1

 

12 DE SETEMBRO DE 2003

99ª SESSÃO ORDINÁRIA

 

Presidência: JOSÉ ZICO PRADO

 

Secretário: PAULO SÉRGIO

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 12/09/2003 - Sessão 99ª S. ORDINÁRIA Publ. DOE:

Presidente: JOSÉ ZICO PRADO

 

PEQUENO EXPEDIENTE

001 - JOSÉ ZICO PRADO

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

002 - ANA MARTINS

Em nome do PCdoB, manifesta indignação pela atitude do juíz Artis Araújo Oliveira do Pontal de Paranapanema, contra o MST. Denuncia a prisão de José Rainha e esposa como políticas e defende o movimento como autor de uma reforma agrária imprescindível.

 

003 - ANA MARTINS

Por acordo de lideranças, solicita levantamento da sessão.

 

004 - Presidente JOSÉ ZICO PRADO

Acolhe o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 15/09, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Levanta a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ ZICO PRADO - PT - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Paulo Sérgio para, como 2º Secretário "ad hoc", proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - PAULO SÉRGIO - PRONA - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ ZICO PRADO - PT - Convido o Sr. Deputado Paulo Sérgio para, como 1º Secretário "ad hoc", proceder à leitura da matéria do Expediente.

 

O SR. 1º SECRETÁRIO - PAULO SÉRGIO - PRONA - Procede à leitura da matéria do Expediente, publicada separadamente da sessão.

 

* * *

- Passa-se ao

 

PEQUENO EXPEDIENTE

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ ZICO PRADO - PT - Tem a palavra o nobre Deputado Roberto Felício. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Hamilton Pereira. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Roberto Alves. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Adilson Rossi. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Luis Carlos Gondim. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Milton Vieira. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Paulo Neme. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado José Bittencourt. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Maria Lúcia Amary. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Aldo Demarchi. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Arnaldo Jardim. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Vanderlei Siraque. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Rogério Nogueira. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Enio Tatto. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Célia Leão. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado José Zico Prado - na Presidência. Tem a palavra o nobre Deputado Valdomiro Lopes. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Orlando Morando. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Baleia Rossi. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Renato Simões. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Sebastião Arcanjo. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Maria Almeida. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Rafael Silva. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Vitor Sapienza. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Ary Fossen. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado João Caramez. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Luiz Gonzaga Vieira. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Romeu Tuma. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Wagner Salustiano. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Said Mourad . (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Edson Ferrarini. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Roberto Morais. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Antonio Salim Curiati. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Afanasio Jazadji. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Ana Martins, por cinco minutos regimentais.

 

A SRA. ANA MARTINS - PCdoB - SEM REVISÃO DA ORADORA - Sr. Presidente, Deputado José Zico Prado, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, ouvintes da Rádio Assembléia, telespectadores da TV Assembléia, assessores e demais pessoas que nos assistem, faço uso hoje da palavra para poder manifestar, em nome do nosso Partido Comunista do Brasil, nossa indignação pelas atitudes desse juiz do Pontal do Paranapanema, Átis Araújo de Oliveira, que é de Teodoro Sampaio, mas atende a uma comarca que também inclui cidades do Pontal do Paranapanema. Esse juiz nos parece querer ser um dos perseguidores de movimento tão importante, o MST - Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra.

O problema da reforma agrária no Brasil, da concentração das terras é ainda muito grave. Nos 500 anos que o Brasil já tem, ainda não superou esse grave problema.

A grande maioria dos países que se desenvolveram conseguiram fazer a reforma agrária. A reforma agrária, no Brasil, tem tudo a desejar. Esses milhões de trabalhadores que vivem em busca de um pedaço de terra para plantar, em grande parte foram organizados pelo MST. E as lideranças importantes, dedicadas e abnegadas, na grande trajetória desse movimento, têm mostrado a dedicação e o empenho. Basta visitarmos um assentamento ou uma ocupação para vermos como o MST faz um trabalho educador, de saúde, de inclusão social. Então, queremos manifestar aqui a nossa indignação.

Depois de muitos protestos, o líder José Rainha Jr. e também o Felinto Procópio dos Santos, o Mineirinho, foram transferidos da prisão de Presidente Bernardes, onde estavam e onde ficam os presos que têm segurança máxima, e encaminhados para um outro presídio, em Dracena. Sabemos que fizeram isso para caracterizar como sendo presos de alta periculosidade. No entanto, essas prisões são políticas. E, não bastando isso, esse juiz manda também prender a companheira do José Rainha Jr., a Diolinda Alves de Souza, que é também uma liderança que muito tem contribuído na luta pela reforma agrária.

Então, não poderia deixar de manifestar a nossa indignação, e nos solidarizar com o Movimento dos Sem-Terra e também com o Centro de Direitos Humanos, Evandro Lins e Silva, que defende os líderes do Movimento Sem-Terra, mas sabemos que há algumas dezenas de lideranças que também já estão sendo procuradas para serem presas.

Sentimo-nos indignados, e achamos que a mobilização do Movimento dos Sem-Terra e também dos movimentos de luta pela reforma urbana devem ser solidários a esse movimento, porque, no Brasil, ainda temos muito o que fazer para garantir a reforma agrária e a urbana. E essas lideranças que se forjaram na luta cotidiana, permanente e dedicada, para que se consiga um dia garantir mais justiça social, para se garantir que se vença a fome e a miséria, precisam ter outro tipo de tratamento.

Fica aqui a nossa indignação. Parece que esse juiz quer criminalizar não só o movimento, como lideranças que exigem outro tratamento. Solidarizamo-nos com todos aqueles que ajudam a garantir que essas lideranças continuem organizando os trabalhadores pobres da zona rural a fim de um dia termos a tão decantada reforma agrária, que vai garantir vencer a fome, a miséria e o desespero desses trabalhadores.

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ ZICO PRADO - PT - Tem a palavra o nobre Deputado Donisete Braga. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Paulo Sérgio . (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Vinicius Camarinha. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Waldir Agnello. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Marcelo Cândido. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Marquinho Tortorello. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Conte Lopes. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado José Carlos Stangarlini. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Afonso Lobato. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Cândido Vaccarezza. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Beth Sahão. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Sebastião Almeida. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Marcelo Bueno. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Geraldo Lopes. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Vicente Cândido. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Havanir Nimtz. (Pausa.)

 

A SRA. ANA MARTINS - PCdoB - Sr. Presidente, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, solicito o levantamento da sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ ZICO PRADO - PT - O pedido de V.Exa. é regimental, antes, porém, a Presidência convoca V.Exas. para a sessão ordinária de segunda-feira, à hora regimental, sem Ordem do Dia.

Está levantada a sessão.

 

* * *

 

- Levanta-se a sessão às 14 horas e 52 minutos.

 

* * *