http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

05 DE JUNHO DE 2012

074ª SESSÃO ORDINÁRIA

 

Presidentes: JOOJI HATO, OLÍMPIO GOMES, JOÃO PAULO RILLO e ROBERTO MORAIS

 

Secretário: OLÍMPIO GOMES

 

RESUMO

PEQUENO EXPEDIENTE

001 - JOOJI HATO

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

002 - ITAMAR BORGES

Comenta participação em evento, em homenagem ao "Dia do Meio Ambiente", no Palácio dos Bandeirantes. Discorre sobre a importância da questão ecológica para toda a sociedade. Relata visita à Fiesp para reunião acerca da Fundação Ulysses Guimarães. Discorre sobre reunião com o vice-Governador Guilherme Afif, acerca das Parceria Público Privada na administração estadual. Informa sobre o "Prêmio Municípios que Fazem Render Mais" e destaca Araçatuba como cidade premiada, parabenizando o Prefeito Cido Sério por este feito. Informa e parabeniza todos os municípios premiados.

 

003 - OLÍMPIO GOMES

Informa sobre pesquisa realizada pelo Núcleo de Estudos da Violência da USP. Cita destaques de jornais a respeito de pontos específicos desta pesquisa, como pena de morte, prisão perpétua e a prática de tortura. Critica o trabalho de comissão de juristas do Senado acerca da revisão do Código Penal. Discorre sobre o resultado da pesquisa, que demonstra o apoio da população a práticas ilegais na área da segurança pública. Demonstra preocupação com os dados citados, pedindo maior atenção na questão da violência por parte dos administradores públicos.

 

004 - CARLOS GIANNAZI

Discorre sobre a aplicação dos recursos legais mínimos na Educação por parte de Estados e Municípios. Critica o Governo do Estado pela falta de atenção ao plano de carreira dos professores da rede pública. Cobra a criação do Plano Estadual de Educação por parte do Executivo. Cita dados acerca da situação na área, em âmbito estadual, para comprovar a falta de planejamento.

 

005 - OLÍMPIO GOMES

Assume a Presidência.

 

006 - MARCOS MARTINS

Discorre acerca de reunião da Comissão de Saúde na qual vereadores de Bauru relataram grave situação por que passa o Hospital de Base desta cidade. Comenta sobre a situação da falta de UTI infantil em hospital público em Santos, denunciada pela Deputada Telma de Souza. Cobra soluções para este problema por parte dos administradores públicos responsáveis.

 

007 - JOOJI HATO

Cita caso na cidade de Lins onde um usuário de crack pediu para ser acorrentado, visando não ter acesso à droga. Comenta que o dependente químico pede tratamento, mas que a Região não possui rede de atendimento para este problema. Exibe reportagem sobre o caso citado. Clama para que esta Casa atue no combate ao consumo de entorpecentes.

 

008 - DONISETE BRAGA

Lembra a comemoração do "Dia Mundial do Meio Ambiente" na data de hoje. Elogia a atuação do Governo Federal em suas ações acerca do assunto. Discorre sobre a importância de políticas públicas voltadas para a questão ambiental. Destaca a ocorrência da Rio+20 e a notícia da diminuição do índice de desmatamento da Amazônia.

 

009 - JOOJI HATO

Assume a Presidência.

 

010 - SEBASTIÃO SANTOS

Discorre acerca da questão de regularização fundiária em São José do Rio Preto. Cita ações na área, frutos de indicação de sua autoria, em alguns loteamentos deste município. Comenta caso de mãe que amarra seu filho para que não tenha acesso às drogas. Informa dados do consumo de entorpecentes no Estado e clama por ações da administração pública. Comenta sobre processo de tombamento da cachoeira do Talhadão, que corre junto ao Condephaat.

 

011 - TELMA DE SOUZA

Apoia a fala do Deputado Donisete Braga acerca do "Dia do Meio Ambiente". Cita sua participação na conferência Rio+20. Destaca a questão da Saúde, citando relatos ocorridos na Comissão de Saúde desta Casa sobre a cidade de Bauru. Aborda o assunto do consumo de crack como um grande problema da sociedade atual. Critica o Governo do Estado e a Prefeitura em suas atuações na cracolândia. Cita ações que o poder público deve realizar para redução do consumo de crack. Clama pela união de todas as esferas de governo visando a resolução do problema.

 

012 - JOÃO PAULO RILLO

Assume a Presidência.

 

GRANDE EXPEDIENTE

013 - JOOJI HATO

Discorre sobre maus tratos aos animais domésticos e silvestres. Cita projeto de lei, de sua autoria, para a criação de delegacias especiais contra os maus tratos. Lembra a entrevista da apresentadora Luciana Gimenez com o Governador Geraldo Alckmin sobre este tema. Pede apoio para aprovação da matéria. Relata casos de violência da sociedade, ocorridos nos últimos dias. Descreve passeata, ocorrida no último domingo, na cidade de Lençóis Paulista, para pedir punições a quem maltrata os animais. Destaca casos de leishmaniose em cachorros da cidade de Votuporanga. Solicita requerimento para que o Prefeito Júnior, dessa cidade, enviasse a esta Casa, os exames realizados nos animais para análise. Ressalta que exames realizados pelos particulares e pela Vigilância Sanitária são diferentes.

 

014 - JOSÉ BITTENCOURT

Para comunicação, lê moção de apoio, da Câmara Municipal de Penápolis, à Frente Parlamentar de Defesa dos consumidores de Energia Elétrica e Combustível.

 

015 - LUIZ CARLOS GONDIM

Para reclamação, parabeniza a todos pelo "Dia Mundial do Meio Ambiente". Pede ajuda para o Hospital de Base de Bauru, que possui dívida de 180 milhões de reais. Afirma que o hospital é de alta complexidade. Menciona que a Comissão de Saúde desta Casa recebeu a Comissão de Saúde de Bauru, após a realização de audiência pública a respeito do tema. Relata as condições precárias do hospital. Pede apoio do Estado de São Paulo e do Ministério da Saúde para este caso. Esclarece que o hospital atende 42 municípios da região.

 

016 - JOOJI HATO

Assume a Presidência.

 

017 - LUIZ CLAUDIO MARCOLINO

Ressalta o trabalho na área de educação, dos Governos Lula e Dilma Rousseff, com investimento nas universidades federais. Destaca o desenvolvimento de política de investimentos em Institutos Tecnológicos Federais e no Pronatec (Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego). Relata reunião, ontem, com o Prefeito de Assis, Ézio Spera. Menciona dois novos cursos, de gestão pública e informática, a serem ministrados no campus desta cidade, que é uma extensão do Instituto Federal de Birigui. Comenta reunião, realizada ontem, no Ministério da Educação, na qual foi firmado compromisso de estruturação de polo do Instituto Técnico Federal para Assis e região. Discorre sobre investimento do Governo Federal na área de Saúde, com assinatura de empenho para a construção de cinco mil novas UBS (Unidade Básica de Saúde), entre estas, três novas para a Zona Sul de São Paulo. Parabeniza o Ministro Alexandre Padilha e a Presidente Dilma Rousseff pela preocupação com o Estado de São Paulo.

 

018 - Presidente JOOJI HATO

Registra a visita dos alunos da Escola Estadual Professor Bruno Florenzano, do município de Bragança Paulista, acompanhados da Diretora Lucimara Alves Sousa e Souza, e das Professoras Ana Rosa Jamelli Muniz e Analea Ghelardi Daidone, a convite do Deputado Edmir Chedid.

 

019 - LUIZ CLAUDIO MARCOLINO

Por acordo de lideranças, solicita a suspensão da sessão até as 16 horas e 30 minutos.

 

020 - Presidente JOOJI HATO

Defere o pedido e suspende a sessão às 15h57min.

 

021 - ROBERTO MORAIS

Assume a Presidência e reabre a sessão às 16h38min.

 

022 - GILMACI SANTOS

Pede a suspensão dos trabalhos por dez minutos, por acordo de lideranças.

 

023 - Presidente ROBERTO MORAIS

Defere o pedido e suspende a sessão às 16h38min.

 

024 - JOOJI HATO

Assume a Presidência e reabre a sessão às 16h56min.

