http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

03 DE DEZEMBRO DE 2012

080ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DO "CENTENÁRIO DA CRUZ VERMELHA BRASILEIRA"

 

Presidente: FERNANDO CAPEZ

 

RESUMO

001 - FERNANDO CAPEZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Fernando Capez, na direção dos trabalhos, para "Comemorar o Centenário da Cruz Vermelha Brasileira". Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia apresentação de vídeo institucional sobre a história da Cruz Vermelha Brasileira. Presta homenagem, com entrega de diploma, ao Senhor Erick Castelero, da Fundação Cásper Líbero, que neste ato representava as 60 empresas/instituições parceiras da Cruz Vermelha Brasileira de São Paulo.

 

002 - ERICK CASTELERO

Representante da Fundação Cásper Líbero, comenta o trabalho da Fundação Cásper Líbero na área social. Ressalta sua honra em estar presente nesta homenagem. Agradece a presença de todos.

 

003 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Faz citação de dezenas de empresas agraciadas com diplomas, que seriam entregues durante o coquetel de encerramento, no Salão Waldemar Lopes Ferraz. Informa que esta sessão solene seria transmitida pela TV Assembleia, em data oportuna. Lê mensagens alusivas a esta solenidade, enviadas por diversas autoridades.

 

004 -           HIROSHI SHIMUTA

Proprietário da Empresa Nicon e representante do Rotary Club São Paulo/Aeroporto, saúda todos os presentes. Descreve o espírito do voluntariado que inspira a Cruz Vermelha. Pede aplausos à instituição centenária. Cita outras entidades que se dedicam a causas humanitárias. Instiga os presentes a se tornarem voluntários destas instituições.

 

005 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Presta homenagem ao Sr. Jorge Wolney Atalla Júnior, Presidente da Cruz Vermelha Brasileira do Estado de São Paulo.

 

006 - JORGE WOLNEY ATALLA JUNIOR

Presidente da Cruz Vermelha Brasileira do Estado de São Paulo, comenta o trabalho de seu pai como Presidente da Cruz Vermelha Brasileira. Relata o histórico de formação e das atividades humanitárias da instituição. Agradece todos os colaboradores da Cruz Vermelha.

 

007 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Homenageia a Cruz Vermelha através de citações bíblicas. Destaca a caridade como uma forma de amor ao próximo. Lembra a honra desta Casa pela homenagem. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, essa Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior. E convida para integrar a Mesa principal dos trabalhos o ilustríssimo Sr. Jorge Wolney Atalla Junior, Presidente da Cruz Vermelha Brasileira, filial do Estado de São Paulo. Uma salva de palmas. (Palmas.)

Para ocupar a segunda cadeira, representando o Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Exmo. Desembargador Ivan Ricardo Garisio Sartori, o Exmo. Desembargador William Roberto de Campos. Uma salva de palmas também à Sua Excelência. (Palmas.)

Chamamos agora à Mesa o General de Divisão Floriano Peixoto Vieira Neto, Comandante da 2ª Divisão de Exército que aqui prestigia esse evento; e o Coordenador Geral da Defesa Civil da Cidade de São Paulo, Jair Paca de Lima. Uma salva de palmas também. (Palmas.)

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas Senhoras, meus Senhores, nobres expectadores que nos acompanham, essa não é uma sessão comum, é uma Sessão Solene e por ser uma Sessão Solene possui rígida forma sacramental. Por ser uma Sessão Solene só pode ser convocada a pedido de um Deputado, pelo Presidente da Casa, e mediante prévia aprovação do Colégio que congrega os Líderes de todos os Partidos. Pode acontecer que haja solicitação de uma Sessão Solene e ela não seja acolhida em razão do seu objeto não se revestir de interesse público. Essa foi acolhida por unanimidade, pela totalidade dos votos que necessita para a sua instalação. Um motivo de grande honra para essa Casa. Essa é uma Sessão Solene com a finalidade comemorar o Centenário da Cruz Vermelha Brasileira.

