03 DEZEMBRO DE 2010

051ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS “179 ANOS DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO”

 

Presidente: EDSON FERRARINI

 

RESUMO

001 - EDSON FERRARINI

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a presente sessão solene foi convocada pelo Presidente Barros Munhoz, a requerimento do Deputado Edson Ferrarini, na direção dos trabalhos, com a finalidade de homenagear os "179 anos da Polícia Militar do Estado de São Paulo". Convida o público a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro. Registra a presença dos alunos do quinto ano do Colégio Militar, unidade Centro, na companhia da Coordenadora de Ensino Maria Aparecida Picerni e da Auxiliar de Coordenação Alessandra Ramos Jardim. Informa que a instituição é composta por mais de cem mil servidores. Cita ocorrências recentes que engrandecem a corporação. Anuncia apresentação musical do Coral da Polícia Militar e da PM Andreia. Enaltece o trabalho realizado pelo Coronel PM Álvaro Batista Camilo, especialmente na área administrativa e na relação com seus subordinados. Dá conhecimento de emendas por ele propostas ao Orçamento relativas à PM. Discorre a respeito da constante luta pela melhoria salarial da classe. Destaca a importância da PEC 300. Recorda a aprovação do projeto que institui o ALE - Auxílio de Local de Exercício.

 

002 - ÁLVARO BATISTA CAMILO

Comandante da Polícia Militar do Estado de São Paulo, saúda os presentes. Confirma elogios do Deputado Edson Ferrarini à equipe que comanda. Menciona orgulho que sente pelo cargo que ocupa. Parabeniza o trabalho de seus antecessores. Informa que o Auxílio de Local de Exercício, aprovado nesta Casa, foi estendido aos pensionistas. Comenta sua iniciativa de tomar café da manhã com soldados que se destacam em serviço.

 

003 - Presidente EDSON FERRARINI

Anuncia apresentação do Coral da Polícia Militar.

 

004 - ÁLVARO BATISTA CAMILO

Comandante da Polícia Militar do Estado de São Paulo, relata constante queda na criminalidade do Estado. Pede à população que entre em contato com a Polícia Militar sempre que necessário.

 

005 - Presidente EDSON FERRARINI

Convida os presentes para, juntos, cantar a "Canção da Polícia Militar". Faz agracedimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Edson Ferrarini.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Nos termos regimentais, esta presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Compõe a Mesa dos trabalhos o Coronel PM Álvaro Batista Camilo, Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, para quem peço uma salva de palmas. (Palmas.) Também fazem parte da Mesa: Coronel Vicente Antonio Mariano Ferraz, Chefe de Gabinete do Comando Geral do da Polícia Militar do Estado de São Paulo; Coronel Cláudio Antônio Rissotto, Diretor de Ensino e Cultura da Polícia Militar do Estado de São Paulo; Cel. Eurídice Orpheu Alves de Souza, comandante da Escola Superior de Sargentos.

Esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa, nobre Deputado Barros Munhoz, atendendo solicitação deste deputado, com a finalidade de homenagear os 179 anos da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Esta homenagem é para cada um dos senhores e das senhoras que integram esta fantástica corporação: 100 mil homens e mulheres que fazem da Polícia Militar do Estado de São Paulo, a organização policial mais competente do Brasil, comparável às melhores do mundo. O orgulho e a vitória são de cada um de nós. Temos o dever de agradecer também aos que nos antecederam: ao pessoal da reserva, aos pensionistas e a todos aqueles que estão ao lado de Deus. A eles, nossa eterna gratidão. Àqueles que em razão do serviço adquiriram alguma deficiência, o nosso respeito e nosso fraterno abraço.

