http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

29 DE OUTUBRO DE 2012

73ª SESSÃO SOLENE EM “COMEMORAÇÃO PELO DIA DO CIRURGIÃO-DENTISTA”

 

Presidente: BARROS MUNHOZ

 

RESUMO

001 - Presidente BARROS MUNHOZ

Abre a sessão.

 

002 - NATAL CALABRO NETO

Mestre de Cerimônias, anuncia a composição da mesa.

 

003 - Presidente BARROS MUNHOZ

Nomeia as autoridades presentes. Informa que convocara a presente sessão solene, para "Comemorar o Dia do Cirurgião-Dentista". Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro".

 

004 - MANOEL

Mestre de Cerimônias, anuncia as demais autoridades presentes.

 

005 - EMIL ADIB RAZUK

Presidente do Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo, recorda a criação, pelo Imperador Dom Pedro II dos cursos de Odontologia, no Rio de Janeiro e na Bahia. Tece considerações sobre as publicações de revistas especializadas. Discorre sobre as veiculações de campanha pela saúde bucal na mídia. Destaca valores desses profissionais, na busca de solucionar problemas, aconselhar e preservar a saúde de seus pacientes. Recorda pesquisa da revista "Seleções", segundo a qual, o dentista é o profissional mais confiável depois do bombeiro. Reproduz citações do Papa Pio XII sobre os cirurgiões-dentistas. Enfatiza a importância dos cursos de especialização. Ressalta a preocupação desses profissionais quanto à ética e a fraternidade, além da eficiência no trabalho. Faz louvação aos remidos e aos homenageados. Destaca atividades e reivindicações da entidade na luta pelos direitos da categoria. Informa que a entidade realiza o maior programa de saúde bucal do mundo e campanhas para detectar a hepatite C.

 

006 - MANOEL

Mestre de Cerimônias, nomeia os cirurgiões-dentistas agraciados com os Certificados de Remidos. Dá conhecimento da biografia do Dr. Roberto Miguita.

 

007 - EMIL ADIB RAZUK

Presidente do Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo, entrega o Certificado de Remissão ao Dr. Roberto Miguita.

 

008 - ROBERTO MIGUITA

Fala em nome dos demais remidos. Comenta sua emoção pela homenagem. Faz retrospecto sobre sua trajetória profissional. Enfatiza a criação da distrital de São Miguel Paulista da Associação Paulista dos Cirurgiões-Dentistas, em 1977, bairro onde atua.

 

009 - MANOEL

Mestre de Cerimônias, nomeia os cirurgiões-dentistas agraciados com os Certificados de Especialistas. Lê a biografia do Dr. Juscelino Kojima.

 

010 - EMIL ADIB RAZUK

Presidente do Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo, entrega o Certificado de Especialista ao Dr. Juscelino Kojima.

 

011 - JUSCELINO KOJIMA

Fala em nome dos demais especialistas. Dá conhecimento do significado da palavra especialista. Informa que são cerca de 80 mil profissionais, no Estado, e oito mil especialistas, na Capital. Faz histórico sobre sua família de imigrantes japoneses, de origem simples, e destaca o seu legado. Enfatiza a formação moral e de caráter. Discorre sobre a valorização das conquistas, dos sonhos e objetivos. Comenta a vivência em meio às adversidades para formação, experiência e conhecimento. Louva as amizades ao longo da atuação profissional. Faz reflexão sobre a crise econômica mundial no que afeta o Brasil. Discorre sobre a necessidade de transformação das questões sociais brasileiras. Enseja votos de perseverança, na busca por maior justiça. Cita a importância do ensino continuado. Faz citação de parábola.

 

012 - MANOEL

Mestre de Cerimônias, dá conhecimento de mensagens alusivas à solenidade, encaminhadas por diversas autoridades.

 

013 - Presidente BARROS MUNHOZ

Informa que esta sessão será transmitida pela TV Assembleia em data oportuna. Anuncia apresentação musical.

 

014 - EMIL ADIB RAZUK

Presidente do Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo, faz histórico sobre a "Comenda e a Medalha Tiradentes". Enaltece o exemplo deixado por Joaquim José da Silva Xavier, o ideólogo da Inconfidência Mineira. Elogia os julgamentos do processo do "mensalão", em curso no Supremo Tribunal Federal.

 

015 - MANOEL

Mestre de Cerimônias, lê a biografia de Ricardo Ramos, agraciado com a "Comenda e Medalha Tiradentes".

 

016 - RICARDO RAMOS

Presidente da Colgate Palmolive do Brasil, louva os cirurgiões-dentistas que proporcionam a melhoria da saúde bucal da população. Comunica que a empresa é aliada no esforço de tornar a saúde bucal um tema importante e abrangente. Informa que a empresa foi fundada em 1806, está presente em mais de 200 países, atua em vários setores, sendo líder em produtos de consumo. Cita o comprometimento com o crescimento sustentável e o desenvolvimento de comunidades. Dá conhecimento de programa mundial de educação para a saúde, que beneficiou mais de 50 milhões de crianças. Destaca a "Operação Sorriso", para correção de fissuras labiopalatais. Cita parcerias com o Ministério da Saúde, como o programa "Brasil Sorridente". Fala de ações de capacitação e treinamento para agentes comunitários, em estados com baixo índice de desenvolvimento humano. Afirma que a honraria ora recebida é o maior reconhecimento que a indústria do setor pode receber.

