1

 

18 DE NOVEMBRO DE 2005

061ª SESSÃO SOLENE PARA COMEMORAR O “75º ANIVERSÁRIO DO SOKA GAKKAI E OS ANIVERSÁRIOS DA BSGI E SGI”

 

Presidência: JOÃO CARAMEZ

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 18/11/2005 - Sessão 61ª S. SOLENE Publ. DOE:

Presidente: JOÃO CARAMEZ

 

COMEMORAR O "75º ANIVERSÁRIO DA SOKA GAKKAI E OS ANIVERSÁRIOS DA BSGI E SGI"

001 - JOÃO CARAMEZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na Presidência, com a finalidade de comemorar o 75º aniversário da Soka Gakkai e os aniversários da BSGI e SGI. Convida todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional. Lê ofício do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, encaminhado ao Dr. Daisaku Ikeda, Presidente da Soka Gakkai Internacional, no Japão. Justifica a presença de duas Deputadas Jovens, representantes da cidade de Itapevi. Fala sobre a importância do Parlamento Jovem.

 

002 - ARNALDO FARIA DE SÁ

Deputado Federal, discorre sobre a necessidade de busca do espírito ético, dos valores humanos e da paz mundial.

 

003 - ANTONIO NAKAMURA

Vice-Presidente adjunto da BSGI, lê a mensagem do Professor Amaral Vieira, Presidente da Fundação Conservatório Dramática e Musical de São Paulo, que destaca a importância da entidade na educação.

 

004 - Presidente JOÃO CARAMEZ

Anuncia a apresentação de números musicais.

 

005 - JENI IKEDA

Coordenadora feminina da BSGI, narra a história da Soka Gakkai e de seus fundadores Tsunessaburo Makiguti e Jossei Toda.

 

006 - Presidente JOÃO CARAMEZ

Anuncia a apresentação de números musicais. Tece comentários sobre o trabalho da Sokka Gakai em todo o mundo. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Queremos inicialmente agradecer a presença de todos. Passamos a nomear as autoridades presentes nesta solenidade: nosso grande companheiro e amigo, sempre presente em nossa homenagens à Soka, Deputado Arnaldo Faria de Sá; nosso amigo Eduardo Taguchi, Presidente da BSGI; Sra. Jeni Ikeda, coordenadora feminina da BSGI; Dr. José Fernando Rocha, advogado; Sr. Paulo Endo, vice-Presidente da BSGI; Sr. Antonio Nakamura, vice-Presidente adjunto da BSGI; Sr. Ricardo Ikeda, vice-Presidente adjunto da BSGI; Sr. Celso Hama, vice-Presidente adjunto; Sr. Júlio China, coordenador cultural da BSGI; Sra. Carla Alves de Oliveira, vice-coordenadora dos jovens da BSGI; Sra. Silvia Shinjo, coordenadora da divisão feminina da BSGI da cidade de São Paulo; Sra. Aline Ladeira, nossa Deputada estadual jovem de 2005 de Itapevi, acompanhada da professora Verani Toledo Nobile; Sra. Natália Fonseca, também nossa Deputada estadual jovem de 2005, de Itapevi, acompanhada da professora Maria Aparecida Lorenzetti da Silva.

Meus senhores e minhas senhoras, esta Sessão Solene foi convocada pelo presidente desta Casa, Deputado Rodrigo Garcia, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar o 75º aniversário da Soka Gakkai, e dos aniversários da BSGI e SGI.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do Maestro PM Músico Tenente Clébio de Azevedo.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Esta Presidência agradece à banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, na pessoa do tenente Clébio de Azevedo, que sempre tem abrilhantado as nossas Sessões Solenes. (Palmas)

Passo a ler ofício datado de 18 de novembro, do Sr. Presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, encaminhado ao Dr. Daisaku Ikeda, Presidente da Soka Gakkai Internacional, no Japão.

Meu caro Presidente Ikeda.

Apraz-nos comparecer à presença de Vossa Senhoria par apresentar sinceros votos de felicitações na ocasião em que se comemora 75 anos do estabelecimentos e fundação da Soka Gakkai. Que maravilhosa obra foi oferecida ao mundo naquele dia!

Parabéns extensivos à todos os membros participantes desta imensa organização que têm a dita de tê-lo à sua frente na batuta da confecção de um mundo mais humano, onde a boa vontade e a benevolência superam as diversidades de raça, cor e etnia.

