28 DE SETEMBRO DE 2009

054ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AOS "75 ANOS DE FUNDAÇÃO DA AABB - ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA BANCO DO BRASIL"

 

Presidente: RAFAEL SILVA

 

 

RESUMO

001 - RAFAEL SILVA

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a presente sessão solene fora convocada pela Presidência Efetiva com a finalidade de comemorar os 75 anos de fundação da AABB - Associação Atlética Banco do Brasil. Convida o público presente a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro. Anuncia a exibição de vídeo institucional da AABB, que apresenta as duas unidades do clube em São Paulo, bem como informa sobre as atividades esportivas e culturais ali desenvolvidas.

 

002 - GERALDO PEDROSO MAGNANELLI

Vice-presidente da Associação dos Antigos Funcionários do Banco do Brasil, agradece a homenagem ao clube. Afirma tratar-se de um dos mais bonitos e bem cuidados do País e possuir uma diretoria empenhada em trabalhar pelo bem da entidade. Lembra fatos ocorridos com seus companheiros ao longo da história da entidade.

 

003 - Presidente RAFAEL SILVA

Anuncia a apresentação do Coral da Associação Atlética Banco do Brasil, sob a regência do maestro Umberto Urban. Agradece a presença dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental "Professor Lorenço Manoel Sparapan", acompanhados pela diretora Sônia Regina da Silva. Informa que essa escola atende 80 crianças, com idades entre 9 e 13 anos, que recebem total apoio da AABB.

 

004 - FRANCISCO SANCHES CAVALLARO

Presidente do Conselho Fiscal da AABB, agradece a homenagem. Afirma que falar da AABB é uma alegria, pois viu seus filhos e netos crescerem participando de atividades proporcionadas pelo clube. Como ex-diretor da agremiação, afirma ter assistido ao crescimento do clube a cada nova diretoria.

 

005 - WALDEMAR IEIRI

Presidente do Conselho Deliberativo da AABB, cumprimenta a todos os presentes. Destaca que a convivência no clube é parte da vida de todos os funcionários do Banco do Brasil. Elogia o empenho no trabalho de cada diretoria, nestes 75 anos de existência. Fala sobre as atividades esportivas, culturais e de atendimento social da comunidade.

 

006 - Presidente RAFAEL SILVA

Anuncia a entrega de placas em homenagem aos Srs. João Pessoa da Costa Alves e ao Conselheiro José de Oliveira Godinho, ambos sócios fundadores da Sede Sul; e ao Conselheiro Ciro Fontão de Souza, responsável direto pela aquisição da Sede Sul.

 

007 - JOSÉ DE OLIVEIRA GODINHO

Sócio fundador da Sede Sul, elogia a atuação do Deputado Rafael Silva. Diz que é sócio há mais de 50 anos do clube e membro do conselho deliberativo, função que tenta cumprir com empenho e dedicação.

 

008 - CIRO FONTÃO DE SOUZA

Responsável direto pela aquisição da Sede Sul, relata a história de sua atuação na AABB. Afirma estar satisfeito por encontrar antigos colegas e com o Deputado Rafael Silva nesta Casa.

 

009 - JOÃO PESSOA DA COSTA ALVES

Sócio fundador da Sede Sul, agradece ao Deputado Rafael Silva pela realização desta comemoração. Relata sua surpresa por ter sido escolhido como uma das pessoas homenageadas. Cita as diversas atividades desenvolvidas nos clubes.

 

010 - NILTON CIFUENTES ROMÃO

Presidente do Conselho Deliberativo de Administração da AABB, afirma sua emoção por participar desta homenagem. Descreve as atividades oferecidas pelo clube nas áreas do esporte, recreação, cultura, projetos sociais e confraternização, com destaque para tradicional festa junina. Dedica esta homenagem aos funcionários do Banco do Brasil, a quem considera como uma grande família.

 

011 - Presidente RAFAEL SILVA

Fala de sua emoção, como funcionário aposentado do Banco do Brasil em presidir essa homenagem e encontrar pessoas importantes da história da fundação da AABB. Afirma que o trabalho realizado pela Associação Atlética Banco do Brasil contribui para a construção de uma nação melhor, ao promover o esporte, a cultura, a confraternização e desenvolver projetos sociais importante para comunidades carentes.

 

012 - GERALDO PEDROSO MAGNANELLI

Vice-presidente da Associação dos Antigos Funcionários do Banco do Brasil, destaca as atividades de cooperativas de comércio e de crédito destinados a atender os funcionários do Banco do Brasil.

 

013 - Presidente RAFAEL SILVA

Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Rafael Silva.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Passo a palavra ao nosso assessor Abrão Dib, para que faça a leitura dos nomes das pessoas que compõem a Mesa e demais autoridades presentes.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - ABRÃO DIB -  Compondo a Mesa, ao lado do Presidente, Deputado Estadual Rafael Silva, temos o Sr. Waldemar Ieiri, Sr. Nilton Cifuentes Romão, Sr. Geraldo Pedroso Magnanelli, Sr. Francisco Sanches Cavallaro.

