http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

31 DE AGOSTO DE 2012

053ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DOS “60 ANOS DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SÃO PAULO - DISTRITAL NORTE"

 

Presidente: OLÍMPIO GOMES

 

RESUMO

001 - OLÍMPIO GOMES

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Olímpio Gomes, na direção dos trabalhos, para comemorar os 60 anos da Associação Comercial de São Paulo - Distrital Norte. Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro".  Destaca os 60 anos de atuação da distrital, focada no comércio e vida do cidadão da Zona Norte. Menciona que, como morador da Zona Norte, este Deputado conhece a importância da associação e tem orgulho de pertencer à comunidade da Zona Norte. Deseja a todos as boas-vindas neste Legislativo. Ressalta os 60 anos de lutas, empreendidas por cidadãos associados à entidade. Considera o papel da associação fundamental na história da cidade. Recorda a comemoração dos 80 anos da Revolução Constitucionalista de 1932, na qual o Sr. Rogério Amato foi homenageado.  Afirma ser fundamental o papel da associação neste movimento. Cita Carlos de Souza Nazaré, presidente da Associação Comercial de São Paulo, responsável pela logística de alimentos e suprimentos dos constitucionalistas de 1932. Elenca as afinidades das ações da associação com a História paulista. Anuncia a apresentação de vídeo institucional da Associação Comercial Distrital Norte. Dá conhecimento de projeto de lei, de iniciativa dos cidadãos da Zona Norte, para homenagear o Sr.  Paulo Meinberg, membro desta comunidade. Informa que a estação da Linha 1 Azul do Metrô, deverá ser chamada de "Parada Inglesa - Professor Paulo Meinberg". Discorre sobre as qualidades do homenageado. Informa que esta solenidade deverá ser transmitida pela TV Alesp, em data oportuna.

 

002 - WALTER IHOSHI

Deputado Federal, sente-se um privilégio por estar nesta Casa para homenagear a Distrital Norte, uma das mais atuantes da Associação Comercial. Agradece ao Deputado Barros Munhoz, Presidente desta Casa, e Deputado Olímpio Gomes, por esta homenagem. Saúda o Sr. Rogério Amato, destacando a sua liderança na cidade, com posicionamentos firmes e lutas pelos ideais da entidade. Cumprimenta as autoridades presentes. Afirma que a Zona Norte é uma "usina" de lideranças. Cita exemplos de líderes, como João de Favari e Davi Fernandes, empresários atuantes na região. Lembra evento do SESC, organizado pela Associação do Mirante do Jardim São Paulo, com homenagens a figuras importantes do local. Menciona seu escritório político, instalado na região que o adotou. Discorre sobre o início de sua relação com a Associação Comercial e sua trajetória desde então. Parabeniza a associação pela efeméride.

 

003 - JOÃO DE FAVARI

Vice-Presidente da Associação Comercial de São Paulo e Coordenador Regional Norte, saúda as autoridades presentes. Informa que a associação é uma instituição existente há mais de cem anos e que sempre lutou pelos comerciantes. Parabeniza o Sr. João Bico de Souza e o Deputado Olímpio Gomes pela homenagem e a todos pelos 60 anos da Distrital Norte. Presta homenagem ao Deputado Olímpio Gomes.

 

004 - JOÃO BICO DE SOUZA

Diretor-Superintendente da Associação Comercial de São Paulo, Distrital Norte, agradece a confiança do Sr. Rogério Amato por estar à frente da direção da Distrital Norte. Informa que a entidade atende os empreendedores, bem como busca soluções para toda a sociedade. Considera baixo o crescimento do Brasil, se comparado com a arrecadação tributária. Cita a "virada do trilhão", na qual o impostômetro da Associação Comercial registrou um trilhão de reais em impostos federais, estaduais e municipais em 2012, 15 dias antes do valor alcançado em 2011. Agradece ao Deputado Olímpio Gomes e parabeniza-o pelo trabalho realizado.

