1

 

24 DE OUTUBRO DE 2005

054ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO MERCADO DE SEGUROS

 

Presidência: RODRIGO GARCIA e JOSÉ CARLOS STANGARLINI

 

Secretário: JOSÉ CARLOS STANGARLINI

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 24/10/2005 - Sessão 54ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: RODRIGO GARCIA/JOSÉ CARLOS STANGARLINI

 

HOMENAGEM AO MERCADO DE SEGUROS

001 - Presidente RODRIGO GARCIA

Abre a sessão. Nomeia as autoridades. Informa que convocou esta sessão solene, a pedido do Deputado José Carlos Stangarlini, com a finalidade de homenagear o mercado de seguros. Convida todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional. Elogia o proponente da solenidade e os profissionais de seguros. Expressa sua satisfação em recebê-los nesta Casa.

 

002 - JOSÉ CARLOS STANGARLINI

Assume a Presidência. Conduz a entrega de homenagens às associações e entidades representativas do mercado de seguros.

 

003 - MARCOS DE BARROS LISBOA

Presidente do IRB - Brasil Resseguros S/A, agradece a homenagem recebida.

 

004 - MAURO CÉSAR BATISTA

Presidente da Academia Nacional de Seguros e Previdência, agradece a homenagem recebida. Destaca a luta do Deputado José Carlos Stangarlini pela instituição do seguro, da previdência privada e das atividades correlatas.

 

005 - Presidente JOSÉ CARLOS STANGARLINI

Anuncia a execução de número musical.

 

006 - LEÔNCIO DE ARRUDA

Presidente do Sindicato dos Corretores de São Paulo, pronuncia-se sobre o programa Cultura do Seguro.

 

007 - Presidente JOSÉ CARLOS STANGARLINI

Conduz a entrega de homenagens às entidades que, ao longo de suas existências, fortaleceram o mercado de seguros.

 

008 - ARMANDO VERGÍLIO DOS SANTOS JÚNIOR

Presidente da Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados, agradece a homenagem recebida.

 

009 - ANTONIO CÁSSIO DOS SANTOS

Presidente da Fundação Mapfre, agradece a homenagem recebida.

 

010 - Presidente JOSÉ CARLOS STANGARLINI

Conduz a entrega de homenagens a profissionais do mercado que contribuíram para o sucesso do setor de seguros.

 

011 - MANUEL SEBASTIÃO SOARES PÓVOAS

Em nome dos profissionais homenageados, agradece a distinção que lhes é conferida.

 

012 - OSVALDO DO NASCIMENTO

Presidente da Associação Nacional da Previdência Privada, reflete sobre o papel econômico e social do seguro.

 

013 - SERAFIM GIANOCARO

Presidente da Federação Nacional dos Securitários, destaca a importância da homenagem que o Deputado José Carlos Stangarlini tem feito ao mercado de seguros todos os anos.

 

014 - Presidente JOSÉ CARLOS STANGARLINI

Realça o peso do mercado de seguros na economia. Insta para que o governo estimule o setor de apólices de seguros e os planos de previdência privada a partir da redução da carga tributária. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - RODRIGO GARCIA - PFL - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado José Carlos Stangarlini para, como 2º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada..

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RODRIGO GARCIA - PFL - Esta Presidência passa a nomear as autoridades presentes: Dr. Marcos de Barros Lisboa, Presidente do IRB - Brasil Resseguros S/A; Dr. Armando Vergílio dos Santos Júnior, Presidente da Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados, e também Secretário de Estado do Trabalho do Estado de Goiás; Sr. Antonio Cássio dos Santos, da Fundação Mapfre; Dr. Mauro César Batista, Presidente da Academia Nacional de Seguros e Previdência; Dr. Serafim Gianocaro, Presidente da Federação Nacional dos Securitários; Dr. Osvaldo do Nascimento, Presidente da Associação Nacional de Previdência Privada. Esta Presidência deseja boas-vindas a todos na sede do Parlamento de São Paulo.

Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada por este Presidente, atendendo solicitação do Deputado José Carlos Stangarlini, com a finalidade de homenagear o Mercado de Seguros. Convido todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pelos cantores Mario Figueiredo e Marcelo Perez.

 

* * *

 

-              É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RODRIGO GARCIA - PFL - Esta Presidência agradece aos cantores pela execução do Hino Nacional Brasileiro.

Quero registrar, aqui, a enorme satisfação que tenho em estar presidindo, neste momento, esta Sessão Solene, que é a forma que a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo tem de homenagear segmentos da sociedade paulista que se destacam e que se destacaram, e, no caso de hoje, o mercado de seguros.

O Deputado José Carlos Stangarlini, Deputado com segundo mandato na Assembléia Legislativa Estado de São Paulo, é um defensor incansável do mercado de seguros nesta Casa; faz com que todos os parlamentares que porventura não conheçam o processo de seguros no Brasil, através de sua experiência, tomem conhecimento. Sua Excelência é um defensor entusiasta desse setor e com muita honra, com muita gentileza, convidou a mim, Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, para participar da abertura deste ato, dada a importância e representatividade das pessoas aqui presentes.

Portanto, agradeço a gentileza do Deputado José Carlos Stangarlini, Presidente desta Sessão Solene. Quero registrar o apreço que tenho por esse Deputado, um grande parlamentar, que iniciou a sua carreira pública comigo como Deputado Estadual, há dois mandatos. O Deputado Stangarlini é daqueles homens que defendem, com muita convicção, aquilo em que acreditam e com muita verdade expõem os seus argumentos.

Sem dúvida, o Parlamento brasileiro precisa de representantes, em primeiro lugar, com responsabilidade, com conhecimento de causa e que defendam com verdade e convicção os seus pontos de vista.

 Deputado Stangarlini, agradeço a sua gentileza em me convidar para abrir esta Sessão Solene. Quero registrar a satisfação que a Assembléia Legislativa tem em receber as autoridades ilustres presentes, e todos os representantes do mercado de seguros.

 Não sou corretor de seguros, mas sou corretor de imóveis. Portanto, sei da importância de homenagear uma profissão e, no caso aqui, o mercado de seguros. Homenageando o mercado, homenageia-se, também, os profissionais envolvidos nesse mercado, sejam securitários, sejam os corretores de seguro.

Esta Presidência passa a palavra ao Deputado Stangarlini, dizendo que a Assembléia Legislativa sente-se muito feliz em receber a todos e a todas na noite de hoje. Sintam-se em sua casa, nesta que é a Casa do povo, mais do que isso, neste que é o Poder do cidadão de São Paulo, a nossa Assembléia Legislativa.

Muito obrigado. Uma boa noite a todos. (Palmas.)

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. José Carlos Stangarlini.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Sr. Presidente, Deputado Rodrigo Garcia, a satisfação é nossa, do mercado de seguros e minha, em ter V. Exa. abrindo os trabalhos. Muito obrigado, Presidente.

Dando boas-vindas aos nossos distintos convidados, que nos dão a honra de suas presenças, esclareço que a presente Sessão Solene, convocada pela Presidência deste Parlamento a meu pedido, visa homenagear os senhores seguradores, securitários, corretores de seguros, entidades representativas de pesquisa e estudo de seguros, profissionais e veículos de empresa e comunicação ligados ao setor.

Esses eventos simbolizam reconhecimento pela dedicação e empenho demonstrados pelos profissionais dos diversos segmentos ligados ao setor e que têm dignificado e elevado o nosso mercado de seguros.

Diante disso, é com imensa satisfação que, a partir de agora, tomo a liberdade de prestar justa homenagem a tais profissionais e entidades. Primeiramente passo a homenagear as associações e entidades representativas de classe do mercado de seguro, com a significativa importância para o fortalecimento do setor.

