19 DE OUTUBRO DE 2009

062ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AOS "75 ANOS DO SINDICATO DE HOTÉIS, RESTAURANTES, BARES E SIMILARES DE SÃO PAULO"

 

Presidente: BARROS MUNHOZ/WALDIR AGNELLO

 

RESUMO

001 - Presidente BARROS MUNHOZ

Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que convocara esta sessão solene por solicitação do Deputado Campos Machado, com a finalidade de comemorar os "75 anos do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de São Paulo". Convida o público presente a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro. Na qualidade de amigo do Sindicato, de longa data, deixa mensagem de alegria e orgulho por estar comemorando os 75 anos da instituição.

 

002 - WALDIR AGNELLO

Assume a Presidência. Diz de sua satisfação e da responsabilidade de presidir esta sessão solene.

 

003 - CÉLIA LEÃO

Deputada Estadual, manifesta a honra de estar presente a esta homenagem. Diz que veio a esta solenidade para comemorar os 75 anos do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de São Paulo e para prestar o seu reconhecimento ao trabalho de duas pessoas que se dedicam para servir a sociedade brasileira: Dr. Nelson de Abreu Pinto, presidente do Sindicato e da Confederação Nacional de Turismo e o Deputado Campos Machado. Lembra que o turismo no Brasil tem feito a diferença e que turismo é geração de emprego. Refere-se à aprovação da PEC do Turismo, de sua autoria, que visa dar a São Paulo aquilo que é de São Paulo.

 

004 - CONTE LOPES

Deputado Estadual e 1º Vice-Presidente desta Casa, diz da importância de estar presente a esta solenidade para comemorar os 75 anos do Sindicato de Hotéis. Fala da luta desta Casa, há muitos anos, para aprimorar o turismo. Lembra que, quanto mais São Paulo possuir segurança, mais turistas virão para São Paulo. Diz que a ligação entre a Polícia e os Sindicatos de Hotéis é bastante próxima. Parabeniza a todos pelo trabalho que fazem.

 

005 - Presidente WALDIR AGNELLO

Anuncia a apresentação da Orquestra Violinoshow, que executou as músicas "Libertangos" e "Adiós Nonino", de Astor Piazzola. Cumprimenta a orquestra e o maestro Valentim Bianchini.

 

006 - MÁRIO BENI

Professor universitário e vice-presidente de Planejamento, Gestão e Capacitação da Confederação Nacional de Turismo - CNTur, cumprimenta as autoridades presentes, e, em especial, o Deputado Campos Machado, que tem dignificado a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo através de seus mandatos; a Deputada Célia Leão, que tem defendido o turismo, numa atuação permanente nesta Casa e o Sr. Nelson de Abreu Pinto, presidente do Sindicato e seus antecessores, Evaristo Silveira e Waldemar Albien. Fala em nome de seus colegas da Universidade de São Paulo e de todos os outros que trabalham na atividade de turismo, atividade complexa, de fruição e de produção de serviços. Lembra que hoje contam com a CNTur (Confederação Nacional de Turismo).

 

007 - NELSON DE ABREU PINTO

Presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de São Paulo e presidente da Federação Estadual da categoria e da Confederação Nacional de Turismo - CNTur, fala da alegria e da emoção de estar comemorando os 75 anos do Sindicato e diz que, destes 75 anos, está vivenciando 38 anos de atividades. Saúda as autoridades presentes e o Deputado Campos Machado, Secretário Nacional do PTB, pela iniciativa desta sessão solene, e a Deputada Célia Leão, que conduz as questões de interesse social do turismo no Estado de São Paulo. Informa que assumiu a presidência do Sindicato em 1986, tendo sucedido Waldemar Albien, que construiu a grandeza do Sindicato de Hotéis, com a sede definitiva no Largo do Arouche. Discorre sobre a história dos sindicatos de proprietários de hotéis e presta homenagem ao Governador Laudo Natel. Lembra que em 1998 foi criada a CNTur.

 

008 - Presidente WALDIR AGNELLO

Presta homenagem à Sra. Marlene de Campos Machado, esposa do Deputado Campos Machado.

 

009 - CAMPOS MACHADO

Deputado Estadual, cumprimenta as autoridades presentes e a Deputada Célia Leão, pelo extraordinário trabalho desenvolvido na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e que traduz o sentimento de grandeza de que esta Casa precisa. Lembra que a Deputada Célia Leão é autora da PEC do Turismo, que vai mostrar São Paulo para o Brasil. Diz que o Sindicato de Hotéis nasceu dos sonhos de um grupo de homens que se atreveu a sonhar e que o Sindicato encontrou o seu destino nas mãos de Nelson de Abreu Pinto. Afirma que a CNTur vai ser a grande alavanca da economia nacional e que o destino escolheu Nelson de Abreu Pinto para escrever a história do turismo no País.

 

010 - Presidente WALDIR AGNELLO

Agradece a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Barros Munhoz.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - É com muita honra que temos aqui presentes fazendo parte da Mesa Diretora dos trabalhos desta sessão solene o nobre Deputado líder do PTB, e o mais respeitado e acatado parlamentar do Legislativo Paulista, Deputado Campos Machado; o grande vice-Presidente do qual eu me orgulho de ser companheiro de Mesa, o Deputado Conte Lopes; o extraordinário parlamentar que foi o primeiro vice-Presidente na Mesa passada, e agiu com grande brilhantismo, se houve com grande brilhantismo e continua brilhando no exercício do seu mandato Deputado Waldir Agnello; e esse que é o Presidente deste Sindicato tão respeitado, tão motivo de orgulho de todos nós paulistas e brasileiros, que é o Dr. Nelson de Abreu Pinto, Presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares, e Similares de São Paulo, também da Federação Estadual da categoria, e da Confederação Nacional.

Eu solicito a todos que, de pé, ouçamos o Hino Nacional Brasileiro executado pela Orquestra Violinoshow.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Esta Presidência agradece à Orquestra Violinoshow e o seu maestro Valentim Bianchini.

Eu queria rapidamente dizer que a praxe neste Parlamento é que o autor do requerimento da sessão solene que homenageia uma instituição, uma entidade é que preside a sessão. O Deputado Campos Machado, com a sua tradicional e costumeira maneira de ser e de agir, amiga, e sempre querendo valorizar os colegas e os companheiros me deu esse privilégio e essa honra de presidir pelo menos a abertura desta sessão, e passa o privilégio de continuar presidindo o seu companheiro de partido, o nobre Deputado Waldir Agnello.

Eu tenho outros compromissos e vou me privar da possibilidade de ouvir as palavras sempre brilhantes do Deputado Campos Machado, do Dr. Nelson de Abreu Pinto, mas pelo menos quero deixar aqui a minha mensagem como Presidente desta Casa, como amigo e companheiro de muitos anos deste símbolo de lealdade que é o Deputado Campos Machado, e como amigo do Sindicato há muitos anos eu quero deixar a minha mensagem de alegria e de orgulho por estarmos comemorando 75 anos de vida, e de uma vida profícua dessa nobre instituição.São poucas as instituições no Brasil que podem comemorar 75 anos, e este Sindicato pode fazê-lo com muito orgulho, orgulho que é dividido com todos os paulistas e com todos os Deputados da Assembleia Legislativa de São Paulo.

E pedindo licença para me retirar, passo então a Presidência dos trabalhos ao nobre Deputado Waldir Agnello. (Palmas.)

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Waldir Agnello.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - Senhores e senhoras, Deputado Campos Machado, Dr. Nelson de Abreu Pinto, Deputado Conte Lopes nosso 1º Vice-Presidente boa noite a todos, é uma satisfação muito grande, uma responsabilidade maior ainda poder presidir os trabalhos nesta noite desta sessão solene.

