23 DE OUTUBRO DE 2009

063ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AOS “50 ANOS DO SINDICATO DOS BANCÁRIOS DE PIRACICABA E REGIÃO”

 

Presidente: ROBERTO FELÍCIO

 

RESUMO

001 - ROBERTO FELÍCIO

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Roberto Felício, na direção dos trabalhos, para comemorar os "50 anos do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região". Convida o público a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro. Anuncia a exibição de vídeo institucional sobre o Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região.

 

002 - FRANCISCO PINTO FILHO

Presidente do Conespi - Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba, enaltece a sua honra em participar desta solenidade. Parabeniza o Sindicato dos Bancários de Piracicaba que, acrescenta, é referência de luta e conquistas de cidadania. Elogia o trabalho da direção da entidade, bem como dos profissionais bancários. Presta homenagem, com entrega de placa, ao presidente do Sindicato dos Bancários de Piracicaba.

 

003 - CARLOS CORDEIRO

Presidente da Contraf-CUT - Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, ressalta a justeza da homenagem. Considera o momento especial, tendo em vista as conquistas da categoria na mobilização deste ano, apenas superada pela greve de 1985. Acrescenta que a entidade é a mais nova filiada da Contraf.

 

004 - LUIZ CLÁUDIO MARCOLINO

Presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, destaca a responsabilidade e a importância da atividade bancária para o desenvolvimento do País. Elogia as iniciativas corporativas e, igualmente, os projetos sociais da entidade.

 

005 - DAVI ZAIA

Deputado Estadual e presidente da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul, elogia a organização e a luta da entidade em prol da categoria. Discorre sobre as transformações, a renovação e a atuação da entidade. Recorda mobilizações da década de 80, período em que este parlamentar começou sua atuação sindical, assim como o dirigente da entidade em apreço. Presta homenagem, com a entrega de placa, ao Presidente do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região.

 

006 - JOSÉ ANTONIO FERNANDES PAIVA

Presidente do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região, dá conhecimento de ato sobre a efeméride, realizado no dia anterior, em Piracicaba. Elogia os demais dirigentes de entidades sindicais. Lembra os desafios enfrentados na greve e na passeata da categoria, neste ano. Enaltece a credibilidade do Legislativo no âmbito político. Agradece a iniciativa.

 

007 - Presidente ROBERTO FELÍCIO

Fala de sua honra em presidir esta sessão solene. Recorda a sua atuação como dirigente da CUT. Lembra que a Apeoesp chegou à exaustão financeira, durante greve dos professores e conseguiu a solidariedade de entidades sindicais. Elogia a atuação do Deputado Davi Zaia, na defesa dos funcionários da Nossa Caixa, no processo de venda da instituição para o Banco do Brasil. Ressalta a participação do Sindicato dos Bancários de Piracicaba nas mobilizações da categoria. Presta homenagem, com entrega de placa, ao Sr. José Antônio Fernandes Paiva, presidente do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região. Faz entrega de flores às dirigentes Ângela e Sandra.

 

008 - JOSÉ ANTONIO FERNANDES PAIVA

Presidente do Sindicato dos Bancários de Piracicaba, homenageia o Deputado Roberto Felício com a entrega do vídeo institucional sobre a entidade.

 

009 - Presidente ROBERTO FELÍCIO

Agradece a homenagem ora recebida. Anuncia a apresentação do "Hino de Piracicaba". Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Roberto Felício.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO FELÍCIO - PT - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO FELÍCIO - PT - Senhores Deputados, Senhoras Deputadas, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Barros Munhoz, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar os 50 anos do Sindicato dos Bancários de Piracicaba. Agradecemos a presença de todos os senhores. Agradecemos também ao Deputado Barros Munhoz, Presidente desta Casa, por nos conceder o privilégio de presidir esta Sessão Solene.

Esta Presidência passa a nomear as autoridades presentes: Sr. José Antonio Fernandes Paiva, Presidente do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região e também Vereador da Câmara Municipal da Cidade de Piracicaba; Deputado Davi Zaia, Presidente da Federação dos Bancários de São Paulo e de Mato Grosso; Sr. Carlos Cordeiro, Presidente da Contraf-CUT, Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Financeiro da Central Única dos Trabalhadores; Sr. Luiz Cláudio Marcolino, Presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco, Guarulhos e Região; Sr. Francisco Pinto Filho, Presidente do Conespi, Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba.

Convido a todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do 2º Tenente Luiz Ricardo Gomes.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO FELÍCIO - PT -  Agradecemos ao 2º Tenente Músico PM Luiz Ricardo Gomes, bem como a todos os integrantes da Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Nosso agradecimento e a nossa manifestação também de reconhecimento.

