http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

26 DE NOVEMBRO DE 2012

077ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS "50 ANOS DE FUNDAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO MOGIANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA - Omec, MANTENEDORA DA UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES - UMC

 

Presidentes: BARROS MUNHOZ e LUIZ CARLOS GONDIM

 

RESUMO

001 - Presidente BARROS MUNHOZ

Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Luiz Carlos Gondim, com a finalidade de "Homenagear os 50 Anos de Fundação da Organização Mogiana de Educação e Cultura - Omec, Mantenedora da Universidade de Mogi das Cruzes - UMC". Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro". Informa que esta solenidade será transmitida em data oportuna pela TV Assembleia. Enaltece o Deputado Luiz Carlos Gondim pela iniciativa em homenagear a Omec. Ressalta a importância da instituição para a sociedade paulista. Agradece a todos pela presença.

 

002 - LUIZ CARLOS GONDIM

Assume a Presidência. Anuncia exibição de vídeo institucional. Presta homenagem, com entrega de placa, ao Professor Manoel Bezerra de Melo.

 

003 - MANOEL BEZERRA DE MELO

Chanceler da Universidade de Mogi das Cruzes e Fundador da Omec, destaca satisfação em estar nesta Casa recebendo a homenagem. Lembra o apoio recebido dos Deputados da Assembleia para o desenvolvimento de seu trabalho. Descreve o processo de fundação e formação da Omec. Ressalta os objetivos educacionais da instituição. Enaltece a sólida relação que mantém com os alunos. Reafirma a importância do investimento na educação no Brasil. Cita bolsas de estudo que a Omec concede a alunos carentes. Clama pelo engajamento da sociedade na luta pela melhoria do sistema educacional. Agradece a todos os colaboradores da Omec, aos presentes, ao Deputado Luiz Carlos Gondim e a seus familiares pela homenagem. Faz citação bíblica.

 

004 - Presidente LUIZ CARLOS GONDIM

Saúda as autoridades presentes. Relata seu primeiro contato com a Universidade de Mogi das Cruzes na chegada em São Paulo. Enaltece a importância da Omec para a sociedade. Descreve sua atuação parlamentar em prol de entidades sem fins lucrativos. Relata o processo de obtenção de bolsas de estudo a vários estudantes carentes. Destaca a honra desta Casa em homenagear Professor Manoel Bezerra de Melo. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Barros Munhoz.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - NATAL CALABRO NETO - Boa noite. Sejam bem vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Essa Sessão Solene tem a finalidade de homenagear os 50 anos de fundação da Organização Mogiana de Educação, Omec, mantenedora da Universidade de Mogi das Cruzes, UMC.

Convido para compor a Mesa dos nossos trabalhos o Professor Manoel Bezerra de Melo, Chanceler da UMC e fundador da Omec, Organização Mogiana de Educação e Cultura. (Palmas.)

Convido a Sra. Regina Celli Bezerra de Mello, Magnífica Reitora da Universidade de Mogi das Cruzes; (Palmas.) o Exmo. Sr. Deputado Luiz Carlos Gondim. (Palmas.)

Senhoras e Senhores, ouviremos agora o Toque de Continência reservado ao Chefe do Poder Legislativo do Estado de São Paulo, Deputado Barros Munhoz.

 

* * *

 

- É executado o Toque de Continência.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - NATAL CALABRO NETO - Com a palavra o Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Barros Munhoz.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Essa Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

E faz questão de ressaltar e mais uma vez agradecer as honrosas presenças dos homenageados. O Chanceler da UMC, o Professor Manoel Bezerra de Mello; a Professora Regina Celli Bezerra de Mello, a Magnífica Reitora da Universidade; os netos do Professor Manoel, Rafael, Matheus e Manuela; o Professor Antonio Veronezi, Chanceler da Universidade de Guarulhos; e nosso querido colega, autor da propositura da realização dessa sessão, Deputado Gondim; nobre Deputado Jooji Hato, que aqui veio também trazer o seu abraço, também porque o seu filho é ex-aluno da UMC.

