http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

15 DE OUTUBRO DE 2012

67ª SESSÃO SOLENE EM homenagem ao "DIA DOS COMERCIÁRIOS"

 

Presidente: EDSON FERRARINI

 

RESUMO

001 - EDSON FERRARINI

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Edson Ferrarini, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Prestar Homenagem Ao Dia dos Comerciários". Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro". Destaca o tamanho do Sindicato dos Comerciários. Informa que a associação atende mais de 1000 pessoas por dia. Anuncia apresentação de vídeo institucional do Sindicato dos Comerciários de São Paulo.

 

002 - OLÍMPIO GOMES

Deputado Estadual, destaca a importância da categoria dos comerciários para o Estado de São Paulo. Parabeniza o trabalho realizado pelo Senhor Ricardo Patah na presidência da associação. Fala sobre a luta da categoria em sua busca pela regularização da profissão. Solicita a ajuda do sindicato na busca de assinaturas para projeto de iniciativa popular que visa a aumentar o rigor da penalidade a quem atacar agentes da lei.

 

003 - LUIZ CLAUDIO MARCOLINO

Deputado Estadual, recorda seu período como presidente do Sindicato dos Bancários. Explica que, em muitos países, os sindicatos dos comerciários e o dos bancários agem em conjunto.

 

004 - Presidente EDSON FERRARINI

Informa que o Sindicato dos Comerciários imprime material antidrogas para seus associados.

 

005 - RICARDO PATAH

Presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, destaca a presença de associados do Sindicato, presentes nas galerias. Comenta conquistas obtidas pelos Sindicatos dos Bancários e dos Comerciários. Parabeniza políticas sociais empreendidas pela Presidente Dilma Rousseff. Informa que o Deputado Simão Pedro já foi funcionário do Sindicato dos Comerciários. Agradece ao Deputado Edson Ferrarini pela homenagem recebida.

 

006 - Presidente EDSON FERRARINI

Dá conhecimento do concurso Miss Comerciário, a ser realizado em sede da associação. Anuncia apresentação musical do aluno Cássio Ricardo Suassuna. Fala sobre trabalhos sociais realizados pela instituição. Destaca luta do Senador Paulo Paim pela regularização da profissão de comerciário.

 

007 - ANTONIO EVANILDO CABRAL

Diretor do Sindicato, destaca o tamanho do Sindicato dos Comerciários. Parabeniza toda a categoria que a associação representa. Solicita nova apresentação musical ao aluno Cássio Ricardo Suassuna.

 

008 - CANINDÉ PEGADO

Secretário Geral da União Geral dos Trabalhadores, destaca a presença de sindicatos filiados à UGT nesta solenidade. Enumera as áreas de atuação do Sindicato dos Comerciários. Parabeniza toda a classe dos comerciários por seu trabalho.

 

009 - RICARDO PATAH

Presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, anuncia homenagem, com entrega de placa, ao Deputado Edson Ferrarini. Congratula os professores pelo seu dia, comemorado hoje, 15 de outubro. Anuncia apresentação do tenor Jorge Durian, acompanhado pela Senhora Giovanna e pelo violinista Thiago Reis.

 

010 - Presidente EDSON FERRARINI

Faz agradecimentos gerais. Informa que esta solenidade será transmitida em data oportuna pela TV Alesp. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Edson Ferrarini.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, essa Presidência dispensa a leitura da ata da sessão anterior.

Nós estamos iniciando essa Sessão Solene importantíssima. A finalidade é comemorar o Dia do Comerciário. Por solicitação deste Deputado e por autorização do Deputado Barros Munhoz, nosso Presidente, vamos iniciar a sessão.

À minha direita nós temos o Presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, Ricardo Patah, peço aplausos nesse momento; (Palmas.) à minha esquerda nós temos o Diretor do Sindicato dos Comerciários, Antonio Evanildo Cabral; (Palmas.) a Diretora do Departamento da Adversidade do Sindicato dos Comerciários, Cleonice Caetano, a Cléo; (Palmas.) à esquerda o meu amigo, Secretário Geral da UGT, Canindé Pegado. (Palmas.)

Quero agradecer também a presença do Deputado Luiz Claudio Marcolino, que está aqui participante, atuante, está conosco para receber o nosso aplauso. (Palmas.)

Nós temos também o representante do Secretário de Estado de Emprego e de Relações do Trabalho, Sérgio Paulo Ribeiro; Pedro Pereira de Sousa, podemos aplaudi-lo também,vice-Presidente do Sindicato dos Padeiros de São Paulo; Elmo Nicácio (Lagoa), Diretor do Siemaco, Sindicato dos Trabalhadores em Asseio e Conservação da Limpeza Urbana de São Paulo. (Palmas.)

Essa Sessão Solene tem essa finalidade. Imaginem um Sindicato com 450 mil trabalhadores. O maior Sindicato do Brasil, cuja sede, localizada no Vale do Anhangabaú, tem mais de sete mil metros quadrados e atende mais de mil trabalhadores por dia. A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e eu, como deputado, nós temos o orgulho de homenagear esse Sindicato tão atuante, onde o associado recebe orientação jurídica, saúde, segurança do trabalho, previdência, sobre aposentadoria, além de um atendimento médico e odontológico de primeiro mundo.

