02 DE OUTUBRO DE 2009

057ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AOS “11 ANOS DO MOTO CLUBE LOBOS-GUARÁ SÃO PAULO”.

 

Presidente: VICENTE CÂNDIDO

 

 

RESUMO

001 - VICENTE CÂNDIDO

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pelo Presidente Barros Munhoz, por solicitação do Deputado Vicente Cândido, ora na direção dos trabalhos, com a finalidade de homenagear os "11 anos do Moto Clube Lobos-Guará São Paulo". Convida o público presente a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro. Diz de sua alegria em fazer essa homenagem a um grupo importante para a cidade de São Paulo, nascido em São Miguel Paulista, o Moto Clube Lobos-Guará, cujos integrantes se preocupam em preservar a natureza, doar sangue aos hospitais da região e organizam campanhas de agasalhos e para comprar cadeiras de rodas aos que não têm condições.

 

002 - APARECIDO LUIZ DA SILVA

Líder comunitário da Zona Leste, lembra que, no Brasil, o primeiro Moto Clube foi fundado em 1927, no Rio de Janeiro e que, nas décadas de 30 a 50, surgiram centenas de Moto Clubes nos Estados Unidos, formados por pessoas que fugiam ao padrão comum da sociedade americana e, nos anos 60, a juventude começou a mudar o mundo e uma onda de liberdade começou a tomar conta da Europa, dos Estados Unidos e do Brasil, com luta pelos direitos civis e resistência ao sistema vigente. Diz que o Moto Clube Lobos-Guará é formado por pessoas que se reúnem em comunidade e percorrem o País, tendo como lema o ser humano em primeiro lugar. Diz que ser motociclista é ser cidadão, é diferente de ser motoqueiro.

 

003 - JEFFERSON TADEU GUILHERME

Advogado, destaca o bem que o Moto Clube Lobos-Guará traz para as pessoas menos favorecidas de São Miguel Paulista, como campanhas, encontros e realização de eventos. Agradece em nome de todos os moradores da região.

 

004 - Presidente VICENTE CÂNDIDO

Anuncia a execução da música "Jesus numa moto", pelo cantor Hélio Pereira de França, de autoria de Sá, Rodrix e Guarabira.

 

005 - WELINGTON REIS

Advogado, diz que, através do Moto Clube Lobos-Guará, foi conhecendo os outros grupos de motociclistas. Afirma que o Moto Clube Lobos-Guará é uma família e veio para auxiliar as pessoas.

 

006 - ADEMIR VELUCCI

Presidente do Moto Clube Soberano, agradece ao Deputado Vicente Cândido pela iniciativa dessa homenagem, pois as organizações e as pessoas que fazem o bem estavam sendo lembradas. Comenta que os Motos Clubes têm o mesmo ideal e que Lobos-Guará constitui um símbolo de honestidade, respeito, coragem e força.

 

007 - Presidente VICENTE CÂNDIDO

Anuncia a execução da música "Cidadão", de autoria de Lúcio Barbosa, pelo cantor Hélio Pereira de França.

 

008 - ODUVALDO VIEIRA

Diretor de eventos do Moto Clube Zapata, fala das dificuldades de manter um Moto Clube e manifesta o seu reconhecimento e respeito aos membros do Moto Clube Lobos-Guará, como homens e como motociclistas.

 

009 - Presidente VICENTE CÂNDIDO

Anuncia a execução da música "Táxi Lunar", de autoria de Geraldo Azevedo e Zé Ramalho, pelo cantor Hélio Pereira de França.

 

010 - PEDRO CARLOS SINÓBIO

Vice-presidente do Moto Clube Lobos-Guará, agradece a todos e ao Deputado Vicente Cândido por viabilizar este evento. Lembra os fundadores do Moto Clube Lobos-Guará e deseja que esse trabalho cresça e se fortaleça. Fala das dificuldades que os motociclistas enfrentam no seu dia a dia e do problema do seguro obrigatório.

 

011 – JOSÉ LUIZ PERRONI JÚNIOR

Presidente do Moto Clube Lobos-Guará, agradece a toda a família Lobos-Guará pelos anos de estrada Brasil afora e fora do Brasil, fazendo amizade por onde passa. Lembra que faz campanha para doação de sangue e que 11 anos constituem um trabalho de muita gente que não aparece. Fala da excelente oportunidade que o Deputado Vicente Cândido lhes concedeu de vir a esta Casa para expressar o que é um moto clube.

 

012 - Presidente VICENTE CÂNDIDO

Anuncia homenagem do Sr. Ademir Velucci, presidente do Moto Clube Soberano ao presidente do Moto Clube Lobos-Guará. Entrega placa de homenagem ao Sr. José Luiz Perroni Júnior, presidente do Moto Clube Lobos-Guará. Agradece a presença de todos e diz de sua satisfação em poder trazer ao Parlamento de São Paulo, a sociedade civil organizada para expressar seus sentimentos, a sua cultura e as suas ações cidadãs. Anuncia a execução do hino do Moto Clube Lobos-Guará. Agradece a todos aqueles que colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Vicente Cândido.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – VICENTE CÂNDIDO - PT - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O Sr. Presidente - Vicente Cândido - PT - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras, meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente efetivo desta Casa, Deputado Barros Munhoz, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de homenagear os 11 anos do Moto Clube Lobos-Guará de São Paulo.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, que será executado pela Camerata do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do 2º Tenente Músico PM Ismael Alves de Oliveira.

