http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

08 DE JUNHO DE 2011

059ª SESSÃO ORDINÁRIA

 

Presidentes: JOOJI HATO e CELSO GIGLIO

 

Secretário: LUIZ CLÁUDIO MARCOLINO

 

RESUMO

PEQUENO EXPEDIENTE

001 - JOOJI HATO

Assume a Presidência e abre a sessão. Registra a visita de alunos da Unesp de Araraquara, acompanhados do Professor Diego José Pontes Lucas, a convite do Deputado Edinho Silva. Convoca as seguintes sessões solenes: dia 27/06, às 20 horas, pelos "80 anos da Rádio Record de São Paulo"; dia 09/07, às 12 horas, pela "Passagem do 79º aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932", a pedido do Deputado Olímpio Gomes.

 

002 - LUIZ CLAUDIO MARCOLINO

Comenta reunião na Dersa para tratar de assuntos relacionados a traçado norte do Rodoanel. Relaciona os deputados que participaram do encontro. Comunica o agendamento de audiências públicas para debater o tema. Divulga locais onde serão feitas visitas técnicas. Enfatiza a liberação de recursos pelo Governo Federal para a construção de residências em São Paulo e Guarulhos.

 

003 - WELSON GASPARINI

Denuncia abuso de preços de remédios no mercado varejista de Ribeirão Preto. Acrescenta que as diferenças ultrapassam os 300 por cento. Compara os valores praticados naquele município com os obtidos em consultas a farmácias da Capital. Questiona a falta de medicamentos genéricos na praça. Lê matéria publicada na "Folha de S. Paulo" sobre parceria público-privada para ampliar a lista de medicamentos oferecidos pela Fundação para o Remédio Popular.

 

004 - OLÍMPIO GOMES

Agradece o empenho dos Deputados Adriano Diogo e Carlos Giannazi, que viabilizaram reunião com o Procurador do Estado em favor do soldado Rogério Weiers. Ressalta o arrocho salarial dos policiais. Comunica ato público na Praça da Sé, em apoio aos bombeiros do Rio de Janeiro e pela aprovação da PEC 300. Questiona o custo de contratos para a digitalização do acervo da TV Assembleia, no valor de 7 milhões e 600 mil reais.

 

005 - EDINHO SILVA

Para comunicação, saúda a presença, nas galerias, de alunos do curso de Administração Pública da Unesp de Araraquara.

 

006 - Presidente JOOJI HATO

Endossa a saudação aos alunos da Unesp.

 

007 - JOSÉ CÂNDIDO

Parabeniza a cidade de Arujá pelo aniversário de 159 anos. Elogia a administração do Prefeito Abel Larini. Ressalta a preservação da natureza naquele município. Comenta a necessidade de regulamentar loteamentos da cidade. Apoia a fala do Deputado Olímpio Gomes quanto aos custos do contrato mencionado.

 

008 - EDINHO SILVA

Lamenta a saída do Ministro-Chefe da Casa Civil, Antonio Palocci. Apoia uma reforma política para regulamentar a situação dos que ocupam cargos públicos e políticos. Ressalta a valorização da mulher, representada pela escolha da Senadora Gleisi Hoffmann ao cargo vago. Relata breve histórico da trajetória política da nova ministra. Destaca características de sua personalidade. Parabeniza a Presidente Dilma Rousseff pela decisão.

 

009 - MARCO AURÉLIO

Fala de agenda ocorrida em São José dos Campos, com a presença do Governador Geraldo Alckmin. Lê e comenta editoriais de jornais locais, que avaliaram o evento. Combate o alto índice de criminalidade no Vale do Paraíba. Comenta audiência com o secretário de Meio Ambiente para tratar de problemas no píer de Ubatuba.

 

010 - MARCOS MARTINS

Fala de reuniões da Comissão de Saúde. Ressalta a visita do secretário de Saúde para relatar os projetos do setor. Relaciona demandas da região de Osasco, como a instalação de um centro de tratamento de câncer. Critica o trânsito da Capital e arredores, que dificulta o trajeto de pacientes em tratamento quimioterápico. Repudia a falta de fornecimento de energia elétrica em São Paulo. Pede esclarecimentos à Eletropaulo.

 

011 - LUIS CARLOS GONDIM

Avalia a gestão itinerante do Governador Geraldo Alckmin. Enfatiza a facilidade da população em apresentar reivindicações à autoridade. Combate a falta de funcionários em Casas de Agricultura de alguns municípios. Diz que a falta de guia específica tem ocasionado atrasos no transporte de animais. Sugere a criação de programas de incentivo ao turismo religioso e ecológico.

 

012 - ESTEVAM GALVÃO

Enaltece a atuação médica do Deputado Ulysses Tassinari. Comenta dificuldades enfrentadas pelas santas casas, em decorrência do crescimento das cidades. Cita os baixos repasses financeiros às instituições hospitalares. Sugere suporte das prefeituras. Relata o caso do município de Suzano, que recebeu ajuda de todos os seus prefeitos. Critica gestão do atual prefeito.

 

GRANDE EXPEDIENTE

013 - ESTEVAM GALVÃO

Pelo art. 82, apresenta e comenta matérias jornalísticas sobre o estado precário da Santa Casa de Misericórdia, no município de Suzano. Lamenta as mortes de recém-nascidos na maternidade desta instituição hospitalar. Informa a interdição da UTI do referido hospital. Apela para que a Santa Casa seja devolvida à Irmandade que a administrava anteriormente.

 

014 - LUIS CARLOS GONDIM

Para comunicação, informa que denunciou a morte de crianças na Santa Casa de Misericórdia de Suzano, e levou a questão à Comissão de Saúde desta Casa. Pede por vistorias no hospital. Lembra que a Santa Casa da cidade de São Paulo recebeu ajuda federal através do apelo desta Casa.

 

015 - MARCOS MARTINS

Para comunicação, justifica as ações da Comissão de Saúde desta Casa, como seu presidente, em relação à Santa Casa de Misericórdia de Suzano. Informa que a aprovação da visita a fim de vistoriar a unidade foi aprovada na última reunião da comissão.

 

016 - JOSÉ CÂNDIDO

Pelo art. 82, lamenta o falecimento de recém-nascidos na Santa Casa de Misericórdia, na cidade de Suzano. Critica o uso do fato com fins político-partidários. Esclarece que o Ministério Público solicitou ao Prefeito de Suzano a nomeação de um interventor para a instituição de Saúde, pois fora constatada má administração da Irmandade, anteriormente responsável. Justifica o óbito dos recém-nascidos na Santa Casa. Elogia a administração municipal da cidade de Suzano.

 

017 - ESTEVAM GALVÃO

Para comunicação, esclarece que não utilizou os óbitos ocorridos na Santa Casa de Misericórdia de Suzano como veículo de autopromoção política.

 

018 - JOSÉ CÂNDIDO

Para comunicação, rebate o pronunciamento do Deputado Estevam Galvão e demonstra seu respeito ao Parlamentar. Realiza esclarecimentos sobre interdição da Santa Casa de Misericórdia de Suzano, proposta pelo Ministério Público.

 

019 - ANTONIO MENTOR

Defende que a possível interdição da Santa Casa de Misericórdia de Suzano seja debatida nesta Casa. Comenta a exoneração do ex-ministro da Casa Civil, Antonio Palocci. Apresenta dados de ex-agentes políticos de governos anteriores que obtiveram resultados financeiros elevados durante seus mandatos eletivos. Cita os recursos acumulados por Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central. Enaltece o Governo Federal de Dilma Rousseff.

 

020 - CARLÃO PIGNATARI

Defende a retidão dos agentes públicos durante o mandato eletivo. Registra a exoneração de Antonio Palocci e requer que o ex-ministro da Casa Civil seja, ainda, retirado dos conselhos que compõe. Comenta reportagem da revista "Veja", publicada na semana anterior, sobre o tema. Requer que as empresas vitoriosas em licitações federais cumpram os contratos. Pede maior debate acerca de problemáticas da cidade de Osasco, nesta Casa.

 

021 - ENIO TATTO

Para comunicação, informa que a Procuradoria Geral da República inocentou Antonio Palocci das acusações recebidas. Destaca a participação do ex-ministro da Casa Civil no Programa "Brasil Sem Miséria", do Governo Federal. Critica a postura da oposição em relação à exoneração de Antonio Palocci. Defende a aprovação de CPIs nesta Casa.

 

022 - ORLANDO MORANDO

Para comunicação, comenta a exoneração do ex-ministro da Casa Civil, Antonio Palocci. Cita possíveis delitos cometidos pelo agente político. Requer maior apuração referente à questão.

 

023 - FERNANDO CAPEZ

Para comunicação, requer que a ordem dos Parlamentares inscritos para utilizar a tribuna seja respeitada.

 

024 - RITA PASSOS

Comenta a realização da Semana do Meio Ambiente, em São Paulo. Cita datas referentes ao tema. Destaca a preocupação acerca da preservação das florestas. Informa que São Paulo sediou o C-40, evento bianual que visa criar a cooperação acerca da redução da emissão de gases do efeito estufa. Relata que a Câmara de Vereadores de São Paulo aprovou projeto que prevê redução da emissão de gases poluentes ao meio ambiente. Destaca as metas que deverão ser cumpridas pela Prefeitura. Cita projetos de sua autoria que tratam do tema.

 

025 - CELSO GIGLIO

Assume a Presidência.

 

026 - FERNANDO CAPEZ

Pelo art. 82, destaca projeto, de sua autoria, aprovado nesta Casa, que impede a cobrança de cheque caução em hospitais particulares. Relata acidente doméstico que o levou ao hospital. Informa que, para obter atendimento, foi obrigado a preencher um cheque caução. Solicita ao Governador que sancione seu projeto.

 

027 - LUIZ CLAUDIO MARCOLINO

Para comunicação, destaca investimentos do Governo Federal na cidade de Votuporanga.

 

028 - ISAC REIS

Pelo art. 82, faz menção a contribuições do ex-Ministro Antonio Palocci para a economia nacional. Afirma que os ataques da oposição à autoridade visavam atingir a Presidente Dilma Rousseff. Responde acusações feitas contra administrações do PT. Tece críticas ao PSDB.

 

029 - JOSÉ BITTENCOURT

Pelo art. 82, cita Projeto de lei, de sua autoria, que visa à criação da "Justiça de Paz" no Estado de São Paulo. Afirma que, se sancionada, a matéria trará mais celeridade ao Judiciário Estadual. Solicita maiores investimentos ao Tribunal de Justiça.

 

030 - JOOJI HATO

Pelo art. 82, comenta caso de psicanalista, assaltada e baleada por possuir um relógio da marca Rolex. Informa que o assaltante foi morto após confronto com a polícia. Pede pela adoção de política de tolerância zero contra a violência no Estado de São Paulo.

 

031 - ED THOMAS

Pelo art. 82, menciona projeto, de sua autoria, que estende a criação da "Casa Abrigo" ao Interior do Estado de São Paulo. Explica o funcionamento da instituição. Lamenta o aumento de casos de violência doméstica.

 

ORDEM DO DIA

032 - Presidente CELSO GIGLIO

Coloca em votação e declara aprovado o Requerimento nº 931/11, da Deputada Telma de Souza, no qual propõe a criação de comissão de representação, com a finalidade de participar do 1º Seminário Internacional da Procuradoria Especial da Mulher, dia 16/06, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Coloca em votação e declara sem debate aprovados os seguintes requerimentos de urgência: do Deputado Campos Machado, ao PL 332/09; do Deputado Orlando Morando, aos PLs 731/10 e 396/11; da Mesa Diretora, ao PR 24/11; e do Deputado Alex Manente ao PL 631/04. Convoca para hoje, reunião extraordinária da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, às 17 horas e 20 minutos; e reuniões conjuntas das Comissões de Constituição, Justiça e Redação, de Finanças, Orçamento e Planejamento, e de Assuntos Desportivos, às 17 horas e 25 minutos; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e de Finanças, Orçamento e Planejamento, às 17 horas e 30 minutos.

 

033 - CARLÃO PIGNATARI

Solicita a suspensão dos trabalhos por 20 minutos, com anuência das lideranças.

 

034 - Presidente CELSO GIGLIO

Defere o pedido e suspende a sessão às 17h16min.

 

035 - JOOJI HATO

Assume a Presidência e reabre a sessão às 17h51min. Convoca sessão extraordinária, a realizar-se hoje, com início 10 minutos após o término da presente sessão.

 

036 - MAURO BRAGATO

Solicita o levantamento da sessão, com anuência das lideranças.

 

037 - Presidente JOOJI HATO

Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 09/06, à hora regimental, com ordem do dia. Lembra-os da realização de sessão extraordinária, às 19 horas de hoje. Levanta a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Jooji Hato.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Convido o Sr. Deputado Luiz Cláudio Marcolino para, como 1º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da matéria do Expediente.

 

O SR. 1º SECRETÁRIO - LUIZ CLAUDIO MARCOLINO - PT - Procede à leitura da matéria do Expediente, publicada separadamente da sessão.

 

* * *

 

- Passa-se ao

 

PEQUENO EXPEDIENTE

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Sras. Deputadas e Srs. Deputados, esta Presidência deseja as boas vindas aos alunos da Unesp - Universidade Júlio de Mesquita Filho, da cidade de Araraquara - São Paulo, interior, acompanhados pelo responsável, Professor Diego José Pontes Lucas. (Palmas.)

Sras. Deputadas e Srs. Deputados, esta Presidência convoca V. Exas., nos termos do Art. 18, inciso I, letra “r”, da XIII Consolidação do Regimento Interno, para uma Sessão Solene a realizar-se no dia 27 de junho, de 2011, às 20 horas, com a finalidade de comemorar os 80 anos da Rádio Record, São Paulo.