Em tempo quero dizer algumas palavras rápidas a respeito da nossa satisfação em recebê-los os senhores e as senhoras aqui nesta noite, num evento que orgulha esta Casa e nos dá grande satisfação. Mais ainda, pela presença ainda que rápida do nosso Presidente Barros Munhoz que fez questão de atender o convite do Deputado Campos Machado de adiar ainda que por alguns minutos a presença dele em outros compromissos, mas fez questão de cumprimentar a todos nós dada a importância que ele já mencionou deste evento nesta noite. Muito obrigado pela atenção de todos.

No transcurso da nossa sessão solene nós vamos nominar algumas autoridades que se fazem presentes, iniciando agora com a citação e o agradecimento da presença do Coronel Luiz Flaviano Furtado representando o secretário de Esportes, Lazer e Turismo de São Paulo Dr. Claury Alves da Silva; da Deputada Célia Leão, que muito nos honra com sua presença, uma deputada combativa, ativa nesta Casa, seja bem vinda; do Deputado Conte Lopes, já mencionado, nosso 1º Vice-Presidente, e também o Deputado Cássio Navarro, que estão aqui à minha esquerda, do Sr. Hamilton Prado Alves, representando o Deputado Antonio Salim Curiati, o decano desta Casa; o Sr. Fernando Guimarães representando o Deputado Bruno Covas; o Dr. Flávio Capez representando o Deputado Fernando Capez; o Sr. Jarbas Majella Bicalho, Diretor-Presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de São Paulo; o senhor Domingos Ricardo Chiappetta, diretor da Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de São Paulo. Oportunamente continuaremos fazendo as citações das autoridades presentes.

É praxe desta Casa cedermos a oportunidade para que os senhores Deputados, senhoras Deputadas façam o seu pronunciamento se assim o desejarem, e a Deputada Célia leão pediu para que ela pudesse se pronunciar. E nós anunciamos então a fala da nobre Deputada Célia Leão. Vamos recebê-la com aplausos. (Palmas.)

 

A SRA. CÉLIA LEÃO - PSDB - Sr. Presidente Deputado Waldir Agnello nesta noite presidindo esta sessão, é uma honra poder estar com os nossos colegas aqui da Assembleia: Deputado Conte Lopes, este senhor que por muitas vezes tive oportunidade de dizer do quanto tenho por ele admiração, carinho e respeito pela sua luta, pelo seu trabalho; Deputado Cássio Navarro por sua juventude, chega nesta Casa com muito vigor para trabalhar por São Paulo e assim tem feito; e queria cumprimentar também o Deputado Barros Munhoz, que se ausentou por ter outras atividades nesta noite, mas rapidamente quero agradecer ao que ele tem feito pela Casa e por São Paulo, e dizer do compromisso que ele tem como Presidente da Assembleia de estar sempre presente nas nossas sessões,dando o tom da Presidência e da instituição como fez hoje.

Quero cumprimentar a todas as senhoras e senhores aqui presentes, que nos visitam, que foram convidados a esta sessão. E queria pedir licença a cada um e a todos para fazer um cumprimento especial a todos os Presidentes de Sindicatos que estão aqui nesta noite do Estado de São Paulo, e somos mais de 20, 24.

Queria cumprimentar com muita alegria o meu amigo particular Coronel Luiz Flaviano Furtado, que é o nosso coordenador de Turismo, aqui representando o nosso Secretário, o Deputado Claury Alves da Silva. Queria cumprimentar também o meu querido amigo professor Mário Beni e com o mesmo carinho o Paulo Matos nosso decano do jornalismo e no turismo. Quero deixar o meu abraço também e meus cumprimentos ao querido Presidente da BIH, o senhor Maurício. Permita-me, Presidente Maurício, cumprimentar o Bruno, que é sempre uma figura singular no nosso trabalho do turismo. Cumprimento com a mesma importância do seu trabalho a nível de Estado e repercutindo a nível nacional, meu querido amigo Francisco Canindé Pegado. Meu abraço a você e minha alegria por estar aqui nesta Casa.

Meu querido Deputado Campos Machado, com muita rapidez e em breves palavras, tentando talvez um por cento da sua sabedoria, da sua oratória, e competência de trabalho na vida pública, quero tentar transmitir a V.Exa. e ao Dr. Nelson de Abreu Pinto que está aqui conosco nesta noite, que é pelos 75 anos, é por São Paulo e pelo Brasil, principalmente através do Dr. Nelson de Abreu Pinto pela Confederação que eu vim aqui na Assembleia hoje, um dia de trabalho diferenciado, uma noite de segunda-feira.

Exatamente com isso quero dizer que sou do interior, moro na cidade de Campinas e como regra numa segunda-feira à noite nós nunca estamos em São Paulo. Nós, esta que vos fala para os senhores e senhoras, mas hoje eu não poderia deixar de pegar novamente a estrada e com chuva e trânsito que é natural de quem vive nas grandes cidades como nós todos, e de entrar neste Parlamento sagrado, neste chão sagrado que assim o é, porque aqui são 94 homens e mulheres que representam as ansiedades, as necessidades e os sonhos de 41 milhões de habitantes do Estado de São Paulo. Eu não poderia de me furtar de estar aqui obviamente pela razão dos 75 anos do Sindicato. Mas, se Dr. Nelson de Abreu Pinto que me conhece e sabe que a boca fala o que o coração está cheio me permitir, e se os senhores e as senhoras que com carinho me trouxeram aqui me permitir também, eu queria como sempre pauto a minha vida ser a mais honesta nas minhas palavras. E o meu amigo Virgílio sabe disso. Por que eu vim aqui? Eu vim pelos 75 anos, pela sessão solene, pela beleza das pessoas que enfeitam essa festa, mas eu vim aqui exatamente por duas pessoas, e essas duas pessoinhas de coração grande, de inteligência inigualável, de competência sobremaneira, pessoas obstinadas que se confundem no seu trabalho, que se confundem nas suas atividades porque colocaram de corpo e alma para servir a sociedade de São Paulo e do Brasil. Eu estou falando aqui do Dr. Nelson de Abreu Pinto, eu estou falando do meu querido líder Deputado Campos Machado.

Dr. Nelson de Abreu Pinto, resumindo eu quero lhe dizer que talvez em alguns momentos até por necessidade de posição de decisão de votação tenhamos ou tivemos algumas diferenças, mas são essas diferenças que nos une. O turismo hoje no Brasil, e no mundo, mas vamos falar daquele pedacinho que é nosso, o pedacinho chama-se Brasil, muito grande, mais de oito milhões de quilômetros, quase 200 milhões de habitantes, o turismo tem feito a diferença. O turismo é geração de emprego. Quando a gente fala em hotéis, restaurantes, bares é uma geração de emprego quase que infindável. Todos eles mexem com aquilo que é imprescindível para a vida do cidadão, do ser humano, da pessoa humana que é a alimentação. Ou seja, é uma cadeia que tem um começo e quase que não tem fim. São os senhores e senhoras aqui presentes que representam um pedacinho da importância e da grandeza desse turismo no Brasil ou em São Paulo que sabe e reconhecem o valor que cada um tem. E é por isso que eu vim aqui, para parabenizar a cada um, para agradecer pelo trabalho que cada um vem fazendo pelo turismo, porque o Brasil é um país em desenvolvimento, não é país de terceiro mundo, não é país subdesenvolvido. Daqui a pouco, antes de 2020, estará entre os cinco primeiros países do mundo em desenvolvimento. E tenham a certeza todos os senhores e as senhoras, me permitam assim chamá-los com respeito e amor que tenho a cada um, são vocês os grandes responsáveis e os protagonistas de fazer esse Brasil ir pra frente como tem ido.

