1

 

22 DE NOVEMBRO DE 2004

54ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO SOKA GAKKAI E OS 74 ANOS DA FUNDAÇÃO BSGI

 

Presidência: JOÃO CARAMEZ

 

Secretário: CARLINHOS ALMEIDA

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 22/11/2004 - Sessão 54ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: JOÃO CARAMEZ

 

COMEMORA O DIA DO SOKA GAKKAI E OS 74 ANOS DA FUNDAÇÃO BSGI

 

001 - JOÃO CARAMEZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o Dia do Soka Gakkai e os 74 anos da Fundação BSGI.

 

002 - CARLINHOS ALMEIDA

Deputado Estadual, ressalta o trabalho da BSGI que contribui para a cultura de paz, fraternidade e justiça social.

 

003 - ARNALDO FARIA DE SÁ

Deputado Federal, fala da superação de obstáculos para a busca da paz mundial.

 

004 - MOHAMED HABIB

Diretor do Instituto de Biologia da Unicamp, presta seu testemunho sobre o trabalho pacifista da Soka Gakkai.

 

005 - GETULINO NAKAJIMA

Vice-Presidente da Associação Brasil Soka Gakkai Internacional, relata os feitos da entidade durante os seus 74 anos de existência.

 

006 - JOÃO CARAMEZ

Anuncia número musical.

 

007 - LUIZ ALBERTO ZAPPA

Vereador à Câmara Municipal de Guarulhos, discorre sobre a solenidade ocorrida em julho, quando foi concedido o título de cidadão guarulhense ao Sr. Daisaku Ikeda, Presidente Internacional da Soka Gakkai.

 

008 - Presidente JOÃO CARAMEZ

Lembra do grande número de vítimas por armas de fogo no Brasil. Discorre sobre o exemplo da Associação Brasil Soka Gakkai Internacional no combate à violência e que suas propostas vem servindo a humanidade durante os 74 anos de existência. Anuncia apresentação musical. Agradece a todos que colaboram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Carlinhos Almeida para, como 2º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - CARLINHOS ALMEIDA - PT - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Com muito prazer contamos nesta noite com nosso companheiro e amigo, Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá; do Presidente da BSGI, Eduardo Taguchi; do 1º vice-Presidente da BSGI, Rubens Kamata; do vice-Presidente da BSGI, Getulino Nakajima; nosso companheiro e colega, Deputado Carlinhos Almeida; do diretor do Instituto de Biologia da Unicamp, Mohamed Habib; Osvaldo Maki, vice-Presidente da BSGI; Celso Hama, vice-Presidente adjunto da BSGI; Ricardo Miyamoto, coordenador masculino de jovens da BSGI; Alessandra Miranda, coordenadora feminina de jovens da BSGI; Márcio Iutaka, coordenador dos jovens da BSGI; Kokei Uehara, Presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa; Tadayoshi Wada, 2º vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa; Seiti Sacay, vice-Presidente da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo; Luiz Alberto Zappa, vereador à Câmara Municipal de Guarulhos; Dom Galdino Cuchiaro, Presidente Nacional e Grão-Mestre do Sodalício Heráldico. Agradecemos a presença de todos.

Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Sidney Beraldo, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar o 74º aniversário da Fundação SGI.

Esclareço que em virtude do luto oficial em decorrência da morte do Professor Celso Furtado, não teremos hoje a tradicional Banda da Polícia Militar executando o Hino Nacional.

É com muito prazer que, mais uma vez, resido a Sessão Solene em comemoração ao aniversário da BSGI. Venho da minha cidade natal de Itapevi, onde temos o Centro Cultural da BSGI. É uma instituição que tem participado ativa e efetivamente dos trabalhos culturais, educacionais e sociais da nossa cidade. Por isso, como filho daquela cidade, fico imensamente lisonjeado em estar aqui, mais uma vez, presidindo esta Sessão Solene.

Tenho a grata satisfação, neste momento, de convidar meu colega, Deputado Carlinhos Almeida, da Bancada do PT, morador em São José dos Campos, para fazer uso da palavra.

 

O SR. CARLINHOS ALMEIDA - PT - Gostaria de saudar o Presidente desta Sessão, Deputado João Caramez, colegas companheiros, Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá, nosso amigo Eduardo Taguchi, Presidente da BSGI, na pessoa de quem saúdo todos os membros representantes deste movimento que vem ganhando, cada vez mais, o reconhecimento de toda sociedade pela sua importância.

