http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

12 DE DEZEMBRO DE 2011

062ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO  DOS “DEZ ANOS DA CÂMARA BRASIL-CHINA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO"

Presidente: ITAMAR BORGES

 

RESUMO

001 - ITAMAR BORGES

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a pedido do Deputado Itamar Borges, ora na condução dos trabalhos, para "Comemorar os dez anos da Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional da República Popular da China" e o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia a apresentação de vídeo institucional sobre a entidade.

 

002 - ARNALDO FARIA DE SÁ

Deputado Federal, demonstra satisfação em estar presente nesta homenagem. Reconhece a luta do Senhor Fernando Ou, Presidente da Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico. Informa que o Estado de São Paulo possui o maior número de chineses no País. Menciona crise econômica envolvendo os Estados Unidos e a Europa. Lembra laços culturais que aproximam o Brasil e a China. Faz menção a comunidade de origem portuguesa em Macau.

 

003 - JOOJI HATO

Deputado Estadual, saúda o Deputado Itamar Borges, requerente da sessão. Considera o evento profícuo. Engrandece as relações entre Brasil e China. Estimula a irmandade entre estas nações. Incentiva o crescimento econômico brasileiro a fim deste equiparar-se ao chinês.

 

004 - FERNANDO OU

Presidente da Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico, agradece a realização desta solenidade e saúda os presentes. Informa que a Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico é a primeira entidade chinesa no Brasil a receber esta homenagem. Mostra-se grato aos amigos e parceiros das relações comerciais, diplomáticas e políticas entre as duas nações. Cita o crescimento econômico brasileiro e faz previsões futuras. Menciona os desafios comerciais e sociais para o ano de 2012.

 

005 - SUN RONGMAO

Cônsul-Geral da República Popular da China em São Paulo, saúda os presentes e agradece o Deputado Itamar Borges pela iniciativa desta homenagem. Lembra crise mundial que afeta os países desenvolvidos. Tece comentários sobre a parceria comercial entre Brasil e China. Menciona visita da Presidente Dilma Rousseff à República Popular da China em abril. Elogia a atuação do Senhor Fernando Ou, Presidente da Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico.

 

006 - AFFONSO EMÍLIO DE ALENCASTRO MASSOT

Embaixador do Brasil na China, enaltece a iniciativa da solenidade. Saúda os presentes. Comemora o estreitamento das relações comerciais sino-brasileiras. Apresenta vantagens da parceria econômica entre Brasil e China. Lembra posições comuns de ambas as nações no Bric. Explica plano de ação conjunta para o período de 2012 a 2014. Cita visitas de presidentes brasileiros à China. Enaltece o dinamismo e a energia da cooperação entre os países.

 

007 - Presidente ITAMAR BORGES

Informa que a ideia desta homenagem partiu da Comissão de Atividades Econômicas deste Parlamento, da qual é Presidente. Recorda os quase 200 anos de relações culturais, sociais e financeiras entre Brasil e China. Cita dados sobre o crescente número de investimentos, importações e exportações de ambos os países. Fala dos investimentos no Estado de São Paulo na área industrial, de máquinas, equipamentos, tecnologia, petróleo e gás, que deve gerar 14 mil novos empregos. Anuncia homenagens, com a entrega de diplomas, a diversas personalidades. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Itamar Borges.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – ITAMAR BORGES - PMDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Gostaria de convidar para compor a Mesa o Sr. Fernando Ou, Presidente da Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico, para que pudesse tomar assento à mesa. (Palmas.) Convido também, o Embaixador Affonso Emílio de Alencastro Massot, Chefe de Escritório de Representação do Itamaraty em São Paulo. (Palmas.)

Sr. Sun Rongmao, Cônsul Geral da República Popular da China. (Palmas.)

O Deputado, 3º Vice-Presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, Deputado Jooji Hato. (Palmas.) E o Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas Senhoras e meus Senhores, essa Sessão Solene foi convocada pelo Presidente efetivo dessa Casa, nobre Deputado Barros Munhoz, por solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar os 10 anos da Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico.

Convido a todos para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional da República Popular da China e o Hino Nacional Brasileiro, executados pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do Subtenente PM Aguiar.

 

* * *

 

- São executados o Hino Nacional da República Popular da China, e o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Vamos, primeiramente, abrindo essa solenidade, ouvir a palavra do representante da Câmara Federal do Congresso Nacional, o Deputado Arnaldo Faria de Sá. (Palmas.)