Parabéns extensivos aos 190 países que igualmente desfrutam desta imensa boa sorte recebendo suas orientações e trabalhando arduamente na construção deste mundo igualitário e mais justo.

Do Brasil, nós todos, acompanhamos e torcemos pelo sucesso do empreendimento mundial de paz, cultura, educação e direitos humanos propagado SGI, esperando que os frutos desta prática se tornem cada vez mais próximos a as gerações eminentes recebam os efetivos de suas ações humanísticas com a reforma de suas visões e comportamentos globais compondo uma geração especialmente criada e endereçada para o sucesso.

Parabéns à Soka Gakkai! Felicidades a todos!

Vou quebrar aqui um pouco o protocolo, e pedir licença a todos os presentes. Fiz questão que a Aline e a Natália Fonseca, as nossas alunas da rede estadual de ensino do município de Itapevi, onde a SOKA vem desenvolvendo um grande trabalho através de seu centro cultural, até porque tem tudo a ver com a Aline, com a Natália e com as professoras que acompanham a Verani e a Maria Aparecida.

Além de serem de Itapevi são professoras, como foi o Professor Makiguti, o Professor Toda. Aline e Natália, vocês hoje participaram de um evento que consideramos aqui na Assembléia Legislativa um dos maiores e mais gratificantes eventos que é o Parlamento Jovem Paulista. Já há alguns anos a Assembléia Legislativa tem realizado o Parlamento Jovem. Para aqueles que não conhecem ele foi instituído há alguns anos para que alunos da rede estadual de ensino possam vir substituir os Deputados aqui por dois dias. E esses alunos estão desde ontem aqui em São Paulo trabalhando arduamente. Foram previamente selecionados através de projetos de lei elaborados pelos próprios alunos, escolhidos pelas delegacias regionais de ensino.

Temos milhares e milhares de alunos em todo o Estado e 94 projetos são selecionados. Em todas as suas edições aqui na Assembléia Legislativa Itapevi sempre teve um ou dois representantes. Isso mostra que a nossa população em que a Soka Gakkai tem um centro cultural é politizada, interessada nos momentos políticos do nosso Estado e do nosso país. E isso me enche de orgulho porque, afinal de contas, nasci e me criei em Itapevi e quando vemos essa juventude toda preocupada em contribuir com o Estado no sentido de aqui apresentar seus projetos, temos que sempre enaltecê-la, pois esses jovens parlamentares que durante dois dias ficaram aqui em São Paulo hoje estão retornando para seus lares. Alguns vieram de longínquos municípios, divisa de Mato Grosso, do Paraná e aqui prestaram a sua contribuição.

Vão para casa vitoriosos, acima de tudo pelo momento que estamos vivendo. Esses jovens, através dessa edição do Parlamento Jovem, estão correndo na contramão da História, enquanto vivenciamos um derrame de denúncias, de malversação do dinheiro público. Nunca se viu tanta corrupção instalada na República Federativa do Brasil como neste momento, denegrindo ainda mais a imagem da classe política. Mas há pouco eu dizia para as professoras o seguinte: a classe política não é diferente de qualquer outra classe. Assim como temos o bom e o mau médico, o bom e o mau professor, o bom e o mau advogado, temos o bom e o mau político. Mas quem vai discernir o bom do mau? É a própria população. E esses jovens têm uma responsabilidade muito grande nesse sentido, o que faz com que a juventude perca aquela alienação, comece a participar mais ativa e efetivamente do processo político, principalmente do projeto legislativo.

Eduardo, eu não poderia de forma alguma deixar que as minhas conterrâneas voltassem para Itapevi sem conhecer um pouco a história da Soka Gakkai, porque, assim como o Professor Makiguti, Professor Toda foram abnegadas. Todos sabemos que um grupo de professores, Verani e Maria Aparecida, como vocês, diretores de escola, rebelaram-se contra o sistema educacional do Japão. Em 1930, quando iniciou-se a Soka Gakkai, alguns professores liderados pelo Makiguti e pelo Toda queriam um sistema educacional voltado para a paz, para a cultura e naquele momento a educação no Japão era voltada única e exclusivamente para a guerra. E esses homens desafiaram o Governo naquela oportunidade. Tanto que foram presos, perseguidos. Muitos deles desistiram daquele projeto inicial mas e Toda permaneceram fiéis até o fim de suas prisões. Makiguti chegou até a morrer na prisão por inanição e o Toda permaneceu fiel aos seus princípios, aos seus ideais.

