1

 

06 DE DEZEMBRO DE 2004

57ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO “DIA DO MARINHEIRO”

 

Presidência: ROSMARY CORRÊA

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 06/12/2004 - Sessão 57ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: ROSMARY CORRÊA

 

COMEMORAÇÃO DO DIA DO MARINHEIRO

001 - ROSMARY CORRÊA

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o Dia do Marinheiro. Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional. Saúda os presentes e tece considerações sobre o Marquês de Tamandaré e sua luta pela Independência do Brasil. Anuncia número musical. Presta homenagem às Senhoras Maria Lúcia Araújo de Castro Pereira e a Rosalina. Convida a todos para o lançamento do Movimento "Mulheres da Verdade", dia 8/12, nesta Casa.

 

002 - MARCÉLIO CARMO DE CASTRO PEREIRA

Vice-Almirante, Comandante do 8º Distrito Naval, agradece a homenagem e narra a biografia de Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, Patrono da Marinha.

 

003 - Presidente ROSMARY CORRÊA

Faz entrega do busto do Marquês de Tamandaré ao Vice-Almirante Marcélio Carmo de Castro Pereira. Anuncia a execução da Canção da Marinha - "Cisne Branco". Agradece a todos que colaboram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE ROSMARY CORRÊA - PSDB - Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É feita a apresentação do Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Srs. Deputados, antes de anunciar as autoridades presentes, gostaria de dar as boas vindas a todos, e me desculpar nas pessoas do Brigadeiro Vilarinho, do nosso querido General Sérgio Pereira Mariano Cordeiro, do nosso Brigadeiro Marcélio pelo atraso na nossa solenidade.

Os senhores e senhoras devem estar acompanhando que o trânsito em São Paulo nesta segunda-feira resolveu ficar pior do que o normal. E, inclusive, há algumas pessoas que deveriam estar aqui conosco que estão vindo de ônibus, mas que não conseguiram chegar. Fizemos contatos; está todo mundo parado no trânsito. Mas não pudemos mais esperar porque também não é justo atrasarmos os compromissos de autoridades aqui presentes.

Quero também cumprimentar as nossas amigas da Unacan e pedir desculpas pelo atraso da cerimônia delas também, já que hoje teremos a quinta formatura da Unacan. Mas, logo mais, estaremos também iniciando essa solenidade. Enfim, são coisas que acontecem. Faz parte desta vida maluca, desta cidade maluca em que vivemos, mas que adoramos muito.

Então, quero, neste momento, anunciar a presença do General de Exército Sérgio Pereira Mariano Cordeiro, Comandante Militar do Sudeste, agradecendo muito pela sua presença mais uma vez; Vice-Almirante Marcélio Carmo do Castro Pereira, Comandante do 8º Distrito Naval, nosso amigo que hoje é o dono desta festa já que hoje a solenidade é a do Dia do Marinheiro; Major Brigadeiro do Ar, Paulo Roberto Cardoso Vilarinho, Comandante do IV Comar, seja muito bem-vindo; General de Brigada Renato Índio da Costa Lemos, Chefe do Estado Maior do Comando Militar do Sudeste; Capitão de Mar e Guerra Ilson Soares, Diretor do Centro de Coordenação de Estudos da Marinha em São Paulo; Capitão de Mar e Guerra Ronaldo dos Santos Santiago, Chefe do Estado Maior do Comando do 8o Distrito Naval; Capitão de Mar e Guerra Engenheiro Naval Arthur Paraíso Campos, do Centro Tecnológico da Marinha, representando o Contra Almirante Engenheiro Naval Alan Paes Leme Arthon, Diretor do Centro Tecnológico da Marinha; Coronel PM Eliseu Leite de Moraes, representando o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel PM Alberto Silveira Rodrigues.

No decorrer da solenidade nomearemos outras autoridades que dão a honra de comparecer nesta Sessão Solene.

Homenagem à Marinha do Brasil

Dia do Marinheiro

Sou brasileiro, com muito orgulho

Sou marinheiro, com muito amor

É uma grande honra para esta Deputada, ter a oportunidade de, mais uma vez, em nome de todos os membros da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, poder saudar os integrantes da Marinha de Guerra do Brasil, no Dia do Marinheiro.

Esse dia faz-nos recordar a figura do imortal Marquês de Tamandaré - Joaquim Marques Lisbôa, um desses nomes que retratam o valor de toda uma vida, pelos sonhos que a guiaram.  Sua trajetória foi marcada por muitas virtudes, pairando acima de tudo, a do mais forte sentimento patriótico. Viveu exclusivamente para a Marinha e para o Brasil.  Personificou, de modo especialmente enfático, a heróica e altaneira figura do Soldado do Mar.