Há aproximadamente seis anos, quando eu era Presidente da Câmara Municipal de São José dos Campos, tive contato com os membros da BSGI e, desde então, sempre que posso, participo das suas solenidades e eventos.

Como todos que estão aqui, sou daquelas pessoas que anseia por uma humanidade com paz, justiça, solidariedade, fraternidade, além do respeito ao meio ambiente.

Hoje, quando abrimos os jornais, assistimos a programas na televisão, verificamos muita gente defendendo o ódio e a guerra, como solução de problemas. E sabemos que a verdadeira e única solução está na paz, na fraternidade, no desenvolvimento da educação.

Trabalhos, como a exposição de desenhos de crianças, mostrando aquilo que todos queremos para a humanidade, como vi a BSGI fazer, são exemplos que deveriam ser seguidos.

A Assembléia Legislativa de São Paulo, que todos os anos realiza esta sessão, com certeza também dá sua contribuição para divulgar este movimento. Queremos dizer aos senhores que temos toda a esperança de que esse movimento cresça e que a BSGI possa dar cada vez mais sua contribuição para a cultura de paz, para a não-violência, para a fraternidade e para a justiça social. Contem sempre com este Deputado em todo o trabalho que os senhores fizerem. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Sou testemunha de tudo que o Deputado Carlinhos Almeida falou, porque ele é realmente um Deputado que vem sempre prestigiando e participando das sessões comemorativas da BSGI.

Assim como ele, também temos aqui um grande companheiro, um grande amigo, o Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá, que está sempre prestigiando a BSGI, participando dos seus eventos e das nossas sessões solenes.

É com este entusiasmo que concedo à palavra ao Deputado Arnaldo Faria de Sá.

 

O SR. ARNALDO FARIA DE SÁ - Deputado João Caramez, Presidente desta sessão, Deputado Carlinhos Almeida, Dr. Eduardo Taguchi, Presidente da BSGI; Dr. Rubens Kamata, 1o vice-Presidente da BSGI; Dr. Getulino Nakajima, vice-Presidente da BSGI, no nome de quem cumprimento todos os demais convidados, senhoras e senhores presentes, é uma alegria incontida estar presente na Casa das Leis Bandeirante e saber que nós, que praticamos “Nanmyo Horengekyo”, temos uma lei. É uma lei que certamente não foi votada na Casa das Leis, mas é a lei da humanidade, a lei da causa e do efeito. Certamente essa é a maior lei da humanidade, aquela que, através do nosso Mestre Maior, Daisaku Ikeda, levamos do dia-a-dia como uma prática constante e permanente em busca da paz mundial.

Nós não queremos apenas a paz dos nossos “tikus”, a paz das nossas comunidades, a paz das nossas regiões. Queremos muito, queremos a paz mundial na prática diária do nosso “gogyo” vamos superar obstáculos e dificuldades na busca tão sonhada, tão almejada e que iremos alcançar um dia: a paz mundial. Não adianta que apenas um grupo nosso possa sentir a paz. Ela precisa estar em todos os cantos, precisa ser plena e absoluta. Não adianta eu estar bem se o nosso irmão não está. Só estaremos totalmente de bem se a nossa sociedade como um todo estiver de bem. É isso que nós aprendemos a cada nova edição do Brasil Seikyo, da terceira, nas palavras do Presidente Ikeda. É preciso que estendamos as mãos para apoiar e ajudar um ser semelhante que precisa do nosso apoio e da nossa ajuda.

O Sr. Rubens me perguntava agora quantos mandatos eu tenho: cinco mandatos de Deputado. Quase 20 anos na atividade parlamentar, uma atividade íngreme, difícil, com muitos problemas e muitos obstáculos. Entre meus pares, eu consigo me diferenciar porque não vejo problemas, só busco soluções. Não vejo dificuldades, só busco resultados. Certamente não é a minha atividade parlamentar que me permite fazer isso. É a força interior que tenho, a mesma que vocês têm, que é diferente da força interior daqueles que ainda não sabem, não conhecem, não podem buscar no “Nanmyo Horengekyo” a força de um novo dia, de uma nova esperança, de um novo momento. Tenho certeza, o Brasil já caminha célere em busca desse processo de paz mundial porque aqui temos uma prática constante e permanente, e os nossos dirigentes nos têm permitido cumprir os ensinamentos de Daisaku Ikeda.

Tenho certeza que ao estarmos presentes aqui hoje na chamada Casa de Leis de São Paulo, na Casa de Leis Bandeirante, iremos professar a Lei Maior do Universo.