Hoje temos que render homenagens a essa grande instituição internacional, porque, em mais de 190 países a Soka Gakkai está instalada, disseminando a paz, a cultura e o humanismo. Então não poderia de forma alguma deixá-las ir para Itapevi sem conhecer um pouco dessa história e sem estar aqui, Eduardo, vivenciando um pouco desse astral maravilhoso da Soka Gakai que todos os anos aqui na Assembléia Legislativa é homenageada. Sinto-me envaidecido e lisonjeado por poder estar aqui, de forma privilegiada acima de tudo, participando, presidindo a sessão. E mais privilegiado ainda porque vocês me proporcionaram que eu pudesse conhecer pessoalmente aquele que deu continuidade a esse grande projeto, que é o Professor Ikeda. Vocês me deram a grande oportunidade de um dia dialogar com ele como estivemos naquela oportunidade. Aquilo foi um dos momentos mais felizes da minha vida. Já testemunhei aqui e torno a testemunhar. Confesso que fiquei naquele momento preocupado em dialogar com aquele homem que afinal de contas é um homem super culto. E de repente vai o João Caramez de Itapevi dialogar com o Ikeda. Como fica isso aí? Imaginem os senhores que ao adentrarmos naquele santuário - chamo de santuário -, eu senti como se estivesse na minha própria casa, dialogando com a minha esposa, com meus filhos e com meus amigos.

Então, sinto-me muito gratificado por tudo isso e agradeço a vocês. Eu queria que as minhas conterrâneas compartilhassem um pouco desta minha alegria, desta minha felicidade na noite de hoje. Portanto, quero pedir aos meus assessores, que tanto colaboram comigo, que levem até as minhas conterrâneas as minhas singelas mas efusivas homenagens. Leve nesse vaso de flor a nossa simbologia, a simbologia da paz, da fraternidade e da amizade acima de tudo. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Bom, nós vamos trabalhar porque o tempo urge. Como sempre, as nossas solenidades são informais. Por isso, nos sentimos verdadeiramente em casa.

Neste momento, quero passar a palavra a esse grande amigo e companheiro, que sempre tem nos prestigiado não só nas horas boas, mas nas horas ruim também, Deputado Arnaldo Faria de Sá.

 

O SR. ARNALDO FARIA DE SÁ - Boa noite a todos os presentes. É um prazer estarmos aqui nesta sessão, presidida pelo Deputado João Caramez. Não é a primeira vez que temos esta oportunidade de aqui saudar os irmãos da BSGI, em uma cerimônia proporcionada pelo Deputado João Caramez; Dr. Eduardo Taguchi, nosso Presidente; Dr. José Fernando Rocha, eminente advogado; Jeni Ikeda Coordenadora feminina da BSGI; Srs. vice-Presidentes; Renato Amaral, companheiro também praticante, que tem tido a oportunidade de fazer essa ligação do Deputado João Caramez com a BSGI.

Eu tive alguns compromissos hoje fora de São Paulo, mas fiz questão de voltar a tempo de vir aqui e participar desta cerimônia, que é extremamente importante para todos nós que valorizamos o espírito ético, os valores humanos, a representação da sociedade. Eu que sou praticante, há mais de 35 anos, sempre tive a certeza de que nós estamos em busca da paz mundial, da revolução humana e vamos conseguir. Vamos conseguir porque sabemos que aquilo que começou há algum tempo e que hoje, sob as odes do Presidente Ikeda, perseguimos haveremos de alcançar porque sabemos que caminhando passo a passo em busca de modificação das pessoas vamos buscar aquela lei mística da causa e do efeito. E, se estamos na Casa de leis, permita-me dizer, Deputado João Caramez, que somos incapazes de fazer uma lei como essa verdadeira lei mística, a maior lei que vai fazer com que busquemos a superação de todos os problemas e encontremos no dia-a-dia aquela determinação que irá permitir que possamos nos amar, nos valorizar, nos respeitar e, acima de tudo, buscar aquilo que é o ideal maior de todos nós.