Obrigado por atender ao nosso convite e nos brindar com essa apresentação.

Na sequencia desta nossa Sessão Solene, vamos apresentar o vídeo institucional do Sindicato dos Bancários da Cidade de Piracicaba e região.

 

* * *

 

 - É feita a apresentação do vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO FELÍCIO - PT - Dando sequência aos nossos trabalhos, concedo a palavra ao Sr. Francisco Pinto Filho, o Chiquinho, presidente do Conespi - Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba.

 

O SR. FRANCISCO PINTO FILHO - Companheiros e companheiras, bom-dia. Quero, primeiramente, agradecer ao Deputado Roberto Felício em nome do Movimento Sindical de Piracicaba por essa homenagem ao sindicato de nossa cidade. Quero cumprimentar os companheiros da Mesa e dizer que é uma satisfação, um orgulho, uma honra para o Movimento Sindical piracicabano. Em nome do Conespi, dos seus 22 sindicatos filiados, parabenizo o Sindicato dos Bancários de Piracicaba pelos seus 50 anos de existência. Esse sindicato é referência nessa cidade para nós do Conespi. É um sindicato de luta, de cidadania em prol da classe trabalhadora não só dos bancários mas de toda a sociedade.

Acrescento que o Paiva, hoje também vereador na nossa cidade, presidente do Sindicato dos Bancários e vereador que assumiu na Câmara Municipal de Piracicaba a causa dos trabalhadores. Por isso em nome do Conespi quero parabenizar o companheiro Paiva, desejar que ele continue por mais muitos anos nessa luta nos ajudando. Quero parabenizar todos os bancários de Piracicaba, a Diretoria do Sindicato que é muito atuante e dizer que nós, do Movimento Sindical, do Conespi, estamos à disposição e contamos por muito mais tempo pela frente com essa diretoria, com esse sindicato que é imprescindível para o desenvolvimento das nossas conquistas em Piracicaba e região.

Parabéns, Paiva! Parabéns, bancários! Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO FELÍCIO - PT - O Chiquinho, presidente do Conespi, vai prestar uma homenagem ao Sindicato dos Bancários.

 

O SR. FRANCISCO PINTO FILHO - Para complementar nossa fala singela e para entregar ao presidente do Sindicato dos Bancários, que fala sobre todos nossos anseios.

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO FELÍCIO - PT - Convido o Sr. Carlos Cordeiro, presidente da Contraf/CUT - Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, para fazer uso da palavra.

 

O SR. CARLOS CORDEIRO - Bom-dia a todos e a todas nesse dia especial. Quero agradecer ao Deputado Roberto Felício por essa ajusta homenagem ao Sindicato dos Bancários de Piracicaba. Um bom-dia especial ao companheiro Paiva, que está à frente dessa diretoria e é vereador de Piracicaba, ao companheiro Chiquinho, ao companheiro Luiz Cláudio Marcolino, com quem tive o prazer e a honra de fazer parte dessa batalha que foi a greve nacional dos bancários.

Acho que essa homenagem de 50 anos coincidiu com um momento muito especial para a categoria bancária. Acabamos de encerrar nossa greve - é verdade que ainda tem o Banco do Nordeste do Brasil S/A -, mas não tenho dúvida alguma que, depois de 85, essa foi a  maior greve que fizemos em bancos privados. E a greve só foi possível graças à disposição das diretorias, como a diretoria de vocês, que tem o companheiro Marcelo que tem se destacado muito. Em nome dele quero homenagear a todos vocês diretores do Sindicato dos Bancários de Piracicaba, que tem companheiras como a Ângela, que tem ajudado muito, que representa muito bem não só as bancárias e as diretoras do Sindicato dos Bancários de Piracicaba, mas metade da nossa categoria. Em nome desses companheiros e em seu nome, Paiva, fica aqui o abraço da Contraf - Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, com mais de um milhão de trabalhadores, sendo 450 mil bancários.

Estou muito contente porque esse é o sindicato mais novo que se filiou à Contraf e que nos ajudou muito nessa conquista. Com certeza teremos muitas outras com essa história bonita que acabamos de escrever. Essa será mais uma etapa dessa história.

Obrigado. Um bom-dia a todos. Parabéns a vocês! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO FELÍCIO - PT - Concedo a palavra ao Sr. Luiz Cláudio Marcolino, presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo e região.

 

O SR. LUIZ CLÁUDIO MARCOLINO - Bom-dia a todos os companheiros e a todas as companheiras. Quero saudar o Deputado Roberto Felício por mais essa belíssima sessão solene de homenagem aos 50 anos do Sindicato dos Bancários de Piracicaba, que é filiado à Federação de Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul, presidido pelo Deputado Davi Zaia que também é filiado à Contraf/CUT, presidida pelo Carlos Cordeiro.

