08 DE OUTUBRO DE 2009

059ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AOS “40 ANOS DO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA”.

 

Presidente: BARROS MUNHOZ

 

RESUMO

001 - Presidente BARROS MUNHOZ

Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que convocara esta sessão solene, a requerimento do Deputado Mauro Bragato, pelos "40 anos do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza". Convida o público a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - MAURO BRAGATO

Deputado Estadual, informa que o Estado de São Paulo conta com 214 unidades de faculdades e escolas técnicas, que são referência nacional e internacional. Destaca a necessidade de crescimento, com qualidade e nova estrutura a serem implantadas pela gestão José Serra. Relata sua participação na inauguração de unidade instalada na cidade de Pompéia.

 

003 - Presidente BARROS MUNHOZ

Anuncia a apresentação de vídeo institucional sobre o Centro Paula Souza.

 

004 - MARCOS ANTONIO MONTEIRO

Ex-Diretor Superintendente do Centro Paula Souza e atual Secretário-Adjunto de Gestão Pública, faz histórico sobre a criação do Centro Paula Souza, na gestão do governador Abreu Sodré, próximo de unidades militares, no prédio onde funcionou a Politécnica. Destaca a responsabilidade da instituição na promoção da justiça social. Recorda dificuldades enfrentadas no ano de 1995. Elogia ações do Governador Mário Covas.

 

005 - Presidente BARROS MUNHOZ

Anuncia as seguintes homenagens, com entrega de placa: à Sra. Laura Laganá, diretora-superintendente do Centro Paula Souza; aos Diretores das Escolas Técnicas, na pessoa do Prof. Paschoal Antonio Bonin, o mais antigo Diretor da ETEC de Santa Bárbara d'Oeste; aos Diretores das Faculdades de Tecnologia, na pessoa do Prof. Antônio Carlos de Oliveira, diretor da Fatec de Sorocaba; aos conselheiros do Centro Paula Souza, na pessoa da Prof. Yolanda Silvestre, Presidente do Conselho Deliberativo do Centro Paula Souza; aos prefeitos parceiros do Centro Paula Souza, na pessoa do Sr. Marcelo de Souza Pécchio, prefeito do Município de Quatá.

 

006 - MARCELO DE SOUZA PÉCCHIO

Prefeito do Município de Quatá, ressalta a justeza da homenagem. Lembra que os cursos técnicos são criados em função das necessidades locais, no seu caso, região sucroalcooleira.

 

007 - MILTON FLÁVIO

Deputado Estadual, vice-Líder do Governo, informa que  seu pai era professor de escola técnica. Recorda a criação de unidade de escola técnica na Zona Leste da Capital, na gestão do Governador Mário Covas. Enaltece a presença de unidades nos mais diversos rincões do estado. Afirma que a criação da Fatec de Botucatu é a conquista mais significativa de seu mandato parlamentar.

 

008 - Presidente BARROS MUNHOZ

Anuncia homenagem, com a entrega de flores, às funcionárias do Centro Paula Souza Fernanda Mares Pinheiro e Rita de Cássia Tonon de Oliveira - que fazem agradecimento.

 

009 - LAURA LAGANÁ

Diretora-Superintendente do Centro Paula Souza, informa que foram inauguradas 62 unidades em 30 meses. Ressalta o empenho deste Legislativo na aprovação de projeto que reformula as carreiras dos funcionários da instituição. Lembra que os estudantes apresentam os melhores rendimentos no Enem e Enade. Dá conhecimento de cursos de ensino à distância nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Cita a participação em programas sociais, que incluem 34 mil alunos, presidiários e alunos da Fundação Casa. Fala da premiação aos melhores dos 240 projetos apresentados na Feira Tecnológica.

 

010 - GERALDO ALCKMIN

Secretário de Estado de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, afirma que o Centro Paula Souza vive o melhor momento de sua expansão, com vistas ao futuro. Relata sua participação na inauguração da unidade da cidade de Pompéia. Dá conhecimento da criação de equipamentos agrícolas, que demonstram a vanguarda e a qualidade do ensino oferecido, até em âmbito internacional. Elogia a capacidade empreendedora dos estudantes. Lembra que a verba para o setor supera mais de um bilhão de reais.

 

011 - Presidente BARROS MUNHOZ

Faz pronunciamento, quando elogia a iniciativa desta homenagem. Recorda a sua atuação como Líder do Governo, quando foi votado o projeto que trata do plano de carreira para os funcionários do Centro Paula Souza. Fala da construção de unidade da ETEC na cidade de Itapira, da qual foi prefeito. Elogia a atuação dos funcionários da instituição. Cita sua participação como candidato ao Governo do Estado de São Paulo. Elogia o ensino público técnico, que é melhor do que o ensino privado. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MARCOS VINÍCIUS - Sejam bem-vindos a esta Casa. Daremos início à Sessão Solene, com a finalidade de comemorar os 40 anos do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, solicitada pelo nobre Deputado Mauro Bragato.

Chamamos para a composição da Mesa o Deputado Barros Munhoz, Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo; o Deputado Mauro Bragato, autor desta sessão; o ex-Governador Geraldo Alckmin, Secretário de Estado de Desenvolvimento; a Professora Laura Laganá, Diretora Superintendente do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza; o Professor Marcos Antonio Monteiro, Secretário-Adjunto de Gestão Pública. (Palmas.)

