1

 

07 DE NOVEMBRO DE 2005

058ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO “SISTEMA DE RADIODIFUSÃO REPRESENTADO PELA RÁDIO TUPI FM”

 

Presidência: GILSON DE SOUZA

 

Secretário: VALDOMIRO LOPES

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 07/11/2005 - Sessão 58ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: GILSON DE SOUZA

 

HOMENAGEM AO "SISTEMA DE RADIODIFUSÃO REPRESENTADO PELA RÁDIO TUPI FM"

001 - GILSON DE SOUZA

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de homenagear o "Sistema de Radiodifusão representado pela Rádio Tupi FM". Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional. Solicita ao Sr. Camilo que nomeie as duplas sertanejas presentes ao evento.

 

002 - TONI GOMIDE

Funcionário do Departamento de Comunicação Rádio Tupi FM, representante de Paulo Abreu, de quem lê mensagem. Afirma que a Rede CBS e Rádio Tupi estão honradas pela homenagem recebida nesta sessão solene.

 

003 - WAGNER MENDES

Diretor Artístico da Tupi FM, agradece a iniciativa desta homenagem. Fala sobre o início da Rádio Tupi, que é líder absoluta com a divulgação da música sertaneja.

 

004 - Presidente GILSON DE SOUZA

Conduz a entrega de homenagens aos representantes da Rádio Tupi FM e a artistas e personalidades. Fala de sua admiração pelo trabalho realizado por Wagner Mendes na Rádio Tupi FM de divulgação da música sertaneja. Anuncia a execução de números musicais. Agradece a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - GILSON DE SOUZA - PFL - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Valdomiro Lopes para, como 2º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - VALDOMIRO LOPES - PSB - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada..

 

O SR. PRESIDENTE - GILSON DE SOUZA - PFL - Para compor a Mesa desta Sessão Solene convido o Sr. Wagner Mendes, diretor artístico da Tupi FM; Sr. Toni Gomide, representando o Sr. Paulo de Abreu; Sra. Claudia Veras, ouvinte da Tupi FM e a Sra. Cacilda Araújo Ferracini, Diretora Comercial da Rádio Tupi FM.

Srs. Deputados, minhas senhoras, meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, nobre Deputado Rodrigo Garcia, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de homenagear o “Sistema de Radiodifusão representado pela Rádio Tupi FM”.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro sub-tenente Maurício.

 

* * *

 

- É entoado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - GILSON DE SOUZA - PFL - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar.

 

O SR. CAMILO - Registramos as presenças das duplas de artistas Alex e Conrado; César e Paulinho; Edson e Hudson; Gilberto e Gilmar; Guto e Nando; Hugo e Tiago; Pedro e Tiago; Roni e Rangel; Toni Francis e Tiago; Zé Henrique e Gabriel; Grupo Tradição.

Também registramos a presença do Sr. Francisco Reginato Júnior, representando o Deputado Milton Flávio.

 

O SR. PRESIDENTE - GILSON DE SOUZA - PFL - Tem a palavra o Sr. Toni Gomide, representando o Sr. Paulo de Abreu.

 

O SR. TONI GOMIDE - Sr. Deputado Gilson de Souza, em nome da rede CBS da rede de rádio e televisão em São Paulo, os nossos agradecimentos pela homenagem. A nossa Rádio Tupi FM está sendo homenageada nesta noite, tão bem dirigida pelo Sr. Wagner Mendes, colocando essa emissora há mais de um ano em primeiro lugar. Faço-me representar nesta noite o Dr. Paulo Abreu, que por motivo de força maior não pôde comparecer, mas me mandou a seguinte mensagem:

“A Rede CBS e toda a Rádio Tupi FM estão honradas com essa bonita homenagem que estamos recebendo nesta noite. Oportunamente nos encontraremos para uma conversa com o Deputado que apresenta essa homenagem. Agradeço em nome da Rádio Tupi FM e da Rede CBS. Muito obrigado, boa-noite.”

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. TONI GOMIDE - Muito obrigado, em nome do Dr. Paulo Abreu e em nome da Rede CBS, por essa homenagem de Destaque que a 104.1, Tupi FM, recebe no ano de 2005. Com certeza, iremos colocar o Deputado Gilson de Souza num lugar de grande destaque na nossa rede. Muito obrigado pela homenagem! (Palmas.)