Sem dúvida, a paz do mundo em alguns momentos pode parecer difícil, embora, para nós que praticamos o budismo, sabemos que é possível. E vamos alcançar. Vamos alcançar e superaremos os obstáculos. Para nós, esses obstáculos todos não são intransponíveis. Nenhum deles é intransponível. Sabemos, pelo ensinamento dos mestres, que é possível caminharmos em busca da paz mundial. E aqui, neste momento, hoje, neste plenário da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, estamos trazendo paz, estamos trazendo aquilo que Ikeda nos ensinou. E, todo dia, na prática diária das nossas leituras, temos aprendido esses ensinamentos. Nem sempre aplicamos como devemos, mas estamos nos aprimorando e, tenho certeza, nesse aprimorar, iremos buscar aquilo que praticantes sabem, como encontram.

Eu, às vezes, no meu dia-a-dia, na minha atividade parlamentar, encontro algumas coisas difíceis, alguns problemas, que parecem impossíveis. Rapidamente, eu, nesse instante, faço, rapidamente, três vezes a minha oração e parece que o horizonte se abre. Parece que a gente encontra uma saída que era impossível, que era difícil.

Nessa vida atribulada que levamos, às vezes, a gente acorda já atrasado com a agenda, mas ela vai continuar atrasada porque não vou sair da minha casa sem fazer minha oração. Tenho certeza de que vou recuperar ao longo do dia aquele que aparentemente é o tempo perdido. À noite a mesma coisa. Cansado, depois de uma agenda corrida, extenuada, vai para cá, vai para lá, chego quase arrastado em casa, mas não consigo me recolher sem fazer a minha oração, o meu agradecimento. Tenho certeza de que é isso que me dá forças para que no dia seguinte eu continue essa batalha, essa luta em busca daquilo que é obrigação de todos nós: a busca incessante e permanente da paz mundial. E nós vamos consegui-la. Para isso é preciso que cada um de nós tenha a sua paz, é preciso que todos tenham a sua paz. Só assim conseguiremos a paz mundial, a verdadeira revolução humana.

Por isso faço a minha prece de todo dia, de todo momento, de todo instante.

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - É com grande prazer que passo a palavra agora ao Sr. Antonio Nakamura, vice-Presidente adjunto da BSGI que lerá a mensagem do Professor Amaral Vieira, pianista, compositor e Presidente da Fundação Conservatório Dramática e Musical de São Paulo.

 

O SR. ANTONIO NAKAMURA - Envio a todos os meus mais efusivos cumprimentos por ocasião da Sessão Solene da Prestigiosa Assembléia Legislativa de São Paulo em comemoração ao 75º Aniversário da Soka Gakkai e dos aniversários da BSGI e SGI.

A oportunidade de se prestar uma justa homenagem a essas entidades, que tanto têm feito pela humanidade e pelo povo brasileiro, foi uma solicitação do nobre Deputado João Caramez, e recebida com entusiasmo pelo DD Presidente deste Sodalício, o nobre Deputado Rodrigo Garcia.

Uma forte infecção viral impede o meu comparecimento a essa cerimônia, fato que lamento profundamente, por impedir que eu possa prestar a minha homenagem pessoal a essas organizações que tanto admiro.

Como é do conhecimento de todos os presentes, o trabalho que a Soka Gakkai vem desenvolvendo no cenário internacional, tem sido da máxima importância na aproximação e convivência harmoniosa das culturas dos mais diversos países. Essa organização baseia-se na filosofia budista de vida e tem como objetivo a Paz Mundial, através da valorização do ser humano, em seus aspectos educacionais, culturais e espirituais.

Desde 1960 sob a liderança dinâmica e forte do Presidente Daisaku Ikeda, a Soka Gakkai tem dedicado atenção e carinho muito especiais ao nosso país.

A homenagem que a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo está prestando hoje à Soka Gakkai é símbolo do reconhecimento dos mais ilustres representantes políticos paulistas às grandiosas realizações dessa entidade, que tantos benefícios já trouxeram à população de nosso Estado.

Além dos importantes intercâmbios culturais, mantidos com sólidas instituições paulistas, tais como o Museu de Arte Assis Chateaubriand e a - Universidade de São Paulo, a Soka Gakkai, através de sua representação brasileira BSGI, implantou em Escolas do Estado, e em colaboração com a Secretaria de Educação, o notável sistema de ensino Makiguchi, idealizado pelo fundador da organização.

Por iniciativa do Presidente Daisaku Ikeda, criou-se em São Paulo, em 1993, uma orquestra sinfônica juvenil, a Orquestra Filarmônica Brasileira do Humanismo Ikeda, conjunto que já se apresentou nas mais importantes cidades brasileiras e em vários países da América Latina, sempre com grande sucesso.