Os Senhores estão sendo homenageados nesta Casa de Leis, na Casa do povo, por esse trabalho simplesmente fantástico que esse sindicato realiza. Quero também cumprimentar o Deputado Major Olímpio, que está presente e deixa aqui o seu abraço. Agora nós vamos ouvir, de pé, o Hino Nacional, sob a regência do Maestro 2º Tenente Jassen Feliciano, com a Banda da nossa querida Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Essa Presidência agradece a Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, espetacular o Maestro 2º Tenente Jassen Feliciano. Muito obrigado aos Senhores. Parabéns.

Nós vamos entender o Sindicato e o seu trabalho através de um vídeo institucional. Nós vamos entender para que todas as pessoas dessa Sessão Solene que está sendo transmitida por inteiro. E teremos um vídeo que vai dar toda a visão do Sindicato dos Comerciários de São Paulo; é preocupado com a qualificação profissional dos trabalhadores; e possui o departamento de educação e formação, esporte, cultura e lazer, ele ministra cursos, aulas de inglês e espanhol. O que me chama a atenção no sindicato é a grande responsabilidade social.

Lutam até as últimas consequências pelo aumento salarial, mas não perdem de vista as parcerias, quer dizer, se os senhores podem ter uma faculdade, uma universidade, melhorar a qualidade de vida do seu associado. Chama-me a atenção de forma incrível que o maior bem desse sindicato não tem nada a ver com a diretoria, é o associado.

Então, eu quero que o nosso departamento, a partir de agora, coloque o nosso vídeo institucional.

 

* * *

 

- É feita a apresentação.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Esse vídeo objetivo deu bem uma noção e o importante é que quando você fala que tem assistência jurídica, colônia de férias, convênios com faculdades, seguro de vida, tudo isso funciona 100%, com um nível de reclamação mínimo. Portanto, o sindicato merece toda a homenagem.

Com o Deputado Major Olímpio, atuante aqui na Assembleia Legislativa, Major da Polícia Militar junto comigo, temos defendido muito a Corporação e estamos sempre ao lado do Sindicato. O Major Olímpio tem a palavra.

 

O SR. OLÍMPIO GOMES - PDT - Deputado Edson Ferrarini, Presidente dessa Sessão Solene, o parabenizo por essa iniciativa de valorizar a categoria profissional tão importante, não só pelo volume que representa, mas pela importância dentro da cadeia produtiva, dentro da escala de crescimento da nossa cidade, do nosso Estado de São Paulo.

Meu amigo Ricardo Patah, aprendi a admirar a luta que desenvolve na defesa do trabalho e na defesa do trabalhador. Quero dizer da minha alegria de estar encontrando inúmeros companheiros comerciários, porque eu realmente sinto-me um irmão postiço da categoria, porque assim me fizeram ser ao longo do tempo e assim aprendi a admirar a luta que travam em defesa, não só dos seus sindicalizados, mas de toda a classe trabalhadora e produtiva do nosso País.

Tenho visto com muito orgulho a atuação do Sindicato dos Comerciários. Tivemos exemplos recentes onde se discute a concessão e autorização para a construção de shoppings center na cidade de São Paulo e depois quando se identifica a corrupção no serviço público, o serviço público tenta dar uma resposta, os dirigentes tentando lacrar os shoppings para dar satisfação política, mas se esquecendo que vai cercear milhares e milhares de empregos. Então vem a presença do sindicato, a presença do trabalhador dizendo: “nós estamos matando a vaca para acabar com o carrapato”. Puna o corrupto, coloque-o na cadeia, mas não vamos impedir a cadeia produtiva, a geração de emprego, o nosso emprego e o nosso sustento. É muito bonito quando se vê esse espírito de luta, de combatividade, e isso transborda dentre os comerciários.

Admiro demais a luta que vem se travando pela regulamentação da profissão. Vejo o projeto e a luta do Senador Paulo Paim, e nós temos certeza inequívoca que a luta vai frutificar, a luta muda a lei efetivamente. Eu tenho certeza de que nós teremos grandes progressos de regularização, de regulamentação e de solidificação da profissão.

Quero aproveitar também, Deputado Edson Ferrarini, Patah, todos os membros que compõem a Mesa, meus irmãos comerciários. Nós estamos vivendo um momento muito duro no Estado de São Paulo. Tenho certeza que o Deputado Edson Ferrarini está mais do que engajado nessa luta conosco, preciso muito da mobilização dos sindicatos, da UGT, dos comerciários. Nós temos 84 policiais executados no Estado de São Paulo esse ano, policiais militares, quatro policiais civis, 16 agentes penitenciários. Vocês podem me dizer que nada disso tem a ver com os comerciários. Mas tem tudo a ver com a nossa proteção, 24 horas por dia, para que possamos viver com dignidade e paz.

Diante dessa onda de criminalidade, uma das respostas que nós podemos dar é propor alterações legislativas. Nós estamos aqui em uma Casa Legislativa Estadual e que não nos compete propor legislação na legislação processual penal ou legislação especial no nosso País. Mas a Assembleia Legislativa, em nome do povo paulista, e eu, gostaríamos muito que vocês pudessem participar dessa corrente positiva; estamos lançando hoje, a partir das 14 horas, aqui, uma coleta de um milhão e 400 mil assinaturas. É 1% do eleitorado brasileiro, como diz o Artigo 61 da Constituição, por um projeto de iniciativa popular aumentando as penas e tornando crime hediondo, com maior rigor no cumprimento da pena para todos aqueles que atacam agentes da lei.