 

005 - ROGÉRIO AMATO

Presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo e da Associação Comercial de São Paulo, afirma estar satisfeito pela homenagem, como oriundo da Zona Norte. Agradece a abertura desta Casa em relação à Associação Comercial. Cumprimenta as autoridades presentes. Afirma ser corajosa a atitude do Prefeito Gilberto Kassab, por destinar as Subprefeituras da Capital para coronéis da Polícia Militar, por seu patriotismo e respeito aos valores morais. Enaltece os ex-diretores presentes. Informa que a Associação Comercial criou as distritais antes de a Prefeitura da Capital criar as subprefeituras. Ressalta as características dos empreendedores para vencer os obstáculos; argumenta ser a Distrital Norte um exemplo a ser seguido por mais 60 anos.

 

006 - Presidente OLÍMPIO GOMES

Presta homenagem, com entrega de placa comemorativa e diploma de reconhecimento a três personalidades. Diz estar orgulhoso, como cidadão da Zona Norte, de participar deste momento histórico. Afirma que a entidade luta pelo bem estar da população como um todo. Ressalta a demonstração, pela associação, dos impostos arrecadados e do baixo retorno para a sociedade. Menciona que a entidade desperta o patriotismo e o amadurecimento político da comunidade. Discorre sobre a distribuição dos tributos recolhidos pelo Governo, com 7% para os municípios, 22% para o Estado, e 71% para a União. Informa  essencial o papel da Associação Comercial neste processo de amadurecimento. Cita a luta de mais de cem anos das 15 distritais em São Paulo e da Associação Comercial de São Paulo na busca de dignidade para o cidadão. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Olímpio Gomes.

 

* * *

 

  O SR. PRESIDENTE – OLÍMPIO GOMES - PDT - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Muito bom dia a todos. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Convido para compor a Mesa de trabalho desta sessão solene, o Sr. João Bico de Souza, Diretor Superintendente da Associação Comercial de São Paulo - Distrital Norte; (Palmas.) Sr. Rogério Amato, Presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo e da Associação Comercial de São Paulo; (Palmas.) Coronel da PM José Francisco Giannoni, Subprefeito de Santana/Tucuruvi, representando neste ato o Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab; (Palmas.) Deputado Federal Walter Ihoshi; (Palmas.) Sr. João de Favari, vice-Presidente da Associação Comercial de São Paulo, Coordenador Regional Norte. (Palmas.)

Senhoras e Senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Barros Munhoz, atendendo solicitação deste deputado, com a finalidade de comemorar os 60 Anos da Associação Comercial de São Paulo - Distrital Norte. São 60 anos em que esta Distrital tem sido uma verdadeira referência em toda mobilização, em todas as circunstâncias não só focadas no comércio, mas principalmente na vida do cidadão da Zona Norte como um todo. A Assembleia Legislativa, com seus 94 deputados, representa o pensamento de 42 milhões de habitantes neste Estado e não poderia deixar de abrir as suas portas para esse importante evento comemorativo.

Como morador da Zona Norte e que vive a vida da comunidade da Zona Norte, sou sabedor da importância que a Associação Comercial como um todo e a sua Distrital Norte tem para todos nós daquela região. Então, é com motivo de grande orgulho de ser alguém da comunidade da Zona Norte, que neste momento tenho a alegria de presidir esta sessão solene e desejar a todos as boas vindas da Assembleia Legislativa. Simplesmente fui um instrumento da comunidade sendo alguém da comunidade; mas a decisão de realização de qualquer sessão solene da Assembleia que passa a compor a história da vida da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo não depende simplesmente de um deputado, e sim da decisão de todos os parlamentares através dos seus líderes partidários e através da Mesa Dirigente dos trabalhos. Portanto, é motivo de grande orgulho para a Assembleia Legislativa a promoção dessa sessão solene. São 60 anos de lutas que, desde 1952, vem sendo empreendidos por abnegados cidadãos associados da Associação Comercial em prol da Zona Norte.