 

ORDEM DO DIA

025 - Presidente JOOJI HATO

Coloca em votação e declara sem debate aprovado o Requerimento nº 1.444/12, do Deputado Antonio Salim Curiati. Por conveniência da ordem, suspende a sessão às 16h56min; reabrindo-a às 16h58min.

 

026 - MARCO AURÉLIO

Para comunicação, informa a fundação, no dia 04/06, do Núcleo do Vale do Paraíba da União Brasileira de Escritores. Cita a importância da região no contexto das Letras. Recorda o nome de vários escritores oriundos da região. Comunica que a sede provisória da entidade será na cidade de Taubaté. Saúda a direção da entidade.

 

027 - MARCO AURÉLIO

Solicita o levantamento da sessão, com assentimento das lideranças.

 

028 - Presidente JOOJI HATO

Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 06/06, à hora regimental, com ordem do dia. Levanta a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Jooji Hato.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Convido o Sr. Deputado Olímpio Gomes para, como 1º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da matéria do Expediente.

 

O SR. 1º SECRETÁRIO - OLÍMPIO GOMES - PDT - Procede à leitura da matéria do Expediente, publicada separadamente da sessão.

 

* * *

 

- Passa-se ao

 

PEQUENO EXPEDIENTE

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE JOOJI HATO - PMDB - Tem a palavra o primeiro orador inscrito para falar no Pequeno Expediente nobre Deputado Vitor Sapienza. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado André do Prado. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Luiz Cláudio Marcolino. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Antonio Salim Curiati. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Sebastião Santos. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Orlando Bolçone. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Edson Ferrarini. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Celso Giglio. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Itamar Borges.

 

O SR. ITAMAR BORGES - PMDB - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, telespectador da TV Alesp, quero dizer da minha satisfação de mais uma vez estar aqui nesta tribuna, hoje um dia de muita atividade.

Estive numa reunião do nosso partido hoje pela manhã, presentes os Deputados Jooji Hato, Baleia Rossi, Jorge Caruso, Vanessa Damo e os membros da Executiva. Depois fui ao Palácio dos Bandeirantes onde participei do ato em comemoração ao Dia do Meio Ambiente.

Quero registrar a minha saudação a todos os ambientalistas e a todos que trabalham em defesa do meio ambiente e de um desenvolvimento sustentável, com equilíbrio e bom senso.

Eu que tive o privilégio de trabalhar por um ano e meio na Secretaria de Estado de Meio Ambiente como coordenador estadual de meio ambiente fico muito feliz de poder abrir os trabalhos no dia de hoje registrando a importância deste dia e passando a mensagem de que precisamos de muito equilíbrio e bom senso, precisamos dar as mãos como contribuição para o desenvolvimento sustentável e preservação do nosso planeta.

Fica aqui o reconhecimento da importância deste dia e a convocação aos paulistas para que se conscientizem da importância de atuar em prol do meio ambiente trabalhando com a educação ambiental. Prefeituras, Câmaras Municipais e municípios precisam investir em educação ambiental, precisam investir em conscientização para encontrarmos o equilíbrio. Não é bom excesso nem de um lado, nem de outro. É importante o equilíbrio. Não é bom que se exceda na defesa insustentável, muito menos que se atue degradando o meio ambiente. É importante o equilíbrio e é esta a mensagem que passo neste dia.

Saindo do Palácio ainda tive o privilégio de passar rapidamente pela Fiesp. Na Fundação Ulysses Guimarães, o seu presidente Deputado Federal Eliseu Padilha, a diretoria e a Executiva do nosso partido realizaram uma reunião para falar da importância da contribuição da Fundação Ulysses Guimarães para a preparação dos políticos neste ano eleitoral.

Ainda no dia de hoje a minha comissão está recepcionando o vice-Governador Guilherme Afif Domingos e o Secretário de Planejamento Júlio Semeghini, ocasião em que teremos a prestação de contas, cumprindo o nosso Regimento Interno e a Constituição do Estado, sobre as PPPs aqui no Estado de São Paulo. Retorno para lá juntamente com a Comissão de Infraestrutura para darmos sequencia àquela reunião que está sendo presidida no momento pela Deputada Célia Leão e pelo Deputado José Zico Prado, companheiros das comissões.

Finalizo minha manifestação falando de um importante evento ocorrido no dia de ontem para os municípios e a política pública.

Ontem a Fiesp entregou o Prêmio “Municípios que Fazem Render Mais”. Essa iniciativa da Fiesp e da Ciesp contou com a metodologia da Fundação Getúlio Vargas e elegeu os municípios que tiveram uma gestão mais eficiente dividindo por população.

Cumprimento aqui o Prefeito Cido Sério, o vice-Prefeito Carlos Hernandes, a Administração Pública, ao Município de Araçatuba, e ao fazer isso estendo meus cumprimentos aos demais Municípios.

Também quero pedir, Sr. Presidente, que seja encaminhado ao Prefeito Cido Sério e ao vice-Prefeito Carlos Hernandes uma cópia desse pronunciamento, os meus cumprimentos e homenagens a eles, especificamente do pronunciamento que faz referência ao seu Município e a esse prêmio, pois na tarde dessa segunda-feira seu Município foi declarado o vencedor do Prêmio “Municípios que Fazem Render Mais”.

Essa premiação vem com o intuito de identificar e disseminar os esforços de prefeitos e gestores municipais que melhoram a capacidade de planejamento, da gestão, da democratização e da prestação de serviços de qualidade aos cidadãos.

Portanto, o Prefeito Cido Sério recebeu pessoalmente a honraria e na mesma oportunidade afirmou que o prêmio é resultado de um trabalho intenso que ele vem fazendo com sua equipe na melhoria da qualidade de vida da população, principalmente aquela que mais precisa da presença do Governo Municipal. Aliás, cito aqui uma frase do Prefeito Cido Sério: “Todos da cidade são beneficiados quando se adota uma gestão sustentável, principalmente aos mais pobres.”

Portanto, quero cumprimentá-lo e cumprimentar a todos os munícipes de Araçatuba por essa homenagem e por essa premiação, ficando em 1º lugar entre as cidades com até 250 mil habitantes. Fica aqui o nosso reconhecimento e a nossa homenagem a Araçatuba, e quero estender aos demais premiados ontem lá na Fiesp nas seguintes categorias:

- Categoria até 50 mil habitantes: Aguaí, Santo Antonio da Alegria e Sud Mennucci;

- Categoria de 50 a 250 mil habitantes: em 1º Lugar: Araçatuba, em 2º Lugar: São Carlos;

- Categoria acima de 250 mil habitantes: Santos, do Prefeito Papa, e São José dos Campos.

Então fica aqui o nosso cumprimento e o meu agradecimento pela oportunidade de registrar aqui esses gestores, esses senhores e senhoras, que têm trabalhado na condução dos destinos dos Municípios Paulistas pelo reconhecimento e pelo trabalho que desenvolveram aqui. Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - É regimental o pedido de Vossa Excelência.

Essa Presidência parabeniza também o nobre Deputado Itamar Borges pela energia e dinamismo com que tem cumprido o vosso mandato estando em todos os espaços diuturnamente.

Tem a palavra o nobre Deputado Dilmo dos Santos. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado José Zico Prado. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Regina Gonçalves. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Samuel Moreira. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado José Bittencourt. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Olímpio Gomes.

 

O SR. OLÍMPIO GOMES - PDT - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, funcionários desta Casa e cidadãos que nos acompanham pela TV Assembleia, hoje os jornais “O Estado de S.Paulo” e a “Folha de S.Paulo”, repercutem o resultado de uma pesquisa que foi elaborada pelo Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo em 16 capitais brasileiras, inclusive São Paulo, cujos resultados servem de alerta às pessoas que têm responsabilidades pública e social em relação à Segurança.

O jornal a “Folha de S.Paulo” diz que 74% dos pesquisados são a favor da pena de morte ou prisão perpétua para estuprador; o jornal “O Estado de S.Paulo” também estampa outro cenário da pesquisa: “Quase metade dos brasileiros aceitam a tortura de criminosos em alguns casos.”