Sras. Deputadas e Srs. Deputados, esta Presidência, atendendo solicitação do nobre Deputado Olímpio Gomes, convoca V. Exas., nos termos do Art. 18, inciso I, letra “r”, da XIII Consolidação do Regimento Interno, para uma Sessão Solene a realizar-se no dia 09 de julho, de 2011, às 12 horas, com a finalidade de comemorar o 79º Aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932.

Srs. Deputados, tem a palavra o primeiro orador inscrito, o nobre Deputado Luiz Claudio Marcolino.

 

O SR. LUIZ CLAUDIO MARCOLINO - PT - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, telespectadores da TV Assembleia, público presente nas galerias do plenário, funcionários, hoje, tivemos mais uma reunião com o Dersa e o Dnit para tratar sobre o Rodoanel Trecho Norte, com a perspectiva de reduzir o impacto ambiental e social nesse trecho.

Teremos também algumas reuniões com a população para discutir a alteração do traçado do Trecho Norte com o objetivo de minimizar esses impactos.

No próximo dia 13, de junho, teremos uma reunião às 18 horas, no Jardim Pedra Branca e no Jardim Tremembé; uma audiência pública na região da Parada de Taipas, às 10 horas e 30 minutos, e no Jardim Paraná, às 14 horas no dia 17 de junho; no dia 21, no Jardim Peri, Inajá de Souza e Brasilândia, uma audiência pública às 18 horas; e no dia 30 de junho, em São Paulo, às 18 horas, no Jardim Corisco, Vila Rica e Três Cruzes, fechando as audiências públicas para discutir a alteração do Rodoanel Trecho Norte.

Tivemos uma reunião ontem, em Guarulhos, na Vila União e no próximo dia 09, teremos outra também em Guarulhos, na área do Veloso; no dia 14, no Bairro Veiga, Bananal e Munira; no dia 27, em Lavras, Bambi e Bom Sucesso, às 18 horas e no dia 28, no Cabuçu, às 18 horas. Essas são as datas das reuniões com a população da região Norte de São Paulo e de Guarulhos, para que possamos discutir a alteração do traçado do Rodoanel Trecho Norte.

Na reunião de hoje do Dersa e do Dnit, ficou acertado que inicialmente será feito o processo de cadastramento das famílias. Amanhã, às 10 horas, será assinado um convênio entre o Dersa e a CDHU, para a compra de outros terrenos e do início da construção das obras. A construção das moradias no Rodoanel Trecho Norte será feita a partir do desembolso do Governo Federal, pelo Dnit, porque as obras para desapropriação dos terrenos da região, será feita pelo Dersa, e a construção será feita a partir de recursos que serão liberados pelo Dnit, que já estão no Orçamento do Governo Federal para o ano de 2011. E com esses recursos, serão feitas as construções das residências na região do Trecho Norte.

Já estamos com as datas marcadas para São Paulo e Guarulhos. E hoje, na reunião com o Dersa, acertamos algumas visitas técnicas. Na sexta-feira será feita uma visita técnica entre a Dersa e a Assembleia Legislativa. Tivemos presente nessa reunião o Deputado José Zico Prado, e também a assessoria do Deputado Alencar, de Guarulhos, eu estive presente e marcamos três visitas técnicas com o Dersa juntamente com a população, para a apresentação de propostas.

Na sexta-feira será feita uma visita técnica na Pedra Branca, no Tremembé, a partir das 8 horas e 30 minutos da manhã.

Na próxima segunda-feira, às 8 horas e 30 minutos, da manhã, vamos fazer um visita técnica nas regiões de Taipas, Jardim Paraná, Peri e Inajar de Souza.

Também, no dia 20, às 8 horas e 30 minutos, da manhã, temos uma visita técnica no Corisco, também na região de Sezefredo Fagundes, com os deputados estaduais e Dersa, para prepararmos audiências públicas na região Norte de São Paulo, como na região de Guarulhos, para que não aconteça o que aconteceu no trecho Sul do Rodoanel e no trecho Oeste.

Temos ainda, na região da zona Leste de São Paulo, muitas famílias que estão sem moradia em virtude da construção do trecho da Zona Leste de São Paulo. Muitas famílias foram desapropriadas e até hoje não elas têm um local para morar.

Nós conseguimos, numa reunião entre a Dersa, o Dnit e agora com a Prefeitura de São Paulo, mudar o formato de discussões que vinha sendo até então a partir de uma audiência pública feita na Assembleia Legislativa e agora teremos visitas técnicas e audiência pública com a população.

Já tem recurso do Governo Federal para a construção das residências na Cidade de São Paulo e na Cidade de Guarulhos.

Eu encerro a minha fala dizendo que, com isso, muda um pouco o formato do que foi o trecho Oeste do Rodoanel, que foi no trecho Sul do Rodoanel, e lá conseguimos, a partir de agora, ter uma intervenção efetiva. O Poder Legislativo acompanhando efetivamente todo o processo do Rodoanel do trecho Norte, desde seu debate até a construção desse trecho importante para a população da zona Norte de São Paulo e também da região de Guarulhos. Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Tem a palavra o nobre Deputado Alencar Santana. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Itamar Borges. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado José Zico Prado. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Vitor Sapienza. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Welson Gasparini.

 

O SR. WELSON GASPARINI - PSDB - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados:

Gostaria de aproveitar este instante na tribuna para novamente fazer uma denúncia sobre a questão dos preços dos remédios no mercado varejista de Ribeirão Preto. E é uma tristeza!  Eu já tinha verificado, através dos jornais, noticiário sobre pesquisa feita pelo Procon encontrando diferenças de até 300 por cento nos preços dos medicamentos.

Como é possível isso? É lógico o direito da  iniciativa privada ter uma margem de lucro nas suas atividades; acima, porém, de um porcentual razoável transforma-se num crime contra  a economia popular.

Eu fiquei tão revoltado com isso que resolvi fazer uma pesquisa própria e tenho, em minhas mãos, 15 consultas feitas formalmente no comércio de remédios aqui na cidade de São Paulo e constatamos grandes diferenças. Num só remédio, o preço variou 156 por cento. Num remédio de 20 miligramas e 30 comprimidos o preço, numa farmácia, era de 219 reais. Calcule quem ganha um salário mínimo se tiver de comprar um remédio desse.

Mas é aqui que vem a constatação: noutra farmácia uma diferença de mais de 156 por cento. O mais grave, é o mesmo remédio, genérico, ser vendido a 71 reais e 30 centavos, enquanto o original custa 219 reais.  É o mesmo remédio, com o mesmo princípio ativo, porém genérico.

Aqui eu pergunto: por que não termos maior variedade de remédios genéricos na praça? Esse apelo eu quero fazer ao Governo de São Paulo, onde temos a Fundação do Remédio Popular. Acho importante a  Furp comece a agir intensificando sua produção  de genéricos.  

A “Folha de S.Paulo” noticia, no seu painel, a posse do sanitarista Moisés Goldbaum, ex-secretário da Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, no comando da Fundação para o Remédio Popular - Furp - órgão do Governo Paulista. A sua tarefa inicial - diz a notícia - é conceber uma Parceria Público-Privada para ampliar a lista de medicamentos de última geração ofertados hoje pela instituição.

Eu acho importantes essas Parcerias Público-Privadas porque somam recursos que podem proteger o cidadão dos absurdos praticados por empresas privadas cobrando até 300% de diferença na venda dos seus remédios. Se os remédios genéricos podem ser vendidos por um preço muito mais baixo, por que não estamos fabricando em maior escala todos os remédios genéricos são solicitados?

É a pergunta que eu faço.

Ainda hoje, na nossa Comissão de Ciência e Tecnologia, vou sugerir aos membros dessa Comissão para convidarmos os diretores da Furp para conhecermos mais profundamente o seu funcionamento. Quem sabe eles poderão nos dizer o porquê dessa diferença assombrosa nos preços dos remédios. É preciso, insisto, um paradeiro nisso porque é um crime contra a economia popular. O Procon, que faz as pesquisas, tinha de tomar alguns procedimentos em favor do consumidor.

Quando alguém enfia a mão no bolso de um seu próximo, é furto. Ora, se alguém vende um remédio 300% mais caro, ele também está enfiando a mão no bolso das pessoas e tem de ser punido.”

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Tem a palavra o nobre Deputado Olímpio Gomes.

 

O SR. OLÍMPIO GOMES - PDT - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, funcionários da Casa, telespectadores da TV Assembleia, em primeiro lugar, gostaria de agradecer o empenho do Deputado Adriano Diogo que acabou conseguindo uma audiência com o Procurador Geral do Estado, Dr. Olival. Também, com o Deputado Carlos Giannazi e juntamente comigo, levamos à Procuradoria o soldado Rogério Weiers, soldado que disponibilizou na Internet, no You Tube, um vídeo dizendo que estava prestes a perder a sua casa, uma casa muito humilde, simples, em decorrência de ele ter sido responsabilizado por um acidente com a viatura da Polícia Militar quando foi motorista em 99.

Quero agradecer realmente a esses dois Parlamentares Adriano Diogo e Carlos Giannazi, que nos acompanharam à Procuradoria. Tivemos uma reunião madura, proveitosa onde o Dr. Olival, Procurador Geral do Estado, colocou o Sub-Procurador Geral do Estado para acompanhar pessoalmente a questão de recálculo de valores, da possibilidade da ampliação do prazo para que o policial tenha condições de arcar com a responsabilidade que a Justiça já lhe atribuiu, de forma que ele possa cumprir em 60 ou 120 vezes. Portanto, a Assembleia Legislativa se posicionou à altura do que a população espera ao fazer a devida proteção a este policial militar. Tenho certeza de que os valores serão revistos.

O conserto da viatura ficou em nove mil reais e o Estado está cobrando 500% de reajuste em cima desse valor quando nesse período de 10 anos o policial não teve 1% de reajuste salarial. Fica aqui o registro do meu eterno agradecimento a estes parlamentares.

Quero deixar um recado ao Governo e à família policial: na próxima segunda-feira, às 15 horas, a família policial militar, as associações e amigos da Polícia Militar estarão promovendo um ato de desagravo, na Praça da Sé, aos bombeiros militares do Rio de Janeiro e pela aprovação da PEC 300. O Governo continua sem cumprir a lei de enviar projeto a esta Casa para revisão de salário. Por enquanto está na conversa sem fundamentação do Governador quanto ao respaldo da Fazenda ao projeto do comandante da PM.

Queremos que aconteça aqui em São Paulo o que está ocorrendo no Rio de Janeiro. A propósito, as matérias de jornais dão conta da possibilidade de a Polícia Militar, que lá é uma organização independente do Corpo de Bombeiros, aderir ao movimento salarial feito pelos bombeiros.

Finalizando minha participação quero manifestar minha preocupação em relação a custos e gastos da Assembleia Legislativa, que entendo deva dar o exemplo à sociedade. Não estou ainda questionando a forma e, sim, os valores de um contrato da Assembleia Legislativa cujo objeto é a ‘contratação de empresa técnica especializada para prestação de serviços de digitalização de arquivos, acervo e Cedoc da TV Assembleia, sob o regime de empreitada por preço unitário’. O contrato é de junho de 2010.

Para digitalizar o acervo da TV Assembleia o valor da implantação é de 750 mil. O valor estimado para a execução do objeto da presente licitação referente ao custo de pessoal é de dois milhões e 400 mil. O custo de locação de equipamentos é de quatro milhões e 450 mil reais. A hora digitalizada é de 171 reais e 25 centavos. Este contrato simplesmente soma sete milhões e 600 mil reais. A empresa vencedora do contrato foi a Rental Cine Locação de Bens e Móveis representado pelo seu Diretor Giovane Favieri.

Vou fazer um Requerimento de Informação pedindo maiores detalhes deste contrato. São sete milhões e 600 mil reais para digitalização de acervo e arquivo da TV Assembleia.

Para que fique registrado e seja de conhecimento das Sras. Deputadas, dos Srs. Deputados e da população passo a ler a Ata do Pregão:

“Ata referente ao processo RGE n° 1692/10 (pregão presencial N036/2010)

Ata da Sessão Pública

Pregão n° 036/10

Processo: 1692/10

Objeto: contratação de empresa técnica e especializada para prestação de serviços de digitalização de arquivos, acervo e Cedoc da TV Alesp, sob o regime de empreitada por preço unitário.

Preâmbulo

Ata da Sexagésima Sétima Reunião Ordinária do Pregoeiro e Equipe de Apoio Técnico. No dia 16 de Setembro de 2010, às catorze horas, reuniram-se o Pregoeiro, Senhor Fernando Marques Rebelo, e a Equipe de Apoio, Senhores Antonio Rudnei Denardi, Luís Henrique Simão Godeghesi, Maria de Fátima Rodrigues Alves Duarte, Maria Esther Miwa Neves, Maria Luiza Paixão Paranhos e Tatiana Maria Ometto Casale para a Sessão Pública do Pregão em epígrafe.