 

017 - Presidente BARROS MUNHOZ

Anuncia apresentação musical. Recorda projeto, do Executivo, sobre a carreira dos médicos. Destaca a necessidade de igual matéria para os odontologistas. Enfatiza a luta de Emil Razuk no Conselho Regional de Odontologia. Saúda os homenageados. Faz saudação a Ricardo Ramos, ao destacar o papel social das empresas, para além dos lucros. Recorda sua formação como advogado, há 45 anos. Cita sua trajetória política e sua atuação como Ministro da Agricultura. Destaca seu respeito aos engenheiros-agrônomos, aos veterinários e, em especial, aos cirurgiões-dentistas. Enfatiza sua ligação com os profissionais, pela seriedade de seus membros. Acrescenta que são "cidadãos prestantes", pois ensinam, educam e divertem. Lamenta que a política afaste os bons valores. Faz reflexão sobre os 20% de abstenção nas eleições realizadas ontem. Afirma que a solidariedade deve estar presente na política. Elogia a rapidez do sistema brasileiro de apuração eletrônica, em paralelo com as eleições nos Estados Unidos. Defende mudanças no programa eleitoral. Considera exagerada a quantidade de partidos brasileiros. Lembra a disseminação de partidos nas várias capitais. Faz referências sobre a "Comenda e Medalha Tiradentes". Destaca o caráter associativista dos cirurgiões-dentistas. Cita a representação da classe na cidade de Itapira. Discorre sobre a representação popular dos Deputados neste Parlamento. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Barros Munhoz.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIA - NATAL CALABRO NETO - Com a palavra o Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Barros Munhoz.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Prezado Presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, paradigma de cidadão, de homem público e de representante da sua classe, Dr. Emil Adib Razuk, que me permito chamar de grande amigo; Dr. Silvio Jorge Cecchetto, Presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas; Dr. Juscelino Kojima, representando o Dr. Adriano Forghieri, da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas; e Dr. Ricardo Ramos, Presidente da Colgate Brasil; também permito-me saudar o Dr. Luis Heitor Mayer, da Colgate Brasil. Demais autoridades presentes, minhas Senhoras e meus Senhores, essa Sessão Solene foi convocada por esse Presidente com a finalidade de comemorar o Dia do Cirurgião Dentista.

Aliás, eu tenho tido a felicidade e a honra de convocar essa Sessão Solene, de requerer a sua realização já há alguns anos. Acredito que mais precisamente há cinco anos. Quero convidar a todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do Maestro Tenente Ismael Alves de Oliveira.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Essa Presidência agradece a Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo e o Maestro Tenente Ismael Alves de Oliveira.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIA - MANOEL - Registramos e agradecemos a presença do Dr. Élito Araujo, Presidente do Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina, representante do Presidente do Conselho Federal de Odontologia, Dr. Ailton Diogo Morilhas Rodrigues; Dr. Licínio Reis Junior, representando o Presidente do Creci, Dr. José Augusto Viana Neto; Dr. Afonso Arthur Neves Baptista, Conselheiro do Corecon São Paulo, representando o Presidente da Entidade, Dr. Manuel Enriquez Garcia.

Registramos e agradecemos a presença da Sra. Edisa Ramos, esposa do nosso homenageado, Dr. Ricardo Ramos, Presidente da Colgate Palmolive do Brasil; Dr. Rubens Orlandi, Presidente da Associação Odontológica da Prefeitura de São Paulo; Capitão PM Antonio Carlos Luz Magalhães, representante o Coronel PM José Luis Martins Navarro, Chefe da Assessoria Policial Militar da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo; Sr. Udine Verardi, representando o Deputado Estadual Antonio Salim Curiati; Sr. Antonio Carlos Pereira da Silva, vice-Presidente da Colgate Palmolive; Sr. Luiz Heitor Mayer, vice-Presidente de Assuntos Jurídicos e Corporativos da Colgate Palmolive; Sr. Damian Pablo Pirichinsky, Diretor de Marketing da Colgate Palmolive; Sr. Marcus Trunzo, Tenente Odontológico da Polícia Militar do Estado de São Paulo; Dr. Cássio Dicolla, Diretor da Associação Odontológica da Prefeitura de São Paulo; Dra. Maria Lucia Zarvos Varellis, Secretária do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo; Dr. Ideval Serrano, Presidente da Comissão de Ética do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo; Dra. Rada El Achkar da Silva, Conselheira do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo; Dr. Cristiano Lanfredi, Delegado de Polícia, representando a Assessoria da Polícia Civil da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo; Dr. Rogério Adib Kairalla, Conselheiro do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo; Dr. Francisco Couto Mota, Tesoureiro do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo; Sra. Patrícia Bella Costa, Gerente de Marketing da Colgate Palmolive; Dr. Elcio Magdalena Giovani, Presidente da Câmara Técnica de Odontologia para Pacientes Com Necessidades Especiais; Dr. Reinaldo Brito e Dias, Presidente da Câmara Técnica de Prótese Buco Maxilo facial e Presidente do CIOSP 2013; Dr. Marco Antonio Manfredini, Conselheiro do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo; Dr. João José Gitti, Presidente da APCD Regional Santo André; Dr. José Mario Anselmo, Presidente da Regional Ipiranga; Dr. Nilson Tenório Medina de Albuquerque, Secretário Geral da ABO São Paulo, representando o Dr. José Silvestre; Dr. Helio Toledo Junior, Presidente da APCD Regional Osasco; Dra. Maria Ângela Marmo Fávaro, Secretária da APCD Central; e Dra. Eunice Cristina Gardieri, Conselheira do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, em nome de quem agradecemos aos demais que se apresentaram a esse Cerimonial.

Por gentileza, Presidente dessa Sessão Solene, Exmo. Senhor Deputado Barros Munhoz.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Esta Presidência concede a palavra ao Dr. Emil Adib Razuk, Presidente do Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo.

 

O SR. EMIL ADIB RAZUK - Exmo. Sr. Deputado Barros Munhoz, dinâmico e eminente homem público, Presidente desta Casa de Leis, grande amigo da classe odontológica paulista e nosso grande amigo; Dr. Juscelino Kojima, representando o Dr. Adriano; Dr. Cecchetto, Presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas; Dr. Ricardo Ramos, digníssimo Presidente da Colgate do Brasil; Dr. Élito de Araujo, Presidente do Conselho Regional de Santa Catarina, nesse ato representando o Presidente do Conselho Federal de Odontologia; demais dignas autoridades, componentes da Mesa, meus Senhores, minhas Senhoras, estimados colegas cirurgiões dentistas.