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Barros Munhoz.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Gostaria de saudar efusivamente a honrosa visita do ex-Deputado Estadual, além de Deputado Federal Constituinte, vice-Governador de São Paulo, o sempre Governador Geraldo Alckmin, hoje Secretário de Desenvolvimento. É uma honra recebê-lo na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo; quero saudar, também de maneira efusiva e carinhosa, a nossa querida Professora Laura Laganá, Diretora Superintendente do Centro Paula Souza; o Professor Marcos Antonio Monteiro, hoje Secretário-Adjunto de Gestão Pública, mas que foi também Diretor-Superintendente do Centro Paula Souza, em cuja gestão o Centro se desenvolveu extraordinariamente.

Saúdo também de maneira carinhosa o Deputado Mauro Bragato, esse verdadeiro paradigma de político, um deputado honrado, sério, incansável lutador pelas causas da Educação. Agora mesmo vivemos um momento de conturbação política, no bom sentido, nesta Casa, analisando o projeto do Executivo sobre a criação de carreiras no âmbito da Secretaria da Educação, e o Deputado Mauro Bragato, mais uma vez, pontifica como um dos expoentes da luta e pelo aprimoramento dos projetos que são encaminhados a esta Casa. Como Presidente desta Casa, cumprimento o nobre Deputado Mauro Bragato pela iniciativa de realizar esta sessão, tão justa e tão oportuna, em homenagem ao Centro Paula Souza.

Saúdo também o nosso querido Deputado Cássio Navarro, e a todos os prefeitos presentes: de Presidente Bernardes, Wilson Antonio de Barros; de Quatá, Marcelo de Souza Pécchio; de Pedrinhas Paulista, Geraldo Giannetta; de Ourinhos, Toshio Misato; de Bernardino de Campos, Moacir Beneti; de Santa Mercedes, Rodrigo Teodoro; de Tarumã, Jairo da Costa e Silva; e de Osvaldo Cruz, Valter Luiz Martins - Valtinho.

Peço que as demais autoridades presentes sejam mencionadas pelo protocolo, mas não posso deixar, desde já, de saudar a todos os diretores e dirigentes do nosso Centro Paula Souza, das Fatecs e das Etecs, que tanto orgulham a todo deputado e a todo político de São Paulo, a todos os paulistas e, por que não dizer, a todos os brasileiros, porque sabemos da importância da Educação e da importância do ensino profissional.

Senhoras e senhores, esta Sessão Solene foi convocada por este Presidente, atendendo à solicitação do nobre Deputado Mauro Bragato, com a finalidade de comemorar os 40 anos do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirem o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MARCOS VINÍCIUS - Daremos início aos pronunciamentos das autoridades presentes, ouvindo primeiramente as palavras do Deputado Mauro Bragato.

 

O SR. MAURO BRAGATO - PSDB - Bom-dia a todos. Excelentíssimo Sr. Presidente da Assembleia Legislativa, companheiro, amigo, Deputado Barros Munhoz; Secretário Geraldo Alckmin; Dra. Laura Laganá; companheiro, amigo, Secretário Marcos Monteiro; demais autoridades; senhores prefeitos; senhores diretores; senhores funcionários do Centro Paula Souza, senhoras e senhores, esta Sessão Solene foi convocada com o objetivo de comemorar os 40 anos do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, que tem um significado político: fazer com que o povo paulista, através da TV Assembleia, através da imprensa, possa sentir o peso do trabalho feito pelo Centro Paula Souza no Estado de São Paulo.Temos 214 unidades entre Fatecs e Etecs. E os prefeitos presentes sabem que é objeto de cobiça hoje termos no seu município uma Fatec, uma Etec ou uma classe descentralizada de um curso do Centro Paula Souza.

Cresce essa instituição e é uma referência no Brasil, e por que não dizer na América Latina. E espero que possamos a partir do ano que vem aprimorar mais aquilo que se chama o orgânico do Centro Paula Souza.

Estamos crescendo, mas temos que pensar no orgânico, na estrutura. Temos que dar um salto à frente, pensar na mão-de-obra, fazer com que o Centro possa ser não só um local de ensino técnico, mas também de pesquisa, que possa efetivamente ser mais uma grande universidade no Estado de São Paulo.

Defendo esta posição na Assembleia Legislativa há muito tempo e fico bastante feliz por ver que o Governo paulista, o Governador José Serra, continuando o esforço feito pelo Governador Geraldo Alckmin, prossegue nesse processo de implementação de Fatecs e Etecs no Estado de São Paulo.

Ontem, tivemos em Pompéia um grande avanço com a Fatec vinculada à Fundação Nishimura, sendo que São Paulo é o único Estado da Federação que gasta no mínimo 30% na Educação, conforme determina a Constituição paulista.

Quero parabenizar o Dr. Geraldo Alckmin, a Dra. Laura, nossa professora e amiga, e nos colocar  à disposição aqui na Assembleia Legislativa.

Penso que chegar a 214 unidades, a partir do próximo ano, vai significar esse esforço de começar a pensar numa outra estrutura orgânica que cresceu bastante.