Por fim, meu querido Dr. Nelson, quero dizer que esse mundo do turismo não era um mundo meu, era um mundo que eu ia como turista, mas não como alguém que representasse ou pudesse ter a ousadia de representar um pouco o sentimento desse trabalho. E eu tenho que ser muito sincera, foi o Dr. Nelson de Abreu Pinto um dos primeiros que eu conheci, não só me apertou a mão como gentil que é, me deu um beijo carinhoso e me acolheu nesse caminho. E aí eu me senti absolutamente responsável em tentar fazer alguma coisa. E foi dentro do Conselho Estadual do Turismo que me chegou às mãos através dessas personalidades que eu aqui disse que, para mim, foi um privilégio entrar nesta Casa com um Projeto de Emenda Constitucional, que chamamos carinhosamente de PEC, para fazer uma mudança na nossa Constituição Estadual, que é o livro sagrado do Estado de São Paulo, para dar a São Paulo aquilo que é de São Paulo, o direito de ser conhecido e reconhecido. E mais do que isso, o direito das pessoas virem aqui para conhecer São Paulo. Era uma mudança aparentemente simples, talvez uma palavra e uma vírgula, acho que foi isso o que o meu líder escreveu no projeto. E na grandeza do Deputado Campos Machado, ele ajuda a escrever o projeto, e mais do que isso, ele coloca o meu nome no final do projeto como autora do mesmo, e mais do que isso, ele briga na reunião de líderes. Porque líderes são todos, tem o meu reconhecimento e o meu respeito dos 14 partidos desta Casa, mas eu tenho que dizer a todos os senhores aqui presentes que ele é o líder dos líderes, e não é o Presidente da Casa, que também é um grande líder.

Nesta Casa, acreditem em mim, se os temas forem mais picantes ou mais complexos, meu querido Canindé, passam pelo gabinete do Deputado Campos Machado, pelo menos para perguntar o que ele acha, e dependendo do que ele ache, muda tudo. O que ele acha tem uma importância imensa, e foi exatamente esse líder que está sentado ali em cima que com o carinho e com a grandeza que ele tem na alma, fez com que na reunião de líderes - que foram mais de 10 - aonde insistentemente ele brigava para que a nossa PEC pudesse entrar em pauta, pudesse ser votada.

E na quinta-feira passada, para resumir e encerrar, nós tivemos a aprovação dessa PEC, e agora São Paulo na grandeza de seus 41 milhões de habitantes, na grandeza de seus 645 municípios, na grandeza de turismo de negócios, na grandeza de turismo de parques, na grande de turismo rural, na grandeza do turismo que São Paulo pode e deve fazer, mostrar ao Brasil e convidar o Brasil a vir aqui. Mas isso não aconteceu por esta que fala a vocês, aconteceu pela inteligência, compromisso e responsabilidade de várias inteligências desta Casa liderada por este moço que se chama Campos Machado.

Foi por isso que eu saí de Campinas, meu querido Campos Machado, para vir aqui e olhar nos seus olhos e lhe agradecer. Se posso, ou pelo menos tenho a pretensão de poder esta noite em nome de São Paulo agradecer o seu trabalho por tudo que V.Exa. fez para que a nossa PEC fosse votada. E mais uma vez quero dizer ao Dr. Nelson de Abreu Pinto que todas as pessoas são importantes, mas resumindo aquela velha e célebre frase, algumas são imprescindíveis, e esta certamente é o senhor.

Eu queria parabenizar o Sindicato de São Paulo, a Confederação no nosso país hoje, presidida também pelo Dr. Nelson de Abreu Pinto e dizer que podemos ir tranqüilos porque a nossa nau, ou a nossa nave, ou seja, o que for, está nas mãos de dois grandes pilotos Deputado Campos Machado e o Dr. Nelson de Abreu Pinto. Por isso parabéns a todos, São Paulo cresce, São Paulo ganha e o Sindicato é aplaudido.

Muito obrigada, uma salva de palmas a essas feituras que fazem à diferença. Muito obrigada, Sr. Presidente por me dar a palavra. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - Agradecemos as considerações e a manifestação da nobre Deputada Célia Leão que honra muito essa Casa de Leis com a sua sensibilidade e com sua competência que vem dedicando à causa pública.

Antes de ouvirmos as considerações do nosso 1º Vice-Presidente Deputado Conte Lopes, eu gostaria de fazer mais algumas citações. Chega às minhas mãos as considerações do Vereador Paulo Frange, do PTB, que é 2º Vice-Presidente da Câmara Municipal de São Paulo. Ele pede que seja registrado um texto se justificando pelo impedimento de estar conosco nesta sessão solene, mas pede que seja transmitida ao Dr. Nelson de Abreu Pinto e ao Deputado Campos Machado as suas considerações. Da mesma forma o Dr. Domingos Paulo Neto, que é Delegado-Geral de Polícia, também justifica a sua ausência e solicita que seja registrado o voto de congratulação a esta Casa. De igual forma, o Dr. Paulo Skaf pede escusas pela sua ausência, mas também registra os seus votos de êxito ao evento. De igual teor da parte do Dr. Bruno Caetano, Secretário de Estado de Comunicação.

Gostaríamos então de passar a palavra ao nosso 1º Vice-Presidente nobre Deputado Conte Lopes que tem o tempo necessário para fazer as suas considerações.

 

O SR. CONTE LOPES - PTB - Sr. Presidente Waldir Agnello que preside a sessão neste momento, nobre Deputado Campos Machado, nosso Líder do PTB, homem político de grande experiência; Sr. Nelson de Abreu Pinto, Presidente do Sindicato; Deputada Célia Leão, a quem agradeço mais uma vez pelas palavras; Deputado Cássio Navarro, que também chegando nesta Casa representa o povo de São Paulo, lá do litoral de São Paulo, Praia Grande, senhoras e senhores que aqui estão, realmente é importante estar aqui comemorando 75 anos do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de São Paulo, é muito importante.

E dizia a Deputada Célia Leão do turismo, sobre a nossa luta nesta Casa há muitos anos que realmente acaba somando uma coisa à outra. Nós conhecemos, sim, o trabalho dos senhores, o trabalho do turismo, de se aprimorar o turismo, que está implícito e até relacionado à segurança, porque nós sabemos muito bem que quanto mais um estado, uma cidade possuir uma segurança, mais turistas obviamente virão para essa cidade a trabalho, a passeio. E é essa a nossa luta do dia-a-dia em termos da área que  atuamos, a área de Segurança Pública.

Felizmente essa ligação entre a própria polícia e os senhores que trabalham nesse ramo é bastante próxima, porque é o lugar que vamos tomar aquele café de madrugada, é o lugar que vamos tomar um guaraná nos nossos dias de serviços policiais de rua. E encontramos os senhores na rua trabalhando 24 horas praticamente, começa um dia no outro e já está emendando o trabalho dos senhores. Então, realmente o que falou a Deputada Célia Leão é uma realidade, os senhores fazem o progresso do nosso Estado, fazem inclusive o progresso da nossa Nação.

Então, queria cumprimentá-los, cumprimentar novamente como eu disse o Deputado Campos Machado que originou essa solenidade. Parabéns aos senhores que aqui estão, parabéns pelo trabalho que fazem pelo bem do povo brasileiro, os senhores que realmente abrem vaga no mercado de trabalho.

E lutamos, sim, para que realmente São Paulo cresça cada vez mais, até com uma PEC como essa, Deputada Célia Leão, como aconteceu em Nova York quando melhorou a segurança e aumentou a rede hoteleira, aumentou tudo. Nós vemos que lá as pessoas podem andar tranquilamente, podem ir a um restaurante, sair à noite as ruas, e é por isso que lutamos, nobre Deputado Campos Machado, aqui nesta Casa, também nesta área com o apoio de Vossa Excelência.