A Associação Comercial tem um papel fundamental na história do nosso Estado, da nossa cidade, do nosso país. Há alguns dias, comemoramos aqui no Nove de Julho os 80 Anos da Revolução Constitucionalista de 32, onde o Dr. Rogério Amato foi homenageado, e a Associação Comercial homenageada principalmente com fundamental papel que a Associação teve no Movimento Constitucionalista de 32. Carlos Souza Nazaré que foi quem organizou toda a logística para que os paulistas resistissem por quase três meses, uma resistência que se perdemos no campo militar o Brasil ganhou no campo moral que conquistou uma Constituição em 34, graças aos esforços empreendidos naquele momento. E um jovem com apenas 35 anos de idade, Carlos de Souza Nazaré, então Presidente da Associação Comercial de São Paulo, foi quem coordenou toda a logística para que tivesse o mínimo de condição de sobrevivência, de alimentação, de suprimentos os nossos heróicos constitucionalistas de 32. Existe uma grande afinidade das ações, grandes e históricas afinidades das ações da Associação Comercial com a história do povo paulista e com ela se confundindo.

Senhoras e Senhores, convido todos os presentes para que, aqueles que puderem de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Impossibilitados de comparecer mandaram manifestações de apresso e consideração com a Distrital Norte da Associação Comercial, o Exmo. Governador de São Paulo, Dr. Geraldo Alckmin; a primeira dama de São Paulo, Lu Alckmin; secretário de Gestão Pública, Davi Zaia; secretário de Energia, José Aníbal; deputado estadual líder dos Democratas na Casa, Estevam Galvão; Deputado João Caramez; Deputada Estadual Beth Sahão.

Nós assistiremos agora a um vídeo institucional da Associação Comercial de São Paulo - Distrital Norte. (Palmas.)

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Quero citar mais personalidades que impossibilitadas do comparecimento manifestaram a sua satisfação e os cumprimentos à Distrital Norte. Sr. Rodrigo Garcia, secretário do Desenvolvimento Social; Sr. Edson Simões, Presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo; Sr. Edmur Mesquita, secretário Adjunto do Desenvolvimento Metropolitano; coronel PM Benedito Roberto Meira, chefe da Casa Militar do governador; general de Divisão Floriano Peixoto Vieira Neto, Comandante da 2ª Divisão do Exército; general Ademar da Costa Machado Filho, Comandante Militar do Sudeste; Sra. Glorinha Baumgart, do Center Norte.

Presentes representando personalidades e autoridade, Sr. José Aparecido, que representa neste ato o nosso amigo Deputado Itamar Borges; Sr. Roberto Mateus Ordine, vice-Presidente da Associação Comercial de São Paulo; tenente coronel de PM Marcelo Pignatari, Comandante do 11º Batalhão da Região Central da cidade de São Paulo, que representa neste ato o nosso Comandante Geral da PM Roberval Ferreira França; capitão de PM Antonio Carlos Luz Magalhães, representando o coronel PM José Luis Martins Navarro, Chefe da Assessoria PM desta Casa; aspirante a oficial Lara, representando o coronel de Artilharia Carlos Sérgio Câmara Saul, Comandando do CPOR; capitão PM Elias Neri Santana, representando o Comandante CPAM3 da Zona Norte de São Paulo; presente também nosso amigo George Abraham Ayoub, diretor, 1º vice-Superintendente da Associação Comercial de São Paulo - Distrital Norte; Sr. Alexandre Curiati, representando o decano desta Casa, Deputado Estadual Antonio Salim Curiati; Sr. Marcos Bazzana Delgado, representando o Comandante Geral da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo; Sr. Dimitrie Josif Gheorghiu, Diretor Superintendente da Associação Comercial de São Paulo; Sr. Eloy Gonçalves de Oliveira, diretor e conselheiro nato da Distrital Norte; Sr. Francisco Giannoccaro, coordenador do Conselho Cívico e Cultural da Associação Comercial de São Paulo; Sra. Efigênia Janete de Almeida, coordenadora do Conselho da Mulher da Distrital Norte; Sr. Daniel Gomes Aguillar, Diretor Superintendente da Distrital Vila Maria; Sr. Leonardo Ugolini, Diretor, 1º vice-Superintendente da Distrital Santo Amaro; Sr. Lino Almeida, do Jornal Global News; o advogado Renato de Melo Paz.