Parabéns pelos 40 anos. Coincidentemente, a minha idade de vida pública.

Quero agradecer a presença de todos vocês na certeza de que vamos continuar reivindicando mais classe descentralizada, mais ETC, mais Fatec, mas, acima de tudo, quero me colocar à disposição aqui na Assembleia Legislativa para avançarmos na pesquisa, na estruturação do Centro Paula Souza, para pensar também no professor, no profissional para que ele possa cada vez mais ser uma referência estadual, nacional e por que não dizer mundial

Parabéns a todos! Muito obrigado por terem vindo a esta Sessão Solene em homenagem ao Centro Paula Souza. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Vamos assistir agora a apresentação de um vídeo institucional do Centro Paula Souza.

 

* * *

 

 - É feita a apresentação do vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PDSB - Esta Presidência concede a palavra ao Sr. Marcos Antonio Monteiro, ex-Diretor-Superintendente do Centro Paulo Souza e atual Secretário-Adjunto de Gestão Pública.

 

O SR. MARCOS ANTONIO MONTEIRO - Bom-dia a todos. Peço licença para saudar o Presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo Deputado Barros Munhoz; o Deputado Mauro Bragato, proponente desta Sessão Solene, em nome de quem cumprimento os deputados presentes; o Deputado Milton Flávio; o Dr. Geraldo Alckmin, Secretário de Estado de Desenvolvimento; a Profª. Yolanda Silvestre, Presidente do Conselho do Centro Paula Souza, em nome de quem cumprimento os conselheiros presentes; a Profa. Laura Laganá, Superintendente do Centro Paula Souza; o Wilson Antonio de Barros, Prefeito de Presidente Bernardes, em nome de quem cumprimento os prefeitos e professores presentes porque o Wilson é também um professor do Centro Paula Souza; o Prof. Antonio Carlos de Oliveira, Diretor da Fatec de Sorocaba, em nome de quem cumprimento os diretores de Fatecs presentes; o Marcelo Pécchio, Prefeito de Quatá representando o Unipontal; o Prof. Paschoal Antonio Bonin, uma figura muito querida no Centro Paula Souza, Diretor da Etec Santa Bárbara D’Oeste, em nome de quem saúdo os demais diretores de ETECs presentes, normalmente quando se convida um ex para fazer uma manifestação é para contar a história. Mas, acho que vale a pena lembrar, uma vez que estamos Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo que o Centro Paula Souza, foi criado por um decreto-lei. Esta sessão, portanto, tem para nós um duplo sentido: a homenagem pelo tempo transcorrido, 40 anos, como também a superação que se justificativa pela exceção política vivida à época. E nesta Casa, que representa o povo de São Paulo, o Centro Paula Souza está comemorando seus 40 anos. Acho importante rememorar isso.

É importante também essa responsabilidade de falar um pouco de história. Fui conversar com algumas pessoas que estiveram envolvidas na criação do Centro Paula Souza. A tese de que São Paulo precisava de uma estrutura para trabalhar com educação tecnológica vem de muitos anos, mas que foi precipitada por um evento significativo. Nos anos de chumbo, pelos quais o país passou, naquela região onde atualmente o Centro Paula Souza tem sua sede, havia claramente um avanço das corporações militares ocupando seus espaços - e ainda hoje isso ocorre. O prédio originário do Centro Paula Souza era da Politécnica. Foram esses mesmos politécnicos que acabaram se articulando e conseguindo convencer o então Governador Abreu Sodré a criar essa estrutura do então Centro Estadual de Educação Tecnológica de São Paulo – nome original do Centro Paula Souza.

Portanto, temos uma história acalcada em momentos importantes do país, consequentemente de momentos importantes de São Paulo. E hoje, parece-me que o papel que o Centro Paula Souza ganhou é tão importante quando aquele exercido àquela época: a responsabilidade de continuar atuando na direção de promover justiça social.

Sempre preferi o termo “promoção de justiça social”, e a Laura é testemunha disso. Eu o fiz porque quando passávamos por um momento difícil, no início de 1995, ocorreram várias discussões no estado sobre se valia a pena manter existente o Centro Paula Souza.

Àquela época o então Governador Mário Covas teve coragem de acreditar na fala de alguns militantes da educação profissional e do seu partido político e nos deu a oportunidade de fazer aquilo em que acreditávamos que o Centro Paula Souza poderia se tornar.

Estou contando essa história também para explicar o que recentemente, numa escola onde se fazia o convênio da educação com o Centro Paula Souza, na presença do Dr. Geraldo Alckmin, o Governador José Serra fez uma brincadeira com a Laura e perguntou quem tinha sido o governador mais importante para o Centro Paula Souza. A resposta dela foi: Mário Covas. É preciso justificar por que Mário Covas. Porque o momento era extremamente delicado, e acreditar que o Paula Souza pudesse efetivamente se transformar no instrumento de justiça social em que se transformou foi um ato de coragem, de muita coragem. Por isso temos a honra de estar aqui hoje comemorando 40 anos. Acho importante esse registro.

