http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

24 DE SETEMBRO DE 2012

63ª SESSÃO SOLENE EM homenagem ao "TEMPLO RYUSHOJI PELA PASSAGEM DO 70º ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO E PARA CELEBRAR A SUA NOVA NAVE"

 

Presidente: LUIZ CARLOS GONDIM

 

RESUMO

001 - LUIZ CARLOS GONDIM

Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Luiz Carlos Gondim, na direção dos trabalhos, com a finalidade com a finalidade de "Homenagear o Templo Ryushoji pela Passagem do 70º Aniversário de Fundação e para Celebrar a sua nova Nave". Nomeia as autoridades presentes. Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro". Informa que esta solenidade seria transmitida em data oportuna pela TV Assembleia. Agradece aos presentes.

 

002 - KIOHAKU CORREIA

Arcebispo Geral do Honmom Butsuryu-Shu do Brasil, faz oração.

 

003 - ELCIO KATAGI

Presidente do Honmom Butsuryu-Shu do Brasil, saúda as autoridades presentes. Faz relato da história do Honmom Butsuryu-Shu do Brasil. Descreve a construção de diversos templos pelo País. Comenta os planos futuros de construção de novos templos. Agradece a todos pela presença.

 

004 - KIYOHAKU CORREIA

Arcebispo Geral do Honmom Butsuryu-Shu do Brasil, afirma que é a primeira vez que o Templo Ryushoji, de Mogi das Cruzes, recebe uma homenagem como essa. Lembra os 70 anos de história da instituição. Parabeniza todos os responsáveis pelo desenvolvimento das atividades do Templo. Declara satisfação em estar na homenagem a esta instituição, que é das mais antigas do Brasil em sua área. Descreve aspectos do Budismo praticado no Templo Ryushoji. Comenta passagens da história de alguns Bispos do Templo. Agradece as diversas autoridades e aos demais presentes pela homenagem.

 

005 - Presidente LUIZ CARLOS GONDIM

Presta homenagem, com entrega de placa, ao Sr. Cesar Kinukawa.

 

006 - CESAR KINUKAWA

Presidente do Templo Ryushoji, saúda as autoridades presentes. Declara emoção em estar presente nesta homenagem. Discorre sobre aspectos da história e da construção do Templo Ryushoji. Comenta o projeto arquitetônico da Nave do Templo. Declara que este projeto só foi possível graças à dedicação dos fiéis. Agradece a todos os presentes.

 

007 - Presidente LUIZ CARLOS GONDIM

Saúda as autoridades do Templo Ryushoji. Comenta a satisfação em poder homenagear esta instituição. Aborda aspectos da cultura budista e da comunidade japonesa no Brasil. Relata momentos da história do Templo. Descreve o esforço dos fiéis na busca de recursos para a construção da nave. Enaltece a prática do budismo como importante ação social entre os jovens e idosos do Estado. Parabeniza e agradece os integrantes do Templo Ryushoji. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.


* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Luiz Carlos Gondim.  

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - PPS - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - PPS - Faremos agora a nomeação das autoridades: Sr. Cesar Kinukawa, Presidente do Templo Ryushoji, muito obrigado pela presença; Kiyohaku Correia, Arcebispo Geral da HBS do Brasil; Sr. Elcio Katagi, Presidente da HBS do Brasil, muito obrigado pela presença; Sr. Sentyu Takasaki, Bispo Superior do Templo Ryushoji.

Convido a todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - PPS - Queremos agora agradecer a todos os presentes que vieram de tão longe, da nossa Mogi também.

Vou citar os nomes dos Sacerdotes aqui presentes: Sacerdote Shintoku Macedo, Sacerdote Kyokai Akiyama, Sacerdote Ryuko Saito, Sacerdote Gyoen Campos, Sacerdote Gyoin Pedroni e Sacerdote Gyoshu Tadokoro.

Essa Sessão Solene será transmitida pela TV Assembleia, sábado, dia 29, às 21 horas, para que vocês comuniquem a todos. A TV Alesp pega no canal 13 pela NET, TVA 66.

O objetivo dessa Sessão Solene é comemorarmos os “70 anos do Templo Ryushoji e a construção da sua Nave” e ainda destacar as importâncias da HBS aqui no Brasil.