 

* * *

 

 - É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O Sr. Presidente - Vicente Cândido - PT - Esta Presidência agradece à Camerata do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Obrigado, Tenente.

Para compor a Mesa, convido o Sr. Pedro Carlos Sinóbio, vice-Presidente do Moto Clube Lobos-Guará; o Sr. José Luiz Perroni Júnior, Presidente do Moto Clube Lobos-Guará; o Sr. Oduvaldo Vieira, diretor de Eventos do Moto Clube Zapata; o Sr. Ademir Velucci, do Moto Clube Soberano; o Sr. Aparecido Luiz da Silva, líder comunitário; o Sr. Jefferson Tadeu Guilherme; e o Sr. Welington Reis.

Quero registrar o meu contentamento, a minha alegria, a minha satisfação de presidir esta sessão e fazer uma justa homenagem a esse grupo culturalmente importante para a Cidade e para o Estado de São Paulo.

Passo a ler documento para que conste nos Anais desta Casa:

Nascido em São Miguel Paulista, Zona Leste da Capital, seu nome é a justa homenagem a uma das causas defendidas por esta entidade, a Causa Ambiental.

Assim como muitas espécies de plantas e animais, o lobo-guará, animal típico da fauna brasileira, está ameaçado de extinção. Busca o Moto Clube conscientizar as pessoas da importância de preservar a natureza, pensando em nós mesmos e nas gerações futuras.

Também dedicam-se os Lobos-Guará, às causas sociais relevantes, como por exemplo:

1 - A cada três meses os seus integrantes doam sangue para os hospitais da região e fazem campanha na comunidade para que outros sigam o mesmo exemplo.

2 - O Moto Clube preocupa-se com os mais necessitados. Organizando todos os anos campanhas do agasalho, arrecadação de alimentos, arrecadação equipamentos hospitalares como: cadeiras de rodas, muletas, próteses e outros, para socorrerem aqueles que precisam destes equipamentos e não têm condições para comprá-los.

Dizem os Lobos-Guará “Queremos que os Moto Clubes se unam, respeitem as tradições e a ética, pois somos todos irmãos de sangue e de estrada.”

O que é ética e a tradição para um Moto Clube?

Quando alguém deseja ingressar no Moto Clube, a primeira coisa que ele aprende é que motociclista não é motoqueiro.

O que é um Motoqueiro?

É o cidadão que adquire uma moto e se comporta de forma a trazer perigo para si e para a sociedade, fazendo malabarismos no trânsito, dirigindo sem capacete, sem habilitação e causando acidentes.

O que é ser Motociclista?

É respeitar o ser humano acima de tudo. Comportando-se no trânsito de forma que possa servir de exemplo, sabendo que quando está em cima "do seu cavalo de aço" é preciso tomar todas as medidas de segurança possíveis, tais como:

1 - Usar os equipamentos de proteção - como capacete, botas, jaquetas com faixas refletivas, calças jeans, luvas, andar sempre em consonância com as regras do trânsito, ser cordial e colaborar para o bom andamento do tráfego, respeitando sempre motoristas e pedestres.

Enfim, para ser "Motociclista" precisa ter atitude, respeitar o ser humano acima de tudo.

2 - São Paulo é uma cidade em que acontece uma média de 20 acidentes por dia envolvendo motocicletas, sendo que destes no mínimo uma pessoa perde a vida.

O caótico trânsito de São Paulo precisa urgentemente de políticas públicas que ajudem a acabar com a violência no trânsito, em que as vítimas são na maioria das vezes jovens.

O próprio Moto Clube Lobos-Guará, sugeriu algumas iniciativas tais como:

1 - Regularizar os corredores para as motos;

2 - A utilização de outro material nas faixas divisórias que não o chamado "olho de gato", pois estes dão causa a muitos dos acidentes;

3 - Que a tinta utilizada para a demarcação das faixas de rolamento sejam feitas com materiais antiderrapantes, pois as atuais, quando molhadas, tornam-se por demais escorregadias;

4 - Que os governos façam mais campanhas para que haja mais paz no trânsito;

Dessa forma, inicio aqui os trabalhos agradecendo a participação de todos os familiares, a todos que curtem essa modalidade que passa a ser também uma modalidade esportiva e cultural, aglutinando pessoas que amam os motores, a vida e procuram dar sua contribuição como cidadão. O dia hoje é emblemático para o Brasil, pois acabamos de ganhar a possibilidade de sediar a Olimpíada de 2016. O Brasil será sede ainda da Copa do Mundo de 2014. Será então um prestígio para o esporte, unindo as pessoas.

Muito obrigado, Sr. José Luiz e Sr. Carlos pelas presenças e pela organização. A nossa Casa se sente muito honrada.

Chamo agora um companheiro que teve iniciativa e ajudou a organizar, sendo um dos responsáveis pelo evento. É o Sr. Aparecido Luiz da Silva, Cidão.