 

O SR. CAMILO - Homenagem do Deputado Gilson de Souza, em nome da Assembléia Legislativa, ao Sr. Paulo Abreu, aqui representado pelo Sr. Toni Gomide, do Departamento Comercial da Rede CBS.

 

O Sr. Presidente - Gilson de Souza - PFL - Agora, com a palavra, o Sr. Wagner Mendes, Diretor Artístico da Tupi FM.

 

O SR. WAGNER MENDES - Boa-noite a todos! é um prazer estar aqui. Quero agradecer, em primeira mão, ao Deputado Gilson de Souza pela lembrança, pelo carinho e pela atitude com todos nós, profissionais da Tupi FM.

Aproveito este momento para contar, rapidamente, a história e o motivo pelo qual hoje a Tupi FM está sendo presenteada e homenageada nesta noite. A Tupi FM é uma rádio em que comecei a trabalhar há seis anos. Nunca havia trabalhado diretamente com a música sertaneja e ouvia falar no mercado que a música sertaneja em São Paulo não andaria, não funcionaria, não daria resultado. Apostamos para ver e a Tupi FM comemora, há quinze meses, a liderança absoluta. (Palmas.)

É uma rádio que mudou a história da música sertaneja em São Paulo. A música sertaneja merecia, principalmente no maior mercado da América Latina, um tratamento diferenciado. A Tupi FM deu esse tratamento diferenciado. Hoje, todas as emissoras de São Paulo tocam a música sertaneja, tocam os artistas sertanejos.

Estamos falando de música sertaneja, mas estamos falando de artistas brasileiros, de artistas nacionais. Isso é o mais importante. Trabalhei, até 1993, numa rádio em São Paulo na qual os artistas mais importantes - não somente na rádio, mas no mercado nacional - eram os internacionais. De 1993 para cá, primeiro veio o pagode, que fez muito sucesso e hoje, com a Tupi FM, a música sertaneja ocupa a liderança no maior mercado da América Latina. Não só a música sertaneja, mas, como disse, a música brasileira. Sinto-me realmente muito honrado por estar à frente e defendendo a honra da música sertaneja; sinto-me muito feliz de ter realizado esse trabalho.

Quero agradecer a todos os funcionários da emissora, a toda a minha equipe, porque não faríamos isso sozinhos. Só conseguimos tudo com a equipe, com os amigos de gravadoras, com os divulgadores, com os empresários, com os parceiros das casas de espetáculos de São Paulo, das casas noturnas de São Paulo. Agradecemos, principalmente, a todos os artistas que participam desse sucesso e que fazem a música sertaneja estar onde está: em primeiro lugar no Brasil. Parabéns a todos e obrigado pela honra da presença de cada um de vocês! (Palmas.)

 

O SR. CAMILO - Neste momento, o Deputado Gilson de Souza presta uma homenagem, com a entrega de um troféu, ao Sr. Wagner Mendes, Diretor Artístico da Tupi FM.

 

* * *

 

- é feita a entrega do troféu.

 

* * *

 

O Sr. Presidente - Gilson de Souza - PFL - Solicito ao Sr. Camilo que anuncie os homenageados.

 

O SR. CAMILO - Prestaremos agora uma homenagem aos artistas que fazem o sucesso da Tupi FM.

 

* * *

 

- é feita uma homenagem à dupla César e Paulinho. (Palmas.)

 

* * *

 

- é feita uma homenagem à dupla Edson e Hudson. (Palmas.)

 

* * *

 

- é feita uma homenagem à dupla Gilberto e Gilmar. (Palmas.)

 

* * *

 

- é feita uma homenagem à dupla Guto e Nando. (Palmas.)

 

* * *

 

- é feita uma homenagem à dupla Hugo e Tiago. (Palmas.)

 

* * *

 

- é feita uma homenagem à dupla Pedro e Tiago. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita uma homenagem à dupla Pedro e Thiago. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita uma homenagem à dupla Roni e Rangel. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita uma homenagem à artista Tânia Mara. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita uma homenagem à dupla Toni Francis e Thiago. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita uma homenagem à dupla Zé Henrique e Gabriel. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita uma homenagem ao Grupo Tradição. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. CAMILO - Gostaria de aproveitar este momento para convidar Marcos Pacheco, Presidente da Festa de Peão de Osasco; Eloy Carlone, representando a Estância Alto da Serra, nosso parceiro; o empresário Hamilton Régis Policastro e a empresa do Pepe Eduardo Barrinha, Guto e Nando, Juarez e Celeste e Roni e Rangel para receberem uma homenagem.