 

O SR. MARCELO ERGESSE MACHADO DOS SANTOS - Chamamos então, em primeiro lugar, a Associação Brasileira de Gerência de Riscos, Presidente Jorge Daniel Luzzi, para que tome o certificado das mãos do Deputado Stangarlini.

 

* * *

 

- É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

O SR. MARCELO ERGESSE MACHADO DOS SANTOS - A Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência, Sr. Nivaldo Cyrillo.

 

* * *

 

- É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Vamos pedir para que o Cerimonial mude um pouquinho o ritmo, porque o Presidente do IRB - Brasil Resseguros S/A, Sr. Marcos Lisboa tem que voltar ao Rio de Janeiro no último vôo. Então, vamos agora chamar o Dr. Marcos Lisboa, para receber a homenagem.

 

* * *

 

- É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

O SR. MARCOS DE BARROS LISBOA - Deputado José Carlos Stangarlini, senhoras e senhores, é um prazer estar aqui hoje recebendo esta homenagem, porque foi um ano difícil para a empresa que eu tenho o privilégio de presidir atualmente. Acho que tem sido um momento difícil para todos, mas tem sido muito recompensador também.

O mercado de resseguros tem se alterado bastante nos últimos cinco meses. Há um firme compromisso com a abertura de mercado de resseguros e isso está virando um benefício para todos nós, para o País.

Hoje, foram anunciados os novos contratos de vida.

No momento em que o mercado internacional passa por graves dificuldades, estamos conseguindo expandir a capacidade de resseguros no Brasil a um custo total reduzido.

No contrato de vida preservamos as condições do contrato e o custo caiu à metade. Acho que isso é melhoria para a empresa e melhoria para todos que se beneficiam do mercado de seguros no Brasil.

Aproveito este momento para dizer que é justa a homenagem aos funcionários do IRB e à empresa, porque num momento de muita dificuldade todos se uniram e têm trabalhado duro para fazer da empresa uma empresa melhor, colaborando com o mercado de seguros no Brasil.

Muito obrigado. (Palmas).

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Somos nós que agradecemos a vinda - mesmo que breve - do Presidente do IRB, Dr. Marcos Lisboa, e por participar conosco desta sessão solene.

 

O SR. MARCELO ERGESSE MACHADO DOS SANTOS - Chamamos, agora, o Dr. Osmar Bertacini, Presidente da Associação das Empresas de Assessoria e Consultoria de Seguros, para receber a homenagem.

 

* * *

 

- É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

O SR. MARCELO ERGESSE MACHADO DOS SANTOS - Chamamos a Associação Nacional da Previdência Privada, Sr. Osvaldo do Nascimento, para receber a homenagem. (Palmas).

 

* * *

 

- É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

O SR. MARCELO ERGESSE MACHADO DOS SANTOS - Chamamos a Associação Paulista dos Técnicos de Seguro, Sr. Luiz Lópes Vásquez, para receber a homenagem. (Palmas).

 

* * *

 

- É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

O SR. MARCELO ERGESSE MACHADO DOS SANTOS - Chamamos a Câmara de Corretores de Seguros de São Paulo, Sr. Pedro Barbato Filho, para receber a homenagem. (Palmas).

 

* * *

 

- É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

O SR. MARCELO ERGESSE MACHADO DOS SANTOS - Chamamos o Clube da Bolinha, Sr. Jorge Bento da Silva, para receber a homenagem. (Palmas).

 

* * *

 

- É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

O SR. MARCELO ERGESSE MACHADO DOS SANTOS - Chamamos o Clube dos Corretores de Seguros de São Paulo, Sr. Boris Ber, para receber a homenagem. (Palmas).

 

* * *

 

- É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

O SR. MARCELO ERGESSE MACHADO DOS SANTOS - Chamamos o Instituto Roncarati de Ciências do Seguro, representado neste ato pelo Sr. Jorge Bento da Silva, para receber a homenagem. (Palmas).