Neste momento, o Sr. Kiyohaku Correia, Arcebispo Geral, fará uma oração. Quero que a TV Assembleia filme bem esta oração.

 

O SR. KIYOHAKU CORREIA -Para eliminar o carma negativo, que acumulei desde o passado remoto, a partir da presente existência, até atingir o estado de Buda, devotar-me-ei à Imagem Sagrada, à Doutrina e à Oração Sagrada, causa, essência e semente da iluminação, transmitida pelo Jyougyou Bossatsu. Namumyouhourenguekyou. 

Mushi-irai houbou zaishou shoumetsu, kondin yori bus-shin ni itarumade, tamoti tatematsuru Honmon no Honzon,  Honmon no Kaidan, Honmon Digyou, Happon shoken Jyougyou Shoden, Hon-nin gueshu no. Namumyouhourenguekyou, Namumyouhourenguekyou, Namumyouhourenguekyou.”

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - PPS - Convido a todos que voltem a fazer parte da Mesa. E que os Sacerdotes fiquem aqui ao nosso lado direito.

Muito obrigado pela oração. A Assembleia Legislativa fica muito agraciada por esse momento. Passamos agora ao uso da palavra. Convidamos o Sr. Elcio Katagi, Presidente do Honmon Butsuryu Shu do Brasil.

 

O SR. ELCIO KATAGI - (Realiza cumprimento em língua estrangeira.)

Boa-noite. Exmo. Deputado Estadual Luiz Carlos Gondim, agradeço a todas as autoridades aqui presentes. Agradeço também ao Arcebispo da HBS do Brasil, Correia; o Bispo Superior Takasaki; e também o Presidente em exercício, Sr. Cesar Kinukawa, do Templo Ryushoji. Obrigado pela presença.

Agradeço também a presença de todos nessa homenagem pelos “70 anos do Templo Ryushoji”, da religião Budista Honmon Butsuryu Shu.

Para complementar, quero resumir um pouco a nossa história, Honmon Butsuryu Shu, aqui no Brasil.

Em 18 de junho de 1908, após 50 dias de viagem, atracou no Porto de Santos o navio Kasato Maru, com os primeiros 781 imigrantes japoneses que vieram para trabalhar na zona cafeeira do Estado de São Paulo.

Entre eles estava o Sacerdote Ibaragui Nissui,  com 23 anos, sua esposa, Tiyo, e seu irmão mais novo, Shintaro. Ele veio oficialmente como mero agricultor, porém, sua missão era de expandir a religião Budista Honmon Butsuryu Shu no Brasil. Foi o primeiro sacerdote Budista que, solidarizando inúmeros imigrantes japoneses e trabalhando nos cafezais, abrindo matas, arando terra, divulgou e expandiu no solo brasileiro a sagrada e ciência do Budismo.

Ibaragui Nissui  veio ao Brasil a convite do pai da imigração japonesa. Após uma longa viagem do navio Kasato Maru, chegaram ao Brasil em 1908, desembarcando no Porto de Santos, quando realizou o primeiro culto Budista da Honmon Butsuryu Shu. No início teve uma vida como de qualquer imigrante, uma vez que converter fiéis era impossível, pois todos se dedicavam ao trabalho, deixando a religião de lado, interessados somente em retornar mais ricos ao Japão.

Passado alguns anos, o Mestre Ibaragui Nissui  achou melhor fundar uma colônia de Butsuryu Shu. Em 1932 dedicou-se inteiramente à expansão da Honmon Butsuryu Shu, realizando cultos nas residências dos fiéis. O aumento foi tão grande que em 1936 as casas dos fiéis não comportavam mais o número de pessoas que compareciam aos cultos. Começaram então a discutir a construção de um Templo, e um fiel doou parte do seu terreno para construção do primeiro Templo, inaugurado no dia 13 de novembro de 1936 com o nome de União Shinkaijyo, inaugurado na Colônia União, perto da cidade de Lins, interior de São Paulo.

A esse culto inaugural compareceram cerca de 300 fiéis. Então, o Sacerdote Ibaragui tornou-se o primeiro Bispo do Templo. No dia 15 de setembro de 1940, foi inaugurado, na cidade de Presidente Prudente, o segundo Templo, o Templo Taissenji. Em 13 de outubro de 1951 foi inaugurada a nova sede, o Templo Taissenji, na cidade de Lins. Em 25 de setembro de 1941 foi inaugurado o terceiro Templo, o Templo Ryushoji, na cidade de Mogi das Cruzes, que hoje está sendo homenageada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo pelos 70 anos da fundação, que como agradecimento aos fiéis construiu uma nova Nave.