 

 * * *

 

- São entregues as homenagens.

 

 * * *

 

Quero aproveitar este momento também para falar o seguinte: a música sertaneja hoje vive uma safra nova, um momento muito importante, sofrendo uma renovação. Com certeza as duplas que aqui estão serão as grandes duplas do futuro. Muitas hoje já trilham o caminho do sucesso e ficamos muito felizes porque a música sertaneja nunca se resumiu em três ou quatro artistas. Ela é muito maior que isso. Uma salva de palmas para todas essas duplas. (Palmas.)

Bolei junto com um artista plástico, aliás, só dei a opinião e ele desenvolveu algo que eu não conseguiria sozinho. Sempre dou uma idéia maluca e ele sempre vai atrás. Pedi um troféu que mostrasse a realidade da Tupi FM. A Tupi FM trouxe a música sertaneja, uma coisa do campo para a cidade grande. E esse troféu é tridimensional mostrando os bois que representam o campo, um tropeiro, uma pequena mata, a cidade grande e um sol representando a Tupi FM. É muito bonito.

Quero entregar primeiro para a Rede CBS, que não está presente, mas se faz representar muito bem pelo Sr. Antônio Gomide, esta homenagem simples que fala o seguinte: ‘Obrigado e parabéns. Você também é responsável pelo 1º lugar da Tupi FM em São Paulo.’ Como eu falei ninguém faz nada sozinho. E aproveitando o Toni Gomide que está aqui ele é um pai, irmão e um dos grandes incentivadores do meu trabalho na Tupi FM. Você está recebendo do Paulo Abreu, mas vai também receber um seu. (Palmas.)

 

O SR. TONI GOMIDE - Vou entregar esse prêmio e com certeza o Dr. Paulo irá colocá-lo em sua mesa até porque sempre comentamos que o homem tem o tamanho de seu sonho. E este é um momento de realização do sonho de uma rádio que atingiu o primeiro lugar. Fico muito envaidecido de poder estar aqui neste momento porque sempre fui um defensor intransigente da nossa música sertaneja, da nossa canção cabocla, da nossa música de raiz. Portanto, honrados estamos com este prêmio. (Palmas.)

 

O SR. CAMILO - Quero chamar agora quem considero também um irmão, sonhador como eu. Eu lembro quando ele ainda fazia festa em Osasco, que era grande. Mas ele achava que ainda era pequena. Era menor do que ela é hoje, mas já era muito grande. E, hoje, eu diria que é a principal Festa de Peão de São Paulo. E, para trabalhar junto, graças a Deus, consigo sempre pessoas que acreditam em mim e que se tornam minhas amigas. E este é um grande amigo Marcos Pacheco.

 

* * *

 

-              É feita a entrega do troféu.

 

  * * *

 

O SR. MARCOS PACHECO - Boa noite a todos vocês. Recebo este troféu em nome de toda a equipe de rodeios, de tropeiros, de locutores, de salva-vidas. O presidente da Confederação, meu amigo Roberto Vidal, encontra-se aqui com a gente. Gostaria de pedir uma salva de palmas ao nosso amigo. (Palmas.) Ele é grande incentivador também.

Eu tive o privilégio, Wagner, de voltar ao trabalho. Eu trabalho no centro de São Paulo. Meu escritório é aqui. Talvez eu tenha sido o primeiro ou o segundo que falou a você, um mês antes da rádio chegar em primeiro lugar, que vai chegar em primeiro lugar em São Paulo. Você não acreditou. O seu ouvido se abriu agora para o sertanejo e está aí já há 14 para 15 ou 15 meses. Tenho certeza de que vai ser por muitos anos ainda. Vai haver mais comemorações como esta. Vocês da Rádio Tupi e toda a Rede CBS merecem. Parabéns e obrigado pela homenagem!

 

O SR. WAGNER MENDES - Bom, seguindo o mesmo pensamento de que ninguém chega a lugar nenhum sozinho, diria que essa família acreditou muito no trabalho da rede Tupi FM, porque se acredita quando está em primeiro lugar. Agora quero ver acreditar quando a gente está longe do primeiro lugar. Quero dizer que tenho muita honra em ter conhecido essa família.

Quero chamar aqui Eloy Carlone, Estância Auto da Serra.

