http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

14 DE SETEMBRO DE 2012

059ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO "SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE PELOS VINTE ANOS DA CONQUISTA DO PRIMEIRO CAMPEONATO MUNDIAL INTERCLUBES"

 

Presidente: ALDO DEMARCHI

 

RESUMO

001 - ALDO DEMARCHI

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Dá conhecimento de mensagens alusivas a esta solenidade, enviadas por diversas autoridades. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocou a presente sessão solene para "Homenagear o São Paulo Futebol Clube pelos vinte anos da Conquista do Primeiro Campeonato Mundial Interclubes". Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro".

 

002 - MARCOS EVANGELISTA DE MORAIS, CAFU

Atleta Participante da Jornada do Título, mostra-se orgulhoso por fazer parte do elenco campeão mundial. Enaltece a estrutura do clube.

 

003 - MARCO AURÉLIO CUNHA

Vereador, cumprimenta as pessoas que contribuíram com a conquista do Mundial. Destaca que o São Paulo é o clube brasileiro com mais títulos internacionais. Parabeniza o Sr. José Carlos Ferreira Alves, presidente do Conselho Deliberativo do SPFC, pelo aniversário.

 

004 - JOSÉ CARLOS FERREIRA ALVES

Presidente do Conselho Deliberativo do São Paulo Futebol Clube, recorda trecho de discurso quando da sua posse para desembargador. Agradece ao Deputado Aldo Demarchi pela homenagem ao clube. Lembra momentos importantes da partida entre São Paulo e Barcelona. Cita nomes de dirigentes e de atletas importantes para a conquista.

 

005 - PAULO PLANET BUARQUE

Conselheiro Consultivo do São Paulo Futebol Clube, recorda sua passagem como Deputado Estadual pelo Legislativo Paulista. Agradece a homenagem desta Casa ao São Paulo Futebol Clube.

 

006 - Presidente ALDO DEMARCHI

Informa que esta sessão solene será transmitida pela TV Assembleia em data oportuna. Destaca que o São Paulo é o único clube do Brasil que ostenta em sua camisa três estrelas, referentes aos títulos mundiais. Considera que as conquistas tricolores contribuíram com a projeção da imagem do Estado de São Paulo. Elogia a competência dos dirigentes frente ao clube. Recorda a inauguração do Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi. Frisa o investimento na formação de atletas. Ressalta que os centros de treinamento do clube são modelo para clubes do Brasil e do exterior. Elogia o Centro de Treinamento de Cotia. Destaca o reconhecimento mundial do Reffis, Núcleo de Reabilitação Esportiva Fisioterápica e Fisiológica. Cita atletas que se recuperaram no núcleo. Elenca os principais treinadores que passaram pelo clube. Saúda os aniversariantes, Srs. Laudo Natel e José Carlos Ferreira Alves. Presta homenagem "in memorian" a seu pai, são-paulino e admirador de Laudo Natel. Faz agradecimentos gerais. Convida os presentes para coquetel no Hall Monumental. Encerra a sessão. 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Aldo Demarchi.  

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ALDO DEMARCHI - DEM - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ALDO DEMARCHI - DEM - Neste momento quero destacar a presença do Conselho Consultivo do São Paulo Futebol Clube, representado aqui pelo Dr. Paulo Planet Buarque, nosso ex-companheiro e que teve a felicidade de participar da inauguração da nossa Casa.

Também quero anunciar a presença do Dr. José Carlos Ferreira Alves, Presidente do Conselho Deliberativo do São Paulo Futebol Clube; Dr. Marco Aurélio Cunha, Vereador da cidade de São Paulo e pertencente do Conselho Deliberativo do São Paulo; também a presença do João Paulo de Jesus Lopes, que nesse ato representa o nosso querido amigo Laudo Natel, Gran Benemérito do São Paulo Futebol Clube e ex-Governador de São Paulo; a presença do Vinicius de Medeiros Cardoso Leite, Diretor de Futebol; o Luiz Cláudio Pereira, Diretor do Futebol de Base; o Marcos Evangelista de Moraes, que é o nosso grande Capitão, Cafu; a atleta e campeã olímpica de salto em distância, tricampeã americana Maurren Maggi, que se faz presente; Hamilton Prado Alves, representando o Deputado Estadual Salim Curiati; o Dorival José Decoussau, Diretor de Comunicações do São Paulo Futebol Clube; Ricardo Haddad, vice-Presidente Administrativo do São Paulo Futebol Clube; Luiz Furtado, Diretor-Geral do Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, está representando nesse ato o Secretário de Esporte e Lazer da Juventude, o Sr. José Benedito Pereira Fernandes; também do Conselho Consultivo do São Paulo, Sr. Afonso José Meira; o Marcos Bonequine, que foi o Goleiro do São Paulo; também o David Durval de Souza, ex-Goleiro do São Paulo de 1985.