Estamos assistindo propostas de alteração do Código Penal que estão sendo elaboradas por uma comissão de doutos no Senado. Não sei se doutos em relação à necessidade da sociedade, mas doutos do Direito e que muitas vezes estão comemorando propostas de retirada do Código Penal, por exemplo, de alguns crimes: o porte de entorpecentes, o seu consumo e até mesmo o seu plantio doméstico; o fim do crime de desacato para terem como desmoralizar as autoridades públicas de todas as áreas, mas em especial os policiais. Enquanto isso, essa escalada da violência.

Quando perguntam à população, por descrença na lei e por descrença no aparato de Segurança Pública, ela começa a querer uma solução de qualquer forma, até mesmo com a violação de direitos.

Quando se fala que 47% das pessoas hoje aceitam a tortura como forma de obtenção de informações, não adianta alguns ‘ólogos’ dizerem “Olha, mas hoje nós temos polígrafos e detectores de mentiras”, quando a maior mentira é dizer que o aparato de Segurança Pública tem esses equipamentos porque o que funciona mesmo, Deputado Gondim, ainda é o literal “paulígrafo”. Quando são crimes rumorosos e que o “paulígrafo” acaba resolvendo, ninguém questiona como foi a obtenção de provas.

Eu digo isso com preocupação porque não podemos conceber um sistema de Segurança Pública que não esteja calcado na plena legalidade, mas a população está desesperada. Quando se fala em pena para estupradores, 72% querem pena de morte ou prisão perpétua.

Cuidado para os nossos colegas e para todos nós da área política porque quando foi perguntado à população que tipo de pena eles queriam para os políticos corruptos a resposta foi: prisão com trabalhos forçados, 28,3%; prisão perpétua, 21,7%; pena de morte 9,5 por cento. Cuidado, seus Demóstenes e seus Blue Caps, porque a população está pedindo justiça de qualquer forma!

É preciso dizer que tanto a pena com trabalhos forçados, como a prisão perpétua e a pena de morte poderiam acontecer em nosso País apenas se tivéssemos uma nova Assembleia Nacional Constituinte, ainda assim podendo ser derrubada uma medida pelo Supremo Tribunal Federal, porque no inciso XLVII do Art. 5º da Constituição que trata dos direitos e garantias individuais e fundamentais está insculpido: “não haverá penas: a) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 8º, XIX; b) de caráter perpétuo; c) de trabalhos forçados. O Art. 60 da Constituição diz que são cláusulas pétreas. Pétrea vem de pedra e significa que não podem ser modificados por uma emenda constitucional quaisquer dos incisos do Art. 5º da Constituição.

Muito embora a população desesperada comece a retornar ao princípio da vingança privada, nos primórdios do Direito, ainda que a maioria tenha esse desejo, é impossível a alteração por estar insculpida na Constituição como cláusula pétrea, como direitos e garantias individuais e fundamentais e que não podem ser mudados por Emenda Constitucional. Mas a despeito dessas penas mais severas não poderem ser uma realidade no nosso País, o que a pesquisa está dando é um recado às autoridades brasileiras seja no plano federal, estadual ou municipal: A população não está suportando o nível de violência e quer sugestões partindo, inclusive do seu desejo mais íntimo que haja a vingança e não a justiça. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Srs. Deputados e Sras. Deputadas, tem a palavra o nobre Deputado Carlos Giannazi.

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, funcionários desta Casa e telespectadores da TV Alesp, na data de ontem, fiz um pronunciamento utilizando a tribuna da Assembleia Legislativa, manifestando a nossa indignação e repúdio aos estados e municípios que não estão investindo ainda o percentual mínimo exigido por lei na área da Educação, nos segmentos da manutenção e desenvolvimento de ensino, como reza e determina tanto a Constituição Federal como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. O comportamento de vários governos do nosso País representa um atentado à Educação pública. Temos, por exemplo, muitos estados e municípios que não respeitam o piso nacional salarial dos professores e a jornada do piso que são frutos de uma luta histórica dos professores das redes públicas do nosso Brasil. Em 2008, tivemos a conquista da aprovação da Lei nº 11.738/08, que além de estipular uma espécie de salário mínimo para os profissionais da Educação, professores das escolas públicas, ela determinou também a jornada do piso. A lei é muito categórica ao afirmar que 1/3 da jornada precisa ser destinada à hora-atividade.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Olímpio Gomes.

 

* * *

 

Manifesto aqui, mais uma vez, a nossa indignação em relação ao Governo Estadual, Sr. Presidente e Srs. Deputados, que não cumpre a lei no Estado de São Paulo. O nosso Estado continua descumprindo essa lei, o Governo deste Estado não cumpre uma lei federal prejudicando não só os professores da rede estadual, mas os nossos mais de 5 milhões de alunos matriculados na rede estadual.

Como se isso não bastasse, a situação aqui no nosso Estado parece-me mais grave, pois aqui não temos um plano de carreira para os professores. O plano de carreira foi praticamente destruído em 1997, quando houve uma reforma do projeto que tinha sido construído com o Estatuto do Magistério, representado pela antiga Lei nº 444/85, que foi reformulada em 1997, quando houve na verdade uma destruição na prática, do plano de carreira dos professores da nossa rede pública de ensino do Estado de São Paulo. Até hoje, Sr. Presidente, não houve a reformulação desse projeto impossibilitando que os docentes tivessem de fato uma carreira com evolução funcional, progressão e que, inclusive atraísse novos profissionais interessados em ingressar no Magistério público. O Governo Estadual montou uma comissão que ainda está discutindo, mas o fato é que a situação na rede estadual é grave. Não temos um plano de carreira, o respeito, a implantação da jornada do piso para os professores e um plano estadual de educação, pois ele ainda não foi aprovado no Estado de São Paulo.

Aliás, a LDBEN - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - foi aprovada em 1996, e já naquele ano, ela determinava que estados e municípios elaborassem e aprovassem juntamente com a União, o Governo Federal, os seus respectivos planos de educação, estabelecendo com isso diretrizes, metas e objetivos para a Educação de cada município, estado e também do ponto de vista nacional, mas infelizmente até agora, Sr. Presidente, Srs. Deputados e telespectadores da TV Alesp, o Governo do PSDB, que governa o Estado há quase 20 anos, não elaborou, não discutiu e não aprovou um plano estadual de educação.

Por isso a Educação do Estado de São Paulo está à deriva, ela não tem um projeto pedagógico definido. A política educacional do nosso Estado não passa de um amontoado de programas, muitos deles mal sucedidos e marqueteiros que na realidade não funcionam na prática como, por exemplo, essa velha ladainha de que as escolas estaduais possuem dois professores por sala, isso não existe na prática, é uma propaganda enganosa do governo tucano aqui em São Paulo. As escolas de tempo integral na área do ensino fundamental muitas vezes são verdadeiros depósitos de crianças e adolescentes, pois não têm a infraestrutura necessária para receber esses alunos, faltam funcionários e professores, ou seja, o Estado não realiza contratações suficientes para atender os discentes. Além disso, faltam equipamentos, profissionais de apoio, inclusive de outras áreas porque o aluno na parte da manhã tem as disciplinas obrigatórias do currículo escolar e à tarde ele deveria ter acesso à cultura, arte e ao esporte, porém isso não acontece porque faltam muitos profissionais, principalmente arte-educadores nas escolas estaduais. O projeto de escola integral se torna na prática uma verdadeira farsa na rede estadual de ensino.

Tudo isso acontece porque não temos um plano estadual de educação. A Educação aqui não tem uma diretriz, uma meta. Ela está, como já disse, igual a uma nau à deriva.

Sr. Presidente, precisamos urgentemente que o Governo Estadual tome a iniciativa, pois nós já fizemos a nossa parte apresentando um projeto de plano estadual de educação em 2003, através de um Fórum Paulista em Defesa da Escola Pública. Esse projeto está aqui desde 2003, mas ele é sistematicamente boicotado e golpeado pela base governista que não permite que ele prospere.