Obrigado aos senhores e senhoras que aqui estão, boa sorte e parabéns por vocês que trabalham tanto em defesa do Brasil e São Paulo. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - Agradecemos as manifestações do Deputado Conte Lopes que muito nos honra com a sua presença nesta Casa.

A Orquestra Violinoshow dirigida pelo maestro Valentim Bianchini fará agora apresentação de duas músicas: “Libertango” e “Adiós Nonino”, de Astor Piazzolla.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - Parabéns a Orquestra Violinoshow e ao maestro Valentim Bianchini por tão brilhante apresentação.

Dão alegria e satisfação por suas presenças o senhor Antonio Xavier Siqueira, Presidente da Associação Brasileira de Compradores para Hotéis e Restaurantes; Dr. João Grimberg, Cônsul-Geral da República Letônia; senhor Mustafá Contursi Goffar Majzoub Presidente do Sindicato do Futebol; senhor Mário Beni professor e Vice-Presidente de Planejamento, Gestão e Capacitação da Confederação Nacional do Turismo; o senhor Luis Carlos Rominger de Gouveia, diretor de marketing da Abragabem; senhor Eduardo Pavão, coordenador da Secretaria de Organização e Políticas Sindicais da União Geral dos Trabalhadores; Dr. Sérgio Mendes Machado advogado do Sindicato; senhor Ademar Júnior, assessor superintendente do Trabalho e Emprego do Estado de São Paulo representando o senhor José Roberto de Melo. Sejam todos muito bem vindos, e obrigado pela presença.

A seguir nós convidamos para fazer o uso da palavra o professor Mário Beni que é Vice-Presidente de Planejamento, Gestão e Capacitação da Confederação Nacional do Turismo. (Palmas.)

 

O SR. MÁRIO BENI - Senhor Presidente Deputado Waldir Agnello, permita-me usar esta tribuna até para matar as saudades. Eu gostaria neste momento de saudar efusivamente o autor desta propositura, Deputado Campos Machado, que tem dignificado esta Assembleia ao longo de todos os seus mandatos. Quero cumprimentar de forma muito especial a Deputada Célia Leão, que é sem dúvida a voz da mulher que nos tem defendido, defendido o turismo numa atuação permanente nesta Casa e em todos os encontros em que comparece trazendo a sua voz vibrante e na defesa do turismo. Quero ainda cumprimentar o Deputado Conte Lopes, que também usou da palavra.

Meu caros amigos, meus senhores e minhas senhoras, muitos grãos de areia fluíram na ampulheta do tempo, 75 anos nos separam de Evaristo Silveira, de Waldemar Albien até Nelson de Abreu Pinto. Santo Agostinho dizia se referindo a tridimensionalidade do tempo que o tempo é sempre presente. É o presente como experimentamos aqui e agora nesta Casa legislativa por iniciativa do Deputado Campos Machado para homenagear o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de São Paulo que completa 75 anos.

É o passado na lembrança presente destas figuras de Evaristo e Waldemar Albien, convivi muito com Waldemar Albien, eu ingressei naquela época na Universidade de São Paulo. E hoje falo em nome da Academia, dos meus colegas da Universidade de São Paulo e de tantas outras que percorremos neste país e no exterior e que trabalham com atividade de turismo, essa atividade complexa de fruição e de produção de serviço. Portanto, é o passado como esta memória que vivemos e revivemos hoje, é o presente aqui e agora nesta homenagem que Nelson Abreu Pinto este nosso comandante recebe pelo seu trabalho diário, pelo seu trabalho diuturno, pela sua garra e acima de tudo pela sua vontade de ver as coisas do turismo no seu devido lugar.

Durante muitos anos fomos inquilinos, hoje temos a nossa casa própria, temos a nossa Confederação Nacional de Turismo, e por isso é o futuro como expectativa presente. Aquela expectativa que alimentamos durante tantos anos e que agora nos tornou de fato e de direito uma Confederação Nacional. Portanto, Nelson, receba da Academia nesta noite também a nossa homenagem, o nosso respeito, você que esteve sempre ao lado daqueles que debruçados sobre livros e pesquisas puderam construir com você aquilo que hoje conquistamos como o nosso futuro, o futuro do turismo na representação sindical de terceiro grau.

Portanto, com essas palavras eu diria nós somos e o Nelson é aquilo que mudamos, sobretudo, quando mudamos o que somos. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - Agradecemos as palavras do professor Mário Beni, Vice-Presidente de Planejamento, Gestão e Capacitação da Confederação Nacional do Turismo.

Entre as pessoas que estão nos dando a honra de suas presenças queremos também citar aqui presença do senhor Francisco Rodrigues que neste ato representa o senhor Pierre Courty que é Presidente da FNAC-Brasil; do senhor Rony Lins ,assessor pessoal do senador Magno Malta; do senhor Alencar Costa, diretor-administrativo e financeiro do Porto de Santos, Secretaria Especial de Portos; do senhor Mohamad Mourad representando o Deputado Said Mourad; senhor José Ferreira Neves, Presidente da Federação dos Trabalhadores no Comércio Hoteleiro; do senhor Francisco Canindé Pegado, secretário geral da UGT – União Geral dos Trabalhadores; senhor Vicente Lamachia, do Grupo Hotel.

Também nas citações gostaríamos de reconhecer aqui e anunciar que o senhor José Maria Chapina Alcazar, Presidente do Sescon-SP justifica a sua ausência e deseja que este evento seja um grande sucesso; do senhor Pedro Benjamin Vieira que também congratula esta sessão solene; do Vereador Floriano Pesaro e do Vereador Francisco Chagas. E, por último, do Secretário Estadual da Saúde, Dr. Luiz Roberto Barradas Baratas, também deseja que este evento seja um grande sucesso.

Agora é um momento muito esperado por todos nós de pois gostaríamos de ouvirmos as considerações, a manifestação daquele que é o nosso grande Presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de São Paulo, Presidente também da Federação Estadual da categoria, e também da Confederação Nacional do Turismo, e mais do que esses títulos todos, é o nosso grande amigo, o senhor Nelson de Abreu Pinto. Peço que o recebamos com uma grande salva de palmas. (Palmas.)

 

O SR. NELSON DE ABREU PINTO - Grande emoção, parece que foi ontem 75 anos dos quais nós estamos vivenciando 38: eu, o companheiro Branco, o companheiro Sebastião, o companheiro Jarbas que, juntos estamos aqui falando para vocês dessa emoção, dessa alegria e saudando o excelentíssimo senhor Deputado Waldir Agnello, nosso Presidente desta sessão. Por igual ao nosso Presidente da Casa, o nosso querido amigo Deputado Barros Munhoz, que abriu esta sessão. A nossa saudação muito carinhosa de todos nós ao líder da nossa categoria nesta Casa, Deputado Campos Machado, a quem eu peço uma salva de palmas. (Palmas.) Pela grande dedicação que tem a causa pública do Estado de São Paulo e do Brasil, uma vez que V.Exa. como secretário-geral do Diretório Nacional do Partido do Turismo Brasileiro, aliás, Partido Trabalhista Brasileiro, tem esta dupla função de representar São Paulo e o Brasil também. Quero saudar V.Exa. e agradecer de uma forma muito espontânea e carinhosa a lembrança da propositura dessa sessão solene para homenagear nossas Bodas de Diamantes, nossos 75 anos de bons serviços prestados e a dedicação 24 horas a São Paulo e ao Brasil.