Relação das pessoas e autoridades que justificam a sua ausência: do Governador Geraldo Alckmin e sua esposa, Lu Alckmin; do Secretário da Casa Civil, Sidney Beraldo; Dr. Benedito Roberto Meira, Secretário Chefe da Casa Militar; Linamara Rizzo; Gilberto Kassab, o Prefeito da capital; e o Grandino Rodas, Reitor da Universidade de São Paulo. Elas mandaram ofício justificando a ausência e também cumprimentando pela homenagem ao glorioso Tricolor paulista.

Senhoras e Senhores, Deputados e meus amigos, essa Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Barros Munhoz, atendendo solicitação deste Deputado com a finalidade de homenagearmos o São Paulo Futebol Clube pelos 20 anos da Conquista do Primeiro Campeonato Mundial Interclubes.

Convido todos os presentes para, respeitosamente, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do Maestro Primeiro Tenente Músico PM Davi.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ALDO DEMARCHI - DEM - Essa Presidência agradece a Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo em nome dos presentes e também do Clube homenageado. Muito obrigado.

Nós queremos iniciar os pronunciamentos com a palavra do Sr. Marcos Evangelista de Morais, Cafu, atleta participante da jornada do título.

 

O SR. MARCOS EVANGELISTA DE MORAIS - Bom-dia a todos. É uma honra enorme estar aqui perante todos vocês e receber essa homenagem justa em nome de todos os atletas que participaram do primeiro título mundial de interclubes do São Paulo. Presto o meu agradecimento a todos os torcedores, a todos aqui no Parlamento e a todas as pessoas que estão prestando essa homenagem a nós. Fazer parte desse clube glorioso, esse clube de tantas conquistas, tantas vitórias. E de fazer parte também desse clube que deu tantas alegrias e essa sequência de vitórias e de acontecimentos internacionais para o nosso glorioso São Paulo.

O Marcos também está aqui e é um representante do São Paulo, e sabe o quanto é importante para um atleta, principalmente para um atleta que tem sonhos e objetivos, alcançar esse êxito e ter feito do São Paulo a estrutura que tem hoje e ter feito do São Paulo um clube conhecido internacionalmente.

Então, são os meus agradecimentos em nome de todos os atletas. Obrigado por essa homenagem, que é uma homenagem válida a todos aqueles que foram os guerreiros do São Paulo naquela época. Obrigado. (Palmas.)

 

 O SR. PRESIDENTE - ALDO DEMARCHI - DEM - Quero agora anunciar o seu pronunciamento representando aqui principalmente como Conselheiro, nosso colega, o Vereador Marco Aurélio Cunha.

 

O SR. MARCO AURÉLIO CUNHA - Bom-dia a todos. Agradeço ao Presidente Barros Munhoz a oportunidade dessa Sessão Solene, ao proponente, Deputado e amigo Aldo Demarchi, companheiro de batalhas anteriores. Em homenagem a todos os Conselheiros do São Paulo que aqui estão, que certamente construíram essa história e vão construir ainda mais novos sonhos que certamente vamos tê-los, cumprimento a Comissão Técnica em primeiro plano, a Comissão Técnica naquela época, o saudoso Telê Santana, os jogadores que fizeram parte dessa primeira grande conquista, o Presidente Pimenta, que foi o campeão que merece ser sempre lembrado pelas suas conquistas. Homenageando o Presidente Pimenta, homenageio toda aquela equipe que, naquela época, abriu as portas para os grandes títulos do São Paulo.

O São Paulo não é de ninguém, o São Paulo é de todos. É de quem constrói dia a dia o seu caminho. E os atletas continuam buscando novos espaços e novas conquistas. Às vezes mais difícil, às vezes mais complicado, mas com certeza sempre buscando novas conquistas. Somos o clube que mais tem títulos nesse país em relação às conquistas internacionais. Somos o clube modelo, que está sendo seguido e bem pelos nossos adversários. Precisamos cada vez mais progredir para que continuemos sempre mantendo a distância daqueles que nos perseguem.