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Solicito ao assessor Abrão Dib que relacione outras pessoas e autoridades ligadas à direção da AABB.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - ABRÃO DIB - Presentes nesta sessão, o Sr. Toshio Massui, vice-Presidente da AABB; Sr. Ciro Fontão de Souza, ex-Presidente da AABB; Sr. Antonio José Guerra, vice- Presidente da AABB; Sr. José Paulo de Carvalho Junior., vice-Presidente da AAB; Sra. Rosely Donatelli, vice-Presidente da AABB; Sr. Tarcísio Tomelin, vice-Presidente da AABB; Sr. Carlos Araújo Barreto, Presidente da Fecob, Federação das Cooperativas de Consumo do Banco do Brasil; Sr. Valdir Luis Mendes Vieira; vice-Presidente da AABB; Sr. Carlos Tadeu de Araújo, Presidente do Satélite Esporte Clube; Sra. Marisa Maurer, Gerente Estadual da Cooperforte, Cooperativa de Crédito das Instituições Públicas Federais; Sr. Minelli Júnior, Segasp, Seguro de Vida AABB-São Paulo; Sr. João Pessoa da Costa Alves, Conselheiro sócio-fundador da AABB Sede Sul; Sr. José de Oliveira Godinho, Conselheiro da AABB sócio-fundador Sede Sul; Sra. Gisella Lissandre Plaum, Diretora Comercial do Grupo BEM; Sr. Geraldo Sola, representante da AAFBB – Associação dos Antigos Funcionários Públicos do Banco do Brasil; Sr. João Bosco de Souza – Presidente do Conselho Deliberativo da AAFBB; Sra. Carmelina dos Santos Nova, Presidente do Conselho Deliberativo do Satélite.

Citadas as autoridades pelo Cerimonial, gostaríamos de agradecer a presença das demais autoridades que não temos acesso ao nome.

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Esta sessão está sendo transmitida diretamente pela TV Web e será transmitida no próximo sábado, às 21 horas, pela TVA, canal 66, e Net, canal 13. Esta é uma sessão oficial da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e constará do “Diário Oficial”, setor Legislativo, e será encaminhado à Diretoria da AABB, que tem em seu comando o Sr. Nilton Cifuentes Romão. Tudo que acontecer nesta sessão fará parte da história da Assembleia Legislativa.

Agradecemos a presença do Dr. Flávio Giannini, vice-Presidente dos Auditores Fiscais do Município de São Paulo.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do 1º Tenente Músico PM Clebil de Azevedo.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, na pessoa do 1º Tenente Músico PM Clebil de Azevedo. Tenho um respeito muito grande pelos integrantes da Polícia Militar do Estado de São Paulo e um carinho especial pelos componentes da Banda. Mais uma vez, a Assembleia Legislativa agradece por essa participação muito importante. Uma Nação que não valoriza seus símbolos, sua história, nunca será desenvolvida nem proporcionará felicidade a seus habitantes.

Sras. Deputadas e Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Barros Munhoz, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar os 75 Anos de Fundação da AABB - Associação Atlética Banco do Brasil.

Teremos agora a apresentação de um vídeo institucional da AABB, demonstrando um pouco daquilo que é essa associação.

 

* * *

 

- É feita a apresentação do vídeo institucional.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Esse vídeo foi apresentado, e, apesar de não poder vê-lo - apenas ouvi -, senti uma emoção muito grande. Quando falamos de Banco do Brasil e de suas entidades, fico muito feliz.

Eu gostaria de citar o nome de todos os presentes. Sei que o Tadeu está ali, o Barreto, o Minelli, o Ciro Fontão de Souza, José de Oliveira Godinho, João Pessoa da Costa Alves, Waldemar Ieiri, Francisco Sanches Cavallaro, Magnanelli. Temos pessoas fantásticas aqui conosco. Eu gostaria de citar o nome de todos os presentes, mas, infelizmente, a deficiência visual me impede de fazê-lo. O meu coração, acreditem, está muito feliz por recebê-los hoje nesta Casa de Leis.

Com a palavra, Geraldo Pedroso Magnanelli, Conselheiro da AABB e vice-Presidente da Associação dos Antigos Funcionários do Banco do Brasil, que, como eu, é descendente de italiano, tem o sangue quente e um coração maior do que ele.

 

O SR. GERALDO PEDROSO MAGNANELLI - Bom-dia a todos. Vejo aqui o meu maestro Urban, que conheci há 50 anos, quando nossa querida AABB ainda era na Rua Pirineus. Ele e três pessoas formaram o Conjunto Alvorada.

Deputado, quando V. Exa. diz que não enxerga, eu o contradigo, porque V. Exa. é aquele cego que enxerga longe. O pior cego é aquele que não quer enxergar. Vossa Excelência trata nossas entidades, o Banco do Brasil, os deficientes e aqueles que o admiram como se fossem as meninas dos seus olhos.

