça do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, é muito abençoado. Devo também muito ao Deputado Agnello, à investidura como - atualmente estamos sem suplente e sou titular. Tudo que tenho entendo que veio e está vindo de Deus, que usa, às vezes, as pessoas para nos abençoar.

Considerando o Deputado Waldir Agnello e a Igreja do Evangelho Quadrangular, concluo com breves palavras dizendo que eu sou uma testemunha viva e ocular dos feitos de Deus, que fez em tantas pessoas. Temos lá, dentre tantos testemunhos, o testemunho do travesti mais famoso da cidade de Araras, aos 36 anos, figura polêmica. Quando ele chegava, brigava com as mulheres, com as moças; era endemoniado. Um dia, ele recebeu um convite de jovens que estavam no salão de cabeleireiro. Ele aceitou o convite, foi à igreja e chorou muito. Ele disse: “Nunca mais eu volto a esta igreja!” Ele estava realmente com todas as vestimentas de travesti, mas, no domingo seguinte, estava lá. Hoje, depois de 22 anos na igreja, ele nunca mais se desviou. Já faz cerca de 16 anos que é casado, tem um casal de filhos e é pregador do Evangelho. É um ganhador de almas para Jesus, conferencista em todos os lugares - ele é convidado nas várias denominações, pois lhe dei ampla liberdade para que pregasse em todas as igrejas. É um testemunho vivo.

Amados, eu me alegro tanto por estar aqui nesta noite e desejo a bênção de Deus a todos nós que estamos aqui. A cada um de nós que aqui está, em particular, mais uma vez o reconhecimento pelo trabalho do nosso nobre Deputado Waldir Agnello, como disse, a quem amo como pessoa e respeito como parlamentar. Que Deus abençoe a todos em nome do Senhor Jesus Cristo. Amém. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - Ouvimos as palavras do nosso Pastor Durvalino Brocaneli. Muito obrigado pela referência. Acrescento na sua biografia que o prezado irmão é também um dos meus conselheiros pessoais. Precisamos ter pessoas a quem possamos nos recorrer no momento em que precisamos de conselho. O Pastor Durvalino é essa pessoa. Muito obrigado.

Quero agradecer ao nosso irmão Rogério, que tocou o teclado. Muito obrigado por ter se disposto a nos ajudar nessa empreitada. Que Deus abençoe a sua vida.

Quero anunciar novamente a participação da Orquestra de Câmara do Conservatório de Tatuí que, como havia anunciado, voltaria. O Maestro Adriano Machado vai apresentar agora, juntamente com os seus músicos, as músicas de Antonio Vivaldi, “Il Cardelino”, para flauta e cordas - Solista: Mário Pacheco de Medeiros (flautim); Concerto para dois violinos e cordas em lá menor - Solistas: Maestro Adriano Machado e Aramis Rocha (violinos).

Teremos um momento cultural para a nossa programação.

 

***

 

-  É feita a apresentação musical.

 

***

 

O SR. ADRIANO MACHADO - Antes de continuar, não poderia deixar de agradecer ao Deputado Waldir Agnello pelo convite. Uma coisa é você ser convidado para uma reunião ou um evento na própria Câmara, e outra é ser convidado para participar de uma festa pessoal, coisa que fala muito próximo a vocês. Nós nos sentimos muito honrados em sermos convidados para participar de um evento muito pessoal, da celebração da vida da igreja de vocês para o nosso País. Sou também evangélico da Igreja Presbiteriana. Quero cumprimentar a todos vocês. Conheço muito o trabalho de vocês, principalmente na Cidade de Tatuí. Temos aqui um representante não só da Câmara Municipal, mas também da igreja de vocês, que é o Sr. Oséias.

Deputado Waldir Agnello, gostaria mais uma vez de agradecer. Essa música que trouxemos para vocês é música de câmara, que era usada antigamente justamente em locais assim, onde não havia espaço muito grande para uma orquestra sinfônica, e levava-se um grupo pequeno. Por isso se chama música de câmara, e os reis faziam normalmente isso.