As Sessões Solenes só podem ser realizadas às segundas e sextas-feiras, porque nesses dias o Plenário não é utilizado para votação. Por ser uma Sessão Solene, é realizada no plenário principal da Casa, o Plenário Juscelino Kubistchek, onde são votadas as leis estaduais que regem a vida no Estado de São Paulo e onde foi votada, em 1989, a Constituição do Estado de São Paulo, nessas poltronas em que os Senhores estão sentados. E são votadas todas as leis estaduais, ordinárias e complementares que regem a vida nesse Estado. Uma sessão de alta relevância. Nela não se homenageia apenas a Cruz Vermelha, mas acima de tudo a solidariedade humana. O ato de servir, o ato de respeitar, o ato de amar ao próximo.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da nossa gloriosa Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do Subtenente Emerson Pereira.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Nossos agradecimentos à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, ao Subtenente da Polícia Militar, Emerson Pereira. Contem sempre com essa Casa e com esse Deputado no apoio incondicional a essa gloriosa instituição. Boa noite. Muito obrigado.

Assistiremos agora à apresentação de um vídeo institucional sobre a história da Cruz Vermelha Brasileira.

 

* * *

 

- É feita a exibição do vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Queremos destacar a presença do Coronel Gilberto Barbosa Moreira, Chefe do Estado Maior da 2ª Divisão do Exército; do Coronel do Exército Edvard Cavalcanti Leite, Presidente da Sociedade Amigos da Segunda Divisão do Exército; Fernando Ricardo Garzon, Secretário Geral Cruz Vermelha Brasileira, São Paulo; Hiroshi Shimuta, proprietário da Empresa Nicom e representante do Rotary Club São Paulo/Aeroporto; Ivan de Carvalho, Presidente da Cruz Vermelha Jacareí, acompanhado do Sr. Márcio Alves dos Santos; José Koki Kato, Coordenador Executivo da Defesa Civil da cidade de São Paulo; Erick Castelero, nosso querido representante da Fundação Casper Líbero; e nosso querido Ney Cardoso, representando o Deputado Estadual decacampeão dessa Casa, Antonio Salim Curiati, dez mandatos. Temos orgulho que o Brasil é pentacampeão, o Deputado é decacampeão. Parabéns, Antonio Salim Curiati, uma presença imprescindível para essa Casa Legislativa.

Nós vamos dar segmento. Veja a presença maciça de representantes das Forças Armadas, talvez pela identidade do lema, que é servir. Servir ao próximo sem medir sacrifícios.

Nesse instante, no segmento, quero anunciar a homenagem que será prestada pelo nosso querido Presidente da Cruz Vermelha do Brasil São Paulo, Jorge Wolney Attala Junior, com a entrega de um diploma ao Sr. Erick Castelero, da Fundação Casper Líbero, que nesse ato representa 60 instituições parceiras da Cruz Vermelha Brasileira de São Paulo. Uma salva de palmas ao Dr. Erick Castelero. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Fará uso da palavra o homenageado Erick Castelero.

 

O SR. ERICK CASTELERO - Boa noite a todos. É muita responsabilidade representar tanta gente importante, mas eu fico a vontade para falar em uma Casa que é do povo, onde temos uma solenidade tão importante, de uma entidade centenária que está no Brasil fazendo um grande trabalho e que temos orgulho de poder participar.

A minha iniciativa foi pessoal, eu procurei a Cruz Vermelha para poder dar minha contribuição e consegui, com a minha iniciativa, levar à Fundação Casper Líbero, que imagino que muitos de vocês conheçam através do canal 11 da TV Gazeta, do site Gazeta Esportiva, da Faculdade Casper Líbero. A empresa achou que era conveniente estender o que ela já faz na Fundação, nós temos um grupo empresarial e, com o apoio a Cruz Vermelha, podemos potencializar a ajuda a tantas pessoas, a tantas comunidades, a tantas instituições que precisam do nosso apoio, que precisam da nossa retaguarda.