Também não posso deixar escapar a oportunidade de fazer aqui uma manifestação de agradecimento à professora Laura. Ao tempo em que estivemos juntos no Centro Paula Souza, a Laura funcionou como um complemento de um superintendente extremamente chato, que cortava muito, que cobrava muito, e precisava ter alguém que compensasse isso com um coração extremo. Estou vendo vários diretores que sabem do que estou falando; Márcia e outros diretores sabem o que foram aqueles momentos, sabem da importância do papel que a Laura desenvolveu àquela época.

Portanto, se hoje o Centro Paula Souza comemora 40 anos vivendo um momento festivo, um momento alegre, um momento de desenvolvimento, um momento que nos dá o direito de vislumbrar muitas e muitas ações pela frente, não só um crescimento físico, mas principalmente um crescimento desse instrumento que insisto em chamar de “instrumento de justiça social”.

A professora Laura hoje está à frente da instituição, com extrema justiça, com extrema competência.

Por isso peço licença a todos os meus companheiros do Centro Paula Souza para prestar uma homenagem à professora Laura. Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MARCOS VINÍCIUS - Neste momento, o Professor Marcos Antonio Monteiro procede à entrega de homenagem à Professora Laura Laganá, Diretora Superintendente do Centro Paula Souza.

 

* * *

 

 - É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Esta Presidência gostaria, também, de prestar uma homenagem a todos os diretores de Etecs na pessoa do Professor Paschoal Antonio Bonin, diretor da Etec de Santa Bárbara D’Oeste, o mais antigo diretor de escolas técnicas do Estado de São Paulo.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MARCOS VINÍCIUS - O Presidente desta Casa, Deputado Barros Munhoz, homenageia todos os diretores das Etecs do Estado de São Paulo na pessoa do Professor Paschoal Antonio Bonin, diretor da Etec de Santa Bárbara d’Oeste.

 

* * *

 

 - É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Eu pediria à professora Laura Laganá que prestasse uma homenagem a todos os diretores de Fatecs na pessoa do Dr. Antônio Carlos de Oliveira, Diretor da Fatec de Sorocaba, também o mais antigo diretor de Fatec.

 

* * *

 

 - É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Esta Presidência solicita ao Deputado Mauro Bragato, autor do requerimento da realização desta sessão de homenagem ao Centro Paula Souza, que preste uma homenagem a todos os conselheiros do Centro Paula Souza na pessoa da Professora Yolanda Silvestre, Presidente do Conselho Deliberativo do Centro Paula Souza.

 

* * *

 

 - É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Solicito ao Governador Geraldo Alckmin que preste uma homenagem a todos os prefeitos parceiros do Centro Paula Souza na pessoa do Sr. Marcelo Pécchio, Prefeito de Quatá.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MARCOS VINÍCIUS - O Sr. Marcelo de Souza Pécchio, Prefeito do Município de Quatá, representando a Unipontal, recebe a homenagem das mãos do Governador, atual Secretário de Desenvolvimento, Sr. Geraldo Alckmin.

 

* * *

 

 - É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - A Presidência concede a palavra ao Sr. Marcelo Pécchio, Prefeito de Quatá, que falará em nome de todos os prefeitos aqui presentes.

 

O SR. MARCELO DE SOUZA PÉCCHIO - Bom-dia a todos. Sr. Presidente, Deputado Barros Munhoz; Deputado Mauro Bragato mais uma vez fazendo esta justa homenagem, lembrando de causas nobres que beneficiam nossa população; Dra. Laura Laganá, Dr. Geraldo Alckmin, Governador, Secretário, Professor Marcos Monteiro, companheiros aqui presentes, prefeitos dos municípios do Estado de São Paulo, funcionários do Centro Paula Souza os quais cumprimento pela qualidade no desempenho de suas funções, assim como no trato com nossos jovens que necessitam dessa formação.

Além de representar a Unipontal neste ato, estamos aqui, juntamente com o Prefeito Jairo da Costa Silva, representando a Civap, Consórcio Intermunicipal do Vale Paranapanema, com Toshio Misato, representando a Umes, Consórcio de Prefeitos da Média Sorocabana, e Rodrigo Teodoro, representando a Minapi. Todos sabem que, quando convocados pelo Deputado Mauro Bragato para representar a comunidade, é por uma coisa justa. Neste caso, é para prestar o testemunho da Etec da Cidade de Quatá.

No vídeo apresentado, vimos a importância de se focarem os aspectos de cada localidade. O problema do setor sucroalcooleiro, por exemplo, ocorreu com a chegada dos maquinários. Com a tecnologia, a necessidade da mão de obra do cortador de cana está ficando cada vez menor; as máquinas estão tomando conta. A partir de 2012, acaba a queimada de cana, e a importância de parceria com a Etec, a parceria dos empresários trazendo o que realmente a indústria sucroalcooleira necessita - que é o caso da nossa região.

Hoje, 70% da mão de obra canavieira, do pessoal que cortava cana, já está qualificada em algum outro setor da indústria, o que mostra a importância do trabalho feito pelo Centro Paula Souza.

É gostoso, para nós políticos, inaugurar obras, estradas, centro de saúde. Porém, o mais importante é construir pessoas. É justamente o que o Centro Paula Souza faz, ou seja, constrói pessoas para um futuro melhor para a nossa comunidade, para o Estado de São Paulo e para o País. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - A Presidência concede a palavra ao nobre vice-Líder do Governo, Deputado Milton Flávio.