Quando participamos de uma homenagem como essa, podemos dizer que não é todo dia que se completa 50 anos. É um sindicato maduro, que tem responsabilidade pela condução das lutas dos bancários de Piracicaba e região.

Hoje a nossa categoria é uma das mais importantes do País. Ela está ligada diretamente ao desenvolvimento econômico do Brasil e tem um papel importantíssimo na concessão do crédito e na relação com a população.

Quando vemos um vídeo como esse, contando a história dos 50 anos de luta e organização, percebemos que é um sindicato que não tem uma preocupação só corporativa, não tem uma preocupação só pela manutenção dos direitos - o que vocês fazem de forma brilhante como a campanha salarial de 2009. Conquistaram 6% de reajuste, conquistaram uma justa participação nos lucros e resultados, depois de muita luta, depois de muita organização. É uma categoria que tem uma jornada de 30 horas semanais, vale-alimentação, vale-refeição. Tudo isso foi construído ao longo desses 50 anos pela diretoria do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e região.

É um sindicato que tem uma preocupação social em todas as áreas, seja na área da saúde, seja na área do desenvolvimento local, seja com a redução da desigualdade social. Quando você tem na sua diretoria uma composição muito grande de negros e mulheres, uma diretoria com essa preocupação de reduzir as desigualdades sociais não só na cidade de Piracicaba, mas em toda a região.

Então venho aqui, hoje, em nome do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região, saudar não só o Paiva, como presidente do sindicato, mas toda a diretoria que tomou posse este ano. Como o Carlão tinha comentado também, foi uma greve belíssima, acho que a maior greve da historia dos bancários nos últimos anos. Vocês fazem parte dessa história, vocês fizeram parte dessa história e vocês farão parte de muitas outras histórias belíssimas da categoria bancária.

Parabéns a cada um e a cada uma de vocês! Parabéns aos bancários de Piracicaba e região, que têm uma diretoria combativa, organizada. Vocês têm muito do que se orgulhar. Parabéns a todos vocês! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO FELÍCIO - PT - Concedo a palavra ao Deputado Davi Zaia, que é presidente da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

 

O SR. DAVI ZAIA - PPS - Bom-dia a todos os companheiros bancários. Quero cumprimentar o Deputado Roberto Felício, que preside esta sessão, pela iniciativa de propor a realização desta Sessão Solene com a finalidade de homenagear o Sindicato dos Bancários  de Piracicaba. Na verdade, homenagear a história de organização da categoria dos bancários de Piracicaba e região.

É sempre importante registrar a homenagem aos trabalhadores e a sua luta. Na história do nosso País, isso, às vezes, fica um pouco perdido. A história dá mais destaque às classes dominantes - vamos chamar assim.

A história dos trabalhadores é pouco registrada. O Deputado Roberto Felício, que é professor e atua nessa área, sabe que a história registra muito pouco as coisas dos trabalhadores. Por isso, esta homenagem na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a Casa do Povo paulista, é muito importante. Parabéns, Deputado Roberto Felício, pela lembrança.

Quero cumprimentar o Presidente do Sindicato, José Paiva, nosso amigo de longo tempo, por estar aqui representando a categoria dos bancários. Cumprimento ainda o Luiz Cláudio Marcolino, Carlão, o Chiquinho do Conespi, todos os diretores, bancários e bancárias, diretoria na figura da Ângela e da Sandra - duas diretoras que há bastante tempo acompanham a história desse sindicato.

Vimos, no vídeo, alguns flashes da história do sindicato, uma história sempre presente. Lembro-me do Villar lá na Federação, do Humberto que apareceu aqui, do Paiva. Isso demonstra que também temos bastante tempo nessa luta. Estamos completando 25 anos como bancário e vimos profundas transformações nesse setor. Ao mesmo tempo, vimos o sindicato sempre se renovando e sempre presente. Poderia  dizer aqui um sindicato completo, mas corro o risco de confundir com a propaganda do banco.

Este é um sindicato atuante nas diversas áreas existentes, firme na organização da categoria, presente na cidade. Temos agora o José Antonio Fernandes Paiva, ocupando uma vaga na Câmara Municipal da Cidade de Piracicaba, dando exemplo dessa atuação, preocupado com o conjunto da categoria.