 

O SR. APARECIDO LUIZ DA SILVA - Boa noite a todos. Saúdo o Deputado Vicente Cândido e elogiá-lo por essa iniciativa; o Presidente do Moto Clube Lobos-Guará; os presidentes representantes dos demais motos clubes. Como esta solenidade será transmitida pela TV Assembleia para muitos lares, precisamos explicar o porquê dessa homenagem. Esta Casa é do povo, já recebeu muita gente, mas acho que é a primeira vez que recebe uma tribo diferente: a tribo daqueles que andam sobre duas rodas, usam a jaqueta de couro e empunham seus brasões.

E por que o Deputado teve essa iniciativa? Para tentarmos esclarecer, fiz um pequeno histórico do que é um moto clube, o que é andar sobre a motocicleta. Gostaria depois de fazer considerações sobre os lobos-guarás.

Os motos clubes são associações baseadas na irmandade e na tradição. A história dos motos clubes pode ser contada a partir do final da Primeira grande Guerra. Já nos anos 20, alguns ex-militares, após retornarem da guerra, buscavam nesse veículo de duas rodas a adrenalina necessária para fazê-los esquecer dos horrores da batalha. Adaptaram aos motos clubes regras da hierarquia militar em irmandades, onde seus diretores eram eleitos e usavam brasões para se identificar. Destacam-se nesse período os “13 Rebels” e os “Yellow Jackets” da Califórnia. No Brasil, a primeira associação foi fundada em 1927: o Moto Clube do Brasil, no Rio de Janeiro. Depois, em 1932, surgiria o Moto Clube de Campos, também no Rio de Janeiro. Nos anos 30 aos anos 50 surgiram nos Estados Unidos centenas de grupo de motociclistas. E os jornais, a imprensa e o cinema da época procuravam - e a sociedade em si - retratar aqueles jovens como marginais, gangues, arruaceiros e gente que procurava fazer mal à sociedade e que fugia ao padrão comum da sociedade americana.

Só lembrando, muitos de vocês devem conhecer, é ícone e memorial desse período o filme estrelado por Marlon Brando, “O Selvagem da Motocicleta”. Mas o tempo passou, e já nos anos 60 o mundo começou a mudar, a juventude começou a mudar o mundo, uma onda de liberdade por uma sociedade mais livre, mais justa e mais fraterna começou a tomar conta da Europa, dos Estados Unidos e aqui no Brasil. E não foi diferente. Os motociclistas estavam inseridos nesse contexto. Era o período das lutas pelos direitos civis dos afro-americanos nos Estados Unidos; era o período de dizer não à guerra do Vietnã. Eram os dias de busca pela liberdade de expressão e de resistência ao regime vigente. O lema era: “Faça amor, não faça a guerra.” E podemos lembrar de um filme que ilustra esse período: ”Easy Reader”, que todos devem ter assistido.

No Brasil, em 1963, surgiu o Zapata Moto Clube. Depois, ainda no Rio de Janeiro, o Balaios. E quero fazer uma saudação aos vários clubes de motos mais antigos do Brasil: Moto Clube do Brasil, de 1927; Moto Clube de Campos, de 1932; Moto Clube de Petrópolis, de 1947; Moto Clube Zapata, de 1963; Balaios Moto Clube, de 1969.

Gostaria de saudar também, porque há muitos fãs no Brasil, o maior Moto Clube do mundo, o “Health Angels”, dos Estados Unidos, e o maior grupo Moto Clube do Brasil, que são os Abutres, em nome de quem saúdo todos os clubes de motos presentes.

Gostaria de falar sobre os Lobos-Guará. Sou de São Miguel Paulista, conheço essa irmandade. Frequento os Lobos-Guará, apesar de morrer de medo de andar de moto; subir em uma moto é um sacrifício porque sou daqueles que acha que a moto é um veículo feito para cair, mas costumo frequentar o clube. E qual é o lema dos Lobos-Guará? Eles se juntam em comunidade, viajam, conhecem o país, conhecem outras comunidades e o grande lema é: “Somos irmãos de sangue, somos irmãos de estrada.” O ser humano em primeiro lugar. Eu vi muitas vezes aqueles que queriam ingressar nos Lobos-Guará terem que passar por um período de provação, para fazer a diferença entre o que é ser motoqueiro e o que é ser motociclista. Ser motoqueiro é fazer malabarismo no trânsito; é fazer barbaridades; é sair cortando os carros; é dirigir embriagado; é não usar o capacete; é não ser habilitado; é causar a morte, é causar destruição. Ser motociclista é outra coisa. Ser motociclista é ser cidadão. Ser motociclista é utilizar o seu equipamento quando for preciso, para socorrer, porque a moto às vezes é o primeiro a chegar no local do acidente. E o motociclista, mesmo que não seja policial, é o primeiro a estacionar a moto e procurar socorrer aquele que está  acidentado.

