23 DE NOVEMBRO DE 2009

069ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO “60º ANIVERSÁRIO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NUTRIÇÃO”

 

Presidente: MARIA LÚCIA PRANDI

 

RESUMO

001 - MARIA LÚCIA PRANDI

Assume a Presidência e abre a sessão. Em seguida, nomeia as autoridades presentes e registra correspondência recebida. Comunica que  esta sessão solene foi convocada pelo Presidente Barros Munhoz, por solicitação da Deputada Maria Lúcia Prandi, ora na direção dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o "60º Aniversário da Associação Brasileira de Nutrição". Convida o público presente a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro Subtenente  PM, Músico Maurício Risério.

 

002 - Presidente MARIA LÚCIA PRANDI

Anuncia a apresentação do Coral da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo - CAASP - OAB, sob a regência do Maestro Renato Teixeira Lopes.

 

003 - Presidente MARIA LÚCIA PRANDI

Lembra que a Nutrição é uma ciência que estuda os alimentos para melhor aplicá-los às necessidades nutricionais do homem e que o nutricionista é profissional da saúde, compromissado com o bem-estar e a qualidade do viver. Informa que a Asbran foi fundada no Rio de Janeiro, em 31 de agosto de 1949. Enfatiza que a Asbran está consolidada como referência na defesa da segurança alimentar no Brasil e comprometida com a defesa do alimento de qualidade para todos os cidadãos. Presta homenagem, com entrega de placa comemorativa aos 60 anos da Associação Brasileira de Nutrição, à Presidente da Asbran, Doutora Márcia Fidelix.

 

004 - MÁRCIA FIDELIX

Cumprimenta as autoridades presentes e fala da importância de comemorar os 60 anos da Asbran, que surgiu depois dos quatro primeiros cursos de Nutrição, no País. Informa que a Asbran tem o intuito de representar os interesses das nutricionistas, desenvolver estudos e pesquisas na área da nutrição e servir à população com uma competência cada vez maior. Parabeniza a todos.

 

005 - Presidente MARIA LÚCIA PRANDI

Anuncia a apresentação de vídeo institucional da Associação Brasileira de Nutrição.

 

006 - MARIA LÚCIA PRANDI

Anuncia  homenagem da Asbran para 12 ex- presidentes da Associação, com entrega de placa e de certificado.

 

007 - MARIA HELENA VILLAR

Cumprimenta as autoridades presentes, agradece a homenagem e fala da história das ex-presidentes que deixaram um saldo positivo de seu trabalho em benefício da população e das nutricionistas.

 

008 - MARIA DE FÁTIMA GIL

Fala de sua emoção em participar desta homenagem. Diz que conheceu a Nutrição através dos livros de Josué de Castro, que eram proibidos na década de 60. Informa que atua na área de ensino e que é professora na Universidade Federal de Goiás e presidente da Federação Brasileira de Nutrição. Refere-se ao Congresso da Fome, que organizou em 1987 e lembra que a Associação Brasileira de Nutrição sempre esteve à frente dessa problemática. Parabeniza a todos.

 

009 - MARIA DO SOCORRO QUIRINO ESCODA

Saúda todas as colegas e lembra que a sua gestão foi em 1989 a 1992. Diz que inseriu as questões obrigatórias do exercício da profissão no País e a obrigatoriedade da vigilância nutricional. Fala da importância de homenagear as pessoas que estão vivas e trabalhando.

 

010 - NINA DA COSTA CORRÊA

Vice-presidente do Conselho Federal de Nutricionistas, cumprimenta a Asbran e as homenageadas. Destaca a participação das nutricionistas e das entidades, lembrando que sempre houve união, integração e respeito. Reportando-se ao papel da nutricionista, fala da importância de a sociedade estar bem alimentada e bem assessorada.

 

011 - Presidente MARIA LÚCIA PRANDI

Anuncia a apresentação do Coral da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo - CAASP - OAB, sob a regência do Maestro Renato Teixeira Lopes.

 

012 - Presidente MARIA LÚCIA PRANDI

Anuncia a  troca de insígnias entre nutricionistas escolhidas, com leitura de texto explicativo para condução do evento, pela Senhora Vice-Presidente da Asbran, Doutora Virgínia Nascimento.

 

013 - VIRGÍNIA NASCIMENTO

Vice-Presidente da Asbran, informa que as insígnias são um simbolismo que representa a passagem do tempo e o encontro de diversas gerações de profissionais.

 

014 - Presidente MARIA LÚCIA PRANDI

Agradece às autoridades, aos funcionários desta Casa e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade, convidando a todos para coquetel no Hall Monumental. Declara esgotado o objeto da sessão. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão a Sra. Maria Lúcia Prandi.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE – MARIA LÚCIA PRANDI - PT - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA PRANDI - PT - Boa-noite a todos. Temos a honra de compor a Mesa com a Dra. Márcia Fidelix, presidente da Asbran, Associação Brasileira de Nutrição, a homenageada de hoje; com a Dra. Nina da Costa Corrêa, vice-presidente do Conselho Federal de Nutricionistas, representando a presidente, Dra. Rosane Nascimento; e temos a honra também de contar com as seguintes presenças: Dra. Fernanda Vaz, conselheira efetiva do Conselho Regional de Nutricionistas da 4ª região, Rio de Janeiro e Espírito Santo; Sra. Carmen Wills, representando a Sra. Lieselotte Ornellas, pioneira na profissão de nutricionista; Sra. Dilian Silva, da Coordenação Geral de Política de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde; Sra. Maria Terezinha Antunes, presidente da Associação Brasileira de Educação e Nutrição; Sra. Jacira Santos, da Associação Gaúcha de Nutrição; Sra. Adriana Costa, do Centro Universitário Augusto Mota, do Rio de Janeiro; Sr. Ney Cardoso, representando o Deputado Estadual Antonio Salim Curiati; Sra. Silvana Frade Galvão, vice- presidente do CRN-6; Sra. Olga Maria Amâncio, presidente do Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª região; Engenheiro Agrônomo Sr. José Otávio Menten, diretor executivo da Associação Nacional de Defesa Vegetal; Sra. Goretti Burgos, vice-presidente da Associação Pernambucana de Nutrição.

Queremos agradecer também as presenças de todos os que não foram nominados, mas são todos igualmente importantes e representativos para nós.