 

* * *

 

- É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

O SR. MARCELO ERGESSE MACHADO DOS SANTOS - Chamamos a Sociedade Brasileira de Ciências do Seguro, do qual o Deputado José Carlos Stangarlini é o Presidente, representado pelo Presidente do Conselho Diretor, Sr. José Ferreira das Neves para receber a homenagem. (Palmas).

 

* * *

 

- É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

O SR. MARCELO ERGESSE MACHADO DOS SANTOS - Chamamos a Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e Capitalização, representada neste ato pelo Dr. Mauro César Batista, para receber a homenagem. (Palmas).

 

* * *

 

- É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

O SR. MARCELO ERGESSE MACHADO DOS SANTOS - Chamamos a Fundação Escola Nacional de Seguros, representada pelo Dr. João Leopoldo Bracco de Lima, para receber a homenagem. (Palmas).

 

* * *

 

- É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

O SR. MARCELO ERGESSE MACHADO DOS SANTOS - Chamamos o Sindicato das Entidades Abertas de Previdência Privada do Estado de São Paulo, Sr. Ernesto José Pereira dos Reis, para receber a homenagem. (Palmas).

 

* * *

 

- É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

O SR. MARCELO ERGESSE MACHADO DOS SANTOS - Chamamos a Superintendência de Seguros Privados - Susep, representada por Dr. João Marcelo Máximo Ricardo dos Santos, para receber a homenagem. (Palmas).

 

* * *

 

- É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

O SR. MARCELO ERGESSE MACHADO DOS SANTOS - Chamamos a Academia Nacional de Seguros e Previdência, Presidente Dr. Mauro César Batista, que fará o pronunciamento em seguida, para receber a homenagem. (Palmas).

 

* * *

 

- É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

O SR. MAURO CÉSAR BATISTA - Boa-noite a todos. Na pessoa do Presidente desta sessão, Exmo. Deputado José Carlos Stangarlini, saúdo todos os componentes da Mesa e todos os homenageados.

Tenho imensa satisfação de estar hoje aqui como Presidente da ANSP e também representando a Fenaseg, da qual sou diretor. Neste ato solene represento o Presidente João Elísio, que não pôde estar presente porque está participando da Fides, em Caracas. Entretanto, Sr. Deputado, ele me ligou pedindo-me para lhe dar um forte abraço, agradecendo esta homenagem ao mercado, que ele tanto tem lutado para conseguir que tenha a expansão e o reconhecimento devidos.

Represento também o caríssimo amigo e companheiro, Dr. Mário Petrelli, que penso que ainda será chamado para receber o seu diploma. Enfim, é com muita alegria que trago essas representações.

Minhas palavras, Sr. Deputado, são de agradecimento. Penso até que todos deveríamos homenageá-lo também, como membro do segmento segurador brasileiro. Sou testemunha dos atos que V. Exa. tem tomado na Assembléia Legislativa. Às vezes eles não são levados ao conhecimento do grande público, mas permanentemente o Deputado José Carlos Stangarlini tem sido um lutador pela instituição do seguro, da previdência privada e das atividades correlatas.

Num passado não tão distante ele conseguiu aprovar o convênio entre a Fundação Paula Souza e a Sociedade Brasileira de Ciências do Seguro. Essa foi uma conquista muito grande para a formação dos técnicos de seguros num nível intermediário.

O Deputado Stangarlini é aquele lutador, aquele entusiasta do segmento segurador brasileiro. Penso que é disso que o segmento segurador brasileiro realmente precisa. Todos nós - seguradores, corretores de seguro, pessoal da área jurídica, pessoal da área de serviços, pessoal da imprensa especializada - precisamos desse incentivo e desse carinho que o Deputado Stangarlini tanto tem demonstrado.

O nosso segmento é importante para a economia do país e precisa, a cada dia, ser mais reconhecido pela sociedade. Sabemos das dificuldades que o seguro implica na hora de se entregar o produto, que é a indenização. Na verdade, não obstante isso, sentimos uma certa má vontade em alguns setores do próprio governo.