Aqui fica a minha homenagem ao Telê Santana, grande campeão, grande treinador daquela época, que também foi um marco na história do São Paulo. À Comissão Técnica, jogadores, dirigentes e aos dirigentes atuais que mantêm o São Paulo no mesmo nível daqueles que abriram a nossa história grandiosa. Parabéns a todos. Acho que todos nós estamos sendo homenageados aqui e estamos todos agradecidos, Aldo, por essa homenagem que você presta além da Assembleia Legislativa a todos os Deputados, ao nosso querido São Paulo Futebol Clube. Aproveito para parabenizar o aniversário do nosso Presidente do Conselho, que tem a sorte de fazer aniversário no mesmo dia que o nosso grande patrono, Laudo Natel. E ao nosso Laudo Natel, meus parabéns e o nosso agradecimento por ter construído esse clube grandioso. Muito obrigado. Parabéns a todos.  

 

O SR. PRESIDENTE - ALDO DEMARCHI - DEM - Quero que faça parte aqui da extensão da tribuna de honra, meu amigo Dr. João Paulo de Jesus Lopes, que nesse ato também representa o ex-Governador Doutor Laudo Natel. Com a palavra, a seguir, nosso Presidente do Conselho Deliberativo do São Paulo Futebol Clube, Desembargador José Carlos Ferreira Alves. (Palmas.)

 

O SR. JOSÉ CARLOS FERREIRA ALVES – Bom-dia a todos. Hoje era uma solenidade tão importante que, com a roupinha de ir à missa no domingo, com o perfume, eu não quis correr o risco de uma gafe maior. Então, eu preparei algumas palavras que seguramente não representam um discurso, mas eu tinha medo de esquecer algumas coisas.

Então, antes de dar início a minha manifestação, eu quero lembrar um pequeno trecho do discurso que proferi por ocasião da minha posse como Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Dispondo de apenas cinco minutos para falar naquela ocasião, para manifestar os meus anseios, as minhas expectativas, a minha imensa alegria e a minha gratidão de poder viver esse momento raro e mágico na minha vida, quase que comparável aos dias em que casei e que nasceram os meus filhos, não hesitei e como habitualmente faço, recorrer a Deus para que Ele me auxiliasse no ministrar.

Sob a forma de sonho, então, Ele se manifestou e procurarei retratar exatamente as suas palavras. Disse Ele entre outras coisas para mim, quando falou da advocacia, que eu não deixasse de lembrar que foi através dessa profissão que eu havia conseguido tudo que tinha. Foi através dela que eu eduquei os meus filhos e sustentei dignamente a minha família. Mas Ele foi além, e me falou o seguinte, não esqueça que foi através dela, da advocacia, que você também pode exercer aquela mais que prazerosa atividade: defender o nosso São Paulo.

Ante a minha expressão de surpresa e de felicidade Ele prosseguiu: “É isso mesmo. Você ouviu certo. Nosso São Paulo. Na minha onisciência, sabia que você queria saber isso e esperei esse momento para revelação.” A propósito na época Ele pediu para que fosse pedido ao Muricy voltar ao 3-5-2 e tentar mais uma vez o Alex Dias junto com o Tiago no ataque. 

Pois então, é agradecendo a Deus esse nosso confessado torcedor tão importante, que inicio a minha manifestação que está longe de pretender ser um discurso.

Valendo-me da oportunidade agradeço àquela que tenho como mãe, ou seja, Nossa Senhora de Aparecida.

Agradeço agora o Deputado Aldo Demarchi pela iniciativa de homenagear o nosso São Paulo pelo decurso do 20º ano de conquista do Primeiro Mundial Interclubes.

Agradeço igualmente ao Deputado Barros Munhoz, pelo convite que fez a todos nós, para que estivéssemos aqui nesse dia de festa para a coletividade tricolor paulista. Na pessoa desses destacados Deputados já nominados, agradeço e cumprimento todas as demais autoridades presentes.

Considerando ainda que a quase totalidade que aqueles que aqui se encontram são são-paulinos e/ou desportistas, peço vênia para dirigir-me aos presentes e saudá-los de duas formas, independentemente das condições de ex-Presidente do Conselho Deliberativo, do Conselho Consultivo, de Conselheiros, quero me manifestar de duas formas no cumprimento: Bom-dia, iguais. Bom-dia, irmão de fé tricolor.

