08 DE MAIO DE 2006

060ª SESSÃO ORDINÁRIA

 

Presidência: UBIRATAN GUIMARÃES

 

Secretário: GERALDO VINHOLI


DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 08/05/2006 - Sessão 60ª S. ORDINÁRIA  Publ. DOE:

Presidente: UBIRATAN GUIMARÃES

 

PEQUENO EXPEDIENTE

001 - UBIRATAN GUIMARÃES

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

002 - UBIRATAN GUIMARÃES

Manifesta-se da Presidência.

 

003 - PALMIRO MENNUCCI

Presta homenagem à Rádio Bandeirantes pelos 67 anos de sua fundação.

 

004 - PALMIRO MENNUCCI

Por acordo de lideranças, solicita o levantamento da sessão.

 

005 - Presidente UBIRATAN GUIMARÃES

Convoca sessão solene, a pedido do Deputado Ricardo Tripoli, dia 29/05, às 20 horas, com a finalidade de comemorar o "Dia da Comunidade Italiana". Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 09/05, à hora regimental, com Ordem do Dia. Lembra-os da sessão solene, hoje, às 20 horas, com a finalidade de comemorar o "Dia dos Conselhos Comunitários de Segurança - Consegs". Levanta a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - UBIRATAN GUIMARÃES - ptb - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Geraldo Vinholi para, como 2º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - GERALDO VINHOLI - PDT - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

O SR. PRESIDENTE - UBIRATAN GUIMARÃES - ptb - Convido o Sr. Deputado Geraldo Vinholi para, como 1º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da matéria do Expediente.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - GERALDO VINHOLI - PDT - Procede à leitura da matéria do Expediente, publicada separadamente da sessão.

 

* * *

 

-  Passa-se ao

 

PEQUENO EXPEDIENTE

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - UBIRATAN GUIMARÃES - PTB - Tem a palavra o nobre Deputado Ricardo Castilho. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Beth Sahão (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Renato Simões. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado José Dilson. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado José Zico Prado. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Geraldo Vinholi. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Valdomiro Lopes. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Enio Tatto. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Milton Vieira. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Edson Ferrarini. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Nivaldo Santana. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Pedro Tobias. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Ubiratan Guimarães.

 

O SR. UBIRATAN GUIMARÃES - PTB - PRONUNCIANDO-SE DA PRESIDÊNCIA - Pronuncia discurso que, por depender de revisão do orador, será publicado oportunamente.

 

O SR. PRESIDENTE - UBIRATAN GUIMARÃES - PTB - Srs. Deputados, tem a palavra a nobre Deputada Maria Lúcia Prandi. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Havanir Nimtz. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Carlinhos Almeida. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Giba Marson. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Palmiro Mennucci.

 

O SR. PALMIRO MENNUCCI - PPS - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Srs. Deputados, público presente, srs. funcionários da Casa, antes de tudo gostaria de cumprimentar o nobre Deputado Arnaldo Jardim que completa hoje mais um aniversário. Deputado Arnaldo Jardim, meus parabéns.

Quero, no dia de hoje, prestar uma homenagem à Radio Bandeirantes, que completou no sábado passado, dia 6 de maio, 67 anos de existência. Quero que conste, nos anais desta Casa, uma parte da história deste veiculo de comunicação, divulgada na internet.

"No dia 6 de maio de 1937, uma quinta-feira, nascia a ‘Sociedade Bandeirante de Rádio Difusão PRH-9’, o embrião do grande complexo de comunicações que é hoje a Rede Bandeirantes. Sua criação deveu-se ao idealismo e entusiasmo de José Nicolini, cujo sonho era ‘lançar aos ares de Piratininga as ondas sonoras de programas finamente escolhidos’.

A inauguração foi realizada na Rua São Bento, 365. Às 20h30. Cento e oitenta convidados no auditório representavam a elite paulistana e prorromperam em aplausos ao se abrirem as cortinas do vistoso palco ornamentado para a inauguração. Tudo sob fortes clarinadas da Grande Orquestra regida pelo maestro Miguel Izzo.