A nossa AABB foi fundada em 1934, em São Paulo, por dois colegas, e se tornou essa associação que hoje conhecemos – um dos clubes mais bonitos e mais bem cuidados. As diretorias que por ali passaram trataram o clube com aquele amor que o funcionário do Banco do Brasil trata as suas entidades: Previ, Cassi, Afabb, Apabb, Fenab, Satélite. Todas as nossas entidades são sempre muito bem dirigidas pelos funcionários do Banco do Brasil. São pessoas que, como o deputado, enxergam longe.

Em 1904, 52 funcionários que pensavam no nosso futuro e da nossa família fundaram nossa Previ. Em 1944, cinco funcionários que pensavam da mesma forma fundaram a nossa Cassi.

Hoje, queremos homenagear nossos companheiros Ciro Fontão de Souza, um amigo, que foi meu chefe. Ele não era chefe, mas um camarada. Ciro Fontão, paulista de São João da Boa Vista, sempre foi dedicado à AABB. Na compra da AABB Zona Sul, Ciro Fontão e o Sr. Romagnolli assinaram o primeiro cheque. Ciro Fontão sempre foi ligado à AABB - foi Presidente, tesoureiro - e hoje é ligado ao Centro Paulista de Futebol de Salão. Inclusive, há dois estádios com seu nome.

Quero falar também do meu amigo Godinho. José de Oliveira Godinho foi vice-Presidente da AABB, conselheiro várias vezes. Sempre muito dedicado à nossa querida AABB. Até hoje, com sua idade, está todo domingo na AABB, participa dos Conselhos e de todas as atividades. Quando fala em público, fala o que sente, sempre em defesa da nossa querida AABB.

Agora, quero falar do meu querido amigo João Pessoa da Costa Alves, que participou do movimento sindical. No golpe de 1964, foi punido como muitos deputados naquela época, e transferido para Santa Catarina, um estado frio, para onde foi com sua família, fundando lá a AABB. Voltou para Barra Mansa, no Estado de São Paulo, onde ajudou a fundar a AABB. No movimento sindical, foi professor no Sindicato dos Bancários, onde preparava pessoas para prestarem concurso nos bancos oficiais.

Vejo aqui dois filhos seus: Alberto, nosso colega, e Paulinho, grande fotógrafo; foi funcionário do Banco e hoje é um dos grandes fotógrafos da Cidade de São Paulo. Com João Pessoa, está sua esposa, Dona Georgina, que o acompanhou, com dedicação em todas as situações. Quando conseguiu visitá-lo na Oban, Operação Bandeirantes, com os filhos, o Alberto foi atacado por um daqueles cães de guarda que havia lá e teve que tomar vacina antirrábica no Instituto Pasteur.

Minha gente, se eu pudesse, não houvesse um protocolo, eu falaria muito mais sobre nossos homenageados.

Muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Sobre o Magnanelli, nosso amigo e amigo das entidades do Banco do Brasil, amigo de todos os funcionários, nem preciso falar nada. Todos o conhecem. Conhecem sua história, sua dedicação, sua raça. Obrigado, Magnanelli, pelas palavras. Isso demonstra que o Banco do Brasil tem sentimento, amor pelos colegas, e reconhece o valor de todos, que, em momentos diversos, batalharam na defesa do Banco e na defesa dos interesses maiores da Nação brasileira.

Tem uma garotada participando desta sessão, e quero pedir uma salva de palmas a eles. (Palmas.) É a garotada participando de um momento solene, e, para mim, cívico.

Teremos agora uma apresentação do Coral da Associação Atlética Banco do Brasil, sob a regência do Maestro Umberto Urban, cuja história é ligada à nossa, pela cidadania, pela participação. Nosso agradecimento por tudo que representou e ainda representa para a AABB.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Parabéns, Maestro. A música aqui ficou melhor que a original. É um coral fantástico, e nos ajuda a entender que a vida tem um pouco mais de perfume.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - ABRÃO DIB - Sr. Presidente, o Coral da Associação Atlética Banco do Brasil, sob a regência do Maestro Umberto Urban, apresentou, além da música “As Time Goes By”, de Herman Hupfeld, com arranjo de Umberto Urban e solo de Elza Ramos de Souza, as músicas “Odeon”, de Ernesto Nazareth, com arranjo de Célia Vaz e “Haja Paz na Terra”, de Sy Miller e Jill Jackson, com versão de Alya Silva.

Queremos agradecer a presença dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Lorenço Manoel Sparapan, acompanhados pela Diretora Sônia Regina da Silva. Essa escola, que recebe total apoio da AABB, atende mais de 80 crianças, entre nove e treze anos.

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Com a palavra, o Sr. Francisco Sanches Cavallaro, Presidente do Conselho Fiscal da AABB.

 

O SR. FRANCISCO SANCHES CAVALLARO - Excelentíssimo Presidente desta Sessão Solene, nobre Deputado Rafael Silva, companheiros de Mesa, senhoras e senhores, em primeiro lugar, queremos agradecer esta homenagem prestada à nossa querida AABB.

Falar da AABB é sempre uma grande alegria para nós. Lá, vimos crescer nossos filhos, nossos netos. A cada diretoria que passava, novos melhoramentos eram oferecidos a todos os associados.