Quero deixar aqui um parêntese, um abraço especial ao Deputado João Caramez que sempre, através da sua assessoria, de Renato Amaral, tem feito um trabalho muito grande para que nós, da BSGI, possamos completar nosso trabalho.

Tenho certeza de que a alegria estampada no semblante de cada um de vocês é o semblante que eu gostaria que toda a humanidade tivesse. O que queremos e vamos alcançar, juntamente com todos os irmãos, é a paz mundial. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Depois das belíssimas palavras do nobre Deputado Arnaldo Faria de Sá, convido agora o Dr. Mohamed Habib, Diretor do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp - para usar da palavra.

 

O SR. MOHAMED HABIB - Dirijo-me ao nobre Deputado João Caramez para saudá-lo e saudar todo o público presente.

No dia da comemoração da Soka Gakkai, quero apresentar o meu testemunho.

A Soka Gakkai, uma entidade pacifista e não-governamental, foi fundada em 1930 pelo grande líder Mac Guthi. Naquela época já se revelava o surgimento e o nacionalismo militar no Japão, o que culminou com o ingresso dos japoneses na II Guerra Mundial. Com a recusa do líder Mac Guthi e seu companheiro José Toda de participarem na guerra, ambos foram presos em 1943 e o líder Mac Guthi morreu na prisão no ano seguinte. Preferiu pagar com a sua vida a tirar a vida de outros.

Após a guerra, o líder Toda assume a Presidência da Soka Gakkai implementando a reconstrução dessa organização não-governamental, expandindo a sua missão, que pregava, além do pacifismo, além da construção de uma cultura de paz, a retomada do respeito à vida, à educação, à justiça e aos valores humanos, buscando sempre a transformação pessoal e social, tudo isso na marcha por um mundo melhor. A partir de 1960, o Dr. Ikeda assume a Presidência da entidade e em 75 cria a Soka Gakkai Internacional, como uma organização não-governamental, internacional. Hoje, essa organização conta com cerca de 14 milhões de membros, pertencendo a organizações presentes em mais de 190 países.

O Dr. Ikeda já recebeu centenas de condecorações e títulos honoríficos de instituições nacionais e internacionais no mundo inteiro pela sua marcha, pela sua luta, pelo seu projeto de construção de uma cultura de paz no mundo, que cada vez mais se afasta desse nosso grande sonho. A Soka Gakkai Internacional tem como objetivo cultivar a paz, a cultura e a educação.

O Dr. Ikeda é um dos líderes que acreditam que não há muita escolha: ou abandonamos as guerras ou a nossa própria espécie corre o risco de se extinguir deste mundo. O avanço tecnológico que o mundo alcançou, coloca a nossa espécie cada vez em mais perigo. Hoje as armas nucleares representam uma ameaça para toda nossa espécie, não apenas àqueles que recebem essa munição, mas também àqueles que a fabrica.

A Soka Gakkai Internacional baseia as suas ações na cultura budista, que defende a dignidade e a igualdade de todos os seres humanos, a preservação do meio ambiente e dos seus recursos naturais. O desenvolvimento humano individual por meio de um processo de autoformação, chamado a revolução humana.

As atividades da Soka Gakkai Internacional são várias e testemunhamos isso no Brasil através dos encontros, incluindo oficinas, workshop, seminários, debates, tudo isso para exatamente educar o jovem dentro de uma filosofia de vida totalmente diferente da filosofia em que o mundo se encontra hoje.

A cada ano o Dr. Ikeda apresenta à ONU uma proposta de paz, uma proposta coerente com a conjuntura que se vive; a cada ano ele apresenta um diagnóstico da situação em que o mundo se encontra; a cada ano ele apresenta propostas e sugestões de como o mundo pode sair dessa situação caótica e construir uma nova cultura de paz. Há 30 anos que a ONU recebe propostas de paz do Dr. Ikeda.

A Soka Gakkai Internacional como organização não-governamental é registrada oficialmente em vários organismos internacionais, tais como Conselho Econômico e Social da ONU, Alto Comissariado da ONU para Refugiados, Departamento de Informação Pública da ONU, ONU para a Educação, Ciência e Cultura, além de fazer parte da World Federation of United Nations Associations.

Quero saudar todos os amigos presentes pelos 74 anos da Soka Gakkai, pelos 29 anos da Soka Gakkai Internacional e pelo início de uma marcha pela paz, que todos nós precisamos.