 

O SR. ARNALDO FARIA DE SÁ – Obrigado, Deputado Itamar Borges, Presidente dessa Sessão Solene, em que celebramos os laços de amizade Brasil-China. Quero cumprimentar o nosso Cônsul da China aqui no Brasil, Fernando Ou. Presidente da Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico, nosso Embaixador Affonso Emílio de Alencastro, Deputado Jooji Hato, cumprimentar todos os demais já mencionados pelo Cerimonial. E dizer que é uma alegria podermos, aqui na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o Estado que tem o maior número de chineses no Brasil, termos essa comemoração.

Tenho acompanhado a luta do Fernando há muito tempo e sei que muito do que representa hoje o portão de entrada do Brasil-China, começou com essa Câmara, tenho certeza que o Brasil, hoje, é o maior parceiro do maior país do mundo, a China. E, sem dúvida nenhuma, isso ficará demonstrado em muito pouco tempo. A própria crise econômica da Europa, a crise econômica dos Estados Unidos, só não é maior porque a China tem feito o contrabalanço do desenvolvimento social. Portanto, estar aqui nesse momento, cumprimentando esse trabalho da Câmara, Fernando, é reconhecimento. Esse portão de entrada que o Brasil tem com a China é a partir do trabalho da Câmara. E tenho certeza que, não apenas nas questões comerciais em que o Brasil é um grande parceiro da China, e a China é um grande parceiro do mundo, nós também teremos grandes oportunidades culturais.  Já que por Macau, na China, entre o português é fácil à gente ter oportunidade.

Último evento, inclusive da Câmara aqui em São Paulo, quem se apresentou foi uma chinesa de Macau e falou em português, mostrando que é possível que a gente possa fazer uma representação cada vez maior. E sem dúvida nenhuma, prestigiar a China é prestigiar o Brasil. E prestigiar o Brasil é prestigiar o nosso mundo. Nesse momento, queria cumprimentar você, Fernando, nosso Cônsul. E dizer que a China tem muito ainda de oportunidade a ser ampliada aqui no Brasil. E o Brasil, de braços abertos, recebe a China, porque sem dúvida nenhuma é o grande parceiro da economia mundial. Parabéns, China. Parabéns, Brasil. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Obrigado, Deputado Arnaldo Faria de Sá, pela importante presença da Câmara Federal aqui nessa solenidade. Vamos ouvir agora, as palavras do 3º Vice-Presidente dessa Casa. Deputado Jooji Hato.

 

O SR. JOOJI HATO - PMDB - Boa noite aos ilustres visitantes. Eu quero cumprimentar o nosso Presidente Deputado Itamar Borges, por essa sessão maravilhosa em um momento ímpar. No momento em que nós comemoramos os 10 anos maravilhosos, os 10 anos profícuos da Câmara Brasil-China, ou China-Brasil.

Meu caro Deputado Itamar Borges, que vem lá do interior, de Santa Fé, cidade maravilhosa em que ele foi Prefeito por três vezes, um dos melhores Prefeitos dessa cidade, em que aquela cidade empresta ao Estado de São Paulo esse grande homem público, nosso querido Deputado Itamar Borges, parabéns por essa sessão. Cumprimentando o nosso Cônsul, Sun Rongmao. Sua digníssima esposa Wu. Eu quero cumprimentar todos os ilustres visitantes que vem lá daquele país irmão, a China.

Quero cumprimentar o nosso querido Presidente, jovem, combativo e que nesses 10 anos tem lutado a frente da Câmara Brasil-China, China-Brasil. Nosso querido Presidente Fernando Ou, seja bem vindo nessa noite.

Cumprimentando aquele que representa um dos Ministérios mais importantes, o Ministério do Exterior, cumprimentando o Dr. Affonso Massot, quero nessa noite, cumprimentando o Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá e cumprimentando todos vocês aqui presentes, dizer da alegria redobrada que Deus me permitiu estar aqui diante de vocês, na maior Casa do Poder Legislativo do hemisfério sul, que é essa Casa Legislativa. Dizer a vocês, como engrandece esse relacionamento, como engrandece a relação Brasil China, China Brasil. Olhando no Mapa Mundi, o Mapa Geográfico, nós vemos territorialmente e geograficamente dois grandes países, que é o Brasil e a China. E esses dois países, certamente de braços dados e em um futuro próximo, a China já é, mas o Brasil vai crescer muito com esse entrelaçamento e essa relação que a Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico tem proporcionado, meu caro Presidente Fernando Ou, o Brasil certamente será uma das maiores potencias mundiais ao lado da China.