Recebemos mensagens de congratulações: do gabinete do Sr. Ministro Patrus Ananias; do Sr. Ministro de Estado do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel; do representante do Cerimonial do Governo do Estado de São Paulo; do Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado, João Sampaio; do Secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin; da Sra. Profª. Suely Maria Baliza Dias, reitora da Universidade de Belo Horizonte; da Profª. Marlene Salgado de Oliveira, reitora da Universidade Salgado de Oliveira; da Sra. Christiane Amaral Lunkes Argenta, reitora do Centro Universitário de Lavras; do Governo do Ceará, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior; da vice-reitora da Universidade Norte do Paraná, Wilma Jandre Melo; do Sr. Álvaro Batista Camilo, Coronel PM Comandante do Estado de São Paulo; do Prefeito da Cidade de São Paulo, Sr. Gilberto Kassab; do Sr. Josete Ramos, nutricionista.

Sras. Deputadas e Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente efetivo da Casa, Deputado Barros Munhoz, atendendo solicitação desta Deputada, com a finalidade de comemorar os 60 anos, Jubileu de Diamante, da Associação Brasileira de Nutrição, Asbran.

Convido todos os presentes para que, de pé, ouçamos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar, sob a regência do subtenente PM Maurício Risério.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA PRANDI - PT - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar, a todos os seus membros, especialmente a regência do Subtenente PM Maurício Risério.

Vamos agora assistir à apresentação do Coral da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo, CAASP/OAB, sob a regência do maestro Renato Teixeira Lopes, que nesta abertura nos brindará com sua apresentação.

 

* * *

 

 - É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA PRANDI - PT - Agradecemos a belíssima apresentação do coral da CAASP/OAB, sob a regência do maestro Renato Teixeira Lopes, que nos brindará ao final da solenidade, mais uma vez.

Quero também anunciar a presença da Dra. Virgínia Nascimento, vice-presidente da Asbran.

Senhoras e senhores, vou fazer agora a minha singela homenagem, parabenizando os 60 anos da Asbran. Gostamos sempre de começar com música, porque é alegria, é arte, e as músicas escolhidas, “o sol iluminando por onde nós vamos indo”, penso que os 60 anos da Asbran é bem isso. E também é a alegria de poder olhar para trás, e ver o que fez. As músicas foram profundamente inspiradoras.

Senhoras e senhores, em inúmeros e incontáveis momentos de nossas vidas repetimos o ato de nos alimentarmos.

A percepção do alimento como fornecedor e mantenedor da vida confere uma interpretação sagrada ao ato de ingerir o pão de cada dia.

Busco a essência para salientar a importância deste momento em que nos reunimos, solenemente, para comemorar os 60 anos de história da Associação Brasileira de Nutrição - Asbran.

Pontuemos: a Nutrição é uma ciência, que estuda os alimentos para melhor aplicá-los às necessidades nutricionais do homem. E o nutricionista é um profissional da Saúde, compromissado com o bem-estar e a qualidade do viver.

Vida e dignidade. A força destas duas palavras estão no cotidiano do profissional de Nutrição.

Corria o ano de 1949, na bela Rio de Janeiro, então Capital da República, em 31 de agosto, nascia a Associação Brasileira de Nutrição - Asbran, denominada, à época, Associação Brasileira de Nutricionistas, passou a incorporar as lutas, os sentimentos, as expectativas, as inquietações e o compromisso de um grupo preocupado em promover a ciência da Nutrição.

Sob o signo da luta, nascia a primeira célula associativa dos nutricionistas.  Tornou-se, depois, Federação Brasileira das Associações de Nutricionistas - Febran -, e, por fim, recebeu a denominação atual, em evolução permanente no processo de conquista de novos tempos.

A Asbran ressoa no cenário nacional e ascende no universo da Nutrição como símbolo de compromisso com a defesa da vida.

Talhada em muitos embates, vigorosa pela força dos seus integrantes, a Associação Brasileira de Nutrição não tem fins lucrativos e atua em âmbito nacional, mesclando atividades, ações e lutas de caráter técnico-científico, cultural, social e político.

Seis décadas passadas daquele 1949, o Jubileu de Diamante chega embalado pela grandeza de uma história de resistência, em um mundo de desistências, e de união, em um mundo tão esfacelado por desagregações.

A Asbran atua para um universo de 80 mil profissionais e possui 12 entidades estaduais afiliadas, mostrando a sua força e traduzindo a certeza de uma trajetória vitoriosa.

Em um trabalho cotidiano, persistente, dinâmico, a Asbran abraça inúmeras frentes de batalha.

Está atenta para estimular a formação e a especialização do profissonal da área. Busca verificar e acompanhar novas concepções curriculares na educação superior. Atua para abrir novos mercados de trabalho, divulgando as experiências exitosas e apontando as áreas promissoras para a atuação profissional.

Vai além, propondo discussões sobre empreendedorismo e liderança  moderna e buscando desenvolver as competências do nutricionista enquanto gestor.

Valorizando a Nutrição como ciência, trabalha firmemente para que os nutricionistas sejam reconhecidos como fundamentais na defesa da saúde; para que sejam valorizados como essenciais para uma vida saudável; para que sejam identificados como profissionais comprometidos com a vida plena de qualidade a que todo ser humano aspira e tem direito.

A Asbran projeta-se como defensora vigorosa da população brasileira na conquista de alimentos seguros e saudáveis. Acompanha de perto as tendências da alimentação contemporânea e investiga as consequências das transformações dos hábitos alimentares.

A organização está consolidada como referência na defesa da segurança alimentar no Brasil. Projeta-se, nacionalmente, como uma organização comprometida com a defesa do alimento com qualidade, para todos os cidadãos.

Esses compromissos nos remetem a uma pessoa muito especial na história da Asbran e da Nutrição no Brasil. Reverenciemos Lieselotte Hoeschl Ornellas, pioneira da Nutrição no Brasil, que reside no Rio de Janeiro e há de saber que seu mérito está sendo hoje lembrado.

Enfermeira, catarinense, especializou-se em Nutrição e aliou seus conhecimentos a uma consciência profundamente humanista, orientando-se por uma perspectiva antropocêntrica.

Seu exemplo maior sempre foi seguido pela Asbran, e em particular pela atual diretoria, a qual carinhosamente saúdo e parabenizo, na pessoa da presidente Márcia Fidelix.

Na defesa da segurança alimentar, a Asbran interpreta e busca a total compreensão de fatores biológicos, sociais, políticos e culturais para criar soluções onde a justiça se faça presente.