Piracicaba é uma cidade que tem longa tradição nesse sentido. Foi mostrado aqui o sindicato criado nos idos de 59, que se tornou sindicato de fato em 63. Houve o golpe militar. Lembramos a Cidade de Piracicaba como uma cidade sempre presente também nas lutas, na reorganização do movimento sindical na década de 80. Fomos lá muitas vezes para organizar Enclate, Conclate, que depois se tornaram as centrais sindicais que temos hoje, num momento em que os trabalhadores recuperavam seu espaço democrático. Piracicaba sempre esteve muito presente e o Sindicato dos Bancários de Piracicaba também.

Quero cumprimentar o José Antonio Fernandes Paiva. Começamos praticamente na  mesma época. O José Antonio Fernandes Paiva em Piracicaba e eu no Sindicato em Campinas fomos Presidentes em uma época de muita renovação. A categoria crescia muito naquele momento, renovava-se rapidamente. O José Antonio Fernandes Paiva era uma pessoa sempre preocupada, combativa, sem nenhum medo de expor suas ideias, suas propostas e, na maioria das vezes, tinha o consenso de toda a categoria Às vezes, inovava, criava e sempre se expunha, na certeza de estar defendendo sua categoria e fazendo o melhor para ela. Sempre democrático, discutindo, participando dos debates, quando tinha que mudar de opinião, de proposta, fruto do debate, mudava de forma assumida.

É isso que faz a grandeza de um sindicato, da luta dos trabalhadores. O Sindicato dos Bancários de Piracicaba, na pessoa de José Antonio Fernandes Paiva e sua diretoria, tem hoje o respeito da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso. José Antonio Fernandes Paiva construiu uma história junto com os bancários de Piracicaba e merece aqui hoje todas as homenagens.

Um abraço a vocês,  uma longa vida ao Sindicato e à organização dos trabalhadores.

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO FELÍCIO - PT - O Deputado Davi Zaia também vai fazer a sua homenagem ao Sindicato dos Bancários  de Piracicaba.

 

O SR. DAVI ZAIA - PPS - Quero registrar aqui o momento em nome da diretoria da Federação. “A história de toda a sociedade até hoje tem sido a história das lutas de classes”. Essa é uma frase do Karl Marx.

A Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul têm a honra de homenagear o Sindicato dos Bancários de Piracicaba pelos 50 anos de lutas, participação e conquistas.

 

* * *

           

 - É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO FELÍCIO - PT - Esta Presidência agradece ao Deputado Davi Zaia.

Esta Presidência concede, agora, a palavra ao Sr. José Antonio Fernandes Paiva, Presidente do Sindicato de Piracicaba e Vereador da Câmara Municipal de Piracicaba e Região.

 

O SR. JOSÉ ANTONIO FERNANDES PAIVA - Bom-dia, Deputado Roberto Felício, a quem manifesto a enorme gratidão e reconhecimento de toda a Diretoria do Sindicato dos Bancários, dos seus funcionários e assessores pelo momento especial que nos é proporcionado nesta manhã de sexta-feira.

Ontem pela manhã, contando com a presença da assessoria de V. Exa., o Sindicato, em sua sede social, deixou registrado para a história do nosso País, da nossa cidade, do movimento sindical, em sua cápsula do tempo, todos os fatos históricos registrados por essa entidade.

Vossa Excelência que tem tido com a Bancada do Partido dos Trabalhadores nesta Casa um cuidado todo especial na defesa dos trabalhadores e nesta semana pôde travar uma luta marcante para a história dos trabalhadores da Educação do Estado de São Paulo, hoje abre esta Casa novamente, com a permissão de todos os demais pares, para receber o Sindicato dos Bancários de Piracicaba, não pelo seu presidente, mas pela história de participação que os bancários construíram ao longo de 50 anos.

Fica aqui o nosso reconhecimento, nosso agradecimento.

Deputado Davi Zaia, e meu presidente da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul, sou feliz por ter escolhido a profissão de bancário, e Deus é tão bondoso que nos permite a relação com pessoas que fazem com que nos orgulhemos do que fazemos. Em 1983, iniciamos a militância com o companheiro Davi, com as dificuldades que teve inclusive para assumir o Sindicato de Campinas, quando o ex-presidente deixou o caixa arrasado para não permitir que uma nova diretoria em Campinas ousasse construir uma nova política sindical. Depois fomos para o Encontro dos Bancários de Rio Claro, quando Davi Zaia e Gilmar Carneiro retomaram o encontro que havia sido suspenso pelo então presidente do sindicato para assistir a um jogo de um time, que respeito, o time do São Paulo, e nós dizíamos que precisávamos preparar a campanha salarial.

São fatos pequenos, Davi, mas que marcam a história de resistência que faz hoje com que tenhamos dois parlamentares, você e o Felício, que têm uma referência de luta com os trabalhadores. Dentro da Federação dos Bancários, os fatos que ousamos coletivamente na Federação propor ao conjunto dos bancários brasileiros estão marcados na história, e ninguém os apaga mais.

