http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

18 DE NOVEMBRO DE 2011

052ª SESSÃO SOLENE EM homenagem A “FORÇA SINDICAL PELOS VINTE ANOS DE LUTAS E CONQUISTAS”

 

Presidente: RAFAEL SILVA

 

RESUMO

001 - RAFAEL SILVA

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Rafael Silva, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Homenagear a Força Sindical pelos Vinte Anos de Lutas e Conquistas". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Informa que esta sessão solene seria transmitida em data oportuna.

 

002 - OLÍMPIO GOMES

Deputado Estadual, saúda as autoridades presentes. Destaca a evolução dos sindicatos, com a criação da Força Sindical. Ressalta a comunhão de propósitos, que resultou em inúmeras conquistas para a classe trabalhadora. Enumera pilares de lutas dos sindicatos, como o fim do fator previdenciário e o aumento do salário mínimo. Reconhece o empenho do Deputado Paulinho da Força, que contrariou interesses de aliança nacional na defesa de um salário mais digno ao trabalhador. Agradece à autoridade pelo trabalho realizado. Congratula-se com a Força Sindical.

 

003 - CARLOS VICENTE DE OLIVEIRA

Presidente do Sindicato da Alimentação de São Paulo e Região, agradece o Deputado Rafael Silva pela homenagem. Enfatiza a atuação do Deputado Paulinho da Força, em Brasília. Relata o aumento de sindicatos filiados, que saltou de 400 para mais de 1700 credenciamentos em todo o Brasil.

 

004 - ELZA COSTA PEREIRA

Tesoureira do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, ressalta a honra em participar desta solenidade. Engrandece o trabalho de Paulinho da Força, um dos fundadores da Força Sindical, a quem parabeniza pela dedicação. Lembra as lutas enfrentadas nos 20 anos da entidade. Agradece o Deputado Rafael Silva pela iniciativa da homenagem.

 

005 - MIGUEL TORRES

Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, comenta os 20 anos da Força Sindical, os quais considera terem sido de lutas e de conquistas para os trabalhadores. Sugere à plateia a leitura do livro sobre as duas décadas de criação da Central Sindical. Faz menção ao propósito da Força Sindical, o de unir os movimentos classistas. Acrescenta que o papel da entidade é unificar e legalizar as centrais sindicais. Discorre sobre a importância do trabalho do Deputado Paulinho da Força. Faz agradecimentos gerais.

 

006 - Presidente RAFAEL SILVA

Cumprimenta os Senhores Carlos Jânio de Souza, Gaspar e Gil, que não puderam comparecer ao evento. Presta homenagem ao Deputado Federal Paulinho da Força, Presidente da Força Sindical, a quem entrega placa. Lembra obra literária sobre liderança, escrito por assessores da Casa Branca. Tece comentários acerca do papel do líder. Ressalta o privilégio da Força Sindical ser representada pelo Deputado Paulinho da Força. Cita Sócrates e seu relato sobre o significado de coragem.

 

007 - PAULINHO DA FORÇA

Deputado Federal e Presidente da Força Sindical, cumprimenta os presentes. Agradece a todos pela homenagem à Força Sindical. Fala de dificuldades enfrentadas para a construção da central sindical. Reconhece o início do trabalho, pelo dirigente Luiz Antonio de Medeiros. Destaca a relevância da luta trabalhista, com base no diálogo. Entrega exemplar do livro "A História da Força Sindical - 20 anos de luta" ao Deputado Rafael Silva. Destaca os prefácios assinados pelos ex-Presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. Considera que a Força Sindical está em débito com os servidores públicos. Destaca projetos, de sua autoria, em defesa da categoria. Lamenta o arrocho salarial ao funcionalismo do Judiciário. Anuncia manifestação que ocorrerá em Brasília, em favor de pequenos produtores. Agradece o Deputado Rafael Silva pela homenagem. Cita bandeiras em defesa dos empregados da enfermagem e de terceirizados.

 

008 - Presidente RAFAEL SILVA

Comenta sua trajetória profissional e lembra os aprendizados adquiridos. Ressalta a importância da Sociologia e o papel do sociólogo. Agradece o Senhor Cristiano Vilela pelo espírito colaborador, a quem pede para ler a mensagem do sociólogo, e ex-Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, no livro que trata dos 20 anos da Força Sindical.

 

009 - CRISTIANO VILELA

Mestre-de-Cerimônias, faz a leitura do prefácio assinado pelo ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso.

 

010 - Presidente RAFAEL SILVA

Discorre sobre a necessidade de redução da jornada de trabalho. Ressalta o olhar voltado para o lucro, por parte dos empresários. Cita a pressão sofrida pela Princesa Isabel para sancionar a Lei Áurea, que libertaria os escravos no Brasil. Compara a dignidade da luta de Paulinho da Força à da Princesa. Estende a homenagem desta solenidade a todos os trabalhadores brasileiros. Agradece o Deputado Paulinho da Força pelo trabalho realizado. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Rafael Silva.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. CRISTIANO VILELA - Bom dia a todos os presentes. Sras. e Srs., vamos dar início a sessão solene da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Sessão convocada pelo Deputado Estadual Rafael Silva, com a finalidade de homenagear a Força Sindical pelos 20 anos de lutas e conquistas da Central. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Barros Munhoz, a pedido deste deputado. Esta sessão é uma sessão oficial da Assembleia Legislativa, e constará na íntegra no Diário Oficial do Estado de São Paulo. Além disso, está sendo transmitida agora, ao vivo pela Web, e depois será apresentada a gravação também no sábado na íntegra, às 21 horas, pelos canais TVA 66, NET 13, TV Digital Aberta 61.2. É a TV Legislativa que estará transmitindo amanhã, às 21 horas, para que todo mundo possa acompanhar o que aconteceu nesta sessão.

Agora, convido a todos os que puderem, que em pé fiquem, para ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É reproduzido o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Esta Presidência solicita que o Dr. Cristiano Vilela nomeie as autoridades presentes, inclusive os componentes da Mesa.