 

O SR ELOY CARLONE - Primeiramente, quero agradecer de coração o Deputado Gilson Santos. Esta homenagem é extremamente justa por tudo que a Tupi representa ao povo da cidade de São Paulo. Na verdade, nós somos descendentes. Se não somos de cidades do interior deste Brasil, somos, no mínimo, filhos de alguém do interior. Meu pai me ensinou a cantar “Cabocla Tereza”. Ele veio para cá em 1930, lá de Cravinhos, perto de Ribeirão Preto.

Então, como todos nós temos um pedacinho da terra, a Tupi acreditou no mundo sertanejo. Quando fizemos uma pesquisa de mercado, para ver se lá isso funcionaria, todos os indicadores diziam que não deveria ser feito uma casa, porque não tinha nada a ver no meio do mato. E hoje somos aquilo que os senhores já conhecem. Quem não conhece gostaria muito de convidá-los.

Agradecemos muito à Tupi porque ela também acreditou na época, porque começamos em 99, junto com o Wagner, e viemos juntos. E, aí, veio o rodeio, o rodeio de Osasco. Vieram alguns rodeios aqui na região também, que acabaram sendo muito importante, e assim dando força para que novos artistas viessem a se consolidar nesse meio. Lembro muito bem do Edson e do Hudson, o começo deles junto com a gente.

Nós nos sentimos lisonjeados em receber esta menção. Com certeza, não é uma menção só nossa, mas de todos os artistas que estão juntos conosco, de todos vocês que freqüentam esses lugares onde mostram o mundo sertanejo, de todo o povo brasileiro que vive nesse interior e que gosta da música sertaneja. Muito obrigado, de coração.

 

O SR. WAGNER MENDES - Quero lembrar que a área artística nada seria sem a área comercial, porque não adianta fazermos uma rádio bem feita e não ter um departamento para vender a rádio, e não adianta ter um departamento comercial para vender uma rádio que não tem audiência. Então, uma coisa está completamente ligada à outra. Desde quando eu entrei nessa empresa, tive muito apoio. Há uma pessoa que considero muito, gosto muito, a diretora comercial da Tupi FM, Cacilda Araújo Ferracini.

 

 * * *

 

-              É feita a entrega do troféu.

 

  * * *

 

A SRA. CACILDA ARAÚJO FERRACINI - Obrigada.

 

O SR. WAGNER MENDES - Ela é da área comercial; ela não fala muito. Mas, se falar que tem dinheiro, ela vai pegar a tabela para vender.

Esse também é um grande lutador, apanhou bastante no mercado como a maioria. Eu comecei a trabalhar com música sertaneja em 99, mas esse já tinha apanhado muito. Mas é um lutador. Eu o considero um dos maiores empresários do ramo pela determinação, pela garra, pela força e metodologia de trabalho. Hoje ele está à frente de dois artistas sertanejos, que é o Guilherme Santiago e o Daniel, a quem agradeço as presenças nesta solenidade. Estamos falando também do Hamilton, lutador, batalhador, um grande amigo.

 

 * * *

 

-              É feita a entrega do troféu.

 

 * * *

 

O SR. HAMILTON - Boa-noite. Quero só lembrar uma história, rapidamente. Eu digo que o Wagner Mendes é como se fosse a nossa locomotiva porque trazia a música sertaneja para São Paulo e abria as rádios FMs.

No começo da carreira de João Paulo e Daniel, eu lutava muito como todas as duplas que estão começando hoje para entrar nesse mercado de São Paulo, que é muito difícil, e na época era mais difícil ainda. O Wagner Mendes, também o Marcelo Siqueira e o Marcelo Braga dirigiam a Rádio Cidade, na época que ela era o primeiro lugar em São Paulo. E eu vim bater na porta da Rádio Cidade, acho que umas cinqüenta ou setenta vezes. Mas, um dia tive a oportunidade do Wagner Mendes me receber e eu tentei convencer as pessoas a ir ver o talento e o sucesso que o Guilherme Santiago já vinha fazendo em outros estados.

Tive a oportunidade de levá-los para a cidade de Anápolis, em Goiás. Foi um show com muito público, enfim um sucesso total. Daí, o Wagner Mendes veio para São Paulo e fez um projeto para o Guilherme Santiago. A dupla, que está conquistando o Brasil, chega a São Paulo, na época, pela Rádio Cidade. João Paulo e Daniel entraram na Rádio Cidade com a credibilidade deles. A dupla aconteceu, explodiu na época.