A primeira equipe de locutores era formada por Joaquim Carlos Nobre, Tito Lívio Fleury Martins, Mário de Carvalho Araújo e Plínio Freire Campello.

Na metade dos anos quarenta, a Bandeirantes passou a fazer parte das Emissoras Unidas, do Dr. Paulo Machado de Carvalho, que possuía as Rádios Record, Panamericana, São Paulo, Excelsior e Difusora Hora Certa de Santo Amaro.

Em 1947, Paulo Machado de Carvalho vendeu sua participação para um político em ascensão: Adhemar Pereira de Barros, eleito Governador do Estado, o qual colocou na direção um grande profissional da locução esportiva, Rebello Junior, ‘o homem do gol inconfundível'. Com ele vieram, do Rio de Janeiro, Gilberto Martins, responsável pelo lançamento da primeira novela do rádio brasileiro, "Em busca da Felicidade", da Rádio Nacional, e daqui de São Paulo, das próprias Unidas, Murillo Pereira Leite, para cuidar da parte comercial.

Em 1948, a Bandeirantes foi transferia para o presidente João Jorge Saad. Da Rua São Bento mudou-se para melhores acomodações na Rua Libero Badaró e, de lá, para a Rua Paula Souza, 181, zona cerealista de São Paulo, onde permaneceu até 1965. Lá foram gerados programas e idéias que dominaram o rádio nos anos 50 e 60.

Nesses ricos anos 60, registrem-se os nomes dos produtores Irvando Luiz, Thalma de Oliveira e os irmãos Ricardo e Fausto Macedo, este coordenador do ‘Clube RB’, dirigido aos ouvintes, que recebiam carteirinha e participavam de sorteios durante a programação.

Alexandre Kadunc, no rádio-jornalismo, discípulo de Ermilo Saccheta, criou inesquecíveis noticiosos sob a égide dos ‘Titulares da Notícia’, como ‘Primeira Hora’, em 1962, uma revolução no rádio e o ‘Correspondente Renner’, depois ‘Nosso Correspondente’, para a voz inconfundível de Antonio Pimentel e depois Franco Neto.

Após Kadunc, sucederam-se na Direção de Jornalismo Mauro Guimarães, Gabriel Romeiro, José Paulo de Andrade, Alberto Luchetti Neto e Marcelo Parada que é, hoje, diretor-geral. A equipe técnica sempre foi reconhecida por seus grandes profissionais, heróis de um tempo em que não havia as facilidades técnicas e tecnológicas de hoje.

No esporte, a emissora começou na segunda metade dos anos quarenta, com Ary Silva, Paulo Planet Buarque, Dárcio Ferreira e Edson Leite, a maturidade com Fiori Gigliotti, Mário Morais, Haroldo Fernandes, Renato Silva, Cícero Mota, Fernando Solera, Silvio Luiz, e muitos outros grandes nomes.

Pedro Luiz Paoliello, contratado em 1958 à rival Panamericana, ‘a emissora dos esportes’, formou com Edson a dupla imbatível das Copas de 58 e 62. Fiori Gigliotti voltou em 1963 à Bandeirantes, de onde saíra em 1958, para montar nova equipe esportiva, o ‘Escrete do Rádio’.

Foi em 1965 que a Rádio Bandeirantes se transferiu para as modernas instalações do Edifício Radiantes, no Morumbi, o primeiro especialmente construído no Brasil para a radiodifusão.

Novas marcas: a programação se renovou, com a era Boni. Sim, ele mesmo, o todo-poderoso da Rede Globo, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho. A Rádio foi decisiva para a implantação da televisão, em 1967, e partiu para novos desafios. Consolidou-se o esporte já tradicional, cresceu o jornalismo, com o aprimoramento dos equipamentos, a prestação de serviços se intensificou, acompanhando a própria exigência da sociedade.

Novos programas foram lançados: vieram Moacyr Franco e Wanderley Cardoso, cantores consagrados, ocupar espaços na programação. Nos anos 70, ‘O Poder da Mensagem’ de Hélio Ribeiro, também Diretor Artístico, que trouxe Ferreira Martins e Nei Costa que lançou ‘O Pulo do Gato’, hoje o programa mais longevo do rádio brasileiro: mesma emissora, mesmo horário, mesmo apresentador.