Os Lobos-Guará em São Miguel Paulista se envolvem em todas as causas sociais para as quais são chamados. São Miguel tem um território de enchentes, o Pantanal, e quando há enchentes na região as pessoas perdem tudo. E os Lobos-Guará não se furtam junto a outras entidades para fazer campanha do agasalho, campanha de alimento. Quantas pessoas não possuem cadeira de rodas, e estão lá os Lobos-Guará. E um gesto de cidadania, como a doação de sangue, campanha pelo sangue, os meios de comunicação mostram como é difícil convencer a população a doar sangue para poder salvar vidas nos hospitais.

Por tudo isso é que os Lobos-Guará merecem a homenagem desta Casa hoje. Mais do que isso, queremos que com o exemplo dos Lobos-Guará todos os Moto Clubes do País e todos os jovens que adquirem esse cavalo de aço - muitos adquirem para mostrar, levar as meninas na garupa -, integrem-se ao Moto Clube para aprender a viver em comunidade, a viver com disciplina, para aprender procedimentos de lealdade, de cumplicidade e de preocupação acima de tudo com o bem estar do ser humano.

Parabéns, Lobos-Guará. Deus os abençoe e a todos os motociclistas do Brasil.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - VICENTE CÂNDIDO - PT - Obrigado, companheiro. Passo a palavra ao advogado Jefferson Tadeu Guilherme.

 

O SR. JEFFERSON TADEU GUILHERME - Boa-noite. Sou de São Miguel Paulista, da Vila Curuçá, e certa vez uma pessoa me perguntou: “Será que pode vir algo bom da Zona Leste de São Paulo?” Pode. E hoje é mais do que provado: temos o Moto Clube Lobos-Guará, que é algo bom, que tem feito algo de bom pela sociedade. Quando o Sinóbio chamou-me para homenageá-los, eu escrevi: qualquer homenagem aqui prestada não retribui o bem que o Moto Clube Lobos-Guará traz para as pessoas da Vila Curuçá. É com grande alegria que hoje podemos homenageá-los por tantas alegrias que proporcionaram às pessoas menos favorecidas. Todos os integrantes são honestos e dedicados à contribuição do social. São realizados encontros, campanhas e eventos com uma só finalidade: o respeito ao próximo. O Moto Clube é uma entidade ativa do Poder Público na Zona Leste. O reconhecimento da família Guará atravessará gerações, deixando um legado de paz, amor e justiça.

E diante da família Guará, quero agradecer em nome de todas as pessoas favorecidas por suas obras sociais. Quero agradecer pelo sorriso estampado no rosto cada criança lembrada pelo Lobo-Guará. Quero agradecer pelas pessoas que necessitam de cadeira de rodas e que o Guará oferece  sem nada em troca, furta o tempo de suas vida, de sua família para ofertar a outras pessoas que nem as conhece. Quero agradecer, em nome de todos os moradores de São Miguel Paulista, pelo trabalho excepcional que vocês realizam. Quero agradecer aos dirigentes do Moto Clube Lobos-Guará pela sua existência e que cada dia mais sejam um canal de benção para todos nós de São Miguel Paulista, porque é canal de bênção que tem sido para São Miguel e para a Vila Curuçá.

As pessoas que têm sido abençoadas por esse Moto Clube  são pessoas dignas, honestas que furtam seu tempo em prol do próximo - e isso é muito importante. Que Deus abençoe vocês cada dia mais. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - VICENTE CÂNDIDO - PT - Muito obrigado, Jefferson Tadeu Guilherme, pelas suas palavras.

Passaremos agora à execução da música “Jesus numa Moto”, pelo cantor Hélio Pereira de França, de autoria de Sá, Rodrix e Guarabira.

 

* * *

 

 - É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VICENTE CÂNDIDO - PT - Agradeço ao cantor Hélio Ferreira de França. Parabéns pela execução da música.

Passo a palavra agora ao Advogado Wellington Reis.

 

O SR. WELLINGTON REIS - Boa-noite a todos. Em primeiro lugar agradeço a Deus e a Nossa Senhora Aparecida por estar presente nesta Casa hoje.

Eu moro ao lado do Lobos-Guará. Eu não sabia o que era motoqueiro, o que era motociclista. Para mim era uma baderna, com todo respeito, mas através do Lobos-Guará fui conhecendo todos os escudos, não só o do Lobos-Guará. Esses escudos fazem a diferença e entendo que devam trabalhar de forma unida.

O Lobos-Guará é uma família, tanto é que quando a fêmea tem seus filhotes, o macho a sustenta na toca. Ela não sai da toca. Eu vejo o Lobos-Guará assim. Temos pessoas sofrendo, que necessitam de cadeira de rodas, de doação de sangue e o Lobos-Guará auxilia, ajuda, como o macho faz com a fêmea. O lobo-guará se não tiver a sua fruta ele morre. O Lobos-Guará se não fizer seu trabalho social, ele morre. Ele veio para auxiliar. Quero deixar claro que nós somos uma família.

Assim que me casei, logo nos primeiros dias minha esposa disse: “Por qualquer briga, por qualquer probleminha você já fala em separação. Por que casou?”