 

O SR. CRISTIANO VILELA - Gostaria de nomear para a Mesa dos trabalhos: o líder da bancada do PDT na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Deputado Olimpio Gomes; o Presidente da Força Sindical e Presidente Estadual do PDT, Deputado Federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força; o Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, Sr. Miguel Torres; Sra. Elza Costa Pereira, tesoureira do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e da Executiva Estadual do PDT; Sr. Carlos Vicente de Oliveira da Executiva Estadual do PDT, Presidente do Sindicato da Alimentação de São Paulo e da Força Estadual. (Palmas.)

Diversas autoridades aqui presentes que vão sendo mencionadas ao longo da apresentação. Dando início a algumas, Sr. Carlos Andreu Ortiz, Diretor Presidente do Sindicato dos Aposentados de São Paulo; Sr. Aparecido Inácio da Silva, o Cidão, Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano do Sul; Sr. José Reis, Presidente do PDT de Itaquaquecetuba; Sr. Tadeu Morais, vice-Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, e Presidente do PDT de Carapicuíba; Sr. Pedro Alves Benites, Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Suzano; Sr. Raimundo Salles, representante do Diretório do PDT de Santo André; Vereador Cláudio Prado, Presidente do PDT Municipal de São Paulo; Sra. Aparecida Carmelita de Souza, do Sindicato das Costureiras, representando a Presidente Sra. Eunice Cabral; diretores do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, companheiro Luizinho, companheiro Xepa, companheiro Edson, e companheiro Juarez Martelozzo. (Palmas.)

Os demais nomes serão mencionados ao longo da apresentação. Gostaria de passar a palavra ao Presidente Rafael Silva, para que dê a palavra aos membros da Mesa.

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Agradecemos à participação do Dr. Cristiano Vilela, figura importante nessa estrutura tanto do PDT quanto da Força, um grande amigo que nós temos e um elo que nos leva ao PDT muitas vezes, quando temos algumas questões para discutir, algumas reivindicações que são normais dentro da vida política partidária. E o Dr. Cristiano Vilela tem sempre essa voz consciente e amiga.

Quero passar a palavra agora ao nosso grande líder, Deputado Major Olimpio Gomes, contundente na sua fala, mas um homem voltado para o bem. Ele veste, com muita dignidade, a camisa do PDT. (Palmas.)

 

O SR. OLÍMPIO GOMES - PDT - Muito bom dia a todos. Gostaria de saudar o Deputado Rafael Silva, proponente desta sessão, 4º. vice-Presidente desta Casa, representando há muitos anos o nosso PDT, Deputado Federal Paulinho da Força, nosso Presidente licenciado da Força Sindical, que sem a menor dúvida, o maior líder sindical e a voz mais ouvida no nosso país hoje quando se fala em qualquer direito, vantagem ou reivindicação, de qualquer categoria de trabalhadores do nosso país.

Quero saudar a Sra. Elza Costa Pereira, nossa companheira da Força Sindical, esposa do Paulinho, na figura de quem cumprimento todas as mulheres. Todos os líderes sindicais, os veteranos nesta luta em defesa dos trabalhadores brasileiros, na figura de quem cumprimento o meu grande amigo, Rogério Magri.

E dizer a vocês da felicidade de estar emanado ao Deputado Rafael Silva neste momento, que através da sua propositura, abre as portas da Assembleia Legislativa para homenagear os 20 Anos da Força Sindical. Sem a menor dúvida, houve uma grande modificação na história do sindicalismo brasileiro, na medida em que nasceu a Força Sindical. Para nós, motivo de orgulho, motivo de satisfação, e a todos vocês, que representam os Sindicatos que compõem a Força Sindical, a certeza mais do que inequívoca, muitas vantagens, muitas conquistas não seriam possíveis se não tivesse essa agregação de forças, essa comunhão de propósitos de inúmeros, centenas de sindicatos que se uniram para constituir a Força Sindical.

Que orgulho eu tenho de pertencer ao PDT, e ter o Paulinho da Força, o nosso líder maior no Estado de São Paulo. (Palmas.) E saber que em quaisquer momentos de mobilização para melhoria para a sociedade, não só para a classe trabalhadora, para gente é um orgulho ver a bandeira da Força Sindical. Pra nós, é um orgulho saber que a Força Sindical, e as palavras do Paulinho, ecoam por todo território nacional a luta pela redução da jornada para as 40 horas, sem perdas de benefícios ou redução de salário, é um dos pilares maiores da vossa luta, da nossa luta. O fim do fator previdenciário como uma bandeira de luta, uma bandeira que transcende as conveniências político-partidárias e, muitas vezes, acaba ferindo poderes maiores no nosso país.

Que orgulho ter visto a luta pela votação e aumento do salário mínimo e ter visto o meu representante, Paulinho da Força, contrariando interesses até de uma aliança nacional, onde tivemos na campanha para eleição da Presidente Dilma Roussef. Mas que orgulho ter visto o Paulinho perder no voto, porque a democracia é justamente a mobilização e a manifestação de voto da maioria. Mas o que ganhou em credibilidade com toda a classe trabalhadora neste país, porque houve a plena coerência entre a história de luta, a história de vida do sindicalismo, o compromisso com a classe trabalhadora, o compromisso pela melhoria do trabalhador e o que representava naquele momento o salário mínimo maior e mais digno. Perdeu a batalha, mas manteve acesa a chama de luta.

Não há constrangimento para nós do PDT, não há constrangimento para nós da família Força Sindical, porque com orgulho, de cabeça em pé, nós podemos dizer que nós mantivemos a nossa coerência e a nossa história de luta. Paulinho da Força, muito obrigado pelo que tem feito pelo povo paulista, pelo povo brasileiro, pelos trabalhadores, pela Força Sindical. (Palmas.) Muito obrigado a Força Sindical pelo que faz por toda a população. Sou um humilde policial de carreira, que a legislação impede que seja sindicalizado por ser militar do Estado, e nos momentos mais agudos onde tentamos dizer o quanto esse governo no Estado de São Paulo massacra os servidores públicos, e massacra principalmente os policiais, todas as categorias, todos os partidos políticos, mesmo os de oposição não quiseram enfrentar o governo do Estado. Teve um partido político, teve um deputado federal encabeçando esse partido político, e teve a Força Sindical dizendo: eles não podem ser sindicalizados, mas o que eles fazem é importante, é imprescindível para a sociedade, são trabalhadores, muito embora não sejam sindicalizados não compõe a Força, mas tem que ser tratados com dignidade. Quem não trata com dignidade a sua polícia, não trata com dignidade a população. Por isso, eu só posso ter o eterno agradecimento e comprometimento.