Estamos fazendo a nossa parte apresentado propostas para a Educação, projetos de lei, ações e ideias, porém quem tem de executar é o Governo Estadual, o Poder Executivo. Continuaremos apresentando propostas para melhorar a Educação no Estado de São Paulo, mas cobraremos e denunciaremos o Governo que até agora está sendo totalmente omisso em relação a essa área estratégica. Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Srs. Deputados e Sras. Deputadas, tem a palavra o nobre Deputado Adilson Rossi. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Marcos Martins.

 

O SR. MARCOS MARTINS - PT - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente Deputado Olímpio Gomes, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, funcionários desta Casa e telespectadores da TV Alesp, hoje, este Deputado juntamente com os Deputados Jooji Hato, Alencar Santana Braga, Carlos Giannazi e Sebastião Santos, apesar da base governista não ter comparecido e de não ter tido quorum, realizamos uma reunião da Comissão de Saúde e recebemos dois vereadores da cidade de Bauru, trazendo denúncias e pedindo o apoio dos deputados para a saúde daquela cidade. Lá há denúncias sérias, inclusive há três anos a Polícia Federal detonou um grande desvio de recursos e problemas. E trouxeram aqui o dramático depoimento de uma médica que trabalha num desses hospitais - no Hospital de Base - há 30 anos. Portanto fala com conhecimento de causa, dizendo da impossibilidade de dar conta da demanda. Eles se desdobram, fazem de tudo para dar conta; é que eles não atendem só a Cidade de Bauru, mas toda a região.

Há problema na central de vagas, que é controlada pelo Estado, e há precariedade de funcionamento. Recebemos e ouvimos os dois vereadores, assistimos a esse depoimento dramático dessa médica, Dra. Teresa, da Cidade de Bauru, que fala com conhecimento de causa, com a razão e com a emoção, pedindo socorro. Ela nos pediu que pelo menos fôssemos visitar o hospital e ouvir um pouco a população. E nós faremos isso; vamos marcar uma data para ir a essa cidade. Já tivemos outros problemas de saúde no Estado, como em Santos e o problema não foi resolvido. Não há UTI Infantil no Hospital Geral Guilherme Álvaro. É um hospital estadual da cidade e já estava em reforma para implantar a UTI Infantil. Segundo um pedido feito pela Deputada Telma, são 11 meses sem UTI Infantil. O requerimento da Deputada já foi aprovado pela Comissão, vamos encaminhar e esperar uma resposta.

Muitas vezes tratamos aqui do problema da segurança pública, que a população se sente insegura, não aguenta mais tantos problemas relacionados a essa área.

Hoje recebemos uma demanda de dois vereadores de Bauru. Já estivemos em Mogi das Cruzes com o Deputado Gondim. Lá o Hospital do Câncer continua descredenciado e a população está a deus-dará, alguns vindo fazer radio e quimioterapia aqui em São Paulo. A situação é grave.

Falamos aqui sobre a segurança pública, sobre a saúde, e em relação ao transporte há um apagão. É difícil o dia em que não recebemos informação de pane em algum trem ou em algum metrô. É uma situação crítica.

Em relação à Educação, o Deputado Giannazi acabou de falar a respeito. Então temos um problema sério de Estado. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Tem a palavra o nobre Deputado Jooji Hato.

 

O SR. JOOJI HATO - PMDB - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Deputado Olímpio Gomes, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, telespectadores da TV Assembleia, não sei se conhecem uma linda cidade, que tem crescido muito. Falo da Cidade de Lins, distante 431 quilômetros da Cidade de São Paulo.

Houve um caso em Lins, que vou trazer para esta Casa, que talvez sirva de alerta às nossas autoridades e também para aqueles que seguem um caminho que não interessa. Uma mulher acorrentou o irmão, usuário de drogas. A Justiça determinou a internação desse viciado, mas não há vaga na cidade, o que ocorre também em Santos, em Bauru. Lins não tem leito para o tratamento de usuários de drogas.

Essa mulher, Eleonice Mamede, precisou acorrentar o próprio irmão. Segundo ela, ele rouba pertences da família, fica agressivo, dá um trabalho enorme para a família. Foi um pedido do próprio usuário que ficasse acorrentado durante as crises de abstinência, porque ele é alcoólatra. A família já entrou com um pedido de internação na Justiça, porém a decisão não foi cumprida pela prefeitura de Lins, porque lá não há leito suficiente para atender esse tipo de usuário. A Secretaria de Saúde justificou que existem poucas clínicas na região e que, apesar da determinação da Justiça, existe uma lista de espera enorme. A prefeitura disse ainda que não nenhuma previsão de vaga. O usuário é pai de uma menina de cinco anos, infelizmente deficiente, e além de ser viciado em crack é alcoólatra. O homem afirmou que tem desejo de se cuidar, de se curar para cuidar da menina. Vejam a vontade desse usuário.

Vou pedir que sejam passadas as imagens desse cidadão.

 

* * *

 

- É feita a exibição do vídeo.

 

* * *

 

A cena do vídeo fala muito alto. Infelizmente a Comissão de Justiça do Senado está liberando o uso e plantação de maconha nos quintais das casas, sem punição. Um ex-Presidente da República do nosso País fomenta essa ideia. Parece que eles não conseguem ver cenas deprimentes como essas. É só ir à Cracolândia e vemos esse problema, que é um dos grandes pilares que sustentam a violência, mantendo o consumo intenso do SUS, impedindo que pessoas doentes sejam atendidas.

E vemos hospitais em várias cidades - Santos, Bauru, Lins - sem recursos. E estão liberando a plantação e consumo de maconha. Se não temos recursos agora, quanto mais quando novos viciados chegarem, após essa liberação.

É preciso haver uma reflexão. Esta Casa tem uma tarefa muito importante: sensibilizar o Senado, na Comissão de Justiça, para que não fale e para que não faça besteira. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Tem a palavra o nobre Deputado Marco Aurélio. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Simão Pedro. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Enio Tatto. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado João Antonio. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Donisete Braga.

 

O SR. DONISETE BRAGA - PT - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, funcionários da Assembleia Legislativa, telespectadores da TV Assembleia, hoje comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Desde que assumi o mandato neste Parlamento, em 2001, sempre procurei focar o mandato nas questões ambientais, tanto que presidi a Comissão de Meio Ambiente, e hoje sou membro efetivo. Por isso hoje eu não poderia deixar de abordar o tema e ficar muito feliz, porque não só a nossa Presidente Dilma tem priorizado as políticas de investimento, as questões ambientais no País, mas hoje recebemos a informação de que o desmatamento da Amazônia, em 2011, é o menor em 23 anos, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE, realizado pelo projeto de monitoramento do desmatamento da Amazônia legal.

É importante destacar essa iniciativa do Governo Federal. Entendemos que é uma condição hoje extraordinária, e os Estados brasileiros, especialmente os municípios, e principalmente o Estado de São Paulo, têm que se debruçar em políticas não só de preservação dos nossos mananciais, os nossos recursos hídricos, mas também em políticas propositivas, com muita altivez.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Jooji Hato.

 

* * *

 

Neste mês de junho teremos a Rio+20. Esta Casa debateu na semana passada um manifesto, uma carta de São Paulo, para podermos apresentar na Rio+20 e colher experiências inovadoras para que possamos pensar em políticas públicas para as próximas gerações, que têm o conceito da preocupação ambiental, do cuidado com o nosso meio ambiente, uma questão fundamental.

Moro no município de Mauá, uma cidade com 450 mil habitantes, e temos lá a nascente do Rio Tamanduateí, um importante rio que circunda os principais municípios da região do ABC e deságua no Rio Tietê. Temos que pensar, de antemão, em políticas públicas que possam aliar a gestão compartilhada, a gestão ambiental, que envolva os municípios do ABC, no caso específico do Rio Tamanduateí, mas ao mesmo tempo também as políticas com o Governo do Estado e o Governo Federal.

É fundamental para que possamos, a partir daí, estabelecer um novo marco nas políticas públicas relacionadas à questão do meio ambiente. Hoje felizmente a sociedade brasileira, as nossas crianças, os nossos filhos, têm debatido a questão do meio ambiente nas escolas. Hoje a sociedade debate com muita frequência esses temas no Estado de São Paulo e nos nossos municípios.