Quero dizer que essa sessão, embora o Mestre de Cerimônia já tenha dito, foi convocada por este Presidente atendendo a solicitação do Deputado Luiz Claudio Gondim com a finalidade de homenagear os 50 Anos de Fundação da Organização Mogiana de Educação, Omec, mantenedora da UMC.

Convido a todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar sob a regência do 1º Tenente Músico PM Davi.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Essa Presidência agradece a Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, especialmente ao 1º Tenente Músico Davi. Comunicamos aos presentes que esta Sessão Solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida pela TV Assembleia no próximo sábado, dia cinco de dezembro, às 21 horas, pela NET Canal 13, TVA Canal 66, TV Digital canal 185 e TV Digital Aberta canal 61.2.

Fiz questão de fazer a abertura dessa Sessão Solene. A praxe na Assembleia Legislativa é que a Sessão Solene seja presidida pelo Deputado que a solicitou, no caso, o Deputado Luiz Carlos Gondim.

Ele, mais do que nós aqui nessa Casa, conhece a Omec, conhece a Universidade Mogi das Cruzes e representa condignamente aquele município aqui na Assembleia Legislativa de São Paulo há vários anos. É um deputado atuante, competente, dedicado e que orgulha muito esse Parlamento. Por todas essas razões, ele deveria ter aberto essa Sessão Solene e na continuidade deve presidi-la. Mas eu fiz questão de aqui estar, pedi licença ao Gondim e eu falei: “Gondim, dê-me o privilégio de abrir essa Sessão Solene e prestar uma homenagem também à Omec em meu nome. E para falar de todos aqueles que passaram pela Universidade de Mogi das Cruzes, para falar em nome de alguém que foi candidato a Governador desse Estado e teve o apoio do Professor Manoel Bezerra de Melo. Alguém que é seu admirador há muitos e muitos anos.

Obrigado, Gondim, por esse privilégio. Eu desejo externar aqui, em nome desses 94 Deputados da Casa, o sentimento que era inicialmente só do Gondim, que era um sentimento de orgulho de ver uma instituição privada sólida, como é a Omec, como é a Universidade Mogi das Cruzes, que tanto benefício produziu no nosso Estado e no nosso país.

Eu só tenho a dizer que os representantes do povo de São Paulo nessa Casa orgulham-se da Omec e desejam ao Professor Manoel e à Professora Regina Celi, a todos os professores, funcionários e alunos da Omec, um continuado progresso e sucesso. Que Deus abençoe a Omec. Passo nesse momento, com muito orgulho também, a Presidência dessa Sessão Solene ao querido nobre, combativo e competente Deputado Luiz Carlos Gondim. Muito obrigado. (Palmas.)

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Luiz Carlos Gondim.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - PPS - Quero comunicar a presença do Professor José Augusto Peres, vice-Reitor de Planejamento; da vice-Reitora Executiva, Roseli dos Santos Ferraz Veras; Professor Claudio José Alves de Brito, Pró-Reitor do Campus Sede; Professor Antonio de Olival Fernandes, Pró-Reitor do Campus fora da Sede; Sr. Luiz Carlos Jorge de Oliveira Leite, Diretor Administrativo; Dr. Melquíades Machado Portela, Coordenador da Policlínica Médica UMC; familiares do Professor Manoel Bezerra de Melo, Sra. Ana Elisa Carvalho Melo e Sr. Lenilson Moreira Filho; Professor Antonio Veronezi, Chanceler da Universidade de Guarulhos; a Sra. Jane Bernardes Hallage, minha esposa; Sr. Jamil Hallage e Lourdes Hallage; Hamilton Prado Alves, representando o Deputado Estadual Antonio Salim Curiati; Deputado Aldo Demarchi, 2º Secretário da Assembleia Legislativa de São Paulo; Deputado João Caramez, que também presta aqui a sua homenagem à Omec; e a Deputada Beth Sahão, do PT, que também apresenta suas homenagens à Universidade de Mogi das Cruzes.

