09 DE OUTUBRO DE 2009

060ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AOS “40 ANOS DA EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS E O DIA MUNDIAL DOS CORREIOS”

 

Presidente: UEBE REZECK

 

 

RESUMO

001 - UEBE REZECK

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Uebe Rezeck, na direção dos trabalhos, para comemorar os "40 anos da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e o Dia Mundial dos Correios". Convida o público a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro. Anuncia a apresentação do vídeo institucional "Correios, a Cara do Brasil".

 

002 - MARINALVA DA SILVA VELOSO

Mestre-de-Cerimônias, anuncia o lançamento dos selos da série "Produtos e Serviços Postais", que foram obliterados pelos Srs. José Furian Filho, Diretor Regional dos Correios; Deputado Uebe Rezeck e pelo carteiro Rubens Mendes.

 

003 - RUBENS MENDES

Um dos mais antigos carteiros da empresa, relata sua trajetória na empresa desde 1974, atuando no bairro do Grajaú. Ressalta o seu orgulho pela profissão que exerce, uma das mais confiáveis do povo brasileiro. Cita conquistas desse período, como a aquisição de casa própria e a formação de uma família. Lembra que os carteiros fazem parte da vida das pessoas. Fala da dedicação e do desempenho dos colegas carteiros.

 

004 - JOSÉ FURIAN FILHO

Diretor Regional dos Correios, informa que a empresa ganha uma nova identidade corporativa, o "Correios 2020". Fala da universalização dos serviços que abrangem todos os municípios brasileiros. Dá conhecimentos de funções sociais dos Correios, como a do Banco Postal, as campanhas do aleitamento materno, o transporte de urnas eleitorais e livros didáticos, bem como a de donativos para vítimas de enchentes. Recorda o apoio a atividades culturais e esportivas. Lembra que um brasileiro comandou, por dez anos, a União Postal Universal, criada em Berna, em 1974. Comunica que a empresa é líder no mercado de encomendas expressas, como o Sedex.

 

005 - Presidente UEBE REZECK

Anuncia a apresentação do Coral Ecton, regido pelo maestro Nivaldo Grulha, formado por empregados dos Correios e da Diretoria São Paulo Metropolitana que, em março de 2010, completará vinte anos de atividade, que apresentaram quatro canções. Ressalta a confiança e a segurança do povo brasileiro quanto aos serviços dos Correios. Recorda a importância da empresa, em provas como o Enem. Afirma que os brasileiros estão familiarizados com o trabalho dos carteiros, que enfrentam as diferentes variações climáticas no desempenho de seu trabalho. Informa que a empresa está comprometida com as transformações da sociedade, e está presente nos mais distantes rincões do País. Cita ações sociais como o Banco Postal e as campanhas sociais, como a do Hospital do Câncer de Barretos. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Uebe Rezeck.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - UEBE REZECK - PMDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - UEBE REZECK - PMDB - Para compor a Mesa, convidamos o Sr. José Furian Filho, Diretor Regional dos Correios de São Paulo Metropolitana; em homenagem aos carteiros que fazem o trabalho, chamamos o Sr. Rubens Mendes, um dos mais antigos carteiros de São Paulo.
Senhoras Deputadas, Senhores Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente Barros Munhoz, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar os 40 Anos da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e o Dia Mundial dos Correios.
Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Camerata da Polícia Militar, sob a regência do 2º Tenente Músico PM Ismael Neves de Oliveira, acompanhado pelo Coral dos Correios, regido pelo Maestro Nivaldo Grulha.

 

* * *

 

 - É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - UEBE REZECK - PMDB - Esta Presidência agradece à Camerata da Polícia Militar do Estado de São Paulo e ao Coral dos Correios.

Esta Presidência agradece a presença do Sr. Laércio Carlos de Araújo Filho, Diretor Departamental do Bradesco, do Sr. Carlos Henrique Alves, representando o Sr. Cláudio Fernando Manzato, Diretor do Banco Bradesco; Sr. João Carlos da Silva, Coordenador Regional de Suporte; Sr. Cláudio Augusto Silvério, Coordenador Regional de Operações; Sr. Mário Aparecido Costa, Coordenador Regional de Recursos Humanos; Sra. Roseane dos Santos, Coordenadora Regional de Negócios; Sr. Edson Comin, ex-Diretor dos Correios de São Paulo; Sra. Renata Furian, esposa do Diretor Regional dos Correios de São Paulo Metropolitana, Sr. José Furian Filho; Sr. José Orlando de Castro, Gerente do escritório de representações de Furnas Centrais Elétricas em São Paulo; Sr. Francisco Marino, representando o Diretor-Geral do Hospital de Câncer de Barretos.