Parabéns nessa noite maravilhosa. Que vocês tenham, nessa Casa, uma feliz estada, e que continuem sempre juntos, irmanados, Brasil-China, China-Brasil. Que Deus abençoe a todos vocês e o futuro desses países irmãos. Muito obrigado. Parabéns a todos.  

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Obrigado, Deputado Jooji Hato, pela sua palavra, sua contribuição e pela parceria. Importante parceiro na promoção desse evento. Comunicamos aos presentes, que essa Sessão Solene está sendo transmitida pela TV Assembleia e no próximo domingo, dia 18 às 20 horas, pela Net Canal 13 e TVA canal 66.

Queremos registrar as correspondências de justificativas e cumprimentos a esse momento, à Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico, recebidos por essa Casa.

Registramos, portanto, da Presidente Dilma Rousseff, da Ministra da Cultura, Ana de Hollanda; do Ministro de Esportes, Aldo Rebelo; do Senador Eduardo Suplicy; do Senador Aloyzio Nunes; do Secretário Executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Alessandro Teixeira; do Secretário de Desenvolvimento Metropolitano de São Paulo, Edson Aparecido; do Secretário de Desenvolvimento, Ciências e Tecnologia do Estado de São Paulo, Paulo Barbosa. Presidente da Câmara de São Paulo, José Police Neto; Vereador da cidade de São Paulo, Antonio Carlos Rodrigues; Secretário Adjunto de Relações Institucionais da cidade de Belo Horizonte, Rodrigo Perpetuo e do Subsecretário de Comércio Exterior da cidade de Vila Velha, Carlos Eiras. Queremos, também, registrar aqui a presença das autoridades e representações que passaram pelo protocolo.

Antes, porém, gostaria de fazer dois registros, registrar a esposa do nosso Cônsul, a Senhora Wu Jun, agradecendo a sua presença acompanhando essa solenidade. E a Assembleia Legislativa de São Paulo registra a importância da relação institucional exercida com a Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico, que vem sendo exercida tanto em relação à conversa, diálogo e canal com o Governo do Estado, com as relações comerciais da Agência de Fomento Paulista, da Invest São Paulo e dessa Casa de Leis, Assembleia Legislativa. A importante contribuição e parceria, e com certeza grande responsável também pela realização desse evento, o cumprimento e agradecimento ao Sr. Tang Wei, que é Advogado e Diretor Geral da Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico e interlocutor dos órgãos governamentais e, em particular, desse evento.

Queremos registrar a presença do Sr. Eduardo Pincigher, representando o empresário Sérgio Habib. Do Dr. Drago Stambuk, Embaixador da Croácia, compondo mais quem pudesse compor. Também do Sr. Cristiano Benvindo, representando a Sanhidrel Cimax Engenharia Ltda. Carlos Kendi Fukuhara, Coordenador Geral da Secretaria de Relações Internacionais da Cidade de São Paulo; Fang Ji, empresária e vice-Presidente da Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico; Jiangen Hu, Presidente da Companhia Hangahou Kingburg Importação e Exportação LTDA. Zhu Suzhong, Empresário e Presidente do Conselho Fiscal Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico. Wang Dianxing, Empresário e vice-Presidente Executivo da Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico; Wang Wanrui, Empresário e vice-Presidente Executivo da Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico; Carlos Wizard, Empresário; convidado especial e parceiro também, Guo Jing Liang, Empresário e vice-Presidente da Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico; John Li, Diretor da Deloitte; Dichun Wang, Diretor de Projetos do Departamento de Negócios Internacionais da Sinovel Wind Group Company da China; Sr. Osvaldo Almeida Junior, representando o Sr. Wilson Marinho, Presidente da Associação Comercial e Industrial de Araçatuba; Sra. Ellen Hsu, da Prefeitura Municipal de Campinas, representando o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Rui Rabelo; Sra. Lucia Santos, representando a Feira Internacional de Artesanato, INTERART; Sr. Alexis Pomerantzeff, Presidente da Nação Linguística Portuguesa; Sr. Jun Zhang, da Noronha Advogados; Alexandre Curiati, representando o companheiro parlamentar dessa Casa, Deputado Antonio Salim Curiati, e Neuracy Bezerra, da BBC Brasil Business Consultoria LTDA.