Há aproximadamente 40 anos, participei da diretoria juntamente com Ciro Fontão de Souza. De lá para cá, tudo foi mudando para melhor. A única coisa que lamento é o desaparecimento de um lago que havia na AABB, mercê das poluições que acontecem em toda parte.

Agradeço a todos que contribuíram, desde a compra da sede – João Pessoa, Ciro Fontão, Godinho – e quero renovar nosso agradecimento ao Deputado pela homenagem à nossa querida AABB.

Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - A AABB tem uma família no corpo associativo e também na direção. Waldemar Ieiri foi Presidente até poucos dias, hoje é Presidente do Conselho Deliberativo, e continua participando ativamente da vida da Associação Atlética Banco do Brasil.

Esta Presidência concede a palavra ao Sr. Waldemar Ieiri, Presidente do Conselho Deliberativo da AABB.

 

O SR. WALDEMAR IEIRI - Excelentíssimo Sr. Presidente desta Sessão Solene da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, nobre Deputado Rafael Silva, prezados ex-Presidente da AABB, Conselheiros do Clube, amigos do Banco do Brasil, senhoras e senhores da nossa querida família abebeana, representantes de entidades, funcionários e colaboradores da AABB, convidados em geral, hoje é um dia muito especial para todos aqueles que idealizaram e participaram da construção e do desenvolvimento da Associação Atlética Banco do Brasil, São Paulo. Agradecemos ao nobre Deputado Rafael Silva pela iniciativa da realização desta Sessão Solene na Assembleia Legislativa com a finalidade de homenagear a AABB.

A AABB se sente honrada, aos 75 anos de vida, em fazer parte da vida social, esportiva e cultural de cada integrante do nosso quadro associativo e também dos paulistanos.

Não são todos os dias que podemos comemorar 75 anos de conquistas, principalmente ao lado de pessoas que fazem parte delas, como algumas das que estão presentes aqui hoje.

A cada dia, nossa responsabilidade é ampliada em razão das questões sociais que se aprofundam em nossas comunidades. Mas, justamente por termos também essa vocação, procuramos fazer o melhor para que essas desigualdades sejam reduzidas.

E por isso é motivo de orgulho também a contribuição feita pelo clube à comunidade por meio dos inúmeros projetos sociais que hoje a AABB desenvolve, com reconhecimento dos associados, empresas e órgãos públicos.

Entre esses projetos encontram-se a AABB Sparapan – cujos alunos se encontram presentes -, Projeto Restaurante Escola, AABB Recicla, Alfabetização de Adultos, o Grupo MAIS, o projeto voltado a Pessoas Portadoras de Deficiência, Projeto Caminhar, junto com a Apabb, AABB Comunidade e o Aprendiz em Esporte.

A AABB-São Paulo estará empenhada, cada vez mais, na proposta de um Brasil melhor, mais humano e mais justo e, para isso, espera contar com o apoio de todos. 

A todos, o meu muito obrigado. Contem sempre conosco para que façamos de nossa comunidade e do nosso País um lugar melhor para se viver.

Parabéns AABB por seus 75 anos! (Palmas.)

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - ABRÃO DIB - Sr. Presidente, gostaria de convidar o Sr. Waldemar Ieiri,  Presidente do Conselho Deliberativo da AABB, para fazer a entrega de uma placa ao Sr. José de Oliveira Godinho, Conselheiro da AABB sócio-fundador Sede Sul em São Paulo.

 

* * *

 

 - É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - ABRÃO DIB - Gostaria de convidar o Sr. Francisco Sanches Cavallaro, Presidente do Conselho Fiscal da AABB, para que faça a entrega da homenagem ao Sr. João Pessoa da Costa Alves, Conselheiro sócio-fundador da AABB Sede Sul, por tudo que fez pela entidade.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - ABRÃO DIB - Convidamos o Sr. José de Oliveira Godinho, Conselheiro da AABB sócio-fundador Sede Sul, para que receba uma placa em sua homenagem das mãos do Sr. Waldemar Ieiri, Presidente do Conselho Deliberativo da AABB.

 

* * *

 

 - É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - ABRÃO DIB - Convidamos o Sr. Nilton Cifuentes Romão, Presidente do Conselho de Administração da AABB, para que faça a entrega da homenagem ao Sr. Ciro Fontão de Souza, ex-Presidente da AABB, por tudo que fez pela AABB de São Paulo, em especial pela sede Sul na Capital.

 

 * * *

 

 - É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Tem a palavra o Sr.  José de Oliveira Godinho.

 

O SR. JOSÉ DE OLIVEIRA GODINHO - Quero agradecer a homenagem que acabo de receber da Diretoria do Conselho Administrativo e Deliberativo da AABB. Nada fiz a não ser minha obrigação, ou seja, realizar alguma coisa em benefício do meu clube.

Antes de iniciar minhas palavras, peço uma salva de palmas aos alunos que estão aqui nos assistindo. (Palmas.)