Não poderia deixar de dizer da importância da reflexão neste dia. Acreditamos que a Rio+20, além de elencar uma série de políticas públicas relacionadas à questão do meio ambiente, temos que cada vez mais pensar num Brasil sustentável, num planeta sustentável, onde as próximas gerações não paguem um alto preço, porque o homem desmatou, cometeu crimes.

Deputado Gondim, V.Exa. mora e atua em Mogi. Temos o Alto Tietê, que é a verdadeira cabeceira dos mananciais, e V.Exa. sabe perfeitamente do que estou reafirmando e registrando.

Quero deixar registrada a feliz notícia da redução do desmatamento da Amazônia, mas ao mesmo tempo as políticas afirmativas, as políticas fundamentais e integradoras que existem no Governo Federal, nos Governos do Estado, para que possamos pensar num mundo mais sustentável.

Esse é o grande desafio. Portanto, quero parabenizar os municípios que cumprem essa missão e as entidades e ONGs que cumprem essa missão ambientalista, enfim, toda a sociedade brasileira que tem responsabilidade no cuidado do nosso meio ambiente, de forma sustentável. Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Tem a palavra o nobre Deputado Adriano Diogo. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Rodrigo Moraes. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Rui Falcão. (Pausa.)

Srs. Deputados, esgotada a lista de oradores inscritos para falar no Pequeno Expediente, vamos passar à Lista Suplementar. Tem a palavra o nobre Deputado Carlão Pignatari. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Alex Manente. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado José Bittencourt. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Samuel Moreira. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Rui Falcão. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Simão Pedro. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Aldo Demarchi. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Sebastião Santos.

 

O SR. SEBASTIÃO SANTOS - PRB - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, funcionários, telespectadores da TV Assembleia, ontem estivemos com o Governador, no Palácio dos Bandeirantes, quando tivemos a grata satisfação de assistir à assinatura referente ao planejamento de infraestrutura com alguns municípios do Noroeste paulista.

Cidades como Ubarana, Mendonça, Potirendaba, Luiziânia, Neves Paulista, Macaubal assinaram emendas indicadas por nós, e que estarão beneficiando a sua população com infraestrutura. Em Ubarana, por exemplo, há oito anos foi instituído um loteamento. Só que as pessoas, até hoje, estão amassando lama e, quando o clima está seco, a poeira faz parte do cotidiano delas.

Também tivemos a oportunidade de ver a assinatura de uma emenda de 1 milhão e 900 mil reais para São José do Rio Preto. Faz parte do Programa Cidade Legal, do Governo do Estado, utilizado para a regularização de loteamentos irregulares. Em Rio Preto, infelizmente, são 110. Treze deles já estão se documentando. Três loteamentos receberão pavimentação com custo zero. Para essas pessoas terem a regularização dos locais em que moram há 20 anos, teriam que pagar toda a infraestrutura. E receberão gratuitamente o asfalto, porque já pagaram a rede de água, a rede de esgoto e a iluminação.

Esses loteamentos serão o Floresta Park, o Azulão e o Senedu. O Juliana está em fase de licitação. Com essa assinatura de 1 milhão e 900 mil reais, Rio Preto receberá 2 milhões e 735 mil reais, por indicação nossa, numa parceria com o Governo do Estado para que as pessoas tenham o mínimo de infraestrutura em suas casas.

Sr. Presidente, V. Exa. estava falando sobre o crack, sobre uma pessoa que, infelizmente, estaria amarrada. Acompanhamos o caso de uma mãe que amarra o filho para que ele não vá se viciar e não seja morto. Uma pessoa não está pronta para viver desse jeito. Estar numa sala ainda é uma situação digna, mas estar amarrado a um pedaço de ferro e a uma corrente para não sair de casa, porque, se o fizer, poderá ser morto pelo traficante, é muito preocupante.

Ontem, em São Paulo, no Brás, houve uma reunião com a Força Jovem Universal, que já foi parabenizada nesta Casa. Eles lançaram um folder dizendo das suas atuações no Estado de São Paulo, como “Crack, tire essa pedra do seu caminho”, “Consciência jovem contra as drogas” ou “Driblando o crack”. Essas ações são importantes, como o “Nocaute do crack”, realizado por um boxeador, campeão sul-americano. Ele está na Força Jovem, recuperado, e leva essa palavra aos jovens por meio do esporte.

No Parque Ecológico, houve uma ação com 70 mil jovens, dos quais 18 mil eram usuários. São ações importantíssimas no Estado de São Paulo, infelizmente, sem apoio do Governo ou dos municípios. É muito fácil falar “vamos combater”, mas vamos investir em quem combate; vamos investir em quem está dando certo, com ações conclusivas. Nessa reunião com os 70 mil jovens - da qual participamos, junto com os Deputados Gilmaci e Milton Vieira -, quase 5 mil jovens aceitaram o apoio para poder se reabilitar à sociedade.

Para encerrar a minha fala, neste Dia do Meio Ambiente, quero dizer que as análises acerca da Cachoeira do Talhadão, um berçário ecológico no Estado de São Paulo, ainda estão tramitando no Condephaat. Gostaria de pedir ao Secretário Bruno Covas e ao Governador do Estado que nos ajudem para que, o mais rápido possível, toda a população do Estado se beneficie desse berçário ecológico. Muito obrigado.

 

O Sr. Presidente - Jooji Hato - PMDB - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, tem a palavra o nobre Deputado Edson Ferrarini. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Rafael Silva. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Celso Giglio. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Dilmo dos Santos. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Telma de Souza.

 

A SRA. TELMA DE SOUZA - PT - Muito obrigada, Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, público que nos acompanha pela TV Alesp. Quero fazer minhas as palavras do Deputado Donisete Braga a respeito do Dia do Meio Ambiente, que comemoramos hoje e sobre o qual temos muito a meditar.

Parece-me que não basta comemorarmos o dia, mas temos que ter uma profunda consciência ecológica de que realmente, se não cuidarmos do Planeta... A Rio + 20 está aí para dizer palavras e dar novos rumos, para que possamos nos aprofundar nessa questão.

Conversava com a Deputada Heroilma, que, lamentavelmente, por razões familiares, não estará na Rio + 20. Mas muitas deputadas estarão lá, no dia 15, porque vamos ter um debate, coordenado pela Fiesp, sobre a equidade de gênero. Vai ser muito importante essa presença. A Deputada disse que vai mandar uma frase, porque o pedido é uma frase e uma foto nossa para uma galeria de fortes mulheres que lutarão sobre essa questão e também sobre a equidade de gênero, porque a democracia faz parte de todas essas variáveis das políticas públicas.

Não estou aqui para falar do meio ambiente tão somente. Quero continuar as palavras do Deputado Marcos Martins e dizer da UTI do Hospital Guilherme Álvaro. Hoje, estávamos na Comissão de Saúde para ouvir a fala, por coincidência de uma doutora chamada Dra. Telma, sobre o relato do Hospital Estadual de Bauru. É lamentável o que acontece lá. Esse não é um fato isolado, já tivemos isso em Sorocaba, estamos tendo isso em outros lugares. É preciso que o Sr. Governador atente para esse problema porque não é possível que, em tantas regiões, aconteçam problemas semelhantes sem respostas adequadas à demanda.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. João Paulo Rillo.

 

* * *

 

Dizem que a UTI vai abrir para uma ofensiva, que é política, mas também eleitoral, do Governo do Estado de São Paulo. Se está se esperando tanto tempo para fazer uma inauguração, em função da eleição, quando crianças continuam morrendo, quero dizer que é algo absolutamente lamentável. Quero deixar, nesta tribuna, o meu veemente repúdio a esse tipo de postura, que é incoerente, antiética, cruel e nada faz para fazer avançar as ações democráticas de solidariedade que se espera dos governantes.

A última questão: o crack. Penso que o crack é a ponta do iceberg de todas as drogas. Ele é bem diferente da maconha, da cocaína - embora seja um derivado dela -, da bebida alcoólica e do tabaco. A dificuldade para deixar o cigarro de lado, a dificuldade para deixar o álcool de lado, mas a extrema dificuldade para deixar o crack de lado necessita de uma força tarefa de toda a sociedade para que vejamos a questão com muita clareza.