O resoluto idealista que cedo escolheu os caminhos do mar, engajou-se nos combates pela Independência do Brasil e cresce em responsabilidade e conhecimento, não hesitando em arriscar a vida, muitas vezes, quando a sorte da Pátria foi decidida pelo troar dos canhões.

Os passos do Patrono adquirem continuidade, a cada ano, no surgimento de vocações marinheiras, quando centenas de jovens ingressam nas Escolas da Marinha e iniciam o complexo aprendizado da arte e da ciência da guerra nos mares.

É a força naval presente na educação, forjando seus Recursos Humanos.

É a Marinha marcando sua destacada presença no vasto território brasileiro, protegendo as riquezas existentes em nossas águas, bem como os recursos aquáticos essenciais à vida econômica nacional.

Nas amplidões oceânicas e nos meandros fluviais, a Marinha é a sentinela fiei e decidida a velar pela integridade territorial brasileira.

Ao mesmo tempo, evidenciando ampla visão estratégica, dedicasse à pesquisa e ao desenvolvimento, conquistando novas tecnologias e alcançando, com sua estrutura cientifico-tecnológica, novos sistemas bélicos navais, o domínio da energia nuclear e a eletrônica avançada.

Essa é a Marinha de Tamandaré. Esta é a gloriosa Força que lança seus vetores de combate aos céus, ao mesmo tempo em que suas corretas prestam solidariedade e apoio às isoladas populações ribeirinhas.

Consciente de seu papel social, ela faz de seus navios, seus arsenais e seus quartéis, verdadeiros centros de civismo e cidadania e de seus militares e funcionários civis, os continuadores de uma pujante tradição de eficiência e de amor à Pátria.

A todos os integrantes da Marinha do Brasil, a mais profunda homenagem dos integrantes do Poder Legislativo do Estado de São Paulo, pedindo a Deus que o exemplo do Marinheiro, que comprovou sua visão de estadista e seu perfil de guerreiro - o imortal Marquês de Tamandaré, sirva de bússola para toda a nossa Marinha de Guerra.

Parabéns, Marinha do Brasil - no Dia do Marinheiro!!!

Esta é a nossa homenagem e desta Deputada em nome da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo à nossa querida Marinha do Brasil no Dia do Marinheiro. Muito Obrigada. (Palmas.)

Nós ouvimos o Hino Nacional Brasileiro através do Coral da Polícia Militar, sob a regência do 2º Tenente Músico PM Clébio de Azevedo.

Neste momento, ele vai nos brindar com mais uma apresentação. Pediria a ele que nos dissesse qual a música com que vai nos brindar neste momento.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Obrigada ao Maestro Clébio de Azevedo, que irá continuar conosco ainda, porque no final da sessão o Almirante irá nos brindar com a canção do Marinheiro.

Todos aqui sabem - o nosso querido General Cordeiro, o nosso Brigadeiro Vilarinho, o Almirante Marcélio - que sempre faço questão absoluta de homenagear as esposas de Vossas Excelências.

Hoje, contamos com a Sra. Maria Lúcia Araújo de Castro Pereira, esposa do Almirante Marcélio. Quero cumprimentá-la, agradecer-lhe a presença. Ela conhece bem a nossa vida porque é AAssessora Parlamentar no Rio de Janeiro, na Câmara dos Vereadores. Assim, na nossa Casa, com certeza, a Maria Lúcia está sentindo-se em sua casa.

Gostaria de oferecer a ela uma lembrança, da Marinha, mas dada por esta DDeputada. Peço, por gentileza, que nos tragam as flores para que possamos homenagear a Maria Lúcia e, através dela, todas as mulheres presentes.

 

* * *

 

- é feita homenagem à Sra. Maria Lúcia Araújo de Castro Pereira.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - Rosmary Corrêa - PSDB - gostaria de cumprimentar várias amigas presentes: Elisa, Marli, Gladis, enfim.

Na próxima quarta-feira, dia oito de dezembro, às dez horas, a Assembléia Legislativa terá a honra de, no Hall Monumental, sediar o Dia do Não. As mulheres, que representam 30 entidades de mulheres, reuniram-se e estarão lançando o “Movimento Mulheres da Verdade”, mulheres que vão buscar a verdade onde ela estiver. E será o Dia do Não. Estaremos aqui dizendo não à impunidade, não à corrupção, não à falta de ética.

Convidamos todos para que nos façam companhia. Quem puder, venha vestido de preto, para mostrarmos a nossa indignação contra algumas coisas que vêm acontecendo e contra as quais, a partir do dia oito, o “Movimento Mulheres da Verdade” estará lutando.