Entendendo-se agentes da lei desde os guardas municipais, guardas portuários, policiais federais, policiais estaduais, até os membros da Defensoria Pública, do Ministério Público e do Poder Judiciário, funcionários do sistema prisional. Um milhão e 400 mil assinaturas em pelo menos cinco estados brasileiros. É o que diz o Artigo 61. E por que estamos partindo para a iniciativa popular? Para ter o apelo justamente do que vocês representam, da população. Se for apresentado por uma Bancada ou por um Deputado no Congresso Nacional um projeto desses, ele vai dormitar. E o objetivo, a necessidade e a emergência, com tantas mortes para ter uma resposta na lei da sociedade, não queremos resposta fora da lei, queremos resposta na lei, é exatamente de conquistarmos a força popular, 1% do eleitorado, um milhão e 400 mil assinaturas.

Então, Patah, todos os Sindicatos que você representa, todos os meus irmãos comerciários, todos os Deputados dessa Casa estão colocando nos seus sites a forma de fazer a petição eletrônica ou a coleta dessas assinaturas. Basta ter o nome, o RG e o título de eleitor, porque tem de ser 1% dos eleitores brasileiros. Da mesma forma que foi o projeto Ficha Limpa. Com o Ficha Limpa, em 180 dias, nós estamos mudando a história e o perfil da classe política brasileira.

Para defender aqueles que nos defendem, com a lei, com a mudança necessária da lei, talvez nós consigamos em menos de 180 dias. Mas para que isso aconteça, é necessária uma grande mobilização nacional. E ninguém melhor do que vocês, pela dor, pela história de luta e até pelo volume, conseguem sensibilizar e levar a informação à opinião pública.

Deixarei com o Patah, simbolicamente, o modelo para a assinatura diretamente de cada um de vocês ou aqueles que multiplicarem, e o acesso diretamente na petição pública, no site do Congresso Nacional, no site de cada um dos deputados, tomara a Deus que no site da UGT, do Sindicato, e que nós possamos fazer uma grande mobilização. Estarmos muito rapidamente em Brasília em um grande evento como vocês sempre fazem dizendo ao Congresso Nacional, é desejo do povo brasileiro de aperfeiçoar a lei para defender aqueles que nos protegem.

Parabéns a todos os comerciários, parabéns pela luta, pela combatividade, pelo exemplo que dão para toda a classe trabalhadora brasileira. Que Deus continue a abençoá-los. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Quero registrar a presença do Antonio Rogério Magri, sindicalista, Ministro do Trabalho de 1990 a 1992. Parabéns em tê-lo aqui. E agora nós vamos ouvir um Deputado atuante na área, o nosso querido Deputado Luiz Claudio Marcolino, que vai fazer uso da palavra, como tem feito sempre, na defesa dos trabalhadores.

Eu quero também registrar a presença do Antonio Ivanildo Cabral que está aqui do meu lado. (Palmas.) A Elaine Ganzani, Diretora de Comunicação; o Gilberto Marinho, Diretor de Logística; a Lizandra Maria dos Santos Rodrigues, Assistente Social; o José Carlos de Oliveira, Consultor de Políticas sobre Álcool e Drogas; o Marcos Afonso de Oliveira, Diretor do Departamento Jurídico; a Cleonice Caetano Souza, que está aqui do nosso lado; o Mauro Ramos, Coordenador de Comunicação que trabalha no jornal Ipiranga News; o José Gonzaga da Cruz, Diretor vice-Presidente do Sindicato; o Edson Ramos, Diretor Secretário Geral; o Antonio Carlos Duarte, Diretor Tesoureiro Financeiro. Nós anunciaremos as próximas pessoas para nós termos o privilégio de ouvirmos o Deputado Marcolino.

O SR. LUIZ CLAUDIO MARCOLINO - PT - Bom dia a todos. Inicialmente saudar o Presidente da sessão, Deputado Edson Ferrarini. Quero cumprimentar o Patah, Presidente do Sindicato, Presidente da UGT, e com ele, saudando toda a diretoria do Sindicato dos Comerciários da cidade de São Paulo, quero saudar a todos os funcionários do Sindicato dos Comerciários e todos os comerciários aqui presentes.

É importante a homenagem de hoje, é uma homenagem justa. Eu fui também Presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região durante seis anos. Eu sei o que é ter um sindicato tão representativo como é o Sindicato dos Comerciários. Da mesma forma nós tínhamos e também temos o Sindicato dos Bancários, um sindicato representativo. As lutas não são lutas fáceis, são lutas permanentes. Muitas vezes os trabalhadores só olham para nós só no momento da campanha salarial, só no momento da data base. Só que a luta do sindicato é permanente, são 24 horas por dia, 365 dias no ano, e só quem está à frente dos sindicatos, seja nas subsedes, ou seja, na administração do sindicato ou na sua diretoria, sabe a importância de ter um sindicato representativo.