Vocês estão convidados a participar do escudo. Têm de saber por que está ali. Não pode por qualquer coisa que aconteça dizer “Tchau, um abraço, estou indo embora.” Nós somos uma família e como em toda família, existem problemas. E tem de resolver os problemas internamente senão torna-se fofoca. Aliás, não só no escudo. Na nossa própria família. Muitos falam: a família do Wellington Reis, ao que tudo indica, é boa. Por quê? Porque procuramos dialogar, procuramos resolver nossos problemas, procuramos viver em família. Se não houver família infelizmente não existe nada. Quando se fala em família tem de se estar vinculado a Deus, porque aquele que não tiver Deus, não anda, não caminha e não pode ter dúvidas da existência de Deus senão vai ocorrer o que ocorreu com Moisés.

Como todos sabem, Moisés continuou com o pessoal do Egito. No caminho, o pessoal reclamava que faltava água, que faltava carne, enfim. Moisés questionou a Deus: “Senhor, eu não aguento mais. Eu prefiro morrer do que essa desgraça.” Está na Bíblia. Ele preferia morrer do que desenvolver um trabalho com o povo. Moisés, já cansado, caiu, mas conseguiu ver a terra prometida, Canaã e disse: “Senhor, me leve até a terra prometida.” “Não. Você não vai até a terra prometida. Por que não, Senhor? Estive nessa caminhada.” “Não, você não irá.” “Por que, Senhor?” “Você me conhecia, você não acreditou em mim. Os demais irão, mas você, não. Porque eles tinham tudo - tinham Deus - e não precisava de carne.

Pois bem, espero que o Guará não faça como Moisés. Não tenham dúvidas. Somos uma família e como tal tem de somar, tem de crescer, tem de avançar porque a sociedade precisa do Guará como o Guará precisa da sociedade porque somos um, somos unidos. Dinheiro é uma consequência, ele vem. O trabalho primeiro e o restante Deus acrescenta. Tenham sempre Deus à frente de tudo e não o dinheiro, não o egoísmo, não a hipocrisia, não a vaidade. Sejam irmãos.

Fiquem com Deus. Obrigado pela oportunidade.

Hoje é sexta-feira e não vejo a hora de voltar para a Zona Leste para beber uma cervejinha no Lobos-Guará. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - VICENTE CÂNDIDO - PT - Tem a palavra o Sr. Ademir Velucci, Presidente do Moto Clube Soberano. Na sequência vamos ouvir a execução da música Cidadão, de autoria de Lúcio Barbosa.

 

O SR. ADEMIR VELUCCI - Boa-noite a todos. Primeiramente quero agradecer por esta solenidade, uma iniciativa do Deputado Vicente Cândido. Que maravilha! Estão sendo lembradas as organizações e as pessoas que fazem o bem.

Moto Clube é o que menos a sociedade conhece. O povo não conhece os ideais de um Moto Clube. E aqui, com essa iniciativa do Deputado Vicente Cândido, poderemos informar melhor o que são os motos clubes e as pessoas que os frequentam. Por quê? Porque dentro dos motos clubes há pessoas de todos os níveis e são todos iguais, têm o mesmo ideal que é fazer o bem. E ao olhar para o rosto de cada um desses irmãos que se juntam para fazer o bem, o que falar deles no momento de caos em que vivemos hoje? Só podemos parabenizar, agradecer e pedir que Deus sempre dê força e ilumine essas pessoas. É o caso dos Lobos-Guará. Falar dos Lobos-Guará para nós é motivo de muito orgulho, porque o Lobo-Guará é símbolo de honestidade, de respeito e de coragem, principalmente nos momentos atuais. Quem está aqui sabe do que estou falando: de força. O Lobo-Guará tem força. Nós que estamos um pouco atrás do Lobo-Guará, nascendo, crescendo, querendo fazer o bem também, vamos aprendendo nessa longa caminhada com as pessoas de bem. Para nós, falar dos Lobos-Guará é motivo de alegria.

Para que a sociedade saiba um pouco mais, vamos falar de moto clube. O que é um moto clube? Nos tempos atuais, com tanta violência e tantos problemas que vivemos, quem participa do moto clube sabe o que ele representa. Se perguntarmos para a população se ela passeia à noite, a resposta poderá ser “sim”. Se perguntarmos o grau de segurança do local aonde a pessoa vai, será que ela saberá responder? Mas eu sei responder, assim como todos os irmãos motociclistas e todos aqueles que freqüentam moto clubes. Quem vai ao moto clube com sua família fazer o que nosso advogado acabou de falar, tomar uma cerveja e se descontrair num final de semana ou qualquer dia, damos pelo menos 95% de garantia de que vai ser feliz, vai chegar e ir embora sem ter atrito algum. Temos segurança. A segurança somos nós mesmos porque zelamos pelo bem de quem vai até nós. Então, além de fazer o bem, também proporcionamos bons momentos de alegria, com segurança, para toda a família.

Agora, nas estradas, o que são os motos clubes? Moto clube também funciona da seguinte forma: nos organizamos para fazer vários passeios, conhecer novas comunidades.

Então, O Lobo-Guará também é exemplo disso. Viajam muito pelas estradas.

Em geral, o que acontece com os moto clubes? Levamos o turismo para as cidades onde decidimos fazer algum evento ou apenas chegamos com um grupo de pessoas.

