1

 

10 DE DEZEMBRO DE 2004

 

59ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO “QUADRAGÉSIMO ANIVERSÁRIO DO SERVIÇO FEDERAL DE PROCESSAMENTO DE DADOS - SERPRO”

 

Presidência: ENIO TATTO

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 10/12/2004 - Sessão 59ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: ENIO TATTO

 

QUADRAGÉSIMO ANIVERSÁRIO DO SERVIÇO FEDERAL DE PROCESSAMENTO DE DADOS - SERPRO

001 - ENIO TATTO

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o Quadragésimo Aniversário do Serviço Federal de Processamento de Dados - Serpro. Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional.

 

002 - REINALDO CÂNDIDO DE ALMEIDA

Funcionário do Serpro, manifestando-se em nome dos empregados da empresa, fala do crescimento da empresa, gerado principalmente pelos seus trabalhadores.

 

003 - ANTONIO TEIXEIRA SIMÕES

Diretor Regional do Serviço Federal de Processamento de Dados de São Paulo, agradece a iniciativa da homenagem.

 

004 - HENRIQUE COSTABILE

Presidente do Serpro, agradece a iniciativa da homenagem. Destaca o trabalho em prol da população e do governo brasileiro da empresa.

 

005 - Presidente ENIO TATTO

Parabeniza a Serpro por ter recebido a Certificação de Empresa Parceira do Fome Zero, concedida pelo Ministério Extraordinário de Segurança Alimentar. Elogia o trabalho da empresa e de seus funcionários. Anuncia a execução de números musicais. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ENIO TATTO - PT - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ENIO TATTO - PT - Temos a honra de receber o Sr. Henrique Costabile, Presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados, Sr. Antônio Teixeira Simões, Representante Regional do Serviço Federal de Processamento de Dados

Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Sidney Beraldo, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar o Quadragésimo Aniversário do Serviço Federal de Processamento de Dados - Serpro.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

-         É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ENIO TATTO - PT - Senhoras e senhores, é um orgulho para esta Casa, é um orgulho para este Deputado fazer esta homenagem, comemorando 40 anos do Serviço Federal de Processamento de Dados, uma empresa que nos faz, brasileiros, nos sentirmos orgulhosos. Quero agradecer, em nome do Presidente desta Casa, nobre Deputado Sidney Beraldo, e de toda a Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, a presença de todos.

Esta Presidência concede a palavra ao Sr. Reinaldo Cândido de Almeida, funcionário do Serviço Federal de Processamento de Dados, Serpro.

 

O SR. REINALDO CÂNDIDO DE ALMEIDA - Gostaria de cumprimentar o Exmo. Sr. Deputado Enio Tatto, bem como o Sr. Presidente do Serpro, Henrique Costabile; o Sr. Superintendente do Serpro, Antônio Sérgio Borba Cangiano; o Sr. Antônio Teixeira, representante regional em São Paulo; o Sr. Superintendente Regional da Receita Federal de São Paulo, Sr. Edmundo Rondinelli e demais presentes em plenário.

Fui pego de surpresa quando fui convidado para representar os empregados do Serpro. Quando cheguei ao Serpro, o Serpro era apenas debutante - 15 anos - e já era grande. De lá para cá, passaram-se 24 anos. Presenciamos e assistimos às mudanças. Durante todos esses anos, as mudanças não foram suficientes, por isso o Serpro teria de se transformar, pois mudança e transformação são coisas bem diferentes: é preciso mudar o paradigma da maneira de perceber e de ver.

Sinto-me muito honrado por estar aqui hoje, pois essa empresa foi que abriu meus caminhos, quando cheguei aqui aos 33 anos. Foi a primeira chance que eu tive na vida e a agarrei com unhas e dentes.

Nesse período todo, as pessoas que passaram por aqui, como os empregados, os diretores, cada um contribuiu com sua parcela nessa escada de crescimento do Serpro. Essa grandeza que hoje tem o Serpro, eu diria que é porque todos que por aqui passaram deixaram uma partícula, que foi solidificando, foi subindo. As mudanças tecnológicas, tudo que aconteceu contribuiu para o crescimento dessa empresa. Mas tudo isso devemos a uma força motriz que tem dentro do Serpro, que é um dos nossos componentes estratégicos, que são as pessoas, os empregados da empresa. Uma empresa não é grande, se os empregados não forem grandes.