Atualmente, no Brasil, nós temos 10 templos. Em Taubaté, o Templo Butsuryuji; em Itaguaí, no Estado do Rio de Janeiro, o Templo Hoshoji; em São Paulo Capital, a Catedral Budista Templo Nikkyoji, que no próximo dia 18 de novembro deste ano estaremos completando 50 anos da fundação, e, aproveitando a oportunidade, quero convidar a todos para prestigiarem mais esse evento; em Campinas temos o Templo Rentokuji; e no Estado de Paraná, o Templo Hompoji, em Londrina, que nesse ano completou 30 anos; e em Curitiba, o Templo Nyorenji. Esse ano nós estamos estabelecendo mais um núcleo de culto na zona leste da cidade de São Paulo, e futuramente, em médio prazo, estaremos planejando estabelecer um núcleo de culto em Brasília.

Mais uma vez, agradeço a todas as autoridades por essa homenagem de “70 anos de fundação do Templo Ryushoji de Mogi das Cruzes”. Muito obrigado a todos. Boa noite. 

  

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - PPS - Continuando, convidamos para uso da palavra o Sr. Kiyohaku Correia, Arcebispo Geral da HBS do Brasil.

 

O SR. KIYOHAKU CORREIA - (Realiza cumprimento em língua estrangeira).

Boa-noite, Senhoras e Senhores. Muito boa-noite, Deputado Gondim, e boa- noite a sua esposa, Sra. Jane, aqui do meu lado, a todos os demais componentes da Mesa e autoridades presentes aqui hoje.

É um momento muito importante e histórico para a Honmon Butsuryu Shu hoje aqui, que como Templo representado pelo Templo Ryushoji de Mogi das Cruzes, recebe pela primeira vez na história da Honmon Butsuryu Shu uma homenagem como essa. Esse feito é dos maiores que aconteceram até o dia de hoje. É motivo de orgulho para toda a Honmon Butsuryu Shu do Brasil, para todo o Estado de São Paulo, que tem o Templo Ryushoji, que faz jus ao nome que tem; Templo Ryushoji significa Templo da Prosperidade. Como todos puderam ouvir no enunciado que eu proferi perante a imagem sagrada, perante todos hoje aqui, essa homenagem vale pelos 70 anos de fundação do Templo Ryushoji.

O Templo Ryushoji possui 70 anos de história. Eu consultei a última geração aqui, ao Presidente Cesar Kinukawa, que compõe a mesa, o senhor é o 27º Presidente do Templo Ryushoji. Outros ex-Presidentes estão presentes hoje aqui também. Parabéns a todos que fizeram parte dessa gloriosa história de um Templo.

Bispo Superior Takasaki, o senhor é o 18º Bispo da geração de 18 Bispos que fizeram parte dessa história de 70 anos. O Bispo Superior Takasaki Sentyu herdou o Templo do ex-Arcebispo Suzuki, e faz parte de uma seleta história de 18 Bispos, dos quais seis se tornaram Arcebispos. Ou seja, o Templo Ryushoji é um seleiro de nobres Sacerdotes e fiéis que fazem história do Budismo no Brasil e da Honmon Butsuryu Shu na sua expansão.

Fico muito feliz hoje em estar aqui representando a Honmon Butsuryu Shu, porque o Templo Ryushoji além de representar Mogi das Cruzes, representa São Paulo e o Brasil. E dentro de todos os Templos Budistas existentes no Brasil, o mais antigo é o nosso Templo Matriz Espiritual de Lins, fundado em 1936. Existe um Templo que é considerado mais antigo, dois anos mais antigo; ou seja, não tem nem mais um Templo Budista no Brasil com mais de 78 anos, portanto, Ryushoji, com 71 anos, é dos mais antigos.