Então leve, tanto a sua família, como a nossa família dos bancários da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul, nosso agradecimento e nosso orgulho.

Meu presidente Chiquinho, Francisco Pinto Filho, presidente do Sindicato dos Papeleiros, Felício, Davi, Luíz Cláudio Marcolino, neste ano ousaram fazer uma campanha dos papeleiros unificada em todo o Estado. Todas as centrais sindicais estão unidas na campanha salarial dos papeleiros neste ano no Estado de São Paulo. Vindo para cá já tivemos a primeira notícia positiva, recebida ainda dentro do carro, que uma grande empresa do Estado de São Paulo do setor do papel havia entrado já com interdito proibitório e o Chiquinho, na mesa de negociação, propôs que suspendêssemos a negociação enquanto permanecerem com esse processo interdito proibitório.

Estamos aqui para fazer uma negociação trabalhista. Na pessoa do Chiquinho, cumprimento todos os diretores do Sindicato dos Papeleiros aqui presentes, que qualificam a categoria e nos dão orgulho. E recebemos o Chiquinho como novo membro do Partido dos Trabalhadores em Piracicaba.Seja bem-vindo, Chiquinho; muito obrigado pela solidariedade e pela presença.

Quero registrar a presença do Carlos Cordeiro, nosso Carlão, da Contraf-CUT, hoje nesta sessão solene. Carlão que por duas ou três vezes já esteve participando de atividades em Piracicaba, discutiu amplamente com a diretoria do Sindicato de Piracicaba a importância de estarmos indo, corporativamente, do ponto de vista institucional, para dentro da Contraf-CUT. Sempre seguimos uma orientação e essa é uma orientação da Federação dos Bancários: construirmos políticas que possam a cada dia minimizar o impacto da exploração dos banqueiros sobre os bancários, mas que ampliem a nossa intervenção na sociedade. Somos muito felizes hoje por estarmos aqui e termos a presença sua aqui hoje, mas não esqueça de voltar sempre a Piracicaba porque você é sempre bem recebido lá. Leve a todos os companheiros da Contraf-CUT nossos agradecimentos por fazerem, junto com a Federação, uma campanha salarial da qual, daqui a 50 anos, com certeza nos orgulharemos.

Encerro com o companheiro Luiz Cláudio Marcolino, da Mesa, por registrar o que eu propus a nossa diretoria neste ano. Passava por momentos de desafios no Sindicato de Piracicaba porque construímos uma greve, tendo saído no ano passado de uma perseguição muito firme de um grande banco e de alguns policiais militares em Piracicaba. Quando chegamos ao ápice do processo de mobilização, surgiu a passeata do Sindicato dos Bancários de São Paulo. Aí propusemos, e os diretores aceitaram, e viemos fazer um estágio de mobilização dentro da passeata promovida pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo. A recepção dada pelo Sindicato de São Paulo, tanto durante a passeata como depois, faz-nos repetir o que fazemos todos os dias: a nossa assessoria, nossos diretores não têm como iniciar sua atividade diária se não acessar o site do Sindicato dos Bancários de São Paulo, da Contraf-CUT, da Federação para saber quais são os encaminhamentos da luta, de que forma estão encaminhando, e o Sindicato dos Bancários de São Paulo, que foi referência para nós já em 1984, continua sendo uma referência de luta positiva e tem em você um presidente no qual nos espelhamos para podermos tomar decisões e encaminharmos a luta dos trabalhadores bancários de Piracicaba.

Então, nosso agradecimento pela sua presença e nossos cumprimentos a toda sua diretoria pela participação que tiveram em mais essa campanha salarial.

Falar sobre a data, o vídeo foi extremamente completo, do ponto de vista da sessão solene. Peço aqui, Deputado, que leve a toda esta Casa, aos servidores da Casa, aos diretores, ao Presidente, aos demais deputados a importância que para nós tem estarmos nesta manhã aqui recebendo uma homenagem da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Respeitamos muito o espaço legislativo. Entendemos esse espaço como fundamental para o fortalecimento do processo democrático. Só aqueles que não têm essa visão podem orquestrar no Brasil todo uma campanha para desacreditar o Poder Legislativo, sejam as Câmaras de Vereadores, as Assembleias Legislativas, a Câmara Federal e o Senado. Hoje às vezes temos pouco espaço para escolhermos a profissão. Para escolher os deputados, vereadores, senadores, a pessoa tem um leque enorme de opção, mas não se pode errar, porque eles determinam sua vida em relação à Educação, à Saúde, ao saneamento básico, desenvolvimento econômico, meio ambiente, desenvolvimento sustentável.