Teremos agora a exibição do vídeo institucional “Correios, a Cara do Brasil”.

 

* * *

 

- É feita a apresentação do vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - UEBE REZECK - PMDB - Esta Presidência passa a palavra à Mestre-de-Cerimônias dos Correios.

 

A SRA. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MARINALVA DA SILVA VELOSO - Autoridades presentes, ecetistas, senhoras e senhores, bom-dia.

O Ministério das Comunicações e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos lançam nesta oportunidade os selos da série Produtos e Serviços Postais, malote e Sedex.

A série ora emitida circula no Brasil e no exterior propagando, por meio da imagem e legenda, o tema que originou a sua criação. Os selos foram concebidos pelos artistas Lidia Hurovich Neiva e Mário Alves de Brito, impressos pela Casa da Moeda do Brasil.

Em seu trabalho de criação, os artistas utilizaram as técnicas de ilustração digital, vetorização e computação gráfica. Os selos apresentam um malote sendo entregue, cena que sinaliza o dinamismo desse serviço dos Correios, um dos símbolos da atividade postal.

O segundo selo retrata um motociclista de encomenda Sedex em atividade, serviço de sucesso indiscutível, imediatamente associado à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

Para o ato de lançamento dos selos, convidamos o Sr. José Furian Filho, Diretor-Regional dos Correios de São Paulo Metropolitana, a posicionar-se para o lançamento.

O Sr. José Furian Filho convida para a primeira obliteração o Exmo. Sr. Deputado Uebe Rezeck.

O Sr. José Furian Filho entrega ao Deputado Uebe Rezeck um álbum contendo a peça filatélica ora obliterada.

 

* * *

 

- É feita a entrega da obliteração.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MARINALVA DA SILVA VELOSO - O Sr. José Furian Filho convida, para a segunda obliteração dos selos, o Sr. Edson Comin, ex-Diretor-Regional de São Paulo Metropolitana.

 

* * *

 

 - É feita a entrega da obliteração.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MARINALVA DA SILVA VELOSO - Com igual satisfação, o Sr. José Furian Filho convida, para a terceira obliteração dos selos, o Sr. Rubens Mendes, carteiro do CDD Cidade Dutra, que representa todos os empregados dos Correios neste ato.

 

* * *

 

 - É feita a entrega da obliteração.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MARINALVA DA SILVA VELOSO - Neste momento, o Exmo. Sr. Deputado Uebe Rezeck retoma os trabalhos.

 

O SR. PRESIDENTE - UEBE REZECK - PMDB - Esta Presidência concede a palavra ao Sr. Rubens Mendes, funcionário dos Correios há 35 anos, um dos carteiros mais antigos de São Paulo.

 

O SR. RUBENS MENDES - Inicialmente, gostaria de dizer a todos que é um prazer participar desta comemoração e, principalmente, contar um pouco da minha trajetória.

Comecei a trabalhar nos Correios em 1974, entregando correspondências na Região do Grajaú, Zona Sul da Capital paulista.

E, nesses 35 anos de empresa, toda vez que uma pessoa perguntava, ou pergunta o que eu faço, ou quer saber qual é a minha profissão, eu digo: “Sou carteiro, trabalho nos Correios!”

Respondo com orgulho, com alegria, porque amo minha profissão, que é considerada uma das mais confiáveis pela população. Sou apaixonado mesmo! Pois foi graças a ela e aos Correios que conquistei tudo que tenho, como a minha casa própria e uma boa educação aos meus filhos, além das amizades que construí no meu dia a dia com os destinatários a quem entrego as cartas.

Fico feliz em ver que os Correios superam muitos dos seus desafios, estão em contínua transformação e buscam sempre contribuir para o desenvolvimento do País, o que mantém nossos empregos e garante o sustento de milhares de famílias.

Quero dizer aos senhores que, nesses 35 anos que trabalho na empresa, é impressionante verificar a confiança e a credibilidade que a população tem nos Correios.

No dia a dia, podemos ver como a população espera com ansiedade a passagem do carteiro. Hoje a empresa dos Correios faz parte da vida dos brasileiros. Quem não espera ansioso a passagem do seu carteiro? Eu mesmo, quando chego em casa, a primeira coisa que faço é olhar na caixinha para ver se tem correspondência. Isso demonstra a importância do nosso trabalho, dos carteiros, e fico feliz em saber que sou útil à sociedade.

É muito bom abrir um jornal e ver uma pesquisa mostrando que a população escolheu nossa empresa como a primeira em credibilidade e confiança. Isso dá muito orgulho ao funcionário ecetista e incentiva todos a fazer seu trabalho com mais dedicação, mostrando o seu desempenho no dia a dia.

