1

 

27 DE ABRIL DE 2005

052ª SESSÃO ORDINÁRIA

 

Presidência: RODRIGO GARCIA

 

Secretário: HAMILTON PEREIRA

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 27/04/2005 - Sessão 52ª S. ORDINÁRIA  Publ. DOE:

Presidente: RODRIGO GARCIA

 

PEQUENO EXPEDIENTE

001 - Presidente RODRIGO GARCIA

Abre a sessão. Anuncia a visita dos alunos do Centro Universitário Salesiano, de São Paulo, acompanhados pelo Deputado Cândido Vaccarezza.

 

002 - MILTON FLÁVIO

Em nome deste Parlamento, lê mensagem sobre a vida e a trajetória política do ex-Presidente desta Casa Paulo Kobayashi, falecido ontem.

 

003 - MILTON FLÁVIO

Por acordo de líderes, solicita o levantamento da sessão.

 

004 - Presidente RODRIGO GARCIA

Acolhe o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 28/04, à hora regimental, com Ordem do Dia. Levanta a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RODRIGO GARCIA - PFL - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Hamilton Pereira para, como 2º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - HAMILTON PEREIRA - PT - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

O SR. PRESIDENTE - RODRIGO GARCIA - PFL - Convido o Sr. Deputado Hamilton Pereira para, como 1º Secretário "ad hoc", proceder à leitura da matéria do Expediente.

 

O SR. 1º SECRETÁRIO - HAMIILTON PEREIRA - PT - Procede à leitura da matéria do Expediente, publicada separadamente da sessão.

 

* * *

 

- Passa-se ao

 

PEQUENO EXPEDIENTE

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RODRIGO GARCIA - PFL - A Presidência tem a grata satisfação de anunciar a presença dos alunos do Centro Universitário Salesiano, de São Paulo, juntamente com o professor Fernando César Novais Galiano, acompanhados do nobre Deputado Cândido Vaccarezza. A todos as homenagens do Poder Legislativo. (Palmas.)

Convido neste momento o Deputado Milton Flávio para, em nome deste Parlamento, fazer a leitura do histórico, do currículo do nosso ex-Presidente, grande parlamentar do nosso Estado e do nosso País, Deputado Paulo Kobayashi.

 

O SR. MILTON FLÁVIO - PSDB - Sr. Presidente, Deputado Rodrigo Garcia, nobres Deputados, funcionários desta Casa, universitários que nos visitam.Hoje é um dia bastante triste para todos nós Deputados que freqüentamos e freqüentaram a Assembléia de São Paulo.

Quero, Sr. Presidente, agradecer a honra que V. Exa. me confere para, em nome do Parlamento, ler um pouco do muito que foi a vida desse Deputado e grande amigo de todos nós, Paulo Kobayashi.

“Faleceu ontem, terça-feira, 26 de abril de 2005, no Hospital A. C. Camargo, de parada respiratória e neoplasia de pulmão de pequenas células metásticas, o Deputado federal pelo PSDB Paulo Kobayashi. Nascido na cidade de Ribeirão Pires, estado de São Paulo em 30 de junho de 1945, Paulo Seiti Kobayashi era filho de Shigueo Kobayashi e Sumiyo Kobayashi.

Ainda criança sua família transferiu-se para a cidade de Pedreira, estado de São Paulo, indo residir em um sítio. Fez seus estudos iniciais no então Grupo Escolar ‘Coronel João Pedro de Godoy Moreira’. Aluno aplicado, recebeu uma medalha de honra ao mérito por sua dedicação nos estudos, ainda em Pedreira, estudou no Ginásio ‘Humberto Piva’. Como estudante, ministrou aulas na colônia japonesa do Macuco, em Campinas. Nessa cidade fez o curso de madureza no então Externado Santa Inês, no qual também seria professor no seu cursinho. No ano de 1965, ingressou na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde cursou Geografia, formando-se em 1971, ano que cursou Psicologia da Educação também na PUC. Exercendo o cargo de vice-presidente do Diretório Acadêmico, entre 1966/1967, foi a partir de 1967, e durante muitos anos, professor de Geografia do Curso e Colégio Objetivo, tendo como um dos seus alunos, no curso preparatório do vestibular, o atual Governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin.