Hoje, foi o que vimos aqui, Deputado Roberto Felício. Vossa Excelência não imagina a importância, para cada um desses companheiros e companheiras sentados nos assistindo - muitos dos quais humildes, alguns vindo de Conchas, Cerquilho, Laranjal Paulista, Tietê, Santa Bárbara d’Oeste, Capivari, Rio das Pedras, São Pedro -, de estar na Assembleia Legislativa, que eles veem pela televisão. E muitos acompanham a TV Assembleia. Como parte do tempo da TV Assembleia é destinado à Câmara dos Vereadores de Piracicaba, podemos retransmitir os trabalhos da Câmara na nossa cidade.

Os 50 anos do Sindicato dos Bancários foram ontem comemorados como uma data, e o 51º ano começa de uma forma muito profícua: com esta Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, da qual nos orgulhamos por sua prática política.

Quero agradecer a cada um dos companheiros e companheiras que nos acompanharam na jornada de algumas horas para aqui comparecermos, mas valeu a pena, porque estamos juntos na Casa do Povo de São Paulo para esta comemoração.

É muito bom sermos parceiros dos Deputado Roberto Felício e Davi Zaia, do Sindicato dos Bancários de São Paulo, da Contraf-CUT e do Conespi, e poder ratificar o nosso compromisso por uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna, que respeite os trabalhadores e trabalhadoras.

Nossos trabalhadores servem de exemplo para este País, do qual nos orgulhamos e que tem no seu comando a pessoa mais emblemática, que “mudou a cara” do Brasil ao colocar a inclusão social como principal objetivo das suas ações políticas.

Nós nos orgulhamos de fazer parte deste País, de ter o companheiro Lula como Presidente e sermos homenageados no dia de hoje pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Muito obrigado, Deputado Roberto Felício e todos presentes. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO FELÍCIO - PT - Mais uma vez, agradeço a presença de todos hoje nesta Casa. Em nome do Presidente Barros Munhoz, quero dizer que é uma alegria e uma honra receber os senhores que vieram de Piracicaba e de toda as cidades do entorno já nomeadas no vídeo institucional.

O Carlos Cordeiro aqui representa, além da Contraf, o setor específico dos trabalhadores no sistema financeiro, assim como o conjunto dos trabalhadores da Central Única dos Trabalhadores. Como fui dirigente da CUT, corro o risco de ser interpretado como suspeito, mas os dados históricos - que não foram escritos por mim, mas por historiadores deste País - registram a CUT como a mais importante experiência de organização intercategorias do sindicalismo brasileiro.

Desde a nossa primeira organização, em 1906 - são 103 anos até hoje -, a CUT, ao lado de outras importantes organizações e centrais sindicais, é considerada a maior e mais importante experiência do sindicalismo brasileiro.

Na pessoa do Cordeiro, quero render minha homenagem ao conjunto dos trabalhadores deste País. Nosso companheiro Chiquinho - permita-me chamá-lo dessa forma - representa a síntese do sindicalismo na Cidade de Piracicaba. Sempre com muita simplicidade, aparentemente tímido algumas vezes, Chiquinho, de maneira “singela” - expressão usada há pouco por ele, quando fez a homenagem ao Sindicato -, tem o zelo e o cuidado em dizer coisas que tocam as pessoas. Não por caso foi eleito pelo conjunto dos trabalhadores.

O Conespi hoje dá assistência às grandes organizações sindicais de Piracicaba, muitas vezes com suas contradições e preferências, com sua simpatia em relação às outras organizações mais gerais. Nem todos os sindicatos de Piracicaba são simpatizantes ou filiados à CUT - há outras organizações, outras referências -, e o Chiquinho consegue ser essa síntese exatamente pelo seu bom modo de fazer as coisas. É uma alegria recebê-lo aqui.

Companheiro Luiz Cláudio, do Sindicato dos Bancários, em 1993, os professores fizeram uma greve que foi muito longa, durou 82 dias. Chegou um momento em que o Sindicato praticamente exauriu sua capacidade financeira. Recebemos, na ocasião, um suporte, em primeiro lugar, político, do Sindicato dos Bancários, dos Metalúrgicos do ABC. Todo sindicalismo saiu à rua naquele momento, porque, além da greve, os professores foram muito agredidos pelo governo da época. Todas as ações, todas as atividades que fazíamos nas ruas e praças da Cidade de São Paulo e do interior, em geral, eram reprimidas com intensidade.