Como falei anteriormente, hoje é dia de festa para nós que amamos o futebol, que somos brasileiros e somos são-paulinos. Era 13 de dezembro de 1992 e estávamos em lugares distintos. Eu, particularmente, na casa da minha mãe, sentado no sofá porque dava muita sorte. Em um momento, porém a despeito de nossas localizações físicas, o espírito de toda a coletividade são-paulina, em nosso coração seguramente disparado pela emoção, uniram-se aos daqueles privilegiados que se achavam no Japão, no Estádio Nacional de Tóquio.

Pela primeira vez nosso amado São Paulo iria disputar o Mundial Interclubes, representando a América, e enfrentaria o poderoso Barcelona, representante europeu. Parecia um sonho. Meu Deus, como foi bom sentir tudo aquilo. Nem o início nervoso dos nossos atletas, verdadeiros deuses da bola responsáveis por uma das maiores alegrias de nossas vidas, pois o primeiro mundial ninguém esquece, era capaz de nos causar frustração.

Inesquecível apreensão que se abateu sobre todos nós por exatos 15 minutos, que, aliás, valeram por uma eternidade quando aos 12 minutos de jogo o búlgaro Stoichkov, um canhoto bom de bola que ele abriu a contagem a favor do Barcelona.

Contudo, aos 27 minutos, o que era receio transformou-se em alegria e esperança de que havia chegado a nossa hora. Raí, nosso estupendo capitão completando de inexplicável maneira um cruzamento do Müller, empatou o jogo. “Vamos São Paulo, vamos ser campeões, vamos para cima deles.” É isso. Aos 34 minutos do segundo tempo, que, antipaticamente, alguns chamam de 79 minutos de jogo e nos faz crer que o jogo não vai acabar nunca, habituados que estamos aos dois tempos de 45, é marcada uma falta próxima à área do adversário para o Tricolor cobrar. É agora e é mesmo. Raí, outra vez o capitão batendo com maestria, desempata em favor do São Paulo, olhando a parábola desenvolvida com magia pela bola. Parece que faltavam cinco horas para terminar o jogo e que o árbitro teimava em levar avante como se ele não entendesse o nosso nervosismo. “Vai, apita, apita logo!”

De repente aquela imagem que se encontra colada na nossa retina. O nosso capitão correndo em direção ao comandante Telê Santana que, esbanjando alegria, mostrava o sorriso largo, o abraço agradecido e reconhecido, logo sufocado pelos demais guerreiros e mortais. Acabou. São Paulo Futebol Clube, campeão do mundo.

Passados 20 anos daquela conquista tão inédita, o nosso agradecimento ao Presidente José Eduardo Mesquita Pimenta, aos diretores de futebol da época, Fernando Casal Del Rei, Joaquim Lacerda e nossa homenagem àquele que nos deixou, o Herman. Seguramente estou me esquecendo de muita gente que fez parte do grupo que trabalhou em prol daquela conquista histórica. A eles as minhas sinceras desculpas e as mais justas homenagens.

Nossa eterna gratidão ao Zetti, ao Vitor, ao Adilson, ao Ronaldão, ao Ronaldo Luiz. Como é que vamos esquecer aquele gol que ele salvou em cima da linha quando o jogo ainda estava empatado? O Pintado, o Toninho Cerezo, o Dinho, o Capitão Raí, o nosso Cafu, o Müller, o Marcos Bonequine. E ao mestre Telê Santana e toda a sua comissão técnica, além de todos os demais atletas que compuseram o elenco e que foram tão importantes para essa conquista. Permiti somente declinar o nome de alguns deles, sobretudo os que estiverem em ação na disputa sobre o jogo decisivo. Também para não ser traído pela memória depois desses 20 anos.

Esse segundo momento penso não me permitir qualquer digressão filosófica, política e de outra espécie. O momento é de lembrar-se daquela conquista hoje revivida em palavras. É de dar espaço ao torcedor que existe em cada um de nós, e agradecer muito por essa transformação que um simples jogo de bola proporcionou às nossas vidas e às vidas dos nossos entes queridos. Momento, portanto, para lembrar-se daqueles que esperaram por esse momento e não puderam desfrutar dele fisicamente ao nosso lado.  Como meu pai, por exemplo, a quem devo a minha devoção às três cores mais lindas que existem.