Inspirados no grandioso exemplo de seu mestre, Presidente Ikeda, os membros da Soka Gakkai têm concretizado, com raro espírito de luta e incansável disposição, múltiplas ações em quase todos os Estados brasileiros. No Amazonas, por exemplo, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, a Soka Gakkai trabalha num projeto de reflorestamento de áreas degradadas, promovendo o replantio de espécies nativas em extinção.

Os sábios ensinamentos e orientações de Daisaku Ikeda têm o dom de despertar em cada pessoa o senso de responsabilidade individual pelo progresso comunitário. Por este motivo, todos acabam se mobilizando em prol de um bem maior e passam a encarar a História de uma ótica diferente.

As pessoas que contribuíram significativamente para o desenvolvimento da sociedade não eram homens e mulheres diferentes dos demais. Eram pessoas com um alto senso de missão e que exercitaram um espírito de luta sem trégua e de grande determinação.

De acordo com o pensamento do Presidente Ikeda, nada pode ser mais forte que o potencial do ser humano e todos têm a capacidade e o dever de elevar-se a um nível de prosperidade espiritual e material, contribuindo deste modo para uma nova sociedade, que não seja mais dividida em castas e em segmentos estanques.

Todos podem ir bem mais longe do que acreditam, porém muitos acabam se entregando a autolimitações e almejando pouco da vida. Não acreditam que são capazes de sair dos patamares onde se encontram, mesmo quando esses se mostram negativos e limitantes.

Os membros da Soka Gakkai são orientados estudar a vida dos líderes do passado e do presente, com o objetivo de espelhar as suas próprias existências nesses modelos.

O Presidente Ikeda enfatiza que nem mesmo os grandes luminares da humanidade foram poupados de grandes desafios e obstáculos. No entanto, não se deixaram abater pelas dificuldades, nem se abalaram em suas convicções pessoais.

Desses lutadores, poucos foram reconhecidos ainda em vida; a maior parte, porém, somente muitos anos, ou séculos, após sua morte. Será somente através de uma revolução de foro íntimo que o ser humano poderá superar os abismos da intolerância e da decadência.

Uma organização como a Soka Gakkai fornecerá um forte apoio a todos aqueles empenhados em resgatar os verdadeiros valores espirituais de seu mundo interior, através de um auto-aprimoramento consciente. Ganharemos deste modo a confiança de que nossas ações poderão efetivamente evitar que as tragédias da história humana venham a se repetir no próximo século.

Desejo ardentemente que a mensagem de Paz, Fé e Esperança do Presidente Daisaku Ikeda possa chegar aos corações das pessoas que acreditam estarmos a caminho de um novo século de solidariedade, no qual poderemos concretizar, em sua plenitude, o conceito de uma civilização verdadeiramente humanística e global.

Parabéns às entidades homenageadas nesta data e sinceros agradecimentos à Assembléia Legislativa de São Paulo pela justa homenagem que hoje presta à Soka Gakkai, em nome do povo paulista.

Longa vida à Soka Gakkai, à BSGI, à SGI e ao DD Presidente Daisaku Ikeda. Muito obrigado a todos!

Amaral Vieira

São Paulo, em 18 de novembro de 2005. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Iremos agora assistir à apresentação cultural da Camerata Ikeda, com a execução de duas músicas: Sinfonia nº 27, de Haydn, 1º Movimento, e Trenzinho do Caipira, Toccata, Heitor Villa Lobos.

 

* * *

 

São executados os números musicais.

 

* * *

 

o Sr. Presidente - João Caramez - PSDB - Maravilha, não? Aliás, deixe-me confessar uma coisa: enquanto estivemos governando o Município de Itapevi tínhamos o privilégio de sempre ter a participação da banda feminina ou da banda juvenil, enfim, sempre tinha que ter alguém da BSGI para abrilhantar o nosso desfile. O desfile de Sete de Setembro não era desfile sem a presença da banda.

É uma maravilha a dedicação de vocês; a dedicação desses jovens é exemplar. Isso nos enche de brilho, de alegria e de energia, acima de tudo. (Palmas.) Parabéns e muito obrigado!

Tenho a satisfação de passar a palavra para a Sra. Jeni Ikeda, coordenadora feminina da BSGI. (Palmas.)

