28 DE ABRIL DE 2023

29ª SESSÃO ORDINÁRIA

        

Presidência: LUIZ CLAUDIO MARCOLINO

        

RESUMO

        

PEQUENO EXPEDIENTE

1 - LUIZ CLAUDIO MARCOLINO

Assume a Presidência e abre a sessão. Discursa sobre o Dia do Trabalho e a situação dos trabalhadores do estado de São Paulo. Anuncia o evento "1º de maio unificado", a realizar-se no dia 1º de maio, no Vale do Anhangabaú, às 10h.  Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária do dia 02/05, à hora regimental, com Ordem do Dia. Levanta a sessão.

        

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Luiz Claudio Marcolino.

 

* * *

 

- Passa-se ao

 

PEQUENO EXPEDIENTE

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CLAUDIO MARCOLINO - PT - Presente o número regimental de Sras. Deputadas e Srs. Deputados, sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior e recebe o expediente.

No dia de hoje, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, funcionários e funcionárias desta Assembleia Legislativa, quero tratar sobre o tema 1º de maio, que é o Dia do Trabalhador.

Amanhã, se realiza no Vale do Anhangabaú, a partir das dez horas da manhã, um grande ato unificado entre as centrais sindicais do nosso País e aqui do estado de São Paulo, um 1º de maio unificado dos trabalhadores e das trabalhadoras no nosso Estado.

Hoje, estou como vice-presidente licenciado da Central Única dos Trabalhadores, hoje como deputado estadual, mas, essa organização, a gente já vem fazendo ela ao longo de algum tempo. Eu queria aqui dar alguns dados importantes em relação ao mundo do trabalho. Se puder colocar aqui a primeira transparência...

No estado de São Paulo, hoje, nós temos 13.848.000 trabalhadores com emprego formal. Nós temos um milhão e meio de servidores públicos, totalizando uma força de trabalho de 25,9 milhões de pessoas.

Temos dois milhões de desocupados e 23,9 milhões de pessoas ocupadas no nosso Estado. Hoje, o cálculo do rendimento médio do trabalhador no estado de São Paulo: entre os menores e os maiores salários, nós temos um salário médio de 3.943 reais.

Então, aí tem a distribuição, também, do número de empregos formais por divisão da CNAE. O comércio varejista, hoje, é o que mais tem no estado de São Paulo, 13,8; depois, administração pública, defesa e seguridade; depois, atividades de atenção à saúde humana, aí vai depois definindo cada área de trabalhador no estado de São Paulo. Tem também o de salário médio, divisão pela CNAE também, seguimento por seguimento, do maior para os menores salários no estado de São Paulo.

Nós temos, além dos trabalhadores com carteira de trabalho assinada, com um milhão e meio de servidores públicos, nós temos também, no Brasil, na próxima tabela, 19.373.000 trabalhadores que hoje são MEIs, microempreendedores individuais.

Nós temos 4.667.178 sociedades empresariais limitadas; nós temos mais 937.000 trabalhadores que hoje são microempresários vinculados à estrutura Eireli; 177.898 sociedades anônimas; 35.169 cooperativas; e tem mais 68.832 outras empresas.

Próxima transparência. Nós temos aqui em relação aos MEIs no estado de São Paulo, são 941.260 MEIs na cidade de São Paulo, são microempreendedores individuais.

Hoje, quem é MEI tem direito a licença-maternidade, a auxílio-doença, acidente de trabalho. Tem direito a um CNPJ e passa a ter direito também à aposentadoria por tempo de serviço ou contribuição. Dentre os MEIs do estado de São Paulo, 44,57 é do sexo feminino e 55,43 do sexo masculino. Pode passar.

No 1º de maio, no dia de amanhã, nós vamos ter alguns temas importantes a serem debatidos com o trabalhador e com a trabalhadora: mais empregos e renda; o segundo é a revogação do Novo Ensino Médio; o terceiro é aposentadoria digna.

Nós temos muitos trabalhadores e trabalhadoras que, no Brasil, perderam seus direitos de se aposentar em virtude da Reforma da Previdência em 2019. Com isso, estamos trabalhando para tentar revogar essa reforma.

Fortalecimento da democracia: vimos a democracia em risco no último período. Regulamentação do trabalho por aplicativo. Temos o fim dos juros extorsivos: hoje, temos juros altos em nosso país.

É importante reduzir os juros para aumentar o emprego e melhorar a renda do trabalhador e da trabalhadora. Fortalecimento da negociação coletiva. Outro ponto é o desenvolvimento sustentável com geração de empregos de qualidade.

Revogação dos marcos regressivos da legislação trabalhista. Trabalho igual, salário igual. Hoje, temos muitas mulheres na cidade de São Paulo, no estado de São Paulo, que têm a mesma função, a mesma qualificação dos homens, mas recebem pelo menos 30% a menos do seu salário.

Valorização do servidor público. Hoje, em algumas cidades, não temos sequer o direito à negociação. O setor público no estado de São Paulo ainda não tem o direito à negociação. Direito para todos, valorização do salário mínimo, defesa das empresas públicas. Convenção nº 156 da OIT.

Esses são os principais pontos que serão debatidos amanhã no Vale do Anhangabaú a partir das 10 horas da manhã, debatendo os principais pontos que os trabalhadores e as trabalhadoras querem ver, alguns, revogados, como a Reforma Trabalhista de 2017 e a Reforma da Previdência de 2019, e a Lei da Terceirização, que também seja revogada para que o trabalhador possa ter novos direitos.

Estamos debatendo a importância de que os trabalhadores de aplicativos possam ter os mesmos direitos que os trabalhadores do setor formal, pelo menos a regulamentação parecida com a dos microempreendedores individuais.

Então, é muito importante o trabalhador e a trabalhadora participarem desse grande evento que começa a partir das 10 horas no Vale do Anhangabaú, no dia 1º de maio.

Quero passar aqui o último vídeo. Além do debate político que será desenvolvido no Vale do Anhangabaú, também haverá atividades culturais, com vários cantores durante todo o dia, apresentando os principais pontos. Peço para passar o último vídeo, encerrando aqui o meu pronunciamento.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

Então, esse é o vídeo. Além de várias autoridades, teremos também a participação do presidente Lula no Vale do Anhangabaú a partir das dez horas. Então, estou convidando todo trabalhador, toda trabalhadora do estado de São Paulo, para, junto às centrais sindicais, junto aos partidos políticos, aos movimentos sociais, participar desse grande ato a partir das 10 horas no Vale do Anhangabaú.

Concluindo aqui a minha fala, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, havendo acordo de lideranças, esta Presidência, antes de dar por levantados os trabalhos, convoca V. Exas. para a sessão ordinária de terça-feira, à hora regimental, com a mesma Ordem do Dia da última quarta-feira.

Está levantada a presente sessão.

 

* * *

 

- Levanta-se a sessão às 14 horas e 19 minutos.

 

* * *