Foram necessários muitos embates para que a Asbran atingisse o patamar em que se encontra hoje.

O primeiro Congresso Brasileiro de Nutrição, em 1958, é um marco histórico na consolidação da entidade.

Com organização, resistência e luta, a Asbran conquistou o projeto de lei 904/59, de autoria do médico e deputado federal Josué de Castro, dispondo sobre o Ensino Superior de Nutrição e regulando o exercício da profissão, entre outras conquistas.

Josué de Castro, devemos destacar, presidente emérito da Asbran, pioneiramente mapeou o drama da fome no Brasil e no mundo, movendo uma ação global em defesa dos que, à mingua, estavam à margem da cidadania.

Uma década de lutas depois, era editada a Portaria Ministerial 3.424, pela qual os nutricionistas foram reconhecidos como profissionais liberais nutricionistas ou dietistas. A conquista consolidou mais uma importante vitória de uma organização que se fazia efetivamente marcante.

A inauguração da sede própria, em 1969, no Rio de Janeiro, representou um novo marco, fortalecendo a unidade.

A casa própria, símbolo de proteção deu novo impulso e instigou, ainda mais, o desejo de luta.

Entre tantos fatos e conquistas na trajetória da Asbran, é indissociável seu compromisso com as questões mais candentes do país, relacionadas à alimentação e à nutrição, pioneiramente erguendo a bandeira do combate à fome.

Faz parte das vitórias dos profissionais da área a constituição da Comissão Intersetorial de Alimentação e Nutrição (Cian), integrando o Conselho Nacional de Saúde.

Outra conquista sem precedentes: a criação do Fórum Brasileiro de Segurança Alimentar e Nutricional, que atua fortalecido pela inserção em redes mundiais relacionadas a segurança alimentar.

E não é só: no Fórum das Entidades Nacionais dos Trabalhadores da Saúde (Fentas) um nova frente de atuação se apresenta.

Na linha ascendente de avanços, como não citar o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) criado em 2003, assessora a Presidência da República na formulação de políticas, para que o Brasil garanta o direito humano à alimentação. Fome zero, sabemos, é o objetivo maior no Brasil de hoje.

Ter o sagrado alimento à mesa, alimentar-se de forma saudável, preencher as necessidades nutricionais, em todas as fases da vida. A Asbran não perde essas perspectivas em um Brasil que sonha, transforma-se e expurga desigualdades.

Conjugando saberes e competências, a Asbran está atenta e vigilante para colocar em discussão temas contemporâneos e recorrentes.

Busca respostas, aponta, reivindica e propõe alternativas em questões que envolvem desde a alimentação escolar até a nutrição do trabalhador.

A influência da televisão nos hábitos alimentares não passa despercebida à Asbran.

A importância do aleitamento materno faz parte de um trabalho cotidiano de conscientização.

Não escapa à Asbran a preocupação com a realidade nutricional de crianças atendidas em creches e educandários,

Na comparação entre alimentos orgânicos e os tradicionais, a Asbran recomenda e alerta. Faz o mesmo em relação aos alimentos prontos para consumo, os enlatados tão presentes na vida moderna.

O que fazer se a pressão arterial está associada ao consumo excessivo de sódio e as mortes por doenças cardíacas lideram as estatísticas?

A Asbran coloca essas questões em debate, assim como reconhece a obesidade como epidemia. Preocupa-se., igualmente, com as cada vez mais frequentes cirurgias bariátricas e assusta-se ao verificar que alguns pacientes buscam o aumento de peso, propositadamente, para ter a indicação cirúrgica. quais são, depois, as implicações nutricionais?

A multiplicação dos restaurantes tipo self-service entra no roteiro de discussões da Asbran, que também volta a atenção para os restaurantes populares, onde o baixo preço da refeição não pode e não deve significar baixa qualidade alimentar.

A polêmica que envolve os alimentos transgênicos está presente nas discussões. Quais os riscos para o consumidor? Quais as questões éticas que estão envolvidas?

Os transtornos alimentares, como a anorexia e a bulimia, são temas recorrentes na agenda de debates da Asbran. em um mundo desigual, onde falta pão à mesa de tantas famílais, é espantoso constatar o fenômeno social da fome autoinduzida. as principais vítimas, é angustiante, são jovens, meninas, entre 14 e 18 anos de idade.

O uso indiscriminado de suplementos alimentares acompanha a linha de preocupações.  que tempos são esses em que o indivíduo, o jovem principalmente, tem obscurecida a percepção de si mesmo no mundo?

Nutrigenética, Nutrigenômica... os estudos avançam e a Asbran coloca a temática na ordem do dia.

Quais as tendências da alimentação contemporânea? Qual a real ameaça da escassez de alimentos?  quais serão as dietas,do futuro?

A Asbran vai à luta para tornar realidade o artigo segundo da lei 11.346/2006, que trata da segurança alimentar e reza:

“A alimentação adequada é direito fundamental do ser humano, inerente à dignidade da pessoa humana e indispensável à realização dos direitos consagrados na Constituição federal, devendo o Poder público adotar as políticas e ações que se façam necessárias para promover e garantir a segurança alimentar e nutricional da população”.

A Asbran fiscaliza, acompanha, denuncia, quer ver colocado em prática o Sistema Nacional de Segurança Alimentar, e está de olho nas políticas governamentais implementadas, ou não, para fazer valer o Sisan.

Sem partidarismo, mas com muita política em suas lutas, a Asbran quer fazer valer o conceito de segurança alimentar, enquanto "direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde, que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis". (Art. 3º da lei 11.346/2006).

Mas a Asbran bem sabe que o Brasil tem outras fomes.  Por isso, durante quatro anos, de 2002 a 2006, trabalhou com assentamentos rurais da região Centro-Oeste do Brasil, no projeto Fome de Letras.  Nesse trabalho, exemplarmente, associou alfabetização de adultos com promoção da saúde e segurança alimentar, fortalecendo indivíduos e comunidades para que cidadania seja plena em suas vidas.

Se o Brasil hoje desponta no mercosul como uma grande potência da nutrição, a Asbran tem participação efetiva nesse mérito.

Parabéns a todos e todas que ajudaram e ajudam a construir esta história, da qual pincei algumas passagens, desculpando-me desde já por involuntárias omissões.

Sinto-me com o espírito em festa, regozijado, alimentado pela energia do trabalho militante, persistente, resistente e vitorioso da Associação Brasileira de Nutrição.