Prosseguindo com os atos desta sessão solene, quero que o pessoal da equipe técnica projete e consiga fazer a ampliação. Simplesmente dando conhecimento, uma resposta e uma iniciativa de toda comunidade da Zona Norte, e também da Associação Comercial, Associação dos Amigos do Mirante, está ali a Alba, sempre presente e que atua pela Associação, atua pela Distrital Norte. E a população da Zona Norte, querendo homenagear um dos seus mais ilustres membros desta comunidade, acabou provocando, e simplesmente tivemos a iniciativa pela Sociedade da Zona Norte e neste momento encarecemos a mobilização de toda Distrital Norte; aliás, Dr. Rogério Amato, de toda Associação Comercial, neste projeto que apresentamos no dia 10 de agosto, que dá a denominação de Parada Inglesa Professor Paulo Meinberg a Estação Parada Inglesa da Linha 1 do Metrô na capital de São Paulo.

Professor Paulo Meinberg, um grande educador, teve 82 anos de luta mobilizado pela educação, mobilizado pela grandeza da Zona Norte, será sem dúvida nenhuma uma homenagem aos cidadãos da Zona Norte. Parabéns a todos que se empenharam para que se transformasse num projeto de lei, que muito brevemente terá a denominação do Metrô Parada Inglesa, Parada Inglesa Professor Paulo Meinberg, para que todos nós possamos nos lembrar eternamente deste grande cidadão da Zona Norte de São Paulo. (Palmas.)

Esta sessão solene será transmitida pela TV Assembleia no próximo domingo, dia 02 de setembro, às 21 horas e 30 minutos, pelos seguintes canais: 66 da TVA, 13 da NET, e 61.2 da TV Digital Aberta.

Concedo, regimentalmente, a palavra ao deputado federal e nosso amigo, Walter Ihoshi.

 

O SR. WALTER IHOSHI - Bom dia a todos. É um privilégio muito grande estarmos hoje na Assembleia Legislativa do nosso Estado participando de uma justa homenagem aos 60 Anos da nossa Distrital Santana, que é uma das distritais mais atuantes das 15 que nós temos na Associação Comercial.

Quero aqui saudar e agradecer o Presidente desta Casa, Deputado Barros Munhoz, mas, sobretudo, ao Deputado major Olímpio Gomes, um grande líder desta Casa e uma pessoa que tem trabalhado muito pela nossa região, pela região Norte. Parabéns, Deputado major Olímpio Gomes, muito obrigado pela oportunidade de estarmos aqui nesta manhã sob sua liderança, sob seu comando nesta belíssima sessão de homenagem.

Eu quero aqui também saudar o nosso querido Presidente, Dr. Rogério Amato, um homem empreendedor, com a sua atuação no social, tem se destacado muito como a grande liderança não somente na nossa cidade, como também através dos seus posicionamentos firmes e luta pela livre iniciativa, luta pelos nossos ideais, tem trabalhado muito pela nossa entidade. Parabéns, Presidente Rogério Amato, estaremos sempre seguindo as suas orientações em Brasília, principalmente após esse processo eleitoral.

Quero saudar o nosso Superintendente da Associação Comercial da Distrital Santana, nosso torcedor fervoroso do Timão, João Bico de Souza, parabéns pelo seu trabalho, é uma alegria estar ao seu lado, junto com tantas lideranças da nossa região. Quero saudar também o coronel José Francisco Giannoni, que aqui representa o nosso querido Prefeito Gilberto Kassab; coronel, parabéns pela sua firme atuação na nossa região. Saudar todos os diretores superintendentes e também os vice-presidentes da nossa Casa na pessoa do Sr. Roberto Mateus Ordine, coordenador de todas as nossas distritais.