Por igual a nossa homenagem a todas as nossas irmãs, nossas queridas esposas e companheiras, filhas, e personalidades ligadas ao turismo, às mulheres que estão aqui nesta Casa hoje, enfim, que nós homenageamos na pessoa da Dra Marlene de Campos Machado esposa do Deputado Campos Machado e Presidente do PTB Mulher que também merece a nossa salva de palmas. (Palmas.)

Nossas homenagens e a gratidão pelas palavras desse grande líder de São Paulo que é o Deputado Conte Lopes, e o carinho também de todas as mulheres, de todos os homens para essa digna representante da mulher paulista nesta Casa de Leis a Assembleia Legislativa de São Paulo, ela que conduz com muito brilhantismo as discussões, as questões de interesse do turismo social e econômico do Estado de São Paulo, muito obrigado pelas suas palavras minha querida amiga deputada Célia Leão.  (Palmas.)

Eu quero por igual saudar, hoje nós temos aqui Deputado Waldir Agnello e Deputado Campos Machado, a Federação do Estado de São Paulo que são 24 Sindicatos, hoje temos 20 Presidentes de Sindicatos de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de São Paulo nos honram com a presença, nós temos uma reunião amanhã cedo as nove e meia e estamos aqui confraternizando. Agradeço a presença de todos nesta reunião extraordinária da Federação que foi feita a pedido de amigos, da Federação para homenagear o nosso Sindicato em São Paulo, obrigado a todos vocês.

Quero também saudar a indústria fornecedora de alimentos, de bebidas, de insumos para o turismo de São Paulo e do Brasil que estão aqui presentes, e eu quero saudar em nome de toda indústria fornecedora meu amigo Eduardo França que é diretor da Ambev e que aqui nos prestigia.

Meu abraço e minha gratidão ao Coronel Luiz Flaviano Furtado pela presença representando o nosso Secretário Claury Alves da Silva. Quero agradecer o senador Magno Malta na pessoa do Rony Lins seu assessor especial, sua presença honrosa. Nosso sempre Vereador Mohamad Mourad, representando o nosso amigo Deputado Said Mourad. Nosso companheiro Fernando Guimarães, que neste momento representa o Deputado estadual Bruno Covas, senhor Flávio Capez representando o seu irmão Deputado Fernando Capez. Meu amigo Hamilton Prado Alves representando o Deputado Antonio Salim Curiati. Nosso companheiro diretor da área do setor do meio ambiente da Confederação e da Federação de São Paulo Dr. José Valverde neste ato representando também o Deputado federal Arnaldo Jardim. Meu querido líder dos trabalhadores do turismo de São Paulo e do Brasil, Presidente da nossa Federação Estadual dos Trabalhadores da categoria, José Ferreira Neves, a quem eu peço uma salva de palmas. (Palmas.) O capital e o trabalho para o turismo andam 24 horas de mãos dados, e nós temos o respeito mútuo de valorizar os nossos companheiros de trabalho sem o qual o turismo de São Paulo, capital mundial da gastronomia, não seria o que é hoje. Muito obrigado, meu caro Ferreira Neves.

Minha saudação ao grande líder nacional dos trabalhadores, meu irmão querido Canindé Pegado, secretário-geral da UGT - União Geral dos Trabalhadores. Obrigado Canindé, meu companheiro titular no Condefat – Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador, ele que é o decano, o mais antigo. Há mais de 20 anos que o Canindé é prestigiado pelos Presidentes da República para ter assento nesse que é um dos principais Conselhos da nação, e o terceiro orçamento do Brasil, 46 bilhões de reais são administrados para que o Brasil cresça na velocidade que precisa. Obrigado, Canindé.

Meu líder no setor dos esportes do Brasil, Mustafá Contursi, Presidente do Sindicato do Futebol, sempre presente nos nossos eventos; Luis Carlos Rominger de Gouveia, diretor de marketing da Abragabem; Dr. João Grimberg nosso honrado Cônsul-Geral da República Letônia, obrigado pela honrosa presença. Professor Dr. Mário Beni, aqui já decantado, nosso grande líder, o único líder do campus acadêmico no Conselho Nacional do Turismo, ato do Presidente Lula, e que com dignidade ocupa agora essa Vice-Presidência na capacitação, na formação da mão de obra do turismo nacional, obrigado pelas suas palavras e pelo seu empenho em prol daquilo que a CNTur, a Federação e o Sindicato de São Paulo tem como meta, melhorar a qualidade dos serviços que nós oferecemos diuturnamente a sociedade de São Paulo e do Brasil.

Dr. Mauricio Bernardino, grande companheiro, presidente da BH Nacional, a nossa Associação Brasileira da Indústria de Hotéis. Ele tem revolucionado a sua gestão evoluindo de uma forma positiva essa entidade civil, a mais importante da hotelaria do Brasil.

Antonio Xavier Siqueira, nosso Presidente da Associação Brasileira dos Compradores para o Setor de Turismo, Hotéis e Restaurantes; Waldemar Júnior assessor superintendente do Trabalho e Emprego do Estado de São Paulo, representando sua excelência Dr. José Roberto Melo. Meu companheiro, amigo, irmão de todas as horas, Alencar Costa, nosso diretor-administrativo da CNTur, aliás, Vice-Presidente da CNTur e diretor-administrativo e financeiro do Porto de Santos. Grande abraço Alencar, obrigado. José Bonifácio de Melo representante do Sindicato dos Trabalhadores de Hotéis, Flats, Restaurantes, Bares e Lanchonetes de São Paulo e Região. Quero saudar e homenagear os senhores profissionais, estudantes, professores e coordenadores das universidades de hotelaria e gastronomia e turismo aqui presentes.

Quero saudar e agradecer ao Deputado Campos Machado e ao Presidente desta Casa Deputado Barros Munhoz por disponibilizar o gabinete de V.Exas. e seus assessores para que a organização desta sessão solene tivesse a magnitude que está tendo. Muito obrigado.

Meus amigos, parece que foi ontem, e é porque nós temos um papel muito forte, não apenas pelo tempo despendido, 38 anos, 23 anos essa diretoria aqui. Os remanescentes de então, eu, o Branco, o Sebastião e o Jarbas que já havíamos sido 15 anos diretores de Waldemar Albien assumimos o Sindicato em 1986. Sucedendo Waldemar Albien que foi o sexto Presidente e que teve o mandato bastante longo de 33 anos, e que construiu a grandeza do Sindicato de São Paulo com a sua sede definitiva no Largo do Arouche, que todos conhecem. No Largo do Arouche, temos lá 10 andares e estamos dando sequência àquilo que Evaristo Silveira, nosso primeiro Presidente que permaneceu à frente do Sindicato dos Proprietários de Hotéis de São Paulo, que é precursor do atual Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares que veio a se tornar.

Essa história começou em 1931 e foi liderada por José Zucchi, que era proprietário do Hotel D’Oeste, que os saudosistas ali perto do Largo São Bento haverão de lembrar. E um grupo de proprietários de hotéis, de restaurantes e bares agregou-se para discutir os problemas profissionais comuns a todos. O filho Raul Zucchi fundou o Sindicato da categoria que veio se chamar União dos Proprietários de Hotéis, Restaurantes, Bares, Cafés e Casas Congêneres de São Paulo e daí esse Sindicato de Proprietários de Hotéis veio a ser presidido pelo senhor Evaristo Silveira já então como Sindicato a partir de 1941 e ele permaneceu até 1945 com um plano de auxilio na época aos pequenos hoteleiros de São Paulo.

Foi sucedido de 1945 a 1947 pelo companheiro Adelino Sinelli. De 1947 a 1952 o companheiro Amâncio Gaiolli, que é uma família tradicional de hotelaria lá de Serra Negra. E finalmente o Armando Copolla sucedeu o Amâncio Gaiolli em 1952 e lá permaneceu na Presidência até 1954, e é Armando Copolla que todos nós agradecemos e reverenciamos a primeira sede própria deste Sindicato que estava estabelecida em São Paulo, na Rua Vinte e Quatro de Maio.