A grandiosidade de nossa empresa é devido a todos que por aqui passaram, aos que ainda estão, aos empregados que aceitam os desafios, que vão em frente, honram e têm orgulho de trabalhar na empresa. Quero dizer que estou muito emocionado e feliz por estar aqui representando os empregados da empresa. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - ENIO TATTO - PT - Obrigado, Reinaldo Cândido de Almeida. Acho que você é motivo de orgulho para o Serpro. Você representa os milhares de funcionários que existem não só aqui no Estado de São Paulo, mas em todo o Brasil. Parabéns!

Tem a palavra o Sr. Antonio Teixeira Simões, Diretor Regional do Serviço Federal de Processamento de Dados de São Paulo.

 

O SR. ANTONIO TEIXEIRA SIMÕES - Não vou me alongar. Agradeço à presença de todos e ao atuante Deputado Enio Tatto por proporcionar esta homenagem ao Serpro, nesta ilustre Casa. Agradeço também à presença do Dr. Edmundo, Superintendente Regional da Receita, ao Presidente Costabile, ao Diretor do Serpro, Antonio Sérgio Borba Cangiano, e ao Jeová, que foi o intermediário para que se realizasse esta Sessão Solene em homenagem aos 40 anos do Serpro.

Sinto-me muito honrado. Agradeço tudo que foi feito e à presença de todos. Obrigado!

 

O SR. PRESIDENTE - ENIO TATTO - PT - Obrigado, Sr. Antonio Teixeira Simões.

Esta Presidência passa a palavra agora ao Sr. Henrique Costabile, Presidente do Serpro.

 

O SR. HENRIQUE COSTABILE - Exmo. Sr. Deputado Enio Tatto, que preside esta Sessão Solene em homenagem ao Serpro, Exmo. Sr. Edmundo Rondinelli Spolzino, Superintendente Regional da Secretaria da Receita Federal de São Paulo, prezado Antonio Sérgio Borba Cangiano, nosso colega Diretor do Serpro, que trabalhou nesta Casa por alguns anos; Ilustríssimos clientes do Serpro, que atenderam ao convite da Assembléia Legislativa de São Paulo e nos honram com sua presença. Prezado Antônio Teixeira Simões, colega do Serpro que representa institucionalmente a Empresa neste Estado; Caro colega Reinaldo Cândido de Almeida, que ocupa lugar à mesa em nome de todos os empregados do Serpro; Estimados colegas presentes, que compartilham conosco este importante momento. Senhoras e Senhores, um bom dia.

É motivo de grande orgulho representar o Serpro nesta homenagem na Assembléia Legislativa, casa onde o povo de São Paulo tem seus representantes, resultado do processo democrático do País. Assim como esta Assembléia, o Serpro, a sua maneira, tem trabalhado pela evolução da democracia no país.

Desde sua criação, há quarenta anos, o Serpro tem atuado no atendimento às necessidades do Governo Federal para a automação e melhoria dos serviços prestados aos cidadãos. Nos primeiros anos esta atividade foi realizada sem muito conhecimento da sociedade, uma vez que os computadores e sistemas de informação eram usados basicamente para a melhoria e agilização dos processos administrativos, em especial no Ministério da Fazenda, onde o Serpro iniciou sua atuação.

Entretanto, com a evolução da tecnologia, e dos serviços que o Governo passou a oferecer, os sistemas de informação se tornaram complexos, e passaram a atender grandes volumes de usuários, o que aumentou o contato do Serpro com outros órgãos de governo e com a sociedade em geral.

Dentre os exemplos mais importantes podemos citar o Siafi - Sistema Integrado de Administração Financeira - construído em 1986 em conjunto com a Secretaria do Tesouro Nacional, e usado até hoje como um exemplo de democracia, eficiência e transparência nas questões de finanças do Estado. Seu sucesso foi tão grande que foi desenvolvida uma versão específica para os Estados e Municípios, que opera inclusive no Estado de São Paulo.