Sejam muito bem-vindas e recebam os nossos aplausos! (Palmas.)

Neste momento eu passo a palavra ao dono desta festa, ao nosso vice-Almirante Marcélio Carmo de Castro Pereira, Comandante do 8º Distrito Naval.

 

O SR. MARCÉLIO CARMO DE CASTRO PEREIRA - Ex.ma. Sra. Deputada Rosmary Corrêa, Exmo. Sr. General de Exército Sérgio Pereira Mariano Cordeiro, Comandante Militar do Sudeste; Exmo. Sr. Major Brigadeiro do Ar, Paulo Roberto Cardoso Vilarinho, Comandante do IV Comar; Exmo. Sr. General de Brigada, Renato Índio da Costa Lemos, Chefe do Estado Maior do Comando Militar do Sudeste, minhas palavras iniciais são de agradecimento a esta Casa de Cidadania, aos nobres Deputados que a compõem, em especial a quem dedicamos também especial amizade, Deputada Rosmary Corre; agradecemos também a presença do General Cordeiro, do Brigadeiro Vilarinho, do General Costa Lemos e demais autoridades aqui presentes, pela homenagem que a Marinha do Brasil ora recebe, por ocasião do Dia do Marinheiro, comemorado em 13 de dezembro como alusão à data de nascimento de Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, Patrono da Marinha.

Joaquim Marques Lisboa nasceu a 13 de dezembro de 1807 na antiga Vila do Rio Grande e cresceu aprendendo com seu pai, o Patrão-Mor da Barra do Rio Grande, a nobre arte de navegar. Aos treze anos sentou praça na Marinha como voluntário na Fragata "Niterói" e ingressou na Academia Imperial aos quinze anos. Recebeu o título de Marquês de Tamandaré em 16 de maio de 1888.  Em 1890, Marques Lisboa foi reformado, transferindo-se para o Superior Tribunal Militar, tendo prestado ao país, durante sua longa existência, serviços de tal natureza, que jamais poderão ser esquecidos.  Faleceu a 21 de março de 1897.

O Brasil que o viu nascer e iniciar sua carreira na Marinha era totalmente diverso daquele que chorou a sua morte. Ao longo de seus quase setenta e cinco anos de serviço, muitas foram as transformações que ocorreram. Joaquim Marques Lisboa acompanhou o crescimento da Pátria, emprestando-lhe sua dedicação integral, energia, bravura, lealdade e disciplina.

Inicialmente, durante o período em que a Marinha teve papel preponderante nas lutas da Independência, ajudou o Brasil a tornar-se uma nação livre e soberana. A seguir, na época em que a estabilidade do Império foi afetada por convulsões regionais, contribuiu para a consolidação interna e manutenção da ordem no País. Foi nesta ação pacificadora que a Marinha se consolidou como elemento fundamental à preservação da integridade nacional.

Por ocasião das guerras externas, destacou-se, quando jovem, como brilhante tático e, mais tarde, como notável estrategista. Ponderável parcela da projeção internacional obtida pela Marinha e pelo Brasil deve-se a seu talento e à sua marcante dedicação ao bem servir da Pátria.

Do Brasil Colônia ao Brasil República, da Marinha a vela à Marinha a vapor, Tamandaré, em todas as circunstâncias, foi sempre exemplo vivo de espírito marinheiro, civismo e dignidade, de permanente sujeição dos interesses pessoais aos da instituição, de consciente profissionalismo naval e de crença no futuro da Nação brasileira.

A Marinha, em tributo a esse grande vulto naval, instituiu o dia 13 de dezembro como o Dia do Marinheiro, pois durante toda a sua existência, ele foi, por excelência, um marinheiro.

O mar está sempre a nos avisar: por suas águas nos comunicamos com o resto do mundo, como se o País uma gigantesca ilha fosse. Temos nelas linhas de comunicações marítimas que são como avenidas a permear o Atlântico, o Caribe, o Estreito de Magalhães e o Cabo da Boa Esperança, por onde 95% do nosso comércio exterior escoa, o correspondente a 150 bilhões de dólares ao ano, uma riqueza indispensável à construção de dias melhores para o povo brasileiro e que devemos estar em condições de proteger.

E o mar a bramir também está a nos lembrar que nele temos responsabilidades sobre uma área de 4.300.000 km², o equivalente à metade do território nacional.  São as nossas Zona Econômica Exclusiva e a Plataforma Continental. É de onde extraímos 84% do nosso petróleo, em campos marítimos cada vez mais profundos e mais distantes da costa. Essa área corresponde a uma nova Amazônia, só que azul, e não verde, menos conhecida dos brasileiros, mas que representa um riquíssimo patrimônio do nosso povo.