Instante para pensar naqueles que viveram a alegria dessa conquista e não se acham mais conosco. É unido, portanto, a essa coletividade, a visível e aquela que é sentida que digo sem medo de errar, é muito bom ser são-paulino.

Obrigado, meu Deus; obrigado, minha Nossa Senhora. Viva o São Paulo! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ALDO DEMARCHI - DEM - Vamos agora passar a palavra, com muita satisfação, a uma pessoa que já foi componente do Parlamento paulista, hoje Conselheiro Consultivo do São Paulo Futebol Clube e que deverá matar a saudade da tribuna dessa Casa, o Dr. Paulo Planet Buarque.

 

O SR. PAULO PLANET BUARQUE - Exmo. Sr. Deputado Aldo Demarchi, Srs. Deputados membros da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, ilustre Sr. Presidente do Conselho Deliberativo do São Paulo Futebol Clube, prezados companheiros de Conselho, ilustres atletas, vitoriosos, realizados na vida e companheiros de Conselho de muitos anos, não é sem uma grande emoção que volto ao microfone dessa Casa Legislativa que inaugurei ao tempo em que Deputado era, representando uma parcela ponderável do povo de São Paulo. E através do Presidente dessa sessão, Deputado Aldo Demarchi, cumprimentando o Presidente do Conselho Deliberativo pelo seu aniversário, que coincide com o aniversário também do nosso inestimável e querido Laudo Natel.

Apenas eu tenho a dizer, simplesmente, obrigado. Obrigado por essa demonstração que a Assembleia Legislativa faz de respeito, de consideração, de exaltação a um clube que quanto mais não seja, tem o nome do Estado. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ALDO DEMARCHI - DEM - Antes das minhas palavras, quero apenas comunicá-los que essa Sessão Solene será transmitida pela TV Assembleia no próximo domingo, dia 16/09 às 21 horas, pelos canais 66 TVA, canal 13 da Net e 61.2 da TV Digital Aberta.

Quero saudar o Dr. José Carlos Ferreira Alves, Desembargador Presidente do Conselho Deliberativo do Estado de São Paulo Futebol Clube. E também esses meus dois colegas, o Dr. Paulo Planet Buarque, sempre Deputado dessa Casa, que pertence ao Conselho Consultivo do São Paulo Futebol Clube, e também ao Vereador e Conselheiro do São Paulo, Vereador da Câmara Municipal de São Paulo, meu amigo, Marco Aurélio Cunha.  Faço uma referência especial também ao Dr. João Paulo de Jesus Lopes, que nesse ato representa o nosso x-Governador, Gran Benemérito do São Paulo Futebol Clube, Dr. Laudo Natel, que justificou a sua ausência aqui. E mandando uma figura bastante importante também nos meios não apenas do São Paulo, mas também do Estado de São Paulo, Dr. João Paulo de Jesus Lopes.

Senhoras e Senhores, eu faço parte da Mesa da Assembleia Legislativa e sou 2º Secretário. E eu recebi na minha Secretaria o Dr. Ferreira Alves e, na ocasião, falando-se de futebol veio à baila o fato de que o São Paulo Futebol Clube é o único clube do Brasil que ostenta em sua camisa três estrelas representando a conquista por três vezes do título mundial interclubes.  Neste ano de 2012 faz 20 anos da primeira conquista, ocorrida em 1992. Devido à importância do fato quando o assunto foi colocado, de imediato tomei a iniciativa de propor ao Presidente desta casa de Leis, o nobre Deputado Barros Munhoz, que o São Paulo Futebol Clube fosse homenageado pelo Parlamento Paulista, o que foi prontamente acolhido pelo Presidente.

Enfim, esse Parlamento representa o povo paulista, tem que reconhecer que as conquistas nacionais e internacionais do São Paulo Futebol Clube mais que projetaram o nome da agremiação. Projetaram também a imagem do Estado de São Paulo em
todo o mundo, demonstrando que nosso Estado não é somente pujante em sua economia, na garra seu povo, mas também no campo esportivo e em especial na modalidade do futebol.
Essas conquistas não aconteceram ao acaso e sim são frutos de vários fatores, dentre os quais quero ressaltar a visão e competência dos muitos dirigentes que passaram pela sua diretoria. E hoje aqui temos a satisfação de contarmos com a presença de uma plêiade de são-paulinos, ex-presidentes e ex-diretores que, doando o seu tempo e trabalho, fizeram a grandeza do São Paulo.