A Direção Comercial viabilizou projetos e coberturas ousados. Samir Razuk ocupou o cargo de Diretor Comercial durante muitos anos e o exerceu cumulativamente outro tanto com a Direção Geral da emissora, e lançou grandes profissionais, como Dalton Machado, hoje na tevê, e Mario Baccei, que ocupa atualmente a Direção Comercial.

Ao longo de sua história, a Rádio Bandeirantes marcou alguns pioneirismos:

1950 - Primeira emissora brasileira a transmitir ininterruptamente por 24 horas;

1955 - Implantação do criativo Sistema RB-55, concentrando em 3 minutos seus intervalos comerciais, numa época em que as emissoras levavam ao ar intermináveis ‘reclames’;

1958 - Formação da ‘Cadeia Verde-Amarela Norte-Sul do Brasil’, para a transmissão da Copa do Mundo da Suécia, com 400 emissoras em todo o Brasil. Nas transmissões dessa Copa, registraram-se os maiores índices de audiência em São Paulo que uma emissora jamais alcançou, mais de 90%, de acordo com os institutos de pesquisa da época;

1962 - Primeira experiência de geração simultânea de programa, entre São Paulo e Rio de Janeiro- o programa Primeira Hora;

1989 - Início das operações do Sistema BandSat AM, a primeira rede de rádio via satélite do Brasil.

1999 - Primeira emissora brasileira a internacionalizar sua programação pela Internet, através da Rádio Alfa FM de Paris e Figuração no ‘Guiness Book’, o livro dos recordes, pelo programa de maior duração na história do rádio brasileiro, "’Brasil Caboclo’ - 50 anos, e Programa de maior longevidade: ‘O Pulo do Gato’, no ar desde 2 de abril de 1973.

Da rádio-novela e dos programas de auditório dos primeiros tempos, a Bandeirantes soube interpretar o gosto e as exigências de seu público, priorizando os programas musicais e o futebol, nos anos que se seguiram e, fortemente, a partir dos anos 60, o jornalismo, sua marca registrada nos dias de hoje.

Combinando notícia, informação, análises e muita prestação de serviços, incluindo campanhas, o seu maior patrimônio é a credibilidade alcançada junto ao ouvinte.”

Senhor Presidente, Senhores Deputados, para falar sobre toda a contribuição dada pela Rádio Bandeirantes à sociedade, ao povo de São Paulo, e à própria história brasileira, seria necessário uma série de pronunciamentos, dada a sua grandiosidade.

Quero deixar consignado o meu especial abraço aos meus amigos Salomão Esper, José Nello Marques, José Paulo de Andrade, Lilian Maria e Marcelo Parada, que fazem parte integrante da história desta Grande emissora. Não podemos também esquecer do programa “O Trabuco” de Vicente Leporace. Parabéns a toda a equipe da Rádio Bandeirantes.

Muito obrigado!

 

O SR. PALMIRO MENNUCCI - PPS - Sr. Presidente, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, solicito o levantamento da presente sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - UBIRATAN GUIMARÃES - PTB - Srs. Deputados, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, esta Presidência vai levantar a sessão. Antes, porém, convoca V. Exas., atendendo solicitação do nobre Deputado Ricardo Trípoli, nos termos do Art. 18, Inciso I, letra ‘r’, da XII Consolidação do Regimento Interno, para uma Sessão Solene a realizar-se no dia 29 de maio de 2006, às 20 horas, com a finalidade de comemorar o Dia da Comunidade Italiana.

Esta Presidência convoca para a Sessão Ordinária de amanhã, à hora regimental, informando que a Ordem do Dia será a mesma da 58ª Sessão Ordinária, de 04 de maio de 2006, lembrando-os da Sessão Solene de hoje, às 20 horas, em comemoração ao Dia dos Conselhos Comunitários de Segurança - Conseg.

Está levantada a sessão.

 

* * *

 

- Levanta-se a sessão às 14 horas e 49 minutos.

 

* * *