Convido a todos os presentes para, de pé, cantarmos o Hino Nacional Brasileiro, que será executado pela Banda Regimental Musical do CPAM-8, sob a regência do 3º Sargento PM Músico Cristiano Vaz Coelho.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Esta Presidência destaca a presença do Colégio da Polícia Militar, Unidade Centro, alunos do 5º ano, coordenadora de ensino Maria Aparecida Picerni e auxiliar de coordenação, Alessandra Ramos Jardim; agradecer também a presença de um grande amigo da Polícia Militar e deste Deputado, Coronel Ariomar Martins Gago, representando o Comando Militar do Sudeste, General de Exército João Carlos Vilela Morgero; Dr. Paulo Rios, Delegado Chefe da Assembleia Legislativa, representando o Delegado Geral de Polícia - Dr. Domingos Paulo Neto. Dr. Paulo Rios também é um grande amigo de todos nós - Sebastião Moreira Maia, o 2º Secretário do Conseg de Parelheiros; Maristela Fabri de Oliveira, Presidente do Conseg de Itararé; Dra. Regina Celia Freitas, Diretora Social do Conseg de Parelheiros; agradecer a presença do Coronel César Augusto Luciano Franco Morelli, Comandante do Policiamento Metropolitano-8.

A intenção é a Casa do Povo, na maior Assembleia Legislativa do Brasil homenageando sua corporação, homenageando sua Polícia pelos relevantes e enormes serviços prestados. Um dos nossos desejos é agradecer e cumprimentar aquele que está na ponta da linha, o Patrulheiro. Por isso, vou citar apenas três ocorrências para que nós possamos nos orgulhar. Uma delas está nos jornais de hoje - e ontem também - ocorrência da soldada Elenice, que está ali. Graças à sua sensibilidade de mãe, atendeu a uma menina de oito anos em uma situação em que todos imaginavam tratar-se de um trote, já que a criança mal sabia identificar o endereço. Acalmou, orientou, contatou a família e registrou precisamente as informações que deram fim ao sequestro da menor Elem. A Cabo Cristiane, do 31º Batalhão, junto com seu parceiro de viatura, o soldado Santiago, que atendeu a uma gestante em trabalho de parto, sofrendo de anemia, não tinha mais forças para dar a luz a seu filho, mas com a habilidade e técnica, não só conduziu o parto, como graças à sua intervenção, por meio de manobras de desobstrução, salvou a vida do recém-nascido.

Quero cumprimentar os policiais do 38º Batalhão: soldado Modesto, sargento Cleber, soldado Átila, soldado Rocha, soldado Washington, soldado Felício, que graças a seu empenho e profissionalismo efetuaram a prisão em flagrante de um criminoso que dias antes fora responsável pela morte do sargento Alaélcio Pereira de Araujo, oferecendo à Justiça a oportunidade que o condenado responda por seu crime e a morte desse nosso companheiro não fique impune.

O que todos em comum podemos estar perguntando? A mensagem que cada um deles transmitiu foi a preservação e a valorização da vida e que a Polícia Militar do Estado de São Paulo, por sua vez, está reafirmando a toda sociedade. Nós, policiais militares, sob a proteção de Deus, compromissados com a defesa da vida, da integridade física e a dignidade da pessoa humana. Queria que essas pessoas que citei ficassem de pé, que os heróis fiquem de pé para que todos nós possamos aplaudi-los de pé. (Palmas.)

Teremos agora uma apresentação do Coral da Polícia Militar, sob a regência do 2º Tenente Músico da Polícia Militar Ismael Alves de Oliveira, com as músicas “Caçador de mim” e “I can’t help falling in Love with you”

 

* * *

 

- É executada a música “Caçador de mim” pelo Coral da Polícia Militar.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Quero cumprimentar o 2º Tenente Músico Ismael Alves de Oliveira pela regência, e todos os integrantes do coral.

Vamos continuar ouvindo esse maravilhoso coral.

 

* * *

 

- É feita a apresentação. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - O Coronel Álvares Batista Camilo comanda essa corporação de 100 mil homens, neste Estado de 42 milhões de habitantes, responsável por 40 milhões do PIB nacional, mais de 100 batalhões, 15 mil viaturas. E o nosso Estado é muito pujante. O Canadá, por exemplo, tem 34 milhões de habitantes, a Espanha tem 40 milhões, Portugal tem 10 milhões de habitantes, a Argentina tem 36 milhões, a Holanda, 16 milhões, a Polônia, 38 milhões, o Chile, 16 milhões, e seu comando é para 42 milhões de almas.