O São Paulo já nasceu vitorioso. Já no seu primeiro ano de existência, em 1930, foi vice-campeão paulista e no ano seguinte ganhava o campeonato. Foram muitas as conquistas nos seus primeiros 20 anos de existência. Porém, comprovando arrojo e visão de seus dirigentes, no início da década de cinquenta, foi tomada a decisão pela construção de um grande estádio, à altura de um grande time. Assim nasceu o Estádio Cícero Pompeu de Toledo, inaugurado em 1970 e ainda hoje é o maior estádio particular do Brasil. Durante os quase 20 anos passados, desde o início das obras até a sua inauguração total, a diretoria, sempre tomando decisões baseadas na razão e na competência administrativa, para não endividar o clube, optou por priorizar a construção do estádio em lugar de gastos mais significativos com o elenco do time de futebol. Optou-se acertadamente em se manter um orçamento global equilibrado e nesse período ocorreu um jejum de títulos que terminou juntamente com as obras do Morumbi.

Após esse período sem títulos, a diretoria do São Paulo, mais uma vez, mostrou a sua competência inovando na ação e em ideias que depois serviram de modelo para todos os outros clubes do Brasil. Dentre essas inovações, podemos colocar a atenção que o clube passou a dar às categorias de base e o investimento feito na formação de atletas que, além de descobrir novos talentos, mostrou a responsabilidade social do São Paulo, uma vez que acolhendo em suas atividades um número cada vez maior de jovens, principalmente os carentes, contribuía para afastá-los das ruas e das atividades marginais. Essa atenção e investimento na formação de atletas resultaram em gerações de atletas de talentos e de jogadores campeões, que chegaram a conquistar, com a camisa da seleção brasileira, a Copa do Mundo. Dentre esses grandes jogadores, muitos se tornaram ídolos das torcidas, não somente do São Paulo Futebol Clube, como também de todos os clubes por onde passaram. Exemplo é o Cafu, grande capitão aqui presente, seu colega Müller, e mais recentemente o jogador Lucas. Esses são exemplos de atletas que foram formados nas categorias de base, foram ou são grandes campeões e tornaram-se ídolos das torcidas.

Outra inovação que eu quero registrar foi a construção e aparelhamento de centros de treinamento, adotando-se métodos científicos para o condicionamento e
desenvolvimento físico e técnico dos atletas, permitindo a esses a melhor condição para o exercício de suas atividades. Hoje os centros de treinamento do São Paulo Futebol Clube são modelo para clubes do Brasil e do exterior. E o mais novo deles, localizado em Cotia, é um primor em sua arquitetura, aparelhamento esportivo e instalações voltadas ao desenvolvimento atlético e pessoal e recentemente abrigou nossa seleção nacional na sua passagem por nossa cidade. Aliado a isso, o São Paulo também foi pioneiro na criação de um Centro de Recuperação Física, onde os atletas, quando acometidos de problemas físicos, podem contar com a melhor técnica em fisiologia e medicina esportiva para readquirirem a melhor forma física para retornar às atividades esportivas. O Reffis do São Paulo Futebol Clube é conhecido e reconhecido mundialmente e muitos atletas, mesmo atuando na Europa, quando tiveram problemas que lá não foram solucionados, conseguiram resolver seus problemas físicos aqui no São Paulo.

Podemos citar casos emblemáticos como o do Ronaldo Fenômeno, que após suas cirurgias decorrentes das graves lesões, preferiu ficar no Brasil valendo-se do Reffis do São Paulo para sua recuperação; e do jogador Adriano, que até se transferiu do futebol europeu para o São Paulo Futebol Clube para poder recuperar-se de problemas físicos para voltar a jogar o bom futebol. Falando-se de futebol e de um clube vencedor, não poderíamos deixar de citar os grandes técnicos e treinadores que por lá passaram e que deixaram sua marca, como Cilinho, o grande descobridor de talentos, Muricy Ramalho, vencedor de tantos títulos brasileiros, Paulo Autuori e o inesquecível mestre do futebol e defensor inabalável do futebol arte, Telê Santana. Assim, aliando-se à boa gestão administrativa e financeira, o eficiente investimento na formação de atletas, o provimento dos mais avançados recursos para o desenvolvimento atlético e físico, a disponibilização de um dos mais modernos centros de medicina esportiva e um quadro de profissionais do mais elevado gabarito, é certo que o destino só pode apontar para grandes vitórias.