Parabéns à Força Sindical por esses 20 Anos. Parabéns Paulinho, por esse trabalho que faz, que nos orgulha tanto. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Agradecemos as palavras do Deputado Major Olimpio Gomes, sempre brilhante e contundente. E solicito ao Dr. Cristiano Vilela, que nomeie as autoridades, e peço que os aplausos aconteçam no final da lista, porque estamos atrasados nesta sessão solene. O Paulinho e outros companheiros tiveram problemas de trânsito. Então, começamos fora do horário, agora precisamos agilizar, então os aplausos, por favor, devem acontecer depois da lista. Obrigado.

 

O SR. CRISTIANO VILELA - Gostaria de anunciar o prefeito de Limeira, Sr. Silvio Félix; a suplente de deputado estadual e primeira dama de Limeira, Sra. Constância Félix; o sempre ministro, Sr. Rogério Magri; Sr. Geraldino Santos, secretário de Relações Institucionais da Força Sindical; Sr. Valdir Pereira, do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, e representante do PDT de Caieiras; os companheiros do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, Srs. Luiz Valentim Mala, Jéferson, José Silva, Ceará e Sargento, todos os diretores do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo; os companheiros diretores do Sindicato de Alimentação de São Paulo, Srs. Rubens Gomes, Carlos Augusto Serrote, Josenildo, Márcio Bento Villalva, Valter Vinhas, Paulão, Gilberto, Euclides e Nelson; Sra. Creusa Massa, Presidente da Câmara Municipal de Fernandópolis; Sr. Dorival Pântano, vereador de Fernandópolis; e o Sr. Rogério Chamel, vereador da Câmara Municipal de Fernandópolis; além do Sr. Cláudio Perecim, Presidente do Sindicato de Alimentação de Santa Bárbara. E ao longo da programação continuaremos lendo os nomes das demais autoridades presentes. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Agora, nós vamos passar a palavra ao Carlão, Sr. Carlos Vicente Oliveira, do Sindicato da Alimentação. Nosso grande amigo Carlão, pode usar a tribuna se quiser ou daqui da Mesa. Carlão com a palavra, ele que representa o Sindicato da Alimentação, mas na realidade ele vive e representa todos os trabalhadores do Estado de São Paulo e do Brasil.

 

O SR. CARLOS VICENTE OLIVEIRA - Bom dia a todos os companheiros, bom dia a todas as companheiras aqui presentes. Quero, aqui, cumprimentar os componentes da Mesa, cumprimentar esse nobre Deputado Estadual Rafael Silva.

Deputado Rafael Silva, é um prazer enorme estar aqui nesta Casa de Leis. Quero dizer que esse evento dignifica muito a classe trabalhadora do Brasil, e também a classe trabalhadora daqui de São Paulo. Quero dizer também, que eu não fui fundador da Força Sindical, até porque eu não tive a oportunidade de estar naquele momento lá. Comecei minha carreira no movimento sindical muito depois, e a Força já existia. Mas quero dizer, Deputado Rafael Silva, que eu tenho um orgulho enorme de pertencer a esta Central. O nosso Sindicato é filiado há mais de 10 anos a Central Força Sindical e nós temos um timoneiro, e esse timoneiro que é o companheiro Deputado Federal Paulinho, esse companheiro que luta e não deixa lá em Brasília, como deputado federal, que os nossos direitos conquistados no passado sejam jogados às traças, ou sejam flexibilizados. Então, o Deputado Paulinho da Força é um grande companheiro, que faz um excelente trabalho na Câmara dos Deputados Federais. E tenho certeza que as nossas bandeiras, as bandeiras de lutas dos trabalhadores brasileiros, estão bem guardadas com esse companheiro.

E por isso, companheiros e companheiras, quero dizer também que quando o Paulinho assumiu a nossa Central, como timoneiro, tinha aproximadamente 400 sindicatos filiados, e hoje nós passamos a marca de mais de 1700 sindicatos filiados em todo o Brasil. (Palmas.)

Eu quero, Deputado Rafael Silva, Deputado major Olimpio Gomes, agradecer por esta solenidade. Como eu falei no começo, isso dignifica muito a classe trabalhadora e a nossa Central. Quero parabenizar o Deputado Rafael Silva, você que é o meu companheiro de partido, e que nós temos um desafio muito grande, que agora são as eleições municipais, e nós temos certeza que o nosso partido vai sair vitorioso, com um número enorme de prefeitos e vereadores. Um abraço a todos os meus companheiros de luta aqui presentes. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Agradecemos as palavras do Carlão, Sr. Carlos Vicente Oliveira, grande companheiro, grande líder, e homem digno e leal acima de tudo.

Agora vamos ouvir a mulher que está presente nesta Mesa, que representa a mulher que luta, que sonha, que tem anseios. E ela tem um valor muito grande, porque ela está ao lado de um grande líder, e quem caminha ao lado de um grande líder, com certeza dá força para que esse líder cresça realmente, e torne-se um homem que possa valorizar e dignificar o semelhante. Sra. Elza Costa Pereira, tesoureira do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, nossa grande companheira. Com a palavra, a digna companheira do Paulinho, Sra. Elza Costa Pereira.

 

A SRA. ELZA COSTA PEREIRA - Bom dia a todos. Em primeiro lugar, agradeço ao Deputado Estadual Rafael Silva pela oportunidade, e cumprimento o Deputado Federal Paulinho, Deputado Estadual Major Olimpio Gomes; Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, Sr. Miguel Torres, e todos os membros componentes da Mesa e toda platéia.

Deputado Rafael Silva, nós da Força Sindical, nos sentimos muito honrados com esta homenagem que você faz hoje, aqui nesta Casa de Leis. E dizer que hoje, vai ser uma rasgação de sede para o Deputado Paulinho, mas que não pode ser de outra forma. Nós sabemos que o deputado Paulinho veio para o Sindicato, organizou o Sindicato, nós estamos dando hoje continuidade na direção com o nosso Presidente Miguel Torres, do Sindicato dos Metalúrgicos. Deputado Paulinho foi um dos fundadores junto com muita gente que está aqui, foi um dos fundadores da Força Sindical, e ele fez toda diferença na Presidência da Central Força Sindical.