Queremos nesse momento, convidar a todos, para que possamos, juntos, assistir a um vídeo institucional da Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico.

 

* * *

 

- É feita a apresentação do vídeo institucional.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Vamos dar sequência a nossa solenidade, após assistir a apresentação institucional desse vídeo da Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico.

Nós queremos também registrar aqui, a presença da esposa do Sr. Fernando Ou, a Sra. Sueli Ou, e dizer que essa Sessão Solene tem o apoio e o suporte da Secretaria Geral Parlamentar, do Cerimonial dessa Casa e da equipe geral do gabinete dos Deputados que as coordena.

Quero registrar a importância da participação da diretoria executiva, com o suporte que a Eliana tem dado para nós. E na sequência, vamos conceder a palavra ao Sr. Fernando Ou, Presidente da Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico. (Palmas.)

 

O SR. FERNANDO OU - Excelentíssimo Deputado Estadual Itamar Borges, Presidente dessa Sessão Solene, Excelentíssimo Deputado Jooji Hato, Vice-Presidente dessa Casa e Excelentíssimo Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá, Excelentíssimo Cônsul Geral da República Popular da China, Sun Rongmao e sua esposa. Excelentíssimo Affonso Emilio, Embaixador representando o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Sr. Carlos Kendi, Coordenador Geral da Secretaria de Relações Internacionais da cidade de São Paulo, e Ellen Hsu, representando o Secretário de Desenvolvimento Econômico Social da cidade de Campinas, e demais autoridades. Senhoras e Senhores, muito boa noite.

É com grande satisfação e com muita emoção esta noite, nessa Casa, recebendo homenagem da Assembleia Legislativa para a Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico, por iniciativa do Deputado Itamar Borges, através do nosso Secretário Geral, Doutor Tang.

Eu digo, que é uma satisfação e uma honra porque é a primeira entidade chinesa aqui no Brasil, recebendo uma homenagem nessa Casa. Quero retribuir essa homenagem para toda a equipe do CBCDE, aos colaboradores, amigos e parceiros. A Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico foi fundada em 2001, são 10 anos de trabalho, dedicação e esforços para estreitar o relacionamento entre o povo brasileiro e o povo chinês e também colaborando para relações comerciais, diplomáticas e políticas entre esses países.

Quero também citar aqui, o nosso representante, que vem sucedendo. Esse é um momento propício, falando em relações comerciais entre China e Brasil, porque com muito orgulho e muito prazer, digo que este ano as relações comerciais entre China e Brasil têm acrescido mais de 37,5%, ou seja, a soma dos valores na troca de comércio entre China e Brasil atingiu 77 bilhões.

Não tenho dúvida que a China e o Brasil serão a bola da vez. Em breve nossos irmãos chineses que estão no Brasil com os irmãos brasileiros, lutando, trabalhando juntos de mãos dadas, acredito, serão os primeiro neste mundo.

Foram 10 anos de muito trabalho, desafio e luta, mas a homenagem, Sr. Presidente, recebida nesta Casa, é recompensada por toda essa dedicação, além de ser uma grande honra e prazer.

A Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico, em 2012, se prepara para continuar sua jornada estimulando o comércio e aproximando a cultura dessas duas importantes nações, que representa o Brasil e a China, pois a Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico tem ‘know how’ para diminuir a distância entre esses dois gigantes tão distantes.

Quero ressaltar, e acho que muitos não sabem que no ano de 2012, a imigração chinesa fará 200 anos, ou seja, os primeiros imigrantes chineses chegaram ao Brasil em 1812. Muita gente não sabe e estou aqui noticiando em primeira mão. A CBCDE organizará ações em diversas áreas, para celebrar os 200 anos da chegada dos primeiros chineses, no Brasil.

Para marcar esse momento especial, a CBCDE conclama a sociedade brasileira e a chinesa, principalmente os empresários, a se engajarem nas atividades que irão promover em comemoração a essa data especial. Mais uma vez, em nome dos associados e da diretoria da CBCDE, agradeço a presença e apoio de todos vocês nesse evento.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Parabéns ao Presidente Fernando Ou, muito obrigado pelo reconhecimento dessa Casa.