Temos orgulho de ter o Coronel Camilo como comandante: seu avô era cabo da Polícia Militar e o pai era sargento da Polícia Militar, enfim, ele tem o DNA da Polícia Militar. Quero cumprimentá-lo e dizer que o comando dele tem uma marca que é a valorização da vida, a valorização do policial da ativa, da reserva e das pensionistas.

O sucesso da corporação deve-se principalmente a três princípios: Direitos Humanos, policiamento comunitário e principalmente a gestão pela qualidade. Os tempos modernos são diferentes, o tempo não se perde mais.

Eu me lembro de meu pai contando que quando ele era soldado, para falar com seu superior, o tenente, ele ia à reserva de armas, pegava a mochila, o capacete, punha a bota, limpava o fuzil durante meia hora, ia à frente do tenente, fazia ombro/arma, esperava que ele mandasse descansar, e daí ele podia falar com ele. Só que às vezes ele tirava do bolso um lenço branco e tirava o ferrolho do fuzil e passava o lenço dentro do fuzil. Se saísse sujo, falava: “o senhor está pelado, volte depois”. Isto foi há muitos anos.

Quando eu estava na Academia, um dos instrutores falava: “polícia é coisa para gastar, polícia não tem preço, polícia é para gastar mesmo, não faz mal”. Hoje, não. Hoje todos os cursos de Administração mostram que na empresa privada, para saber se ela vai bem, temos a despesa e o lucro, que marca como uma corporação policial mostra o seu serviço: pela qualidade e pela quantidade dos serviços que ela mostra ao povo.

É por isso que o Coronel repete, como um mantra, desde o primeiro dia do seu comando: “sempre é possível fazer melhor: tente”. Esse mantra fez que ele despertasse o sentimento de confiança no público interno. Por isso, desde o soldado ao mais antigo oficial, estamos todos cheios de orgulho por pertencer à corporação. Prova disso é que no último concurso para soldado, para duas mil vagas, havia 80 mil candidatos, um recorde na história do Brasil.

Desta forma, a nossa corporação vai crescendo. O que conseguimos de fantástico? A nova lei de ensino é o grande diferencial. Tive a oportunidade de aprovar aqui a nova lei de ensino, dentro de tudo o que a corporação precisava. Nós somos modelo para o Brasil. O soldado agora, com o curso superior para soldado, tem o seu curso reconhecido pelo MEC. Todos os cursos da polícia são considerados de nível superior, completando com o curso de Mestrado para capitães, Mestre em Ciências Políticas de Segurança e Ordem Pública. O antigo CSP hoje é doutorado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, ou seja, é um pós-graduado em Ciências Policiais de Segurança Pública.

Essa é a Polícia Militar de São Paulo. A escola de oficiais permite ao aluno formar-se bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública. Todas as vezes que nós lutávamos por qualquer equiparação no Estado de São Paulo, faltava-nos o curso superior. Não falta mais.

Essa é a importância da valorização do nosso policial. Ainda há um mês estava na Academia, assistindo ao curso de formação, representando o Governador e a Assembleia Legislativa, ao curso de tecnólogo de administração do policial militar.

Agora buscamos a valorização da praça. Com 15 anos de serviço, tendo um curso superior, 94 se formaram doutores em Administração, dando-nos o apoio logístico para que a atividade-fim da polícia seja feita de forma eficiente.

Uma outra coisa muito importante: temos 22 helicópteros e seis aviões. O Orçamento do Estado será votado até o dia 15. Fiz emendas sugeridas pelo Comando propondo 16 milhões para a compra de um helicóptero, a fim de melhorar o nosso serviço de salvamento. Propus também verba para a aquisição de mais mil computadores, para equipar cerca de 500 organizações policiais militares. Propus o remanejamento de recurso para implementação de divulgação de serviços e orientações para o público em geral. O helicóptero, com duas turbinas, será adaptado para a utilização em atividade aeromédica. Essa é a nossa corporação.