E dizer que a Zona Norte é uma usina de lideranças. É realmente o local onde nasceram grandes lideranças da nossa entidade. Por exemplo, eu conheci o João de Favari quando comecei a atuar na nossa entidade alguns anos atrás, ele era o Superintendente da Distrital Santana e hoje é o vice-presidente que coordena algumas das nossas distritais. É um empresário muito atuante na nossa região, sobretudo, próximo da região do Jaçanã.

Quero também citar o Sr Davi Fernandes, que foi Superintendente, um empresário muito atuante na região da Voluntários da Pátria, um comércio muito conhecido na nossa região, e que teve uma participação importante na operação delegada, que foi justamente aquela operação que trouxe mais tranquilidade ao comércio da nossa região. Quem não vai para a Zona Norte não participa de um grande evento do Esperia, principalmente aqueles eventos políticos, que dão muita sorte para nós. No Esperia temos um companheiro, que é o Francisco Giannoccaro, que é uma referência nas ações cívicas da nossa entidade. E outro dia eu estive participando de um evento belíssimo no SESC, um evento organizado por uma liderança muito querida da nossa região, é a Alba. Alba preside hoje a Associação do Mirante do Jardim São Paulo, e ela fez uma homenagem que é feita a cada dois anos. A cada dois anos se homenageiam pessoas, figuras e lideranças importantes da nossa região.

Enfim, como disse a nossa entidade, é uma entidade que congrega diversas Associações, diversas lideranças, e é aonde nós temos espaço para podermos debater, podemos buscar soluções para a nossa região, para nossa cidade. E eu, que fui praticamente adotado pela região, tenho um escritório político na Rua Doutor César, 506. E graças a tantos companheiros é que nós pudemos conhecer tantas lideranças, tantas pessoas que fazem tanto pela nossa cidade e pela Região Norte.

Portanto, Presidente Deputado major Olímpio Gomes, parabéns por esta iniciativa, espero poder continuar contribuindo na região e também em Brasília, para que a nossa entidade possa ser a voz forte do empreendedorismo e da livre iniciativa no nosso Estado e no nosso país. Meu muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Concedo a palavra ao coronel José Francisco Giannoni, subprefeito de Santana e Tucuruvi, neste ato representando o Sr. Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo.

 

O SR. JOSÉ FRANCISCO GIANNONI - Bom dia a todos, Sr. Presidente Olímpio Gomes, meu grande amigo dos bons tempos da nossa velha academia, e mais os integrantes da Mesa, nosso Superintendente João Bico de Souza.

Minha relação com a Associação Comercial data de quando eu era tenente e comandava o trânsito da Zona Norte, na época o Presidente era o Jamil Chamma. Eu não sabia naquela época o que era a Associação Comercial Distrital, mas sabia da importância dessa Associação para o comércio da região Norte. Passou o tempo e o destino quis que eu fosse o subprefeito de Jaçanã, na época era o Davi Fernandes o Presidente e fui muito bem recebido. Eu tinha o meu vizinho, o Sr. João, em Jaçanã, e sempre me dei muito bem com a Associação Comercial. Vim para Santana e tive o carinho todo especial de todo o grupo me recebendo de forma prazerosa, me deixou muito tranquilo, muito livre para poder tentar realmente fazer alguma coisa por essa região, que é nobre. A nossa região é nobre, uma região pós-Tietê. Sempre foi uma região um pouco esquecida pelos poderes, e hoje, graças a Deus, estamos conseguindo algumas coisas para a nossa região.

Quero parabenizar, dizer que é uma região forte, resultado de um comércio forte e um comércio forte num bairro pujante, não podemos ignorar tudo isso. E são os comerciantes que tem que fazer essa pressão em cima dos nossos legisladores, para que tudo aquilo que Santana, Tucuruvi, Mandaqui, Casa Verde, Vila Maria, Vila Guilherme, toda a região que congrega a Associação Comercial Norte, possa realmente começar a receber o que merece do nosso governo.