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Costumo ouvir desde criança que o Brasil é um país abençoado. Aqui não temos terremotos, não temos maremotos, não temos dilúvio, enfim, realmente é um país em que todos gostariam de estar morando e vivendo. Mas ontem, assistindo ao Fantástico, foi com muita tristeza e constrangimento que vi uma reportagem que dizia que o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking mundial do país que tem o maior número de vítimas por crimes cometidos com armas, perdendo apenas para três países: Bolívia, Colômbia e El Salvador e estes países, não podemos esquecer, estão constantemente em guerra civil. Então, é “justo” - entre aspas - que eles ocupem estes lugares no ranking mundial. Mas o Brasil ocupa o quarto lugar. O que isto significa? Significa que realmente a violência em nosso País é grave, é gravíssimo.

Só vamos combater a violência se todos os segmentos da sociedade realmente tomarem esta consciência. Segurança do povo é dever e obrigação do Estado, mas combater a violência é dever de toda sociedade.

A violência está nas emissoras de televisão, a violência está no programa policial de rádio. Enfim, em todo e qualquer lugar vemos a violência sendo praticada. Exemplo disso são os jogos de videogames próximos às escolas. Não vemos jogo algum que fale do amor ao próximo, da felicidade, mas sempre jogos em que um está querendo matar o outro e aquele que morre acaba perdendo o jogo na disputa. Portanto, se a sociedade não tomar consciência de que ela é responsável, realmente o Brasil não sairá desse ranking.

A Brasil Soka Gakkai Internacional vêm dar este exemplo a todos nós, o exemplo de como se combate a violência: combatendo através da palavra, da harmonia, da música, da cultura, da educação. É desta forma. Não é olhando a religião, não é olhando a cor e muito menos o time de futebol de preferência dos seus adeptos.

É com esta colocação que quero anunciar para vocês a palavra do vice-Presidente da BSGI Getulino Nakajima.

 

O SR. GETULINO NAKAJIMA - Nesta grata oportunidade em que a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo promove a presente sessão solene pela oitava vez consecutiva em comemoração à passagem do Dia da Soka Gakkai, cuja instituição foi aprovada neste plenário em 1997, tenho a imensa satisfação em manifestar os sinceros agradecimentos a todos os senhores presentes em nome da Soka Gakkai e do seu Presidente internacional Daisaku Ikeda: ao Exmo. Sr. Presidente desta sessão solene, o nobre Deputado João Caramez, às ilustres autoridades presentes e aos distintos senhores convidados.

Nestes 74 anos da existência da Soka Gakkai, a instituição tornou-se uma das maiores instituições internacionais de pessoas anônimas labutando efetivamente como bons cidadãos que contribuem para o bem-estar social com base na filosofia do respeito absoluto à dignidade da vida humana.

Atualmente, a Soka Gakkai Internacional está presente em 190 países e territórios do mundo e vem como sempre defendendo o propósito de promover o movimento de cidadãos comuns em prol da paz, da cultura, da educação, da defesa do meio ambiente e dos direitos humanos. Lembro-me que no ano em que esta Casa Legislativa aprovou o Dia da Soka Gakkai estávamos em 128 países. Portanto, nestes sete anos conseguimos expandir para mais 62 outros países.

Para nossa alegria e orgulho, nosso Presidente Ikeda é hoje uma das personalidades mais condecoradas do mundo. É cidadão honorário de aproximadamente 300 cidades ao redor do mundo, e é reconhecido por 170 universidades com títulos de doutor “honoris causa” e de professor honorário. Aqui, no Brasil, o Presidente Ikeda é cidadão honorário de mais de 60 cidades e também é doutor “honoris causa” de seis universidades públicas. É sócio correspondente da Academia Brasileira de Letras, da Academia Brasileira de Filosofia, do Instituto Histórico e Geográfico do Brasil e de diversas outras instituições acadêmicas e culturais.

Nos últimos 30 anos, o Dr. Ikeda vem mantendo profícuos diálogos em prol da paz, com aproximadamente 1.600 personalidades de todas as esferas das atividades humanas. Muitos desses diálogos foram publicados em livros, em vários idiomas. Conforme o pensamento de Ikeda, se não houver a mudança no próprio ser humano, não se pode esperar uma mudança efetiva no mundo nem a sobrevivência da humanidade. Ele diz também que o pensamento da Soka Gakkai é de promover a contribuição social e a busca abnegada do bem. Em outras palavras, ele coloca em prática a amizade e a fidelidade no relacionamento com as pessoas, a prática da confiança e do bom senso no âmbito da sociedade e a prática da paz e da cultura nas relações internacionais.