Entre os mais antigos é o mais próspero, porque não basta ser antigo, é preciso ser próspero. A expansão do Budismo no Brasil, na contribuição ao Brasil, não basta ser o mais antigo. A Honmon Butsuryu Shu, como o Presidente Elcio bem anunciou, pelo Mestre Ibaragui Nissui, é o primeiro Budismo a chegar ao Brasil, em 18 de junho de 1908. É o que mais se arraigou no Brasil, que mais se nacionalizou e que agora, através do tempo Ryushoji, se faz o Templo mais antigo e próspero dessa nação brasileira e do Estado de São Paulo. Por isso eu orgulho-me, nós devemos nos orgulhar muito disso. E quando ele se faz próspero? No septuagésimo ano. Não em seus passados tempos de glória, mas sim agora, no ano mais recente. Representa o Templo mais próspero da Honmon Butsuryu Shu e isso é motivo de orgulho e representa o esforço que todos os Srs. e Sras. fizeram.

Agradeço as orientações do Deputado Gondim, que antes dessa Sessão Solene em seu gabinete nos orientou sobre algumas formas de promover ainda mais o Budismo no Brasil como entidade filantrópica. A Catedral Budista Nikkyoji hoje completa 70 anos. No dia 18 de novembro nós entregaremos pessoalmente o convite para essa solenidade. Nós também temos um santuário ecológico de 84 alqueires, que utilizaremos para esses fins sociais e passaremos a contribuir mais ainda para o Estado de São Paulo, para todas as pessoas e à nação brasileira.

Muito obrigado a todos. Parabéns, Mogi das Cruzes; parabéns, Takasaki.

Eu pesquisei a história do Bispo Superior Takasaki rapidamente, e não sei se senhor tem esse conhecimento, mas de todos os Sacerdotes do Brasil o senhor é o que mais exerceu por um longo período o Bispado nos Templos. No Templo Hoshoji do Rio de Janeiro, o senhor exerceu por 20 anos, também por quase 20 anos no Templo de Campinas; e agora dentro dessa geração de 18 bispos da história do Templo Ryushoji, dentre os 18, o único que exerce por mais de 10 anos. Uma missão muito nobre que o senhor participa. Aproveito esse momento para parabenizar e agradecer pessoalmente por todas as orientações. Muito obrigado e parabéns. (Fala em língua estrangeira.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - PPS - Nesse momento queremos prestar uma homenagem, com a entrega de uma placa, ao Sr. Cesar Kinukawa, Presidente do Templo Ryushoji. Convido a esposa, Jane, para a entrega dessa placa. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

 O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - PPS - O Bispo fará a leitura da placa.

 

O SR. SENTYU TAKASAKI - “Parabéns ao Templo Ryushoji pelo aniversário de 70 anos de fundação e aos relevantes serviços prestados para a construção de uma sociedade mais humana e fraterna, pela construção de sua nova Nave. Deputado Luiz Carlos Gondim, PPS, Assembleia Legislativa, 24 de setembro de 2012.”

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - PPS - Quero comunicar a presença da Sra. Célia Takassaky, esposa do Bispo Sentyu Takasaki, e a Sra. Noriko Suzuki, esposa do falecido Bispo Kiyoei Suzuki. Prazer em tê-las aqui ao nosso lado. Obrigado. (Palmas.)

Convido para fazer uso da palavra o Sr. Cesar Kinukawa.

 

O SR. CESAR KINUKAWA – Boa-noite, Excelentíssimo Deputado Dr. Luiz Gondim; Arcebispo da HBS do Brasil, Kiyohaku Correia; Bispo do Templo Ryushoji, Sentyu Takasaki; Sr. Elcio Katagi, Presidente da HBS do Brasil; e demais sacerdotes. Estamos muito honrados no dia de hoje por receber, em nome dos fiéis, a homenagem ao Templo Ryushoji pela passagem dos 70 anos de aniversário, ocorrido no ano de 2011. Com licença para contar a história do Templo Ryushoji.

A história do Templo Ryushoji começa com chegada dos fiéis da Honmon Butsuryu Shu, Sr. Zenichiro Seki e Rikiti Takahashi, em Biritiba Ussu, arredores da cidade de Mogi das Cruzes, no dia 3 de julho de 1939. Fiéis fervorosos logo iniciaram a missão de expansão do Budismo.