 

O SR. MILTON FLÁVIO - PSDB - Bom-dia a todos. Gostaria de começar cumprimentando meu Presidente, Barros Munhoz, e dizer da minha satisfação de vê-lo forte, fortalecendo esta Casa mais uma vez. Cumprimentar o nosso ex-Governador, Secretário Geraldo Alckmin; Marcos Monteiro, que conviveu conosco nesta Casa, na liderança do PSDB e de Governo; o meu amigo, meu orientador, deputado que engrandece e envaidece esta Casa, Mauro Bragato; e finalmente a minha amiga, Profª. Laura Laganá, que quase sempre me perguntam se é a esposa do Prof. Laganá. E tenho que explicar que é irmã do Prof. Laganá.

Vou ser bastante breve, mas dizer que não poderia deixar de vir aqui, primeiro por uma razão emocional. A maior parte das pessoas me identifica com Botucatu, mas sou nascido em Birigui. Meus pais são professores aposentados. Meu pai, 84 anos de idade, aposentou-se como diretor de uma Etec. Naquele tempo era ginásio industrial, em Araçatuba. Mas criou a Escola Artesanal de Birigui, que depois virou colégio, ginásio e aposentou-se, portanto, como professor dessa instituição.

Comecei a trabalhar muito cedo, com nove anos de idade. Saía do Cartório do 2º Ofício de Birigui, à tarde; chegava em casa à noite, minhas irmãs que já haviam estudado à tarde ficavam tocando violão, brincando e eu não tinha condição de estudar. E aí reclamava. Meu pai dizia: “Filho, não tem jeito. Suas irmãs já estudaram, já fizeram a sua tarefa.” E para compensar isso, Laura, meu pai me levava com ele para a Escola Artesanal. Então, durante toda a minha juventude, minha adolescência, passei as minhas noites fazendo as minhas tarefas - acho que nem era muito regular fazer isso - na sala da diretoria, porque ele ficava circulando entre os tornos e eu ficava lá fazendo as minhas tarefas.

Lembro-me do orgulho que ele tinha, Deputado Barros Munhoz, quando às vezes iam à minha casa, na Rua Bandeirante, lá em Birigui, egressos lá da Escola Artesanal, que vinham para São Paulo, para o Grande ABC. E ele falava com muito orgulho porque ele não tinha carro nesse tempo - aliás o primeiro carro que nós tivemos foi um Fordinho 29 na década de 60 -, e ele me apresentava sobretudo aos japoneses que haviam vindo da roça e dizia: “Filho, esse moço que está aqui, vem aqui conhecer. Ele era verdureiro, ele era plantador de batata, de tomate, fez a Industrial, fez a Artesanal e está lá agora no ABC. Olha aí, olha o carro que ele tem. Nós não temos ainda.”

Eu convivi durante muitos anos com isso, vim a ser deputado e assisti a essa mesma transformação, a essa mesma revolução com o Governador Mário Covas. Com que orgulho nós pudemos, não apenas multiplicar o Centro Paula Souza, mas sobretudo vê-lo ser implantado na Zona Leste. Um desafio! Uma região pobre de São Paulo que hoje tem uma universidade.

E eu queria dizer para aqueles que nos acompanham hoje que esse Governo não fez apenas o milagre da multiplicação no Paula Souza, não. Teve a coragem de enfrentar situações como essa e levou a nossa universidade para rincões que jamais imaginariam ter essa oportunidade. O Governador Geraldo Alckmin liberou recursos para que a nossa Unesp tivesse a oportunidade de ampliar e levar essa bandeira tão importante para o interior do Estado de São Paulo. E lembro-me de quantas críticas ouvimos dos estudantes da Unesp que se sentiam ameaçados, não pela ampliação, mas por ter que dividir o mercado com outros universitários que agora tinham acesso a essa oportunidade.

Eu queria, para finalizar, Governador Geraldo Alckmin, Presidente Barros Munhoz e Laura Laganá, dizer que, como deputado nesta Casa, contabilizo algumas ações que reputo importante: vacinação para a 3ª idade, lei que garantiu o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Mas sou obrigado a confessar que na minha região nenhuma obra minha é mais glorificada do que a Fatec de Botucatu. Todo mundo sabe que essa Fatec é uma obra do Milton Flávio, do Governador Geraldo Alckmin e do ex-Secretário José Aníbal. Hoje ela tem sido, nos últimos quatro anos, considerada, senão a melhor, uma das melhores Fatecs de São Paulo.

Então queria, Professora, em seu nome agradecer esta oportunidade, agradecer este trabalho e dizer que essa Fatec, essa Paula Souza justifica o nosso mandato. E dizer mais uma vez que nenhum estado do Brasil pode comemorar. São Paulo e muita gente nos criticam; é o estado da nação brasileira que mais aplica em Educação. Nenhum outro estado aplica mais do que o mínimo de 25 por cento. São Paulo aplica 31,3% do seu Orçamento em Educação. São Paulo é o único estado brasileiro que não se contenta em ter apenas uma universidade estadual, e são poucos os estados brasileiros que têm uma universidade estadual.

