http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

19 DE DEZEMBRO DE 2012

061ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

 

Presidente: BARROS MUNHOZ

 

RESUMO

ORDEM DO DIA

001 - Presidente BARROS MUNHOZ

Abre a sessão. Coloca em votação e declara sem debate aprovado o PLC 44/12.

 

002 - ALEX MANENTE

Solicita a suspensão dos trabalhos por cinco minutos, por acordo de lideranças.

 

003 - Presidente BARROS MUNHOZ

Defere o pedido e suspende a sessão às 23h08min; reabrindo-a às 23h16min.

 

004 - ANTONIO MENTOR

Solicita a suspensão dos trabalhos por 10 minutos, por acordo de lideranças.

 

005 - Presidente BARROS MUNHOZ

Defere o pedido e suspende a sessão às 23h16min; reabrindo-a às 23h28min.

 

006 - ANTONIO MENTOR

Solicita a suspensão dos trabalhos por 10 minutos, por acordo de lideranças.

 

007 - Presidente BARROS MUNHOZ

Defere o pedido e suspende a sessão às 23h28min; reabrindo-a às 23h40min. Coloca em votação e declara rejeitadas as emendas de nº 01 a 03.

 

008 - LUIZ CLAUDIO MARCOLINO

Declara voto favorável, da bancada do PT, às emendas.

 

009 - Presidente BARROS MUNHOZ

Registra a manifestação. Coloca em votação e declara sem debate aprovado o PLC 46/12. Encerra a discussão do PL 1392/09, anexo o PL 997/11. Coloca em votação e declara aprovado requerimento, do Deputado Alencar Santana Braga, de preferência ao PL 997/11. Coloca em votação e declara sem debate aprovado o PL 997/11. Encerra a discussão do PL 696/12. Coloca em votação e declara aprovado requerimento, do Deputado Samuel Moreira, de método de votação ao PL 696/12. Coloca em votação e declara aprovado o PL 696/12, salvo emenda. Coloca em votação e declara aprovada a emenda. Por conveniência da ordem, suspende a sessão às 23h43min; reabrindo-a às 23h44min. Encerra a discussão do PL 241/10. Coloca em votação e declara aprovada a consulta às lideranças, para que seja dado conhecimento da íntegra e votada emenda aglutinativa, sendo dispensada a sua leitura. Coloca em votação e declara aprovado requerimento de método de votação ao PL 241/10. Coloca em votação e declara aprovado o PL 241/10, salvo emenda aglutinativa e substitutivo. Coloca em votação e declara aprovada a emenda aglutinativa, restando prejudicado o substitutivo.

 

010 - SAMUEL MOREIRA

Declara voto contrário, da Liderança do Governo, ao PL 241/10.

 

011 - Presidente BARROS MUNHOZ

Registra a manifestação. Coloca em votação e declara sem debate aprovado o PL 989/11.

 

012 - SAMUEL MOREIRA

Declara voto contrário, da Liderança do Governo, ao PL 989/11.

 

013 - Presidente BARROS MUNHOZ

Registra a manifestação.

 

014 - SIMÃO PEDRO

Para comunicação, agradece a aprovação de projeto de sua autoria. Destaca a importância da matéria para a educação.

 

015 - Presidente BARROS MUNHOZ

Enaltece o trabalho realizado pelo Deputado Simão Pedro neste Legislativo.

 

016 - ALENCAR SANTANA BRAGA

Para comunicação, considera positivo o dia de hoje. Destaca o número de projetos aprovados por esta Casa.

 

017 - Presidente BARROS MUNHOZ

Parabeniza a conduta da bancada do PT. Coloca em votação e declara sem debate aprovados os seguintes requerimentos de urgência: do Deputado Alencar Santana Braga ao PLC 03/12 e ao PL 203/11; do Deputado Carlos Bezerra Jr ao PL 342/12; e da Deputada Vanessa Damo ao PL 682/12. Convoca reunião extraordinária da Comissão de Constituição e Justiça, a realizar-se hoje, cinco minutos após o término da presente sessão. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Barros Munhoz.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Srs. Deputados, Sras. Deputadas vamos passar à Ordem do Dia.

 

* * *

 

- Passa-se à

 

ORDEM DO DIA

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Proposições em regime de urgência.

Item 1 - Discussão e votação - Projeto de lei Complementar nº 44, de 2012, de autoria do Sr. Governador. Dispõe sobre a concessão de abono complementar aos servidores, na forma que especifica. Com 3 emendas. Pareceres nºs 1739 e 1740, de 2012, respectivamente, de relator especial pela Comissão de Justiça e Redação e do Congresso das Comissões de Administração Pública e de Finanças, favoráveis ao projeto e contrário às emendas.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação. Os Srs. Deputados e as Sras. Deputadas que estiverem de acordo queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

 

O SR. ALEX MANENTE - PPS - Sr. Presidente, havendo acordo entre lideres presentes em plenário, solicito suspensão dos trabalhos por cinco minutos.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - É regimental. Havendo acordo de líderes com assento nesta Casa, esta Presidência suspende a presente sessão por cinco minutos.

