1

18 DE OUTUBRO DE 2000

78ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

 

Presidência: SIDNEY BERALDO

 

Secretário: NABI CHEDID

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 18/10/2000 - Sessão 78ª S. Extraordinária  Publ. DOE:

Presidente: SIDNEY BERALDO

 

ORDEM DO DIA

001 - Presidente SIDNEY BERALDO

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia a presença dos Prefeitos de Caconde, Ouroeste e das respectivas comitivas.

 

002 - WALTER FELDMAN

Por acordo entre as lideranças, solicita a suspensão da sessão por cinco minutos.

 

003 - SIDNEY BERALDO

Acolhe o pedido e suspende a sessão às 19h36min, reabrindo-a às 19h44min. Põe em votação o PL 1005/99.

 

004 - CESAR CALLEGARI

Solicita à Presidência que responda à questão de ordem por ele formulada sobre o PL 1005/99, antes de sua votação.

 

005 - Presidente SIDNEY BERALDO

Responde ao Deputado Cesar Callegari.

 

006 - JOSÉ ZICO PRADO

Por acordo entre as lideranças, solicita o levantamento da sessão.

 

007 - Presidente SIDNEY BERALDO

Acolhe o pedido. Levanta a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - SIDNEY BERALDO - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o  Sr. Deputado Nabi Chedid para, como 2º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - NABI CHEDID - PSD - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.   

* * *

 

- Passa-se à

 

O R D E M  D O  D I A

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SIDNEY BERALDO - PSDB - Srs. Deputados, antes de dar início aos nossos trabalhos, esta Presidência tem a grata satisfação de anunciar a presença, entre nós, do Prefeito de Caconde, Antônio Carlos de Faria, do PSDB; do Vereador eleito também de Caconde, José Pascoal Poli; do Sr. Edvaldo Fraga da Silva, Prefeito eleito de Ouroeste, do Sr. Antônio Carlos Pereira Gomes, Presidente da Câmara Municipal de Ouroeste e José Osmar Rugno, também Vereador de Ouroeste, todos se fazem acompanhar do Deputado José Zico Prado. A S.Exas. as homenagens do Poder Legislativo. (Palmas.)

 

O SR. WALTER FELDMAN - PSDB - Sr. Presidente, havendo acordo entre as lideranças partidárias com assento nesta Casa, solicito a suspensão dos trabalhos por cinco minutos para que possamos discutir o encaminhamento desta sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - SIDNEY BERALDO - PSDB - O pedido de V.Exa. é regimental, pelo que a Presidência suspende a sessão por cinco minutos.

Está suspensa a sessão.

 

* * *

-         Suspensa às 19 horas e 36 minutos, a sessão é reaberta às 19 horas e 44 minutos, sob a Presidência do Sr. Sidney Beraldo .

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SIDNEY BERALDO - PSDB - PROPOSIÇÕES EM REGIME DE URGÊNCIA

1 - Votação - Projeto de lei nº 1005, de 1999, de autoria do Sr. Governador. Altera a Lei nº 10013, de 24 de junho de 1998, que dispõe sobre a redistribuição da Quota Estadual do Salário-Educação - QESE entre o Estado e os seus municípios. Parecer nº 96, de 2000, do Congresso das Comissões de Justiça, de Educação e de Finanças, favorável. Com 2 emendas e 2 substitutivos apresentados nos termos do inciso II do artigo 175 da IX Consolidação do Regimento Interno. Pareceres nºs 560, 561 e 562, de 2000, de relatores especiais, respectivamente, pelas Comissões de Justiça, de Educação e de Finanças, contrários. (Com requerimento de método de votação em fase de votação adiada.)

 Em votação.

 

O SR. CESAR CALLEGARI - PSB  - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, sobre esta matéria, na semana passada, formulei e protocolei uma questão de ordem que me parece essencial seja respondida antes que este projeto seja colocado em votação. Eu sustentava, e vou repetir em síntese aquilo que afirmei na questão de ordem, que foram reconhecidamente alteradas no passar dos meses - desde quando este projeto foi mandado para esta Assembléia Legislativa pelo Sr. Governador - as bases financeiras deste projeto.

Tínhamos naquela oportunidade uma previsão orçamentária de recebimento pelo Estado de São Paulo, em termos de cota estadual do salário-educação, em torno de 500 milhões de reais, e os próprios cálculos e números oferecidos já pela própria Secretaria Estadual da Educação e já nos dão conta também as informações do Sigeo de que se mudaram profundamente as bases financeiras sobre as quais nós Deputados estaduais devemos decidir sobre este projeto. É bom lembrar que, em relação a esta matéria, estamos aqui tomando decisões que afetam diretamente a vida administrativa de muitos municípios do nosso Estado.

Sr. Presidente, como já formulei a questão de ordem em todos os termos, volto a reiterar, gostaria que, antes que este projeto seja colocado em votação, mesmo antes de que as propostas de roteiro sejam consubstanciadas e votadas por este plenário, possamos ter desta Presidência a resposta à questão de ordem por mim formulada sobre o Projeto de lei 1005/99, pois até então não tivemos a oportunidade de receber a manifestação da Mesa.

 

O SR. PRESIDENTE - SIDNEY BERALDO - PSDB - Nobre Deputado Cesar Callegari, a Presidência efetiva da Casa está preparando o seu parecer à resposta da sua questão de ordem apresentada e está solicitando dados e informações. A Presidência ainda não dispõe de todas as informações para poder respondê-la a V. Excelência.

 

O SR. JOSÉ ZICO PRADO - PT- Sr. Presidente, não havendo resposta da Mesa e havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, solicito o levantamento da sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - SIDNEY BERALDO - PSDB - Havendo acordo entre as lideranças, esta Presidência vai levantar a sessão. Antes, porém, lembra V.Exas. da sessão ordinária de amanhã, à hora regimental.

Está levantada a sessão.

 

* * *

   

- Levanta-se a sessão às 19 horas e 48 minutos.

 

* * *