Colega Deputado Rafael Silva, V. Exa., entre os dignos, é um dos mais dignos colegas funcionários no Banco do Brasil com assento nesta Casa. Por requerimento de V. Exa., a Assembleia Legislativa presta, neste instante, esta extraordinária homenagem à AABB de São Paulo. Sócio há mais de 50 anos, membro do Conselho Deliberativo, aqui estou para prestar a minha homenagem a esse ilustre colega, que tratou nosso clube com carinho e amor. O nome de V. Exa. constará dos Anais e história do nosso clube.

Meu caro Deputado Rafael Silva, outra não coisa não posso fazer agora a não ser elevar meus braços ao alto e suplicar a Deus que proteja o mandato de V. Exa. hoje e para sempre.

Muito obrigado, Deputado Rafael Silva. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - O companheiro Godinho, com essa capacidade e essa eloquência, tem tudo para ser um bom político. Seria uma satisfação tê-lo no Parlamento, porque o Banco do Brasil tem figuras que realmente representam o que de bom existe nesta Nação.

Vamos passar a palavra ao Ciro Fontão de Souza, de quem me lembro da Agência Centro do Banco do Brasil. Na época, eu trabalhava ali com o Nicolau Haman, Haroldo Arruda, Lebon. Temos uma história antiga de Banco do Brasil.

 

O SR. CIRO FONTÃO DE SOUZA - Ilustre Deputado, fico contente em revê-lo aqui e, ao mesmo tempo, emocionado, como sempre acontece quando participo das festividades da AABB.

Em 1943, fui para a agência de Catanduva. A partir de lá, fui para São João da Boa Vista, depois, para a Agência Lapa, Agência Centro. Nos últimos seis anos, fui licenciado para presidir a AABB.

Sempre estive vinculado ao esporte, principalmente ao futebol de salão e hoje vejo, na Presidência da nossa AABB-SP, o Ramon. Foi na minha gestão que o tiramos das categorias menores do Palmeiras para trazê-lo para a AABB e, hoje, ficamos contentes em ver um salonista na Presidência da AABB.

Sempre que posso, compareço às festividades da AABB e fico emocionado pelos antigos companheiros, como o Magnanelli, que é do tempo da Lapa, o Cavallaro, que foi meu tesoureiro. Essa emoção me deixa um pouco triste pelo passado que, para mim, teve enorme grandeza por ser funcionário do Banco do Brasil.

Deputado Rafael Silva, gostaria de, mais uma vez, saudá-lo por esta sessão. É uma grande emoção revê-lo no plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Fico emocionado em rever todos os senhores, pessoas que temos no nosso coração e representam uma boa parte da história do Banco do Brasil.

Vamos ouvir agora o Sr. João Pessoa da Costa Alves, Conselheiro sócio-fundador da AABB Sede Sul, companheiro que nos deixa honrados com nosso passado.

 

O SR. JOÃO PESSOA DA COSTA ALVES - Deputado Rafael Silva, autor do requerimento solicitando esta homenagem muito merecida à nossa querida AABB - uma jovem de 75 anos -, queira receber nossos agradecimentos.

Quero também agradecer ao Presidente desta Casa, Deputado Barros Munhoz, por ter concedido o uso deste plenário aos amigos abebeanos, ao nosso Presidente Ramon, atleta de grande porte na vida do futebol de salão, tendo representado as cores brasileiras com a Seleção Brasileira de Futebol de Salão.

Senhores associados da AABB, familiares e convidados, nem todas as pessoas têm o dom da palavra como nosso querido Godinho, por isso, preparei um “improviso” para este momento.

Fiquei surpreso com a escolha do meu nome para esta homenagem. Sem dúvida, pessoas mais dedicadas e mais capazes há dentro de nossos milhares de associados. Contudo, passando uma vista d’olhos pelo pouco feito e pelos desacertos, talvez sobre alguma coisa a se comemorar, talvez, mais pelos olhos bondosos dos amigos, responsáveis por atribuir-me qualidades não possuídas.

Aceito a distinção ora conferida, mercê dos cargos exercidos, cujo êxito se deve aos demais diretores da Associação e ao excelente corpo de funcionários, aos quais rendo meus preitos.

Este clube nasceu em 1934, pela iniciativa de esportistas praticantes da modalidade de remo, na época da existência de um Rio Tietê, de águas límpidas. Por ter tido início no mês de setembro, na primavera, a semente vingou, cresceu e desabrochou em belos frutos, variadas modalidades esportivas, colaborando na formação de jovens educados e sadios.

No campo social, festas de confraternização entre os associados são organizadas em datas apropriadas, como Páscoa, Dia das Mães, aniversário da Associação, Baile da Primavera, Baile do Havaí, Dia do Índio, Réveillon, especialmente a mais importante das nossas festas, de agrado de todos e já famosa na Cidade de São Paulo: festa junina, uma grande tradição popular. Essa festa chega a ser visitada por mais de dez mil pessoas.

A AABB também se dedica à assistência às pessoas da região próxima da nossa comunidade, como estas crianças aqui presentes, assistidas em um projeto entre a AABB e a Prefeitura de São Paulo, como também já prestou serviços a crianças de Itapecerica da Serra. Prestamos auxílio também a entidades de assistência a carentes, como idosos e crianças.