Em 15 de novembro de 1974, foi eleito Deputado Estadual para a 8ª Legislatura (1975-1979) pela Aliança Renovadora Nacional - Arena, com 25.535 votos. No biênio 1975/77 foi membro efetivo das Comissões de Educação e na de Agricultura e Pecuária, e substituto na de Transporte e Energia. Apesar de fazer parte do partido do governo, nessa legislatura fez parte da ala chamada de ‘Vanguarda’, que pregava a redemocratização do país.

Eleito novamente Deputado Estadual nas eleições de 15 de novembro de 1982, com 67.415 votos, pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro - PMDB, na 10ª Legislatura (1983-1987). Foi vice-líder do PMDB na Alesp. Integrou as Comissões Permanentes da Alesp: membro efetivo de Transportes e Comunicações; substituto nas de Educação e na Economia e Planejamento no biênio 1983/85. No biênio seguinte (1985/87), foi membro efetivo na de Serviços e Obras Públicas, e substituto nas de Redação e na de Defesa do Meio Ambiente e Educação.

Fundador do Partido da Social Democracia Brasileira - PSDB, do qual foi presidente do Diretório Municipal de São Paulo, por duas vezes, entre 1991/1992 e de 1996/1997. Concorreu ao cargo de Vereador à Câmara Municipal de São Paulo, em 15 de novembro de 1988, sendo eleito com 10.260 votos, na Legislatura de 1989/1993, exercendo a vice-presidência do legislativo municipal na gestão de Eduardo Suplicy, e em 1992 ocupou o cargo de Presidente da Câmara Municipal de São Paulo.

Reeleito Vereador em 03 de outubro de 1992 obteve 32.090 votos, sendo o mais votado de seu partido. Exerceu o mandato até 14 de março de 1995, quando renunciou por ter sido eleito Deputado Estadual nas eleições de 3 de outubro de 1994, com 48.489 votos, para a 12ª Legislatura (1995/1999), pelo Partido da Social Democracia Brasileira - PSDB, do qual foi um dos fundadores. Na Alesp fez parte como membro efetivo da Comissão de Transportes e Comunicações, e substituto nas Comissões de Constituição e Justiça e na de Redação, no biênio 1995/1997. Em 15 de março de 1997, o Deputado Paulo Kobayashi foi eleito por unanimidade Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, exercendo o cargo no biênio 1997/1999, na 13ª Legislatura.

Entre as inúmeras homenagens e títulos e que lhe foram prestados em sua vida pública, destaca-se o de ‘Cidadão Pedreirense’, que recebeu em 23 de setembro de 1998, quando foi homenageado em Sessão Solene na Câmara Municipal de Pedreira. Concorrendo ao cargo de Deputado Federal, em 04 de outubro de 1998, foi eleito com 92.937 votos para o quadriênio 1999-2003.

Nas eleições de 06 de outubro de 2002 obteve 109.434 votos, ficando como 1º suplente da bancada, mas exercendo desde o início da presente legislatura (2003) o seu mandato como Deputado federal pelo PSDB.

Na Câmara dos Deputados, integrou como titular as Comissões de Defesa do Consumidor; Indústria e Comércio, Cultura e Desporto; Educação e Cultura, Relações Exteriores e de Defesa Nacional, Turismo e Desporto, e suplente nas de Agricultura e Política Rural, Desenvolvimento Urbano e na de Viação e Transportes. Fez parte também das Comissões Especiais como membro efetivo: Precatórios; Licitações e Contratos e na de Política de Saneamento e suplente nas de Combate à Violência; Inspeção Técnica Veicular - ITV; Parlamentarismo; Plano Nacional de Cultura; Sessão Legislativa;. Prorrogação da CPMF; Fatura Eletrônica e Assinatura Digital no Comércio Eletrônico, e participou como suplente da CPI da Fraude do INSS.