Essa é uma noite de gala e de emoções para a odontologia paulista e brasileira, pois de maneira sucinta, porém significativa e relevante, nela se inclui três acontecimentos importantíssimos. Primeiro, a homenagem do Poder Legislativo do Estado de São Paulo, graças à iniciativa do seu dinâmico Presidente, o eminente homem público e grande amigo da classe odontológica, o Deputado Barros Munhoz, com a realização dessa Sessão Solene de homenagem ao Conselho Regional de Odontologia e aos 77 mil cirurgiões dentistas do Estado de São Paulo, pela passagem do Dia do Cirurgião Dentista Brasileiro. Porque, em 25 de outubro de 1884, o Imperador Dom Pedro II decretou a instalação dos dois primeiros Cursos de Odontologia junto às Faculdades de Medicina do Rio de Janeiro e de Bahia.

É o início da nossa autonomia como profissão da saúde, e a entrega de certificados aos Srs. Cirurgiões Dentistas Remidos e a Dentistas Especialistas.

Terceiro, a entrega da Comenda e Medalha Tiradentes, a maior láurea da Odontologia Paulista a uma personalidade que tem se mostrado ser grande amigo da classe odontológica paulista e brasileira, o Sr. Ricardo Ramos, Diretor Presidente da Colgate, que tem colaborado no programa e concurso à saúde bucal, e na valorização da odontologia através de publicações das mais importantes revistas, como tem também veiculações na TV Globo não só nesse ano, mas também no ano passado. É uma honra para nós, Sr. Ricardo Ramos, tê-lo nessa noite conosco.

Sempre fui um apaixonado pela nossa profissão. Vejo no Cirurgião Dentista um interlocutor com a sociedade. É uma profissão nobre, respeitada e digna. O consultório muitas vezes torna-se um confessionário, em que procuramos solucionar problemas e dar conselhos, além de lutar pela preservação da saúde bucal. É importante aquela conversa afetuosa que gera amizades e expande o nosso contato com o mundo. O Cirurgião Dentista é antes de tudo um amigo confiável do seu paciente. Em setembro de 2007, a Revista Seleções fez uma pesquisa e, após o bombeiro, o Cirurgião Dentista foi considerado o profissional mais confiável.

Por acaso existe situação mais gratificante do que proporcionar por um belo sorriso que nós ajudamos a criar? Como disse o Papa Pio XII, definindo muito bem a odontologia: “A odontologia é uma profissão singular. Exige dos que a ela se dedicam. Os conhecimentos científicos de um médico, o senso estético de um artista, a destreza manual de um cirurgião, e a paciência de um monge. É sublime e nobre a missão do cirurgião dentista.”

A ânsia de saber leva-nos a frequentar cursos de especialização para que possamos, cada vez mais, fazer melhor. Veremos agora outros jovens recebendo seus títulos de especialistas nas diversas áreas da odontologia. São jovens cheios de esperança, com armas adequadas para a grande batalha da vida que irão enfrentar com muita garra, com muito amor à odontologia, os quais irão dedicar seus esforços e seus sonhos. Vejo o futuro da odontologia na sucessão valorosa dos colegas que já lutaram muito e venceram sua batalha. Por isso quero agradecer de coração a todos os cirurgiões dentistas remidos pelos extraordinários trabalhos realizados todos esses anos em prol da odontologia.

Uma parte olha o futuro, a outra rememora o seu passado. O Dia do Cirurgião Dentista é simbólico, é carinhoso e ensina muitas coisas. Ensina especialmente que é preciso aproveitar cada dia, cada momento, cada instante da nossa vida, pois o tempo que foi perdido jamais retorna, somente em lembranças e pensamentos. Ensina que temos uma vida pela frente, e que devemos cuidar da nossa biografia. Agir sempre com honestidade, com ética, e praticar a fraternidade com todos para podermos chegar à idade provecta tranquilos, amparados pelo carinho daqueles que amamos.

Se cada um de nós fizer a sua parte, assumir as suas responsabilidades, realizar o seu trabalho com amor e eficiência, exigir comportamentos dignos de todos os escalões, nós vamos projetar nossa pátria e ajudá-la a alcançar o elevado padrão das ações desenvolvidas. Esse é um dia importante para a odontologia, pois enquanto os especialistas colecionam emoções, os remidos colecionam saudades, como diz o poeta paulista Paulo Bonfim. É a história da vida de cada um sendo feita diariamente, pois a história humana nada mais é do que o conflito dos nossos ideais com as realidades. O homem antigo é aquele que jamais renunciou os seus ideais da juventude e lutou por eles. Esse encontro entre os jovens de hoje e os jovens de ontem me emociona.

Quero nesse instante cumprimentar a todos os meus nobres colegas cirurgiões dentistas, e desejar tudo de bom para eles e seus familiares, como também agradecer-lhes pelo eficiente trabalho que realizam no dia a dia em benefício da autoestima, da reabilitação oral e da salvaguarda a saúde bucal de nossos semelhantes.

O Crosp, através do seu Presidente e dos seus eficientes conselheiros, dos seus delegados e membros das 49 seccionais, dos representantes municipais e distritais, dos seus fiscais e seus funcionários, está cumprindo os seus objetivos primordiais, supervisionando a ética e a fiscalização do exercício profissional com muita eficiência e eficácia. O novo Crosp jamais descuidou, pelo contrário, está sempre de atalaia, ou seja, de sentinela avançada na defesa intransigente dos legítimos direitos dos cirurgiões dentistas, dos TPDs, do técnico de saúde bucal e auxiliares de saúde bucal.

O Crosp luta contra o abuso das empresas operadoras da odontologia, que aviltam os cirurgiões dentistas quanto à baixa remuneração dos procedimentos odontológicos. O Crosp tem defendido a classe com todas as suas forças para evitar que projetos tendenciosos invadam atribuições e competências exclusivas dos cirurgiões dentistas por terceiros que não estão habilitados para tal exercício. Através do programa e concurso à saúde bucal, estamos realizando anualmente o maior programa e concurso de saúde bucal do mundo, assim considerado pela UNESCO, que é nossa parceira nesse programa.