Essa luta pela regulamentação da profissão é justa e é bastante importante, porque nós acompanhamos tanto os bancários quanto os comerciários, a luta internacional. Nós sabemos que em boa parte do mundo, os comerciários e os bancários andam conjuntamente. São sindicatos coirmãos. As lutas são conjuntas, muitas vezes os sindicatos dos bancários e dos comerciários são o mesmo sindicato. No caso dos Estados Unidos e de vários países da Europa, a ação se confunde, porque tanto a ação dos bancários quanto dos comerciários, a relação é diretamente com o cliente, é diretamente com o consumidor. Muitas vezes as pessoas não dão valor à luta, ao trabalho do comerciário e é ele que tem essa relação direta com o consumidor. Ainda mais agora, com o Brasil crescendo, com o Brasil se desenvolvendo, seja durante os oito anos do Lula, seja durante a gestão da Presidente Dilma, com o crescimento da economia brasileira o sindicato também tem toda a condição não só de crescer e se fortalecer, mas de também aumentar o número de trabalhadores.

Esse é o momento de discutir a regulamentação, o momento de se discutir a jornada de trabalho, o momento de se discutir aos finais de semana, é o momento de se discutir o trabalho noturno, de regularização de muitos trabalhadores comerciários que hoje não estão regularizados. Não é nem regulamentado. Regulamentada é a profissão, mas tem muita gente que é comerciária e que não está regularizada como deveria.

Mais uma vez, quero agradecer o convite de estar hoje aqui nessa homenagem, uma homenagem justa por todo o trabalho que o Sindicato dos Comerciários vem fazendo na cidade de São Paulo. É na cidade de São Paulo, mas é uma referência para todo o Brasil e para o mundo. Quero saudar toda a categoria, todos os comerciários e parabéns mais uma vez. Vocês são uma categoria muito importante para o nosso país, têm que ser homenageados pela luta e pelo trabalho que vocês conseguiram desenvolver. Parabéns e bom dia a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Quero registrar a presença do Francisco de Assis, Diretor de Patrimônio; e Josimar Andrade de Assis, Diretor de Relações Sindicais.

Enquanto o Patah se prepara para fazer uso da palavra, o nosso Presidente, obrigado, Deputado Marcolino, pelas suas palavras e pela sua presença aqui na nossa solenidade.

Quero registrar também a presença do Rubens Romano, do Julio Nicolau, do Avelino Garcia, Isabel Cravo, Gino Vattaro, Cremilda Cravo, Roselânia Correia, Marinaldo Medeiros, Tadeu Aparecido Plaça, Luiz Amorim, Nildo Nogueira. Pessoas presentes.

Essa Sessão Solene tem a finalidade de homenagear. Quando propus essa Sessão Solene, foi com a finalidade de homenagear o grande trabalho que faz o Sindicato dos Comerciários, e principalmente as coisas que os Srs. fazem, me sensibilizou quando eu fui fazer uma palestra sobre drogas no sindicato. Lá estavam presentes: o Canindé Pegado, o Patah, os Senhores, o José Carlos, a Lizandra. Este foi o primeiro sindicato a imprimir um material de prevenção às drogas para todos os seus associados. Um problema gravíssimo, um problema que está aí. Eu lido com esse assunto há mais de 40 anos e as pessoas entram na droga por curiosidade e por desinformação. O único sindicato que imprime esse material de forma incrível, para você levar e orientar o seu filho. Portanto, Patah, a sua responsabilidade social é muito grande. Por isso que a Casa do povo está homenageando o sindicato e você, como Presidente. A palavra é sua, Patah. (Palmas.)

 

O SR. RICARDO PATAH - Bom dia, companheiros. Deputado Edson Ferrarini, nós nos sentimos realmente muito tocados por essa homenagem, por suas palavras, pela sua amizade, pelo seu compromisso com o Estado de São Paulo, com a Assembleia Legislativa e com os trabalhadores, em especial com os comerciários de São Paulo. Essa homenagem que, de certa forma, é para o Sindicato de uma forma geral, mas tem questões específicas como essa última que o Deputado explicitou, o combate às drogas. Isso é uma coisa que nos deixa muito feliz de estar nessa luta. E dentro do sindicato, nós temos um diretor que é responsável por essa atividade, o meu companheiro Cabral, o qual eu desejo felicidade nesse caminho e peço a todos uma salva de palmas para esse companheiro. (Palmas.)

E ele fez essa homenagem. Essa homenagem que foi sugerida pelo Deputado foi construída também pelo Cabral. E ele fez de uma forma que eu achei muito interessante. Eu quero inclusive cumprimentar os setores do sindicato que estão presentes, porque quando o Cabral fez esse comentário na diretoria, ele falou, eu quero que o sindicato esteja lá. Não só os diretores, ou os Presidentes, mas os setores. E está aqui o pessoal de São Miguel, eu vi a faixa de Santo Amaro, Tatuapé, Santana, Bom Retiro, Lapa, Pinheiros. (Palmas.)

Eu acho essa homenagem muito correta, porque os homenageados não podem ser apenas os diretores, tem que ser aqueles valorosos companheiros que dão na realidade, a capacidade de o sindicato atender as demandas de 450 mil trabalhadores não está presente, mas com certeza recebem as nossas homenagens o Clube de Campo, não está presente também a nossa Colônia de Férias. E a sede? A sede está aqui presente. Palmas para a sede. (Palmas.)