Seja na Campanha do Agasalho, onde tivemos o orgulho de participar no Pacaembu, já que temos um trabalho muito específico com esporte também; seja na doação de computadores; seja na colaboração com doação de sangue. Enfim, para mim, está sendo motivo de bastante orgulho participar dessa Sessão Solene em homenagem à Cruz Vermelha, tão importante para o ser humano, um ato de muita grandeza. Agradeço a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Parabéns. Agradeço a Fundação Casper Libero pelo apoio que recebi enquanto representante do Ministério Público do Estado de São Paulo, quando em 1995, cumprindo determinação da minha instituição, investiguei e processei algumas torcidas organizadas que desenvolviam atividades violentas em sede do desporto nesse Estado.

A Fundação Casper Líbero foi a primeira a emprestar espaço em apoio ao trabalho que lá se desenvolveu, quando se vitimavam 16,4 pessoas por jogo, e hoje nós felizmente reduzimos para 0,3 ocorrências por jogo. Nossa eterna gratidão em nome da sociedade à Fundação Casper Libero.

Ao término dessa Sessão Solene, no Salão Nobre Waldemar Lopes Ferraz, será efetuada a entrega de diplomas as empresas parceiras agraciadas, que são: 3M do Brasil; Adilson Amadeu; Age Isobar; Ah! Digital; Associação Comercial de São Paulo - Distrital Santo Amaro; Associação Cultural e Assistencial da Liberdade; Avon Brasil; Banco Itaú S.A; BD - Brasil; BDF Nivea Ltda.; Brinquedos Bandeirantes; Ceat - Centro de Atendimento ao Trabalhador; Centro de Valorização da Vida; Centro de Voluntariado de São Paulo; Colgate Palmolive Comercial Ltda.; Comando da 2ª Divisão do Exército; Danfoss do Brasil Indústria e Comércio Ltda.; Defesa Civil Municipal; Deloitte Touche Tohmatsu; Edenred Brasil; Escola Técnica Estadual Professor Horácio Augusto da Silveira; Fundação Cásper Libero; Futurama Supermercados; General Shopping Brasil; Grupo Fraternal Maria Júlia; Grupo Paranapanema; Igreja Cristã da Família; Instituto Paulo Kobayashi; Instituto Superior de Medicina e Dermatologia; Instituto Pro Bono; Klabin; KPMG Auditores Independentes; Kuba Transportes Gerais Ltda.; Mack Collor Etiquetas Adesivas Ltda.; Mercado Livre; Mercado Pago.com Representações; Mitsui Sumitomo Seguros; Mundo Verde; Nazareth Embalagens; Nestlé Brasil; Nicom Material de Construção; Oxigênio São Paulo; Panasonic Brasil; Pernambucanas; Projeto Saúde e Visão - Provisa; Rede Social do Centro; Roche Brasil; Rotary Club São Paulo - Aeroporto; Sanofi; São Paulo Turismo; SAP; Sociedade Amigos da 2ª Divisão de Exército; SP Tour; Supermercado Yamaguchi; Transporte Giovanella Ltda.; Voluntários da Cruz Vermelha de São Paulo; Voluntários da Cruz Vermelha de São Paulo - Fernandópolis; Voluntários da Cruz Vermelha de São Paulo - Franca; Wal-Mart Brasil Ltda.. Uma salva de palmas a todos os agraciados. (Palmas.)

Lembrando mais uma vez que essa Sessão Solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida pela TV Assembleia no próximo sábado, dia oito de dezembro, horário nobre do sábado, às 23 horas. NET, canal 13. TVA Canal 66, TVA Digital canal 185, TV Digital Aberta Canal 61,2.