E vou finalizar dizendo que muita gente pensa que São Paulo tem três universidades estaduais: a USP, a Unicamp e a Unesp. Mas daqui a pouquinho todos vamos ter consciência que já são quatro universidades, porque a Fatec é uma delas. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Solicito às funcionárias desta Casa que entreguem flores às servidoras do Centro Paula Souza, Fernanda Pinheiro e Rita de Cássia Tonon de Oliveira, homenageando assim todas as servidoras do Centro Paula Souza. (Palmas.)

 

* * *

 

 - É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Esta Presidência tem a satisfação de conceder a palavra à Professora Laura Laganá, Diretora-Superintendente do Centro Paula Souza.

 

A SRA. LAURA LAGANÁ - Bom-dia a todos, Secretário Geraldo Alckmin, Srs. Deputados, prefeitos, membros do nosso Conselho Deliberativo, meus queridos diretores, professores, servidores do Centro Paula Souza; gostaria inicialmente de agradecer ao Deputado Barros Munhoz, Presidente desta Casa, e ao Deputado Mauro Bragato por esta carinhosa homenagem.

É uma alegria comemorar os 40 anos do Centro Paula Souza ao lado de parlamentares sérios e que muito têm valorizado o nosso trabalho. O Centro Paula Souza chega aos seus 40 anos numa fase muito próspera, uma fase em que o Governo do Estado investe fortemente na expansão do nosso sistema.

Temos trabalhado muito arduamente para garantir a expansão e novas oportunidades aos jovens do nosso Estado, novas oportunidades de inserção social, de crescimento profissional. Em pouquíssimo tempo - pouco mais de 30 meses - já implantamos 62 novas unidades de Etecs e Fatecs em todo o Estado, inclusive na periferia de São Paulo, como vocês viram no vídeo.

Tenho que dizer que, obviamente, essa revolução não teria sido possível sem o apoio desta Casa, que esteve ao nosso lado em momentos decisivos, momentos de aprovação das nossas carreiras, a tão sonhada aprovação, momentos de aprovação da nossa reestruturação. Tudo isso viabilizou que o Centro Paula Souza fizesse frente a esse enorme desafio que estamos enfrentando desde o início do Governo José Serra.

Um sistema implantado com muita coragem pelo Professor Marcos Monteiro, em momentos difíceis da nossa instituição, é o sistema de avaliação institucional. É um instrumento que nos permite acompanhar e avaliar todas as nossas ações educacionais. Eu me lembro de que na época o Marcos dizia assim: “Nós vamos implantar um sistema rígido, e como vamos fazer, porque não temos como premiar as nossas escolas pelo bom desempenho.”

Essa era uma angústia nossa, porque avaliamos, e daí? E graças a um projeto, também aprovado por esta Casa, a Bonificação por Resultados, hoje podemos premiar as nossas escolas, os nossos professores, os nossos funcionários, pelo bom desempenho. É um estímulo muito importante. É um novo estímulo para que as escolas busquem o aprimoramento e a constante melhoria dos nossos resultados.

Aliás, se existe algo de que nos orgulhamos são os nossos bons resultados, resultados como o Enem e o Enade, que têm classificado nossas Etecs e Fatecs como as melhores do Brasil.

Inovamos as nossas metodologias, como vocês viram no vídeo. Implantamos um Ensino Técnico a distância, que hoje é aplicado em São Paulo, em Goiás e em Minas Gerais. Certificamos, além do nosso Estado, outros Estados do País.

Agora temos um novo desafio: em parceria com a Univesp estamos criando o nosso primeiro curso de Tecnologia a Distância.

Uma outra ação muito importante que deve ser citada - ela é pouco comentada, mas é fundamental - participamos de importantes programas sociais deste Estado, um deles é o Programa Estadual de Qualificação em parceria com a Secretaria do Trabalho. Em apenas dois anos, qualificamos mais de 34 mil pessoas.

Outra ação importante que poucos conhecem é que temos levado formação profissional aos presídios deste Estado e aos jovens da Fundação Casa.

No Centro Paula Souza, chamamos essas ações de “Os nossos melhores momentos”.

Hoje, estaremos premiando os melhores projetos da nossa 3ª Feira Tecnológica, que, este ano, reúne, 240 projetos elaborados por nossos alunos e orientados por nossos professores.

Quero encerrar dizendo que é uma alegria estar hoje aqui prestando contas a esta Casa, falando dos nossos bons resultados. Devo reconhecer com um pouco de “corujice” de mãe orgulhosa. Srs. Deputados, acreditem, cada centavo aprovado do Orçamento Paula Souza por esta Casa é aplicado na construção de um sistema educacional de excelência, reconhecido nacionalmente por sua competência e seriedade.

Sras. e Srs. Deputados, em nome de todas nossas equipes formadas por profissionais sérios, apaixonados e comprometidos com o ensino de qualidade, eu gostaria de agradecer não apenas esta homenagem, mas principalmente a valiosa contribuição que esta Casa tem dado à educação profissional do nosso Estado.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Esta Presidência tem o orgulho e satisfação de conceder a palavra a este homem público, exemplo de dignidade, de trabalho, humildade, simpatia, competência, um dos responsáveis, como grande Governador que foi deste Estado, pelo desenvolvimento extraordinário do ensino profissional, especialmente do Centro Paula Souza, a instituição que hoje homenageamos na comemoração de seus 40 anos.