Tenho três palavras na minha cabeça. Somos da Frente Parlamentar de Combate ao Crack, e sabemos das dificuldades. As políticas dirigidas, colocadas, denunciadas, expressadas ainda são muito superficiais. A questão da Cracolândia, que foi tratada com absoluta ausência de sensibilidade e com a variável da repressão, não trouxe nenhum resultado positivo. Na semana passada, a “Folha de S.Paulo” publicou uma estatística dizendo que hoje temos várias cracolândias, e que as pessoas não saíram do seu hábito e da sua dependência.

Há três palavras que têm de dirigir o nosso comportamento nas políticas públicas. Na questão das drogas não há quem não tenha em sua família, ou entre seus conhecidos, alguém que não tenha essa problemática. As palavras são: acolhimento, informação e repressão. O acolhimento do dependente, em primeiro lugar, que sofre transtornos e tem sofrimento psíquico muito acentuado; a informação, em segundo lugar, para ele, para a sua família, a todos que o circulam e à sociedade como um todo; e, em terceiro lugar, uma inexorável ação de repressão ao tráfico de drogas tem de ser o tripé de um movimento para combatermos as drogas, particularmente o crack.

É difícil? Com certeza é extremamente difícil, mas não impossível. Falo isso com a autoridade de quem um dia lutou na cidade de Santos, na condição de prefeita, contra a questão da Aids, e nós tivemos alguns ganhos e muitas vitórias que correram o mundo, tendo chegado à Organização das Nações Unidas. Acho que é hora de nos debruçarmos com muita solidariedade e seriedade porque todos sofrem, seja o dependente, seja a família do dependente. Essa informação, através de um vídeo que recebemos hoje na Assembleia Legislativa, todos, sem sombra de dúvida, conhecem, ou um parente, ou alguém chegado. É hora de arregaçarmos a manga e tratar a questão do crack de uma maneira madura, moderna e atual. Obrigada, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO PAULO RILLO - PT - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, esgotado o tempo destinado ao Pequeno Expediente, vamos passar ao Grande Expediente.

 

* * *

 

- Passa-se ao

 

GRANDE EXPEDIENTE

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO PAULO RILLO - PT - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, tem a palavra, por permuta de tempo com o nobre Deputado Celso Giglio, o nobre Deputado Jooji Hato.

 

O SR. JOOJI HATO - PMDB - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, telespectadores, a mídia dá atenção especial hoje aos maus-tratos de animais domésticos e silvestres. Tivemos em Lençóis Paulista, cidade próxima de Bauru, uma passeata contra maus-tratos. Nesta Casa temos um projeto de lei que cria uma delegacia especial para os animais domésticos e silvestres que sofrem maus tratos. A âncora Luciana Gimenez entrevistou o nosso Governador, Geraldo Alckmin, e perguntou se ele não poderia criar uma delegacia especial para os animais. Foi coincidência porque aqui tramita este projeto. Espero contar com o apoio de todos os deputados para que a vida seja respeitada. Os animais irracionais, às vezes, têm comportamento melhor do que animais racionais, os seres humanos que matam, depredam e estupram.

Temos de dar exemplo e ensinar aos nossos filhos a amar os animais, a vida. É por isso que assomamos sempre a tribuna para tratar deste assunto. Tivemos um episódio, recente, de uma esposa - não sei se é verdade, mas a polícia diz que há grande chance - que possa ter assassinado o próprio marido. É muita brutalidade. Outro caso é de uma pessoa que acorrentou o próprio irmão. Este irmão, em Lins, está usando crack. Meu caro Deputado Luiz Carlos Gondim, estive na sua região, Mogi das Cruzes, na OAB. Lá li uma frase: “Sabe o que disse o crack ao usuário? Você me acende hoje que eu te apago amanhã.” O crack, e agora oxi, são drogas que acabam com o ser humano.

Em Lençóis Paulista tivemos uma passeata. Os moradores percorreram cinco quilômetros no domingo passado com o objetivo de chamar atenção da população e do poder público. Uma multidão de quase 500 pessoas invadiu as ruas da cidade com faixas, cartazes e pedidos de justiça, e percorreu até o Parque do Povo. A população exige punição para quem pratica crueldade contra animais. É difícil a polícia trabalhar contra a violência dos seres humanos, mas estamos pedindo um pouco mais, que é ajudar os animais. Segundo os participantes, o movimento é uma resposta ao aumento dos casos de maus-tratos em Lençóis Paulista. Na última semana, 20 cachorros foram mortos de uma só vez no Núcleo Habitacional Ibaté. Os animais foram envenenados. O segundo caso de maus-tratos registrado em Lençóis Paulista, há cerca de três semanas, foi um gato foi morto. Antes de ser morto, o gato teve suas quatro patas cortadas.

O ser humano, que é racional, torna-se irracional e cruel a esse ponto, maltratando um animal inofensivo e indefeso. O animal deu carinho aos filhos, deu companhia, mas é vítima de crueldade. “É preciso buscar uma solução”, diziam os manifestantes. O engenheiro agrônomo, Renato Prates, afirma: “Isso aqui é só o começo do que a gente vai fazer contra esses criminosos que estão atuando na cidade.” A Associação protetora dos animais recebe pelo menos três denúncias de maus-tratos por dia em Lençóis Paulista. “É uma passeata de luto, em defesa dos animais, falar que estamos todos unidos pela mesma causa e queremos que a população abrace a causa junto com a gente, junto com o povo” afirmou Tânia Mazeto, presidente da Associação.

Ontem, ao assomar esta tribuna, trouxe os casos de Votuporanga, uma linda e pacata cidade do interior. Faz muito calor lá. Vou ligar para o Prefeito Júnior, pois fiz um requerimento pedindo para que ele nos enviasse todos os exames realizados nos animais. Estão dizendo que os animais estão transmitindo leishmaniose.

Só que, por incrível que pareça, esse caso de leishmaniose que está acontecendo em Votuporanga não é notificado. Quando a Vigilância Sanitária vai às casas e faz exames nos animais, todos dão positivos. Só que alguns moradores espertos, já desconfiados, fizeram exame paralelo. Procuraram um laboratório particular, pagaram com cartão porque são pessoas que têm dificuldade econômica. Mas os exames dos três cachorros dessa senhora deram negativos. Ela está questionando isso. Essa denúncia foi feita pela Anda, associação que divulga esses maus tratos - eu disse isso ontem.

Estamos requisitando ao Prefeito Júnior que nos envie um fiscal da Vigilância Sanitária porque isso que aconteceu foi semelhante ao que aconteceu na Vila Mariana. Uma senhora, que falava que adotava os animais para dar uma destinação condizente, acabava matando todos. Ela matou muitos animais aqui na Vila Mariana e está impune.

Talvez, em Votuporanga, também temos um exterminador de animais. Exterminadora é mais difícil, embora já tenhamos uma na Vila Mariana. Mulher tem coração melhor que o do homem, na sua maioria. Não acredito que tenha uma exterminadora em Votuporanga. Acredito que seja um exterminador, embora na Vila Mariana haja uma exterminadora.

Caro Prefeito Júnior, espero que envie à Assembleia Legislativa esses exames, esse caso de leishmaniose. Eu já pedi oficialmente, mas falei com o Deputado Itamar Borges para que também ligasse ao Prefeito Júnior para nos enviar esses dados para esclarecer essa situação em Votuporanga. Espero que não haja nenhum exterminador em Votuporanga.

O povo de Lençóis Paulista também fez manifestação. Estou dizendo isso porque quem pratica um ato de malvadeza, crueldade a um ser indefeso, ser que ajuda a todos nós, que ajuda a criar nossos filhos e nos faz companhia, faz também com o seu semelhante. Por isso que precisamos fazer a prevenção.

Estarei sempre nesta tribuna para defender os animais, como também a pessoas agredidas, seqüestradas, estupradas, assaltadas. Enfim, temos que proteger este País, que é pacifista e deve reinar a paz, a fraternidade, o amor e a qualidade de vida. Mas, infelizmente, não temos qualidade de vida. Não agüentamos mais esse grau de violência tão radical.

