10 DE AGOSTO DE 2006

113ª SESSÃO ORDINÁRIA

 

Presidência: PALMIRO MENNUCCI

 

Secretário: HAMILTON PEREIRA


DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 10/08/2006 - Sessão 113ª S. ORDINÁRIA  Publ. DOE:

Presidente: PALMIRO MENNUCCI

 

PEQUENO EXPEDIENTE

001 - PALMIRO MENNUCCI

Assume a Presidência e abre a sessão. Comunica o falecimento do Deputado Paschoal Thomeu ocorrido ontem. Pede ao Deputado Hamilton Pereira que proceda a leitura da biografia do Deputado Paschoal Thomeu.

 

002 - HAMILTON PEREIRA

Lê a biografia do Deputado Paschoal Thomeu, falecido em 09/08.

 

003 - Presidente PALMIRO MENNUCCI

Em nome do PPS, presta homenagem ao Deputado Paschoal Thomeu.

 

004 - HAMILTON PEREIRA

Por acordo de líderes, solicita o levantamento da sessão.

 

005 - Presidente PALMIRO MENNUCCI

Acolhe o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 15/08, à hora regimental, com Ordem do Dia. Lembra-os da sessão solene de 11/08, às 10 horas, com a finalidade de comemorar os 45 anos de fundação da Associação dos Advogados do Grande ABC. Levanta a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PALMIRO MENNUCCI - PPS - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Hamilton Pereira para, como 2º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - HAMILTON PEREIRA - PT - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

O SR. PRESIDENTE - PALMIRO MENNUCCI - PPS - Convido o Sr. Deputado Hamilton Pereira para, como 1º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da matéria do Expediente.

 

O SR. 1º SECRETÁRIO - HAMILTON PEREIRA - PT - Procede à leitura da matéria do Expediente, publicada separadamente da sessão.

 

* * *

 

- Passa-se ao

 

PEQUENO EXPEDIENTE

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - Palmiro Mennucci - PPS - Srs. Deputados, hoje é um dia triste para o povo de São Paulo, um dia triste para a Assembléia Legislativa, um dia muito triste para o povo de Guarulhos. Faleceu no dia de ontem o nosso querido amigo Deputado Paschoal Thomeu.

Esta Presidência pede ao nobre Deputado Hamilton Pereira que proceda à leitura da biografia do nosso querido Deputado Paschoal Thomeu.

 

O SR. Hamilton Pereira - PT - Faleceu, nesta quarta-feira, 09 de agosto de 2006, no Instituto Dante Pazzanese na Capital paulista, onde estava internado, o Deputado Estadual Paschoal Thomeu. Era natural de São Paulo - Estado de São Paulo, tendo nascido em 8 de abril de 1926, sendo filho de Annunciato Thomeu e de Carmella Lamberga.

Cursou o primário e o colegial no Liceu Coração de Jesus e diplomou-se em Contabilidade pela Escola Álvares Penteado, na Capital.

Iniciou sua vida pública quando foi eleito, em 15 de novembro de 1988, Prefeito do Município de Guarulhos, para o período de 1988 a 1992, pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro. Após o término de seu mandato na prefeitura, foi nomeado, pelo então governador Luiz Antonio Fleury Filho, para o cargo de Presidente da Eletropaulo, (Eletricidade de São Paulo S.A.) exercendo a função de março de 1993 a fevereiro de 1994.

Nas eleições de 03 de outubro de 1994, concorreu, pelo PMDB, a uma cadeira na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, para a 13ª Legislatura (1995/1999), sendo eleito com 131.979 votos. Nas sessões legislativas de 1995/96, integrou as Comissões de Serviços e Obras Públicas e a de Transportes e Comunicações, ambas como efetivo e nas de Assuntos Metropolitanos e Redação como substituto. Entre 1997/1998 foi membro efetivo da Comissão de Transportes e Comunicações.

Na eleição da Mesa, no inicio da Legislatura de 1995, reunia grandes chances de conquistar a Presidência da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, entretanto, divisão interna do seu próprio partido, o PMDB, impediu a sua vitória.

Em 4 de outubro de 1998, concorreu mais uma vez ao mandato de Deputado Estadual, para a 14ª Legislatura (1999/2003), pelo Partido Progressista Brasileiro - PPB, sendo reeleito com 87.577 votos. Integrou como 2º Secretário a Mesa Diretora da Alesp no biênio 1999/2001, sob a presidência do Deputado Vanderlei Macris. Foi membro do Fórum Parlamentar São Paulo - Século XXI, entre 1999/2000. No ano de 2001, foi membro substituto da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) constituída para apurar eventuais irregularidades na distribuição, comercialização e na qualidade dos combustíveis no Estado de São Paulo.

No pleito de 06 de outubro de 2006, candidatou-se e foi novamente eleito à Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, para a 15ª Legislatura (2003/2007) pelo Partido Trabalhista Brasileiro - PTB, com 61.646 votos.

Como industrial, atuou no ramo das comunicações e na metalurgia: Empresa Jornalística Folha Metropolitana, da cidade de Guarulhos; Artes Gráficas Guaru Ltda; da Indústria Metalúrgica Thomeu Ltda; e na Inal - Industria Nacional de Aços Laminados; e também na Agropecuária Thomeu Ltda; e na Vidraçaria Santa Marina S/A.

Foi casado com Da. Marina Thomeu, com quem teve dois filhos, Rafael (já falecido) e Roseli, Deputada Estadual à Assembléia Legislativa de São Paulo entre 1991 e 1995.

Afirmava que dirigia seu trabalho como parlamentar em prol da melhoria da educação e da segurança pública, além da saúde, transportes públicos e saneamento básico. Acreditava que investimentos na infância e juventude eram essenciais para garantir melhor qualidade de vida.

O corpo do Deputado Paschoal Thomeu foi, por decisão da família, velado e sepultado na manhã de hoje, 10 de agosto de 2006, no Cemitério Gethsêmani, no bairro do Morumbi, em São Paulo.

Assim, Sr. Presidente, prestamos nossa reverência ao sempre colega Deputado Paschoal Thomeu, que deixa a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

 

O SR. PRESIDENTE - Palmiro Mennucci - PPS - Em nome da Bancada do PPS também quero reverenciar tudo o que o nosso querido Deputado Paschoal Thomeu fez nesta terra e agradecer, de coração, a toda sua família. Assim, vamos em frente porque a vida continua.

 

O SR. HAMILTON PEREIRA - PT - Sr. Presidente, em homenagem póstuma ao falecido Deputado Paschoal Thomeu, e havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, solicitamos o levantamento da presente sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - PALMIRO MENNUCCI - PPS - Srs. Deputados, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, esta Presidência vai levantar a sessão. Antes, porém, convoca V. Exas. para a Sessão Ordinária da próxima terça-feira, à hora regimental, informando que a Ordem do Dia será a mesma da sessão de hoje, lembrando-os ainda da Sessão Solene a realizar-se amanhã, às 10 horas, com a finalidade de comemorar os 45 anos de fundação da Associação dos Advogados do Grande ABC.

Está levantada a sessão.

 

* * *

 

- Levanta-se a sessão às 14 horas e 40 minutos.

 

* * *