Parabéns e muito obrigada! (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - Maria Lúcia Prandi - PT - Agora, vamos entregar à Presidente da Asbran, Dra. Márcia Fidelix, uma homenagem para que guarde esta comemoração.

 

* * *

 

 - É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

A SRA. MÁRCIA FIDELIX - Boa-noite a todos. Vou ler a homenagem que foi feita à Asbran e a todos que nós que fizemos, fazemos ou faremos a Asbran:

“Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Deixe o alimento ser sua medicina e o seu remédio. Hipócrates, 400 a.C. Homenagem à Asbran, Associação Brasileira de Nutrição, pelos seus 60 anos dedicados à defesa dos mais de 60 mil profissionais da Nutrição e do direito da população brasileira a uma alimentação segura e saudável. 23 de novembro de 2009.”

Esta homenagem é nossa, dos nutricionistas. Parabéns a nós! (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - Maria Lúcia Prandi - PT - Agora, vamos ouvir a Dra. Márcia.

 

A SRA. MÁRCIA FIDELIX - Boa-noite a todos. Ilustríssima Deputada Estadual Maria Lúcia Prandi; caríssima nutricionista, vice-Presidente do Conselho Federal de Nutricionistas, Nina da Costa Corrêa, minha colega de sempre; prezada diretoria da Asbran; entidades presentes; conselhos; sindicatos; caríssimos nutricionistas presentes; demais colegas, as experiências da terra são curtas: ainda que algumas vezes nos pareçam longas!

Cada um de nós,temos marcos importantes para avaliar a passagem do tempo.

Nós, nutricionistas brasileiros, hoje estamos aqui para comemorar as seis décadas de existência da Associação Brasileira de Nutrição - Asbran.

Certamente, já estivemos em situação festiva como esta, mas ao se comemorar a vivência de uma prática profissional em nutrição, tão intensa, em presença de profissionais ilustres que marcaram uma época o prazer aumenta.

Como presidente atual da Asbran, a todos, tenho a honra de dizer do quanto estou orgulhosa pelo momento, e vislumbro comemorações futuras onde os que nos sucedam, sejam capazes de demonstrar a entidade, cada vez mais fortalecia, este foi o legado que recebemos!

Do livro "Histórico do Nutricionista no Brasil", retiramos que a entidade surge depois da existência dos quatro primeiros cursos de Nutrição, no país:

- o primeiro do Instituto de Higiene de São Paulo, criado em 1939, atual Curso de Graduação em Nutrição do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo;

- os cursos técnicos do Serviço Central de Alimentação, criados em 1940, no Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Industriários (IAPI), e que em 1943 deram origem, ao Curso de Nutricionistas do Serviço de Alimentação da Previdência Social (SAPS), atual Curso de Graduação em Nutrição da Universidade do Rio de Janeiro - UNI-RIO;

- o Curso de Nutricionistas nascido em 1944, na Escola Técnica de Assistência Social Cecy Dodsworth, e atual Curso de Graduação em Nutrição da Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ;

- e o curso de Nutricionistas originado em 1946, na Universidade do Brasil atual Curso de Graduação em Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

E foi em 31 de agosto de 1949, fundada a primeira entidade brasileira da classe, a Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), que tinha o intuito de representar e defender os interesses dos nutricionistas/dietistas, bem como desenvolver estudos e pesquisas no campo da Nutrição.

Por conseguinte, a partir de então, a data 31 de agosto passou a ser comemorada como o "Dia do Nutricionista".

A ABN teve como sua primeira presidente a nutricionista Firmina Sant'Anna, pioneira na chefia de um Serviço de Alimentação; responsável pela organização do Serviço de Nutrição do Hospital dos Servidores Públicos do Rio de Janeiro.

A esta ilustre profissional, a história atribui também ter sido a responsável pelo desenho do emblema da profissão, constante de ramo de trigo, balança e cobra, nas cores verde e branca.

No mundo o ano de 1949, era marcado por notícias de guerra, enquanto a ciência tinha Einstein expondo a teoria da gravitação.

No Brasil, em outubro deste mesmo ano, a revista "O Cruzeiro", de grande circulação no país, a época, trazia uma notícia de interesse direto para os nutricionistas. Parte do texto dizia: "o aumento do leite foi autorizado pelo Executivo, mesmo depois de parecer contrário da comissão de preços, e aponta para uma leviandade criminosa, com que se majora  um produto essencial à nutrição da infância do país, condenando-a uma maior fome", a nota explica que a resposta havia sido apoiada por depoimentos técnicos de especialistas". Como se vê, nossas lutas e desafios são ainda iguais.

E se neste discurso tenho a incumbência de dar realce a história, das entidades filiadas a Asbran, precisamos resgatar que a atual Associação de Nutrição do Rio de Janeiro-Anerj, tem sua criação conjunta com a Asbran, ou seja, nasce como ABN.

E evoluindo cronologicamente, chegamos em 04 de fevereiro de 1954, quando na Faculdade de Higiene e Saúde Pública da USP, foi fundada a Associação das Nutricionistas da USP (Anusp), com a liderança da nutricionista Maria Lúcia Ferrari Cavalcanti, brilhante profissional desta cidade, São Paulo.  E que desde 1982 foi designada Associação Paulista de Nutrição (Apan).

Em 1959 ocorre a criação da Associação dos Nutricionistas da Bahia (Anba) nascida com sede na residência da Dra Carmen Bacelar, sua primeira presidente.

Em 1956, dietistas  do Rio Grande do Sul organizam o Grêmio dos Dietistas, e passam a participar de reuniões periódicas integrando a Associação Brasileira de Nutricionistas-ABN, a seguir surge a Associação Gaúcha de Nutrição- Agan que teve registro anterior do nome Associação de Nutricionistas do Rio Grande do Sul- Anurgs.

Em 04 de novembro de 1960, a atual Associação Pernambucana de Nutrição- APN, foi fundada como "Associação Brasileira de Nutricionistas - secção de Pernambuco".

O realce a ser dado as entidades surgidas até a década de 60, é merecido pela representatividade que tinham, pois a profissão ainda não contava com a força do Conselho Federal.

O lançamento do Boletim nº 1 , com um artigo sobre "Alimentação e População" escrito pelo Dr. Josué de Castro, Presidente Honorário da ABN e, outro artigo intitulado "Nutricionista: uma Profissão" de autoria da Prof.  Lieselotte H. Ornellas, Presidente da ABN, em agosto de 1959 foi destaque nacional e deu visibilidade aos feitos da área naqueles tempos.