A valorização da odontologia com os programas de prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal não só com atendimento que tivemos em 20 cidades do Estado de São Paulo, como a distribuição de 24 milhões de folders com orientação científica de fácil entendimento pela população e ilustrações para realizar o autoexame para cavidade bucal.

No dia 22 a 27 passados, ou seja, de segunda até sábado, realizamos cinco mil 560 testes para detectar o vírus da hepatite C, dentro do programa em parceria com o Laboratório Roche. Como sabem, a hepatite C é uma doença silenciosa e grave, que se não tratada, 85% evoluem para uma cirrose hepática ou câncer de fígado. Diagnosticada precocemente tem muitas chances de cura. Tivemos colegas diagnosticados, 12 casos positivos, sendo que 10 dos cirurgiões dentistas nem imaginavam serem portadores do vírus e já foram encaminhados para especialistas e terão os medicamentos fornecidos pelo Ministério da Saúde. Outro aspecto é o programa de valorização dos painéis pela estrada.

 Outros dois índices importantes dessa cerimônia serão a entregas simbólicas dos certificados de remidos e de especialistas. Na parte final teremos a significativa homenagem ao Sr. Ricardo Ramos, com a entrega da Comenda e Medalha Tiradentes, a maior láurea da odontologia paulista.

A felicidade de estar aqui junto de todos é grande, e eu agradeço-lhes por esse momento importante, que sempre se realiza alternando gerações, criando emoções e produzindo alegrias. Muito obrigado a todos vocês. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIA - MANOEL - Nesse momento nós vamos nominar os cirurgiões dentistas agraciados com os certificados de remidos.

Dr. Carlos Alberto Dotto, Dr. Edir Gonçalves Fernandes, Dr. Jackson Ciocler, Dr. Jorge Yushinori Imai, Dr. José Paulo Monteiro, Dr. Kaoru Hori, Dr. Luiz Montanino Neto, Dr. Mario Sergio Venturini, Dr. Osvaldo Lourenço de Castro, Dra. Teresinha Alves, Dr. Valsuir José Vessoni, Dr. Yasuo Yamanaka, peço que se coloquem de pé nesse momento, por favor, todos os remidos aqui presentes. Recebam nosso aplauso, nossa consideração, nosso reconhecimento nesse momento. (Palmas.)

Nesse momento nós procederemos à entrega do certificado de remido ao Dr. Roberto Miguita, formado pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos, Presidente da APCD regional São Miguel Paulista, Delegado Coordenador da Seccional Leste do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo e Professor do Curso de Especialização em Endodontia da APCD Regional Guarulhos. Solicitamos a gentileza, Dr. Emil Adib Razuk, que se posicione e proceda à entrega do certificado de remido ao Dr. Roberto Miguita, que representa os demais presentes a solenidade. Por gentileza, Dr. Roberto, posicione-se aqui. (Palmas.)

Convidamos o Dr. Roberto Miguita neste momento, para que faça o seu pronunciamento em nome de todos os demais remidos dessa solenidade. Por favor, Doutor.

 

* * *

 

- É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

O SR. ROBERTO MIGUITA - Digníssimo Deputado Barros Munhoz, digno representante, Presidente desta Casa, que sempre nos prestigia; Presidente Dr. Emil Adib Razuk, Presidente do Conselho Regional de Odontologia; Dr. Silvio Jorge Cecchetto, Presidente da Associação Brasileira de Odontologia de Cirurgiões Dentistas; Dr. Juscelino Kojima, Primeiro vice-Presidente da APCD Central, hoje representando o Presidente Adriano Albano Forghieri; Sr. Ricardo Ramos, digníssimo Presidente da Colgate Palmolive do Brasil; meus colegas, Senhoras, Senhores, especialistas que recebem os seus certificados, e meus colegas que estão hoje recebendo o certificado de remissão.

Foi com muita honra que eu recebi o comunicado essa semana que eu iria receber simbolicamente o certificado representando todos os remidos. Acho que tem muita gente mais importante, mais categorizada do que a gente para receber, mas um pedido do Presidente Razuk não podemos negar. E não saberia o que fazer ou o que falar para representar esse pessoal que hoje recebe o certificado de remido.

A única coisa que me passou pela cabeça foi realmente fazer um pequeno histórico de um cirurgião dentista que trabalhou por 40 e poucos anos, formado em São José dos Campos, em 1966. Logo que nos formamos, nós tentamos fundar uma classe, uma associação de cirurgiões dentistas no meu bairro, em São Miguel Paulista, para que pudéssemos unir e fazer uma reciclagem dos conhecimentos, para que a profissão fosse melhorando a cada dia. Nós não conseguimos, mas nós conseguimos fundar depois de 10 anos, em 1977, formar a Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas Distrital de São Miguel Paulista. E, coincidentemente, para a minha alegria, nesse ano nós estamos completando 35 anos de fundação da APCD, e nós somos o Presidente de lá.

O Razuk me presenteou também com essa honraria de representar os remidos. Eu espero que eu tenha representado bem. Tem gente que eu acho que representaria muito melhor, mas eu agradeço essa oportunidade, Razuk. Muito obrigado aos presentes, é só isso que eu tinha para falar. Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIA - MANOEL - Neste momento nominaremos os cirurgiões dentistas agraciados com o certificado de especialista.