No mês de agosto do mesmo ano, converteram um enfermo que sofrera derrame cerebral e com cinco dias de orações fervorosas conseguiram que ele recebesse a bênção de saúde plena. A notícia se espalhou pela cidade e esse episódio foi o ponto de partida para a expansão. Nesse período foram convertidas outras pessoas, e juntou-se ao grupo o Sr. Itizo Horigoshi, que já era um praticante desde quando morava no Japão. Em poucos meses o grupo atingiu o número de 30 famílias, fato esse que motivou o Arcebispo Nissui Ibaragui denominá-lo de “11º Grupo Taissen”.

Os adeptos aumentavam cada vez mais. No ano de 1941, o fiel Benjiro Komai, grato pela benção de cura da grave doença de sua esposa, fez uma doação de cinco contos de réis, hoje aproximadamente 200 mil reais, que possibilitou a construção do 4° Núcleo de Cultos da HBS no Brasil na cidade de Mogi das Cruzes, São Paulo, tendo como primeira responsável a Sacerdotisa Myoushun Teraoka

Em 1951, o Núcleo de Cultos foi elevado a Templo com a denominação de “Seifuzan Ryushoji”. Seifu é o nome de ordenação do Grande Mestre Nissen e Ryushoji significa “Templo da Prosperidade”.

Em 1961 incorporou-se um prédio semiconstruído localizado no Jardim Santista, que se tornou uma espaçosa Nave, com capacidade de 300 fiéis sentados. Com o aumento do número de fiéis, sentiu-se a necessidade de mais espaço para a realização de outras atividades. Em 1967 incorporou-se o primeiro lote do terreno do mesmo local; em 1974, nova incorporação de uma segunda parte do terreno para a construção de um ginásio poliesportivo, que foi construído em 1978. Em 1986, a visão empreendedora do Templo incorpora um terreno de mil e 700 metros quadrados no bairro Mogi Moderno.

Com a determinação e devoção dos fiéis a expansão não parou mais. Em 1999 inicia-se a atual construção do ginásio poliesportivo. Em janeiro de 2005, realizou-se a transferência de Nave com a celebração do grande culto do ano novo na Nave provisória. Em quatro de junho de 2011 realizou-se a cerimônia de transferência da imagem sagrada e objetos religiosos da Nave provisória para a nova Nave. O projeto realizado pela arquiteta fiel Dirce Hiratsuka, do Templo Ryushoji, tem como concepção valorizar a iluminação natural e facilitar prática da fé. A Nave tem a capacidade de receber 450 pessoas sentadas. O altar sagrado foi desenhado por Foucault, fiel do Templo Nikkyoji, construído pelo marceneiro Masatoshy Tajima.

Hoje o complexo do Templo Ryushoji é o mais moderno e um dos mais completos em áreas construída do Brasil. Tudo isso graças à determinação, dedicação, esforços, fé e amor dos fiéis pelo o que é sagrado. Acreditando e sentindo que todos os Templos da HBS são uma extensão da sua residência e com o sentimento de querer melhorar para deixar como herança para as próximas gerações.

No dia 11 de setembro de 2011 foi realizado grande culto em reverência ao grande mestre Nitiren Daibossatsu. Quando também foram comemorados os 70 anos de fundação, a inauguração da nova Nave e a homenagem aos idosos, tendo como celebrante o diretor de expansão da HBS, Bispo Nitigyou Hasegawa, e em especial o diretor de expansão internacional, Guenkyo Matsumoto, co-celebrante o Bispo local Sentyu Takasaki, e os demais Bispos e Sacerdotes do Brasil. Muito obrigado. (Fala em língua estrangeira.) (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - PPS - A palavra encontra-se aberta para quem queira fazer uso dela.

A palavra será concedida ao Deputado Gondim. Peço desculpa a todos. Como estou presidindo a Sessão Solene, nós, deputados, temos o costume de não sairmos da cadeira da Presidência por uma questão do nosso Regimento Interno. Peço desculpa para fazer uso da palavra aqui do assento da Presidência.

Sr. Cesar Kinukawa, Presidente do Templo; Kiyohaku Correia, Arcebispo Geral; Sr. Elcio Katagi, Presidente da HBS Brasil; Sr. Sentyu Takasaki, Bispo Superior do Templo Ryushoji; Sra. Célia Takassaky; Sra. Noriko Suzuki; Sacerdote Shintoku Macedo; Kyokai Akiyama; Ryuko Saito; Gyoen Campos; Gyoin Pedroni; Gyoshu Tadokoro; Jane Gondim, minha esposa; e Senhoras e Senhores, é um orgulho muito grande homenagear uma igreja. Vocês não podem imaginar do orgulho da Assembleia Legislativa em homenagear uma igreja. Seja um Templo Budista ou católico, evangélico, mas na condição de que se faz inauguração de locais profanos que são de uso, às vezes, até para vendas de drogas, de bebidas, e quando vemos a inauguração, a melhoria de um Templo, nós ficamos muito orgulhosos.