Teremos o prazer e a honra de ouvir agora nosso querido Governador Geraldo Alckmin, que faz questão de falar da tribuna para matar a saudade.

 

O SR. GERALDO ALCKMIN - É uma alegria estar aqui na Assembleia Legislativa, saudando o Deputado Barros Munhoz, prefeito por três vezes de Itapira, um dos mais progressistas municípios do Estado de São Paulo, Secretário de Estado, Ministro de Estado, presidindo hoje nossa Assembleia de São Paulo.

Quero saudar o Deputado Mauro Bragato, autor da propositura da homenagem ao Centro Paulo Souza, de quem fui liderado em 1982, nesta Casa, Deputados Cássio Navarro e Milton Flávio, vice-Líder do Governo, Sr. Marcos Antonio Monteiro, Secretário-Adjunto de Gestão e ex-Diretor do Centro Paula Souza, Dr. Luciano Santos Tavares de Almeida, nosso Secretário-Adjunto, Professora Laura Laganá, que coordena uma equipe maravilhosa, Diretora-Superintendente; Professora Yolanda Silvestre, Presidente do Conselho do Centro Paula Souza; Sr. Marcelo Pécchio, Prefeito de Quatá, em nome de quem cumprimento todos os prefeitos aqui presentes; Sr. Antonio Carlos de Oliveira, Diretor da Fatec de Sorocaba; Sr. Paschoal Antonio Bonin, Diretor da Etec de Santa Bárbara D’Oeste; diretores, funcionários, amigas e amigos.

Quero falar sobre a alegria e a justiça desta homenagem. Nós, brasileiros de São Paulo, temos muitos orgulhos, poucos tão justos como o orgulho do nosso Centro Paula Souza, que, anteontem, comemorou 40 anos de existência.

É uma data muito feliz, pois o Centro se reafirma, está no seu melhor momento, com uma extraordinária expansão e, de outro lado, com um futuro muito promissor. No mundo moderno, as profissões aparecem e desaparecem numa velocidade impressionante. E o Centro Paula Souza é dinâmico, rápido.

Ontem, estivemos em Pompeia fazendo um convênio com a Fundação Shunji Nishimura. Em Pompeia temos a fábrica Jacto que, em parceria com a Fundação Shunji Nishimura, há 30 anos fez a primeira colheitadeira de café do mundo. Prolongando o campus da Fatec de Marília, teremos o primeiro curso do País de Tecnólogo em Mecânica e em Agricultura de Precisão. Só temos um curso similar a esse em Oklahoma, nos Estados Unidos. É a vanguarda na área da tecnologia, do avanço, do desenvolvimento de São Paulo.

O Governador José Serra fez um grande estímulo para a expansão das Etecs e Fatecs. Quero agradecer também ao Alberto Goldman, nosso vice-Governador, meu antecessor na Secretaria. Quero saudar o nosso queridíssimo ex-Prefeito de Barretos e grande Deputado Uebe Rezeck.

Na segunda-feira, cheguei do Espírito Santo à uma hora da manhã. Vi que a luz do quarto do meu filho estava acesa e fui dar um abraço nele. Ele, que faz Fatec em Santo André, Autotrônica, estava estudando à uma da manhã. São cursos de qualidade, que exigem dedicação.

A feira que se encerra hoje mostra que não é apenas o fato de que, a cada cinco formandos, quatro são empregados no primeiro ano; que de cada dez formandos das Fatecs, nove são empregados no primeiro ano, mas há também o estímulo ao empreendedorismo. Vimos 236 projetos de ponta na área da inovação. Os nossos alunos vão ser empreendedores, vão ser pesquisadores, vão montar negócios, vão gerar empregos, vão criar riqueza para o País. Essa é a verdadeira modernidade. O MIT, tido hoje como a melhor instituição universitária do mundo, faz um balanço anual sobre o que gerou de benefício para os Estados Unidos, quantas empresas foram geradas fruto dos seus alunos, quantos empregos foram gerados frutos desse empreendedorismo, quanto de PIB, de riqueza foi gerada na economia norte-americana. Essa é a visão de futuro e que vemos fortemente alicerçada nas nossas Etecs e Fatecs, comemorando hoje seus 40 anos.