Deputado, esse é um momento realmente muito importante e muito feliz para nós. O Deputado escolheu a Mesa a dedo. Fez questão de ter uma mulher na Mesa, nossa querida Cléo, que merece as nossas homenagens pelo trabalho extraordinário que tem feito. (Palmas.)

E além do Cabral, está o nosso companheiro Pegado, representando todas as centrais sindicais e a nossa querida UGT. Está conosco ainda, e isso me deixa muito feliz, o Claudio Marcolino, Deputado Estadual de origem dos bancários que de longa data temos falado, porque a nossa data base é setembro, e nós temos que trabalhar cada vez mais juntos. Isso é fundamental. Obrigado pelas suas palavras e pelas palavras do Major Olímpio.

Hoje é fundamental para nós, porque nós estamos coincidentemente na nossa data base, e isso com certeza vai nos dar mais força para negociar. Eu já soube que os bancários fizeram acordo de 7,5%, um bom acordo porque, além disso, todos nós comerciários queremos um pouquinho mais o que eles têm. Até vamos pedir, nós queremos um PLR dos bancários. Vamos ver se eles podem nos ajudar.

Nós estamos lutando e lutando muito. Fizemos um acordo até com a venda de automóveis, 8% ou 8,5%, e esperamos fazer com supermercados e assim por diante. Mas o que nos orgulha muito além dessa capacidade que o sindicato tem, é que nos últimos anos conseguimos aumentos reais, conseguimos vários benefícios, na realidade o que me toca mais é a questão social. Nós temos que ver essa realidade porque não podemos deixar nas mãos das entidades públicas. Nós temos também a responsabilidade de fazer isso. Fazemos com a questão das drogas, como fazemos também, Deputado Edson Ferrarini, e aqui também está presente o nosso Presidente e sempre Presidente, Rubens Romano, uma salva de palmas para o nosso querido Rubens Romano. Ele está à frente de um trabalho social que nós fizemos. Nós adotamos uma favela no Rio Pequeno. Então, mais de 200 crianças, filhos dos favelados que nós damos aulas, qualificamos essas pessoas para que eles possam ter oportunidade na vida.

E a casa tem um nome até bastante interessante, a Casa dos Sonhos. Convido a todos aqueles, que não conhecem, a conhecerem a favela do Rio Pequeno, adotada pelo Sindicato dos Comerciários de São Paulo e tão bem dirigida pelo companheiro Romano. Como temos uma atividade que também acho fundamental, a atividade da inclusão social, fomos o primeiro sindicato no Brasil a adotar cotas de trabalho, cotas de emprego para os afrodescendentes, que infelizmente são indiscriminados em São Paulo e no Brasil. Hoje eu vi na capa do jornal Folha de São Paulo, a Dilma quer colocar cotas até para os servidores. Eu acho que nós temos que, na realidade, dar oportunidade para todos. O Brasil é a sexta potência do mundo, mas na distribuição de renda nós estamos lá embaixo. E quem menos ganha são justamente os afrodescendentes, não é uma coincidência, é um trabalho que nós temos que fazer cada vez mais com mais empenho. E das drogas eu não posso deixar de falar, como você já falou do meu amigo José Carlos. Eu não ia me esquecer do teu nome, José Carlos.

O José Carlos tem feito um trabalho sensacional no sentido da divulgação. E essa cartilha nos mostra, dá um sentimento de que nós queremos realmente ajudar a minimizar os problemas tão graves que nós temos no nosso país.

Os comerciários de São Paulo têm uma relação muito próxima com vários sindicatos. A UGT tem mais de mil. Mas alguns sindicatos que vieram aqui são sindicatos que a todo o momento estão conosco; como o sindicato dos padeiros, que aqui está presente, uma salva de palmas para os padeiros; e o Siemaco, um grupo importante aqui presente, eu fico muito feliz. E amanhã nós vamos estar presentes e eu convido também os deputados. Nós vamos fazer uma grande atividade em frente ao Banco Central para diminuir os juros dos cartões de crédito, os juros dos bancos de uma forma geral, porque quem paga isso são os trabalhadores.

As campanhas que o sindicato e a UGT faz são nesse sentido, da inclusão social. Nós precisamos ter um Brasil onde todos os brasileiros, em caso especial dos nossos queridos paulistas, e em especialíssimo o paulistano, tenham condição de ter assento nas escolas para terem melhor educação, melhor condição de entender e compreender esse mundo tão complexo hoje, com uma tecnologia avançada e as relações cada vez mais difícil de serem compreendidas. É fundamental que nós tenhamos cada vez mais a saúde, e temos que desenvolver.

Temos que, aqui, agradecer a presença do Deputado Simão Pedro, que foi funcionário do Sindicato. Não sei se vocês sabem, foi nosso funcionário e merece uma salva de palmas o Deputado Simão Pedro.