Dra. Adriana Soares Gallo, Dr. Alessandro Caldas Travassos, Alexandre Jerônimo Mazzaro, Alexandre Viana Monteiro Frascino, Aline Maia Dantas, Amanda Verna e Silva, Amélia Harumi Shibayama, Ana Cristina Blanco Lizarzaburu, Ana Paula Beites Makishi Pena, Ana Paula Tanko de Vasconcellos, Bráulio Marchio Junior, Carlos Eduardo Branco Vaz, Carlos Fernando Cepeda Alcides, Cristina Akiko Hayasaka Yamashiro, Cristina Patriarca, Danielle Bernardes Yacoub, Danilo Yokoda Koyama, Dulce Helena de Rosa Cabelho Passarelli, Elaine de Oliveira, Evely Dominichelli Machado de Oliveira, Fabiana Correia Mostafa Maia de Carvalho, Fátima Gramulha Schiavolin, Gisele Lopes Borini, Grace Cristina Braga Ribeiro, Herbert Horiuty Soares, Hugo Alexandre Ferreira dos Reis, Johnson Tsuyoshi Sagara, José Augusto Pereira da Silva, José Isaias Fernandes, José Luongo Neto, José Vicente Contador, Juscelino Kojima, Karla Tranquinio Marinho, Kelly Cristine Tarquinho Marinho, Lucilia Martinha Gama, Manoela Okamoto Machado, Márcia Fernandes Barbosa, Márcia Rivellino Facci Allegrini, Marilyn Hoyos Antelo, Marly Mayumi Yabuta Kitazato, Marta Yeiko Arashio, Mary Emy Onishi, Mirielly de Brito Pereira, Patrícia Soares de Paula, Priscila Farripas de Sá Carvalho, Reginaldo Magno Branco de Moraes, Renato Manzano, Roberto dos Santos Giao, Rosana Lopes Gil, Samantha de Souza Teixeira, Simone Baccili Ribeiro, Sylvio Correia Fiuza, Thiago Augusto Picosse Milani, Tiago Gorgulho Zanet e Dr. Wilson Ortega, a quem eu peço que recebam o aplauso. Coloquem-se em pé, por favor, e recebam o nosso aplauso. (Palmas.)

Neste momento, todos os cirurgiões dentistas reconhecidos como especialistas. (Palmas.)

Para representá-los convidamos o Dr. Juscelino Kojima, que representa nesse ato todos os cirurgiões dentistas especialistas. Dr. Juscelino Kojima, formado pela Universidade de Mogi das Cruzes, ex-Presidente da regional APCD São Miguel Paulista, Secretário da seccional leste do Crosp, 1º vice-Presidente da APCD Central, Professor do curso de Pós Graduação em Implantodontia na Universidade Mogi das Cruzes, recebe nesse momento, das mãos do Presidente do Crosp, Dr. Emil Adib Razuk, o seu título de especialista. Em nome dos demais, peço um aplauso. Dr. Juscelino Kojima. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

O SR. JUSCELINO KOJIMA - Exmo. Deputado Barros Munhoz, Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Presidente dessa solenidade e principalmente amigo e parceiro verdadeiro da nossa categoria; Dr. Emil Adib Razouk, Presidente do Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo, amigo particular, tratamos carinhosamente por primo devido as nossas descendências do oriente, homem trabalhador, bravo lutador pelos anseios da classe odontológica; Dr. Silvio Cecchetto, Presidente da Associação Brasileira de Odontologia de Cirurgiões Dentistas, amigo de todos e principalmente pelo seu jeito matuto de ser de Matão, entidade essa que nos representa no âmbito nacional e internacionalmente; Sr. Ricardo Ramos, Presidente da Colgate do Brasil e também grande parceiro da nossa querida APCD; autoridades, amigos, colegas, pais, parentes, professores, Senhoras e Senhores, boa noite.

Quero agradecer o convite ao Dr. Emil Adib Razuk e, como porta voz do Dr. Claudio Miyake, dizer da minha grande alegria por representar os especialistas nesse ato de diplomação. Quero agradecer também ao Pai do Céu em nos agraciar e desfrutar de momentos felizes de nossas vidas com pessoas super especiais.

Especialistas, sinônimo de perito, mestre, expert, profissional treinado para a atividade específica, técnica ou não, homem ou mulher com elevado conhecimento técnico e prático sobre determinada técnica profissional ou ciência. Hoje somos aproximadamente 80 mil cirurgiões dentistas no Estado de São Paulo, e aproximadamente oito mil especialistas na capital. Somos privilegiados.

Acredito ser privilegiado, pois embora de origem simples, meus avós, meu pai imigrante, trabalhadores rurais. E meu pai, hoje tintureiro, me deixa um grande legado. Os estudos, a formação moral, o caráter e principalmente a força e o incentivo incondicional e permanente para as minhas conquistas, meus sonhos e meus objetivos. E tento compartilhar esse tesouro raro com a minha esposa, Tina, e os meus três filhos, Cristiane, Danilo, Rafael, e a todos que nos cercam.

Sou privilegiado, pois vivenciei com os meus colegas, amigos, professores e familiares todos os percalços e adversidades igualmente a vocês, no decorrer do curso e até a sua conclusão. Mas também ganhamos mais experiências, conhecimento e principalmente amigos, onde se percebe que temos parceiros e não mais concorrentes.

Caros especialistas, o Brasil e demais países vivem momentos difíceis, cabe a nós e demais colegas a atitude para transformar os problemas e principalmente os problemas sociais em fatos pontuais e isolados, que, além da nossa sabedoria, devemos ter muita força de vontade para nos aperfeiçoarmos e sermos perseverantes nessa luta interna, e assim sermos seres mais justos e melhores nas relações com os nossos semelhantes e também conosco.

Quero enfatizar a importância do ensino continuado, a Pós Graduação, onde o país carece de profissionais gabaritados em todas as áreas. Deixo aqui um incentivo aos colegas, continuem a estudar, pesquisar, aperfeiçoar e elaborar projetos factíveis, sustentáveis e úteis.

Para finalizar, deixo aqui uma reflexão para todos vocês. Se não houver frutos, vale a beleza das flores. Se não houver flores, valeu a sombra das folhas. Se não houver folhas, valeu a intenção da semente. A semente foi lançada. Mesmo que não venha a existir a sombra das folhas, a beleza das flores e a colheita dos frutos, ainda assim valeu a experiência de tornar-se um semeador. Parabéns a todos os cirurgiões dentistas pela data comemorativa. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIA - MANOEL - Queremos registrar e agradecer a presença do Dr. Seigi Nishikawa, Presidente da APCD Regional Butantã; e Dr. José Elias Dias, 2º Vice-Presidente da APCD Regional Vila Maria.