Enviaram correspondência parabenizando pelo evento o Deputado Estadual Aldo Demarchi; Exmo. Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin; Exmo. Sr. Prefeito da cidade de São Paulo, Sr. Gilberto Kassab; Exmo. Sr. Secretário Chefe da Casa Civil, Sidney Estanislau Beraldo, que tomará posse dentro de alguns dias como Conselheiro do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo; vice-Governador do Estado de São Paulo, Guilherme Afif Domingos; e o Presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Vereador José Police Neto.

Neste momento essa Presidência, seguindo rigidamente o roteiro traçado pelo Cerimonial, nos termos regimentais, concede a palavra ao Sr. Hiroshi Shimuta, proprietário da empresa Nicom, representante do Rotary Club de São Paulo, Aeroporto. Teremos a honra de ouvi-lo.

 

O SR. HIROSHI SHIMUTA - Boa noite, Presidente da Mesa, Deputado Fernando Capez, digníssimo Presidente também representante da Mesa já anunciado pelo protocolo.

Vou dizer aqui em nome do Rotary Club de São Paulo, Aeroporto, é uma honra muito grande estar presente nessa Sessão Solene tão importante e tão vibrante, porque nós estamos falando da Cruz Vermelha Brasileira que, por sua vez, faz parte da Cruz Vermelha Internacional. Uma entidade que existe, segundo os cálculos que eu fiz, há mais de 149 anos. O Google que me deu essa informação. Uma entidade fundada pelo suíço Henri Dunant. Ele percebeu durante a guerra que muitas vítimas sofriam muito e não tinham a quem recorrer. Ele então conseguiu uma adesão internacional e passou a trabalhar em prol das vítimas, para salvar as vítimas. Desculpe, não sou nenhum catedrático na matéria, mas é o que eu acabei de ler e me interessei pela Cruz Vermelha.

Há 100 anos, em 1908 mais precisamente, chegou aqui no Brasil depois de terem montado a entidade, a Cruz Vermelha Brasileira. Há 100 anos que a Cruz Vermelha começou o espírito de voluntários, trabalhando em prol de ajudar as vítimas de enchente, pessoas de extrema dificuldade, conforme vocês viram no vídeo que foi exibido alguns minutos atrás. Uma entidade que tem o espírito de ajudar ao próximo. Uma entidade séria, que merece todo nosso apoio e todo nosso aplauso. Nesse momento, Presidente, receba o aplauso da plateia.

Por favor, vamos aplaudir, é uma entidade séria, imparcial. E 100 anos é pouco na história dela. Que ela continue por mais 100, 200 anos, ajudando tanta gente necessitada. E nessa história toda, onde entra o Rotary?

Eu diria que o Rotary é uma parceira junto a entidades que realmente trabalham no conceito da benemerência. O Rotary também é uma ONG. Temos um milhão 250 mil associados no mundo fazendo benemerência. Nós temos o prazer de ajudar o próximo. Essa é a nossa grande missão. Em todos os locais, nos bairros, cidades, seja o que for, sempre encontrarão um clube Rotary ajudando as pessoas necessitadas. Nos hospitais, creches, asilos, escolas, nós temos alfabetização de adultos; nós temos um programa humanitário muito grande. Essa é a missão do Rotary, e porque não também termos alguma semelhança com a Cruz Vermelha? O ideal do Henry é o ideal do nosso fundador, Paul Harris. Digo a vocês que nós sentimos um pouco mais felizes porque nós acreditamos sempre na lei do retorno.

Tudo que ajudamos ao próximo, nós alcançamos a nossa felicidade. Por isso eu conclamo a vocês todos, sejam voluntários. Seja do Rotary, seja da Cruz Vermelha, seja da Igreja. Participe ativamente, porque a lei do retorno certamente existe. Tenho certeza que nós vamos buscar assim, dentro desse processo de voluntarismo, uma paz mundial, uma paz interior, uma paz para todos nós.