Em 13 de julho de 1963, o primeiro Código de Ética Profissional do Nutricionista, apreciado e aprovado pelas entidades estaduais foi elaborado por Lieselotte Ornellas, Enilda Gouveia e Therezinha Diniz, que tinham clareza das necessidades legais de uma profissão que se firmava no país.

Alicerçado por todo um trabalho competente, em 1964 a ABN deu entrada no Conselho Federal de Educação o pedido de revisão da carga horária dos cursos de Nutrição, ampliando-se para 2800 horas, para possibilitar melhor formação do profissional.

Muitos outros processos, apoiados pela maioria dos Diretores das Escolas de Nutrição do País, foram pela ABN encaminhados ao Conselho Federal de Educação, sempre em defesa da profissão em todo o país.

Em 1970, quando da realização do Congresso Brasileiro, em Salvador, aprovou-se, por proposta dos demais Estados, a criação de uma Federação Brasileira de Associações de Nutricionistas.  Nascendo assim a Febran, com uma diretoria representativa de todos os Estados.

Por toda esta história, evoluindo junto dos avanços das ciências da saúde, no cenário brasileiro queremos ser identificados como uma categoria profissional que presta serviços à saúde ao povo, e com competência cada vez maior.

Muitas outras filiadas nasceram a partir da década de 1970, quando o número de cursos de graduação em Nutrição aumentou e a pós graduação se consolidou.

São nossas filiadas mais jovens a Associação Alagoana de Nutrição, Associação Catarinense de Nutrição, Associação de Nutrição do Rio Grande do Norte, Associação Paraibana de Nutrição, Associação Roraimense de Nutrição, Associação Sul-Mato-Grossense de Nutrição e Associação de Nutrição do Estado do Espírito Santo.

A interação das nossas entidades de classe paralelas - o Conselho Federal e a Federação Nacional de Nutrição  dará aos nutricionistas associados nas filiadas que congregamos, a força de que precisam para suas conquistas locais, e esta intimidade deve ser garantida em prol do desenvolvimento da profissão.

Que as lembranças de todos os tempos da entidade, ainda muito vivas, tragam para cada um de nós mais motivos para o sucesso.

Precisamos continuar contribuindo para que as pessoas busquem o nutricionista como profissional de saúde qualificado e atualizado.

Criamos ano passado a Revista da Associação Brasileira de Nutrição - Rasbran, que tem como objetivo a difusão científica nacional com contribuição significativa para todas as áreas. A revista publica resultados de investigações, estudos teóricos, revisões críticas da literatura e atualidades relevantes para a profissão, em consonância com as tendências contemporâneas de interdisciplinaridade entre as diversas áreas de conhecimento.

Temos procurado garantir as representações permanentes em fóruns e organismos nacionais e internacionais que lutam, como nós, pelo direito humano à alimentação adequada.

Findas estas minhas palavras agradeço a presença de todos neste dia tão especial para a Asbran e afirmo que guardarei no coração este momento ímpar.

E lembrando um parágrafo de texto caldaico do séc. VI a.c., sobre o bem e o mal:“para o equilíbrio a natureza  obriga que a quantidade de acontecimentos maus na vida de um homem iguale-se sempre a quantidade de acontecimentos favoráveis. O homem lúcido que optou pela vida, com o consentimento dos deuses, ou de um dom maior, tem o poder magno de alterar esta lei.  Na sua vida, os acontecimentos favoráveis estarão sempre em maioria.  Esta é uma cortesia que a natureza faz com os homens lúcidos".

Que sejamos lúcidos, e tenhamos muitos outros anos de comemoração pelas conquistas da Nutrição no Brasil, da Asbran com suas filiadas em diversos estados!

Parabéns a todos

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA PRANDI - PT – Parabéns, à Dra. Márcia. Teremos agora a apresentação de um breve histórico da Asbran.

 

* * *

 

 - É feita a apresentação de vídeo.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA PRANDI - PT - Parabéns pela lindíssima apresentação, que nos relembra parte dos compromissos da Asbran.

Teremos agora uma homenagem da Asbran, da diretoria atual, para 12 ex-presidentes da Associação, com entrega de placa e certificado. Chamo para fazer a entrega a Dra. Márcia. Período da Associação Brasileira de Nutrição, ABN: Lieselotte Hoeschl Ornellas, Rio de Janeiro, de 1958 a 1960, neste ato representada por Carmem Hoeschel Wills, sua irmã. (Palmas.)

 

* * *

 

 - É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA PRANDI - PT - Neuza Therezinha Cavalcante, Rio de Janeiro, 1968/1970, 1970/1972 e 1981 a 1983, representada por Maria Helena Villar. (Palmas.)

 

* * *

 

 - É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA PRANDI - PT - Período Febran: Maria José Machado Rodrigues de Castilho, Rio de Janeiro, 1972/1974, representada por Virgínia Nascimento. (Palmas.)

 

* * *

 

 - É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA PRANDI - PT - Josette Ramos, 1975/1977, representada por Maria José Lira. (Palmas.)

 

* * *

 

 - É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA PRANDI - PT - Também chamamos a Dra. Virgínia, vice-Presidente, para fazer a entrega em conjunto com a Dra. Márcia.

Maria Helena Villar (SP) - 1983/1985. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA PRANDI - PT - Maria de Fátima Gil (GO) - 1985/1987. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA PRANDI - PT - Maria do Socorro Escoda (RN) 1991/1994. (Palmas.)

 

* * *

 

 - E feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA PRANDI - PT - Período Asbran: Josely Ferreira Durães Pacheco. 1991/1994, representada por Márcia Regina de Araújo Pontes. (Palmas.)

 

* * *

 

 - É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA PRANDI - PT - Albaneide Maria Lima Peixinho. 2001/2003, representada por Iara Melo. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA PRANDI - PT - Joana D’Arc Pereira Mura (SP) 2002/2003. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA PRANDI - PT - Chamamos agora a Dra. Virgínia Nascimento, vice-Presidente, para entregar para Andréa Polo Galante - 2003/ 2007 e 2007/ 2008, representada por Maria José Lira. (Palmas.)

 

* * *

 

 - É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA PRANDI - PT - Pedimos agora a Dra. Virgínia que entregue à atual Presidente de 2008/2010, Márcia Samia Pinheiro Fidelix. (Palmas.)