Está suspensa a sessão.

 

* * *

 

- Suspensa às 23 horas e oito minutos, a sessão é reaberta às 23 horas e 16 minutos, sob a Presidência do Sr. Barros Munhoz.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Em votação o projeto, salvo emenda.

 

O SR. ANTONIO MENTOR - PT - Sr. Presidente, estamos construindo uma possibilidade de entendimento e portanto solicito a suspensão dos trabalhos por 10 minutos.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - É regimental o pedido de Vossa Excelência.

Está suspensa a sessão.

 

* * *

 

- Suspensa às 23 horas e 16 minutos, a sessão é reaberta às 23 horas e 28 minutos, sob a Presidência do Sr. Barros Munhoz.

 

* * *

 

O SR. ANTONIO MENTOR - PT - Sr. Presidente, havendo acordo entre as lideranças partidárias com assento nesta Casa, solicito a suspensão dos trabalhos por 10 minutos.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Srs. Deputados, Sras. Deputadas, tendo havido acordo entre as lideranças, a Presidência acolhe o solicitado pelo nobre Deputado Antonio Mentor e suspende a sessão por 10 minutos.

 

* * *

 

- Suspensa às 23 horas e 28 minutos, a sessão é reaberta às 23 horas e 40 minutos sob a Presidência do Sr. Barros Munhoz.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Sras. Deputadas e Srs. Deputados, continuando a votação do PLC nº 44. Já foi aprovado o projeto e vamos colocar em votação as emendas de nº 1 a 3 com o parecer contrário. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que forem contrários queiram conservar-se como se encontram. (Pausa.) Rejeitadas.

 

O SR. LUIZ CARLOS MARCOLINO - PT - Sr. Presidente, quero declarar o voto favorável às emendas do PT.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Registrado o voto favorável da Bancada do PT.

2 - Discussão e votação - Projeto de lei Complementar nº 46, de 2012, de autoria do Sr. Governador. Institui a Gratificação de Atividade Pedagógica. Pareceres nºs 1741, 1742 e 1743, de 2012, respectivamente, de relatores especiais pelas Comissões de Justiça e Redação e de Administração Pública, e da Comissão de Finanças, favoráveis.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo queiram conservar-se como se encontram. (Pausa.) Aprovado

3 - Discussão e votação - Projeto de lei nº 1392, de 2009, de autoria do deputado Pedro Bigardi. Dispõe sobre a utilização de embalagens indevassáveis de molhos e temperos de mesa e congêneres nos bares, restaurantes, padarias, lanchonetes e similares. Parecer nº 497, de 2011, da Comissão de Justiça, favorável. Parecer nº 498, de 2011, da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, favorável com substitutivo. (Em anexo o Projeto de lei nº 997, de 2011).

Sobre a mesa o seguinte requerimento de preferência:

“Requeiro, nos termos regimentais, preferência para votação do PL 997/11, de autoria do nobre Deputado Donisete Braga, que dispõe sobre obrigatoriedade de bares, restaurantes e lanchonete, quiosques e estabelecimentos similares a oferecer aos clientes embalagens descartáveis e condimentos alimentares.” O requerimento á assinado pelo nobre Líder do PT, Deputado Alencar Santana Braga.

Em votação o requerimento. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que forem favoráveis queiram conservar-se como se encontram. (Pausa.) Aprovado

Em discussão o PL nº 997/11. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação o PL nº 997/11. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que forem favoráveis queiram conservar-se como se encontram. (Pausa.) Aprovado

4 - Discussão e votação - Projeto de lei nº 696, de 2012, de autoria do Sr. Governador. Altera a Lei n° 8.876, de 1994, que dispõe sobre o Fundo Especial de Despesa do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Parecer nº 1747, de 2012, de relator especial pela Comissão de Justiça e Redação, favorável. Parecer nº 1748, de 2012, da Comissão de Finanças, favorável com emenda.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação. Há sobre a mesa o seguinte requerimento de método de votação, assinado pelo Deputado Samuel Moreira:

“Item 1 - PL 696/12, salvo emenda.

Item 2 - emenda apresentada pela Comissão de Finanças, Orçamento, Planejamento em seu parecer.”

Em votação o requerimento. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que forem favoráveis queiram conservar-se como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Em votação o projeto, salvo emenda. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo queiram conservar-se como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Em votação a emenda apresentada pela Comissão de Finanças. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que forem favoráveis queiram conservar-se como se encontram. (Pausa.) aprovada.