Presidente, com essas palavras encerro. Agradeço a oportunidade de poder divulgar alguma coisa sobre as nossas entidades que eu tenho certeza que nós estamos cumprindo a nossa missão. Muito obrigado a todos. Uma boa noite. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Parabéns. Nesse momento será prestada por nós uma homenagem ao Presidente da Cruz Vermelha Brasileira Filial São Paulo, Sr. Jorge Wolney Atalla Junior. E, na sua pessoa, queremos homenagear cada um dos milhares de voluntários que, com seu trabalho silencioso repleto de amor e dedicação, ajudaram a trazer a felicidade a muitos. A aplacar a dor de tantos outros, e que dão nesse momento um exemplo a todos do que significa viver, viver com algum sentido. Eu peço à nossa assessoria, nós temos aqui a nossa querida Delmíndia Costa, Anita, Misael Antonio de Souza, vou convidar nesse momento, representando o símbolo desse nosso país, representando o seu avô, Antonio Ermírio. Eugenio de Moraes, por favor, ajude-nos a entregar essa placa ao Jorge Wolney Atalla Junior. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Faço a leitura do conteúdo da placa com o símbolo oficial do Poder Legislativo do Estado. “A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em Sessão Solene com a finalidade de comemorar o Centenário da Cruz Vermelha Brasileira na pessoa de Jorge Wolney Atalla Junior, dedica essa homenagem a todos os seus voluntários pelo reconhecimento aos serviços prestados em prol de pessoas acometidas por desastres, na capacitação em primeiros socorros e saúde comunitária. Como parte de um movimento humanitário mundial, a Cruz Vermelha expande os seus serviços sempre com o objetivo de prevenir e aliviar sofrimentos. Há anos luta com sabedoria, imparcialidade, dedicação e altruísmo trabalhando em prol dos mais necessitados. Seus princípios institucionais são exemplos de paz, amor e cooperação para todos. Fernando Capez, Deputado Estadual, 03/12/2012.”

Neste momento passamos o microfone ao Sr. Jorge Wolney Atalla para, no ponto mais alto e importante dessa sessão, proferir as suas oportunas palavras.

 

O SR. JORGE WOLNEY ATALLA JÚNIOR - Estou meio sem palavras, prefiro nem ler o discurso que foi preparado. Estou emocionado demais. Portanto, eu vou falar um pouco ao invés de ler.

Quero agradecer ao Fernando Capez, eu o conheci há uns quatro anos, e desde então viramos amigos. O Deputado tem ajudado muito a Cruz Vermelha, muito mesmo de coração. Tudo que nós pedimos ele faz o máximo e sempre nos atende. Essa Sessão Solene deixa-nos muito honrados. Eu fiquei muito emocionado por receber essa placa.

O Dr. Antonio Ermírio de Moraes e meu pai têm uma história de amizade muito longa, eles estudaram juntos nos Estados Unidos. Quando o Dr. Antonio convidou meu pai para ser Presidente da Cruz Vermelha, que faleceu como Presidente da Cruz Vermelha há três anos, passou 42 anos da vida dele passando os finais de semana na Cruz Vermelha. Lembro-me e sempre conto essa história, porque desde os dois, três anos de idade, eu ouço sobre a Cruz Vermelha. Nos finais de semana que eu queria passar com o meu pai não conseguia porque ele acordava às seis horas da manhã e marcava as reuniões às sete horas da manhã na Cruz Vermelha todos os finais de semana, quase sem exceção. Desde pequeno eu ouço da Cruz Vermelha. Às vezes eu não gostava de ouvir porque quando eu procurava meu pai, ele ainda estava na Cruz Vermelha.

Agradeço muito. Sinto muita honra de ter recebido essa placa das mãos do neto do Dr. Antonio.

Como eu não vou ler do discurso, quero falar algumas coisas da Cruz Vermelha. Muitos aqui conhecem, são voluntários, trabalham na Cruz Vermelha, mas muitos aqui não conhecem o que é realmente a Cruz Vermelha.

A Cruz Vermelha é fundada em alguns princípios que foram fundados em 1862, os principais, humanidade. A Cruz Vermelha socorre sempre, sem distinção, os feridos em campos de batalha. Imparcialidade, neutralidade, independência, voluntariado, unidade e universalidade.