E, como todo empresário do interior, na época eu tive que arrumar algumas mulheres para desmaiar na frente do palco, berrar e aquelas coisas todas, para poder convencer o público. Pena que foi um período muito curto, pois logo em seguida João Paulo morreu, mas isso ficou registrado em nossos corações. O Wagner realmente é hoje, para mim, como uma âncora de todo sucesso da música sertaneja em São Paulo, e acabou consagrando as FMs de todo o País.

Parabéns, Tupi. Esse lugar é muito bem merecido, pois pôde dar oportunidade às duplas que estão começando. Hoje, todas as emissoras de São Paulo tocam música sertaneja por causa da Tupi FM.

Temos ainda alguns tabus para quebrar no Rio de Janeiro, mas quem sabe o Paulo Abreu abra um FM sertaneja lá. Assim, o pessoal do morro poderá cantar os sucessos das nossas duplas, que, aliás, proporcionam emprego para muitas pessoas. Devo tudo à música sertaneja, que chamo de “música verde-amarela”. Parabéns, Wagner e toda equipe da Tupi FM. Parabéns a vocês que acreditaram na nossa música sertaneja.

Parabéns, Hugo e Tiago, que estão começando; parabéns, Guilherme e Santiago, que estão vivendo um momento muito importante. Deixo a todos um abraço do Daniel. Parabéns a todas as duplas sertanejas do Brasil. Cumprimento o Deputado Gilson pela iniciativa. (Palmas.)

 

O SR. WAGNER MENDES - Todo mundo sofreu um pouquinho para vender a música sertaneja. Esse rapaz que vou chamar é uma pessoa que conheço há uns 15 anos e, hoje, por acaso, é meu sócio. Ele só precisa nos ensinar como não comer e não dormir, pois nunca o vejo comendo ou dormindo.

Quero chamar Luiz Montoya, hoje empresário do Edson e Hudson, além de amigo. (Palmas.)

* * *

 

-              É feita a entrega do troféu.

 

  * * *

 

O SR. LUIZ MONTOYA - Boa noite a todos. O Wagner me pegou de surpresa com essa homenagem, mas me sinto agradecido. Desde os anos 90, venho acompanhando-o muito de perto e toda carreira do Wagner foi vencedora, desde a Rádio Transamérica, Rádio Cidade, Rádio Cidade Portugal e, por fim, a Tupi. Desde os primeiros momentos, acreditei que seu trabalho chegaria ao primeiro lugar.

Fico realmente agradecido pela homenagem, mas o mérito de todo esse trabalho é da equipe, em particular do Wagner. Parabéns à Rádio Tupi por essa homenagem. (Palmas.)

 

O SR. WAGNER MENDES - Temos mais alguns parceiros aqui que sempre participaram do sucesso da Tupi FM. Temos essa dupla que está sendo bastante respeitada no mercado.

Sabemos que o caminho é tortuoso e não é fácil para ninguém. Falo isso porque na rádio atendemos as duplas tradicionais, que já fazem sucesso, e os artistas que estão chegando. A pessoa chega e fala que não é fácil. “Se você escolhesse ser advogado, não seria fácil; se escolhesse ser médico, não seria fácil. Como você escolheu ser artista, também não vai ser fácil”, respondo.

Quero homenagear esses dois amigos, empresários de Guto e Nando, que admiro e por quem tenho um carinho muito grande, pela conduta, pela honestidade, pela decência: Pepe e Eduardo Barrinha.

* * *

 

-              É feita a entrega do troféu.

 

  * * *

 

O SR. PEPE - Boa noite a todos. Quero agradecer ao Deputado Gilson de Souza, ao Toni Gomide e ao Wagner Mendes, por esse trabalho maravilhoso que tem sido feito pelas duplas sertanejas. Quero agradecer a todos os artistas e ao público em geral. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. EDUARDO BARRINHA - Eu só gostaria de falar uma coisa sobre a Tupi. Durante todo esse tempo de audiência, participamos do seu sucesso de uma outra forma, com promoções, junto com o Wagner, com produtos da nossa empresa.

A Tupi também acreditou nos produtos da nossa empresa, no Guto e Nando, acredita nesses meninos que lutam, muitos há dez, quinze anos, para chegar ao sucesso. Enquanto as outras rádios não dão oportunidade, a Tupi dá.

Parabéns, Deputado pela idéia. Quero cumprimentar também o Wagner e toda sua equipe por tudo isso. (Palmas.)