Nós não podemos deixar de citar que na seqüência Victorio Américo Fontana permaneceu na Presidência no ano de 1955. E finalmente Waldemar Albien de 1956 a 1986 foi o nosso Presidente. E eu não podia deixar de citar que essa primeira sede veio a ser vendida já na gestão de Waldemar Albien e com o dinheiro da sede da Rua Vinte e Quatro de Maio o Sindicato adquiriu o terreno onde hoje nós estamos sediados no Largo do Arouche, 280.

Eu queria dizer e aqui prestar uma grande homenagem ao vulto da história de São Paulo, que é o Governador Laudo Natel, esse grande são-paulino, esse grande governador de São Paulo. À época o Waldemar Albien era conselheiro do São Paulo Futebol Clube, como hoje é o nosso amigo irmão Sebastião, que é conselheiro do São Paulo. Inclusive, hoje, nós tivemos uma visita honrosa no almoço. No sábado, jantamos com o Ministro do Turismo Luiz Barreto e com o Ministro dos Esportes, meu amigo Orlando Silva, que hoje estava lá em Araraquara inaugurando o Estádio da Fonte Luminosa. Hoje, almoçávamos com o Ministro do Turismo Luiz Barreto, e pudemos então lembrar alguns episódios que deram a nossa categoria esse status de ter um edifício sede no Largo do Arouche com 12 pavimentos, aonde nós temos a presença da Casa do Turismo, que leva o nome do Governador Mário Covas. Eu queria então aqui neste momento saudar e homenagear Laudo Natel em nome de todos nós, porque foi a visão do Waldemar Albien que viabilizou o apoio do financiamento do Governo do Estado de São Paulo para que pudéssemos no nosso terreno adquirido com o dinheiro da Rua Vinte e Quatro de Maio termos a sede imponente e num dos locais mais valorizados de São Paulo.

São histórias que nós aqui já estamos na sétima edição. Eu, portanto, com muita honra juntamente com o Branco, com o Sebastião, com o Jarbas e aqueles outros companheiros que agora se somam à nossa diretoria como Telmo, e todos vocês meus diretores que estão aqui presentes, estamos fazendo a sétima edição da Presidência do Sindicato de São Paulo há 23 anos.Alguns gaiatos me perguntam: “Escuta, um mandato de 23 anos já não está bom?” Aí eu lembro que o Waldemar Albien ficou 33, não é Telmo?! Então, temos ainda mais 10 pela frente, se Deus permitir e os senhores apoiarem.

De forma que a história continua. Na seqüência foi feita a reestruturação do Sindicato a partir de 86. Adquirimos a Presidência em junho e já no mês de dezembro de 86 adquirimos quatro sedes das 10 que temos hoje. E aí foi ampliando de uma forma extraordinária o nosso patrimônio até chegarmos em 1990, em que adquirimos uma área que hoje tem um milhão de metros quadrados no Clube de Campo Paraíso Verde, lá no quilômetro 47,5 da Rodovia Raposo Tavares. Quero fazer um convite à Mesa Diretora, aos senhores Deputados, a todos vocês, as autoridades e aos empresários de todo setor para que juntos possamos comemorar no dia 13 de dezembro, lá no Clube de Campo Paraíso Verde, a nossa festa natalina. Contamos com todos vocês.

Com a criação da Abresi – Associação Brasileira de Hospitalidade, Gastronomia e Turismo, passamos a realizar esse grande evento que é o CIHAT – Congresso Internacional de Hospedagem, Alimentação e Turismo. Já em 1988 fizemos a primeira edição e vamos fazer agora a 23ª em março do próximo ano.Gostaríamos de que na visita de vocês ao nosso Clube de Campo, todos pudessem participar da inauguração do Pólo Ecológico Paraíso Verde. Hoje, atendendo lições e preceitos da Deputada Célia Leão, temos uma grande vocação do turismo como social. Nós temos a preocupação com a mulher, com a criança, com a família, com a melhor idade e principalmente com os nossos queridos irmãos portadores de necessidades especiais. E é a Deputada Célia Leão quem prepara a nossa lição de casa e nós procuramos no dia-a-dia executar, não é, Deputada? Então, o compromisso da CNTur com o Brasil, a Federação e o Sindicato é propiciar que os 10% da nossa mão de obra seja oferecida à inclusão. O trabalhador do turismo precisa contar com essa mão de obra excelente, extraordinária, que são irmãos portadores de necessidades especiais. Essa inclusão não é apenas na acessibilidade de rampa, não, nós queremos colocar os nossos irmãos no mercado de turismo a nível Brasil e vamos fazer juntos. (Palmas.)

Queria também garantir ao nosso líder, Deputado Campos Machado, e a todos os Deputados presentes, amigos do turismo e do nosso Sindicato, que a outra vertente de ação da CNTur, Federação e Sindicato é com a questão do turismo sustentável. E aí nós temos a parceria da SOS Mata Atlântica, com o Mário Mantovani nos orientando e temos a parceria do grande líder da Frente Parlamentar Ambientalista do Brasil que é o Deputado federal José Sarney Filho, estamos trabalhando nesse sentido. Com o turismo preservando o meio ambiente e o turismo trabalhando com o seu braço social, para que possamos valorizar aquilo que é a intenção dos proprietários dos hotéis, restaurantes, bares e similares e os nossos irmãos do turismo que fazem parte da CNTur.

Chegamos a 1998 e criamos na oportunidade a CNTur. A CNTur criada em 1998 veio a ser registrada apenas agora no dia 28 de janeiro deste ano. Tivemos a felicidade de também sermos nomeados pelo Presidente Lula em abril deste ano para integrar o Condephat e lá trabalhar juntamente com o Canindé e a bancada dos trabalhadores que são seis grandes líderes, a bancada dos empresários. Estamos procurando no turismo fazer a nossa parte, e nos identificando muito mais nesse Conselho com os trabalhadores do que os empresários. Eu peço testemunha do Canindé. É isso mesmo, Canindé? Obrigado, Canindé.

Esse nosso compromisso pelo Brasil que todos sonhamos é uma coisa muito forte nos nossos ideais. Nós sabemos das nossas responsabilidades e por isso a grande alegria que nos motiva estarmos aqui anunciando agora que já vamos fazer a quarta edição da Fistur – Feira Internacional de Serviços para o Turismo em 29, 30 e 31 de março do próximo ano lá no Anhembi. Vamos fazer o nosso 23º Congresso Internacional, e criamos a Vitrine Tour que hoje é o modelo para aproximarmos a indústria fornecedora do setor hotéis, restaurantes e similares aonde nós exercemos o papel de indicação sem reter nenhum residual de comissão, é o trabalho para reduzir o custo de gestão da empresa hotéis, restaurantes, bares e similares.

Em suma, eu poderia aqui ficar falando pelo resto da noite, mas eu já me dou por feliz pelas palavras dos excelentíssimos Srs. Deputados que me antecederam e na mensagem que Mário Beni deixou aqui expressa pelos campos acadêmicos. Temos uma recepção que foi carinhosamente preparada por toda a nossa equipe. Deixo aqui o meu abraço, minha gratidão à minha família na pessoa do Edson Luis, que está na coordenação da organização deste evento, do coquetel que vai ser servido logo em seqüência.

Sei que depois vai falar um dos maiores tribunos do país, um dos maiores oradores que o Brasil já viu e, sobretudo, uma pessoa que fala com a visão de 360 graus de conhecimentos gerais, mas ele fala sobretudo com uma visão de 720 graus de coração, e ele vai falar tudo aquilo que eu queria falar. Por isso eu chamo aqui o meu líder, o nosso líder, Deputado Campos Machado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - Agradecemos a manifestação do Dr. Nelson de Abreu Pinto.