O fundador da Cruz Vermelha tinha um negócio na Argélia. E aconteceu algo que ele precisava da autorização de Napoleão III, pois ele queria abrir um negócio novo. Ele foi encontrar Napoleão III em Piedmont. E naquela semana estava acontecendo uma batalha em Piedmont, que era a Batalha de Solferino, que a França e a Itália estavam lutando contra a Áustria. Quando ele chegou, passando pela batalha, ele viu aproximadamente 40 mil pessoas, dos 200 mil soldados que estavam lá, praticamente estavam mortos ou extremamente feridos. E para eles terminarem de matar as pessoas que estavam extremamente feridas, eles pisoteavam nas cabeças dos soldados. Isso o deixou muito triste. Ele saiu correndo para a cidade mais próxima e tentou trazer o maior número de pessoas que pudessem ajudar naquela batalha para socorrer os feridos. Foi a primeira vez na história onde houve voluntários em uma guerra para ajudar os feridos.

Após alguns anos ele publicou essas memórias da guerra que ele passou, que ele viu de Solferino, em um livro. Esse livro foi lido por muitas pessoas. Passados alguns anos, foi fundada a Cruz Vermelha em Genebra.

Henri Dunant infelizmente foi à falência porque todo o dinheiro que ganhava, usava na Cruz Vermelha. Ele acabou cuidando mais da Cruz Vermelha do que dos negócios dele fora do país. Em 1901, o primeiro Prêmio Nobel da Paz foi dado a Henri Dunant. Ele recebeu o dinheiro, já estava quebrado, e colocou na Cruz Vermelha. Henri Dunant, que foi o fundador da Cruz Vermelha, acabou no esquecimento, ele faleceu pobre, sem dinheiro nenhum, mas sempre com o espírito de ajudar a Cruz Vermelha.

Hoje nós estamos aqui comemorando os 100 anos da Cruz Vermelha. Normalmente nós não falamos o que nós fazemos. Nós publicamos somente em relatórios. Não é praxe da Cruz Vermelha falar dela mesma. Portanto, eu quero muito agradecer a todos os voluntários, os médicos, todas as pessoas que passaram esses anos trabalhando em prol da Cruz Vermelha, que deixaram seus negócios, seus consultórios, muitos deixaram seus consultórios para poder ajudar em situação de calamidade.

Esse ano, por exemplo, nós tivemos cinco grandes incêndios em favelas de São Paulo, onde nós atendemos os queimados. Atendemos uma criança de 14 anos que teve queimaduras gravíssimas no corpo. No primeiro dia ela foi atendida no Sistema Único de Saúde, no segundo dia o Sistema Único de Saúde não a atendeu, recusou atendimento e ela veio ao nosso hospital. Como foi falado no vídeo, nós também atendemos mais de mil famílias com roupas, cobertores e alimentos. Nós beneficiamos 286 pessoas com captação de primeiros socorros, palestras de acidentes e cuidados com recém-nascidos. Beneficiamos mais de 30 mil pessoas em mutirões de saúde somente esse ano. A nossa campanha do agasalho desse ano beneficiou mais de mil famílias ou quase seis mil pessoas, com sete toneladas de roupas e cobertores, duas toneladas de agasalhos foram distribuídas para moradores de rua no centro de São Paulo. Nós capacitamos mais de 150 novos voluntários, treinamos e os deixamos aptos a atuar em desastres naturais, logística e primeiros socorros.

Por exemplo, 2011 que foi um ano com um pouco mais de desastres, nós distribuímos no ano passado 660 mil quilos de alimentos, itens de higiene, roupas e água potável, beneficiamos instituições carentes com mais de 170 mil quilos de doação, distribuímos mais de 23 mil quilos de roupas e todo ano fazemos um negócio muito interessante, que é o natal mágico da Cruz Vermelha, com empresas que nos ajudam. Nós escolhemos as comunidades, da mais pobre a menos pobre, e todo ano mais de mil crianças são levadas a Cruz Vermelha. Crianças com Aids, crianças com câncer terminal, e essas crianças passam uma semana brincando, recebendo presentes, coisas que geralmente elas não recebem na favela onde moram.