 

A SRA. JENI IKEDA - Excelentíssimo Senhor Deputado João Caramez, nobre requerente e presidente desta sessão solene; ilustríssimo Senhor Eduardo Taguchi, Presidente da Soka Gakkai brasileira, em nome dos quais cumprimento as demais autoridades, caros convidados e caros amigos, Senhoras e Senhores.

Nesta grata oportunidade em que a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, promove a presente sessão solene para homenagear e comemorar honrosamente a passagem dos 75 anos de fundação da Soka Gakkai, bem como o 45º aniversário de sua atuação no Brasil e o 30º aniversário de seu estabelecimento como instituição internacional, temos a elevada satisfação de agradecer profundamente em nome da Soka Gakkai, em especial do seu presidente internacional Dr. Daisaku Ikeda, por este alto reconhecimento demonstrado por esta Casa que responde pelos anseios do povo paulista.

Deste agradecimento faz parte, a alegria e a profunda gratidão dos 12 milhões de associados que atuam em 190 países pelos mais nobres ideais da humanidade, defendidos incansavelmente pelo Dr. Ikeda. Muito obrigada a todos!

Gostaria de relembrar alguns fatos que antecederam esta memorável data. Foi durante a época em que Makiguti era um jovem professor que no Japão iniciou-se uma política nacional de obsessão pelo imperialismo como único caminho a ser seguido. Desta forma, a educação sofreu o mesmo impacto e todos os esforços eram realizados para instigar um patriotismo cego e inquestionável.

O interesse de Makiguti nunca foi o Estado, mas sempre as pessoas, os seres humanos. Isso reflete a sua forte consciência dos Direitos Humanos que inspirou-o a declarar: "a liberdade e os direitos do indivíduo são sagrados e invioláveis."

Este antagonismo de ideais se faz evidente quando por exemplo em 1903, aos 32 anos, Makiguti publica a obra Geografia da Vida Humana, de mil páginas. Esse trabalho foi lançado pouco antes da guerra Russo-Japonesa. Com estes fatos, percebe-se claramente que enquanto o Japão promovia guerra, almejando somente a conquista, Makiguti, um professor desconhecido, promovia a consciência de cidadania global.

Ao conhecer o budismo de Nitiren Daishonin, em 1928, Makiguti sentiu que havia encontrado enfim os meios pelos quais concretizaria o ideal tão almejado durante toda a sua vida - um movimento pela reforma social através da educação.

Assim, em 1930, Tsunessaburo Makiguti e Jossei Toda, esses dois eminentes precursores da Educação no Japão, preocupados com o destino da nação e do mundo fundaram a Soka Gakkai em 18 de novembro com a finalidade de criar valores humanos em defesa dos nobres ideais da humanidade.

De uma organização incompreendida e perseguida, a partir de 1960, sob a sábia liderança do Dr. Daisaku Ikeda, a Soka Gakkai Internacional tornou-se reconhecida mundialmente pelos trabalhos abnegados em prol das pessoas humanas, calcadas na promoção da cultura e da educação voltada para a construção de uma cultura de paz e desenvolvimento.

Em uma de suas inúmeras mensagens o Dr. Ikeda, cujo sentimento principal é sempre contra a guerra e a violência, comenta: O mundo, está enfrentando sén'as provações. Os grilhões do ódio e da violência tomam-se cada vez mais fortes. Não é exagero dizer que o poder da destruição e o poder da divisão, que ameaçam o futuro da humanidade, estão cobrindo os corações das pessoas com espessa nuvem negra.

Diante desta situação, jamais devemos sucumbir ao pessimismo e à passividade. Devemos sim erguer ainda mais vigorosamente as tochas da coragem e da esperança e fortalecer o poder da criatividade e o poder da solidariedade.

A única forma de superar essas crises é criando e promovendo a intensa rede de amizade entre as pessoas e o intercâmbio entre os povos. Embora pareça ser uma longa jornada, acredito que aí existe o caminho concreto e efetivo para a paz mundial.

Quando utilizamos a palavra "nós", a questão principal é se somos capazes de incluir nela todas as pessoas do mundo inteiro, transcendendo as diferenças de raça, de nacionalidade e de religião, inclusive todas as formas de seres viventes do nosso planeta. Essa ampla conscientização irá certamente decidir o futuro do século XXI.