Tudo isso nos faz refletir como o Brasil depende de sua maritimidade: infra-estrutura marítima; Marinha Mercante; atividades de pesquisa e exploração relacionadas ao mar; e o Poder Naval. Investir nesses elementos, que compõem o Poder Marítimo Nacional, proporciona ao País crescimento e segurança. Significa adquirir a capacidade de usar o mar como instrumento de ação política e militar e como fator de desenvolvimento.  Traduz o que chamamos de “vocação marítima”.

Quero registrar, nesta Casa que representa o Povo Paulista, que, a par das dificuldades financeiras que atingem a Força Naval com a redução drástica dos recursos necessários à manutenção de nossos meios navais e ao investimento, a Marinha com seus integrantes, seguindo o firme exemplo do seu Patrono, estará sempre pronta e não medirá esforços para o cumprimento de sua missão constitucional, a defesa da Pátria e a garantia da lei e da ordem.

São iniciativas como essa que vivemos hoje, em que recebemos o reconhecimento pelo nosso trabalho, que nos estimulam a nos mantermos firmes nas nossas tarefas, em busca da consecução dos nossos propósitos e do cumprimento da nossa missão.

Encerro este discurso apresentando, neste plenário, a definição de Tamandaré para a Honra. Na força de suas palavras podemos constatar o valor moral e o nobre espírito deste Marinheiro. “Honra é a força que nos impele a prestigiar a nossa personalidade. É o sentimento avançado do nosso patrimônio moral, um misto de brio e de valor. Ela exige a posse da perfeita compreensão do que é justo, nobre e respeitável, para elevação da nossa dignidade; a bravura para desafrontar perigos de toda ordem, na defesa da verdade, do direito e da justiça.” Tamandaré.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Em meu nome e da Assembléia Legislativa, gostaria de passar esta pequena lembrança às mãos do nosso querido Almirante Marcelo, para que ele possa colocá-la junto a tantas outras, que, com certeza, a Marinha já foi homenageada, e que leva aqui realmente o nosso profundo respeito e admiração pela nossa Marinha do Brasil.

 

* * *

 

-É feita a entrega da lembrança.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Quero também aproveitar para fazer mais alguns agradecimentos à Sociedade Amigos do Parque Bortolândia, pela constante presença aqui conosco; ao Conseg Vila Maria e Vila Guilherme, na pessoa da Madalena, também agradecendo a presença; agradeço a presença da minha escritora e poeta, minha querida dona Ivonete, que está sempre presente nas nossas solenidades. E quero pedir licença a todos para homenageá-los, na figura de uma pessoa pela qual tenho um grande carinho, porque em todas as solenidades, principalmente àquelas que dizem respeito às Forças Armadas, essa minha amiga faz todos os sacrifícios do mundo, possíveis, para estar sempre presente; não importa se há trânsito, chuva ou sol, ela faz questão de estar presente.

Então, peço, por favor, para que entreguem algumas flores, como nossa homenagem. Em homenageando-a estarei homenageando todos os nossos amigos, que nos acompanham em todas as nossas sessões solenes ou fazem questão de estar presentes, minha querida Rosalina, figura imprescindível nas nossas Sessões Solenes. (Palmas.)

Peço, neste momento, que o nosso maestro Clébio de Azevedo cante a nossa “Canção da Marinha”. Peço a todos que fiquemos de pé.

 

* * *

 

- É entoado número musical. (Palmas.)

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Mais uma vez, queremos agradecer ao nosso coral, regido pelo Maestro Cléber de Azevedo, que engalanou nossa solenidade. Certamente falo por mim e pelo Almirante Marcélio, que é o dono da festa de hoje. Quero pedir mais aplausos para nosso coral.

Agradeço, mais uma vez, a presença de todos, em particular do nosso querido General Sérgio Pereira Mariano Cordeiro, Comandante Militar do Sudeste; do Vice-Almirante Marcélio Carmo de Castro Pereira, Comandante do 8º Distrito Naval; Major Brigadeiro do Ar, Paulo Roberto Cardoso Vilarinho, Comandante do IV Comar; General de Brigada, Renato Índio da Costa Lemos, Chefe do Estado Maior do Comando Militar do Sudeste e à minha amiga Maria Lúcia, esposa do nosso querido Almirante Marcelo.

Aproveito este momento para desejar a todos um feliz Natal e um ano novo cheio de muita paz, muitas realizações, muita felicidade.

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a sessão.

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 10 horas e 58 minutos.

 

* * *