 

* * *

 

 - É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA PRANDI - PT - As homenagens são mais que merecidas. Comentávamos que 60 anos não se faz em um dia, acima de tudo não se faz com uma pessoa. Então a todos que construíram a história até hoje, nossos parabéns, mais uma vez.

Vamos passar a palavra, para uma breve saudação, a Dra. Maria Helena Villar.

 

A SRA. MARIA HELENA VILLAR - Presidente da Asbran, Dra. Márcia Fidelix, Srs. Deputados presentes, autoridades, convidados especiais, meu irmão e meu sobrinho que estão aqui presentes, minhas colegas que deixo de dizer o nome porque todas são minhas irmãs pelos anos que temos de trabalho em conjunto, primeiro, vou falar em nome de Neuza Therezinha de Cavalcante e alguma coisa sobre a Lieselotte Ornellas.

Lieselotte Ornellas está com 92 anos, lúcida, inteligente, interessada nos assuntos de Nutrição e conversa comigo semanalmente ou por e-mail. Muito tarde ela começou a usar a informática e até hoje ela é aquela nutricionista que nos dá o exemplo pela vitalidade, lucidez e disposição para a vida.

Lieselotte Ornellas acaba de ser homenageada pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. A Assembleia Legislativa homenageava todos os nutricionistas do Brasil pela coragem, força e disposição de fazer alguma coisa pela nossa população e, ao mesmo tempo, defender a nossa categoria de nutricionista.

Neuza Therezinha Cavalcante e Lieselotte Ornellas pertencem ao grupo que fundou a ABN, um grupo aguerrido, atuante do Rio de janeiro que tomou a si a incumbência de nos transformar em membros atuantes da sociedade. A elas devemos o que somos hoje, como, também, devemos, nas décadas posteriores, aos nossos colegas que pertenceram a Associações de Classe que nos defenderam e defenderam a população brasileira, sem que isso fosse necessário.

Ao mesmo tempo quero agradecer a homenagem que me foi prestada lembrando três paulistas que deixaram um exemplo para nós: Celina de Moraes Passos, Olga Laskani e Maria Lúcia Ferrari Cavalcanti. (Palmas.)

Celina de Moraes Passos foi uma nutricionista exemplar e orgulho de São Paulo. Foi presidente da Associação e deixou um saldo muito positivo do seu trabalho. Ela trabalhou na instalação do restaurante da Itaipu junto com Olga Laskani. Trabalhou também com o Dr. Odair Pedroso, que estabeleceu os parâmetros para o Serviço de Nutrição e Dietética Hospitalar em hospitais como o das Clínicas. Ela sempre nos passou a imagem de fortaleza, de disposição para a vida, para o trabalho em benefício da população, em benefício do nutricionista.

Olga Laskani teve o mérito de criar em São Paulo o primeiro escritório de planejamento e instalação de cozinhas e restaurantes industriais Era minha amiga também, como Celina de Moraes Passos.

Maria Lúcia Cavalcanti foi professora da Universidade de São Paulo na Faculdade de Saúde Pública, onde atendeu a muitos colegas nossas sempre com disposição para ensinar. Foi professora de várias turmas. Fundou a Anusp, Associação das Nutricionistas da Universidade de São Paulo, que depois mudamos para Associação de Nutricionistas da Universidade de São Paulo porque começamos a contar com a presença de homens no Curso de Nutrição. Hoje chamamos de Associação Paulista de Nutrição. Maria Lúcia Cavalcanti foi um exemplo de mãe, filha e professora para todos nós.

Obrigada a todas as nutricionistas que fundaram e trabalharam na Apan dando seu sangue para que São Paulo pudesse se orgulhar da classe.

Meus agradecimentos à Mesa pela homenagem tão bonita e comovente.

Obrigada a você, Márcia, pelo seu trabalho que é dignificante.

Parabéns a todos. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA PRANDI - PT - Parabéns Maria Helena Villar.

Agora chamamos a ex-Presidente Maria de Fátima Gil para a sua saudação.

 

A SRA. MARIA DE FÁTIMA GIL - Boa-noite. Meus cumprimentos à Mesa, aos colegas de trabalho e aos homenageados.

É muito emocionante participar de uma homenagem como esta. Quero lembrar que conheci Nutrição antes de saber que existia a profissão. Conheci Nutrição através dos livros de José de Castro, que eram proibidos na década de 60 - eu entrei na universidade na década de 70. Então antes de saber que existia a profissão eu já conhecia um pouco dos problemas da fome no Brasil e no mundo. Escolhida a profissão, comecei a participar da Associação Gaúcha de Nutricionistas - trabalho em Goiás mas sou gaúcha - onde fui descrevendo toda uma trajetória ligada à nutrição na área de ensino. Sou professora da Universidade Federal de Goiás. Aproveito para dizer que estou aqui representando o Curso de Nutrição da Universidade Federal de Goiás também.

Quando a gente se interessa por algo, acaba se envolvendo bastante. Dessa forma me envolvi com a Associação de Nutrição de Goiás e depois com a Federação Brasileira de Nutrição, sendo presidente de 85 a 88, quando descrevi essa trajetória, que foi uma experiência de vida muito importante, um amadurecimento de vida e de estudo. Na época - 1987 - organizamos um congresso que foi chamado Congresso da Fome. Hoje, 22 anos depois, apesar de termos problemas com obesidade, continuamos tratando da fome. E a ABN sempre esteve à frente desta problemática, basta olharmos a história da Nutrição no Brasil. Em que pese os posicionamentos políticos se alterarem em alguns momentos, o que importa é o que foi feito no correr dessa trajetória e somos muito bem representados por duas professoras importantes: Lieselotte, que ainda é professora, e Celina de Moraes Passos, que tem um livro cujo conteúdo se aproveita muito. Foram nossas professoras na eficiência da nossa profissão. E a gente foi agregando outros valores e conhecimentos no decorrer dessa trajetória. Crescemos. Hoje estamos em expansão e com problemática em nutrição muito grande a ser trabalhada.

Muito oportuna esta homenagem para nós e para os brasileiros por iniciativa da Asbran, na pessoa da Márcia Fidelix.

Na pessoa da Márcia Fidelix então eu parabenizo a todos e a todos conclamo a continuarmos nesta luta.

Quem acredita em alguma coisa tem de trabalhar e lutar pelo que acredita. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA PRANDI - PT - Parabéns Maria de Fátima Gil.