Coronel, o senhor mudou a corporação com seu trabalho do lado do homem. Quando o senhor faz seu café com o comandante, já imaginou um soldado que fez uma ocorrência, traz sua família e vai ter um café com o comandante? Isso é um orgulho, isso marca uma vida. Ele instituiu isso. O Coronel Camilo, no seu comando, lembra-nos que não há hierarquia entre a dor do soldado e a dor do coronel. São seres humanos que nasceram de um útero. O que isso significa? O que isso representa para um capitão, um oficial, um soldado com uma dificuldade? Às vezes, era difícil - lembrando da história do meu pai -, como era difícil falar com o superior. Hoje não. Um capitão, sentado diante de um soldado, pode evitar a separação de um casal, pode evitar o suicídio, com uma palavra, um tapa no ombro. É assim que é seu comando, coronel.

Por essa razão, queria que uma moça fizesse uma apresentação para nós. Essa moça é a soldado Andréia. O que nos une, além da amizade, é o grande amor por esta corporação fantástica. Você vai nos falar onde se guardam os amigos.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O Sr. Presidente - Edson Ferrarini - PTB - Quero agradecer a presença do Coronel Marco Antônio Augusto, assessor especial do Comandante Geral; do Coronel Jean Charles Oliveira Diniz Serbeto, Comandante do Policiamento Rodoviário; do Coronel Luiz Eduardo Pesce de Arruda, Comandante do Centro de Altos Estudos Superiores; do Coronel Maércio Ananias Batista, Comandante do Policiamento de Choque; do Coronel Wagner César Gomes de Oliveira Tavares Pinto, Comandante do Policiamento Metropolitano; do Coronel Vicente Antônio Ferraz, Chefe de Gabinete do Comando Geral; do Coronel Carlos Botelho Lourenço, diretor de Logística; do Coronel Médico João Carlos Queiroz, diretor de Saúde; do Coronel Aírton Alves da Silva, comandante da Academia de Polícia Militar do Barro Branco.

Queremos que a PEC 300 seja aprovada em Brasília. Seria a redenção: salário inicial da Polícia Militar do Estado de São Paulo igual ao da Polícia do Distrito Federal. Vemos as dificuldades pelas quais estamos passando, mas essa é a nossa batalha.

O Adicional de Local de Exercício (ALE) que conseguimos incorporar no ano passado é uma vitória do Comando Geral, do Coronel Camilo. Três dias após ter assumido o comando, tive o privilégio de almoçar com ele no quartel general para saber as reivindicações, as necessidades da Polícia Militar. Ele deixou claro que o ALE era uma coisa injusta. O adicional tinha sido aprovado, numa situação de emergência, mas era injusto. Era preciso que fosse incorporado.

“É minha bandeira, Coronel”, dizia-me. “Vou ao Palácio. Converso com o Chefe da Casa Civil, com o Secretário da Fazenda e na semana seguinte falo com o Governador. Conto a história, conto os casos.” O Governador sensibilizou-se e disse: “Isso não pode ser assim. Precisa mudar.” A vitória foi dele e conseguimos aprovar aqui. Sei que, neste ano, a nossa luta vai ser pela melhora salarial. Sem dúvida alguma, vamos atrás dela. Além da eficiência e da humanização da corporação, a Polícia Militar vai buscar melhores condições.

Agora, ouviremos as palavras do Coronel Camilo. (Palmas.)

Esta corporação, à qual temos orgulho de servir, é o serviço mais desburocratizado do Estado. Tudo falha no Estado. Falha o hospital, falha o serviço de Saúde, falha tudo: só não falha a Polícia Militar. O soldado está na rua; alguém estende o braço. Estando ele na viatura ou a pé, de repente, está cara a cara com a ocorrência. Essa é a corporação que o senhor comanda.