Então, João, parabéns. 60 Anos não é fácil, quase a nossa idade e só não gostei de uma coisa, no vídeo há uma bandeira estranha atrás do João, não sei bem não deu para ver bem que bandeira que era essa. Ele me deu uma boa ideia, nas próximas falas que eu estiver gravando deixarei a bandeira do Verdão, e levou uma surra da Portuguesa, mas vai fazer o que. Mas é isso aí gente, bom dia, parabéns e obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Está presente também o Sr. Carlos Nabil, representando o vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingues; Dr. Carlos de Lima, ex-diretor e Superintendente, e Conselheiro nato da Associação Comercial de São Paulo.

Concedo a palavra ao Sr. João de Favari, vice-Presidente da Associação Comercial de São Paulo, Coordenador da Regional Norte.

 

O SR. JOÃO DE FAVARI - Senhores, bom dia. Neste momento quero saudar o nosso Presidente Rogério Amato; saudar o nosso Deputado Federal Walter Ihoshi; coronel Olímpio Gomes, por esta maravilhosa iniciativa; Sr. João Bico de Souza nosso Superintendente; subprefeito José Francisco Giannoni; vice-Presidente Roberto Mateus Ordine; todos os ex-superintendentes presentes nesta Associação.

Dizer para vocês o seguinte, a Associação Comercial é uma instituição com mais de 100 anos que vem lutando pelo comerciante, e Santana sempre foi honrada por esses grandes Superintendentes que passaram por ela e sempre trabalhando pelo comerciante, sempre trabalhando pela região.

Então, quero parabenizar o nosso Superintendente João Bico de Souza por essa iniciativa; o nosso Deputado Estadual major Olímpio Gomes, por essa chance que deu de trazer aqui na Assembleia Legislativa a nossa Distrital. Parabenizar a todos pelos 60 anos. Aproveito este momento para homenagear o nosso Deputado major Olímpio Gomes por esta iniciativa, e por tudo que ele tem feito pela nossa Zona Norte, que o major Olímpio Gomes como deputado tem trabalhado maravilhosamente pela Zona Norte, com um exemplar, com uma réplica do nosso Marco da Paz. Por favor, major Olímpio Gomes. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. JOÃO DE FAVARI - Obrigado, major Olímpio Gomes, por tudo que V. Exa. tem feito pela nossa Zona Norte. Muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Obrigado. Quero dizer ao Sr. João Bico de Souza e ao Sr. João de Favari que não estava no script porque na verdade faz parte das minhas obrigações corresponder a todo carinho, atenção e confiança que eu tenho da Associação Comercial da Distrital Norte, e de todos os segmentos representativos de cidadãos da Zona Norte de São Paulo.

Com a palavra, o Sr. João Bico de Souza, Diretor Superintendente da Associação Comercial de São Paulo - Distrital Norte. (Palmas.)

 

O SR. JOÃO BICO DE SOUZA - Bom dia a todos, Deputado major Olímpio Gomes, Presidente Rogério Amato, Deputado Walter Ihoshi, Sr. José Francisco Giannoni, Sr. João de Favari.

É um orgulho muito grande do qual eu agradeço a confiança depositada pelo nosso Presidente Rogério Amato de poder estar à frente da Distrital Norte durante as comemorações destes 60 anos. Eu tenho visto neste período que eu atuo na Distrital, que esta Casa não atende só os empreendedores, esta Casa é um ponto de encontro e de busca de soluções para vários problemas, inclusive da sociedade que não está ligada ao empreendedorismo. E esta Casa sempre atua juntamente com o apoio dos nossos comandantes locais, e tem conseguido grandes conquistas. É muito gratificante, muito obrigado pela oportunidade.

Vivemos hoje num país que está próximo de crescimento zero, vamos crescer muito pouco este ano. A única coisa que cresce muito no Brasil é a arrecadação tributária. Este ano, antes de ontem, tivemos a virada do trilhão, um evento da Associação Comercial chamando atenção que 15 dias antes do ano passado arrecadou-se um trilhão de reais. Lamentavelmente não temos visto este dinheiro retornar para nós. A competência é muito grande para cobrança, gostaria muito que houvesse um pouco dessa competência para cuidar da nossa educação, segurança e saúde.