Poderia falar dos Lobos-Guará a noite inteira. Mas o que quero deixar bem claro para vocês, Lobos-Guará, é que aprendemos muito com vocês. Nós, do nosso soberano Moto Clube Soberano, aprendemos muito com vocês. Para nós, vocês são referência de tudo o que acabei de dizer: de honestidade, de solidariedade, de parceria.

Coloco nosso Moto Clube à disposição. Sei que somos irmãos de estrada. Mas queremos ser irmãos da vida, junto com o Lobo-Guará porque ele faz a vida. Tudo que foi dito até agora não precisa ser repetido. Doar sangue é doar vida. Temos de nos encontrar na estrada da vida. Sentar numa motocicleta e sair por aí, é muito fácil. Quem tem carta e sabe andar, vai para onde quiser. Mas vamos juntar forças para fazer o bem. Digo mais a vocês: no trabalho social de vocês, vocês melhoram um dia de vida de uma pessoa, resgatam o sorriso de uma criança. Não há palavras para poder dizer o que vocês merecem. Simplesmente, recebam as bênçãos de Deus. Que Deus abençoe todos vocês! Os outros motos clubes e nós estamos à disposição nessa estrada da vida. Aprendemos com vocês para poder crescer e tornar a sociedade melhor.

Lobos-Guará, todos que aqui estão e também aos ausentes, quero fazer uma ressalva porque conhecemos os Lobos-Guará sempre com respeito e sempre com pessoas que trouxeram para nós a humildade. Se vocês me permitem, quero lembrar as pessoas que já se foram: o TC, que foi irmão nosso, o Maurílio, com quem não convivi muito. Que Deus os tenha. Tenho certeza de que eles estão juntos com vocês e muito felizes. O TC, que levou o nome do Lobos-Guará com muito respeito e carinho - quem o conheceu sabe disso -, nos ensinou a ser humildes, assim como ele. Que Deus os tenha num ótimo lugar.

A todos vocês muito obrigado em nome do Soberano Moto Clube. Estamos à disposição. Parabéns Lobos-Guará!

 

O SR. PRESIDENTE - VICENTE CÂNDIDO - PT - Obrigado, Ademir Velucci. Vamos agora ouvir a execução da música “Cidadão”, de autoria de Lúcio Barbosa.

 

* * *

 

- É executada a música “Cidadão”.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VICENTE CÂNDIDO - PT - Passo a palavra ao Oduvaldo Vieira, diretor de eventos do Moto Clube Zapata. Na sequência, vamos ouvir a execução da música “Táxi Lunar” de autoria de Geraldo Azevedo e Zé Ramalho, novamente na voz de Hélio Ferreira de França.

 

O SR. ODUVALDO VIEIRA - Boa-noite, pessoal. Tenho pouco a dizer, pois meus amigos já disseram tudo sobre motociclismo. Quem não conhece, nunca pegou uma estrada e não fez o comboio da forma que deve ser feito, observando as regras, a velocidade a ser desenvolvida, nunca vai sentir isso na veia.

O que me deixa muito contente no meio do Moto Clube é que, com nosso trabalho, conseguimos arrebanhar algumas pessoas com problema de álcool, drogas, e essas pessoas hoje frequentam o Moto Clube conosco. Trabalhamos muito em cima disso. Isso não quer dizer que somos aqueles “anjinhos” que dizem amém para tudo.

Manter o Moto Clube Zapata é difícil porque ele é muito almejado; às vezes até invejado. São poucos os companheiros que servem de exemplo. Posso citar os que estão presentes aqui e talvez mais uns 15, principalmente o Lobos-Guará, que sempre nos respeitaram como homens e motociclistas, assim como nós os respeitamos. Somos muito felizes ao lado dele, e só tenho que dar parabéns para vocês.

Viva Zapata! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - VICENTE CÂNDIDO - PT - Obrigado, Oduvaldo.

Vamos ouvir agora Hélio Pereira de França, com “Táxi Lunar”, de Geraldo Azevedo e Zé Ramalho.

 

* * *

 

 - É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VICENTE CÂNDIDO - PT - Obrigado, Hélio, mais uma vez.

Passo a palavra agora a Pedro Carlos Sinóbio, vice-presidente do Lobos-Guará Moto Clube.

 

O SR. PEDRO CARLOS SINÓBIO - Boa-noite a todos. Nós, do Lobos-Guará Moto Clube/São Paulo, queremos agradecer ao Cidão por acreditar no nosso trabalho, como parceiro, como irmão; ao Dr. Jefferson; ao Dr. Welington; ao Ademir, presidente do Soberano. Falar do Ademir é muito fácil porque ele é uma pessoa fantástica, assim como os demais integrantes do seu clube, que demonstram um grande carinho pelo nosso; ao Vieira, diretor de eventos do Zapata. Gostaria, Vieira, que levasse um abraço do clube ao seu presidente, Torello, e a todos os seus integrantes. Somos um clube com apenas 11 anos e copiamos muitas coisas de vocês para que saia da melhor maneira o que tentamos fazer.