Antes de passarmos a palavra, assistiremos agora à apresentação de um vídeo institucional sobre a Associação Mogiana de Educação e Cultura. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação do vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - PPS - Essa Presidência entrega uma placa comemorativa ao Professor Manoel Bezerra de Melo, Chanceler da Universidade de Mogi das Cruzes e fundador da Associação Mogiana de Educação e Cultura.

 

* * *

 

- É feita a entrega.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - PPS - A Regina lerá a placa.

 

A SRA. REGINA CELLI BEZERRA DE MELLO - Na placa está escrito: “Homenagem. Parabéns à Organização Mogiana de Educação e Cultura, Omec, mantenedora da Universidade Mogi das Cruzes, UMC, na pessoa do seu Chanceler, Manoel Bezerra de Melo, pelos 50 anos de sua fundação e por oferecer conhecimento para formar profissionais empreendedores, capacitados para o mercado de trabalho e para o exercício da cidadania. 26 de novembro de 2012. Assembleia Legislativa, Deputado Dr. Luiz Carlos Gondim, PPS.” Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - PPS - Essa Presidência concede a palavra ao Professor Manoel Bezerra de Melo.

 

O SR. MANOEL BEZERRA DE MELO - Boa noite a todos. É uma honra muito grande estar aqui hoje na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Visitei por muitas vezes a Assembleia Legislativa durante muitos anos, tinha vários amigos aqui, um deles eu vou apenas citar o nome, o Deputado Curiati, muito conhecido, meu amigo e vários outros, pois não posso citar todos. Mas o Salim Curiati certamente representa toda uma plêiade de Deputados Estaduais que eram meus amigos aqui na Assembleia Legislativa.

Respeitavam-me muito e tinham muito amor à instituição que eu acabara de fundar. Isso foi no ano de 1962, há 50 anos. No dia 02/06/1962, logo que cheguei a Mogi das Cruzes, fundei a Omec. O que eu tinha na cabeça? O que me levava a fundar uma instituição que visava ajudar? Que visava à educação? Era um grande ideal. Eu acho que todos nós, quando temos um ideal, quando temos um rumo na vida, quando temos um objetivo e focamos neste objetivo, vivemos dele. Eu vivi desse ideal todos os meus anos até hoje. E a Omec está aí. A Organização Mogiana de Educação e Cultura que tanto bem fez a São Paulo. Eu já nem digo a Mogi das Cruzes e nem só a São Paulo, mas estendo mais pelo fato de que nós tivemos alunos de todo o país.

A nossa meta era a educação, a Omec foi feita para isso, mas a educação cresce devagar. E acho que nós crescemos na preparação da cabeça dos alunos, nós crescemos muito depressa. Em 62 era apenas um curso de admissão ao ginásio. Naquela época, ginásio de cinco anos. Em 63 o ginásio estava abarrotado de estudantes, de alunos cheios de boa vontade, cheios de um ideal que incutíamos neles todo dia.

Fui professor de todos. Meninos, adolescentes, pré-adolescentes, todos me queriam bem porque eu era igual a eles. Eu me fazia igual a eles. Para se ser amado, precisa se amar. O amor é a infraestrutura de qualquer coisa que valia a pena na nossa vida. E foi o amor, foi a vontade de ver naqueles alunos o crescimento intelectual do crescimento deles. Foi essa vontade, esse desassossego, essa coragem, esse entusiasmo que me fez chegar aqui. Me fez chegar até hoje. Ainda hoje eu vivo todas essas emoções que passaram aqui rapidamente, só da Universidade. Que não caiu do céu, que não foi abrupto, que não é um filho de uma instituição que nasceu de repente, não. Foram 11 anos até que nós começássemos a ver que ela estava amadurecida, a ideia da Universidade, depois do ginásio, depois das escolas de segundo grau, depois do científico, depois do clássico, depois do normal tinha que haver uma sequência. E essa sequência se deu de forma muito homogênea. Hoje nós estamos com a Universidade. A UMC que hoje está em Mogi das Cruzes, mas já se espraia aqui por São Paulo com o Campus Vila Lobos, na Lapa.