Hoje, nós não somos a primeira Central em número de sindicatos filiados, ainda falta um pouquinho, mas temos certeza que somos a maior Central do Brasil, nas lutas e ações em prol dos trabalhadores, isso nós não temos a menor dúvida. Com a direção do Paulinho e com todos os membros que compõe a Força, fazemos essa Força tão grande. E também na direção do partido o PDT, o Paulinho por onde passa, faz com que tudo cresça, que as pessoas se aglomerem, essa força de administrar e dirigir. E nós todos temos aprendido muito com ele, e não tem sido diferente a ação dele enquanto deputado federal. E o Deputado major Olimpio Gomes já disse aqui, onde há uma luta de trabalhadores o Paulinho está lá, está à frente.

Hoje, lá em Brasília, não se dá nenhuma luta, não se faz nada, não passa absolutamente nada que tire os direitos dos trabalhadores ou que venha a somar, sem passar pelas mãos do Paulinho, e isso nos enche de orgulho. E é por isso que a nossa Central cresce e hoje nós estamos aqui comemorando ao convite do Deputado Estadual Rafael Silva, estamos comemorando os 20 Anos da Força; que são 20 anos de muita luta, muito aprendizado, mas nós temos a consciência que nós temos muito ainda para fazer pela classe trabalhadora do Brasil, e que cada dia mais, como se estivéssemos numa faculdade, estamos aprendendo, e estamos trabalhando em prol da categoria, de cada categoria que nós pertencemos e dos trabalhadores em geral do Brasil. Isso nós não temos dúvida, e nós precisamos, sim, de todas as formas, trabalhar e pensar na criança, no jovem, no atual trabalhador que está na ativa, e também nos aposentados, que é o nosso futuro, porque seremos todos os aposentados de amanhã e precisamos encampar essa luta.

Então, Deputado Rafael Silva, obrigado, é uma honra muito grande estarmos aqui, nesta manhã, recebendo esta homenagem. E parabéns aos 20 Anos da Força. Parabéns, Paulinho, pelo seu trabalho que é tão digno e nos orienta tanto. Obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Agradecemos as palavras da Sra. Elza Costa Pereira. Sensibilidade, perseverança, dignidade, força, companheirismo, tudo de bom nessa mulher que valoriza a presença da mulher no sindicalismo e na política deste país.

Vamos pedir ao Dr. Cristiano Vilela, para que relacione outras autoridades que não foram citadas, e que os aplausos aconteçam ao final, porque estamos um tanto atrasados nesta sessão. Com a palavra, Dr. Cristiano Vilela.

 

O SR. CRISTIANO VILELA - Gostaria de anunciar a presença do delegado de polícia Sr. Edson Pinto, representando o delegado geral de Policia Civil do Estado de São Paulo, Sr. Marcos Carneiro; Sr. Carlos Soares, da Executiva Estadual do PDT de São Paulo; Sr. Marcelo Pellacani, da Executiva Estadual do PDT de São Paulo; Sr. Biro-Biro, Presidente do PDT de Francisco Morato, dos diretores do Sindicato da Alimentação Srs. Valdocyr, Toninho; Sr. Fábio Pereira, do PDT Municipal de São Paulo. (Palmas.)

Com a palavra, Sr. Presidente deputado Rafael Silva.

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Agora nós temos a honra de contar com a presença aqui, do Sr. Miguel Torres, Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, e Vice-Presidente da Força Sindical. Não só pelos postos que ele ocupa, porque um homem quando ocupa uma posição como essa é porque tem valor, tem valor interior, não é por um acaso. Muitas vezes, um político se elege por um acaso, se elege porque tem uma estrutura, tem a mídia em suas mãos, tem o poder econômico, mas quando nós temos uma pessoa que atinge uma posição como essa, que o Sr. Miguel Torres atingiu, é porque tem muito valor interior. Então com a palavra, o nosso grande companheiro, Miguel Torres. (Palmas.)

 

O SR. MIGUEL TORRES - Obrigado, Deputado Rafael Silva, Deputado Major Olimpio Gomes, Deputado Paulinho da Força, companheira Elza Costa Pereira, nossa tesoureira, Vereador Cláudio Prado, Cidão, nosso metalúrgico, Presidente do Sindicato de São Caetano do Sul, a todos os companheiros, diretores dos Sindicatos, sindicalistas.

É uma honra, como já falamos aqui, participar dessa homenagem dos 20 anos da Força Sindical. São 20 anos de luta, 20 anos de trabalho, 20 anos de conquista para a classe trabalhadora. Hoje, vendo quem não teve a oportunidade ainda de ler o livro 20 Anos da Força, façam um esforço, vocês vão ver como nasceu a nossa Central Força Sindical, o objetivo que ela foi criada e o que ela conquistou nesses 20 anos de luta. Muitos pensavam que a Força nasceu para dividir o movimento sindical, e o propósito dela sempre foi ao contrário, foi de unir o movimento sindical, e precisaram passar mais de 15 anos para que isso ocorresse e viesse essa verdade. A Força Sindical teve o principal papel nesses últimos anos, de unificar o movimento sindical, unificar as centrais sindicais, legalizar as centrais sindicais e fortalecer o movimento sindical, que é quem representa os trabalhadores do Brasil. Por isso, a Força Sindical tem essa história e essa responsabilidade de estar sempre na luta dos direitos dos trabalhadores, defendendo, enfrentando.

Agora, uma grande entidade precisa de grandes comandantes, e nós temos a satisfação e o orgulho de ter um Presidente como o companheiro Paulinho, um deputado federal que mudou a história dos deputados sindicalistas em Brasília. Um deputado que foi eleito com o objetivo de atuar junto aos trabalhadores, e fez isso com uma primazia fundamental. Conseguiu representar todos os trabalhadores do Brasil, sem distinção, com a bandeira da Força, independente de sindicatos filiados a uma ou outra Central, a uma ou outra corrente política. Então, essa é a grandeza que a Força tem na direção do nosso companheiro Paulinho, que conseguiu ser um deputado federal do Brasil, e não só do Estado de São Paulo. Ele consegue representar todos os trabalhadores brasileiros dentro do Congresso Nacional, e isso nos enche de orgulho e nos dá força, para cada vez mais, continuar avançando na nossa luta.