Essa homenagem que o Deputado Stangarlini presta ao nosso segmento é um motivo de grande entusiasmo para nós, é uma motivação a mais que temos para fazer com que o seguro, esse maravilhoso instrumento de proteção, cumpra efetivamente o seu papel.

Ainda recentemente o Presidente da Fenaseg escreveu um artigo que tomou um vulto muito grande na sociedade, com o título: “Um dia sem seguro”. Também recentemente escrevi um artigo intitulado “Seguro, um agente do bem”.

Efetivamente, todos nós que estamos nesse mercado, fazemos isso por dever de ofício, ou seja, o trabalho de divulgação do seguro, mas também fazemos por sermos grandes entusiastas dessa profissão que escolhemos, que é de levar proteção a todas as pessoas. Ainda mais neste momento, com a democratização do seguro, com os produtos contemplando as sociedades de menor poder aquisitivo, que também têm o direito de sonhar e de prosperar.

Essas minhas palavras são de reconhecimento a V. Exa. e o meu melhor agradecimento pela nossa academia, pela Fenaseg, pelo Dr. Mário e, acredito, por todos aqui que, certamente, estão muito honrados com esta Sessão Solene.

Muito obrigado e parabéns! (Palmas.)

 

O Sr. Presidente - José Carlos Stangarlini - PSDB - Eu é que agradeço ao Presidente da Academia, Dr. Mauro Batista, pelas palavras elogiosas. Muito obrigado.

 

O SR. MARCELO ERGESSE MACHADO DOS SANTOS - Chamamos o Presidente do Clube de Vida em Grupo de São Paulo, Sr. Paulo de Tarso Meinberg, para receber a homenagem. (Palmas.)

 

O Sr. Presidente - José Carlos Stangarlini - PSDB - Em seguida, presto homenagem aos veículos de imprensa e comunicação especializados no setor e responsáveis pela divulgação e transparência da cultura do seguro.

 

O SR. MARCELO ERGESSE MACHADO DOS SANTOS - Chamamos o Sr. Manoel Carvalho Neto, do Jornal Nacional de Seguros. (Palmas.) Chamamos o Sr. José Francisco Filho, da Revista Seguro Total. (Palmas.) Chamamos o Sr. Fernando Silveira, da Revista Seguros e Riscos. (Palmas.) Chamamos o Sr. Ivanildo J. M. de Souza, da Revista Consumidor Seguro e Agência Seg News. (Palmas.) Chamamos o Sr. Márcio Chaer, da Dublê Editorial e Jornalística. (Palmas.) Chamamos o Sr. Luiz Carlos Ferraz, da Revista Clube dos Corretores do ABC. (Palmas.) Chamamos o Sr. Paulo Kato, da Revista Cobertura Mercado de Seguros. (Palmas.) Por fim, chamamos o Sr. João Carlos Labruña, da Revista Segurador Brasil. (Palmas.)

 

O Sr. Presidente - José Carlos Stangarlini - PSDB - Convido o Mário e o Marcelo para animarem este momento.

 

* * *

 

- É feita apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Também merecem a minha homenagem os sindicatos responsáveis pelo programa Educar e Proteger, que dá continuidade ao programa da Cultura do Seguro.

 

O SR. MARCELO ERGESSE MACHADO DOS SANTOS - Convidamos, para receber a homenagem das mãos do Deputado José Carlos Stangarlini, o Sr. Paulo Miguel Marraccini, Presidente do Sindicato das Seguradoras do Estado de São Paulo, representado neste momento pelo Dr. Jorge Bento da Silva. (Palmas.)

Em seguida, o Dr. Leôncio de Arruda, Presidente do Sindicato dos Corretores de São Paulo, que será homenageado e se pronunciará a respeito do programa Cultura do Seguro.