Na minha visão, o clube não se deve limitar apenas a esportes, reuniões sociais e eventos culturais. Precisamos ter os olhos voltados para o futuro, juntamente com outras entidades formadas pelos funcionários do Banco do Brasil, onde há pessoas com respeitável saber, preocupadas não apenas com as questões individuais, mas também com a coletividade.

No momento em que vários clubes da Capital paulista se veem envolvidos com crise de profundidade, a AABB-SP, sem dispor de elevados capitais, com orçamento contido, é capaz de praticar extensa programação. O êxito das associações dos funcionários do Banco do Brasil é evidente.

As nossas atenções devem voltar-se especialmente para a Cassi e a Previ. A primeira, por transitar em fase delicada de mudança constante nos padrões de atendimento à saúde, cujos pormenores, esta ocasião não é propícia para discutir.

A Previ, em face de seu gigantismo, vem sofrendo ataques do Poder Público, como se fundo de pensão fosse uma sociedade anônima, onde um capitalista recolhe capitais não para formação de reservas com vistas a garantir futuros pagamentos de aposentadoria e pensão, mas sim para futuras apropriações pelo patrocinador dos resultados superavitários.

Como estamos em uma Casa política, eu me aventuro neste campo. Esta Assembleia já protagonizou momentos de fulgor e brilho. Também sofreu dias de constrangimento, quando, nos “anos de chumbo”, assistiu à cassação de alguns de seus membros e se viu constrangida a eleger governadores indiretamente e senadores biônicos. Triste memória!

Nesse mister, decorridos 30 anos da primeira lei de anistia, milhares de brasileiros aguardam o reconhecimento dos direitos a indenizações previsto em todas as leis editadas nesse campo. De modo particular, entre os funcionários do Banco do Brasil, cerca de uma centena de colegas demitidos pela ditadura aguardam o pronunciamento da Comissão de Anistia. No tocante às punições, com transferência de local de trabalho, esse contingente passa de trezentos.

Aceito esta homenagem que me é prestada e a divido com todos os colegas transferidos e demitidos em 1964 e em anos próximos, por terem sido afastados do convívio das AABBs, alguns tendo exercido cargos diretivos nessas associações, alguns impedidos de ingressar na AABB, mesmo quando convidados por associados.

O pior da ditadura, meus amigos e crianças presentes, é que ela é capaz de ter o poder centralizado na mão de poucas pessoas – em geral, militares – e capacidade de nomear alguns ditadores locais, pessoas com megalomanias próprias que se servem de pequenos cargos para tirar proveito, pensando em subir alguns degraus. Divido esta homenagem com todos os colegas que foram punidos injustamente, dedicando especialmente ao colega Aluízio Palhano, ex-Presidente da Contec, Confederação Nacional dos Trabalhadores de Empresa de Crédito, ex-Presidente do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro e do Comando Geral dos Trabalhadores naquela cidade. Preso no ano de 1972 pelo DOI-CODI de São Paulo foi ali assassinado, não tendo sido seu corpo localizado até hoje.

Dedico esta homenagem aos meus familiares, à mulher escolhida como companheira para toda minha existência, tolerante nas minhas ausências, solidária, sofrendo as agruras dos dias de sequestro pelas forças de repressão. O meu agradecimento pela companhia constante em mais de 50 anos à esposa que me proporcionou dois filhos, aos amigos e companheiros, aos filhos que nos trouxeram excelentes noras, às noras que nos proporcionaram lindos netos, aos netos que douram nossa existência, trazendo brilho aos nossos olhos já cansados.

Obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Godinho, Ciro Fontão, João Pessoa, Magnanelli, eu gostaria de tê-los em uma sessão bem longa, para ouvir testemunhos tão importantes, valorosos.

O Banco do Brasil sempre teve um quadro de pessoas competentes, e, desse quadro, algum elemento poderia servir de timoneiro para que esta Nação tivesse um futuro melhor.

Num trabalho que fiz há mais de 20 anos em defesa do Banco do Brasil, um companheiro antigo, lá de Minas Gerais, em contato que teve com Tancredo Neves, falou de uma reunião que houve com Getúlio Vargas e ministros. Havia uma discussão sobre comércio exterior e Getúlio, em um determinado momento, falou aos ministros: “Deixem essa ‘criança’ sob a responsabilidade do Banco do Brasil. Esse pessoal é competente como ninguém. Ou seja, ninguém tem a capacidade que eles têm para cuidar desse assunto.”

Hoje, temos a volta ao passado. Não a um passado distante, mas a um passado mais recente, e isso, para nós, é motivo de honra e alegria. Quando solicitei a realização desta Sessão Solene, não pensei apenas na AABB, no pessoal do banco. Pensei em mim também. É uma forma de ter aqui os senhores comigo. É uma alegria pessoal e devo dizer que estou satisfazendo o meu ego. A minha alegria é maior do que a todos. Podem ter certeza disso.