Agora ouviremos a saudação da ex-Presidente Maria do Socorro Quirino Escoda.

 

A SRA. MARIA DO SOCORRO ESCODA - Boa-noite a todos, autoridades presentes, colegas e homenageados, através da Dra. Márcia Fidelix quero saudar todos os colegas e fazer um pequeno registro: a nossa gestão foi de 1989 a 1992. Nesse período tivemos a primeira diretoria eleita por voto direto, sendo reeleita por mais um mandato. Nesse período foi possível inserir no processo constituinte - já está na legislação de Saúde específica - as questões que hoje são indutoras e obrigatórias no exercício profissional no País.

A obrigatoriedade da Vigilância Alimentar e Nutricional foi uma reivindicação formal da Associação Brasileira de Nutrição, que nessa época mudou de nome por decisões anteriores, mas a mobilização nacional era fortíssima. Foi uma época muito rica não só dos Conselhos de Nutrição, principalmente aqui de São Paulo, como de outras associações estaduais, e tivemos esse esforço para, junto da colega Lúcia Ypiranga, cujo marido era o relator da Lei de Saúde 8080, ter esse bom lobby de atividades obrigatórias essenciais.

Digo que esse foi talvez o registro mais importante do nosso período, além do livro que tão bem elaborado foi, e de tantas gestões anteriores, começando com a Maria Helena, sobre o histórico da Nutrição no Brasil. Esse livro também foi editado graças ao esforço da Associação Paulista de Nutrição, principalmente de Alzira Borin, que foi a revisora junto com a Maria Helena. Pudemos assim fazer essa edição pela Editora Atheneu, por intermédio do Sr. Paulo. De modo que essas atividades foram de lacre, de fulcro para as questões atuais. Acho muito importante que essa diretoria tenha essa possibilidade de fazer um registro e resgate com as pessoas ainda vivas, lúcidas, trabalhando, o que é muito regozijante. Nesse sentido agradeço, em nome de minha diretoria, pela feliz homenagem. Vou me referir a Carlos Drummond de Andrade para dizer que as coisas boas, quando findas, melhores serão. Mas os processos, que são infindos, melhores se aperfeiçoarão. Parece que é isso que está acontecendo com essa área da atividade humana.

Boa-noite e obrigada. (Palmas.)

 

A SRA PRESIDENTE - MARIA LÚCIA PRANDI - PT - Agradecemos e parabenizamos a Maria do Socorro Quirino Escoda.

Ouviremos, agora, a saudação da Dra. Nina da Costa Corrêa, vice-presidente do CFN - Conselho Federal de Nutricionistas.

 

A SRA. NINA DA COSTA CORRÊA - Boa-noite Márcia, Deputada Maria Lúcia, que nos proporcionou estar neste local tão bonito. Cumprimento os homenageados e a Asbran pelo dia de hoje, assim como sas filiadas, porque elas que trazem a força, e, fugindo do protocolo, a Apan, da qual fiz parte, e a ela o meu carinho maior.

Estou aqui hoje representando o Conselho Federal e também os Conselhos Regionais. Depois de tantas histórias, de tantas homenagens, da manifestação de tantas pessoas importantes, tenho de agradecer a vocês, pois, adquiri minha experiência em Nutrição graças a muitos de vocês que estão aí sentados. E hoje tenho a honra de estar aqui devido ao que aprendi com vocês. Acho que a história se faz por não esquecer o passado, e nem sempre as pessoas se lembram do passado. Hoje estamos festejando 60 anos, mas, quantos que estão aqui fizeram parte dessa história? Em todas as ações citadas houve a participação de quem? Dos nutricionistas e das entidades. Temos sempre que lembrar que a Associação, os Conselhos e os Sindicatos integram a maior representatividade da categoria. E para todos nós conseguirmos crescer nesses anos foi necessário ter união, integração e respeito.

Hoje, como é dia de festa, podemos dizer que dividimos essa história em três momentos: o daqueles que começaram, que foram os valentes, aqueles que acreditaram; os intermediários, entre os quais me coloco, porque já ouvi história da qual fiz parte.

Encerro este momento deixando a palavra para o futuro, que é para os jovens, aqueles profissionais recém-formados, muitos aqui presentes, e que ocuparão nossos lugares. Que eles se lembrem dessas histórias e as repassem, contem-nas. Que não se esqueçam de que a nutrição, hoje, não é a mesma. Quem começa a fazer Nutrição, hoje, não sabe o que era Nutrição há 60 anos. Não estava lá, mas já passei por momentos em que ninguém conhecia nutricionista. Hoje, com muito orgulho, escutamos “vou fazer uma consulta com minha nutricionista”. Quero ter esse prazer de falar “nutricionista”. Hoje as pessoas sabem o que fazemos e o mérito é de todos nós, daqueles que foram valentes guerreiros, defensores da profissão, que acreditaram que era importante a sociedade estar bem alimentada, bem orientada.

Esse é o nosso papel. O Conselho tem o dever e, por mérito da nossa tarefa, de fiscalizar. Queremos que a sociedade seja tratada e orientada por bons profissionais. É com bons profissionais que fazemos uma boa nutrição e é com uma boa nutrição que vamos ter população bem alimentada e feliz. Você não pode ser feliz se não estiver bem alimentado, não é verdade?

Divido, então, os parabéns com todos vocês, e agradeço àqueles que estão aqui, que sabem que desde menina eu era chamada de Baby. Mas eu carregava a mala de todas elas porque eu queria aprender, eu as admirava e tinha orgulho delas; eu queria ser igual a elas e hoje estou ao lado delas. Isso é para mim a maior emoção.

Obrigado e parabéns a todos. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA PRANDI - PT - Nós que agradecemos, Dra. Nina da Costa Corrêa, pela beleza do seu depoimento, pela sua importância.

Teremos depois, aqui, o momento da troca de insígnias.Vamos dividir o tempo, então, com mais uma apresentação do belíssimo Coral. Ouviremos a apresentação do Coral da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo, CAASP-OAB, sob a regência do maestro Renato Teixeira Lopes.

De modo geral, maestro, costumamos encerrar as atividades com o Coral, mas queremos ouvi-los agora e queremos que vocês continuem na nossa homenagem, porque a troca de insígnias vai representar um momento bastante diferenciado. Desde já convidamos os membros do Coral para o coquetel e fazemos questão da presença de todos.

 

* * *

 

 - É feita a apresentação musical. (Palmas.)