Mas hoje é dia de agradecimento. Deputado major Olímpio Gomes, V. Exa. representa tão bem o nosso Estado e é o representante oficial da Zona Norte nesta Casa, muito obrigado pela iniciativa, muito obrigado por todo apoio que V. Exa. oferece à Associação Comercial. Parabéns pelo seu trabalho e pela iniciativa. Muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Agradeço as palavras do amigo e companheiro de nação, eu gostei da ideia da bandeira que vai tremular em Tóquio no final do ano.

Com a palavra o Sr. Rogério Amato, Presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo e da Associação Comercial de São Paulo. (Palmas.)

 

O SR. ROGÉRIO AMATO - Bom dia a todos. Eu costumo dizer que sempre é um bom dia quando gente de bem se reúne para pensar na sua cidade, pensar na sua região. E hoje pra mim é muito importante, já que foi dito várias vezes, eu sou da região Norte. Trabalhei na Vila Guilherme durante muitos e muitos anos e, portanto, tenho muita satisfação de estar aqui. Minha satisfação não é só regimental ou porque faz parte do cargo, é de coração mesmo.

Então, Deputado major Olímpio Gomes, obrigado por ter aberto a Casa do Povo para esta nossa cerimônia, transmita ao Presidente Barros Munhoz os nossos agradecimentos. Ao nosso querido amigo Walter Ihoshi, deputado federal, alguém que não é só um amigo pessoal, é um amigo da causa. É muito importante que lembremos que existe no setor político, hoje tão degradado e tão difamado, pior do que degradado, nós temos uma maioria, eu posso dizer a vocês, uma maioria de gente de bem, gente que está lá, que quer construir, e simbolizo o Walter nessa esfera. Você é como um grande amigo.

O Carlos Nabil, trabalhamos juntos também, mande um abraço ao nosso vice-governador Guilherme Afif Domingues, o nosso sempre Presidente, maior liderança do nosso movimento. Coronel José Francisco Giannoni, eu quero aproveitar para mandar um abraço para o nosso prefeito e também dizer o seguinte: é preciso ter muita coragem para fazer o que o nosso prefeito fez, de entregar as subprefeituras na mão de coronéis, pessoas que tem estrutura, conhecimento e patriotismo principalmente. A palavra patriotismo é alguma coisa que nós precisamos reafirmar a cada momento. Patriotismo vem de pátria, é aquele que respeita as suas origens, respeita os seus valores. E quando alguém toma uma decisão de entregar as distritais na mão de pessoas que tem esses valores é preciso ter muita coragem. Transmita ao prefeito, ao nosso amigo também pertencente ao nosso grupo, o nosso muito obrigado.

João Bico de Souza, muito obrigado também pela lembrança, pelo que você tem feito, pelo Marco da Paz, que eu sei que você com o Luigi tem feito um trabalho excepcional nessa área, cuidando da região. João de Favari, nosso grande coordenador da Regional Norte, que também tem dedicado grande parte da sua vida para as causas da região e da nossa entidade. Ordine, nosso braço direito, esquerdo, amigo, presente sempre em todas as horas, uma excelente figura, marcante figura da nossa entidade. Efigênia, coordenadora do Conselho da Mulher, também nosso muito obrigado.

Quero fazer uma lembrança de quem está aqui dos ex-diretores, Leonardo Placucchi, não sei se ele está aqui hoje, mas preciso que alguém mande um grande abraço pra ele, porque ele esteve sempre muito presente conosco; o Francisco Giannoccaro, essa presença marcante em todos os atos cívicos nossos; Eloy Gonçalves de Oliveira, também ex-diretor; Roberto Vergueiro; Davi Fernandes; e Dimitrie, representando as outras Distritais.

Acho que é importante dizer o seguinte, a Associação Comercial criou as Distritais muito antes da Prefeitura criar as Subprefeituras, ou seja, o empreendedor sempre vai na frente. Eu gosto de dizer desde criança que nós temos o ímpeto da ignorância, acreditamos que conosco será diferente e os obstáculos vão sendo vencidos. Esse é um dado importante, a Associação fez as Distritais antes da Prefeitura criar as Subprefeituras. O Daniel Gomes Avilar, também da Vila Maria, o José Alarico Rebouças, também da Distrital Centro.