 

O SR. LEÔNCIO DE ARRUDA - Boa-noite a todos. É uma satisfação muito grande cada vez que vejo um evento como este que premia e exalta todas as instituições no mercado, inclusive a imprensa. Sem dúvida, é um orgulho para nós - para o mercado como um todo, não corretores de seguros, mas sim o mercado como um todo.

O programa Cultura do Seguro, que se chama agora Educar para Proteger, é um trabalho que estamos fazendo em conjunto com o Sindicato das Seguradoras.

O Paulo Marraccini está viajando, caso contrário estaria aqui, com certeza, para, junto comigo, fazer este pronunciamento.

Esse trabalho, de que tivemos o lançamento belíssimo recentemente, foi comandado pela nossa Vice-Presidente, a Cássia, que está aqui, o Alexander Diniz e o Sidney Garcia Júnior.

Cultura do Seguro é o que precisamos passar para a população. É o que estamos fazendo. Um programa que começou em 1992, foi se adaptando e agora vai a todas as escolas, tanto estaduais, como particulares, segundo grau e até universidades, para falarmos sempre sobre seguros de forma institucional.

Portanto, Deputado Stangarlini, parabéns também a V. Exa., que faz parte desse mercado, que é nosso Deputado e quiçá, em breve, será muito mais.

O mercado de seguros agradece estas homenagens. Todo o mercado está de parabéns.

Educar para Proteger é um programa de cultura do mercado de seguros e não só dos dois sindicatos.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Obrigado Leôncio, Presidente do Sindicato dos Corretores e também do programa Cultura do Seguro, pelas palavras elogiosas.

Serão homenageadas, agora, as entidades que estão comemorando o aniversário de fundação e que, ao longo de suas existências, demonstraram inigualável dedicação, e, ao superarem adversidades, fortaleceram sobremaneira o mercado de seguros.

 

O SR. MARCELO ERGESSE MACHADO DOS SANTOS - Primeiramente a Revista Apólice. Convidamos a Sra. Kelly Lubiatto. A Revista Apólice completa 10 anos de fundação. (Palmas.)

Em seguida, o Boletim de Seguros, da Rádio Eldorado, que é apresentado pelo Dr. Antonio Penteado Mendonça, representado, neste momento, pela Dra. Elizabeth Mayer. (Palmas.)

Em seguida, o Instituto Brasileiro de Direito do Seguro, que completa cinco anos, cujo Presidente é o Dr. Ernesto, representado pelo Dr. Paulo Piza. (Palmas.)

Em seguida, a Associação Internacional do Direito do Seguro, que completa 45 anos, e, neste momento, representada pela Dra. Terezinha Correa. (Palmas.)

Em seguida, a Federação Nacional dos Securitários, sob a Presidência do Sr. Serafim Gianocaro, que completa 45 anos. (Palmas.)

Em seguida, a SO-SAI São Paulo, sob a Presidência da Sra. Marlene Campos da Cunha, que completa 45 anos. (Palmas.)

Em seguida, a Fenacor, Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados, sob a Presidência do Sr. Armando Vergílio dos Santos Júnior, que completa 30 anos.

 

O SR. ARMANDO VERGÍLIO DOS SANTOS JÚNIOR - Inicialmente, gostaria cumprimentar S. Exa., Deputado José Carlos Stangarlini, esse catequizador do mercado de seguros, um corretor de seguros por excelência, Presidente da Sociedade Brasileira de Ciências do Seguro e representante do setor de seguros nesta Casa Legislativa.

Ao cumprimentá-lo, gostaria que todas as personalidades presentes se sentissem também cumprimentadas. Gostaria de cumprimentar também todos os amigos, integrantes do mercado de seguros, que vejo aqui em expressivo número; tanto em número quanto em qualidade.

É uma satisfação e uma honra muito grande notar o trabalho de V. Exa. como catequizador e ver a homenagem que nasce para o mercado de seguros, que V. Exa. tão bem lidera e defende.