Agradeço, em nome de todos os colegas ecetistas, a homenagem prestada por esta Casa, aos 40 anos da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e ao Dia Mundial dos Correios.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - UEBE REZECK - PMDB - Esta Presidência concede a palavra ao Sr. José Furian Filho, Diretor Regional dos Correios.

 

O SR. JOSÉ FURIAN FILHO - Exmo. Sr. Deputado Uebe Rezeck, que preside esta Sessão Solene, Sr. Laércio Carlos de Araújo Filho, Diretor Departamental do Bradesco, nosso grande parceiro, Sr. José Orlando de Castro, gerente do escritório de representação de Furnas, Sr. Francisco Marino, representante da Diretoria do Hospital de Câncer de Barretos, também um grande parceiro, Sr. Rubens Mendes, nosso carteiro do CDD Cidade Dutra, aqui representando todos os empregados dos Correios, demais clientes, filatelistas, colegas ecetistas, servidores desta Casa, um bom-dia.

Em nome da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, gostaria, primeiramente, de expressar a honra de estar nesta Casa de Leis, para as comemorações alusivas aos 40 anos, completados em março deste ano. Ao longo do ano realizamos inúmeras solenidades, mas esta é especial, é na Casa do povo. Nesta data, comemoramos também o Dia Mundial dos Correios.

A ECT ganha, a partir de hoje, uma nova identidade corporativa denominada “Correios 2020”, com uma nova missão, que é a de fornecer soluções acessíveis e confiáveis para conectar pessoas, instituições e negócios no Brasil e no mundo.

Reafirmando seu compromisso com a universalização, a integração postal e a missão de estar sempre a serviço do desenvolvimento econômico e social do Brasil, os Correios estão presentes em todos os 5.565 municípios deste País.

Para milhares de brasileiros, os serviços de Correios são a principal conexão, desde uma grande metrópole como São Paulo até a mais longínqua comunidade, possibilitando aproximar pessoas e estreitar laços.

Há muito tempo, as agências dos Correios deixaram de ser locais exclusivos para envio de correspondências e encomendas. Hoje é possível até ter acesso aos serviços básicos bancários. É o Banco Postal, projeto governamental que se tornou realidade e permitiu a inclusão bancária de milhões de brasileiros. 

A imensa capacidade de superar desafios, em um país de dimensões continentais, nos levou a implementar diversos programas de grande alcance social, tais como: aleitamento materno, transporte de urnas eleitorais, campanhas de arrecadação de donativos para vítimas de calamidade pública, entrega de livros didáticos, em parceria com o FNDE - o maior programa do mundo do gênero -, Leve-Leite, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, além do apoio a atividades culturais e patrocínio esportivo, como os das seleções de natação, futsal e do tênis brasileiro.

Nestes 40 anos de existência, os Correios superaram muitos outros desafios, aliando a oferta de serviços com regularidade, rapidez, segurança e a preços justos.

A luta para a manutenção do monopólio postal – que, sem dúvida, tem permitido à ECT marcar presença constante no dia a dia dos brasileiros - se justifica por garantir o direito de enviar e receber correspondências de/para qualquer lugar, por mais remoto que seja, com o sigilo garantido, a nossa marca registrada. Lembramos que, sem a decisão favorável do Supremo Tribunal Federal, colocaríamos em risco:

a) a universalização dos serviços postais, tendo que atuar apenas em mercados e negócios lucrativos, o que excluiria muitos brasileiros do sistema postal;

b) a sustentabilidade financeira da ECT, já que 60% da receita advém dos serviços monopolizados.

Os Correios têm adotado ações incisivas para a observância do monopólio postal, informando seus clientes sobre a ilegalidade de tal prática e sugerindo alternativas para suas necessidades, dentro do portfólio da ECT, respaldado por parcerias com os órgãos públicos de controle e fiscalização, como a Polícia Federal, entre outros.

A propósito da universalização postal, o Dia Mundial dos Correios tem relação direta com a Fundação da União Postal Universal, a UPU, ocorrida em 9 de outubro de 1874, em Berna, na Suíça, num congresso histórico.

Desde então, seus 191 países-membros, entre eles o Brasil, passaram a formar um só território postal, com o objetivo de impulsionar a troca recíproca de correspondências e encomendas.

Lembro que destes 135 anos da UPU, durante dez deles, ela esteve sob o comando de um brasileiro, o engenheiro Adwaldo Cardoso Botto de Barros, que também foi Presidente dos Correios e Diretor Regional aqui em São Paulo. Infelizmente, por motivos de saúde, não pôde estar conosco nesta homenagem.