Nós sabemos, meus amigos, que tudo isso é difícil, é comprometedor, é preciso muita raça. Não é nem inteligência, mas é preciso muita coragem e muito entusiasmo. O entusiasmo é uma força que se remete a coragem. Você só tem coragem quando você tem entusiasmo, quando você se apaixona, quando você quer a todo o momento, quer com todo o seu espírito, com todo seu corpo, com toda a sua mente, construir alguma coisa para o bem do próximo. E foi isso.

Eu estava falando com o Gondim e ele me dizia, Padre Melo, o Sr. se lembra que antes do Fies, o instituto do Ministério da Educação que proporciona bolsas de estudos, o Sr. já dava bolsas de estudos aos seus alunos? Eu mesmo já fui um dos agraciados. E eu disse, claro que me lembro e me lembro com muita emoção. Nós viemos da Omec até hoje falando em bolsas de estudos antes do Fies e do ProUni, que são agências do Estado, que são agências do Ministério de Educação e Cultura de bolsas de estudos para alunos carentes.

Nós até hoje continuamos a dar algumas bolsas de estudos, não na proporção que dávamos antes, porque vieram o Fies e o ProUni, o Ministério compreendeu finalmente que era preciso abrir o campo da esperança da juventude brasileira, e começou a abrir o campo para a juventude carente, a juventude de cor, a juventude que mal comia, que não tinha emprego porque não estava capacitada para enfrentar o trabalho ou um quadro de trabalhos. Nós demos muitas bolsas de estudos a milhares, durante os 50 anos nós trabalhamos nesse sentido, mas não trabalhamos aí.

Além disso, nós fizemos outros investimentos, porque trabalhar para o jovem, trabalhar para o pobre, trabalhar para o que não tem nada, para o necessitado, é certamente o investimento. Investimento que o Brasil deveria fazer muito mais, deveria ser muito maior. Eu posso garantir que tirando as gratuidades, porque em escolas mantidas por entidades privadas, nós somos obrigados a dar bolsa completa, total de estudos aos alunos filhos de professores e filhos de funcionários. Deixando isso de lado, que já foram milhares de bolsas, havia outro esquema de bolsas de estudo, isso antes do Fies e do ProUni, que era um esquema que implantamos em Mogi das Cruzes e aqui no Estado de São Paulo.

Por isso sinto-me muito agradecido hoje, muito emocionado quando vejo que a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, através do seu representante, o emérito querido e ex-aluno Deputado Luiz Carlos Gondim Teixeira, apresenta essa homenagem através dessa placa que me honra demais, que honra a nossa família, que honra a família dele, que honra a família de todos os Deputados que trabalham aqui, que honra a todos nós porque reconhece a benemerência que essa entidade proporcionou e proporciona a milhares e milhares de pessoas.

Eu quero agradecer a todos. Em primeiro lugar a Deus, estou fazendo um resumo, estou falando de coração, meu coração está aberto. Não me preparei para essa solenidade, eu apenas pensei em dizer algumas palavras que fossem a realidade daquilo que hoje está presente aqui, que se concretiza aqui. Não foi em vão. Graças a Deus, nós temos homens que sabem reconhecer os benefícios que outros homens trouxeram à sua família, ao seu Município, ao seu Estado e ao seu país. Nós não fomos, como dizia Ildo, ao tempo em que o grande cientista que criou a vacina Sabin, o grande cientista que, quando esteve na Universidade, eu o saudei, o cumprimentei como anjo tutelar da humanidade. Nós precisamos ser também esses anjos tutelares, nós precisamos fazer alguma coisa, cada um tem uma responsabilidade. Nós só vemos, só ouvimos sobre violência, morte, assalto. Tudo é violência nesse mundo.

Também porque nós apenas vemos, mas não nos engajamos. A sociedade ainda não se engajou nessa luta que é de todos nós. Não é só do Governo, não é só dos Deputados, dos Senadores, nem das Câmaras; ela é da sociedade, de cada clube, de cada escola, de cada um de nós. Nós temos que colaborar de alguma maneira.