Esse ano nós cadastramos mais de 300 pessoas como doadoras de medula. A Cruz Vermelha não para. Nós não paramos, trabalhamos todos os dias, os voluntários estão de parabéns, porque são eles que movem a Cruz Vermelha. Quero agradecer ao General Floriano Peixoto e ao Coronel Barbosa Moreira. Esse ano foi a primeira vez que uma Cruz Vermelha do Brasil é chamada para fazer parte de um exercício com o Exército Brasileiro. Nós fomos a primeira Cruz Vermelha do Brasil chamada para fazer parte desse exercício e isso nos deixou muito feliz. Nós tivemos 11 voluntários que foram, e 150 voluntários que queriam ir, mas não puderam. O ano que vem o General vai tentar levar mais pessoas para esse evento.

Quero agradecer a todos. Estou extremamente honrado de estar aqui. Quero agradecer ao Deputado Fernando Capez, ao General, Coronel, ao Rotary. Não sei se vocês sabem, mas o Rotary e a Cruz Vermelha trabalham em uma parceria muito grande. Os únicos dois assentos da ONU que não são de líderes do Governo pertencem ao Presidente da Cruz Vermelha e ao Presidente do Rotary. Deixo aqui minhas palavras e muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Estava procurando alguma expressão que pudesse sintetizar o espírito da Cruz Vermelha. Como todos sabem, o Estado é laico, não tem uma religião oficial. Mas eu não sou laico, quero fazer referência rapidamente a três passagens que, a meu ver, são representativas do espírito da Cruz Vermelha que aqui homenageamos.

O Novo Testamento do Evangelho, segundo São Mateus, no Capítulo 25 Verso 34 voz diz, “Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai. Possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me acolhestes; estava nu, e me vestistes; adoeci, e me visitastes; estava na prisão e fostes ver-me”.

Gálata Três, Verso Nove: “E não nos cansemos de fazer o bem porque há seu tempo ceifaremos. Então, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos”.

São Paulo, na primeira Epístola que encaminhou aos Coríntios, no Capítulo 13 Verso Três, dizia que os três dons mais importantes da pessoa humana são a fé, a esperança e a caridade. A fé, que é a força motriz que propulsiona a ação meritória. A esperança, o leme que nos direciona em todos os momentos, ainda quando a visão parecer obnuliada pelas vicissitudes do dia a dia. E a caridade, a caridade é o amor, símbolo de tudo. E é por isso que se São Paulo pudesse destacar da fé, da esperança e da caridade, um dos três, destacaria a caridade, a caridade que move e continuará movendo o trabalho da Cruz Vermelha e de seus voluntários.

Hoje essa Assembleia Legislativa cresceu. Não foi a Assembleia Legislativa que prestou uma homenagem à Cruz Vermelha. Foi a Cruz Vermelha que homenageou a Assembleia Legislativa de São Paulo, permitindo que essa Sessão Solene fosse realizada em seu nome, em seu reconhecimento.

Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece a todos que compareceram, a todos que com suas presenças colaboraram para o êxito dessa solenidade. Parabeniza o pessoal da técnica. Toda a sua assessoria, Delmíndia Costa, Anita, Misael Antonio de Souza, sempre com trabalho profícuo e competente. Cumprimenta os funcionários do Cerimonial, pelo trabalho de profissionalismo que realizam na Casa.

Só resta, então, convidar a todos, inclusive os que nos assistem pela TV Web, porque pela televisão já terá acontecido, para um coquetel a realizar-se no Salão Nobre Waldemar Lopes Ferraz. Boa noite a todos. Que Deus os abençoe. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 24 minutos.

 

* * *