 

O SR. WAGNER MENDES - Gostaria de agradecer também a duas pessoas. Ela, eu já conheço há muito tempo. Quando comecei a trabalhar na Tupi FM, eu ligava para ela perguntando como estava programação da rádio. Ela dizia “está boa, mas essa música não é boa”. Procuramos aprimorar, ela também participou desse sucesso, e foi muito bom o que nos transmitiu.

Hoje, está com um projeto com essa pessoa que admiro muito também; um homem trabalhador, dedicado, esforçado, um vencedor, e agora está buscando o caminho da música como empresário. Estou falando do Juarez e da Celeste. (Palmas.)

 

* * *

 

-              É feita a entrega do troféu.

 

  * * *

 

A SRA. CELESTE - Quero agradecer ao Wagner e à toda equipe da Tupi FM que sempre tem dado força aos novos talentos. O Juarez e eu estamos com uma dupla nova, Roni e Rangel, temos outra dupla no escritório, e estamos começando o trabalho de empresariar, que realmente não é fácil. Como disse o Wagner, é bastante árduo.

Acompanhei o começo da Tupi FM, quando o Wagner entrou, e ela estava em décimo oitavo ou décimo nono lugar. Hoje, está em primeiro. Espelhando no exemplo do Wagner, na força de vontade da Tupi, de toda a equipe, é que temos lutado. Logo, logo, se Deus quiser, estaremos alcançando um lugar de destaque na música. (Palmas.)

 

O SR. JUAREZ - Boa noite a todos. Sou empresário da dupla Roni e Rangel e me sinto muito honrado em participar desta homenagem à Rádio Tupi FM, uma formadora de opinião hoje para todo o Brasil. Como o Wagner frisou, tudo o que está acontecendo aqui hoje é fruto de um trabalho com muita dedicação e esforço. Tudo que desejamos, podemos conseguir, desde que haja determinação, e, acima de tudo, humildade.

Obrigado a todos vocês, ao Wagner, ao Toni Gomide, ao Fernando Gasparetto, a todos os locutores da Tupi FM, a toda a família Tupi FM e a todos os presentes. (Palmas.)

 

O SR. WAGNER MENDES - Eu gostaria de entregar esta homenagem da Tupi FM a essa pessoa que conheci, há pouco tempo, numa festa de peão, com quem tive oportunidade de almoçar.

Não sou político, não tenho pretensão de ser, mas admiro a política, admiro pessoas sérias que se preocupam com o povo. Sinto-me honrado de estar nesta Casa, onde muitas decisões políticas para o Brasil e para São Paulo são tomadas. É realmente um orgulho muito grande poder estar esta noite aqui, em nome de toda a equipe da Tupi FM.

Sempre passo para a minha equipe que na vida ninguém é nada. Só estamos. E quando estamos, temos de tentar ser bacanas com as pessoas, atendê-las de forma correta, ser justo, honesto, decente, porque amanhã poderemos não estar. Se quando pudemos fizemos um bom trabalho, um trabalho sério, com honestidade, é muito mais fácil pedirmos a colaboração de uma pessoa quando a ajudamos.

Sou diretor da Tupi FM, mas não me considero melhor do que nenhum funcionário meu. Só tenho um cargo diferente. Preciso do trabalho e do empenho de cada pessoa que está dentro da Tupi FM, preciso da amizade, do respeito, do carinho, da consideração, do profissionalismo e do crédito de cada pessoa que participa indiretamente desse resultado - do pessoal das Festas do Peão, das casas noturnas, das gravadoras, dos divulgadores, dos empresários, dos artistas, para que juntos consigamos ser mais fortes e alcancemos um resultado.

Tive oportunidade de conhecer esta pessoa, que me mostrou sua grandiosidade brigando por interesses do povo brasileiro. É um dos defensores também - não sei se todos sabem, mas certamente as pessoas do meio sabem - das Festas do Peão, que empregam tantas pessoas e que levam divertimento para as pessoas do Brasil inteiro. Essas festas ainda estão balançando, mas estão tentando acabar com elas. Se acabarem não será bom nem para o público, nem para as pessoas que trabalham com isso, nem para os artistas. Esta pessoa está sendo também uma das defensoras desse projeto para que as Festas do Peão continuem fortes e firmes.

Quero agradecer o carinho e parabenizar o Deputado Gilson de Souza pela iniciativa de poder estar aqui hoje. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - GILSON DE SOUZA - PFL - Obrigado Wagner. Obrigado também ao Toni e a todos vocês.