Meus companheiros, serei muito breve. Em cada momento que o sindicato é homenageado, nos dá uma responsabilidade ampliada. E hoje com essa Casa lotada, o que nos emociona é ver tantos companheiros e companheiras homenageados pelo Deputado Edson Ferrarini, no sentido de que nós temos que buscar muitas alternativas para termos um país melhor. Lógico, nós temos nossas limitações. Quanto mais fizermos pelo sindicato, quanto mais nós fizermos pelos comerciários que hoje são verdadeiros servidores públicos. Os comerciários só não têm aposentadoria integral quando se aposentam, mas não tem estabilidade no emprego, mas estamos sempre servindo. Ou vendendo sapatos, roupas, automóveis ou vendendo sonhos; ou vendendo, na realidade, oportunidades para as pessoas poderem melhorar no nosso país. Os comerciários, de uma forma geral, junto com a área de serviço, foram grandes responsáveis em 2008, 2009, e agora com a crise que ainda perdura, de fazer com que elas fossem diminuídas. Graças ao consumo, graças aos guerreiros comerciários e comerciárias, nós estamos conseguindo superar as adversidades que estão trazendo para nós.

Essa homenagem não se restringe a aqui. Nós estamos conseguindo com o Deputado Edson Ferrarini, de fazer cada campanha, de capilarizar a questão das drogas, porque esse com certeza é um dos principais inimigos que nós temos hoje. Ela ceifa vidas com sonhos e traz pesadelos extraordinários. Nós precisamos estar cada vez mais junto com o Deputado nessa campanha, essa campanha de eliminar definitivamente esse nefasto inimigo que são as drogas.

Dessa maneira, V. Exa., diretores e diretoras que estão presentes, funcionários do sindicato e convidados que aqui estão, fico muito feliz em nome do Sindicato dos Comerciários. Agradeço o Dia do Comerciário, e viva os comerciários. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - O importante é que nós sentimos em cada palavra do Ricardo Patah a responsabilidade social. Veja que o homem, a mulher, são o objeto e o objetivo que o Sindicato quer melhorar, quer preservar as condições de vida, quer transformá-los. Isso é sustentabilidade social. Nenhum sindicato, nenhuma empresa sobrevive, não se moderniza se o maior bem a ser atingido não for o ser humano. O homem, a mulher, a sustentabilidade do planeta, a parte ecológica, e o Sindicato se modernizam de forma espetacular. Quero que se prepare para tocar daqui a pouco para nós, o aluno Cássio.

Enquanto isso, quero cumprimentar e falar da Miss Comerciária. Falar que a atual é a Adriana de Carvalho Esteves. A atual pode ficar em pé para receber o nosso aplauso. No dia 19 de outubro será escolhida a nova Miss Comerciária na Associação Okkaido, na Rua Joaquim Távora, 605, às 19 horas. Todos estão convidados.

Parabéns a você, Adriana, pela elegância e pelo que você representa.

Quero que o aluno Cássio inicie a sua apresentação. Ele vai executar o “Nuovo Cinema Paradiso”, de Andrea Morricone. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Vocês vão receber um material e a minha assessoria está me dizendo que há possibilidade de se fazer um diploma comemorativo por participação dessa solenidade. É um diploma elegante; aqueles que quiserem ceder o endereço de suas residências, nós enviaremos.

O importante quando nós falamos em um sindicato de ação, de atuação, o sindicato de resultado, me dizia o Cabral que o aluno Cássio não sabia tocar nada e ele aprendeu no sindicato. Nas aulas que vocês têm melhorado a condição pessoal de cada um. E por isso ele vai tocar a sua segunda música. Você pode tocar de Edward, “Pomp and Circumstance”. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Mostrando que o lazer e a qualidade de vida dos trabalhadores fazem parte das atividades do Sindicato, e o Departamento de Educação, formação profissional está mostrando através dessa magnífica apresentação. O sindicato realiza sessões diárias de mobilização na defesa dos direitos da categoria, pelo trabalho decente e pela justiça social.

Agora a luta do sindicato é pela regulamentação da profissão do comerciário, categoria que representa 10% das profissões do Brasil. Sem dúvida nenhuma a proposta de Paulo Paim vai continuar e nós, o Patah, o sindicato, os Srs., estaremos sempre atuantes, sempre presentes. Eu confio nesse sindicato.

Vamos ouvir a palavra de um lutador, de alguém que tem a seu cargo, ele é o diretor de educação, formação profissional, esporte, cultura e lazer, o meu amigo Rabelo Cabral. Antonio Evanildo Cabral. (Palmas.)

 

O SR. ANTONIO EVANILDO CABRAL - Bom dia a todos. Vou ser muito rápido aqui.

Quero, em primeiro lugar, agradecer o Coronel Edson Ferrarini, Deputado Estadual que reconheceu o trabalho de todos os diretores, quero reconhecer o trabalho aqui de todos os diretores. Quando ele quis fazer essa homenagem, nós dissemos que queríamos que essa homenagem fosse feita para a categoria, para os trabalhadores, seus dependentes. Porque aqui, Coronel, muitos dos trabalhadores estão presentes. O pessoal que é do comércio levante a mão.

No meio de todos esses trabalhadores aqui, nós temos duas ou três pessoas representando os setores, os funcionários do Sindicato. Hoje o sindicato tem um setor administrativo que atende os companheiros na colônia de férias, no clube de campo, nos ambulatórios médicos e odontológicos, nos departamentos jurídicos, na área da adversidade, formação, esporte, cultura e lazer, no setor da tesouraria, contabilidade, enfim, todos da área administrativa operacional. Mas tem também outros dois setores importantes: que é o pessoal que faz a sindicalização, que nós chamamos de Amarelinho; é a militância sindical, que está no dia a dia levando sol e chuva, tentando resgatar aqueles direitos mais sagrados que muitos dos empresários não cumprem em pleno século XXI.