Esperamos ter agradado com a nossa música. O compositor que acabamos de executar é Vivaldi, e o flautim, Mário Medeiros fazendo solo. Fazemos parte de um conservatório em Tatuí, de onde somos, e onde o Estado investe muito dinheiro na formação de instrumentistas. A música é um dos artifícios, um dom que Deus deixou para louvarmos, além da pregação do Evangelho. Na nossa cidade, temos o prazer de ter um Conservatório, uma escola com mais de dois mil alunos, onde sou maestro. Temos uma orquestra sinfônica com mais de 80 pessoas que podem desenvolver técnicas para tocar e cantar.

Mais uma vez, em nome da Cidade de Tatuí, em nome do Conservatório Tatuí, gostaria de agradecer ao Deputado Waldir Agnello.

Muito obrigado.

Dizem que Beethoven escreveu para os homens, e Mozart escreveu para os anjos. Teremos agora a apresentação da Serenata Noturna para Cordas, de Wolfang Amadeus Mozart, sob a regência do Maestro Adriano Machado, com a participação da Orquestra de Câmara do Conservatório de Tatuí.

 

***

 

- É feita a apresentação musical.

 

***

 

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - Bravo, maestro. Muito obrigado por nos presentear com essa maravilhosa apresentação. Parabéns pelo trabalho que faz a você e a seus músicos, Maestro Adriano Machado. Muito obrigado.

Gostaria de fazer algumas considerações, enquanto a cantora Amanda Vicente, acompanhada pelo Ministério de Dança Javé Shamah, se preparam.

Tê-los aqui nesta noite é um momento muito especial. Tenho certeza de que levarei essa lembrança no coração e na mente enquanto aqui estiver. Vocês não podem imaginar o que representa estarmos nesta Casa de Leis, falando de Jesus.

Aqui é um lugar onde pessoas das mais diferentes matizes religiosas, culturais, econômicas, sociais, se reúnem, apresentam sua fé, seu credo, suas  idéias, suas filosofias, e estarmos aqui nesta noite, é algo extremamente importante para todos nós e para o propósito dessa reunião de comunhão.

A data que escolhemos estava reservada por outro deputado, e nós oramos muito a Deus para que tudo ficasse dentro dos nossos ideais, dos nossos desejos. Solicitei ao Deputado Simão Pedro que eu gostaria de usar essa data e ele remarcou o evento, dizendo que não poderia negar esse pedido, e eu respondi “Louvado seja Deus.”

Amanhã é o aniversário da Igreja, e estamos comemorando num momento muito especial. Quero dizer que como Deputado, além das minhas atividades parlamentares, do meu trabalho nas Comissões Temáticas, no Plenário, tenho procurado apoiar alguns trabalhos evangelísticos.

Há poucos dias, tivemos a alegria de distribuir neste local, num só dia, três mil exemplares da Bíblia Sagrada.Visitamos gabinetes por gabinetes. Por aqui passam muitas pessoas por dia e todos foram abordados com a  mensagem do Evangelho.

Temos aqui todas as quartas-feiras um culto que, às é feito para uma pessoa, e às vezes, para dez ou vinte. Todos os funcionários ou visitantes têm uma porta aberta para receber o Evangelho, e estamos apoiando e patrocinando esse trabalho. Ficamos felizes quando ouvimos o testemunho de que mais uma alma disse “sim” para Jesus.

Mais do que essas ações, enquanto ouvia o testemunho do Pastor Marcos, do Pastor Durvalino, do Pastor Eude Martins e do Deputado Fausto Rocha, estava me perguntando: quem eu sou realmente? Vocês não fazem idéia de quem eu seja, a não ser por isso que vocês estão me vendo. Mas, quem sou realmente eu demonstro quando estou a sós, quando ninguém está me vendo, quando ninguém pode me ouvir. Quem eu sou realmente é a minha essência, que está dentro de mim e que não pode ser vista por olhos humanos. Somente os olhos de Deus podem enxergar quem o Waldir Agnello é realmente.

Digo isso porque quero fazer referência, como já foi dito por outras pessoas, que são o que são hoje, graças ao Evangelho, que entrou em sua vida. Eu não sou diferente.

Há alguns anos, esta jovem senhora que está a meu lado, minha esposa, Pastora Roseli de Jesus, que recebeu também o nome Agnello, estava paquerando-a, apenas, e ela disse: “Só vou namorar você, se você for visitar a minha igreja”. Ela lançou, no bom sentido, uma armadilha para mim. E eu não só ganhei a Roseli, como esposa, mas recebi Cristo no meu coração, na igreja-sede, e continuamos seguindo esse Evangelho maravilhoso que é completo: salvação, batismo no Espírito Santo, cura divina e a esperança de que Ele um dia irá voltar para nos buscar.