Cito em agradecimento também os Professores que estão presentes aqui e outros que não puderam vir. Agradeço com grande emoção a presença daqueles que vieram trazendo a sua homenagem. Já fizeram em Mogi das Cruzes quando a Câmara Municipal me deu o título de honra ao mérito, a meritocracia que a Câmara Municipal julgou necessária publicar no meu nome, em nome da Universidade, mas outros tantos méritos, homens não só eméritos, mas de grande mérito que estão presentes aqui que são professores, diretores, que trabalham na administração, que dão aulas, que pesquisam. Eu quero agradecer a todos em geral.

Não vou me estender mais porque essa Sessão Solene tem hora para terminar. E acho que já estou passando da hora. Mas agradeço a Deus. E como eu disse hoje em uma entrevista a uma rádio, o homem é feito de pó de estrela. Não só de pó. Pó de estrela nós temos que ser, cada um do seu modo, cada um trazendo a sua colaboração para que esse mundo melhore. Para que nós tenhamos alguma coisa de concreto, de melhor na educação, principalmente dos jovens. Eu dei o que podia, fiz aquilo que pude fazer. Muito mais talvez eu tivesse feito, mas eu me sacrifiquei do começo até o fim para chegar aqui. Vim bem no estilo de Cezar. A vitória está aqui.

A vitória é essa, meus amigos. É ser agradecido por aqueles que agradecem. É ser bom àqueles que nos honram com o mérito como nos honrou a Assembleia Legislativa hoje. É merecer alguma coisa para vencer na vida. Hoje posso dizer, a minha filha Regina, Reitora da Universidade, que está aqui e leu a placa, é o meu tesouro, e os meus netos são as flores que me adornam. (Palmas.)

São as crianças as glorias da minha vida de homem. Deixei a batina, é verdade, porque a Igreja ainda não permite que os padres se abram ao matrimônio. Mas eu pedi licença a Roma, tem essa exceção. Tem várias exceções. Eu pedi a licença e Roma me deu. E eu casei na igreja e no civil, como homem.

Pois bem, eu quero dizer a vocês, já sem muita coragem de continuar, eu encerro a minha carreira e vou falar como São Paulo, que disse na epístola a Timóteo, Bispo daquela época, no capítulo quarto versículo sexto da carta, São Paulo diz, combati o bom combate, cheguei ao fim da carreira, conservei a fé, a esperança, o entusiasmo, a força, a coragem e eu diria até a teimosia com que eu me portei.

Lembro-me que eu perguntava-me nas ocasiões mais difíceis, quando eu queria fazer a Universidade, meu Deus, o que é que eu vou fazer? Ilumine-me! Como é que eu vou fazer? Eu, um simples padre, um ser humano, um pouco de areia, um pouco de estrela. O que é que eu vou fazer? Então tive a ideia, apresentei ao meu Bispo, que era o Dom Paulo Rolim Loureiro, foi Arcebispo aqui em São Paulo, era Bispo na Diocese de Mogi das Cruzes, ele me afagou, passou a mão na minha cabeça e disse, meu filho, eu vou a Roma. E de lá ele me escreveu uma carta que até hoje eu não me esqueço, me dando licença para aquilo que eu queria fazer, que Deus tinha me iluminado, era ser Deputado Federal. E eu fui Deputado Federal por quatro legislaturas. Três por São Paulo e uma por Ceará, meu Estado, a última.

Não vou falar, me sinto tão emocionado, tão consumido de alegria, de felicidade, de amor, que eu só posso agradecer a Deus. Meu Deus, obrigado por tudo isso que me destes. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - PPS - Eu tinha dito que o Padre só poderia falar uma hora. Eu acho que nós conseguimos. Eu convido agora a Jane Bernardes Hallage para entrega das flores à Professora Regina Celli Bezerra de Mello, Reitora da Universidade de Mogi das Cruzes. (Palmas.)

Emocionante a história de vida do Padre Melo.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. REGINA CELLI BEZERRA DE MELLO - É apenas um mimo para o Presidente da Assembleia Legislativa. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - PPS - Esse mimo é para o Presidente Barros Munhoz, que, aliás, falou muito bem aqui. Vou deixar aqui do lado.