Dentro de poucos dias, no dia 18 de novembro, nós teremos a inauguração do Templo da Catedral. Olhem a foto da Catedral, foi bordado todo o telhado em cobre, e nós teremos, se Deus quiser, a condição de homenagearmos a inauguração da Catedral, que completa 150 anos.

Senhoras e Senhores, hoje é um dia de grande festa, que integra as comemorações de 70 anos da fundação do Templo Ryushoji e todos os imigrantes e descendentes de japoneses da nossa região, que tanto colaboraram com o desenvolvimento de nossa cidade e de todo o Alto Tietê.

A história da colônia nipônica está enraizada na nossa cultura. É impossível contar a nossa própria história sem falar da força e da influência dos japoneses na nossa economia, culinária, cultura e também da religião, já que o Budismo é muito difundido em nosso país.

Uma das coisas que mais chamou a atenção é o número de Sacerdotes e Bispos Budistas. Chama muito a atenção o número de descendentes de italianos, de portugueses que hoje são sacerdotes.

Estamos realizando essa Sessão Solene para comemorar os 70 anos da fundação do Templo Ryushoji e a construção da nova Nave, e ainda destacar a sua importância para a nossa região e também ao nosso Estado. Sua história começou a ser construída com a chegada dos primeiros imigrantes japoneses em Mogi das Cruzes. O seu projeto começou a ser edificado com a chegada dos Srs. Zenichiro Seki e Rikiti Takahashi, em 1939, em Biritiba Ussu.

Daquela época até agora, o Templo foi crescendo, se expandindo, ganhando novos adeptos e cada vez mais espaço em nossa cidade. Foi quando o estimado e querido Bispo Kyoei Suzuki, falecido em 2 de maio de 1998, na sua gestão em 1988, deu início à campanha em transformação do Complexo Ryushoji. A construção desse novo Templo, projeto realizado pela arquiteta e fiel Dirce Hiratsuka, teve como concepção valorizar a iluminação natural e facilitar a prática da fé. A Nave ocupa hoje um amplo espaço no bairro do Mogi Moderno, com capacidade de receber mais de 450 pessoas. A nova Nave foi inaugurada em 11 de setembro de 2011. Coincidentemente amanhã, 25 de setembro, o Templo Ryushoji completa 71 anos de fundação.

É importante também ressaltar o valioso trabalho de todos os 27 Bispos que ajudaram a construir a história do Templo Ryushoji. Quero parabenizar o Sr. Toyoji Nakano, que na sua gestão concluiu a construção da nova Nave. Atualmente o complexo do Ryushoji é o mais moderno e um dos maiores Templos do Brasil. Mas tudo isso graças à determinação, dedicação, esforço, fé e amor dos fiéis pela religião.

Para concretizar o sonho de ter esse novo Templo, fiéis realizaram diversas atividades a fim de conseguir os recursos necessários para concretizar esse grande sonho. Por isso sinto-me muito feliz em poder fazer essa homenagem especial, como forma também de enaltecer a prática do Budismo, que ganha cada vez mais adeptos em todas as regiões do Alto Tietê; e reconhecer a sua importância para a nossa cidade, através das suas ações sociais com jovens e idosos.

A Assembleia Legislativa de São Paulo não poderia deixar de fazer esse justo e merecido reconhecimento. Parabéns, hoje, aos 71 anos do Templo, parabéns a todos os fiéis, dirigentes, Bispos e Arcebispos do Templo Ryushoji. Muito obrigado. (Palmas.)

Esgotado o objeto da presente sessão, essa Presidência agradece as autoridades, aos funcionários da Casa e a todos que colaboraram para o êxito dessa solenidade. E convida para um coquetel no Salão Valdemar Lopes Ferraz, que é o salão aqui ao lado direito.

Está encerrada a presente sessão. Muito obrigado.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 20 horas e 58 minutos.

 

* * *