Agora essa Presidência concede a palavra ao Senhor Sun Rongmao, Cônsul Geral da República Popular da China em São Paulo.

 

O SR. SUN RONGMAO - Excelentíssimo Sr. Jooji Hato, vice-Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Excelentíssimo Sr. Arnaldo Faria de Sá, Deputado Federal, V. Exa. Sr. Embaixador Affonso Massot, Chefe e representante do Ministério das Relações Exteriores. Senhor Carlos Kendi, Coordenador Geral da Secretaria de Relações Internacionais da cidade de São Paulo. Excelentíssimo Sr. Drago Stambuk, Embaixador da República da Croácia, Sra. Ellen Hsu, representando o Secretário de Desenvolvimento Econômico Social da cidade de Campinas, Excelentíssimo Sr. Fernando Ou, Presidente da CBCDE, todos os presentes, senhoras, senhores e amigos, boa noite.

É com grande satisfação que participo dessa cerimônia em homenagem a CBCDE. Em nome do Consulado Geral da China em São Paulo, gostaria de parabenizar a todos os colegas do CBCDE, e agradecer sinceramente pela homenagem que o Presidente Barros Munhoz nos concedeu.

O impacto da crise mundial no mundo, a situação mundial está sendo mudada profundamente, pegando países emergentes. Sendo dois países em desenvolvimento, de grande importância, a China e o Brasil, estão cada vez mais elevados.

Têm desenvolvido suas relações completamente com significado mais realçado. O consenso do aprofundamento da cooperação e benefício mútuo foram reconhecidos e aceitos por ambas as partes.

Desde abril de 2009 a China se tornou o maior parceiro comercial, o maior destino de importação. A Presidente Dilma Rousseff visitou nosso país. Impulsionando o movimento da parceria estratégica.Beneficiam e enfrentam os desafios do mundo, a realização do desenvolvimento conjunto e prosperidade para os dois povos.

Senhoras e Senhores, sendo uma organização civil a CBCDE tem se dedicado em promover o comércio da China no Brasil, desde sua fundação, contribuindo para o aprofundamento do conhecimento mútuo de amizade entre os dois povos.

Foi reconhecida pelo nosso Consulado e também pela sociedade brasileira, incluindo a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Eu entendo que a homenagem concedida pela Assembleia Legislativa é uma grande honra para o povo chinês e para nosso país. Nosso Consulado está pronto para exercer as suas funções que ajudarão no desenvolvimento entre os dois países. Nossas relações comerciais de tantas áreas.

Finalizo, parabenizando mais uma vez o 10º aniversário da Fundação CBCDE.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Agradecemos as palavras do Cônsul Geral da China em São Paulo, Sr. Sun Rongmao. A Presidência concede a palavra ao Embaixador Affonso Emílio de Alencastro Massot.

 

O SR. AFFONSO EMÍLIO DE ALENCASTRO MASSOT - Excelentíssimo Senhor Sun Rongmao, Cônsul Geral da China que tão bem representa seu país em São Paulo; Excelentíssimo Senhor Deputado Arnaldo Faria de Sá; Excelentíssimo Deputado Itamar Borges, Presidente da Comissão de Atividades Econômicas da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo; proponente dessa homenagem, Deputado Jooji Hato; Ilustríssimo Sr. Fernando Ou, Presidente da Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico; Senhores Deputados; Senhores membros do corpo consular e de diplomático; demais autoridades presentes; Senhoras e Senhores, é para mim motivo de honra e satisfação, está aqui com os senhores, participando desta cerimônia de homenagem aos 10 anos de fundação da Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico, cuja atuação, está sendo reconhecida pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, como sendo de especial importância para o adensamento dos laços comerciais e culturais entre o Brasil e a China.

Esta homenagem também confirma a importância do relacionamento econômico e da parceria estratégica entre os dois países, em uma relação comercial que vem crescendo nos últimos tempos a impressionantes 47,5% ao ano em média, a China já recebe em torno de 15% das exportações brasileiras e participa aproximadamente com 15% de nossas importações, o que lhe da o título de maior parceiro comercial brasileiro.

Esta interação se reflete igualmente no campo das relações internacionais, onde os dois países têm coordenado posições comuns, principalmente no âmbito dos BRICS, sobre diversos temas de relevo da agenda política mundial.