Passamos então a registrar os ofícios enviados a essa solenidade. O Sr. Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin; vice-Governador do Estado de São Paulo, Sr. Guilherme Afif Domingos; Sr. Ministro de Estado da Saúde, Alexandre Padilha; Sr. Davi Zaia, Secretário de Estado de Gestão Pública; Deputado Estavam Galvão de Oliveira, Líder do Democratas; Deputado João Caramez; Sr. Prefeito do Município de São Paulo, Gilberto Kassab; Sr. Presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, Edson Simões; Sr. Marcos da Costa, Presidente em exercício da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção São Paulo; Dr. Affonso Renato Meira, Presidente da Academia de Medicina de São Paulo; Dr. Lázaro de Mello Brandão, Presidente do Conselho de Administração do Bradesco; Dr. Albert Alcouloumbre Junior, Diretor de Planejamento da TV Globo; Sr. Luiz Erlanger, Diretor da Central Globo de Comunicações; Dr. Arnaldo de Almeida Garrocho, Presidente do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais; Dr. Augusto Tadeu Ribeiro Santana, Presidente do Conselho Regional de Odontologia de Sergipe; Dr. Flavio Borella, Presidente do Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Sul; Dr. Roberto Eluard da Veiga Cavali, Presidente do Conselho Regional de Odontologia do Paraná; Dra. Márcia da Fonseca Tubel, Coordenadora de Extensão da Unimes, Universidade Metropolitana de Santos; Vereador Claudinho de Souza, vice-Presidente da Câmara Municipal de São Paulo; Dr. Renato Azevedo Junior, Presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo; Vereador Braz Antunes, Líder do PPS na Câmara Municipal de Santos; Vereador Toninho Paiva, da Câmara Municipal de São Paulo; Dr. Jairo Corrêa, Presidente do Congresso Brasileiro de Ortodontia; Professora Dra. Lucy Dalva Lopes Mauro, Presidente da Associação Brasileira de Fissuras Palatinas e Presidente da Associação Brasileira de Odontólogas; Dr. Dácio Eduardo Leandro de Campos, Presidente do Conselho Regional de Biomedicina da 1ª Região; Professora Dra. Miriam Lacalle Turbino, Diretora-Secretária, e Professor João Batista, ambos da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia. Com a palavra, o Presidente Barros Munhoz.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Essa Presidência quer comunicar a todos os presentes que essa Sessão Solene está sendo transmitida ao vivo pela TV WEB, e será transmitida pela TV Assembleia Legislativa no próximo sábado, dia três de novembro, às 21 horas, pela NET canal 13, TVA canal 66, TVA Digital canal 185 e TV Digital Aberta canal 61.2.

Nesse momento ouviremos com muito prazer a apresentação do número musical “Eu sei que vou te amar”, pela orquestra musical Violino & Eventos.

 

* * *

 

- É feita a apresentação.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Essa Presidência concede a palavra ao Dr. Emil Adib Razuk, que falará sobre a Comenda e Medalha Tiradentes.

 

O SR. EMIL ADIB RAZUK - Vossa Excelência, digníssimas autoridades da mesa, meus Senhores.

A Comenda Tiradentes foi instituída em 1992 pelo Crosp por ocasião do bicentenário da morte de Tiradentes, 21 de abril de 1792. 220 anos são passados, mas a luta pela soberania nacional continua. Já não é mais a soberania política à duras penas conquistadas a partir do sacrifício de um dentista que mantinha nos olhos o brilho da liberdade e no coração a chama de um ideal. A serenidade como lema, a obstinação como arma, a lealdade aos seus companheiros como lei suprema.

A luta agora é outra, pela soberania econômica, contra a miséria, a corrupção que quase tudo contamina. A falta de assistência odontológica, a deterioração dos costumes políticos.

Com relação à assistência odontologia, o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo exorta as autoridades, como sempre vem fazendo, para a urgente contratação de cirurgiões dentistas e, consequentemente, melhoria à população necessitada.

A luta agora é outra. Mas nosso esforço, nossa perseverança e nossa fé deverão ser renovadas a cada instante, com inspiração no magnífico exemplo deixado por Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Nosso herói maior, o mártir da independência, a grande inspiração de nossa luta pela soberania plena de nosso Brasil. O grande ideólogo da Inconfidência Mineira.

Se cada um de nós fizer a sua parte, assumir suas responsabilidades, realizar o seu trabalho com amor e eficiência, exigir comportamentos dignos a todos os escalões da sociedade, conseguiremos resgatar nossa pátria da inércia e alcançar o elevado padrão das nações desenvolvidas.

Ministros Joaquim Barbosa, Ayres Britto, Marcos Aurélio Mello, Gilmar Ferreira Mendes, José Celso de Mello Filho, Luiz Fux, Ministros do Supremo Tribunal Federal, estão resgatando a credibilidade do Poder Judiciário junto à população brasileira.

Precisamos soltar as amarras que nos imobilizam, impedindo o progresso com eficiência, cultura e tecnologia avançada. Devemos nos orgulhar do patrono da classe odontológica e da nação brasileira, Tiradentes, cuja Comenda será entregue nessa noite ao Diretor Presidente da Colgate Palmolive do Brasil, Sr. Ricardo Ramos.

Extraordinário Presidente dessa Casa de Leis, que tem tido uma conduta exemplar em toda a sua vida pública, seja como Ministro da Agricultura, Deputado Federal, seja como Presidente dessa Casa, que nos auxilia nessa homenagem que vamos fazer ao Doutor Ricardo Ramos.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIA - MANOEL - Sr. Ricardo Ramos, Diretor Presidente da Colgate Palmolive Brasil. Em 1º de agosto de 2008, Ricardo Ramos assumiu o cargo de Diretor Presidente da Colgate Brasil. De 2004 até o final de julho de 2008 foi Presidente da Colgate Venezuela, onde liderou o time duplicando as vendas, triplicando os lucros em três anos, e aumentando a participação de mercado em todas as categorias.

Além disso, dedicou-se a manter o desenvolvimento de talentos locais reforçando os princípios de trabalho em equipe.

Ricardo começou sua carreira em marketing no Panamá em 1980 e desde então assumiu projetos de crescente responsabilidade. Em 1988 foi promovido a diretor de marketing da Colgate Equador. Transferido para Nova Iorque em 1990, tornou-se gerente global de marketing e desenvolvimento de novos negócios passando a diretor dessa mesma área em 1992.