Assim como a Laura, quero agradecer a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o Orçamento do Centro Paula Souza ultrapassou um bilhão de reais. Para mim, é uma honra poder servir ao Estado na Secretaria de Desenvolvimento, Secretaria a qual está vinculado o Centro Paula Souza. Fui professor durante muito tempo, primeiro de cursinho. Lecionei uma matéria que todo mundo gosta muito, Química Orgânica, química do carbono. Depois fui professor universitário. Para mim é uma grande alegria estar permanentemente aprendendo com esse time de campeões que temos nas nossas Etecs e Fatecs de São Paulo. Esses 40 anos são muito bem comemorados. Tenho certeza de que o melhor está por vir. Parabéns a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Senhoras e senhores, quero apenas justificar a quebra de uma tradição. O Deputado Mauro Bragato, além de tudo, é extremamente humilde. É uma praxe nesta Casa que o autor da Sessão Solene presida a sessão, mas S. Exa. não me permitiu passar a Presidência dos trabalhos a ele. Esse é o estilo Bragato, todos conhecem. É o que trabalha, faz, realiza, preocupa-se pouco em se vangloriar desse trabalho. Sua Excelência está fazendo uma homenagem extremamente justa e oportuna, estamos próximos do Dia do Professor, dia 15, estamos próximos do dia 28 de outubro, Dia do Servidor Público. É mais do que justa esta homenagem. Deputado Mauro Bragato, parabéns pela sua iniciativa! Vossa Excelência enriquece cada vez mais o seu currículo, não apenas pelas conquistas, pelo seu trabalho parlamentar, mas também pelo senso de justiça que V. Exa. revela, e esta homenagem é bem um exemplo disso.

Foi uma satisfação termos, nesta solenidade, a presença dos Deputados Uebe Rezeck, Milton Flávio e Cássio Navarro. Agradeço a presença de todos, especialmente dos senhores prefeitos, do nosso querido Governador Geraldo Alckmin, que teve uma importância tão grande na história do Centro Paula Souza, assim como Marcos Monteiro.

Aliás, Marcos, esse negócio de ser “ex” realmente incomoda. Eu era saudado, em determinada época da minha vida, como ex-prefeito, ex-deputado, ex-secretário, ex-ministro, ex-candidato a governador. Eu até ficava orgulhoso, ficava inchado. Mas aí, fui ser subprefeito de Santo Amaro, na gestão de José Serra em São Paulo. Quando saí, o pessoal me saudava como “ex-sub”, que não pega bem, não é verdade? Estou até brigando para mudarem o nome de subprefeito, para voltar a ser administrador regional. Assim, a pessoa será ex-administrador. Mas “ex-sub”, realmente, ficava mal. Resolvi ser candidato de novo para ser atual deputado estadual, e não ser mais “ex”.

Brincadeira à parte, na verdade, quero agradecer a cada um de vocês. Esta sessão é muito significativa. É o poder público popular de São Paulo, é aquele poder que representa o povo, com todas as suas falhas, deficiências, mas que também sabe fazer justiça. Quando Líder do Governo, recebia da professora Laura e do Secretário Alberto Goldman solicitações para defender, para acelerar a votação de projetos, especialmente do plano de carreiras, da criação dos cargos, coisas tão importantes para o Centro Paula Souza.

Quero confessar uma mentirinha. Não é uma mentira criminosa, é uma mentirinha que temos que praticar. Vivemos nessa vida de ilusão e quando tinha uma oportunidade, eu mentia a eles: “Olha, está difícil aqui, mas vamos conseguir.” E nunca foi difícil, minha gente. Qualquer coisa nesta Casa a favor do Centro Paula Souza é muito fácil, porque todos os deputados, de todos os partidos, têm consciência da importância do Centro Paula Souza em São Paulo.

Lutei como um doido para viabilizar a Etec de Itapira. Graças a Deus, ela já foi criada - graças a Deus, à professora Laura, ao Governador Geraldo Alckmin e ao ex-Secretário Goldman. Mas ela está criada, já está funcionando como uma extensão da Escola Professor João Belarmino, de Amparo e, se Deus quiser, no ano que vem, ela será uma realidade, inclusive física.

Quero homenagear vocês todos como servidores públicos. Acredito no serviço público; acredito no servidor público. Quando tomei posse na Secretaria da Agricultura, vários ex-secretários me aconselharam: “Esqueça a máquina. Isso é uma máquina mastodôntica, que não tem jeito de funcionar. É irrecuperável. Cuide de uns programinhas que você faça no seu gabinete e você vai se reeleger pelo tempo que quiser.”  Falei: “Não é justo fazer isso; não estou aqui para isso. Vim aqui para ser Secretário, para fazer esta máquina funcionar, para fazer ela ser respeitada.” Tanto funcionou que acabei virando candidato a Governador do Estado de São Paulo, do maior partido da época, sem ser o preferido, sem ser o candidato do Governador e do ex-Governador, que era candidato a Presidente da República. Por quê? Porque a Secretaria da Agricultura foi valorizada e respeitada, e os seus servidores motivados mostraram do que é capaz o serviço público.

E o Centro Paula Souza mostra isso. É mais um benefício do Centro Paula Souza mostrar que o serviço público pode, sim, ser eficiente; pode, sim, ser igual ou melhor do que o ensino privado. Este é o orgulho que sinto neste momento. A satisfação de ser deputado de São Paulo e de poder bater no peito, dizendo: o Centro Paula Souza é um exemplo de eficiência, de competência e principalmente - aprendi a ver isso na Laura - de dedicação, de amor àquilo que é feito, de amor à causa da Educação, de amor aos nossos jovens, de amor à construção de um Brasil melhor.

Deus abençoe sempre vocês e o nosso querido Centro Paula Souza! (Palmas.)

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades presentes, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade, e convida todos para um “coffee-break” no Hall Monumental. Muito obrigado.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 12 horas e dois minutos.

 

* * *