A palavra é sua, Coronel Camilo.

 

O SR. ÁLVARO BATISTA CAMILO - Bom dia a todos! Realmente, é um prazer estar aqui. Agradeço e saúdo o Presidente, Deputado Edson Ferrarini, nosso Coronel, nosso comandante, um dos inspiradores da nossa vida policial; a todos os comandantes presentes na pessoa do Comandante Rissotto, diretor de Ensino e Cultura; a todos os presentes, presidentes dos Consegs, amigos da Polícia Militar, e principalmente vocês, nossas crianças do colégio, e nossos policiais militares, os cem mil homens e mulheres que fazem a diferença; as minhas palavras são para lembrar algumas coisas que o nosso Presidente desta Sessão Solene disse: que eu tenho aqui uma equipe fantástica. Eu confirmo isso, que tenho uma equipe de coronéis, de tenentes-coronéis, de majores, de oficiais e assim por diante, que fazem a diferença no meu Comando. O que aconteceu na polícia neste um ano e oito meses desde que assumi é fruto do trabalho dessa grande equipe, do empenho desses homens e mulheres que trabalharam em prol da instituição e do cidadão de São Paulo. O meu reconhecimento público, então, a essa equipe.

Em segundo momento, o senhor falou do orgulho de comandar essa instituição. Renovo isso, e falo a todos os senhores e àqueles que mais tarde vão tomar conhecimento desse vídeo, do orgulho que tenho de comandar a Polícia de São Paulo. Quando assumi o Comando da instituição, falei que foi com muita honra que fazia isso. É um privilégio para qualquer coronel comandar a Polícia Militar de São Paulo. E foram 179 anos de bons serviços prestados à comunidade, salvando vidas dia a dia, e acreditando até em fatos que outros não acreditariam, como fez Elenice, no Copom, que acreditou numa criança de oito anos que ligou para lá falando que estava em perigo. Outros fizeram a mesma coisa, seja num parto ou na força tática.

O orgulho que tenho é imenso. Deixo também registrado que o que consegui foi com o trabalho dessa equipe e também em razão dos que por aqui passaram. Gostaria de deixar isso bem claro a todos os senhores e as senhoras, que a polícia não nasceu neste ano, nem neste comando. Simplesmente, demos continuidade ao que fizeram os nossos antecessores. Cada um que aqui passou colocou um tijolinho na Polícia Militar, como nós estamos colocando. Nada mais justo que o ALE, que o senhor ajudou a ser aprovado nesta Assembleia, tenha sido estendido aos nossos inativos - não gosto muito dessa palavra “inativos” -, aos nossos veteranos e as nossas pensionistas. Se temos hoje pensionista é porque um policial faltou na vida dela, muitas vezes defendendo o nosso cidadão. Este ano perdemos mais de 90 policiais de folga defendendo o cidadão, e 15 mortos em serviço.

Esse é então o valor dos nossos policiais, e o ALE foi estendido aos inativos graças a sua ajuda e aos deputados desta Casa. Em 2014 não teremos mais diferença entre os ativos e os inativos justamente por causa deste ALE.

Não é o policial que tem orgulho de estar comigo lá no café da manhã. Deixo bem claro que sou eu que tenho um grande orgulho e privilégio de trazer esse policial para tomar café comigo. O privilégio não é dele, mas meu em trazê-lo no Comando Geral, e fazer esse reconhecimento público a este homem, a esta mulher, que está aí às três horas da manhã, como sabem os nossos comandantes, num local ermo e protegendo a vida, o cidadão. É então privilégio do comandante. Assim faço desde que assumi o Comando, a cada 15 dias, aos policiais que desenvolvem um bom trabalho no policiamento, seja dos Bombeiros, do Rodoviário, da Ambiental, do Choque, justamente porque é um privilégio para o Comando e para a instituição contar com pessoas tão especiais, comprometidas e dedicadas.