Foi indicado em 1993 para o cargo de diretor associado em marketing para a divisão da America Latina. Em 1994 tornou-se diretor de marketing da Colgate Colômbia, retornando em 1996 ao Panamá como Presidente.

Em 1998, foi promovido a Presidente da Colgate Argentina, onde fez crescer a participação de mercado, tonelagem e vendas em um ambiente desafiador. Em 2000 assumiu a posição de Presidente da Colgate Grécia, onde consistentemente liderou um expressivo crescimento em vendas e lucros. Ricardo tem BBA pela Universidade do Estado da Florida, e MBA pela Nova University nesse mesmo Estado.

Ricardo é natural da cidade do Panamá e casado com a também panamenha Edisa. É pai de Ana Lorena, com 19 anos, e dos gêmeos Diego e Eduardo, com 17 anos. A família é adepta de esportes como golfe, tênis e futebol. Privilegia o conhecimento de novos povos e culturas, com especial foco em seu grupo de amigos para o qual sempre buscam novas adesões.

Senhoras e Senhores, nesse momento, agraciado com a Comenda e Medalha Tiradentes pelo Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Exmo. Sr. Deputado Estadual Barros Munhoz, e pelo Presidente do Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo, Dr. Emil Adib Razuk, o Dr. Ricardo Ramos, Presidente da Colgate do Brasil. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da Comenda e Medalha Tiradentes.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIA - MANOEL - Aí está, Senhoras e Senhores, o Sr. Ricardo Ramos agraciado com a Medalha e Comenda Tiradentes, a quem eu peço mais uma vez o nosso aplauso e a nossa saudação. (Palmas.)

 

O SR. RICARDO RAMOS - Boa noite a todos. Sr. Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Exmo. Deputado José Antonio Barros Munhoz; Sr. Presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, Dr. Emil Adib Razuk; Sr. Presidente da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, Dr. Adriano Albano Forghieri; Sr. Presidente da Associação Brasileira dos Cirurgiões Dentistas, Dr. Silvio Jorge Cecchetto; Sr. Vereador Dr. Gilberto Natalini. Boa noite, Senhoras e Senhores.

Inicio os meus agradecimentos dessa noite com uma calorosa saudação aos cirurgiões dentários do Brasil. São vocês que nessa luta contínua e persistente proporcionam a melhoria da saúde bucal da população.

Nós, da Colgate Palmolive, temos apenas a honra de sermos seus aliados no esforço de tornar a saúde bucal um tema cada vez mais importante e abrangente. A Colgate é uma empresa com mais de 200 anos, fundada nos Estados Unidos em 1806, sendo agora uma empresa verdadeiramente global, temos negócios em mais de 200 países e territórios.

A Colgate está no Brasil há 85 anos, desde 1927, e atua em importantes categorias do consumo de massa, como a saúde bucal, higiene pessoal, limpeza do ar, além dos produtos para proteção animal com marcas reconhecidas mundialmente. Por exemplo, aqui no Brasil, entre todas as marcas que insistem no mercado de qualquer uma categoria de produto, a Colgate é a marca mais presente nos lares brasileiros. Como empresa líder em produtos de consumo, estamos profundamente comprometidos com o crescimento sustentável e o desenvolvimento das comunidades onde nós atuamos. É por isso que apoiamos programas que beneficiam aos consumidores, funcionários e parceiros.

No Brasil, o programa mundial da educação da Colgate para a saúde bucal, Sorriso Saudável Futuro Brilhante, já beneficiou mais de 50 milhões de crianças em seus 17 anos de existência. Crianças de 27 estados brasileiros que aprenderam a escovar os dentes através de nosso programa. Também apoiamos o programa Operação Sorriso, que já realizou mais de sete mil avaliações medicas para a correção de fissuras lábio-palatais, devolvendo a essas crianças a oportunidade de sorrirem. Mais recentemente, assinamos uma parceria sem precedentes com o Ministério da Saúde através do programa Brasil Sorridente, coordenado pelo Dr. Gilberto Pucca. É um programa de captação e treinamento de saúde bucal para os agentes comunitários de saúde dos Municípios brasileiros.

Nosso foco inicial serão os Estados de mais baixo índice de desenvolvimento humano. Em 2012, mais de mil pessoas já foram capacitadas entre agentes comunitários de saúde, dentistas e auxiliares do consultório dentário para disseminar as boas práticas de higiene bucal entre a população. Até o final de 2013 esperamos ter mais de 10 mil agentes capacitados. E assim, como companhia, a Colgate sente-se comprometida com as necessidades da comunidade, e busca contribuir de maneira efetiva para a qualidade de vida e saúde da população.

Em nome de todos da Colgate Palmolive Brasil, confesso ser uma grande honra receber a Comenda e Medalha Tiradentes. Esse é o maior reconhecimento que uma indústria de higiene bucal pode receber. Agradeço de maneira efusiva e reforço o nosso compromisso com a classe odontológica. Somos aliados nessa missão de saúde e bem estar. Contem conosco sempre. Boa noite e muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIA - MANOEL - Registramos que acaba de chegar a essa solenidade, a Dra. Erika Antunes, também cirurgiã dentista com o título de especialista. Presidente Barros Munhoz.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Ouviremos agora a apresentação da música “New York, New York”, pela orquestra do grupo Violinos & Eventos. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIA - MANOEL - Para encerramento dessa Sessão Solene, o Exmo. Sr. Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Deputado Barros Munhoz.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Resta-me agradecer as presenças de todos, agradecer mais essa oportunidade que nos dá o nosso querido amigo Dr. Emil Adib Razuk, pessoa que mantém a juventude, a vontade de realizar, a vontade de fazer, é uma coisa admirável. Agora pouco, eu faço questão de registrar isso, ele me disse que o Governador mandou um projeto instituindo a classe dos médicos, e melhorando profissionalmente os médicos e não contemplou os dentistas, precisamos cuidar disso. Desculpa a confidência, mas eu faço questão de registrar, Emil, porque você é uma pessoa afável, simpática, uma pessoa extraordinária. Mas você é, acima de tudo, um lutador pela sua classe. Classe que você dignifica na Presidência do Crosp.