De dois grandes eventos, Deus me deu uma visão de que eu devo alcançar. Um deles eu já tenho em minhas mãos, que é de aceitar Cristo como meu Senhor e Salvador. O segundo, eu estou lutando para conseguir, que é entrar na eternidade com Cristo.

Aprendi, através dos livros e das mensagens que tenho ouvido, que o importante não é como nós começamos nossa vida. O importante é como nós terminamos a nossa vida. Muitos serão chamados, mas poucos os escolhidos. Quem eu sou realmente? Sou aquilo que você pensa que eu sou? Quem é você realmente? Ser crente, dentro das igrejas, numa sala do Instituto Teológico, na escola dominical, eu diria a vocês que é relativamente fácil. Quem somos nós realmente, dentro de uma Casa de Leis, no trabalho, na escola, no ônibus, no carro, quando estamos sozinhos?

Deixo essa reflexão para você, para que você possa levar desta noite, não apenas todos esses cânticos, apresentações, louvores, mensagens. Mais do que isso, que você esteja preparado para a volta de Cristo, para que nós possamos nos encontrar um dia lá na eternidade.

Eu vou - e quero que você saiba disso - lutar muito para que eu possa chegar lá e quero ver você também lá. Quero me encontrar com você porque lá a Sessão Solene que vamos fazer não terá tempo para terminar. Vamos viver dias e noites, se é que existe esse tempo que contamos aqui, louvando o nome do Senhor Jesus. Toda glória, todo louvor, toda honra seja dado ao meu Senhor Jesus e Salvador! Deus seja louvado! (Palmas.)

Quando estávamos pensando no que faríamos, Deus me deu uma idéia. Compartilhei com a minha equipe e ela aprovou. Estamos celebrando aqui a Igreja que chegou até aqui, a Igreja do passado e do presente, mas poderíamos desde já celebrar a Igreja do futuro. E, para isso, convidamos uma mocinha chamada Amanda Vicente, que vai cantar representando a Igreja do futuro. Ela vai nos trazer essa esperança que devemos guardar no nosso coração. Quero que ouça essa apresentação, pensando nos próximos aniversários que a Igreja fará.

Vamos ouvir a cantora Amanda Vicente, acompanhada pelo Ministério de Dança Javé Shamah.

***

 

-  É feita a apresentação musical.

 

***

 

0 SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - Obrigado, Amanda.

Para encerrarmos a nossa Sessão Solene, convido o nosso coral clássico para cantar o Hino da Igreja do Evangelho Quadrangular, o hino oficial, como já foi dito aqui. A nossa Igreja tem uma bandeira e um hino.

Quero agradecer a algumas pessoas que trabalharam muito para que esse evento se realizasse, ao Cerimonial desta Casa, à equipe do som, à equipe da Taquigrafia - tudo o que foi dito aqui está sendo registrado e será objeto de transcrição nos Anais desta Casa de Leis - à equipe que faz a Ata desta Sessão, à nossa gloriosa Polícia Civil e Polícia Militar que estão dando todo suporte na segurança aqui, à TV Assembléia - a Sessão está sendo gravada e será transmitida pela TV Assembléia, depois poderemos até ter cópia desse material - à Secretaria Geral Parlamentar que não mediu esforços para que pudéssemos ter aqui algumas concessões de uso desta Casa, e à minha equipe do gabinete que trabalhou muito para que tudo fosse feito com muito amor, muito carinho.

Ao final, quero dizer que, se você sair pelos fundos, nas laterais do auditório tem uma exposição muito bonita para que você possa tirar fotos e conhecer a história da Igreja. Dê uma passadinha ali que você verá essa exposição que o Departamento Histórico montou para que nós pudéssemos apreciar.

Para encerrar as nossas atividades desta Sessão Solene, vamos ouvir o nosso coral e cantar, de pé, o Hino da Igreja do Evangelho Quadrangular.

 

***

 

- É feita a apresentação musical.

 

***

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades, aos funcionários desta Casa e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade e convida para uma visita à exposição comemorativa, no Salão Waldemar Lopes Ferraz.

Está encerrada a sessão.

 

***

- Encerra-se a sessão às 23 horas e 27 minutos.

 

***