Esta é a minha mensagem para que continuemos sempre nessa luta. Os comandantes formando essa grande equipe, e os nossos policiais que, além de pertencer a essa grande equipe, formam uma grande família. Nós somos uma grande família, unida, que faz acontecer e que faz a diferença onde quer que esteja. Eu concito a todos vocês, policiais militares do Estado, que continuem fazendo mais e melhor. Como falou o nosso deputado, uma máxima que gosto de usar: “Sempre é possível fazer mais e melhor”. Continuem fazendo essa diferença no Estado de São Paulo. Eu os parabenizo.

Quero deixar registrado a todos os presentes um feliz Natal, que vivam e aproveitem intensamente cada momento ao lado de seus entes queridos, que levem essa valorização que estamos fazendo também às suas famílias, às suas comunidades. Um Natal de muita alegria, harmonia e paz, e que 2011 seja um ano de muito sucesso e de sonhos realizados. Que todos contem, indistintamente, com esse valoroso homem, essa valorosa mulher, que forma a Polícia Militar de São Paulo. Muito obrigado e que Deus abençoe a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Parabéns ao Coronel Camilo, que demonstra que os grandes líderes têm como característica a humildade e saber dividir com seus companheiros a sua vitória. É exatamente isso que o Coronel Camilo acabou de fazer. Muito obrigado.

Gostaria também de agradecer ao Renato A. M. Mancinelli, Presidente do Conseg da cidade de Arthur Nogueira; Vilmar Moreira Teixeira, do Conseg da cidade de Tiradentes; Coronel Milton Sussumu Nomura, Comandante do Policiamento Ambiental; Coronel Antônio Céssar Cardoso, Comandante da Escola Superior de Soldados; Coronel Erik Hoelz Colla, Comandante dos Bombeiros Metropolitano; Hervando Luiz Velozo, Comandante do Policiamento de Trânsito; Hudson Tabajara Camilli, Comandante da Escola de Educação Física; José Luiz Sanches Valentin, Comandante do Policiamento de Área Metropolitano - 11; Coronel Leonardo Torres Ribeiro, Comandante do Policiamento de Área Metropolitano - 10; Walter Gomes Mota, Comandante do Policiamento de Área Metropolitano - 2; José Luis Martins Navarro, Comandante do Policiamento de Área Metropolitano - 6; Coronel Carlos de Carvalho Júnior, Comandante do Policiamento de Área Metropolitano - 9; Coronel Benedito Roberto Meira, Comandante do Policiamento Metropolitano - 4; Coronel Renato Cerqueira Campos, Comandante do Policiamento de Área Metropolitano - 1; Coronel José Maurício Weisshaupt Perez, subChefe do Estado Maior da Polícia Militar; Coronel Antônio Marin, Comandante do Policiamento de Área Metropolitano - 3; Coronel Theseo Darcy Bueno de Toledo Júnior, Comandante do Policiamento de Área Metropolitano - 5; Coronel Rui Conegundes de Souza, Comandante do Policiamento de Área Metropolitano - 7; Cesar Augusto Luciano Franco Morelli, Comandante do Policiamento de Área Metropolitano - 8.

Esta Sessão Solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web, e será transmitida domingo, dia 05, às 21 horas, nos Canais 66 da TVA, no Canal 8, da NET e na TV Aberta, sinal digital, Canal 61.2. Esta Sessão Solene tem a finalidade de homenagear o patrulheiro também, que é o grande coração da PM. É o homem que faz a polícia viver. È onde temos a maioria dos integrantes da PM e mesmo que lhes faltem meios, mesmo que os salários estejam defasados, tenham péssimas condições de trabalho, a Polícia Militar não se acovarda, e agora se destaca em todas as suas unidades, honrando os 179 anos de vida.

Vamos homenagear a todos, desejando um Feliz Natal, através do Coral da Polícia Militar, sob a regência do 2º Tenente Músico PM Ismael Alves de Oliveira, com a apresentação das músicas “Gloria in Excelsis” e “Noite Feliz”.

