1

13 DE SETEMBRO DE 2000

67ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

 

Presidência: NEWTON BRANDÃO

 

Secretário: ELI CORRÊA FILHO

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 13/09/2000 - Sessão 67ª S. Extraordinária  Publ. DOE:

Presidente: NEWTON BRANDÃO

 

ORDEM DO DIA

001 - NEWTON BRANDÃO

Assume a Presidência e abre a sessão. Põe em votação e declara sem debate aprovado requerimento de urgência para o PL 509/00. Põe em discussão o PLC 67/2000, do Governador (Institui gratificação por atividade técnico-administrativa e por trabalho educacional, Gatae, para os servidores que especifica do Centro Estadual de Educação Tecnológica "Paula Souza").

 

002 - MILTON FLÁVIO

Discute o PLC 67/2000.

 

003 - JOSÉ ZICO PRADO

Discute o PLC 67/2000.

 

004 - Presidente NEWTON BRANDÃO

Declara encerrada a discussão. Põe em votação e declara rejeitado o substitutivo nº 1 de parecer contrário do Congresso de Comissões.

 

005 - JOSÉ ZICO PRADO

Declara o voto favorável às cinco emendas do PT no substitutivo.

 

006 - Presidente NEWTON BRANDÃO

Põe em votação e declara rejeitadas as emendas de nºs 1 a 5 de parecer contrário do Congresso de Comissões. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - NEWTON BRANDÃO - PTB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Eli Corrêa Filho para, como 2º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

O SR. 2º SECRETÁRIO - ELI CORRÊA FILHO - PFL procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.   

 

*               *     *

 

            - Passa-se à

 

ORDEM DO DIA

 

*               *     *

 

O SR. PRESIDENTE - NEWTON BRANDÃO - PTB - Srs. Deputados, há sobre a mesa o seguinte requerimento:

"Requeremos, nos termos regimentais, seja dada tramitação de urgência para o Projeto de  Lei nº 509/00, que dispõe sobre a concessão de abono aos funcionários, servidores e inativos, do quadro da Secretaria da Assembléia Legislativa. Justificativa: a relevância da matéria justifica a solicitação de urgência, tendo em vista tratar-se de recomposição salarial, a qual demanda solução rápida para acolher às necessidades dos servidores.

            Sala das Sessões.

            Deputado Vanderlei  Macris - Presidente.

            Deputado Roberto Gouveia - 1º Secretário.

            Deputado Paschoal Thomeu - 2º Secretário”.

            Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão;em votação. Os Srs. Deputados que estiverem de acordo, queriam permanecer como se encontram. (Pausa). Aprovado.

 

 PROPOSIÇÃO EM REGIME DE URGÊNCIA

- Discussão e votação - Projeto de lei Complementar nº 0067, de 2000, de autoria do Sr. Governador. Institui Gratificação por Atividade Técnico-Administrativa e por Trabalho Educacional - Gatae para os servidores que especifica do Centro Estadual de Educação Tecnológica "Paula Souza". Com 5 emendas e 1 substitutivo. Parecer nº 1418, de 2000, do Congresso das Comissões de Justiça, de Administração Pública e de Finanças, favorável ao projeto e contrário às emendas e ao substitutivo.

Em discussão.

 

O SR. MILTON FLÁVIO - PSDB - Sr. Presidente, quero apenas fazer um comentário simples e singelo, mais para dar conta de que durante as manifestações que esta Casa assistiu no primeiro semestre, quando houve a discussão da reformulação do Centro Paula Souza, uma das questões levantadas foi exatamente uma solicitação  para que o Secretário José Aníbal recebesse os funcionários daquela entidade, - que há vários anos não tinham uma reposição salarial - juntamente com outros deputados, se não me engano a Deputada Maria Lúcia Prandi. Fico satisfeito que prontamente o secretário tivesse conseguido de alguma maneira atender à solicitação. Pelas informações que tivemos do superintendente Marcos Monteiro, os valores que aí foram consignados possibilitarão uma recomposição salarial aos funcionários que vai de 7 a 22%, e isso é importante em função da situação em que eles viviam.

No caso dos professores, a recomposição não é tão significativa, mas também de uma certa maneira atende à solicitação e mostra o interesse do governo, e sobretudo que a participação da Assembléia e dos deputados acabou resultando no atendimento de uma proposição que nos foi apresentada.

Quero cumprimentar os deputados que colaboraram conosco nessa empreitada e agradecer ao Secretário José Aníbal pela atenção que teve conosco. Quero cumprimentar o Sintaesp, que é o sindicato que congrega os funcionários das escolas técnicas do Estado de São Paulo, pela luta e pela competência com que desenvolveu o seu trabalho.

 

O SR. JOSÉ ZICO PRADO - PT - Sr. Presidente, Srs. Deputados, da  mesma forma que o Deputado Milton Flávio, líder do governo nesta Casa, quero cumprimentar e parabenizar os funcionários pela organização que foi feita. O Deputado Milton Flávio se empenhou pessoalmente numa conversa que tivemos neste plenário. Estive presente na greve mas toda a negociação ocorreu tranqüilamente, graças ao esforço dos funcionários e do empenho de deputados de todas as bancadas desta Casa.

Parabenizo os funcionários e o Secretário, que teve a hombridade e  a capacidade de entender a necessidade de alteração salarial para todos os funcionários. Obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - NEWTON BRANDÃO - PTB - Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão.

Em votação o substitutivo nº 1, de parecer contrário, do Congresso de Comissões. Os Srs. Deputados que estiverem de acordo, permaneçam como se encontram. (Pausa.) Rejeitado.

 

O SR. JOSÉ ZICO PRADO - PT - Sr. Presidente, quero declarar o voto favorável da Bancada do PT às cinco emendas e ao substitutivo, de sua autoria.

 

O SR. PRESIDENTE - NEWTON BRANDÃO - PTB - Esta Presidência registra a manifestação de Vossa Excelência.

Em votação o projeto, salvo emendas. Os Srs. Deputados que forem favoráveis, permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Em votação, englobadamente, as emendas de número um a cinco, de parecer contrário, do Congresso de Comissões. Os Srs. Deputados que estiverem de acordo, queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Rejeitadas.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência, antes de encerrá-la, lembra V. Exas. da sessão ordinária de amanhã, à hora regimental.

Está encerrada a sessão.

 

*     *     *

            - Encerra-se a sessão às 19 horas e 10 minutos.

*    *    *