Era casado com dona Ie Kobayashi, com quem teve dois filhos, Vitor e Jéssica.”

Sr. Presidente, esta é uma súmula da atividade pública do Deputado Paulo Kobayashi. Se V. Exa. me permite, gostaria de me estender um pouco mais para falar do amigo e companheiro Paulo Kobayashi.

Paulo Kobayashi, como dissemos, foi Presidente desta Casa. Deputado querido de todos nós. Teve uma característica muito importante: a sua lealdade aos Deputados, independentemente dos seus partidos. Para quem não conheceu o Paulo Kobayashi extrovertido, o professor absolutamente fiel e amigo dos seus alunos, o roqueiro na década de 70, participante dos festivais do Colégio Objetivo, nós tivemos a oportunidade de recuperar esse mesmo Deputado alegre nesta Casa. Sempre muito consciente, muito cônscio das responsabilidades do Parlamento paulista, sempre fez valer a nossa independência como instituição.

Mas o mais importante é que o Paulo Kobayashi Deputado, o Paulo Kobayashi presidente não se modificava. Tratava a cada um de nós, Deputados, funcionários desta Casa com a mesma distinção. Convivi com ele nesta Casa durante oito anos. Ia dizer que foram longos, mas não foram, foram breves oito anos.

Nunca vi o Paulo Kobayashi alterar seu tom de voz, seja nos pronunciamentos da tribuna, da Presidência, seja nos momentos de maiores tensões no Colégio de Líderes, enfrentando duras manifestações nas galerias desta Casa, Paulo Kobayashi era sempre aquele parlamentar sóbrio, equilibrado, que tinha consciência muito precisa do papel que desempenhava e da importância que tinha o mandato popular na fomentação e na construção de uma democracia.

Sr. Presidente Rodrigo Garcia, V. Exa. tem uma responsabilidade muito grande de suceder nesta Casa o Deputado Paulo Kobayashi. Soube que, de maneira carinhosa, V. Exa., ainda pela manhã, dizia ao seu irmão, Sérgio Kobayashi, que espelhado no próprio exemplo de Paulo Kobayashi V. Exa. também lutaria muito para dar a esta Casa o brilhantismo que sempre teve e que merece continuar tendo. Espero em Deus que isso de fato aconteça e que, sob os olhares do Paulo Kobayashi, esta Assembléia seja cada dia mais forte. Estou emocionado, tive um orgulho muito grande de ser seu companheiro. Disse para a Dona Ie e seus filhos que de uma coisa ela pode ter certeza: nesta Casa o Paulo Kobayashi só deixou amigos, grandes amigos.

 

O SR. MILTON FLÁVIO - PSDB - Sr. Presidente, como homenagem à vida de Paulo Kobayashi, interpretando o sentimento desta Casa, não pela tradição, mas porque tenho certeza de que tanto quanto eu nenhum parlamentar no dia de hoje teria condição de executar o trabalho legislativo, com a falta que nos faz Paulo hoje, peço o levantamento da presente sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - RODRIGO GARCIA - PFL - Esta Presidência agradece à manifestação do nobre Deputado Milton Flávio, que falou em nome do Poder Legislativo de São Paulo, que hoje está de luto. A maneira que encontramos de homenagear a vida e a memória de Paulo Kobayashi é levantando a nossa sessão. A partir de amanhã, a maneira que encontraremos de homenageá-lo é trabalhando ainda mais pela democracia e pelo desenvolvimento de São Paulo.

Esta Presidência, cumprindo disposição constitucional, adita a Ordem do Dia da Sessão Ordinária de amanhã com o PL 487, de 2004, vetado pelo Sr. Governador.

Srs. Deputados, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, esta Presidência, antes de levantar a sessão, convoca V. Exas. para a Sessão Ordinária de amanhã, à hora regimental, informando que a Ordem do Dia será a mesma da sessão de hoje e o aditamento citado.

Está levantada a sessão.

 

* * *

 

-         Levanta-se a sessão às 14 horas e 57 minutos.

 

* * *