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA PRANDI - PT - Parabéns! Mais uma vez agradecemos a todos os membros do Coral da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo - CAASP – OAB, sob a regência do maestro Renato Teixeira Lopes.

Passaremos agora para a troca de insígnias entre algumas nutricionistas escolhidas, com leitura de texto explicativo para a condução do evento. Essa leitura será feita pela senhora vice-presidente da Asbran, Dra. Virgínia Nascimento. Sabemos que na verdade as insígnias são um simbolismo que representa a passagem do tempo. Penso que esta homenagem traz muito forte toda a história desses 60 anos. Como diz a canção “é preciso conhecer para melhor prosseguir”. Como disse a vice-presidente: “Que os novos saibam também da história construída ao longo dessas décadas”.

Dra. Virgínia, agora passamos para a senhora fazer a apresentação.

 

A SRA. VIRGÍNIA NASCIMENTO - Muito obrigada a todos; boa-noite

“A insígnia como distintivo que marca uma instituição, a cada nova etapa de existência, como a nossa Asbran que atinge os 60 anos de existência, também se renova! E se renova com vários objetivos:

- como forma de comunicação, em tempos de muitas mídias, e merece espaço de exibição, no peito de um nutricionista, sobre um coração que palpita com as emoções pelas conquistas, lutas e louros da profissão no Brasil;

- se renova para a identificação de jovens profissionais e recém formados do quanto os profissionais que os antecederam conquistaram na profissão;

- se renova ao atender a curiosidade de outros ao identificarem esta insígnia e que possam tomar conhecimento de uma entidade com 60 anos de serviços prestados à saúde do homem em nosso País.

O espírito harmônico entre as especialidades que marcam a sociedade brasileira, com suas competências que compõem a Nutrição hoje, engrandece os rumos da profissão comprometida com a saúde humana, e uma insígnia que represente a entidade nacional, que congrega todas estas especialidades vale ser cultuada entre nós!

O encontro das diversas gerações de profissionais aqui nesta festa de 60 anos expressa a dignidade com que se exerce a nutrição no Brasil, e deve ser selado com muito júbilo!

Para este ato, convidamos os profissionais que renovarão as insígnias representativas da Asbran - 60 anos, para se posicionarem à frente do público aqui presente:

Por ordem, em primeiros lugares, tomam posição os representantes pioneiros da Nutrição no País!

A seguir, a diretoria atual da Asbran, que muito se empenhou para que esta solenidade fosse marcante! E mais os representantes das filiadas estaduais e outros profissionais que fazem parte desta história!”

Para este ato, eu, orgulhosa nutricionista, compondo a Asbran de hoje, convido os colegas nutricionistas para que, simbolicamente, troquemos entre nós as insígnias representativas da Asbran de 60 anos.

Posicionem-se frente ao público - com muito orgulho aqui presente -, aqueles que farão esse ato. Em primeiro lugar os nossos bem representados pioneiros da Nutrição neste País, que vão estar de pé, nesse mesmo setor, e trocando as insígnias aqui daqui a instantes. A seguir, a diretoria atual da Asbran - Márcia Samia Pinheiro Fidelix, eu e você - trocará insígnias aqui em cima. Lá, entre vocês, a nossa diretoria - que eu gostaria que tomassem posição, perfilados, aqui à frente - : Lívia Bento, Sônia Lucena, Welliton, Elke, Maria José Lira, Maurem Ramos, Eliane Vaz, Sônia Tucunduva. A seguir, todos os outros profissionais que receberam essa insígnia ainda há pouco, e que hoje pela manhã, haviam sido sinalizados por mim que seriam, também, nossos comprometidos para essa troca de insígnias, que se perfilam à frente dos nossos parceiros Asbran de agora. Nossa representação masculina com o maior prazer. Nossos representantes de Conselho, filiadas, sindicato, Conselho Federal, nossa Nina da Costa, trocando insígnias entre nós. E agora, com as honras de quem seja condecorado com um título valioso, que sejam trocadas as insígnias entre esses nutricionistas, em nome de uma profissão que continuará cumprindo com suas atribuições junto ao povo brasileiro, pela saúde do nosso povo. Parabéns!

 

* * *

 

 - São feitas as trocas de insígnias.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA PRANDI - PT - Enquanto trocam as insígnias, quero ressaltar, mais uma vez, o belíssimo simbolismo dessa troca de insígnia, expressando esses 60 anos a dignidade com que exerce a Nutrição no Brasil, e deve ser selado com muito júbilo.

 

A SRA VIRGINIA NASCIMENTO - Caríssima Deputada Maria Lúcia Prandi, muito obrigada pela oportunidade.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA PRANDI - PT - Parabéns a todos e todas.

 

A SRA VIRGINIA NASCIMENTO - Caríssima Deputada Maria Lúcia Prandi, em nome da Asbran gostaríamos de, não apenas colocá-la, mas entregar nossa singela homenagem a V. Exa. e também à Assembleia Legislativa, que nos apoiou. Muito obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA PRANDI - PT - Sinto-me profundamente honrada, embora não nutricionista, mas diria que sou uma grande admiradora no sentido do belíssimo trabalho e a luta pelo reconhecimento da dignidade da profissão, e a importância em nossa sociedade. Então, eu é que agradeço essa belíssima homenagem e sinto-me profundamente honrada, mesmo, por presidir esta sessão, uma sessão de tanta história, uma sessão de tanta emoção e, acima de tudo, uma sessão que busca resgatar e homenagear aqueles que construíram, constroem e continuarão construindo a história da Asbran.

Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece às autoridades, à minha assessoria, agradeço a assessoria da Sandra Pieruti que muito nos orientou também para a realização desta sessão, aos funcionários do Serviço de Som, da Taquigrafia, do Serviço de Atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Legislativa e das assessorias policiais, civil e militar, bem como agradeço, muito especialmente, a todos vocês que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade. Agradeço à Asbran pela honra de poder prestar esta homenagem, aos colegas parlamentares e ao Presidente da Casa que aprovaram a realização dessa cerimônia. Mais uma vez agradeço ao belíssimo Coral e convido a todos para um coquetel que se realizará no Hall Monumental. Antes porém, quero lembrar que a TV Assembleia vai transmitir esta cerimônia no próximo dia 28, sábado, às 22 horas e 30 minutos. Parabéns a todos. Muito obrigada.

Está encerrada a presente sessão.

 

* * *

 

 - Encerra-se a sessão às 22 horas e 20 minutos.

 

* * *