Reaberta a sessão, com a presença do Sr. Claudinei Eufrásio Barbosa, representante legal da empresa América Produções e Eventos Ltda., Sr. Gibvane Favieri, representante legal da empresa Rental Cine Locação de Bens Móveis Ltda. e Sr. José Carlos Silva Júnior, representante legal da empresa Luaxe Produções, Promoções Comerciais e Eventos Ltda-ME, o Sr. Pregoeiro informou aos representantes presentes que, após análise técnica da unidade solicitante, conforme doc. de fls. 551/553, foi verificado que as propostas das empresas América e Luaxe não atenderam as especificações técnicas do edital pelos motivos constantes nos referidos documentos, estando, portanto, desclassificadas. Em seguida, restando apenas uma empresa classificada, passou a negociar o valor ofertado, considerando o valor global da proposta, da seguinte forma:

Item: 001.00 Encerrado

Fase : Propostas

Luaxe     Produções,     Promoções     Comerciais     ***     ***     14:30:07 Desclassificado

América Produções e Eventos Ltda. *** *** 14:30:02 Desclassificado

Rental Cine Locação de Ben 8.960.000,0000 0,00% 14:28:04 Selecionada

Fase : Negociação

Rental Cine Locação de Ben 7.920.000,0000 0,00% 14:45:39

Rental Cine Locação de Ben 7.720.000,0000 0,00% 14:45:59

Rental Cine Locação de Ben 7.600.000,0000 0,00% 14:46:48

Rental Cine Locação de Ben 7.600.000,0000 0,00% 15:09:30 Vencedor

Enfim, o Pregoeiro considerou que o preço obtido, abaixo especificado, é aceitável por ser compatível com os preços praticados pelo mercado, conforme apurado no processo de licitação e confirmado na nova estimativa de preços realizada pelo Serviço de Compras, às fls. 539/550.

Habilitação

Aberto o 2° Envelope do Licitante que apresentou a melhor proposta e analisados os documentos de habilitação, inclusive o atestado de capacitação técnica pelo diretor da unidade solicitante, Sr. Antonio Rudnei Denardi, foi verificado o atendimento dos requisitos estabelecidos no Edital.

Os documentos de habilitação examinados e as propostas dos credenciados foram rubricados pelo Pregoeiro e pelos membros da Equipe de Apoio e colocados à disposição dos Licitantes para exame e rubrica.

Resultado

A vista da habilitação, foi declarado:

001.00 Rental Cine Locação de Bens Móveis 7.600.000,0000 Vencedor

Adjudicação

Ato contínuo, consultados, os Licitantes declinaram do direito de interpor recurso e o Pregoeiro adjudicou o objeto deste Pregão à empresa Rental Cine Locação de Bens Móveis Ltda.

Encerramento

Os Licitantes foram informados que os Envelopes-Documentação não abertos ficarão à disposição para retirada após a contratação.

Nada mais havendo a tratar, foi encerrada a sessão, cuja ata vai assinada pelo Pregoeiro, pelos membros da Equipe de Apoio e representantes dos licitantes relacionados.

Ocorrências na Sessão Pública

Ocorrências do pregão.

A licitante vencedora indicou os valores unitários, em razão do lance vencedor, da seguinte forma:

I) O valor da implantação é de R$ 750.000,00 (setecentos e cinquenta mil reais);

II) O valor total estimado para a execução dos serviços objeto da presente licitação referente ao custo com pessoal é de até R$ 2.400.000,00 (dois milhões e quatrocentos mil reais), e ao custo com locação de equipamentos é de até R$ 4.450.000,00 (quatro milhões, quatrocentos e cinquenta mil reais);

III) O valor da hora digitalizada, considerando apenas os custos com pessoal e locação de equipamentos, é de R$ 171,25 (cento e setenta e um reais e vinte e cinco centavos).

Assinam:

Representante(s) da(s) empresa(s) Pregoeiro e a Equipe de Apoio

Claudinei Eufrasio Barbosa - America Produções e Eventos Ltda.

Giovane Favieri - Rental Cine Locação de Bens Móveis Ltda - EPP

José Carlos Silva Júnior - Luaxe Produções, Promoções Comerciais e Eventos Ltda - ME

Fernando Marques Rebelo Pregoeiro

Antonio Rudnei Denardi

Maria de Fátima Rodrigues Alves Duarte

Maria Esther Miwa Neves

Maria Luiza Paixão Paranhjos

Tatiana Maria Ometto Casale

Luís Henrique Simão Godeghesi

 

O SR. EDINHO SILVA - PT - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, quero saudar e registrar a presença dos alunos da Unesp de Araraquara, onde orgulho-me de ter feito minha graduação e ter ali criado as bases para que hoje eu estivesse nesta Casa, além de ter sido vereador e prefeito por oito anos.

Saúdo os alunos do curso de Administração Pública da Unesp de Araraquara que visitam a nossa Casa no dia de hoje.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Esta Presidência mais uma vez saúda os alunos da linda Cidade de Araraquara Morada do Sol. (Palmas.)

Tem a palavra o nobre Deputado Adilson Rossi. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Carlão Pignatari. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado André Soares. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado José Bittencourt. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Edson Ferrarini. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Simão Pedro. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Carlos Giannazi. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Enio Tatto. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Antonio Salim Curiati. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Carlos Bezerra. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Fernando Capez. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Antonio Mentor. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado João Antonio. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Dilmo dos Santos. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Rui Falcão. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Carlos José Cândido.

 

O SR. JOSÉ CÂNDIDO - PT - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, telespectador da TV Assembleia, a minha participação na tribuna é para parabenizar uma cidade da região metropolitana que conheço bem.

Hoje, 8 de junho, a Cidade de Arujá comemora 159 anos de fundação e 52 anos de emancipação política e administrativa.

Arujá, também conhecida como Cidade Natureza, é administrada pelo meu amigo Prefeito Abel Larini, que cumpre o terceiro mandato. Ali, a natureza ainda resiste apesar de alguns condomínios de luxo construídos no meio da mata com loteamentos irregulares. É uma cidade próxima de Guarulhos e que tem mostrado o seu prestígio. Como toda cidade, existem alguns problemas, como um loteamento irregular. Vários prefeitos da região se empenharam para a solução do problema, sem muito sucesso e torço para que o Prefeito Abel Larini consiga amenizar ou resolver de vez o que ocorre em Rodrigo Barreto. No mais a Cidade de Arujá, que tem o slogan de Cidade Natureza, está de parabéns. Trata-se de uma cidade cujos moradores têm uma vida saudável e já tem praticamente toda infraestrutura necessária. Parabéns, Arujá, parabéns, Prefeito Abel Larini nesse aniversário de 52 anos de emancipação política. Esse é o jornal da cidade no qual há uma matéria parabenizando a cidade e, ao mesmo tempo, contando um pouco da sua história. Parabéns, povo de Arujá.

Aproveito esta oportunidade para dizer que ouvi há pouco o depoimento do nobre Deputado Major Olimpio e concordo plenamente que seja feito um requerimento para esclarecer esses valores. Não sou técnico, não domino esse assunto, mas tenho certeza de que está exagerado e é bom exercermos nosso papel de fiscalizadores. Parabéns, Deputado Olimpio Gomes, que quer fiscalizar e dar transparência a esta Casa.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Tem a palavra o nobre Deputado Edinho Silva, grande prefeito de Araraquara, a morada do sol, e que recebeu os alunos no dia de nesta Casa. Parabéns, prefeito.

 

O SR. EDINHO SILVA - PT - Obrigado, Sr. Presidente. Srs. Deputados, Sras. Deputadas, público que nos assiste em sua residência. Quero utilizar este tempo para registrar, primeiro, um fato que, penso, resulta numa perda para a política brasileira, e que mais uma vez coloca uma pauta urgente para o país. Refiro-me à saída do ministro Antônio Palocci, da Casa Civil, mesmo tendo o Procurador Geral da República dito que nada de ilegal existia em seus atos.

Esse fato mostra a necessidade de lutarmos pela Reforma Política, para que possamos efetivamente estabelecer na legislação aquilo que pode e que não pode ser exercido como atividade profissional por aqueles que ocupam ou foram indicados para ocupar cargos públicos e representativos.

Registro também a nossa alegria por mais uma vez a mulher ser valorizada. A senadora Gleisi Hoffmann foi escolhida para ser a nova Ministra Chefe da Casa Civil. O Brasil já quebrou paradigmas ao eleger pela primeira vez na sua história uma mulher para presidir a nossa nação. E, mais uma vez, o papel, a história, as lutas das mulheres brasileiras têm um reconhecimento com uma mulher ocupando o Ministério mais importante da Esplanada. Ou seja, temos hoje uma mulher presidindo o Brasil e outra exercendo a função fundamental de Ministra Chefe da Casa Civil.

Quero aqui dar os parabéns à senadora Gleisi Hoffmann, mulher que construiu sua história com muita determinação. É uma construtora do Partido dos Trabalhadores e até recentemente era presidente estadual do PT do Paraná, foi secretária de Estado do Mato Grosso do Sul e diretora da Itaipu.

Portanto, Sr. Presidente e Srs. Deputados, não tenho nenhuma duvida, aqueles que conhecem a trajetória da Ministra que será empossada daqui a pouco não se surpreenderam com a escolha da presidente Dilma. Quero registrar nos anais desta Casa que a partir de agora o Brasil vai conhecer um dos maiores quadros construídos ao longo da nossa história. O Brasil não só vai conhecer uma mulher gestora, de pulso firme, uma mulher determinada, mas também uma mulher com muita sensibilidade, com muita capacidade de ponderação e de aglutinação.

Teremos um quadro político de primeira grandeza para ajudar a presidente Dilma Rousseff a construir o projeto iniciado no governo do presidente Lula e que garante ao Brasil capacidade de gerar e distribuir riqueza, de fazer com que seja referência para a América do Sul e América Latina e fundamental na construção de uma nova geografia política mundial.

Assim, Sr. Presidente, liderados pela presidente Dilma Rousseff, e agora pela Ministra Chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, teremos continuidade e avanços de um projeto que o povo brasileiro escolheu e hoje é referência para o mundo.

Parabéns, Presidente Dilma Rousseff, pela escolha. Parabéns, senadora, parabéns todas as mulheres brasileiras que, efetivamente, mostram que podem ocupar qualquer cargo, qualquer função, superando a máxima de que por trás de um grande homem sempre tem uma grande mulher. Isso é um equívoco, pois as mulheres estão liderando a construção da Nação brasileira. Muito obrigado, Sr. Presidente, senhores e senhoras deputadas.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Tem a palavra o nobre Deputado Donisete Braga. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Geraldo Vinholi. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Marco Aurélio.

 

O SR. MARCO AURÉLIO - PT - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente Jooji Hato, Srs. Deputados, público que nos assiste, telespectadores da TV Assembleia, na última sexta-feira ocorreu no Vale do Paraíba o evento denominado “Governo Presente” feito pelo governador de São Paulo em algumas regiões. Ele vai com seu secretariado e atende prefeitos, vereadores, a comunidade, e anuncia obras para a região.

Pensei em ocupar esta tribuna, não fazer críticas injustas, mas fundamentadas. Procurei o jornal da região, que não tem nenhum vínculo com partido de esquerda, e que fez uma ampla cobertura do evento ocorrido em São José dos Campos na sexta-feira passada. No entanto, esse mesmo jornal traz no seu editorial um artigo com o título “Uma Brastemp?” que diz o seguinte: “Governo itinerante termina com a sensação de que era possível mais. Parte do pacote do estado, que foi anunciado na última sexta-feira, na verdade requentou o projeto já existente, principalmente na área de saneamento. E na área de transportes a boa notícia virou uma notícia ruim; as obras de duplicação da rodovia dos Tamoios, que deveriam começar ainda este ano, segundo havia dito anteriormente o próprio Governador Geraldo Alckmin, acabaram sendo roladas para 2012. tudo bem que o avanço no calendário é pequeno; elas vão começar em 02 de janeiro, segundo o próprio Alckmin. Mas a virada do calendário é simbólica. Mais uma vez o estado não cumpre seus próprios prazos de uma obra prometida desde 1995, e que atravessou diversos governos do PSDB. Feitas as contas, o governo itinerante cumpriu sua proposta política de atrair a atenção da região, mas deixa a sensação de que era possível mais: mais que palavras e mais que promessas”.

Na oportunidade o Secretário de Segurança também esteve presente, e no dia 07 de junho foi publicado mais um editorial chamando o estado de míope, e diz o seguinte: “Apesar de o Vale do Paraíba ter registrado 126 homicídios de janeiro a abril desse ano, ser líder no ranking oficial de crimes elaborados pela Secretaria de Segurança Pública, a visão desses números a partir da cúpula do governo é diferente da percepção que a população tem”. Diz que não considera a nossa região com problemas de violência. Vem o editorial: “E a onda de homicídios registrados em Taubaté nos primeiros meses do ano? Pela visão do Secretário de segurança deve ser ilusão de ótica. E as mortes violentas em outras cidades como São José e Jacareí? Nova ilusão de ótica. E a sensação de insegurança em muitos bairros da cidade? Ilusão de ótica. Os mais de 30 caixas eletrônicos explodidos nas cidades da região neste ano? Outro caso de ilusão de ótica. Os casos de saidinhas de banco, alguns terminando com as vítimas mortas? Outra ilusão de ótica. Para chamar atenção do estado, será que os mortos têm que ser recolhidos por uma retroescavadeira? Será melhor que todas as autoridades responsáveis pela segurança do estado comecem a ler as suas próprias estatísticas. Portanto, opiniões do governo diferentes das estatísticas do próprio governo”.

Fiz questão de citar esses dois editoriais porque não são de jornal do PT, folheto da esquerda ou da oposição. São manifestações feitas pela imprensa regional do Vale do Paraíba.

Quero registrar que na mesma sexta-feira estive com o Secretário do Meio Ambiente, Bruno Covas, conversando sobre o problema do píer Saco da Ribeira, em Ubatuba. Até o dia de hoje a manutenção dos barcos ainda não pode ser feita naquele píer. Pedimos que o governo do estado agilize as ações necessárias para regularizar e deixar o píer em condições de atuação porque isso afeta diretamente a economia do município de Ubatuba e a vida dos trabalhadores daquela cidade. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Tem a palavra a nobre Deputada Maria Lúcia Amary. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Marcos Martins, pelo tempo regimental de cinco minutos.