Companheiro Paulinho, companheiro Rafael Silva, companheiro major Olimpio Gomes, também hoje, temos a grata satisfação de trazer, aqui, durante a nossa campanha salarial dos metalúrgicos, nós desligamos das empresas 30 delegados e delegadas sindicais para acompanharem a nossa campanha salarial. Então, hoje, estamos aqui também com os delegados sindicais, 30 delegados desligados por um mês, atuando junto a nossa campanha. Uma salva de palmas aos companheiros por esta participação. (Palmas.)

Então, parabéns a essa iniciativa do nosso nobre deputado Rafael Silva, parabéns à Força Sindical e muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Agradecemos a palavra do grande Miguel Torres, grande líder e que para nossa felicidade, faz parte desse grupo maravilhoso, o grupo do Paulinho, um grupo de gente que sonha com um Brasil melhor. Parabéns, Miguel Torres.

Eu quero, também, mandar um abraço ao Carlão, Sr. Carlos Jânio de Souza, que talvez não esteja presente, o Gaspar também, são pessoas que eu mantenho contato sempre, o Gil, são pessoas muito boas, e em nome deles cumprimento todos os outros que dão e fazem parte dessa estrutura.

E agora, em nome do Presidente desta Casa, em nome da Assembleia Legislativa, vamos entregar uma placa comemorativa deste evento ao nosso líder Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, Paulinho Deputado Federal, vamos entregar uma placa comemorativa do evento. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Deputado major Olimpio Gomes vai fazer a leitura, porque sempre que eu vou numa homenagem e alguém entrega uma placa, eu fico curioso para saber o que está escrito ali. Ainda mais eu, que não enxergo, fico mais curioso ainda. Eu já sei de tudo que está escrito, lógico, mas os nossos companheiros aqui não sabem. Então, o Deputado major Olimpio Gomes vai fazer a leitura.

 

O SR. OLÍMPIO GOMES - PDT - A placa tem os seguintes dizeres: “A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, São Paulo, 18 de novembro de 2011. Em comemoração aos 20 Anos de Fundação, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo homenageia a Força Sindical na pessoa do Presidente Paulo Pereira da Silva, pelos relevantes serviços prestados à sociedade brasileira. Assina, o Deputado Barros Munhoz, Presidente, deputado Rafael Silva 4º vice-Presidente”. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Agradecemos ao Deputado major Olimpio Gomes.

Estava conversando com o sempre ministro Rogério Magri, e ele falou: Rafael, eu te vejo de vez em quando na TV Assembleia, você é o cara. E eu falei: você é o coração, Magri. O Sr. Rogério Magri é o coração, uma figura humana que colocou o coração acima de tudo, e em nome do Sr. Rogério Magri, cumprimento todos os presentes aqui.

E nós temos a felicidade de termos um líder como o Paulinho da Força. Eu estudei administração há 40 e tantos anos atrás, eu sou jovem, tenho 66 anos, não vão pensar mal porque eu tenho cabelo branco, mas sou jovem. Quarenta e poucos anos atrás, estudando administração, citaram um livro que deveria ser lido e eu comprei o livro, grande, mais de 600 páginas, escrito por dois assessores da Casa Branca nos Estados Unidos. Eu vi, entre muitas coisas, liderança. O líder nasce líder. O líder é forjado não quando nasce, é produzido. Mas para se produzir um líder, você tem que ter muita capacidade de quem produz e de quem é produzido. O camarada tem que viver pelo menos no tempo que está em contato considerado, tem que viver, te que desempenhar o papel de líder. Personagem, que vem do latim persona, ele tem que desempenhar esse personagem de líder.

Agora como eu falei, alguns já nascem líder, ou nascem vocacionados. E depois levantando a bandeira de um grupo, de um segmento, eles aprimoram essa capacidade de liderança. Mas Paulinho, uma das coisas importantes que nós entendemos, que deve estar presente no coração de um líder, é a dignidade, a humildade, a valorização do semelhante, é representar mesmo aqueles que precisam de uma pessoa que fale em nome daqueles que não tem voz e não tem força.

Então, a Força Sindical teve a sorte, os trabalhadores brasileiros tiveram a sorte de contar com um líder como o Paulinho. Vocês conhecem o Paulinho muito bem, melhor do que eu até, e vocês sabem que ele mantém a serenidade nos momentos mais difíceis, não é fácil. Não é fácil um camarada representar uma categoria e não apenas a categoria por extensão, representa todos os trabalhadores brasileiros. E agora também como deputado, ele mantém essa serenidade, essa capacidade de aglutinação. Não é de chegar e fingir que está brigando com o patrão para defender os liderados não. Tem muita gente, Paulinho, que aparenta, quer ser um líder fantástico e vai lá no patrão, vamos por fogo, vamos fazer, vamos destruir, ou algo parecido. E as pessoas acreditam. O Paulinho é uma liderança que constrói, que luta. Eu digo, serenidade é uma força interior que a pessoa tem, Paulinho. O próprio Sócrates e outros filósofos falavam do que é ter coragem. Ter coragem é você mensurar as coisas, medir as coisas, saber até onde você pode ir e como você pode ir, e o Paulinho tem todas essas características.

Então, eu quero dizer Paulinho, que isso aqui não é homenagem a você, à Força não, é reconhecimento da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. E eu e o Deputado major Olimpio Gomes estamos aqui, representando o povo paulista, e representando o povo paulista, nós entendemos que você merece esse reconhecimento. Por isso, esta sessão solene está acontecendo.

Com a palavra agora, o nosso grande líder, que nasceu líder, e que foi forjado depois também nas lutas, ou seja, ele tem as duas características de liderança, por isso é o grande Paulinho. Com a palavra, o Sr. Paulo Pereira da Silva, o Paulinho. (Palmas.)