Esta Presidência suspende a sessão por 1 minuto, para melhor andamento dos trabalhos.

Está suspensa a sessão.

 

* * *

 

- Suspensa às 23 horas e 43 minutos, a sessão é reaberta às 23 horas e 44 minutos sob a Presidência do Sr. Barros Munhoz.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Proposições em Regime de Tramitação Ordinária:

1 - Discussão e votação - Projeto de lei nº 241, de 2010, de autoria do deputado Luis Carlos Gondim. Dispõe sobre criação de sistemas de coleta locais com recipientes para recolhimento, transporte, depósito, armazenagem e destino final de pilhas comuns e alcalinas e baterias usadas. Parecer nº 1077, de 2011, da Comissão de Justiça, favorável com substitutivo. Pareceres nºs 1078 e1079, de 2011, respectivamente, das Comissões de Meio Ambiente e de Finanças, favoráveis ao substitutivo.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação. Há sobre a mesa emenda aglutinativa com número regimental de assinaturas dos Srs. Líderes.

Esta Presidência, nos termos do Art. 175 § 1º, do Regimento Interno, consulta os Srs. Líderes presentes se concordam em dar conhecimento e colocar em votação a emenda aglutinativa. Os Srs. Líderes que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado. Havendo anuência das lideranças, dispenso a leitura da emenda aglutinativa.

Há sobre a mesa o requerimento sobre o método de votação, nos seguintes termos:

“1 - PL 241/10, salvo emenda aglutinativa e substitutiva.

2 - emenda aglutinativa de nº 1.

3 - substitutiva apresentada no parecer da Comissão de Constituição e Justiça e Redação.”

Em votação o requerimento. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que forem favoráveis queiram conservar-se como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Em votação o item nº 1 - PL 241/10, salvo emenda aglutinativa e substitutiva. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que forem favoráveis queiram conservar-se como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Em votação o item nº 2 - emenda aglutinativa de nº 1. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que forem favoráveis queiram conservar-se como se encontram. (Pausa.) Aprovada. Fica prejudicado, consequentemente, o substitutivo apresentado no parecer do relator.

 

O SR. SAMUEL MOREIRA – PSDB – Declaro o voto contrário ao PL 241/10, em nome da Liderança do Governo e passo a ler declaração de voto.

“Senhor Presidente,

Na qualidade de Líder do Governo, nos termos regimentais, venho declarar voto contrário ao Projeto de lei n° 241, de 2010, de autoria do Deputado Luis Carlos Gondim, que dispõe sobre a criação de sistema de coleta e destino final de pilhas comuns, alcalinas e baterias usadas.

Em que pesem as louváveis intenções do autor, posicionamos contrariamente a aprovação da presente propositura, tendo em vista que a matéria é alheia às competências deste Poder Legislativo.

Cabe salientar, entretanto, que essa votação é fruto de um consenso dos Líderes partidários com assento nesta Casa, que visa a retomar o bom andamento de nossos trabalhos.

Sala das Sessões, em 19/12/12

Deputado Samuel Moreira - Líder do Governo”

 

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ – PSDB – Está registrada a manifestação de Vossa Excelência.

2 - Discussão e votação - Projeto de lei nº 989, de 2011, de autoria do deputado Simão Pedro. Institui política de disponibilização de Recursos Educacionais comprados ou desenvolvidos por subvenção da administração direta e indireta estadual. Pareceres nºs 751, 752 e 753, de 2012, respectivamente, das Comissões de Justiça e Redação, de Educação e de Finanças, favoráveis.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo queiram conservar-se como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

 

O SR. SAMUEL MOREIRA – PSDB – Declaro o voto contrário ao PL 989/11, em nome da Liderança do Governo e passo a ler declaração de voto.

“Senhor Presidente,

Na qualidade de Líder do Governo, nos termos regimentais, venho declarar voto contrário ao Projeto de lei n° 989, de 2011, de autoria do Deputado Simão Pedro, que institui a política de disponibilização de recursos educacionais comprados ou desenvolvidos por subvenção da administração pública.

Em que pesem as louváveis intenções do autor, posicionamos contrariamente a aprovação da presente propositura, tendo em vista que a matéria é alheia às competências deste Poder Legislativo.

Cabe salientar, entretanto, que essa votação é fruto de um consenso dos Líderes partidários com assento nesta Casa, que visa a retomar o bom andamento de nossos trabalhos.

Sala das Sessões, em 19/12/12

Deputado Samuel Moreira - Líder do Governo”

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ – PSDB – Está registrada a manifestação de Vossa Excelência.

 

O SR. SIMÃO PEDRO - PT – PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, quero agradecer a V. Exa., aos líderes de todos os partidos, ao meu Líder, Deputado Alencar Santana, e à minha bancada.