Deputado João Paulo Rillo, se V. Exa. fosse prefeito de Rio Preto e faz convênio lá com a Guarda Municipal, com a Polícia Militar, Polícia Civil e, se possível, com a Polícia Federal, forme uma grande força tarefa e ajude o povo de Rio Preto a ter segurança e qualidade de vida. Muito obrigado.

 

O SR. JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Sr. Presidente João Paulo Rillo, solicito a V. Exa. deferimento para a publicação de uma moção de apoio à nossa Frente Parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Este documento é emitido pela Câmara de Penápolis. A nossa Frente é aquela que defende os consumidores de energia elétrica e combustível, aqui, em São Paulo.

Passo a ler a referida moção:

“Ofício nº 291/2012

Penápolis, 15 de maio de 2012.

A Sua Excelência o Senhor

Deputado Estadual José Bittencourt

Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo

São Paulo/SP

Assunto: Encaminha cópia da moção nº 036/2012 (autor: Ver. Hugo Tadeu Montanari Crepaldi)

Senhor Deputado,

A par de vossos cordiais cumprimentos, vimos à ilustre presença de Vossa Excelência encaminhar-lhe, para conhecimento, a inclusa cópia da Moção nº 036/2012, de autoria do Vereador Hugo Tadeu Montanari Crepaldi e subscrita por outros edis, aprovada em plenário na sessão ordinária realizada no último dia 14.

Respeitosamente,

Reginaldo Sacomani - Presidente

Moção nº 036/2012

Congratulações à frente parlamentar na Câmara dos Deputados e à coordenadoria da frente parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, pelo movimento em defesa dos consumidores de energia elétrica e combustíveis.

Senhor Presidente,

Após as formalidades regimentais e deliberado pelo Plenário, requeremos à Mesa que seja oficiado aos senhores Deputado Federal César Halum Presidente da Frente Parlamentar na Câmara dos Deputados e Deputado Estadual José Bittencourt Coordenador da Frente Parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, encaminhando-lhes a presente Moção de Congratulação do Legislativo penapolense, pelo apoio ao movimento em defesa dos consumidores de energia elétrica e combustíveis, especialmente para a aprovação dos Projetos de lei nºs. 3172/2012 e 3173/2012.

Requeremos ainda, seja oficiado às Câmaras Municipais da Região solicitando-lhes apoio ao assunto.

Justificativa

O Brasil é dono de um invejável parque gerador de energia. Mais de 85% da eletricidade produzida no país é proveniente de fontes renováveis, importante diferencial em termos ambientais. Além disso, a maior parte desse montante é gerada em hidrelétricas, um dos formatos mais baratos para a produção de energia em larga escala.

O problema é que a conta de luz do consumidor brasileiro não reflete essa realidade. Pelo contrário, o custo da energia para nossa indústria está entre os mais altos do mundo. Supera, por exemplo, os preços praticados em países com matrizes elétricas baseada em fontes fósseis.

A Frente Parlamentar em Defesa dos Consumidores de Energia Elétrica e Combustíveis apresentou o Projeto de lei nº 3172/2012, que dispõe sobre o regime de cálculo das contribuições sociais PIS/Pasep e Cofins relativas às receitas decorrentes de prestação de serviços de energia elétrica e o Projeto de lei nº 3173/2012, que dispõe sobre a extinção da Reserva Global de Reversão e da Conta de Desenvolvimento Energético, ou seja, ambas as proposituras podem diminuir diretamente as tarifas de energia elétrica em todo o Brasil.

Diante do exposto, esperamos contar com o apoio dos nobres Pares para a aprovação da presente propositura.

Sala “Pereira Filho”, 14 de maio de 2012.

Hugo Tadeu Montanari Crepaldi – Vereador”

 

O SR. LUIZ CARLOS GONDIM - PPS - PARA RECLAMAÇÃO - Sr. Presidente João Paulo Rillo, em primeiro lugar, quero parabenizar a todos pelo Dia Internacional do Meio Ambiente. Temos muitos avanços grandes, mas precisamos avançar mais ainda em relação ao meio ambiente.

O vereador do PDT, de Bauru, pede o SOS à Comissão de Saúde para o Hospital de Base de Bauru. Conhecemos bem o Hospital de Base. É um hospital que hoje apresenta uma dívida de 180 milhões, porém continua sendo um hospital de alta complexidade, atendendo a tudo e a todos pelo SUS. É um hospital aberto.

A Comissão de Saúde recebeu a comissão que vem de Bauru, após uma audiência pública, onde uma médica chamada Dra. Telma - a Deputada Telma de Souza estava presente - fazia um relato interessante sobre o sucateamento desse hospital de Bauru.

Eu, como médico, senti isso de perto dentro do hospital de Bauru. Na realidade, o que se pode fazer é uma campanha: SOS Hospital de Base de Bauru. É um hospital que faz cirurgias cardiológicas, tem o serviço de hemodiálise, UTI neonatal. Então é um hospital que precisa de atenção não só do Governo do Estado, mas também do Ministério da Saúde.

Precisamos nos unir aqui em prol do hospital que atende, no mínimo, 42 municípios, como porta aberta; ou seja, é do SUS. Aconteceu um acidente, a paciente é uma gestante grave, é para o Hospital de Base de Bauru. Então, precisamos dar atenção especial e marcar uma visita lá.

Deputado Jooji Hato, V. Exa. que é médico, sabe que existe o sucateamento na área da Saúde, principalmente nos hospitais que tem referência o SUS. Então, precisamos ajudar também o Hospital de Base de Bauru. Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Jooji Hato.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Por cessão de tempo do Deputado João Paulo Rillo, tem a palavra o nobre Deputado Luiz Claudio Marcolino.

 

O SR. LUIZ CLAUDIO MARCOLINO - PT - Agradeço ao Deputado João Paulo Rillo pela cessão do seu tempo no Grande Expediente.

Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, ontem e hoje tive duas reuniões importantes em Brasília. Acho importante apresentar aqui, para o Estado de São Paulo, que desde a gestão do Presidente Lula ele desenvolveu um trabalho importante na área da Educação. Inicialmente, com o Ministro Haddad, também ainda a Ministra Dilma e agora com o Ministro Mercadante.

Houve investimento nas universidades federais, não só no Estado de São Paulo, mas em todo o Brasil. O Governo Federal passou a desenvolver uma política de investimento nos institutos tecnológicos no Brasil.

Aqui, em São Paulo, e em todo o País, os institutos federais estão em processo de expansão. Tem um trabalho importante para a juventude do nosso País também em relação à Promatec. Então, vemos o Governo Federal, do PT, preocupado com a universidade federal, ampliando os campi praticamente em todo o Estado e em todo o País. Aqui, em São Paulo, temos o campus de Guarulhos, de Osasco, do ABC, agora, de Embu e de Santos.

O Governo Federal investiu bastante nos últimos nove anos nas universidades federais e tem ampliado bastante, também, o investimento nos institutos federais.

Eu estive, no dia de ontem, acompanhado do Prefeito Ézio Spera, o Secretário Márcio e o ex-presidente da Fema - Fundação Educacional do Município de Assis. Eles conseguiram, há questão de duas semanas - inclusive participei da assinatura do convênio - uma extensão para dois cursos: o de gestão pública e o de hardware, a terem início em fevereiro do ano que vem. Até então era uma extensão do Instituto Federal da Cidade de Birigui, o campus do Instituto Federal está na Cidade de Birigui e a partir de agora a Cidade de Assis, num trabalho do prefeito, do Secretário Márcio e também do ex-presidente da Fema, ganha essa extensão.

Marcamos uma audiência no Ministério da Educação, fomos recebidos ontem pelo Secretário Marco Antonio e pelo Ministro Mercadante e saímos de lá com o compromisso do Ministério para a estruturação de um polo do Instituto Técnico Federal na Cidade de Assis. Já havia a extensão na Cidade de Birigui e ontem houve o compromisso do Ministério da Educação de que no campus da Fundação será estruturado um polo do Instituto Federal na Cidade de Assis. Estamos falando de uma região que não tem universidades federais, que não tem cursos universitários e a partir da Fundação agora teremos outras opções de cursos na região.