Quero agradecer, em nome do clube, ao Hélio, que veio com sua família abrilhantar o evento; aos demais convidados; ao Deputado Vicente Cândido, por viabilizar um evento de tamanha magnitude. Muito obrigado. Esperamos não decepcioná-lo. O clube está de portas abertas e portanto, caso precise, não é necessário perguntar se pode utilizar o clube, o nosso espaço. Apenas nos avise e o clube será uma extensão de seu gabinete. Tenho certeza que meu presidente não diria outra coisa.

São atos como este que mostram a todos que por baixo do colete existe um pai de família, um policial, um médico, causídicos e tantos outros. O nosso clube, ao longo de seus 11 anos, tem mostrado a que veio; logo não poderíamos esquecer de seus fundadores. Hoje temos aqui o Elvis, como Ademir lembrou, o finado TC, que está em nossas memórias, o Donato, e tantos outros. Foram cinco no início. Esperamos não estar decepcionando. Daqui a 11 anos, que consigamos mostrar que a nossa lição de casa foi feita, que os nossos filhos e os filhos de nossos amigos deem continuidade, e que esse trabalho cresça e se fortaleça.

Gostaríamos, Sr. Deputado, que dentro de suas atribuições, além de tudo o que já foi dito pelo Cidão, e também pelo senhor, das adversidades que o motociclista enfrenta no seu dia a dia, que o senhor também visse com bons olhos o problema do seguro obrigatório. Para quem não se ateve, hoje uma motocicleta paga cerca de 260 reais de seguro obrigatório. Imagine o senhor que existe motocicleta de 1.500 a dois mil reais. O senhor pega um carro de passeio, que passa dos 100 mil reais, e paga 80 reais de seguro obrigatório. A disparidade é muito grande, e tenho certeza de que isso não passará despercebido de uma pessoa sensível aos problemas da sociedade.

Em nome de Jesus, muito obrigado a todos. Que o nosso clube nunca decepcione a quem nos tem como parceiros. Muito obrigado. (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE - VICENTE CÂNDIDO - PT - Esta Presidência concede a palavra ao José Luiz Perroni Júnior, Presidente do Moto Clube Lobos-Guará.

 

O SR. JOSÉ LUIZ PERRONI JÚNIOR - Não vou repetir os agradecimentos que o Sinóbio já fez, porque são os meus também. Gostaria de agradecer a toda a família Lobos-Guará, pelos 11 anos que estamos completando neste mês.

São 11 anos de estrada, Brasil afora, e fora do Brasil. São 11 anos levando essa galera pela estrada, e por onde passa fazendo amizade, conhecendo clubes diferentes, deixando a sua marca do Lobos-Guará. Por onde passa ele é lembrado. Essas pessoas que viajaram por 11 anos tiveram muitas dificuldades para começarem a rodar, e foram superadas com muito custo, como já foi dito aqui; foram os que fundaram: o falecido TC, Donato, Elvis, entre outros.

Gostaria também de agradecer aos nossos familiares. Quando nos privamos de nossos familiares, é para conquistar um lugar ao sol, como hoje nós estamos. Às vezes nós nos privamos do convívio da esposa, dos filhos, de todos os familiares e estamos numa estrada, estamos numa ação social, numa campanha de agasalho, estamos doando sangue, é muito fácil ver tudo isso que acontece e falar: “Puxa, que legal, ali estão os Lobos-Guará, temos dedo de irmão, foi lá e fez a campanha de doação de sangue.”

Para chegarmos aos 11 anos, temos trabalho de muita gente que não aparece. Há o trabalho de um diretor disciplinar, que faz que, entra ano, sai ano, a cara do Lobos-Guará não muda. Todos seguem à risca a tradição do Moto Clube. É um trabalho árduo e difícil. Existe o trabalho dos nossos diretores financeiros, diretor jurídico, e esse trabalho não aparece. São eles que fazem o Lobos-Guará chegar aos 11 anos.

A nova diretoria, em um ano, fez vários trabalhos - renovamos o estatuto, renovamos o contrato social, CNPJ, marcas e patentes - e ninguém vê quem fez. Ninguém sabe do trabalho que existe por trás, nas finanças, que foi começado pelo Israel, e concluído com o Reis.

Esse trabalho me empolga muito. Quando vim para o Lobos-Guará, há apenas três anos, esse diretor disciplinar, Djalma, chamou-me na salinha e contou como era: “Não é o fato de você ter uma moto e uma jaqueta de couro que você vai ser um Lobo-Guará. Não é assim. Aqui não estamos procurando ninguém para vir para dentro. Estamos esperando crescer com os que aqui estão.”

Portanto, você vê a dificuldade que é entrar num clube desses. Ele não fala isso para desanimar. Eu encaro como uma motivação. Foi o que me motivou a estar no clube. Toda aquela conversa que tive com ele foi exatamente o que eu esperava de um Moto Clube. Eu não tinha a noção de que um Moto Clube seria assim: muita disciplina. Andou na linha, está dentro, vai correr, vai curtir, vai viajar, vai se divertir. Pisou na bola, a casa cai; começa com advertência, com suspensão, até expulsão.