Nossa parceria estratégica, formalmente estabelecida em 1993, também vem se materializando mediante visitas de alto nível. Cito, entre outras, a visita em 2009 do Vice-Presidente Xi Jinping ao Brasil e a visita de Estado do ex-Presidente Lula; a visita de Estado do Presidente Hu Jin Tao ao Brasil em 2010, conjuntamente com a II Cúpula dos Bric, quando foi assinado o Plano de Ação Conjunta Brasil-China 2010-2014.

Mais recentemente, a visita à China da Presidente Dilma Rousseff, em abril último, a qual resultou na efetiva implementação de antigos e novos acordos bilaterais. Cabe ainda ressaltar que não somente no plano externo, mas também no plano interno brasileiro, o novo patamar das nossas relações se faz repercutir.

O Itamaraty, desde 2010, vem concretizando medidas para aprimorar a crescente importância do relacionamento Brasil-China, seja no plano político, com a criação de divisão departamental dedicada à China, ou no plano econômico, com o aumento de estudos sobre oportunidades econômicas bilaterais e, sobretudo, na ampliação do número de diplomatas dedicados ao tema, inclusive com conhecimento da língua mandarim.

A visita da Presidente também resultou no anúncio feito pela empresa, de equipamentos de comunicação chinesa, de investimentos para a instalação de um centro de pesquisa, desenvolvimento e treinamento de mão de obra, na região de Campinas.

Recordemos aqui que, se no período 1990-2009 os investimentos chineses no Brasil representavam apenas 3,5% dos investimentos daquele país na América Latina, em 2010 representaram 62,7%, o que bem reflete o dinamismo e a energia da parceria China-Brasil.

Assim, em nome do Ministro das Relações Exteriores, Chanceler Antônio Patriota, do Itamaraty - que me compete representar em São Paulo - e com entusiasmo pessoal, felicito vivamente o Senhor Fernando Ou, e demais funcionários da Câmara Brasil-China de Desenvolvimento, pela merecida homenagem que hoje lhes presta a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Formulo votos, para que os laços de amizade e de cooperação existentes entre os dois países continuem crescendo no futuro, de forma auspiciosa, no interesse recíproco de nossas economias e da amizade entre nossos povos.

Muito obrigado. Feliz Natal e um ano muito feliz para todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Essa Presidência, antes de entrar na parte final dessa solenidade, momento em que prestaremos algumas homenagens, gostaria de registrar que a iniciativa dessa Sessão Solene de homenagens em comemoração aos 10 anos da Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico, nasceu do Presidente da nossa Câmara, Senhor Fernando Ou e do querido Cônsul-Geral da República Popular da China, Sun Rongmao, através  de uma iniciativa de atividades econômicas dessa Casa. A Comissão de Atividades Econômicas, que eu tenho a honra e o privilégio de presidir na Assembleia Legislativa, trata de todos os assuntos relativos à agricultura, pecuária, turismo, comércio e indústria. Hoje venho presidir essa solenidade, representando o Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Barros Munhoz, e também na condição de propositor, junto com o meu parceiro Deputado Jooji Hato, diante do momento de homenagem à Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico.

Algumas razões nos levaram a promover esse encontro. Além das relações já citadas, fiz referência ao Senhor Tang Wei que faz parte da relação institucional que existe entre a Câmara, o Governo do Estado, os órgãos públicos, os setores de desenvolvimento e investimento do Estado e o Legislativo Paulista. Temos também um histórico de 200 anos de intercâmbio social, cultural, comercial e financeiro que serão comemorados no ano de 2012, representado pelo o Presidente da Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico.

Segundo o Cônsul, ao longo dos tempos sempre houve um bom relacionamento entre os dois países.  Principalmente, a partir de 2010. Esse relacionamento, principalmente nas áreas comerciais e industriais se intensificou muito. Em 2010 o comércio Brasil-China cresceu 52,4%, e os grandes investimentos serão feitos pelos chineses na nossa cidade por considerarem São Paulo um polo estratégico para a entrada desse maravilhoso povo. Há uma expectativa prevista dos projetos chineses investirem 2,5 bilhões em São Paulo até 2014, instalando indústrias nas áreas de máquinas, equipamentos, tecnologia, petróleo e gás. Estima-se a criação de 14 mil empregos com esses investimentos. São Paulo é o Estado que mais exporta produtos para a China, e também o que mais importa produtos da China. Portanto, a Assembleia Legislativa de São Paulo não poderia deixar de passar esse momento em que a Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico, importantíssima e estratégica para esse sucesso que vem acontecendo. Queremos aqui repetir o nosso cumprimento, a nossa homenagem e registrar o reconhecimento do Poder Público de São Paulo sobre a importância do papel da atuação do Comércio Brasil-China para esse incremento e para que as relações possam ter tantos êxitos como vêm tendo, e claro, sempre com o suporte do Itamaraty e do Cônsul da China.