A vida realmente é muito gratificante. Tive a felicidade de conhecer o Wagner através do Pacheco. O Pacheco não sabe dessa história, mas fui prestigiar também o seu evento em Osasco - sem conhecer o Pacheco -, cujo Prefeito, Emídio de Souza, é ex-Deputado desta Casa. Fui até Osasco e fui apresentado ao Wagner por um grande empresário do meio artístico da minha cidade, o Paulo Henrique, aqui presente. Todas as vezes que viajo a Franca estou ligado na Tupi, admirando o trabalho todo. Nesta oportunidade pude observar que nada é por acaso e que todo sucesso acontece com muito sacrifício, muito trabalho e muita dedicação.

Vi o Wagner trabalhando, às três horas da manhã, com toda sua equipe e fiquei admirado. Depois analisei também o que representa não só o rodeio, que defendo aqui nesta Casa, mas a música sertaneja para toda a comunidade.

Esses dias fui visitar um amigo e o encontrei muito deprimido. Perguntei a ele que remédio estava tomando. Ele me mostrou os remédios que estava tomando, inclusive de tarja preta. Eu disse a ele que embora não fosse médico, iria curá-lo. E a receita é simples. Disse a ele para jogar os remédios todos fora e sintonizar na Tupi FM, na 104,1, porque a música traz a alegria, enche o coração, dá vida, dá prazer, dá amor, dá tudo. Daí para frente as coisas têm sido assim.

Hoje tenho muito mais jeito para ser um Amado Batista e Reginaldo Rossi do que um Deputado. Mas estamos aqui trabalhando junto com os meus companheiros. Aliás, quero também dividir esse mérito com todos os Deputados desta Casa e agradecer a todos. Quero agradecer especialmente ao João Ferreira, um grande companheiro e incentivador do sertanejo.

O Wagner há pouco disse que na vida tudo passa. Mas tenho certeza de que muitas duplas que estão aqui prestigiando esta homenagem, sem dúvida amanhã poderão estar aqui recebendo este troféu da Tupi, como o Guilherme e o Diogo, aqui presentes, o empresário Paulo também e tantos outros. Temos também aqui uma dupla muito estimada e querida, da nossa querida Batatais, o Marcelo, o Rodrigo e todo o pessoal. Agradecemos a todos vocês.

Estou muito feliz, Wagner, em poder render essa homenagem a todos vocês, que é muito justa, pois aqui é a Casa do povo. E se a Tupi é a número um, ela tem que ser também prestigiada e homenageada na nossa Casa. Levem o meu abraço ao Dr. Paulo, à Cacilda. Muito obrigado a todos pela presença e aos funcionários desta Casa.

Peço licença, Wagner, pois gostaria também de deixar um troféu para todos os funcionários da Tupi. Gostaria que um dos seus funcionários viesse recebê-lo aqui. Peço ao Fernando que se dirija até aqui.

 

O SR. FERNANDO - Boa-noite a todos os presentes. Em nome de todos os funcionários da Tupi FM quero agradecer ao Deputado Gilson de Souza pela homenagem; boa-noite família sertaneja, quero fazer uma homenagem ao Wagner Mendes, em nome de todos os funcionários da Tupi FM. Ninguém é líder por acaso. E vai conquistar muito mais. Parabéns! (Palmas

 

O SR. PRESIDENTE - GILSON DE SOUZA - PFL - Gostaria também de entregar um troféu a uma pessoa muito estimada, aqui da Casa, uma pessoa que não gosta de receber homenagem, não, porque eu conheço, sei o seu estilo. Mas ela tem 53 anos de Casa. Uma pessoa muito estimada, ela vai me perdoar. Na pessoa de dona Yeda, quero também prestigiar todos os funcionários da Assembléia Legislativa, pelo carinho que têm tido com o Deputado Gilson de Souza. (Palmas)

A dona Yeda é um caso interessante. Ela é muito certinha no protocolo, e eu não podia falar a ela que eu teria que quebrar o protocolo. Ela ficava toda hora dizendo que tem que ser assim, tem que ser assim, e eu não podia contar a ela. Essa teimosia minha não era nada, era justamente para fazer essa surpresa para a senhora. (Palmas)

Teremos agora, para completar as homenagens, uma apresentação musical com a dupla Zé Henrique e Gabriel. São muitas duplas nesta noite, mas fiz questão de trazer o Zé Henrique, que é considerado um dos maiores violeiros do Brasil. Não é porque ele é grande, não. É porque ele é bom mesmo. Zé, obrigado por tudo. Gabriel, obrigado pela presença. Gostaria que você tocasse uma música que definisse a música sertaneja, em homenagem a todos os artistas e ao público que está presente aqui.