 

* * *

 

- É feita a apresentação dos números musicais.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Essa mensagem natalina mostra uma coisa que o Comandante Geral tem se preocupado, que é a espiritualidade do nosso policial.

Além da valorização da família, além da importância que ela tem o capelão da Polícia Militar, os pastores são incentivados nos quartéis a conversar com a tropa sobre esse lado espiritual, esse lado do ser humano, esse lado que nos aproxima de Deus, aproveitando essa música tão bonita que o Tenente Músico Ismael Alves de Oliveira apresentou.

 

* * *

 

- É feita mais uma apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Nossos cumprimentos ao Coral na pessoa do 2º Tenente Músico Ismael Alves de Oliveira. Nós falamos do lado sentimental, desse lado que nos liga a Deus, que é o lado espiritual.

Eu vou pedir agora ao Coronel Camilo para que fale à população que pode confiar na sua Polícia Militar. A população vai ouvir do próprio Comandante Geral o quanto esta Corporação está disposta a atendê-la.

 

O SR. ÁLVARO BATISTA CAMILO - Gostaria de dizer a nossa população de São Paulo para que fique tranquila quanto a situação de segurança do Estado. São mais de 10 anos de queda nos índices de criminalidade e 70% dos homicídios reduzidos nesse período. E continua em queda.

A Polícia Militar está trabalhando com muita inteligência, usando sistemas inteligentes, está distribuída no Estado onde há probabilidade de acontecer o delito. Essa valorização que foi feita do policial trabalhando com vontade e comprometido tem apresentado uma boa resposta policial. A Polícia está preparada para enfrentar a criminalidade no Estado de São Paulo. A criminalidade não é um problema do Estado. Na realidade, é um problema mundial. Nós temos problemas de criminalidade e drogas no mundo inteiro, mas a Polícia de São Paulo está capacitada, está preparada, tem uma pronta resposta policial e vai ser firme no momento em que precise ser firme e vai ser delicada no momento em que precise ser delicada. A Polícia Militar de São Paulo vai continuar salvando a vida daquele bebê cuja mãe ligou para o Copom para saber dos procedimentos para desafogar uma criança, mas ela vai ser firme também quando precisar enfrentar o crime organizado colocando atrás das grades os infratores da lei.

Você, povo de São Paulo, conte com a sua Polícia Militar. Não hesite, no momento em que precisar, em discar 190 e avisar a Polícia. Se perceber alguma situação estranha, uma pessoa com atitude suspeita, um veículo estacionado por muito tempo ou uma casa com movimentação estranha, não hesite em ligar para a Polícia. Se for um fato que não permite se identificar, disque 180 que também vai cair nas mãos da Polícia e nós iremos atender essa situação de emergência. Não deixem de comunicar, de interagir com a Polícia. A razão de ser da Polícia de São Paulo é você, cidadão do Estado de São Paulo, e ela está preparada para enfrentar os desafios que se apresentam aos 43 milhões de habitantes dos nossos 645 municípios. Contem sempre com a sua Polícia Militar de São Paulo.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Quero saudar o Coronel Edilberto de Oliveira Melo, essa enciclopédia viva de toda a história da nossa Polícia Militar. Saudando o Coronel Edilberto eu saúdo todos os oficiais da reserva aqui presentes. (Palmas.)

Convido agora todos os presentes para cantarem a Canção da Polícia Militar.

 

* * *

 

- É entoada a Canção da Polícia Militar.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Desta forma pudemos homenagear os 179 anos da Polícia Militar aqui na Assembleia Legislativa. Vamos encerrar esta sessão dizendo que vamos felizes para casa. Estou designado como um dos representantes da Polícia Militar nesta Casa e podem ter certeza de que lutarei defendendo os senhores com a maior dignidade o tempo todo. A soldado Andréia Gonçalves de Oliveira vai nos embalar na nossa despedida com a música “Faz um milagre em mim”.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 40 minutos.

 

* * *