Tenho muita satisfação de presidir essa Sessão Solene já há alguns anos. Quero saudar também o Dr. Juscelino Kojima da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, e o Dr. Silvio Cecchetto, da Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas.

Quero parabenizar também o Dr. Ricardo Ramos pela condução da Colgate nessa direção de cumprir o papel social de toda empresa no mundo todo hoje, que é produzir respeitando a sustentabilidade e produzir cuidando também não apenas do lucro, que é fundamental para a sobrevivência da empresa, mas da parte social que toda empresa deve colaborar no país onde funciona, onde está instalada, das localidades onde estão instaladas. Parabéns ao Sr. e parabéns à Colgate Palmolive.

Quero dizer rapidamente o seguinte, eu sou advogado, amo a minha profissão, tenho grande orgulho da minha categoria. Só fico um pouco chateado de nós estarmos comemorando esse ano 45 anos de formandos. Consequentemente, 50 anos de convivência entre os colegas da turma de 1967. Já faz bastante tempo. Respeito muito a categoria dos engenheiros agrônomos, dos médicos veterinários, porque fui Secretário da Agricultura e trabalhei com eles. Enfim, de todas as categorias eu tenho manifestações de apreço, simpatia, de respeito. Mas eu, como os brasileiros dessa pesquisa que o Dr. Emil mencionou, gosto muito dos bombeiros e dos cirurgiões dentistas também.

Eu tenho uma ligação que certamente não é só minha, é uma ligação de todas as pessoas com uma categoria fantástica. Fantástica pela seriedade dos seus membros, pela bondade dos seus membros, eu estava pensando aqui comigo agora o que falar e me veio à mente uma expressão que eu gostava muito de utilizar. De que vemos muito na classe dos cirurgiões dentistas. Cidadãos e cidadãos prestantes. São profissionais que, como disse o Dr. Emil, seu consultório às vezes transformado em confessionário, ensinam, educam, divertem, enfim, solidarizam-se com as pessoas, com suas famílias. São profissionais que eu via e vejo no Lions, no Rotary, na Maçonaria, nas Apaes, nos lares de idosos, nas associações de cuidados com as crianças, e vejo com muita alegria também na política. Agora deu uma refreada, Dr. Emil, mas sabe por que deu uma refreada, infelizmente? Porque a política está afastando os bons valores. Infelizmente, esse é um grande problema do Brasil de hoje. Abstenção de 20% nas eleições de ontem não são por acaso, são uma desilusão com a política e com os políticos. Isso é muito triste.

O que constrói a grandeza da nação é o povo, é o trabalho, valores também como a honradez, a dignidade, a solidariedade, e são valores que tem que estar presentes na política, e quando não estão causam um mal muito grande ao povo, à nação, e afastam da atividade política os bons valores da sociedade.

Nós temos hoje coisas fantásticas na nossa vida política, por exemplo, o sistema de apuração muito mais adiantado do que o sistema de apuração dos Estados Unidos. Aliás, o Bush ganhou uma eleição que na verdade não tinha ganho. Mas também uma coisa fantástica dos Estados Unidos para respeitar o poder maior, que é o poder da integração da Federação, as instituições democráticas, houve o respeito a uma decisão que a Suprema Corte acabou tomando. Mas enfim, nosso sistema de apuração é fantástico, nós melhoramos bastante na legislação eleitoral, mas ainda temos muito a caminhar. O nosso sistema de propaganda política é condenável, aqueles programas maçantes, chatos do horário eleitoral, até que para cargo executivo não é tanto, mas para cargo legislativo é uma calamidade. E o número de Partidos, que lamentavelmente está se consolidando a eleição de ontem mostrou a disseminação dos Partidos por todo o país.

Será que é bom isso? Essa defragmentação partidária. Será que é bom o país ter mais de 40 Partidos? Eu digo tudo isso porque nós estamos comemorando também a Medalha Tiradentes, alguém que é o patrono da pátria brasileira, o lutador pela liberdade, o lutador pela construção de um Brasil com que todos nós sonhamos. Quero dizer isso como uma homenagem a classe dos cirurgiões dentistas.

Se tivesse mais dentistas na política, a política estaria melhor com certeza.

Ao encerrar as minhas palavras, quero desejar que o exemplo dessa classe que é associativista. Em Itapira há a representação da Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas, há a representação do Crosp, os dentistas são unidos. Não há aquela luta fratricida como há em outras categorias profissionais e de profissionais liberais.

Quero dizer, meu caro Emil, que eu sou grato por mais uma vez você ter me dado essa oportunidade. Quero parabenizar sinceramente todos os cirurgiões dentistas de São Paulo pela data do cirurgião dentista transcorrida no último dia 25.

Tomara, Deus, que possamos continuar esse convívio, ou com os três tenores ou com a orquestra de violinos nos abrilhantando, nos alegrando, mas com vocês sempre presentes nessa Casa de Leis, que também é uma Casa de representação popular. Muita gente acha que o Deputado só deve legislar e fiscalizar. Não, o Deputado hoje tem como principal encargo o de representar. Representar as cidades onde ele é votado, lutar por elas, representar as comunidades de onde ele vem representar a população, representar as instituições, as entidades representativas, os sindicatos, as organizações sociais, a nossa querida APCD, a ABCD e o Crosp.

Parabéns, que Deus abençoe a todos. Felicidades. Sintam-se sempre homenageados por todos os Deputados da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Eu falo e tenho certeza, em nome dos 94 Deputados de São Paulo, que é um grande orgulho em ter no nosso Estado uma categoria tão importante, tão respeitável, tão querida quanto é a categoria dos cirurgiões dentistas. (Palmas.)

Esgotado o objeto da presente sessão, além de agradecer as autoridades, os funcionários desta Casa e aqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito dessa solenidade, convido a todos para um coquetel no Hall Monumental.

Está encerrada a sessão. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 40 minutos.

 

* * *