 

O SR. ZÉ HENRIQUE - Você sabe que é muito difícil escolher uma música sertaneja para representar.

Antes de tudo, boa-noite a todos vocês. É uma satisfação estarmos aqui nesta Casa. É motivo de muita honra fazer parte da família Tupi FM. A dupla é formada por um mato-grossense e um goiano. Estivemos aqui em São Paulo sem conhecer ninguém, ou pouquíssimas pessoas. Uma das primeiras pessoas que nós conhecemos foi o Wagner. Desde o primeiro momento, até por telefone - nós não nos conhecíamos ainda pessoalmente - pedimos uma ajuda a ele, e no primeiro CD ele já saiu tocando e nunca mais paramos de tocar Zé Henrique e Gabriel. Devemos muito ao Wagner Mendes. (Palmas)

Falando em violeiro, não podem falar que sou o maior violeiro porque o professor está ali. É o Paulinho, da dupla César e Paulinho. Ele é o professor.

 

O SR. CAMILO - Quero aproveitar para agradecer a uma pessoa, o Secretário de Esportes e Turismo da cidade de Bertioga, o Manfredo, que veio de Bertioga só para nos dar um abraço. Obrigado, Manfredo. Obrigado pela presença. (Palmas)

Há mais uma pessoa também, o Deputado Said Mourad, que se faz presente também aqui na Casa.

O Gabriel lembrou de uma canção que eu penso que resume um pouco o que é a música sertaneja, o que representa para nós, que curtimos a música sertaneja.

 

* * *

 

-É feita apresentação do número musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - GILSON DE SOUZA - PFL - Gostaria de convidar o César e Paulinho para cantarem uma música com o Zé Henrique e Gabriel, ou cantarem vocês sozinhos. Vocês escolhem.

Aproveito para convidar todos para um coquetel, para brindar e comemorar esse momento. Vamos fazer um ‘pot-pourri’ de pagode e viola em homenagem a Tião Carreiro e Pardinho. (Palmas.)

 

* * *

 

- É executado número musical.

 

* * *

 

O SR. CÉSAR - Parabéns, Zé Henrique, Gabriel e outros grandes artistas de renome em todo o Brasil, e também aos artistas que estão aí galgando os degraus. Parabéns a Wagner Mendes pela atitude, incentivo e colaboração com todos. A música não tem idade, não tem fronteira e precisa sempre se renovar. E isso só engrandece a música sertaneja. Parabéns a todos os empresários, investidores e artistas presentes. Um abraço do César e Paulinho, de Zé Henrique e Gabriel, e parabéns a Tupi FM. Obrigado! (Palmas.)

 

O SR. WAGNER MENDES - Quero agradecer a lembrança de toda a minha equipe. Tenho muito orgulho dessa equipe, que é vencedora. Esse é o maior mercado de rádio da América Latina. Ser líder em São Paulo não é brincadeira, não é para qualquer um. Agradeço o carinho de toda a equipe. A todos muito obrigado por tudo. Sinto-me realmente honrado vivendo todos esses grandes momentos em rádio de vários anos para cá. Sei que nada é por acaso, mas de vez em quando chegamos a nos perguntar se merecemos tudo isso.

Agradeço muito por defender a música sertaneja. Falei inclusive numa chamada na rádio, há algum tempo, quando gravei e a rádio pegou o primeiro lugar: “Diz-se que o Brasil é o país do carnaval, mas a Tupi FM mostra que o Brasil é muito mais o país da música sertaneja do que de carnaval. O carnaval acontece quatro dias em São Paulo, um mês na Bahia, e a música sertaneja acontece 365 dias por ano no Brasil.”

Sinto muita responsabilidade com todas essas feras da música sertaneja que estão chegando aí. É uma honra fazer parte disso. Sozinho não conseguiria fazer nada, mas este resultado eu divido com toda a equipe, artistas, empresários, parceiros e amigos. É esse resultado que me deixa muito feliz.

Boa noite a todos e obrigado pela presença, e a toda equipe do Gilson de Souza desta Casa, também maravilhosa. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - Gilson de Souza - pfl - Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades, aos funcionários desta Casa e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade e convida todos para um coquetel no Hall Monumental.

Está encerrada a presente sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e 07 minutos.

 

* * *