Para encerrar, essa Casa e todos nós que aqui atuamos consideramos fundamental essa integração com a China, cada vez mais e maior em todos os sentidos. Temos muito que aprender com esse povo pujante e empreendedor, o povo chinês. Essa é uma excelente ocasião para estreitar ainda mais os laços entre os países Brasil e China, e possibilitar novas oportunidades no ambiente de negócios entre os dois países. Portanto, ficam aqui registradas algumas das razões para que essa homenagem, de iniciativa da Assembleia Legislativa, seja realizada.

Na sequência, convido alguns representantes dessa história, para que possamos prestar as homenagens. Pessoas que contribuíram e ajudaram a construir essa trajetória e história de sucesso dos 10 anos da Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico, aqui em São Paulo e em nosso País.

Chamo inicialmente para receber o seu diploma o Sr. Ou Yau Tzou, da Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico, sob a tradução do Senhor Fernando Ou.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma ao Sr. Ou Yau Tzou.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - O Presidente Fernando Ou, recebe o seu diploma pela Câmara do Comércio Brasil-China.

Convido o Cônsul-Geral da República Popular da China, Senhor Sun Rongmao para receber uma homenagem dessa Assembleia Legislativa. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma ao Sr. Sun Rongmao.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Convido o Deputado Jooji Hato, para me auxilie nas entregas.

Convido o Empresário e Presidente do Conselho Fiscal da Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico, o Senhor Zhu Suzhong. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma ao Sr. Zhu Suzhong.

 

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Convidamos o Senhor Tang Wei, Diretor Geral da Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico, importante parceiro desse evento. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma ao Sr. Tang Wei.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Convidamos o Senhor Wu Jian, Empresário e Vice-Presidente Executivo da Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma ao Sr. Wu Jian.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Convidamos o Senhor Guo Jingliang, Empresário e Vice-Presidente Executivo da Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma ao Sr. Guo Jingliang.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Convidamos o  Senhor Wang Dianxing, Empresário e Vice-Presidente Executivo da Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico, representado pela esposa. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma à esposa do Sr. Wang Dianxing.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Convidamos a Senhora Fang Ji, Empresária e Vice-Presidente Executiva da Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico, e que diz que esse é o ano da mulher. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma a Sra. Fang Ji.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Convidamos o Empresário Carlos Wizard, para que também receba a homenagem.

Convido o Cônsul e o Presidente para que também participem da entrega. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma ao Sr. Carlos Wizard.

  

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Convido o Empresário Sérgio Habib, aqui representado pelo Senhor Eduardo Pincigher. (Palmas.) 

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma ao representante do Sr. Sérgio Habib.

  

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Para finalizar as homenagens, eu convido aqui representando os empresários presentes o Sr. Cristiano Benvindo, o Cônsul e o Deputado Jooji Hato, para que possamos juntos, prestar e fechar as homenagens simbolizando o reconhecimento dessa Casa. A primeira homenagem foi à Câmara, e a última é a pessoa do Presidente da Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico Fernando Ou. Convido também o nosso representante do Ministério do Itamaraty, Senhor Affonso Emílio de Alencastro Massot, juntamente com a esposa do Senhor Fernando, para que possam participar desse recebimento, por favor. (Palmas.)

 

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma ao Sr. Fernando Ou.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE ITAMAR BORGES - PMDB - Esgotado o objeto da presente Sessão Solene, esta Presidência agradece as autoridades, aos funcionários da Casa e a todos que colaboraram para o êxito dessa solenidade e convida a todos para um coquetel de confraternização no Hall Monumental, onde será realizada uma apresentação de cítara, de dança chinesa, de piano, exposição fotográfica e sorteios.

Está encerrada a presente sessão, agradecendo mais uma vez e parabenizando a Câmara do Comércio Brasil-China. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 25 minutos.

 

* * *