 

O SR. PAULO PEREIRA DA SILVA - Quero cumprimentar todas as companheiras, companheiros, dirigentes sindicais. Agradecer ao Deputado Rafael Silva por esta homenagem à Força Sindical, e também agradecer o Sr. Carlos Vicente, o Carlão, porque foi ele que articulou com o Deputado Rafael Silva, essa homenagem à Força Sindical. Obrigado, Carlão, por esse trabalho que tem feito pela Força Sindical.

Cumprimentar a companheira Elza Costa Pereira, meu companheiro e líder do meu partido, Major Olimpio Gomes, pelo trabalho que tem feito. Enfim, a todos os dirigentes sindicatos, Sr. Silvio Felix, prefeito de Limeira, por ter vindo aqui, obrigado, junto com a esposa, Sra. Constância Felix, que está aqui conosco. Enfim, todos os companheiros e companheiras sindicalistas que estão aqui.

Quero dizer, Deputado Rafael Silva, que construir uma Central Sindical no Brasil não é fácil, não foi fácil esse trabalho todo que foi realizado. Iniciado pelo Luiz Antonio de Medeiros junto com o Araújo, enfim, com dirigentes sindicais, Paulo Lucane, que já faleceu, mas vários companheiros que idealizaram a construção de uma Central Sindical. E não é fácil, porque, normalmente, as categorias estão preocupadas em cuidar da sua categoria, dos interesses dos trabalhadores daquela categoria. E o Brasil não tem tradição de Central Sindical. Desde 1903, que os trabalhadores brasileiros tentam construir uma Central Sindical, e nós, como outras Centrais que também existem no Brasil, estamos tentando até hoje essa convivência, essa tentativa de organizar trabalhadores de várias categorias numa única entidade, e tentar fazer com que essa entidade possa representar os interesses trabalhadores do Brasil inteiro. Isso não é muito fácil, mas acho que na Força Sindical nós conseguimos isso com muita tranquilidade.

A Força é uma Central pluralista, tem gente de todos os partidos, digamos assim, da esquerda à direita, convivem com tranquilidade. Eu sou do PDT, mas nós não obrigamos ninguém a mostrar carteirinha do PDT para se filiar a Central. Construímos uma Central do diálogo, do entendimento, e da luta, principalmente da luta e do entendimento e do diálogo.

Acho que esse período de 20 anos, eu estou aqui com o livro da Força Sindical, que nós fizemos em comemoração aos 20 Anos. Embora o deputado já tenha comprado este livro no lançamento, eu gostaria de te entregar, porque este livro tem o reconhecimento dos últimos dois Presidentes da República, do Presidente Fernando Henrique Cardoso, que fez o prefácio, e também do Presidente Lula. E pra nós, é importante porque são praticamente as duas forças que disputam o poder no Brasil e reconhecem a Força Sindical como uma grande entidade.

Para nós, foram importantes esses 20 anos, porque nós participamos, digamos assim, de todas as lutas dos trabalhadores nesses últimos 20 anos. Participamos e tivemos algumas conquistas, muitas derrotas, mas os trabalhadores estão acostumados com derrotas, e nós participamos da luta do pagamento das perdas do FGTS do Plano Collor, participamos da luta para corrigir a tabela do Imposto de Renda, que parece pouco, mas tira dinheiro dos trabalhadores.

Participamos das principais campanhas salariais dos trabalhadores do Brasil, Presidente Miguel Torres recentemente fechou aqui em São Paulo, junto com o Magrão, com o Cidão que estão aqui, um acordo para mais de 800 mil trabalhadores no Estado com aumento real de salário, isso faz com que outras categorias, como a dos comerciários, que nós representamos em São Paulo, mais de dois milhões de trabalhadores do setor comerciário.

Enfim, a Força Sindical organizou-se no setor privado, e temos também, acho que temos uma dívida com os trabalhadores do setor público. Por isso, major Deputado Olimpio Gomes, eu fico muito satisfeito da sua defesa intransigente dos trabalhadores do setor público, porque nós quando fomos criados, fomos criados um pouco, digamos assim, com um discurso contra os trabalhadores do setor público. E hoje, eu faço questão na Câmara, eu nunca quis ser relator de projeto nenhum, mas eu fiz questão de ser relator de dois projetos, dos funcionários da Câmara e dos funcionários do Tribunal de Contas da União, um plano de carreira desses trabalhadores. Porque eu acho que nós temos uma dívida com os trabalhadores do setor público, porque a Força Sindical, de certa maneira, foi criada um pouco contra o setor público. E eu sei que no setor público tem gente que ganha bem, mas essa turma que ganha bem é uma minoria absoluta. A grande maioria ganha salários miseráveis, e muitas vezes não tem nem negociação, nem com o prefeito, nem com o governador, nem com o Presidente da República. Não são atendidos. Eu sei disso porque estou lá agora e sei a batalha, por exemplo, dos trabalhadores do setor da justiça federal. Eles tem uma dívida do governo, que faz uns oito anos que eles não tem um centavo de aumento, e o governo novamente não quer dar aumento.

Então essa é a nossa batalha, e acho que nós temos que atrair também os trabalhadores do setor público. Por isso, major deputado Olimpio Gomes, eu sei da sua batalha em defesa dos policiais civil, militares, mas principalmente dos trabalhadores do setor público. E nós participamos da luta e a luta não para. Nós continuamos trabalhando por mais direitos para os trabalhadores, em defesa do que nós conquistamos e tentar ampliar esses direitos. Essa é a nossa batalha dos trabalhadores na rua, mas também dos trabalhadores dentro do Congresso Nacional.

Uma Central Sindical do nosso ponto de vista, é para negociar, não negociar salários, quem tem que fazer isso são os sindicatos. Não negociar benefícios na fábrica, mas é para negociar com o governador, com os ministros, e principalmente com o Presidente da República. Essa é a nossa função, um pouco em defesa de todos os trabalhadores. Na próxima terça-feira, por exemplo, faremos uma grande manifestação em Brasília, em defesa dos trabalhadores da agricultura familiar, são pequenos proprietários que, muitas vezes, passam até dificuldades, porque não tem crédito, não tem condição de tocar o seu pequeno sítio. Faremos, então, em Brasília, com mais de 10 mil trabalhadores, uma grande manifestação na próxima terça-feira. Esse também é outro setor que a Força Sindical vem tentando representar, e a partir de agora, estaremos cada dia mais forte nesse setor.