Recebemos a solidariedade dos companheiros, e o Sindicato dos Bancários e dos Metalúrgicos nos socorreram de forma a permitir que pudéssemos continuar a greve, inclusive dada à exaustão financeira do sindicato. Naquela oportunidade, ainda não com o Luiz Cláudio. Lembro-me de todos os dirigentes mais recentes do Sindicato dos Bancários. Lembro-me ainda de quando o Sindicato era presidido pelo Luiz Gushiken; pelo Gilmar; pelo Augusto; pelo Ricardo Berzoini, atualmente deputado federal e presidente do Partido dos Trabalhadores; pelo João Vaccari Neto, importante dirigente sindical, dirigente da CUT durante muitos anos e agora pelo companheiro Luiz Cláudio que, apesar de ser de uma geração mais nova do sindicalismo brasileiro, também tem uma história de atuação, de contribuição fundamental para a organização não só dos bancários. A Apeoesp, o Sindicato dos Metalúrgicos e o Sindicato dos Bancários sempre foram as três maiores organizações, sempre foram sustentáculos importantes da Central Única dos Trabalhadores.

É uma satisfação receber Luiz Cláudio. Quando organizamos uma atividade nesta Casa com trabalhadores organizados em sindicatos, sinto-me em casa, sinto-me pisando no meu chão quando trato de questões relativas ao sindicalismo.

Contamos com a presença de Davi Zaia, deputado nesta Casa, também dirigente sindical. Agradeço a ele e, por extensão, a todas as organizações que fazem parte da Federação dos Bancários. É uma satisfação tê-lo aqui como colega de Casa. Temos com Davi Zaia uma convivência produtiva. Davi Zaia é um dos deputados notáveis desta Casa, um companheiro que sempre dá sua contribuição importante para o debate, com quem tenho um convívio extremamente respeitoso e fraterno, mesmo quando, às vezes, na contradição, temos opiniões diferentes, mas temos também muita afinidade. Tivemos a oportunidade de defendermos juntos a Nossa Caixa. A presença de Davi Zaia foi muito importante naquele momento crucial de venda da Nossa Caixa, quando ele, mais uma vez, mostrou seu compromisso com os trabalhadores bancários e com o conjunto da classe trabalhadora.

Quero dizer ao Paiva e, por extensão, a todos os dirigentes do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e demais trabalhadores aqui representados pelo Chiquinho, que, quando tomei a iniciativa de propor esta Sessão Solene, não o fiz para cumprir tabela. Fiz essa propositura porque acho importante registrar nesta Casa os 50 anos do nosso sindicato. Inclusive ontem vocês fizeram um momento histórico, a cápsula da memória. Tomei a iniciativa de propor esta Sessão Solene com muito gosto para fazer com que a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo também registrasse esse momento. Eu o faço como deputado estadual, como piracicabano, como trabalhador de uma outra área. Sou da área da Educação, com 17 anos de direção sindical. Alternei posições na direção da CUT, como secretário de formação, como presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação e como presidente da Apeoesp. Então, eu o fiz também nessa condição de dirigente sindical.

Agradeço muito a vocês terem vindo a esta Casa hoje. Sei das dificuldades. Quando venho a São Paulo vindo de Piracicaba, demoro cerca de uma hora e 15 para concluir o trecho da Bandeirantes. Depois, no trecho das marginais, não dá para saber o tempo que vai demorar para chegar a esta Casa. Peço desculpas a todos pelo atraso do início da nossa atividade, mas foi por isso. Eu cheguei às 10 horas, já estava em São Paulo. Mas não poderíamos começar a nossa atividade sem a presença das nossas principais estrelas do dia. Não estou fazendo referência à estrela do meu partido, estou fazendo referência às estrelas que estão aqui compondo essa mesa e a todos vocês presentes neste Plenário. Estamos no Plenário Juscelino Kubitschek, espaço onde fazemos os grandes debates, as iniciativas legislativas, a apreciação, a aprovação de projetos.

Com essa saudação, que já está se demorando demais e, portanto, não está sendo tão singela quantos as observações do Chiquinho, quero concluir reafirmando a nossa satisfação e alegria.

Luiz Cláudio, companheiros Cordeiro e Zaia, no ano passado ou no retrasado, acompanhei a greve dos bancários. Fui convidado pelo Paiva e fui a uma assembleia. Agora, mais recentemente, por coincidência de agenda de compromissos, não fui a uma das assembleias, mas soube que, em momento algum, o Sindicato dos Bancários de Piracicaba faltou à luta proposta pela Federação. Muitas vezes, a luta estava se iniciando em São Paulo, através do Sindicato dos Bancários, por uma proposta da Contraf.