Em nome da diretoria, em nome dessa homenagem oferecida pelo Coronel Edson Ferrarini, queremos uma salva de palmas para esses funcionários baluartes que estão defendendo no dia a dia as melhores condições de trabalho dessa categoria, como o Patah já falou. É muito sofrida. Acima de tudo, essa homenagem é para os 450 mil trabalhadores e um público aqui que não falha nunca, que vem bastante, participa, é ativo, são o núcleo dos aposentados participando em massa. O pessoal que é bastante ativo e está em toda atividade. Queremos também prestar essa grande homenagem a esses baluartes.

Dizer o seguinte, Coronel, o sindicato sente-se bastante sensibilizado com essa homenagem, não o sindicato, os 450 mil. Tínhamos condições de trazer muito mais gente, mas o espaço é pequeno e temos todos os setores aqui representados. O vendedor de sapato, o vendedor de automóvel, o vendedor de joalheria, o pessoal de floricultura, açougue, peixaria. Enfim, nos praticamente 50 segmentos dentro do comércio da cidade de São Paulo. Queremos nesse momento dizer que o sindicato é o instrumento dos trabalhadores. Para que esse sindicato seja forte, representativo, nada melhor do que a própria categoria nos acompanhando, nos cobrindo, porque os dirigentes não são donos do sindicato. Quem são donos do sindicato são os trabalhadores, e para isso nós estamos fazendo o possível para melhorar as condições de vida e de trabalho dessa categoria tão sofrida.

Agora nós vamos apresentar, encerrando a apresentação, mais uma música do nosso companheiro, do nosso aluno de música, companheiro Cássio. Viva os comerciários e as comerciárias do Estado de São Paulo. Muito obrigado. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Quero agradecer ao aluno Cássio Ricardo Suassuna por essa apresentação maravilhosa. E nós estamos homenageando o Sindicato dos Comerciários porque os senhores alavancam o desenvolvimento desse país, são responsáveis pelo desenvolvimento do Brasil. Por isso toda homenagem que for prestada aos senhores é muito justa.

O Cabral falou do núcleo dos aposentados, dos pensionistas, aqueles que deram a sua luta, sua dedicação, ao comércio e ao trabalho. Os senhores são merecedores de toda a nossa gratidão. É o povo de São Paulo falando muito obrigado. Essa é uma das maiores e mais bonitas solenidades já feitas neste Plenário.

Quero que o Canindé Pegado, Secretário Geral da UGT, faça aqui uma breve colocação. Vamos aplaudir o Canindé Pegado. (Palmas.)

 

O SR. CANINDÉ PEGADO - Companheiros e companheiras, bom dia a todos. Eu vou rapidamente agradecer ao Coronel Ferrarini por esse convite, para nós também, de uma maneira mais sucinta possível, fazer uma homenagem aos comerciários e comerciárias do Brasil nesse dia. Dizer que eu encontro o Coronel Edson Ferrarini nas grandes solenidades como essa. Essa é uma grande solenidade para comemorar e para justamente fazer com que os comerciários do Brasil inteiro, representados aqui nessa Casa de Leis, sejam homenageados em todas as partes do país através do Sindicato dos Comerciários de São Paulo.

Meus amigos, o Coronel falou duas palavras importantes aqui. Uma foi responsabilidade social, e outra foi gestão sindical. Graças a Deus, Coronel Ferrarini, a UGT tem mais de 100 sindicatos e representa mais de 10 milhões de trabalhadores no Brasil inteiro. Tem nos seus quadros diligentes sindicais e entidades sindicais, que tem modelo de gestão altamente invejável.

Não seria demais dizer que aqui nós temos diversos sindicantes afiliados ao UGT que são exemplo para os sindicatos no Brasil inteiro. Mas o Sindicato dos Comerciários em São Paulo é realmente o modelo a ser seguido por qualquer sindicato no Brasil, pela sua forma de atuar em benefício dos trabalhadores comerciários. Essa forma de atuação passa por todos os ramos e todas as áreas que vocês imaginarem. Na área do atendimento jurídico, social, saúde, esporte, lazer, educação, o que vocês imaginarem; e, principalmente na defesa dos interesses dos trabalhadores dessa categoria, o Sindicato dos Comerciários é um exemplo a ser seguido. Diga-se de passagem, a coesão, a unidade de ação dessa diretoria capitaneada pelo Ricardo Patah, é fundamental para as grandes conquistas dos comerciários do Município de São Paulo e é um exemplo também para os comerciários de todo o Brasil.