Enquanto o nobre Deputado Campos Machado se prepara para fazer uso da palavra, nós queremos reconhecer aqui a presença do senhor Fábio Tuma Ness representando o senhor Michel Tuma Ness, Presidente da Federação Nacional de Turismo, Vice-Presidente da Confederação Nacional de Turismo.

Também fazemos questão de registrar que o Sindicato recebeu mensagens de congratulações de diversas autoridades. Vejam os senhores e as senhoras, o prestígio que essa categoria tem das autoridades políticas: o senhor Governador José Serra manda congratulações; o Chefe da Casa Civil do Estado de São Paulo, Dr. Aloysio Nunes Ferreira; o Secretário do Desenvolvimento Dr. Geraldo Alckmin; o senhor Ministro do Turismo Luiz Barretto; o senhor Ministro do Trabalho Carlos Lupi; o senhor Ministro dos Esportes Orlando Silva; o Ministério da Educação; o Senador José Sarney; o Senador Renan Calheiros; o Senador Aloizio Mercadante; o Senador Romeu Tuma; o Senador Quintanilha; o Senador Almeida Lima; o Deputado federal Roberto Santiago; Deputado federal e Presidente da Câmara dos Deputados Michel Temer; o Prefeito da Cidade de São Paulo Gilberto Kassab. Também se faz presente também em nosso meio o nobre Deputado José Mentor, a quem oferecemos, mas declinou de fazer o uso da palavra. Muito obrigado por sua presença. (Palmas.)

 

O SR. NELSON DE ABREU PINTO - Sr. Presidente, pela ordem.

 

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - Com a palavra Dr. Nelson de Abreu Pinto.

 

O SR. NELSON DE ABREU PINTO - Sr. Presidente, peço devidamente a aquiescência do Deputado Campos Machado para voltar a tribuna para saudar uma personalidade da Câmara que não é mais um Deputado federal, ele é nosso líder, ele é Presidente da Frente Parlamentar do Turismo da CNTur.  Peço a V.Exa. que ocupe o meu lugar, por favor, Deputado José Mentor, e eu peço uma salva de palmas. (Palmas.)

Ele está chegando de Araraquara e estava na delegação do Ministro Orlando Silva. Ele preside nessa Frente Parlamentar Sr. Presidente, cerca de 195 deputados federais, é a segunda maior Frente Parlamentar da Câmara. Obrigado, Deputado José Mentor. Obrigado, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - Muito bem observado por V. Sa. esse convite. O Deputado José Mentor já está se dirigindo para fazer uso do assento aqui ao nosso lado.

Faço questão inclusive de fazer referência ao próximo orador, e alguns dos adjetivos que são muitos, mas eu gostaria de destacar que o Deputado Campos Machado é alguém, como já foi dito aqui hoje, uma pessoa que goza de um prestígio muito grande nesta Casa. Sem demagogia alguma, o Deputado Campos Machado é de fato e de direito um Deputado muito prestigiado nesta Casa, porque ele tem como marca indelével da sua presença aqui o caráter, a transparência. É uma pessoa que em todos os momentos, qualquer Deputado desta Casa de oposição ou de situação tem na figura e na pessoa do Deputado Campos Machado um amigo, uma pessoa de bom senso. E não é por menos que esse grande líder político é secretario nacional do PTB, é Presidente Estadual do PTB, é líder nesta Casa da Bancada do PTB, e foi escolhido por todos nós por unanimidade para ser e o Presidente da Comissão de Prerrogativas Parlamentares desta Casa, ele é o Deputado estadual nessa legislatura mais votado do Brasil, grande orador como já foi dito aqui.

O Deputado Campos Machado se faz acompanhar - e deixamos para este momento também homenagear - e do lado esquerdo de um grande homem sempre tem uma grande mulher, e ele se faz acompanhado aqui, nos dá a honra da sua presença a Dra. Marlene de Campos Machado que eu peço que fique de pé. (Palmas.) E mais uma vez gostaria de homenagear todas as mulheres na pessoa da Dra. Marlene de Campos Machado que é uma grande guerreira, uma grande companheira, Presidente Estadual do PTB Mulher, faz um grande trabalho. E mais uma vez peço a complacência de vocês para nós aplaudirmos o Deputado Campos Machado proponente desta sessão solene. (Palmas.)

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Meu Presidente Deputado Waldir Agnello, um homem de Deus, um homem correto, um homem sério, um homem de família, um homem que sempre pontua a sua conduta, o seu comportamento rigorosamente dentro dos ditames da lei, da sua religião, da sua moral e da sua ética. Meu caro Deputado Conte Lopes, meu amigo, meu irmão Conte Lopes, um homem corajoso, que agora é ator de filme. Está difícil conversar com ele agora, porque virou estrela do cinema nacional, mas ele é um homem correto, um homem leal. Meu caro amigo Cássio Navarro, deputado que acaba de entrar. Minha Deputada Célia Leão, para mim, minha irmãzinha Celinha Leão, uma mulher extraordinária, uma guerreira, uma sonhadora, uma mulher forte, de família, o grande sustentáculo do seu lar. Ela dá força para o seu marido e para os seus filhos. Nunca vi essa mulher chorar, nunca vi essa mulher fraquejar, nunca vi em 20 anos, 19 anos que estamos juntos, nunca assisti a Celinha Leão sentir-se abalada ou derrotada. Ela é a força desta Casa, ela é o exemplo desta Casa. Ela dá a todos nós o sentimento de grandeza que esta Casa precisa ter, o sentimento de dignidade, da lealdade, e a lealdade é a cicatriz da alma da pessoa, é o carimbo do coração da pessoa, e Celinha Leão é uma mulher extremamente leal. E generosa, extremamente generosa. (Palmas.) Foi gentilíssima comigo hoje, ela sim é quem merece o respeito desta Casa, que é a suprema paixão dos paulistas. Ela merece o respeito desta cidade, deste Estado e deste país. Esta mulher é autora única e exclusiva dessa PEC que ela falou, a PEC do Turismo. Ela quer mostrar São Paulo para o país, ela quer abrir os corações de São Paulo, o sol de São Paulo, a lua de São Paulo para todo país que possa vir aqui assistir e contemplar. Ela é autora deste projeto. Eu me atrevo a chamá-la de mãe do turismo. Eu tenho orgulho Celinha Leão de tê-la como minha amiga e minha irmãzinha de fé.

Meu Deputado José Mentor, de cabelos enevoados pelo tempo, o que significa experiência. Homem que soube pautar toda sua vida dentro do rigor da lei. Eu o conheci aqui nesta Casa da Constituinte, é o mesmo Deputado José Mentor, grande amigo do Sindicato de Hotéis, e grande amigo da categoria. Eu o saúdo Deputado José Mentor, porque tenho acompanhado o seu trabalho pelo Sindicato e pela CNTur.

Vejo os senhores Presidentes de todos os Sindicatos do Estado aqui presentes. Meu amigo Coronel Luiz Flaviano Furtado, que representa o nosso Secretário Claury Alves da Silva. Cumprimento professor Mário Beni, grande alavanca do turismo. Homem correto, homem sério. Cumprimento o meu afilhado Edson Pinto.

Cumprimento ao final Dr. Nelson de Abreu Pinto. Quem é Nelson de Abreu Pinto? Ser apenas o Presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de São Paulo, apenas o Presidente da Abrasi, apenas o Presidente da Federação do Turismo, ou Presidente do CNTur, ele é muito mais do que isso. Ele é um general do turismo deste Estado, deste país. Eu sempre digo a ele e aos seus amigos, ainda não descobri quem o Dr. Nelson de Abreu Pinto ama mais, se a sua família ou o seu Sindicato. Vou morrer sem saber.