Com a palavra o Sr. Nilton Cifuentes Romão, Presidente do Conselho Administrativo da AABB.

 

O SR. NILTON CIFUENTES ROMÃO - Excelentíssimo Presidente desta Sessão Solene, Deputado Rafael Silva, componentes da Mesa – Sr. Waldemar Ieiri, Sr. Geraldo Pedroso Magnanelli, Sr. Francisco Sanches Cavallaro -, Exmos. Srs. Deputados, Vereadores e demais autoridades presentes, representantes das entidades do Banco do Brasil, representantes do Segasp, do Satélite Esporte Clube, do Banco do Brasil, prezados ex-Presidentes da AABB, conselheiros do clube, funcionários e colaboradores, senhoras e senhores da nossa querida família abebeana, demais convidados presentes, homenageados, Sr. José de Oliveira Godinho, Sr. João Pessoa da Costa Alves, Ciro Fontão de Souza, é com muita honra e muita emoção que estamos aqui nesta manhã, participando desta solenidade em homenagem aos 75 anos de nossa querida Associação.

Para quem não sabe, vou falar um pouco sobre o que é a AABB. A Associação Atlética Banco do Brasil São Paulo tem duas unidades, sendo uma localizada na Estrada de Itapecerica , em Santo Amaro, e outra na Avenida Coronel Sezefredo Fagundes, na Serra da Cantareira.

A Sede Sul tem 110 mil metros quadrados, e a Unidade Cantareira, 33 mil metros quadrados. Dos 110 mil metros da Unidade Sul, 76 mil são de área verde. Temos aproximadamente 16 mil associados, contamos com cinco ginásios, sendo quatro poliesportivos e um de ginástica artística, além de onze quadras, três campos de futebol, piscinas aquecidas e mais de vinte modalidades esportivas.

Somos também a agremiação com uma das maiores academias no Brasil, com mais de cinco mil metros quadrados de área construída, e estamos entre os melhores clubes do Brasil, segundo a revista “Veja”. Temos mais de 450 colaboradores entre funcionários, prestadores de serviço e estagiários.

Contamos com aproximadamente mil atletas, que também representam o município, o Estado e o País nas mais diversas competições. Por exemplo, a equipe de hóquei da AABB, base da Seleção Brasileira, já foi responsável por trazer uma medalha de bronze dos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, em 1999.

O time de futsal da AABB – hoje temos a presença do Presidente da Federação Paulista de Futsal e ex- Presidente da AABB, Dr. Ciro Fontão de Souza - é um dos mais tradicionais do País e hoje conta com o apoio da Prefeitura de Santo André e das empresas Brascola e CNA. Isso, fora outras modalidades vencedoras como ginástica artística, que tem cedido vários atletas para a Seleção Brasileira, patinação e natação, entre outras.

Na parte cultural e de eventos, realizamos comemorações ligadas ao funcionalismo do Banco do Brasil, assim como aquelas mais tradicionais, como Carnaval, Dias das Mães, Páscoa, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Natal Réveillon, etc.

Recebemos frequentemente personalidades artísticas e culturais, além de vereadores, deputados, prefeitos, governadores e Presidentes da República em nossas dependências.

Temos um comprometimento socioambiental na AABB por meio de atividades desenvolvidas em nosso clube, como a AABB Sparapan, o Projeto Aprendiz em Esporte, Alfabetização de Adultos, Projeto Caminhar, Restaurante Escola e AABB Recicla, entre outros.

Com tantas conquistas, a AABB não seria o clube que é se não contasse com o apoio de toda a família abebeana, do Banco do Brasil, do Segasp, que é o Seguro de Vida da AABB, assim como de todas as entidades e parceiras.

A história da AABB sempre foi acompanhada de perto por centenas de pessoas e protagonizada por muitos; honrosamente, alguns estão presentes hoje nesta histórica cerimônia.

Aos 75 anos de idade, completados hoje, a AABB vive atualmente um de seus melhores momentos, no que diz respeito à qualidade de vida oferecida a todos os seus associados – sejam crianças, adultos e pessoas da chamada “melhor idade” - e também nas questões administrativas, financeiras, sociocultural e esportiva, inclusive, como eu disse, apoiando e realizando projetos socioambientais, que redundam em melhores condições de vida junto às populações de seu entorno.

Certamente, Deputado, para toda a família abebeana, estes 75 anos e a homenagem recebida nesta Assembleia Legislativa são motivo de orgulho e muita felicidade. Afinal, ela é a grande responsável pelo sucesso de nossa Associação. É a esta grandiosa família que frequenta nosso clube, que participa de cursos, campeonatos esportivos e comemorações, que dedico todas as homenagens feitas neste dia histórico à nossa AABB.

Atualmente, nossa mensagem é: Viva a AABB!

Sendo assim, vida longa e promissora à Associação Atlética Banco do Brasil-São Paulo.

Muito obrigado pela oportunidade e por esta especial homenagem.