Com a mecanização do corte da cana, será necessário investir para que as pessoas possam se requalificar e fazer o trabalho que hoje é feito manualmente. Com a mecanização você cria condições de o Instituto Federal também formar novos trabalhadores para esse novo mercado de trabalho de Assis e região.

Espero que no prazo de um mês tenhamos uma resposta positiva para o início dos cursos na região de Assis.

Esta foi a primeira notícia importante no dia de ontem: esse polo do Instituto Federal de Tecnologia que a Cidade de Assis ganha num trabalho belíssimo do Prefeito Ézio Spera, do Secretário Márcio e do Helinho, ex-Presidente da Fema.

Uma outra área em que o Governo Federal também tem atuado - a gente quer parabenizar o Ministro Padilha pela belíssima atuação que vem tendo não só em relação às UPAs, Unidade de Pronto Atendimento, mas também em relação ao Samu, à Rede Cegonha, um programa estruturado já desde o ano passado - é a das UBSs.

No dia de ontem a nossa Presidenta Dilma determinou a construção de cinco mil novas UBSs no Brasil inteiro. Já era proposto nas eleições do ano passado um investimento maior na área da Saúde. Várias ações já foram implementadas em relação à Saúde da Mulher. Tivemos a reestruturação em relação à Rede Cegonha, as UPAs estão crescendo em todo o País e no dia de hoje tivemos a informação pela Chefe de Gabinete do Ministro Alexandre Padilha da construção de cinco mil novas UBSs no País. A zona sul de São Paulo tem três já aprovadas: a do Jardim Orion, a do Jardim Guanhembu e a do Jardim Reimberg. O Secretário da Saúde da Cidade de São Paulo dizia que já tinha a área, que já tinha o projeto de engenharia, que faltava a liberação de recursos. Portanto, temos agora então a boa notícia da construção de cinco mil novas UBSs em todo o Brasil e as UBSs do Jardim Orion, do Jardim Guanhembu e do Jardim Reimberg estão dentre as que serão construídas.

Estas três UBSs na zona sul de São Paulo são importantes porque a mais próxima é a do Jardim Edite onde a população tem reclamado do número muito grande de moradores a serem atendidos na região do Jardim Primavera, Jardim Edite, Jardim Colonial. Portanto elas vêm ajudar a estruturar a Saúde na zona sul de São Paulo, uma região carente.

Quero parabenizar o Ministro Padilha, a Chefe de Gabinete Eliane Cruz e a Presidenta Dilma por esta atenção na área da Saúde do nosso Estado. É importante também cobrar a Prefeitura de São Paulo. Temos visto exemplos concretos na Grande São Paulo. Na Cidade de São Bernardo do Campo o Prefeito Marinho, na Cidade de Osasco o Prefeito Emidio de Souza e na Cidade de Guarulhos o Prefeito Sebastião Almeida têm feito um trabalho belíssimo na área da Saúde numa parceria forte com o Ministério da Saúde e agora estamos conseguindo algumas UBSs para a zona sul de São Paulo. Nesse sentido, quero desde já fazer uma cobrança: muito mais poderia ter sido feito na Cidade de São Paulo.

Se o Governador Geraldo Alckmin e o Prefeito Gilberto Kassab tivessem a mesma preocupação que o Ministro Padilha e a Presidenta Dilma, a Saúde do nosso Estado, a Saúde da nossa cidade estaria muito melhor.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Esta Presidência tem a satisfação de saudar os ilustres visitantes da Escola Estadual Professor Bruno Florenzano, da linda Cidade de Bragança Paulista. Os alunos se fazem acompanhar das Profas. Lucimara Alves de Souza e Souza, Ana Rosa Jamelli Muniz e Analea Ghelardi Daidone. Eles visitam a Casa a convite do grande Deputado Edmir Chedid.

Sejam bem-vindos. Recebam as homenagens do Poder Legislativo. (Palmas.)

 

O SR. LUIZ CLAUDIO MARCOLINO - PT - Sr. Presidente, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, solicito a suspensão da sessão até as 16 horas e 30 minutos.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - O pedido de V. Exa. é regimental, pelo que a Presidência suspende a sessão até as 16 horas e 30 minutos por acordo entre as lideranças.

Está suspensa a sessão.

 

* * *

 

- Suspensa às 15 horas e 57 minutos, a sessão é reaberta às 16 horas e 38 minutos, sob a Presidência do Sr. Roberto Morais.

 

* * *

 

O SR. GILMACI SANTOS - PRB - Sr. Presidente, havendo acordo entre as lideranças partidárias com assento nesta Casa, solicito a suspensão dos trabalhos por mais 10 minutos.

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Srs. Deputados, Sras. Deputadas, tendo havido acordo entre as lideranças, a Presidência acolhe o solicitado pelo nobre Deputado Gilmaci Santos e suspende a sessão por mais 10 minutos.

Está suspensa a sessão.

 

* * *

 

- Suspensa às 16 horas e 38 minutos, a sessão é reaberta às 16 horas e 56 minutos, sob a Presidência do Sr. Jooji Hato.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Srs. Deputados, Sras. Deputadas, vamos passar à Ordem do Dia.

 

* * *

 

- Passa-se à

 

ORDEM DO DIA

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Há sobre a mesa um requerimento de nº 1.444/12, de autoria do nobre Deputado Antonio Salim Curiati, com número regimental de assinaturas.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação. Os Srs. Deputados e as Sras. Deputadas que estiverem de acordo queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Esta Presidência suspende a sessão por um minuto, por conveniência da ordem.

Está suspensa a sessão.

 

* * *

 

- Suspensa às 16 horas e 56 minutos, a sessão é reaberta às 16 horas e 58 minutos, sob a Presidência do Sr. Jooji Hato.

 

* * *

 

O SR. MARCO AURÉLIO - PT - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, gostaria de comunicar, com satisfação, a fundação, em 04 de maio de 2012, do núcleo da União Brasileira de Escritores - UBE, no Vale do Paraíba.

A UBE, criada em 1958, teve como primeiros líderes os escritores Sérgio Mileti e Mário de Andrade, e seu objetivo principal é discutir políticas culturais que atendam aos interesses dos seus mais de 3.700 escritores associados. O Vale do Paraíba abriga inúmeros grupos literários, academias, faculdades de Letras e demais instituições que se dedicam à produção de todos os gêneros literários.

Nasceram ou residiram na região grandes escritores intelectuais, historiadores do porte de Aziz Ab’Saber, Altino Machado, Aroldo de Azevedo, Brito Boca, Camões Filho, Cassiano Ricardo, Euclides da Cunha, Francisco de Assis Barbosa, José Fernandes de Oliveira (Padre Zezinho), Miguel Reale, Monteiro Lobato, Plínio Salgado, Ruth Guimarães, entre outros.

O núcleo do Vale do Paraíba vai atuar nas 39 cidades do Vale, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte. A sede provisória está instalada em Taubaté, mas a ideia é realizar um trabalho itinerante em favor dos escritores.

Sr. Presidente, pretendo aproveitar este momento para cumprimentar especialmente os escritores Luiz Antonio Cardoso, coordenador do núcleo e apresentador do Programa Litteratudo, da TV Cidade Taubaté; Antonio Barbosa Filho; Karina Pereira, Oswaldo Crisante e Nicodemos Sena, pela iniciativa da criação do Núcleo Regional da União Brasileira de Escritores do Vale do Paraíba.

Fica o registro nesta Casa, inclusive, foi objeto de Moção de Apoio deste Deputado. Agradeço este espaço para que possamos registrar essa iniciativa do Vale do Paraíba. Muito obrigado.

 

O SR. MARCO AURÉLIO - PT - Sr. Presidente, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, solicito o levantamento da presente sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - Jooji Hato - PMDB - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, esta Presidência vai levantar a sessão. Antes, porém, convoca V. Exas. para a Sessão Ordinária de amanhã, à hora regimental, informando que a Ordem do Dia será a mesma da sessão de hoje.

Está levantada a sessão.

 

* * *

 

- Levanta-se a sessão às 17 horas e 01 minuto.

 

* * *