A partir de então foram construídos uma série de sistemas para atender a outros processos importantes do Governo - como o de recursos humanos (o Siape), o de Comércio Exterior (Siscomex), administração de serviços gerais (Siasg) e controle da frota de veículos e condutores (Renavan e Renach), apenas para citar os mais importantes. A implementação da internet no Brasil foi fator importante para que o Serpro ajudasse o Governo a ampliar o alcance de seus serviços, uma vez que foi reduzido o custo para acessos aos sistemas de informação.

Como exemplos de sucesso podemos citar o sistema de compras governamentais (ComprasNet) e a entrega da declaração do imposto de renda (ReceitaNet). Este último é considerado um modelo internacional de sucesso no relacionamento do Estado com os cidadãos, e mostra a capacidade do Brasil em adaptar novas tecnologias para a realidade nacional. Em todos estes sistemas, além da melhoria dos processos e agilização dos serviços à sociedade, o Serpro colaborou para a redução dos custos dos processos de Governo, bem como auxiliou o processo de transparência das ações governamentais, uma vez que os sistemas de informação, além da padronizar e facilitar o acesso aos dados permite o registro e posterior recuperação de todos os acessos.

Em função disto, o Governo brasileiro é reconhecido internacionalmente pelo bom uso de recursos de tecnologia na melhoria e redução de custos dos serviços públicos. Estamos orgulhosos de nossa história de sucesso, e temos certeza de nossa capacidade de contribuir para a realização de políticas públicas e evolução de nossa sociedade. Nos últimos dois anos o Serpro tem atendido as diretrizes do governo federal na busca de melhores resultados nos programas sociais, nos programas de inclusão digital, e está engajado na busca de soluções que utilizem software livre (ou de código aberto), o que promoverá a pesquisa e desenvolvimento de empresas brasileiras, além da redução dos custos de informática do governo.

Este resultado só foi alcançado pela excelência das pessoas que trabalharam, e trabalham no Serpro. Excelência no conhecimento da tecnologia e seu bom uso, e excelência no conhecimento dos processos de governo. Esta combinação permitiu a conquista da confiança de nossos clientes na nossa capacidade de realização, uma das principais razões de nosso sucesso em todos estes desafios.

Agradeço, em nome da Diretoria e de cada um dos mais de oito mil empregados do Serpro a distinção recebida por nossa empresa nesta data. Agradeço de forma especial ao excelentíssimo Deputado Enio Tatto, autor do requerimento que nos traz a este momento de reconhecimento e emoção. Faço votos de que a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo prossiga em sua trajetória de aprimorar constantemente a política que reflete a grandeza do povo deste Estado, que contribui de forma decisiva para a grandeza de nosso país. Muito obrigado!

 

O SR. PRESIDENTE - ENIO TATTO - PT - Queria também anunciar a presença aqui, e agradecer, do Sr. Edmundo Rondinelli, Superintendente Regional da Receita Federal de São Paulo; de Antônio Sérgio Borba Cangiano, Diretor do Serviço Federal de Processamento do Serpro; Reinaldo Cândido de Almeida, funcionário do Serpro; e de Silas Silva, regente do Coral Regional de São Paulo.

Senhoras e senhores, além do exposto pelos oradores que me antecederam, gostaria de destacar também algumas coisas importantes: Viajar no tempo é o caminho mais curto para mensurar a fantástica evolução tecnológica que vivemos nas últimas décadas. A criação, implantação e consolidação de uma Rede de Comunicação e Informação é um referencial exemplar para o Serpro.

Antes de parabenizar essa grande empresa pelo seu quadragésimo aniversário, quero destacar alguns marcos históricos dessa grande empresa que têm contribuído muito com nosso País. Pois eles resumidamente ilustram que o Serpro está em constante processo de renovação e atualização para atender as demandas e os desafios que a realidade nos apresenta.