Um ótimo dia a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Como muitos dos senhores devem saber, o Magnanelli também é delegado da Cooperforte, uma das maiores cooperativas do Brasil, que tem um trabalho magnífico junto aos funcionários do banco. Temos presente também o pessoal do Segasp, da AAFBB, Satélite.

Nós, do Banco do Brasil, temos uma história, o Banco do Brasil tem uma história. Fui para Mineiros, em Goiás, como adido, no começo de 1970. Eu me casei e fui para lá. Conversei com alguns produtores, proprietários de muita terra, e eles me disseram que, antes, tiravam muito leite. Um pouco, usavam para fazer queijo, mas davam a maior parte para os porcos. Segundo eles, não havia lá um apoio para transformar a região em uma região produtora, com estrutura. Aí, chegou o Banco do Brasil. Atrás do Banco do Brasil, vieram os bancos particulares. De acordo com esses produtores, a economia da região se desenvolveu graças ao Banco do Brasil.

Mineiros, onde fiquei por quatro meses, ficava perto do Mato Grosso Senti o valor do Banco do Brasil criando novas fronteiras, abrindo fronteiras. A presença do Banco do Brasil foi muito importante para a realidade desta Nação no passado. A atuação do Banco do Brasil lá atrás fez com que a agricultura e pecuária do nosso País tivessem condições de sobreviver com pouco apoio ou mesmo sem apoio. A estrutura foi montada no passado.

Temos crianças aqui e aproveito a oportunidade para dizer a elas que precisamos de uma Nação melhor, e isso é possível. Ontem, em Ribeirão Preto, conversando com um amigo, ele me disse que dois filhos seus tinham ido para a Austrália, um país semelhante ao Brasil, mas sem nossos recursos naturais. Seu filho, na Austrália, fazendo um serviço simples, ganha perto de mil reais por dia. No Brasil, ele fazia faculdade. Abandonou a faculdade e foi embora, em busca de mais seriedade.

Ouvi aqui o Ciro, Godinho, João Pessoa, Magnanelli, Nilton. Tudo que eles falaram representa cidadania, patriotismo. Ouvi a vontade de transformar a nossa Nação em uma Nação muito mais feliz. Emmanuel Kant, que nasceu em 1724 e morreu em 1804, dizia que, na medida em que a pessoa atinge a maioridade - não a maioridade cronológica, mas a mental -, que tem capacidade de reflexão, passa a ser um agente de transformação. 

René Descartes, que viveu de 1596 a 1650, dizia que, quando desenvolvemos um indivíduo, outro e outro, passamos a ter uma sociedade desenvolvida, que não aceita ser enganada, nem escravizada.

O Banco do Brasil promoveu o desenvolvimento em épocas importantes. Depois, não houve essa sequência. Na democracia, sabemos, a força do capital privado é poderosa, e, muitas vezes, voraz, inconsequente. Ou seja, o lucro é o objetivo maior. A Nação deixa de ser o objetivo mais importante. O verdadeiro progresso deixa de ser o fator a ser buscado. E o Brasil passou a viver essa realidade. Sabemos disso.

O Banco do Brasil que poderia ter sido muito mais valoroso nas últimas décadas não o foi, não por culpa dos funcionários, mas de uma realidade que veio de cima para baixo.

Quero chamá-los de meus colegas, meus companheiros. Aqui me emocionei com todos os senhores, como me emociono a cada encontro. Esta Sessão Solene, para mim, tem muito valor. Consegui trazer uma parte significativa de uma família que amo, que estimo: a família do Banco do Brasil. A AABB completa 75 anos. Esta não é uma homenagem, mas o reconhecimento pelo trabalho maravilhoso que todos os senhores desenvolveram em favor dos colegas do Banco do Brasil, hoje com esse atendimento social muito importante.

O meu gabinete está à disposição do Banco do Brasil e de nossas entidades. Acreditem, eu me senti homenageado hoje com a presença dos senhores nesta Sessão Solene.

Antes de encerrar, convido Geraldo Pedroso Magnanelli, para fazer uso da palavra.

 

O SR. GERALDO PEDROSO MAGNANELLI - Senhores, preocupado com o protocolo, esqueci-me de falar de duas entidades importantes. Uma é a Fecob, Federação das Cooperativas de Consumo do Banco do Brasil, aqui representada pelo seu Presidente, Carlos Araújo Barreto, um dos maiores conhecedores do cooperativismo do Brasil. Outra entidade é a Cooperforte, Cooperativa de Crédito das Instituições Públicas Federais, que tem o Barreto como parte do Conselho de Administração, o Sola que é Delegado, assim como eu, e a Marisa Maurer, que é nossa gerente. A Cooperforte dá uma cobertura muito grande aos seus associados. Os senhores que ainda não são sócios devem se associar, porque o empréstimo é feito rapidamente e o juro é muito baixo. Parte do lucro da Cooperforte se destina ao atendimento de crianças carentes.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades, à minha equipe, aos funcionários do Serviço de Som, da Taquigrafia, do Serviço de Atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Legislativa e das Assessorias Policiais Civil e Militar, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

 

 - Encerra-se a sessão às 11 horas e 55 minutos.

 

 

* * *