Eu encerro agradecendo também essa oportunidade que V. Exa. nos dá. O Dia dos Comerciários é no dia 30 de outubro. Tenho certeza que esses companheiros ficarão marcados por essa solenidade significativa aqui na Assembleia Legislativa. A União Geral dos Trabalhadores, que tem o nosso companheiro Ricardo Patah, o seu Presidente, e eu, na qualidade de Secretário Geral, com muitos diretores do Sindicato dos Comerciários e de Sindicatos filiados, também membros da UGT nacional, só temos que também parabenizar os comerciários do Brasil inteiro e o Sindicato dos Comerciários de São Paulo, pelos seus 71 anos de existência em defesa da luta dos trabalhadores mais sofridos desse país, mas trabalhadores orgulhosos de ter uma representação sindical que realmente defende os seus interesses e necessidades. Muito obrigado e bom dia a todos os companheiros e companheiras. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Parabéns, Canindé. Esse material que os Srs. estão recebendo de prevenção às drogas, se o senhor quiser fazer na sua igreja um trabalho e precisar do material, nós vamos fazer com que o senhor tenha e possa distribuir. Se quiser fazer um trabalho de prevenção com crianças de até oito anos de idade, há possibilidade de ceder um livro para a criança colorir, é fantástico. O Patah fez uma quantidade enorme, nós teremos condições de disponibilizar o número que quiserem, é só entrar em contato com o meu gabinete.

Agora eu quero ceder a palavra ao Presidente, o nosso querido Ricardo Patah.

 

O SR. RICARDO PATAH - Meus companheiros e companheiras. Além do agradecimento final, farei uma homenagem ao nosso querido Deputado Edson Ferrarini, Coronel, primeiramente vou entregar uma placa em nome dos 450 mil comerciários a essa pessoa que tem essa sensibilidade e a capacidade de compreensão das necessidades, não só dos comerciários, mas de toda a sociedade, dos caminhos que São Paulo deve tomar, sendo ele um dos melhores deputados do Estado de São Paulo.

Então, V. Exa., uma placa de homenagem dos comerciários de São Paulo. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Orgulhosamente essa placa vai fazer parte do meu currículo. Essa foto para mim é uma foto histórica. E está escrito aqui “Os 450 mil comerciários do Estado de São Paulo agradecem ao ilustríssimo Deputado Estadual Edson Ferrarini a homenagem ao Dia do Comerciário realizada no dia 15 de outubro de 2012, em Sessão Solene na Assembleia Legislativa. A valorização e o reconhecimento dedicado à categoria marcam o compromisso de Vossa Senhoria com os trabalhadores do comércio. Sindicato dos Comerciários, assinada pelo Presidente Ricardo Patah”. Orgulho-me e me emociono. Obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. RICARDO PATAH - As homenagens continuam. Como todos sabem, a melhor expressão de sentimento para demonstrar a capacidade do ser humano de transcender a uma série de questões é a música. Tanto é que nós tivemos um aluno que nos orgulha, o Cabral. E eu quero ver se tem professor de violino, porque eu quero aprender a tocar violino. Eu acho que quanto mais o ser humano, se tiver condição, exercitar uma atividade que pode trazer na realidade, pode lavar a alma como se diz. Da maneira que esse aluno tocou, ele começou sem saber onde eram as teclas, daqui a pouco ele será professor. E por falar em professor, hoje é Dia dos Professores. Uma salva de palmas aos Professores. O professor do Cássio tem que ser aplaudido, porque ele ensinou bem. Hoje, é lógico, é um dia de homenagens. Não podemos esquecer que depois das homenagens, nós temos que continuar nas lutas para não deixar fechar shoppings, para fazer com que as nossas convenções não sejam violadas. Hoje é um dia de homenagens, mas amanhã vamos todos continuar as nossas lutas.

E como eu estava dizendo, nós vamos fazer mais uma homenagem ao nosso Deputado. Nós convidamos uma pessoa que o Deputado gosta muito, é um tenor. E esse tenor vai cantar três músicas para nós. É o Jorge Durian e o Tiago Reis, em homenagem ao nosso querido Deputado. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Um abraço para você, Jorge Durian, meu querido amigo Pavarotti. Parabéns à Giovanna, por essa magnífica apresentação.

Os senhores podem assistir a essa Sessão Solene na íntegra no próximo sábado, que será transmitido às 21 horas pela TV Assembleia Legislativa, pelos canais 66 da TVA, 13 da NET, 61.2 da TV Digital.

Após o encerramento, que será nos próximos minutos, nós vamos convidar todos para, no Hall Monumental, assistirmos aos alunos de tango do sindicato, Regina, Joel, Nilza, José, Sueli, Armando, Ligia e José, acompanhados pela querida Professora Zélia, profissional do mais alto gabarito e competência. (Palmas.) Parceira do sindicato a quem agradecemos o carinho de sua presença. Irão se apresentar sob o som do famoso tango “Por Una Cabeza”, de Carlos Gardel; após, será servido um coquetel a todos os presentes. Um coquetel muito bem preparado também. Quero que todos fiquem de pé para dar um abraço no Patah, que foi na sexta-feira. Todo mundo aplaudindo o Ricardo Patah. (Palmas.) O do Josimar também, parabéns a ele. (Palmas.)

Esgotado o objeto da presente sessão, essa Presidência agradece aos presentes, aos funcionários da Casa e a todos que colaboraram para o êxito dessa solenidade. E convida para a apresentação da dança no Hall Monumental, com os alunos do sindicato e a Professora Zélia. Agradecemos o carinho da sua presença. Agradecemos a todos vocês. E essa Sessão Solene está encerrada. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 46 minutos.

 

* * *