Diria assim, construímos uma grande Central, Carlão e também a Elza disseram aqui, com mais de 1700 sindicatos que são reconhecidos, mas tem mais em processo de reconhecimento de filiação a Força, mais de 500. Portanto, nós teríamos hoje, mais de 2300 sindicatos em todo o Brasil, representando mais de 16 milhões de trabalhadores, isso mostra o tamanho de uma Central Sindical organizada em todo o país.

Por isso, esta homenagem que recebemos, Deputado Rafael Silva, recebemos com muito carinho, muito orgulho, porque mostra o reconhecimento da Assembleia Legislativa, do poder legislativo de São Paulo, para uma Central Sindical de Trabalhadores. Vamos continuar a nossa luta pela redução da jornada de trabalho para 40 semanais, para 30 horas para os trabalhadores do setor de enfermagem também é a nossa luta, tem até confusão em Brasília. De vez em quando, um deputado me liga, Paulinho, você fica falando de 40 horas, só que tem uns caras aqui na minha sala querendo 30. Daí, eu falo que isso é dos enfermeiros, nós também queremos reduzir a jornada de trabalho dos trabalhadores da enfermagem. Mas também queremos acabar com o fator previdenciário, queremos regulamentar a terceirização e vamos trabalhar para regulamentar, ainda este ano, para garantir o direito dos terceirizados. Recentemente, tivemos uma conquista importante, que foi o aviso prévio de 3 dias a mais por ano, isso significa que o trabalhador na hora de ser mandado embora, vai ter um pouquinho mais de dinheiro para poder sobreviver. Enfim, isso é uma luta de uma Central Sindical.

E eu quero nesses 20 Anos, e nesta homenagem, agradecer a cada um, dos militantes, companheiros, dirigentes sindicais que ajudaram construir essa história de luta de uma Central Sindical. Parabéns a todos nós, e obrigado, Deputado Rafael Silva, obrigado, Deputado major Olimpio Gomes, por esta homenagem. E eu vou te entregar este livro da Força Sindical, 20 Anos de Lutas. Muito obrigado. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do livro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - As brilhantes palavras do nosso grande líder, Sr. Paulo Pereira da Silva, o Paulinho. Brilhantes palavras, com sentimento, com verdade e com controle, que é muito importante termos um líder com essas características. Parabéns Paulinho. (Palmas.)

Estamos chegando perto do final, eu gostaria até de abrir a palavra, mas pelo adiantado da hora e nós temos um horário para terminar esta sessão, isso não vai ser possível, então que me perdoem os Srs.. Tivemos problemas, que os Srs. já sabem.

Paulinho, eu aprendi muitas coisas ao longo de minha vida. Eu fui para o Banco do Brasil muito jovem e trabalhei em São Paulo no horário especial, eu trabalhava das 19 às 21 horas, no horário especial no setor que tinha que pensar e pensar muito, e durante o dia, eu dava assistência a duas grandes empresas na auditoria. E eu passei a conhecer um pouco das coisas. Voltando para o interior, eu lecionei várias matérias em cursinhos, cursinhos preparatórios, português, matemática, contabilidade, em alguns cursos específicos, Direito Comercial e outras coisas, mas eu estudei também, me formei em filosofia, e fiz pós-graduação em sociologia e aprendi a valorizar o sociólogo. Porque a sociologia está diretamente ligada à psicologia, estudei psicologia 30, 40 anos praticamente, ao longo de minha vida.

Aprendi a valorizar o sociólogo, que estuda a relação do homem com a sociedade, com os grupos sociais. E o Dr. Cristiano Vilela é uma figura humana sensacional, o nível intelectual altamente desenvolvido, um jurista de primeira linha, uma pessoa que nós consultamos sempre que temos alguma dúvida lá no partido, está sempre aberto a um diálogo, a uma discussão com a serenidade própria dos grandes homens também, como o próprio Paulinho. Então, é uma honra, Dr. Cristiano Vilela, que você participe. Eu estava conversando com o Sr. Abrão Júnior, que é meu assessor e ele falou: Rafael, o melhor para fazer esta apresentação é o Cristiano. Não apenas pela capacidade de comunicação, mas pelo interior que ele possui. Então, eu vou pedir para o grande Cristiano ler aqui uma mensagem que foi enviada ao Paulinho que está neste livro, não por um Ex-Presidente, mas sim por um sociólogo, porque esta mensagem foi escrita por este sociólogo, e esqueçamos que foi Presidente, por este sociólogo que conhece como funciona uma sociedade, como funciona os grupos sociais e como funciona realmente os anseios do povo, e como se consegue atingir a resultados positivos.

Então Cristiano, mais uma vez, para ler a mensagem do sociólogo Sr. Fernando Henrique Cardoso.

 

O SR. CRISTIANO VILELA - Deputado Rafael Silva, muito obrigado.

Um trecho do prefácio do Ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso, no livro 20 Anos da Força Sindical.

“O Brasil carecia de um movimento sindical moderno, interessado não apenas na gritaria e no discurso radical - para não dizer histérico -, mas também preocupado com conquistas reais na melhoria de vida dos trabalhadores. Todos sabem as origens do sindicalismo brasileiro, ligado ao corporativismo, com forte inspiração no fascismo italiano. Facilmente acoplado aos esquemas do poder, suas representações tornaram-se caducas diante do avanço nas relações do trabalho advindas da sociedade tecnológica. Clientelistas, manipuladas, acabaram taxadas de pelegas no espectro da esquerda política. Em reação ao conservadorismo sindical, surgiu uma espécie de sindicalismo ideológico, adotando posições políticas extremistas, provocando impasses grevistas que promoviam seus líderes, mas não ofereciam resultados concretos para a massa de assalariados. Havia não apenas espaço, mas necessidade de uma nova visão dentro do movimento sindical”. Fernando Henrique Cardoso. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Eu gostaria que todos lessem o que ouviram. Lessem e prestem atenção da necessidade de um líder que realmente represente resultados positivos. O Brasil carecia desse líder.