 

O SR. MARCOS MARTINS - PT - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Srs. Deputados e Sras. Deputadas, telespectadores da TV Alesp, aqueles que nos acompanham pelo serviço de alto-falantes da Casa, ontem tivemos duas reuniões da Comissão de Saúde. Uma específica para eleger a vice-presidente, Deputada Analice Fernandes, e outra reunião para receber o Secretário de Saúde, Dr. Giovanni Guido. De acordo com a legislação todos os secretários têm obrigação de comparecer na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo três vezes ao ano.

O Secretário da Saúde veio a esta Casa para falar dos seus planos de ação em uma reunião que contou com a presença de praticamente todos os membros da comissão. Durante duas horas o secretário discorreu sobre seus projetos na área da Saúde e houve a contribuição dos deputados. Tivemos uma boa impressão do secretário, percebemos que ele manifestou seriedade como conhecedor e técnico da área da Saúde. Ele falou da descentralização do atendimento da Saúde, da regionalização, e isso me deixou animado porque temos uma demanda da região de Osasco, que é um centro de tratamento de câncer.

Há aproximadamente um ano fomos ao Palácio dos Bandeirantes levar um abaixo-assinado com mais de 50 mil assinaturas. Estivemos com o secretário à época, Dr. Barradas, para fazer essa demanda. Agora, passamos a mesma documentação ao atual secretário, que manifestou interesse em levar esse serviço para nossa região porque não há esse serviço em nenhuma dessas cidades: Osasco, Carapicuíba, Barueri, Itapevi, Jandira, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, Taboão da Serra, São Lourenço da Serra, Itapecerica. Ele relatou a preocupação sobre a distância para fazer as sessões de radio e quimioterapia, problema que já tratamos dessa tribuna, inclusive hemodiálise. Precisamos de uma solução porque o trânsito é caótico, não anda, temos um transporte coletivo precário, mais de 200 km de congestionamentos diários, e não é aceitável as pessoas terem de se locomover de forma precária e em estado de fragilidade, antes e depois desses tratamentos.

Ficamos contentes e lamentamos porque mais uma vez tivemos um apagão da Eletropaulo. Tivemos de interromper a reunião por duas vezes e terminá-la no escuro. Inclusive gostaria de saber as condições de funcionamento do gerador comprado por esta Casa. Quero lamentar e dizer que valeria a pena novamente convidar os técnicos da Eletropaulo para prestar esclarecimentos sobre o ocorrido. Não foi só aqui. Em vários lugares tivemos falta de fornecimento de energia elétrica que perduram até hoje. São 10, 12 horas sem energia elétrica. Sugiro que seja feito um convite aos técnicos da Eletropaulo para prestarem esclarecimentos.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - É regimental o pedido de Vossa Excelência.

Tem a palavra o nobre Deputado Pedro Tobias. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Roberto Massafera. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Ary Fossen. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado João Caramez. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Roberto Morais. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Rodrigo Moraes. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Celso Giglio. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Luis Carlos Gondim.

 

O SR. LUIS CARLOS GONDIM - PPS - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, telespectadores da TV Assembleia, público presente, uso a palavra, hoje, para fazer um pronunciamento sobre o nosso Governo, o Governo de Geraldo Alckmin.

Fomos a Santa Branca, São José dos Campos e ao Vale Histórico em Queluz e vimos que a população está conseguindo falar com o Governador. Isso é muito importante porque nós, Deputados, temos dificuldade de falar com o Governador, mas ele está visitando todas as regiões, microrregiões do Estado para fazer um governo presente.

Em Queluz, comerciantes, donos de pousada, alguns empresários, alguns agricultores levaram ao Governador e aos Secretários presentes problemas seriíssimos. Um deles, a falta de funcionários na Casa da Agricultura em todo o Estado de São Paulo. Entendo que se deva fazer um convênio com os municípios, ou que se contratem agricultores para prestar serviço nos municípios. Para se conseguir uma guia de transporte de animais, às vezes se caminha 40, 50, 100 quilômetros para pegá-la em outro município, por falta de agrônomo, por falta de técnico na Casa do Agricultor. Este Deputado e o Deputado Samuel Moreira estávamos ao lado do Governador e pudemos ouvir reivindicações sobre as estradas vicinais no Vale Histórico. Sabemos do problema que há em Cunha, em Areias, em São José do Barreiro, Bananal, Arapeí, Queluz, e o Governador ouviu de donos de pousada que as pousadas nem sempre têm hóspedes suficientes devido à dificuldade de acesso, às vezes estradas até interditadas. Falaram também sobre um programa de incentivo à propaganda para que se faça no Vale Histórico turismo arquitetônico, turismo rural, ecoturismo.

O Governador lançou a criação da Estrada Parque, uma estrada arborizada, com faixa para ciclismo, espaço para ginástica, justamente na Rodovia dos Tropeiros. Excelente ideia para que possamos gozar do que temos de mais importante em São Paulo, no Brasil, justamente a beleza natural. E foi ideia de uma das pessoas do local.

Gostaria de pedir ao Secretário Márcio França que ajude a desenvolver, a ampliar o turismo religioso para o Vale do Paraíba: temos Aparecida, Guaratinguetá, com o Frei Galvão; temos a Canção Nova, e temos agora em Canas espaço para a renovação carismática. Pode-se fazer um turismo religioso adequado.

O Governador está ouvindo reclamações e sugestões. Agora, esperamos que ele comece a desenvolver, como é o caso da Rodovia dos Tamoios, comentada pelo orador que nos antecedeu. Queremos que essas ideias saiam do papel.

Então parabenizamos o Governo por estar presente nas pequenas localidades, através de um governo itinerante. Espero que as regiões continuem a se desenvolver, não só na área de Saúde, mas que consigam explorar a nossa beleza natural. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Tem a palavra o nobre Deputado Hamilton Pereira. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Analice Fernandes. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. ESTEVAM GALVÃO - DEM - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, telespectadores da TV Assembleia, nossos bons amigos, as Santas Casas são instituições filantrópicas que nascem, e nasceram já em quantidade aqui no Estado de São Paulo, como no Brasil.

São instituições que nasceram muito mais pela boa vontade dos moradores de uma cidade, dos homens de boa vontade e principalmente por médicos. Vejo a minha frente o médico Gondim, que é ginecologista, jovem ainda, e o médico Ulysses, deputado que conheço há pouco tempo, mas sei de sua trajetória bonita. Sei de histórias muito bonitas de gente falando que nasceu, ou sua prima nasceu das mãos do Dr. Ulysses. Não sei se na cidade do Deputado Ulysses tem uma Santa Casa. Ele diz que tem. Então o Deputado sabe muito bem do que estou falando. As Santas Casas nasceram para atender principalmente as mães, no momento do nascimento de seus filhos, só que as cidades foram crescendo, crescendo e crescendo. E as Santas Casas foram tendo dificuldades. Hoje nenhuma Santa Casa vive, ou sobrevive - embora o Governo do Estado dê uma ajuda -, com o ressarcimento do pagamento do SUS. O SUS é um sistema bom, mas o pagamento dos procedimentos é infinitamente aquém do que deveria ser. E as Santas Casas vão minguando.

É necessário e importante que as prefeituras ajudem, que os prefeitos ajudem, e isso acontece em todos os lugares. Há poucos dias nós assistimos também, aqui na Capital: a Santa Casa estava prestes a fechar. O Governo do Estado foi lá e socorreu com 10 milhões. E é assim que tem sido, e não pode ser de maneira diferente. A prefeitura tem que ajudar.

Em Suzano aconteceu diferente. Todos os prefeitos que por ali passaram ajudaram as Santas Casas. Fui prefeito de Suzano por quatro mandatos e sempre ajudei a Santa Casa. Outros prefeitos também ajudaram a Santa Casa. O atual prefeito fez diferente. Não sei se por ideologia, se por vaidade, não sei se por soberba, mas o prefeito usou o método de sufocação.

Ele foi não ajudando e foi sufocando, até que num determinado momento a Santa Casa estava morrendo, não tinha mais saída. O prefeito praticou a intervenção, tomou para si a Santa Casa. Ele usurpou, ele tomou da Irmandade. A Santa Casa não é mais da Irmandade. Aqueles homens de boa vontade, os médicos, que lutaram ideologicamente, com aquele carinho e amor pela cidade, tudo ficou sem valor nenhum. "Dá aqui para mim, que eu vou cuidar melhor, claro, que sou acima do bem e do mal", com a promessa de trabalhar melhor. "Fiquem tranquilos, que vamos trabalhar muito melhor".

Só que a Santa Casa deixou de existir. No momento em que ele praticou a intervenção, a Santa Casa deixou de existir. Tínhamos ali, então, um hospital municipal. Só que de uma forma ladina ele manteve a figura jurídica da Santa Casa, para receber ajudas, para receber repasses, para receber benesses.

Quando acontece um desatino, é a Santa Casa. Se a coisa vai bem, é a prefeitura. Mas esse não é o caso.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Srs. Deputados, esgotado o tempo destinado ao Pequeno Expediente, vamos passar ao Grande Expediente.

 

* * *

 

- Passa-se ao

 

GRANDE EXPEDIENTE

 

* * *

 

O SR. ESTEVAM GALVÃO - DEM - PELO ART. 82 - Sr. Presidente, quero concluir o meu pronunciamento.

Vejam bem no que deu. Seguem algumas manchetes de reportagens: Em 13 horas, quatro mortes de bebês. Mortes de bebês recém-nascidos já somam 17. Infecção generalizada mata bebês. Ministério Público abre inquérito para apurar mortes de bebês. Mãe denuncia falta de higiene na UTI. Prefeito e Secretário terão que explicar mortes à Promotoria. Prefeito se nega a falar sobre mortes. Santa Casa confunde meningite com sinusite. PS de Santa Casa soma 13 mortes de bebês em um mês.

O que estamos vivendo, na verdade, não é uma crise. O prefeito foi a um bairro para inaugurar um asfalto e disse que "não estamos vivendo uma crise, é uma crise motivada por política". Na verdade, não estamos vivendo uma crise, estamos vivendo uma tragédia em Suzano, e essa tragédia não é constatada por mim. É uma tragédia constatada pela imprensa, pela população, por 23 mães, que foram à Santa Casa para celebrar o nascimento de um filho, e voltaram sem os filhos nos braços.

Imaginem a situação de uma mãe. Já sou pai e avô. Minha mulher perdeu duas crianças e sei o quanto duro e difícil foi. Ela precisou de auxílio, de analista. Só que eu pude contratar. E essa gente pobre, simples, que vai celebrar o nascimento de um filho, volta sem o filho, e não tem a quem socorrer?

E o prefeito diz que não há crise, não há tragédia, não há nada, que está tudo normal. Ele desapareceu. Ninguém sabe onde anda.

Faço um apelo. Eu já poderia ter usado a tribuna para falar sobre o assunto. Não o fiz por uma questão de elegância e ética, porque temos aqui o pai do prefeito. Sei que o Deputado Gondim pediu, há dias, uma visita da Comissão de Saúde. Sei também que foi discutido e disseram lá que não vão aprovar isso já, cuidado com o Deputado Estevam, porque a coisa hoje está circunscrita à imprensa da região. Se mexerem com isso, a grande imprensa vai tomar conhecimento.

Não precisam se preocupar comigo. Sou um Deputado, além de amigo, companheiro, um homem ético. Sou um homem elegante nos meus atos e nas minhas atitudes. Hoje não há mais razão. A imprensa local já divulgou, o SPTV, até o Globo News.

A Santa Casa foi interditada, a UTI foi interditada. E o que é isso, é motivação política? Quem interditou foi o Estado? No Estado, a Vigilância também, mas foi o Conselho Regional de Medicina, foi o Coren - Conselho Regional das Enfermeiras, foi o Promotor público, foi o Juiz de Direito, ou seja, todos eles estão errados? Claro que não!

É importante, sim, que o Sr. prefeito venha explicar. Hoje vi nos jornais que o antigo provedor está entrando na Justiça, pedindo que a Santa Casa retorne para a irmandade. Venho apelar ao bom senso do prefeito e das autoridades municipais. Já que eles não têm competência, já que eles não sabem administrar uma UBS, um hospital, já que não têm condições, venham a público, peçam desculpas ao povo e digam: povo de Suzano, fiz uma intervenção, pretendia fazer o melhor, mas não tenho competência, não sei administrar, então venho publicamente, da mesma forma que pratiquei a intervenção, venho devolver a Santa Casa para a irmandade, para o povo de Suzano. Se não ía bem na época, pelo menos tragédia dessa natureza jamais tinha acontecido. Muito obrigado.

 

O SR. LUIS CARLOS GONDIM - PPS - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, denunciamos em plenário a morte das 19 crianças. Fizemos essa denúncia na Comissão de Saúde, que não tinha vice-presidente. Essa conduta tardia prejudicou a visita da Comissão de Saúde à Santa Casa. Seria bom analisarmos se realmente essa intervenção foi feita a pedido da promotoria ou não, conforme comunicado para nós. Precisamos verificar tudo o que está acontecendo na Santa Casa de Suzano, até para fazer uma emenda no Orçamento para ajudar. É diferente do que fizemos com a Santa Casa de São Paulo, que passava por momentos difíceis. Falamos no plenário e fomos ouvidos. Fomos ao Secretário Sidney Beraldo, ao Secretário de Saúde e, com ajuda do Ministro Padilha e do Secretário de Saúde do Município, foram liberados 11 milhões. Vossa Excelência sabe do compromisso que tivemos aqui, conversamos com vários médicos.