Sentimo-nos hoje muito mais orgulhosos e gratificados pela homenagem que o povo paulista, representado por esta Casa Legislativa, nos distingue, de forma muito especial, com a comemoração do Dia da Soka Gakkai, enobrecendo assim a passagem dos 74 anos de sua existência.

Em nome de todos os associados da BSGI, desejamos reiterar nossa sincera gratidão, prometendo que continuaremos trabalhando, sempre com dinamismo e coragem, pela consecução dos ideais defendida pela Soka Gakkai e pelo nosso Presidente Ikeda. Muito obrigado a todos os senhores presentes. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Para mostrar um pouco daquilo que a BSGI faz em termos de cultura e de arte, queremos agora anunciar a apresentação cultural do Madrigal Popular, com as músicas “Yesterday”, “Primavera” e “Canção para a Paz Mundial”.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. (?)

... há 68 anos. Temos várias atividades. Há um programa, que é o que mais sensibiliza não só a coletividade politécnica, como toda a coletividade, em geral: o nosso programa de bolsa de estudos. Fazemos uma pesquisa, uma entrevista anuais e verificamos quais os alunos que têm dificuldades financeiras. Para esses alunos, distribuímos um salário-mínimo mensal. Hoje, temos 106 bolsistas recebendo essa graça. Conseguimos manter essa bolsa de estudos não somente com a contribuição dos engenheiros politécnicos, como também com a colaboração de empresas de engenharia, dirigidas por politécnicos. Quero lembrar o Del Nero, com sua firma, em Figueiredo Ferraz, que contribui com essa nossa bolsa. Espero, com isso, que eu consiga aumentar a cota dele.

O Sr. Presidente - João Caramez - PSDB - Vocês gostaram? (Palmas.) ( ? ) Palmas para o Luiz (Hirano ?), nosso maestro. (Palmas.) acho que todos gostaram, não? Alguém não gostou porque cantaram pouca música. Vamos fazer o seguinte. Como esta Sessão Solene tem ainda umas duas horas e meia de duração, ensaiem mais uma música e, antes de encerrá-la, vocês voltam, certo? É um desafio. (Palmas.)

É isso. Na BSGI tem gosto para todos: tem a banda feminina, a banda masculina, a banda juvenil, a banda infantil, o madrigal, o coral, a orquestra sinfônica. Tem de tudo. É uma maravilha. Realmente, issto mostra porque a BSGI veio para o Brasil: para difundir a paz, o amor, a tranqüilidade e, principalmente, a esperança. E é issto o que todos realmente queremos ter: esperança

Quero anunciar a presença do Vereador eleito, meu amigo Juscelino Gadelha. Muito obrigado pela presença.

Quero convidar o Sr. Luiz Alberto Zappa, Vereador de Guarulhos, para fazer uso da palavra.

 

O SR. LUIZ ALBERTO ZAPPA - Exmo. Sr. Deputado João Caramez, Presidente da sessão desta noite, Dr. Eduardo Taguchi, Presidente da BSGI, demais autoridades presentes e ligadas à BSGI, senhoras e senhores, é uma satisfação muito grande para nós de Guarulhos estarmos aqui hoje participando desta sessão solene para comemorarmos o Dia da Soka Gakai.

Tivemos a oportunidade, no mês de julho deste ano, de apresentarmos em Guarulhos o título de cidadão guarulhense ao grande Presidente Daisaku Ikeda. A emoção foi muito grande para todos nós que tivemos a oportunidade de participar daquela sessão solene. Guarulhos, a maior Cidade do Estado de São Paulo, depois da capital, com mais de um milhão e 100 mil habitantes, onde se localiza o maior aeroporto internacional da América Latina, não poderia ficar em hipótese alguma alheia a uma pessoa que tem dado tudo de si, praticamente a sua vida, em prol da paz mundial.

Tivemos também a felicidade e a emoção de passarmos naquele momento ao presidente Eduardo Taguchi a bandeira de Guarulhos para que fosse levada ao Japão. E naquele momento, a multidão que lotava o centro Adamastor, de pé, aplaudia tão comovente homenagem.