Essa medida, seguida de outras complementares, possibilitou um salto gigantesco no intercâmbio comercial e de informações entre pessoas, instituições, empresas e governos ao redor do mundo. Como representante do Brasil na UPU, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos tem participado das grandes decisões que norteiam o tráfego postal internacional e acentuam a relevância deste setor no comércio global.

Uma forma de destacarmos essas datas é a emissão simultânea de dois selos da série produtos e serviços. Um divulgando o serviço de malote, que viabiliza os negócios de milhares de clientes em todas as regiões e o outro divulgando o Sedex, um serviço de entrega rápida, com regularidade e confiabilidade, características que projetam e identificam nossa Empresa neste mercado competitivo.

É sempre bom lembrar que o Sedex é uma criação dos Correios, o líder de mercado no segmento de encomendas expressas.

Finalizando minhas palavras, quero destacar que a história dos Correios se constrói em conjunto com a sociedade brasileira, pois é ela a destinatária dos nossos esforços e é para quem prestamos um serviço postal público e de qualidade.

Agradeço a iniciativa do nobre Deputado Uebe Rezeck pela homenagem recebida neste dia tão significativo para nós, ecetistas do Estado de São Paulo, e para toda a população brasileira.

Agradeço também a presença dos nobres parlamentares, dos clientes dos Correios, parceiros, amigos e aos empregados, que são o nosso maior patrimônio, representados aqui pelo carteiro Rubens Mendes.

Muito obrigado! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - UEBE REZECK - PMDB - Teremos agora uma apresentação do Coral Ecton, sob a regência do Maestro Nivaldo Grulha, formado pelos empregados dos Correios e da Diretoria São Paulo Metropolitana, que em março de 2010 completará 20 anos de existência.

 

* * *

 

 

 - É feita a apresentação musical.

 

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – UEBE REZECK – PMDB – Parabéns, Maestro Nivaldo Grulha e todos os componentes do Coral Ecton, funcionários da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

Meus irmãos, falar da instituição Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, ou simplesmente “Correios”, é, nos dias de hoje, uma tarefa por demais fácil. Fácil, porque estamos falando de uma empresa que ganhou a confiança do povo brasileiro, a ponto de que, quando se exige segurança e presteza na execução de um serviço - como agora no episódio das provas do Enem -, a instituição é de imediato convocada para fazer chegar com segurança, a tempo e hora, as provas nos mais diversos e distantes pontos do país onde serão aplicadas.

O nosso olhar já se familiarizou com a figura amiga e simpática do carteiro, que, sob sol escaldante, frio inesperado ou chuva torrencial, sempre solícito e sorridente está ali a nos prestar um serviço essencial.

Os seus servidores se transformaram num patrimônio inestimável para a instituição, mercê do amor e dedicação com que desempenham suas funções. A grandeza de uma empresa não é medida somente pelos funcionários, mas também por seu comprometimento com as transformações da sociedade, e os Correios, presentes em todos os cantos do Brasil, fazem parte da vida de mais de 180 milhões de pessoas.

Mais do que entregar cartas e encomendas, os Correios também oferecem informações e cidadania. Isso é garantido pelo desenvolvimento de ações com foco social, como pela oferta de produtos e serviços que ajudam a proporcionar melhores condições de vida à população.

O Banco Postal, que leva serviços bancários à população não atendida pelos bancos comerciais, as campanhas sociais dos Correios, como a parceria com o Hospital do Câncer da minha querida Barretos, levando a campanha “Direito de Viver” a todos os municípios do nosso país, são exemplos claros dessa atuação social.

Hoje, 9 de outubro, Dia Mundial dos Correios, é uma data que deve ser comemorada em cada rincão de nosso planeta, e em especial aqui, quando no Brasil estamos completando 40 anos de prestação de um serviço de qualidade, executado pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos ao nosso povo.

A Assembleia Legislativa de São Paulo não poderia deixar de realizar uma sessão solene para manifestar o orgulho que sentimos pela instituição, bem como o respeito que ela desfruta no seio do povo paulista. Rogamos ao Criador que continue a aspergir suas bênçãos aos funcionários da empresa, bem como agradecemos a todos que aqui vieram para abrilhantar com as suas presenças a nossa Sessão Solene.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência, antes de encerrá-la, agradece às autoridades, aos funcionários desta Casa e àqueles que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade e convida para um “Coffee Break” no Salão dos Espelhos.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

 

 - Encerra-se a sessão às 11 horas e 20 minutos.

 

 

* * *