Precisamos fazer essa vistoria o mais rápido possível na Santa Casa de Suzano. A população está levando as crianças da UTI Neonatal para o Hospital de Ferraz de Vasconcelos, para Itaquera e para Mogi das Cruzes. Se o governo tiver de investir para comprar e manter aparelhos, temos essa obrigação, eu como médico e como deputado.

Sr. Presidente, V. Exa. também é médico, o Dr. Ulysses Mario Tassinari está presente, o Deputado Carlos Bezerra Junior. Precisamos visitar a Santa Casa de Suzano e verificar. A denúncia é muito grave, é mais séria do que se imagina. Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. MARCOS MARTINS - PT – PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, como sou Presidente da Comissão de Saúde, que foi mencionada, quero esclarecer que votamos somente o que é colocado em pauta. A primeira reunião da Comissão é específica para eleger o vice-presidente. Mesmo assim, tínhamos disposição para colocar em votação e aprovar. Só fazemos visitas com a aprovação dos membros da comissão. Todas as comissões são assim. As ações têm de ser aprovadas.

Quando o Deputado Luis Carlos Gondim chegou, a reunião já tinha terminado. Ele havia sido chamado para essa reunião, mas não conseguiu chegar. Então, não foi aprovado. Mas na última reunião que fizemos, antes de o Secretário começar a falar, aprovamos a visita.

Não sei onde o Deputado Estevam Galvão ouviu que era para deixar. Não ouvi ninguém falar que não era para votar agora, que era para deixar. Não vamos permitir que a Comissão se transforme em um palanque político de ninguém, nem em instrumento político de ninguém, principalmente no ano que vem, ano eleitoral. Teremos as cautelas e os cuidados com relação a isso.

Estamos tratando de vidas. O Deputado José Cândido não estava em plenário, agora está, certamente tem informações a respeito do que aconteceu. O próprio Deputado Luis Carlos Gondim falou que foi a promotoria que pediu a intervenção. Vamos fazer a visita no dia 17, vamos ouvir as duas partes.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Sr. Presidente, indico o nobre Deputado José Cândido para usar a palavra pelo Art. 82, em nome da Bancada do Partido dos Trabalhadores.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - É regimental. Tem a palavra o nobre Deputado José Cândido.

 

O SR. JOSÉ CÂNDIDO - PT – PELO ART. 82. - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, telespectadores da TV Assembleia, estou compadecido com os pais das crianças que vieram a óbito nos últimos dias na Santa Casa. Estou compadecido porque estão aproveitando para fazer politicagem em cima do sentimento das pessoas. A Santa Casa de Suzano sempre caminhou mal com a irmandade, conivente com empresários da saúde, a ponto de o Ministério Público pedir que o prefeito nomeasse um interventor para tirar a Santa Casa da UTI.

A pedido do Ministério Público, esse interventor renovou a intervenção porque encontrou fatos lastimáveis quanto à administração da irmandade. Essa intervenção foi prorrogada. Logo em seguida, a Cidade de Suzano entrou em um caos quando os dois hospitais particulares da cidade fecharam. Para que a situação não fosse de calamidade, um dos hospitais foi alugado pelo interventor com a conivência da prefeitura.

Mas vamos aos fatos da mortalidade na Santa Casa. Lamentavelmente, isso também aconteceu em Mogi das Cruzes e em várias cidades. Em algumas cidades, a causa é infecção, em outras é falta de aparelhamento, em outras é o excesso do número de casos de atendimento. O que aconteceu em Suzano foi justamente isso. Vejamos as quatro últimas mortes. A mãe de um dos bebês já estava com a bolsa sem líquido havia 11 dias. Um dos bebês nasceu com 850 gramas, outro nasceu com um pouco mais que isso. Ou seja, dois bebês nasceram com menos de um quilo. O quarto bebê era filho de uma adolescente usuária de drogas. É claro, Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, que essas fatalidades acontecem. A maioria dos 19 bebês nascidos desde o começo do ano foram casos semelhantes a esses. Se fizermos um levantamento no Estado de São Paulo, se fizermos um levantamento em geral, infelizmente encontraremos casos de mortalidade infantil, porque moramos num país onde ainda existem pessoas na miserabilidade, com muitas mulheres que não fazem o pré-natal.

Acho absurdo é que existe um jornaleco lá na cidade - que eu não posso provar nesta tribuna - que dá a impressão de que é pago para denegrir a imagem e a administração da Cidade de Suzano, que tem sido um exemplo para as cidades do Alto Tietê e para todo o Estado. Suzano tem 56 anos de emancipação política. Em um distrito, tinha duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nenhuma funcionando 24 horas. Hoje, a cidade está repleta de UBSs. Também não tinha o Programa Saúde da Família.

Fui pego de surpresa, mas amanhã terei a oportunidade de trazer informações sobre quem estava na administração passada e sobre quem está na administração atual nesses quase sete anos, para provar por “a” mais “b” que a cidade mudou nas áreas da Saúde, da Educação, etc.

Agradeço ao nobre Líder, Deputado Enio Tatto, que me deu a oportunidade de falar de um fato que está sendo transformado em politicagem. Fico triste com isso, Deputado Estevam Galvão. Houve intervenção em várias Santas Casas e, até hoje, esta é a primeira vez uma intervenção chega a esta Casa de Leis para ser discutida.

Sr. Presidente da Comissão de Saúde, acho bom que no dia 17 os deputados façam uma visita in loco para ouvir do interventor a realidade. Acredito que, em dois ou três dias, tenhamos uma pesquisa para mostrar que a Cidade de Suzano é campeã dos últimos tempos no combate à mortalidade infantil e tem feito um bom trabalho.

É bom que os deputados vão à cidade, é bom que o Deputado Luis Carlos Gondim, que é médico, vá à cidade. Assim, teremos a oportunidade de conhecer a realidade e saber o que é política e o que é politicagem.

 

O SR. ESTEVAM GALVÃO - DEM - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, não ia fazer uso da palavra, até porque tenho um grande respeito pelo Deputado José Cândido. Fui prefeito de Suzano por algumas vezes; o Deputado foi vereador. Sempre nos relacionamos muito bem e ele sabe perfeitamente disso. Como ele me citou, vou apenas dizer o seguinte: jamais usaria um episódio dessa natureza para fazer política. Quem conhece a minha vida, a minha história, sabe perfeitamente que eu não faria isso. Nunca me utilizo de mecanismos obscuros, baixos, para nada.

Não vou elevar mais o tom para não criar questionamento, mas quero dizer que se existe política nisso, garanto a todos os deputados e a V. Exa. que eu não estou nessa política. Senão, já teria vindo aqui falar. Aliás, muitas vezes tive razão de sobra para falar de Suzano e nunca o fiz, em respeito. Se há política, é do Conselho Regional de Medicina, do Conselho Regional da Enfermagem, da Vigilância do Município, que foi quem interditou, da Vigilância do Estado, do Ministério Público e do Poder Judiciário.

Era o que tinha a dizer, até com o intuito de não me alongar no assunto, que não acrescenta muito nem para mim, nem para ninguém. Mas tinha que registrar porque, além de deputado, sou cidadão de Suzano. É meu dever e é minha obrigação.

 

O SR. JOSÉ CÂNDIDO - PT - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, concordo plenamente com a relação de respeito entre este Deputado e o Deputado Estevam Galvão.

Em 1988, fui eleito vereador de Suzano, cidade da qual ele foi prefeito por dois mandatos. Mas não posso deixar de justificar algumas palavras ditas na tribuna. Estava numa reunião e o que me fez declarar a verdade foi justamente esse acontecimento. O Presidente da Comissão de Saúde, quando o “Diário” foi entrevistá-lo, fez insinuações de que Suzano era uma prefeitura petista, que o presidente era petista, se iria tomar alguma atitude.

Este Deputado e o Deputado André do Prado fomos visitar in loco, ouvimos a explanação do interventor, que nos disse o que houve. O hospital foi interditado porque faltava uma pia e o prédio era velho. Não houve infecção hospitalar. A promotora queria fazer uma interdição parcial, o que está sendo discutido.

Não tenho nenhuma dúvida de que estão tirando proveito, sim, da situação, o que não posso admitir porque sei como a área foi pega, estava caindo aos pedaços. Hoje, não posso deixar de defender o interventor que está lá, Dr. Marco Izzo.

 

O SR. Antonio Mentor - PT - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, público que nos acompanha nas galerias e pela TV Assembleia, não vou fazer referência ao debate anterior, tendo em vista que os Deputados José Cândido e Estevam Galvão estão se aprofundando nessa questão. Mas quero registrar uma opinião.

Penso que esse tema deva ser discutido nesta Casa, penso que as informações devam ser trazidas à Assembleia Legislativa, mas penso que devemos revestir esse debate de todo o cuidado. Estamos falando de vidas, de mães e pais que perderam seus filhos. Portanto, devemos revestir o assunto de toda a cautela para que isso, nem de longe, resvale em apropriação de um tema de maneira equivocada.

Nos últimos 20 dias, houve um debate intenso a respeito de Antonio Palocci, ex-Ministro-Chefe da Casa Civil do Governo da Presidente Dilma Rousseff, um tema cercado por várias informações e contra-informações. Enfim, um debate que acabou resultando no pedido de demissão do Ministro-Chefe da Casa Civil Antonio Palocci que, a partir de ontem, deixa o Governo por conta de resultados obtidos na sua empresa, que trabalhou durante quatro anos e foi bem sucedida, com resultados expressivos. Resultados para um homem comum, um assalariado, profissional liberal, para o pequeno e médio empresário, quando se fala em 20 milhões de reais, é cifra significativa, dinheiro que provavelmente a grande maioria do povo brasileiro vai trabalhar a vida inteira e não vai ganhar.

Mas, recuperando algumas informações de um passado não tão distante, queria me referir a um episódio que não foi dimensionado nas mesmas proporções deste do ex-Ministro Antonio Palocci, mas que trata de números tão importantes que resolvi trazer a esta tribuna para que possamos avaliar do ponto de vista das cifras e do comportamento de ex-agentes políticos de governos anteriores, que alcançaram resultados profissionais absolutamente gigantescos, mesmo quando comparados aos resultados profissionais obtidos pelo ex-Ministro Palocci.

É possível alguém, em sete anos, ter um resultado de 700 milhões de dólares? Pois bem, vou recuperar uma matéria veiculada nos jornais no final do mês de outubro do ano passado. Dizia o seguinte: foram mais de seis meses de negociação, mas o JP Morgan anuncia no dia 26, em Nova York, a compra da Gávea Investimentos, empresa de gestão de recursos criada por ex-Presidente do Banco Central do Brasil, durante o Governo Fernando Henrique Cardoso, Armínio Fraga.

Ora, sabe o valor dessa transação, envolvendo 5,3 bilhões de dólares? Estou falando de 5,3 bilhões de dólares, coisa como 10 bilhões de reais. Está aqui, não sou eu que estou dizendo. Não foi evidentemente objeto de toda essa exploração que, nos últimos 27 dias, vimos aqui no Brasil inteiro por causa dos resultados obtidos pelo ex-Ministro Antonio Palocci. Estou lendo o texto do jornal: “a empresa de gestão de recursos criada por Armínio Fraga há sete anos, logo depois que ele deixou o comando do Banco Central.” Em seguida, ele criou essa empresa chamada Gávea Investimentos.Atualmente, a Gávea administra US$ 5,3 bilhões. O relacionamento entre o ex-presidente do Banco Central e o J.P. Morgan é antigo. Fraga é membro do conselho internacional do banco desde 2004. O grupo Gávea foi fundado em 2003.”

Portanto, um ano após o final do Governo Fernando Henrique Cardoso. Talvez nem um ano, alguns meses após o encerramento do Governo Fernando Henrique Cardoso: “depois que o economista deixou o governo - ele presidiu o BC na gestão Fernando Henrique Cardoso. Em 2007, o fundo de investimentos da Universidade Harvard comprou 12,5% da gestora de recursos. Com um patrimônio de R$ 10 bilhões sob gestão e 106 funcionários nos escritórios do Rio de Janeiro e São Paulo, o Gávea atua em três áreas: fundos de hedge, gestão de patrimônio e private equity (compra de participação em empresas).”

O fundo Gávea já investiu em empresas dos mais diversos setores, como drogarias, comunicação, aviação, Grupo Mcdonalds e outros. Armínio ficará à frente - portanto, ele ainda é o gestor do grupo -, vai gerenciar o Grupo Gávea nos próximos cinco anos. O seu contrato para vender o grupo ainda exigia que ele ficasse à frente, tamanha a competência. Evidente competência para ganhar 700 milhões em sete anos é uma sumidade. E naquela época, outubro de 2010, nós não tínhamos tido ainda o segundo turno das eleições. E essa sumidade, Armínio Fraga, era cotado para o presidente do Banco Central numa eventual vitória do Serra. Ele mesmo já tinha revelado esse seu desejo ao então candidato, José Serra, a possibilidade de ser o presidente do Banco Central.

Há um outro comentário ainda, da “Veja on-line”, dizendo o seguinte: “O mercado financeiro está estimando em 700 milhões de dólares o valor da venda da Gávea Investimentos, empresa de gestão de recursos de Armínio Fraga, para o JP Morgan. O anúncio da operação será feito ainda hoje ou no máximo amanhã.”