Convicto disso, o Dr. Ikeda vem empenhando esforços constantes no exercício da diplomacia humana, o tipo da diplomacia que visa unir um mundo dividido por meio da amizade e da confiança, e promover amplos intercâmbios populares nos campos da educação e da cultura. Sua forte crença é a de que o fundamento para o diálogo que o século XXI necessita, deve ser o humanismo - um humanismo que vê o bem como aquilo que nos une e aproxima, e o mal, como aquilo que nos divide e isola.

Reiterando, em nome do Dr. Daisaku Ikeda, a nossa mais profunda gratidão para com as nobres autoridades e a todos os presentes, assumimos o compromisso de continuar trabalhando sempre com dinamismo e coragem pela consecução dos ideais que norteiam a nossa causa a fim de contribuir cada vez mais pelo bem estar da sociedade brasileira e de toda a humanidade. Muito obrigada a todos os senhores!

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - O Deputado Arnaldo Faria de Sá precisa se retirar, mas antes gostaria de dar um testemunho da sua luta, da sua dedicação, do seu empenho, principalmente neste momento terrível que estamos vivendo, um momento triste, doloroso, do qual a população pode fazer uma grande depuração. Estamos tendo a grande oportunidade de ver quem são os verdadeiros políticos honestos e sérios. E estamos diante de um deles.

Parabéns, Arnaldo, por defender com tanta honra São Paulo no Congresso Nacional. (Palmas.)

Teremos agora a apresentação cultural do Coro Sinfônico com as músicas Berimbau, de Baden Powell / Vinícius de Moraes, arranjo de Arlindo Teixeira e “Todos Nós”, de GIJS Andriessen / Juca Filho, arranjo de Patrícia Costa.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Muito bom. Eu ainda quero ver, Eduardo, em uma das nossas possíveis sessões solenes em homenagem à Soka, a Orquestra Sinfônica da BSGI tocando aqui na Assembléia. Sem sombra dúvida, será sucesso absoluto. Parabéns a todos vocês pelo grande trabalho que realizam para o Brasil e para o mundo.

Estamos chegando ao final da nossa Sessão Solene, mas antes quero fazer algumas colocações.

Querer dignidade e igualdade para todos e promover a descoberta do ilimitado potencial criativo de cada ser humano só poderia partir de uma comunidade que está muito além das coisas pequenas e que muito aprendeu sofrendo, sendo bombardeada injustamente, vivendo no passado as desgraças de um mundo cruel que fez da guerra sua arma maior.

A minha homenagem, em nome de todos os demais presentes nesta sessão solene, se justifica, mais uma vez, porque uma organização que conseguiu se estender mundo afora, prestando auxílio e contribuindo com tão importante filosofia de vida, na qual acredita e na qual também nós acreditamos, não pode jamais passar despercebida por esta Assembléia Legislativa.

Parabenizo todos os seus membros que, com a riqueza dos seus atos, elevam o potencial de ser humano. Deixo aqui meus sinceros agradecimentos pela presença de todos vocês, pois, anos após anos, sinto um prazer enorme em conduzir esta sessão solene.

Sexta-feira passada, nós fizemos uma sessão solene em homenagem às lideranças comunitárias. Tínhamos aqui aproximadamente 600 pessoas simples, humildes, que contribuem sobremaneira para o crescimento social do menos favorecido. São colaboradores anônimos, e nós procuramos prestar uma singela homenagem a todos, abnegadas lideranças humanas, lideranças comunitárias.

Naquela oportunidade, citei aqui uma frase da Madre Teresa de Calcutá e vou repetir nesta noite, pois penso que cabe perfeitamente neste momento tão sublime: “O ontem foi embora e o amanhã ainda não chegou, portanto, só nos resta hoje. Comecemos.” Para quem não começou ainda, eu acrescentaria “comecemos a buscar a paz mundial”. Mais uma vez, parabéns a todos vocês. (Palmas.)

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades, aos funcionários desta Casa, ao nosso cerimonial, conduzido por Dona Vitória, à nossa taquigrafa Miquelina, que registrou toda a sessão, aos nossos secretários, à nossa Banda, ao pessoal do som, à Polícia Militar de São Paulo, e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade, desta magnífica e gratificante noite que foi a comemoração do 75º aniversário da Soka Gakkai. Muito obrigado a todos e busquemos a paz mundial! (Palmas.)

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 20 minutos.

 

* * *