Sras. e Srs. conselheiras e diretores. O que eu tinha a dizer já foi dito e já foi revisado várias vezes, mas mais uma vez o nosso sincero agradecimento por poder estar nos recebendo na nossa Casa, na Casa dos Paulistas, e mais outros 60 anos, a Associação Comercial de São Paulo completa agora 118 Anos. Portanto, nós temos um exemplo a seguir na Região Norte, para que possamos seguir por mais 60 anos cumprindo o nosso papel. Muito obrigado a todos e um bom dia. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Nós faremos agora a entrega de um diploma, e de uma placa comemorativa com os seguintes dizeres: “A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo confere à Associação Comercial de São Paulo - Distrital Norte a presente homenagem em comemoração aos 60 anos de sua atuação. São Paulo, 31 de agosto de 2012”. Peço que se posicionassem para receber as homenagens o Sr. João Bico de Souza, presidente; Dr. Rogério Amato; e o coronel José Francisco Giannoni, representando o prefeito de São Paulo, fizessem a entrega dessas singelas homenagens a toda a Distrital Norte. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega das homenagens.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Como disse no princípio desta sessão solene, é um grande orgulho e uma obrigação como alguém da comunidade da Zona Norte ter a oportunidade de participar desse momento histórico para a Distrital Norte, para a Associação Comercial, para a Assembleia Legislativa e porque não dizer para o povo paulista. A Associação Comercial luta intensamente e incessantemente pelo bem estar não dos seus associados, dos comerciantes, mas da população como um todo.

Quando posicionam ou mostram para o cidadão e para o mundo a vergonha dos vultosos impostos que são arrecadados e o baixo retorno para a sociedade, prestam um serviço fundamental que é justamente despertar o serviço do civismo, do patriotismo, como disse o nosso Presidente, e do amadurecimento político da sociedade, aprender a exigir. Nós temos aqui Walter Ihoshi, nosso representante na Câmara dos Deputados, eu estou aqui na Assembleia Legislativa. Temos aqui postulantes, se Deus quiser, futuros vereadores da cidade de São Paulo e precisamos, todos juntos, mudar esse quadro. Basta que de tudo que é recolhido de tributos de cada coisa que consumimos 7% disso fica no município, 22% vem para ser debatido aqui, a partir de 30 de setembro, para ser o Orçamento do Estado, e 71% dos tributos acabam ficando nas mãos da União. Daí eternamente as prefeituras com a canequinha na mão, daí as entidades sociais eternamente com a canequinha na mão correndo atrás de emendas para tentar fazer o que a população quer, espera e merece.

Mas o caminho é árduo, ele vai se aplainando justamente com o amadurecimento da população, e a Associação Comercial tem um papel fundamental nesse processo. E sem a menor dúvida o amadurecimento vai provocando reflexões. As 15 Distritais em São Paulo, a Associação Comercial de São Paulo, acabam e já são ao longo de toda essa história de luta de mais de 100 anos da Associação Comercial, 60 anos da Distrital Norte referência, referência de luta, referência de busca de dignidade para o cidadão.  

Não havendo mais nada a se acrescentar nesta sessão solene, estando esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece as autoridades, aos funcionários da Casa que se empenham para que o povo paulista seja bem recebido aqui, à minha equipe de trabalho do meu gabinete, à equipe de trabalho da Distrital Norte que se empenhou muito; e o meu agradecimento, João, a toda a sua equipe, para que pudéssemos ter esse evento coroado de êxito. Estar coroado de êxito é ter a presença de todos vocês irmanados numa luta por uma sociedade melhor e mais justa.

Está encerrada esta sessão. Convido a todos para um coquetel que será servido no Hall Monumental desta Casa. Um bom dia a todos. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 23 minutos.

 

* * *