Estou contando toda essa história para fazer uma singela homenagem a um importante brasileiro, que deu uma grande contribuição ao desenvolvimento do nosso país, desde 2003 como Ministro do Governo do ex-Presidente Lula, e até ontem como Ministro-Chefe da Casa Civil da Presidente Dilma Roussef. Estou me referindo ao meu amigo e companheiro Antonio Palocci que, numa atitude de grandeza, pediu a sua exoneração do cargo ontem para evitar que essa avalanche, iniciada há um mês sobre a sua reputação, pudesse afetar politicamente o Governo da Presidente Dilma - diga-se um governo que tem dado continuidade de maneira mais aprofundada até ao êxito do Governo do Presidente Lula, avançando em projetos fundamentais, colocando a mulher como centro das atenções deste Governo, com projetos importantes que já estão em curso, anunciando a continuidade do Projeto Minha Casa Minha Vida. E com a proposta de atingir desta vez não um milhão, mas dois milhões de unidades habitacionais, com o projeto que é o slogam do seu governo, que diz “Um país pobre não pode ter miséria.” E a Presidente Dilma escolheu como prioridade absoluta da sua ação de Governo, e para isso tinha até ontem a colaboração do Ministro Antonio Palocci, o combate à miséria, à pobreza extrema, como sendo objetivo fundamental de um país que está hoje já galgando posições no ranking internacional das mais expressivas, coisa inimaginável há algum tempo.

O Brasil, brevemente, estará entre as cinco economias mais importantes do planeta, mercê da atuação de um governo que desencadeou um processo de crescimento da economia, com distribuição de renda, geração de emprego e programas sociais que certamente vão ficar marcados na história do desenvolvimento desse país como ponto inicial de uma grande arrancada rumo ao futuro, ao destino que todos nós, brasileiros e brasileiras, queremos e sonhamos. E vamos alcançar com toda certeza.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Tem a palavra o nobre Deputado Carlão Pignatari, por permuta de tempo do nobre Deputado Roberto Morais, por 10 minutos regimentais.

 

O SR. CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, telespectadores da TV Assembleia, público presente nas galerias do plenário, funcionários, ontem, o Brasil teve uma grande notícia: até que enfim, o afastamento do Ministro Palocci, que toda vez que entra no Governo, ele entra pela porta da frente e tem que sair pela porta dos fundos, como sempre.

E vemos a Presidente Dilma fazendo sua defesa, o Procurador da República dizendo que não há nenhum problema, então, eu vejo que ele deveria ter continuado no Governo se não houvesse nada disso. Mas como isso não tem, o Brasil, tenho certeza que a partir de agora, poderá ter um futuro muito melhor, como o Deputado Antonio Mentor acabou de dizer. Realmente, há 10 anos, o Brasil vem melhorando, vem crescendo, vem diminuindo a miséria. Mas o que temos que ter é retidão das pessoas que estão no Governo. As pessoas têm de parar de se envolver em escândalos, essas assessorias que são feitas para arrecadar dinheiro milionário. A “Veja”, desse último fim de semana, faz uma menção muito clara das pessoas que são “laranjas” e que alugaram com a imobiliária, que assim repassaram para o Ministro Palocci, e que assim lá mora o ex-Ministro. E agora temos que fazer um pedido à Presidente da República, que também tire o Ministro dos conselhos, inclusive do Conselho da Petrobrás. Isso não é possível. Se não serviu para ficar no Governo, como é que pode servir para ficar nos conselhos?

O Deputado Mentor, que é um grande defensor das estradas, dos pedágios e da redução de custos, tem toda razão, o Governo precisa fazer. Mas temos também que cobrar as empresas que ganharam as concessões do Governo Federal para que façam os investimentos que deixaram de fazer nas obras, como foi noticiado nos jornais dessa semana. Nós temos que pedir para que essas empresas cumpram os contratos que foram feitos e que façam os investimentos porque assim eles ganharam uma licitação. Ganharam uma concessão pública que não é brincadeira. É uma concessão pública que tem que ser cumprida à risca. Os investimentos têm que ser feitos para melhorar a vida do cidadão paulista.

Então, nós temos que pensar muito nisso. Nós temos que fazer algumas reflexões no sentido de fazer as investigações. O PT é um partido que defende todo dia a abertura de CPIs e ficam bloqueando a simples convocação, já que não há nada a esconder da empresa do ex-Ministro Palocci, para que aprovem a convocação para ele comparecer no Congresso Nacional, para que se dê as explicações que se fazem necessárias, porque quem não deve não teme. Acho que tem que haver a convocação. Ele já foi convocado pela Comissão de Agricultura do Congresso Federal e até agora o presidente não o chamou. Temos que ter o respeito com as pessoas e temos que ter a certeza e a coerência de que o Brasil vai melhorar. E que o Brasil não pode perder mais oito anos de grandes oportunidades que o mundo está nos oferecendo.

O Brasil é um país que tem tudo para melhorar. Nós temos que acabar de uma vez por todas com os palanques políticos. Nós temos que acabar de uma vez por todas com as discussões fora de hora. Temos que discutir nesta Casa a greve dos professores da cidade de Osasco e dos funcionários da saúde da cidade de Osasco. Acho que temos que respeitar. O PT é um partido que toda hora está fazendo isso, mas quando fere a carne, ninguém fala nada. Osasco está com o funcionalismo parado: a saúde em greve, os professores de educação em greve, isso não é falado. Acho que a regra existe para todos. E essa regra tem que ser colocada.

Hoje é um dia de felicidade para todos os brasileiros. Acho que todos nós dormimos melhor ontem, porque saiu o ex-Ministro Palocci, e com todas as informações que os jornais passaram, vai entrar a senadora do PT, na Casa Civil, que já está dizendo que não vai mais fazer articulações políticas, que agora vai fazer gestão. É isso a preocupação que nós temos. Espero que de certo e desejo uma boa sorte à senadora. E vocês podem ter certeza de que o Brasil vai melhorar muito mais e cada vez vai ficar melhor, com ou sem a ajuda do Governo. É isso que nós temos que entender - que o Brasil é um país que passa por cima de dificuldades e o nosso povo é lutador. E não precisamos pedir um dia de luto pela saída do Ministro Palocci, porque graças a Deus ele já foi, de novo, como foi com o caseiro Francenildo, como foi com a quebra do sigilo na Caixa Econômica Federal. Espero que tenhamos um ano muito melhor daqui para frente. Muito obrigado.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, apenas para me contrapor ao pronunciamento do Deputado Carlão Pignatari, que bom que o Ministro Palocci tenha saído e saído dessa forma, depois de a Procuradoria Geral da República o inocentar completamente. Não há nenhum indício de tráfico de influência, de alguma coisa errada na empresa e nos ganhos do nosso querido Ministro Palocci. E ele, de forma de grandeza, colocando como um homem público que é, que tanto contribuiu para com este Governo, como o Deputado Mentor colocou, tanto no Governo Lula como agora nesses seis meses de Governo da Presidente Dilma.

O último programa, por exemplo, que o ministro ajudou a lançar foi O Brasil sem Miséria, um dos programas para tirar um terço da população que vive em situação de extrema pobreza. O Governo Lula tirou dois terços da população, em torno de 30 milhões de pessoas. E esse Brasil sem miséria vai tirar, nos próximos quatro anos, os outros 16 milhões de brasileiros.

O Ministro Palocci, com muita grandeza pediu demissão do seu cargo porque ele sabe o que é uma crise política, e sabe o que é uma oposição explorar o tema. Eu usei há pouco tempo atrás um exemplo do Deputado Fernando Capez, que a oposição está sem rumo, sem discurso, sem programa, sem ter o que falar do Governo Federal. E isso é semelhante a uma pessoa que está no mar, que está se afogando e, de repente, passa uma folha e ele vai tentar se salvar, querendo se agarrar naquela folhinha. É mais ou menos isso. Apareceu esse problema com o Ministro Palocci, e a oposição veio para cima, a imprensa ajudou bastante e, com certeza, não dá a mesma atenção quando é um caso do PSDB, principalmente aqui no Governo de São Paulo.

Quando ele fala que teria que provar a CPI no Senado, até senadores do PSDB já estão desistindo. Jogaram a toalha. Falam que não há mais necessidade de se fazer a CPI.

Agora, aqui, em São Paulo, realmente precisaria se aprovar a CPI. Quem não deve, não teme. Aqui não conseguimos aprovar uma CPI. E olha que temos muitas coisas para apurar. Nós temos muitas coisas que apurar na calha do Tietê. Nós temos muitas coisas para apurar nos pedágios aqui de São Paulo e são mais de 170 praças de pedágios. É o pedágio mais caro do mundo. Nós temos muitas coisas para apurar na questão do metrô, que estava suspenso durante seis meses a Linha Lilás, de Santo Amaro, por motivo de escândalo. Nós temos muitas coisas para apurar na Linha 4 do Metrô, que demorou três anos para ser entregue e teve sete mortes quando desabou a Estação Pinheiros. Nós temos muitas coisas para apurar na questão do Rodoanel, que teve 85% de aditamento. Então, aqui, sim, deveria aprovar CPIs para fazermos as apurações.

Contratos suspensos pelo Tribunal de Contas do Estado, infelizmente, esta Casa não aprova CPI porque a base governista, principalmente o PSDB e o DEM, não ajuda na assinatura.

Em Brasília, de um jeito ou de outro, toda hora tem CPI aberta. Aqui, no Estado de São Paulo, é que não instala CPI. Tanto é que das cinco CPIs, a Justiça suspendeu três porque diz que elas não tinham fundamento. Aquelas CPIs, que precisam ser abertas aqui, na Assembleia Legislativa, realmente não abrem. Há muitos anos não temos uma CPI para investigar o Governo do Estado.

Quem não deve, não teme. Repito a palavra do Deputado Carlão Pignatari: quem não deve, não teme. Então, deixe abrir a CPI aqui na Assembleia Legislativa.

 

O SR. ORLANDO MORANDO - PSDB - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, primeiro, gostaria que fosse dado a este Líder do PSDB, que está aqui falando, o mesmo tempo que foi dado ao líder do PT que falou por cinco minutos.

Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, o Brasil respira hoje mais aliviado porque, realmente, a Presidente Dilma cumpriu uma das suas promessas de campanha de maneira exclusiva. Ela prometeu o Brasil sem miséria.

A fartura começou exatamente no Ministro Chefe da Casa Civil porque, em dois meses, a sua empresa aparentemente virtuosa teve uma arrecadação de 10, 15, 20 milhões. Não sei se é mais, pois ele não conta.

Agora, é estranho. Quem não deve, não teme. E por que ele pediu para sair? Nós temos que respeitar, como respeitamos a oposição aqui na Assembleia Legislativa, e registrar que a oposição cumpriu seu papel.

Se não fosse a pressão da oposição, o Governo Federal, o Palocci, a equipe da Dilma acharam que era uma espuminha, que não era nem uma marolinha, e, quando se depararam, era tsunami. As denúncias não pararam. Começou com a compra de um apartamento de 6 milhões, depois descobriram que a empresa tinha faturado mais de 20 milhões e que algumas dessas empresas que haviam contratado a empresa do Palocci poderiam ter sido favorecidas com a ação do ministro no Governo Federal. Aí, veio a denúncia, na revista “Veja”, de um apartamento alugado. Eu não estou aqui para fazer juízo de valor. Seguramente vai ser apurado se é ou não de laranja.

Agora, o homem do governo, que deveria dar exemplo, pediu para sair. Esse pedido é um sentimento de culpa. Se ele é inocente, por que não aceitou ir lá? Olha o desgaste que está dando porque o presidente da Câmara tem que responder o porquê foi convocado. O PT diz que a convocação foi uma fraude e sobrou problema para o presidente da Câmara responder e que não respondeu até agora.

A CPI a cada dia está ganhando mais adeptos. Ontem, antes da renúncia do ministro, os 22 senadores já haviam assinado, faltando apenas cinco. Seguramente, se o Palocci não tivesse pedido para sair hoje, haveria mais outros.

Quem pediu explicação ao ministro foi o Senador Suplicy. Não foi só a oposição, os petistas também estavam pedindo explicação. Eu vi o Prefeito Oswaldo Dias, no “Diário do Grande ABC”, dizendo que o ministro deve explicações à sociedade. Então, entendo que se o ministro saiu é porque tem problema. Se não tivesse, não teria saído.

Nós esperamos que a investigação continue. Não nos damos por satisfeitos. Queremos apurar quem foram os clientes do Palocci. Se eles foram favorecidos pelo Governo Federal porque não podemos deixar um assunto dessa gravidade passar de maneira despercebida.

Nós queremos aqui registrar essa atitude importante para o Brasil, que voltou a respirar porque estava totalmente obstruído há 20 dias. Não tem outra pauta no Congresso Nacional sem ser a crise do Ministro Palocci.

 

O SR. FERANDO CAPEZ - PSDB – PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, faltam 5 minutos para o término do Grande Expediente.

O pedido de comunicação é para informações específicas sobre um fato determinado nos termos do Regimento e não para estabelecer um novo debate. Foi falado pelo líder do PT, o líder do PSDB respondeu. Então, solicito a palavra à Deputada Rita Passos para o cumprimento do Grande Expediente.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Sras. Deputadas e Srs. Deputados, há uma permuta de tempo entre o Deputado Reinaldo Alguz e a nobre Deputada Rita Passos.

Tem a palavra a nobre Deputada Rita Passos, pelo tempo remanescente do Grande Expediente.

 

A SRA. RITA PASSOS - PV - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, vou falar sobre um assunto muito importante, que é sobre o meio ambiente. Sabemos que a questão do Art. 82, sobre reclamação, comunicação também está dentro do Regimento. Mas não podemos deixar esgotar o período agora do Grande Expediente que vai até as 16 horas e 30 minutos.

A Semana do Meio Ambiente. Alguém já parou para pensar que essa semana que se passou é a Semana do Meio Ambiente? Não é importante, também? Claro que é importante.

O dia 3 de junho é o aniversário da Eco-92. O dia 4 de junho é a Semana do Meio Ambiente. O dia 5 de junho é o Dia da Ecologia, Dia Mundial do Meio Ambiente.