Esse acontecimento foi pioneiro no mundo. Para ampliar a cidadania e combater a pobreza, incluir digitalmente os cidadãos de menor renda e fortalecer o desenvolvimento das comunidades, o governo federal - numa parceria que inclui vários órgãos e ministérios, entre eles o Ministério das Comunicações, o do Planejamento e o Serpro iniciou um grande programa de instalação de telecentros.

Quero destacar ainda um importante serviço que o Serpro tem prestado aos menos favorecidos o que atesta sua vocação para uma empresa cidadã. O Serpro adquiriu recentemente a Certificação de Empresa Parceira do Fome Zero, concedida pelo Ministério Extraordinário de Segurança Alimentar, em reconhecimento aos relevantes serviços que presta ao governo e à sociedade brasileira. Em apoio ao Fome Zero, o Serpro presta suporte tecnológico aos programas sociais do governo federal, difunde com ênfase, interna e externamente, o Fome Zero e demais projetos sociais, e incentiva seus empregados a participarem ativamente das campanhas de cunho social.

Esses são apenas alguns dos muitos motivos que fizeram o Serpro ser escolhido como a melhor empresa do setor Tecnologia e Computação em 2003 pelo Anuário Melhores e Maiores, publicado pela revista “Exame”.

Queria, de forma muito especial, parabenizar todo o quadro de funcionários capacitados, que eleva o potencial dessa empresa e do nosso País, pelos seus serviços e pelo seu empenho. E, todas as vezes que você aperfeiçoa um serviço, principalmente na área tecnológica, vocês podem ter certeza que estamos reduzindo o custo, incluindo as pessoas menos favorecidas no cenário nacional.

Parabéns ao Serpro. Parabéns por esses 40 anos, parabéns a toda a Diretoria, em meu nome e em nome do Presidente desta Casa, Sidney Beraldo, e em nome da Mesa Diretora desta Casa. E que possamos, Presidente, em outras oportunidades, todos os anos comemorar mais um ano e todos os anos o senhor vir aqui contar outras novidades do Serpro, tudo aquilo que está sendo aperfeiçoado, exportando tecnologia e sendo um exemplo de uma empresa que realmente investe no social, que inclui os menos favorecidos e que é orgulho para o nosso País. Muito obrigado e parabéns pelo serviço prestado a toda nação brasileira. (Palmas.)

Senhoras e senhores, assistiremos agora uma apresentação do Coral Regional, com as músicas “Além do Arco-íris”, “Vira-Virou” e “Andança”, sob a regência do Maestro Silas Silva. Antes de ouvirmos as músicas anunciadas, o regente vai tocar uma outra música.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical sob a regência do Maestro Silas Silva.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ENIO TATTO - PT - Obrigado. Parabéns ao Coral Regional de São Paulo. Parabéns ao Maestro Silas Silva, por abrilhantar esta solenidade.

Sr. Presidente, Sr. Diretor, é um orgulho mais uma vez desta Casa, que tem atribuição de legislar, de fiscalizar, mas também de homenagear todos aqueles que ajudam e que se empenham para o fortalecimento da democracia e para o desenvolvimento econômico, a geração de empregos e a geração de renda. O Serpro é uma dessas empresas que nós homenageamos com muito orgulho, porque merece. Como coloquei antes, é uma empresa que é o orgulho da nação brasileira.

Nesta semana, aprovei um projeto aqui, Presidente, e é um marco histórico para a Assembléia, em termos de democracia, que é a Assembléia Popular. Qualquer cidadão ou qualquer entidade vai ter o direito de, uma vez por semana, vir aqui à Casa e usar a tribuna para expor os seus pensamentos, fazer as suas sugestões, e até mesmo fazer os seus protestos.

Então, esta Casa é isto. Além de suas atribuições normais, é a Casa do Povo, é a Casa que tem que receber a população do Estado de São Paulo, a população do Brasil, e também prestar esta homenagem, como estamos prestando agora para o Serpro.Obrigado a todos pela presença.

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades presentes, aos funcionários da Casa e a todos aqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade. Obrigado a todos. Parabéns ao Serpro pelos 40 anos de sucesso aqui no Brasil!

Está encerrada a presente sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 10 horas e 58 minutos.

 

* * *