Paulinho, eu estudei muito as sociedades antigas, medieval, e tem um livro importante que chama A História da Riqueza do Homem, de Leo Hubermann. Aquele que puder este livro A História da Riqueza do Homem, de Leo Hubermann. Quando começou o desenvolvimento da Revolução Industrial na Inglaterra, na França, as pessoas trabalhavam 16 horas por dia, eram verdadeiros escravos sem direitos. Depois, passaram para 14 horas. Quando alguém falava que precisamos diminuir a jornada de trabalho, os ricos empresários, Paulinho, falavam: impossível. A economia não funciona se diminuirmos a jornada de trabalho, não funciona. Criança de 6 anos trabalhava e dormiam de cansaço no chão da fábrica, e quando dormiam, vinha ali o responsável com reio na mão, ou com uma corda e batia na criança para que ela se levantasse e continuasse trabalhando. Então era impossível diminuir a jornada de trabalho. Impossível na cabeça de quem tinha o interesse de sufocar o povo, de massacrar, de escravizar. E diminuíram a jornada de trabalho e o mundo cresceu, se desenvolveu.

Agora, o Paulinho tem uma proposta de diminuir para 40 horas semanais, e tem gente que fala que não, não podemos. A economia vai sair perdendo. Gente, muitas vezes, quase sempre, o olhar do empresário que produz e usa a mão de obra, Paulinho, é olhar voltado para o lucro, não é voltado para o bem estar da população, para o crescimento da sociedade. Alguém tem que levantar uma bandeira em favor dos trabalhadores, senão somente a voz do empresário vai prevalecer.

Eu estudei muito também a realidade brasileira, a princesa Isabel quando assinou a Lei Áurea dia 13 de maio de 1888, assinou sobre pressão, ela pressionou também na época também o parlamento para aprovar a lei. O parlamento precisava aprovar para que ela fosse aplicada, e a princesa Isabel sancionou a lei. Disseram pra ela: se você der liberdade aos escravos, você perde o trono. E ela disse: mil tronos eu tivesse, mil tronos eu daria em favor da liberdade dessas pessoas. Depois, Paulinho, quando ela e a Família Real foram expulsas do Brasil, Família Imperial para colocar melhor, no dia 17 de novembro, ontem completou aniversário, e às duas horas da madrugada forma ao palácio e forçaram a saírem correndo praticamente para o navio, porque de madrugada não tinha participação do povo que poderia protestar. E ela olhou para uma mesa com um tampão de mármore e estava gravado ali em baixo relevo “13 de maio de 1888”, gravado, ela mandou gravar naquela mesa para nunca se esquecerem desta data. Ela olhou para a mesa apontou e disse: ali está o porquê desta expulsão. Ela foi expulsa do Brasil, a Família Imperial saiu do Brasil de forma covarde, o que fizeram com eles, mas ela aceitou o desafio. Repito, “mil tronos eu tivesse, mil tronos eu daria em defesa desses trabalhadores”.

O Paulinho representa essa dignidade continuada, levantando a bandeira com serenidade sim, e Fernando Henrique Cardoso como sociólogo, não como Ex-Presidente, mas como sociólogo, deixou essa mensagem. Paulinho, hoje, a Assembleia está muito mais feliz. Por quê? Porque quando a Assembleia homenageia o Paulinho da Força, eu e o Deputado Olimpio Gomes quando tomamos esta iniciativa e também com a assessoria do Carlão, e do Márcio, que esteve aqui o tempo todo nos assessorando para que o evento acontecesse. Então, quando a Assembleia toma uma atitude como esta, Paulinho, ela não está homenageando você e a Força Sindical, ela está homenageando os trabalhadores brasileiros. (Palmas.)

Está homenageando essas pessoas que precisam também de um pouco mais de consciência, para assumirem uma posição mais firme e determinada. Cidadania, Paulinho, é o cidadão entender os seus direitos, senão ele não é cidadão. Cidadão é aquele que entende que tem direitos e deveres e luta para que sejam respeitados. Então Paulinho, de coração, muito obrigado, obrigado mesmo por tudo que você faz em favor dos trabalhadores brasileiros, sem alarde, com muita dignidade e com muita serenidade.

Esta sessão está acontecendo porque tem todo apoio da estrutura aqui do Cerimonial, funcionários, o pessoal da taquigrafia, da gravação, do pessoal do rádio, da TV Assembleia, dos apresentadores depois, da Sra. Ana Luiza, e em nome dela, eu quero cumprimentar todo o pessoal da Sra. Ana Luiza que está do nosso lado o tempo todo, do pessoal que dá assessoria para que as coisas aconteçam nesta Assembleia. Sem essa estrutura, a Assembleia não funcionaria como funciona, então, a eles, o nosso agradecimento.

Eu queria pedir antes de encerrar, ao Sr. Cristiano Vilela, mais uma vez, abusando, que esta sessão está sendo transmitida ao vivo pela Web, e vai ser reapresentada pela TV Assembleia amanhã?

 

O SR. CRISTIANO VILELA - Exato deputado, amanhã, a partir das 21 horas, pela TV Alesp, TVA canal 66, NET canal 13, TV Digital Aberta canal 61.2, e neste momento está sendo transmitida ao vivo pela Web.

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Então amanhã, às 21 horas, todo mundo poderá, na TV Alesp, acompanhar tudo que se passou aqui. Tudo que foi dito e foi apresentado constará também do Diário Oficial. O Diário Oficial demora alguns dias para esta matéria sair, é um atraso que existe num espaço de 20, 30 dias, mas nós encaminharemos várias cópias para a Força Sindical, para o deputado Paulinho. Quer dizer, isso tudo vai ficar registrado nos anais, na história da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Mais uma vez encerrando, Deputado Paulinho da Força, obrigado por tudo que você faz, você e o seu grupo em favor dos trabalhadores. Obrigado a Força Sindical, e obrigado a vocês, sem vocês, o Deputado Paulinho não teria a força que tem.

Encerrado o motivo desta sessão, os assuntos que seriam tratados, nós damos por terminado os nossos trabalhos. Obrigado pela presença de todos. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 58 minutos.

 

* * *