Cultura é ser consciente. Estamos na Semana do Meio Ambiente. Felizmente, por onde passamos, presenciamos o desenvolvimento de atividades das mais variadas formas. O que nos faz concluir que todos estão preocupados com a questão global. Isso é muito importante e não podemos deixar passar.

Precisamos, sim, salvar o planeta. Enquanto as pessoas estão pensando e questionando sobre assuntos polêmicos do nosso Brasil, é muito importante falarmos do nosso Planeta. Se não tem vida na Terra, não adianta falar sobre outras questões.

As ações estão sendo mesmo executadas com relação ao meio ambiente? A ONU declarou, neste ano, que 2011 é o Ano Internacional das Florestas. O Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano reforçará essa preocupação global por meio do slogan oficial: “Florestas: a natureza a seu serviço”. São Paulo teve a oportunidade de ser a primeira cidade do Hemisfério Sul a sediar o C40, de 2011. Evento bianual que aconteceu de 31 de maio a 03 de junho, de 2011, agora nesses dias atrás.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Celso Giglio.

 

* * *

 

O atual presidente do C40 é o prefeito Michael R. Bloomberg, da cidade de Nova Iorque. A iniciativa da C40 tem dois objetivos principais: primeiro, é trilhar a cooperação na redução da emissão de gases de efeito estufa e promover ações em grupo entre empresas, administrações públicas e a sociedade, visando combater as mudanças climáticas.

O encontro em São Paulo foi uma oportunidade excelente para exploração e troca de novas idéias sobre transporte, energia, arrecadação de fundos, uso de terras e descarte de resíduos, pontos essenciais na garantia da sustentabilidade e da qualidade de vida de seus cidadãos.

São Paulo é uma das únicas cidades no Brasil a fazer um inventário de suas emissões, documento publicado em 2005. O documento aponta que o uso de energia é responsável por 76% das emissões da cidade.

Em junho de 2009 a Câmara Municipal aprovou um projeto de lei que institui a Política Municipal para Mudanças Climáticas em São Paulo. Foi a primeira lei sobre estratégia climática de um governo local na América Latina. A lei tem como base o pagamento de taxas por parte dos produtores de poluição e leva em consideração a crescente responsabilidade das cidades no combate ao aquecimento global. O projeto de lei prevê uma meta de redução de 30% nas emissões de carbono e equivalentes até 2012, com base no inventário recente da cidade (2005).

A cidade também pretende atingir diversas outras metas, como a conversão de todo o sistema de transporte municipal para que operem com combustíveis renováveis até 2018, reestruturação de seu programa de reciclagem, a realização de novos inventários a cada cinco anos e renovação das metas globais a cada dois anos.

No dia 3 de junho, na Cidade de Itu, a Secretaria municipal de Meio Ambiente preparou uma programação repleta de atividades sócio-ambientais, começando inclusive pela prefeitura no tocante à utilização de copos descartáveis. Se pensarmos nos cafezinhos e água que uma pessoa toma por dia, quantos copos descartáveis não vão para o lixo! Temos de ter consciência em usar o nosso copinho ou canequinha porque isso é importante para ajudar o meio ambiente.

Muito do que falarei está num projeto aprovado de minha autoria.

Globalmente podemos dizer que precisamos de um plano de ações estratégicas e metas para melhoria das condições ambientais do planeta.

Primeiramente convidar o público a participar e discutir sobre um novo estilo de vida; divulgar informações sobre o consumo consciente e como praticá-lo facilmente no dia a dia; comprar roupas e mercadorias de uso individual sem desperdício; gastar energia e água sem desperdício; reutilizar produtos e bens naturais sempre que possível; adquirir eletrodomésticos como geladeira e micro-ondas que funcionem com baixo consumo de energia elétrica; promover a separação do lixo reciclável.

Vamos citar agora alguns projetos que já apresentei nesta Casa:

- lei que institui a política estadual de educação ambiental (lei aprovada com vetos a alguns artigos que eu gostaria de ver derrubados) envolvendo não só a escola, mas empresas e a sociedade civil para que cada um possa cumprir o seu papel preservando o meio ambiente e evitando o aquecimento global.

- lei do plantio de árvores nativas, projeto que apresentei na ONU e em delegações de outros países: plantar mudas de árvores nativas todo dia 27 de fevereiro.

- projeto para certificação do Selo Verde Saúde Pública e bem-estar Animal do Estado de São Paulo (este projeto está em pauta).

- projeto que obriga empresas produtoras, distribuidoras e envazadoras de garrafas pet estabelecidas no Estado a desenvolverem e manterem programas de reciclagem.

- projeto que obriga a execução de filme publicitário com mensagens cívicas sobre as consequencias do aquecimento global e a importância da defesa do meio ambiente em todas as sessões de cinema (projeto vetado).

Estes são alguns dos projetos apresentados por mim e que gostaria de ver cumpridos para que possamos salvar o nosso planeta.

Esta é uma semana muito importante para desenvolvermos debates e avançarmos nesta questão do meio ambiente.

 

O SR. CAUÊ MACRIS - PSDB - Sr. Presidente, quero indicar o nobre Deputado Fernando Capez, para falar pelo Art. 82, pela Liderança do PSDB.

 

O SR. PRESIDENTE - CELSO GIGLIO - PSDB - Tem a palavra o nobre Deputado Fernando Capez, para falar pelo Art. 82.

 

O SR. FERNANDO CAPEZ - PSDB - PELO ART. 82 - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, primeiramente quero comunicar a presença honrosa do Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo Dr. José Roberto Neves Amorim, também Diretor da FAAP e membro eleito do Conselho Nacional da Justiça. É uma honra esta Casa receber uma autoridade do Poder Judiciário deste quilate. Uma salva que palmas ao eminente desembargador. (Palmas.)

Quero falar de algo que é de interesse de toda a nossa Assembleia Legislativa.

Deputado José Bittencourt, às vezes não fazemos ideia da importância de projetos que tramitam nesta Casa para a defesa da sociedade principalmente no que diz respeito à proteção do consumidor.

Se existe uma vereda de competência legislativa em que esta Casa pode fazer a diferença, uma delas certamente se encontra na proteção do consumidor.

Esta Assembleia, Deputado José Bittencourt, eminente professor de Direito Constitucional, aprovou por unanimidade um projeto de nossa autoria - fiquei extremamente grato a esta Casa pela sociedade - que proíbe hospitais de exigirem cheque caução, cartão de crédito ou qualquer garantia como condição para internação do paciente.

Senhores telespectadores, o Código de Defesa do Consumidor e o Código Civil Brasileiro dizem que ninguém pode ser obrigado a contratar em situação de perigo, em situação de desvantagem, em situação de fragilidade, em situação de vulnerabilidade porque nestas condições não há paridade para a discussão contratual. A pessoa vai ser internada e é obrigada a deixar um cheque caução.

Mas seria esta uma lei útil, efetiva, importante? Seria este projeto merecedor da sanção do Governador Geraldo Alckmin esta semana?

Ontem eu me encontrava na minha residência e sofri um pequeno acidente doméstico; água fervendo derramada sobre o meu corpo, queimaduras de 1º e de 2º graus. Com muita dor tive de rapidamente ir a um hospital. Na maca, sendo atendido, sou surpreendido com as palavras: “O senhor tem que deixar um cheque-caução.” Como, um cheque-caução? Sou deputado e aprovamos na Assembleia, nesta semana, um projeto que proíbe a exigência de cheque-caução. Como vou emitir um cheque-caução se estou deitado nesta maca? “Ah, não tem lei nenhuma, nós não conhecemos nada.”

Isso aconteceu ontem, comigo, deputado, representante do Ministério Público, formado em Direito e conhecedor das leis. A lei ainda não foi sancionada. É um projeto de lei. Solicito que ele seja sancionado, transformado em lei e que seja amplamente divulgada.

Fiz o cheque-caução e quero aqui orientar o telespectador a como proceder. Vejam, escrevi no verso “Referente cheque-caução”.

Primeiro estou postulando que a Assembleia cumpra seu papel para com a sociedade. Solicito ao Governador Geraldo Alckmin a sanção do projeto. Feita a sanção, transformando-se em lei, caso ela seja descumprida o que dever fazer o consumidor? Exija uma cópia do cheque deixado a título de caução; especifique no verso que é um cheque exigido como garantia para internação hospitalar e, em seguida, na Justiça, anula completamente essa garantia deixada.

Artigo 2º do Projeto de lei - em primeiro lugar o cheque deixado é nulo de pleno direito. Segundo, o depositante vai pleitear na Justiça o dobro do valor depositado a título de caução. Terceiro, uma multa de mil a dez mil Ufesps ao estabelecimento.

Se essa lei já estivesse em vigor eu já estaria entrando com uma ação solicitando a devolução do dobro desse valor, que no caso não foi elevado, foram 190 reais; a aplicação da multa a título de condenação e a anulação da garantia. Parabéns, Assembleia Legislativa, e peço aos colegas deputados que continuem apresentando projetos de lei importantes na nossa área de competência, porque esta Assembleia pode sim interferir positivamente na vida das pessoas. Muito obrigado Sr. Presidente.

 

O SR. LUIS CLAUDIO MARCOLINO - PT - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, nós, de Votuporanga, temos grande liderança na região. O petista antigo da cidade solicitou algumas informações e eu queria prestar alguns esclarecimentos sobre os investimentos do governo federal naquela cidade.

Tivemos, no último dia 30 de abril, a inauguração de um Samu e uma UPA que atendem em Votuporanga e região 4 unidades de suporte básico e um suporte avançado. São os investimentos federais em Votuporanga. Só de Bolsa Família temos em Votuporanga 2.311 famílias atendidas. Outro programa importante para a juventude do nosso país é que 710 estudantes são beneficiados pelo ProUni e do Pronaf 1 milhão de reais foi aplicado em 2010. Pelo programa “Luz para todos” 645 famílias foram atendidas. Há ainda 4 equipes de saúde bucal, investimentos em farmácia popular, em agentes comunitários em equipes da saúde da família.

Faço esse comunicado por solicitação do Jura, da cidade de Votuporanga. E os investimentos não foram apenas na cidade de Votuporanga, mas em todas as cidades do Estado de São Paulo, em todas as áreas. Na juventude, em infraestrutura, na parte do parque, no Samu; uma UPA foi inaugurada no último dia 30 de abril. Obrigado Sr. Presidente.

 

O SR. ISAC REIS - PT - PELO ART. 82 - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, assessoria legislativa, público que nos assiste, gostaria de rememorar que há pouco tempo neste país vivenciamos vários tipos de projetos e planos na área econômica - Plano Bresser, Plano Verão, Cruzeiro, Cruzado, dentre outros -, e a que nos levaram todos eles? Ao fundo do poço. A um Brasil dependente economicamente do FMI. O grande trabalho do presidente da República era ir, de chapéu na mão, pedir dinheiro emprestado para o FMI, colocando o país na mão dos agiotas internacionais, comprometendo a nossa educação, vendendo todo o patrimônio público para garantir o direito de pegar dinheiro emprestado.

Veio um novo modelo administrativo. Um ministro da Fazenda que pelo seu trabalho tirou o Brasil da 12ª posição no ranking mundial e a colocou na 8ª posição. Fez a economia crescer; controlou a inflação; fez com que os investidores internacionais vissem o Brasil com nova visão, como um país de futuro, um país de investimentos.

Quem deveria ser julgado aqui? Esses que por politicalha levaram o Brasil ao buraco ou esse cidadão que pela sua ação firme conseguiu colocar o Brasil num patamar de respeito em âmbito internacional?

Refiro-me a Antonio Palocci, que por politicalha, sabemos muito bem disso, primeiramente esperou ser julgado pelo órgão competente para depois sair de cabeça erguida.

Essa é a questão colocada. Tenho certeza absoluta de que agora o PSDB e o DEM não têm mais interesse em discutir porque era a Dilma que eles queriam pegar. Assim como têm feito várias ações. Hoje, aqui, a discussão é sobre hospital administrado pelo PT, de Suzano. Falam do hospital de Guarulhos, administrado por quem? Pelo PT. Será que os hospitais estaduais vão bem? Vamos fazer uma pesquisa com a população para ela nos dizer como estão esses matadouros estaduais? Em Carapicuíba tem um ex-prefeito do PSDB, Sr. Fuad Chucre, que, segundo o jornal Folha, de um mês e meio atrás, desviou 10 milhões da merenda escolar.

Quando falo de desvio da merenda escola, significa “roubaram as crianças em Carapicuíba”. Não sei qual ação o Gaeco está fazendo, porque em Jandira, em cima do Paulinho Bururu, fizeram pirotecnia pura, carnaval puro; invadiram a casa dele, de madrugada, sem ter nada de consistente, só para fazer mídia. E esse cidadão que está no jornal "Folha de S.Paulo", desviou 10 milhões, ex-prefeito do PSDB. Mas uma vez repito o que o Gaeco está fazendo? Nas administrações do PT é no mesmo momento. Estão perseguindo o Bananinha, prefeito do PT, de Pirapora.

Em Campinas, está definido, o prefeito, a esposa, os secretários têm que ir à Justiça responder, mas até agora ela não conseguiu explicar o que o vice tem a ver com isso; não foi citado como réu nem como testemunha. Mas foram para cima dele porque se o prefeito for cassado, que assume é o vice, que é do PT. Então, o que foi colocado nos jornais tempos atrás, que estava se criando no Estado de São Paulo uma política para combater o cinturão vermelho, isso está sendo feito na prática. Não aceitamos essa politicalha.