Em nenhum momento da luta específica dos trabalhadores bancários, o Sindicato dos Bancários tem faltado. Num período mais distante, sem o meu testemunho, mas conheço a história. Mais recentemente, com o meu testemunho pessoal. Vi o esforço que o Paiva fez, vi o esforço que a diretoria e os trabalhadores fizeram para atender a um chamamento da luta. Essa luta tem sido vitoriosa, às vezes, pelo resultado obtido, e também porque uma luta da classe trabalhadora sempre é uma luta vitoriosa, já que é a afirmação da tomada de uma nova consciência de classe, do saber fazer e, sobretudo, porque fazer.

É assim mesmo. Vivemos numa sociedade em que, muitas vezes, existe a contraposição. Uma vez, ouvi de um sindicalista piracicabano, felizmente não entre nós, que o papel do sindicato era conciliar os interesses dos trabalhadores com os empregadores. Que satisfação estarmos diante de dirigentes sindicais que compreendem que o papel do sindicato não é realizar aquilo que na sociedade está posto, que é o respeito das relações entre as diferentes instituições, mas que entendem que a ação do sindicato é, a partir das contradições que ele observa, colocar-se claramente a favor da sua categoria.

Não tem sentido o Sindicato dos Bancários de Piracicaba se não for para defender os bancários de Piracicaba. Não tem sentido a Contraf se não for para defender os trabalhadores do sistema financeiro. Os banqueiros têm as suas organizações para defendê-los. Não estamos propondo o fim deles. Eles sabem organizar-se, têm meios para tanto. Aliás, têm meios, muitas vezes, até mais favoráveis do que os nossos.

Portanto, a tarefa do sindicalismo é colocar-se claramente ao lado dos trabalhadores. E o Sindicato dos Bancários de Piracicaba tem sabido fazer isso, junto com o Sindicato dos Bancários de São Paulo, demais sindicatos do interior do Estado e, muitas vezes, do Brasil todo. Quase sempre do Brasil todo, porque vocês se constituem, pelas circunstâncias - não necessariamente pelo desejo -, uma categoria nacional, já que o banco existe no Estado de São Paulo, nas cidades paulistas e também nos demais Estados e cidades brasileiros.

É com esse testemunho que quero encerrar as minhas palavras. Não para que fique na cápsula da memória, que já está enterrada, mas num lugar de destaque no Sindicato, quero entregar-lhes um registro desta solenidade, que, volto a dizer, não é apenas um registro deste Deputado e do Deputado Davi Zaia, mas um registro do conjunto da Assembleia Legislativa, portanto, do Poder Legislativo do Estado de São Paulo. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO FELÍCIO - PT - Gostaria que também viessem aqui, para receberem uma homenagem, Ângela Savian e Sandra Oliva, que são duas ex-presidentes do Sindicato dos Bancários de Piracicaba. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO FELÍCIO - PT - Queríamos homenagear também a mãe Leila, que não pôde comparecer por razões que todos vocês já sabem, não? Para que seja registrado, vou falar. Ela é mãe de um filho de aproximadamente um mês de idade. É mais um filho do nosso companheiro Paiva. De qualquer maneira, quero prestar homenagem à Leila e pedir para que o Paiva leve essa homenagem a ela. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO FELÍCIO - PT - Antes de encerrarmos esta Sessão Solene, ouviremos o Hino de Piracicaba.

Antes da execução do Hino de Piracicaba, parece-me que serei também homenageado pelo Sr. Paiva.

 

O SR. JOSÉ ANTONIO FERNANDES PAIVA - Deputado Roberto Felício, gostaríamos também de deixar registrada essa história que passamos para todo o Estado de São Paulo. É para que o acompanhe em suas atividades, no seu gabinete, em São Paulo ou em Piracicaba. Deixo também o agradecimento ao ex-Presidente Darci Silveira Cleto, inclusive aos sindicatos que pediram o registro de agradecimento da movimentação e da alimentação. Está presente o Sindicato dos Bancários de Ponta Porã e o companheiro Eurides, nosso educador da Federação dos Bancários.

Entrego parte dessa história construída pela mão de várias pessoas, dentre os quais, um dos que me reconduziu ao Partido dos Trabalhadores, o companheiro Villar. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO FELÍCIO - PT - Nada como receber algo que já sabemos o que é. Quero aproveitar para cumprimentar a você, Paiva, e à equipe toda. E, por meio do Marcelo Bongagna e do Zampaulo, cumprimento a toda a equipe que elaborou esse trabalho muito bem feito.

Ouviremos agora o Hino de Piracicaba.

 

* * *

 

- É executado o Hino de Piracicaba.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO FELÍCIO - PT - Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades, aos funcionários desta Casa, estendendo esses agradecimentos a funcionários do meu gabinete, e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 12 horas e 28 minutos.

 

* * *