Como nós fizemos aqui a pedido e em respeito a uma dor na coluna do Padre Manoel Bezerra de Melo, nós não abrimos a palavra nem a Deputados nem às pessoas, e tentamos fazer uma Sessão Solene bastante rápida. Eu farei uso da palavra agora para que nós possamos respeitar essa doença da coluna do Padre, que deve ser uma besteira, mas que deve incomodar bastante.

Cumprimento o Professor Manoel Bezerra de Melo, Chanceler da Universidade de Mogi das Cruzes, fundador da Omec, Organização Mogiana de Educação e Cultura, que completa 50 anos; cumprimento a Regina Celli Bezerra de Mello, Magnífica Reitora da Universidade de Mogi das Cruzes; cumprimentar mesmo que na ausência o Deputado Barros Munhoz, os Deputados que estiveram presentes, Salim Curiati, Jooji Hato, o Salim Curiati é o decano dessa Assembleia Legislativa, com 10 mandatos. Cumprimentar a todos os professores, alunos, ex-alunos, assessores presentes, inclusive os nossos familiares, do Padre Melo, jornalistas, Senhoras e Senhores.

Vocês permitam-me falar aqui, eu poderia passar a Presidência ao Padre Melo, porque ex-Deputado pode utilizar-se da Presidência. Portanto, permitam-me falar sentado em respeito ao Padre Melo, peço essa desculpa a vocês.

A história da Omec, contada pelas pessoas de Mogi das Cruzes, sempre nos enche de emoção. A batina marrom, surrada, a bicicleta, a visão do Padre Melo, a aproximação com a família Grimber. Lembro-me muito do Boris comentando sobre o Padre Melo, o respeito que ele tinha pelo Padre Melo. A pessoa que eu mais convivi de todos da Universidade foi o Boris Grimber, sempre se fazia comentários, onde ele iria almoçar, onde ele iria jantar. E a maneira de ver e de pensar na educação no nosso país. Cheguei a Mogi das Cruzes em 1969, após estar matriculado na Universidade Federal de Vitória, no Espírito Santo. Fui transferido da Universidade de Brasília; e os estudantes não queriam que você, transferido, cursasse em uma Faculdade Federal. E aquilo envolveu o ex-Senador e Ministro da Educação, Eurico Rezende, um primo nosso chamado Valnir Chagas, e algumas outras pessoas como o ex-Senador Virgilio Távora, Calmon Viana de Sá e outros mais, todos amigos do Padre Melo.

Em uma reunião que nós tivemos no Ministério da Educação, ainda no Rio de Janeiro, o Valnir Chagas e o Senador e Ministro Eurico Rezende disseram assim: porque o Luiz Carlos não vai estudar na Universidade que mais vai crescer no Brasil? Pelo menos para essa briga de estudantes fazendo barricada para o estudante que vem de fora de uma faculdade, transferido para outra faculdade. E naquele momento o Padre olhou e falou assim, se eles vierem para cá eu te dou uma bolsa.

Saí de uma Faculdade Federal e vim para uma faculdade particular. Já dizendo a todos que nós tínhamos a melhor faculdade de medicina que competia, e talvez fosse melhor que a Gama Filho naquele momento. A faculdade Gama Filho era uma faculdade conhecida e que chamava bastante a atenção de todos os estudantes de medicina. Competia com a Nacional da Bahia e com a USP. Fomos, então, conhecer o serviço de anatomia e acabamos ficando na Faculdade de Medicina.

Nesse momento o seu irmão, José Bezerra de Melo, fez um comentário e disse que precisávamos procurar uma bolsa de estudos através da Organização Mogiana de Educação e Cultura, que é uma entidade sem fins lucrativos que pode receber o que nós estamos fazendo, o que eu fui fazer agora no Palácio do Governo, liberando emendas para as Santas Casas, para a Apae, para as entidades, a Omec pode receber essas emendas e vocês podem estudar através dessas emendas.