O povo brasileiro sabe muito bem e deu o troco naqueles que tentaram derrubar o Lula. Na última eleição o PT foi o partido mais votado do Brasil. Lula elegeu Dilma Rousseff, e o PT é o partido que mais cresce nesse país. Por isso não temos dúvida: aqueles que acham que essa política de esgoto, da calada da noite vai levá-los novamente ao poder, estão enganados, porque como já disse aqui, o PSDB pode ser bom de bico, mas é ruim de voo; levou o Brasil ao buraco, à bancarrota, e jamais terá uma oportunidade nesse país. Muito obrigado.

 

O SR. JOSÉ BITTENCOURT - PDT - PELO ART. 82 - Sr. Presidente, Srs. Deputados e Sras. Deputadas, imprensa presente, todos que nos assistem neste instante, propusemos um projeto de lei para criar no Estado de São Paulo a Justiça de Paz, que é um mecanismo constante do Art. 98, da constituição, que prevê a criação, nos estados, a Justiça de Paz. Falta o Estado de São Paulo, onde a Justiça de Paz teria um papel relevante, muito especial e ajudaria a desafogar a Justiça comum, que está abarrotada de ações e feitos por uma serie de razões que não convém agora mencionar nem refletir.

Apresentamos esse projeto de lei na legislatura passada, que por vício de iniciativa teve parecer contrário da CCJ. Fizemos questão de reapresentá-lo nessa legislatura até para gerar o debate, a discussão. Os deputados Fernando Capez e João Antonio já têm ciência. Ele está na CCJ desta Casa para ser apreciado. Vamos fazer uma articulação no sentido de fazermos uma audiência pública a respeito dessa instituição que é fundamental para a magistratura togada do Estado de São Paulo, os juízes que têm a prerrogativa de dizer o direito ao cidadão que vai buscar socorro no Judiciário; fundamental para toda a estrutura jurisdicional. O juiz de paz teria competências especificas no âmbito conciliatório. O projeto indica como seria a criação e a execução do juiz de paz no Estado de São Paulo.

Somente em 2006, através de projeto de lei discutido e votado nesta Casa, foi criada a Defensoria Pública, que já existia em vários estados da federação. Embora desde 1988 houvesse previsão constitucional para a criação dessa instituição tão importante para a defesa dos interesses coletivos, difusos e individuais de pessoas e entidades que não têm condições de contratar um grande escritório de advocacia e um advogado particular para postular em juízo aquilo que de direito.

De tal modo, Sr. Presidente, que é importante esse projeto. Já fizemos uma indicação ao Tribunal de Justiça e já recebemos a resposta positiva de que é fundamental criarmos a Justiça de Paz no Estado de São Paulo.

Claro que o judiciário tem necessidades outras. Todas as necessidades do Judiciário são prementes, que na somatória, quem ganharia seria o cidadão e a cidadã, a cidadania; ganharia o menos favorecido que tem que buscar socorro como a última porta em bate o cidadão quando tem seu direito atingido.

De tal modo que vamos continuar a reflexão. A Justiça de Paz é importante, a autonomia financeira do Judiciário é importante, bons salários para os servidores da Justiça é importante, cumprimento de data-base é importante, instalação de varas já criadas é importante, concurso público para preencher o quadro de servidores é importante, como também para preencher o quadro da própria magistratura. Precisamos de um Judiciário altivo, pujante, que tenha condições de gerir e administrar as suas próprias necessidades, e não ficar com um pires na mão junto ao Executivo buscando suplemento de receita para faze frente às suas necessidades básicas. Noventa por cento do orçamento do Judiciário são gastos com folha de pagamento de pessoal; 10% ficam para investimento. E que capacidade de investimento tem, portanto, o Judiciário com um orçamento tão pequeno, que não faz frente às suas necessidades?

 

O SR. JOOJI HATO - PMDB - PELO ART. 82 - Sr. Presidente, Deputado Celso Giglio, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, telespectadores da TV Assembleia, venho mais uma vez a esta tribuna para relatar um caso, que considero muito triste, que aconteceu na maior cidade do Hemisfério Sul, a nossa Capital: uma psicanalista, Sra. Lia Leite Capasso, foi assaltada por causa de um Rolex, aqui nos Jardins, área nobre de São Paulo. Estava com uma BMW 325 blindada; foi almoçar, e ao voltar ao carro foi abordada por um rapaz de 26 anos, um metro e 90, que atirou nela. Ela teve muita sorte porque o tiro entrou pela boca e saiu pela têmpora. Ela poderia ter sido assassinada. Está no Hospital Alberto Einstein, não sei seu estado atual, mas espero que ela se recupere o mais rápido possível. A Rota acabou matando esse jovem de 26 anos. Ele tentou fugir, mas com uma informação de um motoboy a Polícia conseguiu abordá-lo, houve tiroteio e ele morreu. E esse não é um fato isolado; acontece todos os dias nesta grande cidade e em outras deste País.

Vamos aceitar essa situação? O crime está banalizado, e não vamos tomar nenhuma atitude? Então venho a esta tribuna todos os dias para dizer que temos que fazer blitz para o desarmamento, precisamos de “tolerância zero”. Quisera termos um Rudolph Giuliani, ex-prefeito de Nova York, que aplicou a “tolerância zero”, baniu a violência em Nova York. Nova York começou a receber grandes investimentos, porque a ordem pública atrai investimento, gera emprego, proporciona melhor qualidade de vida. Por que não temos um Giuliani aqui em São Paulo, ou no Estado, ou no Brasil? Vamos continuar aceitando fatos lamentáveis como esse, que afugenta investimento, que desemprega, que infelicita tantas famílias?

Caro Presidente Celso Giglio, V. Exa. foi prefeito de Osasco. E em Osasco fui médico socorrista no Pronto-Socorro Central, onde recebia baleados e esfaqueados. Vossa Excelência, que é médico como eu, sabe que isso traz muitos gastos ao SUS e aí faltam recursos para a Educação, para a Cultura, para o Esporte, para tudo.

Para finalizar, quero dizer que precisamos mudar essa situação. Esta Casa talvez tenha condições de ajudar a todos a buscar qualidade de vida, “tolerância zero”, blitz para o desarmamento. É mais fácil tirar uma arma numa blitz do que da mão de um bandido, como aconteceu nos Jardins. E houve mais dois casos nessa região: dois motoqueiros assaltaram uma senhora e Felipe, bandido de 21 anos, foi morto pela Polícia. Muito obrigado.

 

O SR. ED THOMAS - PSB - PELO ART. 82 - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, funcionários, uma oportunidade sempre de dizer muito obrigado a todos pelo trabalho prestado ao mandato deste Deputado.

O Deputado Jooji falava da violência urbana, da violência das ruas, mas há outro tipo de violência, a doméstica, a violência silenciosa que acontece dentro de quatro paredes.

Sr. Presidente, ocupo este espaço até para buscar a sensibilidade do Governador do Estado - e sei que ele tem -, porque temo um projeto, o Projeto de lei nº 238, de março de 2010, que cria a Casa Abrigo, ou mais um braço da Casa Abrigo, ou a extensão da Casa Abrigo para o interior do Estado de São Paulo. A violência dentro de casa tem aumentado. Temos a Lei Maria da Penha que coíbe muitas situações, pune vários criminosos, mas isso ainda não é o suficiente. Aquela que deveria ser amada, aquela que gera a vida, aquela que tem a responsabilidade maior, porque o homem também coloca essa carga nos ombros da companheira, da mulher, da mãe para que eduque os filhos, parecendo não ser uma função do homem, é violentada, machucada, assassinada por esse homem e as crianças muitas vezes presenciam essa situação. Isso é uma violência maior ainda, a violência psicológica sofrida por essas crianças.

E devido a essa situação, o Estado de São Paulo tem 15 Casas Abrigo instaladas, casas que recebem essas mulheres vítimas de violência, para protegê-las enquanto seus maridos não são presos, elas e seus filhos sofrendo assim risco de morte. E essas mulheres, em muitos casos, são deixadas à própria sorte. A Casa Abrigo recebe essas mulheres e tem a obrigação de protegê-las. O Estado tem essa obrigação.

Nesse nosso projeto pedimos a extensão de uma casa-abrigo para o interior do Estado de São Paulo, para a 10ª Região Administrativa, onde a cidade maior é Presidente Prudente.

Esse foi um dos primeiros projetos no ano de 2000, quando entrei como vereador. O município fez a sua própria casa de acolhimento a essas mães. Todo município pode e deve dar a sua parcela de colaboração, mas a parcela maior de participação tem que ser do Estado. É um dever do Estado.

Fica este apelo. Temos esse projeto 238/10, pronto para a votação. Mais urgente que o projeto, com certeza, é a caneta do Governador, que pode autorizar essa casa-abrigo ao interior do Estado, onde também essa violência mata. Pedimos a extensão das casas-abrigo para todo o Estado. Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CELSO GIGLIO - PSDB - Srs. Deputados, Sras. Deputadas, passamos à Ordem do Dia.

 

* * *

 

- Passa-se à

 

ORDEM DO DIA

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CELSO GIGLIO - PSDB - Há sobre a mesa o requerimento nº 931/11: "Requeiro, nos termos do Art. 35 da XIII Consolidação do Regimento Interno a constituição de uma Comissão de Representação, com a finalidade de participar do 1º Seminário Internacional da Procuradoria Especial da Mulher, a ser realizado no dia 16 de junho, na Câmara dos Deputados, no Auditório Nereu Ramos, em Brasília." Assina a Deputada Telma de Souza e demais Deputados.

Em votação. Os Srs. Deputados e as Sras. Deputadas que estiverem de acordo queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Requerimento de urgência para tramitação do Projeto de lei 332/09, de autoria do Deputado Edson Ferrarini, que trata do atendimento prioritário de cirurgia estética reparadora às mulheres vítimas de agressão.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação. Os Srs. Deputados e as Sras. Deputadas que estiverem de acordo queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Requerimento nos termos do Art. 226, Inciso II, da XIII Consolidação do Regimento Interno, solicitando urgência para a tramitação do Projeto de lei 731/10, do Deputado Geraldo Vinholi, que dá nova redação aos itens 2º e 5º do Art. 1º da Lei 2574/80, que estabelece normas para a declaração de utilidade pública. Deputado Orlando Morando.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação. Os Srs. Deputados e as Sras. Deputadas que estiverem de acordo queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Requerimento de urgência para tramitação do Projeto de lei 396/11, do Deputado Welson Gasparini, que dispõe sobre a criação de cursos para treinar trabalhadores nas atividades de aproveitamento de materiais recicláveis.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação. Os Srs. Deputados e as Sras. Deputadas que estiverem de acordo queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Requerimento de urgência para o Projeto de Resolução 24/11, anexos. Assinado pela Mesa.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação. Os Srs. Deputados e as Sras. Deputadas que estiverem de acordo queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Requerimento de urgência para tramitação do Projeto de lei 631/04, de autoria do nobre Deputado Luis Carlos Gondim, que institui a Semana dos Direitos dos Animais.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação. Os Srs. Deputados e as Sras. Deputadas que estiverem de acordo queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Srs. Deputados, Sras. Deputadas, esta Presidência faz as seguintes convocações, todas a serem realizadas no salão do Colégio de Líderes:

- Reunião extraordinária da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, a realizar-se hoje às 17 horas e 20 minutos, com a finalidade de apreciar o Projeto de Resolução 24/11, de autoria da Mesa.

- Reunião conjunta das Comissões de Constituição, Justiça e Redação, Assuntos Desportivos e Finanças, Orçamento e Planejamento, a realizar-se hoje às 17 horas e 25 minutos, com a finalidade de apreciar o Projeto de lei 661/08, de autoria do nobre Deputado Roberto Massafera.

- Reunião conjunta das Comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Finanças, Orçamento e Planejamento, a realizar-se hoje às 17 horas e 30 minutos, com a finalidade de apreciar o Projeto de lei 398/11, de autoria do Deputado Welson Gasparini.

 

O SR. CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Sr. Presidente, havendo acordo entre as lideranças partidárias com assento nesta Casa, solicito a suspensão dos trabalhos por 20 minutos.

 

O SR. PRESIDENTE - CELSO GIGLIO - PSDB - Srs. Deputados, tendo havido acordo entre as lideranças, a Presidência acolhe o solicitado pelo nobre Deputado Carlão Pignatari e suspende a sessão por 20 minutos.

Está suspensa a sessão.

 

* * *

 

- Suspensa às 17 horas e 16 minutos, a sessão é reaberta às 17 horas e 51 minutos, sob a Presidência do Sr. Jooji Hato.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Sras. Deputadas e Srs. Deputados, esta Presidencia, nos termos do Art. 100, inciso I, da XIII Consolidação do Regimento Interno, convoca V. Exas. para uma Sessão Extraordinária, a realizar-se hoje, às 19 horas, com a finalidade de ser apreciada a seguinte Ordem do Dia: PL 456/11, da Mesa; PR 13/11, do Deputado Donisete Braga; PR 24/11, da Mesa; PR 23/11, da Mesa; PL 631/04, do Deputado Luis Carlos Gondim; PL 332/09, do Deputado Edson Ferrarini; PL 661/08, do Deputado Roberto Massafera; PL 731/10, do Deputado Geraldo Vinholi; PL 398/11, do Deputado Welson Gasparini; PL 432/10, do Sr. Governador; PL 70/11, do Sr. Governador.

 

O SR. MAURO BRAGATO - PSDB - Sr. Presidente, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, solicito o levantamento da presente sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Srs. Deputados, Sras. Deputadas, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, esta Presidência vai levantar a sessão. Antes, porém, convoca V. Exas. para a Sessão Ordinária de amanhã, à hora regimental, com a mesma Ordem do Dia de hoje, lembrando-os ainda da Sessão Extraordinária, a realizar-se hoje, às 19 horas.

Está levantada a sessão.

 

* * *

 

- Levanta-se a sessão às 17 horas e 53 minutos.

 

* * *