Isso foi conseguido no São Paulo Futebol Clube. E hoje, ao homenagearmos esse clube vitorioso, temos o privilégio de receber alguns dos responsáveis por tudo isso, que são todos aqueles que passaram pela diretoria e pelos seus órgãos de comando e que, de uma forma ou de outra, contribuíram para construir um clube vitorioso. Evidente que nas pessoas dos dois aniversariantes de hoje, Dr. Laudo Natel, muito bem representado aqui pelo nosso amigo, Dr. João Paulo, e o Doutor José Carlos Ferreira Alves, Presidente do Conselho Deliberativo e responsável por alertar este Parlamento pelos 20 anos da conquista do primeiro título mundial interclubes. Quero render homenagens a todos os que trabalharam e contribuíram para construir o Grande São Paulo Futebol Clube, único clube brasileiro a conseguir a conquista de três campeonatos mundiais. Também, ao nominar o Dr. Laudo Natel e o Dr. Ferreira Alves, que tanto fizeram e fazem pelo clube, quero prestar-lhes especial homenagem, porque dia 14 de setembro é a data natalícia de ambos e o melhor presente que posso lhes oferecer é o reconhecimento público ao clube
dos seus corações São Paulo Futebol Clube, o mais querido. Peço uma salva de palmas para ambos. (Palmas.)

Aproveitando, quero também fazer uma homenagem em memória ao meu pai, Isidoro Demarchi, um homem com cinco mandatos de vereador no interior de São Paulo, Presidente da Câmara Municipal, havia duas coisas que ele idolatrava, a primeiro era o Tricolor Paulista, a segunda era o Dr. Laudo Natel. 

Laudo Natel que, como homem público, tinha uma marca, fazia aquela rotina no interior constantemente. Eu ainda jovem, na tenra idade de adolescente, lembro-me quantas vezes o Dr. Laudo Natel passou na minha casa no interior para fazer visita ao meu pai, e principalmente no “Diário de Rio Claro”, da família Davi. Ele fazia isso com carinho, com amor. No instante em que nós não tínhamos estradas, era impressionante essa forma de o Dr. Laudo Natel fazer política. Um homem que deixa exemplos para todos nós; eu, que já estou no 5º mandato como Deputado, tenho ele e nosso ex-Deputado também da minha terra, Dr. José Felício Castelhano, como exemplos de homens a serem seguidos. Meu pai, evidentemente perto de Deus, deve estar muito satisfeito enquanto seu filho está homenageando merecidamente o seu time de coração. Para continuar falando sobre o São Paulo Futebol Clube, teríamos assunto para muitas horas de discurso. Porém, o objetivo dessa Sessão Solene é o de homenagear a instituição comemorando os 20 anos da conquista do primeiro título mundial interclubes. Reconhecemos a importância e a contribuição do São Paulo Futebol Clube por suas conquistas nacionais e internacionais, como vetor de projeção do nome e da grandeza do Estado de São Paulo e, por essa razão, recebam as nossas homenagens.

Para continuar com as comemorações, a diretoria convida a todos aqui, a partir do momento em que encerrarmos a sessão, para um coquetel que será servido no Hall Monumental.

Quero fazer também menção à participação, tinha mandado um representante e agora se faz pessoalmente, do meu querido amigo, colega, Deputado Salim Curiati. Muito obrigado, Salim. (Palmas.)

Para encerrar, eu quero de dar os parabéns ao São Paulo Futebol Clube por essa grandeza, parabéns também para o Dr. Laudo Natel e o Dr. Ferreira Alves, que aniversariam nesse dia. E eu acho que o melhor presente que poderíamos dar a vocês é realmente esta grande homenagem. Agradeço imensamente a presença do Vereador Dr. Marco Aurélio Cunha, nosso amigo, e o Dr. João Paulo de Jesus Lopes, que representa nesse ato o aniversariante e o grande patrimônio do São Paulo Futebol Clube, Dr. Laudo Natel.

Obrigado, Paulo Planet, por suas palavras. Dou por encerrada essa Sessão Solene em homenagem ao São Paulo Futebol Clube. Muito obrigado. (Palmas.)

Está encerrada a presente sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 20 minutos.

 

* * *