Este projeto tem uma importância muito grande para melhorar a qualidade da educação pública. Eu tive a honra, depois, de apresentar a partir do Seminário Internacional que fizemos aqui na Comissão de Educação, o privilégio de ser convidado pela Unesco para falar sobre este projeto, junto com autoridades da educação do mundo todo, no mês de junho, em Paris, na sede da Unesco. Então, é um projeto que, tenho certeza, dá uma grande contribuição à educação.

Já conversei sobre isso com o Secretário Herman. Espero que ele seja, daqui para frente, sancionado e regulamentado porque vai contribuir com a qualidade da educação pública e facilitar o acesso ao conhecimento. Estamos vendo que na era da informação, da internet, não tem sentido continuarmos com métodos obsoletos como são hoje.

Quero dizer que é um orgulho, uma honra para eu ter um projeto dessa magnitude aprovado por esta Casa. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Esta Presidência apenas faz questão de registrar, nobre Deputado Simão Pedro, que V. Exa., absolutamente, não tem que agradecer. Nós é que temos que agradecê-lo por ter proposto um projeto à altura da sua atuação neste Parlamento, sempre brilhante, sempre dedicado, sempre competente. Pena que a Assembleia Legislativa vá se privar dessa sua atuação por algum tempo. Mas sorte do Prefeito Fernando Haddad, sorte de São Paulo que vai contar com o concurso. Tenho absoluta certeza que será um extraordinário secretário de Estado.

 

O SR. ALENCAR SANTANA BRAGA - PT - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, já votamos este projeto, mas quero, também, deixar um registro em nome da nossa bancada. Conversamos. Todos os deputados ponderaram bastante. Hoje tivemos um dia extremamente positivo de solução, de encaminhamento de projetos dos deputados. Todas as lideranças ajudaram.

Temos as nossas posições em relação a alguns projetos da nossa bancada, que ainda faltam: quatro projetos especiais e três, na verdade, ficaram um pouco mais polêmicos.

As divergências são naturais, legítimos, fazem parte do Parlamento e da discussão democrática e respeitamos a todos. Mas, ao mesmo tempo, defendemos que a nossas também sejam registradas. A bancada ponderou e achou importante continuarmos votando os projetos, sejam dos deputados, do governo e do Tribunal, que hoje acordamos, para que amanhã também termos um dia tão produtivo como tivemos hoje.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Nobre Deputado Alencar Santana, esta Presidência, antes de mais nada, pede desculpas por ter se excedido nas discussões havidas hoje, V. Exa. de compreender. O clima chegou a ficar muito tenso e humildemente peço desculpas por ter me excedido. Mas quero dizer que recebo esta comunicação de V. Exa. com bastante tranquilidade porque ao longo destes quase seis anos que estou completando agora do meu terceiro e quarto mandato nesta Casa eu só tenho presenciado um comportamento correto, escorreito da nobre Bancada do PT. Todos os líderes que passaram pelo comando desta bancada sempre se houveram com dignidade, com respeito, com contundência, com garra, com fibra, mas sempre com muito respeito por isso merece todo respeito e consideração. E não é diferente esta Bancada do PT agora sob sua liderança. Fico feliz com a manifestação de Vossa Excelência.

Em decorrência do meu nervosismo eu cometi uma falha: não coloquei em votação algumas urgências que deveriam ter sido apreciadas no início da sessão. Então que não valha como precedente. Como há acordo de toda a Casa, vou fazê-lo agora sem qualquer tipo de prejuízo.

- Requerimento de urgência para o PLC 03/12, de autoria do nobre Deputado Luiz Claudio Marcolino. Assina o requerimento Deputado Alencar Santana Braga, Líder do PT.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos está encerrada a discussão. Em votação. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

- Requerimento de urgência para o PL 203/11, de autoria da nobre Deputada Ana Perugini. Assina o requerimento Deputado Alencar Santana Braga, Líder do PT.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos está encerrada a discussão. Em votação. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

- Requerimento de urgência para o PL 342/12, de autoria do nobre Deputado Orlando Morando. Assina o requerimento Deputado Carlos Bezerra Jr, Líder do PSDB.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos está encerrada a discussão. Em votação. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

- Requerimento de urgência para o PL 682/12, de autoria da nobre Deputada Vanessa Damo. Assina o requerimento a Líder do PMDB Deputada Vanessa Damo.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos está encerrada a discussão. Em votação. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Esta Presidência convoca reunião extraordinária da Comissão de Constituição, Justiça e Redação a realizar-se hoje, cinco minutos após o término desta sessão, com a finalidade de apreciar a seguinte matéria em regime de urgência: PL 696/12, redação final.

Esgotado o objeto da presente sessão esta Presidência, antes de encerrá-la, lembra V. Exas. da Sessão Ordinária de amanhã.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 23 horas e 53 minutos.

 

* * *