Vejam o pensamento desse homem, visionário, esse homem que imaginou a condição de dar oportunidade às pessoas que não poderiam pagar um estudo. E o que nós fizemos? Muitos de nós saímos e íamos caminhar nos gabinetes em Brasília. Se vocês vierem aqui na Assembleia Legislativa em uma terça-feira, quarta-feira ou quinta-feira, vocês vão ver Prefeitos, Vereadores, todos pedindo auxílio e emendas para entidades sem fins lucrativos, como era o caso da Omec.

A visão dele era maior do que tudo. O Fies só foi criado há pouco tempo, e ele já tinha aquilo na mente dele. Vou dar oportunidade a quem pode e quem precisa. E com a condição de Deputado, ele notava que aquilo era bem maior que essa possibilidade. Para se ter ideia, um Deputado Federal pode fazer doação para Santas Casas, para a Apae, para uma organização que possa sustentar um aluno, o Federal até 12 milhões de reais e nós aqui, aproximadamente quatro milhões. Você pode sustentar um aluno em uma faculdade, desde que a organização receba e seja sem fins lucrativos.

Então veio a Universidade, que foi outra situação, outra condição. Mas a Omec marcou porque nós tivemos hoje desembargadores, juízes, Deputados Federais, Senadores, pessoas que o Padre nem imagina que quando nós estamos longe, eu que trabalho muito no interior de São Paulo e agora mandei um abraço para ele do filho, pois ele veio a falecer, o Professor Osvaldo Sales Soleh, da cidade de Jales, que fundou a Faculdade de Jales, e dizia, você toma conta de toda a região leste de São Paulo e do Vale do Paraíba, que eu vou tomar conta daqui do Mato Grosso do Sul e da nossa região de São José do Rio Preto e Jales. Era a segunda Universidade, a Omec, segunda maior organização de educação particular que tinha no Estado de São Paulo. Imaginem que eu que estou aqui hoje, estou como Deputado, mas sou médico, acabei de sair da Santa Casa de Salesópolis atendendo consulta, como faço toda segunda-feira, jamais posso esquecer esse meu CRM, que foi tirado com muito amor, com muito orgulho, através de bolsas, de muitos Senadores, Deputados sob orientação do Padre Melo. E quantos que foram assim?

Vocês imaginam que na minha turma nós em éramos 10, e o único que não era judeu era eu. E tinha um que não podia mais estudar, e o que eles fizeram? Foram pedir orientação. Ele disse, o Luiz Carlos sabe como conseguir bolsas. Vai para Brasília e passa o pires. Porque você tem que ser humilde, tem que saber se comportar, tem que saber onde vai pedir.

Agradeço as pessoas do General José Josias Gomes; Deputado Federal; Virgilio Távora; José Esteves, que foi Senador pelo Amazonas; Jonas Carlos foi uma pessoa boníssima, hoje talvez ele não pudesse mais trabalhar, mas nos deu bolsa também; o Eurico Rezende, que foi Ministro e que foi Deputado Federal.

Agora, em gratidão, como estou aqui Deputado, apresentei esse projeto aos 94 Deputados, uma grande maioria já teve filho, ou irmão, ou pai que já estudou na UMC, chama muito a atenção essa riqueza que o Padre Melo construiu através da Omec e da Universidade de Mogi das Cruzes. Portanto, Padre, com muito orgulho que o Estado de São Paulo, através dos seus dignos representantes, os Deputados aqui presentes, tem a honra de conceder essa homenagem a V. Exa., um homem político, educador, psicólogo, um homem, pai, avô, por ter feito tudo pela população de São Paulo com essa segunda Universidade, que talvez já tenha sido a maior Universidade do Brasil.

Padre Melo, muito obrigado por tudo que você fez. Regina, muito obrigado pelo que você está fazendo. Muito obrigado e que Deus abençoe a todos. (Palmas.)

Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece as autoridades, professores, a todos os funcionários dessa Casa que, com suas presenças, colaboraram para o êxito dessa solenidade. Declaro encerrada a presente sessão. Muito obrigado. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e dez minutos.

 

* * *