Meus senhores, minhas senhoras, meu amigo Telmo, hoje pela manhã eu acordei e lembrei das palavras de um poeta inglês que dizia que os anos sabem de coisas que os dias não sabem. Que grande verdade. Comecei então a refletir e a meditar. Como nasceu esse Sindicato? Nasceu do sonho de um grupo de homens que se atreveram a sonhar, que se atreveram a sonhar com a audácia do sonho, porque é preciso que haja audácia até na esperança, sem audácia não há sonho, sem audácia não há esperança, e isso me remete em direção a Martin Luther King, que há 50 anos, Dr. Nelson, sonhava com o dia que uma senhora negra pudesse sentar ao lado de uma senhora branca num ônibus. Audácia de um sonho. E foi um sonho, e exatamente um sonho que fez com que esses homens fundassem o Sindicato. Um Sindicato que caminhou com Evaristo, fortaleceu-se com Waldemar Albien sim, mas que encontrou o seu destino nas mãos de Nelson de Abreu Pinto. (Palmas.)

E quero dizer nesta noite a questão da Sunab quando tabelava os preços das bebidas e prejudicava os bares e restaurantes. A questão dos hotéis, quem se lembra que há 15, 20 anos atrás os hóspedes eram obrigados a preencher uma ficha policial de registro policial, e a polícia prendia funcionários e proprietários de hotéis transformando todos em meliantes e delinqüentes? Quem se lembra daquele tempo negro, quando um pai tinha vergonha de dizer ao seu filho que era dono de um hotel, ou de um motel, ou de uma casa de hospedagem? Porque se confundia trabalho com crime, com ato ilícito. E foi este homem, exatamente este homem com Carreira, com Toninho e com o Branco que vieram um dia aqui na minha sala, meu primeiro ano de mandato de Deputado. E diria o Dr. Nelson, advogado criminalista que se fez como hoteleiro, defendeu centenas e centenas de casos de flagrantes: “Você tem que me ajudar a fazer justiça, a encontrar a justiça.” Foi esse homem que fez com que eu apresentasse aqui um projeto que transferia a fiscalização de hotéis da polícia para o turismo, que trouxe dignidade para o moteleiro, que trouxe respeito, que acabou com aquela perseguição odiosa que fez com que os moteleiros passassem a serem encarados como comerciantes e empresários. Quantos moteleiros colocavam os seus estabelecimentos em nome de terceiros com medo da prisão? Quantos, e quantos? Foi este homem que veio aqui nesta Casa, Celinha, e me pediu para que apresentasse esse projeto, e eu fui apenas o intérprete. Como o cantor que interpreta o sentimento e os sonhos de um compositor. Eu fui o intérprete, trouxe a esta Casa este projeto. Todos sabem da grande ligação que eu tenho com a Polícia Civil de São Paulo, e quantos obstáculos eu tive que enfrentar, quantos desencantos eu tive que ter. Mas nós tivemos a felicidade de ver esse projeto aprovado. Não contente o Dr. Nelson tanto insistiu que modificamos novamente o projeto, e hoje Dr. Nelson é o responsável, o pai da hotelaria neste País.

Não contente lá vai o Dr. Nelson que cria a Escola de Hotelaria que tem o nome de um grande amigo da gente, um sonhador, um grande empresário: João Dória Júnior. Criou um clube de campo que é uma maravilha. Fez, tanto fez, que junto com os seus companheiros do interior dos Sindicatos criou a Federação, que trata do turismo. Mais do que isso, começou uma grande caminhada como se fosse um Dom Quixote sem o cavalo Rocinante, e sem o escudeiro Sancho Pança começou a acreditar que valia lutar contra o moinho de vento, e foi enfrentar uma Confederação fortíssima que domina, que dominava esse país e plantou de novo um sonho, criar a CNTur. Quantas e quantas vezes este homem foi a Brasília. Quantos desencantos, quantas tristezas, quantos infortúnios, quantas lágrimas. Lágrimas não descem apenas pela face, descem pelo coração também. Quantas vezes Dr. Nelson chorou, porque não encontrava chão firme para pisar. Eu nunca acreditei em homens que não sabem sonhar, e o Dr. Nelson de Abreu Pinto soube sonhar, e eis o resultado: fundada em 1998, em 28 de janeiro agora recebeu o registro sindical. Sabe o que significa uma CNTur? Sabe o impulso que vai dar ao turismo deste Estado e deste país? O turismo vai ser a grande alavanca da economia nacional, e o Dr. Nelson de Abreu Pinto é daqueles homens como diz o grande Quiroga, Uruguaia Quiroga, Deputado José Mentor: “O destino escolhe a dedo aquelas pessoas que vão construir e escrever a história.” E o destino escolheu o Dr. Nelson de Abreu Pinto para escrever e construir a história do turismo neste Estado e neste país. (Palmas.)

O Dr. Nelson e a sua diretoria soube cuidar, mas cuidar muito bem do jardim da hotelaria. Cuidar muito bem das flores da gastronomia. Cuidaram tão bem que eu me atrevo a trazer aqui, Deputado José Mentor, Deputado Waldir Agnello, Deputado Conte Lopes, as palavras de Mário Quintana que diz: “Não é preciso correr atrás das borboletas não, basta cuidar do jardim que elas chegam”. E elas estão chegando e já chegaram.

Ao terminar, Dr. Nelson de Abreu Pinto, aprendi há muito tempo com os chineses que quando se quer prestar uma homenagem a um homem de bem se presta homenagem em pé. E quero pedir a todos nós fiquemos por um instante em pé, e vamos aplaudir um homem de bem, um homem de valor, um sonhador, um homem de caráter Nelson de Abreu Pinto. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - Por favor, mais alguns instantes sentados para nós fazermos os encerramentos.

Nós realmente fomos aqui arrebatados pelas palavras carinhosas, amorosas, e muito contundentes do Deputado Campos Machado, e sempre nos emocionamos com os discursos. O Deputado Campos Machado tem uma característica muito forte, marcante.Eu dizia ao Dr. Nelson de Abreu Pinto que poucas vezes o Deputado Campos Machado solicita uma sessão solene, ele é muito criterioso. Aliás, todos os Deputados são muito criteriosos ao propor uma sessão solene, mas entre todos nós o Deputado Campos Machado é o mais criterioso, e isso é mais um destaque ao prestígio que ele dá a essa categoria, e em especial ao Dr. Nelson de Abreu Pinto.

Nós gostaríamos de fazer menção e os nossos agradecimentos, para que uma sessão solene seja realizada é preciso a mobilização, a movimentação de muitas pessoas. E quero reconhecer o esforço, o trabalho da nossa equipe do Serviço de Som, Serviço de Atas, do Cerimonial, funcionários da Secretaria Geral Parlamentar, assessores do Deputado Campos Machado que trabalharam muito para que esta sessão solene fosse realizada, a nossa querida Polícia Civil e Policia Militar, a TV Assembleia Legislativa, a TV Cultura que fazem a cobertura deste evento, muito obrigado a todos os senhores e senhoras funcionários que nos ajudaram na realização deste evento.

Esgotado, portanto, o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece as autoridades presentes, bem como a todos que com suas presenças deram um brilho, um destaque para o êxito desta solenidade, e convido a todos para um coquetel no Hall Monumental oferecido pelo Sindicato. Muito obrigado pela presença de todos os senhores e senhoras, e que Deus abençoe a todos nós.

Está encerrada a presente sessão. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e três minutos.

 

* * *

 

Republicada por ter saído com incorreções