Para a Fenacor, ao completar 30 anos, é motivo de satisfação e importância receber esta homenagem, que, na verdade, é uma forma de homenagear todos os corretores de seguros do Brasil.

O corretor de seguros - permitam-me ser redundante - tem uma nobre missão, a missão de levar proteção a pessoas de bem. E tem cumprido com esse desiderato ao longo do tempo, porque tem evoluído, haja vista a presença de V. Exa., um corretor de seguros, neste Parlamento.

Quero transferir esta homenagem não para mim, não para a Fenacor, mas para todos os seguros do Brasil, uma vez que dia 12 de outubro próximo passado comemoramos o Dia do Corretor de Seguros.

Muito obrigado.

 

O SR. MARCELO ERGESSE MACHADO DOS SANTOS - Convidamos a Fundação Mapfre, que completa 30 anos, para receber a placa, na pessoa de seu Presidente Antonio Cássio dos Santos. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. ANTONIO CÁSSIO DOS SANTOS - Quebrando o protocolo, Deputado Stangarlini, prefiro tratá-lo como nosso amigo da Fundação Mapfre, um grande colaborador da nossa companhia ao longo da história, um amigo da casa.

É com muita honra que, em nome da Fundação, recebemos esta distinção. Nosso objetivo é ser cada dia mais digno para representar uma fundação que tem os valores e a ética da Fundação Mapfre na suas várias atividades por toda América Latina, por intermédio do Instituto Ibero-Americano, especialmente na Espanha, por todas as fundações que congrega.

É uma honra para nós, aqui no Brasil, ter essa distinção que justamente parte das mãos de Vossa Excelência.

Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Eu é que agradeço, Cássio, porque Vera Cruz foi meu primeiro emprego e é uma satisfação poder homenageá-lo.

Homenageio, por fim, quatro profissionais do mercado de notória competência que contribuíram para o sucesso do setor, sendo mencionados como referência nas mais diversas esferas de atuação no segmento segurador brasileiro.

 

O SR. MARCELO ERGESSE MACHADO DOS SANTOS - Sr. Orlando da Costa, que completa 58 anos de atividade no mercado de seguros. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MARCELO ERGESSE MACHADO DOS SANTOS - Sra. Rosa Garfinkel, representada pelo seu filho Jaime Garfinkel. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MARCELO ERGESSE MACHADO DOS SANTOS - Sr. Mário José Gonzaga Petrelli, representado pelo Dr. Mauro César Batista. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MARCELO ERGESSE MACHADO DOS SANTOS - Sr. Manuel Sebastião Soares Póvoas. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MANUEL SEBASTIÃO SOARES PÓVOAS - É me dada a honra de dar uma palavra em nome dos homenageados.

Na verdade, numa sessão como esta, sentimo-nos pequenos perante esse gesto enorme do nosso querido Deputado José Carlos Stangarlini. São manifestações como essas que nos dizem que, afinal de contas, não passamos despercebidos neste mundo maravilhoso que é o mundo do seguro e o mundo da previdência.

Por isso, se tenho uma palavra a dizer em nome de todos aqueles que foram aqui homenageados, essa palavra sem dúvida é uma palavra de uma humildade, mas é uma palavra de muito significado e muita comoção. Obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Passo a palavra agora ao meu amigo Osvaldo do Nascimento, que já recebeu sua placa e ao qual peço para falar algo para nós.

 

O SR. OSVALDO DO NASCIMENTO - Sr. Presidente, Deputado José Carlos Stangarlini, agradeço por ter promovido este evento homenageando as personalidades do segmento de seguros e previdências, agradeço em especial em nome do segmento de previdência.

Acho que este momento é muito importante, na medida que procura estabelecer referências do segmento, que de certa forma tem uma importância muito grande para o nosso país. Além de ter importância sob o ponto de vista de contribuir para o desenvolvimento econômico, também tem papel relevante na área social. O seguro desempenha um papel bastante importante em termos de proteção social, e cada vez mais essa proteção se torna necessária e vem se desenvolvendo com as políticas e as evoluções que têm surgindo nesse seguimento, em especial no âmbito regulatório.