Moto Clube é diferente do que a sociedade vê, que imagina que é uma gangue de motoqueiros. É uma excelente oportunidade que estamos tendo com o Deputado Vicente Cândido para esboçar o que é um moto clube. Seguimos a linha de outros clubes, como Zapata, Soberano, aqui presentes. É um trabalho muito bom de ser realizado, pois convivemos com trabalhadores, pais de família, pessoas de caráter, que se respeitam.

Quando vamos a um evento, ninguém desrespeita sua família. As chances de não se divertir, de não sair feliz, não fazer novas amizades, são mínimas. Quando visitamos uma sede nova, sempre reencontramos um amigo que vimos no Lobos-Guará, no Soberano, no Zapata. Em viagens, rodando 200, 300, 1.000 quilômetros, sempre encontramos alguém conhecido.

É muito bom participar do clube. Quanto mais você anda, quanto mais participa, quanto mais se doa, mais você quer continuar e se envolver.

Mais uma vez, quero agradecer ao Deputado Vicente Cândido pela oportunidade de esboçar o que é o Lobos-Guará, o que é o motociclismo. Temos aqui exemplos de excelentes clubes.

O Sinóbio começou a falar sobre o seguro obrigatório. Sempre vemos reportagens sobre morte de motociclistas todos os dias na Capital. A Prefeitura tentou fazer, no ano passado, via única para moto, mas é óbvio que não daria certo os carros espremidos em três faixas e o motoqueiro com uma exclusiva. O motociclista está andando no corredor, que tem um espaço entre 60 e 80 centímetros. Temos o exemplo em São Paulo da Avenida Sumaré, com uma via de motociclista próximo à ilha com radar, limitando a velocidade. Penso que assim deveria ser nas grandes vias, como marginais, 23 de Maio e assim por diante.

Não é dar exclusividade ao motociclista, como muitos já debateram, mas, tirando as motos dos meios dos carros, muitos acidentes podem ser evitados. O que mais acontece é que, devido ao grande número de veículos na Capital, o trânsito é complicado, e o motorista, já atrasado, para se locomover, muda de faixa sucessivamente. Quando o trânsito fica muito tempo parado, ele já está tão enfurecido que, no momento em que o carro ao lado sai, imediatamente, ele também sai, mudando de faixa. Normalmente, aí acontecem os acidentes. Se for feito como na Avenida Sumaré, tenho certeza de que os acidentes serão bem reduzidos.

Obrigado a todos pelas declarações que fizeram.

 

O SR. PRESIDENTE - VICENTE CÂNDIDO - PT - Quero chamar Ademir Velucci, que também fará uma homenagem ao Moto Clube Lobos-Guará.

Convido o Presidente e o vice-Presidente para que recebam a homenagem do Ademir Velucci, Presidente do Moto Clube Soberano.

 

O SR. ADEMIR VELUCCI - Para que possamos selar este momento único, quero passar às mãos do Presidente uma lembrança dos 11 anos de estrada e por tudo que foi feito por vocês. É uma singela homenagem em nome dos integrantes do Moto Clube Soberano.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. JOSÉ LUIZ PERRONI JÚNIOR - Muito obrigado. Vou ler o que está escrito aqui: “Referência em respeito, honestidade, solidariedade e parceria. Parabéns aos 11 anos de estrada. Soberano Moto-Clube.”

Esses grandes parceiros nos surpreendem.

 

O SR. PRESIDENTE - VICENTE CÂNDIDO - PT - Quero aproveitar para também entregar uma placa de homenagem pelos onze anos do Moto Clube Lobos-Guará.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. JOSÉ LUIZ PERRONI JÚNIOR - Os nossos 11 anos, cada gota do nosso suor, cada lágrima que derramamos, cada sangue que doamos estão aqui. Parabéns a vocês.

 

O SR. PRESIDENTE - VICENTE CÂNDIDO - PT - Teremos agora a execução do Hino do Moto Clube Lobos-Guará.

 

* * *

 

- É executado o Hino do Moto Clube Lobos-Guará.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VICENTE CÂNDIDO - PT - Quero mais uma vez agradecer a presença de todos.

Para nós, da Bancada do Partido dos Trabalhadores, para esta Casa é sempre muito prazeroso ter momentos como este, trazer a sociedade civil organizada para expressar seus sentimentos, interagir com a política, para perceber que o Parlamento tem suas funções, como as reivindicadas na manifestação do Pedro e do José Luiz. Vir ao Parlamento de São Paulo expressar sua cultura, seus anseios, suas angústias, é um momento em que elevamos a cidadania.

Ficará registrado nos Anais da Casa esse exemplo de cidadania, de convivência da cultura de um povo que, muitas vezes, não é compreendido pela sociedade. Então, este é também um momento pedagógico ao mostrar que em cima da moto há pessoas, cidadãos, seres humanos que constroem a vida e dão sua contribuição.

Muito obrigado, agradeço muito pela presença de todos vocês.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades, à equipe do Gabinete, aos funcionários do Serviço de Som, do Serviço de Taquigrafia, do Serviço de Atas, Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, do Serviço de Imprensa, da Assessoria das Polícias Militar e Civil e todos aqueles que colaboraram para o êxito desta solenidade. Convido a todos para um coquetel no Hall Monumental.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e quatro minutos.

 

* * *