Não temos palavras para medir o que representa o presidente Ikeda em prol da paz mundial. Um homem inteligente, que tem realmente se dedicado à cultura, às artes e que quer o bem do próximo. E o bem do próximo, como disse o Deputado Arnaldo Faria de Sá, começa na sua própria casa, no seu próprio bairro, na sua própria cidade. O presidente Ikeda quer que façamos isso para que possamos atingir a paz mundial. É difícil, mas com a nossa vontade, seguindo o conselho do grande mestre Ikeda, chegaremos lá.

Parabéns, Deputado João Caramez, por esta homenagem. Temos certeza que Guarulhos sempre homenageará não só a BSGI como o nosso querido presidente Ikeda. Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Minhas senhoras e meus senhores, esta é uma noite de celebração. O plenário Juscelino Kubitschek de Oliveira, da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, está em festa. Celebramos nesta solenidade o aniversário dos 74 anos da Fundação no Japão, pelo mestre Tsunessaburo Makiguti, da Soka Gakkai, hoje Soka Gakkai Internacional - SGI, e, entre nós, no Brasil, a Associação Brasil-SGI, desde 1960.

Poucas entidades não-governamentais, em todo o mundo, têm servido tão esplendidamente ao homem e à humanidade como a SGI.

O surgimento da SGI no mapa-múndi foi como o aparecimento de um astro luminoso no céu; representou um impulso criador invencível no desenvolvimento das potencialidades do ser humano, voltadas à esperança, à coragem e à ação altruística.

No mundo hoje não há lugar para a neutralidade: ou se está ao lado da luz, ou se está ao lado da escuridão. É a luta do bem contra o mal. A SGI optou pela claridade e municiou cada um dos seus membros com focos de luz.

Todos vocês são guerreiros da BSGI, cuja missão básica é a de combater a escuridão. E isso não basta. O Dr. Ikeda quer que cada um pratique o bem.

Todos os membros da BSGI, aqui presentes, são guerreiros da paz, da não-violência, da política humana da tolerância, do desarmamento e proscrição das armas letais, do respeito infinito à dignidade humana.

A SGI tem um comprometimento mundial, em mais de 190 países e territórios, com a promoção da paz, da cultura e da educação. É uma entidade ligada estruturalmente à ONU.

A SGI é conduzida pelo grande mestre Daisaku Ikeda, que tem a nobre missão de impulsionar essa entidade à realização do seu objetivo básico, que é o de levantar a bandeira da cidadania mundial, do espírito de tolerância e do respeito aos direitos humanos com base no ideal humanístico do budismo.

Na verdade, a vida e a obra do Dr. Daisaku Ikeda são uma caminhada de um gênio, atingindo as mais inacessíveis alturas do espírito humano.

Em cada “proposta de paz” o Dr. Ikeda desenvolve sua diplomacia em favor da paz mundial, rogando aos governantes de todo o mundo pelo desarmamento e eliminação dos arsenais nucleares e eliminação de todas as armas de destruição em massa, rogando aos governantes pela criação de um banco mundial de alimentos. E tantas outras propostas em favor do mundo e da humanidade.

Quero neste instante homenagear do alto desta tribuna do povo do Estado de São Paulo três gigantes, verdadeiros titãs, personagens monumentais do cenário mundial. Quero neste instante homenagear três grandes mestres que ensinaram e ensinam, não apenas os membros da SGI e BSGI, mas a toda humanidade, lições douradas, como ondas de luz, lições de coragem, de honra, de dignidade, de compaixão, de espírito de sacrifício, de bondade. Quero homenagear os grandes mestres Makiguti, Jossei Toda e Daisaku Ikeda.

Esses grandes mestres são benfeitores da humanidade. São eles criadores de valores universais da ética e da moral, que auxiliam a humanidade a se transformar em uma sociedade global de coexistência próspera e pacífica.

Muito obrigado a todos pela participação em mais este aniversário da BSGI, aqui na Casa do Povo de São Paulo. Muito obrigado. (Palmas.)

Como eu disse, é momento de encerrar a nossa sessão. Antes, porém, vamos chamar aqui o Coral Madrigal para a sua apresentação de encerramento. (Palmas.)

 

O SR. PARTICIPANTE - Não vou cantar, mas o grupo preparou mais uma peça. Já cantamos em outros eventos; é mais uma música bonita de se ouvir, a peça Caçador de Mim.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência, antes de encerrá-la, agradece a todas as autoridades presentes, todos aqueles que participaram desta Sessão Solene, aos funcionários desta Casa e aqueles que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade. Muito obrigado a todos.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e nove minutos.

 

* * *