Acho que temos muito a fazer, e certamente muito do que teremos que fazer dependerá do Senado, dependerá da Câmara, dependerá da Assembléia Legislativa, e o papel dos Srs. Deputados é muito relevante em especial nesse segmento.

Agradeço a atenção de todos, em especial do Deputado José Carlos Stangarlini.

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Gostaríamos de ouvir também o Presidente da Federação dos Securitários, Sr. Serafim Gianocaro.

 

O SR. SERAFIM GIANOCARO - Boa-noite a todos. Vou chamar o Deputado José Carlos Stangarlini de meu amigo porque é meu amigo mesmo, somos amigos há muito tempo. Em nome de todos os securitários do Brasil quero agradecer pela lembrança. O mercado está sempre trabalhando junto.

Além disso, não podemos esquecer que o nosso sindicato, no dia 30 de outubro, completa 65 anos. Também não podemos esquecer que no dia 23 de dezembro eu faço aniversário, sessenta anos. Não esqueçam, presente para mim.

Na realidade, é muito importante essa homenagem que o Deputado tem feito ao mercado todos os anos. Acompanho o trabalho dele, acompanhei o projeto que ele fez para o dia do securitário. O Governador sancionou e o dia é comemorado na terceira segunda-feira de outubro.

Para nós é muito gratificante estar aqui e podem contar com os securitários.

Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Pensando na proteção, no bem estar e no futuro das pessoas, não poderia deixar de realçar a importância da difusão da cultura do seguro e de prestar justa homenagem àqueles que, por meio de seus inestimáveis serviços, consolidam e fortalecem tão importante setor da economia.

O mercado de seguro, que tem por objetivo amparar e preservar as pessoas e os bens, é uma das mais antigas atividades econômicas regulamentadas no Brasil, e contribui com parcela significativa para o desenvolvimento da economia nacional. É um dos ramos mais dinâmicos e poucas atividades, nos últimos anos, cresceram como ele.

Nos países desenvolvidos o setor de seguros representa um dos principais canais de financiamento nacional, gerando o capital necessário para os investimentos e garantindo a manutenção do parque produtivo e a recomposição de capacidade de atuação em caso de sinistro.

O seguro representa riqueza e geração de empregos. Proporciona também a estabilidade de muitas famílias, principalmente por meio de um sistema de previdência complementar com a participação do setor privado.

Em face da importância do seguimento securitário no cenário econômico brasileiro, é preciso que o governo estimule o setor de apólices de seguros e os planos de previdência privada a partir da redução da carga tributária, que se mostra absurda e insustentável. Desta forma, será possível suprir as necessidades que o Estado brasileiro não tem condições de satisfazer, preservando, por conseqüência, a capacidade de atuação da sociedade.

Definitivamente, o mercado segurador tende para consolidar uma economia norteada para a estabilidade e o bem-estar social dos brasileiros.

Muito obrigado.É com grande honra e muita satisfação que recebo aqui cada um dos senhores e das senhoras, todos aqui homenageados, os securitários, os seguradores, os corretores de seguros e todas as entidades do segmento para estarem nesta noite comigo.

Eu represento aqui na Assembléia Legislativa o mercado de seguros; no Brasil somos 1059 Deputados, nos 27 Estados. Sou o único Deputado que fala de seguro no Brasil todo. E temos a satisfação nesta noite de homenagear esse tão importante segmento. Muito obrigado.

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades, aos funcionários desta Casa, aos assessores do gabinete e àqueles que com sua presença colaboraram para o êxito desta solenidade. Convido todos para um coquetel no Hall Monumental. Está encerrada a presente sessão.

 

* * *

 

-              Encerra-se a sessão às 21 horas e 17 minutos.

 

* * *